Natasha Maria Wangen Krahn

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA com período sanduíche no Departamento de Sociologia da Universidade de Toronto - UofT (Canadá). Mestre em Ciências Sociais pela UFBA. Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura e Bacharelado com habilitação em Sociologia pela UFBA. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Punição e Sociologia do Crime. As principais áreas de interesse são: prisão, reincidência criminal, gênero, políticas públicas, exclusão e violência. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS - UFBA).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Sociais

2015 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Uma vida atrás das grades: Histórias de vida entrecortadas por internações e prisões,
Orientador: em University of Toronto ( Candace Kruttschnitt)
com Luiz Cláudio Lourenço. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: prisão; Gênero; Reincidência Criminal; Segurança Pública.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciencias Sociais

2011 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: Ressocializando?: As percepções sobre a implementação de políticas laborativas e educacionais em uma unidade prisional,Ano de Obtenção: 2014
Luiz Cláudio Lourenço.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: prisão; políticas públicas; Segurança Pública; Violência.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado

2005 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Preparar para a Liberdade: Limites e Possibilidades no Ambiente Prisional
Orientador: Paulo César Borges Alves

Graduação interrompida em 2004 em Ciências Sociais Bacharelado

2003 - Interrompido

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Ano de interrupção: 2004

Graduação interrompida em 2003 em Publicidade e Propaganda

2002 - Interrompido

California Lutheran University
Ano de interrupção: 2003

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Análise Qualitativa de Mistos com NVIVO. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Introdução ao Uso do Software R. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2014

Introduction to Atlas.ti Web-Conferencing Workshop. (Carga horária: 6h). , ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH, ATLAS.TI, Alemanha.

2007 - 2007

Projeto de Alternativas à Violência. (Carga horária: 20h). , Serviço de Paz, SERPAZ, Brasil.

2004 - 2004

Fotografia. (Carga horária: 36h). , Senac, SENAC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Crime.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

56 Congreso Internacional de Americanistas. O direito à visita íntima por meninas e mulheres privadas de liberdade. 2018. (Congresso).

18º Congresso Brasileiro de Sociologia. A 'sujeição criminal' feminina: compreendendo as (auto)reapresentações de mulheres no 'mundo do crime'. 2017. (Congresso).

Seminários Intermediários - Bahia do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia.Os descaminhos e descompassos da formulação à implementação de práticas de ?ressocialização? dentro de uma unidade prisional. 2017. (Seminário).

10º Interculte.Ressocializando?: As percepções sobre a implementação de políticas laborativas e educacionais em uma unidade prisional. 2015. (Encontro).

IV ENADIR.Entre a lei e o pátio: os descaminhos e descompassos da formulação à implementação de práticas de ?ressocialização? dentro de uma unidade prisional. 2015. (Encontro).

37 Encontro Anual da ANPOCS.Trabalho na prisão: análise das dinâmicas que envolvem o desenvolvimento desta política. 2013. (Simpósio).

III Encontro de São Lázaro.Ressocializando - os quatro braços de Shiva: políticas laborativas e educacionais na prisão. 2012. (Encontro).

XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-ALAS Brasil.Ressocializando - os quatro braços de Shiva: políticas laborativas e educacionais na prisão. 2012. (Encontro).

II Encontro de São Lázaro.Preparar para a Liberdade: limites e possobilidades no ambiente prisional. 2011. (Encontro).

II Seminário de Estudos Prisionais.A implementação de Políticas Públicas para o Sistema Penal: repercussões no cotidiano prisional e influência no processo de desencarceramento. 2011. (Seminário).

II Seminário de Estudos Prisionais. 2011. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Preparar para a Liberdade: limites e possibilidades no ambiente prisional. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Violência e Contemporaneidade: Em briga de foice mulher se mete!. 2009. (Congresso).

II Seminário Internacional: Direitos Humanos, Violência e Pobreza. A situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje..Violência e Contemporaneidade: Em briga de foice mulher se mete!. 2008. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).

II Conferência de Intelectuais da äfrica e da Diáspora. 2006. (Congresso).

Seminário A África no Imaginário Brasileiro: Utopias e Esteriótipos. 2006. (Seminário).

Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

Mostra de Iniciação Científica.Mostra de Iniciação Científica. 2004. (Outra).

Seminário do Projeto Juventude.Seminário de Juventude. 2004. (Seminário).

Simpósio Internacional: O lugar da Teologia na Universidade do Século XXI. 2004. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jorge Magalhaes Lordelo

RAMOS, Geraldo;KRAHN, Natasha Maria Wangen; CONCEIÇÂO, Thiago N. da. Perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma Escola Estadual em Juazeiro - BA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Paula Pereira dos Santos

RAMOS, Geraldo;KRAHN, Natasha Maria Wangen; CONCEIÇÂO, Thiago N. da. A criticidade como ferramenta para motivação discente frente ao ensino de Sociologia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Kátia Sirlene Dias Gonçalves

RAMOS, Geraldo;KRAHN, Natasha Maria Wangen; FIGUEIROA, N. L.. Os motivos da desistência escolar no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, os estudantes do noturno: um estudo de caso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mark Andrew Cravalho

CRAVALHO, M. A.; ALVES, Paulo César; Lourenço, Luiz Claudio. Preparar Para A Liberdade: Limites E Possibilidades No Ambiente Prisional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo César Borges Alves

Alves, Paulo Cesar; CRAVALHO, Mark Andrew; Lourenço, Luis. Preparar para a liberdade: limites e possibilidades no ambiente prisional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Luiz Claudio Lourenço

Lourenço, Luiz Claudio; CRAVALHO, Mark. Preparar para a liberdade: limites e possibilidades no ambiente prisional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Odilza Lines de Almeida

LOURENÇO, LUIZ CLAUDIO;Almeida, O.L.; Cappi, R.; POSSAS, M. T.. Ressocializando? As percepções sobre a implementação de políticas laborativas e educacionais em uma unidade prisional. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Riccardo Cappi

LOURENCO, L. C.;CAPPI, R.. Ressocializando?: as perçepções sobre a implementação de políticas laborativas e educacionais em uma unidade prisional. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valburga Schmiedt Streck

Jovens Latino-Americanos do Século XXI: Sujeitos e Atores numa Sociedade em Mudança; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Valburga Schmiedt Streck;

Paulo César Borges Alves

Preparar para a liberdade: limites e possibilidades no ambiente prisional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Paulo César Borges Alves;

Luiz Claudio Lourenço

Uma vida atrás das grades: histórias de vida entrecortadas por internações e prisões; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Luiz Claudio Lourenço

Ressocializando? As percepções sobre a implementação de políticas laborativas e educacionais em uma unidade prisional; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Lourenço;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen ; BOMFIM, Helder . Violência e Contemporaneidade: em briga de foice mulher se mete. In: Gey Espinheira. (Org.). Sociedade do Medo. 1ed.Salavador: Editora Universitária da Universidade Federal da Bahia, 2008, v. , p. 153-163.

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . A 'sujeição criminal' feminina: compreendendo as (auto)reapresentações de mulheres no 'mundo do crime'. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017.

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Trabalho na prisão: Análise das dinâmicas que envolvem o desenvolvimento desta política. In: 37 ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia. 37 ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2013.

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Ressocializando - os quatro braços de Shiva: políticas laborativas e educacionais na prisão. In: 15 Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2012, Teresina. 15 Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2012.

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Ressocializando - Os quatro braços de Shiva: políticas laborativas e educacionais na prisão. In: III Encontro de São Lázaro, 2012, Salvador. III Encontro de São Lázaro. Salvador: Quarteto Editora, 2012.

  • ARRUDA, JALUSA SILVA DE ; KRAHN, NATASHA MARIA WANGEN . Juvenile justice and punishment of girls in Brazil: knowledge production and research perspectives. ONATI SOCIO - LEGAL SERIES , 2019.

  • KRAHN, NATASHA MARIA WANGEN ; DE ARRUDA, JALUSA SILVA ; COSTA, JUSSARA CARNEIRO . Conjugal visits in the context of incarceration of women and girls in the State of Bahia, Brazil: permissions, prohibitions and (in)visibilities. ONATI SOCIO - LEGAL SERIES , 2019.

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen ; ARRUDA, J. S. . O direito à visita íntima por meninas e mulheres privadas de liberdade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, J. S. ; KRAHN, Natasha Maria Wangen ; ARGOLO, G. S. . Reflexões feministas sobre a participação de meninas e mulheres no tráfico de drogas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . A 'sujeição criminal' feminina: compreendendo as (auto)representações de mulheres no 'mundo do crime'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen ; MONTEIRO, L. C. . Do outro lado da Grade: Desvelando realidades da pena de privação de liberdade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen ; LOURENCO, L. C. . Entre a lei e o pátio: os descaminhos e descompassos da formulação à implementação de práticas de ?ressocialização? dentro de uma unidade prisional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Ressocializando?: As percepções sobre a implementação de políticas laborativas e educacionais em uma unidade prisional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Trabalho na prisão: análise das dinâmicas que envolvem o desenvolvimento desta política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Ressocializando - os quatro braços de Shiva: políticas laborativas e educacionais na prisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Ressocializando - os quatro braços de Shiva: políticas laborativas e educacionais na prisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Preparar para a Liberdade: limites e possibilidades no ambiente prisional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Preparar para a Liberdade: limites e possibilidade no ambiente prisional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . A implementação de políticas públicas para o Sistema Prisional: repercussões no cotidiano penal e influência no processo de desencarceramento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen . Estabelecidos e Desafortunados II - Baixa dos Sapateiros: a sofisticação da cultura popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen ; BOMFIM, Helder . Violência e Contemporaneidade: Em briga de foice mulher se mete!. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRAHN, Natasha Maria Wangen ; BOMFIM, Helder . Violência e Contemporaneidade: Em briga de foice mulher se mete!. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESPINHEIRA, G. ; SMITH, P. ; KRAHN, Natasha Maria Wangen ; BOMFIM, Helder ; OLIVEIRA, T. ; RIBEIRO, T. C. ; ESPINHEIRA, J. E. E. ; DUPLAT, I. C. ; MATEUS, A. ; LIMA, D. O. . Projeto de Reabilitação Sustentável do Centro Antigo de Salvador - A dimensão social e o quadro de vulnerabilidades do Centro Antigo 2009 (Relatório Diagnóstico e Propositivo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ESPINHEIRA, G. ; SMITH, P. ; MATEUS, A. ; LIMA, D. O. ; BAHAMONDE, N. M. S. G. ; KRAHN, Natasha Maria Wangen ; BOMFIM, Helder ; DUPLAT, I. C. ; ESPINHEIRA, J. E. E. ; RIBEIRO, T. C. ; OLIVEIRA, T. . A dimensão social e o quadro de vulnerabilidades. 2009.

LOURENCO, L. C. ; SANTOS, I. G. ; ALMEIDA, A. O. ; KRAHN, Natasha Maria Wangen ; BOMFIM, Helder . Oficina de Elaboração de Artigos Científicos e Estratégias de Difusão da Produção Científica nas Ciências Sociais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KRAHN, Natasha Maria Wangen . Estabelecidos e Desafortunados II - Baixa dos Sapateiros: a sofisticação da cultura popular. 2009. (Relatório de pesquisa).

KRAHN, Natasha Maria Wangen . Raça e Religião, Igreja na América Latina. 2004 (Tradução) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Estabelecidos e Desafortunados II - Baixa dos Sapateiros: a sofisticação da cultura popular, Descrição: Estudo de uma das ruas mais movimentadas do centro histórico de Salvador, caracterizada pelo comércio e pela oferta de serviços para as camadas mais populares da cidade. É uma rua histórica e abriga uma diversidade de lugares e pessoas, muitas vezes desconhecidas e despercebidas a um olho menos atento. O estudo se centra nas identidades deste espaço peculiar e nos efeitos do processo de revitalização urbana em andamento na Baixa dos Sapateiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Natasha Maria Wangen Krahn - Integrante / Gey Espinheira - Coordenador / Anete Brito Leal Ivo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2007

    Cultura, cidade e democracia: sociabilidade, representações e movimentos sociais, Descrição: É um projeto de pesquisa-ação, levando a um bairro de vulnerabilidade social da cidade de Salvador, ao bairro da Mata Escura, o projeto ?Convivência, arte e educação?, oferecendo aulas de dança, teatro, música, literatura e direitos humanos, ao mesmo tempo que procura pesquisar as formas de convivência, as configurações familiares, as diferentes violências características daqueles jovens. Considerado um projeto de redução de danos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Natasha Maria Wangen Krahn - Integrante / Helder Freitas do Bomfim - Integrante / Elisângela Silva dos Santos - Integrante / Nádia Dias - Integrante / Cláudia Santana dos Santos Moura - Integrante / Tiara Oliveira - Integrante / Tatiana Costa Ribeiro - Integrante / Gey Espinheira - Coordenador / Patrícia Smith - Integrante / Carlos Alberto da Costa Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Menção Honrosa na Prêmio Sociólogos do Futuro - categoria Graduandos e Graduados, XV Congresso Brasileiro de Sociologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Centro Universitário São Camilo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrei a disciplina Metodologia de Pesquisa I no curso de pós-graduação (especialização) da Faculdades São Camilo, nos dias 08 e 09 de maio de 2015.

2012 - 2013

Forum Brasileiro de Segurança Publica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador III, Carga horária: 40

2013 - 2015

Programa Liberdade e Cidadania

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Esporte, Saúde e Laze, Carga horária: 20

2012 - 2013

Programa Liberdade e Cidadania

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Socióloga, Carga horária: 20

2009 - 2012

Programa Liberdade e Cidadania

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Supervisora de Cursos, Carga horária: 20

2009 - 2009

ONG MOVBAHIA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 10

Outras informações:
Participação na elaboração do "Projeto de Reabilitação Sustentável do Centro Histórico de Salvador", com relação a "Dimensão social e o quadro de vulnerabilidades do Centro Antigo".

2008 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

2007 - 2007

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

2008 - 2008

SECRETARIA DA FAZENDA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio - Call Center, Carga horária: 20

2004 - 2004

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2004 - 09/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Sociologia, Ciência Política e Antropol.,Linhas de pesquisa

2002 - 2003

California Lutheran University

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 10

Outras informações:
Secretária

Atividades

  • 09/2002 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências, .,Serviço realizado, Secretária.