Greice Bezerra Viana

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009). Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA. Atualmente cursa o doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Políticas Públicas e Educação ambiental. Possui experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia Rural, Povos e Comunidades Tradicionais, Cartografia Social, Saúde Coletiva e questões de gênero.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Sociais

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Waleska Aureliano.

Mestrado em Ciencias Sociais

2014 - 2017

Universidade Federal da Bahia
Título: MEMÓRIAS DE UM TERRITÓRIO: o processo de perda de terras e desarticulação do modo de vida na comunidade quilombola da Lagoa Santa, Ituberá-BA.,Ano de Obtenção: 2017
Lídia Pires Soares Cardel.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça

2012 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: POLÍTICA E IDENTIDADE PARA QUEM? UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE A POLÍTICA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E SEU PAPEL NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DA MULHER QUILOMBOLA

Especialização em Educação Ambiental

2010 - 2011

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Narrativas de resistência: caminhos da memória na comunidade de fundo de pasto de Várzea D'anta
Orientador: Luiz Antonio Ferraro Junior

Graduação em Ciências Sociais

2003 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Entre a terra e o rio: Um estudo sobre o processo de visibilização do trabalho feminino no campo.
Orientador: Lídia Maria Pires Soares Cardel
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Conflitos sócio-ambientais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: comunidades tradicionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: comunidades tradicionais/Especialidade: Gênero.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Cidadania, Direitos Humanos e Promotores (as) Legais Populares. 2011. (Seminário).

26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Equipe Organizadora. 2008. (Congresso).

II Seminário Quilombos: Direitos, Desafios e Experiências. 2008. (Seminário).

Arqueologia Marítima nas Américas: ocupações litorâneas, barcos e navios, portos e áreas potuárias. 2007. (Simpósio).

I Curso de Extensão em Metodologia e Prática de Trabalho em Comunidade. 2007. (Outra).

I Encuentro Latinoamerica Ciencias Sociales y Represas e II Encontro Brasileiro Ciências Sociais e Barragens.Equipe Organizadora. 2007. (Encontro).

III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2007. (Seminário).

I Seminário Educação do Campo em Debate. 2007. (Seminário).

Oficina de Projetos.Organização. 2007. (Oficina).

Seminário para apresentação da Metodologia Análise Diagnóstico de Sistemas de Atividades sob o enfoque de Gênero e Gerações. 2007. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).

XXVI Seminário Estudanti de Pesquisa.Agricultura familiar: um estudo sobre permanências e rupturas no meio rural. 2007. (Seminário).

II Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2006. (Seminário).

I Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2005. (Seminário).

XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa.As representações da vida rural no cinema brasileiro: continuidade e descontinuidades. 2005. (Seminário).

48º Congresso da União Nacional dos Estudantes. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mark Andrew Cravalho

Câmara, Antônio da Silva; Cardel, Lídia;CRAVALHO, M. A.. Entre a Terra e o Rio: Um estudo sobre o processo de visibilização do trabalho feminino no campo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Luiz Antonio Ferraro Júnior

FERRARO JÚNIOR, L. A.. Narrativas de resistência: caminhos da memória na comunidade de fundo de pasto de Várzea D'Anta. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental Para a Sustentabilidade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Lídia Maria Pires Soares Cardel

CARDEL, Lídia; CÂMARA, Antônio; SANTOS, D. A.. Memórias de Um Território: o processo de perda de terras e desarticulação do modo de vida na quilombola de Lagoa Santa, Ituberá - Ba.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Lídia Maria Pires Soares Cardel

CARDEL, Lídia; CÂMARA, Antônio; Zimmermann, C. R.. Conflitos Territoriais e desarticulação da relação com a terra: a experiência vivida pela comunidade quilombola de Lagoa Santa-Ituberá-BA.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Diana Anunciação Santos

CÂMARA, A. da S.;ANUNCIAÇÃO, D.; CARDEL, L. M. P. S.. Memórias de um Território: o processo de perdas de terras e desarticulação do modo de vida na comunidade quilombola de Lagoa Santa, Ituberá- BA.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Antonio da Silva Camara

CARDEL, L. M. P. S.;CAMARA, A. S.; SANTOS, Diana A.. Memporias de um Território: O processo de perda de terras e a desarticulação do modo de vida na comunidade quilombola de Lagoa Santa, Ituberá BA.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Antonio da Silva Camara

CAMARA, A. S.; CARDEL, Lidia; CRAVALHO, M.A.. Entre a terra e o Rio: Um estudo sobre o processo de visibilização do trabalho feminino no campo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Adilbênia Freire Machado

MACHADO, Adilbênia Freire; FONSECA, M. C.; SOUSA, A. L.. POLÍTICA E IDENTIDADE PARA QUEM? UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE A POLÍTICA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E SEU PAPEL NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DA MULHER QUILOMBOLA.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM GÊNERO E RAÇA) - NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A MULHER - UFBA.

Alessandra Alexandre Freixo

FERRARO JR, Luiz Antônio;FREIXO, Alessandra Alexandre; CARVALHO, F. P.. Narrativas de resistencia: caminhos da memoria na comunidade de fundo de pasto de Várzea DAnta. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental Para a Sustentabilidade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Franklin Plessmann de Carvalho

FERRARO JÚNIOR, L. A; FREIXO, Alessandra Alexandre;Carvalho, Franklin Plessmann de. "Narrativas de resistência:caminhos da memória na comunidade de fundo de pasto de Várzea D'Anta". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental para Sustentabilidade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karla Cibelly Soares Braga

A importância de discutir as questões de gênero e igualdade de tratamento à mulher; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Greice Bezerra Viana;

Janete da Silva Santos

Desigualdade entre homens e mulheres: uma discussão em sala de aula; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Greice Bezerra Viana;

Aurilane dos Santos Almeida

Comemorações do sesquicentenário de morte de Maria Quitéria: o mito do herói e a condição feminina; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Greice Bezerra Viana;

Renata Conceição Soares

Cultura, Memória e identidade do aluno morador do campo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Greice Bezerra Viana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Antonio Ferraro Júnior

Narrativas de resistência: caminhos da memória na comunidade de fundo de pasto de Várzea D'Anta; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Luiz Antonio Ferraro Júnior;

Lídia Maria Pires Soares Cardel

Memórias de Um Território: o processo de perda de terras e desarticulação do modo de vida na quilombola de Lagoa Santa, Ituberá - Ba; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lídia Maria Pires Soares Cardel;

Lídia Maria Pires Soares Cardel

Semi-Árido: Superação da Pobreza Pelo Desenvolvimento Sustentável; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lídia Maria Pires Soares Cardel;

Lídia Maria Pires Soares Cardel

Tecnologias Apropriadas Para Agricultores Familiares em Biomas do Estado da Bahia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lídia Maria Pires Soares Cardel;

Antonio da Silva Camara

As Representações da Vida Rural no Cinema brasileiro (1994-2004); 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Antonio da Silva Camara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMARA, A. S. ; VIANA, G. B. . Continuidades e descontinuidades na representação da vida rural no cinema brasileiro.. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. Continuidades e descontinuidades na representação da vida rural no cinema brasileiro, 2005.

  • VIANA, G. B. . Agricultura Familiar: Um estudo sobre as permanências e as rupturas no meio rural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIANA, G. B. . As representações da vida rural no cinema brasileiro: continuidade e descontinuidades. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2014

Domenech

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria

Outras informações:
Consultoria realizada para elaboração de laudos antropológicos de seis comunidades remanescentes de quilombo do Baixo Sul e Litoral Sul do estado da Bahia, conforme convênio firmado entre a Domenech Ltda e o INCRA. Responsável por elaborar o relatório antropológico da comunidade quilombola da Lagoa Santa , localizada no município de Ituberá-Bahia.

2010 - 2014

Secretaria de Políticas para as Mulheres

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Socióloga, Carga horária: 40

2008 - 2009

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Serviço de regularização de territórios quilombolas

2006 - 2008

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Pesquisa-NUCLEAR, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Semi-Árido: Superação da Pobreza pelo Desenvolvimento Auto-Sustentável

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Universidade Federal da Bahia, UFBA, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA (ISC) ? Pesquisadora Assistente 2017-2018 (em andamento) Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada, Carga horária: 20 Outras informações Pesquisa: Genética como Saúde Pública no Brasil: Integrando Doenças Genéticas Raras ? Um estudo comparativo Salvador/Rio de Janeiro/Santa Cantarina. UFBA - Instituto de Saúde Coletiva. Desenvolvimento de atividades relacionadas a construção de instrumentos de pesquisa, realização de entrevistas qualitativas, observação participante, organização de dados/conteúdo pelo N-VIVO, análise de dados, revisão bibliográfica e produção de artigos científicos.

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Universidade Federal da Bahia, UFBA, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA (ISC) ? Pesquisadora Assistente 2017-2018 (em andamento) Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20 Outras informações Projeto: Genômica e medicina personalizada: análise crítica sobre a incorporação do saber e tecnologia genômica na biomedicina no Brasil. Desenvolvimento de atividades relacionadas a construção de instrumentos de pesquisa, revisão de prontuários clínicos e realização de entrevistas semi-estruturadas, organização de dados/conteúdo pelo N-VIVO, análise de dados, revisão bibliográfica.

2017 - 2017

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Universidade Federal da Bahia, UFBA, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA (ISC) ? Pesquisadora Assistente 2017 - 2017 Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada, Carga horária: 20 Outras informações Pesquisa: Percepções e conhecimento da população brasileira sobre o Zika vírus: um estudo qualitativo comparativo sobre a veiculação da informação em saúde realizado na cidade de Salvador - BA e Jundiaí ? SP./ UFBA - Instituto de Saúde Coletiva. Desenvolvimento de atividades relacionadas a construção de instrumentos de pesquisa, realização de entrevistas semi-estruturadas, organização e condução de grupos focais, organização de dados/conteúdo pelo N-VIVO, análise de dados, revisão bibliográfica e produção de artigos científicos.

2014 - 2016

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora no curso EAD: Curso de especialização ensino de sociologia no ensino médio. Tutoria de disciplinas e orientações de monografias

2010 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa: Acesso tardio aos serviços de saúde para o cuidado em HIV/AIDS em unidades de saúde de Salvador-Bahia. UFBA - Instituto de Saúde Coletiva. Desenvolvimento de atividades relacionadas a construção de instrumentos de pesquisa, revisão de prontuários clínicos e entrevistas.

2004 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto EcoFamília: Tecnologias Apropriadas para Agricultores Familiares em biomas do estado da Bahia. Projeto História da Cultura Corporal, Esporte e lazer para agricultores familiares em biomas do estado da Bahia.