Arnaldo Delgado Sobrinho

Possui Doutorado (2019) e Mestrado (2013) em Letras - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, ambos realizados com bolsa CAPES. Graduado em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora - FALE/UFJF, com habilitações em Língua e Literatura Francesa (2009) e Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa (2006). Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa, atuando principalmente no campo dos estudos literários. Entre seus interesses, destacam-se a poesia contemporânea em língua portuguesa, as teorias da leitura do texto literário e as relações entre literatura, cultura e filosofia. Atualmente, é docente de língua portuguesa em rede pública municipal de ensino, atuando no Ensino Fundamental II.

Informações coletadas do Lattes em 19/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa

2015 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Maria Gabriela Llansol: o "acto de ler tão perigoso"
Orientador: Prof. Dr. Emerson da Cruz Inácio
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Literatura portuguesa contemporânea; Leitura; Maria Gabriela Llansol.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas de Língua Portuguesa.

Mestrado em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Um amor que se anuncia polas ribas da cantiga: modos de presença da lírica medieval galego-portuguesa em "Trovas de muito amor para um amado senhor", de Hilda Hilst,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Prof. Dr. Emerson da Cruz Inácio
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea; Tradição lírico-amorosa; Comparatismo literário; Hilda Hilst.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas de Língua Portuguesa.

Graduação em Letras - Língua e literatura francesa

2006 - 2009

Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Letras - Língua portuguesa, literatura brasileira e literatura portuguesa

2002 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Personalização do ensino a partir de metodologias ativas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Projetos educacionais e interdisciplinares. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em O uso de aplicativos web na construção de materiais educacionais. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Abordagens pedagógicas modernas da educação a distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Caminhos da escrita. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2020 - 2020

Uma proposta de formação do leitor literário. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2019 - 2019

Atividades dialógicas no ensino de língua materna: da teoria à prática. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação de São Paulo, IFSP, Brasil.

2019 - 2019

Leitura de textos multimodais na escola. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2013 - 2013

TEP - Teacher education program preservice. (Carga horária: 40h). , Yázigi Internexus, YI, Brasil.

2012 - 2012

Modernismos: arte, antropofagia, transculturação. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antonia, MA, Brasil.

2012 - 2012

Derrida e a filosofia. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antonia, MA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em História da filosofia: uma introdução. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2011 - 2011

PAE - Programa de aperfeiçoamento do ensino: preparação pedagógica. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Poesia trovadoresca na Península Ibérica: a lírica galego-portuguesa. (Carga horária: 2h). , Instituto Cervantes de São Paulo, ICSP, Brasil.

2008 - 2008

A mulher na literatura ocidental. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2008 - 2008

Abordagem instrumental em línguas estrangeiras. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2006 - 2006

Ciclo de cinema: colonização. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2006 - 2006

Ciclo de cinema: movimentos contemporâneos de migração. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2005 - 2005

Sensibilização da identidade através da leitura de escritores mineiros. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, PJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas de Língua Portuguesa.

Organização de eventos

SOBRINHO, A. D. . A narrativa brasileira desde "Grande sertão: veredas". 2006. (Outro).

Participação em eventos

Confluências entre literatura e educação: humanidades em tempos de crise. 2020. (Outra).

I SIELLI - Simpósio internacional de estudos de língua, literatura e interculturalidade da UEG/Cora Coralina. 2020. (Simpósio).

II Encontro do MELP - Grupo de pesquisa em multiletramentos e ensino de língua portuguesa do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. 2019. (Encontro).

III Encontro de professores de língua do litoral norte de São Paulo. 2019. (Encontro).

IV SELit: literatura e marginalidades."Deitar fora a maior parte das armas e bagagens que herdámos da literatura". 2017. (Seminário).

XVII Encontro de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da FFLCH/USP."Venham todos ler" - diz(em) Ana, Hilda ou Gabriela, a(s) que ensina(m). 2017. (Encontro).

II Congresso brasileiro sobre o canto e a arte de Maria Bethânia. Maria Bethânia vai à escola: a interculturalidade da sua arte. 2015. (Congresso).

II Congresso brasileiro sobre o canto e a arte de Maria Bethânia. O canto-corpo-performance Maria Bethânia. 2015. (Congresso).

XV Encontro de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da FFLCH/USP.Em torno da chama da palavra que arde: a experiência da escrita em Hilda Hilst e Maria Gabriela Llansol. 2015. (Encontro).

Puzzling juntos: do padrão às novas ideias. 2013. (Outra).

Trocando ideias & crescendo juntos. 2013. (Outra).

Ana Cristica Cesar: peça bliss. 2012. (Outra).

Sonho e razão IV: norma e experiência no mundo ibérico. 2012. (Outra).

XII Encontro de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da FFLCH/USP.A rima circunflexa: o que pode um poema de amor?. 2012. (Encontro).

Autobiografia e autoficção. 2011. (Outra).

Encontros de interrogação. 2011. (Encontro).

III Seminário internacional de crítica literária do Instituto Itaú Cultural. 2011. (Seminário).

Michel Foucault et la psychanalyse. 2011. (Outra).

Um dia de fulgor: colóquio internacional Maria Gabriela Llansol (1931 - 2008).Um corp'a'escrever para a restante vida. 2011. (Outra).

VI Semana de filologia da FFLCH/USP.Um caracol de fogo entre reinos de palha. 2011. (Outra).

V Encontro de pós-graduandos da FFLCH/USP.Chamamentos ao amigo: a reescrita da lírica amorosa nas poéticas de Hilda Hilst e Eugénio de Andrade. 2010. (Encontro).

X Encontro de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da FFLCH/USP.Uma ou duas maneiras de cantar à antiga: esboços para a lírica neotrovadoresca de Eugénio de Andrade e Hilda Hilst. 2010. (Encontro).

Luiza Neto Jorge: 1989 - 2009.O poema-palco da loucura: reelaborações da paixão em Eugénio de Andrade e Hilda Hilst. 2009. (Outra).

Modernismo em Portugal e no Brasil. 2009. (Outra).

II Congresso de Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. A fábrica do poema:. 2008. (Congresso).

I Semana de Letras da FALE/UFJF. 2008. (Outra).

III Simpósio de formação de professores de Juiz de Fora. 2005. (Simpósio).

Relendo a poesia dos anos 70 aos dias atuais. 2005. (Outra).

XVI Semana de estudos clássicos da UFJF. 2004. (Outra).

I Simpósio de formação de professores de Juiz de Fora. 2003. (Simpósio).

Literatura, linguística e filosofia: questões de linguagem e estética. 2003. (Simpósio).

III Semana do professor do Instituto de Ciências Humanas e de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora - ICHL/UFJF. 2002. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SOBRINHO, A. D. . Um corp'a'escrever para a restante vida. In: Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira. (Org.). Um nome de fulgor: Maria Gabriela Llansol (1931 - 2018). 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2012, v. , p. 179-182.

  • SOBRINHO, A. D. . Devires (in)comuns: Camões e Pessoa no texto de Maria Gabriela Llansol. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . Vamos falar de violência: cartas para Maria da Penha. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOBRINHO, A. D. . Construindo histórias em quadrinhos: da criação dos super-heróis à artefinalização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOBRINHO, A. D. . 'Venham todos ler' - diz(em) Ana, Hilda ou Gabriela, a(s) que ensina(m). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . 'Deitar fora a maior parte das armas e bagagens que herdámos da literatura'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . Em torno da chama da palavra que arde: a experiência da escrita em Hilda Hilst e Maria Gabriela Llansol. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . O canto-corpo-performance Maria Bethânia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . A rima circunflexa: o que pode um poema de amor?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . Um corp'a'escrever para a restante vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . Um caracol de fogo entre reinos de palha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . Chamamentos ao amigo: a reescrita da lírica amorosa nas poéticas de Hilda Hilst e Eugénio de Andrade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . Uma ou duas maneiras de cantar à antiga: esboços para a lírica neotrovadoresca em Hilda Hilst e Eugénio de Andrade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . O poema-palco da loucura: reelaborações da paixão em Eugénio de Andrade e Hilda Hilst. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . A fábrica do poema: 'tecendo a manhã' de João Cabral de Melo Neto e Waly Salomão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOBRINHO, A. D. . Entre as vozes, um ponto laranja singular. Juiz de Fora, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

SOBRINHO, A. D. . Parecer ad hoc para a Caderno de Letras - Revista do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. 2021.

SOBRINHO, A. D. . Gramática em funcionamento: o epi e o metalinguismo no planejamento de sequências didáticas para o ensino de língua portuguesa. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOBRINHO, A. D. . Narrando histórias surrealistas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2015

Canô Velloso, Associação Cultural Rosa dos Ventos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Educação da Estância Balneária de Ilhabela, E.M. Profa. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso. , Rua Gerson Peres de Araújo, 331, 11630000 - Ilhabela, SP - Brasil, Telefone: (12) 38957182

Experiência profissional

2018 - 2020

Secretaria Municipal de Educação da Estância Balneária de Ilhabela

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em regime de contrato.

Atividades

  • 02/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa

  • 02/2018 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, E.M. Profa. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso.,Cargo ou função, Membro do Conselho Escolar da E.M. Profa. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso.

2015 - 2019

CAPES

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

CAPES

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2015 - 05/2019

    Outras atividades técnico-científicas , FFLCH/USP, FFLCH/USP.,Atividade realizada, Pesquisa e redação da Tese: Maria Gabriela Llansol: o "acto de ler tão perigoso".

  • 06/2011 - 05/2013

    Outras atividades técnico-científicas , FFLCH/USP, FFLCH/USP.,Atividade realizada, Pesquisa e redação da Dissertação: Um amor que se anuncia polas ribas da cantiga: modos de presença da lírica medieval galego-portuguesa em "Trovas de muito amor para um amando senhor", de Hilda Hilst.

2013 - 2016

Colégio Pré-Médico

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 15

Atividades

  • 05/2013 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa, Literatura

2013 - 2016

Yazigi Internexus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de curso livre de idiomas, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2013 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua francesa I, Língua francesa II, Língua francesa III, Língua francesa IV

2011 - 2012

Skill Idiomas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de curso livre de idiomas, Carga horária: 10

Atividades

  • 11/2011 - 08/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua francesa I, Língua francesa II, Língua francesa III, Língua francesa IV

2009 - 2010

Colégio Exitus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 6

Atividades

  • 09/2009 - 07/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura

2021 - Atual

Colégio São João Ilhabela

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II, Carga horária: 24