Dula Maria Bento de LIMA

Arquiteta e Urbanista. Coordenou os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Bacharelado em Moda e Artes Visuais na UNAMA. Professora do Ensino Superior enquadramento Adjunta I, na Universidade da Amazônia no curso de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Bacharelado em Moda. PhD em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestra em Educação na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia, pela UEPA. Especialista em Arquitetura nos Trópicos, pela Ufpa. Especialista em Gestão de Docência do Ensino Superior, pela UNAMA. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia na UEPA, nas linhas Cultura e abordagens do Imaginário e Sociedade, Educação e Multiculturalismo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Design Students' Perceptions and Comprehension of Climate Change in Portugual and Brasil. Desenvolve estudos e trabalhos na área da educação, design, sustentabilidade, habitação saudável, território, promoção da saúde. É membro da Rede Interamericana de Habitação Saudável secção Pará. Investigadora na Extensão da Universidade Aberta do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra-Pt. Investigadora do ID+/FCT-PT.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em DESIGN

2011 - 2018

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Título: CONTRIBUIÇÕES PARA CLARIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TRADIÇÃO E AUTENTICIDADE: O BRINQUEDO DE MIRITI COMO ARTEFATO REGIONAL EM PROCESSO DE MASSIFICAÇÃO, MEDIATIZAÇÃO E RE-INVENÇÃO: contribuições para a clarificação da relação entre tradição e autenticidade.
Orientador: Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos
Palavras-chave: DESIGN; AUTENTICIDADE; TRADIÇÃO.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade do Estado do Pará
Título: Cultura Imaterial como processo Educativo
, Ano de Obtenção: 2010.Denise de Souza Simões Rodrigues.Palavras-chave: educação; patrimônio imaterial; cultura amazônica; sustentabilidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.

Especialização em Gestão e Docência da Educação Superior

2005 - 2007

Universidade da Amazônia
Título: ENSINO, APRENDIZAGEM E INTERDISCIPLINARIDADE:a prática docente no CESFE /UNAMA.
Orientador: Eduardo José Silva de Souza Franco
Bolsista do(a): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia, FIDESA, Brasil.

Especialização em Arquitetura nos Trópicos

1986 - 1987

Universidade Federal do Pará
Título: Outeiro: Uma alternativa de conforto ambiental em escala urbana
Orientador: João Castro Filho

Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO

1980 - 1985

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DO PARÁ

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Design.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

LIMA, Dula M. B. ; UNAMA, A. C. D. G. . CÍRIOS DE TODOS OS TIPOS - Segunda Edição. 2023. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. ; UNAMA, A. C. D. G. . CÍRIOS DE TODOS OS TIPOS - Primeira Edição. 2022. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. . DESIGN DO OLHAR. 2014. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. . DESIGN DO OLHAR. 2014. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. . URBANIDADES. 2014. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. . COMISSÃO CIENTÍFICA DAS OFICINAS ABERTAS SUSTENTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. 2012. (Congresso).

LIMA, Dula M. B. ; BRANDÃO & LOBATO ; UNAMA, A. C. B. E. M. . ALINHAVANDO MANTOS E FÉ. 2011. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. . HABITAT I - ANO DA FRANÇA NO BRASIL. 2009. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. . HABITAT II - MAQUETES. 2009. (Exposição).

LIMA, Dula M. B. . COMPOSIÇÃO EM PAISAGISMO. 2009. (Exposição).

Participação em eventos

JORNADA PEDAGÓGICA UNAMA/GRUPO SER. 2016. (Outra).

RODA DE MESTRE: ANDRAGOGIA-RELAÇÃO SOBRE ENSINAGEM NO ENSINO SUPERIOR. 2016. (Outra).

RODA DE MESTRE: RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO. 2016. (Outra).

JORNADA PEDAGÓGICA UNAMA/GRUPO SER EDUCACIONAL. 2015. (Outra).

RODA DE MESTRE: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2015. (Outra).

RODA DE MESTRE: METOLOLOGIAS ATIVAS. 2015. (Outra).

RODA DE MESTRE: NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR. 2015. (Outra).

DIALÓGO LUSO-BRASILEIRO SOBRE SAÚDE E DES. SOCIOAMBIENTAL.DESIGN E SUSTENTABILIDADE. 2014. (Seminário).

I CONFERENCIA DE DESIGN SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO. 2012. (Outra).

International Seminar *Narratives and social memory* *Theoretical and methodological approaches*.Immaterial Culture, memories and traditions: iconographic narratives from Arraial do Pavulagem, Pará, Brasil.. 2012. (Seminário).

POLITICA SOCIAL - DEBATES E DESAFIOS ATUAIS. 2012. (Oficina).

QUESTÕES DE GÊNERO DA SOCIEDADE PORTUGUESA. 2012. (Oficina).

RACIONALIDADES MÉDICAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESCONSTRUINDO FRONTEIRAS. 2012. (Oficina).

SAÚDE E SUSTENTABILIDADE. 2012. (Oficina).

SEMINÁRIO ABERTO SABERES SOCIAIS E METODOLOGIAS PLURAIS. 2012. (Seminário).

SUSTENTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. 2012. (Oficina).

V Congresso Ibero - Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde.. DESIGN COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS ALIADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PROMOTORAS DE. 2012. (Congresso).

V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. ?CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR?: ÁGUA E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS NO BINÔMIO MEIO AMBIENTE E PROMOÇÃO. 2012. (Congresso).

EPPEN. 2009. (Congresso).

PATRIMÔNIO IMATERIAL, DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS. 2009. (Seminário).

XV FÓRUM PARAENSE DE LETRAS.CULTURA IMATERIAL COMO PROCESSO EDUCATIVO: APONTAMENTOS E MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO OBJETO (ARRAIAL DO PAVULAGEM). 2009. (Outra).

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).

ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PELA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ANFOPE/PA. 2008. (Encontro).

FÓRUM DE PESQUISA. ENSINO, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - FORPEEXP. 2008. (Outra).

SEMINÁRIO: SABERES CULTURAIS E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. 2008. (Seminário).

SEMINÁRIO SENTIDOS DA CULTURA: Saberes Afro-brasileiros e Relações Étnico-rACIAIS NA eDUCAÇÃO. 2008. (Seminário).

Curso de Formação Continuada de Professores. 2007. (Outra).

Curso sobre Habitação popular - Unama. 2007. (Outra).

Seminário de Pedagogia - Humanizar é educar: o desafio de formar pessoas. 2006. (Seminário).

GT Educação popular no mundo de hoje. 2005. (Outra).

Paradigma da complexidade na metodologia de projetos. 2005. (Seminário).

Paradigmas inovadores e aprendizagem colaborativa. 2005. (Encontro).

I Fórum Social Mundial. 2001. (Outra).

Curso Saneamento básico /promorar. 1995. (Outra).

Curso sobre sistemas condominiais de esgoto. 1988. (Outra).

Universidade e Meio-Ambiente. 1987. (Seminário).

Curso de Conforto Ambiental. 1985. (Outra).

Curso de Desenho Urbano. 1985. (Outra).

Curso sobre o uso de estruturas metálicas na construção de pontes, creches e escolas. 1985. (Outra).

IV Encontro Brasileiro de Arquitetos. 1985. (Encontro).

A Engenharia no Brasil. 1984. (Seminário).

A Questão tecnológica e o trabalho do arquiteto. 1984. (Seminário).

Curso: A Questão Nacional (S.B.P.C). 1983. (Encontro).

Curso A Economia dos anos 80. 1983. (Encontro).

Curso sobre as Relações e Práticas de Ensino e a Arquitetura. 1982. (Outra).

Seminário sobre Patologia e Terapia das Estruturas de Concreto. 1982. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Arquitetura. 1982. (Congresso).

Curso de desenho livre - Universidade Federal do Pará. 1981. (Outra).

Curso de História da Arte - UFPA. 1981. (Outra).

II Encontro de arquitetos. 1981. (Encontro).

VII Encontro de Artes Plásticas. 1981. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Jéssica Poliana Moreira dos Santos

MOREIRA, Frederico G. P; TUTIKIAN, B. F.;LIMA, Dula M. B.; MAUES, L. M. F.. O PAPEL DO PILAR NORMATIVO DA TEORIA INSTITUCIONAL NA PRODUÇÃO DE EDIFICAÇÕES NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR (CBM). 2023.

Aluno: CLEIDE MARIA COSTA ALVES

BENTES, N. L.;LIMA, Dula M. B.; ALMEIDA, L. C. N. S.. COLEÇÃO CAMAFEU: MOULAGE NA ALFAIATARIA FEMININA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Erika Vallerya Saraiva dos Santos

BENTES, N. L.;LIMA, Dula M. B.. MODA PET: DESAFIOS NA CRIAÇÃO DA COLEÇAO SAYLOR PET. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia.

Aluno: SIMONE RONCONI

BENTES, N. L.;LIMA, Dula M. B.; ALMEIDA, L. C. N. S.. TECIDOS INTELIGENTES: OS BENEFÍCIOS DO TECIDO INFRA EMANA NA SAÚDE E BEM-ESTAR DE MULHERES ACIMA DE 60 ANOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia.

Aluno: HELIWELTON BARROS DE CARVALHO

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; LEITE, E. D.. URBANISMO COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA ORLA DA AVENIDA BEIRA-MAR, OUTEIRO-BELÉM-PARÁ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: BIANCA LOURENÇO VERMA

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; LEITE, E. D.. A INFLUÊNCIA DA LUZ E DA COR NA ARQUITETURA COMERCIAL: PROPOSTA CROMÁTICA E LUMÍNICA EM LOJA DE MODA FEMININA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Luanna Isabele Cruz dos Santos

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; LEITE, E. D.. ESPAÇO E FUNÇÃO NA ÓTICA ARQUITETÔNICA EM DIÁLOGO COM A ARTETERAPIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: BRENNO THADEU TAVARES BITTENCOURT

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; LEITE, E. D.. POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA NA QUALIFICAÇÃO DE UNIDADES ITINERANTES NOS FORMATOS ALTERNATIVOS DE MORAR HUMANO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: GABRIELLA AMORIM RIBEIRO GONÇALVES GONÇALVES

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; LEITE, E. D.. PROJETO DO COMPLEXO SKATE PARK EM BELÉM-PA: ESPAÇO PARA PRÁTICA, APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO DESSA MODALIDADE ESPORTIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: GRECE KELLY PINHEIRO DO CARMO

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; LEITE, E. D.. ESPAÇOS VERDES DE SUBSISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA (ISOLAMENTO SOCIAL) INSERIDOS EM PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: PEREIRA, JERONIMO SÁVIO MENDES

LIMA, Dula M. B.. A MAQUETE COMO REPRESENTAÇÃO NO DESIGN DE INTERIORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: JULIANE CAMARA GARCIA

LIMA, Dula M. B.. OTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO: DESIGN DE MÓVEIS E FUNCIONALIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Herley dos Santos Souza

ORIENTADOR, P. A. M. P. B.; (Membro Externo);LIMA, Dula M. B.. MICRO HABITAÇÕES COMO ALTERNATIVA PARA REGIÃO URBANIZADA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: MAURICIO BIA PINTO AMÉRICO JUNIOR

ORIENTADOR, P. A. M. P. B.; (Membro Externo);LIMA, Dula M. B.. ANTEPROJETO DE UMA HABITAÇÃO POPULAR RIBEIRINHA NO MUNICIPIO DE MOCAJUBA-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: ELIZABETH NAS CIMENTO BORGES

LIMA, Dula M. B.. A INFLUÊNCIA DAS CORES NO BEM-ESTAR E RECUPERAÇÃO DE PACIENTES PDIÁTRICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Carla Nayara de Araújo Garcia

ORIENTADOR, P. A. M. P. B.; (Membro Externo);LIMA, Dula M. B.. O DESIGN DE INTERIORES NA COMPOSIÇÃO DE UM ESPAÇO LÚDICO: , MOBILIÁRIO MODULAR APLICADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CORDEIRINHOS DE JESUS, BELÉM DO PAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: DIANA AZEVEDO DOS ANJOS

LIMA, Dula M. B.. A RELAÇÃO DA CENOGRAFIA TEATRAL E DESIGN DE INTERIORES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: IRISNÊ FARIAS LIMA PEREIRA GALVÃO

LIMA, Dula M. B.. A CONQUISTA DA QUALIDADE DE VIDA: CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: MARIA DO SOCORRO LIMA DO NASCIMENTO

LIMA, Dula M. B.. PAISAGISMO COM ACESSIBILIDADE MULTISENSORIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: JOSÉ ROBERTO BINO

LIMA, Dula M. B.. A INFLUÊNCIA DAS CORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: ALENIZE MOTA DA SILVA

LIMA, Dula M. B.. DESIGN COMO MEIO DE HUMANIZAÇÃO: CENTRO DE FISIOTERAPIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Doralice Vinagre Melo

LIMA, Dula M. B.. PROJETO DE RESTAURANTE PARA ÁREA DE MARINHA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: amanda namile borges de mendonça

LIMA, DULA MARIA BENTO DE. ARQUITETURA DE VESTIR: RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE MODA, ARQUITETURA E DESIGN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: AMANDA RUIVO MELLO

LIMA, Dula M. B.. O DESIGNER COMO AGENTE DE MUDANÇAS POR MEIO DE PRÁTICAS DO DESIGN SOCIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia.

Aluno: ROBERTA NAZARÉ DE CASTRO ALVES

ORIENTADOR, P. A. M. P. B.;LIMA, Dula M. B.; (Membro Externo). BAUHAUS CLUB: Entretenimento Noturno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: LILIAN CARVALHO ROCHA

ORIENTADOR, P. A. M. P. B.;LIMA, Dula M. B.; (Membro Externo). CENTRO CULTURAL E ARTÍSTICO: Projeto de uma Galeria de Arte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: GILBERTO FERNANDO LIMA GARCIA JÚNIOR

ORIENTADOR, P. A. M. P. B.;LIMA, Dula M. B.; (Membro Externo). PROJETO ARQUITETÔNICO DE UM HOTEL EM ALGODOAL. 2008.

Aluno: Adriana de Freitas Braga

LIMA, Dula M. B.; PEREIRA, O. A.; BELLESI, P. A. M. P.. PROPOSTA DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO PARA UM EDIFÍCIO COMERCIAL NO BAIRRO DO UMARIZAL NA RM DE BELÉM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: BELL RODRIGO BRITO DA SILVA

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; PEREIRA, O. A.. UNIDADE DE SAÚDE POLIVALENTE INTINERANTE MICRO COMPACTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: THIAGO ARAÚJO DE ALENCAR

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; PEREIRA, O. A.. CENTRO CULTURAL: Projeto Arquitetônico de um Centro de Arte e Cultura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

Aluno: RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS FILHO

LIMA, Dula M. B.; BELLESI, P. A. M. P.; PEREIRA, O. A.. PROPOSTA PARA UM CENTRO DE TRIAGEM DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia.

LIMA, Dula M. B.. JURI DO QUESITO ALEGORIA DO GRUPO ESPECIAL DO DESFILE DE CARNAVAL EM BELÉM. 2008. Fundação Cultural do Município de Belém.

LIMA, Dula M. B.. Comissão Julgadora do Prêmio Rodrigo de Mello Franco de Andrade -fase regional. 2001. Instituto do Patrimônio Histórico - PA.

Orientou

STENIO PORTELA NETO

PARQUE ESTADUAL DO UTINGA: ANÁLISE DA PERTINÊNCIA DE USOS E ADEQUAÇÃO ESPACIAL À ARQUITETURA MODULAR; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

SANDY ROCHA

O POTENCIAL PAISAGÍSTICO DOS CANAIS DE BELÉM: INSALUBRIDADE OU SUSTENTABILIDADE?; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

Ana Claudia Silva Pereira

ARTESANATO E MODA: DIÁLOGO DE SABERES E RETORNO SOCIAL NA CADEIA PRODUTIVA DO MIRITI; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; (Orientador);

GARIELLE MARTINS MAUÉS

LAR TEMPORÁRIO MUNICIPAL PARA ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE RUA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

SANDY THAISE ROCHA

O POTENCIAL PAISAGÍSTICO DOS CANAIS DE BELÉM,CIDADE DAS ÁGUAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

STENIO PORTELA NETO

PARQUE ESTADUAL DO UTINGA: ANÁLISE DA PERTINÊNCIA DE USOS E ADEQUAÇÃO ESPACIAL A ARQUITETURA MODULAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

CAMYLLE CRISTINA ALBUQUERQUE MOURA

MODA AGÊNERO: LIBERDADE DE EXPRESSÃO OU RECUSA DE DEFINIÇÃO?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

PAULA JANINE DE LIMA BAPTISTA

RAINHAS DE WSTEROS: UM OLHAR SOBRE O FIGURINO DE GUERRA DOS CLONES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

SARAH MONTEIRO RODRIGUES

MODELAGEM TODLE GIRLS: ERGONOMIA, FUNCIONALIDADE E BELEZA EM SINTONIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

DAMARES DATISTA QUEIROZ

MODA E ARTE: A PALETA CROMÁTICA NA OBRA DE SEBASTIÃO TAPAJÓS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Marilena Corrêa de Sousa

SEREÍSMO: UMA TENDÊNCIA NA MODA CONTEMPORÂNEA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

CRISTINA MARIA FISCHER

CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN PARA CRIAÇÃO DE ESPAÇO SUSTENTÁVEL PARA RECREAÇÃO DE CÃES E SEUS DONOS EM BELÉM/PA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Vitória Arrifano Araújo Dias

A NECESSÁRIA LIBERDADE DO SER: MODA, ANDROGINIA, 3°GENERO E NEUTRALIDADE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

RAISSA CHÊNE

DESIGN E ESTAMPARIA: AS FORMAS E CORES DA FEIRA LIVRE DO MERCADO DO VER O PESO, EM BELÉM DO PARÁ; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

FRANCINEIDE SILVA

A RELAÇÃO DA INDUMENTÁRIA COM A ERGONOMIA: ESPARTILHOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Janice Maria Pontes Da Silva

A INFLUENCIA DOS ÍCONES DO CINEMA NA MODA E NO COMPORTAMENTO DA JUVENTUDE DOS ANOS 1950; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Gabriele Silva de Sousa

MODA, CINEMA E SEMIÓTICA NA CRIAÇÃO DE FIGURINO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Fernanda Rodrigues Pena

FRAGMENTANDO O MITO: CLEÓPATRA, SEMIÓTICA E REMINISCÊNCIA NO IMAGINÁRIO FASHION; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM MODA) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

MARCELO CAZ LOPES

A HASTE DE MIRITI COMO MATÉRIA-PRIMA PARA CONFECÇÃO DE REVESTIMENTO APLICADO NO DESIGN DE INTERIORES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Michelle Saraiva

DESIGN DE INTERIORES EM AMBIENTES LABORAIS: PROPOSTA DE SALA DE DESCANSO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

ADRIELLE TORRES BOTELHO

BRINCAR DE FICAR BEM: CROMOTERAPIA EM QUARTO INFANTIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Eliana Balieiro do Nascimento Resque

BRINQUEDOTECA, ESPAÇO DE LAZER E APRENDIZAGEM: PROPOSTA PROJETUAL EM DESIGN DE INTERIORES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

RENATA PINHEIRO BERTOZZI

PROJETO DE INTERIORES PARA ADAPTAÇÃO DE QUARTO INFANTIL AO MÉTODO MONTESSORI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Emílio Serrano Neto

PROJETO DE INTERIORES PARA UMA SALA DE DESCANSO PARA EMPRESA DE MÉDIO PORTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

THAIS MOTA VIEIRA

DESIGN DE INTERIORES NO PROJETO DE UM QUARTO METAMÓRFICO: ADEQUAÇÃO AO CRESCIMENTO INFANTIL COM CONFORTO E PRATICIDADE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

JORNADA DE DEFESAS DE TCC

SUPERVISÃO DA JORNADA DE DEFESA DE TCC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES

SUPERVISÃO DA JORNADA DE TCC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

LAIANE FURTADO BAIA DE SOUZA

DESIGN COMO FERRAMENTADE HUMANIZAÇÃO NO MANEJO DOS ANIMAIS DE RUAEM BELÉM-PA: ABRIGOAUFAMILY; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Nayara da Encarnação Costa

EM CARTAZ: O CÍRIO DE NAZARÉ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Carla Valéria Marinho Pismel

A COZINHA CONTEMPORÂNEA: TECNOLOGIA E RE DESIGN NO CONTEXTO BRASILEIRO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Paula Machado

CONTRIBUTOS DO DESIGN PARA QUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Jéssica da Silva Souza

DESIGN GRÁFICO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

LUIZ FELIPE MORAES PEREIRA

CULTURA REGIONAL E APLICABILIDADE NIMENTO DIGITALEETRNO DESIGN GRÁFICO ATRAVÉS DE UMA PLATAFORMA DE ENT; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Simone nóvoa da Costa

Marcas de um passado: a iconografia do palacete Bolonha; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

VICTOR XAVIER

A IMPORTÂNCIA DO DESENHAR PARA O DESIGNER GRÁFICO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Renato Juarez

projeto arquitetônico do Centro de Exposições do Museu Goeldi em Belém; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Lorena Alfaia

Projeto de centro de cultura e lazer em Belém; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

LORENA FERNANDES DE OLIVEIRA ALFAIA

COMPLEXO ESPORTIVO:Espaço Destinado à Prática de Atividades Físicas e CUlturais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Fernanda Vieira de Miranda

HOTEL FAZENDA EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ: Projeto de um Hotel Fazenda; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

CURSO DE DESIGN DE INTERIOES

SUPERVISÃO DA JORNADA DE DEFESAS DE TCC; 2015; Orientação de outra natureza; (Design de Interiores) - Universidade da Amazônia; Orientador: Dula Maria Bento de Lima;

Produções bibliográficas

  • LOBO, MARCO AURÉLIO ARBAGE ; LIMA, DULA MARIA BENTO DE ; SOUZA, CEZARINA MARIA NOBRE ; NASCIMENTO, WADDLE ALMEIDA ; ARAÚJO, LEILIANE CRISTINA CARDOSO ; SANTOS, NEUCY BARRETO DOS . Avaliação econômica de tecnologias sociais aplicadas à promoção de saúde: abastecimento de água por sistema Sodis em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 2119-2127, 2013.

  • LIMA, Dula M. B. . Cultura, patrimônio imaterial e sedução no Arraial do Pavulagem, Belém (PA). Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Online) , v. 09, p. 53-67, 2012.

  • BARRETO, S. B. S. ; LIMA, Dula M. B. . O FORMIGÃO (in Histórias da vovoINHA, volume 1). 01. ed. BELÉM: UNAMA, 2022. v. 500. 40p .

  • ARROYO, M BETANIA ; LIMA, Dula M. B. . D Nazaré do Jamaci, coração e educação. 01. ed. BELÉM: UNAMA, 2021. v. 1000. 36p .

  • ARROYO, M BETANIA ; LIMA, DULA MARIA BENTO DE . BALAINHA. 01. ed. BELÉM: PARÁ, 2020. v. 1000. 20p .

  • LIMA, DULA MARIA BENTO DE . MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. 1ª. ed. BELÉM: EDUEPA, 2013. v. 01. 266p .

  • ALVES, M. F. P. ; BACELAR, NICOLAU ; LIMA, Dula M. B. ; AZEITEIRO, U. M. ; NICOLAU, PAULA . UNIVERSITY STUDENT'S PERCEPTIONS ABAOUT CLIMATE CHANGE: THE CASE OF INTERIOR DESIGN AND ARQUITECTURE STUDENS OF A BRASILIAN UNIVERSITY. In: LEAL FILHO, W.; MANOLAS, E.; AZUL A.M.; AZEITEIRO U.M.. (Org.). HANDBOOK OF CLIMATE CHANGE COMMUNICATION: VOL 2 PRACTICE OF CLIMATE CHANGE COMMUNICATION. 1ªed.: SPRINGER, 2018, v. 2, p. 183-204.

  • LIMA, Dula M. B. ; ARAUJO, J. M. K. . Escola Bosque do Amapá - reedição. In: Fernando Oliveira Noal; Valdo Hermes de Lima Barcelos. (Org.). Educação Ambiental e Cidadania - Cenários Brasileiros. 1ªed.Santa Cruz do Sul - Santa Cata: EDUNISC, 2008, v. , p. 169-200.

  • LIMA, Dula M. B. . BETWEEN TRADITION AND AUTHENTICITY: THE TRADITIONAL KNOWLEDGE AND ITS ROLE IN THE CONSTRUCTION OF MULTICULTURAL LOCAL IDENTITIES ? THE MIRITI TOY CASE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, Cezarina. ; LIMA, Dula M. B. . Água para Populações Ribeirinhas em Belém: contribuição para a saúde e Objetivos do Milênio?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOBRE, Cezarina. ; LIMA, Dula M. B. . CUSTO-BENEFÍCIO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE BELÉM, PARÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Dula M. B. . CONTRIBUIÇÕES PARA A CLARIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TRADIÇÃO E AUTENTICIDADE: O BRINQUEDO DE MIRITI COMO ARTEFATO REGIONAL EM PROCESSO DE MASSIFICAÇÃO, MEDIATIZAÇÃO E RE-INVENÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Dula M. B. . CONTRIBUIÇÕES PARA A CLARIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TRADIÇÃO E AUTENTICIDADE: o Brinquedo de Miriti como artefato regional em processo de massificação, mediatização e re-invenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Dula M. B. . THE ESCOLA BOSQUE PROJECT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Dula M. B. . DESIGN COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Dula M. B. . THE ESCOLA BOSQUE PROJECT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Dula M. B. ; GOMBERG, E. . Immaterial Culture, memories and traditions: iconographic narratives from Arraial do Pavulagem, Pará, Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Dula M. B. ; VIANNA, IIZABELLE ; BELLESI, P. A. M. P. ; LOBO, Marco A. A. ; NOBRE, Cezarina. . CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR: ÁGUA E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS NO BIN^MIO MEIO AMBIENTE E PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Dula M. B. ; VIANNA, IIZABELLE ; BELLESI, P. A. M. P. ; LOBO, Marco A. A. . DESIGN COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DECENÁRIOS ALIADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PROMOTORAS DA SAÚDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Dula M. B. . DESIGN COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANNA, IIZABELLE ; LIMA, Dula M. B. . AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO EM BENEVIDES(PA):CENÁRIOS PARA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PROMOTORAS DE SAÚDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Dula M. B. ; VIANNA, IIZABELLE . AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES: CAPACITAÇÃO DOS ACSS EM HABITAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM RELAÇÃO À MUDANÇA DA PRAXIS RELACIONANDO OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE E AO AMBIENTE CONSTRUIDO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Dula M. B. . Mesa redonda: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

LIMA, Dula M. B. ; ARAUJO, J. M. K. . Plano Diretor da Ilha de Caratateua e adjacências. 1991.

LIMA, Dula M. B. . Plano Diretor Urbano de Macapá. 1987.

LIMA, Dula M. B. . Restauração do Complexo do Ver-o-peso em Belém. 1986.

LIMA, Dula M. B. . Restauração da Praça Batista Campos em Belém. 1986.

LIMA, Dula M. B. . Restauração da Praça da República em Belém. 1986.

LIMA, Dula M. B. . Assessora especial do governo do estado do Pará. 1985.

LIMA, Dula M. B. . Restauro e montagem do Chalé de Ferro no Bosque Rodrigues Alves em Belém. 1985.

LIMA, Dula M. B. . PROJETO ARQUITETÔNICO DE UM LOFT. 2014.

LIMA, Dula M. B. . Projetos arquitetônicos diversos. 2003.

LIMA, Dula M. B. . Projeto Arquitetônico do Museu de Cultura Indígena do Oiapoque. 2002.

LIMA, Dula M. B. . Projeto Arquitetônico do Centro de Saber do Mazagão Velho. 2002.

LIMA, Dula M. B. . Projeto Arquitetônico da Escola Família ATEXMA no Maracá, Amapá. 2001.

LIMA, Dula M. B. . Projeto de reforma e adaptação de uma traineira. 2000.

LIMA, Dula M. B. . Projeto de paisagismo para a orla da Vila Macedônia e Vila Progresso no arquipélago do Bailique no Amapá. 1998.

LIMA, Dula M. B. . Projeto de Paisagismo do Hotel Escola Bosque do Amapá. 1998.

LIMA, Dula M. B. . Projeto arquitetônico do Centro de Cultura Negra do Amapá. 1998.

LIMA, Dula M. B. . Projeto arquitetônico do Hotel Escola Bosque do Amapá. 1998.

LIMA, Dula M. B. ; ARAUJO, J. M. K. . Projeto Escola Sambódromo de Artes Populares. 1998.

LIMA, Dula M. B. ; ARAUJO, J. M. K. . Projeto Escola Bosque do Amapá. 1997.

LIMA, Dula M. B. . projeto de reforma e ampliação de residências em Belém e Salinas. 1995.

LIMA, Dula M. B. . Residencia Sr. Armando Moura Palha. 1994.

LIMA, Dula M. B. ; ARAUJO, J. M. K. . Projeto arquitetônico da Escola Bosque de Belém. 1991.

LIMA, Dula M. B. . Tecnologias alternativas para habitação popular. 1988.

LIMA, Dula M. B. ; NUNES, L. R. T. . CAFÉ NO LAB: A DIFICULDADE DO DESIGNER GRÁFICO EM REGISTRAR SEUS PROJETOS. 2023.

LIMA, Dula M. B. ; REIS, M. C. . DESIGN DE TUDO - DESIGN AFETIVO, APRENDA COMO APLICÁ-LO NO COTIDIANO. 2022.

LIMA, Dula M. B. . SAIBA MAIS SOBRE A INTRODUÇÃO AO DESIGN GRÁFICO. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).

LIMA, Dula M. B. . DESIGN DE TUDO - APRENDA O QUE É DESIGN E COMO ELE IMPACTA NO DIA A DIA. 2019.

LIMA, Dula M. B. ; BELLESI, P. A. M. P. . RENDERING MANUAL - MOBILIÁRIO. 2018. .

LIMA, Dula M. B. ; BELLESI, P. A. M. P. . RENDERING MANUAL - PRODUTO. 2017. .

LIMA, Dula M. B. . ESTAMPARIA AFRICANA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. ; DUARTE, R. ; LISBOA, R. ; SILVA, Maurício . APOSTILA DO MÓDULO BÁSICO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL. 2008. (Editoração/Outra).

LISBOA, R. ; SILVA, Maurício ; DUARTE, R. ; LIMA, Dula M. B. . ÁPOSTILA DO MÓDULO DE INFORMÁTICA AVANÇADA DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL. 2008. (Editoração/Outra).

LIMA, Dula M. B. ; LISBOA, R. ; DUARTE, R. ; SILVA, Maurício . Inclusão Digital - Curso de Informática Básica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso).

LIMA, Dula M. B. . Curso de design de movelaria. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . Trilhas. 2003. (Editoração/Livro).

LIMA, Dula M. B. . APLS no Amapá: Catanha, açaí, palmito, farinha, produtos pesqueiros, apicultura, flores, artesanato, chocolate e pescado. 2003. (Editoração/Coletânea).

LIMA, Dula M. B. . Série Trilhas. 2003. (Editoração/Coletânea).

LIMA, Dula M. B. ; ARAUJO, J. M. K. . Escola Bosque do Amapá. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cartilhas ( série de 08)).

LIMA, Dula M. B. . Curso de Formação de Mão-de-obra em hotelaria. 1998. .

LIMA, Dula M. B. . I Conferência Nacional de Educação Ambiental. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . Curso de Tecnologias Construtivas Alternativas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . Curso de Extensão em Educação Ambiental para Professores da Escola Bosque do Amapá. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, Dula M. B. . Curso de Formação para professores da Escola Bosque do Amapá. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, Dula M. B. . Encontro Nacional de Meio ambiente. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . Ciclo de Palestras Públicas: Participação Popular e Plano Diretor. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . Palestra sobre Plano Diretor Urbano. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . I Conferência Munioal sobre Plano Diretor Urbano. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . Palestra na Semana de Aquitetura da Unama. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Dula M. B. . A caixa de Pandora - projeto gráfico. 1983. (Editoração/Livro).

LIMA, Dula M. B. . Treinamento à distância. 1982. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a distância).

LIMA, Dula M. B. . Alinhavando mantos e fé - Exposição de Mantos para o Círio 2011. 2011 (Curadoria de exposição).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Design Students' Perceptions and Comprehension of Climate Change in Portugual and Brasil, Descrição: Este estudo visa contribuir para o conhecimento das perceções e atitudes relacionadas com as alterações climáticas na população estudantil universitária, curso de Design, em Portugal e no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Dula Maria Bento de Lima - Coordenador / MARIA DE FÁTIMA PEREIRA ALVES - Integrante / ULISSES MIRANDA AZEITEIRO - Integrante / PAULA BACELAR NICOLAU - Integrante / LEONOR BACELAR NICOLAU - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Habitação Saude e Tecnologias Sociais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dula Maria Bento de Lima - Integrante / IZABELLE VIANNA - Integrante / LOBO, Marco A. A. - Coordenador.

Prêmios

2000

Rodrigo de Mello Franco de Andrade, IPHAN.

1998

Paulo Freire - Tecnologia da Educação, Fundação de Amparo ao Trabalhador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade da Amazônia, CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. , Av Alcindo Cacela, 287, Pedreira, 66060-902 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 40033086, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2011

Faculdade de Estudos Avançados do Pará

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 14

Outras informações:
DISCIPLINAS: DESENHO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ESTUDOS DA SEMIÓTICA ESTUDOS DO DESIGN GRÁFICO TIPOGRAFIA HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO DESIGN DE AMBIENTES

2005 - Atual

Universidade da Amazônia

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ADJUNTA I, Carga horária: 20

Outras informações:
CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM DESIGN DE INTERIORES CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES BACHARELADO EM MODA BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Atividades

  • 06/2010

    Ensino, BACHARELADO EM MODA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DESENHO DE MODA, DESENHO DA FIGURA HUMANA, ESTAMPARIA, DESENHO TÉCNICO DE MODA

  • 02/2010

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DESENHO DE ARQUITETURA II

  • 06/2005

    Ensino, Design de Interiores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PAISAGISMO, METODOLOGIA DO PROJETO DE DESIGN, TEORIA DO DESIGN E COMPOSIÇÃO, ATELIÊ DE PROJETOS, ATIVIDADE DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR I e II, ESTÁGIO SUPERVISIONADO