Dilcélia Almeida Sampaio
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1979), especialização em Estudos Linguísticos pela UFBA (1998), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atuou na Educação básica, em docência e na função de Coordenadora de Área (Comunicação e Expressão) na Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia e desenvolve pesquisa em Leitura e Formação do Leitor. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, Linguística Textual e Leitura na Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, leitura, ensino, imperativo e variação.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras e Lingüística
2002 - 2004
Universidade Federal da Bahia
Título: A expressão do imperativo no português do século XVI ao século XX
Therezinha Maria de Mello Barreto. Palavras-chave: língua portuguesa; variação; imperativo; sincronia; diacronia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
Mestrado em Letras e Lingüística
2000 - 2001
Universidade Federal da Bahia
Título: Modo imperativo: sua manifestação/expressão no português contemporâneo,Ano de Obtenção: 2002
Therezinha Maria de Mello Barreto.Palavras-chave: imperativo; língua portuguesa; morfologia; sintaxe; sociolingüística; variação. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação; Educação Superior.
Especialização em Língua e Literatura Vernáculas
1997 - 1998
Universidade Federal da Bahia
Título: Clíticos pronominais: seu uso/sua colocação no português brasileiro (breve estudo em redações escolares)
Orientador: Serafina Maria de Souza Pondé
Formação complementar
2009 - 2009
Introdução à versão 2005 do Programa Varbrul. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1993 - 1993
Aperfeiçoamento para prof. /2º grau de português. (Carga horária: 140h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende PoucoLê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
SAMPAIO, D. A. ; CORREIA, F. D. . IX Joinpe - Interação e conhecimento em humanas. 2016. (Outro).
SAMPAIO, D. A. ; CORREIA, F. D. . VIII JOINPE - Indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino. 2015. (Outro).
SAMPAIO, D. A. . (VII Joinpe) - Pesquisa, extensão e ensino: Conhecer e transformar. 2014. (Outro).
SAMPAIO, D. A. ; SACRAMENTO, M. A. C. ; AZEVEDO, A. J. B. . V Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão - Desvendando os mistérios da pesquisa e da extensão. 2012. (Outro).
Participação em eventos
XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. As anotações de aulas dos estudantes universitários: um gênero textual. 2017. (Congresso).
Farándula das Letras Espanholas.O Curso de Letras/Língua Espanhola da UNEB: 10 anos. 2015. (Seminário).
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A representação do uso do imperativo na fala de Salvador. 2015. (Congresso).
VIII Seminário de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação (SPPI) da UNEB e a XVI Semana de Consciência Negra (SCN). 2014. (Seminário).
III Encontro de Sociolinguística: a pesquisa em Salvador.O uso do imperativo na fala de Salvador. 2013. (Encontro).
1º Ecelena e Egplec.Linguagem, diversidade e formação do leitor. 2012. (Encontro).
Diálogos com as letras.Leitura e identidade. 2012. (Seminário).
XVI Jornada de Iniciação Científica. Acompanhamento das orientandas de IC. 2012. (Congresso).
XV Jornada de Iniciação Científica. Leitura e Formação do leitor. 2011. (Congresso).
6º SEL - 6° Seminário Educação e Leitura.O comportamento do jovem no contexto leitura-leitor. 2010. (Seminário).
III Encontro Científico de Pesquisa. 2010. (Outra).
Rosae - I Congresso Internacional de Linguística Histórica. Manifestação/Expressão do Imperaivo em Peças Teatrais Brasileiras representativas do Século XX - Sessão Comunicação Coordenada. 2009. (Congresso).
Rosae - I Congresso Internacional de Linguística Histórica (Coordenadora Sessão de Comunicação Coordenada - O imperativo no Português Brasileiro: Enfoques sincrônicos e diacrônicos. Coordenadora de Sessão da Comunicação Coordenada O Imperativo no Português Brasileiro: enfoques sincrônicos e diacrônicos. 2009. (Congresso).
I SIMELP - I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.A expressão do imperativo em peças teatrais brasileiras: século XIX. 2008. (Simpósio).
Atuação do pedagogo: perspectivas, desafios e possibilidades. 2007. (Simpósio).
II Simpósio de Educação: educar para a cidadania.II Simpósio de Educação: educar para a cidadania. 2006. (Simpósio).
XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística / I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (SILEL 2006). Comunicação em Grupo temático. 2006. (Congresso).
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.O imperativo no português do século XVIII: um estudo em peças teatrais. 2006. (Simpósio).
O educador em construção: reflexões e diálogos.O educador em construção: reflexões e diálogos. 2005. (Simpósio).
III Congresso Internacional da ABRALIN. A atuação da faixa etária na escolha das variantes de manifestação do Imperativo no Português Brasileiro. 2003. (Congresso).
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos do Nordeste. A variação diatópica do imperativo brasileiro. 2002. (Congresso).
II Congresso Internacional da ABRALIN. II Congresso Internacional da ABRALINModo imperativo no português europeu: uma análise em extratos de inquéritos do Projeto Português Fundamental. 2001. (Congresso).
XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. Modo imperativo: sua manifestação/expressão no português contemporâneoXVIII. 2000. (Congresso).
Seminário dos Estudantes de Letras da UFBA - III SELUFBA.Sujeito: seu conceito na doutrina gramatical implícita. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
SAMPAIO, D. A.; Bonfim, L. Américo; OLIVEIRA, W. C. F.. Gêneros textuais e linguagem: fatores de inclusão digital. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento humano e resp. social) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; Schlaepfer, I; MACHADO, R. H. B.. A ludicidade do teatro como ferramenta para o ensino da Língua Estrangeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, I. S.;SAMPAIO, D. A.; CORDEIRO, V. M. R.. As representações do eu e do outro no romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L.P.) - Universidade do Estado da Bahia.
TUNES, M. R.;SAMPAIO, D. A.; LOPES, N. S.. Falhas de escrita: uma perspectiva de análise Sociolinguística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; LUZ, R.; ASSIS, V.. As práticas colaborativas aliadas às tecnologias da informação e comunicação como abordagem para o ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia.
LUZ, R. A.;SAMPAIO, D. A.. O papel das letras de música como instrumento portador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
CORTES, M. N.;SAMPAIO, D. A.. Leitura e escrita na escola fundamental: a contribuição do jornal para o estudo dos gêneros textuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
LUZ, R. A.;SAMPAIO, D. A.. Introversão x Extroversão: há interferência no processo de ensino-aprendizagem da L2?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
LUZ, R. A.;SAMPAIO, D. A.. Estereótipos de professores de língua inglesa acerca de alunos das escolas públicas estaduais de Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; MENDONÇA, Alba; CYRENO, Maria do Socorro. Educação Patrimonial aplicável ao ensino público como agente potencializador do turismo cultural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Fundação Visconde de Cairu.
REIS, C.;SAMPAIO, D. A.. O comportamento dos ditongos decrescentes [ow] e [ey] na língua falada na cidade de Salvador - Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SEIXAS, G. B.;SAMPAIO, D. A.. A contabilidade como instrumento de sobrevivência para as micro e pequenas empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Jorge Amado.
SEIXAS, G. B.;SAMPAIO, D. A.. Formação acadêmica do contador com base nas diretrizes curriculares do MEC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; SEIXAS, G. B.; CARVALHO, R. G.. Auditoria Interna: um meio de demonstrar fraudes nas organizações governamentais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; SEIXAS, G. B.; CARVALHO, R. G.. Aplicação da lei de responsabilidade fiscal: visão do escritório de contabildade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; SEIXAS, G. B.; CARVALHO, R. G.. O papel da contabilidade na prática de governança corporativa das empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; Frazão. Stress ocupacional como agente de restrição ao desempenho profissional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em gestão de negócio) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; Frazão; CARLOS, M.. A inteligência emocional como forma de alcançar a excelência nas organizações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habiliatção em gestão de negócio) - Fundação Visconde de Cabo Frio.
SAMPAIO, D. A.; Frazão. Marketing de relacionamento: como fidelizar o cliente externo nas organizações, fazendo do cliente interno um parceironessa conquista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em gestão de negócio) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; Frazão. Marketing de relacionamento: como fidelizar o cliente externo nas organizações, fazendo do cliente interno um parceironessa conquista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em gestão de negócio) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; SANTOS, L. C.. O papel da ética no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria contábil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; Frazão. A educação ambiental na esfera pública: uma abordagem da comissão interinstitucional de educação ambiental no Estado da Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Hab. em Gestão de Negócios) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; MOSQUERA, S.. Considerações sobre os impactos da demissão no indivíduo e outplacement. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Hab. em Gestão de Negócios) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; Frazão; MOSQUERA, S.. A qualificação do deficiente visual para ser inserido no mercado de trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Hab. em Gestão de Negócios) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; SEIXAS, G. B.; BARAUNA, L.. O contador do século XXI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; SEIXAS, G. B.. A contabilidade como ferramenta para a gestão da cooperativa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; SEIXAS, G. B.; BARAUNA, L.. Responsabilidade social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
Frazão;SAMPAIO, D. A.SAMPAIO, D. A.. O marketing de relacionamento criando valor para o cliente, um estudo analítico sobre a Perini. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Hab. em Gestão de Negócios) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.; SEIXAS, G. B.; BARAUNA, L.. Contribuições sociais e fiscais no terceiro setor: estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Jorge Amado.
SEIXAS, G. B.;SAMPAIO, D. A.; BARAUNA, L.;SAMPAIO, D. A.. Impacto dos tributos nas microempresas: estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Jorge Amado.
SEIXAS, G. B.;SAMPAIO, D. A.; BARAUNA, L.;SAMPAIO, D. A.. Impacto dos tributos nas microempresas: estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Jorge Amado.
SEIXAS, G. B.;SAMPAIO, D. A.SAMPAIO, D. A.. Planejamento Público Municipal: estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Jorge Amado.
SEIXAS, G. B.; BARAUNA, L.;SAMPAIO, D. A.SAMPAIO, D. A.. Prestação de contas - partidos políticos: estudo de caso no Tribunal Regional Eleitoral. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Jorge Amado.
ROCHA, E. M. N.;SAMPAIO, D. A.SAMPAIO, D. A.. A expressão variável do imperativo singular na língua falada em Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.. Transparência na utilização dos recursos públicos: um estudo de caso do projeto "Tá rebocado" em Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.. Análise das demonstrações contábeis como instrumento para tomada de decisão: um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.. Terceiro setor: como essas entidades buscam recursos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.. Qualidade do atendimento ao cidadão: uma análise do caso Delegacia Regional do trabalho de Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Hab. em Gestão de Negócios) - Fundação Visconde de Cairu.
SAMPAIO, D. A.. A importância da ética para a profissão contábil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.. Sistema de controle interno: e eficiência da auditoria na avaliação dos controles internos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.. Santana.O orçamento participativo como instrumento de dispositivo legal para os municípios. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdades Jorge Amado.
SAMPAIO, D. A.; Vitorino, César C.; Costa, Josenéia C.. Parecer ao pedido de Licença Prêmio da professora Ana Júlia Staudt. 2016. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; PELLEGRINO, E. B.. Membro no processo de Progressão Funcional de Carreira. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; ABADE, C.; PEREIRA, N.. Intergrante de banca examinadora do projeto de Dissertação de Mestrado: A prefixação na primeira fase do português arcaico: séculos XII, XIII e XIV. 2011. Universidade Federal da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; ABADE, C.; PEREIRA, N.. Integrante da banca examinadora do Projeto de Dissertação de Mestrado: Edição interpretativa e glossário do livro dos usos da Ordem Cister. 2011. Universidade Federal da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; ABADE, C.; PEREIRA, N.. Integrante da banca examinadora do projeto de Dissertação de Mestrado: Construções clivadas em cartas dos séculos XVIII e XIX. 2011. Universidade Federal da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; ABADE, C.; PEREIRA, N.. Integrante da Banca Examinadora do Projeto de Dissertação de Mestrado: A antroponímia no português medieval: os sobrenomes e a sócio-história. 2011. Universidade Federal da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; ASSIS, V.; ROCHA, I. S.. Membro da Comissão do Processo Seletivo de Matrícula Especial para portador de Diploma e Transferência Externa e Interna - Curso de Letras Vernáculas. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; ROCHA, I. S.; CORTES, M. N.. Membro da Comissão do Processo Seletivo de Matrícula Especial para portador de Diploma e Transferência Externa e Interna - Curso de Letras Vernáculas. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
PARCERO, L. M. J.; SANTANA NETO, J. A.;SAMPAIO, D. A.. Membro da comissão para analisar o pedido de progressão na Carreira do Magistério superior de Professor Auxiliar para Professor Adjunto da docente Iraneide Santos Costa. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; REIS, C.; ASSIS, V.. Membro da Comissão do Processo Seletivo de Matrícula Especial para portador de Diploma e Transferência Externa e Interna - Curso de Letras Vernáculas. 2007. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; REIS, C.; BLANCO, R. H.. Membro da comissão para analisar o pedido de mudança de regime de trabalho de 20 para 40 horas da Professora Maria Eunice Victal e Castro. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; REIS, C.; BLANCO, R. H.. Membro da comissão para analisar o pedido de mudança de regime de trabalho de 20 para 40 horas da Professora Adriana de Borges Gomes. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; ASSIS, V.. Membro da Comissão do Processo Seletivo de Matrícula Especial para portador de Diploma e Transferência Externa e Interna - Curso de Letras Vernáculas. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SAMPAIO, D. A.; REIS, C.; BLANCO, R. H.. Membro da comissão para analisar o pedido de mudança de regime de trabalho de 40 horas para Dedicação Exclusiva da Professora Carla da Penha Bernardo. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
A MULHER NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: DA EXALTAÇÃO À DEGRADAÇÃO; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L; P; ) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Epitáfio: discussão sobre práticas sócio-comunicativas; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L; P; ) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Arquitetando a leitura; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L; P; ) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
A interface da leitura: do livro ao hipertexto; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L; P; ) - Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Leitura: uma descoberta; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literat) - Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Leitura: uma descoberta; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
A diversidade dos gêneros textuais na formação do leitor crítico; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
A mulher na música popular brasileira: da exaltação à degradação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L; P; ) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
As práticas sociais de linguagem e o twitter: um estudo em dois jornais de Salvador-Ba; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literat) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
Internetês: um estudo sobre essa linguagem na perspectiva da variação linguística; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literat) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
A recepção da língua portuguesa por parte dos surdos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L; P; ) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
A reforma ortográfica e suas consequências na produção escrita de alunos no ensino médio, em uma Unidade Pública, na cidade de Salvador; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras / Língua Portuguesa e Literaturas de L; P; ) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
A importância do ensino de leitura na sala de aula do Ensino Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
A leitura e os gêneros textuais no ensino formal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
A música como aliada no processo de aquisição de novos conhecimentos e incentivadora da leitura em sala de aula; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
As aulas de língua portuguesa e o desenvolvimento da prática de leitura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
; As novas tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
O ato de ler: uma reflexão sobre as práticas de leitura em aulas de língua portuguesa no ensino médio de escolas públicas de Salvador; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
O trabalho de formação do sujeito leitor numa escola de 1º ciclo do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
Ensino fundamental I: importância de cultivar o hábito de leitura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
O estudo da assimilação do fonema /d/ na sílaba postônica final dos verbos no gerúndio no dialeto soteropolitano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
O desenvolvimento da leitura nas séries iniciais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
O desenvolvimento da linguagem em crianças dos quatro aos seis anos: como o meio sócio-cultural interfere nesse processo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
A diversidade dos gêneros textuais na formação do leitor crítico; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literat) - Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
A interface da leitura: do livro ao hipertexto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
Leitura: uma descoberta; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
Acordando para a leitura: dos livros para o mundo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia, Programa da Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Dilcélia Almeida Sampaio;
Produções bibliográficas
-
PINA, Patrícia K. da Costa ; SAMPAIO, D. A. . Refletindo sobre os limites da leitura literária hoje. Via Atlântica (USP) , v. 20, p. 38-52, 2011.
-
PINA, Patrícia K. da Costa ; SAMPAIO, D. A. . Textos, leitores, literatura(s)... Ler, hoje?. Revista Augustus (Rio de Janeiro. Impresso) , v. ano 15, p. 58-65, 2010.
-
SAMPAIO, D. A. . O IMPERATIVO NO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVIII: UM ESTUDO EM PEÇAS TEATRAIS. In: MAGALHÃES, José Sueli de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos (org). (Org.). Múltiplas Perspectivas em Linguística. Uberlândia - MG - Brasil: Edufu, 2008, v. 1, p. 938-949.
-
SAMPAIO, D. A. . O imperativo no português do século XVI. In: COSTA, S. B. B.; MACHADO FILHO, A. V.. (Org.). do português arcaico ao português brasileiro. 1a.ed.Salvador: EDUFBA, 2004, v. Único, p. 213-226.
-
SAMPAIO, D. A. . Manifestação/expressão do imperativo em peças teatrais brasileiras representativas do século XX. In: ROSAE: Linguística histórica, história das línguas e outras histórias, 2012, Salvador - Bahia. Textos apresentados no ROSAE- I Congresso Internacional de Linguística Histórica. Salvador - Bahia: EDUFBA, 1999. v. Único. p. 157-182.
-
SAMPAIO, D. A. . O comportamento do jovem no contexto leitura-leitor. In: 6º Seminário Educação e Leitura: novas linguagens, novos leitores, 2011, Natal - RN. ccsa.ufrn.br/6 sel /anais. Natal - RN: UFRN, 2011. v. único.
-
SAMPAIO, D. A. . A manifestação do imperativo em peças teatrais brasileiras: século XIX. In: I SIMELP - I Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa, 2009, São Paulo. www.fflch.usp.br/eventos/simelp/new. São Paulo - Brasil: USP, 2008.
-
SAMPAIO, D. A. . O modo imperativo no Português Europeu: uma análise em extratos de inquéritos do projeto português fundamental. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Fortaleza - Ceará. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Fortaleza: Imprensa Universitária/UFC, 2003. v. II. p. 148-150.
-
SAMPAIO, D. A. . O comportamento do jovem no contexto leitura-leitor. In: 6º SEL - 6° Seminário Educação e Leitura, 2010, Natal - RN. 6° Seminário Educação e Leitura - Programa. Resumos. Natal: Editora da UFRN, 2010. v. Único. p. 50-50.
-
SAMPAIO, D. A. . Manifestação/Expressão do imperativo em peças teatrais brasileiras representativas do século XX. In: ROSAE - I Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2009, Salvador - Bahia. Rosae-Homenagem a Rosa Virgínia Mattos e Silva- I Congresso Internacional de LInguística Histórica - Program - Resumos. Feira de Santana _ Bahia: Imprensa Universitária da UESF, 2009. v. Único. p. 67-68.
-
SAMPAIO, D. A. . O imperativo no português do século XVIII: um estudo em peças teatrais. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística / I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (SILEL 2006), 2006, Uberlândia - MG - Brasil. MEL - Anais de Eventos - www.mel.ileel.ufu.br, 2006.
-
SAMPAIO, D. A. . A variação diatópica do imperativo no português brasileiro. In: XIX Jornada Nacional de Estudos LIngüísticos, 2002, Fortaleza - Ceará. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos: programa & resumos. Fortaleza - Ceará: Expressão Gráfica, 2002. v. Único. p. 191-191.
-
SAMPAIO, D. A. . Modo imperativo: uma análise em extratos de inquéritos do Projeto Português Fundamental. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza - Ceará. II Congresso Internacional da ABRALIN: Programa e resumos. Fortaleza - Ceará- Brasil: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará - UFC, 2001. v. Único. p. 323-323.
-
SAMPAIO, D. A. . Modo Imperativo: sua manifestação/expressão no português contemporâneo. In: XVIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO GELNE, 2000, SALVADOR- BA. XIII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS: PROGRAMA E RESUMOS. FORTALEZA - CEARÁ: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE DO CEARÁ, 2000. v. ÚNICO. p. 206-206.
-
SAMPAIO, D. A. . As anotações de aulas dos estudantes universitários: um gênero textual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, D. A. . Seminário de Iniciação Científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, D. A. . A pesquisa acadêmica e a ABNT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, D. A. . Extensão Universitária nos Cursos de Letras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, D. A. . Leitura e identidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SAMPAIO, D. A. . Linguagem, diversidade e formação do leitor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, D. A. . O comportamento do jovem no contexto leitura-leitor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SAMPAIO, D. A. . Manifestação/Expressão do Imperativo em Peças Teatrais Brasileiras representativas do Século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAMPAIO, D. A. . A expressão do imperativo em peças teatrais brasilairras: século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SAMPAIO, D. A. . O imperativo no português do século XVIII: um estudo em peças teatrais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SAMPAIO, D. A. . A atuação da faixa etária na escolha das variantes de manifestação do Imperativo no Português Brasileiro.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAMPAIO, D. A. . A variação diatópica do imperativo no português brasileiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAMPAIO, D. A. . Modo imperativo: uma análise em extratos de inquéritos do Projeto Português Fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAMPAIO, D. A. . Modo Imperativo: sua manifestação/expressão no português contemporâneo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAMPAIO, D. A. . Sujeito: seu conceito na doutrina gramatical implícita.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SAMPAIO, D. A. ; SIMÕES, M. de L. Netto . Parecer à publicação de Maria de Lourdes Netto Simões. 2006.
SAMPAIO, D. A. ; CARVALHO, C. S. ; GOMES, A. B. . O curso de Letras/Língua espanhola da UNEB: 10 anos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SAMPAIO, D. A. ; ROSA, Flávio R. . Emissão de Parecer a obra submetida ao Conselho Editorial da EDUFBA. 2014. (Parecerista no Corpo de Especialistas da Editora da Universidade Federal da Bahia).
SAMPAIO, D. A. . Parecer à obra publicada pela EDUNEB. 2014. (Parecerista do Conselho da Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB)).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2013
Leitura e formação do leitor, Descrição: Este projeto consiste na investigação dos aspectos que envolvem a formação do leitor e busca identificar quais gêneros textuais despertam mais interesse dos leitores/alunos, e como a escola pode contribuir para a formação de leitores. O objeto de estudo é a leitura de textos de gêneros diversos - textos literários, jornalísticos, didáticos, acadêmicos e publicitários -, como fator contribuinte para despertar o interesse pela leitura, tendo como campo de pesquisa escolas do nível fundamental e do nível médio de Salvador, cujos sujeitos da pesquisa serão os(as) alunos(as).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Dilcélia Almeida Sampaio - Coordenador., Número de orientações: 2
-
2008 - Atual
Constituição Histórica do Português: aspectos morfossintáticos, Descrição: Trata da coleta e análise de dadas da língua portuguesa no Brasil, em textos de tipologias diversas, produzidos nos séculos XIX e XX, com o objetivo de constituir corpora representativos desses séculos, no tocante aos estudos lingüísticos, bem como, realizar análises de aspectos lingüísticos em textos resgatados pela linha de Edição de Textos, sobretudo daqueles textos produzidos por autores baianos.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dilcélia Almeida Sampaio - Coordenador.
Prêmios
2012
Professora homenageada pelos formandos em Letras - Língua Portuguesa - Turma 2011.2, Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
2009
Professora homenageada pelas formandas em Pedagogia 2008.2, Fundação Visconde de Cairu.
2009
Professora homenageada pelos formandos em Letras - Língua Espanhola 2009.1, Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
2008
Professora homenageada pelas formandas em Pedagogia 2007.2, Fundação Visconde de Cairu.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas. , Rua Silveira Martins, 2555., Cabula, 41195-001 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172200, Ramal: 2271, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2012
Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de CandeiasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Visitante
Outras informações:
Pós-Graduação (Lato Sensu) em Produção Textual, Gramática e Literatura Disciplinas ministradas: Leitura e compreensão textual; Sociolinguística; Metodologia do ensino superior; Morfossintaxe do português.
2010 - 2011
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Visitante
Outras informações:
MBA em Gestão Pública - Disciplina ministrada: Metodologia do Ensino Superior
2009 - 2010
Faculdade São SalvadorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 6
Outras informações:
Ensino
Atividades
-
08/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação Forense
1981 - 1985
Escola Bento GonçalvesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa da 7ª e da 8ª série
2005 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ensino
Atividades
-
08/2016
Direção e administração, DCHI - Salvador, .,Cargo ou função, Cargo Temporário de Diretor.
-
01/2014
Direção e administração, DCHI - Salvador, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do DCHI.
-
01/2012
Direção e administração, DCHI - Salvador, .,Cargo ou função, Coordenadora do NUPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão.
-
03/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa, Estudo de Linguística Textual, Prática Pedagógica I
-
09/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental, Leitura e Produção Textual I, Prática Pedagógica III, Morfossintaxe da Língua Materna
-
03/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística Textual, Morfossintaxe da Língua Materna
-
03/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Históricos e Culturais em Língua Materna, Leitura e Produção de Texto em LM, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Prática de Pesquisa III, Prática Pedagógica II, Prática Pedagógica III, Projeto de Pesquisa
-
06/2014 - 07/2016
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas ? DCH I - Campus I, .,Cargo ou função, Cargo Temporário de Diretor de Departamento.
1998 - 1999
Universidade Federal da BahiaVínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ensino
Atividades
-
02/1998 - 02/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II-A
2000 - 2011
Fundação Visconde de CairuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Ensino
Atividades
-
03/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PPOII - Projeto de Pesquisa Orientada II, PPOI - Projeto de Pesquisa Orientada I
-
08/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do estudo e da pesquisa, Oficina de Oralidade e Texto
-
09/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Visconde de Cairu, .,Cargo ou função, Consultoria em Produção Textual.
-
08/2000
Ensino, Administração com Hab. em Gestão de Negócios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PPOII - Projeto de Pesquisa Orientada, Comunicação I
-
03/2004 - 02/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Visconde de Cairu - FAVIC, Faculdade Visconde de Cairu - FAVIC.,Atividade realizada, Orientação de Estágio.
-
02/2001 - 08/2003
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
-
02/2001 - 08/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Contábeis.,Atividade realizada, Orientação de monografias de Conclusão de Curso de Graduação.
2004 - 2006
Faculdades Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Ensino
Atividades
-
07/2007 - 08/2007
Ensino, Controladoria Governamental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
12/2006 - 01/2007
Ensino, Controladoria Governamental: Análise Econômico-Fin, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
08/2004 - 12/2006
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Projeto de monografia
-
06/2005 - 12/2005
Ensino, Curso de Esp. em Análise Eco. Finan. com Enf. na A, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
03/2005 - 04/2005
Ensino, Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
08/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Trabalhos de Conclusão de Curso, Trabalhos de Conclusão de Curso.,Atividade realizada, Orientação metodológica e de produção textual para os trabalhos de conclusão de curso.
2007 - 2008
Faculdade Regional da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor - Horista, Carga horária: 4
Outras informações:
Ensino
Atividades
-
07/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação
1986 - 2001
Colégio Estadua Senhor do BonfimVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Nível - 3, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou como Coordenadora da área de Comunicação e Expressão, no período de 1990 a 1996.
Atividades
-
03/1986 - 09/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação
-
03/1990 - 03/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Comunicação e Expressão.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dilcélia Almeida Sampaio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?