Vangil PINTO-SILVA
Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso(1976), especialização em Ecologia de Algas pela Universidade de Brasília(1983), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos(1980) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos(1991). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Federal de Mato Grosso, Proessor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso e Diretor Científico do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas:VARIACAO DIURNA, PARAMETROS LIMNOLOGICOS,, PANTANAL MATO-GROSSENSE.
Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais
1986 - 1991
Universidade Federal de São Carlos
Título: Variaçãi Diurna dos Principais Parametros Limnológicos nos Lagos Recreio e Buritizal, Pantanal Mato-Grossense, Barão de Melgaço, MT
Orientador: PROF. DR. ADALBERTO P. P. DE TOLEDO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: VARIACAO DIURNA, PARAMETROS LIMNOLOGICOS,; PANTANAL MATO-GROSSENSE.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais
1977 - 1980
Universidade Federal de São Carlos
PROF. DR. JOSE GALIZIA TUNDISI.Palavras-chave: VARIACAO DIURNA, FATORES ECOLOGICOS,; PANTANAL MATO-GROSSENSE.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Participação em eventos
Encontro internacional dos negocios da pecuária.A água na Agricultura e Pecuária ( DEBATEDOR ). 2003. (Encontro).
Workshop on Neotropical Ecosystems.German-Brazilian Workshop on Neotropical Ecosystems. 2000. (Outra).
Participação em bancas
Carolina Joana da Silva; SOARES, M. G. M.;PINTO-SILVA, V.. Dinâmica espacial e temporal dos nutrientes na biomassa de Eicchornia crassipes ( Mart.) Solms no sistema de Baías Chacororé-Sinhá Mariana, Pantanal Mato-grossense, Barão de Melgaço, MT. 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.; ZEILHORFER, P.. Liberação de nutrientes em um campo inundável no Pantanal de Mato Grosso: O papel da inundação.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; LIMA, J. B.; MASCARENHAS, F. C. B.. A relação do uso e ocupação do solo na qualidade da água superficial na bacia do rio Coxipó, MT. 2003. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.. Dinâmica dos Estandes e produção Primária de Eichhornia azurea na Baía dos Coqueiros( Pantanal de Mato Grosso, Brasil ). 2002. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.; Eduardo Guimarães Couto. Dinâmica de Deposição e Renovação de Matéria Orgânica no Solo Superficial de um Campo Inundável no Pantanal de Mato Grosso, Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; LIMA, J. A. F.; CARAMASCHI, E.; SEVERI, W.. Influências de fatores físico-químicos e recursos alimentares na migração lateral de peixes no Lago Chacororé, Pantanal de Barão de melgaço, Estado de Mato Grosso. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; Germano Guarim Neto. Caracterização Limnológic da Baía Piuval e Vazante do Birici e Biomassa de Eichhornia azurea, Fazenda Ipiranga, Poconé, Pantanal Mato-Grossense, MT. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; NOGUEIRA, F. M. B.. Qualidade da água do rio Bento Gomes ( Pantanal de Poconé, MT ) com ênfase em microbiologia ambiental. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; LOUREIRO, M. F.; POLIDORO, J. C.. Comportamento de espécies de Azolla cultivadas em Cuiabá/MT e isolamento da cianobactéria anabaena azollae. 1998. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; PETRERE JR., M.. da Silva Oliveira. Idade e crescimento do piavuçu leporinus macrocephalus na bacia do rio Cuiabá, Pantanal de Mato Grosso. 1988. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; Geraldo Barbieri; Pedro Manoel Galetti Júnior; Nelcy Verani. Ecologia Comparada da Ictiofauna em Córregos de Cerrado na Bacia Amazônica: Base para Conservação das Espécies. 2000. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; NOGUEIRA, F. M. B.; CUNHA, C. N.; MACEDO, M.. Magistério Superior na Categoria de Professor Titular. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; Cesar Enrique de Melo; Paulo Cesar Venere. Membro titular da Banca Examinadora de Provas e Títulos do Concurso Público para Professor adjunto, do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso, na área de conhecimento em Ecologia de Ecossistemas, no período de 20 a 22 de março de 2002. 2002.
PINTO-SILVA, V.; GUARIM, V. L. M. S.; SALLES, H. G.. Concuso para Professor Substituto para a área de Ecologia Geral. 1995.
PINTO-SILVA, V.; CALLIL, C.; LIMA, J. B.. Diversidade de oligochaeta e caracterização limnológica de rios à jusante e montante da Hidrelétrica de Manso, MT, Brasil. QUALIFICAÇÃO. 2003. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; CALLIL, C.; RONDON, E. B.. Composição, distribuição e densidade de Chironomidae ( díptera: Insecta ) e características limnológicas de quatro rios da Região de Manso, MT. QUALIFICAÇÃO. 2003. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva. Dinâmica Temporal e Especial de Nutrientes na Macrófita Aquática Eichhornia crassipes (Mart.)Solms. (QUALIFICAÇÃO).. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.. Dinâmica de Nutrientes em um Campo Alagável do Pantanal Mato-Grossense: Velocidade de Liberação de Nutrientes Causada pela Inundação (QUALIFICAÇÃO).. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; MELO, C. H.. Ecologia Trófica e Diversidade de Peixes em um Lago na Planície Inundável do Rio das Mortes (QUALIFICAÇÃO).. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; HARDOIM, E. L.. Aspectos Ecológicos de Comunidades de Testacea ( Protozoa: Rhizopoda) de Rios Encachoeirados no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães-MT ( QUALIFICAÇÃO ). 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva. Avaliação da Composição das Aves Aquática no Reservatório da APM Manso em sua Fase Inicial de Formação ( QUALIFICAÇÃO ). 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva. Sistema de Baías Chacororé-Sinhá Mariana-Pantanal de Mato Grosso: Bases Ecológicas e Sócio Econômicas para o seu Manejo Participativo (QUALIFICAÇÃO).. 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.. Produtividade Primária e Dinâmica dos Estandes de Eichhornia azurea na Baía dos Coqueiros (Pantanal de Mato Grosso, Brasil) (QUALIFICAÇÃO).. 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.. Comitê Externo PIBIC/UNEMAT. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.
PINTO-SILVA, V.; MIYAZAKI, R. D.. Comunidades de insetos aquáticos do Rio Bento Gomes, Pantanal de Poconé, MT (QUALIFICAÇÃO).. 1997. Universidade Federal de Mato Grosso.
Orientou
Influência da qualidade da água sobre a composição da carne do Tambacu ( Piaractus mesopotamicusxColossoma macropmum) e piraputanga ( Brycon orbignyanus) alimentados com ração extrusada e azolla sp no Mucicípio de N; Sra; do Livramento, MT; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Condições limnológicas e composição de oligochaeta em três rios a jusante e um a montante da hidrelétrica de mçanso situada em Chapada dos Guimarães - MT; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Composição, distribuição e densidade de Chironomidae ( diptera:Insecta ) em quatro rios da região de Mçanso-MT, nos períodos de cheia e seca e a correlação com as principais variáveis limnológicas; ; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Produção primária do fitoplancton e variáveis limnológicas na Baía do Coqueiro, Pirizal, Pantanal Mato-grossense, N; Sra; do Livramento, MT; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Ocorrência fitoplanctônica na Baía do Coqueiro, Pantanal Mato-grossense; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Variáveis limnológicas e hábito alimentar do zooplâncton da Baía dos Coqueiros, Pantanal Mato-grossense; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Características limnológicas e comunidade de vertebrados bentônicos na Baía do Coqueiro, Pantanal Mato-grossense,MT; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Diversidade, Estrutura Trófica da Ictiofauna e Condições Limnológicas em um Lago na Planície Inundável do Rio das Mortes-MT; 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
A relação do uso e ocupação do solo na qualidade da água superficial na Bacia do Rio Coxipó, MT; 2003; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
Caracterização Limnológica e a Comunidade de Macroinvertebrados Bentônicos do Rio Claro"Rio Pixaim",Pantanal Mato-Grossense, Poconé-MT; 2000; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
VARIAÇÕES LIMNOLÓGICAS SEMANAIS DA LAGOA RAUL VIEIRA NO ZOOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO-UFMT; CUIABÁ-MT; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
E; TAVARES MORINI; CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS E COMPOSIÇÃO ZOOPLANCTÔNICA DA BAÍA SÁ MARIANA, BARÃO DE MELGAÇO-PANTANAL MATO-GROSSENSE, MT; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS E ANÁLISE TEMPORAL DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DA BAÍA SÁ MARIANA, PANTANAL DE BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE azolla CULTIVADAS EM CUIABÁ/MT E ISOLAMENTO DA CIANOBACTÉRIA Anabaena azollae; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Coorientador: Vangil PINTO-SILVA;
COMUNIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS E CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS DO RIO COXIPÓ E COXIPOZINHO, MT; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
HABITOS ALIMENTARES, DIVERSIDADE DE PEIXES E CONDI OES LIMNOLOGICAS EMUM CORREGO DE CERRADO, BARRA DO GAR AS,MT; 1995; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
Ecologia comparada da ictiofauna em córregos de Cerrado do Brasil Central, na Bacia Amazônica: Bases para a Conservação das espécies; ; 2000; Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Vangil PINTO-SILVA;
Inovações Tecnológicas em Industria de Curtimento; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agentes de Inovação e D) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
ESTUDO DA LIMNOLÓGIA BÁSICA DA LAGOA 'Baía do Poço'UMA LAGOA DE CONEXÃO DIRETA COM O RIO CUIABÁ, PANTANAL MATO GROSSENSE, MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, MT; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Biologia de Ambientes I) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
ESTUDO DA LIMNOLOGIA BÁSICA DO RIO CUIABÁ PRÓXIMO A PRAIA DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER , PANTANAL MATO GROSSENSE,MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER,MT; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Biologia de Ambientes I) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO 'TANQUE DOS PADRES'EM DECORRENCIA DOS IMPACTOS CAUSADOS COM A ATIVIDADE GARIMPEIRA, PANTANAL MATO GROSSENSE, POCONÉ,MT; 1986; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Biologia de Ambientes I) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
Estudo Comparativo de Algumas Variáveis Limnológicas e dos Macroinvertebrados Bentônicos do Rio Pixaim-Pantanal Mato-Grossense, Poconé, MT; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
ESTUDO COMPARATIVO DAS CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS E DA COMUNIDADE ZOOPLANCTONICA EM DOIS PONTOS DA BAÍA PEDRA BRANCA, PANTANAL MATO GROSSENSE, MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, MT; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
E; TAVARES MORINI; PRODUÇÃO PRIMARIA DO FITOPLÂNCTONE AS VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS DO LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO GROSSENSE, BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
ECOLOGIA COMPARADA DE PEIXES E CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS EM QUATRO CURSOS DÁGUA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUAL, BARRA DO GARÇAS, MT; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
FATORES ECOLÓGICOS E A CONCENTRAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DAS PRINCIPAIS MACRÓFITAS E DO SEDIMENTO DOS LAGOS RECREIO E ACURIZAL, PANTANAL MATO GROSSENSE, BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
CONCENTRAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DA SAVINIA AURICULATA, DO SEDIMENTO E AS CONDIÇÕES LIMNÓGICAS DE DOIS CORPOS DÁGUA AO LONGO DA RODOVIA SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, PANTANAL MATO GROSSENSE, BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;
Produções bibliográficas
-
MELO, C. H. ; LIMA, J. D. ; TROY, W. P. ; PINTO-SILVA, V. . Diversidade e distribuição da ictiofauna associada a macrófitas aquuáticas na Baia dos Coqueiros- Pantanal de Mato Grosso. Anais do Vl Congresso de Ecologia do Brasil, Fortaleza, CE, p. 33-35, 2003.
-
MORINI, A. A. E. T. ; PINTO-SILVA, V. . COMPOSIÇÃO ZOOPLANCTÔNICA DA BAIA SINHA MARIANA, PANTANAL DE BARÃO DE MELGAÇO, MT.. SIMPOSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONOMICOS DO PANTANAL, 3. 2000, CORUMBÁ, MS. OS DESAFIOS DO NOVO MILENIO. ANAIS. CORUMBÁ,MS:EMBRAPA,2001.1 CDROM., CORUMBÁ, MS, BRASIL, 2001.
-
BAMBI, P. ; PINTO-SILVA, V. . PRODUÇÃO PRIMÁRIA DO FITOPLANCTON E AS RELAÇÕES COM AS PRINCIPAIS VARIÁVEIS LIMNOLOGICAS DA BAIA DAS PEDRAS, PIRIZAL, PANTANAL, MT. SIMPOSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 3.2000, CORUMBÁ,MS. OS DESAFIOS DO NOVO MILENEO. ANAIS. CORUMBÁ, MS: EMBRAPA PANTANAL.2001.1CD ROM., 2001.
-
PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. . ESTIMATED FLUXES OF CO2 BETWEEN BRAZILIAN PANTANAL SHALLOW LAKES AND THE ATMOSPHERE. Proceedings of the International Association of Theoretical and Applied Limnology , Alemanha, v. 27, n.3, p. 1451-1453, 2000.
-
LOURIVAL, R. F. ; Carolina Joana da Silva ; CALHEIROS, D. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; BEZERRA, M. A. O. ; BOULHOSA, R. L. P. ; PINTO-SILVA, V. ; STRUSSMAN, C. ; TAKEDA, A. M. ; TOMAS, W. M. . OS IMPACTOS DA HIDROVIA PARAGUAI - PARANÁ SOBRE A BIODIVERSIDADE DO PANTANAL-UMA DISCUSSÃO MULTIDISCIPLINAR. do II Simpósio Sobre Recursos Naturais E Sócio Econômicos do Pantanal, CORUMBÁ, MS, p. 517-537, 1999.
-
SAIJO, Y. ; HINO, K. ; IKUSIMA, I. ; SUNAGA, T. ; TUNDISI, J. G. ; MATSUMURA-TUNDISI, T. ; BARBOSA, F. A. R. ; HENRY, R. ; FUKUHARA, H. ; PINTO-SILVA, V. . Physicochemical Features of Rivers and Lakes in Pantanal. Japanese Journal of Limnology , v. 58, n.1, p. 69-82, 1997.
-
PINTO-SILVA, V. . Diagnostico preliminar dos impactos ambientais gerados por garimpos de ouro em Alta Floresta- MT. Tecnologia Ambiental , Rio de Janeiro, v. 2, p. 121-158, 1992.
-
PINTO-SILVA, V. ; SILVA ; J, C. ; PINTO-SILVA . MACROFITAS AQUATICAS E AS CONDICOES FISICAS E QUIMICAS DOS ALAGADOS, CORIXOS E RIOS, AO LONGO DA RODOVIA TRANSPANTANEIRA, PANTANAL MATO-GROSSENSE. REVISTA BRASILEIRA DE BIOLOGIA, v. 3, p. 691-697, 1989.
-
SAYJO, Y. ; MITADURA, O. ; IKUSINA, I. ; TUNDISI, J. G. ; SUNAGA, T. ; FUKUHARA, H. ; BARBOSA, F. A. ; HENRY, R. ; SEIXAS FILHO, ; PINTO-SILVA, V. . PHYSICAL-CHEMICAL FEATURAL OF SMALL LAKES NEAR PORTO JOFRE IN NORTHERNPANTANAL. IN: SAYJO,Y E TUNDISI, J. G. (EDS).. LIMNOLOGICAL STUDIES IN RIO DOCE VALLEY LAKES AND PANTANAL WETLANDS (2ND REPORT), v. 2, p. 177-182, 1987.
-
PINTO-SILVA, V. ; REZENDE, E. S. ; LIMA, D. . DISTRIBUICAO DE OXIGENIO DISSOLVIDO,TEMPERATURA,PH E PENETRACAO DE LUZNO LAGO RECREIO, PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO, MT.. ANAIS DO SEMINARIO REGIONAL DE ECOLOGIA, v. 4, p. 457-495, 1984.
-
PINTO-SILVA, V. . MANUAL DE ANALISES LIMNOLOGICAS:METODOS E TECNICAS. , 2002. v. 01. 95p .
-
PINTO-SILVA, V. ; LIMA, D. . DIAGNOSTICO PRELIMINAR DOS IMPACTOS POR GARIMPOS DE OURO EM ALTA FLORESTA /MT:ESTUDO DE CASO. RIO DE JANEIRO,RJ.: CETEM/CNPQ, 1992. v. 2. 190p .
-
MOURA, V. S. ; OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. . Produção primária do fitoplancton e variáveis limnológicas na Baia do Coqueiro, Pirizal, Pantanal Mato-grossense, N. Sra. do Livramento, MT. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003, Cuiabá, MT. Anais 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1. Cuiabá, 2003.
-
OLIVEIRA, S. M. L. ; MOURA, V. S. ; PINTO-SILVA, V. . Variáveis limnológicas, produção primária e caracterização da comunidade fitoplanctônica da Baía Sá Mariana, Barão de Melgaço, MT. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003, Cuiabá, MT. Anais do 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003.
-
OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. ; NUNES, J. R. S. ; LULA, G. ; FARIAS, A. A. . Perifiton associado a eichhornia azurea na Baía do Coqueiro, Pantanal Mato-grossense: Densidade e Produtividade. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003, Cuiabá, MT. Anais deo 14º encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003.
-
PINTO-SILVA, V. ; OLIVEIRA, S. M. L. ; MOURA, V. S. . Distribuição espacial das associações fitoplanctônicas na Baía deo Coqueiro, Pantanal de Poconé, MT. In: 8º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental Rio de Janeiro, 2002, Rio de Janeiro. 8º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2002.
-
OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. ; HUSZAR, V. L. M. . ANÁLISE TEMPORAL DA COMUNIDADE FITOPLÂNTONICA DA BAÍA SÁ MARIANA, PANTANAL DE BARÃO DE MELGAÇO-MT. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa/PB. Anais do Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001.
-
PINTO-SILVA, V. . Influencia da sazonalidade na composição da ictiofauna em córregos de cerrado no Brasil Central.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia., 2000, Cuiabá, MT, 2000.
-
OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. . LIMNOLOGICAL AND FITOPLÂNKTON VARIATION IN THE SINHA MARIANA LAKE, PANTANAL WETLAND, BRAZIL. In: German-Brazilian Workshop on Neotropical Ecosystems Achievements and Prospects of Cooperative Reserch, 2000, HAMBURG. Workshop Neotropical Ecosystems, 2000. p. 201-201.
-
MORINI, A. A. E. T. ; PINTO-SILVA, V. . Limnological conditions and composition of zooplancton in the Sinha Mariana lake, Pantanal Wetland, Brazil. In: German-Brazilian Workshop on Neotropical Ecosystems Achievents and Prospects, 2000, HAMBURG. Workshop on Neotropical Ecosystems, 2000. p. 200-200.
-
PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. . Daily carbon dioxide budget in the Brazilen Pantanal Shallow lakes. In: The Millennium Wetland Event, 2000, QUEBEC. Intecol Millennium Wetland Event, Quebec, Canada, 2000. p. 478-478.
-
PINTO-SILVA, V. . Dieta alimentar de peixes em Córregos do Parque Estadual da Serra Azul, Barra do Garças- MT. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999.
-
PINTO-SILVA, V. . Diversidade de peixes em 06 córregos de Cerrado na Bacia Amazônica. In: XIII Encontro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro de Ictiologia, 1999.
-
PINTO-SILVA, V. . Ecologia comparada de peixes em córregos de área de proteção ambiental Pé da 'Serra Azul'Barra do Garças, MT. In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife, 1998.
-
PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. . estimated fluxes of Co2 between Brazilian Pantanal shallow lakes and the atmosphere. In: XXVII CONGRESS OF LIMNOLOGIAE, 1998, Irlanda. XXVII CONGRESS OF LIMNOLOGIAE DUBLIN. Dublin: University of Ireland, 1998. p. 77-78.
-
PINTO-SILVA, V. . Aspects of the respiratory physiology of the South American Lungfish(Lepidosiren Paradoxa) A Field Study. In: The Society of Experimental Biology Annual Meeting, 1997, Londres. The Society of Experimental Biology Annual Meeting, 1997.
-
PINTO-SILVA, V. . PRODUCAO PRIMARIA DO FITOPLANCTON DE TRES LAGOS DO PANTANAL MATO- GROSSENSE, BARAO DE MELGACO,MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 2 REUNIAO ESPECIAL DA SBPC. PAG.308, 1995, CUIABA,MT, 1995.
-
PINTO-SILVA, V. . CONCENTRACAO DA MATERIA ORGANICA DA SALVINIA AURICULATA, DO SEDIMENTO E AS CONDICOES LIMNOLOGICAS DE DOIS CORPOS DAGUA AO LONGO DA RODOVIA SANTO ANTONIO DE LEVERGER/BARAO DE MELGACO, PANTANAL MATO-GROSSENSE. SANTO ANTONIO DE LEVERGER, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 2 REUNIAO ESPECIAL DA SBPC. PAG.315, 1995, CUIABA,MT, 1995.
-
PINTO-SILVA, V. . PRODUCAO PRIMARIA DO FITOPLANCTON E A TRANSPARENCIA DA AGUA DO LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE. BARAO DE MELGACO,MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 2 REUNIAO ESPECIAL DA SBPC. PAG.317, 1995, CUIABA, MT, 1995.
-
PINTO-SILVA, V. . Distribuição espcial, alimentação de peixes e condições limnológicas em um córrego de cerrado. Barra do Garças-MT. In: XI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1995, Campinas, 1995.
-
PINTO-SILVA, V. . APLICACAO DE RADIOISOTOPO NO ESTUDO DA HERBIVORIA EM EICHHORNIA AZUREADA LAGOA DO INFERNAO, ESTA AO ECOLOGICA DO JATAI,LUIS ANTONIO,SP.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG. 272, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.
-
PINTO-SILVA, V. . AMOSTRAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE MACROINVETEBRADOS BENTONICOS EM UMA LAGOA ARTIFICIAL EM SAO CARLOS, SP, COM USO DE SUBSTRATO ARTI- FICIAL.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.283, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.
-
PINTO-SILVA, V. . CARACTERIZACAO LIMNOLOGICA PRELIMINAR DA BAIA DAS PEDRAS, PANTANAL MA-TO-GROSSENSE, NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.287, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.
-
PINTO-SILVA, V. . ESTUDO DA CADEIA DE HERBIVORIA EM EICHHORNIA AZUREA KUNT; NA LAGOA DO INFERNAO (ESTACAO ECOLOGICA DO JATAI, LUIS ANTONIO SP.). In: RESUMO PUBLICADOD NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.282, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.
-
PINTO-SILVA, V. . POSSIBILIDADES DE OBTENCAO DE ANTISSORO PARA OLIGOCHAETA E SUA UTILI- ZACAO NO ESTUDO DE SEUS PREDADORES DE UMA LAGOA DA FAZENDA SAO JOAO BATISTA, SAO CARLOS, SP.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.281, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.
-
PINTO-SILVA, V. . TECNICA SOROLOGICA APLICADA AO ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR DE HIRUDINE OS DE UMA LAGOA DA FAZENDA JOAO BATISTA, SAO CARLOS.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.271, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.
-
PINTO-SILVA, V. . UTILIZACAO DA TECNICA SOROLOGICA NO ESTUDO DA PREDACAO DE LARVAS DE TRICHOPTERA DE UMA LAGOA DA FAZENDA SAO JOAO BATISTA, SAO CARLOS, SP.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG. 280, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.
-
PINTO-SILVA, V. . ASPECTOS LIMNOLOGICOS DOS PRINCIPAIS CORPOS DAGUA DA REGIAO DE CACERESPANTANAL MATO-GROSSENSE E VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.15, 1988, CUIABA, MT, 1988.
-
PINTO-SILVA, V. . ASPECTOS LIMNOLOGICOS DE UMA PEQUENA LAGOA DO BREJO BURITIZAL, PANTA- NAL, BARAO DE MELGACO, MT. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.13, 1988, CUIABA, MT, 1988.
-
PINTO-SILVA, V. . ESTRUTURA TERMICA E A INFLUENCIA DO MATERIAL EM SUSPENSAO NA TRANSPA- RENCIA DA AGUA DE LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.14, 1988, CUIABA, MT, 1988.
-
PINTO-SILVA, V. . DETERMINACAO DE SUBSTANCIAS HUMICAS NO SEDIMENTO E RESIDUOS DE DECOM- POSICAO DE UM LAGO EM EXTINCAO NA REGIAO DE CHAPADA DOS GUIMARAES, MT. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG. 16, 1988, CUIABA, MT, 1988.
-
PINTO-SILVA, V. . ESTUDOS ECOLOGICOS DE ALGUMAS ESPECIES DE FITOPLANTON DO LAGO RECREIO,PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO,MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 1 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.67, 1986, BELO HORIZONTE, MG., 1986.
-
PINTO-SILVA, V. . ESTUDO COMPARATIVO DA CONCENTRACAO DE CLOROFIA A E OS FATORES ECOLOGI COS NAS REGIOES LIMNETICA E LITORANEA DO LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE. BARAO DE MELGACO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 1 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.21, 1986, BELO HORIZONTE, MG., 1986.
-
PINTO-SILVA, V. . FATORES ECOLOGICOS E CONCENTRACAO DE CLOROFILA A E FEOFITINA DO LAGOBURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 1 CONGRESSO BRASILEIRO DEO LIMNOLOGIA. PAG.61, 1986, BELO HORIZONTE, MG, 1986.
-
PINTO-SILVA, V. . ESTUDOS LIMNOLOGICOS NO PANTANAL MATO-GROSSENSE: VARIACOES DIURNAS (24HORAS) DE TEMPERATURA E OXIGENIO DISSOLVIDO NOS LAGOS CHACORORE E SA-MARIANA, BARAO DE MELGACO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 34 REUNIAO ANUAL DA SBPS. PAG. 561, 1982, CAMPINAS,SP, 1982.
-
PINTO-SILVA, V. . Ecologia comparada de peixes e condições limnológicas em quatro cursos dágua do Parque Estadual da Serra Azul-Barra do Garças, MT. In: V Encontro de Iniciação Científica, 1977, Cuiabá, 1977.
-
OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. . Ecologia e história do Vale do São Lourenço. Cuiabá, MT, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
Cesar Enrique de Melo ; PINTO-SILVA, V. . Catálogo de Peixes da Bacia do médio Rio das Mortes. Cáceres, MT, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. ; LIMA, J. A. F. . Caracterização da Fauna Aquatica e Características Limnológicas em 07 Corpos Dágua no Trecho Alto Araguaia RondonópolismMT. 2001 (Consultoria) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Botânica e Ecologia. , Av. Fernando Correia da Costa, S/N, Coxipó, 78060-900 - Cuiaba, MT - Brasil, Telefone: (65) 6158870
Experiência profissional
1997 - Atual
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato GrossoVínculo: Servidor Publico, Enquadramento Funcional: Diretor Científico, Carga horária: 20
Outras informações:
Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso no período de 17/12/2001 a 15/01/2002
Atividades
-
Direção e administração, Max Planck Institut Fur Limnologie Ploen, .,Cargo ou função, Vínculo: Outro, Enquadramento funcional: Visitas periódicas, Regime Integral. Outras informações: Reuniões de Cúpula da Coordenação do Programa SHIFT/Projeto Ecologia do Gran Pantanal. Discussão de dados obtidos e relativos ao projeto conveniado..
-
10/1977
Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR CIENTÍFICO.
-
02/2000 - 03/2001
Direção e administração, Ministerio do Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Vínculo: Colaborador, Grupo de Trabalho com a finalidade de propor e acompanhar o desenvolvimento da estratégia ambiental integrada e o Plano de Ação Ambiental para os Biomas Cerrados e Pantanal..
1983 - 1985
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: CHEFE DE DEPTO DE BIOLOGIA
Atividades
-
11/1996
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Instituto de Biociências.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM CIENCIAS BIOLOGICAS.
-
11/1976
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Botânica e Ecologia.,Linhas de pesquisa
-
11/1976
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral, Fundamentos Biológico do Saneamento, Ecologia e Poluição, Ecologia Geral, Ecologia e Saúde, Limnologia Basica, Iniciação a Pesquisa, Ecologia de Campo-Módulo Pantanal, Limnologia Geral
-
11/1976
Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Campo: Módulo Pantanal, Limnologia Geral
-
03/1992 - 03/1996
Direção e administração, .,Cargo ou função, COORD. DO PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM CIENCIAS BIOLOGICAS E DO CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM ECOLOGIA E CONSERVACAO DA BIODIVERSIDADE DO INSTITUTO DE BIOCIENCIAS.
-
10/1995 - 11/1995
Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR DE INSTITUTO.
-
02/1994 - 03/1994
Direção e administração, Instituto de Biociências, .,Cargo ou função, DIRETOR DE INSTITUTO.
-
06/1985 - 06/1986
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa/Projeto Polonoroeste.
-
09/1983 - 09/1985
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vangil PINTO-SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?