Vangil PINTO-SILVA

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso(1976), especialização em Ecologia de Algas pela Universidade de Brasília(1983), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos(1980) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos(1991). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Federal de Mato Grosso, Proessor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso e Diretor Científico do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas:VARIACAO DIURNA, PARAMETROS LIMNOLOGICOS,, PANTANAL MATO-GROSSENSE.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais

1986 - 1991

Universidade Federal de São Carlos
Título: Variaçãi Diurna dos Principais Parametros Limnológicos nos Lagos Recreio e Buritizal, Pantanal Mato-Grossense, Barão de Melgaço, MT
Orientador: PROF. DR. ADALBERTO P. P. DE TOLEDO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: VARIACAO DIURNA, PARAMETROS LIMNOLOGICOS,; PANTANAL MATO-GROSSENSE.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais

1977 - 1980

Universidade Federal de São Carlos
PROF. DR. JOSE GALIZIA TUNDISI.Palavras-chave: VARIACAO DIURNA, FATORES ECOLOGICOS,; PANTANAL MATO-GROSSENSE.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Especialização em Ecologia de Algas

1983 - 1983

Universidade de Brasília

Graduação em História Natural

1972 - 1976

Universidade Federal de Mato Grosso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro internacional dos negocios da pecuária.A água na Agricultura e Pecuária ( DEBATEDOR ). 2003. (Encontro).

Workshop on Neotropical Ecosystems.German-Brazilian Workshop on Neotropical Ecosystems. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Josué Ribeiro da Silva Nunes

Carolina Joana da Silva; SOARES, M. G. M.;PINTO-SILVA, V.. Dinâmica espacial e temporal dos nutrientes na biomassa de Eicchornia crassipes ( Mart.) Solms no sistema de Baías Chacororé-Sinhá Mariana, Pantanal Mato-grossense, Barão de Melgaço, MT. 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luciana Ferraz

PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.; ZEILHORFER, P.. Liberação de nutrientes em um campo inundável no Pantanal de Mato Grosso: O papel da inundação.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jose Manoel de Almeida Filho

PINTO-SILVA, V.; LIMA, J. B.; MASCARENHAS, F. C. B.. A relação do uso e ocupação do solo na qualidade da água superficial na bacia do rio Coxipó, MT. 2003. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosemary Lopes da Silva

PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.. Dinâmica dos Estandes e produção Primária de Eichhornia azurea na Baía dos Coqueiros( Pantanal de Mato Grosso, Brasil ). 2002. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Claudio João Bernardi

PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.; Eduardo Guimarães Couto. Dinâmica de Deposição e Renovação de Matéria Orgânica no Solo Superficial de um Campo Inundável no Pantanal de Mato Grosso, Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Nelson Antunes de Moura

PINTO-SILVA, V.; LIMA, J. A. F.; CARAMASCHI, E.; SEVERI, W.. Influências de fatores físico-químicos e recursos alimentares na migração lateral de peixes no Lago Chacororé, Pantanal de Barão de melgaço, Estado de Mato Grosso. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Eva Claudino Sérgio

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; Germano Guarim Neto. Caracterização Limnológic da Baía Piuval e Vazante do Birici e Biomassa de Eichhornia azurea, Fazenda Ipiranga, Poconé, Pantanal Mato-Grossense, MT. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Zoraidy Marques de Lima

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; NOGUEIRA, F. M. B.. Qualidade da água do rio Bento Gomes ( Pantanal de Poconé, MT ) com ênfase em microbiologia ambiental. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gabriela Rocha Priante

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; LOUREIRO, M. F.; POLIDORO, J. C.. Comportamento de espécies de Azolla cultivadas em Cuiabá/MT e isolamento da cianobactéria anabaena azollae. 1998. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Iolanda A

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; PETRERE JR., M.. da Silva Oliveira. Idade e crescimento do piavuçu leporinus macrocephalus na bacia do rio Cuiabá, Pantanal de Mato Grosso. 1988. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: CESAR ENRIQUE DE MELO

PINTO-SILVA, V.; Geraldo Barbieri; Pedro Manoel Galetti Júnior; Nelcy Verani. Ecologia Comparada da Ictiofauna em Córregos de Cerrado na Bacia Amazônica: Base para Conservação das Espécies. 2000. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva; NOGUEIRA, F. M. B.; CUNHA, C. N.; MACEDO, M.. Magistério Superior na Categoria de Professor Titular. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.; Cesar Enrique de Melo; Paulo Cesar Venere. Membro titular da Banca Examinadora de Provas e Títulos do Concurso Público para Professor adjunto, do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso, na área de conhecimento em Ecologia de Ecossistemas, no período de 20 a 22 de março de 2002. 2002.

PINTO-SILVA, V.; GUARIM, V. L. M. S.; SALLES, H. G.. Concuso para Professor Substituto para a área de Ecologia Geral. 1995.

PINTO-SILVA, V.; CALLIL, C.; LIMA, J. B.. Diversidade de oligochaeta e caracterização limnológica de rios à jusante e montante da Hidrelétrica de Manso, MT, Brasil. QUALIFICAÇÃO. 2003. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.; CALLIL, C.; RONDON, E. B.. Composição, distribuição e densidade de Chironomidae ( díptera: Insecta ) e características limnológicas de quatro rios da Região de Manso, MT. QUALIFICAÇÃO. 2003. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva. Dinâmica Temporal e Especial de Nutrientes na Macrófita Aquática Eichhornia crassipes (Mart.)Solms. (QUALIFICAÇÃO).. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.. Dinâmica de Nutrientes em um Campo Alagável do Pantanal Mato-Grossense: Velocidade de Liberação de Nutrientes Causada pela Inundação (QUALIFICAÇÃO).. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.; MELO, C. H.. Ecologia Trófica e Diversidade de Peixes em um Lago na Planície Inundável do Rio das Mortes (QUALIFICAÇÃO).. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.; HARDOIM, E. L.. Aspectos Ecológicos de Comunidades de Testacea ( Protozoa: Rhizopoda) de Rios Encachoeirados no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães-MT ( QUALIFICAÇÃO ). 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva. Avaliação da Composição das Aves Aquática no Reservatório da APM Manso em sua Fase Inicial de Formação ( QUALIFICAÇÃO ). 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.Carolina Joana da Silva. Sistema de Baías Chacororé-Sinhá Mariana-Pantanal de Mato Grosso: Bases Ecológicas e Sócio Econômicas para o seu Manejo Participativo (QUALIFICAÇÃO).. 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.; NOGUEIRA, F. M. B.. Produtividade Primária e Dinâmica dos Estandes de Eichhornia azurea na Baía dos Coqueiros (Pantanal de Mato Grosso, Brasil) (QUALIFICAÇÃO).. 2001. Universidade Federal de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.. Comitê Externo PIBIC/UNEMAT. 2001. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PINTO-SILVA, V.; MIYAZAKI, R. D.. Comunidades de insetos aquáticos do Rio Bento Gomes, Pantanal de Poconé, MT (QUALIFICAÇÃO).. 1997. Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

José Julio de Toledo

Influência da qualidade da água sobre a composição da carne do Tambacu ( Piaractus mesopotamicusxColossoma macropmum) e piraputanga ( Brycon orbignyanus) alimentados com ração extrusada e azolla sp no Mucicípio de N; Sra; do Livramento, MT; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alberto Oliveira de Amorim

Condições limnológicas e composição de oligochaeta em três rios a jusante e um a montante da hidrelétrica de mçanso situada em Chapada dos Guimarães - MT; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rúbia Fantin da Cruz

Composição, distribuição e densidade de Chironomidae ( diptera:Insecta ) em quatro rios da região de Mçanso-MT, nos períodos de cheia e seca e a correlação com as principais variáveis limnológicas; ; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Valdivani Sousa de Moura

Produção primária do fitoplancton e variáveis limnológicas na Baía do Coqueiro, Pirizal, Pantanal Mato-grossense, N; Sra; do Livramento, MT; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Sandra Francisca Marçal

Ocorrência fitoplanctônica na Baía do Coqueiro, Pantanal Mato-grossense; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ibraim Fantin da Cruz

Variáveis limnológicas e hábito alimentar do zooplâncton da Baía dos Coqueiros, Pantanal Mato-grossense; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jackeline Miyuki Ogawa

Características limnológicas e comunidade de vertebrados bentônicos na Baía do Coqueiro, Pantanal Mato-grossense,MT; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jane Dilvana Lima

Diversidade, Estrutura Trófica da Ictiofauna e Condições Limnológicas em um Lago na Planície Inundável do Rio das Mortes-MT; 2003; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Jose Manoel de Almeida Filho

A relação do uso e ocupação do solo na qualidade da água superficial na Bacia do Rio Coxipó, MT; 2003; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Adelia Alves de Araujo

Caracterização Limnológica e a Comunidade de Macroinvertebrados Bentônicos do Rio Claro"Rio Pixaim",Pantanal Mato-Grossense, Poconé-MT; 2000; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

DELCY DEIZE GOULART

VARIAÇÕES LIMNOLÓGICAS SEMANAIS DA LAGOA RAUL VIEIRA NO ZOOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO-UFMT; CUIABÁ-MT; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Alessandra A

E; TAVARES MORINI; CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS E COMPOSIÇÃO ZOOPLANCTÔNICA DA BAÍA SÁ MARIANA, BARÃO DE MELGAÇO-PANTANAL MATO-GROSSENSE, MT; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

SIMONI MARIA LOVERDE OLIVEIRA

VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS E ANÁLISE TEMPORAL DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DA BAÍA SÁ MARIANA, PANTANAL DE BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Gabriela Rocha Priante

COMPORTAMENTO DE ESPÉCIES DE azolla CULTIVADAS EM CUIABÁ/MT E ISOLAMENTO DA CIANOBACTÉRIA Anabaena azollae; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Coorientador: Vangil PINTO-SILVA;

Aécio Moraes de Paula

COMUNIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS E CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS DO RIO COXIPÓ E COXIPOZINHO, MT; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

CESAR HERIQUE DE MELO

HABITOS ALIMENTARES, DIVERSIDADE DE PEIXES E CONDI OES LIMNOLOGICAS EMUM CORREGO DE CERRADO, BARRA DO GAR AS,MT; 1995; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

CESAR ENRIQUE DE MELO

Ecologia comparada da ictiofauna em córregos de Cerrado do Brasil Central, na Bacia Amazônica: Bases para a Conservação das espécies; ; 2000; Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Vangil PINTO-SILVA;

José Ignácio Ribeiro Neto

Inovações Tecnológicas em Industria de Curtimento; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agentes de Inovação e D) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

OSCAR LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO

ESTUDO DA LIMNOLÓGIA BÁSICA DA LAGOA 'Baía do Poço'UMA LAGOA DE CONEXÃO DIRETA COM O RIO CUIABÁ, PANTANAL MATO GROSSENSE, MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, MT; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Biologia de Ambientes I) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

MARCOS ROBERTO PINCEGHER

ESTUDO DA LIMNOLOGIA BÁSICA DO RIO CUIABÁ PRÓXIMO A PRAIA DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER , PANTANAL MATO GROSSENSE,MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER,MT; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Biologia de Ambientes I) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Nely Tocantins

CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO 'TANQUE DOS PADRES'EM DECORRENCIA DOS IMPACTOS CAUSADOS COM A ATIVIDADE GARIMPEIRA, PANTANAL MATO GROSSENSE, POCONÉ,MT; 1986; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Biologia de Ambientes I) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Alberto Oliveira de Amorim

Estudo Comparativo de Algumas Variáveis Limnológicas e dos Macroinvertebrados Bentônicos do Rio Pixaim-Pantanal Mato-Grossense, Poconé, MT; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

DANIELA CRISTINA PADRON GESUALDO

ESTUDO COMPARATIVO DAS CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS E DA COMUNIDADE ZOOPLANCTONICA EM DOIS PONTOS DA BAÍA PEDRA BRANCA, PANTANAL MATO GROSSENSE, MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, MT; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Alessandra A

E; TAVARES MORINI; PRODUÇÃO PRIMARIA DO FITOPLÂNCTONE AS VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS DO LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO GROSSENSE, BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

ALEXANDRE MILARÉ BATISTELA

ECOLOGIA COMPARADA DE PEIXES E CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS EM QUATRO CURSOS DÁGUA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUAL, BARRA DO GARÇAS, MT; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Gabriela Rocha Priante

FATORES ECOLÓGICOS E A CONCENTRAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DAS PRINCIPAIS MACRÓFITAS E DO SEDIMENTO DOS LAGOS RECREIO E ACURIZAL, PANTANAL MATO GROSSENSE, BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Adelia Alves de Araujo

CONCENTRAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DA SAVINIA AURICULATA, DO SEDIMENTO E AS CONDIÇÕES LIMNÓGICAS DE DOIS CORPOS DÁGUA AO LONGO DA RODOVIA SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, PANTANAL MATO GROSSENSE, BARÃO DE MELGAÇO, MT; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Vangil PINTO-SILVA;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, C. H. ; LIMA, J. D. ; TROY, W. P. ; PINTO-SILVA, V. . Diversidade e distribuição da ictiofauna associada a macrófitas aquuáticas na Baia dos Coqueiros- Pantanal de Mato Grosso. Anais do Vl Congresso de Ecologia do Brasil, Fortaleza, CE, p. 33-35, 2003.

  • MORINI, A. A. E. T. ; PINTO-SILVA, V. . COMPOSIÇÃO ZOOPLANCTÔNICA DA BAIA SINHA MARIANA, PANTANAL DE BARÃO DE MELGAÇO, MT.. SIMPOSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONOMICOS DO PANTANAL, 3. 2000, CORUMBÁ, MS. OS DESAFIOS DO NOVO MILENIO. ANAIS. CORUMBÁ,MS:EMBRAPA,2001.1 CDROM., CORUMBÁ, MS, BRASIL, 2001.

  • BAMBI, P. ; PINTO-SILVA, V. . PRODUÇÃO PRIMÁRIA DO FITOPLANCTON E AS RELAÇÕES COM AS PRINCIPAIS VARIÁVEIS LIMNOLOGICAS DA BAIA DAS PEDRAS, PIRIZAL, PANTANAL, MT. SIMPOSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 3.2000, CORUMBÁ,MS. OS DESAFIOS DO NOVO MILENEO. ANAIS. CORUMBÁ, MS: EMBRAPA PANTANAL.2001.1CD ROM., 2001.

  • PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. . ESTIMATED FLUXES OF CO2 BETWEEN BRAZILIAN PANTANAL SHALLOW LAKES AND THE ATMOSPHERE. Proceedings of the International Association of Theoretical and Applied Limnology , Alemanha, v. 27, n.3, p. 1451-1453, 2000.

  • LOURIVAL, R. F. ; Carolina Joana da Silva ; CALHEIROS, D. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. ; BEZERRA, M. A. O. ; BOULHOSA, R. L. P. ; PINTO-SILVA, V. ; STRUSSMAN, C. ; TAKEDA, A. M. ; TOMAS, W. M. . OS IMPACTOS DA HIDROVIA PARAGUAI - PARANÁ SOBRE A BIODIVERSIDADE DO PANTANAL-UMA DISCUSSÃO MULTIDISCIPLINAR. do II Simpósio Sobre Recursos Naturais E Sócio Econômicos do Pantanal, CORUMBÁ, MS, p. 517-537, 1999.

  • SAIJO, Y. ; HINO, K. ; IKUSIMA, I. ; SUNAGA, T. ; TUNDISI, J. G. ; MATSUMURA-TUNDISI, T. ; BARBOSA, F. A. R. ; HENRY, R. ; FUKUHARA, H. ; PINTO-SILVA, V. . Physicochemical Features of Rivers and Lakes in Pantanal. Japanese Journal of Limnology , v. 58, n.1, p. 69-82, 1997.

  • PINTO-SILVA, V. . Diagnostico preliminar dos impactos ambientais gerados por garimpos de ouro em Alta Floresta- MT. Tecnologia Ambiental , Rio de Janeiro, v. 2, p. 121-158, 1992.

  • PINTO-SILVA, V. ; SILVA ; J, C. ; PINTO-SILVA . MACROFITAS AQUATICAS E AS CONDICOES FISICAS E QUIMICAS DOS ALAGADOS, CORIXOS E RIOS, AO LONGO DA RODOVIA TRANSPANTANEIRA, PANTANAL MATO-GROSSENSE. REVISTA BRASILEIRA DE BIOLOGIA, v. 3, p. 691-697, 1989.

  • SAYJO, Y. ; MITADURA, O. ; IKUSINA, I. ; TUNDISI, J. G. ; SUNAGA, T. ; FUKUHARA, H. ; BARBOSA, F. A. ; HENRY, R. ; SEIXAS FILHO, ; PINTO-SILVA, V. . PHYSICAL-CHEMICAL FEATURAL OF SMALL LAKES NEAR PORTO JOFRE IN NORTHERNPANTANAL. IN: SAYJO,Y E TUNDISI, J. G. (EDS).. LIMNOLOGICAL STUDIES IN RIO DOCE VALLEY LAKES AND PANTANAL WETLANDS (2ND REPORT), v. 2, p. 177-182, 1987.

  • PINTO-SILVA, V. ; REZENDE, E. S. ; LIMA, D. . DISTRIBUICAO DE OXIGENIO DISSOLVIDO,TEMPERATURA,PH E PENETRACAO DE LUZNO LAGO RECREIO, PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO, MT.. ANAIS DO SEMINARIO REGIONAL DE ECOLOGIA, v. 4, p. 457-495, 1984.

  • PINTO-SILVA, V. . MANUAL DE ANALISES LIMNOLOGICAS:METODOS E TECNICAS. , 2002. v. 01. 95p .

  • PINTO-SILVA, V. ; LIMA, D. . DIAGNOSTICO PRELIMINAR DOS IMPACTOS POR GARIMPOS DE OURO EM ALTA FLORESTA /MT:ESTUDO DE CASO. RIO DE JANEIRO,RJ.: CETEM/CNPQ, 1992. v. 2. 190p .

  • MOURA, V. S. ; OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. . Produção primária do fitoplancton e variáveis limnológicas na Baia do Coqueiro, Pirizal, Pantanal Mato-grossense, N. Sra. do Livramento, MT. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003, Cuiabá, MT. Anais 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1. Cuiabá, 2003.

  • OLIVEIRA, S. M. L. ; MOURA, V. S. ; PINTO-SILVA, V. . Variáveis limnológicas, produção primária e caracterização da comunidade fitoplanctônica da Baía Sá Mariana, Barão de Melgaço, MT. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003, Cuiabá, MT. Anais do 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003.

  • OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. ; NUNES, J. R. S. ; LULA, G. ; FARIAS, A. A. . Perifiton associado a eichhornia azurea na Baía do Coqueiro, Pantanal Mato-grossense: Densidade e Produtividade. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003, Cuiabá, MT. Anais deo 14º encontro de Biólogos do CRBio-1, 2003.

  • PINTO-SILVA, V. ; OLIVEIRA, S. M. L. ; MOURA, V. S. . Distribuição espacial das associações fitoplanctônicas na Baía deo Coqueiro, Pantanal de Poconé, MT. In: 8º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental Rio de Janeiro, 2002, Rio de Janeiro. 8º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2002.

  • OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. ; HUSZAR, V. L. M. . ANÁLISE TEMPORAL DA COMUNIDADE FITOPLÂNTONICA DA BAÍA SÁ MARIANA, PANTANAL DE BARÃO DE MELGAÇO-MT. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa/PB. Anais do Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001.

  • PINTO-SILVA, V. . Influencia da sazonalidade na composição da ictiofauna em córregos de cerrado no Brasil Central.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia., 2000, Cuiabá, MT, 2000.

  • OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. . LIMNOLOGICAL AND FITOPLÂNKTON VARIATION IN THE SINHA MARIANA LAKE, PANTANAL WETLAND, BRAZIL. In: German-Brazilian Workshop on Neotropical Ecosystems Achievements and Prospects of Cooperative Reserch, 2000, HAMBURG. Workshop Neotropical Ecosystems, 2000. p. 201-201.

  • MORINI, A. A. E. T. ; PINTO-SILVA, V. . Limnological conditions and composition of zooplancton in the Sinha Mariana lake, Pantanal Wetland, Brazil. In: German-Brazilian Workshop on Neotropical Ecosystems Achievents and Prospects, 2000, HAMBURG. Workshop on Neotropical Ecosystems, 2000. p. 200-200.

  • PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. . Daily carbon dioxide budget in the Brazilen Pantanal Shallow lakes. In: The Millennium Wetland Event, 2000, QUEBEC. Intecol Millennium Wetland Event, Quebec, Canada, 2000. p. 478-478.

  • PINTO-SILVA, V. . Dieta alimentar de peixes em Córregos do Parque Estadual da Serra Azul, Barra do Garças- MT. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999.

  • PINTO-SILVA, V. . Diversidade de peixes em 06 córregos de Cerrado na Bacia Amazônica. In: XIII Encontro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro de Ictiologia, 1999.

  • PINTO-SILVA, V. . Ecologia comparada de peixes em córregos de área de proteção ambiental Pé da 'Serra Azul'Barra do Garças, MT. In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife, 1998.

  • PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. . estimated fluxes of Co2 between Brazilian Pantanal shallow lakes and the atmosphere. In: XXVII CONGRESS OF LIMNOLOGIAE, 1998, Irlanda. XXVII CONGRESS OF LIMNOLOGIAE DUBLIN. Dublin: University of Ireland, 1998. p. 77-78.

  • PINTO-SILVA, V. . Aspects of the respiratory physiology of the South American Lungfish(Lepidosiren Paradoxa) A Field Study. In: The Society of Experimental Biology Annual Meeting, 1997, Londres. The Society of Experimental Biology Annual Meeting, 1997.

  • PINTO-SILVA, V. . PRODUCAO PRIMARIA DO FITOPLANCTON DE TRES LAGOS DO PANTANAL MATO- GROSSENSE, BARAO DE MELGACO,MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 2 REUNIAO ESPECIAL DA SBPC. PAG.308, 1995, CUIABA,MT, 1995.

  • PINTO-SILVA, V. . CONCENTRACAO DA MATERIA ORGANICA DA SALVINIA AURICULATA, DO SEDIMENTO E AS CONDICOES LIMNOLOGICAS DE DOIS CORPOS DAGUA AO LONGO DA RODOVIA SANTO ANTONIO DE LEVERGER/BARAO DE MELGACO, PANTANAL MATO-GROSSENSE. SANTO ANTONIO DE LEVERGER, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 2 REUNIAO ESPECIAL DA SBPC. PAG.315, 1995, CUIABA,MT, 1995.

  • PINTO-SILVA, V. . PRODUCAO PRIMARIA DO FITOPLANCTON E A TRANSPARENCIA DA AGUA DO LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE. BARAO DE MELGACO,MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 2 REUNIAO ESPECIAL DA SBPC. PAG.317, 1995, CUIABA, MT, 1995.

  • PINTO-SILVA, V. . Distribuição espcial, alimentação de peixes e condições limnológicas em um córrego de cerrado. Barra do Garças-MT. In: XI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1995, Campinas, 1995.

  • PINTO-SILVA, V. . APLICACAO DE RADIOISOTOPO NO ESTUDO DA HERBIVORIA EM EICHHORNIA AZUREADA LAGOA DO INFERNAO, ESTA AO ECOLOGICA DO JATAI,LUIS ANTONIO,SP.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG. 272, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.

  • PINTO-SILVA, V. . AMOSTRAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE MACROINVETEBRADOS BENTONICOS EM UMA LAGOA ARTIFICIAL EM SAO CARLOS, SP, COM USO DE SUBSTRATO ARTI- FICIAL.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.283, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.

  • PINTO-SILVA, V. . CARACTERIZACAO LIMNOLOGICA PRELIMINAR DA BAIA DAS PEDRAS, PANTANAL MA-TO-GROSSENSE, NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.287, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.

  • PINTO-SILVA, V. . ESTUDO DA CADEIA DE HERBIVORIA EM EICHHORNIA AZUREA KUNT; NA LAGOA DO INFERNAO (ESTACAO ECOLOGICA DO JATAI, LUIS ANTONIO SP.). In: RESUMO PUBLICADOD NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.282, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.

  • PINTO-SILVA, V. . POSSIBILIDADES DE OBTENCAO DE ANTISSORO PARA OLIGOCHAETA E SUA UTILI- ZACAO NO ESTUDO DE SEUS PREDADORES DE UMA LAGOA DA FAZENDA SAO JOAO BATISTA, SAO CARLOS, SP.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.281, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.

  • PINTO-SILVA, V. . TECNICA SOROLOGICA APLICADA AO ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR DE HIRUDINE OS DE UMA LAGOA DA FAZENDA JOAO BATISTA, SAO CARLOS.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.271, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.

  • PINTO-SILVA, V. . UTILIZACAO DA TECNICA SOROLOGICA NO ESTUDO DA PREDACAO DE LARVAS DE TRICHOPTERA DE UMA LAGOA DA FAZENDA SAO JOAO BATISTA, SAO CARLOS, SP.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 3 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG. 280, 1990, PORTO ALEGRE, RS, 1990.

  • PINTO-SILVA, V. . ASPECTOS LIMNOLOGICOS DOS PRINCIPAIS CORPOS DAGUA DA REGIAO DE CACERESPANTANAL MATO-GROSSENSE E VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.15, 1988, CUIABA, MT, 1988.

  • PINTO-SILVA, V. . ASPECTOS LIMNOLOGICOS DE UMA PEQUENA LAGOA DO BREJO BURITIZAL, PANTA- NAL, BARAO DE MELGACO, MT. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.13, 1988, CUIABA, MT, 1988.

  • PINTO-SILVA, V. . ESTRUTURA TERMICA E A INFLUENCIA DO MATERIAL EM SUSPENSAO NA TRANSPA- RENCIA DA AGUA DE LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.14, 1988, CUIABA, MT, 1988.

  • PINTO-SILVA, V. . DETERMINACAO DE SUBSTANCIAS HUMICAS NO SEDIMENTO E RESIDUOS DE DECOM- POSICAO DE UM LAGO EM EXTINCAO NA REGIAO DE CHAPADA DOS GUIMARAES, MT. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG. 16, 1988, CUIABA, MT, 1988.

  • PINTO-SILVA, V. . ESTUDOS ECOLOGICOS DE ALGUMAS ESPECIES DE FITOPLANTON DO LAGO RECREIO,PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO,MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 1 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.67, 1986, BELO HORIZONTE, MG., 1986.

  • PINTO-SILVA, V. . ESTUDO COMPARATIVO DA CONCENTRACAO DE CLOROFIA A E OS FATORES ECOLOGI COS NAS REGIOES LIMNETICA E LITORANEA DO LAGO BURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE. BARAO DE MELGACO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 1 CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. PAG.21, 1986, BELO HORIZONTE, MG., 1986.

  • PINTO-SILVA, V. . FATORES ECOLOGICOS E CONCENTRACAO DE CLOROFILA A E FEOFITINA DO LAGOBURITIZAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE, BARAO DE MELGACO.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DO 1 CONGRESSO BRASILEIRO DEO LIMNOLOGIA. PAG.61, 1986, BELO HORIZONTE, MG, 1986.

  • PINTO-SILVA, V. . ESTUDOS LIMNOLOGICOS NO PANTANAL MATO-GROSSENSE: VARIACOES DIURNAS (24HORAS) DE TEMPERATURA E OXIGENIO DISSOLVIDO NOS LAGOS CHACORORE E SA-MARIANA, BARAO DE MELGACO, MT.. In: RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA 34 REUNIAO ANUAL DA SBPS. PAG. 561, 1982, CAMPINAS,SP, 1982.

  • PINTO-SILVA, V. . Ecologia comparada de peixes e condições limnológicas em quatro cursos dágua do Parque Estadual da Serra Azul-Barra do Garças, MT. In: V Encontro de Iniciação Científica, 1977, Cuiabá, 1977.

  • OLIVEIRA, S. M. L. ; PINTO-SILVA, V. . Ecologia e história do Vale do São Lourenço. Cuiabá, MT, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Cesar Enrique de Melo ; PINTO-SILVA, V. . Catálogo de Peixes da Bacia do médio Rio das Mortes. Cáceres, MT, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PINTO-SILVA, V. ; GIRARD, P. ; LIMA, J. A. F. . Caracterização da Fauna Aquatica e Características Limnológicas em 07 Corpos Dágua no Trecho Alto Araguaia RondonópolismMT. 2001 (Consultoria) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Botânica e Ecologia. , Av. Fernando Correia da Costa, S/N, Coxipó, 78060-900 - Cuiaba, MT - Brasil, Telefone: (65) 6158870

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1997 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Publico, Enquadramento Funcional: Diretor Científico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso no período de 17/12/2001 a 15/01/2002

    Atividades

    • Direção e administração, Max Planck Institut Fur Limnologie Ploen, .,Cargo ou função, Vínculo: Outro, Enquadramento funcional: Visitas periódicas, Regime Integral. Outras informações: Reuniões de Cúpula da Coordenação do Programa SHIFT/Projeto Ecologia do Gran Pantanal. Discussão de dados obtidos e relativos ao projeto conveniado..

    • 10/1977

      Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR CIENTÍFICO.

    • 02/2000 - 03/2001

      Direção e administração, Ministerio do Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Vínculo: Colaborador, Grupo de Trabalho com a finalidade de propor e acompanhar o desenvolvimento da estratégia ambiental integrada e o Plano de Ação Ambiental para os Biomas Cerrados e Pantanal..

  • 1983 - 1985

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: CHEFE DE DEPTO DE BIOLOGIA

    Atividades

    • 11/1996

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Instituto de Biociências.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM CIENCIAS BIOLOGICAS.

    • 11/1976

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Botânica e Ecologia.,Linhas de pesquisa

    • 11/1976

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral, Fundamentos Biológico do Saneamento, Ecologia e Poluição, Ecologia Geral, Ecologia e Saúde, Limnologia Basica, Iniciação a Pesquisa, Ecologia de Campo-Módulo Pantanal, Limnologia Geral

    • 11/1976

      Ensino, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Campo: Módulo Pantanal, Limnologia Geral

    • 03/1992 - 03/1996

      Direção e administração, .,Cargo ou função, COORD. DO PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM CIENCIAS BIOLOGICAS E DO CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM ECOLOGIA E CONSERVACAO DA BIODIVERSIDADE DO INSTITUTO DE BIOCIENCIAS.

    • 10/1995 - 11/1995

      Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR DE INSTITUTO.

    • 02/1994 - 03/1994

      Direção e administração, Instituto de Biociências, .,Cargo ou função, DIRETOR DE INSTITUTO.

    • 06/1985 - 06/1986

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa/Projeto Polonoroeste.

    • 09/1983 - 09/1985

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.