Luciano José Costa Figueiredo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Veterinária- Hannover/Alemanha (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Patologia e Clínicas e Presidente da Associação Baiana de Buiatria. Exerceu os cargos: Presidente do Instituto Cultural Brasil/Alemanha; Vice-Presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Defesa Agropecuária; Fundador e Coordenador do Centro de Desenvolvimento Agropecuário/CDP/EMV/UFBA; Diretor técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA); Diretor da Escola de Medicina Veterinária-UFBA; Presidente da Associação Brasileira de Buiatria; Diretor Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina Veterinária

1980 - 1983

Escola Superior de Medicina Veterinária Hannover/Alemanha
Título: Inflamações umbilicais em bezerros: examinação clínica, prognóstico e esclarecimento cirúrgico assim como evolução pós-operatória.
Orientador: Matthaeus Stober
Bolsista do(a): Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Palavras-chave: umbigo; bezerro.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

Mestrado em Medicina Veterinária

1973 - 1974

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Edalmo Souza Couto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal.

Aperfeiçoamento em Clínica de Ruminantes

1972 - 1973

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Prof Edalmo Souza Couto
Ano de finalização: 1973;Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Graduação em Medicina Veterinária

1968 - 1971

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

1995 - 1995

Reciclagem Pós-Doutoramento. (Carga horária: 160h). , Universidade de Hokkaido e Obihiro-Japão.

1992 - 1992

Reciclagem em Pós-Doutoramento. (Carga horária: 320h). , Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover/Munique.

1990 - 1990

Recilagem em Pós-Doutoramento. (Carga horária: 320h). , Escola de Medicina Veterinária de Berlim.

1987 - 1987

Reciclagem Pós-Doutoramento. (Carga horária: 480h). , Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover/Munique.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal.

Participação em eventos

.Seminário Sistema de Informação em Atenção Veterinária. 2005. (Seminário).

.V Simpósio Nacional das Raças Simental e Simbrasil. 2005. (Simpósio).

.XV encontro Internacional de Educação Sanitária e Comunicação Social ENESCO. 2005. (Encontro).

.II Encontro Nacional do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias. 2005. (Encontro).

.V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. 2005. (Outra).

.VI Congresso Brasileiro de Buiatria, III Encontro de Podólogos de Ruminantes do Mercosul, IV Congresso de Buiatria do Estado do Rio de Janeiro e I Congresso Regional de Pequenos Ruminantes. 2005. (Outra).

.Conferência Hemisférica de Vigilância e Prevenção da Influenza Aviária. 2005. (Outra).

. XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária XXXI CONBRAVET. 2004. (Congresso).

.Seminário Nacional Sobre Agrotóxicos. 2004. (Seminário).

.Seminário Franco-Brasileiro de Segurança Sanitária Animal. 2004. (Seminário).

.Simpósio Latino-Americano de Plantas Tóxicas. 2004. (Simpósio).

.Conferência Internacional Sobre Rastreabilidade e Alimentos e Seminário Franco-Brasileiro Segurança Sanitária Animal. 2004. (Outra).

.IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária.. 2004. (Outra).

.I Fórum Baiano sobre Direito nas Negociações Internacionais. 2004. (Outra).

.Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Alimentos. 2004. (Outra).

XI Congresso Latino-Americano; V Congresso Brasileiro; III Congresso Nordestino de Buiatria. Presidente da Comissão Organizadora do XI Congresso Latino-Americano; V Congresso Brasileiro; III Congresso Nordestino de Buiatria. 2003. (Congresso).

2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS. REPRESENTANTE DO SECRETÁRIO DA AGRICULTURA; IRRIGAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, NO 2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS. 2003. (Congresso).

FÓRUM DE DEBATES EM SANIDADE ANIMAL (CAPRINA, OVINA E BOVINA). FÓRUM DE DEBATES EM SANIDADE ANIMAL (CAPRINA, OVINA E BOVINA). 2003. (Congresso).

2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS.2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS. 2003. (Seminário).

.Seminário Internacional sobre Uso de Ferramentas Soroepidemiológicas e Virológicas na Vigilância da Febre Aftosa. 2003. (Seminário).

I Conferência Nacional de Produtos de Origem Animal e VI Encontro Nacional dos Serviços de Inspeção Sanitária Estadual.I Conferência Nacional de Produtos de Origem Animal e VI Encontro Nacional dos Serviços de Inspeção Sanitária Estadual. 2003. (Simpósio).

II ENCONTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA COSTA DO DESENVOLVIMENTO.II ENCONTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA COSTA DO DESENVOLVIMENTO. 2003. (Encontro).

3º ENCONTRO DE CAPRINOCULTORES DE CORTE DA BAHIA.COORDENADOR DA MESA REDONDA: LINFADENITE CASEOSA; CLOSTIDIOSES; DEFESA SANITÁRIA: CAPRINOS E OVINOS DO ESTADO DA BAHIA; CONTROLE E AFECÇÕES DAS GLÂNDULAS MAMÁRIAS NO 3º ENCONTRO DE CAPRINOCULTORES DE CORTE DA BAHIA. 2003. (Encontro).

XLV Encontro dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia.Coordenador da Mesa Redonda: Estomatite vesicular, no XLV Encontro dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia. 2003. (Encontro).

ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA.XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA - ENESCO. 2003. (Encontro).

XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA - ENESCO.Presidente da Comissão Organizadora do XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA - ENESCO. 2003. (Encontro).

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VII ENCONTRO NACIONAL DOS SERVIÇOS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA ESTADUAL.PALESTRANTE NO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VII ENCONTRO NACIONAL DOS SERVIÇOS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA ESTADUAL. 2003. (Outra).

III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária.III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária. 2003. (Outra).

III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária.Palestra: Programa de Sanidade do Estado da Bahia no III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária . 2003. (Outra).

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E INSPEÇÃO DE ALIMENTOS.PALESTRA: ENCEFALITE ESPONGIFORME BOVINA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E INSPEÇÃO DE ALIMENTOS. 2003. (Outra).

XXXª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa - COSALFA.XXXª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa - COSALFA. 2003. (Outra).

.Fórum de Debates em Sanidade Animal. 2003. (Outra).

II CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TOXICOLOGIA VETERINÁRIA. PALESTRANTE NO II CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TOXICOLOGIA VETERINÁRIA. 2002. (Congresso).

II Simpósio Nacional da Raça Simental,.II Simpósio Nacional da Raça Simental. 2002. (Simpósio).

IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria.IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria. 2002. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA PECUÁRIA.I SIMPÓSIO DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA PECUÁRIA. 2002. (Simpósio).

IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria.Palestra: Vaca Louca: A Doença dos PRIONS no IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria. 2002. (Simpósio).

I Congresso Estadual de Buiatria. Palestra: Sanidade em bezerros no I Congresso Estadual de Buiatria. 2001. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Buiatria- 2001. Palestra: Onfalopatias de Bezerros no IV Congresso Brasileiro de Buiatria. 2001. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Buiatria- 2001. Palestra: Ensino da Buiatria nos Cursos de Medicina Veterinária e Situação da no IV Congresso Brasileiro de Buiatria Buiatria no Nordeste . 2001. (Congresso).

Fórum de discussão sobre a doença encefalopatia espongiforme dos bovinos"..Reunião técnica- Fórum de discussão sobre a doença encefalopatia espongiforme dos bovinos.. 2001. (Simpósio).

I Simpósio Nacional da Raça Simental.Palestra: Programa Simental para o 3º Milênio no I Simpósio Nacional da Raça Simental. 2001. (Simpósio).

XXVIII Semana Capixaba do Médico Veterinário.Palestra: Manejo e sanidade dos bezerros no XXVIII Semana Capixaba do Médico Veterinário. 2001. (Simpósio).

VI Encontro Nacional do Novilho Precoce.Mediador da Mesa Redonda:Recuperação e Manejo Ambiental de Pastagens. 2001. (Encontro).

Mesa redonda sobreTuberculose.Mesa redonda sobreTuberculose. 2001. (Outra).

I Ciclo de Palestras sobre as Zoonoses: Tuberculose e Encefalites Esponjiformes.Palestra: EET- Encefalites Esponjiformes Transmissíveis (Vaca louca / DCJ) no I Ciclo de Palestras sobre as Zoonoses: Tuberculose e Encefalites Esponjiformes . 2001. (Outra).

V Semana Cearence de Car~encia Animal- Sociedade de Medicina Veterinária.Palestra: Encefalites Esponjiformes Transmissíveis no V Semana Cearence de Carecia Animal- Sociedade de Medicina Veterinária. 2001. (Outra).

PROPEDÊUTICA E SEMIOLOGIA DA INFERTILIDADE EM BOVINOS LEITEIROS. PROPEDÊUTICA E SEMIOLOGIA DA INFERTILIDADE EM BOVINOS LEITEIROS. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Maria Consuelo Caribé Ayres

FIGUEIREDO, L. J. C.; BIRGEL, E. H.. Tipos de hemoglobina de bovinos ; dinâmica das hemoglobinas fetal e adulta e das atividades das enzimas do metabolismo eritrocitário de bezerros desde o nascimento até 180 dias de vida, criados no Estado de São Paulo. 2002. Tese (Doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joselito Nunes Costa

COSTA, J.N.;FIGUEIREDO, L. J. C.. Leucograma, metabolismo oxidativo dos nutrófilo, proteinograma e imunoglobulinas de bezerros da raça Holandesa, do nascimento até os cinco meses de idade. Avaliação dos efeitos etários e da suplementação com vitamina E.. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FIGUEIREDO, L. J. C.. Banca examinadora do Concurso de Provas e Títulos para Professor Adjunto nas áreas de Patologia e Fisiologia Animal. 2002. Universidade Federal do Espírito Santo.

FIGUEIREDO, L. J. C.. Membro da banca examinadora para a seleção de professor substituto da disciplina MEV 169, Clínica Médica Veterinária II. 2000. Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Adriana Meneses Campos

Avaliação clínica de bezerros bubalinos com sorologia positiva para IBR; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;

Karina Nery Tenisi

Leucose Bovina; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;

Aldo Conceição de jesus

Ocorrência de problemas onfalógenos intra abdominais em bubalinos jovens do Recôncavo Baiano; ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;

Naiana Campos Gil Ferreira

Tuberculose em Fêmeas Bubalinas; Avaliação através do Teste de Tuberculina; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;

Produções bibliográficas

  • COSTA, J. N., FERREIRA, A. F. M. S. C., PEIXOTO, A ; FIGUEIREDO, L. J. C. . Efeito do Tratamento com Florfenicol nas Onfalites de Bezerros. . A Hora Veterinária , Porto Alegre, v. 131, p. 10-13, 2002.

  • FIGUEIREDO, L. J. C. ; MOURA, H.H.M. . Catálogo das Principais Plantas Tóxicas do Estado da Bahia. Salvador: Publigraf, 2002. 32p .

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . Onfalopatias de bezerros. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 1999. v. 500. 95p .

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . ONFALOPATIAS DE BEZERROS. In: DORCIMAR DA COSTA MARQUES. (Org.). CRIAÇÃO DE BOVINOS. 7ªed.BELO HORIZONTE-MG: CVP-CONSULTORIA VETERINÁRIA E PUBLICAÇÕES, 2003, v. 1, p. 395-416.

  • COSTA, J. N., FERREIRA, A. F. M. S. C., REIS, M. C ; FIGUEIREDO, L. J. C. . Timpanismo Gasoso E Espumoso Em Bovinos - Alterações Clínicas E Respostas ao Tratamento Observadas em 39 Animais . In: XXX Jornadas Uruguayas de Buíatria, 2002, 2002, Paysandu. XXX Jornadas Uruguayas de Buíatria, 2002, 2002.

  • FIGUEIREDO, L. J. C. ; COSTA, J.N. ; MOURA, H.H.M. ; PEIXOTO, A.P.C. ; MENEZES, R.V. ; FERREIRA, M.M. ; FERREIRA, A.F.M.S. da C. . Intoxicaçãopor Plantas Observadas na Casuística da clínica de Bovinos/Escola de Medicina Veterinária/UFBA. In: XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003, SALVADOR. Anais do XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003. v. 1. p. 42-42.

  • COSTA, J.N. ; PEIXOTO, A.P.C. ; BRITO, J M ; FERREIRA, M.M. ; MENEZES, R.V. ; FERREIRA, A.F.M.S. da C. ; FIGUEIREDO, L. J. C. . Retículo Peritonite Traumática (RPT): Aspectos Clínicos e Resposta ao Tratamento. In: XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003, Salvador-BA. Anais do XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003. v. 1. p. 42-42.

  • COSTA, J.N. ; FIGUEIREDO, L. J. C. ; PEIXOTO, A.P.C. ; FERREIRA, M.M. ; MENEZES, R.V. . Anaplasmose bovina: aspectos alínicos de 50 casos atendidos na Clínica de Bocinos de Oliveira dos Campinhos- BA. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador- BA. XXXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001. v. 1. p. 113-113.

  • REIS, M. C. ; FIGUEIREDO, L. J. C. ; COSTA, J. B. ; FERREIRA, M.M. . Raiva bovina: aspectos clínicos apresentados por 84 animais atendidos na Clínica de Bovinos de Oliveira dos Campinhos - Bahia . In: CONgresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador. XXVIII CONBRAVET - Livro dos Resumos, 2001. v. 1. p. 113-113.

  • COSTA, J.N. ; FIGUEIREDO, L. J. C. ; FERREIRA, M.M. ; MENEZES, R.V. . Tuberculose bovina: avaliação da tuberculinização em nove municípios do estado da Bahia. . In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador - BA, 2001. v. 1. p. 117-117.

  • FIGUEIREDO, L. J. C. ; FERREIRA, M.M. ; COSTA, J.N. . Rinotraqueíte Infecciosa bovina: levantamento soro-epidemiológico em bubalinos. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador- BA, 2001. p. 117-117.

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . Onfalopatias de Bezerros. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . Ensino da Buiatria nos Cursos de Medicina Veterinária e Situação da Buiatria no Nordeste . 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . Programa Simental para o 3º Milênio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . EET- Encefalites Esponjiformes Transmissíveis (Vaca louca / DCJ). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . Manejo e sanidade dos bezerros. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . Encefalites Esponjiformes Transmissíveis. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . O Bezerro: do parto à apartação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, L. J. C. . Afecções umbilicais em bezerros. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FIGUEIREDO, L. J. C. . II Simpósio Nacional da Raça Simental. 2002.

FIGUEIREDO, L. J. C. . Vaca Louca: A doença dos PRIONS. 2002. (Palestra).

FIGUEIREDO, L. J. C. . Manejo Sanitário Prática Preventivas de Saúde Animal. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, L. J. C. . Abordagem semiológica aplicada aos ruminantes.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, L. J. C. . Curso de atualização em toxicologia veterinária-Diagnóstico clínico das infecções por plantas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, L. J. C. . Abordagem semiológica aplicada aos ruminantes. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2004

Paraninfo da Turma de Medicina Veterinária- - UFBA 2004.1, UFBA.

2003

Indicação para recebimento do Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho, Academia Baiana de Medicina Veterinária.

2001

Acadêmico titular da Cadeira de nº 14, Academia Baiana de Medicina Veterinária.

2001

Veterinário destaque: Buiatra 2001, Conselho de medicina Veterinária da Bahia.

2001

Professor homenageado pela turma de formados em Medicina Veterinária UFBA/2001, UFBA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Escola de Medicina Veterinária. , Av. Ademar de Barros-500, Ondina, 40170-110 - Salvador, BA - Brasil - Caixa-postal: 00, Telefone: (71) 32836744, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - 2008

Instituto Cultural Brasil Alemanha

Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente

Atividades

  • 05/2005 - 05/2008

    Direção e administração, Instituto Cultural Brasil Alemanha, .,Cargo ou função, Presidente.

2003 - 2006

Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária

Vínculo: VICE-PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: VICE-PRESIDENTE, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/2003 - 12/2006

    Direção e administração, Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária, Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária.,Cargo ou função, VICE-PRESIDENTE.

2003 - Atual

Associação Brasileira de Buiatria

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/2003 - 09/2006

    Direção e administração, Associação Brasileira de Buiatria, Associação Brasileira de Buiatria.,Cargo ou função, Vice-Presidente.

  • 05/2001 - 09/2003

    Direção e administração, Associação Brasileira de Buiatria, Associação Brasileira de Buiatria.,Cargo ou função, Presidente.

2002 - 2006

AGENCIA ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUARIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Seção, Carga horária: 0

Atividades

  • 07/2002

    Direção e administração, Público Estadual Autarquia, Diretoria.,Cargo ou função, Diretor Geral.

1972 - 1974

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrando

Atividades

  • Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Hospitalar III - Clínica de Ruminantes, Toxicologia Veterinária, Clínica Médica/Ruminantes

  • Extensão universitária , Escola de Medicina Veterinária, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de vários programas de extensão universitária em convênios com Banco do Nordeste, Secretaria de Agricultura da Bahia, Instituto Cultural Brasil/Alemanha, Centro de Desenvolvimento da Pecuária/EMV/UFBA, etc...

1998 - 1998

Associação Baiana de Buiatria

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 0

Outras informações:
Sócio Fundador

Atividades

  • 09/2001

    Direção e administração, Associação Baiana de Buiatria, Associação Baiana de Buiatria.,Cargo ou função, Presidente.

  • 09/1998 - 09/1998

    Direção e administração, Associação Baiana de Buiatria, Associação Baiana de Buiatria.,Cargo ou função, Sócio Fundador.

2000 - Atual

Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CONSELHO TÉCNICO, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/2000

    Serviços técnicos especializados , Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental, Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental.,Serviço realizado, Avaliação e Elaboração de Normas Técnicas para o Programa Nacional de Padronização e Julgamento de Raça.

  • 04/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental, Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental.,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico.

1986 - 1990

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 30

Atividades

  • Ensino, Mestrado em Medicina Veterinária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Doenças dos Animais Jovens

1985 - 1989

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30

Atividades

  • Ensino, Patologia e Toxicologia Veterinária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de Intoxicação Experimental

1972 - 1986

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • Ensino, Ciências Agrárias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas de Clinica de ruminantes

  • Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Médica