Luciano José Costa Figueiredo
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Veterinária- Hannover/Alemanha (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Patologia e Clínicas e Presidente da Associação Baiana de Buiatria. Exerceu os cargos: Presidente do Instituto Cultural Brasil/Alemanha; Vice-Presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Defesa Agropecuária; Fundador e Coordenador do Centro de Desenvolvimento Agropecuário/CDP/EMV/UFBA; Diretor técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA); Diretor da Escola de Medicina Veterinária-UFBA; Presidente da Associação Brasileira de Buiatria; Diretor Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Medicina Veterinária
1980 - 1983
Escola Superior de Medicina Veterinária Hannover/Alemanha
Título: Inflamações umbilicais em bezerros: examinação clínica, prognóstico e esclarecimento cirúrgico assim como evolução pós-operatória.
Orientador: Matthaeus Stober
Bolsista do(a): Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Palavras-chave: umbigo; bezerro.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
Mestrado em Medicina Veterinária
1973 - 1974
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Edalmo Souza Couto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal.
Aperfeiçoamento em Clínica de Ruminantes
1972 - 1973
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Prof Edalmo Souza Couto
Ano de finalização: 1973;Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Formação complementar
1995 - 1995
Reciclagem Pós-Doutoramento. (Carga horária: 160h). , Universidade de Hokkaido e Obihiro-Japão.
1992 - 1992
Reciclagem em Pós-Doutoramento. (Carga horária: 320h). , Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover/Munique.
1990 - 1990
Recilagem em Pós-Doutoramento. (Carga horária: 320h). , Escola de Medicina Veterinária de Berlim.
1987 - 1987
Reciclagem Pós-Doutoramento. (Carga horária: 480h). , Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover/Munique.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal.
Participação em eventos
.Seminário Sistema de Informação em Atenção Veterinária. 2005. (Seminário).
.V Simpósio Nacional das Raças Simental e Simbrasil. 2005. (Simpósio).
.XV encontro Internacional de Educação Sanitária e Comunicação Social ENESCO. 2005. (Encontro).
.II Encontro Nacional do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias. 2005. (Encontro).
.V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. 2005. (Outra).
.VI Congresso Brasileiro de Buiatria, III Encontro de Podólogos de Ruminantes do Mercosul, IV Congresso de Buiatria do Estado do Rio de Janeiro e I Congresso Regional de Pequenos Ruminantes. 2005. (Outra).
.Conferência Hemisférica de Vigilância e Prevenção da Influenza Aviária. 2005. (Outra).
. XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária XXXI CONBRAVET. 2004. (Congresso).
.Seminário Nacional Sobre Agrotóxicos. 2004. (Seminário).
.Seminário Franco-Brasileiro de Segurança Sanitária Animal. 2004. (Seminário).
.Simpósio Latino-Americano de Plantas Tóxicas. 2004. (Simpósio).
.Conferência Internacional Sobre Rastreabilidade e Alimentos e Seminário Franco-Brasileiro Segurança Sanitária Animal. 2004. (Outra).
.IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária.. 2004. (Outra).
.I Fórum Baiano sobre Direito nas Negociações Internacionais. 2004. (Outra).
.Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Alimentos. 2004. (Outra).
XI Congresso Latino-Americano; V Congresso Brasileiro; III Congresso Nordestino de Buiatria. Presidente da Comissão Organizadora do XI Congresso Latino-Americano; V Congresso Brasileiro; III Congresso Nordestino de Buiatria. 2003. (Congresso).
2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS. REPRESENTANTE DO SECRETÁRIO DA AGRICULTURA; IRRIGAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, NO 2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS. 2003. (Congresso).
FÓRUM DE DEBATES EM SANIDADE ANIMAL (CAPRINA, OVINA E BOVINA). FÓRUM DE DEBATES EM SANIDADE ANIMAL (CAPRINA, OVINA E BOVINA). 2003. (Congresso).
2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS.2º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE AGROTÓXICOS. 2003. (Seminário).
.Seminário Internacional sobre Uso de Ferramentas Soroepidemiológicas e Virológicas na Vigilância da Febre Aftosa. 2003. (Seminário).
I Conferência Nacional de Produtos de Origem Animal e VI Encontro Nacional dos Serviços de Inspeção Sanitária Estadual.I Conferência Nacional de Produtos de Origem Animal e VI Encontro Nacional dos Serviços de Inspeção Sanitária Estadual. 2003. (Simpósio).
II ENCONTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA COSTA DO DESENVOLVIMENTO.II ENCONTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA COSTA DO DESENVOLVIMENTO. 2003. (Encontro).
3º ENCONTRO DE CAPRINOCULTORES DE CORTE DA BAHIA.COORDENADOR DA MESA REDONDA: LINFADENITE CASEOSA; CLOSTIDIOSES; DEFESA SANITÁRIA: CAPRINOS E OVINOS DO ESTADO DA BAHIA; CONTROLE E AFECÇÕES DAS GLÂNDULAS MAMÁRIAS NO 3º ENCONTRO DE CAPRINOCULTORES DE CORTE DA BAHIA. 2003. (Encontro).
XLV Encontro dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia.Coordenador da Mesa Redonda: Estomatite vesicular, no XLV Encontro dos Médicos Veterinários do Estado da Bahia. 2003. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA.XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA - ENESCO. 2003. (Encontro).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA - ENESCO.Presidente da Comissão Organizadora do XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA - ENESCO. 2003. (Encontro).
I CONFERÊNCIA NACIONAL DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VII ENCONTRO NACIONAL DOS SERVIÇOS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA ESTADUAL.PALESTRANTE NO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VII ENCONTRO NACIONAL DOS SERVIÇOS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA ESTADUAL. 2003. (Outra).
III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária.III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária. 2003. (Outra).
III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária.Palestra: Programa de Sanidade do Estado da Bahia no III Conferência Sul-americana de Medicina Veterinária . 2003. (Outra).
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E INSPEÇÃO DE ALIMENTOS.PALESTRA: ENCEFALITE ESPONGIFORME BOVINA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E INSPEÇÃO DE ALIMENTOS. 2003. (Outra).
XXXª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa - COSALFA.XXXª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa - COSALFA. 2003. (Outra).
.Fórum de Debates em Sanidade Animal. 2003. (Outra).
II CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TOXICOLOGIA VETERINÁRIA. PALESTRANTE NO II CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TOXICOLOGIA VETERINÁRIA. 2002. (Congresso).
II Simpósio Nacional da Raça Simental,.II Simpósio Nacional da Raça Simental. 2002. (Simpósio).
IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria.IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria. 2002. (Simpósio).
I SIMPÓSIO DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA PECUÁRIA.I SIMPÓSIO DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA PECUÁRIA. 2002. (Simpósio).
IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria.Palestra: Vaca Louca: A Doença dos PRIONS no IV Simpósio Cearense de Ciência Animal e II Simpósio Nordestino de Buiatria. 2002. (Simpósio).
I Congresso Estadual de Buiatria. Palestra: Sanidade em bezerros no I Congresso Estadual de Buiatria. 2001. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Buiatria- 2001. Palestra: Onfalopatias de Bezerros no IV Congresso Brasileiro de Buiatria. 2001. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Buiatria- 2001. Palestra: Ensino da Buiatria nos Cursos de Medicina Veterinária e Situação da no IV Congresso Brasileiro de Buiatria Buiatria no Nordeste . 2001. (Congresso).
Fórum de discussão sobre a doença encefalopatia espongiforme dos bovinos"..Reunião técnica- Fórum de discussão sobre a doença encefalopatia espongiforme dos bovinos.. 2001. (Simpósio).
I Simpósio Nacional da Raça Simental.Palestra: Programa Simental para o 3º Milênio no I Simpósio Nacional da Raça Simental. 2001. (Simpósio).
XXVIII Semana Capixaba do Médico Veterinário.Palestra: Manejo e sanidade dos bezerros no XXVIII Semana Capixaba do Médico Veterinário. 2001. (Simpósio).
VI Encontro Nacional do Novilho Precoce.Mediador da Mesa Redonda:Recuperação e Manejo Ambiental de Pastagens. 2001. (Encontro).
Mesa redonda sobreTuberculose.Mesa redonda sobreTuberculose. 2001. (Outra).
I Ciclo de Palestras sobre as Zoonoses: Tuberculose e Encefalites Esponjiformes.Palestra: EET- Encefalites Esponjiformes Transmissíveis (Vaca louca / DCJ) no I Ciclo de Palestras sobre as Zoonoses: Tuberculose e Encefalites Esponjiformes . 2001. (Outra).
V Semana Cearence de Car~encia Animal- Sociedade de Medicina Veterinária.Palestra: Encefalites Esponjiformes Transmissíveis no V Semana Cearence de Carecia Animal- Sociedade de Medicina Veterinária. 2001. (Outra).
PROPEDÊUTICA E SEMIOLOGIA DA INFERTILIDADE EM BOVINOS LEITEIROS. PROPEDÊUTICA E SEMIOLOGIA DA INFERTILIDADE EM BOVINOS LEITEIROS. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
FIGUEIREDO, L. J. C.; BIRGEL, E. H.. Tipos de hemoglobina de bovinos ; dinâmica das hemoglobinas fetal e adulta e das atividades das enzimas do metabolismo eritrocitário de bezerros desde o nascimento até 180 dias de vida, criados no Estado de São Paulo. 2002. Tese (Doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária) - Universidade de São Paulo.
COSTA, J.N.;FIGUEIREDO, L. J. C.. Leucograma, metabolismo oxidativo dos nutrófilo, proteinograma e imunoglobulinas de bezerros da raça Holandesa, do nascimento até os cinco meses de idade. Avaliação dos efeitos etários e da suplementação com vitamina E.. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
FIGUEIREDO, L. J. C.. Banca examinadora do Concurso de Provas e Títulos para Professor Adjunto nas áreas de Patologia e Fisiologia Animal. 2002. Universidade Federal do Espírito Santo.
FIGUEIREDO, L. J. C.. Membro da banca examinadora para a seleção de professor substituto da disciplina MEV 169, Clínica Médica Veterinária II. 2000. Universidade Federal da Bahia.
Orientou
Avaliação clínica de bezerros bubalinos com sorologia positiva para IBR; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;
Leucose Bovina; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;
Ocorrência de problemas onfalógenos intra abdominais em bubalinos jovens do Recôncavo Baiano; ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;
Tuberculose em Fêmeas Bubalinas; Avaliação através do Teste de Tuberculina; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luciano José Costa Figueiredo;
Produções bibliográficas
-
COSTA, J. N., FERREIRA, A. F. M. S. C., PEIXOTO, A ; FIGUEIREDO, L. J. C. . Efeito do Tratamento com Florfenicol nas Onfalites de Bezerros. . A Hora Veterinária , Porto Alegre, v. 131, p. 10-13, 2002.
-
FIGUEIREDO, L. J. C. ; MOURA, H.H.M. . Catálogo das Principais Plantas Tóxicas do Estado da Bahia. Salvador: Publigraf, 2002. 32p .
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . Onfalopatias de bezerros. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 1999. v. 500. 95p .
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . ONFALOPATIAS DE BEZERROS. In: DORCIMAR DA COSTA MARQUES. (Org.). CRIAÇÃO DE BOVINOS. 7ªed.BELO HORIZONTE-MG: CVP-CONSULTORIA VETERINÁRIA E PUBLICAÇÕES, 2003, v. 1, p. 395-416.
-
COSTA, J. N., FERREIRA, A. F. M. S. C., REIS, M. C ; FIGUEIREDO, L. J. C. . Timpanismo Gasoso E Espumoso Em Bovinos - Alterações Clínicas E Respostas ao Tratamento Observadas em 39 Animais . In: XXX Jornadas Uruguayas de Buíatria, 2002, 2002, Paysandu. XXX Jornadas Uruguayas de Buíatria, 2002, 2002.
-
FIGUEIREDO, L. J. C. ; COSTA, J.N. ; MOURA, H.H.M. ; PEIXOTO, A.P.C. ; MENEZES, R.V. ; FERREIRA, M.M. ; FERREIRA, A.F.M.S. da C. . Intoxicaçãopor Plantas Observadas na Casuística da clínica de Bovinos/Escola de Medicina Veterinária/UFBA. In: XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003, SALVADOR. Anais do XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003. v. 1. p. 42-42.
-
COSTA, J.N. ; PEIXOTO, A.P.C. ; BRITO, J M ; FERREIRA, M.M. ; MENEZES, R.V. ; FERREIRA, A.F.M.S. da C. ; FIGUEIREDO, L. J. C. . Retículo Peritonite Traumática (RPT): Aspectos Clínicos e Resposta ao Tratamento. In: XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003, Salvador-BA. Anais do XI CONGRESSO LATINO-AMERICANO; V CONGRESSO BRASILEIRO E III CONGRESSO NORDESTINO DE BUIATRIA, 2003. v. 1. p. 42-42.
-
COSTA, J.N. ; FIGUEIREDO, L. J. C. ; PEIXOTO, A.P.C. ; FERREIRA, M.M. ; MENEZES, R.V. . Anaplasmose bovina: aspectos alínicos de 50 casos atendidos na Clínica de Bocinos de Oliveira dos Campinhos- BA. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador- BA. XXXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001. v. 1. p. 113-113.
-
REIS, M. C. ; FIGUEIREDO, L. J. C. ; COSTA, J. B. ; FERREIRA, M.M. . Raiva bovina: aspectos clínicos apresentados por 84 animais atendidos na Clínica de Bovinos de Oliveira dos Campinhos - Bahia . In: CONgresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador. XXVIII CONBRAVET - Livro dos Resumos, 2001. v. 1. p. 113-113.
-
COSTA, J.N. ; FIGUEIREDO, L. J. C. ; FERREIRA, M.M. ; MENEZES, R.V. . Tuberculose bovina: avaliação da tuberculinização em nove municípios do estado da Bahia. . In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador - BA, 2001. v. 1. p. 117-117.
-
FIGUEIREDO, L. J. C. ; FERREIRA, M.M. ; COSTA, J.N. . Rinotraqueíte Infecciosa bovina: levantamento soro-epidemiológico em bubalinos. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2001, Salvador- BA, 2001. p. 117-117.
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . Onfalopatias de Bezerros. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . Ensino da Buiatria nos Cursos de Medicina Veterinária e Situação da Buiatria no Nordeste . 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . Programa Simental para o 3º Milênio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . EET- Encefalites Esponjiformes Transmissíveis (Vaca louca / DCJ). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . Manejo e sanidade dos bezerros. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . Encefalites Esponjiformes Transmissíveis. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . O Bezerro: do parto à apartação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIGUEIREDO, L. J. C. . Afecções umbilicais em bezerros. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FIGUEIREDO, L. J. C. . II Simpósio Nacional da Raça Simental. 2002.
FIGUEIREDO, L. J. C. . Vaca Louca: A doença dos PRIONS. 2002. (Palestra).
FIGUEIREDO, L. J. C. . Manejo Sanitário Prática Preventivas de Saúde Animal. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FIGUEIREDO, L. J. C. . Abordagem semiológica aplicada aos ruminantes.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FIGUEIREDO, L. J. C. . Curso de atualização em toxicologia veterinária-Diagnóstico clínico das infecções por plantas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FIGUEIREDO, L. J. C. . Abordagem semiológica aplicada aos ruminantes. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2004
Paraninfo da Turma de Medicina Veterinária- - UFBA 2004.1, UFBA.
2003
Indicação para recebimento do Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho, Academia Baiana de Medicina Veterinária.
2001
Acadêmico titular da Cadeira de nº 14, Academia Baiana de Medicina Veterinária.
2001
Veterinário destaque: Buiatra 2001, Conselho de medicina Veterinária da Bahia.
2001
Professor homenageado pela turma de formados em Medicina Veterinária UFBA/2001, UFBA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Escola de Medicina Veterinária. , Av. Ademar de Barros-500, Ondina, 40170-110 - Salvador, BA - Brasil - Caixa-postal: 00, Telefone: (71) 32836744, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2008
Instituto Cultural Brasil AlemanhaVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente
Atividades
-
05/2005 - 05/2008
Direção e administração, Instituto Cultural Brasil Alemanha, .,Cargo ou função, Presidente.
2003 - 2006
Fórum Nacional de Executores de Sanidade AgropecuáriaVínculo: VICE-PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: VICE-PRESIDENTE, Carga horária: 0
Atividades
-
10/2003 - 12/2006
Direção e administração, Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária, Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária.,Cargo ou função, VICE-PRESIDENTE.
2003 - Atual
Associação Brasileira de BuiatriaVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 0
Atividades
-
09/2003 - 09/2006
Direção e administração, Associação Brasileira de Buiatria, Associação Brasileira de Buiatria.,Cargo ou função, Vice-Presidente.
-
05/2001 - 09/2003
Direção e administração, Associação Brasileira de Buiatria, Associação Brasileira de Buiatria.,Cargo ou função, Presidente.
2002 - 2006
AGENCIA ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUARIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Seção, Carga horária: 0
Atividades
-
07/2002
Direção e administração, Público Estadual Autarquia, Diretoria.,Cargo ou função, Diretor Geral.
1972 - 1974
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrando
Atividades
-
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Hospitalar III - Clínica de Ruminantes, Toxicologia Veterinária, Clínica Médica/Ruminantes
-
Extensão universitária , Escola de Medicina Veterinária, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de vários programas de extensão universitária em convênios com Banco do Nordeste, Secretaria de Agricultura da Bahia, Instituto Cultural Brasil/Alemanha, Centro de Desenvolvimento da Pecuária/EMV/UFBA, etc...
1998 - 1998
Associação Baiana de BuiatriaVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 0
Outras informações:
Sócio Fundador
Atividades
-
09/2001
Direção e administração, Associação Baiana de Buiatria, Associação Baiana de Buiatria.,Cargo ou função, Presidente.
-
09/1998 - 09/1998
Direção e administração, Associação Baiana de Buiatria, Associação Baiana de Buiatria.,Cargo ou função, Sócio Fundador.
2000 - Atual
Associação Brasileira de Criadores da Raça SimentalVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CONSELHO TÉCNICO, Carga horária: 0
Atividades
-
04/2000
Serviços técnicos especializados , Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental, Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental.,Serviço realizado, Avaliação e Elaboração de Normas Técnicas para o Programa Nacional de Padronização e Julgamento de Raça.
-
04/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental, Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental.,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico.
1986 - 1990
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 30
Atividades
-
Ensino, Mestrado em Medicina Veterinária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Doenças dos Animais Jovens
1985 - 1989
Universidade de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30
Atividades
-
Ensino, Patologia e Toxicologia Veterinária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de Intoxicação Experimental
1972 - 1986
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino, Ciências Agrárias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas de Clinica de ruminantes
-
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Médica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano José Costa Figueiredo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?