Ricardo Niehues Buss
Professor Associado do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Gestão de Logística Internacional com Foco em Analista de Logística pela ABRACOMEX e Massachusetts Institute of Busines - MIB, Especialista em Engenharia de Produção, Especialista em Gestão em Agronegócios, Graduado em Administração. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Administração Universitária - INPEAU. Participa do grupo de pesquisa MGDP Modelagem em Gestão, Design e Processos - UFSC. Tem experiência na área de administração e gestão universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, logística, logística internacional, cadeia de suprimentos, gestão de estoques, gestão da qualidade, inovação, ensino universitário.
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia
2015 - 2017
Universidade Federal do Maranhão
Título: Não informado
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Logística.
Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
2015 - 2017
Universidade Federal do Maranhão
Título: Logística e Infraestrutura da Produção da Soja no Estado do Maranhão (Brasil): Agricultura de Precisão Aplicada para a Sustentabilidade
, Ano de obtenção: 2017. Glécio Machado Siqueira. Palavras-chave: Agronegócio; Impacto Logístico; Indicadores de Qualidade do Solo; Atributos Biológicos, Físicos e Químicos do Solo; Agricultura de Precisão.
Mestrado em Administração
2004 - 2006
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Formação Humanista no Curso de Graduação em Administração em Relação aos demais Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina
, Ano de Obtenção: 2006.José Nilson Reinert.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Politica e Gestão Institucional. Setores de atividade: Outro.
Especialização em MBA em Gestão de Logística Internacional com foco em Analista de Logística
2018 - 2020
Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior
Título: Multimodalidade logística para escoamento da soja no estado do Maranhão
Especialização em Engenharia de Produção
2013 - 2015
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Gestão de Risco da Cadeia de Suprimentos como Propulsor de Desempenho
Orientador: Paola Silva
Especialização em Especialização em Gestão em Agronegócios
2009 - 2011
Faculdade Católica Dom Orione
Título: A Administração na Pequena Propriedade Rural
Orientador: Paola Silva
Graduação em Administração de Empresas
1998 - 2002
Faculdade de Administração do Alto Vale do Rio Tubarão
Título: Compras
Orientador: Márcio Tadeu Menezes
Formação complementar
2018 - 2018
Global Business Management. (Carga horária: 120h). , Massachusetts Institute of Business, MIB, Estados Unidos.
2016 - 2016
Análise Multivariada de Dados. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2014 - 2014
Análise e Gerenciamento de Riscos. (Carga horária: 100h). , Mais E-duc, ME, Brasil.
2011 - 2011
Logística: Abastecimento, Distrib. e Terceirização. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Dale Carnegie Course. (Carga horária: 32h). , Dale Carnegie Training, DALE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Logística.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ensino e Pesquisa em Administração.
Organização de eventos
BUSS, Ricardo Niehues . Jornada de Adminitração do Tocantins / Jornada Acadêmica do Tocantins 9º Edição. 2010. (Congresso).
BUSS, Ricardo Niehues . III Administração em Foco - Desenvolvendo Competências e Habilidades. 2010. (Congresso).
BUSS, Ricardo Niehues . II EPOCA Exposição do Polo Comercial de Araguaína. 2009. (Exposição).
BUSS, Ricardo Niehues . II Administração em Foco. 2009. (Congresso).
BUSS, Ricardo Niehues . I Adminisração em Foco. 2008. (Congresso).
BUSS, Ricardo Niehues . I EPOCA Exposição do Polo Comercial de Araguaína. 2008. (Exposição).
BUSS, Ricardo Niehues . IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2004. (Congresso).
BUSS, Ricardo Niehues . Seminário "Qualidade Total". 2000. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Nacional de Gestão da Qualidade Aplicada - CONGESQUA 2023. 2024. (Congresso).
Global Management Week 2023. 2023. (Outra).
XXIII Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO. Condições Ergonômicas de Postos de Trabalho Remoto: Aplicando o Checklist de Couto. 2023. (Congresso).
III SINGE - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação.IMPACTOS DO TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DE GRÃOS DE SOJA NO ESTADO DO MARANHÃO (BRASIL). 2020. (Simpósio).
IX CONBREPRO - Congresso Brasileiro de Engenharia da Produção. Avaliação de desempenho por funções gerenciais. 2019. (Congresso).
IX CONBREPRO - Congresso Brasileiro de Engenharia da Produção. Avaliação de desempenho Econômico-Financeira: um estudo de caso em indústrias simuladas de capital aberto. 2019. (Congresso).
X Fórum Científico da Católica Orione.A pesquisa da graduação como potencializador da formação acadêmica e profissional. 2018. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Infraestrutura logística de transporte e armazenagem da soja no estado do Maranhão - Brasil. 2017. (Congresso).
54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade. PRÁTICAS INOVADORAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO AGRONEGÓCIO EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE. 2016. (Congresso).
54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade. CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DE ARMAZENAGEM DE GRÃOS NO TOCANTINS. 2016. (Congresso).
54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade. ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO FRANGO DE CORTE. 2016. (Congresso).
Convibra 2015 Online Conference. Exportações Brasileiras: Perfil Exportador do Tocantins. 2015. (Congresso).
Convibra 2015 Online Conference. Gestão de Risco em Serviços de suporte ao Cliente: Um Estudo de Caso em uma empresa de Desenvolvimento de Software. 2015. (Congresso).
ADM 2014 - Congresso Internacional de Administração. Eficiência dos processos das seguradoras no atendimento ao cliente de sinistro auto. 2014. (Congresso).
ADM 2014 - Congresso Internacional de Administração. A qualidade de vida no ambiente corporativo e seu impacto na produtividade das empresas. 2014. (Congresso).
VI Fórum Científico da Faculdade Católica Dom Orione.Gestão e Marketing. 2014. (Outra).
III Fórum Científico - A Produção do Conhecimento Científico no Exercício da Cidadania. A ética e a Justiça como Base para as Organizações. 2011. (Congresso).
III Fórum Científico - A Produção do Conhecimento Científico no Exercício da Cidadania.Internet: Redes Sociais, Relações de Solidariedade. 2011. (Outra).
8º Jornato - Jornada de Administração do Tocantins. 2010. (Outra).
9° JORNATO Jornada de Administração do Tocantins.As Deficiências Profissionais Perante a Empregabilidade. 2010. (Encontro).
Fórum Nacional dos Coordenadores de Administração. 2010. (Encontro).
II Fóru Científico: A Produção de Conhecimento Científico: Desenvolvimento Sustentável e Desafios Sócio-Ambientais. Educação e Meio Ambiente. 2010. (Congresso).
I JORNAMA Jornada Acadêmica do Estado do Maranhão.Você: Carreira e Sucesso. 2010. (Encontro).
I Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios - UFT. Perspectivas do transporte aéreo para Araguaína e região. 2010. (Congresso).
Jornada de Ensino a Distância de Araguaína/TO - Interdisciplinaridade nas Profissões.Sustentabilidade Empresarial. 2010. (Encontro).
V Congresso de Educadores Orionitas. 2010. (Congresso).
X Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur.A Formação Humanista nos Cursos de Administração do Estado do Tocantis. 2010. (Outra).
XXI ENANGRAD.O Papel do Administrador na Gestão de Empresas Familiares. 2010. (Encontro).
CONAE - Conferência Nacional de Educação. 2009. (Outra).
Congresso Internacional de Administração. O Benchmarking Como Propulsor de Crescimento Para as Organizações. 2009. (Congresso).
I Fórum Científico - A Produção de Conhecimento no Norte do Brasil.Energia, Indústria e Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Outra).
I Fórum Científico - A Produção de Conhecimento no Norte do Brasil.Plano Diretor e Impacto Ambiental no Norte do Brasil. 2009. (Outra).
II Administração em Foco. 2009. (Congresso).
III Encontro Jurídico da FACDO. 2009. (Encontro).
I Seminário de Avaliação Institucional da FACDO. 2009. (Seminário).
IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.A Contribuição do Ministério Universidades Renovadas para a Formação dos Acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade Católica Dom Orione. 2009. (Outra).
Seminários Regionais ENADE 2009. 2009. (Seminário).
Ensino Superior e Formação: a Docência em Questão. 2008. (Seminário).
I Administração em Foco. 2008. (Congresso).
XV CONAMERCO - Congresso de Administração do Mercosul. Energia Alternativa: Um Estudo de Caso ao Produto Aquecedor Solar Belosol. 2008. (Congresso).
VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.A Avaliação do Ensino e Aprendizagem no Curso de Ciências Contábeis da UNESC. 2007. (Outra).
XXXI EnANPAD.O Humanismo na Formação do Administrador: Caso UFSC. 2007. (Encontro).
Congresso Internacional de Educação da UNIBAVE. A Importância da Formação Humanistíca no Currículo de Administração: Caso UFSC. 2006. (Congresso).
VI Colóquio Internacional Sobre a Gestão Universitária na América do Sul.Humanismo no Curso de Graduação em Administração da UFSC. 2006. (Outra).
Palestra "O Excesso Tributário" e "Auditoria, Lavagem de dinheiro, Fraude & Corrupção". 2005. (Outra).
Conferência "A Boa Educação". 2004. (Outra).
Conferência "Valorização das Pessoas no Contexto Organizacional". 2004. (Outra).
Encontro de Pesquisa "Bem-estar e Mal-estar nas Organizações". 2004. (Encontro).
IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2004. (Seminário).
Palestra "Cases Empresariais: FIAT". 2003. (Outra).
Participação em bancas
BUSS, Ricardo Niehues; SIQUEIRA, G. M.. Caracterização e dinâmica do rebanho bovino na Amazônia maranhense.. 2019. Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.
BUSS, Ricardo Niehues. Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e a produção de alimentos na Amazônia (Município de Arame, Maranhão, Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
SOUSA, K. A.; CESAR, M. B.;BUSS, Ricardo Niehues. Distrito agroindustrial de Araguaína: Um estudo do cenário atual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
MENDANHA, J. F.;BUSS, Ricardo Niehues; SILVA, P.. Os canais de distribuição usados pela empresa Pinguin. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
CESAR, M. B.;BUSS, Ricardo Niehues; SILVA, P.. Logística interna de materiais e medicamentos: sua importância na gestão da logística hospitalar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
MENDANHA, J. F.; CESAR, M. B.;BUSS, Ricardo Niehues. Serviço de pós-venda para fidelização: Concessionária Novo Rio Veículo no período de janeiro à dezembro 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, P.; MENDANHA, J. F.;BUSS, Ricardo Niehues. Logística reversa de embalagens de agrotóxicos: seus processos e situação conjuntural na região de Araguaína/TO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, P.;BUSS, Ricardo Niehues; SOUSA, K. A.. A logística de distribuição e entrega de cartas e encomendas na cidade de Araguaína: um estudo de caso dos correios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, P.;BUSS, Ricardo Niehues; SOUSA, K. A.. Processos logísticos utilizados na distribuição de FLV: um estudo de caso na empresa XX Frutas em Araguaína /TO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues; SILVA, P.; MENDANHA, J. F.. Atividades logísticas desenvolvidas na produção de carne bovina: estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues; SILVA, P.; MENDANHA, J. F.. Distribuição e entrega dos correios de Araguaína - TO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
MENDANHA, J. F.;BUSS, Ricardo Niehues; SILVA, P.. Logística reversa das embalagens de agrotóxicos no município de Araguaína/TO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. A logística verde como um fator de sustentabilidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. O uso do rastreamento de veículos de carga como eficiência logística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Um estudo de caso sobre as dificuldades de uma pequena empresa em adquirir produtos de uma distribuidora de bebidas em Araguaína-TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. E-commerce e Logística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Análise da cadeia de suprimentos das necessidades humanas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Percepções da gestão da cadeia de suprimentos no setor de saneamento básico: estudo de caso da cadeia do cloro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Trabalho em equipe como uma fonte de vantagem competitiva: um estudo de caso em uma empresa do segmento contábil da cidade de Araguaína. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Desafio logístico no e-commerce. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Cultura Organizacional: um estudo na empresa Tocantins transporte e logística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Processos produtivos de uma confecção de uniformes profissionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Supply chain do programa de aquisição de alimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Logística em eventos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. A coleta de baterias de celulares usadas. Um estudo de caso de logística reversa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. As estratégias de marketing adotadas pelo setor hoteleiro de Araguaína - TO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Tocantins.
BUSS, Ricardo Niehues. Gestão Financeira nas Propriedades de Pecuária de Corte na Região de Araguaína: Uma Pesquisa de Campo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Empresa Familiar: conflitos e Soluções. Um Estudo de Caso em uma Empresa Farmacêutica em Araguaína - TO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Atividades de Uma Lavanderia Hospitalar: Estudo de Caso no Hospital Dom Orione. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Administração Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Satisfação do Consumidor: Estudo de Caso na 2001 Presentes na Cidade de Araguaína. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Opiniões sobre os Resíduos Sólidos Urbanos da Cidade de Araguaína em Relação à Lei da Educação Ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Gestão de Recursos Humanos: As Transformações nas Relações de Trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Hospitalidade como Fator de Melhoria nos Serviços Hospitalares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Acessibilidade de Pessoas com Deficiência em Araguaína. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Um Olhar sobre a Comunicação em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso na Faculdade Católica Dom Orione. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Contribuição da Resiliência para o Administrador no Mundo Globalizado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Importância da Eficiência nos Processos de Recrutamento e Seleção de Pessoal em uma Empresa na Cidade de Araguaína. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Estrutura Logística de Escoamento de Grãos no Estado do Tocantins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Marketing, Planejamento e Varejo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Voluntariado e Motivação na APAE de Araguaína. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Comunicação Organizacional: A Difícil Avaliação deste Intangível. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Motivação e seu Papel Estratégico nas Organizações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Hotelaria Hospitalar: Uma Nova Visão de Hospitalidade para a Unidade de Saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. O Mercado da Carne Bovina no Estado do Tocantins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Importância de um Administrador em uma Unidade Hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Motivação Organizacional: Nível de Motivação dos Colaboradores da Instituição Financeira Itaú/Unibanco de Araguaína/TO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Importância da Comunicação do Desempenho do Trabalhado: Um estudo de Caso no Supermercado Super Oliveira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Influência da Maternidade no Rendimento e na Motivação da Mulher no Trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Jogos Empresariais como Ferramenta de Motivação no Treinamento de Pessoal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Importância da Motivação do Vendedor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Cominicação Interna a Favor da Qualidade no Atendimento: Um Estudo de Caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Vantagens e Influência da Hotelaria Hospitalar no Processo de Cura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Grau de Satisfação dos Consumidores de 2001 Presentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Importância do Estágio Universitário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Organizações Virtuais como Nova Forma de Desenvolvimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Qualidade na Prestação de Serviços de Higienização de Veículos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Marketing de relacionamento: sua importância para a agência do Banco da Amazônia de Araguaína.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Empresa rural: a maximização de recursos na produção leiteira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. O poder das metáforas para a leitura das organizações: o caso da empresa GHG na cidade de Araguaína - TO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A contribuição dos controles financeiros básicos para o processo decisório de uma empresa da cidade de Araguaína. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. O plano de negócio como ferramenta estratégica no desenvolvimento das empresas na cidade de Araguaína - TO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Assédio moral no trabalho: uma análise das consequências desse fenômeno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Motivação como elemento de comprometimento nas organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A contribuição do movimento Universidades Renovadas para a formação dos acadêmicos de administração da Faculdade Católica Dom orione. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Sistema de informação gerencial: a importância da tecnologia da informação no processo de tomada de decisões pelas MPE´S. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Resultados da implantação dos 5S em um supermercado - O estudo de caso do supermercado A Econômica - Araguaína - TO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Uma abordagem sobre a política de retenção de talentos na gestão de pessoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Avanços e dificuldades das MPE´S manter-se no mercado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Análise de satisfação dos usuários do serviço da recepção da Unidade de Saúde Maria Betânia da cidade de Santa Fé do Araguaína - TO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A nova tendência da aplicação da hotelaria hospitalar: conceitos para um melhor atendimento do cliente da saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A motivação como um fator de diferenciação e vantagem competitiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Qualidade no Atendimento e Humanização Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Fidelização: Aspécto Importante para todas as fases do Ciclo de Vida das Organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Competências Necessárias ao Gestor de Pessoas do Século XXI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. A Evolução das Características da Liderança nas Organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Opção Turística no Município de Araguaína/TO: Estudo de Caso na Cachoeira Véu de Noiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Cultura Organizacional: Um Ensaio Teórico entre Administração e Antropologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues. Sistema de Informação Computadorizado: Uma Ferramenta Estratégica para as Empresas Hoteleiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione.
BUSS, Ricardo Niehues; Bonifácio, Roseli Costa. A Importância do controle interno de estoque: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabilidade) - Faculdade de Capivari de Baixo.
BUSS, Ricardo Niehues. Análise dos fatores motivacionais na empresa S. B. Castro e Cia Ltda.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo.
BUSS, Ricardo Niehues. Análise do departamento de vendas da empresa Arquenge Arquitetura e Engenharia Ltda.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo.
BUSS, Ricardo Niehues; DUARTE, Eliane; NUNES, Gresiela. Os Benefícios da Implantação do setor de marketing na empres Genésio A Mendes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo.
BUSS, Ricardo Niehues; LEVANDOSKI, C.; GONÇALVES, Eloi. Técnicas de Comunicação: Um estudo de caso na Rádio Tubá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo.
BUSS, Ricardo NiehuesSANCHEZ. O Impacto do Microcrédito para os Pequenos e Micro Empresarios. Estudo de caso nos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo.
BUSS, Ricardo NiehuesSANCHEZ; CRUZ, C. F.. Verificação do grau de satisfação dos clientes em relação ao atendimento prestado pela Panificadora Israel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabilidade) - Faculdade de Capivari de Baixo.
BUSS, Ricardo Niehues. Planejamento de Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Barriga Verde.
BUSS, Ricardo Niehues. Marketing de Relacionamento - Atendimento e Satisfação do Cliente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Educacional Barriga Verde.
BUSS, Ricardo Niehues; SYDOW, E.; CASTRO, R. M.. Concurso Público Professor Magistério Superior. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
Orientou
Cadeia Produtiva da Carne Bovina no Estado do Tocantins; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Agronegócios) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Sustentabilidade e a Viabilização das Unidades de Produção Famílias através do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas a partir da Integração Agroindustrial; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Agronegócios) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Análise da cadeia de suprimentos da gasolina: um estudo de caso em um posto de combustível na cidade de Araguaína/TO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Análise da cadeia de suprimentos de uma indústria de gelatina na cidade de Araguaína; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Gestão de Risco dos Processos Logísticos na Cadeia Produtiva do Leite (In Natura); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Análise de um sistema integrado de produção de frango na região do bico do papagaio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Avaliação do modelo de excelência de gestão - MEG em uma distribuidora de cosmétiicos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Análise do canal de distribuição do frango de um frigorífico do norte do Tocantins; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Gestão do serviço logístico no atendimento ao cliente: um estudo comparativo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Plataforma Eco Logística: uma proposta de adequação para o município de Araguaína - TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Problemática da infraestrutura brasileira e a possível solução: a empresa de planejamento e logística- EPL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Importância da Gestão de Controle Patrimonial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
O Administrador e a Relevância da Gestão de Pessoas no Ambiente de Negócio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Humanizar Empresas: Um Meio Eficaz de Gerir Negócios; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Impactos Ambientais que a UHE irá Causar na Região de Babaçulandia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Os Benefícios Proporcionados pela Ferrovia Norte Sul ao Estado do Tocantins; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Constituição em Lei de Entidades Pertencentes ao Terceiro Setor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Monitoramento de Serviços no sistema de Gestão de Qualidade: Um Estudo de Caso na Construção Civil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Formação Humanista nos Cursos de Administração do Estado do Tocantins; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
O Administrador e a Gestão de Empresas Familiares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Embalagem como ferramenta de Marketing: Um Estudo de Caso dos Refrigerantes Imperial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Marketing Esportivo Como ferramenta Estratégica de Investimento nas Organizações; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Transparência Como Fator de Crescimento para as Empresas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Um Estudo Sobre o Clima Organizacional em Intituições Escolares: Um Estudo de Caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Motivação como Diferencial no Atendimento do Programa Bolsa Família na Cidade de Araguaína - TO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Orçamento Doméstico como Ferramenta para Melhoria na Qualidade de Vida das Famílias; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Viabilidade Técnica e Econômica da Implantação de Usina de Reciclagem de Entulho com Recursos da Iniciativa Privada no Município de Araguaína-TO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Católica Dom Orione; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Importância do Controle Interno de Estoque: Um estudo de Caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Contabilidade) - Faculdade de Capivari de Baixo; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Controlar melhor para obter um lucro maior: um estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Contabilidade) - Faculdade de Capivari de Baixo; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A marca na mente e no mercado: Um estudo de caso na SC Guindastes e Transportes Ltda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
O Balanced Scorecard em Pequenas Empresas Como Ferramenta para a Gestão Estratégica na Era da Informação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO NA RAVLEN INDÚSTRIA BRASILEIRA DE IMBITUBA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
A Importância e os Benefícios do Pregão Eletrônico para as Instituições Envolvidas no Processo de Licitação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Análise de Mercado: Um Estudo de Caso ao Produto Aquecedor Solar Belosol; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade de Capivari de Baixo; Orientador: Ricardo Niehues Buss;
Produções bibliográficas
-
CÉSAR, MARCELO BARBOSA ; BUSS, Ricardo Niehues ; CÉSAR, RAISSA MARIANO . As abordagens paradigmáticas apresentadas pelos autores dos livros utilizados no ensinamento da teoria da administração. International Journal of Scientific Management and Tourism , v. 10, p. e815, 2024.
-
DIAS JUNIOR, C. M. ; BUSS, Ricardo Niehues ; VEGA, S. K. F. ; SOUZA, G. P. ; SILVA, R. S. S. . Avaliação de desempenho econômico-financeira: um estudo de caso em indústrias simuladas de capital aberto. https://doi.org/10.54021/seesv3n1-021 , v. 3, p. 268-287, 2022.
-
DIAS JUNIOR, C. M. ; SILVA, R. S. S. ; BUSS, Ricardo Niehues . An overview of the socioeconomic vulnerability of family groups in Brazil. Current Scientific Journal , v. 2, p. 79/2-101, 2022.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, R. A. ; SIQUEIRA, G. M. . Management zones design for soybean crop using principal components and geostatistics. Revista Caatinga , v. 35, p. 925-935, 2022.
-
SILVA, D. M. ; MENDANHA, J. F. ; BUSS, Ricardo Niehues ; SIQUEIRA, G. M. . Multiscale properties of weeds in no-till system. Advances In Weed Science , v. 40, p. 1-9, 2022.
-
SCHERER, MÔNICA ELISA ; DIAS JUNIOR, CLAUDELINO MARTINS ; BUSS, Ricardo Niehues . Uma proposta de avaliação de desempenho por funções em ambiente simulado. REVISTA DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO (CAD/UFSC) , v. 23, p. 134-145, 2021.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, R. A. ; SIQUEIRA, G. M. ; LEIVA, J. O. R. ; OLIVEIRA, O. C. C. ; FRANCA, V. L. . Spatial and multivariate analysis of soybean productivity and soil phisical-chemical attributes. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 23, p. 446-453, 2019.
-
LEIVA, J. O. R. ; SILVA, R. A. ; BUSS, Ricardo Niehues ; FRANCA, V. L. ; SIQUEIRA, G. M. . Multifractal analysis of soil penetration resistance under sugarcane cultivation. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 23, p. 538-544, 2019.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SIQUEIRA, G. M. ; MENDANHA, J. F. ; SILVA, D. M. . Infraestrutura logística de transporte e armazenagem da soja no estado do Maranhão ? Brasil. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 31564-31580, 2019.
-
RODRIGUES, L. F. ; VAZ, R. G. M. V. ; BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, D. M. . Analysis of the Functioning of the Supply Chain Management of Broiler Chicken. Journal of Geospatial Modelling , v. 3, p. 1-11, 2018.
-
COSTA, R. A. ; SILVA, D. M. ; BUSS, Ricardo Niehues . Evaluating the Quality of Public Passenger Transport in Araguaína-TO. Journal of Geospatial Modelling , v. 3, p. 28-44, 2018.
-
SANTOS, D. F. ; BUSS, Ricardo Niehues ; SANCHES, F. B. ; SILVA, D. M. . Brazilian Exports: Tocantins Export Challenges. Journal of Geospatial Modelling , v. 3, p. 12-27, 2018.
-
CARVALHO, L. S. ; SILVA, D. M. ; BUSS, Ricardo Niehues . Humanitarian Logistics of Flooding in the City of Araguaína - TO. Journal of Geospatial Modelling , v. 3, p. 45-58, 2018.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; RADDATZ, L. . Rota Bioceânica Norte como Alternativa de Escoamento da Produção da Soja pelo Oceano Pacífico. Revista Cientifica do ITPAC , v. 7, p. 1-10, 2014.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; NASCIMENTO, J. L. J. . O Canto do Coral como Instrumento Facilitador da Aprendizagem no Ensino Superior: O Processo de Socialização no Canto do Coral. Revista São Luis Orione , v. 1, p. 37-59, 2011.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, P. . A Administração na Pequena Propriedade Rural. Revista São Luis Orione , v. 1, p. 149-173, 2011.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; COSTA, Aguimaran das Neves . A Racionalização da Fé: Uma Abordagem Histórica da Patrística Grega. Revista São Luis Orione , v. 1, p. 11-26, 2010.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SANCHEZ ; Reinert . Uma Visão Sistêmica do Ensino de Administração da Faculdade de Capivari de Baixo - FUCAP. Revista São Luis Orione , v. 1, p. 1-246, 2009.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; ALVES, Tácila Lorena Pajeú . O Administrador e a Gestão de Empresas Familiares. Revista São Luis Orione , v. 1, p. 81-112, 2009.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, H. M. ; SALES, C. P. . A Contribuição do Ministério das Universidades Renovadas para a Formação dos Acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade Católica Dom Orione. Revista São Luis Orione , v. 1, p. 157-184, 2009.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert . O Humanismo na Formação do Administrador: Caso UFSC. Avaliação (UNICAMP) , v. v.14, p. 1, 2008.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert ; SANCHEZ . Uma visão sistêmica do ensino de administração da Faculdade de Capivari de Baixo - FUCAP. Revista São Luis Orione , v. 1, p. 75-94, 2008.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert ; SANCHEZ ; CRISTOFOLINI, Arlei . Administração: Formação com Diferencial Estratégico. Desafio (Campo Grande) , v. 8, p. 5-12, 2007.
-
MENDANHA, J. F. ; BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, D. M. ; SIQUEIRA, G. M. . O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Arame (Maranhão, Brasil): a agricultura familiar em perspectiva. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2020.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, H. M. ; COSTA, M. M. ; LIMA, G. A. . Memória, Cultura e Solidariedade no Ensino Superior. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2015. 116p .
-
DIAS JUNIOR, C. M. ; SILVA, R. S. S. ; BUSS, Ricardo Niehues . UM PANORAMA DA VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA DE GRUPOS FAMILIARES NO BRASIL. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Coletânea Conexão do Conhecimento - Volume 2. 1ed.Formiga: Multiatual, 2022, v. 2, p. 97-122.
-
VEGA, S. F. ; DIAS JUNIOR, C. M. ; BUSS, Ricardo Niehues ; KAUTNICK, A. . Avaliação de Desempenho Econômico-Financeira: Um Estudo de Caso em Indústrias Simuladas de Capital Aberto. In: Thaise Ribeiro Luz. (Org.). Coletânea de Engenharia de Produção 2. 1ed.Itajubá: Editora Kreatik, 2020, v. , p. 21-36.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; OLIVEIRA, O. C. C. ; SILVA, R. A. ; SOUZA, A. A. ; SIQUEIRA, G. M. . Variabilidade espacial da fauna edáfica sob cultivo de soja. In: José Luis Gabriel Pérez; Diana Martín-Lammerding; Miguel Quemada Sáenz-Badillos. (Org.). Estudios en la Zona No Saturada del Suelo. 14ed.Madrid: Servicio de Publicaciones de la ETSIAAB, UPM, 2019, v. 14, p. 109-114.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; FERREIRA, F. C. O. . Eficiência dos processos das seguradoras no atendimento ao cliente de Sinistro Auto. In: Marcelo Ruy. (Org.). Tópicos em Gestão da Produção Volume II. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. , p. 135-145.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SIQUEIRA, G. M. ; SILVA, R. A. ; COSTA, M. K. L. ; SILVA, E. F. F. E. . Variabilidade espacial de atributos físicos do solo cultivado com soja. In: David Moret Fernández; M. Victoria López. (Org.). Estudios en la zona no saturada del suelo. 1ed.Zaragoza: , 2017, v. XIII, p. 307-316.
-
BITTENCOURT, L. A. B. S. ; BUSS, Ricardo Niehues ; ANDRADE, M. G. A. M. . A qualidade de vida no ambiente corporativo e seu impacto na produtividade das empresas. In: Cacilda Nacur Lorentz. (Org.). Tópicos em Gestão de Pessoas. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 2, p. 59-67.
-
CANDIDO, C. S. ; SIQUEIRA, G. M. ; COSTA, M. K. L. ; BUSS, Ricardo Niehues . Recuperação de áreas degradadas e qualidade do solo. In: Glécio Machado Siqueira; Raimunda Alves Silva; Mayanna Karlla Lima Costa. (Org.). Geotecnologias, agricultura de precisão e manejo dos recursos naturais. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2016, v. 1, p. 211-217.
-
SIQUEIRA, G. M. ; BUSS, Ricardo Niehues . Práticas inovadoras de gestão ambiental para a sustentabilidade do agronegócio. In: Glécio Machado Siqueira; Raimunda Alves Silva; Mayanna Karlla Lima Costa. (Org.). Geotecnologias, agricultura de precisão e manejo dos recursos naturais. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2016, v. I, p. 185-198.
-
CESAR, M. B. ; BUSS, Ricardo Niehues ; CESAR, R. M. . As abordagens paradigmáticas apresentadas pelos autores dos livros utilizados no ensinamento da teoria da administração. In: Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2023, Florianópolis. QUAL CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO QUEREMOS E PRATICAMOS? desafios e possibilidades diante das encruzilhadas do nosso tempo. Florianópolis: Imaginar o Brasil Editora, 2023. p. 142.
-
SALES, M. B. ; BORGES, S. B. ; BUSS, Ricardo Niehues . Condições ergonômicas de postos de trabalho remoto: aplicando o checklist de Couto. In: Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, 2023, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO. Recife: Even3, 2023.
-
KAUTNICK, A. M. ; BUSS, Ricardo Niehues . Revisão Sistemática do Omnichannel com Enfoque no Contexto Brasileiro. In: 32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2021, Fortaleza. Anais do Evento: 32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2021. p. 1-15.
-
NIEHUES BUSS, RICARDO ; MACHADO SIQUEIRA, GLÉCIO ; MARTINS DIAS JUNIOR, CLAUDELINO . IMPACTOS DO TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA DE GRÃOS DE SOJA NO ESTADO DO MARANHÃO (BRASIL). In: III SENGI Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação, 2020, Online, 2020.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; DIAS JUNIOR, C. M. ; SCHERER, M. E. . Avaliação de desempenho por funções gerenciais. In: IX CONBREPRO - Congresso Brasileiro de Engenharia da Produção, 2019, Ponta Grossa. Anais Conbrepro 2019, 2019.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; VEGA, S. F. ; NASCIMENTO JUNIOR, C. C. ; KAUTNICK, A. . Avaliação de desempenho Econômico-Financeira: um estudo de caso em indústrias simuladas de capital aberto. In: IX CONBREPRO - Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2019, Ponta Grossa. Anais Conbrepro 2019, 2019.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SIQUEIRA, G. M. . Infraestrutura logística de transporte e armazenagem da soja no estado do Maranhão - Brasil. In: VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2017, Ponta Grossa. Anais CONBREPRO 2017 - Engenharia na Indústria Alimentícia, 2017.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SANCHES, F. B. ; SANTOS, D. F. . Gestão de Risco em Serviços de suporte ao Cliente: Um Estudo de Caso em uma empresa de Desenvolvimento de Software. In: Convibra 2015 Online Conference, 2015. Convibra 2015, 2015.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SANCHES, F. B. ; SANTOS, D. F. . Exportações Brasileiras: Perfil Exportador do Tocantins. In: Convibra 2015 Online Conference, 2015. Convibra 2015, 2015.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; BITTENCOURT, L. A. B. S. ; ANDRADE, M. G. A. M. . A qualidade de vida no ambiente corporativo e seu impacto na produtividade das empresas. In: ADM 2014 - Congresso Internacional de Administração, 2014, Ponta Grossa. Gestão Estratégica: Ética e Transparência nas Organizações, 2014.
-
SANTOS, A. A. ; TAVARES, A. M. M. ; BUSS, Ricardo Niehues . O POP-MANAGEMENT E A LEITURA COMO DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DO GESTOR. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2014, Florianópolis. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2014.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; FERREIRA, F. C. O. . Eficiência dos processos das seguradoras no atendimento ao cliente de sinistro auto. In: ADM 2014 - Congresso Internacional de Administração, 2014, Ponta Grossa. Gestão Estratégica: Ética e Transparência nas Organizações, 2014.
-
BUSS, Ricardo Niehues . O Papel do Administrador na Gestão de Empresas Familiares. In: XXI ENANGRAD, 2010, Brasília. XXI ENANGRAD Brasília 2010, 2010.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; NOGUEIRA, T. C. . A Formação Humanista nos Cursos de Administração do Estado do Tocantins. In: X Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010, Mar Del Plata. X Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert ; SANCHEZ . Curso de Administração nos Países de Língua Portuguesa: Análise Comparativa das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação em Administração. In: X Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010, Mar Del Plata. X Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; PEREIRA,Aldo Francisco Veras Pereira A. F. V. . O Benchmarking Como Propulsor de Crescimento Para as Organizações. In: Congresso Internacional de Administração, 2009, Ponta Grossa. Gestão Estratégica em Tempo de Mudança, 2009.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; OLIVEIRA, D. . Energia Alternativa: Um Estudo de Casol ao Produto Aquecedor Solar Belosol. In: XV CONAMERCO - Congresso de Administração do Mercosul, 2008, Foz do Iguaçu. XV CONAMERCO - Congresso de Administração do Mercosul, 2008.
-
SOUZA, S. A. ; SANCHEZ ; BUSS, Ricardo Niehues . Satisfação dos Estudantes dos Cursos de Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. In: XXXII Enanpad 2008, 2008, Rio de Janeiro. XXXII Enanpad 2008, 2008.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert . O Humanismo na Formação do Administrador: Caso UFSC. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. XXXI EnANPAD 2007, 2007.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Bonifácio, Roseli Costa ; SORATO, Kátia Aurora Dalla Libera . A Avaliação do Ensino e Aprendizagem no Curso de Ciências Contábeis da UNESC. In: IIV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007, Mar del Plata. VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SANCHEZ ; Reinert ; SILVEIRA, Luiz Alfredo . Uma Visão Sistêmica do Ensino de Administração da Faculdade de Capivari de Baixo ? FUCAP. In: IIV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007, Mar del Plata. IIV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; ESTEVAM, Dimas de Oliveira ; SILVEIRA, Luiz Alfredo ; SILVEIRA, Maria da Graça Tavares . Gestão do Conhecimento no Setor Público em Instituição de Ensino Superior. In: IIV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007, Mar del Plata. VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert . Humanismo no Curso de Graduação em Administração da UFSC. In: VI Colóquio Internacional Sobre a Gestão Universitária na América do Sul, 2006, Blumenau. Anais do VI Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006.
-
Reinert ; BUSS, Ricardo Niehues ; SANCHEZ ; CRISTOFOLINI, Arlei . Administração: Formação com Diferencial Estratégico. In: VI Colóquio Internacional Sobre a Gestão Universitária na América do Sul, 2006, Blumenau. Anais do VI Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert . A Importância da Formação Humanistíca no Currículo de Administração: Caso UFSC. In: Congresso Internacional de Educação da UNIBAVE, 2006, Orleans. Anais Congresso Internacional de Educação da UNIBAVE, 2006.
-
SIQUEIRA, G. M. ; SILVA, R. A. ; BUSS, Ricardo Niehues . Análise Multifractal da Resistência do Solo à Penetração em uma Área Cultivada com Soja Sob Semeadura Direta. In: VIII Congreso Sobre Uso Y Manejo Del Suelo, 2018, Coruña. Gestión Sostenible de Suelos y Aguas - Libro de Resúmenes UMS 2018. Coruña: Universidade da Coruña, 2018. p. 49-49.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SIQUEIRA, G. M. ; SILVA, R. A. . Análise Espacial e Multivariada da Produtividade de Soja e de Atributos Físicos do Solo Sob Semeadura Direta. In: VIII Congreso Sobre Uso Y Manejo Del Suelo, 2018, Coruña. Gestión Sostenible de Suelos y Aguas - Libro de Resúmenes UMS 2018. Coruña: Universidade da Coruña, 2018. p. 52-52.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SIQUEIRA, G. M. ; SILVA, R. A. . Análise Geoestatística e Multivariada de Atributos Químicos do Solo e da Produtividade de Soja. In: VIII Congreso Sobre Uso Y Manejo Del Suelo, 2018, Coruña. Gestión Sostenible de Suelos y Aguas - Libro de Resúmenes UMS 2018. Coruña: Universidade da Coruña, 2018. p. 59-59.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; OLIVEIRA, D. . Energia alternativa: um estudo de caso ao produto aquecedor solar Belosol. In: XV CONAMERCO - Congresso de Administração do Mercosul, 2008, Foz do Iguaçu. Ágora Administração, 2008.
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert . O Humanismo na Formação do Administrador: Caso UFSC. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. XXXI EnANPAD. Proto Alegre: ANPAD, 2007.
-
BUSS, Ricardo Niehues . A logística e o desafio de ser eficiente no Brasil. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SIQUEIRA, G. M. ; SILVA, R. A. ; SILVA, E. F. F. E. . Multifractal analysis of soil fauna diversity indexes under different uses and management. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUSS, Ricardo Niehues . Gestão estratégica: a perspectiva dos custos logísticos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BUSS, Ricardo Niehues . A formação Humanista Nos Curso de Administração do Estado do Tocantis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BUSS, Ricardo Niehues ; Reinert ; SANCHEZ . Curso de Administração nos Países de Língua Portuguesa: Análise Comparativa das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação em Administração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUSS, Ricardo Niehues ; PEREIRA,Aldo Francisco Veras Pereira A. F. V. . O Benchmarking como Propulsor de Crescimento para as Organizações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, H. M. ; SALES, C. P. . A Contribuição do Ministério Universidades Renovadas para a Formação dos Acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade Católica Dom Orione. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDANHA, J. F. ; BUSS, Ricardo Niehues ; SILVA, D. M. ; SIQUEIRA, G. M. . O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Arame (Maranhão, Brasil): a agricultura familiar em perspectiva. São Luís, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
BUSS, Ricardo Niehues . Indicadores e Planejamento Estratégico modelo BSC. 2017. .
BUSS, Ricardo Niehues . Planejamento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BUSS, Ricardo Niehues . Gestão de Materiais e Distribuição. 2013. .
CPA - Coordenação de Avaliação Institucional ; BUSS, Ricardo Niehues . PDI, PPI e PPCs. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comissão de Revisão e Redação de Documentos Institucionais).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Estudos e Perspectivas sobre a Administração da Produção e Operações, Descrição: A administração da produção e operações (APO) passa por grandes evoluções ao longo do tempo, precisando adaptar-se constantemente a novos contextos organizacionais, principalmente oriundos de novas tecnologias e processos. Essas mudanças a tornam uma área funcional e interdisciplinar chave das organizações, que deve estar interligada com os processos decisórios das demais atividades de uma empresa. O ensino tradicional da administração da produção, bem como outras áreas apresenta-se como uma forma eficiente de ensino, porém nem sempre deixa claro a aplicabilidade prática dos conceitos aprendidos. Novos mecanismos pedagógicos devem ser estudados de modo a permitir o preparo mais adequado e eficiente desses profissionais. Diante da necessidade de constantes adaptações e inovações em busca de melhorias na produtividade, este projeto tem por objetivo desenvolver estudos e perspectivas sobre a administração da produção e suas operações no âmbito acadêmico e empresarial. Objetivos específicos: Identificar áreas; interligadas a administração da produção; Desenvolver métodos que auxiliem no entendimento e aplicação dos conceitos de produção; Estimular pesquisas em áreas que norteiam a produção; Avaliar o ensino da administração da produção no curso de administração. Esta pesquisa busca contribuir para o fomento da administração da produção, suas técnicas e inovações disponíveis, bem como contribuir para que gestores tenham um conhecimento mais amplo, com subsídios que os ajudem a tomar melhores decisões dentro de um processo de produção. Espera-se também, despertar o interesse dos acadêmicos quanto a área, apresentando novas possibilidades para o ensino/aprendizagem com temas alinhados a este projeto, além de produções bibliográficas, resultantes desta pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador / Rafael Rotta Gomes - Integrante.
-
2018 - 2021
Logística e infraestrutura da produção agrícola na Região do MATOPIBA, Descrição: O agronegócio brasileiro tem se destacado economicamente como um dos maiores e mais competitivos produtores agrícolas mundial. Parte deste sucesso advém de incentivos políticos, de avanços tecnológicos, inovação de produtos e métodos de produção, melhoria da infraestrutura e da integração de cadeias produtivas globais. Assim, o objetivo geral deste trabalho divide-se em duas linhas: a) Avaliar a logística e a infraestrutura da produção agrícola da Região do MATOPIBA; b) Mapear os sistemas de distribuição e armazenagem da Região do MATOPIBA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador / Glécio Machado Siqueira - Integrante.
-
2018 - 2019
Inovação e Melhoria Contínua em Processos Logísticos e da Cadeia de Suprimento, Descrição: Aprimorar os conhecimentos da área de logística e operações que proporcionem melhoria nos processos produtivos. Proporcionar o conteúdo teórico e prático dos principais temas de atuação nessa área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador.
-
2018 - 2019
Inovação e Melhoria Contínua em Processos Produtivos, Descrição: Promover o desenvolvimento de uma visão crítica em relação aos sistemas de produção. Estudar problemas típicos da área produtiva na busca de uma efetiva melhoria contínua dos processos da organização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador.
-
2014 - 2015
Gestão da Qualidade, Descrição: Projeto de pesquisa com o objetivo de revisar os processos de qualidade e elaborar uma nova metodologia de avaliação, com foco principal para o estado do Tocantins. Esse projeto faz parte do Grupo de Pesquisa em Qualidade - GPQ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador / Marcelo Barbosa César - Integrante / Ancelmo Helder Matos de Carvalho - Integrante.
-
2014 - 2014
A Concepção da Literatura Pop Management e sua Influência no Processo de Aprendizagem dos Acadêmicos de Graduação em Logística, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por finalidade entender o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos de logística através da literatura e do incentivo a leitura por meio dos professores, disciplinas e auto aprendizado. Este projeto faz parte do Grupo de Pesquisa e Ensino em Logística - GPEL.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador / Adriana Araújo dos Santos - Integrante / Anderson Mateus de Melo Tavares - Integrante.
-
2009 - 2009
Demanda aérea entre Araguaína/TO e Brasília/DF, Descrição: Estudo de viabilidade de demanda para vôos regulares entre a cidade de Araguaína/TO e Brasília/DF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador / Rogério Cogo - Integrante / Wilame Gomes de Abreu - Integrante / Tiago Caetano Martins - Integrante / Cláudio Conceição Nascimento Júnior - Integrante.
-
2009 - 2009
Pesquisa de Demanda Hoteleira no Município de Araguaína - TO, Descrição: Levantamento da demanda hoteleira no município de Araguaína.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador / Rogério Cogo - Integrante / Paola Silva - Integrante.
-
2008 - 2008
Análise de demanda para criação de cursos superiores em Araguaína-TO e Balsas-MA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Niehues Buss - Coordenador.
Prêmios
2025
Homenagem em reconhecimento à contribuição como coordenador de Curso de Administração - UFSC, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
2025
Professor Homenageado Turma 2024/2, Formandos Curso de Administração 2024.2.
2024
Paraninfo da Turma 2024.1, Formandos do Curso de Administração 2024.1.
2024
Nome de Turma, Formandos do Curso de Administração 2023.2.
2023
Nome de Turma, Formandos do Curso de Administração 2023.1.
2023
Paraninfo da Turma 2022/2, Formandos do Curso de Administração 2022/2.
2023
Professor Homenageado do Curso de Administração, Formandos do Curso de Administração 2022/1.
2021
Paraninfo do Curso de Administração, Formando do Curso de Administração 2020/2.
2015
Colaborador Homenageado, Faculdade Católica Dom Orione.
2010
Professor Homenageado Formandos do Curso de Administração 2010/1, FACDO.
2010
Administrador TOP do Tocantins - Categoria Acadêmica, ATAD - Associação Tocantinense de Administração.
2009
Nome de Turma - Formandos de Administração de Empresas 2008/2, FUCAP.
2009
Nome de Turma - Formandos de Administração 2009/2, FACDO.
2009
Professor Homenageado Formandos do Curso de Administração 2009/1, FACDO.
2009
Professor Homenageado Formandos do Curso de Administração 2009/2, FACDO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciências da Administração. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciência da Administração, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37212563, Ramal: 2563, URL da Homepage:
Experiência profissional
2025 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Sub-chefe do Departamento de Administração - CAD; Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária - PPGAU; Professor do Curso de Graduação em Administração; Membro de Colegiado e NDE (curso de Administração e Administração Pública Ead); Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária - INPEAU na Linha de Inovação.
2022 - 2025
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Curso de Administração;Professor das disciplinas Logística e Cadeia de Suprimentos;Membro de Colegiado e NDE (curso de Administração, Administração Ead e Administração Pública Ead).
2019 - 2022
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador de Pesquisa do CAD;
Professor das disciplinas de Administração da Produção II e Logística e Cadeia de Suprimentos;
Membro de Colegiado e NDE (curso de Administração, Administração Ead e Administração Pública Ead.
Atividades
-
08/2022
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Logística e Cadeia de suprimentos
-
08/2019 - 12/2022
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção II
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção II, Administração de Recursos Humanos I, Logística e Cadeia de Suprimentos, Processo Decisório
2018 - 2019
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do MBA GEPOL, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do MBA em Engenharia da Produção e Operações Logísticas
2011 - 2019
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2014
Ensino, Tecnologia em Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Logística Internacional, Gestão de Estoques, Gestão da Qualidade
-
04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Tocantins.,Cargo ou função, Membro da comissão de coordenação do Plano Diretor dos Campi e o Planejamento Estratégico da Universidade Federal do Tocantins.
-
06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Tocantins.,Cargo ou função, Consultor do Planejamento Estratégico UFT - 2014 a 2022.
-
05/2011
Direção e administração, Campus Universitário de Araguaína, Curso Superior em Tecnologia da Logística.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
-
05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Araguaína.,Cargo ou função, Membro COAD - Comissão de Operacionalização e Avaliação Docente.
-
12/2012 - 10/2014
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qaulidade, Logística Internacional
-
10/2013 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Tocantins.,Cargo ou função, Comissão de auxílio as oficinas de planejamento estratégico dos Câmpus da UFT.
-
05/2011 - 01/2014
Direção e administração, Campus Universitário de Araguaína.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Logística.
-
05/2011 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Tocantins.,Cargo ou função, Conselheiro de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE.
-
05/2011 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Araguaína.,Cargo ou função, Concelheiro do Conselho Diretor do Campus de Araguaína UFT.
-
08/2012 - 12/2013
Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II, Seminário de Pesquisa III
-
12/2012 - 01/2013
Direção e administração, Campus Universitário de Araguaína.,Cargo ou função, Direção do Câmpus de Araguaína.
-
02/2012 - 11/2012
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades interdisciplinares Orientadas III, Atividades interdisciplinares Orientadas IV, Fundamentos da Logística, Logística Inernacional
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades interdisciplinares Orientadas II, Atividades interdisciplinares Orientadas III, Estratégia de Negociação, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Fundamentos da Logística
-
04/2011 - 07/2011
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização, Sistemas e Métodos, Pesquisa Operacional em Logística, Planejamento e Controle Produtivo
2008 - 2011
Faculdade Católica Dom OrioneVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Administração, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2008 - 03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Católica Dom Orione.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Revisão e Redação de Documentos Institucionais.
-
08/2008 - 03/2011
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Complementares, Evolução do Pensamento em Administração (TGA), Gestão de Empresas Associativistas e Instituições Sociais, Gestão, Elaboração e Análise de Plano de Negócios e Projetos
-
02/2011 - 02/2011
Ensino, Especialização em Gestão em Agronegócios, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica
-
01/2010
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX, Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX.,Atividade realizada, Membro Comitê científico.
-
09/2008 - 12/2008
Serviços técnicos especializados , Faculdade Católica Dom Orione.,Serviço realizado, Membro Comissão administrativa do processo seletivo do vestibular 2009 - 1º semestre.
2007 - 2008
Faculdade de Capivari de BaixoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas de Orçamento Empresarial e Planejamento e Estratégias Empresariais para os cursos de Administraçcão e Contabilidade.
Atividades
-
09/2007
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM PERÍCIA E AUDITORIA EMPRESARIAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento Estratégico no Processo Auditorial
-
03/2007
Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orçamento empresarial
-
03/2007
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, Política e Ética Empresarial, Orçamento Empresarial, Planejamento e Estratégias Empresariais
2007 - 2008
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensino a Distância
Outras informações:
Moniotor de Ensino a Distância do Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais.
Atividades
-
06/2007
Ensino, Tecnólogo em Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitor - Todas as Discplinas a Distância
2010 - 2010
Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio CarlosVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação, Carga horária: 30
2009 - 2009
Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio CarlosVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação, Carga horária: 30
Atividades
-
12/2010 - 12/2010
Ensino, Especialização Lato-Sensu em Controladoria Societá, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégia Empresarial
-
09/2009 - 09/2009
Ensino, MBA Gestão em Logística Empr. e Gestão de Pessos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégia Empresarial
2005 - 2007
Fundação Educacional Barriga VerdeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Universitário
Outras informações:
Professor do Curso de Contabilidade - disciplina de Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial.
Atividades
-
02/2005 - 12/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orçamento Empresarial
2005 - 2008
Prefeitura Municipal de Braço do NorteVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretor do Departamento de Administração, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2005
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Braço do Norte.,Cargo ou função, Diretor do Departamento de Administração.
2004 - 2004
Instituto de Pesquisa em Administração UniversitáriaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pesquisa
Outras informações:
Apoio na elaboração de pesquisas e projetos de administração pública e universitária mo INPEAU.
2015 - 2017
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Assessora de Área
Outras informações:
Comissão Assessora da Área de Tecnologia e Logística 2015, 2016 e 2017
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Niehues Buss e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?