Sandro Rogério de Almeida
Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (1993), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1996) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Pós-doutorado na Washington University School of Medicine-USA (1999). Atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Universidade de São Paulo. Editor dos periódicos: Journal of Fungi e Frontiers in Fungal Biology. Participa de vários colegiados na FCF-USP. Coordena um projeto temático FAPESP (2024-2029). Foi vice-coordenador (2012-2016) e coordenador (2016-2020) do curso de Pós-graduação em Farmácia: Fisiopatologia e Toxicologia da FCF-USP, nota 7 CAPES, foi vice-chefe (2019-2021) e atualmente chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF-USP (2024-2026). Atuou junto a Sociedade Brasileira de Microbiologia ocupando o cargo de coordenador da área patógeno/hospedeiro. Coordenador Adjunto dos Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais - área Ciências Biológicas III (CAPES - 2022 a 2026). Membro do comitê gestor do projeto de criação do Centre for Medical Mycology Unit - CMM LATAM em associação com MRC Centre for Medical Mycology - University of Exeter/Reino Unido. Coordena projetos na área de resposta imune contra fungos patogênicos e descoberta de novos antifúngicos.
Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Microbiologia e Imunologia
1996 - 1999
Universidade Federal de São Paulo
Título: Importância de células apresentadoras de antigenos em determinar padrão Th1/Th2 na paracoccidioidomicose experimental
Orientador: Jose Daniel Lopes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Microbiologia e Imunologia
1995 - 1996
Universidade Federal de São Paulo
Título: Fagocitose de Paracoccidioides brasiliensis: papel da gp43 e de células apresentadoras de antigenos
Orientador: Zoilo Pires de Camargo
, Ano de Obtenção: 1996.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Pós-doutorado
2008
Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: Paracoccidioidomicose e Cromoblastomicose: Papel de células apresentadoras de antigenos na ativação e regulação da resposta imunológica, Ano de obtenção: 2008.
1999 - 1999
Pós-Doutorado. , Washington University Saint Louis, WUSTL, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Biológicas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Organização de eventos
de Almeida, S. R. . SIMPAC. 2016. (Congresso).
de Almeida, S. R. . Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2015. (Congresso).
Almeida, Sandro Rogerio ; de Almeida, S. R. . SIMPAC. 2014. (Concurso).
de Almeida, S. R. . SIMPAC. 2013. (Congresso).
de Almeida, S. R. . SIMPAC. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
5 Simpósio Brasileiro bobre Matriz Extracelular.Extracellular matrix components inhibit Ly-1B cell diferentiaton into macrophage-like cells. 1998. (Simpósio).
II Congresso Brasileiro de micologia. Células Apresentadoras de Antígeno como determinantes da patogenia na paracoccidioidomicose experimental. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
ALMEIDA, S. R.. Efeito da depleção in vivo de leucócitos PMN em camundongos resistentes e susceptíveis a paracoccidioidomicose pulmonar. 2002. Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Saliva de carrapatos Rhipicephalus sanguineus modula a diferenciação e maturação de células dendriticas de camundongos. 2002. Dissertação (Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Associação entre anfotericina B e metronodazol no tratamento de candidiase experimental em camundongos. 2002. Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Pesquisa de anticorpos contra Plasmid encoded toxin em soros de crianças com diarréia aguda por Escherichia coli enteroagregativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Estudo de anticorpos monoclonais anti-Streptococcus mutans: papel dos anticorpos monoclonais na formação da placa bacteriana em superfície vitrea. 2001. Dissertação (Mestrado em Biopatologia Bucal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ALMEIDA, S. R.. Caracteristicas imunológicas, de patogenicidade e moleculares de isolados selvagens de Paracoccidioides brasiliensis. 2001. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Estudo da resposta imune sistêmica em camundongos após inoculação por diferentes vias de imunização com Escherichia coli o86:H34 vivas ou mortas por formalina. 2001. Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Avaliação das correlações existentes entre experiência de cárie, acúmulo de placa a nível de IgA anti-Streptococcus mutans na saliva de crianças com dentição mista. 2001 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ALMEIDA, S. R.. Participação da proteína ligante de cálcio MRP-14 sobre a atividade de macrófagos inflamatórios in vivo. 2001. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Estudo de cepas de Stafilococcus aureos multirrestintes. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Influência de isoflavonas extraidas da soja na hipercolesterolemia e na aterosclerose experimental induzida pela caseina: aspectos oxidativos e imunológicos. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências dos Alimentos) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Participação da proteina ligante de cálcio MRP-14 de neutrófilos sobre atividade de macrófagos in vivo. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Imunologia) - Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Seleção de alunos para o curso de pos-graduação em análises clínicas. 2002. Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, S. R.. Seleção de alunos para o curso de Mestrado em Análises Clínicas. 2001. Universidade de São Paulo.
Orientou
Avaliação da capacidade protetora dos peptídeos imunogênicos de Sporothrix brasiliensis; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Estudo da modulação imunológica de células PM-MDSCs na cromoblastomicose experimental; Início: 2025; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
CROMOBLASTOMICOSE: Desenvolvimento de vacinas baseadas em peptídeos imunogênicos e determinação de marcadores imunológicos de proteção; Início: 2025; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);
ANÁLISE DO IMUNOPEPTIDOMA DE FONSECAEA PEDROSOI PARA DESENVOLVIMENTO DE VACINA CONTRA CROMOBLASTOMICOSE; Início: 2024; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);
Início: 2025; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;
Início: 2025; Universidade de São Paulo;
Início: 2025; Universidade de São Paulo, FIPFARMA-EMBRAPII;
Início: 2024; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;
Caraterização de peptídeos imunogênicos de Fonsecaea pedrosoi e sua possível utilização em processos vacinais na cromoblastomicose experimental; 2025; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Identificação dos mecanismos imunológicos envolvidos com a resposta protetora do anticorpo monoclonal ANTI-GP70 na esporotricose murina; 2024; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas previamente ativadas por Fonsecaea pedrosoi e agonistas de TLR-2 e TLR-9 na Cromoblastomicose; 2020; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Vias de ativação de monocitos de pacientes com paracoccidioidomicose; 2019; Dissertação (Mestrado em Moléstia Infecciosa e Parasitária) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Martins; Identificação e caracterização das proteinas imunorreativas do exoantigeno do fungo Fonsecaea pedrosoi; 2015; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Comparação da virulencia e da resposta imune de diferentes cepas de Sporothrix schenckii em modelos animais; 2013; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Analise da interação entre Paracoccidioides brasiliensis e macrófagos atraves de receptores do tipo notch; 2012; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Analise da capacidade migratoria de celulas dendriticas na cromoblastomicose experimental; 2012; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Analise da capacidade migratoria e de ativação de linfocitos T CD4 por celulas dendriticas; 2010; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da interação de linfocitos B-1 com leveduras de Paracoccidioides brasiliensis; 2010; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Interação de células dendriticas com conideos de Trichophyton rubrum; 2009; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da interação de Sporothrix schenckii com macrofagos murinos; 2009; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Interação do Trchophyton rubrum com macrofagos de pacientes com dermatofitose; 2008; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Fagocitose, produção de óxido nitrico e de citocinas pro-inflamatoria por macrofagos estimulados por diferentes agentes de cromoblastomicose; 2005; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Caracterização das funções dos linfocitos T CD4 e CD8 na cromoblastomicose experimental; 2005; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Identificação e caracterização de componentes antigênicos de Sporothrix schenkii; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da interação de Trichophyton rubrum com macrofagos; 2004; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Participação de linfocitos B-1 na criptococose experimental; 2004; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Modulação da ativação de células dendríticas por Paracoccidioides brasiliensis; 2003; Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Caracterização e avaliação da capacidade protetora dos peptideos imunogenicos de Sporothrix brasileinsis; 2019; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
O papel de neutrofilos e dos receptores TLR4 e TLR2 na cromoblastomicose experimental em infecção por F; pedrosoi; 2019; Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da interação de macrofagos frente a especia Sporothrix brasiliensis; 2017; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
A participação do inflamassomo em modelo murino de infecção por trichophyton rubrum: vias de ativação e relevancia in vivo; 2016; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Participação do receptor tipo Notch na paracoccidioidomicose experimental; 2016; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Función de los ácidos grasos y colesterol en los procesos de enfriamiento y congelacion-descongelacion de semen ovino; 2015; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Direcionamento da gp43 recombinante para células dendriticas in vivo; uma nova estrategia para o desenvolvimento de vacina na paracoccidioidomicose; 2014; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Construção de anticorpo humanizado a partir do anticorpo monoclonal contra a proteína de 70 kDa de Sporotrix schenckii; 2013; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
O papel dos receptores intracelulares no reconhecimento da flagelina de Escherichia coli enteroinvasora e sua importância na resposta inflamatória; 2012; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Avaliação da imunidade protetora induzida com antígenos bruto e purificado de Tania crassiceps; 2012; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Aspectos da imunidade inata e adaptativa na cromoblastomicoses experimental; 2009; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da resposta imune celular em pacientes com cromoblastomicose; 2008; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Caracterização da glicoproteina de 70kDa de Sporothrix schenckii e sua participação na regulação da resposta imune na esporotricose experimental; 2008; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Revisitando a cavidade peritoneal de camundongos: identificação de novos subtipos funcionais de linfocitos B-1 e macrofagos; 2008; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Interação de Paracoccidioides brasiliensis com células dendriticas pulmonares induz produção de IL-10 e expressão de TLR-2:possiveis mecanismos de susceptibilidade; 2007; Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Paracoccidioides brasiliensis: Desenvolvimento do granuloma in vitro requer a participação de gp43 e de celulas B-1; 2006; Tese (Doutorado em Micro-Imuno-Parasitologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sandro Rogério de Almeida;
Resposta imune de camundongos susceptíveis a paracoccidioidomicose imunizados com DNA de Paracoccidioides brasiliensis contendo sequencias imunoetimulatórias; 2001; Tese (Doutorado em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sandro Rogério de Almeida;
2022; Universidade de São Paulo, ; Sandro Rogério de Almeida;
2021; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Sandro Rogério de Almeida;
2021; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Sandro Rogério de Almeida;
2021; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Sandro Rogério de Almeida;
2017; Universidade de São Paulo, ; Sandro Rogério de Almeida;
2014; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Sandro Rogério de Almeida;
2013; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Sandro Rogério de Almeida;
2009; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Sandro Rogério de Almeida;
Novos métodos de tratamento e profilaxia de infecções fúngicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas na Cromoblastomicose; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da interação entre células dendriticas e condidos de T; rubrum; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo comparativo da interação entre macrofagos e condidos de T; rubrum; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
AVALIAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE CELULAR NA CROMOBLASTOMICOSE MURINA APÓS IMUNIZAÇÃO COM FONSECAEA PEDROSOI INATIVADO PELO CALOR; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Avaliação da resposta imune induzida por células dendríticas na Cromoblastomicose; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo comparativo da interação entre macrofagos e condidos de T; rubrum; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da interação entre células dendriticas e conideos de Trichophyton rubrum; 2012; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Mecanismo de morte celular decorrente da interação entre macrófagos e conideos de Trichophyton rubrum; 2010; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Analise da expressao genica de ligantes de nocth em celulas dendriticas apos interação com Paracoccidioides brasiliensis; 2009; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da ativação da resposta Th1/th2 por linfócitos B-1 na paracoccidioidomicose experimental; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Farmacia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Utilização de anticorpos anti-idiotipicos (AB2) em substituição a gp43 de Paracoccidioides brasiliensis no diagnóstico sorológico da paracoccidioidomicose; 2002; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Estudo da interação de componentes antigênicos de Trichophyton rubrum com células apresentadoras de antígenos; 2002; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Avaliação da importância de linfócitos b-1 durante infecção experimental pelo fungo Histoplasma capsulatum; 2002; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo; Orientador: Sandro Rogério de Almeida;
Produções bibliográficas
-
FELIZARDO, GABRIELLE ; ÁLVAREZ PADILLA, ADRIÁN ADOLFO ; TEIXEIRA DE MELO, AMANDA ; LIMA, RICARDO FERREIRA ; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; CRUZ MARTHO, KEVIN FELIPE ; ROGÉRIO DE ALMEIDA, SANDRO ; FERREIRA, Karen Spadari ; PASCON, RENATA CASTIGLIONI ; VALLIM, MARCELO AFONSO . The role of Pep4 protease in Cryptococcus neoformans cell survival and virulence factors. Fungal Biology , v. ,, p. 101611, 2025.
-
FERREIRA, LUCAS GOLÇALVES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . IL-18 production is required for the generation of a Th1 response during experimental chromoblastomycosis. PLoS One , v. 20, p. e0322127, 2025.
-
DA SILVA, JENNIFER LACERDA ; IKEDA, MARCELO AUGUSTO KAZUO ; ALBUQUERQUE, RENATA CHAVES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; FERREIRA, Karen Spadari . Extracellular Vesicles from Dendritic Cells Protect Against Sporothrix brasiliensis Yeast Cells. MYCOPATHOLOGIA , v. 190, p. 35, 2025.
-
OLIVEIRA, MARIANA DE ARAUJO ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; MARTINS, JOILSON O. . Novel Insights into Sporotrichosis and Diabetes. JOURNAL OF FUNGI , v. 10, p. 527, 2024.
-
Santos, Suelen S. ; RAMPAZO, ELINE ; TABORDA, CARLOS P. ; NOSANCHUK, JOSHUA D. ; BOSCARDIN, SILVIA B. ; ALMEIDA, SANDRO R. . Targeting the P10 Peptide in Maturing Dendritic Cells via the DEC205 Receptor In Vivo: A New Therapeutic Strategy against Paracoccidioidomycosis. JOURNAL OF FUNGI , v. 9, p. 548, 2023.
-
BREDA, LEANDRO C. D. ; MENEZES, ISABELA G. ; PAULO, LARISSA N. M. ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . Immune Sensing and Potential Immunotherapeutic Approaches to Control Chromoblastomycosis. JOURNAL OF FUNGI , v. 7, p. 3, 2021.
-
Lopes-Bezerra, Leila M. ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . Special issue on sporotrichosis: challenges to deal with the new emerging pathogenic species. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY , v. 1, p. 1, 2021.
-
SATO, PAULA KEIKO ; OSHIRO, TELMA MIYUKI ; PASSOS, ÉRIKA CANO ; MIRANDA, TATIANA GISELLE RODRIGUES ; DIOGO, CONSTÂNCIA LIMA ; FONSECA, CLAUDIA DE ABREU ; SADAHIRO, AYA ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; SHIKANAI-YASUDA, MARIA APARECIDA . Monocyte-Derived Dendritic Cells Can Revert In Vitro Antigen-Specific Cellular Anergy in Active Human Paracoccidioidomycosis. JOURNAL OF FUNGI , v. 7, p. 201, 2021.
-
CAMPOS, RENATO MASSIS SOUZA ; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; IKEDA, MARCELO AUGUSTO KAZUO ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; FERREIRA, Karen Spadari . Extracellular Vesicles From Sporothrix brasiliensis Yeast Cells Increases Fungicidal Activity in Macrophages. MYCOPATHOLOGIA , v. 1, p. 1, 2021.
-
BREDA, LEANDRO CARVALHO DANTAS ; DE SOUZA BREDA, CRISTIANE NAFFAH ; KAIHAMI, GILBERTO HIDEO ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; FERREIRA, LUCAS GONÇALVES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . Neutrophil-suppressive activity over T-cell proliferation and fungal clearance in a murine model of Fonsecaea pedrosoi infection. Scientific Reports , v. 11, p. 20220, 2021.
-
KISCHKEL, BRENDA ; BONICHE-ALFARO, CAMILA ; MENEZES, ISABELA DE GODOY ; ROSSI, SUELEN ANDREIA ; ANGELI, CLAUDIA BLANES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; PALMISANO, GIUSEPPE ; LOPES-BEZERRA, LEILA ; NOSANCHUK, JOSHUA D. ; TABORDA, CARLOS PELLESCHI . Immunoproteomic and Immunopeptidomic Analyses of Histoplasma capsulatum Reveal Promiscuous and Conserved Epitopes Among Fungi With Vaccine Potential. Frontiers in Immunology , v. 12, p. 1, 2021.
-
KIMURA, T. ; ROMERA, L. M. D. ; ALMEIDA, S. R. . Fonsecaea pedrosoi Conidia Induces Activation of Dendritic Cells and Increases CD11c+ Cells in Regional Lymph Nodes During Experimental Chromoblastomycosis.. MYCOPATHOLOGIA , v. 1, p. 1, 2020.
-
XISTO, MARIANA INGRID DUTRA DA SILVA ; Santos, Suelen S. ; ROSSATO, LUANA ; YOSHIKAWA, FÁBIO SEITI YAMADA ; HAIDO, ROSA MARIA TAVARES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; BARRETO-BERGTER, ELIANA . Peptidorhamnomannan from Lomentospora prolificans modulates the inflammatory response in macrophages infected with Candida albicans. BMC MICROBIOLOGY , v. 20, p. 245, 2020.
-
BREDA, LEANDRO CARVALHO DANTAS ; BREDA, CRISTIANE NAFFAH DE SOUZA ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; PAULO, LARISSA NEVES MONTEIRO ; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; MENEZES, ISABELA DE GODOY ; ALBUQUERQUE, RENATA CHAVES ; CÂMARA, NIELS OLSEN SARAIVA ; FERREIRA, Karen Spadari ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . Fonsecaeapedrosoi Conidia and Hyphae Activate Neutrophils Distinctly: Requirement of TLR-2 and TLR-4 in Neutrophil Effector Functions. Frontiers in Immunology , v. 11, p. 1-5, 2020.
-
JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; PAULO, LARISSA NEVES MONTEIRO ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; FERREIRA, Karen Spadari . Intracellular PRRs Activation in Targeting the Immune Response Against Fungal Infections. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology , v. 10, p. 1-4, 2020.
-
CASAGRANDE, FELIPE BECCARIA ; FERREIRA, SABRINA DE SOUZA ; DE SOUSA, EMANUELLA SARMENTO ALHO ; GUIMARÃES, JOÃO PEDRO TÔRRES ; ROMERA, LAVÍNIA MARIA DAL?MAS ; TESSARO, FERNANDO HENRIQUE GALVÃO ; ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO DE ; RODRIGUES, STEPHEN FERNANDES DE PAULA ; MARTINS, JOILSON O. . Insulin Modulates Inflammatory Cytokine Release in Acute Stages and Augments Expression of Adhesion Molecules and Leukocytes in Lungs on Chronic Stages of Paracoccidioidomycosis. Frontiers in Immunology , v. 11, p. 1, 2020.
-
LOZOYA-PÉREZ, NANCY E ; CASAS-FLORES, SERGIO ; DE ALMEIDA, JOSÉ FOGAÇA ; MARTÍNEZ-ÁLVAREZ, JOSÉ A. ; LÓPEZ-RAMÍREZ, LUZ A. ; PEREIRA JANNUZZI, GRASIELLE ; TRUJILLO-ESQUIVEL, ELÍAS ; ESTRADA-MATA, EINE ; ALMEIDA, SANDRO R. ; FRANCO, BERNARDO ; Lopes-Bezerra, Leila M. ; MORA-MONTES, HÉCTOR M. . Silencing of OCH1 unveils the role of Sporothrix schenckii N-linked glycans during the host?fungus interaction. Infection and Drug Resistance , v. Volume 12, p. 67-85, 2019.
-
JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; AMARANTE-MENDES, GUSTAVO P. ; ROMERA, LAVÍNIA MARIA DAL'MAS ; KAIHAMI, GILBERTO HIDEO ; VASCONCELOS, JOSÉ RONNIE ; FERREIRA, CAMILA PONTES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; FERREIRA, Karen Spadari . TLR3 Is a Negative Regulator of Immune Responses Against Paracoccidioides brasiliensis. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology , v. 8, p. 1, 2019.
-
MARTÍNEZ-ÁLVAREZ, JOSÉ A ; GARCÍA-CARNERO, LAURA C ; KUBITSCHEK-BARREIRA, PAULA H ; LOZOYA-PÉREZ, NANCY E ; BELMONTE-VÁZQUEZ, JOSÉ L ; DE ALMEIDA, JOSÉ RF ; J GÓMEZ-INFANTE, ANTONIO DE ; CURTY, NATHALIA ; VILLAGÓMEZ-CASTRO, JULIO C ; PEÑA-CABRERA, EDUARDO ; MARTÍNEZ-DUNCKER, IVÁN ; ALMEIDA, SANDRO R ; LOPES-BEZERRA, LEILA M ; MORA-MONTES, HÉCTOR M . Analysis of some immunogenic properties of the recombinant Gp70 expressed in. Future Microbiology , v. 1, p. fmb-2018-0295-1, 2019.
-
DE ALMEIDA, SANDRO ROGERIO . Advances in Vaccine Development Against Sporotrichosis. Current Tropical Medicine Reports , v. 1, p. 1-1, 2019.
-
NAFFAH DE SOUZA, CRISTIANE ; BREDA, LEANDRO C. D. ; KHAN, MERAJ A. ; ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO DE ; CÂMARA, NIELS OLSEN SARAIVA ; SWEEZEY, NEIL ; PALANIYAR, NADES . Alkaline pH Promotes NADPH Oxidase-Independent Neutrophil Extracellular Trap Formation: A Matter of Mitochondrial Reactive Oxygen Species Generation and Citrullination and Cleavage of Histone. Frontiers in Immunology , v. 8, p. 1-15, 2018.
-
DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; KAIHAMI, GILBERTO HIDEO ; BREDA, LEANDRO CARVALHO DANTAS ; FERREIRA, Karen Spadari ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . An immunoproteomic approach revealing peptides from Sporothrix brasiliensis that induce a cellular immune response in subcutaneous sporotrichosis. Scientific Reports , v. 8, p. 4192, 2018.
-
ROSSATO, LUANA ; MORENO, LEANDRO FERREIRA ; JAMALIAN, AZADEH ; STIELOW, BENJAMIN ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; DE HOOG, SYBREN ; FREEKE, JOANNA . Proteins Potentially Involved in Immune Evasion Strategies in Elucidated by Ultra-High-Resolution Mass Spectrometry. mSphere , v. 3, p. e00514-17, 2018.
-
JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; DOS SANTOS, SUELEN SILVANA ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; FERREIRA, Karen Spadari . Notch Signaling is Required for Dendritic Cell Maturation and T Cell Expansion in Paracoccidioidomycosis. MYCOPATHOLOGIA , v. 1, p. x, 2018.
-
ROSSATO, LUANA ; SANTOS, SUELEN SILVANA DOS ; FERREIRA, LUCAS GONÇALVES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . The importance of Toll-like receptor 4 during experimental Sporothrix brasiliensis infection. MEDICAL MYCOLOGY , v. 1, p. 1, 2018.
-
IKEDA, MARCELO AUGUSTO KAZUO ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; CRONEMBERGER-ANDRADE, ANDRÉ ; TORRECILHAS, ANA CLÁUDIA TROCOLI ; MORETTI, NILMAR SILVIO ; DA CUNHA, JULIA PINHEIRO CHAGAS ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; FERREIRA, Karen Spadari . Extracellular Vesicles From Sporothrix brasiliensis Are an Important Virulence Factor That Induce an Increase in Fungal Burden in Experimental Sporotrichosis. Frontiers in Microbiology , v. 9, p. 1-4, 2018.
-
FORNARI, GHENIFFER ; GOMES, RENATA RODRIGUES ; DEGENHARDT-GOLDBACH, JULIANA ; SANTOS, SUELEN SILVANA DOS ; ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO DE ; SANTOS, GERMANA DAVILA DOS ; MURO, MARISOL DOMINGUEZ ; BONA, CLEUSA ; SCOLA, ROSANA HERMINIA ; TRINDADE, EDVALDO S. ; BINI, ISRAEL HENRIQUE ; FERREIRA-MABA, LISANDRA SANTOS ; KESTRING, DAIANE RIGONI ; NASCIMENTO, MARIANA MACHADO FIDELIS DO ; LIMA, BRUNA JACOMEL FAVORETO DE SOUZA ; VOIDALESKI, MORGANA F. ; STEINMACHER, DOUGLAS ANDRÉ ; SOLEY, BRUNA DA SILVA ; DENG, SHUWEN ; BOCCA, ANAMELIA LORENZETTI ; et.al . A Model for Trans-Kingdom Pathogenicity in Fonsecaea Agents of Human Chromoblastomycosis. Frontiers in Microbiology , v. 9, p. 1-5, 2018.
-
CASAGRANDE, FELIPE BECCARIA ; DE SOUZA FERREIRA, SABRINA ; NUNES, FERNANDA PEIXOTO BARBOSA ; ROMERA, LAVÍNIA MARIA DAL?MAS ; DOS SANTOS, SUELEN SILVANA ; TESSARO, FERNANDO HENRIQUE GALVÃO ; DE SOUZA, PAULA REGINA KNOX ; ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; MARTINS, JOILSON OLIVEIRA . Insulin Modulates -Induced Inflammation by Restoring the Populations of NK Cells, Dendritic Cells, and B Lymphocytes in Lungs. Journal of Diabetes Research , v. 2018, p. 1-11, 2018.
-
ROSSATO, LUANA ; Silvana dos Santos, Suelen ; FERREIRA, LUCAS GONÇALVES ; ROGÉRIO DE ALMEIDA, SANDRO . The impact of the absence of Toll-like receptor-2 during Sporothrix brasiliensis infection. JOURNAL OF MEDICAL MICROBIOLOGY , v. 1, p. 1, 2018.
-
ALMEIDA, J. R. F. ; SANTIAGO, KARLA ; KAIHAMI, G. H. ; Maranhão, Andrea Q. ; Brígido, Marcelo M. ; de Almeida, S. R. . The Efficacy of Humanized Antibody against the Sporothrix Antigen, gp70, in Promoting Phagocytosis and Reducing Disease Burden. Frontiers in Microbiology (Online) , v. 8, p. eCollection 201, 2017.
-
TEIXEIRA, M.M. ; MORENO, L.F. ; STIELOW, B.J. ; MUSZEWSKA, A. ; HAINAUT, M. ; GONZAGA, L. ; ABOUELLEIL, A. ; PATANÉ, J.S.L. ; PRIEST, M. ; SOUZA, R. ; YOUNG, S. ; FERREIRA, K.S. ; ZENG, Q. ; DA CUNHA, M.M.L. ; GLADKI, A. ; BARKER, B. ; VICENTE, V.A. ; DE SOUZA, E.M. ; ALMEIDA, S. ; HENRISSAT, B. ; et.al . Exploring the genomic diversity of black yeasts and relatives (Chaetothyriales, Ascomycota). STUDIES IN MYCOLOGY , v. 86, p. 1-28, 2017.
-
YOSHIKAWA, FÁBIO SEITI YAMADA ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . The Role of Phagocytes and NETs in Dermatophytosis. Mycopathologia (1975. Print) , v. 182, p. 263-272, 2017.
-
KAIHAMI, GILBERTO HIDEO ; BREDA, LEANDRO CARVALHO DANTAS ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; DE OLIVEIRA PEREIRA, THAYS ; NICASTRO, GIANLUCCA GONÇALVES ; BOECHAT, ANA LAURA ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; BALDINI, REGINA LÚCIA . The atypical response regulator AtvR is a new player in response to hypoxia and virulence. INFECTION AND IMMUNITY , v. 1, p. IAI.00207-17, 2017.
-
ROMERA, L. M. D. ; KAIHAMI, G. H. ; JANNUZZI, G. P. ; ALMEIDA, J. R. F. ; de Almeida, S. R. . The Critical Role of Notch1-TLR 4 Signaling in the Inflammatory and Fungicidal Activity of Macrophages Against Paracoccidioides brasiliensis Strain Pb18. MYCOPATHOLOGIA , p. 1, 2017.
-
YOSHIKAWA, FABIO SEITI YAMADA ; FERREIRA, LUCAS GONÇALVES ; DE ALMEIDA, FERNANDO GONÇALVES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGERIO . An In Vitro Model for the Study of the Macrophage Response Upon Trichophyton rubrum Challenge. MYCOPATHOLOGIA , v. 182, p. 241-250, 2017.
-
JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; SOUZA, NICOLE DE ARAÚJO ; FRANÇOSO, KÁTIA SANCHES ; PEREIRA, RONEY HENRIQUE ; SANTOS, RAQUEL POSSEMOZER ; KAIHAMI, GILBERTO HIDEO ; ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA DE ; BATISTA, WAGNER LUIZ ; AMARAL, ANDRÉ CORRÊA ; MARANHÃO, ANDREA QUEIROZ ; ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO DE ; FERREIRA, Karen Spadari . Therapeutic treatment with scFv-PGLA nanoparticles decreases pulmonary fungal load in a murine model of Paracoccidioidomycosis. MICROBES AND INFECTION , v. 17, p. 30147-30148, 2017.
-
VICENTE, VANIA A. ; WEISS, VINÍCIUS A. ; BOMBASSARO, AMANDA ; MORENO, LEANDRO F. ; COSTA, FLÁVIA F. ; RAITTZ, ROBERTO T. ; LEÃO, ANIELE C. ; GOMES, RENATA R. ; BOCCA, ANAMELIA L. ; FORNARI, GHENIFFER ; DE CASTRO, RAFFAEL J. A. ; SUN, JIUFENG ; FAORO, HELISSON ; TADRA-SFEIR, MICHELLE Z. ; BAURA, VALTER ; BALSANELLI, EDUARDO ; ALMEIDA, SANDRO R. ; DOS SANTOS, SUELEN S. ; TEIXEIRA, MARCUS DE MELO ; SOARES FELIPE, MARIA S. ; et.al . Comparative Genomics of Sibling Species of Fonsecaea Associated with Human Chromoblastomycosis. Frontiers in Microbiology , v. 8, p. 1-10, 2017.
-
YOSHIKAWA, F. S. ; YABE, R. ; IWAKURA, Y. ; de Almeida, S. R. ; SAIJO, S. . Dectin-1 and Dectin-2 promote control of the fungal pathogen Trichophyton rubrum independently of IL-17 and adaptive immunity in experimental deep dermatophytosis. Innate Immunity (Print) , v. 25, p. 316, 2016.
-
NOAL, VANESSA ; SANTOS, SUELEN ; FERREIRA, Karen Spadari ; ALMEIDA, SANDRO ROGERIO . Infection with Paracoccidioides brasiliensis induces B-1 cell migration and activation of regulatory T cells. Microbes and Infection , v. 1, p. 1-2, 2016.
-
YOSHIKAWA, FÁBIO SEITI YAMADA ; FERREIRA, LUCAS GONÇALVES ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO . IL-1 signaling inhibits conidia development and modulates the IL-17 response in vivo. Virulence (Print) , v. 6, p. 00-00, 2015.
-
JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA ; TAVARES, ALDO HENRIQUE F. P. ; KAIHAMI, GILBERTO HIDEO ; DE ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO FOGAÇA ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; FERREIRA, Karen Spadari . scFv from Antibody That Mimics gp43 Modulates the Cellular and Humoral Immune Responses during Experimental Paracoccidioidomycosis. Plos One , v. 10, p. e0129401, 2015.
-
KAIHAMI, G. H. ; ALMEIDA, J. R. F. ; Santos, Suelen S. ; Netto LES ; ALMEIDA, S. R. ; Baldini RL . Involvement of a 1-Cys Peroxiredoxin in Bacterial Virulence. PLoS Pathogens (Online) , v. 10, p. e1004442, 2014.
-
SANTIAGO, KARLA ; BOMFIM, GISELE FACHOLI ; Criado, Paulo Ricardo ; ALMEIDA, SANDRO ROGERIO . Monocyte-Derived Dendritic Cells from Patients with Dermatophytosis Restrict the Growth of Trichophyton rubrum and Induce CD4-T Cell Activation. Plos One , v. 9, p. e110879, 2014.
-
TEIXEIRA, MARCUS M ; DE ALMEIDA, LUIZ GP ; KUBITSCHEK-BARREIRA, PAULA ; ALVES, FERNANDA L ; KIOSHIMA, ÉRIKA S ; ABADIO, ANA KR ; FERNANDES, LARISSA ; DERENGOWSKI, LORENA S ; FERREIRA, KAREN S ; SOUZA, RANGEL C ; RUIZ, JERONIMO C ; DE ANDRADE, NATHALIA C ; PAES, HUGO C ; NICOLA, ANDRÉ M ; ALBUQUERQUE, PATRÍCIA ; GERBER, ALEXANDRA L ; MARTINS, VICENTE P ; PECONICK, LUISA DF ; NETO, ALAN ; ALMEIDA, S. R. ; et.al . Comparative genomics of the major fungal agents of human and animal Sporotrichosis: Sporothrix schenckii and Sporothrix brasiliensis. BMC Genomics , v. 15, p. 943, 2014.
-
MESSIAS RODRIGUES, ANDERSON ; KUBITSCHEK-BARREIRA, PAULA H. ; FERREIRA FERNANDES, GEISA ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; Lopes-Bezerra, Leila M. ; DE CAMARGO, ZOILO PIRES . Immunoproteomic analysis reveals a convergent humoral response signature in the Sporothrix schenckii complex. Journal of Proteomics (Print) , v. 14, p. 547, 2014.
-
DE ALMEIDA, J. R. F. ; KAIHAMI, G. H. ; JANNUZZI, G. P. ; de Almeida, S. R. . Therapeutic vaccine using a monoclonal antibody against a 70-kDa glycoprotein in mice infected with highly virulent Sporothrix schenckii and Sporothrix brasiliensis. Medical Mycology (Oxford. Print) , v. 53, p. 42-50, 2014.
-
BOGSAN, C.S.B. ; FERREIRA, L. ; MALDONADO, C. ; PERDIGON, G. ; ALMEIDA, S.R. ; OLIVEIRA, M.N. . Fermented or unfermented milk using Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019: Technological approach determines the probiotic modulation of mucosal cellular immunity. Food Research International , v. 64, p. 283-288, 2014.
-
RODRIGUES, ANDERSON MESSIAS ; KUBITSCHEK-BARREIRA, PAULA H. ; FERNANDES, GEISA FERREIRA ; DE ALMEIDA, SANDRO ROGÉRIO ; Lopes-Bezerra, Leila M. ; DE CAMARGO, ZOILO PIRES . Two-dimensional gel electrophoresis data for proteomic profiling of Sporothrix yeast cells. Data in Brief , v. 2, p. 32-38, 2014.
-
HENRIQUE DE ARAUJO, TOMAZ ; OKADA, SABRINA SAYORI ; GHOSN, ELIVER EID BOU ; TANIWAKI, NOEMI NOSOMI ; RODRIGUES, MARIA RITA ; ROGERIO DE ALMEIDA, SANDRO ; Mortara, Renato Arruda ; Russo, Momtchilo ; CAMPA, ANA ; ALBUQUERQUE, RENATA CHAVES . Intracellular localization of myeloperoxidase in murine peritoneal B-lymphocytes and macrophages. Cellular Immunology (Print) , v. 281, p. 27-30, 2013.
-
Castro, Rafaela A. ; KUBITSCHEK-BARREIRA, PAULA H. ; Teixeira, Pedro A. C. ; SANCHES, GLENDA F. ; TEIXEIRA, MARCUS M. ; QUINTELLA, LEONARDO P. ; ALMEIDA, SANDRO R. ; COSTA, ROSANE O. ; CAMARGO, ZOILO P. ; FELIPE, MARIA S. S. ; DE SOUZA, WANDERLEY ; Lopes-Bezerra, Leila M. . Differences in Cell Morphometry, Cell Wall Topography and Gp70 Expression Correlate with the Virulence of Sporothrix brasiliensis Clinical Isolates. Plos One , v. 8, p. e75656, 2013.
-
Tavares, Aldo H. ; Derengowski, Lorena S. ; Ferreira, Karen S. ; Silva, Simoneide S. ; Macedo, Cláudia ; Bocca, Anamélia L. ; Passos, Geraldo A. ; ALMEIDA, S. R. ; Silva-Pereira, Ildinete . Murine Dendritic Cells Transcriptional Modulation upon Paracoccidioides brasiliensis Infection. Plos Neglected Tropical Diseases , v. 6, p. e1459, 2012.
-
Moreno AC ; FERREIRA, K. S. ; FERREIRA, L. G. ; ALMEIDA, S. R. ; Martinez MB . Recognition of enteroinvasive Escherichia coli and Shigella flexneri by dendritic cells: distinct dendritic cell activation states. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 107, p. 138-141, 2012.
-
sandro r. almeida . Therapeutic monoclonal antibody for sporotrichosis. Frontiers in Microbiology (Online) , v. 3, p. 1-2, 2012.
-
DE LIMA FRANCO, D. ; NASCIMENTO, R. C. ; FERREIRA, K. S. ; ALMEIDA, S. R. . Antibodies Against Sporothrix schenckii Enhance TNF-α Production and Killing by Macrophages. SCANDINAVIAN JOURNAL OF IMMUNOLOGY , v. 75, p. 142-146, 2012.
-
Ferreira, Karen S. ; Maranhão, Andrea Q. ; Garcia, Maria C. C. ; Brígido, Marcelo M. ; Santos, Suelen S. ; Lopes, José D. ; ALMEIDA, S. R. . Dendritic Cells Transfected with scFv from Mab 7.B12 Mimicking Original Antigen gp43 Induces Protection against Experimental Paracoccidioidomycosis. Plos One , v. 6, p. e15935, 2011.
-
Silvana dos Santos, Suelen ; FERREIRA, Karen Spadari ; Almeida, Sandro Rogerio ; ALMEIDA, S. R. . Paracoccidioides brasilinsis-Induced Migration of Dendritic Cells and Subsequent T-Cell Activation in the Lung-Draining Lymph Nodes. Plos One , v. 6, p. e19690, 2011.
-
SOUZA, M. G. ; Reid DM ; Schweighoffer E ; Tybulewicz V ; Langhorne J ; Yamasaki S ; Taylor PR ; ALMEIDA, S. R. ; Brown GD . Restoration of pattern receptor estimulation to treat chromoblastomycosis, a chronic fungal infection of the skin. Cell Host & Microbe , v. 19, p. 436-443, 2011.
-
Magalhaes, A. ; FERREIRA, K. S. ; ALMEIDA, S. R. ; Nosanchuk, J. D. ; Travassos, L. R. ; Taborda, C. P. . Prophylactic and Therapeutic Vaccination Using Dendritic Cells Primed with Peptide 10 Derived from the 43-Kilodalton Glycoprotein of Paracoccidioides brasiliensis. Clinical and Vaccine Immunology , v. 19, p. 23-29, 2011.
-
GHOSN, E. E. B. ; Cassado, A. A. ; Govoni, G. R. ; Fukuhara, T. ; Yang, Y. ; Monack, D. M. ; Bortoluci, K. R. ; ALMEIDA, S. R. ; Herzenberg, L. A. . Two physically, functionally, and developmentally distinct peritoneal macrophage subsets. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America , v. 107, p. 2568-2573, 2010.
-
Sousa, M. Glória ; Ghosn, E. Eid Bou ; Nascimento, R. Ciciro ; Bomfim, G. Facchioli ; Noal, V. ; Santiago, K. ; de Maria Pedrozo e Silva Azevedo, C. ; Marques, S. Garcia ; Gonçalves, A. Guedes ; de Castro Lima Santos, D. Wagner ; Criado, P. Ricardo ; Costa Martins, J. Eduardo ; ALMEIDA, S. R. . Monocyte-derived dendritic cells from patients with severe forms of chromoblastomycosis induce CD4 + T cell activation in vitro. Clinical and Experimental Immunology (Print) , v. 156, p. 117-125, 2009.
-
De-Gennaro, Luiz Antonio ; Popi, Ana Flávia ; ALMEIDA, S. R. ; Lopes, José Daniel ; Mariano, Mario . B-1 cells modulate oral tolerance in mice. Immunology Letters , v. 124, p. 63-69, 2009.
-
Teixeira, P. A. C. ; de Castro, R. A. ; NASCIMENTO, R. C. ; Tronchin, G. ; Perez Torres, A. ; Lazera, M. ; de Almeida, S. R. ; Bouchara, J.-P. ; Loureiro y Penha, C. V. ; Lopes-Bezerra, L. M. . Cell surface expression of adhesins for fibronectin correlates with virulence in Sporothrix schenckii. Microbiology (Reading) , v. 155, p. 3730-3738, 2009.
-
e Silva Azevedo, Conceição de Maria Pedrozo ; Marques, Sirley Garcia ; Resende, Maria Aparecida ; Gonçalves, Azizedite Guedes ; de Castro Lima Santos, Daniel Vagner ; da Silva, Raimunda Ribeiro ; de Sousa, Maria da Glória Teixeira ; ALMEIDA, S. R. . The use of glucan as immunostimulant in the treatment of a severe case of chromoblastomycosis. Mycoses (Berlin) , v. 51, p. 341-344, 2008.
-
ALMEIDA, S. R. . Immunology of Dermatophytosis. Mycopathologia (1975. Print) , v. 166, p. 277-283, 2008.
-
Sousa, M. G. T. ; Azevedo, C. d. M. P. e S. ; NASCIMENTO, R. C. ; GHOSN, E. E. B. ; Santiago, K. L. ; Noal, V. ; Bomfim, G. F. ; MARQUES, S. G. ; GONCALVES, A. G. ; Santos, D. W. d. C. L. ; ALMEIDA, S. R. . Fonsecaea pedrosoi infection induces differential modulation of costimulatory molecules and cytokines in monocytes from patients with severe and mild forms of chromoblastomycosis. Journal of Leukocyte Biology , v. 84, p. 864-870, 2008.
-
Nascimento, Rosana C. ; Espíndola, Noeli M. ; Castro, Rafaela A. ; Teixeira, Pedro A. C. ; Loureiro y Penha, Carla V. ; Lopes-Bezerra, Leila M. ; ALMEIDA, S. R. . Passive immunization with monoclonal antibody against a 70-kDa putative adhesin of Sporothrix schenckii induces protection in murine sporotrichosis. European Journal of Immunology , v. 38, p. 3080-3089, 2008.
-
Ferreira, Karen ; Bastos, Karina ; Russo, Momtchilo ; ALMEIDA, S. R. . Interaction between Paracoccidioides brasiliensis and Pulmonary Dendritic Cells Induces Interleukin¿10 Production and Toll¿Like Receptor¿2 Expression: Possible Mechanisms of Susceptibility. The Journal of Infectious Diseases , v. 196, p. 1108-1115, 2007.
-
MACEDO, S ; VAZ, S ; LOURENCO, E ; DAGLORIADESOUSA, M ; LIGEIROOLIVEIRA, A ; FERREIRAJR, J ; ALMEIDA, S ; TAVARESDELIMA, W ; FARSKY, S ; ALMEIDA, S. R. . In vivo hydroquinone exposure impairs allergic lung inflammation in rats. Toxicology (Amsterdam) , v. 241, p. 47-57, 2007.
-
VIGNA, A ; ALMEIDA, S. R. ; XANDER, P ; FREYMULLER, E ; MARIANO, M ; LOPES, J . Granuloma formation in vitro requires B-1 cells and is modulated by Paracoccidioides brasiliensis gp43 antigen. Microbes and Infection , v. 8, n.no prelo, p. 589-597, 2006.
-
CAMPOS, M ; RUSSO, M ; GOMES, E ; ALMEIDA, S ; ALMEIDA, S. R. . Stimulation, inhibition and death of macrophages infected with Trichophyton rubrum. Microbes and Infection , v. 8, p. 372-379, 2006.
-
Ferreira, K ; ALMEIDA, S. R. . Immunization of susceptible mice with gp43-pulsed dendritic cells induce an increase of pulmonary Paracoccidioidomycosis. Immunology Letters , v. 103, p. 121-126, 2006.
-
GHOSN, E. E. B. ; Russo, M. ; ALMEIDA, S. R. . Nitric oxide-dependent killing of Cryptococcus neoformans by B-1-derived mononuclear phagocyte. Journal of Leukocyte Biology , v. 80, n.no prelo, p. 36-44, 2006.
-
Gimenes, Viviane Mazo Fávero ; Criado, Paulo Ricardo ; Martins, José Eduardo Costa ; ALMEIDA, S. R. . Cellular immune response of patients with chromoblastomycosis undergoing antifungal therapy. Mycopathologia (1975. Print) , v. 162, p. 97-101, 2006.
-
HAYAKAWA, M. ; GHOSN, E. E. B. ; da Gloria Teixeria de Sousa, M. ; FERREIRA, K. S. ; ALMEIDA, S. R. . Phagocytosis, Production of Nitric Oxide and Pro-inflammatory Cytokines by Macrophages in the Presence of Dematiaceus Fungi that Causes Chromoblastomycosis. Scandinavian Journal of Immunology (Print) , v. 64, p. 382-387, 2006.
-
Teixeira de Sousa, M. da Gloria ; GHOSN, E. E. B. ; ALMEIDA, S. R. . Absence of CD4 + T Cells Impairs Host Defence of Mice Infected with Fonsecaea pedrosoi. Scandinavian Journal of Immunology (Print) , v. 64, p. 595-600, 2006.
-
Nascimento, Rosana C. ; ALMEIDA, S. R. . Humoral immune response against soluble and fractionate antigens in experimental sporotrichosis. FEMS Immunology and Medical Microbiology , v. 43, n.2, p. 241-247, 2005.
-
MAZOFAVEROGIMENES, V ; DAGLORIADESOUZA, M ; Ferreira, K ; MARQUES, S ; GONCALVES, A ; VAGNERDECASTROLIMASANTOS, D ; PEDROSOESILVA, C ; ALMEIDA, S ; ALMEIDA, S. R. . Cytokines and lymphocyte proliferation in patients with different clinical forms of chromoblastomycosis. Microbes and Infection , p. 708-713, 2005.
-
Bogsan, Cristina Stewart Bittencourt ; Brito, Ronni Romulo Novaes e ; Palos, Maiko da Cruz ; Mortara, Renato Arruda ; ALMEIDA, S. R. ; Lopes, Jose Daniel ; Mariano, Mario . B-1 cells are pivotal for in vivo inflammatory giant cell formation. International Journal of Experimental Pathology , v. 86, p. 257-265, 2005.
-
Nimrichter, L. ; Cerqueira, M. D. ; Leitao, E. A. ; Miranda, K. ; Nakayasu, E. S. ; ALMEIDA, S. R. ; Almeida, I. C. ; Alviano, C. S. ; Barreto-Bergter, E. ; Rodrigues, M. L. . Structure, Cellular Distribution, Antigenicity, and Biological Functions of Fonsecaea pedrosoi Ceramide Monohexosides. Infection and Immunity (Print) , v. 73, p. 7860-7868, 2005.
-
Amaral, C. C. ; GARCIA, I. P. ; FERNANDES, G. F. ; ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. ; Souza, M. C. . Adjuvant Effect of Synthetic Oligodeoxyribonucleotides (CpG-ODN) From the Paracoccidioides brasiliensis gp43 gene on the Th2-Th1 Immunomodulation of Experimental Paracoccidioidomycosis.. Scandinavian Journal of Immunology (Print) , v. 62, p. 325-333, 2005.
-
Ferreira, K ; LOPES, J ; ALMEIDA, S. R. . Down-regulation of dendritic cell activation induced by Paracoccidioides brasiliensis. Immunology Letters , v. 94, p. 107-114, 2004.
-
SOUZA, E. B. ; LOPES, J. D. ; ALMEIDA, S. R. . B and T cell responses elicited by monoclonal anti-idiotypic antibody (Ab2beta) mimicking gp43 from Paracoccidioides brasiliensis. Clinical and Experimental Immunology (Print) , v. 137, p. 123-128, 2004.
-
Ferreira, K ; ALMEIDA, S. R. . Modulation of proliferation, differentiation and cytokine secretion of murine B-1b cells by proteins of the extracellular matrix. Immunology Letters , Holanda, v. 86, p. 15-21, 2003.
-
de Mattos Grosso, D. ; ALMEIDA, S. R. ; MARIANO, M. ; LOPES, J. D. . Characterization of gp70 and Anti-gp70 Monoclonal Antibodies in Paracoccidioides brasiliensis Pathogenesis. Infection and Immunity (Print) , v. 71, n.11, p. 6534-6542, 2003.
-
FERREIRA, K. S. ; LOPES, J. D. ; ALMEIDA, S. R. . Regulation of T Helper Cell Differentiation In Vivo by GP43 from Paracoccidioides brasiliensis Provided by Different Antigen-Presenting Cells. Scandinavian Journal of Immunology (Print) , v. 58, p. 290-297, 2003.
-
VIGNA, A. F. ; GODOY, L. C. ; ALMEIDA, S. R. ; MARIANO, M. ; LOPES, J. D. . Characterization of B-1b cells as antigen presenting cells in the immune response to gp43 from Paracoccidioides brasiliensis in vitro. Immunology Letters , v. 83, p. 61-66, 2002.
-
SOUZA, M. ; ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. ; LOPES, J. D. . Immunostimulatory DNA from P. brasiliensis acts as T-HELPRE 1 pROMOTER IN SUSCEPTIBLE MICE. Scandinavian Journal of Immunology , Suécia, v. 54, n.4, p. 348-356, 2001.
-
ALMEIDA, S. R. ; Lopes, J.D. . The low efficiency of dendritic cells and macrophages from mice susceptible to Paracoccidioides brasiliensis in inducing a Th1 response. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , Brazil, v. 34, p. 529-537, 2001.
-
ALMEIDA, S. R. ; AROEIRA, L. S. ; FRYMULLER, E. ; DIAS, M. A. A. ; BOGSAN, C. S. ; LOPES, J. D. ; MARIANO, M. . Mouse B-1 cell-derived mononuclear phagocyte, a novel cellular component of acute non-specific inflammatory exudate. International Immunology , Inglaterra, v. 13, n.9, p. 1193-1201, 2001.
-
Gesztesi, Jean-Luc ; Dias, Maria Angela Amorim ; de Souza, Angela Rico ; ALMEIDA, S. R. ; Lopes, José Daniel ; Mariano, Mario . Subcutaneous infection of mice with Paracoccidiodes brasiliensis induces a peculiar pattern of inflammatory and immune responses. Mycopathologia (1975. Print) , Estados Unidos, v. 145, p. 7-14, 1999.
-
ALMEIDA, S. R. ; UNTERKIRCHER, C. ; CAMARGO, Z. P. . Involviment of the major glycoprotein (gp43) of P. brasiliensis in attachment to macrophages. Medical Mycology, Estados Unidos, v. 36, p. 405-411, 1998.
-
ALMEIDA, S. R. ; DEMORAES, J ; DECAMARGO, Z ; GESZTESI, J ; MARIANO, M ; LOPES, J . Pattern of Immune Response to GP43 fromin Susceptible and Resistant Mice Is Influenced by Antigen-Presenting Cells. Cellular Immunology (Print) , Estados Unidos, v. 190, p. 68-76, 1998.
-
ALMEIDA, S. R. . micologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. v. 1. 160p .
-
ALMEIDA, S. R. . Micoses Superficiais. In: TRABULSI E ALTERTHUM ? MICROBIOLOGIA ? 7ª Edição. (Org.). Microbiologia. 7ed.: , 2024, v. , p. 67-.
-
ALMEIDA, S. R. . Infecções fungicas. In: Vaz, A.j.; Takei, K.; Bueno, E.C.. (Org.). imunoensaios. : Guanabara Koogam, 2007, v. 1, p. -.
-
ALMEIDA, S. R. ; SOUZA, M. ; LOPES, J. D. ; CAMARGO, Z. P. . Study of The immune response after immunization with DNA from P. brasiliensis. In: XIV Congress of International Society for Human and Veterinary Mycology, 2000, Buenos Aires. scandinavian, 2000.
-
ALMEIDA, S. R. ; AROEIRAS, L. S. ; MARIANO, M. . B-1 cell-derived mononuclear phagocytes. In: XXIV Congresso Brasileiro de Imunologia, 1999, Angra dos Reis, 1999.
-
ALMEIDA, S. R. ; POPI, A. F. ; LOPES, J. D. ; MARIANO, M. . InFluence of gp43 from P. brasiliensis on phagocytosis of the fungi by murine macrophage. In: XXIV Congresso Brasileiro De Imunologia, 1999, Aguas de Lindóia, 1999.
-
ALMEIDA, S. R. ; BOGSAN, C. S. B. ; DIAS, M. A. A. ; LOPES, J. D. ; MARIANO, M. . Inflamatory gianty cell formation is inhibited in Xid mice. In: XXIV Congresso Brasileiro de imunologia, 1999, Aguas de lindóia, 1999.
-
ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. ; MORAES, J. J. ; GESZTESI, J. L. ; LOPES, J. D. . Influênce of APCs in the TH1/Th2 prolile in the immunological response to gp43 from P. brasiliensis. In: XIII COngress of International Society for Human and Mycology, 1997, Salsomaggiore Terme, Parma, 1997.
-
ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. ; MORAES, J. Z. ; GESZTESI, J. L. ; LOPES, J. D. . Influence of APcs in determinig Th/1Th2 pattern of the immune response in susceptible and resistant mice. In: XXII Congresso Brasiliero de Imunologia, 1997, Angra dos Reis, 1997.
-
ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. . Fagocitose do Paracoccidoides brasiliensis via glicoproteína gp43. In: VI Encuentro Internacional sobre paracoccidoidomicose, 1996, Montivideo. scandinavian, 1996.
-
ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. ; MORAES, J. J. ; GESZTESI, J. L. ; LOPES, J. D. . Importância da APC na determinação do padrão Th1/Th2 na resposta imunológico contra gp43. In: XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1996, Angra dos Reis, 1996.
-
FERREIRA, K. S. ; ALMEIDA, S. R. . Phagocytosis, expression of co-stimulatory molecules and cytokines production of pulmonary cells after intratracheal infection with P. brasiliensis. In: 16 congress of the International Society for human and animal mycology, 2006, Paris. 16 Congress of the International Society for human and animal mycology.
-
FERREIRA, Karen Spadari ; ALMEIDA, S. R. . Modulation of immune response by dendritic cells in experimental paracoccidioidomycosis. In: XXVIII Meeting of Brazilian Society of Immunology, 2003, Mangaratiba, 2003.
-
CAMPOS, Marina Reis Do Moura ; ALMEIDA, S. R. . Interactions of Trichophyton rubrum antigenic compounds with antigen-presenting cells. In: XXVIII Meeting of Brazilian Society of Immunology, 2003, Mangaratiba, 2003.
-
VIGNA, A. F. ; GODOY, L. C. ; ALMEIDA, S. R. ; MARIANO, M. ; LOPES, J. D. . Characterization of B-1b cells as antigen presenting cells in the immune resposnse to gp43 from Paracoccidioides brasiliensis in vitro. In: VII Encontro Internacional sobre paracoccidioidomicose, 2002, Pirenópolis-GO. Annual Review of Biomedical Sciences, 2002.
-
GROSSO, D. ; ALMEIDA, S. R. ; MARIANO, M. ; LOPES, J. D. . Importance of gp70 in experimental paracoccidioidomycosis. In: VII Encontro internacional sobre paracoccidioidomicose, 2002, Pirenópolis-GO. Annual Review of Biomedical Sciences, 2002.
-
FERREIRA, Karen Spadari ; ALMEIDA, S. R. . Regulation of T helper cell differentiation in vivo by gp43 from paracoccidioides brasiliensis provided by different antigen-prersenting cells. In: VII Encontro internacional sobre paracoccidioidomicose, 2002, Pirenopolis. Annual Review of Biomedical Sciences.
-
ALMEIDA, S. R. ; AROEIRA, L. S. ; FRYMULLER, E. ; BOGSAN, C. S. ; LOPES, J. D. ; MARIANO, M. . Mouse B-1 cell-derived mononuclear phagocyte, a novel cellular component of acute non-specific inflamatory exudate. In: 11 International Congress of immunology, 2001, Estocolmo. Scandinavian Journal of immunology, 2001. v. 54.
-
VIGNA, A. F. ; GODOY, L. C. ; ALMEIDA, S. R. ; MARIANO, M. ; LOPES, J. D. . Caracterization of B-1b cells as antigen-presenting cells. In: 11 International Congress of immunology, 2001, Estocolmo. Scandinavian Journal of Immunology, 2001. v. 54.
-
SOUZA, M. ; ALMEIDA, S. R. ; LOPES, J. D. ; CAMARGO, Z. P. . Immunostimulatory DNA from Paracoccidioides brasiliensis acts as T-helper 1 promoter in sunceptible mice. In: 11 International Congress of Immunology, 2001, Estocolmo. Scandinavian Journal of immunology, 2001. v. 54.
-
BOGSAN, C. S. ; ALMEIDA, S. R. ; LOPES, J. D. ; MARIANO, M. . Participation of B-1 cells in foreing-body giant cell formation. In: 11 International Congress of Immunology, 2001, Estocolmo. Scandinavian Journal of immunology, 2001. v. 54.
-
ALMEIDA, S. R. ; GROSSO, D. ; SOUZA, A. R. ; GESZTESI, J. L. ; LOPES, J. D. . Obtention of monoclonal antibodies against gp70 from Paracoccidioides brasiliensis. In: XXIV annual meeting of the brazilian society for immunology, 1999, Aguas de Lindóia. XXIV annual meeting of the brazilian society for immunology, 1999.
-
SOUZA, M. ; ALMEIDA, S. R. ; LOPES, J. D. ; CAMARGO, Z. P. . Study of the immune response after immunization with DNA from Paracoccidioides brasiliensis in susceptible mice. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1999, Aguas de Lindóia. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1999.
-
ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. . Envolvimento da glicoproteina gp43 do Paracoccidioides brasiliensis no processo de fagocitose. In: II Congresso de iniciação científica da Escola Paulista de Medicina, 1994, São Paulo. Congresso acadêmico da Escola Paulista de Medicina, 1994.
-
ALMEIDA, S. R. ; CAMARGO, Z. P. . Produção de antígenos fúngicos para imunodiagnostico. In: V congresso academico Paulista de medicina, 1993, São Paulo. V congresso academico -Escola Paulista de Medicina, 1993.
-
ALMEIDA, S. R. . Linfoproliferação, produção de citocinas e caracterização de sub-populações celulares na cromoblastomicose humana e experimental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, S. R. . Immune response activation by abti-idiotypic mAB (Ab2 beta) which mimics the gp43 from P. brasiliensis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, K. S. ; ALMEIDA, S. R. . Inhibition of dendritic cell maturation by P. brasiliensis: influency on Th immunity. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIGNA, A. F. ; ALMEIDA, S. R. ; MARIANO, M. ; LOPES, J. D. . Invitro organization of foreign-body granuloma-like structures is dependent on the proliferation and differentiation of B-1 cells.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AZEVEDO, C. M. P. S. ; SANTOS, D. V. C. L. ; MARQUES, S. G. ; ALMEIDA, S. R. . Cromoblastomicose associada a trasnformação neoplasica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, D. V. C. L. ; MARQUES, S. G. ; GONCALVES, A. G. ; GIMENES, V. M. F. ; ALMEIDA, S. R. ; AZEVEDO, C. M. P. S. . Cromoblastomicose: resposta terapeutica aou itraconazol. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AZEVEDO, C. M. P. S. ; MARQUES, S. G. ; GONCALVES, A. G. ; GIMENES, V. M. F. ; FERREIRA, K. S. ; ALMEIDA, S. R. . Efeito da glucana em um caso de cromoblastomicose refratario a antifungicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, K. S. ; ALMEIDA, S. R. . Imunorregulação de celulas dendriticas na infecção pulmonar por P. brasiliensis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GHOSN, E. E. B. ; ALMEIDA, S. R. . Participação de linfocitos B-1 na criptococose experimental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, S. R. . Apresentação de antigenos e susceptibilidade dos hospedeiros na paracoccidioidomicose. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Sousa MGT ; ALMEIDA, S. R. . Resposta imune celular na cromoblastomicose experimental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
de Almeida, S. R. . Pesquisa desenvolve métodos para combater infecções fúngicas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Esporotricose e Cromoblastomicose: desenvolvimento de vacinas baseadas em peptídeos imunogênicos e determinação de marcadores imunológicos de proteção, Descrição: A cromoblastomicose e a esporotricose são as duas principais micoses de implantação que agora são reconhecidas como doenças tropicais negligenciadas fúngicas. Seu diagnóstico laboratorial baseia-se principalmente na microscopia direta, histopatologia e identificação do fungo por cultura. Micoses Subcutâneas ou de implantação, como a esporotricose e cromoblastomicose, resultam da inoculação do fungo patogênico por ocasião de um traumatismo, em geral cortes por plantas ou pela manipulação do solo. Manifestam-se como lesão supurada da pele ou do tecido subcutâneo, produto da disseminação do fungo por contiguidade ou por via linfática. O tratamento é difícil, com pouca opção terapêutica e muitas vezes a doença é recidivante. A esporotricose é a mais prevalente e disseminada micose de implantação no mundo. Nas últimas décadas foram relatados surtos da doença no Brasil, principalmente pela espécie S. brasiliensis que está intimamente relacionada à transmissão zoonótica por gatos, além de ser a espécie que apresenta maior virulência, manifestações clínicas atípicas em humanos e com altos índices de mortalidade para os felinos. Em relação a esporotricose pretendemos, identificar e avaliar uma potencial vacina de fago recombinante como delivery do peptídeo ZR8, em modelo murino, que posteriormente será testada como uma possível vacina para os felinos, que hoje é o principal vetor da doença. Por outro lado, a cromoblastomicose é a segunda mais prevalente micose de implantação no mundo. Esta doença é causada por fungos melanizados (pigmentação escura) principalmente a Fonsecaea pedrosoi. A cromoblastomicose é uma doença crônica que acomete, em sua grande maioria, indivíduos de baixa renda. Seu tratamento é longo, com grandes efeitos colaterais e de alto custo, uma vez que há poucos antifúngicos disponíveis no mercado capazes de controlar e eliminar o fungo causador desta doença. Deste modo, um grande número de pacientes acaba interrompendo o tratamento, levando a uma alta taxa de recidiva da doença. Por isso, estudos que visam o desenvolvimento de novos fármacos ou técnicas para controlar a cromoblastomicose é de suma importância. Portanto, pretendemos avaliar uma potencial vacina utilizando fago recombinante como delivery do peptídeo Hp11696 de F. pedrosoi, identificado previamente em nosso laboratório, como um potencial alvo antigênico para estratégicas terapêuticas na cromoblastomicose. Pretendemos também definir, em ambos modelos, a importância dos receptores de reconhecimento de padrão Dectin-1, Dectin-2 assim como das citocinas IFN-g e IL-17, na resposta protetora dos animais vacinados, utilizando camundongos nocautes. Desta forma, são esperados avanços na formulação de estratégia vacinal contra a esporotricose assim como na cromoblastomicose, além de consolidar nosso conhecimento sobre a imunomodulação destas micoses de importância em saúde pública de nosso país. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Desenvolvendo de Ecossistema de Conhecimento para Pesquisa em Micoses Endêmicas: Integrando Equipe Multidisciplinar e Internacional de Especialistas na área., Descrição: O Centro de Micologia Médica do Conselho de Pesquisa Médica (MRC CMM) é um dos maiores centros do mundo que estudam fungos de importância médica, atualmente representando cerca de 25 dos cientistas do Reino Unido que trabalham em micologia médica. Nosso objetivo é facilitar a investigação e a formação, especialmente nas áreas do mundo onde as infecções fúngicas causam um enorme fardo para a saúde humana. Propomos estabelecer a Unidade CMM Sul-Americana (CMM LATAM) para ser localizado no estado de São Paulo, Brasil. Os Investigadores Principais (PIs) do MRC CMM trazem uma amplitude única de experiência e interdisciplinaridade que impulsiona um programa de pesquisa integrado composto por micologia molecular fundamental, biologia de infecções, imunologia fúngica e clínica micologia. Essa ampla experiência permite o desenvolvimento de soluções únicasNsinergias, facilitando a análise simultânea do hospedeiro e do patógeno para determinar suas contribuições individuais para a patogênese da doença, e a tradução desta ciência fundamental para a clínica. Esta perícia será complementada pela dos micologistas médicos brasileiros que estudam endemias locais doença fúngica. Em agosto de 2017, o MRC CMM estabeleceu a Unidade CMM ÁFRICA na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), África do Sul. A UCT é a universidade líder no continente africano continente e a Unidade CMM ÁFRICA está sediada no Instituto de Doenças Infecciosas e Medicina Molecular (IDM). Os objectivos da Unidade CMM ÁFRICA são facilitar a investigação e promover a formação em micologia médica na África do Sul, e em todo o continente africano. Da mesma forma, a nova Unidade CMM LATAM irá explorar fluxos de financiamento locais e baseados no Reino Unido para desenvolver capacidades e aumentar o conhecimento em micologia médica no Brasil e em toda a América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / Carlos Taborda - Integrante / Arnaldo Colombo - Integrante / Fausto Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
-
2023 - Atual
Contribution of Dectian-2 and IL-17 to the host defense in experimental sporotrichosis by Sporotrix brasiliensis, Descrição: Projeto de pesquisa: Joint Usage/Research Program of MMRC 2023, em colaboração com a Universidade de Chiba Japão. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2021 - 2023
Estudo do metabolismo e do papel do itaconato na regulação das funções efetoras de macrófagos e neutrófilos infectados por Fonsecaea pedrosoi, Descrição: Auxilio pesquisa FAPESP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2016 - 2021
Bases celulares da resposta imune na cromoblastomicose e esporotricose: implicações para terapia vacinal, Descrição: Projeto temático FAPESP 2016/04729-3. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2016 - 2018
Vias de ativação de monocitos de pacientes com paracoccidioidomicose e dermatomicose: papel de receptores de reconhecimento de padrões e implicações no tratamento, Descrição: Projeto FAPESP 2015/25022-2. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2014 - 2015
Patogenicidade de dermatófitos, Descrição: Projeto de colaboração internacional entre a FAPESP e University of Bath - UK. 2014/50326-2. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2013 - 2016
Papel de receptores de reconhecimento padrão na ativação de macrofagos nas infecções fungicas causadas por Fonsecaea pedrosoi, Sporothrix schenckii e Trichophyton rubrum, Descrição: Projeto Temático. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
Papel de receptores de reconhecimento padrão (PRRs) na ativação de macrófagos nas infecções fúngicas cutâneas causadas por Fonsecaea pedrosoi, Sporothrix schenckii e Trichophyton rubrum, Descrição: Projeto Tematico FAPESP 2012/18598-7. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2013 - 2014
Direcionamento de gp43 recombinante para celulas dendriticas in vivo: uma nova estrategia para o desenvolvimento de vacina na paracoccidioidomicose, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Mecanismos de morte celular decorrente da interação entre macrofagos e condidos de Trichophyton rubrum, Descrição: Projeto FAPESP 2010/52123-0. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2011 - 2013
Construção e expressão de anticorpo humanizado a partir do anticorpo monoclonal contra a proteína de 70kDa de Sporothrix schenckii, Descrição: Projeto FAPESP 2010/52188-5. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador.
-
2008 - 2010
Interação de celulas dendriticas com conidios de Trichophyton rubrum, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Analise da capacidade migratoria e da ativação de linfocitos T CD4 por celulas dendriticas na paracoccidioidomicose experimental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Proteoma difirencial de macrofagos na interação com Sporotrix schenckii, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2006
Estudo da participação de linfócitos B-1 na criptococose experimental, Descrição: Criptococose é uma infecção fúngica, de caráter oportunista, que acomete, principalmente, pacientes imunocomprometidos Sua evolução manifesta-se, clinicamente, com lesões pulmonares e meningoencefálicas, podendo disseminar-se para outros tecidos, mostrando ser esta uma doença de grande interesse médico, visto a gravidade de sua evolução. A fagocitose e conseqüente destruição do patógeno são fundamentais para o controle da infecção. Os linfócitos B-1 povoam a cavidade pleural e peritoneal, representando uma pequena fração no baço e indetectável em linfonodos. Uma importante característica identificada nas células B-1, foi sua capacidade de migrar de seus compartimentos específicos (peritônio) até o local de uma inflamação. Linfócitos B-1, possuem características peculiares, como a capacidade concomitante de fagocitar, apresentar antígenos, secretar anticorpos e produzir IL-10, uma citocina anti-inflamatória. Portanto, torna-se necessário o estudo do comportamento e participação destes Linfócitos frente a criptococose.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2008
Estudo da resposta imune celular em pacientes com cromoblastomicose, Descrição: A cromoblastomicose é uma micose subcutânea de evolução lenta, crônica, adquirida através de ferimentos com plantas ou qualquer corpo estranho que veicule os diversos agentes etiológicos, pois estes estão dispersos no meio ambiente. Com a penetração do fungo no tecido inicia-se um processo de infecção micótica com erupção de pápulas, verrugas ou nódulos que posteriormente podem ulcerar; a localização geralmente é podal, podendo acometer também membros superiores. Diversos esquemas terapêuticos já foram utilizados, mas poucos são os relatos de cura. Acredita-se que a resposta imune celular é a mais importante durante a evolução da doença, porém nenhum estudo efetivo foi publicado até o momento. Portanto tendo em vista a importância dessa micose em nosso país, esse trabalho pretende pela primeira vez investigar o comportamento da resposta imune celular com o intuito de contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos imunológicos envolvidos na progressão e cura dessa patologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Importância de células dendriticas na modulação da resposta imune na paracoccidioidomicose experimental, Descrição: Mostramos nesse projeto que leveduras de P. brasiliensis e a gp43 inibem as principais funções das células dendriticas, tanto in vitro como in vivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2003
Importância de células apresentadoras de antigenos em determinar padrão Th1/Th2 in vivo em camundongos resistentes e susceptiveis a paracoccidioidomicose, Descrição: Mostramos neste projeto que células APC ativam diferentemente linfocitos T in vivo. Onde Macrofagos e celulas dendriticas ativam preferencialmente células Th1 e linfócitos B células Th2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2016
INCT Inovação Farmaceutica, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador / ivan da rocha pitta - Integrante.
-
2007 - 2009
Produção de sc-fv a partir de anticorpo monoclonal anti-idiotipo ab2 beta que mimetiza o antigeno gp43 de Paracoccidioides brasiliensis, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sandro Rogério de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Prêmios
2012
1o Lugar - Melhor apresentação de IC, aluno Fabio Yoshikawa, Faculdade de Ciencias Farmaceuticas -USP.
2012
Menção Honrosa durante o 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP- aluna Miriam Kasai, Universidade de São Paulo.
2012
Melhor poster -Congresso Internacional de Micologia Medica e Animal - Berlin- Alemanha- aula: Suelen Santos, ISHAM.
2003
1o lugar -Poster - VIII Semana de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. , Avenida Prof. Lineu Prestes, 580 - Bloco 17, Butantã, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30913633, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2023
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2008
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Farmacêuticas.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Pos-graduação.
-
08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Farmácia: Fisiopatologia e Toxicologia.
-
08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de planejamento estratégico.
-
08/2013
Direção e administração, Faculdade de Ciências Farmacêuticas.,Cargo ou função, Membro titular Congregação.
-
02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho do Departamento de Analises Clinicas e Toxicologicas.
-
01/2012
Ensino, Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos avançados da imunidade inata induzida por fungos patogênicos, Aplicações da citometria de fluxo em modelos experimentais
-
08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro titular e vice-coordenador do Comitê de Ética em Experimentação animal da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
-
02/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Linhas de pesquisa
-
02/2001
Ensino, Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em Análises Clínicas
-
02/2001
Ensino, Farmacia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diagnostico Laboratorial de doenças infecciosas e parasitárias, Fisiopatologia I, Biologia molecular aplicada ao diagnostico laboratorial e desenvolvimento de insumos
-
02/2001
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Farmacêuticas.,Atividade de extensão realizada, Responsável pelo setor de micologia do Laboratóriode Análises Clínicas.
-
02/2001
Treinamentos ministrados , Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.,Treinamentos ministrados, Imunodiagnóstico
2000 - 2001
Universidade Federal de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2000 - 02/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia.,Linhas de pesquisa
-
02/2000 - 02/2001
Ensino, Ciências Biomédicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, imunologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandro Rogério de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?