Dalva Maria Calvão da Silva

Professora Associada III. Concluiu o Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000, com tese sobre a obra do escritor contemporâneo Mário Cláudio. Realizou o Pós-Doutorado na PUC-Minas (Literatura Portuguesa), em 2004. Cursou o Mestrado (Literatura Brasileira), concluído em 1988, na Universidade Federal Fluminense. É professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal Fluminense, desde 1994. Atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF, dentro das linhas de pesquisa 'Perspectivas teóricas nos estudos literários' e 'Literatura e outras artes', vem orientando dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Tem desenvolvido pesquisas sobre a narrativa portuguesa contemporânea, privilegiando os seguintes temas: intertextualidade, metalinguagem, biografia, autobiografia, criação literária, diálogos interartes, relações entre escrita e morte, barroco e neobarroco.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)

1994 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da narrativa biográfica a outras artes: reflexões sobre escrita literária e criação estética na Trilogia da mão, de Mário Cláudio
Orientador: Teresa Cristina Cerdeira da Silva
Palavras-chave: Narrativa contemporânea; Biografia; Criação estética; Crítica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Letras

1983 - 1988

Universidade Federal Fluminense
Título: O percurso da conciliação - uma interpretação da poesia de Adélia Prado,Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Domício Proença Filho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Poesia; Criação estética; Humor.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2004

Pós-Doutorado. , Pontíficia Universidade Católica, PUC-MINAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CALVÃO, Dalva. ; OLIVEIRA, M. L. W. . VI Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África - Memória, Paisagem e Escrita. 2008. (Congresso).

CALVÃO, Dalva. ; OLIVEIRA, M. L. W. . Simpósio: Estratégias discursivas da narrativa contemporânea em língua portuguesa. 2008. (Congresso).

CALVÃO, Dalva. . Membro da Comissão Organizadora do III Seminário de Literaturas Portuguesa e Africana - Entre o riso e a melancolia: de Gil Vicente ao século XXI. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena - Há 100 anos Orpheu canta para Cleonice. Amadeo de Souza-Cardoso e "os de Orpheu" no relato de Mário Cláudio. 2015. (Congresso).

IV Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena - Há 100 anos Orpheu canta para Cleonice. Limites da Escrita. 2015. (Congresso).

IX Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa do NEPA - Crise, Crítica e Criação, na UFF.Por entre imagens e desejos: O Fotógrafo e a Rapariga, de Mário Cláudio. 2015. (Seminário).

IX Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa do NEPA - Crise, Crítica e Criação, na UFF.Mário Cláudio e António Lobo Antunes em perspectiva. 2015. (Seminário).

IX Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa do NEPA - Crise, Crítica e Criação, na UFF."Tanto mais rica, quanto mais mestiça..." A língua Portuguesa e sua Importância nas Literaturas Africanas. 2015. (Seminário).

VI Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF.Interlocuções em Letras: Pesquisas em Diálogo. 2015. (Seminário).

V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF.Interfaces e Travessias. 2014. (Simpósio).

XII Seminário de Dissertações e Teses em andamento - SEDITA.Breves reflexões sobre a escrita de Agustina Bessa-Luís. 2014. (Seminário).

II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ. Imagens e escrita: percursos da memória em Eu hei-de amar uma pedar, de Lobo Antunes. 2013. (Congresso).

Colóquio Um Dia de Camões.Mediação de Mesa de Comunicações. 2012. (Seminário).

Congresso Internacional Camilo Castelo Branco. Simão e Teresa, personagens de Mário Cláudio. 2012. (Congresso).

Contrabandos da cultura: literatura e outros saberes.Contrabandos da Cultura: Portugal, África e Brasil. 2012. (Seminário).

VIII Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e.Mediação da Mesa Redonda "Repensando ética e estética nas literaturas de língua portuguesa". 2012. (Seminário).

II Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF.Coordenação de Simpósio Temático. 2011. (Seminário).

Jornada Carlos de Oliveira.Ler sempre Carlos de Oliveira - leitura de poemas e fragmentos narrativos.. 2011. (Seminário).

Um dia de fulgor - Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol.Coordenação de Mesa-redonda intitulada "Llansol e a casa europeia". 2011. (Seminário).

Colóquio A República das Letras e a República nas Letras.Poder e martírio: elementos barrocos num drama contemporâneo português. 2010. (Seminário).

Dia Herberto Helder - "Soldado aos laços das constelações".Coordenadora de Mesa. 2010. (Encontro).

VII Seminário das Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África/ III Colóquio Literatura, Guerra e Paz.Coordenação de Sessão de Comunicações. 2010. (Seminário).

VII Seminário das Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África/III Colóquio Literatura, Guerra e Paz: "em torno da violência: palavra, corpo e imagem.".Por entre jogo e violência: a Babilónia de António Lobo Antunes. 2010. (Seminário).

Andanças Prodigiosas da Literatura. 'Cousas extraordinárias' em paisagens de febre: um recorte na ficção de Mário Cláudio. 2009. (Congresso).

Curso de Extensão LEITURA:LEITURAS V - Animot: os bichos passeiam na literatura.De cães e de homens em romances de Mário Cláudio. 2009. (Outra).

I Simpósio de Pós-Graduação Lato Sensu em Letras.Portugal, África e Brasil: convergências e tensões. 2009. (Simpósio).

VI Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Letras.Coordenação da mesa: Do barroco ao neobarroco: relações entre textos e imagens. 2009. (Seminário).

XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memória, Trânsitos e Convergências. Na matéria e na alma: figurações barrocas na escrita de Lobo Antunes. 2009. (Congresso).

XXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Na matéria e na alma: figurações barrocas na escrita de Lobo Antunes. 2009. (Congresso).

IV Simpósio As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Morte do autor, vida do texto: As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio. 2008. (Simpósio).

IV Simpósio As Máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Figurações da morte nas narrativa portuguesa contemporânea. 2008. (Simpósio).

Mini-Curso: Configurações do terror: morte, abjeção e testeminho na literatura contemporânea, ministrado por Márcio Seligmann Silva. 2008. (Simpósio).

Seminário do Grupo de Pesquisa "De Orfeu a Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.A Ronda da Noite, de Agustina Bessa-Luís. 2008. (Seminário).

VI Seminário do NEPA - Memória, Paisagem e Escrita.Configurações barrocas em Camilo Broca, de Mário Cláudio. 2008. (Seminário).

XI Encontro da ABRALIC - Tessituras, Interações, Convergências. Por entre "serpentinas de prosa": dicções barrocas em Camilo Broca, de Mário Cláudio. 2008. (Congresso).

I Ciclo do Pensamento e da Ação Teatral.Agustina Bessa-Luís e o sentido da tragédia. 2007. (Seminário).

III Simpósio do Grupo de Pesquisa "As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Perséfone na poesia e no romance português contemporâneo. 2007. (Simpósio).

Palestra: "Etc. e uma entrevista a Ana Hatherly", ministrada pelo Prof. Horácio Costa (USP). 2007. (Encontro).

Seminário do Grupo de Pesquisa "As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Morte do autor, vida do texto: As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio. 2007. (Seminário).

Simpósio "As máscaras de Perséfone:figurações da morte nas literaturas portugesa e brasileira contemporâneas".Enigma e dissipação: A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís. 2007. (Simpósio).

XXI Encontro da Abraplip - Revoluções, diásporas e identidades. "A cena é a vida" - uma leitura de A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís. 2007. (Congresso).

Curso de Extensão: Os encantos da escrita: a ficção portuguesa contemporânea de autoria feminina..Florbela espanca: as imprecisas linhas na escrita (ficcional?) de Agustina Bessa-Luís. 2006. (Outra).

Dia dos Estudos Portugueses - "Diálogos entre literaturas de língua portuguesa" - UVA.Do sertão de Rosa à montanha de Torga: diálogos sobre amor e morte.. 2006. (Encontro).

II Simpósio As máscaras de Persefóne: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Os Meninos de Ouro, de Agustina Bessa-Luís: vibrações de uma sombra numa folha de papel.. 2006. (Simpósio).

IV Seminário Nação-Invenção: literatura, utopia e crise.Agustina Bessa-Luís: descrença e utopia. 2006. (Seminário).

Mesa-redonda sobre o Projeto de Pesquisa "As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas..Oríon, de Mário Cláudio. 2006. (Encontro).

Seminário do grupo de Pesquisa "As máscaras de perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas..Enigma e dissipação: A corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís. 2006. (Seminário).

Tardes Literárias da II Festa Portuguesa de Cabo Frio.Diálogo e biografia: Eça de Queirós na ficção de Mário Cláudio. 2006. (Encontro).

X Congresso Internacional Abralic - Lugares do discurso. Da histórias ao texto: reflexões sobre um romance de Agustina Bessa-Luís. 2006. (Congresso).

As máscaras de Perséfone: figurações da morte e do extinto nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Ruina e escrita em Oríon, de Mário Cláudio. 2005. (Simpósio).

Grupo de Pesquisa: As máscaras de Perséfone: figurações da morte e do extinto nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas.Doença, morte e arte: faces da escrita em. 2005. (Seminário).

XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa.Agustina, Florbela, a escrita e a vida.. 2005. (Encontro).

XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa.Agustina, Florbela, a escrita e a vida. 2005. (Encontro).

2º Colóquio do Pólo de Pesquisas das Relações Luso Brasileiras - Relações luso-brasileiras: Deslocamentos e Permanências.Um caso de amor - Machado reinventa Camões. 2004. (Outra).

III Seminário Internacional Guimarães Rosa.Uma estória do sertão, um conto da montanha: amor, interdição e morte em Guimarães Rosa e em Miguel Torga. 2004. (Seminário).

II Seminário Nação-Invenção: Literatura e Poder.Margens do poder, margens do real: Ursamaior, de Mário Cláudio. 2004. (Seminário).

IX Congresso Internacional ABRALIC. Viagem e morte em Peregrinação de Barnabé das Índias, de Mário Cláudio. 2004. (Congresso).

Revolução, revoluções..Vozes, silêncios, espelhos e tempos em O que diz Molero, de Dinis Machado. 2004. (Seminário).

Ficcionistas portugueses contemporâneos.Seminário: Ficcionistas portugueses contemporâneos. 2003. (Seminário).

XII Congresso da ASSEL-Rio. Permanência, negação e invenção nas Viagens de Garrett. 2003. (Congresso).

XIX Encontro da ABRAPLIP.Oríon, de Mário Cláudio: uma escrita em constelação. 2003. (Encontro).

III Seminário de Literaturas Portuguesa e Africanas -Entre o riso e a melancolia: de Gil Vicente ao século XXI.José Cardoso Pires: a arte da ironia nas entrelinhas do diálogo. 2002. (Seminário).

VIII Congresso Internacional Abralic 2002 - Mediações. Enredos de criar: palavras de escritor (português) sobre artes de pintor (brasileiro), fazendo parte do Simpósio Relações luso-brasileiras: entre o ressentimento e o fascínio. 2002. (Congresso).

III Jornada de Estudos da Antiguidade.Dois poemas de Sophia de Melo Breyner Andresen. 2001. (Outra).

Texto e Imagem: Implicações nos Estudos Neolatinos.Escrita e plasticidade: Amadeo revisitado por Mário Cláudio. 2001. (Outra).

XVIII Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa.A escrita como alvo: intervenções metalinguìsticas em O ano da morte de Ricardo Reis. 2001. (Encontro).

A Palavra Silenciada.Sob o véu do silêncio: uma leitura de Húmus, de Raul Brandão. 2000. (Seminário).

Colóquio Eça de Queirós entre Milénios: Ponto de Olhar.De um romance inexistente à biografia do autor: Eça redivivo na ficção de Mário Cláudio. 2000. (Outra).

Colóquio Os Centenários: Eça de Queirós, António Nobre e Gilberto Freyre.António Nobre em cena: biografia e intertextualidade em Noites de Anto, de Mário Cláudio. 2000. (Outra).

VII Congresso Internacional da ABRALIC. A memória inscrita em arte: a permanência de um percurso na ficção de Mário Cláudio. 2000. (Congresso).

17º Encontro de Professores de Literatura Portuguesa:Encontros Prodigiosos.Linguagem sobre linguagem: a pintura de Tiepolo no texto de Mário Cláudio. 1999. (Encontro).

6º Congresso da AIL. Tradução, recriação: da pintura de Amadeo à palavra de Mário Cláudio. 1999. (Congresso).

Curso de Extensão: Leitura:leituras - Literatura e outras artes.A trilogia da mão, de Mário Cláudio. 1999. (Outra).

IX Congresso da ASSEL - Rio: Tradição e Ruptura nos Estudos da Linguagem. Permanência, negação e invenção nas Viagens de Garrett. 1999. (Congresso).

I Seminário de literaturas de Lingua Portuguesa: Portugal e África.Diálogo interartes: A fuga para o Egito, de Mário Cláudio. 1998. (Seminário).

VI Congresso da ABRALIC: Literatura Comparada = Estudos Culturais?. As Batalhas do Caia: de Eça de Queirós a Mário Cláudio, o desenho de uma pátria indecisa.. 1998. (Congresso).

5º Congresso Internacional ABRALIC. Do além-mar ao Alentejo: uma viagem de Camões a Saramago. 1996. (Congresso).

XVI Encontro de Professore Brasileiros de Literatura Portuguesa:Navegantes dos Mares às Letras: Ideário da Navegação na Literatura Portuguesa.Exposição/dissolução: uma tocata em dois movimentos. 1996. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Milena Nascimento Bonito

AMORIM, C. M. S.; FONTES, M. H. S.;CALVÃO, Dalva.. As multiplas viagens da Jangada de Pedra. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maricel Derico Gonçalves

CALVÃO, Dalva.; FIGUEIREDO, M.; JORGE, S. R.. Isabela Figueiredo e Dulce Maria Cardoso: duas formas de ler o retorno. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caio di Palma de Souza Medeiros

CALVÃO, Dalva.; RUAS, L.; MAFFEI, L.. Nós de cartografia variável, por ora geografia dos rebeldes. 2013. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Caser da Costa

CALVÃO, Dalva.; MAFFEI, L.; RUAS, L.. "Desvendando as constelações, uma janela para a noite": aspectos de luto e jogo em Ursamaior, de Mário Cláudio. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Neto Silva Andrade

CALVÃO, Dalva.; FARIA, A. B. C.; PADILHA, L. C.. Polifonia e incomunicabilidade em Ontem não te vi em Babilónia. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Giselle Leite Tavares Veiga

CALVÃO, Dalva.; PADILHA, L. C.; MOREIRA, T. T.; SILVA, R. F.. Interdições e "margens de manobra" em Antes de nascer o mundo, de Mia Couto. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Soares de Matos

CALVÃO, Dalva.; MAFFEI, L.; OLIVEIRA, M. L. W.. PROJETO DE MESTRADO: As viagens na inocência e experiência em Herberto Helder: OS PASSOS EM VOLTA. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cíntia Acosta Kütter

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; SILVA, R. F.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Tomada de voz e consciência: BALADA DE AMOR AO VENTO, de Paulina Chiziane, um romance de formação refletido em corpo feminino. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Cecilia Rogers Paranhos

FIGUEIREDO, M.; JORGE, S. R.;CALVÃO, Dalva.. Biografia e ficção: a dimensão lúdica n"As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio. 2012. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luíza Minnemann Conrado

CALVÃO, Dalva.; MONTAURY, A.; JORGE, S. R.. Morte e ironia em Boa tarde às coisas aqui em baixo. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Garcia Santos da Silva

CALVÃO, Dalva.; FONTES, M. H. S.; SILVA, R. F.. Ensaio sobre a cegueira: o grande teatro do mundo. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aderaldo Ferreira de Souza Filho

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; RUAS, L.. A tentação da imanência: a impostura da língua e os devires da escrita na obra de Maria Gabriela Llansol. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Neto Silva Andrade

CALVÃO, Dalva.; PADILHA, L. C.; FARIA, A. B. C.. PROJETO DE MESTRADO: Sobre a polifonia em um contexto de incomunicabilidade: Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline Pupato Couto Costa

CALVÃO, Dalva.; RUAS, L.; SILVEIRA, J. F.. A caminho do mar, mão na outra mão: a linguagem e a morte em Nas tuas mãos, pelo viés do amor, da história e da poesia. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio di Palma de Souza Medeiros

CALVÃO, Dalva.; MAFFEI, L.; RUAS, L.. PROJETO de DISSERTAÇÃO: O verbo visível: o percurso elíptico llansoliano sobre os tratados místicos medievais. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Caser da Costa

CALVÃO, Dalva.; MAFFEI, L.; CERDEIRA, T. C.. PROJETO DE MESTRADO: URSAMAIOR, de Mário Cláudio> reflexos barrocos no "pobre espetáculo cotidiano".. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Cecilia Rogers Paranhos

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; FIGUEIREDO, M.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Jogo e alegoria n'AS BATALHAS DO CAIA, de Mário Cláudio. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivan Takashi Kano

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; JORGE, S. R.. Da leitura à escrita, as memórias camilianas de Pedro Paixão e Mário Cláudio. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maíra Contrucci Jamel

CALVÃO, Dalva.; FIGUEIREDO, M.; CERDEIRA, T. C.. Lilias Fraser: um percurso através da memória. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luíza Minnemann Conrado

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; MONTAURY, A.. PROJETO: Ironia e morte em Boa tarde às coisas aqui em baixo, de António Lobo Antunes. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivan Takashi Kano

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; JORGE, S. R.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Da leitura à escrita, as memórias camilianas de Pedro Paixão e Mário Cláudio. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Roberto Conceição Junior

CALVÃO, Dalva.; FERREIRA, N. P.; RODRIGUES, Marina. "Junto dum seco, fero e estéril monte": uma canção de Camões. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane da Silva Vasconcelos

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; RUAS, L.. Para além da moldura: configurações do barroco em A Ronda da Noite. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aderaldo Ferreira de Souza Filho

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; SILVEIRA, J. F.. PROJETO: Nas dobras da sobreimpressão: Llansol e Fernando Pessoa. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Viviane da Silva Vasconcelos

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; ALVES, M. T. A.. PROJETO: Para além da moldura: configurações do barroco em A Ronda da Noite, de Agustina Bessa-Luís.. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Garcia Santos Silva

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; FONTES, M. H. S.. PROJETO: Ensaio sobre a cegueira: o grande teatro do mundo.. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michele de Oliveira Rolim

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; SANTOS, C. M. P.. Memórias inventadas e vividas em José Saramago: entre verdade e ficção. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Carneiro Ramos

BARCELOS, J. C.; FONTES, M. H. S.;CALVÃO, Dalva.. Desce-me ao fundo do peito a terra inteira: a aventura da palavra em Vergílio Ferreira, Guimarães Rosa e Aquilino Ribeiro.. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Loiana leal Pavlichenko

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; JORGE, S. R.. Entre palavra e imagem: Gémeos, de Mário Cláudio. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jacqueline Buzan Larica

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; ALVES, I. M. S. F.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Nuno Júdice: a poesia como matéria-emoção. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Martins Sarubbi

CALVÃO, Dalva.; PADILHA, L. C.; VALENTIM, J.. Artesania do tempo em Terra sonâmbula, de Mia Couto. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wandercy de Carvalho

CALVÃO, Dalva.; FARIA, A. B. C.; MOUTINHO, L.. A sátira menipéia no contexto da Revolução de Abril: Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Brandão Mattos

CALVÃO, Dalva.; PADILHA, L. C.; JORGE, S. R.. PROJETO: Fragmentos de memória em busca da identidade: O Livro dos Rios, de Luandino Vieira. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelli de Oliveira Rolim

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; SANTOS, C. M. P.. PROJETO: Memórias inventadas e vividas em José Saramago. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Alves Franco

CALVÃO, Dalva.; BRAGANCA, A.; MARTINS, C. M. F. B. R.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Literatura e cinema no universo queirosiano. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcos Vinicius Fiúza Coutinho

CALVÃO, Dalva.; MARGATO, I.; MONTAURY, A.. Nas malhas do texto: verdade e poder n'O Delfim, de José Cardoso Pires. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Suzart Cop Guimarães

CALVÃO, Dalva.; RUAS, L.; SILVEIRA, J. F.. Corpo, morte e memória: uma leitura de "Em nome da terra", de Vergílio Ferreira. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taís de Almeida Silva

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; Teresa Salgado. PROJETO DE MESTRADO: "Práxis e heranças: Manuel Rui e Ondjaki - memórias em pós-guerra".. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luana Antunes Costa

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; PADILHA, L. C.. Pelas águas mestiças da História: uma leitura de "O outro pé da sereia", de Mia Couto - PROJETO. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Martins Sarubbi

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; PADILHA, L. C.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO:Terra Sonâmbula: um trajeto pelas veias da memória moçambicana .. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Loyana Leal Pavlichenko

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; JORGE, S. R.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO:Entre palavra e imagem:Gémeos, de Mário Cláudio. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Verônica Wilson de Araújo e Silva

CALVÃO, Dalva.; FIGUEIREDO, M.; JORGE, S. R.. Novos olhares sobre Ora Esguardae, de Olga Gonçalves. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANTONIO CARLOS MENEZES

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; PEDROSA, C.. Fotografia na poesia de Carlos Drummond de Andrade e Ruy Belo: transporte no tempo. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jane Rodrigues dos Santos

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; LUGARINHO, M. C.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Sob o signo do poder - escrita e subjetividade: uma leitura de. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luanna Guimarães Belmont

CALVÃO, Dalva.; SILVEIRA, J. F.; JORGE, S. R.. O texto total: amplificação e alteridade no drama-poesia de Maria Gabriela Llansol. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bernardino Oaiva Matos

MATOS, B. P.; RUAS, L.; FIGUEIREDO, M.;CALVÃO, Dalva.. Os Maias e Húmus: subjacência e adjacência de discursos, rumo à modernidade.. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscilla Grezzi Pinto Teixeira

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; MICHELLI, R.; TEIXEIRA, P. G. P.. Eça: autor e protagonista - um estudo da Metalinguagem n'A ilustre Casa de Ramires e em cartas aos amigos. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adelina Stellet Coelho

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; DAVID, S. N.. Por uma poética da originalidade: uma leitura da escrita de António Nobre. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Priscilla Grezzi Pinto Teixeira

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; JORGE, S. R.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Eça: autor e protagonista; um estudo da metalinguagem na Ilustre Casa de Ramires e em cartas aos amigos.. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Regina de Barros

CALVÃO, Dalva.; DUARTE, L. P.; FONSECA, M. N. S.. Emigrar é preciso, viver não é preciso.. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Valesca de Oliveira Zebendo

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; CERDEIRA, T. C.. "Alexandra Alpha": ficção, diálogos e história. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luanna Guimarães Belmont

CALVÃO, Dalva.; SILVEIRA, J. F.; JORGE, S. R.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: O texto total: amplificação e alteridade no drama-poesia de Maria Gabriela Llansol. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato dos Santos Pinto

CALVÃO, Dalva.; LUGARINHO, M. C.; Teresa Salgado. Angola, culturas e risos em "Crónica de um mujimbo", de Manuel Rui. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lygia Martins Coelho

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; RUAS, L.. "O Mosteiro", de Agustina Bessa-Luís: a poética da profanação. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fábio André Cardoso Coelho

CALVÃO, Dalva.; BARCELOS, J. C.; DAVID, S. N.. Personagens brasileiras no romance português do sec. XIX. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amle Albernaz de Amorim Pimentel

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; MATOS, M.. O tempo condicional em Saramago. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: George Campista de Abreu Cabral

CALVÃO, Dalva.. As máscaras, o instinto e o enigma - um estudo sobre a ficção portuguesa do século XX nas obras de Miguel Torga e José Cardoso Pires. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Queiroz de Araújo Fernandes

CALVÃO, Dalva.. Projeto "Um táxi para Viena d'Aústria: réquiem na contramão da cidade". 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lygia Martins Coelho

CALVÃO, Dalva.. Projeto "O Mosteiro: metaficção historiográfica e outras metas na escrita de Agustina Bessa-Luis". 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valesca de Oliveira Zebendo

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; CERDEIRA, T. C.. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: Alexandra Alpha: ficção, diálogos e história. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato dos Santos Pinto

CALVÃO, Dalva.. Projeto "O riso crítico em Manuel Rui". 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adelina Stellet Coelho

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; DAVID, S. N.. Projeto "Olhares oblíquos: modos de ver e escrever na poesia, a cultura portuguesa.". 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kátia Regina Costa Cardoso

CALVÃO, Dalva.; MICHELLI, R.; JORGE, S. R.. As viagens em "Peregrinação de Barnabé das Índias", de Mário Cláudio, uma intertextualidade perturbadora.. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Izabel Campos Pantaleão

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; SILVEIRA, J. F.. Ruy Belo: uma poética da lucidez.. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia Simões de Oliveira Rosa

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; SECCO, C. L. T. R.; RUAS, L.. Guilhermina e Lueji - corpos que executam, argila prévia do som.. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alilderson Cardoso de Jesus

CALVÃO, Dalva.; RUAS, L.; SILVEIRA, J. F.. A comicidade crônica e o amor fodido na prosa de Miguel Esteves Cardoso. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adelina Stellet Coelho

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; DAVID, S. N.. Projeto: "Por uma poética da originalidade: uma leitura da escrita de Antônio Nobre". 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosemary da Silva Granja

CALVÃO, Dalva.; LUGARINHO, M. C.; OLIVEIRA, P. M.. Varões assinalados: o tema do homem moderno na epistolografia de Antero de Quental. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michele Dull Sampaio Beraldo Matter

CALVÃO, Dalva.. O alentejo por duas palavras: o levantar de corpos, sonhos e vidas - a propósito de Seara de vento, de Manuel da Fonseca, e Levantado do chão, de José Saramago. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: George Campista de Abreu Cabral

CALVÃO, Dalva.. Projeto "As máscaras, o instinto e o enigma". 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kátia Regina Costa Cardoso

CALVÃO, Dalva.; MICHELLI, R.; JORGE, S. R.. Projeto "As viagens em Peregrinação de Barnabé das Índias - uma intertextualidade perturbadora". 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francilene Lima de Matos

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; JORGE, S. R.. Projeto "Camões, personagem de Saramago". 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria das Graças Ferraz

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; JORGE, S. R.. Projeto "Vasco da Gama entre Os Lusíadas e Peregrinação de Barnabé das Índias: um estudo comparativo do processo de heroicização". 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sônia Lepore Gibelli

CALVÃO, Dalva.. Projeto "A versão portuguesa da história de Barlaão e Josafate". 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andréa Miranda Campos

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; JORGE, S. R.. Projeto "Releituras de Francisco de Assis, a santidade segundo Saramago". 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valéria Cardoso da Silva

CALVÃO, Dalva.. As transformações da intimidade e imagens do sujeito na ficção portuguesa atual: Inês Pedrosa, Jacinto Lucas Pires e Pedro Paixão. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ruth Luz da Silva Santos

CALVÃO, Dalva.. Ordem e desordem: Estado e Nação na literatura moçambicana: leituras de Ualalapi e de Terra sonâmbula. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cláudia Fabiana de Oliveira Cardoso

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; PADILHA, L. C.. Projeto "Pra lá do cercado - tradição e ruptura na poesia de Paula Tavares". 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mônica Mançur

CALVÃO, Dalva.; FERRAZ, E.; ALVES, I. M. S. F.. Projeto "A face de Eros na poesia de Eugênio de Andrade". 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosemary da Silva Granja

CALVÃO, Dalva.; LUGARINHO, M. C.; OLIVEIRA, P. M.. Projeto "Seja homem!". 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANA MARIA LEITE DA SILVA

CALVÃO, Dalva.. Nos labirintos da memória, o resgate da história: uma leitura do romance Todos os nomes, de José Saramago. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Miranda

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; LUGARINHO, M. C.. Projeto de Dissertação de Mestrado. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ruth Luz da Silva Santos

CALVÃO, Dalva.. Projeto "Ordem e desordem: Estado e Nação na literatura moçambicana: leituras de Ualalapi e de Terra sonâmbula". 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Machado Ventura

CALVÃO, Dalva.; RUAS, L.; PEREIRA, M.L.S.; FAGUNDES, M.; CERDEIRA, T. C.. Sobre jardins, cavernas e estrelas: vida, arte e morte em Gémeos, de Mário Cláudio. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane da Silva Vasconcelos

CALVÃO, Dalva.; RUAS, L.; PEREIRA, M.L.S.; FAGUNDES, M.; JORGE, S. R.. Mãos que tecem tempo e espaço: Agustina Bessa-Luís e Maria Helena Vieira da Silva. 2015.

Aluno: Patrícia Pedrosa Botelho

MONTAURY, A.; OLIVEIRA, M. L. W.; FIGUEIREDO, M.;CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.. Poéticas da incerteza, ficções da memória: Hélder Macedo e Bernardo Carvalho. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Celia da Silva

CALVÃO, Dalva.; FARIA, A. B. C.; AMORIM, C. M. S.; JORGE, S. R.; OLIVEIRA, S. M. P.. Perspectivas neobarrocas em. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Cristina Chaves de Carvalho

CALVÃO, Dalva.; BORGES, A. I. G.; FARIA, A. B. C.; RUAS, L.; JORGE, S. R.. O corpo da palavra, a androginia da escrita: António Lobo Antunes e Severo Sarduy. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Otávio Rios Portela

CALVÃO, Dalva.; FIGUEIREDO, M.; LUGARINHO, M. C.; VALENTIM, J.; RUAS, L.. De trapeiros e vencidos: efabulação e história em Raul Brandão. 2012. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jane Rodrigues dos Santos

CALVÃO, Dalva.; FARIA, A. B. C.; DIAS, M. H. M.; AMORIM, C. M. S.. Histórias de ver e narrar: um estudo comparado da obra de Teolinda Gersão. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lúcia Melo de Sousa

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; JORGE, S. R.; MONTAURY, A.; FAGUNDES, M.. Linguagens entrecruzadas num espaço modulado ou neobarroco em A FUGA PARA O EGIPTO, GÉMEOS E AMADEO, de Mário Cláudio.. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antonio Marcos Gonçalves Pimentel

CALVÃO, Dalva.; KRAUSE, G. B.; MENEGAZ, Ronaldo; DIAS, A.. O Romance do Orto (ou de como D. Tadeu Laras Menestrel ajudou D. Alberto Raposo Monge a encontrar o autor do Orto do Esposo, bem como seu manuscrito original perdido e a identidade da irmã que lho encomendara). 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rita Aparecida Coêlho Santos

CALVÃO, Dalva.; SECCO, C. L. T. R.; MICHELLI, R.; AZEVEDO, V.; OLIVEIRA, M. L. W.. Velhice e morte nas constelações de Oríon e Gémeos, de Mário Cláudio. 2012. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vera Lúcia Ramos de Azevedo

CALVÃO, Dalva.; FARIA, A. B. C.; JORGE, S. R.; CHIARELLI, Estefania; MUYLAERT, Joana. A dispersão da memória e da escrita em Milton Hatoum e Lobo Antunes. 2011. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Cardozo Brandão

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; JORGE, S. R.; OLIVEIRA, M. L. W.; WALTY, I. L. C.. Viagens da literatura: construção do sujeito e do texto na visão de José Saramago. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MARCIA VIEIRA MAIA

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; FARIA, A. B. C.; RUAS, L.; SILVEIRA, J. F.. O imaginário das viagens marítimas em narrativas portuguesas e africanas. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Ribeiro Teixeira

CALVÃO, Dalva.; SECCO, C. L. T. R.; PADILHA, L. C.; DUNEM, J. O. S. V.; SANTOS, E. M.. As alegorias dos sentidos e as reconfigurações da história no Memorial do Convento e n'A Gloriosa Família. 2009. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lara da Silva Leal

CALVÃO, Dalva.; MARGATO, I.; PEREIRA, M.L.S.; CUNHA, E. L.; PINTO, S. R.; MONTAURY, A.. O "remorso do tempo" ou como escrever a liberdade: uma leitura da relação entre escritor e vida pública em Portugal no século XX. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Auricléa Oliveira das Neves

CALVÃO, Dalva.; Peres, L. R. V; ALEIXO, M. F. K.; BORGES, A. I.; GONCALVES, A. B. R.. As imagens de Maria, a mãe do Redentor, em Literatura Comparada. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Flavia da Silva

CALVÃO, Dalva.; SECCO, C. L. T. R.; PADILHA, L. C.; COUTINHO, E.; CAPUTO, Simone. Quatro passeios pelos bosques da ficção angolana. 2008. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Evandro Luís von Sydow Domingues

CALVÃO, Dalva.; GARMES, H.; SIMAS, M.; JORGE, S. R.; OLIVEIRA, M. L. W.. F(r)icções goesas: vários mundos numa só vida. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Angela Cristina de Souza Rego

CALVÃO, Dalva.; LUGARINHO, M. C.; CAPUTO, Simone; NEGREIROS, C. L.; JORGE, S. R.. Da poesia de intervenção ao signo erótico-amoroso: alteridade e subjetividade na poesia de Carlos Drummond de Andrade e José Craveirinha. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sueli Alves dos Santos

CALVÃO, Dalva.; RUAS, L.; FARIA, A. B. C.; JORGE, S. R.. A noite genesíaca do eu em "Não entres tão depressa nessa noite escura". 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosa Maria Santos Mundim

CALVÃO, Dalva.; DUARTE, L. P.; ALVES, M. T. A.; WALTY, I. L. C.; FREITAS, O.. Criar um mundo,estar no mundo: aproblematização do autor-leitor em romances de Eça de Queirós e José Saramago. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Vânia Cristina Alexandrino Bernardo

CALVÃO, Dalva.; BARCELOS, J. C.; MAIA, R. M. A.; SECCHIN, A. C.; DIAS, A. M.. Jerusalém e Atenas: uma leitura comparada da poesia de Adélia Prado e de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosita Silveirinha Paneiro Corrêa

CALVÃO, Dalva.; SILVEIRA, J. F.; FARIA, A. B. C.; SOARES, A.; DALLOZ, J. A.. A Revolução das Rosas: Clara Pinto Correia e a literatura de autoria feminina no Portugal do pós-74. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Amyres de Sousa

JORGE, S. R.; PADILHA, L. C.; FIGUEIREDO, M.; PEREIRA, M.L.S.;CALVÃO, Dalva.; Sousa, A.. De mares e travessias: três romances, três viagens.. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hércules Alberto de Oliveira

CALVÃO, Dalva.; BARCELOS, J. C.; YUNES, E.; FONTES, M. H. S.; VIANA, L. H.. A epifania da verdade: morte, (homo)erotismo e espiritualidade em Crônica da casa assassinada e Grande Sertão: veredas. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivan Takashi Kano

CALVÃO, Dalva.; FAGUNDES, M.; JORGE, S. R.. Diários de um mundo inacabado: figurações da leitura em "Amadeo" , de Mário Cláudio e "A rainha dos cárceres da Grécia", de Osman Lins. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Viviane da Silva Vaconcelos

CALVÃO, Dalva.; FILIZOLA, A.; FAGUNDES, M.. Tempo, espaço e criação: Agustina Bessa-Luís e Maria Helena Vieira da Silva. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Celia da Silva

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; MENEGAZ, Ronaldo. Perspectivas neobarrocas em Eu hei-de amar uma pedra, de António Lobo Antunes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MARCELO NUNES DA ROCHA

CALVÃO, Dalva.; FARIA, A. B. C.; SOARES, A.. Memória e esquecimento em Lobo Antunes. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Marcos Gonçalves Pimentel

CALVÃO, Dalva.; KRAUSE, G. B.; JORGE, S. R.. O Romance do Horto (ou de como D. Tadeu Laras Menestrel ajudou D. Alberto Raposo Monge a encontrar o autor do Orto do Esposo, bem como seu manuscrito original, perdido e a identidade da irmã que lho encomendara. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia Pedrosa Botelho

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; MONTAURY, A.. Poéticas da incerteza, ficções da memória: Helder Macedo e Bernardo Carvalho. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Cristina Chaves de Carvalho

CALVÃO, Dalva.; BORGES, A. I.; RUAS, L.. O corpo da palavra, a androginia da escrita: António Lobo Antunes e Severo Sarduy. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Manuel Estrela de Matos

CALVÃO, Dalva.; MAFFEI, L.; PINTO, M. V.. Bernardo Soares: o desassossego de ver. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rita Aparecida Coelho dos Santos

CALVÃO, Dalva.; ALVES, M. T. A.; OLIVEIRA, M. L. W.. Reflexões sobre o ser da linguagem e o ser da morte em Oríon e Gémeos, de Mário Cláudio. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jane Rodrigues dos Santos

CALVÃO, Dalva.; OLIVEIRA, M. L. W.; FARIA, A. B. C.. Histórias de ver e narrar: um estudo comparado dos contos de Teolinda Gersão. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lúcia Melo de Sousa

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; FIGUEIREDO, M.. A literatura como matéria transformável: verbo e imagem em Mário Cláudio. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vera Lúcia Ramos de Azevedo

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; FARIA, A. B. C.. A dispersão da memória e da escrita em Milton Hatoum e Lobo Antunes. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Izabel Campos Pantaleão

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; PEREIRA, M.L.S.. As poéticas neobarrocas de Ruy Belo e Murilo Mendes. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelle Dull Sampaio Beraldo Matter

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; FIGUEIREDO, M.. A excursão neo-realista: o lugar do literário na tradição de uma utopia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Cardozo Brandão

CALVÃO, Dalva.; CERDEIRA, T. C.; OLIVEIRA, M. L. W.. Viagens na literatura: a construção do sujeito e do texto na visão de José Saramago. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sueli Alves dos Santos

CALVÃO, Dalva.; FARIA, A. B. C.; JORGE, S. R.; RUAS, L.; SANTOS, S. A.. A alegoria da caverna na noite genesíaca do eu, em Não entres tão depressa nessa noite escura, de António Lobo Antunes. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vânia Cristina Alexandrino Bernardo

CALVÃO, Dalva.; BARCELOS, J. C.; MAIA, R. M. A.. Jerusalém e Atenas: uma leitura comparada da poesia de Adélia Prado e de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amyres de Souza

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; FIGUEIREDO, M.. Três viagens contemporâneas pelos mares da tradição e do colonialismo: Peregrinação de Barnabé das Indias, Nação Crioula e Desmundo. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maricel Derico Gonçalves

CALVÃO, Dalva; JORGE, S. R.;CALVÃO, Dalva.; FIGUEIREDO, M.. Isabela Figueiredo e Dulce Maria Cardoso: duas formas de ler o retorno. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Listo

CALVÃO, Dalva.; FAGUNDES, M.; MULLER, A.. O banquete de Saturno: como as imagens da guerra criadas por Goya são retomadas nas ficções de Mário Cláudio e de Carlos Saura. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Barbara Aprigio Rosa

CALVÃO, Dalva.; SILVA, R. F.; JORGE, S. R.. Os discursos e os musseques nas narrativas de "A cidade e a infância" e "Luuanda", de José Luandino Vieira.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Alves das Chagas

PINTO, M. V.; OLIVEIRA, P. C.;CALVÃO, Dalva.. Vestígios do passado: história e ficção em Nove Noites e Balada na Prais dos Cães. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - UERJ - Faculdade de Formação de Professores.

Aluno: Caio di Palma de Souza Medeiros

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; JORGE, S. R.. O fulgor e a deslimitação histórica numa geografia de rebeldes: ensaio sobre a casa textual llansoliana. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Caser da Costa

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; JORGE, S. R.. Era uma vez, nos bosques da ficção: o autor e o leitor na obra Camilo Broca, de Mário Cláudio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; PADILHA, L. C.; OLIVEIRA, M. L. W.. Banca Examinadora para Seleção ao Curso de Mestrado em Estudos Literários. 2015. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; PADILHA, L. C.; MAFFEI, L.. Banca Examinadora para seleção ao Curso de Mestrado em Estudos Literários. 2014. Universidade Federal Fluminense.

GLANADEL, P.; DEMETRIO, M.;CALVÃO, Dalva.. Banca Examinadora para seleção ao Curso de Doutorado em Estudos Literários. 2013. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; TEIXEIRA, L.; SOUSA, S.. Banca de ELABORAÇÃO das Provas de REDAÇÃO do Concurso VESTIBULAR UFF/2012. 2011. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; TEIXEIRA, L.; SOUSA, S.; DIAS, A.. Banca de Correção da REDAÇÃO do Concurso de Transferência 2011/2012 da UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; PADILHA, L. C.; SILVA, R. F.. Banca Examinadora da Prova de Seleção ao MESTRADO EM ESTUDOS DA LITERATURA, subárea Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - ingresso 2012. 2011. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; SILVA, R. F.; ALVES, I. M. S. F.. Banca do Concurso de Ingresso ao Curso de MESTRADO em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2010. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; MARTIN, Vima; SECCO, C. L. T. R.; PEREIRA, M.L.S.. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto na área de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 2009.

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; JORGE, S. R.. Banca de seleção simplificada para professor substituto de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2008. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; OLIVEIRA, M. L. W.. Banca do Concurso de Ingresso ao Curso de MESTRADO em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa. 2008. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; LUGARINHO, M. C.. Concurso de Ingresso ao Curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 2007. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; BARCELOS, J. C.. Banca do Concurso de Ingresso ao Mestrado em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa. 2007. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; JORGE, S. R.. Concurso de Ingresso ao Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 2006. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca Examinadora de Monitoria em Literatura Portuguesa. 2005. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção das Provas de Redação - Vestibular. 2005. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; LUGARINHO, M. C.; BARCELOS, J. C.. Banca do Concurso de Ingresso no Mestrado em Letras, àrea de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2005. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção das Provas de Redação - Vestibular. 2004. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca do Concurso de Monitoria em Literatura Portuguesa, na UFF. 2003. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca do Concurso para Ingresso no Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África, da UFF. 2003. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca do Concurso de Ingresso no Mestrado em Letras da UFF, Área de Literaturas Portuguesa e Africanas. 2003.

CALVÃO, Dalva.. Banca de correção das provas de Redação do Concurso Vestibular da UFF. 2003. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca Examinadora do Concurso de Ingresso ao Mestrado em Literaturas Portuguesas e Africanas de Língua Portuguesa. Instituto de Letras da UFF. 2002. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção de Redação do Concurso Vestibular para a UFF. 2002. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca Examinadora do Concurso de Ingresso ao Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portuga l e África. 2001. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Monitoria em Literatura Portuguesa. 2001. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca examinadora do concurso de ingresso ao Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 2000. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção das Provas de Redação. 2000. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca examinadora do concurso de ingresso ao curso de especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 1999. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção de Provas de Redação - Vestibular. 1999. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca examinadora do concurso de ingresso ao curso de especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 1998. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção das Provas de Redação - Vestibular. 1998. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca examinadora do concurso de ingresso ao curso de especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 1997. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca examinadora do concurso de ingresso ao curso de especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 1996. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção das Provas de Redação - Vestibular. 1996. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca Examinadora de Monitoria em Literatura Portuguesa. 1995. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca de Correção das Provas de Redação - Vestibular. 1995. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Banca Examinadora de Monitoria em Literatura Portuguesa. 1994. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; DIAS, A.; RIOS, Mariângela. Comissão de análise e elaboração de parecer do projeto de pesqui sa da Profª Drª Lúcia Helena. 2012. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. XXII Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2012. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; TEIXEIRA, L.; SOUSA, S.. Banca de ELABORAÇÃO das Provas de LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA do Concurso VESTIBULAR UFF/2012. 2011. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; LAGES, S. K; MELLO, M. E. C.. Comissão avaliadora para concessão de Bolsa aos alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF. 2010. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; ALVES, I. M. S. F.; OLIVEIRA, M. L. W.. Comissão avaliadora das Atividades Docentes do Prof.Dr.Luís Cláudio de Sant'Anna Maffei. 2009. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; JORGE, S. R.; DEMÉTRIO, Matildes. Comissão de análise e elaboração de parecer do Projeto de Pesquisa da Profª Maria Lúcia Wilthshire de Oliveira. 2008. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.. Júri inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. 2007.

CALVÃO, Dalva.; VAREZA, S.. Comissão avaliadora dos Projetos de Iniciação Científica - PIBIC. 2007. PROPP - UFF.

CALVÃO, Dalva.; RONCARATTI, C.. Banca interna do XV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres, da Área de Lingüística, Letras e Artes. 2006. Universidade Federal Fluminense.

CALVÃO, Dalva.; ABRACADO, J.; RONCARATTI, C.. Banca interna do XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres, da Área de Lingüística, Letras e Artes. 2005. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gustavo Listo

A digestão de Saturno: um estudo sobre a reficcionalização de Goya em Mário Cláudio e Carlos Saura; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mariana Caser da Costa

Imagens de uma casa portuguesa: história, paisagem e arte na Trilogia Familiar, de Mário Cláudio; Início: 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariana Andrade da Cruz

Música e literatura: o discurso engenhoso de António Lobo Antunes; Início: 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Viviane Vasconcelos

O sentido das imagens: Paula Rego, Vieira da Silva e Martha Telles em Agustina Bessa-Luis; Início: 2011; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Caio di Palma de Souza Medeiros

Nós de cartografia variável, por ora geografia dos rebeldes; 2013; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Mariana Caser da Costa

"Desvendando as constelações, uma janela para a noite": aspectos de luto e jogo em Ursamaior, de Mário Cláudio; 2012; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Mariana Neto Silva Andrade

Polifonia e incomunicabilidade em Ontem não de te vi em Babilónia; 2012; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Maria Cecilia Rogers Paranhos

Biografia e ficção: a dimensão lúdica n'As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio; 2012; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Juliana Garcia Santos da Silva

Ensaio sobre a cegueira: o grande teatro do mundo; 2011; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Luíza Minnemann Conrado

Morte e ironia em Boa tarde às coisas aqui em baixo: diálogos com o barroco; 2011; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Aderaldo Ferreira de Souza Filho

A tentaçaõ da imanência: a impostura da língua e os devires da escrita na obra de Maria Gabriela Llansol; 2011; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Viviane da Silva Vasconcelos

Para além da moldura: configurações do baroco em A Ronda da Noite; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Loiana leal Pavlichenko

Entre palavra e imagem:Gémeos, de Mário Cláudio; 2008; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Luanna Guimarães Belmont

O texto total:amplificação e alteridade no drama-poesia de Maria Gabriela Llansol; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Valesca Zebendo

Alexandra Alpha: ficção, diálogos e história; ; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Lygia Martins Coelho

"O Mosteiro", de Agustina Bessa-Luis: a poética da profanação; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Renato dos Santos Pinto

Angola, culturas e risos em "Crónica de um mujimbo", de Manuel Rui; 2005; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

George Campista de Abreu Cabral

As máscaras, o instinto e o enigma - um estudo sobre a ficção portuguesa do século XX nas obras de Miguel Torga e josé Cardoso Pires; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Kátia Regina Costa Cardoso

As viagens em Peregrinação de Barnabé das indias - uma intertextualidade pertubadora; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Luanna Guimarães Belmont

Maria Gabriela Llansol: uma escrita inovadora; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Viviane da Silva Vasconcelos

Mãos que tecem tempo e espaço: Agustina Bessa-Luís e Vieira da Silva; 2015; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Regina Celia da Silva

Perspectivas neobarrocas em "Eu hei-de amar ma pedra", de António Lobo Antunes; 2013; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Maria Cristina Chaves de Carvalho

O corpo da palavra, a androginia da escrita: António Lobo Antunes e Severo Sarduy; 2012; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Lúcia Melo de Sousa

Linguagens entrecruzadas num espaço modulado ou neobarroco em A FUGA PARA o EGIPTO, GÉMEOS e AMADEO, de Mário Cláudio; 2012; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Rita Aparecida Coêlho Santos

Velhice e morte nas constelações de Oríon e Gémeos, de Mário Cláudio; 2012; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Vanessa Cardozo Brandão

Viagens na literatura: construção do sujeito e do texto na visão de José Saramago; ; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Caio di Palma de Souza Medeiros

O fulgor e a des-limitação histórica numa geografia de rebeldes: ensaio sobre a casa textual llansoliana; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Mariana Caser da Costa

Era uma vez nos bosques da ficção: o autor e o leitor na obra Camilo Broca, de Mário Cláudio; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Luíza Minnermann Conrado

Polifonia e ironia em O Manual dos Inquisidores, de Lobo Antunes; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Loiana Leal

Gémeos, de Mário Cláudio: alguns procedimentos estéticos; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Débora de Moraes Queirós

A metaficção historiográfica em "As naus", de Lobo Antunes; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Elaine Moreira Vierira

"Gémeos", de Mário Cláudio: uma reflexão sobre a escrita; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Katia Cardoso

A dimensão metalingüística em O Delfim, de José Cardoso Pires; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Murilo Armando Mello dos Anjos

Mia Couto, os narradores e as narrativas: às voltas com Benjamin, em Terra sonâmbula; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Andréa Penfold Muniz Marinho

A metalinguagem como processo estilístico em Manuel Lopes; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Denise Maria Gonçalves Souzella

Diálogos entre Gonçalo e Jacinto: Portugal na ficção final de Eça de Queirós; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Sueli de Freitas Figueiredo

A IIustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós: uma abordagem crítica da história e da cultura de Portugal; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Andréa Miranda Campos

De A cidade e a infância a Nós, os do Makuluso: a criação de uma nova linguagem em Luandino Vieira; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Ana Laura da Fonseca Silva

A metalinguagem em Amadeo, de Mário Cláudio; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Simone Miranda da Cunha Craveiro de Sá

Oralidade e escrita em Terra sonâmbula, de Mia Couto; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Normadete Barreto Andrade Silva

Entre uma cena e outra do mundo português, o toque dos clarins; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Sílvio Paes Lima

Portugal e Mário Cláudio como personagens de um romance interrogativo; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Cristina Varandas Rubim

Pelos caminhos da literatura angolana: uma leitura de Terra morta; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Lúcia Melo de Souza

A Torre de Barbela: do perfil de uma família ao perfil de uma nação; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Michel Lima Gonçalves

Identidade e cultura: Portugal e seu lugar no mundo: uma leitura crítica do romance A jangada de pedra; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Mônica Conceição Mançur

A África em A ilustre casa de Ramires; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Sidnei Santana Pereira

Algumas considerações sobre as personagens em A jangada de pedra, de José Saramago; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Renato de Alcantara

Narrar para não morrer: o papel do narrador em Terra sonâmbula; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Maria Terezinha Barbosa da Conceição

Identidade e história em Tocata para dois clarins, de Mário Cláudio; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Nicia Damião Tanaka

Os marginalizados e os marginalizadores na Angola de Terra morta: uma releitura do produto do sistema colonial; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Viviane da Silva Vasconcelos

Josefa de Óbidos e Bento Coelho da Silveira: a arte seiscentista em Portugal; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Mariana Neto Silva Andrade

A alma enqunto mônada: para uma leitura de Ontem não de vi em Babilónia, de Lobo Antunes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Maria Cecilia Rogers Paranhos

Alegoria, ironia e barroco: as ruínas da História no Memorial do Convento, de José Saramago; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Viviane da Silva Vasconcelos

Releituras do barroco em Antes do degelo, de Agustina Bessa-Luís; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Frederico Pagnuzzi

Releituras do barroco em Oríon, de Mário Cláudio; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Viviane da Silva Vasconcelos

Releituras do barroco na ficção de Agustina Bessa-Luís; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, PROPP - UFF; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Frederico Pagnuzzi

Releituras do barroco na ficção de Mário Cláudio; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Priscilla Grezzi Pinto Teixeira

Metalinguagem, diálogo intertextual e citação na ficção portuguesa do século XIX; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Priscilla Grezzi Pinto Teixeira

Algumas reflexões sobre a literatura e a arte n'Os Maias, de Eça de Queirós; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Trabalho Em Processo de Elaboração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Antonio Francisco de Andrade Junior

Metalinguagem e intertextualidade n'O Delfim, de José Cardoso Pires; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Trabalho Em Processo de Elaboração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Cristiane Juncal Zimermann

O Pensamento Crítico em Poetas Portugueses Contemporâneos; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Trabalho Em Processo de Elaboração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Andréa Batalha

O Canto Português: recortes para uma antologia; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Trabalho Em Processo de Elaboração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Jacinta Mello de Souza

Lírica Medieval Portuguesa: seleção para a elaboração de uma antologia; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Trabalho Em Processo de Elaboração) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Wandercy de Carvalho

Da lupa à menipéia: em busca do riso em Alexandra Alpha; 2006; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal Fluminense, PROAC - UFF; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Maria Fernanda Isidoro Chaves

Representação da morte em contos de Miguel Torga; 2005; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Luanna Guimarães Belmont

"As Batalhas do Caia", de Mário Cláudio; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Dalva Maria Calvão da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CALVÃO, Dalva ; SILVA, Dalva Maria Calvão da . 'A cena é a vida' - reflexões sobre A Corte do Norte. Colóquio. Letras , v. 1, p. 34-41, 2014.

  • CALVÃO, Dalva . Agustina e Rembrandt:'A virtude criadora da destruição'. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ , v. 12.1, p. 173-179, 2013.

  • CALVÃO, Dalva . Eu hei-de amar uma pedra: dimensão dialógica entre imagem e escrita. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 33, p. 61-75, 2013.

  • CALVÃO, Dalva. . Recensão crítica a 'As Flores do Inferno e Jardins Suspensos', de Maria Alzira Seixo. Colóquio. Letras , v. 178, p. 262-265, 2011.

  • CALVÃO, Dalva. . Considerações sobre uma escrita habitada: Mário Cláudio e o acolhimento de outras artes. Abril (Niterói) , v. 3, p. 29-44, 2010.

  • CALVÃO, Dalva. . Viagem e morte em Peregrinação de Barnabé das Índias, de Mário Cláudio. O Marrare (Online) (Rio de Janeiro) , v. 9, p. 21-29, 2008.

  • CALVÃO, Dalva. . Gémeos, de Mário Cláudio. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ , v. 7, p. 369-371, 2006.

  • CALVÃO, Dalva . Tempo mítico e tempo histórico na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Cadernos de Letras da UFF , Niterói, p. 17-35, 2003.

  • CALVÃO, Dalva . Literatura, jornalismo e crítica em letras portuguesas. Traça On Line Suplemento Literário Eletrônico, Rio de Janeiro, 2003.

  • CALVÃO, Dalva . Enredos de criar: palavras de escritor (português) sobre artes de pintor (brasileiro). Revista Letras, Curitiba, p. 103-111, 2003.

  • CALVÃO, Dalva. . Ursamaior, de Mário Cláudio. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 22, p. 337-343, 2002.

  • CALVÃO, Dalva. . Entre história e estória: o lugar de um certo hipotético. Cadernos de Letras da UFF , UFF, Niterói, v. 21, p. 41-47, 2001.

  • CALVÃO, Dalva . A poesia de Jorge de Sena: um diálogo repleto de intenções. Vínculo Revista de Letras de Unimontes, Montes Claros, v. 2, n.2, p. 31-55, 2001.

  • CALVÃO, Dalva. . Modos de ser/modos de criar: percursos da reflexão sobre a arte na Trilogia da mão, de Mário Cláudio. Boletim do Centro de Estudos Portugueses, Belo Horizonte, v. 20, n.27, p. 201-219, 2000.

  • CALVÃO, Dalva. . Dois modos poéticos: o sentimento amoroso em Florbela Espanca e em Adélia Prado. Cadernos de Letras da UFF , UFF, Niterói, v. 16, p. 23-33, 1997.

  • CALVÃO, Dalva. ; FIGUEIREDO, M. (Org.) . Comida: falta, medida, sobra - REVISTA ABRIL. 12. ed. Niterói: UFF, 2014. v. vol.6. 205p .

  • CALVÃO, Dalva. ; MAFFEI, L. (Org.) . Literatura e Demonismo - Revista ABRIL. 8. ed. Niterói: , 2012. v. Vol.4.

  • CALVÃO, Dalva. ; JUDICE, N. (Org.) . Gênero e narratividade - REVISTA GRAGOATÁ. 28. ed. Niterói: EdUFF, 2010. v. 28. 202p .

  • CALVÃO, Dalva. ; OLIVEIRA, M. L. W. (Org.) . Estética (neo) barroca e crise do sujeito - REVISTA ABRIL. n.3. ed. Niterói: Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana -NEPA, 2009. v. 1. 173p .

  • CALVÃO, Dalva. ; OLIVEIRA, M. L. W. (Org.) . ANAIS do VI SEMINÁRIO DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PORTUGAL E ÁFRICA: Memória, Paisagem e Escrita. 1. ed. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2009. v. 1.

  • CALVÃO, Dalva. . Narrativa biográfica e outras artes: reflexões sobre escrita literária e criação estética na Trilogia da mão, de Mário Cláudio. 1ª. ed. Niterói: EdUFF - Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008. v. 1. 254p .

  • CALVÃO, Dalva. ; ALVES, I. M. S. F. (Org.) . ANAIS DO III SEMINÁRIO DE LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: PORTUGAL E ÁFRICA: ENTRE O RISO E A MELANCOLIA, DE gIL vICENTE AO SÉCULO XXI. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2004. v. 1.

  • CALVÃO, Dalva . Ficção, arte e história:olhares desdobrados sobre as origens e a terra. In: LUÌS, Carla Sofia Gomes Xavier; LUÌS, Alexandre António da Costa; REAL, Miguel.. (Org.). Mário Cláudio e a Portugalidade. 1ªed.Covilhã: Edições Fénix/ Universidade da Beira Interior, 2015, v. 1, p. 139-150.

  • CALVÃO, Dalva. . 'Cousas extraordinárias' em paisagens de febre: um recorte na ficção de Mário Cláudio. In: Roberta Franco Guimarães; Otavio Henrique meloni; Ivan Takashi Kano. (Org.). A mesma palavra outra: ensaios sobre literatura portuguesa e literaturas africanas de língua portuguesa.. 1ªed.Niterói, RJ: Vício de Leitura, 2011, v. 1, p. 127-143.

  • CALVÃO, Dalva. . Por entre jogo e violência: A Babilônia de António Lobo Antunes. In: Laura Padilha; Renata Flávia da Silva. (Org.). De guerras e violências: palavra, corpo, imagem. 1ªed.Niterói, RJ: Editora da UFF - EdUFF, 2011, v. 1, p. 167-176.

  • CALVÃO, Dalva. . Enigma e dissipação: A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís. In: Lélia Parreira Duarte. (Org.). A escrita da finitude - de Orfeu e de Perséfone. 1ed.Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2009, v. 1, p. 35-45.

  • CALVÃO, Dalva. . Os Meninos de Ouro, de Agustina Bessa-Luís: vibrações de uma sombra numa folha de papel. In: Lélia Parreira Duarte. (Org.). De Orfeu a Perséfone: morte e literatura. 1ed.Cotia/ São Paulo: Ateliê, 2008, v. 1, p. 77-109.

  • CALVÃO, Dalva. . Uma estória do sertão, um conto da montanha: amor, interdição e morte em Guimarães Rosa e Miguel Torga. In: Lélia Parreira Duarte. (Org.). Veredas de Rosa III. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2007, v. , p. 214-220.

  • CALVÃO, Dalva. . Agustina Bessa-Luís: descrença e utopia. In: HELENA, Lúcia. (Org.). Literatura, utopia e crise.. Niterói: UFF, 2007, v. 1, p. 59-68.

  • CALVÃO, Dalva. . Oríon, de Mário Cláudio: ruína e escrita. In: Lélia Parreira Duarte. (Org.). As máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas. 1ªed.Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Bruxedo/Editora PUC Minas, 2006, v. 1º, p. 99-116.

  • CALVÃO, Dalva. . Margens do poder, margens do real: Ursamaior, de Mário Cláudio. In: Lúcia Helena; Anélia Pietrani. (Org.). Literatura e poder. 1ªed.Rio de Janeiro: Contra Capa, 2006, v. 1º, p. 135-143.

  • CALVÃO, Dalva. . Presença do Brasil na obra de José Cardoso Pires. In: Maria Lúcia Lepecki. (Org.). José Cardoso Pires - uma virgula na paisagem.. 1ed.Roma: Bulzoni, 2003, v. 1, p. 25-41.

  • CALVÃO, Dalva. . Mulheres de Vilamaninhos: a presença feminina em O dia dos prodígios, de Lídia Jorge. In: Constância Lima Duarte; Marli Fantini Scarpelli. (Org.). Gênero e representação nas Literaturas de Portugal e África (Col. Mulher e Literatura). Belo Horizonte: UFMG, 2002, v. III, p. 114-121.

  • CALVÃO, Dalva. . Da alienação à crítica: um duplo olhar sobre o passado. In: Sílvio Renato Jorge. (Org.). Literaturas de abril e outros estudos. Niterói: UDUFF, 2002, v. , p. 45-52.

  • CALVÃO, Dalva. . Sob o véu do silêncio: uma leitura de Húmus, de Raul Brandão. In: Ida Maria Santos Ferreira Alves; Sílvio Renato Jorge. (Org.). A palavra silenciada. Niterói: Vício de Leitura, 2001, v. , p. 48-60.

  • CALVÃO, Dalva. . António Nobre em cena: biografia e intertextualidade em Noites de Anto, de Mário Cláudio. In: Marli Fantini Scarpelli; Paulo Motta Oliveira. (Org.). Os Centenários: Eça, Freyre, Nobre. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001, v. , p. 51-62.

  • CALVÃO, Dalva. . Da alienação à crítica: um duplo olhar sobre o passado. In: Sílvio Renato Jorge. (Org.). Literaturas de abril e outros estudos. Niterói: EDUFF, 2001, v. , p. -.

  • CALVÃO, Dalva. . Agostinho Neto: a poesia em tempo de luta. In: CAMPOS, Maria do Carmo Sepúlveda; SALGADO, Maria Teresa. (Org.). África e Brasil: letras em laços. 1ed.Rio de Janeiro: Atlântica, 2000, v. 1, p. 37-56.

  • CALVÃO, Dalva. . Exposição/dissolução: uma tocata em dois movimentos. In: AQUINO, Alamir. (Org.). Navegantes dos mares às letras - Ideário da navegação na literatura portuguesa. 1ed.Londrina: Editora da UEL, 1997, v. 1, p. 259-264.

  • CALVÃO, Dalva. . Dilemas do amor e da religião. Jornal do Brasil, Caderno Idéias, p. 06 - 06, 28 ago. 2004.

  • CALVÃO, Dalva. . Na matéria e na alma: figurações barrocas na escrita de Lobo Antunes. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP: Memória, Trânsitos, Convergências, 2011, Salvador - Bahia. Anais do XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memória, Trânsitos, Convergências. Salvador - Bahia: Editora da UFBA, 2009. v. 1. p. 330-339.

  • CALVÃO, Dalva. . Configurações barrocas em Camilo Broca, de Mário Cláudio. In: VI Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África - MEMÓRIA, PAISAGEM, ESCRITA, 2009, Niterói. VI Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África - MEMÓRIA, PAISAGEM E ESCRITA. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 2009. v. 1.

  • CALVÃO, Dalva. . Por entre serpentinas de prosa; dicções barrocas em Cmilo Broca, de Mário Cláudio. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, Interações, Convergências, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo: USP, 2008.

  • CALVÃO, Dalva. . Da história ao texto: reflexões sobre um romance de Agustina Bessa-Luís. In: X Congresso Internacional Abralic - Lugares do Discurso, 2006, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Internacional ABRALIC - Lugares do discurso. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.

  • CALVÃO, Dalva. . Vozes, silêncios, espelhos e tempos em O que diz Molero, de Dinis Machado. In: IV Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa. Portugal e África, 2005, Niterói. Revolução, revoluções. Rio de Jnaeiro: L. Christiano, 2004.

  • CALVÃO, Dalva. . Agustina, Florbela, a escrita e a vida.. In: XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005, Niterói. Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa - No limite dos sentidos. Rio de Janeiro: L. Christiano, 2005.

  • CALVÃO, Dalva. . José Cardoso Pires: a arte da ironia nas entrelinhas do diálogo. In: III Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África - Entre o riso e a melancolia: de Gil Vicente ao sec.XXI, 2004, Niterói. III Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África - Entre o riso e a melancolia: de Gil Vicente ao sec.XXI. Rio de Janeiro: Léo Christiano editorial Ltda., 2002.

  • CALVÃO, Dalva. . Oríon de Mário Cláudio: uma escrita em constelação. In: XIX Encontro da ABRAPLIP: Imaginário o não-espaço do real, 2004, Curitiba. Imaginário o não-espaço do real. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2003.

  • CALVÃO, Dalva. . Um caso de amor: Machado reinventa Camões. In: 2º Coloquio do PPRLB, 2004, Rio de Janeiro. Relações Luso-Brasileira: Deslocamentos e Permanências. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2004.

  • CALVÃO, Dalva . A escrita como alvo: intervenções metalingüísticas em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. In: XVIII Encontro da ABRAPLIP, 2003, Santa Maria. Anais do XVIII Encontro da ABRAPLIP. Santa Maria: UFSM, 2003. p. 219-224.

  • CALVÃO, Dalva. . A memória inscrita em arte: a permanência de um percurso na ficção de Mário Cláudio. In: VII Congresso ABRALIC - Terras e Gentes, 2002, Salvador. Anais do VII Congresso Abralic - Terras e gentes. Salvador: UFB, 2002.

  • CALVÃO, Dalva. . Linguagem sobre linguagem: a pintura de Tiepolo no texto de Mário Cláudio. In: XVII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2001, Belo Horizonte. Encontros Prodigiosos. Belo Horizonte: FALE/UFMG e PUC Minas, 2001. v. 1. p. 214-219.

  • CALVÃO, Dalva. . Tradução, recriação: da pintura de Amadeo à palavra de Mário Cláudio. In: 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS, 2001, Rio de Janeiro. Anais do 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. v. 1.

  • CALVÃO, Dalva. . Permanência, negação e invenção nas Viagens de Almeida Garrett. In: IX Congresso ASSEL-Rio - CD-ROM, 1999, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso ASSEL-Rio - CD-ROM. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. v. 1. p. 1-100.

  • CALVÃO, Dalva. . As Batalhas do Caia: de Eça de Queirós a Mário Cláudio, o desenho de uma pátria indecisa. In: VI Congresso ABRALIC, 1998, Florianópolis. Anais do VI Congresso ABRALIC - CD-ROM. Florianópolis: UFSC, 1998. v. 1. p. 1-100.

  • CALVÃO, Dalva. . Do além-mar ao Alentejo: uma viagem de Camões a Saramago. In: Cânones & Contextos, 1997, Rio de Janeiro. Anais do 5º Congresso ABRALIC. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. v. 3. p. 695-698.

  • CALVÃO, Dalva. . "A cena é a vida" - reflexões sobre um romance de Agustina. In: XXI Encontro da Abraplip - Revolução, diásporas e identidades, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos do XXI Encontro da ABRAPILP - Revolução, diásporas e identidades.. São Paulo: USP, 2007. v. 1. p. 59-59.

  • CALVÃO, Dalva. . Agustina, Florbela, a escrita e a vida. In: Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005, Niterói. Caderno de Programas do XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa - No limite dos sentidos. Niterói: Instituto de Letras - UFF, 2005. p. 47-47.

  • CALVÃO, Dalva. . Viagem e morte em Peregrinação de Barnabé das Índias, de Mário Cláudio. In: IX Congresso Internacional ABRALIC, 2004, Porto Alegre. Caderno de resumos - Travessias. Porto Alegre: UFRS, 2004. v. 1. p. 134-134.

  • CALVÃO, Dalva. . Uma estória do sertão, um conto da montanha: amor, interdição e morte em Guimarães Rosa e em Miguel Torga. In: III Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2004, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do II Seminário Internacional Guimarães Rosa. Belo Horizonte: PUC - Minas, 2004. v. 1. p. 84-84.

  • CALVÃO, Dalva . Oríon, de Mário Cláudio: uma escrita em constelação. In: XIX Encontro da ABRAPLIP, 2003, Curitiba. Caderno de Resumos do XIX Encontro da ABRAPLIP. Curitiba: UFPR, 2003. p. 50-50.

  • CALVÃO, Dalva. . Enredos de criar: palavras de escritor (português) sobre artes de pintor (brasileiro). In: VII Congresso Internacional ABRALIC, 2002, Belo Horizonte. Programas/Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p. 335-335.

  • CALVÃO, Dalva. . José Cardoso Pires: a arte da ironia nas entrelinhas do diálogo. In: III Seminário de Literaturas Portuguesa e Africana, 2002, Niterói. Cadernos de resumos do III Seminário de Literaturas Portuguesa e Africana. Niterói: Instituto de Letras da UFF, 2002. p. 19-19.

  • CALVÃO, Dalva. . Paisagens, deuses e homens: reflexões em torno de dois poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. In: III Jornada de Estudos da Antiguidade - Cidade e campo no mundo antigo, 2001, Niterói. Caderno de resumos. Niterói: Centro de Estudos da Antiguidade da UFF, 2001. p. 25-25.

  • CALVÃO, Dalva. . Mulheres de Vilamaninhos: a presença feminina em O dia dos prodígios, de Lídia Jorge. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 2001, Belo Horizonte. Programas e resumos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. p. 57-57.

  • CALVÃO, Dalva. . A escrita como alvo: intervenções metalingüísticas em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. In: XVIII ENCONTRO DE PROFESSORES BRASILEIROS DE LITERATURA PORTUGUESA, 2001, Santa Maria. Resumos de Comunicações. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2001. p. 42-42.

  • CALVÃO, Dalva. . Escrita e plasticidade: Amadeo revisitado por Mário Cláudio. In: 4ª Semana de Letras Neolatinas - Texto e imagem, 2001, Rio de Janeiro. Programa e Resumos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. p. 35-35.

  • CALVÃO, Dalva. . A memória inscrita em arte: a permanência de um percurso na ficção de Mário Cláudio. In: VII Congresso ABRALIC - Terras e Gentes, 2000, Salvador. Programa e Resumos. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2000. p. 107-107.

  • CALVÃO, Dalva. . Da narrativa biográfica a outras artes: reflexões sobre escrita literária e criação estética na Trilogia da mão, de Mário Cláudio. In: X Encontro da Assel-Rio, 2000, Rio de Janeiro. Caderno de resumos de teses recentes. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2000. p. 04-04.

  • CALVÃO, Dalva. . Sob o véu do silêncio: uma leitura de Húmus, de Raul Brandão. In: II Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África - A palavra silenciada, 2000, Niterói. Cadernos de Resumos. Niterói: UFF, 2000. p. 25-25.

  • CALVÃO, Dalva. . Linguagem sobre linguagem: a pintura de Tripolo no texto de Mário Cláudio. In: XVII Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 1999, Belo Horizonte. Programas e Resumos. Belo Horizonte: PUC-Minas, 1999. p. 38-38.

  • CALVÃO, Dalva. . Tradução, recriação: da pintura de Amadeo à palavra de Mário Cláudio. In: 6º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 1999, Rio de Janeiro. Programas e Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. p. 56-56.

  • CALVÃO, Dalva. . Permanência, negação e invenção nas Viagens de Almeida Garret. In: IX Congresso da Assel-Rio, 1999, Rio de Janeiro. Contraponto - Cadernos de Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. p. 25-25.

  • CALVÃO, Dalva. . Exposição/dissolução: uma tocata em dois movimentos. In: XVI Encontro de Professores Universitários Brasileiros da Literatura Portuguesa, 1996, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1996. p. 37-37.

  • CALVÃO, Dalva. . Agustina e Rembrandt: "a virtude criadora da destruição".. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Mário Cláudio e a sedução da pintura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CALVÃO, Dalva. . Prosas sobre prosa - Mediação de Mesa-Redonda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALVÃO, Dalva. . Poder e martírio:elementos barrocos num drama contemporâneo português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Por entre jogo e violência: a Babilónia de António Lobo Antunes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Portugal, África e Brasil: convergência e tensões.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Na matéria e na alma: figurações barrocas na escrita de Lobo Antunes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Na matéria e na alma: configurações barrocas na escrita de Lobo Antunes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . 'Cousas extraordinárias' em paisagens de febre: um recorte na ficção de Mário Cláudio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . "A escura veia da história" - Considerações sobre O MOSTEIRO, de Agustina Bessa-Luís. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CALVÃO, Dalva. . Morte do autor, vida do texto: As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CALVÃO, Dalva. . Por entre "serpentinas de prosa": dicções barrocas em Camilo Broca, de Mário Cláudio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Configurações barrocas em Camilo Broca, de Mário Cláudio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Morte do autor, vida do texto: As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Por entre "serpentinas de prosa": dicções barrocas em Camilo Broca, de Mário Cláudio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Enigma e dissipação: A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Morte do autor, vida do texto: As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALVÃO, Dalva. . "A cena é a vida" - reflexões sobre um romance de Agustina.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CALVÃO, Dalva. . Agustina Bessa-Luís e o sentido da tragédia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . "A cena é a vida" - uma leitura de A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Os Meninos de Ouro, de Agustina Bessa-Luís: vibrações de uma sombra numa folha de papel.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Florbela Espanca: as imprecisas linhas na escrita (ficcional?) de Agustina Bessa-Luís. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Enigma e dissipação: A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALVÃO, Dalva. . Da história ao texto: reflexões sobre um romance de Agustina Bessa-Luís. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Diálogo e biografia: Eça de Queirós na ficção de Mário Cláudio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Do sertão de Rosa à montanha de Torga: diálogos sobre amor e morte.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Agustina Bessa-Luís: descrença e utopia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Margens do poder, margens do real: Ursamaior, de Mário Cláudio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Um caso de amor: Machado reinventa Camões. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Escrita e plasticidade: Amadeo revisitado por Mário Cláudio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Sob o véu do silêncio: uma leitura de Húmus, de Raul brandão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . A memória inscrita em arte: a permanência de um percurso na ficção de Mário Cláudio. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . De um romance inexistente à biografia do autor: Eça redivivo na ficção de Mário Cláudio. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Antonio Nobre em cena: biografia e intertextualidade em Noites de Anto, de Mário Cláudio. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Permanência, negação e invenção nas Viagens de Garrett. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Linguagem sobre linguagem: a pintura de Tiepolo no texto de Mário Cláudio. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Tradução, recriação: da pintura de Amadeo à palavra de Mário Cláudio. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . A Trilogia da Mão, de Mário Cláudio. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Diálogo interartes: A Fuga para o Egito, de Mário Cláudio. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . As Batalhas do Caia: de Eça de Queirós a Mário Cláudio, o desenho de uma "pátria indecisa".. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Exposição/dissolução: uma tocata em dois movimentos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. . Do além-mar ao Alentejo: uma viagem de Camões a Saramago. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALVÃO, Dalva. ; FIGUEIREDO, M. . Comida: falta, medida, sobra, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CALVÃO, Dalva. ; JUDICE, N. . Apresentação do nº 28 da Revista Gragoatá - Revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF. Niterói, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CALVÃO, Dalva. . Convite à leitura. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CALVÃO, Dalva. . Orelha, in: Boa noite, Senhor Soares.. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CALVÃO, Dalva. . Apresentação do nº 3 da Revista ABRIL - Revista do Núcleo de estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF. Niterói, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CALVÃO, Dalva . Em defesa do ensino da literatura (Manifesto). Edição de 06/03/2002. on-line: Boletim Leitores e Livros, 2002 (Boletim).

  • CALVÃO, Dalva . Para uma primeira leitura. Rio de Janeiro, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CALVÃO, Dalva. . Parecerista ad hoc do número 45 dos Cadernos de Letras da UFF. 2012.

CALVÃO, Dalva. . Parecerista ad hoc do número 33 da Revista Gragoatá, do Programa de Pós Graduação em Letras da UFF. 2012.

CALVÃO, Dalva. . Parecerista ad hoc da revista Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas. 2012.

CALVÃO, Dalva. . Representante da Subárea de Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. 2010.

CALVÃO, Dalva. . Membro do Conselho Editorial da Revista Gragoatá - Revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF. 2010.

CALVÃO, Dalva. . Representante da Subárea de Literaturas Portuguesa e Africanas no Programa de Pós-graduação em Letras da UFF. 2009.

CALVÃO, Dalva. . Membro do Conselho Editorial da Revista Gragoatá - Revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras. 2009.

CALVÃO, Dalva. . Representante da subárea de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa junto à Coordenação do programa de Pós-Graduação em Letras da UFF. 2008.

CALVÃO, Dalva. . Membro do Comitê Assessor de Pesquisa da PROPP. 2006.

CALVÃO, Dalva. . Membro da Comissão para elaboração de critérios para distribuição de vagas docentes no GLC. 2006.

CALVÃO, Dalva. . Membro da Comissão organizada pelo Colegiado de Unidade do Instituto de Letras da UFF para elaboraçaõ de novo perfil do Caderno de Letras. 2005.

CALVÃO, Dalva. . Membro efetivo do Colegiado do Curso de Letras da UFF. 2005.

CALVÃO, Dalva. . Membro do Colegiado de Unidade do Instituto de Letras da UFF. 2005.

CALVÃO, Dalva. . Membro do Colegiado dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu do Instituto de Letras da UFF. 2003.

CALVÃO, Dalva. . Membro do Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Letras da UFF. 2002.

CALVÃO, Dalva. . Membro do Conselho Editorial do Boletim do Centro de estudos Portugueses da FALE da UFMG. 2001.

CALVÃO, Dalva. . Parecerista Ad Hoc da Revista Diadorim - Revista de estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. 2010.

CALVÃO, Dalva. . Parecerista Ad Hoc da Revista Gragoatá - Revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF. 2010.

CALVÃO, Dalva. . Vice-Coordenadora do NEPA - Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF. 2010.

CALVÃO, Dalva. . Coordenação do Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 2009.

CALVÃO, Dalva. . Coordenação do Curso de Especialização em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa: Portugal e África. 2008.

CALVÃO, Dalva. . Coordenação do Setor de Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa. 2008.

CALVÃO, Dalva. ; ALVES, I. M. S. F. . Vice-Coordenação do Núcleo de Estudos Portugueses e Africanos - NEPA (UFF). 2008.

CALVÃO, Dalva. . Parecerista Ad Hoc da Revista Gragoatá, nº 23, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF. 2007.

CALVÃO, Dalva. . Parecerista Ad Hoc da Diadorim - Revista de Estudos Língüísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. 2007.

CALVÃO, Dalva. . Coordenação do Setor de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFF. 2007.

CALVÃO, Dalva. . Coordenação do Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 2007.

CALVÃO, Dalva. . Membro Efetivo do Colegiado de Curso do Instituto de Letras da UFF. 2007.

CALVÃO, Dalva. . Membro da Comissão Eleitoral para eleiçao de Coordenador e Vice-Coordenador da Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF. 2006.

CALVÃO, Dalva. . Coordenação do Setor de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFF. 2006.

CALVÃO, Dalva. . Participação no Comitê avaliador dos Projetos para concessão de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) para o período de 2005/2006, da área de Linguística, Letras e Artes da UFF.. 2005.

CALVÃO, Dalva. . Membro da Banca Interna da área de Linguística, Letras e Artes nas avaliações dos trabalhos do XV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia da UFF,. 2005.

CALVÃO, Dalva. . Membro da Comissão julgadora das Teses de Doutorado em Literatura Comparada encaminhadas para o Colegiado da Pós-Graduação em Letras da UFF, com vistas ao Prêmio ANPOLL de 2005.. 2004.

CALVÃO, Dalva. . Coordenação do Curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. 2003.

SILVA, Dalva Maria Calvão da . Participação da comissão para análise e elaboração de parecer sobre o Projeto de Pesquisa da Professora Doutora Sigrid Gavazzi. 2002.

SILVA, Dalva Maria Calvão da . Participação, como presidente, da comissão para análise e elaboração de parecer do Projeto de Pesquisa do Professor Doutro Sílvio Renato Jorge. 2002.

SILVA, Dalva Maria Calvão da . Participação da comissão para análise e laboração de parecer do Projeto de Pesquisa da Professora Doutora Lygia Trouche. 2002.

CALVÃO, Dalva. . Participação da comissão para análise e elaboração de parecer sobre o Projeto de Pesquisa da Professora Doutora Rosane Monnerat. 2001.

CALVÃO, Dalva. . Participação da comissão para análise e avaliação de parecer sobre o Projeto de Pesquisa do Professor Doutor Décio Porto Muniz. 2000.

CALVÃO, Dalva. . Participação, como presidente, da comissão para análise e elaboração de parecer sobre o Relatório de Atividades do Professor Doutor Mário Lugarinho. 1999.

CALVÃO, Dalva. . Participação da comissão para análise e elaboração de parecer sobre o Projeto de Pesquisa da Professora Vanda Cardoso de Menezes. 1999.

CALVÃO, Dalva. . Participação da comissão para análise e elaboração de parecer sobre o Projeto de Pesquisa da Professora Doutora Rosane Monnerat. 1998.

CALVÃO, Dalva. . Supervisora da Correção das Provas de Redação do Concurso Vestibular da UFF. 2001. (Supervisora).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Interfaces da ficção: a escrita e outros códigos artísticos, Descrição: O projeto tem como objetivo a análise do diálogo estabelecido por parte da ficção portuguesa contemporânea com outras artes, de modo especial com as artes visuais. Tal análise visa, entre outras questões: o conhecimento do percurso histórico em que se insere o diálogo interartes; a discussão sobre as relações formais e temáticas entre escrita e, principalmente, imagem; a percepção da dimensão crítica e filosófica dos processos de apropriação, citação e recriação de outra linguagem estética pela literatura; a reflexão sobre processos de criação e sobre o lugar do artista no contexto histórico e cultural contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Dalva Maria Calvão da Silva - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Interfaces da ficção: a escrita e outros códigos artísticos, Descrição: O projeto tem como objetivo a análise do diálogo estabelecido por parte da ficção portuguesa contemporânea com outras artes, de modo especial com as artes visuais. Tal análise visa, entre outras questões: o conhecimento do percurso histórico em que se insere o diálogo interartes; a discussão sobre as relações formais e temáticas entre escrita e, principalmente, imagem; a percepção da dimensão crítica e filosófica dos processos de apropriação, citação e recriação de outra linguagem estética pela literatura; a reflexão sobre processos de criação e sobre o lugar do artista no contexto histórico e cultural contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Dalva Maria Calvão da Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2012

    Do barroco ao neobarroco: configurações da ficção portuguesa contemporânea, Descrição: A pesquisa apresentada neste projeto tem como objetivo a depreensão da permanência ou da retomada de procedimentos formais e de eleições temáticas configuradoras de uma estética barroca em narrativas portuguesas contemporâneas, buscando evidenciar em que medida tais procedimentos e temas apontam para uma percepção do mundo e da arte sintetizadoras, em grande parte, do pensamento contemporâneo, de que a obra literária pode se fazer veículo privilegiado. A pesquisa considera, a partir da leitura de um determinado corpo teórico, que as marcas da produção artística do barroco setecentista, profundamente ligadas às crises sociais e individuais do contexto que lhes serve de moldura histórica, seriam perceptíveis em diferentes épocas, nas quais semelhantes condições sociais e humanas se evidenciassem. Este seria o caso, sob alguns aspectos, da época contemporânea, ressantando-se que delimitamos como época contemporânea, para efeito da pesquisa, as décadas da segunda metade do século XX até agora. Neste período, por diversas razões, a sociedade ocidental defrontou-se com graves crises, geradoras de profundas instabilidades tanto no âmbito social, quanto nas consciências individuais: tais crises, embora não repitam as situações vividas pelas sociedades da época barroca, podem a elas nos remeter, por uma série de aparentes coincidências, desencadeadoras de comportamentos semelhantes, nas relações humanas e nas produções culturais e artísticas. A partir de reflexões em torno dessas semelhanças, o semiólogo ilatiano Omar Calabrese, por exemplo, refere-se à nossa época como "neobarroca", prefirindo tal termo ao polêmico "pós-moderno." Para a concretização da pesquisa, elegemos romances de Agustina Bessa-Luís, António Lobo Antunes, José Saramago, Maria Gabriela Llansol e Mário Cláudio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Dalva Maria Calvão da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2006 - Atual

    Releituras do barroco na ficção portuguesa contemporânea, Descrição: A pesquisa de Iniciação Científica apresentada neste projeto tem como objeto de análise alguns romances de Agustina Bessa-Luís e de Mário Cláudio, pretendendo identificar nas escritas desses autores portugueses contemporâneos procedimentos formais e elementos temáticos que evidenciem o diálogo levado a efeito por ambos com a estética do barroco, considerado não apenas como um momento histórico, mas como síntese de determinada visão de mundo que se mantém viva ao longo do tempo e que se tem revelado particularmente presente em realizações da época atual, permitindo que alguns teóricos definam parte da arte contemporânea como neobarroca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dalva Maria Calvão da Silva - Coordenador / Frederico Chevrand Pagnuzzi dos Santos - Integrante / Viviane da Silva Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Instituto de Letras - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2002 - 2003

    Metalinguagem, diálogo intertextual e citação na ficção portuguesa do século XIX, Descrição: Projeto de Iniciação Científica, derivado do Projeto de Pesquisa intitulado "Consciência crítica e criação literária: o lugar da reflexão metalingüística e do diálogo na narrativa portuguesa contemporânea." Se, em tal projeto, o foco da pesquisa é a ficção do século XX, no presente, pretendemos analisar os mesmos procedimentos eleitos - a metalinguagem, a intertextualidade, a citação -, em obras de Almeida Garrett e de Eça de Queirós, respectivamente, Viagens na minha terra, Os Maias e A ilustre casa de Ramires. Pretendemos demostrar que, em tais obras, ao exporem, no próprio tecido ficcional, considerações e questionamentos sobre a atividade da escrita e sobre o fenômeno literário, os escritores do século XIX criam espaços de possibilidades críticas que estabelecem rasuras na construção ilusionista do romance tradicional, antecipando atitudes que se tornarão freqüentes na prática literária do século XX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dalva Maria Calvão da Silva - Coordenador / Priscilla Grezzi Pinto Teixeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2001 - 2005

    Consciência crítica e criação literária: o lugar da reflexão metalingüística e do diálogo na narrativa portuguesa contemporânea., Descrição: O projeto pretende evidenciar e analisar a presença do pensamento crítico a respeito da própria literatura como elemento integrante e caracterizador de grande parte da narrativa portuguesa contemporânea. A partir da análise de romances de José Cardoso Pires, de Agustina Bessa-Luís, de José Saramago, de Maria Gabriela Llansol e de Mário Cláudio, pretendemos demonstrar que, para além de espaço do exercício ficcional, as obras enfocadas se constituem como lugares privilegiados para o questionamento da própria atividade literária, considerada em suas amplas e complexas relações com o contexto histórico e social em que se insere. Desta forma, buscamos revelar a identificação da ficção portuguesa atual com tendências literárias contemporâneas em que, através de variadas estratégias textuais, são freqüentemente repensados o caráter não representativo da obra, a sua condição fundamentalmente dialógica e a relativização de uma anterior concepção de autoria e de recepção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Dalva Maria Calvão da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 81 / Número de orientações: 16

  • 1998 - 2000

    Da narrativa biográfica a outras artes: reflexões sobre escrita literária e criação estética na Trilogia da Mão, de Mário Cláudio, Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Doutorado na UFRJ e à elaboração da Tese de Doutorado, defendida em 2000.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dalva Maria Calvão da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 7

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Letras. , Avenida Rio Branco, s/nº - Campus do Gragoatá - Bloco C - sala 520/522, São Domingos, 24210-200 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292596, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora adjunta de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense, a partir de julho de 1994, atuando na Graduação e na Pós-Graduação lato sensu.

Atividades

  • 07/2006

    Ensino, Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A leitura e a formação do leitor - 2006.2, A leitura e a formação do leitor - 2007.2, Tópicos especiais de teoria da cultura e da literatura - 2008.1

  • 03/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A narrativa do século XIX (optativa)- Curso: Tragédia e ironia na narrativa do séc.XIX- 2007.2, Introdução à Literatura Portuguesa II (duas turmas) - 2005.1, Introdução à Literatura Portuguesa II (uma turma) - 2005.2, Literatura Portuguesa I (uma turma) - 2007.2, Literatura Portuguesa II (uma turma) - 2006.1, Literatura Portuguesa III (uma turma) - 2006.1, Literatura Portuguesa III (uma turma) - 2008.1

  • 01/2005

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, .,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Unidade.

  • 01/2005

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, .,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Curso.

  • 07/2002

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África.

  • 03/2002

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de teoria...(Curso: Releituras do barroco na ficção portuguesa contemporânea) 2008.1, Tópicos da teoria, crítica e literária (Curso: José Cardoso Pires: ficção e crítica) 2005.2, Tópicos de teoria... (Curso: Biografia e ficção: dimensões metalíngüísticas na narrativa portuguesa do se´c. XX) 2003.1, Tópicos de teoria...(Curso: Ficção e consciência crítica - procedimentos auto-refereciais e dialógicos na narrat.port. contemporânea) 2002.1, Tópicos de teoria... (Curso: Modernidade, barroco, beobarroco: configurações da ficção port.contemp. 2007.1

  • 03/2001

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literaturas de Língua Portuguesa II - 2006.1, Literaturas de Língua Portuguesa II - 2001.1

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Linhas de pesquisa

  • 07/1996

    Ensino, Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa Portug, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A leitura e a formação do leitor -2003.2; 2005.2, Estudos Orientados de Lit. e Cult. de Língua Portuguesa - 1998.2, Fundamentos das Culturas de Língua Portuguesa 2005.1, Identidade, diferença e história no projeto cultural dos países de língua portuguesa - 2003.1, Identidade, diferença e história no projeto cultural dos países de língua portuguesa: Portugal e África (2000.2), Prática de Leitura I - Poesia (2002.2), Prática de Leitura II - Prosa (2001.2), Práticas de leitura II - 1996.2; 1998.1; 1991.1

  • 07/1994

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Int. à Lit. Port. III 1994.2, Introdução à Literatura Portuguesa I (2000.1 e 2; 2001.2), Introdução à Literatura Portuguesa II (2000.2; 2002.1 e 2 (duas turmas); 2003.1 (turma A1) e 2 (turma B1 e C1)), Lit. Port. III - 1995.1, Literatura e Construção da Nacionalidade Africana (2001.1), Literatura Portuguesa I - 2º sem. 1994, Literatura Portuguesa II 1º sem. 1994, Literatura Portuguesa XV 1996.1 (optativa), Literatura Portuguesa XVI (optativa - 2001.1), Literatura Portuguesa XVIII (optativa - 2000.1)

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Participante das reuniões de Departamento.

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Participante das reuniões da Pós-Graduação lato sensu (especialização).

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Participante das reuniões da Pós-Graduação stricto sensu.

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Coordenação do Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África.

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Membro (suplente) do Colegiado de Unidade.

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Participante das reuniões do Setor de Literatura Portuguesa.

  • 09/2003 - 10/2003

    Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão "Meu livro preferido é..." em parceria com a UFRJ e promoção do Real Gabinete Português de Leitura.

  • 09/2002 - 10/2002

    Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, .,Atividade de extensão realizada, Participação no Projeto de Extensão "Lisboa e Rio: entre letras e artes" promovido pelo RGPL do Rio de Janeiro, em parceria com a UFRJ.

  • 12/1996 - 06/2002

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Sub-coordenadora do Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África.

  • 09/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão "Leitura, leituras".

  • 09/1999 - 12/1999

    Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Extensão "Literaturas e outras artes".

  • 01/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Participante, como Presidente, da Comissão Eleitoral para o Diretório Acadêmico Alex Polari.

  • 09/1996 - 09/1998

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Unidade.

  • 01/1994 - 12/1996

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Membro (suplente) do Colegiado do Instituto de Letras.

  • 07/1994 - 12/1994

    Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Participante do grupo encarregado de efetuar a avaliação da grade curricular dos cursos da Graduação, em função da implantação do novo currículo.

  • 08/1994 - 08/1994

    Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Serviço realizado, Mesária na eleição para Coordenador e Sub-coordenador da Graduação.