Isis Ribeiro Martins

Doutora em Antropologia Social do Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente realiza o Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS/UFRJ. Desde 2013 é sócia efetiva da Associação Portuguesa de Antropologia (APA). Trabalhou com os seguintes temas: emoções, saúde, suicídio, antropologia urbana e antropologia visual.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2010 - 2015

Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: "A linha da vida": escuta e gestão do sofrimento em serviços telefônicos de apoio emocional
Orientador: em ICS e ISCTE, Lisboa ( Graça Índias Cordeiro (ISCTE-IUL - Lisboa))
com Adriana de Resende Barreto Vianna. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: emoções; sofrimento; solidão; prevenção do suicídio; programa de apoio emocional; escuta. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Mestrado em Antropologia Social

2008 - 2010

Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ?Só há solidão porque vivemos com os outros?:um estudo sobre as vivências de solidão e sociabilidade entre mulheres que vivem sós no Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2010
Gilberto Cardoso Alves Velho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: morar só; privacidade; sociabilidade; solidão.

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Percepções sobre Gênero e Família
Orientador: Clara Maria de Oliveira Araújo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Extensão universitária em Atelier Livre de Cinema e Antropologia (NAI/UERJ). (Carga horária: 140h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Francês

Compreende Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das emoções.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Saúde.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: ANTROPOLOGIA VISUAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, A. M. ; MONTORO, G. ; MARTINS, Isis Ribeiro . II Simpósio Setembro Amarelo: Construindo Caminhos?. 2019. (Congresso).

MARTINS, Isis Ribeiro . Circuito o Feminino e o Cinema Brasileiro. 2014. (Festival).

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . 20 Anos da Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2013. (Festival).

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2011. (Festival).

DA-RIN, S. ; MARTINS, Isis Ribeiro . Organização de pré-estreia e debate sobre o documentário Paralelo 10. 2011. (Outro).

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2009. (Festival).

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2008. (Festival).

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . 12ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2007. (Festival).

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . 11ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2006. (Festival).

MARTINS, Isis Ribeiro . Seminário Internacional: Gênero, Família e Trabalho numa Perspectiva Comparada. 2005. (Congresso).

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . 10ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2005. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

?II Simpósio Setembro Amarelo: Construindo Caminhos?. 2019. (Simpósio).

43 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. ?Gilberto Velho hoje: contribuições e desdobramentos de sua obra para as ciências sociais no Brasil?. 2019. (Congresso).

VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. ?A relação de ajuda nos serviços de apoio emocional e prevenção do suicídio?. 2019. (Congresso).

V Seminário Pontos Linhas e Nós.Debatedora no GT Dinâmicas Urbanas, Identidade Étnicas e Periferias. 2018. (Seminário).

Coordenação do painel: ?Trajetórias e identidades em contextos urbanos transnacionais? do Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. ?Trajetórias e identidades em contextos urbanos transnacionais?. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Oliveira da Fonte

BONET, Octavio; DIAS DUARTE, Luiz Fernando;MARTINS, Isis Ribeiro. intitulada ?Quando viver é uma aposta: uma etnografia sobre os potenciais de vida entre membros de alcoólicos anônimos do Rio de Janeiro?. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Oliveira da Fonte

BONET, Octavio; DIAS DUARTE, Luiz Fernando;MARTINS, Isis Ribeiro. "Venho até aqui para ter notícias de mim": uma análise etnográfica da produção de singularidade entre membros de alcoólicos anônimos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, Isis Ribeiro. Avaliadora externa na 28ª Semana da Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARTINS, Isis Ribeiro. Avaliadora de trabalhos no ?II Simpósio Setembro Amarelo: Construindo Caminhos?. 2019. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.; VIANNA, A.; ALVES, A. M.. "Só há solidão porque vivemos com os outros...": um estudo sobre as vivências de solidão e sociabilidade entre mulheres que vivem sós no Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Rodrigues Duarte

ARAÚJO, C.;DUARTE, José Rodrigues; PICANÇO, Felícia Silva. Percepções sobre Gênero e Família: Uma Análise Quantitativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Adriana de Resende Barreto Vianna

VELHO, Gilberto;VIANNA, A. R. B.; Andrea Moraes Alves. ?'Só há solidão porque vivemos com os outros...': um estudo sobre as vivências de solidão e sociabilidade entre mulheres que vivem sós no Rio de Janeiro?. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.

Adriana de Resende Barreto Vianna

VIANNA, A. R. B.; COMERFORD, J. C.; DUARTE, Luiz Fernando Dias; Andrea Moraes Alves; SILVEIRA, L.. ?A linha da Vida?: escuta e gestão do sofrimento em serviços telefônicos de apoio emocional. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - UFRJ - PPGAS/Museu Nacional.

Adriana de Resende Barreto Vianna

Vianna, Adriana. Diálogos e silêncios: a experiência da solidão em serviços de apoio emocional. 2012 - PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.

Andrea Moraes Alves

ALVES, A. M.; VIANNA, A.; VELHO, G. A.. "So há solidão porque vivemos com os outros...": um estudo sobre as vivências da solidão e sociabilidade entre mulheres que vivem sós no Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FELÍCIA SILVA PICANÇO

PICANÇO, F. S.; ARAÚJO, Clara Maria; RODRIGUES, José. Percepções de Gênero e Família: uma análise quantitativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

John Cunha Comerford

VIANNA, Adriana de Resende Barreto;COMERFORD, J. C.; DUARTE, L. F. D.. A linha da vida: escuta e gestão do sofrimento em serviços de apoio emocional. 2015. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Fernando Dias Duarte

DUARTE, Luiz F. D.. ' A linha da Vida': escuta e gestão do sofrimento em serviços telefônicos de apoio emocional. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilberto Cardoso Alves Velho

Solidão na metrópole contemporânea: um estudo sobre homens e mulheres que vivem sós; Início: 2010; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gilberto Cardoso Alves Velho

"Só há solidão porque vivemos com os outros; ; ; ": um estudo sobre as vivências de solidão e sociabilidade entre mulheres que vivem sós no Rio de Janeiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilberto Cardoso Alves Velho;

Adriana de Resende Barreto Vianna

? A linha da Vida?: escuta e gestão do sofrimento em serviços telefônicos de apoio emocional; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana de Resende Barreto Vianna;

Clara Maria de Oliveira Araujo

Percepções sobre Gênero:uma análise quantitativa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Clara Maria de Oliveira Araujo;

Clara Maria de Oliveira Araujo

Relações de Gênero, Família e Trabalho em Perspectiva Comparada; Panorama Nacional e Tendências Internacionais; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Clara Maria de Oliveira Araujo;

Clara Maria de Oliveira Araujo

Gênero e Familia no Brasil; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Clara Maria de Oliveira Araujo;

Octavio Andres Ramon Bonet

Início: 2019; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, ISIS RIBEIRO . Moralidades e atos de fala em serviços de apoio emocional: modalidades laicas da confissão e do testemunho?. Religiao & Sociedade , v. 36, p. 19-43, 2016.

  • MARTINS, Isis Ribeiro . ?Toda mudança é difícil de fazer?: Primeiros relatos sobre o processo de ?pacificação? dos Morros Tabajaras e Cabritos. Comunicações do ISER , v. 1, p. 194-204, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, Isis Ribeiro . Parecer em três artigos para a Revista Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes. 2019.

MARTINS, Isis Ribeiro . 'Toda mudança é difícil de fazer': Primeiros relatos sobre o processo de pacificação das comunidades Tabajaras e Cabritos. 2010.

MONTE-MOR, P. ; MARTINS, Isis Ribeiro . Catálogo da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2011. (Editoração/Catálogo).

MARTINS, Isis Ribeiro . Comissão de seleção de filmes da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2011. (Comissão de seleção de filmes da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico).

MARTINS, Isis Ribeiro . Comissão de seleção de filmes da 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2009. (Comissão de seleção de filmes da 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico).

ARAÚJO, C. ; RODRIGUES, D. ; MARTINS, Isis Ribeiro . Acompanhamento e Avaliação do Serviço Prestado pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher ? CIAM. 2003. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, Isis Ribeiro ; LUZ, C. ; NISHIO, Y. . Filme: Tio Paulo. 2010. Vídeo.

MARTINS, Isis Ribeiro ; SANTOS, K. P. ; ALHADEFF, A. I. ; ISTAVRIDIS, C. ; RIBEIRO, É. . Filme: Retratos da Vila. 2005. Vídeo.

MARTINS, Isis Ribeiro . Entrevista para o Jornal da CNT sobre pessoas que vivem sós. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    LABORATÓRIO DE ETNOGRAFIAS E INTERFACES DO CONHECIMENTO ? LEIC, Descrição: A proposta do Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento se fundamenta em dois pressupostos básicos. O primeiro se relaciona com a centralidade da etnografia como prática de conhecimento da antropologia e o segundo reside na percepção de que a etnografia nos possibilita experimentar uma relação de simetria com nossos nativos, dado que todos (antropólogos e nativos) produzimos conhecimento. A ideia de interface, presente no nome do grupo, busca salientar a dimensão relacional, não só de todo empreendimento etnográfico, mas também de toda produção de conhecimento. A própria ideia de interface faz alusão ao fato de ?se relacionar com?. Assim, etnografia é um ?fazer junto com? os nativos no mundo. E o conhecer é um modo de habitar e narrar a vida, e de perceber e agir no mundo. O objetivo do grupo é proporcionar um espaço de diálogo que, a partir destes pressupostos epistemológicos, nos permita pensar os diferentes objetos de pesquisa em suas formas específicas de conhecer, portanto, de estar no mundo. Propõe-se, assim, pensar os diferentes temas de pesquisa, como cuidados terapêuticos, saúde e emoções, práticas científicas, conhecimentos científicos e minoritários, tecnociência e biomedicina, práticas terapêuticas religiosas como modos de conhecimento, ou seja, modos de ser em um mundo relacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Isis Ribeiro Martins - Coordenador / Octavio Bonet - Integrante / Daniela Manica - Integrante.

  • 2005 - 2005

    Relações de Gênero, Família e Trabalho em Perspectiva Comparada, Descrição: "A primeira fase foi concluída em 2004. A segunda, iniciada em 2005 tratou de comparar os dados dos surveys realizados nos países que integram o international Social Survey Program - ISSP. A pesquisa pretendeu: a) comparar os dados estatísticos dos surveys dos seguintes países: Brasil, Espanha, Chile, México, Suécia, EUA e Japão; b)realizar uma pesquisa qualitativa através de entrevistas no Brasil de modo a aprofundar questões apontadas pelos surveys em estudo. A segunda fase do projeto foi concluída com a edição de um livro com artigos apresentados em Seminário Internacional. O livro intitula-se Novas Conciliações e antigas tensões: Gênero, Família e Trabalho em Perspectiva comparada, e foi realizado em co-autoria com as pesquisadoras Felícia Picanço e Celi Scalon". Orientadora: Clara Maria de Oliveira Araújo Vínculo: Bolsista de iniciação científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Ribeiro Martins - Integrante / Clara Maria de Oliveira Araújo - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Trajetórias juvenis: construção da autonomia e apoio familiar, Descrição: "Os processos de autonomia dos brasileiros são diferenciados, segundo seus pertencimentos sociais e as estratégias para obter a independência familiar são múltiplas. Apesar das dificuldades de acesso ao sistema universitário, os níveis superiores são muito procurados já que são considerados veículos de acesso mais fácil ao mercado de trabalho e aos melhores salários. Além da graduação, os estudantes buscam também formações de curta duração, mais técnicas ou esportivas e artísticas. Esta pesquisa qualitativa (entrevistas semi-abertas) é realizada junto a jovens estudantes de 17-27 anos, que vivem nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, pertencentes às camadas populares e médias. Ainda que a população de jovens pobres seja minoritária no mundo universitário, ela vem crescendo significativamente nos últimos 10 anos. Observa-se que, para a maioria dos jovens de meio popular, os estudos universitários ou especialização técnica, esportiva ou artística estão associados à ideia de ascensão social. Eles se deparam, contudo, com inúmeras dificuldades para continuar estudando. Muitas são as razões apontadas: primeiro, porque eles têm um déficit escolar em relação aos jovens das camadas médias e superiores, o que cria uma desvantagem na aprendizagem; depois, porque as universidades públicas estão localizadas longe de seus domicílios, principalmente nas áreas do Centro da cidade e seu entorno e o custo do transporte é muito alto. Além disso, eles não têm meios para adquirir livros (predomina o sistema de xerox) e as bibliotecas são precárias. Analisamos, comparativamente, as estratégias de que lançam mão os jovens de camadas médias e populares para continuar estudando e/ou trabalhando, com vistas à construção de sua autonomia". Coordenadora:Clarice Ehlers Peixoto Vínculo: pesquisadora. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Ribeiro Martins - Integrante / Adriana Lima - Integrante / Eduardo Ribeiro - Integrante / Julio César V. Ferreira - Integrante / Kelly Pedroza Santos - Integrante / Margareth Maria A. Mendes - Integrante / Mariana Leal - Integrante / Paulo Gustavo de O. Tavares - Integrante / Clarice Ehlers Peixoto - Coordenador.

  • 2004 - 2004

    Homens e Mulheres entre Família e Trabalho no Brasil, Descrição: "Levantar dados quantitativos sobre percepções e práticas de homens e mulheres em relação à dinâmica e à conciliação entre trabalho e família e o lugar socialmente ocupado pelas mulheres". Orientadora: Clara Maria de Oliveira Araújo Vínculo: Bolsista de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Ribeiro Martins - Integrante / Clara Maria de Oliveira Araújo - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Acompanhamento e avaliação do serviço prestado pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Descrição: O CIAM fornece serviços de atendimento à mulher que sofre uma situação de violência e discriminação. O Centro conta com uma equipe especializada para fornecer atendimento, orientação e acompanhamento à mulher em caso de risco. Para isso realiza parceria com outras redes de atendimentos, como: defensoria pública, delegacia, centros de referência, organizações da sociedade civil etc.. O projeto visava avaliar os serviços prestados para auxiliar o melhoramento, desenvolvimento e perpetuação do Centro de Atendimento (CIAM). Orientadora: Clara Maria de Oliveira Araújo Vínculo: Bolsista de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Ribeiro Martins - Integrante / Denise Rodrigues - Integrante / Clara Maria de Oliveira Araújo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2019

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada

    Outras informações:
    Pesquisadora Associada ao Núcleo de Antropologia e Imagem NAI/PPCIS/UERJ.

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Grupo de Estudos

    Outras informações:
    Coordenadora do grupo de estudos de antropologia visual organizado pelo Núcleo de Antropologia e Imagem na Oficina de Ensino e Pesquisas em Ciências Sociais (UERJ).

  • 2008 - 2008

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora assistente nas disciplinas: Introdução à antropologia para o curso de filosofia e Antropologia e imagem: história e teoria do filme etnográfico para o curso de antropologia (eletiva), acompanhando a professora Patrícia Monte-Mór.

  • 2005 - 2005

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista no projeto: Antropologia e imagem: novas linguagens e novas pesquisas. Atividades desempenhadas: assistência nas atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI). Orientadora: Patrícia Monte-Mór Alves de Morais. Financiamento: UERJ.

  • 2005 - 2005

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio Interno Complementar, Enquadramento Funcional: Bolsista de Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividades desempenhadas: organização do curso "Atelier Livre de Cinema e Antropologia". Orientadora: Patrícia Monte-Mór Alves de Morais. Financiamento: UERJ.

  • 2004 - 2005

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisadora no projeto: "Trajetórias juvenis: construção da autonomia e apoio familiar". Atividades desempenhadas: trabalho de campo, realização e análise de entrevistas. Coordenadora: Clarice Ehlers Peixoto. Financiador: Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • 2004 - 2004

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista de Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitora da disciplina: Introdução à Antropologia. Orientadora: Clarice Ehlers Peixoto. Bolsa: UERJ

  • 1997 - 1998

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Iniciação Científica Jr, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica Jr, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista no projeto "Educação Ambiental Informal nas Comunidades Residentes no Interior e Periferia próxima ao Parque Estadual da Pedra Branca". Orientadora: Nadja Maria Castilho da Costa ? Instituto de Geociências/Departamento de Geografia. Financiamento: PIBIC/UERJ.

  • 2010 - 2010

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Pesquisadora de campo de uma etnografia realizada no Morro dos Tabajaras e dos Cabritos para a implantação do programa UPP Social da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, sob coordenação da professora Doutora Silvia Ramos.

  • 2006 - 2008

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora concursada do estado do Rio de Janeiro na área de Sociologia para o Ensino Médio

  • 2013 - 2013

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Assistente Geral, Enquadramento Funcional: Assistente geral e pesquisadora

    Outras informações:
    Assistente geral do evento comemorativo dos 20 anos da Mostra Internacional do Filme Etnográfico (pesquisa e organização). O festival foi pioneiro no Brasil e é precursor da Antropologia Visual no país. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2011 - 2011

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Assistente Geral, Enquadramento Funcional: Assistente geral e pesquisadora

    Outras informações:
    Assistente geral e pesquisadora da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico e parecerista na pré-seleção de filmes para o festival. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2011 - 2011

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenadora Editoral

    Outras informações:
    Coordenação editoral da 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2011 - 2011

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenadora da mesa de debate

    Outras informações:
    Coordenação da mesa de debate de Antropologia Visual do Granada Centre for Visual Anthropology da Universidade de Manchester, que ocorreu na 15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico.

  • 2009 - 2009

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Assistente Geral, Enquadramento Funcional: Assistente geral e pesquisadora

    Outras informações:
    Assistente geral, pesquisadora e parecerista na pré-seleção de filmes para a 14ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. O festival foi pioneiro no Brasil e é precursor da Antropologia Visual no país e dos debates sobre os conceitos de filme etnográfico desde 1993. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2008 - 2008

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Assistente Geral, Enquadramento Funcional: Assistente geral e pesquisadora

    Outras informações:
    Assistente geral e pesquisadora da 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (pesquisa e organização). O festival foi pioneiro no Brasil e é precursor da Antropologia Visual no país e dos debates sobre os conceitos de filme etnográfico desde 1993. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2007 - 2007

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Assistente Geral, Enquadramento Funcional: Assistente geral e pesquisadora

    Outras informações:
    Assistente geral e pesquisadora da 12ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (pesquisa e organização). O festival foi pioneiro no Brasil e é precursor da Antropologia Visual no país e dos debates sobre os conceitos de filme etnográfico desde 1993. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2006 - 2006

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Assistente Geral, Enquadramento Funcional: Assistente geral e pesquisadora

    Outras informações:
    Assistente geral e pesquisadora da 11ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (pesquisa e organização). O festival foi pioneiro no Brasil e é precursor da Antropologia Visual no país e dos debates sobre os conceitos de filme etnográfico desde 1993. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2005 - 2005

    INTERIOR Produções

    Vínculo: Assistente Geral, Enquadramento Funcional: Assistente geral e pesquisadora

    Outras informações:
    Assistente geral da 10ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (trabalho de produção e organização). O festival foi pioneiro no Brasil e é precursor da Antropologia Visual no país e dos debates sobre os conceitos de filme etnográfico desde 1993. Curadoria: Patrícia Monte-Mór

  • 2004 - 2005

    Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto: "Relações de Gênero, Família e Trabalho em Perspectiva Comparada. Panorama Nacional e Tendências Internacionais". Atividades desempenhadas: Elaboração de tabelas e gráficos a partir dos dados armazenados no programa estatístico SPSS, atualização do banco de dados e auxílio na organização do livro ?Gênero, família e trabalho no Brasil" (ARAÚJO, C.; SCALON, C. (orgs.). Rio de Janeiro: FGV, 2005). Orientadora: Clara Maria de Oliveira Araújo Financiamento: FAPERJ Parceria: UERJ/IUPERJ

  • 2004 - 2004

    Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto: Homens e Mulheres entre Família e Trabalho no Brasil. Atividades desempenhadas: Levantar dados quantitativos sobre percepções e práticas de homens e mulheres em relação à dinâmica e à conciliação entre trabalho e família e o lugar socialmente ocupado pelas mulheres. Orientadora: Clara Maria de Oliveira Araújo. Parceria UERJ/IUPERJ.

  • 2003 - 2003

    Conselho Estadual de Direitos da Mulher

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista no projeto "Acompanhamento e Avaliação do Serviço Prestado pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher ? CIAM". Atividades desempenhadas: análise de questionários aplicados às mulheres atendidas pelo CIAM, elaboração do relatório de avaliação do CIAM conforme análise dos questionários e colaboração na pesquisa para a manutenção da biblioteca virtual. Orientadora: Clara Maria de Oliveira Araújo. Financiamento: FAPERJ.

  • 2017 - 2019

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora substituta do Departamento de Ciências Sociais - ICHS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disciplinas Ministradas 2017.2 - Sociologia Aplicada à Administração 2018.1 - Sociologia Aplicada à Administração 2018.2 - Sociologia Aplicada à Administração 2019.1 - Sociologia Aplicada à Administração

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de pós-doutorado

    Outras informações:
    Bolsista de pós-doutorado PNPD-Capes no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGSA/IFCS/UFRJ. Disciplinas ministradas: 2019.1 - Antropologia Cultural 2019.2 - Antropologia Cultural