Amir Geiger

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em História da Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo e antropologia (especialmente o caso brasileiro), gregory bateson, relação religião-arte, primitivismo.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

1993 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma antropologia sem métier: primitivismo e crítica cultural no modernismo brasileiro
Orientador: Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: modernismo; primitivismo; antropologia brasileira; crítica cultural.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Antropologia Social

1987 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da crise à crase: a conversão histerética de A.A.L.,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: conversão; Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde); Tristão de Athayde (Alceu Amoroso Lima); modernidade; religião e modernidade.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

1981 - 1985

Universidade Federal Fluminense
Título: Mito e ficção científica
Orientador: Wagner Neves Rocha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Hebraico

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: História da Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica/Especialidade: Antropologia no Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GEIGER, Amir . Seminário Interno dos Alunos do PPCIS. 2006. (Outro).

GEIGER, Amir ; MAFRA, Clara . Seminário: Diálogos Interdisciplinares. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Extensão.Memória, documento e cidadania: reflexões sobre direitos humanos e participação popular. 2017. (Seminário).

Mesa-Redonda: Memórias, museus e patrimônios.A conexão primitivista - notícias anacrônicas sobre patrimônio e autenticidade. 2013. (Simpósio).

Mesa-Redonda: Revolta e contracultura.Sombras dessemelhantes - contracultura e antropologia portátil. 2013. (Seminário).

Seminário de Antropologia da UFSCar.O cachorro do etnógrafo, ou os latidos intempestivos do modernismo. 2012. (Seminário).

34o Encontro Anual da Anpocs - Seminário Temático.Patrimônios, comunidades, sociedades: políticas, movimentos, reconfigurações. 2010. (Encontro).

Quartas Indomáveis.Entre o etnográfico e o nacional, a memória; entre o sensivel e o inteligível, o esquecimento - ou: Mario de Andrade como antropólogo batesoniano. 2009. (Outra).

Territórios sensíveis: diferença, agência e transgressão.Corpos, poderes e subjetividades? diferença por toda parte - sessão4: capturas/historicidades. 2009. (Seminário).

Quando o campo é o arquivo (de imagens)."Encontro antropologia e cinema"/ "Demanda de memória dos tecelões de pernambuco". 2008. (Seminário).

Saberes surrealistas.Revelação e surrealismo. 2007. (Seminário).

VIII Jornada Interna dos Alunos do PPGSA/IFCS.debatedor - mesa Imagens da Modernidade. 2006. (Seminário).

Seminário Etnografia e Tradução.coordenador da mesa sobre Etnografia e Tradução. 2005. (Seminário).

VII Jornada Interna dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.debatedor na mesa sobre Religião e Sociedade. 2005. (Outra).

Evento Comemorativo do Centenário de Nascimento de Gregory Bateson (1904-2004).Palestra: Aplicações na antropologia (Bateson libertário, a antropologia e o sagrado). 2004. (Encontro).

Rio de Janeiro: Palavra e Imagem - curso de extensão para estudantes de ciências sociais e áreas afins.Debatedor de palestra de Antonio Edmilson : O olhar do flaneur: cidade e crônicas. 2004. (Outra).

II Seminário dos Alunos do PPGAS -.Debatedor da Mesa sobre (In)visibilidades e percepções sociais (II Seminário dos Alunos do PPGAS - Museu Nacional). 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Ignacio Gomeza Gómez

FREIRE, J. R. Bessa; OLIVEIRA, J. P.;GEIGER, Amir. Em busca da memória e da identidade: o povo Charrua no Uruguai e no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarisse Rosa Dias de Jesus

ABREU, R.; VASSALO, Simone Pondé; SIMÃO, Luciene de Menezes;GEIGER, Amir. Jongo da Serrinha e a patrimonialização do imaterial: os dez primeiros anos da salvaguarda. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ion Fernandez de las Heras

VILLELA, Jorge M.; SILVA, Marcio;GEIGER, Amir. Algo a fazer: oicogênese e arquitetura no Vale de Araotz (País Basco). 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Caroline Carvalho da Veiga

RIBEIRO, L. B.; OLIVEIRA, Wilson Filho;GEIGER, Amir. Retomada e rememoração: uma análise de filmes brasileiros dos anos 1990. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Gonçalves Farias

FACEIRA, L. S.; Monteiro, Eliana;GEIGER, Amir. A metalinguagem da narrativa silenciosa nas ressignificações da Hollywood atual. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Soares Sant'Anna

SILVA, S. L. P.;GEIGER, Amir. Autorretratos em identidades virtuais: a experiência selfie. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kelly Castelo Branco da Silva Melo

RIBEIRO, L. B.; Orrico, Evelyn; Murguia, E. I.;GEIGER, Amir. Bibliófilos e bibliodetetives: personagens de patrimônio e memória. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joaquim Paulo Rios Delphim

RIBEIRO, L. B.; Monteiro, Eliana;GEIGER, Amir. Por uma memória cinematográfica nos trilhos da ferrovia: o trem na tela do cinema. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa da Silva Gralha

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J.;GEIGER, Amir. Espaços de memória, lugares de esquecimento - Lima Barreto e a reinvenção do Sítio do Carico. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Carvalho Vogt

VIEIRA, A. L. C.; Andrade Neto, J. A.;GEIGER, Amir. O quilombo como semióforo: memória, reconhecimento e reparação. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Bertolo

Toledo, L. H.; Andrello, G.;GEIGER, Amir. Narrativas do espólio: uma etnografia sobre o fandango e a "perda" cultural caiçara. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J.; RIBEIRO, L. B.;GEIGER, Amir. O futebol na visão dos grafites: os casos de Buenos Aires e Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Cristina da Costa Monteiro

DODEBEI, V.; HOLANDA, G.;GEIGER, Amir. A memória da arte eletrônica - um olhar patrimonial digital sobre arquivos, banco de dados virtuais e museus. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Henrique Silva

Pinto, Diana S.; CONDURU, R.; LIGIERO, J. L.;GEIGER, Amir. Raízes e rizomas - performances e memórias do candomblé no teatro do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Paula Lima de Mattos

ABREU, R.; FRADE, I. N.; RIBEIRO, L. B.;GEIGER, Amir. A construção do artista popular e sua obra - a trajetoria de Adalton Fernandes Lopes no Museu Casa do Pontal. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alex Pereira de Holanda

DODEBEI, V.; FARIAS, Francisco R de; STAMPA, I. T.;GEIGER, Amir. A face oculta da ditadura - Memórias (Re)veladas e enquadramento. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Tostes Baêta Vieira

RIBEIRO, L. B.; MENDONCA, P. K.;GEIGER, Amir. Os cassinos trio de luxo do Rio de Janeiro: Atlântico, Copacabana e Urca. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Costa de Oliveira

CAVALCANTI, A. H.; SANTOS, R. M. F.;GEIGER, Amir. O futuro do pretérito - a experiência da memória como criação. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Massadar Morel

VERAN, J.; CASTRO, Eduardo Viveiros de;GEIGER, Amir. Da "reabilitação do primitivo" - diálogos entre antropologia e antropofagia de Oswald de Andrade. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata de Souza Nogueira

CURY, M. X.; BITTAR, W.;GEIGER, Amir. Quando um cemitério é patrimônio cultural. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlia Messina

SINDER, V.; RIBEIRO, P. J. S.;GEIGER, Amir. Nas entrelinhas - o Rio de Janeiro do século XX segundo os Diários de Lima Barreto. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Gomes de Castro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; GOLDMAN, Marcio;GEIGER, Amir. Demarcadores e objetos em campanha - a Comissão Brasileira Demarcadora de Limites e a fabricação de fronteiras (1928-1947). 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Myrna Amaral Catinin de Souza

Pinto, Diana S.; FARIAS, Francisco R de; PASSOS, M. D.;GEIGER, Amir. Crônicas de encontros com a loucura: memórias, experiências e narrativas de estagiários no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (Niterói-RJ). 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Coeli Mendes Valadão

DODEBEI, V.; VIEIRA, A. L. C.; OLENDER, M.;GEIGER, Amir. Tradição e criação, memória e patrimônio - a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Freire Corrêa

SILVA, S. L. P.; GOMES, A. C.; PIRES, M. C. F.;GEIGER, Amir. Memória e comemoração - o Brasil nos festejos comemorativos de 1940 em Portugal. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorena Alicia Best Urday

SILVA, S. L. P.; MAUAD, A. M.; RODRIGUES, R. R.;GEIGER, Amir. 'A punto de despegar' - construção da memória nas imagens fotográficas realizadas pelas crianças e jovens de San Agustín (Peru). 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Rebello Ramos Mello

VIEIRA, A. L. C.; GOMES, E. C.; BORGES, C. N. F.;GEIGER, Amir. Memórias repentinas - a construção poética do Nordeste pelos repentistas da Feira de São Cristóvão (RJ). 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cosme José Marques da Silveira

Pinto, Diana S.; SANDRONI, C.; LINS, E. T.; FUKS, L.;GEIGER, Amir. O músico e sua ópera - narrativas, memórias e identidades dos músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-Segunda Grande Guerra. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatyana Marques de Macedo Cardoso

Pinto, Diana S.; Bastos, Liliana C.; ROCHA, H. A. B.;GEIGER, Amir. Construindo memórias e identidades por meio de narrativas: as experiências pessoais de docentes e discentes em pertencer ao Colégio Pedro II. 2011. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Mendonça Domingos

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; SINDER, V.;GEIGER, Amir. Visões de um Brasil moderno: os diálogos e as tensões nos ideais dos modernistas Mario de Andrade e Sergio Buarque de Holanda na busca por uma identidade nacional. 2010 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Souza Queiroz

Chagas, Mário S.;GEIGER, Amir. História da caricatura no Brasil ? um fardo nobre, cheio de memória e pertencimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paola Lins de Oliveira

GIUMBELLI, Emerson; LAGROU, E.;GEIGER, Amir. Desenhando com terços. 2009. Dissertação (Mestrado em antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS.

Aluno: Kleyton Rattes Gonçalves

FAUSTO, Carlos; CASTRO, Eduardo Viveiros de;GEIGER, Amir. O mel que outros faveiam: Guimarães Rosa e antropologia. 2009. Dissertação (Mestrado em antropologia social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Aluno: Lilian Leite Chaves

BORGES, Antonádia; ZANOTTA, Lia;GEIGER, Amir. 'Esse negócio de loucura, cê sabe né, fia?': integração e diferenciação pelas ruas de Ouro Preto. 2009. Dissertação (Mestrado em antropologia social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Aluno: Ypuan Garcia Costa

GOLDMAN, Márcio; MAFRA, Clara; VELHO, Otávio;GEIGER, Amir. Jamais fomos representacionalistas. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Luiz Cruz

NEIBURG, Federico; FAUSTO, Carlos;GEIGER, Amir; GORDON, Cesar. Breve história de um mercado futuro. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Gentil de Mello e Silva Botner

VELHO, Otávio; SEYFERTH, Giralda;GEIGER, Amir. Relações práticas guru-discípulo: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Evandro Sousa Bonfim

VELHO, Otávio; DUARTE, Luis Fernando; LUZ, Leila Amaral;GEIGER, Amir. Lista universal: sociabilidade e missão cristãs nos jardins suspensos da Babel virtual. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Marques Serrano

MARIZ, Cecília Loreto; MAFRA, Clara Jost; CAMPOS, Roberta;GEIGER, Amir. Sem forró e sem peixeira - o nordestino com a palavra. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Ferreira de Souza Leite

VELHO, Otávio; GOLDMAN, Márcio;GEIGER, Amir. Relacionando territórios: o sonho como objeto antropológico. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Burocco

Cocco, Giuseppe; SILVA, G. A.; SÁNCHEZ, Fernanda; Bocayuva Cunha, Pedro Claudio;GEIGER, Amir. Polos criativos de colonialidade no Sul. 2018. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rejane Moura Nunes

Maurano, Denise; Lima Neto, Manoel Ricardo; TENORIO, F. R.; SIRELLI, N. M.;GEIGER, Amir. 'Sou de lugar nenhum, aonde não vai ninguém' - a importância do território na saúde mental, entre a psicanálise e a memória social. 2018. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Cesar Valente Ferreira

LIFSCHITZ, J. A.; CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; FERREIRA, Luiz Felipe; OLIVEIRA, Vicente Nepomuceno;GEIGER, Amir. Blocos de enredo: seu lugar e seus significados na configuração do carnaval carioca. 2018. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Moura Pereira

COELHO, Maria Claudia; BOMENY, H.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; BOTELHO, André;GEIGER, Amir. A nostalgia em tempos de exílio: as gramáticas emocionais do reencontro no romance As Brasas (1942). 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nolween Pianezza

FREIRE, J. R. Bessa; TARDY, Cécile; DAVALLON, Jean; DODEBEI, V. L. D. L. M.; LELEU-MERVIEL, Sylvie; JEANNERET, Y.;GEIGER, Amir. O imaterial na patrimonialização ou a memória ativa: circulações de saberes em contexto de parceria de produção audiovisual. 2017. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Gomes de Castro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; NEIBURG, Federico; COMERFORD, John Cunha; TOMICH, Dale;GEIGER, Amir. Hacer la vida: inventos, negócios e trampas em um batey cubano. 2017. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Augusto Freitas de Meira

FREIRE, J. R. Bessa; GOMES, Flavio; Andrello, G.; DODEBEI, V.;GEIGER, Amir. A Persistência do Aviamento: Colonialismo e História Indígena no Noroeste Amazônico. 2017. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Carolina Costa

Toledo, L. H.; Andrello, G.; Peggion, Edmundo; Pinto, Danilo Souza;GEIGER, Amir. Nas tramas da revitalização: associativismos e movimentos na zona portuária do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Renata Daflon Leite

DODEBEI, V. L. D. L. M.; ABREU, R.; FRADE, I. N.; MALINAS, Damien;GEIGER, Amir. O festival de Avignon, 'Un Festival des Arts Vivants': afetos e intensidades na transmissão e reinvenção do patrimônio na cidade. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Eduardo Machado S

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; COELHO, Maria Claudia; SINDER, V.; AGUIRRE, Alexandra;GEIGER, Amir. Fernandes. Vir a ser e ver a si: fluxos musicais de auto-reflexividade. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Jacques Martins Monteiro

GOMES, E. C.; VIEIRA, A. L. C.; Pinto, S.C.S.; Reis, C. E.;GEIGER, Amir. Vislumbres da alma da cidade: uma construção da imagem do lugar através do livro 'História de Vassouras'. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula da Silva

FREIRE, J. R. Bessa; MISSAGIA DE MATTOS, Izabel; ALBUQUERQUE, Marcos; LEVY, Sofia D.;GEIGER, Amir. O Rio de Janeiro continua índio: território do protagonismo e da diplomacia indígena no século xix. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Rocha Jaime

RIBEIRO, L. B.; LISSOVSKY, Mauricio; CAPISTRANO, Tadeu; FARIAS, Francisco R de;GEIGER, Amir. Coisas sem importância ou bens de poesia? A coleção do descarte e o Arquivo Universal da memória na arte contemporânea de Rosângela Rennó. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandra Arnold Rodrigues

GONDAR, Jô; BOCK, Wolfgang; KUPERMANN, Daniel; FARIAS, Francisco R de;GEIGER, Amir. Sublimação, experiência estética e memória social: o caráter transformador e transubjetivo da arte. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Maria dos Anjos

SILVA, S. L. P.; SCAFFO, M. F.; CAMPOS, Ricardo Bruno Cunha; FACEIRA, L. S.;GEIGER, Amir. Intimidade tutelada: memórias, justiça e direito na 'visita íntima' do sistema prisional do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suia Omim Arruda de Castro Chaves

Gonçalves, Marco Antonio; LAGROU, E.; Segala, Lygia; CHAVES, Wagner N.D.;GEIGER, Amir. Acervo Mafuá: uma etnografia da pintura e do design popular no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria Lima do Valle

GONDAR, Jô; CAVALCANTI, A. H.; Jobim e Souza, S.; Almeida, L. P.;GEIGER, Amir. Nas entrelinhas do visível: Mira Schendel encontra Walter Benjamin. 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto de Guimaraens Cavalcanti

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; RESENDE, Beatriz; DINIZ, J. C.; GIACOMINI, Sonia;GEIGER, Amir. Surrealismo no Brasil: A origem animal de deus, O púcaro búlgaro e Invenção de Orfeu: Flavio de Carvalho, Campos de Carvalho e Jorge de Lima. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Russi Tavares de Mello

ABREU, R.; Segala, Lygia; OLIVEIRA JR, Adolfo N.; FREIRE, J. R. Bessa;GEIGER, Amir. Tamiriki, pata yotono kwama: a reconstrução de uma casa, a valorização de uma cultura e o protagonismo dos ameríndios Kaxuyana às margens do rio Cachorro (Oriximiná - PA). 2014. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: RENATA RIBEIRO GOMES DE QUEIROZ SOARES

ABREU, R.; LIMA FILHO, M. F.; FONSECA, M. C. L.; MARTINS, A. C.; DODEBEI, V. L. D. L. M.;GEIGER, Amir. Em territórios do patrimônio cinematográfico: cinema, memória e patrimonialização. 2014. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Moura Mello

CUNHA, Olívia M. Gomes da; VELHO, Otávio; GOLDMAN, Marcio; GIUMBELLI, Emerson;GEIGER, Amir. Devoções manifestas: religião, pureza e cura em um templo da deusa hindu Kali (Berbice, Guiana). 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo

CUNHA, Olívia M. Gomes da; NEIBURG, Federico; LAGROU, E.; ANJOS, J. C. G.;GEIGER, Amir. Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandra Aguirre

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; COELHO, Maria Claudia; SINDER, V.; RIBEIRO, P. J. S.;GEIGER, Amir. Interação na produção e recepção de arte contemporânea. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Cozzi Lopes Pontes

SINDER, V.; GONCALVES, J. R. S.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; RIBEIRO, P. J. S.;GEIGER, Amir. Lévi-Strauss e o fim da arte - uma análise comparativa da estética de Lévi-Strauss com as ideias de Arthur Danto e Hans Belting. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Nunes de Sant'Anna

SINDER, V.; BOMENY, H.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; RIBEIRO, P. J. S.; FREITAS, R. F.;GEIGER, Amir. Marcas e metáforas do Rio de Janeiro vivido e escrito por Lima Barreto. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Dubeux Berardo Carneiro da Cunha

SANTOS, M. S.; SINDER, V.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; MONTENEGRO, S.;GEIGER, Amir. Autoria e direitos autorais: o caso Egberto Amin Gismonti. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lilian Leite Chaves

TEIXEIRA, C. C.; OLIVEIRA, L. R. C.; VENANCIO, A. T.; SAUTCHUK, C. E.;GEIGER, Amir. Loucura e experiência - seguindo loucos de rua e suas relevâncias. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Virna Virginia Plastino

VILAÇA, Aparecida; BORGES, Antonádia; VIANNA, Adriana; GOLDMAN, Marcio;GEIGER, Amir. FUERZA! Os tambores de candombe e suas pessoas, em Ansina, Montevidéu. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; GOLDMAN, Marcio; COLLINS, J.; COMERFORD, John Cunha;GEIGER, Amir. Genealogias, herança e pessoa judaicas no Suriname. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jayme Moraes Aranha Filho

GONCALVES, J. R. S.; DUARTE, Luis Fernando; Gonçalves, Marco Antonio; GORDON, Cesar;GEIGER, Amir. Guia da impermanência das exposições ? uma investigação sobre transformações do Museu Nacional do Rio nos anos 1940. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Braga Bacal

GONCALVES, J. R. S.; NAVES, Santuza C.; LAGROU, E.; Gonçalves, Marco Antonio; VELHO, Otávio;GEIGER, Amir. O produtor como autor: o digital como ferramenta, fetiche e estética. 2010. Tese (Doutorado em antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS.

Aluno: João Marcus Figueiredo Assis

MARIZ, Cecília Loreto; Birman, Patrícia; MACHADO, Maria das Dores Campos;GEIGER, Amir. Negociações para o convívio no catolicismo na Diocese de Nova Iguaçu-RJ,. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Goreth Santos

MARIZ, Cecília Loreto; MACHADO, Maria das Dores Campos; CONTINS, Márcia; ROHDEN, Fabíola;GEIGER, Amir. Representações sobre sexualidade entre os solteiros evangélicos. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: María Eloísa Martín

VELHO, Otávio; GOLDMAN, Marcio; LOPES, José Sérgio Leite; MARIZ, Cecília Loreto;GEIGER, Amir. No me arrepiento de este amor: um estudo etnográfico das práticas de sacralização de uma cantora argentina. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Eugenio

CASTRO, Eduardo Viveiros de; VELHO, Gilberto; VELHO, Otávio; ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de;GEIGER, Amir. Hedonismo competente: antropologia de urbanos afetos. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: REGINA MARIA DE FÁTIMA CAMARGOS

PAULA, Silvana Gonçalves de; COSTA, Heloísa Soares Moura; ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de; CARNEIRO, Maria José; COMERFORD, John Cunha; ALIMONDA, Héctor;GEIGER, Amir. Homem, natureza e sensibilidades ambientais: as concepções de áreas naturais protegidas. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: SOLANGE EPELBOIM

KRÜGER, Helmuth; FARIAS, Francisco R de; PEREIRA, Marcos e; MOURA, Maria Lucia Seidl de; LESSA, Renato;GEIGER, Amir. Auto e heteropercepção da comunidade judaica. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rolando Jesús Silla

VELHO, Otávio; SEYFERT, Giralda; GIUMBELLI, Emerson; NEIBURG, Federico;GEIGER, Amir. Santos e nação: crianceros católicos na fronteira austral argentino-chilena (Neuquén). 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wesley Aragão Moraes

VILAÇA, Aparecida; VELHO, Otávio; FAUSTO, Carlos; MAGNANI, José Guilherme;GEIGER, Amir. Xamãs na metrópoloe: o pajé e a Nova Era. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana de Holanda Cavalcanti

LIFSCHITZ, J. A.; BARBOSA, W. D.;GEIGER, Amir. Música e memória: a constituição da Escola de Cultura e Saúde Semente da Jurema. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Werneck Pereira Jeronymo

DODEBEI, V.; Cocco, Giuseppe; AMOROSO, Mauro; FARIAS, Francisco R de;GEIGER, Amir. Memória, resistência e informação: ecologia digital e as vítimas da violência do Estado. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Cardoso Alvares

VIEIRA, A. L. C.; FARIAS, P.; LESSA, Carlos; LIMA, L.M.;GEIGER, Amir. Memórias suburbano-ferroviárias: formas de institucionalização na cidade partida. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tiago Coutinho PARENTE

Lima Neto, Manoel Ricardo; FACINA, Adriana; BARBALHO, Alexandre A.;GEIGER, Amir. Iracema, horizontes de memória do mito incessante. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Waldelice Maria Silva de Souza

FREIRE, J. R. Bessa; CASA NOVA, Vera L.C.; LIGIERO, J. L.; GELADO, Viviana;GEIGER, Amir. Oráculo do risco da semente - os instrumentos divinatórios de Ifá na manutenção da memória coletiva afrodescendente. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J.; HELAL, Ronaldo; LIMA, L.M.;GEIGER, Amir. Os estádios cariocas como devir e o paradigma sucessório das sociedades imaginadas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rejane Moura Nunes

Maurano, Denise; SIRELLI, N. M.; LEVY, Sofia D.;GEIGER, Amir. Territórios subjetivos em Saúde Pública: contribuições da psicanálise à memória social. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Carolina da Costa

Toledo, L. H.; Andrello, G.;GEIGER, Amir. Nas tramas da revitalização: conflitos e movimentos na zona portuária do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: André Jacques Martins Monteiro

GOMES, E. C.; Pinto, S.C.S.; Reis, C. E.;GEIGER, Amir. Sombras da memória: relatos de violência e morte na construção da imagem do lugar através do livro História de Vassouras. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suia Omim Arruda de Castro Chaves

Gonçalves, Marco Antonio; LAGROU, E.;GEIGER, Amir. Acervo Mafuá - uma etnografia da pintura e do design popular no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto de Guimaraens Cavalcanti

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; BRITTO, P. H.; SINDER, V.; DINIZ, J. C. V.;GEIGER, Amir. Dialogos intertextuais do surrealismo no Brasil: Campos de Carvalho, Flavio de Carvalho, Murilo Mendes e Roberto Piva. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandra Aguirre

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; SINDER, V.;GEIGER, Amir. Etnometodologia e arte contemporânea. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; GOLDMAN, Márcio;GEIGER, Amir. Genealogias, herança e pessoa judaica no Suriname. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Marcus Figueiredo Assis

MARIZ, Cecília Loreto; MACHADO, Maria das Dores Campos;GEIGER, Amir. Negociações para o convívio: aproximações e distanciamentos entre a Renovação Católica Carismática e as Comunidades Eclesiais de Base na Diocese de Nova Iguaçu - RJ. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Goreth Santos

GEIGER, Amir; MARIZ, Cecília Loreto; ROHDEN, Fabíola. Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm'- representações sobre sexualidade entre os solteiros evangélicos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Burocco

RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; LEITE, Marcia Pereira;GEIGER, Amir. Do Porto Maravilha às Olimpíadas 2016 - análise do olhar ao Porto do Rio de Janeiro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos de Faria e Souza

ASSIS, J. M. F.;GEIGER, Amir. Utilização de documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros na realização de 'filme de arquivo'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joyce Rocha de Aquino Fontoura

ASSIS, J. M. F.;GEIGER, Amir. Arquivologia e oralidade: diálogos iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alyssa Medeiros de Oliveira Lima Barreto

CAVALCANTI, A. H.; FREIRE, S. C.;GEIGER, Amir. Memória e literatura na série Harry Potter, de J.K.Rowling. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andreia Cesar dos Santos

LEITE, Marcia Pereira; MEDEIROS, Bianca Freire;GEIGER, Amir. Juventude e violência urbana na mídia: uma reflexão acerca do projeto Falcâo: meninos do tráfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Mendonça Domingos

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; RODRIGUES, José Augusto;GEIGER, Amir. Entre a arte e o social: o Brasil de Mário de Andrade e Sergio Buarque de Holanda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIFSCHITZ, J. A.; DODEBEI, V.; PINTO, D. S.; CAVALCANTI, A. H.;GEIGER, Amir. seleção de candidatos para ingresso em mestrado e doutorado. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Pinto, Diana S.; VIEIRA, A. L. C.; CAVALCANTI, A. H.;GEIGER, Amir. comissão de seleção de candidatos a mestrado em Memória Social. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

REZENDE, Cláudia Barcelos; PRADO, Rosane; PICANÇO, Felícia; FERREIRA, Bernardo;GEIGER, Amir. seleção de candidatos para mestrado em ciências sociais. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, Sandra de Sá; LEITE, Marcia Pereira; REBELLO, Carlos Eduardo; MEDEIROS, Bianca Freire;GEIGER, Amir. seleção de candidatos para mestrado em ciências sociais. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Eduardo Bento de Mello Soares

SOARES, Luiz Eduardo. "Uma Antropologia sem Métier: Primitivismo e Crítica Cultural no Modernismo Brasileir". 1999. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.. . Da Crise à Crase: a conversão histerética de Alceu Amoroso Lima.. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.. . Uma Antropologia sem Métier: primitivismo e crítica cultural no Modernismo brasileiro.. 1999. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Goldman

Velho, Otávio Guilherme Alves; Geiger, Amir;Goldman, M.; Afonso, Carlos; Soares, Luiz Eduardo. Uma Antropologia sem Métier: Primitivismo e Crítica Cultural no Modernismo Brasileiro. 1999. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Goldman

Velho, Otávio Guilherme Alves; Geiger, Amir;Goldman, M.. Considerações para um Estudo Antropológico do Primitivismo Modernista Brasileiro. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sabrina Dinola

Na trilha da tradição e dos ruídos de ruptura: a atuação de novos agentes de memória no debate sobre preservação e patrimonialização da música no Brasil; Início: 2018; Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Tiago Carvalho Gomes de Almeida

'Que bom que você veio sem avisar' - notícias audiovisuais das ações locais exemplares dos apanhadores de flor do alto Jequitinhonha; 2018; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

MARIANE APARECIDA DO NASCIMENTO VIEIRA

Narrativa dos ameríndios: disseminação de uma visão do contemporâneo; 2017; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

Renan Conceição Figueiredo

Entre cibercultura e projetos: os desafios da preservação da memória institucional privada; 2015; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

Lucas Cardoso Alvares

O Rio civilliza-se: memórias das Sociedades Carnavalescas, uma perspectiva brasileira; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

Ana Márcia Cabral Linhares Mourthé

A memória no livro clássico da Ioga hindu - Yoga sutras de Patanjali; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Mariana Pereira do Sacramento

Povos tradicionais de terreiro: memória e construção de relações nas políticas de patrimônio; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Cleiza Deccache Maia

Românticos, Cardeais e Literatos: um olhar histórico para algumas narrativas de nação e brasilidade em torno da ideia de patrimônio; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Marise Reis de Magalhães

Memória em movimento: remontagem de obras da dança moderna e contemporânea brasileiras; 2013; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Sabrina Dinola Gama Silva

Imagens que dão voz - a memória discursiva da música brasileira nos documentários contemporâneos; 2012; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Amir Geiger;

Marcela Marques Serrano

Sem forró e sem peixeira: o nordestino com a palavra; 2004; 163 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Amir Geiger;

Bruna da Cunha Guterman

Um olhar múltiplo sobre a fotografia dos garis da Lapa - provocações, desabafos e impressões na 'brand Lapa' carioca; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Sabrina Dinola Gama Silva

A trajetória de Sivuca e o cenário musical brasileiro na década de 1950; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Ana Carolina Barbosa Chavante

De santanenses a quilombolas: oralidades, memórias e patrimônio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Aline Pina

A pintura digital e os paradigmas contemporâneos: o desafio da Museologia frente ao digital imaterial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

MARIANE APARECIDA DO NASCIMENTO VIEIRA

O corpo musealizado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Bárbara Paixão de Abreu Janon

O diálogo do Catete com seu tempo: a 'gualin' do TTK; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renan Conceição de Figueiredo

Entre cibercultura e projetos: os desafios da preservação da memória institucional privada; ; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

OTAVIO GUILHERME CARDOSO ALVES VELHO

DA CRISE A CRASE: A CONVERSAO HISTERICA DE A; A; L; ; 1992; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho;

OTAVIO GUILHERME CARDOSO ALVES VELHO

Uma Antropologia Sem Métier: Primitivismo e Crítica Cultural no Modernismo Brasileiro; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GEIGER, AMIR ; RIBEIRO, LEILA BEATRIZ . A dialética do `negativo 25’: algumas notas e analogias da materialidade em narrativas fotográficas. PONTODEACESSO (UFBA) , v. 10, p. 116, 2017.

  • GEIGER, Amir . A conversão contramoderna de Alceu Amoroso Lima. Religião & Sociedade , Rio de Janeiro, v. 25, n.1, p. 39-71, 2005.

  • VELHO, Otávio (Org.) ; GEIGER, Amir (Org.) . Antinomias do real. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018. v. 1. 456p .

  • GEIGER, Amir . Memória submersa de outro patrimônio. In: Vera Dodebei ; Francisco R. de Farias ; Jô Gondar. (Org.). Por que memória social?. 1ed.Rio de Janeiro: Híbrida, 2016, v. 1, p. 279-294.

  • ORRICO, Evelyn Dill ; Dinola, Sabrina ; GEIGER, Amir . O filme documentário como discurso de patrimonialização da música popular brasileira. In: Cécile Tardy ; Vera Dodebei. (Org.). Memória e novos patrimônios. 1ed.Marseille: OpenEdition Press, 2015, v. , p. 01-10.

  • ORRICO, Evelyn Dill ; Dinola, Sabrina ; GEIGER, Amir . Le film documentaire en tant que discours de patrimonialisation de la musique populaire brésilienne. In: Cécile Tardy ; Vera Dodebei. (Org.). Mémoire et nouveaux patrimoines. 1ed.Marseille: OpenEdition Press, 2015, v. , p. 01-10.

  • GEIGER, Amir ; VELHO, Otávio . A liminaridade antropofágica de Roberto DaMatta ou Tupi or not tupi? A virtude está no meio. In: Laura Graziela Gomes; Lívia Barbosa; José Augusto Drummond. (Org.). O Brasil não é para principiantes - Carnavais, Malandros e Heróis, 20 anos depois. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000, v. , p. 67-83.

  • DODEBEI, V. ; GEIGER, Amir ; Monteiro, Elizabeth C. da Costa ; Silva, Sabrina Dinola G. . rastros memoriais da arte digital. In: ctcm2013 - conferencia sobre tecnologia, cultura e memória - estratégias para preservação e acesso à informação, 2013, recife. Anais do CTCM 2013, 2013.

  • Dinola, Sabrina ; ABREU, R. ; GEIGER, Amir . Listas audíveis, coleções conectáveis: agentes de memória e versões de registro de música. In: 41o Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS, 2017, Caxambu. 41o Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS, 2017, 2017.

  • Dinola, Sabrina ; ABREU, R. ; GEIGER, Amir . Listas audíveis, coleções conectáveis: Agentes de memória e versões de registro de música. SOCIEDADE E CULTURA (IMPRESSO) , 2018.

  • GEIGER, Amir . Religião, modos de conhecimento antropológico, ou vice-versa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Orrico, Evelyn ; Silva, Sabrina Dinola G. ; GEIGER, Amir . O filme documentário como discurso de patrimonialização da música popular brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILLELA, Jorge M. ; GEIGER, Amir . Mnemotécnicas do Estado e fabricação de famílias: memória, redes e virtualidades no sertão pernambucano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GEIGER, Amir . Um casamento e quantos funerais: englishness de Bateson, imbroglio de Naven, e affaires cultural-funcionalistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GEIGER, Amir . O pensamento selvagem e a retinização do carisma, ou: se eu fosse antropólogo, queria ser Cézanne. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GEIGER, Amir . Fases de Bateson, fases da antropologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GEIGER, Amir . Naven como fase antropológica de G.Bateson. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIGER, Amir . A imaginação modernista, o pensamento selvagem, e vice-versa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GEIGER, Amir . Sensibilidade moderna e inteligibilidade religiosa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIGER, Amir . Histórias da antropologia como antimitos da disciplina: alguns paradoxos da antropologia brasileira e suas denegações. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GEIGER, Amir . Conversão religiosa, modernidade e a crença modernista. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIGER, Amir . OTurista Aprendiz e a viagem etnográfica de Mario de Andrade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GEIGER, Amir . Apresentação. rio de janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . zumbido. rio de janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • GEIGER, Amir . Palavras fronteiriças. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . Apresentaçao, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RODRIGUES, D. S. ; ASSIS, J. M. F. ; GEIGER, Amir . Apresentação. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . Cronótopos de uma nação distópica: o nascimento da 'dependência' no México porfiriano tardio. Rio de Janeiro: PPGAS - MN / Contracapa, 2009. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Sobre Naven. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . O filósofo e os Crow. Rio de Janeiro: PPGAS - MN / Contracapa, 2008. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Pós-fácil. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • GEIGER, Amir . Entrevista: "a máquina de cultura - de Geertz a Hollywood", 2007. (Tradução/Outra).

  • SOUZA, Marcela Coelho de ; GEIGER, Amir . Como sabemos o que é verdade? O caso do mana em Fiji. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2006. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Lares de cuidado e linhas de sucessão: algumas indicações etnográficas na França, hoje. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2006. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Entrevista: A prática etnográfica como compartilhamento do tempo e como objetivação. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2006. (Tradução/Outra).

  • GEIGER, Amir ; VASSALO, Simone Pondé . O que se encobre na violência das imagens de procriação dos filmes de ficção científica. Rio de Janeiro: ContraCapa - PPGAS, 2005. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Identidade e alteridade entre os Ese Ejja da Bolívia Setentrional. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2005. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Não congelarás a imagem, ou como não desentender o debate ciência-religião. Rio de Janeiro: ContraCapa - PPGAS, 2004. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . O arquivo total da humanidade: utopia enciclopédica e divisão do trabalho na etnologia francesa. Porto Alegre: Revista Horizontes Antropológicos (UFRGS), 2003. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Ruído e determinismo: diálogos espinosistas entre antropologia e biologia. Rio de Janeiro: Revista Mana (UFRJ - ContraCapa Ed.), 2003. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Os conteúdos das visões da ayahuasca. Rio de Janeiro: ContraCapa / PPGAS-MN-UFRJ, 2003. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Coesão e diversificação: os descendentes da nobreza na França (artigo de Monique de Saint Martin). Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . resenha de: Águias, Burros e Borboletas: um estudo antropológico do jogo do bicho, de Roberto DaMatta e Elena Soárez.. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001 (resenha).

  • GEIGER, Amir . resenha de: Razão e Diferença. Afetividade, racionalidade e relativismo no pensamento de Lucien Lévy-Brühl, de Marcio Goldman. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996 (resenha).

  • GEIGER, Amir . resenha de: Freud, Raça e Sexos, de Sander Gilman. Rio de Janeiro: Ediora Fiocruz, 1995 (resenha).

  • GEIGER, Amir . verbetes relativos a Ciências Sociais da Oxford Illustrated Encyclopaedia, para a Nova Enciclopédia Ilustrada Folha de S. Paulo. Oxford: Oxford University Press, 1994. (Tradução/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GEIGER, Amir . parecer ad hoc - concurso de dissertaçoes e teses. 2012.

GEIGER, Amir . parecer editorial para Campos - Revista de Antropologia Social. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . Revista Interseções - parecer editorial. 2006.

GEIGER, Amir . Cadernos de Antropologia e Imagem - parecer editorial. 2006.

GEIGER, Amir . Revista Ciência Hoje - parecer editorial. 2006.

GEIGER, Amir . Revista Interseções - parecer editorial para publicação de artigo. 2006.

GEIGER, Amir . Revista Enfoques - pareceres editoriais. 2005.

GEIGER, Amir . revisão de tradução: (artigo de Aant Elzinga: A Unesco e a política de cooperação internacional no campo da ciencia). 2004.

GEIGER, Amir . parecer editorial para publicação de tese de sociologia. 2002.

GEIGER, Amir . Revista Interseções - parecer editorial para publicação de artigo. 2001.

GEIGER, Amir . História, Ciência, Saúde - Manguinhos - parecer editorial para publicação de artigo. 2000.

GEIGER, Amir . Revista Estudos Históricos - parecer editorial para publicação de artigo. 2000.

GEIGER, Amir . Antinomias do real (autor: Otávio Velho). 2017. (Editoração/Livro).

GEIGER, Amir . Mais realistas do que o rei (autor: Otávio Velho). 2004. (Editoração/Livro).

GEIGER, Amir ; VELHO, Otávio . Besta-Fera: recriação do mundo (de Otávio Velho). 1995. (Editoração/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Uma arqueologia da ideia de patrimonio cultural brasileiro - a viagem etnografica de Mario de Andrade, Descrição: O objetivo da pesquisa é uma arqueologia da idéia de patrimônio cultural brasileiro, em sentido muito específico ? o do patrimônio como idéia. Não se trata de contextualizar as idéias daqueles que criaram os conceitos e mecanismos que possibilitaram a formação de um patrimônio cultural do/no Brasil, mas sim ? em diálogo com esse campo já bastante consolidado ? explorar suas condições de possibilidade, sua presença e contribuição para uma ?experiência de Brasil? e de cultura brasileira. Assim como para a arqueologia os objetos recolhidos não são apenas vestígios de uma presença passada inteiramente objetual, aqui também trata-se de procurar aquilo que extravasa os esquemas e as realizações prontas e acabadas. Nesta ?arqueologia?, os fragmentos não são apenas elementos de um quebra-cabeça cuja montagem permite chegar à objetualidade do passado, mas sim indícios, sinais com que o arqueólogo entra em relação interpretativa: uma relação que não está baseada em deduções e sim em abduções: uma comunicação que, não sendo presencial, se dá forçosamente através de objetos e traços materiais, mas sempre na dependendência de uma premissa de humanidade nas duas pontas do processo (a do sujeito e a do objeto). Para este projeto, analogamente, as ?condições sociais e históricas? da pesquisa são também sua premissa: a existência de um espaço cultural/ideológico comum, ainda que com modificações importantes, ao da formação da idéia (e ao da instituição/institucionalização) do patrimônio. Não se trata nem de procurar noções, práticas ou figuras intelectuais precursoras, ancestrais das do presente, nem por outro lado de tentar demonstrar a atualidade daquelas. Devemos supor que em algum momento ? lógico e cronológico ?, o patrimônio material a ser preservado, na visão instituidora dos anos 1930, fez parte de um patrimônio imaterial da nação, totalmente dependente de um momento anterior, primitivista e de vanguarda, que se encontrou com um modo mais universitário de conhecimento d. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amir Geiger - Coordenador / sabrina dinola gama silva - Integrante / Lucas Cardoso Alvares - Integrante / Cleiza Deccache Maia - Integrante / Alex Medeiros Kornalewski - Integrante / Mariana Pereira do Sacramento - Integrante / Ana Márcia Cabral Linhares Mourthé - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2004 - 2007

    Técnica e experiência, religião e autenticidade moderna, Descrição: O eixo da pesquisa é o exame das conexões entre modernismo e ciências sociais, e em especial o primitivismo e a autenticidade cultural. Temas 'clássicos' como desencantamento do mundo e perda da aura estão ligados a modos inovadores de representação (expressionismo, cubismo, surrealismo, etnografia). Um dos focos é a relação entre arte, sagrado e ciência, conforme explorada por Gregory Bateson. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Amir Geiger - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Rastros memoriais da arte - tecnologia". Melhor trabalho apresentado na Conferência sobre tecnologia, cultura e memória, Universidade Federal de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia e Ciencias Sociais. , CCS - Av.Pasteur, 458, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: () 25421274, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2010

      Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, semnário de pesquisa em memória e patrimônio, estudos em memória social 1

    • 06/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa, .,Cargo ou função, membro de comissão e parecerista.

    • 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pos-Graduaçao em Memoria Social, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2009

      Ensino, arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia, introdução à sociologia

    • 03/2009

      Ensino, museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia cultural, antropologia dos museus, introdução à sociologia, antropologia cultural no brasil

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia

    • 03/2009 - 12/2009

      Ensino, história, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, introdução à antropologia

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia cultural

  • 2008 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor externo, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Professor externo/colaborador no Curso de Especialização em Sociologia Urbana (mestrado lato sensu), do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

  • 2003 - 2007

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Sociologia Urbana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em sociologia urbana

    • 04/2006 - 07/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro de conselho - Programa de Estudos Judaicos.

    • 05/2003 - 07/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

    • 10/2006 - 03/2007

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Religião, revolução e utopia (sociologia com cinema)

    • 10/2006 - 03/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia geral VII

    • 10/2006 - 03/2007

      Ensino, Sociologia Urbana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Paisagens políticas

    • 03/2006 - 10/2006

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em sociologia - Clássicos, modernos, primitivos

    • 03/2006 - 10/2006

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em sociologia - Sociologia da arte e da literatura

    • 03/2006 - 10/2006

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III

    • 03/2006 - 10/2006

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à antropologia

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral VII

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Sociologia I (Teorias do sagrado)

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral VII

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagens políticas: espaço sagrado e exílio

    • 04/2004 - 08/2004

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Sociologia (Religião e modernidade)

    • 04/2004 - 08/2004

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e antropologia da religião (sensibilidade moderna, inteligibilidade religiosa)

    • 08/2003 - 02/2004

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia II

    • 05/2003 - 08/2003

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Socioeconômica e Política Brasileira

  • 2005 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: colaboração em conselho editor, Enquadramento Funcional: colaboração não remunerada, Carga horária: 0

    Outras informações:
    colaboração sem remuneração

  • 2001 - 2001

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assistente de curso, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação Em Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

    • 07/2001 - 12/2001

      Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Críticas da Antropologia (Gregory Bateson e a antropologia)