Amir Geiger

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em História da Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo e antropologia (especialmente o caso brasileiro), gregory bateson, relação religião-arte, primitivismo.

Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

1993 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma antropologia sem métier: primitivismo e crítica cultural no modernismo brasileiro
Orientador: Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: modernismo; primitivismo; antropologia brasileira; crítica cultural.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Antropologia Social

1987 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da crise à crase: a conversão histerética de A.A.L.,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: conversão; Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde); Tristão de Athayde (Alceu Amoroso Lima); modernidade; religião e modernidade.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

1981 - 1985

Universidade Federal Fluminense
Título: Mito e ficção científica
Orientador: Wagner Neves Rocha

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Hebraico

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: História da Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica/Especialidade: Antropologia no Brasil.

Organização de eventos

GEIGER, Amir . Seminário Interno dos Alunos do PPCIS. 2006. (Outro).

GEIGER, Amir ; MAFRA, Clara . Seminário: Diálogos Interdisciplinares. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Seminário de Extensão.Memória, documento e cidadania: reflexões sobre direitos humanos e participação popular. 2017. (Seminário).

Mesa-Redonda: Memórias, museus e patrimônios.A conexão primitivista - notícias anacrônicas sobre patrimônio e autenticidade. 2013. (Simpósio).

Mesa-Redonda: Revolta e contracultura.Sombras dessemelhantes - contracultura e antropologia portátil. 2013. (Seminário).

Seminário de Antropologia da UFSCar.O cachorro do etnógrafo, ou os latidos intempestivos do modernismo. 2012. (Seminário).

34o Encontro Anual da Anpocs - Seminário Temático.Patrimônios, comunidades, sociedades: políticas, movimentos, reconfigurações. 2010. (Encontro).

Quartas Indomáveis.Entre o etnográfico e o nacional, a memória; entre o sensivel e o inteligível, o esquecimento - ou: Mario de Andrade como antropólogo batesoniano. 2009. (Outra).

Territórios sensíveis: diferença, agência e transgressão.Corpos, poderes e subjetividades? diferença por toda parte - sessão4: capturas/historicidades. 2009. (Seminário).

Quando o campo é o arquivo (de imagens)."Encontro antropologia e cinema"/ "Demanda de memória dos tecelões de pernambuco". 2008. (Seminário).

Saberes surrealistas.Revelação e surrealismo. 2007. (Seminário).

VIII Jornada Interna dos Alunos do PPGSA/IFCS.debatedor - mesa Imagens da Modernidade. 2006. (Seminário).

Seminário Etnografia e Tradução.coordenador da mesa sobre Etnografia e Tradução. 2005. (Seminário).

VII Jornada Interna dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.debatedor na mesa sobre Religião e Sociedade. 2005. (Outra).

Evento Comemorativo do Centenário de Nascimento de Gregory Bateson (1904-2004).Palestra: Aplicações na antropologia (Bateson libertário, a antropologia e o sagrado). 2004. (Encontro).

Rio de Janeiro: Palavra e Imagem - curso de extensão para estudantes de ciências sociais e áreas afins.Debatedor de palestra de Antonio Edmilson : O olhar do flaneur: cidade e crônicas. 2004. (Outra).

II Seminário dos Alunos do PPGAS -.Debatedor da Mesa sobre (In)visibilidades e percepções sociais (II Seminário dos Alunos do PPGAS - Museu Nacional). 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jose Ignacio Gomeza Gomez

FREIRE, J. R. Bessa; OLIVEIRA, J. P.;GEIGER, Amir. Em busca da memória e da identidade: o povo Charrua no Uruguai e no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarisse Rosa Dias de Jesus

ABREU, R.; VASSALO, Simone Pondé; SIMÃO, Luciene de Menezes;GEIGER, Amir. Jongo da Serrinha e a patrimonialização do imaterial: os dez primeiros anos da salvaguarda. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ion Fernandez de las Heras

VILLELA, Jorge M.; SILVA, Marcio;GEIGER, Amir. Algo a fazer: oicogênese e arquitetura no Vale de Araotz (País Basco). 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Caroline Carvalho da Veiga

RIBEIRO, L. B.; OLIVEIRA, Wilson Filho;GEIGER, Amir. Retomada e rememoração: uma análise de filmes brasileiros dos anos 1990. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Gonçalves Farias

FACEIRA, L. S.; Monteiro, Eliana;GEIGER, Amir. A metalinguagem da narrativa silenciosa nas ressignificações da Hollywood atual. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Soares Sant'Anna

SILVA, S. L. P.;GEIGER, Amir. Autorretratos em identidades virtuais: a experiência selfie. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kelly Castelo Branco da Silva Melo

RIBEIRO, L. B.; Orrico, Evelyn; Murguia, E. I.;GEIGER, Amir. Bibliófilos e bibliodetetives: personagens de patrimônio e memória. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joaquim paulo Rios Delphim

RIBEIRO, L. B.; Monteiro, Eliana;GEIGER, Amir. Por uma memória cinematográfica nos trilhos da ferrovia: o trem na tela do cinema. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa da Silva Gralha

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J.;GEIGER, Amir. Espaços de memória, lugares de esquecimento - Lima Barreto e a reinvenção do Sítio do Carico. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Carvalho Vogt

VIEIRA, A. L. C.; Andrade Neto, J. A.;GEIGER, Amir. O quilombo como semióforo: memória, reconhecimento e reparação. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Bertolo

Toledo, L. H.; Andrello, G.;GEIGER, Amir. Narrativas do espólio: uma etnografia sobre o fandango e a "perda" cultural caiçara. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J.; RIBEIRO, L. B.;GEIGER, Amir. O futebol na visão dos grafites: os casos de Buenos Aires e Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Cristina da Costa Monteiro

DODEBEI, V.; HOLANDA, G.;GEIGER, Amir. A memória da arte eletrônica - um olhar patrimonial digital sobre arquivos, banco de dados virtuais e museus. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Henrique Silva

Pinto, Diana S.; CONDURU, R.; LIGIERO, J. L.;GEIGER, Amir. Raízes e rizomas - performances e memórias do candomblé no teatro do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Paula Lima de Mattos

ABREU, R.; FRADE, I. N.; RIBEIRO, L. B.;GEIGER, Amir. A construção do artista popular e sua obra - a trajetoria de Adalton Fernandes Lopes no Museu Casa do Pontal. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ALEX PEREIRA DE HOLANDA

DODEBEI, V.; FARIAS, Francisco R de; STAMPA, I. T.;GEIGER, Amir. A face oculta da ditadura - Memórias (Re)veladas e enquadramento. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antònio Tostes Baeta Vieira

RIBEIRO, L. B.; MENDONCA, P. K.;GEIGER, Amir. Os cassinos trio de luxo do Rio de Janeiro: Atlântico, Copacabana e Urca. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Costa de Oliveira

CAVALCANTI, A. H.; SANTOS, R. M. F.;GEIGER, Amir. O futuro do pretérito - a experiência da memória como criação. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Massadar Morel

VERAN, J.; CASTRO, Eduardo Viveiros de;GEIGER, Amir. Da "reabilitação do primitivo" - diálogos entre antropologia e antropofagia de Oswald de Andrade. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata de Souza Nogueira

CURY, M. X.; BITTAR, W.;GEIGER, Amir. Quando um cemitério é patrimônio cultural. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlia Messina

SINDER, V.; RIBEIRO, P. J. S.;GEIGER, Amir. Nas entrelinhas - o Rio de Janeiro do século XX segundo os Diários de Lima Barreto. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Gomes de Castro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; GOLDMAN, Marcio;GEIGER, Amir. Demarcadores e objetos em campanha - a Comissão Brasileira Demarcadora de Limites e a fabricação de fronteiras (1928-1947). 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Myrna Amaral Catinin de Souza

Pinto, Diana S.; FARIAS, Francisco R de; PASSOS, M. D.;GEIGER, Amir. Crônicas de encontros com a loucura: memórias, experiências e narrativas de estagiários no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (Niterói-RJ). 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Coeli Mendes Valadão

DODEBEI, V.; VIEIRA, A. L. C.; OLENDER, M.;GEIGER, Amir. Tradição e criação, memória e patrimônio - a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Freire Corrêa

SILVA, S. L. P.; GOMES, A. C.; PIRES, M. C. F.;GEIGER, Amir. Memória e comemoração - o Brasil nos festejos comemorativos de 1940 em Portugal. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: LORENA ALICIA BEST URDAY

SILVA, S. L. P.; MAUAD, A. M.; RODRIGUES, R. R.;GEIGER, Amir. 'A punto de despegar' - construção da memória nas imagens fotográficas realizadas pelas crianças e jovens de San Agustín (Peru). 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Rebello Ramos Mello

VIEIRA, A. L. C.; GOMES, E. C.; BORGES, C. N. F.;GEIGER, Amir. Memórias repentinas - a construção poética do Nordeste pelos repentistas da Feira de São Cristóvão (RJ). 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cosme José Marques da Silveira

Pinto, Diana S.; SANDRONI, C.; LINS, E. T.; FUKS, L.;GEIGER, Amir. O músico e sua ópera - narrativas, memórias e identidades dos músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-Segunda Grande Guerra. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatyana Marques de Macedo Cardoso

Pinto, Diana S.; Bastos, Liliana C.; ROCHA, H. A. B.;GEIGER, Amir. Construindo memórias e identidades por meio de narrativas: as experiências pessoais de docentes e discentes em pertencer ao Colégio Pedro II. 2011. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Mendonça Domingos

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; SINDER, V.;GEIGER, Amir. Visões de um Brasil moderno: os diálogos e as tensões nos ideais dos modernistas Mario de Andrade e Sergio Buarque de Holanda na busca por uma identidade nacional. 2010 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Souza Queiroz

Chagas, Mário S.;GEIGER, Amir. História da caricatura no Brasil ? um fardo nobre, cheio de memória e pertencimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paola Lins de Oliveira

GIUMBELLI, Emerson; LAGROU, E.;GEIGER, Amir. Desenhando com terços. 2009. Dissertação (Mestrado em antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS.

Aluno: Kleyton Rattes Gonçalves

FAUSTO, Carlos; CASTRO, Eduardo Viveiros de;GEIGER, Amir. O mel que outros faveiam: Guimarães Rosa e antropologia. 2009. Dissertação (Mestrado em antropologia social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Aluno: Lilian Leite Chaves

BORGES, Antonádia; ZANOTTA, Lia;GEIGER, Amir. 'Esse negócio de loucura, cê sabe né, fia?': integração e diferenciação pelas ruas de Ouro Preto. 2009. Dissertação (Mestrado em antropologia social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Aluno: Ypuan Garcia Costa

GOLDMAN, Márcio; MAFRA, Clara; VELHO, Otávio;GEIGER, Amir. Jamais fomos representacionalistas. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Luiz Cruz

NEIBURG, Federico; FAUSTO, Carlos;GEIGER, Amir; GORDON, Cesar. Breve história de um mercado futuro. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Gentil de Mello e Silva Botner

VELHO, Otávio; SEYFERTH, Giralda;GEIGER, Amir. Relações práticas guru-discípulo: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Evandro Sousa Bonfim

VELHO, Otávio; DUARTE, Luis Fernando; LUZ, Leila Amaral;GEIGER, Amir. Lista universal: sociabilidade e missão cristãs nos jardins suspensos da Babel virtual. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Marques Serrano

MARIZ, Cecília Loreto; MAFRA, Clara Jost; CAMPOS, Roberta;GEIGER, Amir. Sem forró e sem peixeira - o nordestino com a palavra. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Ferreira de Souza Leite

VELHO, Otávio; GOLDMAN, Márcio;GEIGER, Amir. Relacionando territórios: o sonho como objeto antropológico. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Burocco

Cocco, Giuseppe; SILVA, G. A.; SÁNCHEZ, Fernanda; Bocayuva Cunha, Pedro Claudio;GEIGER, Amir. Polos criativos de colonialidade no Sul. 2018. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rejane Moura Nunes

Maurano, Denise; Lima Neto, Manoel Ricardo; TENORIO, F. R.; SIRELLI, N. M.;GEIGER, Amir. 'Sou de lugar nenhum, aonde não vai ninguém' - a importância do território na saúde mental, entre a psicanálise e a memória social. 2018. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlio César Valente Ferreira

LIFSCHITZ, J. A.; CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; FERREIRA, Luiz Felipe; OLIVEIRA, Vicente Nepomuceno;GEIGER, Amir. Blocos de enredo: seu lugar e seus significados na configuração do carnaval carioca. 2018. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Moura Pereira

COELHO, Maria Claudia; BOMENY, H.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; BOTELHO, André;GEIGER, Amir. A nostalgia em tempos de exílio: as gramáticas emocionais do reencontro no romance As Brasas (1942). 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nolween Pianezza

FREIRE, J. R. Bessa; TARDY, Cécile; DAVALLON, Jean; DODEBEI, V. L. D. L. M.; LELEU-MERVIEL, Sylvie; JEANNERET, Y.;GEIGER, Amir. O imaterial na patrimonialização ou a memória ativa: circulações de saberes em contexto de parceria de produção audiovisual. 2017. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Gomes de Castro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; NEIBURG, Federico; COMERFORD, John Cunha; TOMICH, Dale;GEIGER, Amir. Hacer la vida: inventos, negócios e trampas em um batey cubano. 2017. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Augusto Freitas de Meira

FREIRE, J. R. Bessa; GOMES, Flavio; Andrello, G.; DODEBEI, V.;GEIGER, Amir. A Persistência do Aviamento: Colonialismo e História Indígena no Noroeste Amazônico. 2017. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Carolina Costa

Toledo, L. H.; Andrello, G.; Peggion, Edmundo; Pinto, Danilo Souza;GEIGER, Amir. Nas tramas da revitalização: associativismos e movimentos na zona portuária do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Renata Daflon Leite

DODEBEI, V. L. D. L. M.; ABREU, R.; FRADE, I. N.; MALINAS, Damien;GEIGER, Amir. O festival de Avignon, 'Un Festival des Arts Vivants': afetos e intensidades na transmissão e reinvenção do patrimônio na cidade. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Eduardo Machado S

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; COELHO, Maria Claudia; SINDER, V.; AGUIRRE, Alexandra;GEIGER, Amir. Fernandes. Vir a ser e ver a si: fluxos musicais de auto-reflexividade. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Jacques Martins Monteiro

GOMES, E. C.; VIEIRA, A. L. C.; Pinto, S.C.S.; Reis, C. E.;GEIGER, Amir. Vislumbres da alma da cidade: uma construção da imagem do lugar através do livro 'História de Vassouras'. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula da Silva

FREIRE, J. R. Bessa; MISSAGIA DE MATTOS, Izabel; ALBUQUERQUE, Marcos; LEVY, Sofia D.;GEIGER, Amir. O Rio de Janeiro continua índio: território do protagonismo e da diplomacia indígena no século xix. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Rocha Jaime

RIBEIRO, L. B.; LISSOVSKY, Mauricio; CAPISTRANO, Tadeu; FARIAS, Francisco R de;GEIGER, Amir. Coisas sem importância ou bens de poesia? A coleção do descarte e o Arquivo Universal da memória na arte contemporânea de Rosângela Rennó. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandra Arnold Rodrigues

GONDAR, Jô; BOCK, Wolfgang; KUPERMANN, Daniel; FARIAS, Francisco R de;GEIGER, Amir. Sublimação, experiência estética e memória social: o caráter transformador e transubjetivo da arte. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Maria dos Anjos

SILVA, S. L. P.; SCAFFO, M. F.; CAMPOS, Ricardo Bruno Cunha; FACEIRA, L. S.;GEIGER, Amir. Intimidade tutelada: memórias, justiça e direito na 'visita íntima' do sistema prisional do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suiá Omim Arruda de Castro Chaves

Gonçalves, Marco Antonio; LAGROU, E.; Segala, Lygia; CHAVES, Wagner N.D.;GEIGER, Amir. Acervo Mafuá: uma etnografia da pintura e do design popular no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria Lima do Valle

GONDAR, Jô; CAVALCANTI, A. H.; Jobim e Souza, S.; Almeida, L. P.;GEIGER, Amir. Nas entrelinhas do visível: Mira Schendel encontra Walter Benjamin. 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto de Guimaraens Cavalcanti

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; RESENDE, Beatriz; DINIZ, J. C.; GIACOMINI, Sonia;GEIGER, Amir. Surrealismo no Brasil: A origem animal de deus, O púcaro búlgaro e Invenção de Orfeu: Flavio de Carvalho, Campos de Carvalho e Jorge de Lima. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Russi Tavares de Mello

ABREU, R.; Segala, Lygia; OLIVEIRA JR, Adolfo N.; FREIRE, J. R. Bessa;GEIGER, Amir. Tamiriki, pata yotono kwama: a reconstrução de uma casa, a valorização de uma cultura e o protagonismo dos ameríndios Kaxuyana às margens do rio Cachorro (Oriximiná - PA). 2014. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Ribeiro Gomes de Queiroz Soares

ABREU, R.; LIMA FILHO, M. F.; FONSECA, M. C. L.; MARTINS, A. C.; DODEBEI, V. L. D. L. M.;GEIGER, Amir. Em territórios do patrimônio cinematográfico: cinema, memória e patrimonialização. 2014. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Moura Mello

CUNHA, Olívia M. Gomes da; VELHO, Otávio; GOLDMAN, Marcio; GIUMBELLI, Emerson;GEIGER, Amir. Devoções manifestas: religião, pureza e cura em um templo da deusa hindu Kali (Berbice, Guiana). 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo

CUNHA, Olívia M. Gomes da; NEIBURG, Federico; LAGROU, E.; ANJOS, J. C. G.;GEIGER, Amir. Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandra Aguirre

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; COELHO, Maria Claudia; SINDER, V.; RIBEIRO, P. J. S.;GEIGER, Amir. Interação na produção e recepção de arte contemporânea. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Cozzi Lopes Pontes

SINDER, V.; GONCALVES, J. R. S.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; RIBEIRO, P. J. S.;GEIGER, Amir. Lévi-Strauss e o fim da arte - uma análise comparativa da estética de Lévi-Strauss com as ideias de Arthur Danto e Hans Belting. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Nunes de Sant'Anna

SINDER, V.; BOMENY, H.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; RIBEIRO, P. J. S.; FREITAS, R. F.;GEIGER, Amir. Marcas e metáforas do Rio de Janeiro vivido e escrito por Lima Barreto. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Dubeux Berardo Carneiro da Cunha

SANTOS, M. S.; SINDER, V.; CASTRO, Ronaldo Oliveira de; MONTENEGRO, S.;GEIGER, Amir. Autoria e direitos autorais: o caso Egberto Amin Gismonti. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lilian Leite Chaves

TEIXEIRA, C. C.; OLIVEIRA, L. R. C.; VENANCIO, A. T.; SAUTCHUK, C. E.;GEIGER, Amir. Loucura e experiência - seguindo loucos de rua e suas relevâncias. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Virna Virgínia Plastino

VILAÇA, Aparecida; BORGES, Antonádia; VIANNA, Adriana; GOLDMAN, Marcio;GEIGER, Amir. FUERZA! Os tambores de candombe e suas pessoas, em Ansina, Montevidéu. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; GOLDMAN, Marcio; COLLINS, J.; COMERFORD, John Cunha;GEIGER, Amir. Genealogias, herança e pessoa judaicas no Suriname. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jayme Moraes Aranha Filho

GONCALVES, J. R. S.; DUARTE, Luis Fernando; Gonçalves, Marco Antonio; GORDON, Cesar;GEIGER, Amir. Guia da impermanência das exposições ? uma investigação sobre transformações do Museu Nacional do Rio nos anos 1940. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Braga Bacal

GONCALVES, J. R. S.; NAVES, Santuza C.; LAGROU, E.; Gonçalves, Marco Antonio; VELHO, Otávio;GEIGER, Amir. O produtor como autor: o digital como ferramenta, fetiche e estética. 2010. Tese (Doutorado em antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS.

Aluno: João Marcus Figueiredo Assis

MARIZ, Cecília Loreto; Birman, Patrícia; MACHADO, Maria das Dores Campos;GEIGER, Amir. Negociações para o convívio no catolicismo na Diocese de Nova Iguaçu-RJ,. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Goreth Santos

MARIZ, Cecília Loreto; MACHADO, Maria das Dores Campos; CONTINS, Márcia; ROHDEN, Fabíola;GEIGER, Amir. Representações sobre sexualidade entre os solteiros evangélicos. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Eloísa Martín

VELHO, Otávio; GOLDMAN, Marcio; LOPES, José Sérgio Leite; MARIZ, Cecília Loreto;GEIGER, Amir. No me arrepiento de este amor: um estudo etnográfico das práticas de sacralização de uma cantora argentina. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Eugenio

CASTRO, Eduardo Viveiros de; VELHO, Gilberto; VELHO, Otávio; ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de;GEIGER, Amir. Hedonismo competente: antropologia de urbanos afetos. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Maria de Fátima Camargos

PAULA, Silvana Gonçalves de; COSTA, Heloísa Soares Moura; ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de; CARNEIRO, Maria José; COMERFORD, John Cunha; ALIMONDA, Héctor;GEIGER, Amir. Homem, natureza e sensibilidades ambientais: as concepções de áreas naturais protegidas. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Solange Epelboim

KRÜGER, Helmuth; FARIAS, Francisco R de; PEREIRA, Marcos e; MOURA, Maria Lucia Seidl de; LESSA, Renato;GEIGER, Amir. Auto e heteropercepção da comunidade judaica. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rolando Jesús Silla

VELHO, Otávio; SEYFERT, Giralda; GIUMBELLI, Emerson; NEIBURG, Federico;GEIGER, Amir. Santos e nação: crianceros católicos na fronteira austral argentino-chilena (Neuquén). 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wesley Aragão Moraes

VILAÇA, Aparecida; VELHO, Otávio; FAUSTO, Carlos; MAGNANI, José Guilherme;GEIGER, Amir. Xamãs na metrópoloe: o pajé e a Nova Era. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana de Holanda Cavalcanti

LIFSCHITZ, J. A.; BARBOSA, W. D.;GEIGER, Amir. Música e memória: a constituição da Escola de Cultura e Saúde Semente da Jurema. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Werneck Pereira Jeronymo

DODEBEI, V.; Cocco, Giuseppe; AMOROSO, Mauro; FARIAS, Francisco R de;GEIGER, Amir. Memória, resistência e informação: ecologia digital e as vítimas da violência do Estado. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Cardoso Alvares

VIEIRA, A. L. C.; FARIAS, P.; LESSA, Carlos; LIMA, L.M.;GEIGER, Amir. Memórias suburbano-ferroviárias: formas de institucionalização na cidade partida. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tiago Coutinho Parente

Lima Neto, Manoel Ricardo; FACINA, Adriana; BARBALHO, Alexandre A.;GEIGER, Amir. Iracema, horizontes de memória do mito incessante. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Waldelice Maria Silva de Souza

FREIRE, J. R. Bessa; CASA NOVA, Vera L.C.; LIGIERO, J. L.; GELADO, Viviana;GEIGER, Amir. Oráculo do risco da semente - os instrumentos divinatórios de Ifá na manutenção da memória coletiva afrodescendente. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J.; HELAL, Ronaldo; LIMA, L.M.;GEIGER, Amir. Os estádios cariocas como devir e o paradigma sucessório das sociedades imaginadas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rejane Moura Nunes

Maurano, Denise; SIRELLI, N. M.; LEVY, Sofia D.;GEIGER, Amir. Territórios subjetivos em Saúde Pública: contribuições da psicanálise à memória social. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flavia Carolina da Costa

Toledo, L. H.; Andrello, G.;GEIGER, Amir. Nas tramas da revitalização: conflitos e movimentos na zona portuária do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: André Jacques Martins Monteiro

GOMES, E. C.; Pinto, S.C.S.; Reis, C. E.;GEIGER, Amir. Sombras da memória: relatos de violência e morte na construção da imagem do lugar através do livro História de Vassouras. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suiá Omim Arruda de Castro Chaves

Gonçalves, Marco Antonio; LAGROU, E.;GEIGER, Amir. Acervo Mafuá - uma etnografia da pintura e do design popular no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto de Guimaraens Cavalcanti

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; BRITTO, P. H.; SINDER, V.; DINIZ, J. C. V.;GEIGER, Amir. Dialogos intertextuais do surrealismo no Brasil: Campos de Carvalho, Flavio de Carvalho, Murilo Mendes e Roberto Piva. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandra Aguirre

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; SINDER, V.;GEIGER, Amir. Etnometodologia e arte contemporânea. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro

CUNHA, Olívia M. Gomes da; GOLDMAN, Márcio;GEIGER, Amir. Genealogias, herança e pessoa judaica no Suriname. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Marcus Figueiredo Assis

MARIZ, Cecília Loreto; MACHADO, Maria das Dores Campos;GEIGER, Amir. Negociações para o convívio: aproximações e distanciamentos entre a Renovação Católica Carismática e as Comunidades Eclesiais de Base na Diocese de Nova Iguaçu - RJ. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Goreth Santos

GEIGER, Amir; MARIZ, Cecília Loreto; ROHDEN, Fabíola. Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm'- representações sobre sexualidade entre os solteiros evangélicos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Burocco

RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; LEITE, Marcia Pereira;GEIGER, Amir. Do Porto Maravilha às Olimpíadas 2016 - análise do olhar ao Porto do Rio de Janeiro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos de Faria e Souza

ASSIS, J. M. F.;GEIGER, Amir. Utilização de documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros na realização de 'filme de arquivo'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joyce Rocha de Aquino Fontoura

ASSIS, J. M. F.;GEIGER, Amir. Arquivologia e oralidade: diálogos iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alyssa Medeiros de Oliveira Lima Barreto

CAVALCANTI, A. H.; FREIRE, S. C.;GEIGER, Amir. Memória e literatura na série Harry Potter, de J.K.Rowling. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andreia Cesar dos Santos

LEITE, Marcia Pereira; MEDEIROS, Bianca Freire;GEIGER, Amir. Juventude e violência urbana na mídia: uma reflexão acerca do projeto Falcâo: meninos do tráfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Mendonça Domingos

CASTRO, Ronaldo Oliveira de; RODRIGUES, José Augusto;GEIGER, Amir. Entre a arte e o social: o Brasil de Mário de Andrade e Sergio Buarque de Holanda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIFSCHITZ, J. A.; DODEBEI, V.; PINTO, D. S.; CAVALCANTI, A. H.;GEIGER, Amir. seleção de candidatos para ingresso em mestrado e doutorado. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Pinto, Diana S.; VIEIRA, A. L. C.; CAVALCANTI, A. H.;GEIGER, Amir. comissão de seleção de candidatos a mestrado em Memória Social. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

REZENDE, Cláudia Barcelos; PRADO, Rosane; PICANÇO, Felícia; FERREIRA, Bernardo;GEIGER, Amir. seleção de candidatos para mestrado em ciências sociais. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARNEIRO, Sandra de Sá; LEITE, Marcia Pereira; REBELLO, Carlos Eduardo; MEDEIROS, Bianca Freire;GEIGER, Amir. seleção de candidatos para mestrado em ciências sociais. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.. . Da Crise à Crase: a conversão histerética de Alceu Amoroso Lima.. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.. . Uma Antropologia sem Métier: primitivismo e crítica cultural no Modernismo brasileiro.. 1999. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Eduardo Bento de Mello Soares

SOARES, Luiz Eduardo. "Uma Antropologia sem Métier: Primitivismo e Crítica Cultural no Modernismo Brasileir". 1999. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Goldman

Velho, Otávio Guilherme Alves; Geiger, Amir;Goldman, M.; Afonso, Carlos; Soares, Luiz Eduardo. Uma Antropologia sem Métier: Primitivismo e Crítica Cultural no Modernismo Brasileiro. 1999. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Goldman

Velho, Otávio Guilherme Alves; Geiger, Amir;Goldman, M.. Considerações para um Estudo Antropológico do Primitivismo Modernista Brasileiro. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Sabrina Dinola

Na trilha da tradição e dos ruídos de ruptura: a atuação de novos agentes de memória no debate sobre preservação e patrimonialização da música no Brasil; Início: 2018; Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Tiago Carvalho Gomes de Almeida

'Que bom que você veio sem avisar' - notícias audiovisuais das ações locais exemplares dos apanhadores de flor do alto Jequitinhonha; 2018; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

Mariane Aparecida do Nascimento Vieira

Narrativa dos ameríndios: disseminação de uma visão do contemporâneo; 2017; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

Renan Conceição Figueiredo

Entre cibercultura e projetos: os desafios da preservação da memória institucional privada; 2015; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

Lucas Cardoso Alvares

O Rio civilliza-se: memórias das Sociedades Carnavalescas, uma perspectiva brasileira; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amir Geiger;

Ana Márcia Cabral Linhares Mourthé

A memória no livro clássico da Ioga hindu - Yoga sutras de Patanjali; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Mariana Pereira do Sacramento

Povos tradicionais de terreiro: memória e construção de relações nas políticas de patrimônio; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Cleiza Deccache Maia

Românticos, Cardeais e Literatos: um olhar histórico para algumas narrativas de nação e brasilidade em torno da ideia de patrimônio; 2014; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Marise Reis de Magalhães

Memória em movimento: remontagem de obras da dança moderna e contemporânea brasileiras; 2013; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Amir Geiger;

Sabrina Dinola Gama Silva

Imagens que dão voz - a memória discursiva da música brasileira nos documentários contemporâneos; 2012; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Amir Geiger;

Marcela Marques Serrano

Sem forró e sem peixeira: o nordestino com a palavra; 2004; 163 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Amir Geiger;

Bruna da Cunha Guterman

Um olhar múltiplo sobre a fotografia dos garis da Lapa - provocações, desabafos e impressões na 'brand Lapa' carioca; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Sabrina Dinola Gama Silva

A trajetória de Sivuca e o cenário musical brasileiro na década de 1950; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Ana Carolina Barbosa Chavante

De santanenses a quilombolas: oralidades, memórias e patrimônio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Aline Pina

A pintura digital e os paradigmas contemporâneos: o desafio da Museologia frente ao digital imaterial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Mariane Aparecida do Nascimento Vieira

O corpo musealizado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Bárbara Fagundes Paixão Ramos Baptista de Abreu

O diálogo do Catete com seu tempo: a 'gualin' do TTK; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Foi orientado por

Renan Conceição de Figueiredo

Entre cibercultura e projetos: os desafios da preservação da memória institucional privada; ; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho

DA CRISE A CRASE: A CONVERSAO HISTERICA DE A; A; L; ; 1992; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho;

Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho

Uma Antropologia Sem Métier: Primitivismo e Crítica Cultural no Modernismo Brasileiro; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho;

Produções bibliográficas

  • GEIGER, AMIR ; RIBEIRO, LEILA BEATRIZ . A dialética do `negativo 25’: algumas notas e analogias da materialidade em narrativas fotográficas. PONTODEACESSO (UFBA) , v. 10, p. 116, 2017.

  • GEIGER, Amir . A conversão contramoderna de Alceu Amoroso Lima. Religião & Sociedade , Rio de Janeiro, v. 25, n.1, p. 39-71, 2005.

  • VELHO, Otávio (Org.) ; GEIGER, Amir (Org.) . Antinomias do real. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018. v. 1. 456p .

  • GEIGER, Amir . Memória submersa de outro patrimônio. In: Vera Dodebei ; Francisco R. de Farias ; Jô Gondar. (Org.). Por que memória social?. 1ed.Rio de Janeiro: Híbrida, 2016, v. 1, p. 279-294.

  • ORRICO, Evelyn Dill ; Dinola, Sabrina ; GEIGER, Amir . O filme documentário como discurso de patrimonialização da música popular brasileira. In: Cécile Tardy ; Vera Dodebei. (Org.). Memória e novos patrimônios. 1ed.Marseille: OpenEdition Press, 2015, v. , p. 01-10.

  • ORRICO, Evelyn Dill ; Dinola, Sabrina ; GEIGER, Amir . Le film documentaire en tant que discours de patrimonialisation de la musique populaire brésilienne. In: Cécile Tardy ; Vera Dodebei. (Org.). Mémoire et nouveaux patrimoines. 1ed.Marseille: OpenEdition Press, 2015, v. , p. 01-10.

  • GEIGER, Amir ; VELHO, Otávio . A liminaridade antropofágica de Roberto DaMatta ou Tupi or not tupi? A virtude está no meio. In: Laura Graziela Gomes; Lívia Barbosa; José Augusto Drummond. (Org.). O Brasil não é para principiantes - Carnavais, Malandros e Heróis, 20 anos depois. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000, v. , p. 67-83.

  • DODEBEI, V. ; GEIGER, Amir ; Monteiro, Elizabeth C. da Costa ; Silva, Sabrina Dinola G. . rastros memoriais da arte digital. In: ctcm2013 - conferencia sobre tecnologia, cultura e memória - estratégias para preservação e acesso à informação, 2013, recife. Anais do CTCM 2013, 2013.

  • Dinola, Sabrina ; ABREU, R. ; GEIGER, Amir . Listas audíveis, coleções conectáveis: agentes de memória e versões de registro de música. In: 41o Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS, 2017, Caxambu. 41o Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS, 2017, 2017.

  • Dinola, Sabrina ; ABREU, R. ; GEIGER, Amir . Listas audíveis, coleções conectáveis: Agentes de memória e versões de registro de música. SOCIEDADE E CULTURA (IMPRESSO) , 2018.

  • GEIGER, Amir . Religião, modos de conhecimento antropológico, ou vice-versa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Orrico, Evelyn ; Silva, Sabrina Dinola G. ; GEIGER, Amir . O filme documentário como discurso de patrimonialização da música popular brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILLELA, Jorge M. ; GEIGER, Amir . Mnemotécnicas do Estado e fabricação de famílias: memória, redes e virtualidades no sertão pernambucano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GEIGER, Amir . Um casamento e quantos funerais: englishness de Bateson, imbroglio de Naven, e affaires cultural-funcionalistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GEIGER, Amir . O pensamento selvagem e a retinização do carisma, ou: se eu fosse antropólogo, queria ser Cézanne. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GEIGER, Amir . Fases de Bateson, fases da antropologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GEIGER, Amir . Naven como fase antropológica de G.Bateson. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIGER, Amir . A imaginação modernista, o pensamento selvagem, e vice-versa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GEIGER, Amir . Sensibilidade moderna e inteligibilidade religiosa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIGER, Amir . Histórias da antropologia como antimitos da disciplina: alguns paradoxos da antropologia brasileira e suas denegações. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GEIGER, Amir . Conversão religiosa, modernidade e a crença modernista. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GEIGER, Amir . OTurista Aprendiz e a viagem etnográfica de Mario de Andrade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GEIGER, Amir . Apresentação. rio de janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . zumbido. rio de janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • GEIGER, Amir . Palavras fronteiriças. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . Apresentaçao, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RODRIGUES, D. S. ; ASSIS, J. M. F. ; GEIGER, Amir . Apresentação. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . Cronótopos de uma nação distópica: o nascimento da 'dependência' no México porfiriano tardio. Rio de Janeiro: PPGAS - MN / Contracapa, 2009. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Sobre Naven. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GEIGER, Amir . O filósofo e os Crow. Rio de Janeiro: PPGAS - MN / Contracapa, 2008. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Pós-fácil. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • GEIGER, Amir . Entrevista: "a máquina de cultura - de Geertz a Hollywood", 2007. (Tradução/Outra).

  • SOUZA, Marcela Coelho de ; GEIGER, Amir . Como sabemos o que é verdade? O caso do mana em Fiji. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2006. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Lares de cuidado e linhas de sucessão: algumas indicações etnográficas na França, hoje. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2006. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Entrevista: A prática etnográfica como compartilhamento do tempo e como objetivação. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2006. (Tradução/Outra).

  • GEIGER, Amir ; VASSALO, Simone Pondé . O que se encobre na violência das imagens de procriação dos filmes de ficção científica. Rio de Janeiro: ContraCapa - PPGAS, 2005. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Identidade e alteridade entre os Ese Ejja da Bolívia Setentrional. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2005. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Não congelarás a imagem, ou como não desentender o debate ciência-religião. Rio de Janeiro: ContraCapa - PPGAS, 2004. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . O arquivo total da humanidade: utopia enciclopédica e divisão do trabalho na etnologia francesa. Porto Alegre: Revista Horizontes Antropológicos (UFRGS), 2003. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Ruído e determinismo: diálogos espinosistas entre antropologia e biologia. Rio de Janeiro: Revista Mana (UFRJ - ContraCapa Ed.), 2003. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Os conteúdos das visões da ayahuasca. Rio de Janeiro: ContraCapa / PPGAS-MN-UFRJ, 2003. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . Coesão e diversificação: os descendentes da nobreza na França (artigo de Monique de Saint Martin). Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002. (Tradução/Artigo).

  • GEIGER, Amir . resenha de: Águias, Burros e Borboletas: um estudo antropológico do jogo do bicho, de Roberto DaMatta e Elena Soárez.. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001 (resenha).

  • GEIGER, Amir . resenha de: Razão e Diferença. Afetividade, racionalidade e relativismo no pensamento de Lucien Lévy-Brühl, de Marcio Goldman. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996 (resenha).

  • GEIGER, Amir . resenha de: Freud, Raça e Sexos, de Sander Gilman. Rio de Janeiro: Ediora Fiocruz, 1995 (resenha).

  • GEIGER, Amir . verbetes relativos a Ciências Sociais da Oxford Illustrated Encyclopaedia, para a Nova Enciclopédia Ilustrada Folha de S. Paulo. Oxford: Oxford University Press, 1994. (Tradução/Outra).

Outras produções

GEIGER, Amir . parecer ad hoc - concurso de dissertaçoes e teses. 2012.

GEIGER, Amir . parecer editorial para Campos - Revista de Antropologia Social. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . parecer sobre ética em pesquisa para o CEP-Unirio. 2011.

GEIGER, Amir . Revista Interseções - parecer editorial. 2006.

GEIGER, Amir . Cadernos de Antropologia e Imagem - parecer editorial. 2006.

GEIGER, Amir . Revista Ciência Hoje - parecer editorial. 2006.

GEIGER, Amir . Revista Interseções - parecer editorial para publicação de artigo. 2006.

GEIGER, Amir . Revista Enfoques - pareceres editoriais. 2005.

GEIGER, Amir . revisão de tradução: (artigo de Aant Elzinga: A Unesco e a política de cooperação internacional no campo da ciencia). 2004.

GEIGER, Amir . parecer editorial para publicação de tese de sociologia. 2002.

GEIGER, Amir . Revista Interseções - parecer editorial para publicação de artigo. 2001.

GEIGER, Amir . História, Ciência, Saúde - Manguinhos - parecer editorial para publicação de artigo. 2000.

GEIGER, Amir . Revista Estudos Históricos - parecer editorial para publicação de artigo. 2000.

GEIGER, Amir . Antinomias do real (autor: Otávio Velho). 2017. (Editoração/Livro).

GEIGER, Amir . Mais realistas do que o rei (autor: Otávio Velho). 2004. (Editoração/Livro).

GEIGER, Amir ; VELHO, Otávio . Besta-Fera: recriação do mundo (de Otávio Velho). 1995. (Editoração/Livro).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Uma arqueologia da ideia de patrimonio cultural brasileiro - a viagem etnografica de Mario de Andrade, Descrição: O objetivo da pesquisa é uma arqueologia da idéia de patrimônio cultural brasileiro, em sentido muito específico ? o do patrimônio como idéia. Não se trata de contextualizar as idéias daqueles que criaram os conceitos e mecanismos que possibilitaram a formação de um patrimônio cultural do/no Brasil, mas sim ? em diálogo com esse campo já bastante consolidado ? explorar suas condições de possibilidade, sua presença e contribuição para uma ?experiência de Brasil? e de cultura brasileira. Assim como para a arqueologia os objetos recolhidos não são apenas vestígios de uma presença passada inteiramente objetual, aqui também trata-se de procurar aquilo que extravasa os esquemas e as realizações prontas e acabadas. Nesta ?arqueologia?, os fragmentos não são apenas elementos de um quebra-cabeça cuja montagem permite chegar à objetualidade do passado, mas sim indícios, sinais com que o arqueólogo entra em relação interpretativa: uma relação que não está baseada em deduções e sim em abduções: uma comunicação que, não sendo presencial, se dá forçosamente através de objetos e traços materiais, mas sempre na dependendência de uma premissa de humanidade nas duas pontas do processo (a do sujeito e a do objeto). Para este projeto, analogamente, as ?condições sociais e históricas? da pesquisa são também sua premissa: a existência de um espaço cultural/ideológico comum, ainda que com modificações importantes, ao da formação da idéia (e ao da instituição/institucionalização) do patrimônio. Não se trata nem de procurar noções, práticas ou figuras intelectuais precursoras, ancestrais das do presente, nem por outro lado de tentar demonstrar a atualidade daquelas. Devemos supor que em algum momento ? lógico e cronológico ?, o patrimônio material a ser preservado, na visão instituidora dos anos 1930, fez parte de um patrimônio imaterial da nação, totalmente dependente de um momento anterior, primitivista e de vanguarda, que se encontrou com um modo mais universitário de conhecimento d. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amir Geiger - Coordenador / sabrina dinola gama silva - Integrante / Lucas Cardoso Alvares - Integrante / Cleiza Deccache Maia - Integrante / Alex Medeiros Kornalewski - Integrante / Mariana Pereira do Sacramento - Integrante / Ana Márcia Cabral Linhares Mourthé - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2004 - 2007

    Técnica e experiência, religião e autenticidade moderna, Descrição: O eixo da pesquisa é o exame das conexões entre modernismo e ciências sociais, e em especial o primitivismo e a autenticidade cultural. Temas 'clássicos' como desencantamento do mundo e perda da aura estão ligados a modos inovadores de representação (expressionismo, cubismo, surrealismo, etnografia). Um dos focos é a relação entre arte, sagrado e ciência, conforme explorada por Gregory Bateson. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Amir Geiger - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Prêmios

2013

Rastros memoriais da arte - tecnologia". Melhor trabalho apresentado na Conferência sobre tecnologia, cultura e memória, Universidade Federal de Pernambuco.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia e Ciencias Sociais. , CCS - Av.Pasteur, 458, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: () 25421274, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2010

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, semnário de pesquisa em memória e patrimônio, estudos em memória social 1

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa, .,Cargo ou função, membro de comissão e parecerista.

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pos-Graduaçao em Memoria Social, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2009

    Ensino, arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia, introdução à sociologia

  • 03/2009

    Ensino, museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia cultural, antropologia dos museus, introdução à sociologia, antropologia cultural no brasil

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia

  • 03/2009 - 12/2009

    Ensino, história, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, introdução à antropologia

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia cultural

2008 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor externo, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor externo/colaborador no Curso de Especialização em Sociologia Urbana (mestrado lato sensu), do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

2003 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Sociologia Urbana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em sociologia urbana

  • 04/2006 - 07/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro de conselho - Programa de Estudos Judaicos.

  • 05/2003 - 07/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 10/2006 - 03/2007

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Religião, revolução e utopia (sociologia com cinema)

  • 10/2006 - 03/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia geral VII

  • 10/2006 - 03/2007

    Ensino, Sociologia Urbana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Paisagens políticas

  • 03/2006 - 10/2006

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em sociologia - Clássicos, modernos, primitivos

  • 03/2006 - 10/2006

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em sociologia - Sociologia da arte e da literatura

  • 03/2006 - 10/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III

  • 03/2006 - 10/2006

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à antropologia

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral VII

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Sociologia I (Teorias do sagrado)

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral VII

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagens políticas: espaço sagrado e exílio

  • 04/2004 - 08/2004

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Sociologia (Religião e modernidade)

  • 04/2004 - 08/2004

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e antropologia da religião (sensibilidade moderna, inteligibilidade religiosa)

  • 08/2003 - 02/2004

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia II

  • 05/2003 - 08/2003

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Socioeconômica e Política Brasileira

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: colaboração em conselho editor, Enquadramento Funcional: colaboração não remunerada, Carga horária: 0

Outras informações:
colaboração sem remuneração

2001 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assistente de curso, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação Em Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Críticas da Antropologia (Gregory Bateson e a antropologia)