Lúcio Kreutz

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (1966), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (1967), Mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Professor aposentado. Foi professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de março de 2007 a fevereiro de 2916. Pesquisador com bolsa PQ, e consultor ad-hoc em educação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),(1986-fevereiro de 2016), foi membro do Comitê Assessor em Educação no CNPq, de 2002 a 2005, membro do Comitê Assessor de Educação e Psicologia da FAPERGS,(2006-2008) membro do Instituto Histórico de São Leopoldo (1993-atual), Membro associado da ANPED (1986-atual); membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE),(2000-atual) membro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) (!995-atual). Integrante do Conselho Editorial de periódicos e de 2 coleções de livros na área da educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas:, Processo Escolar na Imigração alemã e italiana e polonesa, Etnia e Educação, Diversidade Cultural e Educação.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação: Filosofia da Educação

1981 - 1985

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: MAGISTERIO E IMIGRACAO ALEMA. O PROFESSOR PAROQUIAL CATOLICO TEUTO-BRASILEIRO DO RIO GRANDE DO SUL NO MOVIMENTO DA RESTAURACAO.
Orientador: LUIZ ANTONIO C. R. CUNHA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: imigração alemã e escola; Escola católica no Movimento de Restauração; Professor Paroquial Teuto-Brasileiro; Etnia e processo escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1977 - 1979

Instituto de Estudos Avançados Em Educação da Fundação Getúlio Vargas Rj
Título: OS MOVIMENTOS DE EDUCACAO POPULAR NO BRASIL DE 1961-64.,Ano de Obtenção: 1979
OSMAR FAVERO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação popular; Movimento de Educação de Base; Cultura Popular; MCP; CPC.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Latim

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Currículo Cultura e Sociedade.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

KREUTZ, L. ; NODARI, P.C. ; SACRAMENTO, Eliane Soares . V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. 2009. (Congresso).

KREUTZ, L. . XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2005. (Outro).

KREUTZ, L. . Seminário Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão. 2002. (Congresso).

KREUTZ, L. . Educação Básica. 2001. (Congresso).

KREUTZ, L. . Coordenação de trabalho: Fontes, Categorias e métodos de pesquisa em História da Educação. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Expperiências de escolarização étnica no Sul do Brasil (1850-1938). 2013. (Congresso).

V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974: escola pública com características de escola comunitária?. 2010. (Congresso).

Feira de Iniciação científica e Salão de Extensão da FEEVALE.Italianidade e educação: entrelaçando Histórias e Memórias. 2009. (Outra).

Feira de Iniciação científica e Salão de Extensão da UCS.Italianidade e educação: entrelaçando Histórias e Memórias. 2009. (Outra).

Feira de Iniciação científica e Salão de Extensão da UFRGS.Italianidade e educação: entrelaçando Histórias e Memórias. 2009. (Outra).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Iniciativas e movimentos comunitários na criação de espaços de escolarização (Bom Jesus/RS 1950/1962). 2009. (Congresso).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. A feminização do magistério e as representações sobre a mulher professora. 2009. (Congresso).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Saberes a ensinar: entre prescrições e práticas da cultura escolar na região colonial italiana, RS, Brasil, 1875 a 1930. 2009. (Congresso).

Socialização de Pesquisas dos Jovens Pesquisadores do Centro de Filosofia e Educação da UCS.Italianidade e educação: entrelaçando histórias e memórias. 2009. (Encontro).

VI Congresso Internacional de Educação. 2009. (Congresso).

XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.Indícios da cultura escolar na região colonial italiana do RS: ensinar e aprender em português. 2009. (Encontro).

XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.Os bastidores da formação acadêmica narrados por um grupo de professores. 2009. (Encontro).

XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação."O estudo da participação docente na elaboração das propostas de formação de professores: o desafio da metodologia". 2009. (Encontro).

XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2009. (Encontro).

14º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2008. (Encontro).

31ª Reunião Anual da ANPEd. 2008. (Encontro).

IV Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares. 2008. (Outra).

Seminário Internacional Saúde: Corporeidade - Educação. 2008. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de História da Educação. 2008. (Congresso).

VII Luso-Brasileiro de História da Educação. 2008. (Congresso).

Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas.Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas. 2006. (Seminário).

A Pedagogia Inaciana e os desafios para o ensino superior neste início de século.A Pedagogia Inaciana e os desafios para o ensino superior neste início de século. 2005. (Outra).

Congresso Internacional de Linguagem e Interação III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. Congresso Internacional de Linguagem e Interação. III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares.I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares. 2005. (Encontro).

IV Congresso Internacional de Educação. IV Congresso Internacional de Educação. A educação nas Fronteiras do Humano. 2005. (Congresso).

IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas. Mesa-Redonda: Educação e Imigração no Brasil. 2005. (Congresso).

Limites e possibilidades do processo de avaliação: o foco nas competências encerra a questão?.Limites e possibilidades do processo de avaliação: o foco nas competências encerra a questão?. 2005. (Outra).

Muitas Faces de uma Guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de Nacionalização no Sul do Brasil..Muitas Faces de uma Guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de Nacionalização no Sul do Brasil.. 2005. (Simpósio).

XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2005. (Encontro).

XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.Painel: Retrospectiva da ASPHE como associação científica no campo da educação: contribuição das diferentes gestões. 2005. (Encontro).

XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.Fundação e primeiros dois anos da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Painel do XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2005. (Encontro).

Seminário Internacional: Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina.Seminário Internacional: Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina. 2004. (Seminário).

X Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.X Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2004. (Encontro).

III Congresso Internacional de Educação - Tema: Educação na América Latina, nestes tempos de império. III Congresso Internacional de Educação - Tema: Educação na América Latina, nestes tempos de império. 2003. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Educação. IV Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Sessão Coordenada: Cultura, Etnia e Nação: As Concepções de Diferenças e Diversidadena Relação entre Projetos de Estado/Nação e Projetos Educacionais. 2002. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2002. (Seminário).

VI Simpósio Interdisciplinar em História: Êxodos e Migrações..VI Simpósio Interdisciplinar em História: Êxodos e Migrações.. 2001. (Simpósio).

23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2000. (Outra).

I Congresso Brasileiro de História da Educação. I Congresso Brasileiro de História da Educação. 2000. (Congresso).

II Congresso Internacional de Educação: Pesquisando e Gestando Outra Escola. Paradigmas da Pesquisa em Educação e Desafios Contemporâneos para Outra Escola. II Congresso Internacional de Educação: Pesquisando e Gestando Outra Escola. Paradigmas da Pesquisa em Educação e Desafios Contemporâneos para Outra Escola. 2000. (Congresso).

Seminário Internacional e XXVII Simpósio Anual do Cehila/Brasil. 500 Anos de Brasil e Igreja na América Meridional.Seminário Internacional e XXVII Simpósio Anual do Cehila/Brasil. 500 Anos de Brasil e Igreja na América Meridional. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Margarete De Quevedo

FRIGOTTO, G.; LOUSADA, V. L.;KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane Ângela. Verticalização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: concepções e de no IFRS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Cassiane Curtarelli Fernandes

VIDAL, Diana Gonçalves;GRAZZIOTIN, L.S.KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane Ângela; CAMACHO, L.. Uma história do Grupo Escolar Farroupilha: sujeitos e práticas escolares (farroupilha/RS, 1927-1949). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Julia Tomedi Poletto

KREUTZ, L.; WERLE, F. O. C.; AMARAL, Giana Lange Do;LUCHESE, Terciane Ângela. Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS, 1956-1972: processo identitário e cultura escolar compondo uma história. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Ruy de Almeida Barcellos

KREUTZ, L.; STEDILE, N. R.;LUCHESE, Terciane Ângela. O cuidado da enfermagem e suas representações no processo de formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Marcos Leandro Freitas Hübner

LUCHESE, Terciane Ângela; BLATTMANN, U.; RAMOS, F. B.;KREUTZ, L.. A biblioteca universitária na formação acadêmica: História da Biblioteca Central de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Alessandra Venier

ARRIADA, E.; XERRI, E. G.;LUCHESE, Terciane ÂngelaKREUTZ, L.. Memórias de professores e alunos no contexto escolar de Canela, RS (1930-1960). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Vanderlei Ricardo Guerra

STECANELA, N.; FERREIRA, P. M.; LUCHESE, T. A.;KREUTZ, L.. O princípio educativo do trabalho e as contribuições da Escola Senai Nilo Peçanha na educação profissional de jovens de Caxias do Sul, (2000-2012). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Valéria Alves Paz

KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane ÂngelaGRAZZIOTIN, L.S.. História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1936-1971). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Marina Matiello

LUCHESE, Terciane;KREUTZ, L.; RABELO, G.. História do Colégio Regina coeli: da escola confessional à escola comunitária (1948-1980). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Jordana Wruck Timm

ARENDT, I.;LUCHESE, Terciane ÂngelaKREUTZ, L.. a relação escola/comunidade na região das antigas colônias italianas no Nordeste do RSm 1915-1960. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Liliane Maria Viero Costa

LUCHESE, Terciane ÂngelaKREUTZ, L.; Possamai, Zita. A Escola de Belas Artes de Caxias do Sul: histórias e memórias (1949-1967). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Mayara Silvério Batista Rosa

BACKES, J. L.; NASCIMENTO, Adir Casaro;KREUTZ, L.. A representação do indígena no livro didático de história do ensino fundamental I do ensino público de Campo Grande, MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Claudia Luci Scussel

LUCHESE, Terciane ÂngelaKREUTZ, L.; FISCHER, B. T. D.. Constituindo-se professor(a): percursos, histórias e memórias docentes em Bento Gonçalves (1930-1960. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Fernanda Rodrigues Zanatta

KREUTZ, L.; LUCHESE, Terciane; ARENDT, I.. Diversidade cultural e políticas públicas educacionais: a proposta educacional de Barão/RS, de 1930-1960. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Carla Fernanda Thoen

ARENDT, I.;KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane Ângela. Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias da imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul, 1905-1950. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Mayara Silvério Batista Rosa

KREUTZ, L.; BACKES, J. L.. A representação do indígena no livro didático de história do ensino fundamental I (1 ao 5 ano) do ensino público de Campo Grande - MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Roque Maria Bocchese Grazziotin

KREUTZ, L.; PAVIANE, J.; CORBELINI, M.. Pressupostos da prática educativa na diocese de Caxias do Sul - 1934 a 1952. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Milena Cristina Aragão de Souza

KREUTZ, L.; FREITAS, Ana Maria G. B.;LUCHESE, Terciane Ângela. Aspectos históricos e contemporâneos sobre a interposição entre as identidades materna e docente na Educação Infantil: decorrências para a prática pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Roseli Maria Bergozza

KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane Ângela; AMARAL, Giana Lange Do. Escola complementar de Caxias: histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Carla Fernanda Carvalho Thoen

KREUTZ, L.; LUCHESE, Terciane;GRAZZIOTIN, L.S.. Processo identitário e cultura escolar nas antigas colonias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul nas primeiras décadas do século XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza

KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane Ângela; STECANELLA, N.. Enlaces históricos entre o papel materno e o papel docente: articulando o passado e o presente. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Fernanda Rodrigues Zanatta

KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane ÂngelaGRAZZIOTIN, L.S.. Gestão democrática e construção dos Planos Municipais de Educação dos componentes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Roseli Maria Bergozza

KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane ÂngelaGRAZZIOTIN, L.S.. Escola Normal Duque de Caxias: histórias da instituição formadora de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Gabriele Vieira Neves

KREUTZ, L.; BISOL, C.A.;KUIAVA, E.. A educação de surdos em Caxias do Sul de 1950 a 2008: uma história escrita por várias mãos. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Cineri Fachin Moraes

KREUTZ, L.; PERES, E. T.; STECANELLA, N.;LUCHESE, Terciane Ângela. Narrativas da formação acadêmica: quando as alunas são professoras. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Maria Alice Bogéa Praseres

KREUTZ, L.; FISCHER, Beatriz Daudt;GRAZZIOTIN, L.S.. A proposta da formação continuada da rede municipal de educação de São Luiz/MA: a participação docente na proposta. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Josélia Jantsch Ferla

KREUTZ, L.; GARBOSA, Luciane W.F.; BELLOCHIO, Cláudia R.; Oliveira, M.O. Helma Bersch e o ensino de música no contexto da imigração alemã católica do Vale do Taquari. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Josélia Jantsch Ferla

KREUTZ, L.; GARBOSA, Luciane W.F.; BELLOCHIO, Cláudia R.; Oliveira, M.O. O canto e a escola comunitária teuto-brasileira católica do Vale do Taquari: a história de vida da Professora Helma Bersch. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Regis Ferreira Negrão

KREUTZ, L.; KUHLMANN JUNIOR, M.; SILVA, V.B.. Imigração alemã e educação católica na Curitiba de finais do século XIX e início do XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Aluno: Monia Kothe

KREUTZ, L.; GARBOSA, Luciane W.F.; BELLOCHIO, Cláudia R.; LOURO, A. L. M. "Louvai cantando": o cancioneiro que (en)cantou a música e suas práticas na escola teuto-brasileira protestante de Ivoti-RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria das Graças Duvanel Rodrigues

KREUTZ, L.; VASCONCELOS, M.C.C; GARCIA, P.B.C. A imigração alemã e a educação na Petrópolis-Colonia (1843-1860). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Monia Kothe

KREUTZ, L.; GARBOSA, Luciane W.F.; LOURO, A. L. M; BELLOCHIO, Cláudia R.. "Louvai cantando": o cancioneiro que (en)cantou a música e suas práticas na escola teuto-brasileira protestante de Ivoti-RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roque Grazziotin

KREUTZ, L.; PAVIANE, J.; NODARI, P.C.. Pressupostos da prática educacional da Igreja Católica em Caxias do Sul no período de 1934-1952. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Maria Alice Bogéa Praseres

KREUTZ, L.GRAZZIOTIN, L.S.KUIAVA, E.. A proposta da formação continuada dos professores(as) da rede municial de educação de São Luis/MA e seus reflexos na prática pedagógica. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Cineri Facchin Moraes

KREUTZ, L.KUIAVA, E.; STECANELLA, N.. Professores de São Marcos e a representação de formação acadêmica em seus memoriais descritivos. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Jordana Bogo

KREUTZ, L.; LULLIE, Cristina; STEIN, Sofia. O uso e a relevância de conceitos geográficos no trabalho docente das séries iniciais. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Gisele Rizzon

KREUTZ, L.; STEIN, Sofia; LULLIE, Cristina. O inatismo presente nos processos de aquisição do conhecimento à luz da epistemologia genética de Jean Piaget. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Regis Ferreira Negrão

KREUTZ, L.; KUHLMANN JUNIOR, M.; SILVA, V.B.. Imigração Alemã e Educação Católica na Curitiba de finais do século XIX e início do XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educaçã) - Universidade São Francisco.

Aluno: Patrícia Weiduschadt

KREUTZ, L.; TAMBARA, Elomar Antonio C; PERES, Eliane Teresina; AMARAL, Giana Lange Do. A educação pomerana inserida no Sínodo de Missouri em Pelotas e São Lourenço do Sul. Formação de uma identidade.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Sinara da Silva Emmel

KREUTZ, L.; THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini. Educação e Etnicidade: As Representações Culturais dos Grupos Étnicos em Sobradinho. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Helena Venites Sardagna

KREUTZ, L.; OSOWSKI, Cecília Irene; GARCIA, Maria Manuela Alves. As comemorações do sete de setembro no período de 1930-1945: constituindo sujeitos na trama discursiva de uma instituição de ensino confessional católica.. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sinara da Silva Emmel

KREUTZ, L.; LOPES, Maura Corcini; THOMA, Adriana da Silva. As Representações culturais e seus significados na Produção da Identidade/Diferença dos Grupos Étnicos em Sobradinho.. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mártin Brackmann Goldmeyer

KREUTZ, L.. Da Picada 48 ao Palácio das Laranjeiras: As contribuições Pedagógicas das Excursões Artísticas para a Formação Integral dos Educandos do IEI. 2004. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Instituto Ecumênico de Pós Graduação Em Teologia.

Aluno: Carlos Alberto Wieck

KREUTZ, L.. Onde está a biologia, como fonte de entendimento da vida, nos currículos de graduação em ciências biológicas?. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Darli Reneu Breunig

KREUTZ, L.; DOLL, J.; CUNHA, J. L.. Ensino de Língua Estrangeira em Sociedade Multicultural. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marguit Carmem Goldmeyer

KREUTZ, L.; REDIN, E.; PAULI, P.. O Lúdico numa Comunidade Teuto- Brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Helena Venites Sardagna

KREUTZ, L.; OSOWSKI, Cecília Irene; GARCIA, Maria Manuela Alves. Práticas discursivas do sete de setembro no período de 1930-1945 e seus efeitos de sentido curricular: produzindo processos identitários.. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcilene da Silva

KREUTZ, L.; VEIGA, C. G.; GOUVÊA, M. C. S.; FONSECA, T. N. L. E.. Índios Civilizados e Escolarizados em Minas Gerais, Século XIX: A produção de uma outra condição de etnicidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vitor Schlickmann

KREUTZ, L.; CUNHA, J. L.; WEBER, B. T.. Identidades, culturas e memórias de ex-professores (Porto novo - Itapiranga, SC). 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Arnildo Laurencio Rockenbach

KREUTZ, L.; MARQUES, M. O.; BOUFLEUER, J.. Relacionamento alunos-professores na construção do conhecimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado.

Aluno: Erni R hsig

R HSIG, E.;KREUTZ, L.; STRECK, D.; RIETH, R.. O projeto pedagógico do Colégio Evangélico Alberto Torres: uma análise a partir da noção de liberdade cristã. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Valquíria Elita Renk

RENK, V. E.;KREUTZ, L.; MIGUEL, E. B.. A educação dos imigrantes alemães católicos de curitiba - 1896 -1938. Um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Angélica Vilagrán

VILAGRÁN, A.;KREUTZ, L.. O projeto regional de educação patrimonial da quarta colônia - RS. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nilo Bidone Kolling

KOLLING, N. B.;KREUTZ, L.. Educação e escolas em contexto de imigração pomerana no Rio Grande do Sul - Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Willian Werlang

WERLANG, W.;KREUTZ, L.. A família de Johannes Heinrich Kaspar Gerdau: um estudo de caso sobre a industrialização no RS, Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Cecilia Braun

BRAUN, M. C.;KREUTZ, L.. Do Vale da Mata Nativa ao Vale do Progresso: a representação de ambiente em comunidades de imigrantes alemães. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pedro Rudell

RUDELL, P.;KREUTZ, L.. Evolução do ensino religioso nas escolas oficiais do RS. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Clarice Salete Traversini

TRAVERSINI, C. S.; TRACERSINI, C. S.;KREUTZ, L.. Reflexão sobre o sucesso da alfabetização: a escola e o contexto cultural de Poço das Antas - RS. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Mallmann

MALLMANN, M.;KREUTZ, L.. A conquista da cidadania na escola: um sonho realizável. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Roselaine Kuhn

KUHN, R.;KREUTZ, L.. A cultura do brinquedo no município de Coronel Barros. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado.

Aluno: Gerta Marlene Geib Wild

WILD, G. M. G.;KREUTZ, L.. Colonização e atividade jesuítica na região do Prata: em nome de Deus e a serviço do Rei. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rudolfo José Detsh

DETSH, R. J.;KREUTZ, L.. Educação de física e laboratório: concepções epistemológicas. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Johannes Doll

DOLL, J.;KREUTZ, L.. A implantação e o aprimoramento de um currículo bilíngue. Uma pesquisa-ação. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisabeth Maria Trauer

TRAUER, E. M.;KREUTZ, L.. Alemão: uma língua estrangeira na escola catarinense?. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Norma Viapiano Golfeto

GOLFETO, N. V.;KREUTZ, L.. Imigração, nacionalismo e educação: transsição da escola comunitária para a pública no RS. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eneida Maria Ramos de Marcelo Tito

TITO, E. M. R. M.;KREUTZ, L.. O processo de trabalho em uma escola pública de primeiro grau. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jarbas Santos Vieira

VIEIRA, J. S.;KREUTZ, L.. Limites da racionalização do processo do trabalho escolar. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rita Maria Heck

HECK, R. M.;KREUTZ, L.. Suicídio, um grito sem eco no contexto social de Santo Cristo. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Laura Cristina Vieira Pizzi

PIZZI, L. C. V.;KREUTZ, L.. A organização do trabalho escolar e os especialistas da educação. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: NILTON JOAO RAMOS

RAMOS, N. J.;KREUTZ, L.. Relações históricas entre a igreja e o Estado: a formação do pensamento educacional catarinense. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marli Maria Schramm

SCHRAMM, M. M.;KREUTZ, L.. Das funções da APP num estado classista. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria dos Anjos Lopes

LOPES, M. A.;KREUTZ, L.. Do pátio da escola às passeatas na rua. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriana Duarte Leon

KREUTZ, L.; FARIA FILHO, L. M.; CURY, D. C. R. J.; BICCA, D. M. S.; SOUZA, D. J. V. A.. A tradição e a modernidade: a Igreja Católica e o debate educacional no Rio Grande do Sul - 1930-1935. 2015. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza

KREUTZ, L.; FREITAS, Ana Maria G. B.; BARRETO, R. A. D. N.; RAMOS, T.; SOUZA, V. M. R.. Representações docentes sobre o castigo escolar. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Sônia Filiú Albuquerque Lima

BACKES, J. L.;KREUTZ, L.; NASCIMENTO, Adir Casaro; BONIN, I. T.; LOPES, M. C. L. P.. Vão para a Universidade mas não deixem de ser índios. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Sérgio Ricardo Pereira Cardoso

KREUTZ, L.. Associação Sul-RioGrandense de Professores: um nicho de desenvolvimento da consciência de classe docente em Pelotas e arredores (1929-1978). 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - doutorado) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Luísa Lenhard Bredmeier

KREUTZ, L.; KNIJNIK, Gelsa; Fabris, Eli; ZILLES, Ana Maria; TRAVERSINI, C. S.. O português como segunda língua nas escolas da imigração alemã: um estudo do jornal da Associação de Professores Teuto-Brasileiros católicos do Rio Grande do Sul (1900-1939). 2010. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Thiago Borges de Aguiar

KREUTZ, L.; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo; LEITE, Juçara L.; CAUVILLA, Waldir; MIGNOT, Ana Crystina V.. O legado de um educador e suas cartas: Jan Hus, século XV. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maysa Gomes Rodrigues

KREUTZ, L.; DEMARTINI, Zelia de Brito Fabri; FARIA FILHO, L. M.; BOTELHO, T.R.; VEIGA, C. G.. Sob o céu de outra pátria: imigrantes e educação em Juiz de Fora e Belo Horizonte. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação-Doutorado) - Faculdade de Educação da UFMG.

Aluno: Valdir Pretto

KREUTZ, L.; STRECK, Danilo Romeu; FISCHER, M.C.B; EGGERT, E.; PAIN, Jacques; REGNIER, N.M.A; REGNIER, J.C. Construção de conhecimento em situações de exclusão social e questões de gênero. 2009. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Valquíria Elita Renk

KREUTZ, L.; MARQUES, V.R.B; CORREA, R.L.T; MASKE, W.; RANZI, Serlei Maria Fischer. Aprendi falar português na escola!. 2009. Tese (Doutorado em PPGE/UFPR) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Terciane Ângela Luchese

KREUTZ, L.; CHASSOT, Attico Inácio; VIDAL, Diana Gonçalves; FISCHER, B. T. D.; TAMBARA, Elomar; CORSETTI, Berenice. O processo escolar entre imigrantes da Região Colonial Italiana do RS, 1875 a 1930. Leggere, scrivere e calcolare per essere alcuno nella vita. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Cristina dos Santos Bezerra

KREUTZ, L.; SIMSON, O. R. M. V.; Campos, M.C.S.S; DEMARTINI, Zelia de Brito Fabri; PINTO, Ana Lúcia Guedes; ALMEIDA, A.M.F. Educação étnica: a pluralidade das propostas educacionais de origem germânica no Estado de São Paulo. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pedro Ruedell

KREUTZ, L.; LERMENN, Beno; STRECK, Danilo Romeu; BAQUERO, Rute Vivian Angelo; DULLIUS, Paulo Lari; OLIVEIRA, Lilian Blanck de. Fundamentação Antropológica Cultural da Religião Segundo Paul Tillich: Perspectivas Pedagógicas Abertas Face aos Dispositivos Legais vigentes. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: André Carlos Werle

KREUTZ, L.; KLUG, João; WERNET, Augustin; NODARI, Eunice Sueli; DIRKSEN, Valberto; DALLABRIDA, Norberto. A revista de tropas do exército católico alemão. Congressos na Alemanha e no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: José Licínio Backes

KREUTZ, L.; BRAND, Antonio Jacó; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; LOPES, Maura Corcini; KNIJNIK, Gelsa. A Negociação das Identidades/Diferenças Culturais no Espaço Escolar. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: José Luis Felix

KREUTZ, L.; NOMURA, Masa. As gramáticas dos imigrantes alemães para aprender o português:índices de brasilidade lingüística.. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosimar Serena Siqueira Esquisani

KREUTZ, L.; WERLE, F. O. C.; MENDONÇA, E. F.; MÜHL, E. H.; REDIN, E.. O bem e o mal na terra da educação: sobre rupturas e permanências nas políticas educacionas públicas - um estudo de caso.. 2003. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: José Licíneo Backes

KREUTZ, L.; BRAND, A. J.; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; LOPES, Maura Corcini; KNIJNIK, Gelsa. A Negociação das identidades/diferenças étnico-culturais num espaço escolar sem carência econômica.. 2003. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcos Antonio Corbellini

KREUTZ, L.; CAMPOS, M.; TAMBARA, Elomar; BAQUERO, R. V.; REDIN, E.. A Sociedade das escolas cristãs (França - 1679 a 1719): Contribuição para novos olhares sobre sua origem. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Elsa Gonçalves Avancini

AVANCINI, E. G.;KREUTZ, L.; GERTZ, R. E.; TONI, F. C.; MACIEL, M. E.; WEBER, R.. O Canto Orfeônico Escolar e a formação da identidade escolar no Brasil 1937-1961. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Erneldo Schallenberger

SCHALLENBERGER, E.;KREUTZ, L.; GERTZ, R. E.; DIEHL, A. A.; POLETTO, D. W.; GREGORY, V.. O associativismo cristão no sul do Brasil. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlise Heemann Grassi

GRASSI, M. H.;KREUTZ, L.. Identidades construídas: história e cultura teuto-brasileira no processo de alfabetização no Vale do Taquari - RS. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlise Heemann Grassi

GRASSI, M. H.;KREUTZ, L.. Alfabetização e docência no Vale do Taquari: relações com a história, com a cultura e com as identidades teuto-brasileiras. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlise Heemann Grassi

GRASSI, M. H.;KREUTZ, L.. Identidades construídas: história e cultura teuto-brasileira no processo de alfabetização no Vale do Taquari - RS. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliane Teresinha Peres

PERES, E. T.;KREUTZ, L.. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir. A escola como oficina de vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Beatriz T

FISCHER, B. T. D.;KREUTZ, L.. Daudt Fischer. Professoras: histórias e discursos de um passado presente. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Berenice Corsetti

CORSETTI, Berenice;KREUTZ, L.. Controle e ufanismo: a escola pública no RS (1889-1930). 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria de Araújo Nepomuceno

NEPOMUCENO, M. A.;KREUTZ, L.. O informativo goyano. 1998. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mário Osório Marques

MARQUES, M. O.;KREUTZ, L.. Educação: interlocução de saberes qe se reconstrõem na aprendizagem. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Pedro Boufleuer

BOUFLEUER, J. P.;KREUTZ, L.. Por uma pedagogia da ação comunicativa: uma proposta com base em Habermas. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nedison Faria

FARIA, N.;KREUTZ, L.. Desencanto do professor: um estudo do saber, do fazer e do poder. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sônia Filiú Albuquerque Lima

BACKES, J. L.;KREUTZ, L.; NASCIMENTO, Adir Casaro; BONIN, I. T.; LOPES, M. C. L. P.. Vão para a Universidade mas não deixem de ser índios. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza

FREITAS, Ana Maria G. B.;KREUTZ, L.; SOUZA, R. F.; RAMOS, T. K.; SANTOS, L. A. M.. Castigos escolares: enlaces históricos entre prescrições, discursos e práticas (1980-2000). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Valquíria Elita Renk

KREUTZ, L.; MARQUES, V.R.B; CORREA, R.L.T; RANZI, Serlei Maria Fischer. Aprendi a falar português na escolar!. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em PPGE/UFPR) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Luísa Lenhard Bredemeier

KREUTZ, L.; KNIJNIK, Gelsa; Fabris, Eli; ZILLES, Ana Maria; TRAVERSINI, C. S.. O português como língua estrangeira nas escolas da imigração alemã: um estudo do jornal da associação de professores teuto-brasileiros católicos do Rio Grande do Sul. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maysa Gomes Rodrigues

KREUTZ, L.; GREIVE, C.; FARIA FILHO, L. M.. A educação de crianças filhas de imigrantes em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas (1888-1918). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Regina Maria Schimmelpfeng de Souza

KREUTZ, L.; RANZI, Serlei Maria Fischer; BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Deutsche Schule, a escola alemã de Curitiba (1884-1917). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Terciane Ângela Luchese

KREUTZ, L.; VIDAL, Diana Gonçalves; DEMARTINI, Zelia de Brito Fabri; TAMBARA, Elomar; CORSETTI, Berenice; FISCHER, Beatriz Daudt. O Processo Escolar entre Imigrantes Italianos no Rio Grande do Sul: iniciativas, culturas e nacionalização. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Dulce Maria Strieder

KREUTZ, L.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. As relações entre a cultura científica e a cultura local no interior da escola: um estudo sobre o ensino de ciências em um contexto teuto-brasileiro. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Ruedell

KREUTZ, L.; DULLIUS, Paulo Lari; OLIVEIRA, Lilian Blank de; BAQUERO, Rute Vivian Angelo; STRECK, Danilo Romeu. Construindo uma Fundamentação antropológico-Cultural para o Ensino Religioso. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcos Antonio Corbelini

CORBELINI, M. A.;KREUTZ, L.. Uma sociedade de leigos para as escolas cristãs e gratuitas. França 1679 a 1719. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: José Pedro Boufleuer

BOUFLEUER, J. P.;KREUTZ, L.. A educação sob a égide do paradigma da educação. Uma abordagem a partir de J. Habermas. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mário Osório Marques

MARQUES, M. O.;KREUTZ, L.. Educação: interlocução de saberes que se reconstrõem na aprendizagem. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Erneldo Schallemberger

SCHALLEMBERGER, E.;KREUTZ, L.. Os Brummer: a participação alemã na cultura gaúcha. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Josias Marin

LHULLIER, C.; SANTOS, R.;KREUTZ, L.. Curso de Psicologia da Universidade de Caxiasdo Sul. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Mariana Parise Brandalise Dalsotto

NODARI, P. C.; LUCHESE, T. A.;KREUTZ, L.. Catequese na cidade de Caxias do Sul: uma prática pedagógica?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Margarete De Quevedo

LUCHESE, Terciane; FRIGOTTO, G.;KREUTZ, L.; LOUSADA, V. L.; STECANELA, N.. Verticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: concepção (ões) e desafios nos IFs"). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Maria Inês Tondello Rodrigues

KREUTZ, L.; LUCHESE, T. A.; AMARAL, Giana Lange Do; STECANELA, N.. Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul: narrativas e representações, a memória de um período histórico (1d960-1967). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Vanessa Lazzaron

LUCHESE, Terciane;KREUTZ, L.; WERLE, F. O. C.. História do Colégio Nossa Senhora do Carmo em Caxias do Sul (1908-1933). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Julia Tomedi Poletto

KREUTZ, L.; LUCHESE, Terciane; WERLE, F. O. C.. Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves (1956-1972): processo identitário e cultura compondo uma história. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Marcos Leandro Huebner Freitas

LUCHESE, Terciane ÂngelaKREUTZ, L.. A biblioteca universitária na formação acadêmica: história, contribuições e desafios da bfiblioteca centraol da Universidade de Caxias do Sul. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Alessandra Venier

LUCHESE, Terciane ÂngelaKREUTZ, L.; XERRI, Eliana. Memórias de professores e alunos: práticas educativas, relações e castigos no contexto escolar de Canela, RS, (1930-1960). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Jordana Wruck Timm

KREUTZ, L.LUCHESE, Terciane Ângela; ARENDT, I.. A relação escola/comunidade na região das Antigas Colõnias de Imigração Italiana, de 1912-1960. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Cristiane Backes

BACKES, C.;KREUTZ, L.. História da Educação segundo Imigrantes alemães (1900-1945). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

KREUTZ, L.; OLIVEIRA, C.M.C.A.; VIDAL, Diana Gonçalves; VILELA, H.; GREIVE, C.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Carreira de Magistério Superior em História da Educação na UFF. 2009.

KREUTZ, L.; VIDAL, Diana Gonçalves; OUTROS, E.. Concurso de Seleção de Professor para área de História da Educação na Faculdade de Educação da USP. 2008. Universidade de São Paulo.

KREUTZ, L.; FARIA FILHO, L. M.; GREIVE, C.; NUNES, C.; LOPES, E. M. T.. Banca de Concurso Público para professor adjunto. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

KREUTZ, L.; KRAHE, E.; BORDAS, M. C.. Banca de Comissão especial para passagem direta a doutorado. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

KREUTZ, L.. Banca de seleção de professor para o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. 2002. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

KREUTZ, L.; CUNHA, J. L.; TAMBARA, E. A.; GUTERRES, C. R. J.. Membro da comissão examinadora do concurso público de títulos e provas na classe de Professor Adjunto com titulação de Doutor. 2001. Universidade Federal de Santa Maria.

KREUTZ, L.. Banca de concurso público para professor de metodologia do ensino e didática de estudos sociais. 1997. Universidade Federal de Pelotas.

KREUTZ, L.. Banca de concurso público para professor de didática e ensino de história. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

KREUTZ, L.. Banca de concurso público para professor de história da educação brasileira. 1995. Universidade Estadual de Campinas.

KREUTZ, L.. Banca de concurso público para área de história da educação e cultura. 1994. Universidade Federal de Pelotas.

KREUTZ, L.. Banca de concurso público para professor de didática e ensino de ciências sociais. 1994. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

KREUTZ, L.. Banca de concurso público para professor do departamento de ensino e currículo da FACED/UFRGS. 1993. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

KREUTZ, L.. Banca de concurso público para professor titular de história da educação e cultura. 1993. Universidade Federal de Pelotas.

KREUTZ, L.. Banca examinadora em concurso público. 1979. Universidade Federal de Viçosa.

KREUTZ, L.. Banca de comissão avaliadora de concessão de bolsas de pesquisa UCS. 2009. Universidade de Caxias do Sul.

KREUTZ, L.. Avaliador 1 em Mostra de Iniciação Científica. 2004. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

KREUTZ, L.; KEIL, I.; FORSTER, M.; REDIN, E.. Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, desde 2001. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

KREUTZ, L.. Mostra de Iniciação Científica. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Silverio Baia Horta

HORTA, J. S. B.. Os movimentos de educação popular no Brasil, de 1961-64. 1979. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Instituto de Estudos Avançados Em Educação.

Antônio Joaquim Severino

SEVERINO, A. J.. Magistério e imigração alemã: o professor paroquial católico teuto-brasileiro do Rio Grande do Sul no movimento da Restauração. 1985. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Josias Marin

Criação e proposta do Curso da Psicologia na UCS; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul; (Orientador);

Mariana Parise Brandalise Dalsotto

A catequese em Caxias do Sul: proposta e método; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul; (Orientador);

Maria In~es Tondello Rodrigues

Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul: memórias, representaçõese narrativas (1960-1967); 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Julia Tomedi Poletto

Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS, 1956-1972: processo identitário e cultura escolar compondo uma história; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Ruy de Almeida Barcellos

O cuidado da enfermagem e suas representações no processo de formação; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Adriano Malikoski

Escolas étnicasdos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, 1875-1939; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucio Kreutz;

Jordana Wruck Timm

A relação escola/comunidade na região das antigas colônias italianas, nordeste doRS, 1915-1960; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucio Kreutz;

Paula Cristina Mincato Roso

A educação do corpo nas escolas municipais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul,1937-1945; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Isabel Spies

O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974: escola pública com características de escola comunitária?; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Fernanda Rodrigues Zanatta

Diversidade cultural e políticas públicas educacionais: a proposta educacional de Barão/RS, de 1930-19660; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Carla Fernanda Thoen

Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias da imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul - 1905-1950; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Roque Grazziotin

Pressupostos da prática educacional da Igreja Católica em Caxias do Sul no período de 1934-1952; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza

Enlaces históricos entre o papel materno e o papel docente: articulando o passado e o presente; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Maria Alice Bogéa Praseres

A proposta da formação continuada dos professores(as) da rede municipal de educação de São Luis/MA e seus reflexos na prática pedagógica; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Cineri Fachin Moraes

Professores de São Marcos e a representação da formação acadêmica em seus memoriais descritivos; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Lucio Kreutz;

Sinara da Silva Emmel

As Representações Culturais e seus significados na Produção da Identidade/Diferença dos Grupos Étnicos em Sobradinho; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucio Kreutz;

Marguit Carmen Goldmeyer

O lúdico numa comunidade teuto-brasileira; 2003; 225 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucio Kreutz;

Darli Reneu Breunig

Ensino de Língua Estrangeira em Sociedade Multicultural; 2003; 210 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil Fundação de Apoio à Forma; Orientador: Lucio Kreutz;

Léo Inácio Knapp

O aluno nos escritos de João Batista de La Salle; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Claudete Silva de Oliveira

O livro didático de história e a diversidade cultural: uma análise a partir de etnia; 2000; 180 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Pedro Ruedell

História do ensino religioso nas escolas públicas do RS; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

José Licínio Backes

Os/as professores/as de história e a cidadania: algumas inter-relações entre as concepções de história, ciência e cidadania; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucio Kreutz;

Walter Volkmann

O Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã - IFPLA; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Luiz Heron Scherer

O ensino religioso escolar na escola pública: uma questão de educação integral; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Edgar Hengemüle

LA SALLE: uma leitura de leituras; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucio Kreutz;

Aldino Luiz Segala

A significação da festa de Nossa Senhora dos Navegantes; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Solon Eduardo Annes Viola

Educação no Extremo-Sul:1889-1928; Construindo a sociedade da ordem, definindo os espaços de hegemonia; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Marcos Antonio Corbellini

Itinenerário de uma proposta educativa: a proposta educativa dos Irmãos Lassalistas, de 1971-1990; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Terciane Ângela Luchese

O processo escolar entre imigrantes da Região Colonial Italiana do RS, 1875 a 1930; Leggere, scrivere e calcolare per essere alcuno nella vita; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

José Licínio Backes

A Negociação das Identidades/Diferenças Culturais no espaço escolar; ; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucio Kreutz;

Marcos Corbelini

A Sociedade das escolas Cristãs (França -1679 a 1719): contribuição para novos olhares sobre sua origem; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Pedro Rudell

Construindo uma fundamentação antropológico-cultural para o ensino religioso; Perspectivas Pedagógicas; 2000; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação Básica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lucio Kreutz;

Beatriz Koppe

O ensino de leitura na escola teuto-brasileira; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Línguas Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Sinara Padilha

O desafio de articular diferenças culturais na escola: a prática escolar no município de Sobradinho; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Lucio Kreutz;

Cristiane Backes

História da Educação segundo imigrantes alemães (1900-1945); 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Lucio Kreutz;

Gerson Neumann

O realismo pedagógico na escola teuto-brasileira; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras Língua Alemã Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Raquel Fritzen Dapper

UM PERIÓDICO SOBRE O LIVRO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES (1917-1938); MAIS PARA A EUROPA OU PARA O BRASIL?; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Laerte Theobald

UM PERIÓDICO SOBRE O LIVRO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES (1917-1938); MAIS PARA A EUROPA OU PARA O BRASIL?; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Camila Gardini

Um Periódico sobre o Livro Escolar (1917-1938); Mais para a Europa ou mais para o Brasil?; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Bolsa de Iniciação Científica da Unisinos; Orientador: Lucio Kreutz;

Cristina Fick Berner

Uma só Pátria, um só Povo, uma só Língua; A escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Mara Regina Arnold

Um Periódico sobre o Livro Escolar entre Imigrantes (1917-1938); Mais para a Europa ou para o Brasil?; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Viviane Manfroi

Uma só Pátria, um só povo, uma só língua: a escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Adriana Gollmann

Uma só pátria, um só povo, uma só língua: a escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Beatriz Kotz

Etnia, Nação e Nacionalidade: uma conjugação tensa na história da educação no RS; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Clovis Fink

Etnia, nação e nacionalidade: uma conjugação tensa na história do RS; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Daniele Metz

Etnia, nação e nacionalidade: uma conjugação tensa na história da educação do RS; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Bolsa de Iniciação Científica da Unisinos; Orientador: Lucio Kreutz;

Poline Martins

Etnia, nação e nacionalidade: uma conjugação tensa na história da educação do RS; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Bolsa de Iniciação Científica da Unisinos; Orientador: Lucio Kreutz;

Cristiane Finger

A representação de educação e etnia entre imigrantes alemães: estuto histórico a partir de sua literatura escolar; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Patrícia Mombach

A representação de educação e etnia entre teuto-brasileiros: estudo histórico a partir de sua literatura escolar; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Jaqueline Bender

Recuperação da memória teuto-brasileira: o material didático; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Valerio Schmelzer

O realismo pedagógico na escola teuto-brasileira; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Adolfo L Dreyer

Recuperação da memória teuto-brasileira: o material didático; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Lucio Kreutz;

Luiz Marcone

O realismo pedagógico na escola teuto-brasileira; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras Alemão Português) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Kreutz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha

Magisterio e Imigracao Alema - O Professor Paroquial Catolico Teuto-Brasileiro do Rio Grande do Sul No Movimento da Restauracao; 1985; Tese - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha;

Osmar Fávero

Os Movimentos de educação popular no Brasil, no período 1961-1964; 1979; Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação / FGV, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Osmar Favero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MALIDOSKI, A. ; KREUTZ, L. . Nacionalização do ensino e processo escolar entre imigrantes poloneses no Rui Grande do Sul. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 20, p. 164-181, 2015.

  • KREUTZ, L. ; POLETTO, J. . O ensino misto como prática escolar nos primeiros anos de funcionamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, RS (1956-1972). Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 20, p. 15-37, 2015.

  • MALIDOSKI, A. ; KREUTZ, L. . POLISH ETHNIC SCHOOLS IN RIO GRANDE DO SUL (1875-1938). CZECH POLISH HISTORICAL AND PEDAGOGICAL JOURNAL , v. 7, p. 50-57, 2015.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . a contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação. Linhas (Florianópolis. Online) , v. 15, p. 200-222, 2014.

  • LUCHESE, Terciane Ângela ; KREUTZ, L. ; XERRI, E. G. . Escolas étnico-comunitárias italianas no Rio grande do Sul: entre o rural e o urbano (1875-1914). Acta Scientiarum. Education (Online) , v. 36, p. 211-221, 2014.

  • MALIKOSKI, A. ; KREUTZ, L. . A cultura escolar como categoria de análise na~produção de narrativas históricas sobre a Educação. Textura (Canoas) , v. 16, p. 245-260, 2014.

  • ARAGÃO, M. ; KREUTZ, L. . Representações sobre a atuação docente na educação infantil. Revista Edicação PUC-Campinas , v. 18, p. 9-17, 2013.

  • ARAGÃO, M. ; TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 18, p. 28-41, 2013.

  • ARAGÃO, M. ; TIMM, J. W. ; FREITAS, A. G. B. ; KREUTZ, L. . 'botava as orelhas de burro na cabeça...': da dor física à dor moral: os castigos escolares e o processo civilizador. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES , v. 19, p. 71-88, 2013.

  • LUCHESE, Terciane Ângela ; KREUTZ, L. . Das escolas de improviso às escolas planejadas: um olhar sobre os espaços escolares da Região Colonial Italiana, Riio Grande do Sul. Revista Brasileira de História da Educação , v. 12, p. 45-76, 2012.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . A docência nas antigas colônias de Imigrantes Italianos no nordeste do Rio Grande do Sul, de 1920 a 1950: a história através das vozes/mídias. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online) , v. 11, p. 918-931, 2012.

  • RECH, G. L. ; KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Memórias de docenrtes: narrativas sobre saberes e fazeres de duas professoras rurais de Caxias do Sul/RS (1920-1950. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 17, p. 98, 2012.

  • ARAGAO, M. M. C. ; KREUTZ, L. . A mulher é naturalmente educadora. Representações de professoras sobre a docência: entre discursos históricos e atuais. Caderno Espaço Feminino (Online) , v. 25, p. 64-78, 2012.

  • ARAGÃO, M. ; KREUTZ, L. . Representações acerca da mulher-professora: entre relatos históricos e discursos atuais.. História da Educação (UFPel) , v. 15, p. 106-122, 2011.

  • KREUTZ, L. ; NODARI, P.C. ; KUIAVA, E. . Representação do magistério sob o movimento de restauração católica no RS. História Unisinos , v. 15, p. 91-99, 2011.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Grupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de História da Educação , v. 11, p. 179-206, 2011.

  • LUCHESE, Terciane Ângela ; KREUTZ, L. . Memórias (auto)biográficas de docentes da região colonial italiana no RS: o caso de Alice Gasperin e Elvira Dendena. Educação Unisinos , v. 14, p. 44-51, 2010.

  • ARAGÃO, M. ; KREUTZ, L. . Considerações acerca da educação infantil: história, representações e formação docente. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB) , v. 15, p. 25-44, 2010.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Educação e etnia: as efêmeras escolas étnico-comunitárias italianas pelo olhar dos cônsules e agentes consulares. História da Educação (UFPel) , v. 14, p. 207-226, 2010.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB) , v. 15, p. 106-120, 2010.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . A docência na educação infantil: entre o dom e a maternidade. Intermeio (UFMS) , v. 16, p. 34-49, 2010.

  • KREUTZ, L. . Das Schulbhuch (O livro escolar), 1917-1938. Um periódico singular para o contexto da imprensa pedagógica no período. História da Educação (UFPel) , v. 23, p. 193-218, 2008.

  • KREUTZ, L. . Livros escolares e imprensa educacional periódica dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, Brasil, 1870-1939. Educação em Questão , v. 31, p. 24-52, 2008.

  • KREUTZ, L. . Livros escolares e imprensa educacional periódica dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, Brasil, 1870-1939. Educação em Questão , v. 31, p. 24-52, 2008.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas dos imigrantes alemães no Brasil.. Jahrbuch. Institut Martius-Staden , São Paulo, v. 52, p. 91-106, 2005.

  • KREUTZ, L. . A nacionalização do ensino no Rio Grande do Sul: medidas preventivas e repressivas. Fronteiras (Florianópolis) , v. 13, p. 65-90, 2005.

  • KREUTZ, L. . Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?. Série-Estudos (UCDB) , Campo Grande - MS, v. 8, n.15, p. 81-92, 2003.

  • KREUTZ, L. . Articulação entre escola e dinâmica comunitária: a tradição entre imigrantes.. Pedagogia (UNOESTE) , São Miguel do Oeste - UNOESC, v. 2, p. 7-29, 2003.

  • KREUTZ, L. ; KREUTZ, S. . Impresos pedagógicos, afirmação do Projeto Republicano e contraposições (1870 a 1920). História da Educação (UFPel) , Pelotas, v. 6, n.11, p. 97-117, 2002.

  • KREUTZ, L. . Schulbücher unter Deutschen Einwanderern in Brasilien. Bildung Und Erziehung , Böhlau - Alemanha, v. 55, n.1, p. 99-109, 2002.

  • KREUTZ, L. . Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. Revista Brasileira de Educação , Rio de Janeiro, v. 1, n.15, p. 159-177, 2001.

  • KREUTZ, L. . Imigração alemã e processo escolar na Argentina, no Brasil e no Chile, de 1824 a 1939. Estudos Leopoldenses Série Educação, São Leopoldo, v. 4, n.6, p. 23-37, 2000.

  • KREUTZ, L. . Teologia da libertação e processo escolar no Brasil: uma difícil conjugação. Estudos Leopoldenses. Série Educação , Sào Leopoldo - UNISINOS, v. 3, n.4, p. 81-96, 1999.

  • KREUTZ, L. . A representação de identidade nacional em escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul. História da Educação (UFPel) , Pelotas - FAE/UFPEL, v. 3, n.5, p. 141-165, 1999.

  • KREUTZ, L. . Identidade étnica e processo escolar.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , São Paulo, n.107, p. 79-97, 1999.

  • KREUTZ, L. . O imigrante teuto-brasileiro e sua utopia. Estudos Leopoldenses. Série História , São Leopoldo - RS, v. 3, n.2, p. 71-86, 1999.

  • KREUTZ, L. . História da Educação a partir da perspectiva de etnia: reflexões introdutórias. História da Educação (UFPel) , Pelotas - FAE/UFPEL, v. 1, n.2, p. 127-145, 1997.

  • KREUTZ, L. . Representações Diferenciadas de Lições de Coisas no Início da República. ESTUDOS LEOPOLDENSES, São Leopoldo - UNISINOS, v. 32, n.148, p. 75-86, 1996.

  • KREUTZ, L. . Literatura Escolar dos Imigrantes Alemães no RS: A Representação de Educação e Processo Identitário. ESTUDOS LEOPOLDENSES, São Leopoldo - UNISINOS, v. 32, n.147, p. 73-84, 1996.

  • KREUTZ, L. . Como ensinamos História da Educação?. Reflexão e Ação , Santa Cruz do Sul - UNISC, v. 4, n.1 e 2, p. 43-51, 1996.

  • KREUTZ, L. . Interdisciplinariedade. A Busca de Fundamento. PALAVRA COMO VIDA, SÃO LEOPOLDO - UNISINOS, v. 3, n.18, p. 6-7, 1994.

  • KREUTZ, L. ; RAMBO, A. B. . Germanismo Pedagógico no Rio Grande do Sul: perspectivas de pesquisa. ESTUDOS LEOPOLDENSES, SÃO LEOPOLDO, v. 30, n.137, p. 79-92, 1994.

  • FAGUNDES, J. ; KREUTZ, L. . Movimento Estudantil No Período de Abertura Política: 1978-1980. ESTUDOS LEOPOLDENSES, SÃO LEOPOLDO - UNISINOS, v. 30, n.137, p. 55-68, 1994.

  • KREUTZ, L. . Die Deutsch-Brasilianischen Gemeinden bis 1940. Infoblatt Zeitschrift Volksbewust Sein, Vien (Viena), v. 25, n.1, p. 2-5, 1993.

  • FAGUNDES, J. ; KREUTZ, L. . Movimento Docente no período da Abertura Política: 1978-1980. EDUCAÇÃO E REALIDADE, Porto Alegre (FACED/UFRGS), v. 17, n.2, p. 62-73, 1992.

  • KREUTZ, L. . Magisterio e Imigracao Alema. A Formacao do Professor Paroquial Teuto-Brasileiro Católico do Rio Grande do Sul. EDUCACAO E REALIDADE, REV. DA FACULDADE DE EDUCACAO/UFRGS, Porto Alegre (FACED/UFRGS), v. 12, n.1, p. 15-45, 1987.

  • KREUTZ, L. . Magistério: vocação ou profissão?. EDUCACAO EM REVISTA, REV. DA FACULDADE DE EDUCACAO/UFMG, Belo Horizonte (FACED/UFMG), v. 2, n.3, p. 12-17, 1986.

  • KREUTZ, L. . Magistério: vocação ou profissão?. Educação em Revista (UFMG) , v. 3, p. 12-16, 1986.

  • LUCHESE, Terciane Ângela (Org.) ; KREUTZ, L. (Org.) . Imigração e educação no Brasil: Histórias, práticas e processos escolares. 1. ed. Santa Maria: EditoraUFSM, 2011. v. 01. 334p .

  • KREUTZ, L. ; ARENDT, Izabel Cristina (Org.) . Periódico Das Schulbuch-Organ zum Ausbau der Schulbuchliteratur in Brasilien (1917-1938) / O livro escolar - Órgão de apoio a produção da literatura escolar no Brasil, 1917-1938 (Publicação digitalizada da fonte com introdução em português e alemão). 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1. 1p .

  • KREUTZ, L. ; ARENDT, Izabel Cristina (Org.) . Allgemeine Lehrrzeitung für Rio Grande do Sul, Vereinsblatt des deutschen evagenlischen Lehrervereins in Rio Grande do Sul, 1901-1939 / Jornal/Revista da Associação de Professores Evangélicos do Rio Grande do Sul, 1901/1939 (Publicação digitalizada da coleção, com introdução explicativa sobre a fonte em lígua alemã e portuguesa). 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1. 1325p .

  • KREUTZ, L. ; ARENDT, Izabel Cristina (Org.) . Lehrezeitung. Vereinsblatt des deutschen katholischen Lehrevereins in Rio Grande do Sul, 1900-1939 / Jornal/Revista da Associação de Professores Católicos do Rio Grande do Sul, 1900 - 1939 (Publicação digitalizada da coleção, com introdução explicativa sobre a fonte em língua alemã e portuguesa). 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1. 1256p .

  • KREUTZ, L. ; ARENDT, Izabel Cristina (Org.) . Coletânia em 3 volumes Die Schulbücher der Deutschbrasilianischen Schulen, 1832-1940 / Os livros didáticos das escolas da imigração alemã no Brasil, 1832-1940 (Publicação digitalizada da coletânea, com introdução explicativa sobre a fonte em língua alemã e portuguesa). 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. 25050p .

  • KREUTZ, L. ; ARENDT, Izabel Cristina (Org.) . Die Schulbücher der Deutschbrasilianischen Schulen, 1832-1940 / Os livros didáticos das escolas da imigração alemã no Brasil, 1832-1940 - Volume 1 (Publicação digitalizada da coletânea, com introdução explicativa sobre a fonte em língua alemã e portuguesa). 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1. 8350p .

  • KREUTZ, L. ; ARENDT, Izabel Cristina (Org.) . Die Schulbücher der Deutschbrasilianischen Schulen, 1832-1940 / Os livros didáticos das escolas da imigração alemã no Brasil, 1832-1940. Volume 2 (Publicação digitalizada da coletânea, com introdução explicativa sobre a fonte em língua alemã e portuguesa). 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 2. 8350p .

  • KREUTZ, L. ; ARENDT, Izabel Cristina (Org.) . Die Schulbücher der Deutschbrasilianischen Schulen, 1832-1940 / Os livros didáticos das escolas da imigração alemã no Brasil, 1832-1940. Volume 3 (Publicação digitalizada da coletânea, com introdução explicativa sobre a fonte em língua alemã e portuguesa). 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 3. 8350p .

  • KREUTZ, L. . Professor Paroquial. Magistério e Imigração alemã.. 2. ed. Pelotas: Seiva Publicações, 2004. 283p .

  • KREUTZ, L. ; TAMBARA, Elomar (Org.) ; BASTOS, M. H. C. (Org.) . Histórias e Memórias da Educação no Rio Grande do Sul.. 1. ed. Pelotas: Seiva Publicações, 2002. v. 1. 402p .

  • KREUTZ, L. . Material didático e currículo na escola teuto-brasileira. 1. ed. SÃO LEOPOLDO: Ed. UNISINOS, 1994. v. 1. 187p .

  • KREUTZ, L. . O Professor Paroquial, Magistério e Imigração Alemã. 1. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1991. v. 1. 167p .

  • POLETTO, J. T. ; KREUTZ, L. . Instituto das apóstolas do Sagrado Coração de Jesus: a hibridez do processo identitário dessa congregação religiosa em Bento Gonzçalves (1956-1964). In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Neide Zenaide Petry Manozzo. (Org.). Tessituras na Educação: teconologia, história e linguagem. 01ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2015, v. 06, p. 96-112.

  • RODRIGUES, M. I. T. ; KREUTZ, L. . Faculdade de Filosofia: início da formação de professores em nível superior em Caxias do Sul. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Neide Zenaide Petry Manozzo. (Org.). Tessituras na educação: tecnologia, história e linguagem. 01ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2015, v. 06, p. 149-165.

  • KREUTZ, L. . A nacionalização do ensino no Rio Grande do Sul: Medidas preventivas e repressivas. In: Claudemir de Quadros. (Org.). Uma gotas amarga :Itinerários da nacionalização do ensino no Rio grande do Sul. 1ed.Santa Maria: Ediroraufsm, 2014, v. 01, p. 153-190.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . A relação escola/comunidade no contexto da italianidade, Nordeste do Rio Grande do Sul, 1915 a 1960. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Cláudia Alquati Bisol. (Org.). Pesquisa em educação: saberes históricos e filosóficos, reflexões sobre tecnologias e inclusão. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. 1, p. 58-70.

  • MALIKOSKI, A. ; KREUTZ, L. . O processo escolar étnico dos imigrantes poloneses no Rio grande do Sul (1875-1938). In: Eliana Maria do Sacramento Soasres; Cláudia Alquati Bisol. (Org.). Pesquisa em educação: olhares históricos e filosóficos, reflexões sobre tecnologias e inclusão. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. 1, p. 71-82.

  • MALIDOSKI, A. ; KREUTZ, L. . Motivos celebrativos e festivos das comunidades étnicas polonesas no Rio Grande do Sul. In: Eloísa Capovilla da Luz Ramos; Isabel Cristina Arendt; Marcos Antônio Witt. (Org.). Festas, comemorações e rememorações na imigração. 1ed.São Leopoldo: Oikos Editora, 2014, v. 1, p. 553-571.

  • ROSO, P. M. ; KREUTZ, L. . Saberes escolares em tempos de autoritarismo: um estudo da rede municipal de ensino de Caxiias do Sul edntre os anos de 1937 a 1945. In: Eliana Maria Do Sacramento Soares. (Org.). Reflexões sobre Educação, História, Filosofia e Linguagens. 1ed.Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), 2013, v. 1, p. 22-32.

  • KREUTZ, L. . Escolas e imigrantes no Brasil. In: Marcus Vinícius Fonseca; Carolina Mostaro Neves da Silva;Alexsandra Borges Fernandes. (Org.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. 1, p. 183-210.

  • SPIES, Isabel ; KREUTZ, L. . O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974: escola pública com característica de escola comunitária. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Neires Maria Soldatelli Paviani. (Org.). Pensar a educação: história, filosofia e linguagem. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. 2, p. 19-41.

  • ARAGÃO, M. ; KREUTZ, L. . Representações sobre a atuação docente na educação infantil: quando a docência e a maternidade se entreolaçam. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Neires Maria Soldatelli Paviani. (Org.). Pensar a Educação: história, filosofia e linguagem. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. 1, p. 63-82.

  • KREUTZ, L. ; ZANATTA, Fernanda Rodrigues . Escolas étnico-comunitárias teuto-brasileiras em Barão/RS e a tradição para a escola pública: Barão 1930-1960 e um período de apagamento da diversidade cultural. In: FERNANDES, Evandro; NEUMANN, Rosane Márcia; WEBER, Roswithia. (Org.). Imigração: diálogos e novas abordagens. 1ed.São Leopoldo, RS: Oikos Editora, 2012, v. 1, p. 339-346.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . A relação escola/comunidade no contexto da italianidade, no período de 1915-1945, em Caxias do Sul, RS. In: Eloísa Helena Capovilla da Luz Ramos; Isabel Cristina Arendt, Marcos Antônio Witt. (Org.). A História da Imigração e sua(s) escrita(s). 1ed.São Leopoldo - RS: Oikos Editora, 2012, v. 1, p. 813-823.

  • KREUTZ, L. . Práticas escolares entre imigrantes no Rio Grande do Sul: 1870-1940. In: Wenceslau Gonçalves Neto, Maria Elisabeth Blanck Miguel e Amarílio Ferreira Neto. (Org.). Práticas escolares e processos educativos: currículo, disciplinas e instituições escolares (séculos XIX e XX). 1ed.Vitória - Espírito Santo: EDUFES, 2011, v. 1, p. 307-337.

  • KREUTZ, L. . Pensar a educação na perspectiva do diálogo entre culturas. In: BOMBASSARO, Luiz Carlos; DAL BOSCO, Cláudio Almir; kUIAVA, Evaldo Antônio. (Org.). Pensar Sensível. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2011, v. 1, p. 399-411.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. In: Luchese, Terciane Angela; Kreutz, Lúcio. (Org.). Imigração e educação no Brasil. 01ed.Santa Maria: EditoraUFSM, 2011, v. 01, p. 285-308.

  • KREUTZ, L. . Mochila a tiracolo, com lousa e cartilha. In: Beatriz T. Daudt Fischer. (Org.). Tempos de escola: memórias. 1ed.São Leopoldo; Brasília: Oikos; Liber Livro, 2011, v. 01, p. 25-40.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane . A difícil conjugação das especificidades culturais com as políticas públicas no processo escolar. In: Maria de Lourdes Pinto de Almeida; Sônia Regina Souza fernandes. (Org.). Políticas de educação e processos pedagógicos contemporâneos no Brasil. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2011, v. 01, p. 53-74.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas na história da educação brasileira: a contribuição dos imigrantes. In: Stephanou, Maria; Bastos, Maria Helena Câmara. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 4ed.Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2011, v. II, p. 150-165.

  • KREUTZ, L. . Igreja, Estado e processos educativos na imigração de língua alemã, no RS. In: Miquéias Henrique Mugge; Erny Mugge; Iria Hauenstein. (Org.). Construindo diálogos. História, educação e ecumenismo. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2010, v. 1, p. 265-278.

  • KREUTZ, L. . Escola, família e comunidade: o esforço pela articulação entre essas instâncias na imigração alemã. In: Nilza Huyer Ely. (Org.). Dom Pedro de Alcântara: marcas do tempo. 1ed.Porto Alegre: Edições EST, 2010, v. 1, p. 187-198.

  • KREUTZ, L. . Migrações e culturas em diálogo. In: Margarida Louro Felgueiras; Carlos Eduardo Vieira. (Org.). Cultura escolar, Migrações e Cidadania. 1ed.Porto/Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2010, v. 1, p. 49-74.

  • KREUTZ, L. . Os cuidados com a saúde na imprensa educacional dos imigrantes alemães. In: Martin Dreher; Miquéias Mugge. (Org.). Saúde: corporeidade e educação. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2010, v. 1, p. 612-620.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . As escolas étnicas alemãs com o instituições educativas singulares no Rio Grande do Sul, 1900 a 1939. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; FERNANDES, Sonia Regina Souza. (Org.). História da educação e da escola: olhar(es) Luso-Brasileiro(s). 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 133-154.

  • KREUTZ, L. . Igreja católica e escolas comunitário/paroquiais de imigrantes no Rio Grande do Sul (1870 a 1939). In: RAMOS, Flávia; PAVIANI, Jayme. (Org.). O professor, a escola e a educação. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2009, v. 1, p. 77-94.

  • KREUTZ, L. ; VETROMILLA, Raquel F Dapper ; ARNOLD, Mara Regina ; THEOBALD, Laerte G . O períodico Das Schulbuch. In: SCHNEIDER, Cristina Seibert; ARENDT, Isabel Cristina; WITT, Marcos Antônio. (Org.). Entre Vales e Serras: fronteira. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2008, v. 1, p. 618-632.

  • KREUTZ, L. ; ARNOLD, Mara Regina ; THEOBALD, Laerte G ; VETROMILLA, Raquel F Dapper . Livros didáticos na escola teuto-brasileira: discussão pedagógica em. In: SCHNEIDER, Cristina Seibert; ARENDT, Isabel Cristina; WITT, Marcos Antônio. (Org.). Entre Vales e Serras: fronteiras. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2008, v. 1, p. 633-650.

  • KREUTZ, L. . Escolas de imigração alemã na Argentina, no Brasil e no Chile, de 1824 a 1939. In: SIDEKUM, Antonio; GRUTZMANN, Imgart; ARENDT, Isabel Cristina. (Org.). Campos múltiplos: identidade, cultura e história. Festschrift em homenagem ao prof. Arthur Blasio Rambo. 1ed.São Leopoldo: Nova Harmonia; Oikos, 2008, v. 1, p. 153-168.

  • KREUTZ, L. . A imprensa educacional periódica e os livros escolares dos imigrantes alemães no RS, 1870-1939. In: DREHER, Martins; KUNZ, Jaqueline Anschau; MUGGE, Miqueias Henrique. (Org.). Imigração e Relações Interétnicas. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2008, v. 1, p. 954-980.

  • KREUTZ, L. . Sugestiva Articulação entre Escola, Família e Comunidade. In: Jorge Luiz da Cunha. (Org.). Cultura Alemã. 180 anos. 2ed.Porto Alegre: Nova Prova Editora, 2006, v. único, p. 45-56.

  • KREUTZ, L. . Eindrucksvolle Gliederung zwischen Schule, Familie und Gemeinde. In: Jorge Luiz da Cunha. (Org.). Deutsche Kultur seit 180 Jahre. 2ed.Porto Alegre: Nova Prova Editora, 2006, v. único, p. 229-242.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas de imigrantes no Cone Sul: amplo repertório de fontes de pesquisa, ainda não trabalhadas. In: Analete Regina Schelbauer, José Claudinei Lombardi, Maria Cristina Gomes Machado. (Org.). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. 1ed.Campinas/SP: Autores Associados, 2006, v. 1, p. 349-371.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas na história da educação brasileira: a contribuição dos imigrantes. In: Maria Stephanou, Maria Helena Camara Bastos. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 2ed.Petrópolis/RJ: Vozes, 2006, v. 2, p. 150-165.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas na história da educação brasileira: a contribuição dos imigrantes.. In: Maria Stephanou; Maria Helena Camara Bastos. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil Vol.II - Século XIX.. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2005, v. II, p. 150-165.

  • KREUTZ, L. . Imprensa Educacional dos Imigrantes Alemães no Rio Grande do Sul: fonte pouco pesquisada. In: Maria Elisabeth Blanck Miguel; Rosa Lydia Teixeira Corrêa. (Org.). A educação escolar em perspectiva histórica. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2005, v. 1, p. 143-169.

  • KREUTZ, L. . Escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul: perspectiva histórica.. In: Cláudia Mauch; Naira Vasconcellos. (Org.). Os alemães no sul do Brasil. Cultura, etnicidade, história.. 2ed.Canoas: Editora da ULBRA, 2005, v. único, p. 149-162.

  • KREUTZ, L. . Sugestiva Articulação entre Escola, Famílía e Comunidade. In: Jorge Luiz da Cunha. (Org.). Cultura Alemã 180 anos. 1ed.Porto Alegre: Nova Prova, 2004, v. , p. 45-55.

  • KREUTZ, L. . Eindrucksvolle Gliederung zwischen Schule, Familie und Gemeinde.. In: Jorge Luiz da Cunha. (Org.). Cultura alemã 180 anos. 1ed.Porto Alegre: Nova Prova, 2004, v. 1, p. 229-242.

  • KREUTZ, L. . A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, E. M.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, C.G.. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 3ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2003, v. 3, p. 347-370.

  • KREUTZ, L. . Língua de referência na escola teuto-brasileira: as tensões entre o uso do alemão e do português. In: Angelika Gaertner; Jorge Luis da Cunha. (Org.). Imigração Alemã no Rio Grande do Sul: História, Linguagem, Educação. 1ed.Santa Maria-RS: Editora UFSM, 2003, v. 1, p. 133-158.

  • KREUTZ, L. . O professor paroquial católico teuto-brasileiro: função religiosa, sociocultural e política. In: FIORI, Neide Almeida. (Org.). Etnia e Educação: a escola "alemã" do Brasil e estudos congêneres. 01ed.Florianópolis;Tubarão: UFSC;Ed.Unisul, 2003, v. 01, p. 157-191.

  • KREUTZ, L. . Um pastor elaborando e imprimindo material didático: desvio de função?. In: Maria Helena Câmara Bastos; Elomar Tambara; Lúcio Kreutz. (Org.). Histórias e memórias da educação do Rio Grande do Sul. 1ed.Pelotas: Seiva, 2002, v. 1, p. 65-101.

  • KREUTZ, L. . Igreja católica e processo escolar entre os imigrantes alemães católicos no Rio Grande do Sul. In: Martin N. Dreher. (Org.). 500 anos de Brasil e Igreja na América Meridional. 1ed.Porto Alegre: EST Edições, 2002, v. 1, p. 472-481.

  • KREUTZ, L. . Educando para a vida. In: Dom Estanislau A. Kreutz; Pe. Afonso Werle; Ir. Rogéria Cadó; Pe. Léo Zeno Konzen; Pe. danilo C. Hertz. (Org.). Diocese Missioneira de Santo Ângelo. Santo Ângelo: EDIURI, 2002, v. 01, p. 327-328.

  • KREUTZ, L. . A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, E.M.T.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, C.G.. (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 02ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2002, v. 02, p. 347-370.

  • KREUTZ, L. . Imigrantes e projeto de escola pública no Brasil: diferenças e tensões culturais. In: Sociedade Brasileira de História da Educ. (Org.). Educação no Brasil. História e historiografia. 1ed.Campinas/São Paulo: Autores Associados e SBHE, 2001, v. 1, p. 119-145.

  • KREUTZ, L. . Desencontros e esquecimentos. In: Sarai Schimdt. (Org.). A educação em tempos de globalização. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001, v. 1, p. 137-141.

  • KREUTZ, L. . A Imigração Alemã em O Tempo e o Vento. In: Gonçalves, Robson Pereira. (Org.). O Tempo e o Vento: 50 anos. 1ed.Santa Maria / Bauru: editoraufsm / edusc, 2000, v. 1, p. 149-179.

  • KREUTZ, L. . A Educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, E.M.T; FARIA FILHO, L.M.de; VEIGA, C.G.. (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 01ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2000, v. 01, p. 347-370.

  • KREUTZ, L. . Modelo de uma Igreja imigrante: educação e escola. In: DREHER, Martin, N.. (Org.). Populações rio-grandenses e modelos de igreja. 1ed.Porto Alegre e São Leopoldo: EST e Sinodal, 1998, v. 1, p. 201-218.

  • KREUTZ, L. . Etnia e educação: perspectivas para uma análise histórica. In: SOUZA, Cynthia Pereira; CATANI, Denice Bárbara. (Org.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. 1ed.São Paulo: Editora Escrituras, 1998, v. 1, p. 93-111.

  • KREUTZ, L. . Zur Artikulation in der Pedagogik: Die Beziehung Zwischen Befreiungstheologie und Schulprozess in Brasilien. In: BETANCOURT, Raúl F.. (Org.). Befreiungstheologie: Kritischer Rückblick und Perspectiven für die Zukunft. 1ed.Mainz (Mogúncia): Matthias-Grünewald-Verlag, 1997, v. 3, p. 267-282.

  • KREUTZ, L. . Literatura escolar dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul: fonte inexplorada na História da Educação. In: BASTOS, Maria Helena; CATANI, Denice. (Org.). Educação em Revista. A Imprensa Periódica e a História da Educação. 1ed.São Paulo: Editora Escrituras, 1997, v. 1, p. 111-127.

  • KREUTZ, L. . Educação básica: um olhar sob a perspectiva histórica. In: STRECK, Danilo. (Org.). EDUCAÇÃO BÁSICA E O BÁSICO NA EDUCAÇÃO. 1ed.PORTO ALEGRE, SÃO LEOPOLDO: SULINA, Ed. UNISINOS, 1996, v. 1, p. 13-33.

  • KREUTZ, L. . Muito empenho pelas escolas. In: FISCHER, L.A.; GERTZ, René. (Org.). NÓS, OS TEUTO-GAÚCHOS. 1ed.PORTO ALEGRE: Editora da Universidade - UFRGS, 1996, v. 1, p. 145-151.

  • KREUTZ, L. . Percurso e dinâmica de uma proposta pedagógica: de Saxe-Gotha ao Rio Grande do Sul. In: CARVALHO, M.M.C.; GONDRA, J.. (Org.). PESQUISA HISTÓRICA: RETRATOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.RIO DE JANEIRO: UERJ, 1995, v. 1, p. 119-123.

  • KREUTZ, L. . A escola teuto-brasileira católica e a nacionalização do ensino. In: MÜLLER, Telmo. (Org.). NACIONALIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO ALEMÃ. 1ed.São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994, v. 1, p. 27-65.

  • KREUTZ, L. . Escolas de imigração alemã no Rio Grande do Sul: perspectiva histórica. In: MAUCH, Cláudia; VASCONCELOS, Naira. (Org.). OS ALEMÃES NO SUL DO BRASIL. 1ed.CANOAS: Ed. da ULBRA, 1994, v. 1, p. 149-163.

  • KREUTZ, L. ; NORONHA, O. M. ; SCHEIBE, L. . Educação compensatória ou compensação educativa?. In: MELLO, Guiomar Namo. (Org.). ESCOLA NOVA, TECNICISMO E EDUCACAO COMPENSATORIA.. 1ed.SAO PAULO: EDITORA LOYOLA, 1985, v. 1, p. 53-64.

  • KREUTZ, L. . O professor Paroquial. Jornal da Educação, Florianópolis, p. 11 - 11, 01 ago. 2005.

  • KREUTZ, L. . Sem casa, mas com livro. Alemâes: uma etnia para a integração. Os 150 anos da imigração em Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 76 - 76, 01 jun. 2000.

  • KREUTZ, L. . Ohne Haus, doch mit Buch. Alemães: uma etnia para a integração, Santa Cruz do Sul, p. 77 - 77, 01 jun. 2000.

  • KREUTZ, L. . Ao lado de cada igreja uma escola. Correio Popular - Edição especial, Cachoeira do Sul, p. 4 - 4, 29 jun. 1996.

  • KREUTZ, L. ; NEUMANN, Gerson Roberto . imigrantes alemães x didática inovadora. Jornal Vale dos Sinos, São Leopoldo, p. 4 - 4, 21 jul. 1994.

  • KREUTZ, L. . Alemães difundem educação popular no Brasil. Jornal Vale do Sinos - Edição Especial Imigração Alemã, São Leopoldo, p. 6 - 6, 09 jul. 1994.

  • KREUTZ, L. . Imigrantes: quantos vieram?. Jornal Vale do Sinos, São Leopoldo, p. 4 - 4, 13 jun. 1994.

  • KREUTZ, L. . Imigração alemã é tema do Ciência Seis e Meia. Jornal Vale dos Sinos, São Leopoldo, p. 31 - 31, 27 set. 1993.

  • KREUTZ, L. . Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros pesquisa fragmentos da imigração. Jornal do Comércio, São Leopoldo, p. 3 - 3, 24 jul. 1992.

  • KREUTZ, L. . Desencontros e esquecimentos. NH - Caderno especial NH na Escola, Novo Hamburgo - RS, p. 1, 25 set. 1900.

  • KREUTZ, L. . O respeito às diferenciações étnico culturais. Gazeta do Sul - Caderno de Cultura, Santa Cruz do Sul, p. 2 - 3, 16 jan. 1900.

  • KREUTZ, L. ; KOPPE, B. . Die Erziehungseinrichtungen der Deutschbrasilianer. SKT PAULUSBLATT, Nova Petrópolis, , v. 83, p. 19 - 22.

  • KREUTZ, L. ; KOPPE, B. . Der Methodologische Vorschlag Zu Der Erziehung Der Deutschbrasilianer. SKT PAULUS BLATT, Nova Petrópolis, , v. 83, p. 15 - 18.

  • KOPPE, B. ; KREUTZ, L. . Die Produktion Des Didaktischen Materials In Den Deutschbrasilianischen Schulen Und Ihr Verhaltnis Mit Dem Pedagogischen Realismus. SKT PAULUSBLATT, Nova Petrópolis, , v. 84, p. 18 - 20.

  • KREUTZ, L. . Die deutschen Einwanderer und die Schule. Skt Paulusblatt, Nova Petrópolis, , v. 85, p. 32 - 35.

  • KREUTZ, L. . Lehrplan und Lehrmaterial in der deutschbrasilianischen Schule. Skt Paulusblatt, Nova Petrópolis, , v. 85, p. 14 - 17.

  • KREUTZ, L. . Um periódico como nenhum outro. Jornal da UNISINOS, São Leopoldo.

  • KREUTZ, L. . Die an das Projekt der Kirche gebundene Schule der Katholischen und Evangelischen Kirche. Skt Paulusblatt, Nova Petrópolis, , v. 85, p. 12 - 15.

  • MALIKOSKI, A. ; KREUTZ, L. . Escolas étnicas de imigrantes poloneses no RS: 1875-1939. In: X Congresso luso-brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba - PR. Anais do X Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Curitiba: Editora Champagnat PUCPR, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • MALIKOSKI, A. ; KREUTZ, L. . Escolas da imigração polonesa nio RS. In: Seminário Internacional de língua, literatura e processos culturais, 2014, Caxias do Sul. Anais do Seminário Internacional de língua, literatura e processos culturais. Caxias do Sul: Eitora da UCS, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • POLETTO, J. T. ; KREUTZ, L. . Representações e cultura escolar compondo uma história: o processo identitário do ColégioSagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, RS (1956-1972). In: X Congresso luso-brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba - PR. Anais do X Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Curitiba: Editora Champagnat PUCPR, 2014. v. 1. p. 1-13.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas da imigração alemã no Rio Grande do Sul. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI EDUCERE. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. v. 1. p. 22261-22274.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. ; TIMM, J. W. . Instituições escolares e práticas educativas: memórias de imigrantes italianos (1915-1950). In: VII Congresso Grasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Aais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso/SBHE, 2013. v. 1. p. 01-13.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . Memórias da professora Vanda Lide Schumacher Soldatelli sobre a relaçao escola/comunidade, na Antiga região de Imigração Italiana, RS, 1941-1973. In: XIX Encontro da ASPHE, 2013, Pelotas - RS. Anais do XIX Encontro da ASPHE. Pelotas RS: UFPEL/ASPE, 2013. v. 1. p. 704-715.

  • BARCELLOS, R. A. ; KREUTZ, L. . O cuidado na enfermagem: como ensiná-lo e aprendê-lo?. In: Encontro de Pesquisadosadores em História da Educação no RS, 2013, Pelotas. XX Encontro de Pesquisadores da ASPHE, Pelotas, RS. Pelotas - RS: Editora da UFPEL, 2013. v. 1. p. 1-12-12.

  • POLETTO, J. T. ; KREUTZ, L. . Processos identitários e representações construindo uma instituição escolar: o Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves (1956-1972). In: XIX Encontro de pesquisadores de História da Educação, ASPHE/RS, 2013, Pelotas RS. Anais do XIX Encontro da Associação Sul-rio-grandense de pesquisadores em história da educação. Pelotas - RS: Editora da UFPEL, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . Memórias e narrativas de professores: a formação docente nas escolas de imigrantes italianos no nordeste do RS, 1915-1948. In: VI Colóquio Internacional de Edicação e Contemporaneidade, 2012, São Cristóvão - Sergipe. VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: Editora da Universidade federal do Sergipe, 2012. v. 1. p. 01-10.

  • ARAGÃO, M. ; KREUTZ, L. . Educação infantil e formação de professores: narrativas docentes em paula. In: IX Seminário ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul - RS. Anais da IX Seminário ANPED SUL. Caxias do Sul: Editora da UCS - EDUCS, 2012. v. 1. p. 01-13.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . Memórias e trajetórias de Ludvina Sirtoli Tissot e Oolga T. Sevilla. In: V Congresso Internacionaol de Pesquisa (Auto)Biográfica) - V CIPA, 2012, Porto Alegre. Anais do V Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - V CIPA. São Leopoldo: Editora Casa Leiria, 2012. v. 1. p. 01-11.

  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . Memórias de professores e formação docente no contexto da italianidade, 1927-1932. In: XVIII Encontro da ASPHE, 2012, Porto Alegre. Anais do XVIII Encontro da ASPHE. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. v. 1. p. 420-427.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Educação infantil e cotidiano: representaçãos, práticas educativas e formação docente. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória - Espírito Santo. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória: EDUFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. v. 1. p. 1-10.

  • LUCHESE, Terciane Ângela ; KREUTZ, L. . Escolas étnico-comunitárias italianas e seus materiais didáticos em época de Fascismo, Região Colonial Italiana do RS (1922-1938). In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação: invenção, tradição e escritas da História da Educação noi Brasil, 2011, Vitória - ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória - ES: EDUFES, 2011. v. 1. p. 1-12.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Representações e discursos na construção da identidade docente na educação infantil. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica: espaço (autobiográfico: artes de viver, conhecer e formar, 2010, São Paulo/SP. Anais do IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica. São Paulo/SP: FEUSP, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Professoras e a narrativa do processo de formação acadêmica. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis/MA. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luis/MA: Universidade Federal do Maranhão, 2010. v. 1. p. 1-19.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Decorrências dos discursos histórico-culturais na construção das identidades docentes na educação infantil. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís/MA. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luís/MA: Universidade Federal do Maranhão, 2010. v. 1. p. 1-20.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Representações sobre o papel docente na voz de professores da educação infantil: decorrências na prática pedagógica. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, Aracajú/SE. Anais do IV Congresso Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracajú/SE: Universidade Federal de Sergipe, 2010. v. 1. p. 1-13.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Decorrências da representação sobre o papel docente na construção de limites com crianças da educação infantil: desafios e possibilidades. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul/RS. Anais do V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul/RS: Editora da UCS, 2010. v. 1. p. 1--14.

  • KREUTZ, L. ; ZANATTA, Fernanda Rodrigues . As práticas escolares disciplinadoras das escolas étnicas e diversidade cultural: entre o cultural e o legal. In: IV Simpósio Internacional / VII Forum Nacional de Educação, 2010, Torres/RS. Anais do IV Simpósio Internacional / VII Forum Nacional de Educação. Canoas/RS: Editora da Ulbra, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • KREUTZ, L. ; SPIES, Isabel . Considerações entre os processos identitários e escolar no município de Tunápolis/SC (1954-1974). In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: políticas e formação de professores, 2010, Santa Cruz do Sul/RS. III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação - Políticas e formação de professores. Santa Cruz do Sul/RS: Editora da UNISC, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • KREUTZ, L. . Migrações e educação: referências conceituais para pesquisar o diálogo intercultural na história da educação. In: Migrações: Mobilidade social e espacial, 2010, São Leopoldo - RS. Migrações: Mobilidade social e espacial. XIX Simpósio de História da Imigração e Colonização. São Leopoldo: Oikos Editora, 2010. v. I. p. 746-757.

  • KREUTZ, L. ; SPIES, Isabel . Tunápolis, SC (1954-1974): uma análise do processo escolar no contexto de migração alemã. In: 16º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2010, Porto Alegre/RS. III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação - Políticas e formação de professores. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • GRAZZIOTIN, L.S. ; KREUTZ, L. . Processos de escolarização e formação docente dos professores das antigas colônias da imigração italiana no nordeste do RS, 1920-1940. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís - MA. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luís - MA: DVD/Rom/SBHE, 2010. v. 1. p. 1-13.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Quando as alunas são as professoras: representações em memoriais de formação. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1-14.

  • KREUTZ, L. . Categorias de análise para pesquisar a pluralidade cultural na história da educação. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1-12.

  • KREUTZ, L. ; PRAZERES, M.A.B. . Formação continuada e participação docente na elaboração das propostas: da intenção a ação. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1-13.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Formação acadêmica: produção de sentido em memoriais descritivos por um grupo de professoras. In: II Seminario Internacional de Estudientes de Postgrado em Estudios Americanos (SIEPEA), 2009, Santiago do Chile. Anais do II Seminario Internacional de Estudientes de Postgrado em Estudios Americanos (SIEPEA). Santiago do Chile: Universidade de Santiago do Chile, 2009. v. 1. p. 1-11.

  • KREUTZ, L. ; PRAZERES, M.A.B. . Participação docente no contexto da elaboração das propostas de formação continuada. In: II Seminario Internacional de Estudientes de Postgrado em Estudios Americanos (SIEPEA), 2009, Santiago do Chile. Anais do II Seminario Internacional de Estudientes de Postgrado em Estudios Americanos (SIEPEA). Santiago do Chile: Universidade de Santiago do Chile, 2009. v. 1. p. 1-12.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Indícios da cultura escolar na região colonial italiana do RS: ensinar e aprender em português. In: XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. Anais do XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Os bastidores da formação acadêmica narrados por um grupo de professores. In: XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. Anais do XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1-16.

  • KREUTZ, L. ; PRAZERES, M.A.B. ; GRAZZIOTIN, L.S. . "O estudo da participação docente na elaboração das propostas de formação de professores: o desafio da participação". In: XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. Anais do XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1-14.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Educação e os processos de formação: encontros e desencontros da antiguidade a contemporaneidade. In: II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: desafios à Filosofia e à Educação, 2009, Santa Cruz do Sul. Anais do II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Desafios à Filosofia e à Educação. Santa Cruz do Sul: Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Saberes a ensinar: entre prescrições e práticas da cultura escolar na região colonial italiana, RS, Brasil, 1875 a 1930. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Rio de Janeiro: Clone Carioca Serv. de Multim. LTDA / SBHE, 2009. v. 1. p. 1-10.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . A feminização do magistério e as representações sobre a mulher professora. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Lationo-americana. Rio de Janeiro: Clone Carioca Serv. de Multim. LTDA / SBHE, 2009. v. 1. p. 1-10.

  • KREUTZ, L. . Migrações e Culturas em diálogo. In: VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Anais do VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2008.

  • KREUTZ, L. . Caminhos percorridos e articulações para localizar e preservar fontes relativas ao processo escolar dos imigrantes alemães no RS. In: 13º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2008, Porto Alegre. Guardar para mirar: acervos e história da educação, 2008.

  • KREUTZ, L. . Magistério nas escolas da imigração alemã no RS, 1900-1938. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação. Aracajú: Universidade Federal de Sergipe e UNIT e SBHE, 2008.

  • KREUTZ, L. . Uma tradição que lançou raízes. In: Simpósio de História da Imigração e Colonização, 2007, São Leopoldo. Leituras e interpretações da imigração na América Latina. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. 1. p. 906-914.

  • KREUTZ, L. . O Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros da UNISINOS (NETB/UNISINOS) e a disponibilização de fontes para a história da Educação. In: I encontro de arquivos escolares e museus escolares, 2005, São Paulo. Revista de Resumos. I Encontro de arquivos escolares e museus escolares, 2005. v. único.

  • KREUTZ, L. . Formação do Estado Nacional e Imigrantes Alemães no Brasil: A língua como eixo de tensionamento e de interação no processo escolar étnico.. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. CD de Anais do Congresso Internacional de Linguagem e Interação III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, 2005. v. único.

  • KREUTZ, L. . Culturas em diálogo: um desafio para repensar o currículo. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2005, São Leopoldo. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2005. v. único.

  • CEREZER, Eliane ; KREUTZ, L. . A Educação Escolar Indígena. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2005, São Leopoldo. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2005. v. único.

  • KREUTZ, L. . Fundação e primeiros dois anos da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). In: XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2005, São Leopoldo. Anais do XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Pelotas: Seiva/UFPEL/ASPHE, 2005. v. único. p. 47-65.

  • KREUTZ, L. . Imigrantes no Brasil, diversidade de línguas e políticas educacionais, de 1909 até 1940.. In: VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - CIHELA, 2005, Quito - Ecuador. Congreso Iberoamericano de la Historia de la Educación. Quito - Ecuador: Universidad Andina Simón Bolivar, 2005. v. único.

  • KREUTZ, L. . A Associação de Professores Católicos da Imigração Alemã, no RS, e a Campanha da Nacionalização do Ensino (1920 - 1939). In: Muitas Faces de uma Guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de Nacionalização no Sul do Brasil., 2005, Florianópolis. Anais do evento Muitas Faces de uma Guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de Nacionalização no Sul do Brasil., 2005. v. único. p. 23-37.

  • KREUTZ, L. . Currículo Escolar, culturas e imposição de uma língua única. In: Anais do X Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação(ASPHE), 2004, Gramado. História da Cultura Escolar: escritas e memórias ordinárias, 2004. p. 215-227.

  • KREUTZ, L. . Igreja Católica e Processo Escolar entre imigrantes no Sul do Brasil, 1870-1938.. In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação., 2004, Évora (Portugal). V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Igreja, Estado, Sociedade Civil. Instâncias Promotoras de Ensino. Évora: Universidade de Évora, 2004.

  • KREUTZ, L. . Escolas de imgrantes em contexto de formação do Estado/Nação no Brasil.. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. A educação escolar em perspectiva histórica. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004.

  • KREUTZ, L. . A questão da língua nas escolas étnicas no Brasil, de 1900 a 1941, e as tensões entre imigrantes e governantes em relação à formação do Estado/Nação.. In: VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2003, San Luis Potosí / México. Historia de Las Ideas, Actores e Instituciones Educativas. San Luis Potosí: El Colegio de San Luis; Sociedad Mexicana de História de la Educación, 2003.

  • EMMEL, S. S. ; KREUTZ, L. . Processo educacional/escolar e universo cultural: uma relação a ser valorizada. In: II Congresso Internacional de Educação., 2003, São Leopoldo. Educação Unisinos. São Leopoldo: Unisinos, 2003. v. 7.

  • KREUTZ, L. . Escolas da Imigração alemã católica e processo de nacionalização do ensino.. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO-REGIÃO SUL-ANPED. Na contracorrente da universidade operacional, 2002, Florianópolis. Anais do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.. Florianópolis: ANPED-SUL, 2002. p. 1-17.

  • KREUTZ, L. . Estratégia governamental de nacionalização do ensino no Brasil. A crescente tensão entre a afirmação do Estado/Nação e as escolas étnicas de 1900 a 1941.. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal: Núcleo de arte e cultura da UFRN, 2002.

  • KREUTZ, L. . Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?. In: Seminário Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão, 2002, Campo Grande. Anais do Seminário Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão, 2002.

  • KREUTZ, L. . Processo escolar étnico em conflito com afirmação do estado/Nação no RS: tensões em relação ao idioma na escola. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002, Porto Alegre. Anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2002.

  • KREUTZ, L. . Um pastor elaborando e imprimindo material didático: desvio de função?. In: VII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2001, Pelotas. Anais do VII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Pelotas: Editora ASPHE/UFPel, 2001. p. 229-241.

  • KREUTZ, L. . Imigrantes e projeto de escola pública no Brasil: diferenças e tensões culturais. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação. Educação no Brasil: História e Historiografia, 2001, Rio de Janeiro. Educação no Brasil. São Paulo: Editora Autores Assosiados e SBHE, 2001. v. 1. p. 119-144.

  • KREUTZ, L. . 175 anos de imigração alemã: história e desenvolvimento. In: III Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 1999, Lajeado. Anais do III Seminário Nacional de Pesquisadores das Comunidades Teuto-Brasileiras. Porto Alegre: FECAB, 1999. p. 35-47.

  • KREUTZ, L. . Etnia e educação. Perspectivas para uma análise histórica. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1998, São Paulo. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Paulo: USP e Cortez Editora, 1998. p. 93-111.

  • KREUTZ, L. . Etnia e educação: novas perspectivas. In: V Seminário sobre a contribuição alemã no desenvolvimento sócio-político-cultural dos países do Cone-Sul, 1998, Santa Maria. Anais do V Seminário sobre a contribuição alemã no desenvolvimento sócio-político-cultural dos países do Cone Sul. Santa Maria: FAFRA, 1998. p. 47-62.

  • KREUTZ, L. . A Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. In: IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil', 1997, Campinas. Anais do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. Campinas: HISTEDBR e UNICAMP, 1997. p. 31-42.

  • KREUTZ, L. . A experiênica escolar dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. In: III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil', 1996, Campinas - SP. Anais do III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil'. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 1996. v. 1. p. 68-82.

  • KREUTZ, L. . Literatura escolar dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. In: I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1996, Lisboa. Anais do I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Lisboa: Editora da Fundação Calouste Gulbekian, 1996. v. 3. p. 491-499.

  • KREUTZ, L. . A história do livro didático entre imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. In: V Congresso Nacional da FECAB, 1995, Porto Alegre/Lajeado. Anais do V Congresso Nacional da FECAB. Porto Alegre: Editora da FECAB, 1995. v. 1. p. 29-38.

  • KREUTZ, L. . Estudo histórico e formação de um banco de dados sobre educação entre imigrantes alemães. In: III Seminário de Estudos e Pesquisa 'História, Sociedade e Educação', 1995, Campinas - SP. Anais do III Seminário de Estudos e Pesquisa 'História, Sociedade e Educação'. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 1995. v. 1. p. 62-82.

  • KREUTZ, L. . A história do livro didático entre imigrantes alemães no RS. In: V Congresso Nacional da FECAB, 1995, Lajeado. Anais do V Congresso Nacional da FECAB. Porto Alegre: Editora da FECAB, 1995. v. 1. p. 29-38.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Representações e discursos na construção da identidade docente na educação infantil. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica, 2010, São Paulo/SP. Anais do IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica. São Paulo/SP: FEUSP, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Heranças de uma representação: o magistério feminino na educação infantil. In: Anped Sul 2010, 2010, Londrina/PR. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. Londrina/PR: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Indícios para pensar a relação idade/frequência nas escolas da região colonial italiana, RS, 1875 a 1930: tempos de vida e de escola. In: Anped Sul 2010, 2010, Londrina/PR. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. Londrina/PR: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Professoras e a narrativa do processo de formação acadêmica. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís/MA. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luís/MA: Universidade Federal do Maranhão, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Decorrências dos discursos histórico-culturais na construção das identidades docentes na educação infantil. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís/MA. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luís/MA: Universidade Federal do Maranhão, 2010. v. 1. p. 1-2.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Representações sobre o papel docente na voz de professores da educação infantil: decorrências na prática pedagógica. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, Aracajú/SE. Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracajú/SE: Universidade Federal de Sergipe, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; SPIES, Isabel . O processo escolar no município de Tunápolis/SC, 1954-1974:escola pública com características de escola comunitária. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul/RS. Anais do V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul/RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2010. v. 1. p. 39-39.

  • KREUTZ, L. ; MACHADO, Claudiane dos Passos . Entrelaçando Histórias e Memórias. In: XVIII Encontro de Jovens Pesquisadores, 2010, Caxias do Sul/RS. Anais do XVIII Encontro de Jovens Pesquisadores. Caxias do Sul/RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; BORBA, E.H. ; GRAZZIOTIN, L.S. . Italianidade e educação: entrelaçando histórias e memórias. In: XVIII Encontro de Jovens Pesquisadores, 2010, Caxias do Sul/RS. Anais do XVIII Encontro de Jovens Pesquisadores. Caxias do Sul/RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Decorrências da representação sobre o papel docente na construção de limites com crianças da educação infantil: desafios e possibilidades. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul/RS. Anais do V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul/RS: Editora da UCS, 2010. v. 1. p. 15-15.

  • KREUTZ, L. ; SPIES, Isabel . Considerações entre os processos identitários e escolar no município de Tunápolis/SC (1954-1974). In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: políticas e formação de professores, 2010, Santa Cruz do Sul/RS. III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação - Políticas e formação de professores. Santa Cruz do Sul/RS: Editora da UNISC, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Quando as alunas são as professoras: representações em memórias de formação. In: Vi Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 110-111.

  • KREUTZ, L. . Categorias de análise para pesquisar a pluralidade cultural na história da educação. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 108-109.

  • KREUTZ, L. ; PRAZERES, M.A.B. . Formação continuada e participação docente na elaboração das propostas: da intenção a ação. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1290-1291.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Indícios da cultura escolar na região colonial italiana do RS: ensinar e aprender em português. In: XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. Anais do XV Encontro-Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 75-75.

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Os bastidores da formação acadêmica narrados por um grupo de professores. In: XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. Anais do XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 114-114.

  • KREUTZ, L. ; PRAZERES, M.A.B. ; GRAZZIOTIN, L.S. . "O estudo da participação docente na elaboração das propostas de formação de professores: o desafio da participação". In: XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. Anais do XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 118-118.

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane . Saberes a ensinar: entre prescições e práticas da cultura escolar na região colonial italiana, RS, Brasil, 1875 a 1930. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Rio de Janeiro: Clone Carioca Ser. de Multim. LTDA / SBHE, 2009. v. 1. p. 1-2.

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . A feminização do magistério e as representações sobre a mulher professora. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Rio de Janeiro: Clone Carioca Serv. de Multim. LTDA / SBHE, 2009. v. 1. p. 1-2.

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas no Brasil e a formação do Estado Nacional: a nacionalização compulsória das escolas dos imigrantes (1937-1945). In: VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Livro de Resumos do VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 2008. v. 1. p. 126-127.

  • KREUTZ, L. . A questão da língua materna nas escolas étnicas no Brasil de 1900 a 1939. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares, 2008, Florianópolis. Currículo, teorias, métodos. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2008. v. 1. p. 198-199.

  • KREUTZ, L. . Um periódico sobre o livro escolar entre imigrantes no Brasil (1917-1938).. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação. Programação e Resumos. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006. v. único. p. 271-272.

  • THEOBALD, Laerte ; GARDINI, Camila ; VETROMILLA, Raquel F D ; KREUTZ, L. . Livros Didáticos em. In: XVIII Salão de Iniciação Científica, XV Feira de Iniciação Científica e I Salão UFRGS Jovem, 2006, Porto Alegre. XVIII Salão de Iniciação Científica, XV Feira de Iniciação Científica e I Salão UFRGS Jovem. Porto Alegre: UFRGS, 2006. v. 1. p. 900-900.

  • GARDINI, Camila ; KREUTZ, L. . Das Schulbuch: um periódico sobre os livros didáticos. In: Feira de Iniciação científica e Salão de Extensão da FEEVALE, 2006, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação científica e Salão de Extensão. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2006. v. 1.

  • KREUTZ, L. . Fundação e Primeiros dois anos da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). In: XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2005, São Leopoldo. Caderno de Resumo. Anais do XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2005. v. único. p. 47-65.

  • KREUTZ, L. . O Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros da UNISINOS (NETB/UNISINOS) e a disponibilização de fontes para a história da Educação. In: I Encontro de arquivos escolares e museus escolares, 2005, São Paulo. Revista de Resumos. I Encontro de arquivos escolares e museus escolares, 2005. v. único.

  • KREUTZ, L. . Imigrantes no Brasil, diversidade de línguas e políticas educacionais, de 1909 até 1940.. In: VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - CIHELA, 2005, Quito. Libro de Resumenes. Quito - Equador: Universidad Andina Simón Bolivar, 2005. v. único. p. 101-102.

  • KREUTZ, L. . Igreja católica e processo escolar entre imigrantes no sul do Brasil, 1870-1938. In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação., 2004, Évora (Portugal). V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Igreja, Estado, Sociedade Civil. Instâncias Promotoras de Ensino.. Évora: Universidade de Évora, 2004. v. 1. p. 1-18.

  • KREUTZ, L. . Escolas de imigrantes em contexto de formação do Estado/Nação no Brasil.. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. A Educação Escolar em Perspectiva Histórica. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004. v. 1. p. 1-16.

  • KREUTZ, L. . A questão da língua nas escolas étnicas no Brasil, de 1900 a 1941, e as tensões entre imigrantes e governantes em relação à formação do Estado/Nação.. In: VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2003, San Luis Potosí / México. Historia de Las Ideas Actores e Instituciones Educativas. San Luis Potosí: El colegio de San Luis; Sociedad Mexicana de Historia de La Educación, 2003.

  • EMMEL, S. S. ; KREUTZ, L. . Processo educacional / escolar e universo cultural: uma relação a ser valorizada. In: II Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo. Educação na América-Latina, nestes tempos de império.. São Leopoldo: Unisinos, 2003. v. 7. p. 87-88.

  • KREUTZ, L. ; BERNER, C. F. . Uma só Pátria, um só Povo, uma só Língua. A escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade.. In: VI SEFIC Salão e Feira de Iniciação Científica, 2003, Canoas. VI SEFIC Salão e Feira de Iniciação Científica- Instrumentalizando o conhecimento. Canoas: UNILASALLE, 2003.

  • KREUTZ, L. ; BERNER, C. F. . Uma só Pátria, um só Povo, uma só Língua. A escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade.. In: IV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. IV Salão de Iniciação Científica - O mundo do conhecimento.. Porto Alegre: PUCRS, 2003.

  • KREUTZ, L. ; GOLLMANN, A. . Uma só Pátria, um só Povo, uma só Língua, A escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade.. In: Mostra de Iniciação Científica 2003, 2003, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica 2003. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

  • KREUTZ, L. ; EMMEL, Sinara . Processo educacional/escolar e universo cultural:uma relação a ser valorizada. In: III Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo. Anais do III Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Unisinos, 2003. v. 7. p. 87-88.

  • KREUTZ, L. . Processo escolar étnico em conflito com afirmação do Estado/Nação no RS: tensões em relação ao idioma na escola.. In: IV Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2002, Porto Alegre. Anais do IV Congresso Luso Brasileirode História da Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2002. v. 1. p. 152-153.

  • KREUTZ, L. . Estratégia governamental de nacionalização do ensino no Brasil. A crescente tensão entre a afirmação do Estado/ Nação e as escolas étnicas, de 1900 a 1941. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal: Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, 2002. v. 01. p. 343-345.

  • KREUTZ, L. . Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?. In: Seminário Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão, 2002, Campo Grande. Anais do Seminário Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão. Campo Grande: Editora da UCDB, 2002.

  • KREUTZ, L. . Imigrantes e Projeto de Escola Pública no Brasil: diferenças e tensões culturais. In: I Congresso Brasileiro de História da Educação. Educação no Brasil: História e Historiografia, 2001, Rio de Janeiro. Educação no Brasil. 2001: Editora Autores Associados, 2001. v. 1. p. 119-145.

  • KREUTZ, L. . Wilhelm Rotermund expoente na elaboração e na publicação de material didático para a escola teuto-brasileira. In: XIV Simpósio de Colonização e Imigração, 2001, São Leopoldo. Anais do XIV Simpósio de Colonização e Imigração, 2001.

  • KREUTZ, L. . Igreja católica e processo escolar entre os imigrantes alemães católicos no Rio Grande do Sul. In: Seminário Internacional e XXVII Simpósio Anual do CEHILA: 500 anos de Brasil e Igreja na América Meridional, 2001, São Leopoldo. Anais do Seminário Internacional e XXVII Simpósio Anual do CEHILA. São Leopoldo: UNISINOS, 2001. p. 34-35.

  • KREUTZ, L. . A impressão de livros escolares na editora Rotermund. In: VII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2001, Pelotas. Anais do VII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Pelotas: Editora da UFPel, 2001.

  • KREUTZ, L. . Escola da imigração x escola pública no RS: tensões e conflitos. In: VIII Encontro Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2001, São Leopoldo. Anais do VIII Encontro da ASPHE. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2001.

  • KREUTZ, L. . Processo escolar dos imigrantes no Brasil, de 1824 a 1938, na perspectiva de etnia e nação. In: III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2000, Coimbra - Portugal. Livro de Resumos do III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Portugal: Editora da Universidade de Coimbra, 2000. v. 1. p. 161-162.

  • KREUTZ, L. . Textbooks among german immigrants in Brazil.. In: XXII International Standing Conference for the history of education, 2000, Alcalá de Henares. Abstract Book of XXII ISCHE. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2001. v. 1. p. 114-115.

  • KREUTZ, L. . Educação, religião e etnia. In: Encontro Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2000, Santa Maria. Anais do Encontro Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2000. p. 9-10.

  • KREUTZ, L. . Educação escolar: processos de exclusão e perspectivas de inclusão. In: XVII Encontro Angelopolitano de Educação, 2000, Santo Ângelo e Santa Rosa. Anais do XVII Encontro Angelopolitano de Educação. Santo Ângelo: Editora da URI, 2000. p. 7-8.

  • KREUTZ, L. . A diversidade étnico-cultural como desafio para as políticas educacionais. In: II Congresso Internacional de Educação: pesquisando e gestando outra escola, 2000, São Leopoldo. Anais do II Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: UNISINOS, 2001. p. 17-18.

  • KREUTZ, L. . O étnico-cultural na história da educação do Rio Grande do Sul. In: IV Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 1999, Santa Maria. Anais do IV Encontro da Associação Sul-Rio-Gandense de Pesquisadores em História da Educação. Santa Maria - RS: Editora da UFSM, 1999. v. 1. p. 12.

  • KREUTZ, L. . A ASPHE e a pesquisa educacional no RS. In: Encontro de Professores e Pesquisadores em História da Educação, 1999, Rio de Janeiro - UFRJ. Anais do Encontro de Professores e Pesquisadores em História da Educação. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999. v. 1.

  • KREUTZ, L. . 175 anos de imigração alemã: história e desenvolvimento. In: III Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 1999, Lajeado - RS. Anais do III Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras. Porto Alegre: Editora da FECAB, 1999. v. 1. p. 5.

  • KREUTZ, L. . Política educacional e diferenciações étnico-culturais. In: Política Educacional na Escola Básica: o desafio entre a concepção e a operacionalização., 1999, São Leopoldo - RS. Anais do Encontro Regional da ANPAE. São Leopoldo - RS: Editora UNISINOS, 1999. v. 1. p. 42-43.

  • KREUTZ, L. . Identidade nacional e educação. In: XX Simpósio Nacional de História: Fronteiras, 1999, Florianópolis - UFSC. Anais do XX Simpósio Nacional de História. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999. v. 1. p. 455-456.

  • KREUTZ, L. . A história da educação a partir do olhar de etnia e nação. In: XXII Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu - MG. Anais da XXII Reunião Anual da ANPEd. São Paulo: Editora da ANPEd, 1999. v. 1. p. 178.

  • KREUTZ, L. . Etnia e educação. Perspectivas para uma análise histórica. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1998, São Paulo. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Paulo: Editora da USP, 1998. v. 1. p. 51.

  • KREUTZ, L. . Etnia e processo escolar. In: Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul, 1998, Florianópolis. Anais do Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998. v. 1. p. 39.

  • KREUTZ, L. . Imigração alemã e processo escolar na Argentina, Brasil e Chile. In: IV Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana, 1998, Santiago - Chile. Anais do IV Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana. Santiago - Chile: Editora da Universidade Católica del Chile, 1998. v. 1. p. 65-66.

  • KREUTZ, L. . A imprensa periódica e a História da Educação. In: III Encontro de Pesquisadores em História da Educação, 1998, Santa Maria. Anais do III Encontro de Pesquisadores em História da Educação. Santa Maria - RS: Editora da UFSM, 1998. v. 1. p. 8-9.

  • KREUTZ, L. . Etnia e educação: novas perspectivas. In: V Seminário sobre a contribuição alemã no desenvolvimento sócio-político-cultural dos países do Cone-Sul, 1998, Santa Maria - RS. Anais do V Seminário sobre a contribuição alemã no desenvolvimento sócio-político-cultural dos países do Cone-Sul. Santa Maria - RS: Editora da FAFRA, 1998. v. 1. p. 6-7.

  • KREUTZ, L. . A conjunção do étnico com o processo escolar entre imigrantes alemães. In: XIII Simpósio de História da Imigração e Colonização, 1998, São Leopoldo. Anais do XIII Simpósio de História da Imigração e Colonização. São Leopoldo - RS: Editora da UNISINOS, 1998. v. 1.

  • KREUTZ, L. . Identidade étnica e processo escolar. In: XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998, Caxambu - MG. Anais do XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998. v. 1. p. 75-76.

  • KREUTZ, L. . Educação e etnia: perspectivas para uma leitura da história da educação. In: I Encontro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 1997, São Leopoldo - RS. Anais do I Encontro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 1997. v. 1. p. 14.

  • KREUTZ, L. . A Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. In: IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil', 1997, Campinas. Anais do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil'. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 1997. v. 1. p. 6.

  • KREUTZ, L. . Representações diferenciadas de lições de coisas no início da República. In: 18a. Reunião Anual da ANPEd, 1996, Caxambu - MG. Anais da 18a. Reunião Anual da ANPEd. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996. v. 1. p. 104.

  • KREUTZ, L. . Implicações teóricas de uma leitura da prática escolar dos imigrantes alemães na perspectiva de identidade e etnia. In: IX Simpósio de Imigração e Colonização, 1996, São Leopoldo. Anais do IX Simpósio de Imigração e Colonização. São Leopoldo - RS: Editora UNISINOS, 1996. v. 1. p. 15.

  • KREUTZ, L. ; DREYER, A. L. . A representação de educação, identidade e etnia entre teuto-brasileiros: estudos históricos a partir da literatura. In: III Seminário Feira de ensino, pesquisa e extensão da UNISINOS, 1996, São Leopoldo. Anais do III Seminário Feira de ensino, pesquisa e extensão da UNISINOS. São Leopoldo - RS: Editora da UNISINOS, 1996. v. 1. p. 52.

  • KREUTZ, L. . Percurso e dinâmica de uma proposta pedagógica: de Saxe-Gotha ao Rio Grande do Sul. In: 17a. Reunião Anual da ANPEd, 1995, Caxambu - MG. Anais da 17a. Reunião Anual da ANPEd. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995. v. 1. p. 233-234.

  • KREUTZ, L. . O início do Período Republicano e os discursos sobre lições de coisas. In: 47a. Reunião Anual da SBPC, 1995, São Luiz - MA. Anais da 47a. Reunião Anual da SBPC. São Paulo: Editora da SBPC, 1995. v. 1. p. 249.

  • KREUTZ, L. . Produção e organização do conhecimento na escola teuto-brasileira do Rio Grande do Sul. In: VII Encontro Nacional de didática e Prática do Ensino, 1994, Goiânia - UFG/UCG. Anais do VII Encontro Nacional de didática e Prática do Ensino. Goiânia: Editora da UFG, 1994. v. 1. p. 192.

  • KREUTZ, L. . Escolas de imigração alemã no Rio Grande do Sul: desafios e perspectivas de pesquisa. In: II Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-Americana, 1994, Campinas - UNICAMP. Anais do II Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-Americana. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 1994. v. 1. p. 95.

  • KREUTZ, L. ; OUTROS, E. . História do realismo pedagógico: sua manifestação no RS. In: II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 1994, São Leopoldo - RS. Anais do II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. São Leopoldo - RS: Editora UNISINOS, 1994. v. 1. p. 203.

  • KREUTZ, L. . A questão escolar entre imgrantes alemães. In: VIII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 1993, São Paulo - USP. Anais do VIII Simpósio Nacional de História. São Paulo: Editora da USP, 1993. v. 1. p. 91.

  • KREUTZ, L. . A história e a memória da imigração alemã registrada na imprensa teuto-brasileira. In: Seminário-feira de Pesquisa e Pós-Graduação, 1993, São Leopoldo. Anais do Seminário-feira de Pesquisa e Pós-Graduação. São Leopoldo - RS: UNISINOS, 1993. v. 1. p. 129.

  • KREUTZ, L. . Formação do currículo e elaboração do material didático para o ensino básico. A experiência da escola teuto-brasileira no RS. In: Seminário-Feira de Pesquisa e Pós-Graduação, 1993, São Leopoldo. Resumo das comunicações do Seminário-Feira de Pesquisa e Pós-Graduação. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 1993. v. 1. p. 129.

  • KREUTZ, L. . O professor paroquial teuto-brasileiro: função religiosa, sócio-cultural e política. In: I Seminário de Estudos Teuto-Brasileiros: a Escola Alemã, 1989, Florianópolis - CNPq/UFSC. Anais do I Seminário de Estudos Teuto-Brasileiros: a Escola Alemã. Florianópolis: Editora da UFSC, 1989. p. 33.

  • KREUTZ, L. ; SACANI, M. S. . Formação do magistério para o ensino básico.. In: I SIMPÓSIO DE PESQUISA DA U.F.V. (UNIV. FED. DE VICOSA)., 1988, Viçosa. Anais do I Simpósio de Pesquisa da UFV. VICOSA - MG - UFV: Editora da UFV, 1988. v. 1. p. 123-124.

  • KREUTZ, L. . As formas de treinamento do professor teuto-brasileiro. In: 11a. Reunião Anual da ANPEd, 1988, Porto Alegre - UFRGS. Anais da 11a. Reunião Anual da ANPEd. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1988.

  • KREUTZ, L. . O Treinamento em Serviço para o Magistério do Ensino Básico: uma experiência bem sucedida. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO-REGIÃO SUDESTE-ANPED, 1987, Vitória. Anais do IV Seminário de Pesquisa em Educação - Região Sudeste. VITORIA - ESPIRITO SANTO: Editora da UFES, 1987. v. 1. p. 133-134.

  • KREUTZ, L. . Formação do Magistério para o Ensino Básico. O Treinamento em Serviço. In: IV CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (IV CBE) ANDE/ANPED/CEDES, 1986, Goiânia. Anais da IV Conferência Brasileira de Educação. GOIANIA - GO - UFG/ANPED/CEDE: Editora da UFG, 1986. v. 1. p. 1137.

  • KREUTZ, L. . Educação e Etnia: o caso teuto-brasileiro.. In: IV CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCACAO (IV CBE) ANDE/ANPED/CEDES, 1986, Goiânia. Anais da IV Conferência Brasileira de Educação (CBE). GOIANIA - GO / UFG-UCG-ANPED: Editora da UFG, 1986. v. 1. p. 1220.

  • KREUTZ, L. . A bagagem sócio-cultural dos imigrantes alemães e sua inserção no RS. In: Seminário de Estudos da Imigração, 1986, Santo Ângelo - RS. Anais do Seminário de Estudos da Imigração. Santo Ângelo - RS: Editora da ISTS, 1986.

  • KREUTZ, L. . Características da tradição escolar teuto-brasileira no RS. In: Simpósio sobre Educação e Imigração, 1986, Santa Rosa - FAFI. Anais do Simpósio sobre Educação e Imigração. Santa Rosa - RS: Editora da Fundação Estudos Missioneiros, 1986.

  • KREUTZ, L. . Visão histórica das Constituições Brasileiras e a Educação. In: Seminário sobre Educação e Constituinte, 1986, Viçosa - UFV. Anais do Seminário sobre Educação e Constituinte. Viçosa: Editora da UFV, 1986.

  • KREUTZ, L. . A formação do magistério para o ensino básico. A experiência teuto-brasileira de treinamento em serviço. In: I SEMINARIO NACIONAL SOBRE A ESCOLA BASICA E A FORMACAO DOS PROFESSORES, 1985, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional sobre a escola básica e a formação dos professores. RIO DE JANEIRO - PUC/CNPQ/INEP: Editora da PUC/RJ, 1985.

  • KREUTZ, L. . Os meios não sistematizados de formação do magistério. A experiência teuto-brasileira. In: Seminário Nacional 'A teoria e a prática da Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos', 1985, Niterói - RJ - UFF. Anais do Seminário Nacional 'Teoria e a prática da Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos'. Niterói - RJ: Editora da UFF, 1985.

  • KREUTZ, L. . Escolanovismo, Tecnologia Educacional e Educação Compensatória: solução para a Educação da Classe Popular?. In: ANAIS DA II CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCACAO(II CBE) ANPED-ANDE-CEDES, 1982, Belo Horizonte. Anais da II Conferência Brasileira de Educação. BELO HORIZONTE - MG - UFMG/ANP: Editora da UFMG, 1982. v. 1. p. 332.

  • KREUTZ, L. . A experiência de magistério na escola teuto-brasileira do RS. In: 34a. Reunião Anual da SBPC, 1982, Campinas - SP. Anais da 34a. Reunião Anual da SBPC. Campinas: Editora da SBPC, 1982.

  • KREUTZ, L. . Os movimentos de educação popular no Brasil, de 1961-64. In: 32a. Reunião Anual da SBPC, 1980, Rio de Janeiro - UERJ. Anais da 32a. Reunião Anual da SBPC. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1980. v. 1.

  • MALIKOSKI, A. ; KREUTZ, L. . Escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul (1875-1938). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso) , 2014.

  • MALIKOSKI, A. ; KREUTZ, L. . Escolas entre imigrantes poloneses no RS e a nacionalização do ensino. Educação (UFSM) , 2014.

  • KREUTZ, L. . A imigração alemã no RS e o processo escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . A contribuição da história da educação na pesquisa educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALIDOSKI, A. ; KREUTZ, L. . Escolas étnicas entre os imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. ; MACHADO, Claudiane dos Passos ; GRAZZIOTIN, L.S. . Entrelaçando Histórias e Memórias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . Referências conceituais para pesquisar o diálogo intercultural na história da educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; BORBA, E.H. . Italianidade e educação: entrelaçando histórias e memórias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; BORBA, E.H. . Italianidade e educação: entrelaçando histórias e memórias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; GRAZZIOTIN, L.S. . O ensino rural na região nordeste do Rio Grande do Sul: memórias e práticas de escolarização na região colonial italiana e nos campos de cima da serra (1914-1940). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; ZANATTA, Fernanda Rodrigues . As práticas escolares disciplinadoras das escolas étnicas e diversidade cultural: entre o cultural e o legal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Decorrências dos discursos histórico-culturais na construção das identidades docentes na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Heranças de uma representação: o magistério feminino na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Indícios para pensar a relação idade/frequencia nas escolas da região colonial italiana, RS, 1875 a 1930: tempos de vida e escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. ; MORAES, C.F. . Professoras e a narrativa do processo de formação acadêmica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Representações e discursos na construção da identidade docente na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Representações sobre o papel docente na voz de professores da educação infantil: decorrências na prática pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; BORBA, E.H. . Italianidade e educação: entrelaçando histórias e memórias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. . O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974: escola pública com características de escola comunitária?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . A educação dos imigrantes no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . O papel educacional no processo histórico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . O papel Educacional no Processo Histórico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. ; BORBA, E.H. . Italianidade e educação: entrelaçando Histórias e Memórias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; BORBA, E.H. . Italianidade e educação: entrelaçando Histórias e Memórias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; BORBA, E.H. . Italianidade e educação: entrelaçando Histórias e Memórias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela ; GRAZZIOTIN, L.S. . Iniciativas e movimentos comunitários na criação de espaços de escolarização (Bom Jesus/RS 1950-1962). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . A feminização do magistério e as representações sobre a mulher professora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Saberes a ensinar: entre prescrições e práticas da cultura escolar na região colonial italiana, RS, Brasil, 1875 a 1930. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Migrações e Culturas em Diálogo (Conferência de abertura do Congresso). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . Escolas étnicas no Brasil e a formação do Estado Nacional: a nacionalização compulsória das escolas dos imigrantes (1937-1945). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . A questão da língua materna nas escolas étnicas no Brasil, de 1900 a 1939. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Os cuidados com a saúde na imprensa educacional dos imigrantes alemães. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. . GT Imigração e Práticas populares na saúde e imigração e saúde: educação formal e informal (coordenador do GT). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . Cultura material e História da Educação (texto apresentado em mesa redonda). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane . Tempos de Vida, Tempos de Escola: indícios para pensar a relação idade/freqüência nas escolas da região colonial italiana, 1875 a 1930. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . Mosaico de atividades: construindo a esperança (moderador de mesa redonda). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. . Escola e iluminismo: que luzes? (palestra). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Magistério nas escolas da imigração alemã no RS, 1900-1938. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; VETROMILLA, Raquel F D ; ARNOLD, Mara R ; THEOBALD, Laerte G . Livros didáticos na escola teuto-brasileira: discussão pedagógica em Das Schulbuch e Lehrerzeitungen (católico e evangélico). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. ; VETROMILLA, Raquel F D ; ARNOLD, Mara R ; THEOBALD, Laerte G . O periódico Das Schulbuch. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREUTZ, L. . Mesa Redonda: Missões Jesuíticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . A formação de acervo e a disponibilização da literatura educacional dos imigrantes alemães no Brasil (1832-1942).. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. . Imigrantes no Brasil, diversidade de línguas e políticas educacionais, de 1909 até 1940.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . A Associação de Professores Católicos da Imigração Alemã, no RS, e a Campanha da Nacionalização do Ensino (1920 - 1939).. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KREUTZ, L. . O Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros da Unisinos (NETB/UNISINOS) e a disponibilização de fontes para a história da Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CEREZER, Eliane ; KREUTZ, L. . A educação Escolar Indígena. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Culturas em diálogo: um desafio para repensar o currículo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Formação do Estado Nacional e imigrantes alemães no Brasil: a língua como eixo de tensionamento e de interação no processo escolar étnico.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . História das escolas teuto-brasileiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . Uma tradição que lançou raízes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. . Currículo escolar, culturas e imposição de língua única. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . A questão da língua nas escolas étnicas no Brasil, de 1900 a 1941, e as tensões entre imigrantes e governantes em relação à formação do Estado/Nação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Processo educacional/escolar e universo cultural: uma relação a ser valorizada.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . A situação das escolas urbanas entre imigrantes alemães no Brasil em 1899. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . Escolas da Imigração Alemã Católica e processos de nacionalização do ensino. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. . Processo Escolar Étnico em Conflito com a Afirmação do Estado/Nação no RS. Tensões em Relação ao Idioma na Escola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. ; LERMEN, Benno João ; RÜEDELL, Pedro . Currículo e Cultura: Os limites da Regionalidade e a Potencialidade do Simbólico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. . Escola e etnia, perspectivas de pesquisa.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . A produção de material didático entre imigrantes alemães. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . Educação e cultura: a escola frente aos desafios dos processos identitários. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . Educação e perspectiva cultural. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . História Cultural e educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREUTZ, L. . 500 Anos de Brasil e Igreja na América Meridional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREUTZ, L. . Simpósio: Políticas de Educação Básica. Dialogando com os autores. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KREUTZ, L. . A diversidade étnico-cultural como desafio para as políticas educacionais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Educação escolar: processos de exclusão e perspectivas de inclusão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . Igreja católica e processo escolar entre os imigrantes alemães católicos no RS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KREUTZ, L. . Processo escolar dos imigrantes no Brasil, de 1824 a 1938, na perspectiva de etnica e nação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Textbooks among german immigrants in Brazil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREUTZ, L. . Educação, religião e etnia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREUTZ, L. . Prefácio. Caxias do Sul, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • POLETTO, J. T. ; KREUTZ, L. . Stuart Hall: a Identidade cultural na pós-modernidade. Caxias do Sul: EDUCS, 2014 (ARTIGO DE DIVULGACAO EM C&T OU ARTISTICA).

  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Conjectura - Educação e Filosofia. Caxias do Sul, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • KREUTZ, L. . Identidade e Experiência: Uma Escola Confessional na República Velha. Curitiba, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • KREUTZ, L. . Prefácio. IJUI, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • KREUTZ, L. . Pós-Graduação e Pesquisa Em Educação: O Desafio dos Paradigmas. Ijuí - UNIJU: UNIJUÍ, 1995 (Caderno especial).

  • KREUTZ, L. . Tipologia da Educacao Extra-Escolar. Viçosa (UFV): Divulgação interna da Universidade, 1979 (ARTIGO DE DIVULGACAO EM C&T OU ARTISTICA).

  • KREUTZ, L. . Conceito e Aspectos Significativos da Educacao Popular no Brasil. Viçosa (UFV): Divulgação interna da Universidade, 1978 (ARTIGO DE DIVULGACAO EM C&T OU ARTISTICA).

  • KREUTZ, L. . Objetivos e Estrategias do MEB-MCP e CPC, no Brasil, de 1961 à 1964. Viçosa (UFV): Divulgação interna da Universidade, 1978 (ARTIGO DE DIVULGACAO EM C&T OU ARTISTICA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KREUTZ, L. . Emissão de parecer para revista Conjectura: filosofia e educação. 2014.

KREUTZ, L. ; MOROSINI, M. ; AGUILLAR, L. H. ; MALUF, S. . Comitê Assessor Especial da Fundação Araucária. 2012.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira da História da Educação (a partir de 1997 a atual).. 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Instituto Histórico de São Leopoldo, ocupante da cadeira n°10, com uma reunião mensal para apresentação de pesquisas e estudos (a partir de 1992 a atual).. 2010.

KREUTZ, L. . Consultor ad hoc CNPq (desde 1990 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Científico da Coleção Gralha Azul (a partir 2002 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Consultor ad hoc da Revista Educação da UFPel (a partir de 2002 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Comitê Assessor de Educação e Psicologia da FAPERGS (a partir de 2006 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Editorial da Revista História da Educação da ASPHE (a partir de 1997 a atual).. 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Editorial da Coleção Fronteiras da Educação (a partir 1996 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Editorial da Revista de História e Geografia Ágora (a partir de 2002 a atual).. 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Editorial da Revista de Ciências Humanas (a partir de 2004 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Consultor ad hoc FAPERGS (2006 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Consultor ad hoc na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (desde 2008 a atual). 2010.

KREUTZ, L. . Membro do Comitê Científico do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. 2010.

KREUTZ, L. . Membro de Conselho Editorial da Revista Educação. Revista do Centro de Educação da UFSM. 2010.

KREUTZ, L. . Consultor ad hoc FACEPE (desde 2008 a 2009). 2009.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Linhas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Catarina. 2009.

KREUTZ, L. . Assessoramento de Educação (CA-ED) do CNPq, de 2002 a 2005 (membro efetivo do Comitê de Assessoramento). 2005.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em março de 2005, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2005.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em junho de 2005, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2005.

KREUTZ, L. . Membro da comissão científica do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, com a emissão de 89 pareceres. 2005.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em fevereiro de 2004, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2004.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em junho de 2004, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2004.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em novembro de 2004, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2004.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em junho de 2003, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2003.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em novembro de 2003, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2003.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2002.

KREUTZ, L. . Reunião do CA/ED/CNPq, em novembro de 2002, para avalição de projetos de pesquisa na área de educação, encaminhados ao CNPq.. 2002.

KREUTZ, L. . Membro da Comissão Científica do I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 1996.

KREUTZ, L. . Assessoria pedagógica à Escola Estadual Effie Rolfs. 1989.

KREUTZ, L. . Assessoria pedagógica à 13a. Delegacia Regional de Ensino de Muriaé- MG. 1989.

KREUTZ, L. . Assessoria à 17a. Delegagia Regional de Educação de Santa Rosa. 1986.

KREUTZ, L. . Registro nº 15898 na plataforma sistema eletrônico de editoração da revista. 2015.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo nº 290080/2015-0 do CNPq. 2015.

KREUTZ, L. . Parecer de texto encaminhado para publicação - Revista Edução UNISINOS. 2015.

KREUTZ, L. . Parecer de texto encaminhado para publicação - Revista História UNISINOS. 2015.

KREUTZ, L. . Parecer de texto encaminhado para publicação - Revista Reflexão e Ação - UNISC. 2015.

KREUTZ, L. . Imigração, educação e escolas étnicas no Paraná. 2014.

KREUTZ, L. . parecer relativo ao processo nr. 308875/2014-1. 2014.

KREUTZ, L. . análise de projeto de pesquisa e emissão de parecer, processo CNPq nr. 502887/2014-8. 2014.

KREUTZ, L. . análise de projeto de pesquisa e emissão de parecer, CNPq processo nr. 304173/2014-2. 2014.

KREUTZ, L. . análise de projeto de pesquisa e emissão de parecer, CNPq processo nr. 312808/2014-3. 2014.

KREUTZ, L. . análise de texto e parecer sobre viabilidade de publicaçpão. 2014.

KREUTZ, L. . análise de texto e parecer sobre viabilidade de publicaçpão. 2014.

KREUTZ, L. . análise de texto e parecer sobre viabilidade de publicaçpão. 2014.

KREUTZ, L. . Parecer para texto para a Revista Brasileira de História da Educação. 2012.

KREUTZ, L. . Parecer relativo a o processo jnr. 483471/2012-7, no CNPq. 2012.

KREUTZ, L. . parecer relativo ao processo nr. 481727/2012-4 no CNPq. 2012.

KREUTZ, L. . Parecer relativo a artigo encaminhado para a Revista de Educação - PUC/RS. 2012.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo nr. 500119-2012-0 no CNPq. 2012.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo nr. 309958-2012-1, no cnpq.. 2012.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo nr. 311663/2012-5 no cnpq. 2012.

KREUTZ, L. . Parecer relativ o ao processo nr. 301935/2012-2 no cnpq.. 2012.

KREUTZ, L. . VI Congresso Brasileiro de História da Educação. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 300401/2011-6, do CNPq. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao Of. RBHE/2011, para a Revista Brasileira de História da Educação. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo nr. 8699-30597-1-rv da Revista Educação - PUC/RS. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo nr. 300401/2011-6 do CNPQ. 2011.

KREUTZ, L. . Parcer relativo ao processo nr. 401724/2011-5 no CNPq. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao Processo nr. 401613/2011-9 no CNPq. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao Processo nr. 475095/2011-1 no CNPq. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao Processo nr. 482228/2011-3 no CNPq. 2011.

KREUTZ, L. . Parercer relativo ao Processo nr. 484983/2011-3 no CNPq. 2011.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao Processo nr. 477174/2011-6 no CNPq. 2011.

KREUTZ, L. . Membro fundador, associado e participante das atividades da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE (a partir de 1996 a atual). 2010.

KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela ; KUIAVA, E. ; GRAZZIOTIN, L.S. . Líder do grupo de pesquisa. 2010.

KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela ; ALMEIDA, D.B. . Membro da Comissão Organizadora do XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2010.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 480387/2010-9, do CNPq. 2010.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 490168/2010/8, do CNPq. 2010.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 474996/2010-7, do CNPq. 2010.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 401247/2010-4, do CNPq. 2010.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 401047/2010-5, do CNPq. 2010.

KREUTZ, L. . Parecer para a Revista Educação UFSM (01/08/2010). 2010.

KREUTZ, L. . Parecer para a Revista História da UNISINOS (04.10.10). 2010.

KREUTZ, L. . parecer relativo a texto encaminhado para publicação na Revista de Educação PUC/RS. 2010.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 132-474-1-RV, da Revista Educação - UFSM. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 477969/2009-7, do CNPq. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 482768/2009-6, do CNPq. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer para Revista Educação Unisinos, EDU-2009-334. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer para Revista Educação Unisinos, EDU-2009-209. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer para Revista de Ciências Humanas - URI, n. 73/09. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 501745/2009-2, do CNPq. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer para a Revista História UNISINOS, n. ARQ-2009-336. 2009.

KREUTZ, L. . Membro do Comitê Científico do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer para a Editora da UFSM (Ofício n. 143/2009). 2009.

KREUTZ, L. . Parecer para a Revista de Ciências Humanas da URI, n. 132/2009. 2009.

KREUTZ, L. . Parecer para a Editora da UFSM, n. 0157/2009-ED. 2009.

KREUTZ, L. . Membro do Comitê Científico do VII Congreso Luso Brasileiro de História da Educação. 2008.

KREUTZ, L. . Membro do Comitê Científico do XI Encontro Anual da ASPHE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 2818-08-6, CAPES. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 569307/2008-2, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 571732/2008-9, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 572403/2008-9, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 561876/2008-8, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 567999/2008-4, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 572957/2008-4, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 567032/2008-6, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 564018/2008-2, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 571978/2008-8, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 561574/2008-1, CNPq. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0375-7.07/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0561-7.07/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0678-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0515-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0751-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0772-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0326-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0423-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0690-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0986-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0463-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0408-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0831-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0576-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0585-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 1095-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0486-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 1065-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0221-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 1232-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0517-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 1078-7.06/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0811-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0811-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. APQ 0435-7.08/08, FACEPE/PE. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao pedido de mudança de nível de mestrado para doutorado - USP. 2008.

KREUTZ, L. . Parecer relativo a dois artigos para publicação na Revista Brasileira de História da Educação. 2008.

KREUTZ, L. . Membro Titular do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. (2005-2007).. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 304261/2007-6, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 470600/2007-1, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 303180/2007-2, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 480462/2007-0, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 400208/2007-5, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 400577/2007-0, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 400380/2007-2, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 400423/2007-3, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 303966/2007-6, CNPq. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo a três artigos para publicação na Revista Brasileira de História da Educação. 2007.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 4297-07-5, CAPES. 2007.

KREUTZ, L. . Relatório técnico de pesquisa: "Uma só pátria, um só povo, uma só língua. A escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade". (Relatório de pesquisa para CNPq).. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 401586/2006-5, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo a artigo para publicação pela Revista Brasileira de História da Educação. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo a cinco processos de solicitação de auxílio para Pibic/UERN. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 486484/2006-8, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 472750/2006-2, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 304581/2006-2, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 401448/2006-1, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 401586/2006-5, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 308549/2006-6, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 308810/2006-6, CNPq. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 4250-06-0, CAPES. 2006.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 401448/2006-1, CNPq.. 2006.

KREUTZ, L. . Diretor Regional Sul, titular, da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE (1999 a 2005). 2005.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Leopoldenses - Série Educação - UNISINOS (2000 a 2005). 2005.

KREUTZ, L. . Membro do Conselho Editorial da Editora UNIJUÍ (2002 a 2005). 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 304462/2005-5, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 304092/2005-3, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 302924/2005-1, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 304092/2005-3, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 302924/2005-1, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 450629/2005-8, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 450740/2005-6, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 450489/2005-1, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 304462/2005-5, CNPq. 2005.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. AEX0011/04-5, CAPES. 2004.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 307404/2004-8, CNPq. 2004.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 304317/2004-7, CNPq. 2004.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. AEX 0179/03-5, CAPES. 2003.

KREUTZ, L. . Parecer para Editora da Universidade de São Francisco. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR relativo ao Programa do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 303957/2002-6, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 551907/2002-9, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 303437/2002-2, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo a projeto de pesquisa para a Universidade Federal do Paraná. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 303957/2002-6, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 551907/2002-9, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer para a Editora UFSM - Memorando n. 07/2002-ED.. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 455787/2002-6, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 303957/2002-6, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 303437/2002-2, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Parecer relativo ao processo n. 551907/2002-9, CNPq. 2002.

KREUTZ, L. . Vice-coordenador do GT de História da Educação da Anped (1997 a 2001). 2001.

KREUTZ, L. . Relatório técnico: "Livro de textos escolares entre imigrantes alemães no Rio Grande do Sul" (Relatório viagem para FAPERGS). 2000.

KREUTZ, L. . Relatório técnico: "Processo escolar dos imigrantes no Brasil, de 1824 a 1938, na perspectiva de etnia e nação" (Relatório de pesquisa para CNPq). 2000.

KREUTZ, L. . Relatório técnico: "Schulbücher unter deutschbrasilianische Einwanderer in Rio Grande do Sul" (Relatório viagem CNPq). 2000.

KREUTZ, L. . Projeto de pesquisa: "Etnia, nação e nacionalidade: uma conjugação tensa na história da educação do Rio Grande do Sul" (projeto pesquisa aprovado no CNPq). 1999.

KREUTZ, L. . Membro da Comissão Científica do III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 1999.

KREUTZ, L. . Membro da Comissão de elaboração dos Estatutos para a Sociedade Brasileira de História da Educação. 1997.

KREUTZ, L. . Presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). (1996-1997). 1997.

KREUTZ, L. . Projeto de pesquisa: "A representação de educação, identidade e etnia entre teuto-brasileiros. Estudo histórico a partir de sua literatura escolar" (projeto pesquisa aprovado no CNPq). 1995.

KREUTZ, L. . Projeto de pesquisa: "História do realismo pedagógico: sua manifestação no RS" (projeto pesquisa aprovado no CNPq). 1993.

KREUTZ, L. . Projeto de pesquisa: "Recuperação da memória teuto-brasileira: o material didático" (Projeto de pesquisa aprovado na FAPERGS). 1992.

KREUTZ, L. . Presidente da Comissão de Seleção de CNPq/CTQ/UFV para bolsas de iniciação científica. 1990.

KREUTZ, L. . Membro representante da UFV na Comissão de redação do Anteprojeto de Constituição do Estado de Minas Gerais.. 1989.

KREUTZ, L. . Projeto de pesquisa: "A prática pedagógica na escola teuto-brasileira do RS" (projeto de pesquisa aprovado no CNPq). 1988.

KREUTZ, L. . Projeto de pesquisa: "Formação do Magistério para o Ensino Básico: a experiência teuto-brasileira de treinamento em serviço" (projeto de pesquisa aprovado no CNPq). 1986.

KREUTZ, L. . A educação dos imigrantes no Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KREUTZ, L. . Um periódico sobre o livro escolar entre imigrantes (1917 - 1938). Mais para a Europa ou para o Brasil?. 2009. (Relatório de pesquisa).

KREUTZ, L. . Coordenação de mini-curso: Curso Estudos sobre a cultura escrita. 2009. (Coordenação de Trabalhos).

KREUTZ, L. . Um periódico sobre o Livro Escolar entre Imigrantes (1917-1938). Mais para a Europa ou para o Brasil?. 2006. (Relatório de pesquisa).

KREUTZ, L. . Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas. 2006. (Coordenação de Sessão).

KREUTZ, L. . Mesa redonda: Guerra, Educação e Nacionalização no Sul do Brasil. Evento: Muitas Faces de uma Guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de Nacionalização no Sul do Brasil.. 2005. (Expositor em Mesa Redonda).

KREUTZ, L. . Ensino da Disciplina História da Educação nas Universidades e IES do Rio Grande do Sul: Ontem e hoje. Painel do 11º encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2005. (Coordenação de Painel).

KREUTZ, L. . XI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2005. (Membro de Comissão Científica).

KREUTZ, L. . Mesa-Redonda: Educação e Imigração no Brasil, no IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas.. 2005. (Expositor em Mesa Redonda).

KREUTZ, L. . Uma só pátria, um só povo, uma só língua. A escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade. 2004. (Relatório de pesquisa).

KREUTZ, L. . Seminário Temático Imigração e Educação. Seminário Internacional: Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina. 2004. (Coordenação de Sessão).

KREUTZ, L. . Mesa-Redonda: Educação e Imigração no Brasil, no IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas.. 2004. (Expositor em Mesa Redonda).

KREUTZ, L. . Currículo, Cultura e Sociedade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KREUTZ, L. . Fórum de Educação Básica. 2003. (Conferencista de fórum).

KREUTZ, L. . Sociedade pluriétnica, cultura e educação. 2003. (Coordenador de Seminário).

KREUTZ, L. . III Congresso Internacional de Educação - Tema: Educação na América Latina, nestes tempos de império. 2003. (Conferencista de congresso).

KREUTZ, L. . Imigração alemã: formação de uma comunidade teuto-brasileira. 2001. (Debatedor de Mesa Redonda).

KREUTZ, L. . 500 Anos de Brasil e Igreja na América Meridional. 2000. (Coordenação de Trabalhos).

KREUTZ, L. . II Congresso Internacional de Educação: Pesquisando e Gestando Outra Escola. Paradigmas da Pesquisa em Educação e Desafios Contemporâneos para Outra Escola. 2000. (Coordenação de Trabalhos).

KREUTZ, L. . 500 anos de Educação: diferenças e tensões culturais. I Congresso Brasileiro de História da Educação. 2000. (Expositor em Mesa Redonda).

KREUTZ, L. . Magistério e Imigração Alemã.. 1988 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL DE DIVULGACAO CIENTIFICA REALIZADO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2016

    Italianidade e educação: entrelaçando histórias e memória, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    Um periódico sobre o livro escolar entre imigrantes (1917 - 1938). Mais para a Europa ou para o Brasil?, Descrição: A pesquisa tem por objetivo explicitar questões consideradas relevantes em relação ao periódico Das Schulbuch (O Livro Escolar), publicado pela Editora Rotermund, São Leopoldo, de 1917 a 1938, para as escolas étnicas. Com 52 números editados, o períodico versa sobre a questão do material didático para as escolas da imigração, buscando adequá-lo o mais possível à realidade brasileira sem abrir mão de algumas dimensões étnicas consideradas importantes. Justifica-se a relevância da pesquisa porque periódicos e livros escolares, tidos no passado como resíduos de pouca significação para a pesquisa, começaram a ser considerados como fontes essenciais na historiografia da educação porque situam-se em convergência com outras estratégias culturais para formar identidades e estruturas desejadas. A análise do periódico realiza-se na perspectiva da História Cultural em que os conceitos de representação e de narrativa são básicos. Conforme Hall e Chartier, a representação é uma prática cultural com a qual se constrói sentido e, em palavras de Pesavento, as representações são "matrizes geradoras de condutas e práticas sociais, dotadas de força integradora e coesiva, bem como explicativa do real". Neste sentido, o periódico Das Schulbuch está permeado de tensionamentos e interrelações na produção e na legitimação de referências para as práticas pedagógicas propostas para as escolas da imigração no Brasil, que eram em torno de 2.500, na década de 1930. Perguntas centrais na pesquisa relacionam-se com a estrutura e as questões mais recorrentes no periódico, com o tipo de leitura que procurava instituir, com as propostas pedagógicas e com a inserção dos imigrantes no contexto nacional. A pesquisa está sendo realizada com o apoio do CNPq, previsto de março de 2005 a fevereiro de 2008.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador / Terciane Luchese - Integrante / Eliane Cerezer - Integrante / Raquel Fritzen Dapper - Integrante / Mara Regina Arnold - Integrante / Célia Carmen Martinson - Integrante / Laerte Theobald - Integrante / Camila Gardini - Integrante / Maria Luíza Bredemeier - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 4

  • 2001 - 2004

    "Uma só pátria, um só povo, uma só língua". A escola étnica e a língua na formação da Nação/Nacionalidade. (renovação do projeto: 08/2003), Descrição: Nas pesquisas anteriores constatou-se que períodos de tensão na história da educação do Rio Grande do Sul ocorreram quando a afirmação do processo escolar étnico entrou em choque com a afirmação do Estado/ Nação. Por parte dos imigrantes alemães entendia-se que sua língua de origem era o âmago de seu processo identitário e que em suas escolas étnicas não poderiam abrir mão da mesma. As lideranças governamentais consideraram esta prática como o obstáculo maior para o processo de nacionalização, concebida em pespectiva homogeneizadora. Na pesquisa procura-se entender como as medidas de nacionalização compulsória atingiram as escolas étnicas, nas décadas de 1920/30. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador / Viviane Manfroi - Integrante / Cristina Fick Berner - Integrante / Adriana Cristina Gollmann - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 46 / Número de orientações: 6

  • 1999 - 2001

    Etnia,nação,nacionalidade: uma conjugação tensa na história da educação do Rio Grande do Sul, Descrição: Nesta pesquisa estuda-se o movimento, por vezes bastante tenso, entre as concepções e iniciativas dos imigrantes no RS, em relação as escolas étnicas e as concepções e iniciativas governamentais, crescentemente homogeneizadoras, de 1900 a 1937, em contexto de afirmação nacionalista também crescente. Acentua-se a argumentação, por parte dos imigrantes, em favor das escolas étnicas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador / Viviane Manfroi - Integrante / Poline Martins - Integrante / Beatriz Kotz - Integrante / Daniele Metz - Integrante / Clóvis Martin Fink - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 6

  • 1995 - 1999

    A representação de educação, identidade e etnia entre teuto-brasileiros:estudo histórico a partir de sua literatura escolar. (renovação do projeto:08/1997), Descrição: A literatura escolar dos imigrantes alemães expressa a concepção muito específica de um processo escolar étnico no Brasil, especialmente de 1880 a 1939. Na pesquisa foram estudadas duas coleções de Jornais de Professores(1900-1939), católicos e luteranos, e parte dos livros didáticos mais usados nas escolas étnicas dos imigrantes. O objetivo foi entender as bases de sua concepção de educação, identidade e etnia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador / Cristiane Finger - Integrante / Adolfo Leopoldo Dreyer - Integrante / Jaqueline Sebastiana Bender - Integrante / Milene Cristina dos Santos - Integrante / Patricia Mombach - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Bolsa de Iniciação Científica da Unisinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 9

  • 1994 - 1995

    O material didático para as escolas da imigração alemã, Descrição: Nas décadas de 1920/30 havia acima de 1500 escolas da imigração alemã no Brasil, estando a maior parte das mesmas no RS. Os imigrantes produziram acima de 140 livros didáticos para suas escolas, fundaram três Jornais de Professores (dois no RS- um para imigrantes católicos e outro para luteranos - e outro em SC), de 1900 a 1939, e uma revista sobre o livro escolar (Das Schulbuch), de 1917 a 1939. Nos anos de nacionalização compulsória do ensino, de 1938-45 este material didático foi ou destruído, ou escondido. Na pesquisa percorreu-se os mais diversos tipos de arquivos/acervos, fez-se ampla divulgação e motivação, pela imprensa, entre imigrantes alemães, com o objetivo de localizar e fazer o fichamento básico deste material didático. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador / Gerson Roberto Neumann - Integrante / Mariana Barcelos Schaeffer - Integrante / Marilisa Machado - Integrante / Vicente Carvalho Júnior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 1

  • 1991 - 1992

    Formação do Currículo e Elaboração de Material Didático para o ensino básico: a experiência bem sucedida na escola teuto-brasileira católica do RS, Descrição: Nas primeiras décadas do séc. XX, quando o índice de analfabetismo no Brasil estava em torno de 80% de analfabetos, ocorreu um fato insólito em comunidades agrárias formadas por grupos étnicos de imigrantes. Tratava-se de comunidades rurais com alto índice de escolaridade/alfabetização. O objetivo da pesquisa foi buscar entender a formação do currículo e o uso do material didático desta experiência marcante, restringindo-se o estudo ao processo escolar dos imigrantes alemãs católicos no RS. OBS:Este projeto foi realizado durante o primeiro ano com a minha vinculação à UFV. A partir de 1991 foi continuado na Unisinos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 1990 - 1991

    Formação do currículo e elaboração de material didático para o ensino básico: a experiência bem sucedida na escola teuto-brasileira católica do RS, Descrição: Nas primeiras décadas do séc. XX, quando o índice de analfabetismo no Brasil estava em torno de 80% de analfabetos, ocorreu um fato insólito em comunidades agrárias formadas por grupos étnicos de imigrantes. Tratava-se de comunidades rurais com alto índice de escolaridade/alfabetização. O objetivo da pesquisa foi buscar entender a formação do currículo e o uso do material didático desta experiência marcante, restringindo-se o estudo ao processo escolar dos imigrantes alemãs católicos no RS. OBS:Este projeto foi realizado durante o primeiro ano com a minha vinculação à UFV. A partir de 1991 foi continuado na Unisinos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1988 - 1990

    A prática pedagógica na escola teuto-brasileira do RS, Descrição: A partir dos números disponíveis da coleção do Jornal dos Professores Teuto-Brasileiros Católicos (Lehrerzeitung), no RS, de 1900-1939, havia percebido indícios de uma fundamentação para uma prática pedagógica peculiar para o contexto brasileiro. A ênfase era para um ensino vinculado com a realidade concreta do aluno e para a "lição das coisas". O objetivo da pesquisa foi tentar entender melhor em que consistia esta peculiaridade pedagógica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Viçosa - Bolsa.

  • 1986 - 1988

    Formação do magistério para o ensino básico: a experiência teuto-brasileira de treinamento em serviço, Descrição: Nas primeiras décadas de funcionamento das escolas étnicas entre imigrantes alemães, a formação do magistério era efetuada basicamente pelo treinamento em serviço. Estudos anteriores indicam que estes professores haviam alcançado resultados satisfatórios em sua atividade de magistério. Por isto, a especificidade desta pesquisa consistiu em estudar a forma como havia sido este processo de formação/treinamento em serviço. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucio Kreutz - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Viçosa - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2001

Menção Honrosa do Departamento de Cultura, Prefeitura Municipal de Santo Cristo.

1989

HOMENAGEM - PLACA COMEMORATIVA; III SEMANA DA CULTURA - PALESTRANTE., FUNDACAO FACULDADE DE FILOSOFIA (FAFI) DE UNIAO DA VITORIA - PARANA..

1982

PROFESSOR HOMENAGEADO; CURSO DE PEDAGOGIA - FORMANDAS., UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA - MG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Caxias do Sul, Departamento de Educação. , Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Petrópolis, 95070-560 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 32182118

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - 2007

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2004 - 02/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.,Atividade realizada, Integrante do Convênio MINTER (UNISINOS/URI - Frederico Westphalen) e professor neste convênio..

    • 01/1994 - 02/2007

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Educação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do programa de Pós-Graduação da UNISINOS.

    • 10/1991 - 02/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação Em Educação, Pós Graduação Em Educação.,Linhas de pesquisa

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa - LP III, Pesquisa Problemas em Educação IV, LD - Linha de Pesquisa III

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Social e Pensamento Educacional

    • 02/2006 - 07/2006

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Social e Pensamento Educacional

    • 02/2006 - 07/2006

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa - LP III, Seminário de Tese I

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira, História Social e Pensamento Educacional

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa - LP III, LD - Linha de Pesquisa III

    • 02/2005 - 07/2005

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Brasileira

    • 02/2005 - 07/2005

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LD - Linha de Pesquisa III, Seminário de Tese I

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PP - LP III: Escolas étnicas, LD-LP III: Currículo, cultura e história da educação, 1º Seminário LP III: Currículo, cultura e sociedade

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 08/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, X Fórum da Educação.

    • 07/2002 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do PPGEd.

    • 03/1992 - 11/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Comissão de Coord. do PPG em Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de seleção de alunos para o PPGEd.

    • 02/2004 - 07/2004

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 02/2004 - 07/2004

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese I, PP - LP III: Uma só Pátria, um só povo, uma só língua

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa - LP III, LD-LP III: Currículo e Diferenças Culturais

    • 02/2003 - 07/2003

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 02/2003 - 07/2003

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LD: Currículo, diferenças culturais e interculturalidade

    • 02/2003 - 07/2003

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Currículo, Cultura e Sociedade.

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LD: o lúdico no currículo escolar, LD: Currículo e Cultura: a perspectiva intercultural, LD: Currículo e Cultura

    • 03/1998 - 11/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Ciências Humanas. Membro efetivo com reuniões mensais.

    • 02/2002 - 07/2002

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese II, Seminário LP III: Currículo, Cultura e Sociedade, Seminário Avançado em Educação Básica II: LP III, PP: Uma só pátria, um só povo

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 02/2001 - 07/2001

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 01/1997 - 12/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Comissão de Coord. do PPG em Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas.

    • 02/2000 - 07/2000

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 01/2000

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação na perspectiva histórica, Educação e Representação

    • 01/1998

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Educação.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Conhecimento em Educação do Centro de Ciências Humanas da UNISINOS.

    • 02/1999 - 07/1999

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 11/1998 - 07/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Comissão de Elaboração da Proposta de Doutorado em Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração do Curso de Doutorado do PPGEd da Unisinos.

    • 01/1999

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e etnia: implicações para o processo escolar, Fontes do Pensamento Educacional

    • 01/1998

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Educacionais, História da Educação Básica no RS

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 02/1998 - 07/1998

      Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos e Antropológicos da Educação: modernidade e pós-modernidade

    • 02/1998 - 07/1998

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 01/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Comitê Científico do Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro integrante do Comitê Científico do Centro de Ciências Humanas da UNISINOS.

    • 08/1997 - 12/1997

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 08/1997 - 12/1997

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, II Semana Acadêmica de Letras.

    • 02/1997 - 07/1997

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 01/1997

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I e II

    • 08/1996 - 12/1996

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 02/1996 - 07/1996

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, História da Educação Brasileira

    • 01/1996

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Educacionais, História da Educação Básica no RS

    • 03/1995 - 07/1995

      Ensino, Especialização Em Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pessoa humana, cultura e sociedade

    • 02/1995 - 07/1995

      Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

    • 01/1995

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I e II

    • 01/1994

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação Básica no RS, Políticas Educacionais e organização da escola básica

  • 1978 - 1991

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/1978 - 09/1991

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Metodologia Científica, Estatística Aplicada a Educação

    • 01/1987

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior - Conselho de Pesquisa.

    • 01/1985

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente - Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Educação.

    • 01/1979

      Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Filosofia da Educação, Fundamentos de Sociologia da Educação, Metodologia de Pesquisa em Educação

    • 01/1989

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente - Presidente da Comissão de Educação e Cultura da UFV.

    • 01/1989 - 12/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV.

    • 03/1988 - 12/1989

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Educação - Portaria 116288.

    • 03/1988 - 12/1988

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Central de Preparação do I Simpósio de Pesquisa da UFV.

    • 03/1988 - 12/1988

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Coordenadora da área de Ciências Humanas e Exatas na Preparação do I Simpósio de Pesquisa da UFV.

    • 01/1985

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente - Comissão de Assessoramento Técnico à Biblioteca Central da UFV.

    • 01/1986

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária - Assessoria Técnica à 17a. Delegacia Regional de Educação de Santa Rosa.

    • 01/1985

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior - Conselho Departamental.

    • 01/1985 - 12/1985

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de reelaboração dos estatutos da Biblioteca Central da UFV.

    • 03/1979 - 12/1980

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Treinamento e Aperfeiçoamento Docente do Departamento de Educação da UFV.

    • 01/1979

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária - Assessoria Técnica à Unidade de Apoio Didático da UFV.

    • 01/1979 - 12/1979

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Assessoria Pedagógica à Unidade de Apoio Educacional da UFV.

  • 2007 - 2016

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40