Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena

EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE LUCENA possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Exerceu a função de Vice Coordenador do Curso de Biologia modalidade a Distância na UESC, atuando como Coordenador do Curso durante 4 meses. Foi Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar - Residência Agrária. Participou da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC), de 2011 a 2013 como Tesoureiro e de 2013 a 2015 como Presidente. Atualmente é representante da UESC no Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) e foi representante no processo de construção do Programa de Educação Ambiental da Bahia (PEA-BA). Coordenou o PIBID da área de Biologia pela UESC de Agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Foi Coordenador da Área de Ensino de Biologia de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. Atualmente ocupa o cargo Administrativo de Coordenador de Integração Comunitária (COINC), na PROEX/UESC. Foi Coordenador Geral do Programa Universidade Para Todos (UESC), de Março a novembro de 2020. Ministra as disciplinas de Educação Ambiental, Estágio Curricular Supervisionado de Ensino de Biologia e Módulos Interdisciplinares. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Etnobotânica, Biologia Floral e Taxonomia de Cactaceae, bem como na área de Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia floral, taxonomia, etnobotânica, Cactaceae e Educação Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Vegetal

2003 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Fenologia, Biologia da Polinização e da reprodução de Pilosocereus Byles & Rowley (Cactaceae) no Nordeste do Brasil
Isabel Cristina Sobreira Machado. Coorientador: Daniela Cristina Zappi. Palavras-chave: Biologia da Polinização; Biologia da Reprodução; Cactaceae; Quiropterofilia; Caatinga.

Mestrado em Biologia Vegetal

1996 - 1998

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Estudo taxonômico da seção Tenues do gênero Rhynchospora Vahl (cyperaceae) no Brasil,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Modesto Luceño Garcés
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Taxonomia; Seção Tenues; Rhynchospora; Cyperaceae.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Educação.

Graduação em Ciências Biológicas

1991 - 1995

Universidade Federal da Paraíba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada/Especialidade: Etnobotânica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Sistemática de Cactaceae.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ensino de Botânica/Especialidade: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Agroecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Caatinga.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ecologia Vegetal/Especialidade: Educação Ambiental.

Organização de eventos

PITOLLI, A.M. ; ROCHA, EMERSON ANTÔNIO . Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2019. (Outro).

ROCHA, E. A. . X Simpósio de Biologia da UESC. 2015. (Outro).

D. L. Netto Mello ; ROCHA, E. A. . IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. 2013. (Congresso).

XAVIER, R. C. ; ROCHA, E. A. ; SILVA, D. C. . XI Simpósio de Biologia da UESC. 2009. (Outro).

XAVIER, R. C. ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. . X Simpósio de Biologia da UESC. 2008. (Outro).

Nassar, J. ; ROCHA, E. A. ; Machado, M. . Congresso Latiamericano e do Caribe de Cactéceas e outras Suculentas. 2008. (Congresso).

Guzzi Filho, N. J. ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2008. (Outro).

AGRA, Maria de Fátima ; BARACHO, George Sidney ; BASÍLIO, Ionaldo José Lima Diniz ; ROCHA, E. A. . V Encontro Anual de Pesquisa do LTF. 2007. (Outro).

PEREIRA, M. G. ; GOUVEIA, Zoraida Maria de Medeiros ; LUCENA, Vera Lúcia Araújo de ; MORAES, Virgínia Maria Magliano de ; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz ; BARROS, Marcos Alexandre de Melo ; BARZANO, Marco Antônio Leandro ; ROCHA, E. A. ; MEDEIROS, Edinaldo ; SETÚVAL, Francisco Antônio . Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Curso: Introdução a Revolução Brasileira. 2018. (Outra).

Workshop Recomendações para Plano de Manejo de RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). 2018. (Outra).

III Encontro de Meio Ambiente do IFBaiano.Canais de Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade: O Caso sa Feira Agroecológica de Ilhéus. 2017. (Encontro).

VII Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação.O Uso da Etnobiologia e Etnoecologia na Negociação de Conflitos. 2017. (Outra).

VII Workshop de Genética, Biodiversidade e Conservação.Uso da Etnobiologia e Etnoecologia na mediação de conflitos. 2017. (Outra).

VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional.Espaços educativos e lugares de memória na era digital: o caso do Google I/O Extend. 2017. (Seminário).

1 Conferência da Educação CientÍfica do Sul da Bahia.Educação em espaços não escolares na perspectiva Freireana.. 2016. (Outra).

1 Conferência da Educação CientÍfica do Sul da Bahia.Por uma Educação Ambiental Crítica. 2016. (Outra).

68 Reunião Anual da SBPC.PLANTAS ORNAMENTAIS DA REGIÃO DE MATA ATLÂNTICA DO SUL DA BAHIA, BRASIL. 2016. (Outra).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO. CACTACEAE JUSS. DE UMA MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO, NORDESTE DO BRASIL. 2016. (Congresso).

XIII Simpósio de Biologia do Sul da Bahia (SIMBIO).Educação Ambiental Crítica. 2016. (Simpósio).

I Workshop dos Cursos de Licenciatura da UESC.Ciências Biológicas. 2015. (Outra).

I Workshop dos Cursos de Licenciatura da UESC.Estágio na formação de professores: espaço-tempo da iniciação e profissionalização docente. 2015. (Outra).

VII Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais..Potencial Etnofarmacobotânico da caatinga: experiências com a etnia indígena Pankararé. 2014. (Simpósio).

VII Fórum Brasiileiro de Educação Ambiental.Análise da Viabilidade de Implantação de Coleta de Pilhas e Baterias na Universidade Esatdual de Santa Cruz - UESC/BA. 2012. (Outra).

61° Congresso Nacional de Botânica. Caracterização Anatômica de Heteranthera reniformis Ruiz & Pav. (Pontederiaceae) de Coaraci-BA. 2010. (Congresso).

I Encontro dos Colegiados Ambientais.I Encontro dos Colegiados Ambientais. 2010. (Encontro).

Projeto Implantação e Gestão de uma Usina de Reciclagem de Materiais Descartados na UESC.Projeto Implantação e Gestão de uma Usina de Reciclagem de Materiais Descartados na UESC. 2010. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Popularização da Ciência na Comunidade do Salobrinho. 2010. (Outra).

1° SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE CAMACAN..Asprincipais ameaças para a conservação da Mata Atlântica da Região Cacaueira.. 2009. (Seminário).

Curso de Capacitação para Conselheiros Ambientais da APA Lagoa Encantada e Rio Almada.Legislação Ambiental. 2009. (Oficina).

II SEMINÁRIO PROCOBIO.Educação Ambiental. 2009. (Seminário).

II SEMINÁRIO PROCOBIO DA UFRB..Educação Ambiental.. 2009. (Seminário).

SEMINÁRIO DE CONSULTA PÚBLICA DA MINUTA DO PROJETO DE LEI EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA.Seminário de Consulta Pública da Minuta do Projeto de Lei Educação Ambiental da Bahia.. 2009. (Seminário).

SESSÃO ESPECIAL DO FÓRUM DE DEBATES - CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO..MESA REDONDA: JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO - INCLUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE.. 2009. (Outra).

XI SIMBIO.Educação Ambiental. 2009. (Simpósio).

XI SIMBIO.Sustentabilidade é possível?. 2009. (Simpósio).

4 Congresso LatinoAmericano y del Caribe de Cactáceas y outras suculentas. BIOLOGIA FLORAL E REPRODUTIVA DE ESPÉCIES COLUNARES DE CACTACEAE DO NORDESTE DO BRASIL: O CASO DE PILOSOCEREUS. 2008. (Congresso).

59 Congresso Nacional de Botânica. Mesa Redonda: A FAMÍLIA CACTACEAE NO BRASIL: ESTUDOS ATUAIS E PERSPECTIVAS".. 2008. (Congresso).

III ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UESC.Educação Ambiental. 2008. (Encontro).

Seminário Nacional Gestão Territorial no Bioma Caatinga. 2008. (Seminário).

X SIMPÓSIO DE BIOLOGIA DO SUL DA BAHIA.Mata Atlântica, desafios e perspectivas.. 2008. (Simpósio).

58 Congresso Nacional de Botânica. BIOLOGIA FLORAL E REPRODUTIVA DE PILOSOCEREUS TUBERCULATUS (WERDERM.) BYLES & G.D. ROWLEY: UMA CACTACEAE QUIROPTERÓFILA ENDÊMICA DE CAATINGA. 2007. (Congresso).

2 EREBIO/NE ? Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste.UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MANGUEZAIS DE CANAVIEIRAS, BAHIA, BRASIL.. 2006. (Encontro).

5 EPEC ? Encontro Paraibano de Ensino de Ciências. 13 a 16 de junho de 2006. 2006. (Encontro).

II Encontro sobre Formação Continuada de Jovens e Adultos.Formação Continuada para Professores de Ciências da Rede Pública. 2006. (Outra).

XXIX Reunião Nordestina de Botânica.FLORA DO PICO DO JABRE, PARAÍBA, BRASIL: CYPERACEAE.. 2006. (Outra).

IX Seminário Regional Integrador Sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente e V Encontro de Mestres.IX Seminário Regional Integrador e V Encontro de Mestres. 2004. (Seminário).

1ª Oficina de identificação botânica do herbário UESC. 2002. (Oficina).

53 Congresso Nacional de Botânica. 2002. (Congresso).

II Semana de Educação da UESC - Universidade e Educação Básica: Uma via de mão dupla. 2002. (Outra).

V Simpósio de Biologia do Sul da Bahia e III Workshop de Biomedicina. 2002. (Outra).

V Simpósio de Biologia do Sul da Bahia e III Workshop de Biomedicina da UESC. 2002. (Simpósio).

1 Simpósio Reserva da Biosfera da Mata Atlântica-Sul Bahiana. 2001. (Simpósio).

51 Congresso Nacional de Botânica. 2001. (Congresso).

52 Congresso Nacional de Botânica. 2001. (Congresso).

IV Simpósio de Biologia do Sul da Bahia e II Workshop de Biomedicina da UESC. 2001. (Simpósio).

IV Simpósio de Biologia do Sul da Bahia e II Workshop de Biomedicina da UESC.. 2001. (Simpósio).

Oficina Sobre Guia de Biodiversidade. 2001. (Oficina).

Seminário sobre Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação da UESC. 2001. (Seminário).

V Jornada Paulista de Plantas Medicinais. 2001. (Outra).

Sexto Congresso e Exposição Internacional Sobre Florestas. 2000. (Congresso).

XXII Encontro Regional de Botânicos. 2000. (Encontro).

III Oficina de Identificação Botânica Subclasse - Rosidae. 1999. (Oficina).

VI Seminário Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. 1999. (Seminário).

XLIX Congresso Nacional de Botânica. 1998. (Congresso).

XLVIII Congresso Nacional de Botânica. 1997. (Congresso).

XLVII Congresso Nacional de Botânica. 1996. (Congresso).

1 Workshop do PNE para identificação de Material Botânico. 1995. (Outra).

XIX Reunião Nordestina de Botânica. 1995. (Outra).

XIX Reunião Nordestina de Botânica. 1995. (Outra).

II Encontro de Iniciação Científica da UFPB. 1994. (Encontro).

XVIII Reunião Nordestina de Botânica. 1994. (Outra).

I Encontro de Iniciação Científica da UFPB. 1993. (Encontro).

XLV Congresso Nacional de Botânica. 1993. (Congresso).

XVII Reunião Nordestina de Botânica. 1993. (Outra).

VII Semana da Biologia.VII Semana da Biologia. 1992. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cristiane de Souza Leal Venturin

Halmann, A.L.; Silva, G. M.;ROCHA, EMERSON ANTÔNIO. ALIMENTAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: escolhas que integram a saúde e o meio ambiente. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Claudia Stela Alcântara Barbosa Rocha

MACEDO, G. E. L.; Silva, S. N.;LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE. OS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Marcella Gomez Pereira

Gomez, M.;ROCHA, E. A.; Silva, T.A.; Nunes, E.S.. Cienciometria e Memórias Bioculturais do grupo etnico Pankararé, Paulo Afonso, Bahia, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nathália Alves de Sousa

Sousa, N.A.;ROCHA, E. A.. Levantamento Etnobotânico Preliminar das Espécies Arbóreas da Mata Atlântica da APA da Costa de Itacaré-Serra Grande, Bahia, Brasil.. 2013. Dissertação (Mestrado em BOTÂNICA) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Makelly Wickert Martinhago

Gomes, Andréa da Silva; MARQUES, J. J.; Pires, M. M.;ROCHA, E. A.. Análise socioenconômica e ambiental da gestão de resíduos sólidos em Ilhéus, Bahia, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Sheila Matos Viana Soares Almeida

Henriques, A.; Sá, L. P.;ROCHA, EMERSON ANTÔNIO. ANÁLISE INSTITUCIONAL EM TORNO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: O CASO DA DIVISÃO CELULAR. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Emanuelle Santos de Carvalho Cardoso

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO. uso de objeto de aprendizagem no ensino de ciências para o sexto e sétimo ano do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Margareth Correia de Araújo

Sá, L. P.;ROCHA, E. A.; Henriques, A.. O Estudo das propriedades das substâncias e sua importância no destino dos papéis de bombons descartados na escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Nathiely Santos da Silva

CORRÊA, A. L.; GUIMARÃES, F. J.;ROCHA, EMERSON ANTÔNIO. A Utilização do audiovisual como recurso didático: uma análise do filme "WALL-E". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: ALISSON COSTA DE AGUIAR

GUIMARÃES, F. J.; Prudêncio, C.A.V.;ROCHA, EMERSON ANTÔNIO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PPP DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS EM ITABUNA-BAHIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Marcos Ferreira Vila Nova

ARGÔLO, A.J.S;ROCHA, E. A.; PEREIRA, M. G.. ANÁLISE DO CONTEÚDO SERPENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7 ANO UTILIZADOS POR ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, BAHIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Éder Pinho Magalhães

PITOLLI, A.M.;ROCHA, E. A.. REPRODUÇÃO HUMANA E ORIENTAÇÃO SEXUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: possibilidades para a perspectiva curricular CTS em Itabuna-BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: FRANCINO FÁBIO S

Pereira, M.G.; Halmann, A.L.;ROCHA, E. A.. B. REBOUÇAS.LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM O COTIDIANO LOCAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Robson Almeida da Silva

M.A. da Silva; PITOLLI, A.M.;ROCHA, E. A.. O manguezal e suas abordagens no livro didático: uma análise sob a ótica da contextualização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Winnie Santos Silva

Halmann, A.L.;ROCHA, E. A.; M.A. da Silva. Os saberes e as práticas de orientação entre professores que orientam TCC na Licenciatura em Ciências Biológicas na UESC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Karine Souza de Jesus

Pereira, M.G.; Halmann, A.L.;ROCHA, E. A.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA JUERANA, ILHÉUS - BA. 2016.

Aluno: Emerson Soares de Souza

Pereira, M.G.; Chaves, A.L.F.;ROCHA, E. A.. A música como instrumento lúdico no processo de ensino de biologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Júlio César Epifânio Pereira

MELO, V. A.; Pereira, M.G.;ROCHA, E. A.. O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO CONTEÚDO EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Jackson Araújo dos Santos

Prudêncio, C.A.V.; M.A. da Silva;ROCHA, E. A.. Análise de artigos relacionados ao uso de blogs para o ensino de ciências naturais e biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Ednailma Miranda de Carvalho

Carvalho, E.M.; Silva, Z.M.; Tremacoldi, A.C.Z.;ROCHA, E. A.. O livro didático de Biologia no Ensino Médio: análise do conteúdo de inclusão social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Emanuela Cristina Oliveira Matos Maia

Oliveira, M. F. S. S.;ROCHA, EMERSON ANTÔNIO. Análise do Livro didático de ciências das turmas de 5 ano de uma escola do município de Jacobina -BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Ivanilde Maria Teixeira

Silva, Z.M.;ROCHA, E. A.. o estudo do patrimônio histórico cultural e natural de Iraquara no ensino de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Larissa Palma Rocha

Celso Fornari Júnior;ROCHA, E. A.; Dias, V. B.. Análise da viabilidade de implantação de coleta de pilhas e baterias na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Verônica Santana da Silva

ROCHA, E. A.; Oliveira, M. F. S. S.; Dias, V. B.. Genética e sociedade: uma análise da abordagem do livro didático de escolas do município de Ilhéus - Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Admilson Santos Lopes

Dias, V. B.; Oliveira, M. F. S. S.;ROCHA, E. A.. Análise da Concepção de Educação Ambiental por professores das escolas públicas de Itajuípe - Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Roberta de Jesus Santos

Oliveira, M. F. S. S.; Dias, V. B.;ROCHA, E. A.. Análise do Conteúdo entomologia dos livros didáticos de Biologia de nível médio dos colégios estaduais da cidade de Itabuna-Bahia.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Flávia de Andrade Brito

Dias, V. B.; Oliveira, M. F. S. S.; Fernandes, C. A.;ROCHA, E. A.. Educação Ambiental: práticas ambientais no assentamento Frey Vantuy. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Ângela dos Reis Santos

Alvarez, M.;ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; Oliveira, M. F. S. S.. Análise da Produção e socialização do conhecimento científico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Laíse Rocha Rodrigues

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; Oliveira, M. F. S. S.. Análise das ações de educação ambiental do projeto PROBIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Emanuelle Araujo Cortês

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; Oliveira, M. F. S. S.; Dias, V. B.. Análise das Ações de educação ambiental nas escolas do Salobrinho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Simone Setúbal

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; MARIANO, D.. A Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira e a importância da consciência ambiental através da Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Walter Araújo Magalhães Júnior

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; Oliveira, M. F. S. S.. A educação ambiental e ecoturismo no parque municipal de Mucugê. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Priscilla Santos Guimarães

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; Oliveira, M. F. S. S.; Dias, V. B.. Análise das percepções da comunidade escolar do CISO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Tielle Abreu de Freitas

ROCHA, E. A.; Oliveira, M. F. S. S.; Rocha, R.. Levantamento da Percepção dos alunos de Ciências Biológicas da UESC, frente ao complexo Porto Sul, Ilhéus, Bahia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: QUIONAT ROCHA TOSTA

SILVA, Luiz Alberto MattosROCHA, EMERSON ANTÔNIO. Levantamento das Plantas Medicinais da Vila Tibina, Ilhéus, Bahia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Regina Martins Souza

Oliveira, M. F. S. S.;ROCHA, E. A.; Alvarez, M.. Percepção da Colônia de pescadores Z-19, Pontal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Ana Paula Moreira dos Santos Peixoto

Oliveira, M. F. S. S.; FERNANDES, C. A.;ROCHA, E. A.. Percepção Ambiental das Marisqueiras da comunidade Mambape. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Lucas Pereira de Souza Santos

Oliveira, M. F. S. S.;ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; Silva, Z. M.. Educação Superior: restrita a universidade ou aberta à sociedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Felipe José Estrela Marinho

Rocca, M.;ROCHA, E. A.. Biologia Reprodutiva e ecologia da polinização de Lymania azurea (Bromeliaceae) na Reserva Biológica de Una, Bahia, Brazil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Crislaine Kieva Abreu Leal

ROCHA, E. A.. Estudo farmacobotânico das espécies de Jatropha L. e Cnidoscolus Pohl (Euphorbiaceae) da caatinga Paraibana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Roberta Sales Guedes

ROCHA, E. A.; OLIVEIRA, Érica Caldas Silva de; QUIRINO, Zelma Glebya Maciel. Fenologia reprodutiva e biologia da polinização de Canavalia brasiliensis Mert. ex Benth. (Fabaceae), em área de caatinga. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Lenyneves Duarte Alvino

ROCHA, E. A.; OLIVEIRA, Érica Caldas Silva de; QUIRINO, Zelma Glebya Maciel. Sindrome de polinização e dispersão das spécies vegetais ocorrentes na Serra do Bodopitá (Queimadas-PB). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: JOÃO BATISTA DA SILVA OLIVEIRA

ROCHA, E. A.; FELIX, L. P.. A Família Melastomataceae Juss. na RPPN Frei Caneca, Município de Jaqueira, Pernambuco: um fragmento de Mata Atlântica. 2004 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Emília Cristina Pereira de Arruda

ROCHA, E. A.. Anatomia de Cactaceae da caatinga pernambucana. 2003 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ricardo Ambrósio Soares de Pontes

ROCHA, E. A.; BARACHO, George Siodney;AGRA, Maria de Fátima. O gênero Tillandsia L. (Bromeliaceae) no estado da Paraíba. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: EDNA LÚCIA OLIVEIRA

ROCHA, E. A.; OLIVEIRA, E. L.; MELO, V. A.; PAIXÃO, L. M. B. V. S.. Arborização urbana: símbolo de uma melhor qualidade de vida.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Rita de Cássia Vital Santos

ROCHA, E. A.; SANTOS, R. DE C. V.; BERTÃO, M. R.; XAVIER, R. C.. Análise Citogenética de Jenipapo (Genipa amaricana L.).. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Patricia Nayara Caldas Silva Rocha

ROCHA, E. A.; SILVA, P. N. C.; BERTÃO, M. R.; XAVIER, R. C.. Análise Citogenética de Jacacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra (Vell.) Allem. ex Benth.).. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Luciana de Oliveira Gaião

ROCHA, E. A.; GAIÃO, Luciana de Oliveira. Levantamento de Espécies Vegetais da Mata da Esperança com Potencial Econômico.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; ZEVEDO, GIOVANE; FONTES, GILBERTO; MAIA, NILTON DA SILVA. Comissão Avaliadora de Promoção docente da Classe DIV para Classe Professor Titular. 2021. Escola de Educação Básica e Profissional Diretoria.

ROCHA, E. A.; PEPE, A.; M.A. da Silva. Seleção Pública para Professor Substituto da Matéria Ensino de Biologia. 2003. Universidade Estadual de Santa Cruz.

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; BRITO, E. P. P.; SILVA, F. A.. Banca Examinadora de Promoção na Carreira. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO. Banca examinadora de Resumos. 2016. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

Silva, Z. M.;ROCHA, E. A.; Boccardo, L.. Progressão de Carreira. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ROCHA, EMERSON ANTÔNIO; XAVIER, R. C.. Banca examinadora de Resumos. 2009. Universidade Estadual de Santa Cruz.

AGRA, Maria de Fátima; BARACHO, George Sidney; Barreiro, Eliezer de Jesus; Cunha, Emídio V. L.; PIUVIZAM, Márcia Regina; Santos, Creusione Figueiredo; SAMPAIO, E. V. de Sá;ROCHA, E. A.. V Encontro Anual de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica. 2007. Universidade Federal da Paraíba.

Souza, M. M.; Santos, R. B.;ROCHA, E. A.. I Workshop sobre Pesquisas com Passifloras na UESC. 2007. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Comissão julgadora das bancas

Isabel Cristina Sobreira Machado

MACHADO, I. C.; AGRA, M.F.; FREITAS, L.;CASTRO, C. C.LEITE, A. V.. Fenologia, biologia da polinização e da reprodução de Pilosocereus Byles & Rowley (Cactaceae) no Nordeste do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ana Virgínia de Lima Leite

Freitas, Leandro; Agra, Maria de Fátima; Castro, Cibele;LEITE, Ana VirgíniaMACHADO, Isabel Cristina. Fenologia, biologia da polinização e da reprodução de Pilosocereus Byles & Rowley (Cactaceae) no Nordeste do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Fátima Agra

AGRA, M. F.; MACHADO, I.C.S.. Fenologia, Biologia da Polinização e da reprodução de Pilosocereus Byles & Rowley (Cactaceae) no Nordeste do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Fátima Agra

AGRA, M. F.; TABARELLI, M.. Biologia da Polinização e da Reprodução de Espécies Esfingófilas de Cactaceae do Nordeste do Brasil. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Margareth Ferreira de Sales

SALES, M. F.. Estudo taxonômico da seção Tenues do gênero Rhynchospora Vahl (Cyperaceae) no Brasil. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

Daniela dos Santos Silva

O manguezal como eixo norteador para o ensino de Biologia do Colégio Militar de Ilhéus, Bahia; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Oceanografia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);

Quionat Tosta

Educação ambiental no povoado da Tibina, Ilhéus, Bahia; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);

Nathália Alves de Sousa

Conhecimento Etnobotânico de espécies arbóreas por agricultores da APA Costa de Itacaré-Serra Grande, Bahia, Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em BOTÂNICA) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena;

LUCICLEIDE DE BRITO SOUZA

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: ANÁLISE DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS COMERCIALIZADOS NO ENTORNO DE UMA ESCOLA DE ILHÉUS-BA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena;

LUCINARA SOUSA DE SANTANA

Nutrição e hábitos alimentares no Ensino Médios: conteúdos abordados nos Livros Didáticos de Biologia para inserção da Educação Alimentar e Nutriciona; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena;

THALINE CUNHA DE GÓES

Análise sobre educação ambiental nos conteúdos de ecologia dos livros didáticos de biologia adotado nas escolas estaduais de Ilhéus; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia Bacharelado) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena;

Tâmara Rodigues Barreto

Estudo Citotaxonômico do gênero Rhynchospora e outras espécies da família Cyperaceae na Bahia; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena;

Amanda Ferreira da Silva Mendes

Relções filogenéticas em Cyperaceae utilizando sequências de DNA; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena;

Produções bibliográficas

  • PEDREIRA DE SOUZA, ELDER ; ROCHA, EMERSON ANTONIO . A disputa territorial e a importância econômica da Unidade de Conservação (UC) Reserva Extrativista Marinha (RESEX) em Canavieiras - BA. CONJECTURAS , v. 22, p. 170-190, 2022.

  • ANTÔNIO ROCHA MELO DE LUCENA, EMERSON ; SANTOS CORREIA, NESTOR ; JOSÉ DE GUZZI-FILHO, NEURIVALDO ; KOUZO SHINOMIYA, GEORGE ; SANTOS DA HORA, GENIGLEIDE . O Caminhão Com Ciência da UESC: percursos, práticas e dinâmicas das exposições. CONJECTURAS , v. 22, p. 686-700, 2022.

  • ALMEIDA, A. C. ; ROCHA, E. A. ; SANTOS, A. R. . Educação do campo: relato de análise de fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem na escola Florestan Fernandes no município de Arataca ? BA. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 92699-92726, 2021.

  • SANTANA, L. S. ; ROCHA, E. A. . Nutrição e hábitos alimentares no ensino médio: conteúdos abordados nos Livros Didáticos de Biologia para a inserção da Educação Alimentar e Nutricional/ Nutrition and food habits in high schools: contents covered in Biology Textbooks for the insertion of Food and Nutrition Education. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 37852-37884, 2021.

  • MOREIRA, ANTONIO DOMINGOS ; SANTOS, ARLETE RAMOS DOS ; LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE . O associativismo no município de Riacho de Santana - BA: desafios e perspectivas para o crescimento. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 6, p. 1-27, 2021.

  • Silva Jr. ; FREITAS, R. M. O. ; MATIAS, M. I. A. S. ; LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE . Levantamento de espécies arbóreas em vias públicas do município de Valença ?Bahia. Brazilian Jornal of Development , v. 6, p. 93958-93974, 2020.

  • SANTOS, IGOR TAIRONE RAMOS DOS ; SANTOS, ARLETE RAMOS DOS ; LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE ; SOUSA, GILVAN DOS SANTOS ; VIANA, CARLOS DOS SANTOS . ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E A SOBERANIA ALIMENTAR: O PROTAGONISMO DA VIA CAMPESINA / INTERNATIONAL ORGANIZATIONS AND FOOD SOVEREIGNTY: THE PROTAGONISM OF THE VIA CAMPESINA. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 66224-66240, 2020.

  • VIANA, CARLOS DOS SANTOS ; SANTOS, ARLETE RAMOS DOS ; SANTOS, IGOR TAIRONE RAMOS DOS ; LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE ; RAMOS, DIEGO PITA ; SANTOS, MARCELINO PINHEIRO DOS . AS JORNADAS DE AGROECOLOGIA DA BAHIA: A SUA RELEVÂNCIA COMO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL / BAHIA'S AGROECOLOGY DAYS: THEIR RELEVANCE AS SPACES OF NON-FORMAL EDUCATION. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 77856-77867, 2020.

  • ROCHA, EMERSON ANTÔNIO ; DOMINGOS-MELO, ARTHUR ; ZAPPI, DANIELA CRISTINA ; MACHADO, Isabel Cristina . Reproductive biology of columnar cacti: are bats the only protagonists in the pollination of Pilosocereus, a typical chiropterophilous genus?. FOLIA GEOBOTANICA , v. 54, p. 239-256, 2020.

  • Thiago Luis Silva de Oliveira ; ROCHA, E. A. ; PEREIRA, M. . ABORDAGENS DA SEXUALIDADE HUMANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS ENTRE 2004 A 2011. Revista Eixo , v. 7, p. 36-43, 2018.

  • SOUZA, B. M. ; TONINI, T. R. T. ; ROCHA, E. A. . CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DAS PROPRIEDADES RURAIS NO ENTORNO DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL SERRA BONITA, CAMACAN, BAHIA. SODEBRÁS , v. 13, p. 93-97, 2018.

  • BUENAFUENTE, S. M. F. ; GODOI FILHO, J. D. ; CARA, P. A. A. ; LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE . Lógica de mercado e impactos socioeconômicos e ambientais. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA) , v. 59, p. 18-31, 2017.

  • OLIVEIRA, D. M. ; LIMA, A. T. ; ROCHA, EMERSON ANTÔNIO ; MEIADO, MARCOS VINICIUS . O aumento da temperatura reduz a tolerância ao estresse hídrico na germinação de sementes de Pereskia grandifolia Haw. subsp. grandifolia (Cactaceae)?. Gaia Scientia , v. 11, p. 26-36, 2017.

  • ANDRADE, ISIS LEITE MEDEIROS MASCARENHAS ; LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE ; CHIAPETTI, JORGE ; PEREIRA, RENATA CAMARGO ASPRINO ; MIELKE, Marcelo Schramm . Espécies arbóreas utilizadas por pescadores para a construção de jangadas, Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré-Serra Grande, Bahia, Brasil. Rodriguésia (Online) , v. 67, p. 45-54, 2016.

  • Gomez, M. ; ROCHA, E. A. ; MANDARINO, A. C. S. ; GOMBERG, E. . Emponderamento da mulher através de feiras agroecológicas na cidade de Ilhéus, Bahia/Brasil. Forum Sociológico , v. 29, p. 65-73-73, 2016.

  • GOMEZ, MARCELLA ; LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE ; GOMBERG, ESTÉLIO . Análise das publicações etnobotânicas sobre plantas medicinais da Mata Atlântica na Região Sul do Estado da Bahia, Brasil. Revista Fitos , v. 10, p. 115-140, 2016.

  • PEREIRA, M. G. ; Oliveira, M. F. S. S. ; PROFICE, C. C. ; ROCHA, E. A. . ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA TUPINAMBÁ: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA COMUNIDADE DE OLIVENÇA, ILHÉUS-BAHIA. SODEBRÁS , v. 8, p. 63-67, 2013.

  • LUCENA, EMERSON ANTÔNIO ROCHA MELO DE ; Oliveira, R. S. . Análise da temática seleção natural nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados no colégio estadual do Salobrinho, Ilhéus, Bahia. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 5, p. 4461, 2012.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Cactaceae do Cariri Paraibano: taxonomia e etnomedicina. Boletín de la Sociedad Latinoamericana y del Caribe de Cactáceas y otras Suculentas , v. 8, p. 11-18, 2011.

  • MEIADO, MARCOS VINICIUS ; DE ALBUQUERQUE, LARISSA SIMÕES CORRÊA ; ROCHA, EMERSON ANTÔNIO ; ROJAS-ARÉCHIGA, MARIANA ; LEAL, INARA ROBERTA . Seed germination responses of Cereus jamacaru DC. ssp. jamacaru (Cactaceae) to environmental factors. Plant Species Biology , v. 25, p. 120-128, 2010.

  • Marcel Viana Pires ; Priscila Patrocínio Abreu ; Cynthia Silva Soares ; Brenno Souza ; Daniela Mariano ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. . Etnobotânica de terreiro de candomblé nos municípios de Ilhéus e Itabuna, Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Biociências , v. 7, p. 3-8, 2009.

  • SOUZA, Vânia Lima ; SILVA, Delmira da Costa ; SANTANA, Kaline Benevides ; MIELKE, Marcelo Schramm ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; ROCHA, E. A. . Efeitos do Cádmio na anatomia e na fotossíntese de duas macrófitas aquáticas. Acta Botanica Brasilica , v. 23, p. 343-354, 2009.

  • Kátia Fernando Rito ; ROCHA, E. A. ; LEAL, I.R. ; Meado, M.V. . As sementes de mandacaru tem memória hídrica?. Boletín de la Sociedad Latinoamericana y del Caribe de Cactáceas y otras Suculentas , v. 6, p. 30-35, 2009.

  • PIRES, M. V. ; ABREU, P. P. ; SOARES, C. S. ; SOUZA, B. ; MARIANO, D. ; SILVA, D. C. ; ROCHA, E. A. . Etnobotânica de terreiros de candomblé nos municípios de Ilhéus e Itabuna, Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Biociências (Online) , v. 7, p. 3-8, 2009.

  • Maria Iracema Bezerra Loiola ; ROCHA, E. A. ; BARACHO, George Sidney ; AGRA, Maria de Fátima . Flora da Paraíba: Combretaceae. Acta Botanica Brasilica , v. 23, p. 330-342, 2009.

  • Baligar, V.C. ; FAGERIA, N.K. ; PAIVA, A. ; SILVEIRA, A. ; SOUZA JR., J.O. ; ROCHA, E. A. ; Faria, J.C. ; CABRAL, R. ; POMELLA, A.W. ; JORDA JR., J. . Light intensity Effects on Growth and Nutrient-use Efficiency of Tropical Legume Cover Crops. Agroforestry Systems , v. 4, p. 72-95, 2008.

  • Meado, M.V. ; CORRÊA, L.S. ; ROCHA, E. A. ; LEAL, I.R. . Efeito da luz e da temperatura na germinação de sementes de Pilosocereus catingicola subsp. salvadorensis (Werderm.) Zappi (Cactaceae). Boletín de la Sociedad Latinoamericana y del Caribe de Cactáceas y otras Suculentas , v. 5, p. 9-12, 2008.

  • ROCHA, E. A. ; MACHADO, Isabel Cristina ; ZAPPI, Daniela . Floral biology of Pilosocereus tuberculatus (Werderm.) Byles & Rowley: a bat pollinated cactus endemic from the. Bradleya , v. 25, p. 129-160, 2007.

  • ROCHA, E. A. ; MACHADO, Isabel Cristina ; ZAPPI, Daniela . FENOLOGIA, BIOLOGIA DA POLINIZAÇÃO E DA REPRODUÇÃO DE PILOSOCEREUS BYLES & ROWLEY (CACTACEAE) NO NORDESTE DO BRASIL. Boletín de la Sociedad Latinoamericana y del Caribe de Cactáceas y otras Suculentas , v. 4, p. 5-7, 2007.

  • COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; ROCHA, E. A. ; SILVA, Luiz Alberto Mattos ; JARDIM, Jomar Gomes ; SILVA, Delmira da Costa ; GAIÃO, Luciana de Oliveira ; MOREIRA, Rita de Cássia Texeira . Levantamento Preliminar das Espécies Vegetais com Potencial Econômico no Parque Municipal da Boa Esperança, Ilhéus, Bahia, Brasil. Acta Farmaceutica Bonaerense , Argentina, v. 25, n.2, p. 184-191, 2006.

  • TAYLOR, Nigel P ; ZAPPI, Daniela ; ROCHA, E. A. . Checklist das Plantas do Nordeste: Cactaceae. Centro Nordestino de Informações Sobre Plantas, Recife-PE, 2006.

  • BASÍLIO, Ionaldo José Lima Diniz ; AGRA, Maria de Fátima ; ROCHA, E. A. ; LEAL, Crislaine Kieva Abreu ; ABRANTES, Hálamo Figueiredo . Estudo Farmacobotânico Comparativo das Folhas de Hyptis pectinata (L.) Poit. e Hyptis suaveolens (L.) Poit.. Acta Farmaceutica Bonaerense , v. 25, n.4, p. 518-525, 2006.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima ; ZAPPI, Daniela ; TAYLOR, Nigel P . Lista Anotada das Cactaceae no Estado da Paraíba, Brasil. Bradea (Rio de Janeiro) , v. XI, p. 61-68, 2006.

  • MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; Labejof, L ; Lamperti, A. ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; Oliveira, A.H. ; Scaig, F. ; SILVA, Delmira da Costa ; M. Saloes ; MIELKE, Marcelo Schramm ; ROCHA, E. A. ; MARTINS, Milena Caria ; SANTANA, Kaline Benevides ; Gavrilov, K.L. ; Galle, P. . Accumulation of chromium in root tissues of Eichhornia crassipes (Mart.) Solms. in Cachoeira river - Brazil. Applied Surface Science , v. 231-32, p. 497-501, 2004.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Flora do Pico do Jabre, Paraíba, Brasil: Cactaceae Juss.. Acta Botanica Brasilica , Brasília, v. 16, n.1, p. 15-21, 2002.

  • MOREIRA, R. C. T. ; COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; COSTA, R. C. S. ; ROCHA, E. A. . Abordagem Etnobotânica acerca do Uso de Plantas Medicinais na Vila Cachoeira, Ilhéus, Bahia, Brasil. Acta Farmaceutica Bonaerense , Buenos Aires, v. 21, n.3, p. 205-211, 2002.

  • ROCHA, E. A. ; LUCEO, M. . Estudo taxonômico de Rhynchospora Vahl Seção Tenues (Cyperaceae) no Brasil. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 29, n.3, p. 189-214, 2002.

  • ALVES, Marccus Vinícius ; ARNS, Karla Yoshida ; GOMES, Vaneicia Santos ; ROCHA, E. A. . Lista anotada de espécies de famílias de Monocotiledôneas no estado da Paraíba, Brasil. Revista Nordestina de Biologia , João Pessoa-PB, v. 16, n.1/2, p. 27-35, 2002.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Lista Anotada das Lamiaceae da Paraíba, Brasil. Revista Nordestina de Biologia , João Pessoa, Paraíba, v. 15, n.01, p. 71-75, 2001.

  • COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; ROCHA, E. A. ; MOREIRA, Rita de Cássia Texeira ; JARDIM, Jomar Gomes . Plantas Medicinais mais utilizadas pelas populações rurais da região cacaueira da Bahia. Revista Brasileira de Farmácia , Rio de Janeiro, RJ, v. 82, n.1, p. 73-77, 2001.

  • ROCHA, E. A. . Estudo taxonômico da seção Tenues do gênero Rhynchospora Vahl (Cyperaceae) no Brasil. Acta Botanica Brasilica , v. 12, p. 294-295, 1998.

  • AGRA, Maria de Fátima ; LOCATELI, E. ; ROCHA, E. A. ; BARACHO, George Sidney ; FORMIGA, S. . Plantas medicinais nos Cariris Velhos, Paraíba, Parte II: Subclasses Magnoloiidae, Caryophyllidae, Dilleniidae e Rosidae. Revista Brasileira de Farmácia , Rio de Janeiro, v. 77, n.3, p. 97-102, 1996.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Etnomedicina da Família Lamiaceae dos Cariris Velhos. Revista Brasileira de Farmácia , Rio de Janeiro, v. 77, n.1, p. 19-24, 1996.

  • AGRA, Maria de Fátima ; ROCHA, E. A. ; FORMIGA, S. ; LOCATELI, E. . Plantas medicinais dos Cariris Velhos, Paraíba, Parte I: Subclasse Asteridae.. Revista Brasileira de Farmácia , 1994.

  • ARCHANJO, M. ; ROCHA, E. A. . PAPA PILHAS: GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ILHÉUS. 1. ed. Ilhéus-Ba: EDITUS, 2018. v. 1.

  • Lima, A. M. ; ROCHA, E. A. . Cetáceos como Espécie-símbolo na Educação Ambiental: Um Estudo de Caso. 1. ed. , 2013. v. 1. 42p .

  • BATISTA, R.S. ; ROCHA, E. A. . Caixa Entomológica: simples assim!. 1. ed. , 2013. v. 1. 16p .

  • AGRA, Maria de Fátima ; ROCHA, E. A. ; LOCATELLI, Evelise ; BARACHO, George Sidney ; FORMIGA, Silvia Cristina . Plantas da Medicina Popular dos Cariris Velhos, Paraíba - Brasil. 1. ed. João Pessoa: UNIÃO, 1996. v. 1. 112p .

  • DEZIDÉRIO, M. ; ROCHA, E. A. ; SOUSA, L. F. . Análise de impactos socioambientais: o caso da praia do Malhado, Ilhéus-BA. In: Maria Cristina Rangel; Gilmar Alves Andrade; Gilsélia Lemos Moreira; Lurdes Bertol Rocha; Rita J. N. Chiapetti; Tereza G. N. T. Fontes. (Org.). O Ensino de Geografia Urbana: reflexões e ações pedagógicas. 1ed.Ilhéus-BA: EDITUS., 2021, v. 1, p. 191-205.

  • Gross, E. ; ROCHA, E. A. . Ecofisiologia e Ecologia da Espécie. In: Durval Libâneo Netto Melo; Eduardo Gross. (Org.). Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca. 1ed.Ilhéus: Instituto Cabruca, 2013, v. I, p. 17-21.

  • ROCHA, E. A. . Botânica do Cacaueiro. In: Durval Libâneo Netto Mello; Eduardo Gross. (Org.). Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca. 1aed.Ilhéus: Editora Cabruca, 2013, v. 1, p. 22-23.

  • ROCHA, E. A. ; ZAPPI, Daniela ; TAYLOR, Nigel P . A família Cactaceae. In: Marccus Alves, Maria de Fátima de Araújo, Jefferson Rodrigues Maciel & Shirley Martins (orgs.).. (Org.). Flora de Mirandiba.. Recife.: Associação Plantas do Nordeste., 2009, v. , p. -.

  • ZAPPI, Daniela ; ROCHA, E. A. ; TAYLOR, Nigel P . Cactaceae. In: BARBOSA, M. R. V.; SOTHERS, C.; MAYO, S.; GAMARRA-ROJAS, C. F. L.. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro: Angiospermas e Gymnospermas. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 27-29.

  • ROCHA, E. A. . Morcego garante reprodução de espécies de cacto. Jornal do Comércio de Pernambuco, Recife-PE, p. 6 - 6, 24 ago. 2005.

  • ROCHA, E. A. . Cientista Paga por Cacto Raro - Pesquisador desconhece a espécie. Jornal do Comércio de Pernambuco, Recife - PE, p. 7 - 7, 14 jul. 2002.

  • ROCHA, E. A. . Cactos são as únicas plantas que florescem o ano todo no Sertão. Jornal do Comércio de Pernambuco, Recife-PE, 02 mar. 1999.

  • ROCHA, E. A. . Cactos em Pernambuco e Paraíba estão ameaçados de extinção. Jornal de Comércio, Recife-PE, p. 05 - 05, 24 set. 1998.

  • GOMEZ, M. ; ROCHA, EMERSON ANTÔNIO . Espaços educativos e lugares de memória na era digital: o caso do Google I/O Extend. In: VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2017, Vitória da Conquista. Anais do VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitória da Conquista, 2017. v. 6. p. 2661-2672.

  • SAITO, C.H ; BARTASSON, L. A ; E. GERMANOS ; FETTER, R. ; OLIVEIRA, C. ; GOMES, M. R. ; ALMEIDA, L. E. ; DUARTE, B. P. ; CALDAS, A. L. R. ; MACHADO, A. L. S. ; BASTOS, F. P. ; SHUVARTZ, M. ; LEAL, I. O. J. ; NUNES, J. B. A. ; AZEVEDO, A. A. ; JOSE, W. D. ; FERREIRA, B. P. ; CORREA, L. O. A. ; NASCIMENTO, E. ; FREITAS, E. C. ; ROCHA, E. A. ; SARAVY, J. C. S. ; GUIMARAES, P. S. ; ROCHA, L. R. ; BARBOSA, R. G. . Probio-EA na praça e na escola.. In: XII Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP), 2011, Campinas. Anais da XII Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP), 2011. v. 1. p. 1-10.

  • ROCHA, E. A. ; PEREIRA, M. G. ; PEPE, A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MANGUEZAIS DE CANAVIEIRAS, BAHIA, BRASIL: OLHARES E SABERES DO COTIDIANO. In: 2 EREBIO/NE - Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste e 5EPEC- Encontro Paraibano de Ensino de Ciências., 2006, João Pessoa-PB.. Anais do 2 EREBIO/NE - Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste e 5EPEC- Encontro Paraibano de Ensino de Ciências., 2006.

  • ROCHA, E. A. ; NADIA, Tarcila de Lima ; MACHADO, Isabel Cristina . Biologia da polinização de três espécies de Melocactus (Cactaceae) no Parque Nacional do Catimbau, Buíque, PE.. In: 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado-RS. Resumos do 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006.

  • ROCHA, E. A. ; SOARES, B. S. . Projeto Eco-Cultural: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio. In: Feira Internacional de Educação, 2001, São Paulo, 2001.

  • BARRETO, T. R. ; ROCHA, E. A. . Estudo citotaxonômico do gênero Rhynchospora e outras espécies da família Cyperaceae na Bahia.. In: 7 Seminário de Iniciação Científica da UESC., 2001, Ilhéus-BA. Livro de Resumos.. Ilhéus-BA.: Editus, 2001. p. 76-80.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima ; MACHADO, Isabel Cristina ; ZAPPI, Daniela . Sinopse das Cactáceas de uso medicinal na Caatinga do Nordeste brasileiro. In: 59 Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal-RN.. Ataulidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil.. São Paulo-SP.: Sociedade Botânica do Brasil., 2008. p. 272-273.

  • MACHADO, Isabel Cristina ; NADIA, Tarcila de Lima ; QUIRINO, Zelma Glebya ; BARBOSA, Maria Regina Vieira ; ZAPPI, Daniela ; ROCHA, E. A. . Fenologia da Floração de Espécies de Cactaceae no Nordeste do Brasil: Periodicidade e Sequenciamento de Recursos vs. Sindromes de Polinização. In: 4 Congresso Latinoamericano y del Caribe de Cactáceas y Outras Suculentas, 2008, Natal-RN. Fenologia da Floração de Cactaceae no Nordeste do Brasil: Periodicidade e Sequênciamento de Recursos vs. Síndromes de Polinização, 2008. p. 455-457.

  • GOMEZ, M. ; COELHO, C. ; BATISTA, R.S. ; TOMAZ, S. ; SOARES, E. ; ARAUJO, E. S. ; ROCHA, E. A. . PROJETO RECICLARTE UESC/CASA ARTE DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A VILA JUERANA E LAGOA ENCANTADA, ILHÉUS, BAHIA, BRASIL. In: Simpósio de Builogia da UESC, 2009, Ilhéus. Simpósio de Biologia da UESC, 2009.

  • SOARES, E. ; BATISTA, R.S. ; SOUZA, L. ; PEREIRA, M. G. ; ARAUJO, E. S. ; ROCHA, E. A. . Levantamento preliminar das macrÓfitas aquáticas da Lagoa Encantada, Ilhéus, Bahia, Brasil. In: Simpósio de Biológia da UESC, 2009, Ilhéus. Simpósio de Biológia da UESC, 2009.

  • ROCHA, E. A. ; MACHADO, Isabel Cristina ; ZAPPI, Daniela . BIOLOGIA FLORAL E REPRODUTIVA DE PILOSOCEREUS TUBERCULATUS (WERDERM.) BYLES & G.D. ROWLEY: UMA CACTACEAE QUIROPTERÓFILA ENDÊMICA DE CAATINGA. In: 58 Congresso Nacional de Botânica, 2007, Sãso Paulo. Livro de Resumos do 58 Congresso Nacional de Botânica, 2007.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Flora do Pico do Jabre, Paraíba, Brasil: Cyperaceae. In: XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006, Mossoró-RN. Resumo da XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006.

  • BARACHO, George Sidney ; AGRA, Maria de Fátima ; ROCHA, E. A. . Estados de conservação das espécies de Hohenbergia subg. Hohenbergia (Bromeliaceae) do Brasil. In: XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006, Mossoró-RN. Resumos da XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006.

  • SOARES, Tatiana ; ROCHA, Sura Wanessa Santos ; SILVA, Elkenita Guedes ; ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima ; BARACHO, George Siodney . Espécies Aromáticas de Hyptis (Nepetoideae-Lamiaceae) Ocorrentes em Pernambuco. In: 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado-RS. Livro de Resumos do 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006.

  • PASTOR, André Filipe ; LEÃO, Victor dos Anjos ; ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima ; BARACHO, George Sidney . Flora de Pernambuco: Rhipsalideae DC. (Cactaceae). In: 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado-RS. Resumos do 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006.

  • Lemos Júnior, I. C. ; ROCHA, E. A. ; PRATA, Ana Paula . FLORÍSTICA DA FAMÍLIA CACTACEAE EM SERGIPE, BRASIL.. In: 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado - RS. Livro de Resumos do 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006.

  • SOUZA, Vânia Lima ; SILVA, Delmira da Costa ; SANTANA, Kaline Benevides ; MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; MIELKE, Marcelo Schramm ; ROCHA, E. A. . Aspectos anatômicos de Alternanthera philoxeroides (Mart.) Griseb sob tratamento com Cádmio. In: 10 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2004, Ilhéus. Livro de resumos, 2004.

  • SOUZA, Vânia Lima ; SANTANA, Kaline Benevides ; MARTINS, Milena Caria ; SILVA, Delmira da Costa ; MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; MIELKE, Marcelo Schramm ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; ROCHA, E. A. . Respostas anatômicas de macrófitas aquáticas sob tratamento com cádmio (CD). In: 55 Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa-MG. Livro de Resumos, 2004.

  • SOUZA, Vânia Lima ; SANTANA, Kaline Benevides ; MARTINS, Milena Caria ; MIELKE, Marcelo Schramm ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; ROCHA, E. A. ; SILVA, Delmira da Costa . Estudo anatômico das macrófitas da bacia hidrográfica do Rio Cachoeira submetidas ao tratamento com Cadmio (Cd). In: 56ª Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá-MT, 2004.

  • MARTINS, Milena Caria ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. . Aspectos anatômicos dos órgãos vegetativos de Becquerelia clarkey T.Koyama e Becquerelia cymosa Brongn. (Cyperaceae) procedentes da Mata Atlântica do Sul da Bahia. In: 53 Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife-PE. Livro de Resumos.. Recife-PE: Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco, 2002. p. 203-203.

  • B.C. Rehem ; SILVA, Delmira da Costa ; COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; ROCHA, E. A. . Anatomia comparativa de três espécies de Lippia (Verbenaceae) da Mata Atlântica utilizadas na medicina popular. In: 53 Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife-PE. Livro de Resumos., 2002. p. 203-203.

  • ROCHA, E. A. ; BARRETO, T. R. ; SILVA, Delmira da Costa ; THOMAS, Wm Wayt . Estudo taxonômico do gênero Becquerelia Brongn. (Cyperaceae) para o estado Bahia. In: 53 Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife-PE. Livro Resumos.. Recife-PE: Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco, 2002. p. 464-464.

  • BARRETO, T. R. ; ROCHA, E. A. ; BERTÃO, M. R. . Citotaxonomia de espécies de Rhynchospora (Cyperaceae) para a Bahia. In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 78-78.

  • B.C. Rehem ; SILVA, Delmira da Costa ; R.A. Oliveira ; COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; ROCHA, E. A. . Características anatômicas e químicas de espécies medicinais de Lippia L. (Verbenaceae). In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 183-183.

  • M. Saloes ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; MIELKE, Marcelo Schramm ; L.L. Loguércio . Anatomia dos órgãos vegetativos de Pistia stratiotes L.. In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 184-184.

  • SOUZA, Vânia Lima ; SILVA, Delmira da Costa ; MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; ROCHA, E. A. ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; MIELKE, Marcelo Schramm ; L.L. Loguércio . Aspectos anatômicos de Polygonum ferrugineum Wedd. (Polygonaceae) da bacia hidrográfica do Rio Cachoeira submetidas ao tratamento com crômio (Cr). In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 185-185.

  • SANTANA, Kaline Benevides ; SILVA, Delmira da Costa ; MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; ROCHA, E. A. ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; MIELKE, Marcelo Schramm ; L.L. Loguércio . Respostas anatômicas de Alternanthera philoxereoides (Mart.) Griseb. (Amaranthaceae) submetidas ao tratamento com crômio. In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 186-186.

  • MARTINS, Milena Caria ; BARRETO, T. R. ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. . Estudo morfo-anatômico de Becquerelia cymosa e Becquerelia clarkei (Cyperaceae) para o Sul da Bahia. In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 187-187.

  • MARTINS, Milena Caria ; BARRETO, T. R. ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. . Estudo morfo-anatômico de Becquerelia cymosa e Becquerelia clarkei (Cyperaceae) para o Sul da Bahia. In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 187-187.

  • R.B. Araújo ; ROCHA, E. A. ; PEPE, A. . Um novo olhar sobre o mangue. In: 24 Encontro Regional de Botânicos, 2002, Ilhéus, Bahia. Resumos do 24 Encontro Regional de Botânicos. Ilhéus, Bahia: EDITUS, 2002. p. 258-258.

  • ROCHA, E. A. . Anatomia de Stephanocereus luetzelburguii (Vaupel) N.P. Taylor & Eggli (Cactaceae) de Campo Rupestre da Bahia. In: 53 Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife-PE. Livro Resumos.. Recife-PE: Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco, 2002. p. 204-204.

  • ROCHA, E. A. ; SILVA, Delmira da Costa ; PINA, G. F. A. M. ; LUCEO, M. . Estudo comparativo da anatomia foliar de representantes brasileiros da seção Tenues do gênero Rhynchospora Vahl (Cyperaceae).. In: Congresso Nacional de Botânica, 52, 2001, João Pessoa. Resumos. João Pessoa-PB: Gráfica JB, 2001. p. 102-102.

  • COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. . Anatomia comparada da folha de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. e Cymbopogon nardus (L.) Randle (Poaceae).. In: Congresso Nacional de Botânica, 52, 2001, João Pessoa. Resumos. João Pessoa-PB: Grafica JB, 2001. p. 102-102.

  • SILVA, Delmira da Costa ; BARBOSA, P. V. ; ROCHA, E. A. ; COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim . Anatomia foliar de plantas medicinais da região sul da Bahia: Hyptis pectinata (L.) Poit. e Marsypianthes chamaedrys (Vahl) Kuntze (Lamiaceae).. In: Congresso Nacional de Botânica, 52, 2001, João Pessoa. Resumos. João Pessoa-PB: Gráfica JB, 2001. p. 102-102.

  • MOREIRA, R. C. T. ; COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; COSTA, R. C. S. ; ROCHA, E. A. . Diagnóstico preliminar do uso de plantas medicinais na comunidade de Vila Cachoeira, Ilhéus, Bahia, Brasil.. In: Congresso Nacional de Botânica, 52, 2001, João Pessoa. Resumos. João Pessoa-PB.: Gráfica JB, 2001. p. 82-82.

  • COSTA, Larissa Corrêa Do Bomfim ; MOREIRA, R. C. T. ; ROCHA, E. A. . Lista preliminar das plantas medicinais mais usadas no município de Ilhéus. In: 51 Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. Anais do 51 Congresso Nacional de Botânica. São Paulo-SP: SBB, 2000. p. 204-204.

  • ROCHA, E. A. ; THOMAS, Wm Wayt ; ARAÚJO, A. C. ; SILVA, L. A. M. ; BERTÃO, M. R. . Levantamento do gênero Rhynchospora (Cyperaceae) para o estado da Bahia. In: 51 Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. Anais do 51 Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 2000. p. 276-276.

  • ROCHA, E. A. ; LUCEO, M. . Estudo taxonômico da seção Tenues do gênero Rhynchospora Vahl (Cyperaceae) no Brasil. In: 51 Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília-DF. Anais do 51 Congresso Nacional de Botânica. São Paulo-SP: SBB, 2000. p. 319-320.

  • ALVES, Marccus Vinícius ; ROCHA, E. A. ; YOSHIDAARNS, K. ; GOMES, Vaneicia Santos . Lista anotada de famílias de monocotiledôneas para o estado da Paraíba. In: 50 Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau-SC. Anais do 50 Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 1999. p. 79-79.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Sinopse da família Cactaceae nos estados da Paraíba e Pernambuco. In: 50 Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau-SC. Anais do 50 Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 1999. p. 252-253.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Flora fanerogâmica do Pico do Jabre, Paraíba: Cactaceae Juss.. In: Congresso Nacional de Botânica, 49, 1998, Salvador. Anais do 49o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 1998. p. 129-129.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Cactaceae medicinais da Paraíba, Brasil. In: Congresso Nacional de Botânica, 49, 1998, Salvador. Anais do 49o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 1998. p. 129-129.

  • PRATA, Ana Paula ; PRATA, F. L. ; LIZIDATTI, C. S. ; ROCHA, E. A. . Sistemática de Eleocharis (Cyperaceae) no Estado de Roraíma. In: Congresso Nacional de Botânica, 49, 1998, Salvador. Anais do 49o. Congresso Nacional de Botânica, 1998. p. 120-120.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Flora do Pico do Jabre, Paraíba, Brasil: Lamiaceae. In: Congresso Nacional de Botânica, 48, 1997, Crato. Anais do 48o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 1997. p. 303-303.

  • SIQUEIRA FILHO, J. A. ; BARACHO, George Sidney ; ROCHA, E. A. ; PITREZ, S. R. . Flora do Engenho Curtume, Município de Maraial, Pernambuco, Brasil. In: Congresso Nacional de Botânica, 48, 1997, Crato. Anais do 48o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 1997. p. 333-333.

  • LOCATELI, E. ; ROCHA, E. A. ; BARACHO, George Siodney ; MEDEIROS, P. ; MACHADO, Isabel Cristina . Biologia Floral em Pilosocereus catingicola: uma Cactaceae quiropterófila.. In: Congresso Nacional de Botânica, 47, 1996, Nova Friburgo. Anais do 47o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: SBB, 1996. p. 304.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . Levantamento das Cactaceae na Paraíba. In: Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 3, 1995, João Pessoa. Anais do 3o. Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa: UFPB, 1995. p. 304-304.

  • ROCHA, E. A. ; AGRA, Maria de Fátima . O gênero Hyptis (Labiatae) na Paraíba. In: Reunião Nordestina de Botânica, 19, 1995, Recife. Anais da 19a. Reunião Nordestina de Botânica, 1995. p. 112-112.

  • ROCHA, E. A. . Estudo taxonômico da seção Tenues do gênero Rhynchospora Vahl (Cyperaceae) no Brasil. Acta Botanica Brasilica , São Paulo, v. 12, n.3, p. 294-295, 1998.

  • ROCHA, E. A. ; GOMEZ, M. ; FERNANDES, C. A. . Memórias bioculturais e soberania alimentrar: importância das feiras agroecológicas na cidade de Ilhéus-BA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, M. G. ; Silva Jr. ; ROCHA, E. A. . O Sistema de Notificação de Agravos (SINAN) no Brasil como ferramenta de Educação Ambiental: dados sobre o escorpionismo com indígenas da região Nordeste. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira, R. S. ; ROCHA, E. A. ; Oliveira, M. C. A. . Análise da temática seleção natural nos livros didáticos de biologia do ensino médio utilizados no Colégio Estadual do Salobrinho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, E. A. . A importância das RPPNs para conservação ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, E. A. . A Temática da Sustentabilidade Socioambiental em universidades Brasileiras: o caso da UESC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BATISTA, R.S. ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. ; NERY, C. ; QUEIROZ, L. . DESCRIÇÃO MORFO-ANATÔMICA DA ESPÉCIE MYRIOPHYLLUM AQUATICUM (VELL.) VERD. (HALORAGACEAE) DO SUL DA BAHIA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, R.S. ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. ; NERY, C. ; QUEIROZ, L. . DESCRIÇÃO MORFO-ANATÔMICA DA ESPÉCIE BACOPA MONNIERIODES (CHAM.) ROBINSON (PLANTAGINACEAE) DO SUL DE BAHIA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Thiago Luis Silva de Oliveira ; Martielly Santana dos Santos ; ROCHA, E. A. . UMA VISÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA NO PROJETO CIÊNCIA MÓVEL - CAMINHÃO COM CIÊNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MANGABEIRA, Pedro Antônio Oliveira ; ALMEIDA, Alex-alan Furtado de ; SILVA, Delmira da Costa ; ROCHA, E. A. ; Valéria Ferreira Fernandes ; Galle, P. . Acumulation of Chromium by 2 wetland plant species in Cachoeira River - Bahia - Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, E. A. ; PEREIRA, M. G. ; PEPE, A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MANGUEZAIS DE CANAVIEIRAS, BAHIA, BRASIL: OLHARES E SABERES DO COTIDIANO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, E. A. . Caatinga: preservação e gestão ambiental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ROCHA, E. A. . Porumaescola Competente:UmaAbordagemdeEducaçãoAmbiental,. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, E. A. . Educação Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, E. A. . Coleta e Herborização de Material Botânico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Qualificação dea gestão territorial e fortalecimento do capital social por meio da monitoria e avaliação das condições de vida e da sustentabilidade no Litoral Sul da Bahia, Descrição: O Projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq/MDA/SDT n05/2009 - Gestão de Território Rurais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Durval Libâneo Netto Mello - Coordenador / Salvador Trevisan - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Compartimentalização alterações ultraestruturais em macrófitas aquáticas do Rio Cachoeira, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Coordenador / Delmira da Costa Silva - Integrante / Pedro Antônio Oliveira Mangabeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Diversidade das espécies nativas de importância medicinal, fitoquímica e farmacológica, comercializadas ou não, ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: O uso de plantas com fins medicinais, para tratamento, cura e prevenção de doenças, é uma das mais antigas formas de práticas da medicina humana (Agra et al. 2005). A Convenção sobre Diversidade Biológica dá direito aos países a garantir que o conhecimento tradicional seja reconhecido como propriedade intelectual, para que os povos tradicionais possam participar da repartição dos benefícios que porventura possam aparecer (MMA 2005). No entanto, para que um componente da biodiversidade seja considerado um recurso biológico ou genético, a exemplo de uma espécie vegetal medicinal, precisa ter um valor agregado, ou seja, precisa ter investimento humano para transformá-lo em recurso. Muitas informações e práticas a respeito dos usos das plantas, principalmente daquelas consideradas medicinais, estão se perdendo ao longo do tempo, quer seja pela ausência de estudos etnobotânicos, quer seja pelo uso inadequado da sua flora nativa, sem um programa de manejo sustentável, o que tem ameaçado e colocado em risco de extinção inúmeras espécies, muitas delas ainda deconhecidas para a ciência (Agra 1999). Reconhecendo a grande importância da Flora de Pernambuco, aliada à escassez de informações sobre como vêm sendo usados os seus recursos disponíveis e a sua comercialização, elaborou-se este projeto com o objetivo de conhecer e estimar a diversidade das espécies nativas de importância medicinal, fitoquímica e farmacológica, comercializadas ou não, ocorrentes no Estado de Pernambuco..... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Siodney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2006

    Plantas aquáticas acumuladoras de metais pesados, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Coordenador / Delmira da Costa Silva - Integrante / Alex-Alan Furtado de Almeida - Integrante / Marcelo Schramm Mielke - Integrante / Pedro Antônio Oliveira Mangabeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2002 - 2004

    Relações Filogenéticas em Cyperaceae utilizando sequências de DNA, Descrição: A família Cyperaceae, embora possua ampla distribuição no litoral brasileiro, é freqüentemente identificada em levantamentos florísticos de maneira imprecisa. Isso pode refletir tanto a escassez de estudos taxonômicos sobre esse grupo, quanto a dificuldade de entender suas variações morfológicas. Os gêneros Becquerelia Brongn., Calyptrocarya Nees, Diplacrum Brongn., Hypolytrum Rich., Lagenocarpus Nees, e Scleria P. Bergius, são bastante representativos em áreas de Florestas Tropicais Úmidas, ocorrendo desde a região norte até a região sul do Brasil. No entanto, eles são pouco estudados no que diz respeito aos aspectos evolutivos e ecológicos. Neste trabalho, serão analisadas as variações morfológicas externas e as seqüências de DNA de genes e regiões genômicas específicas, para estudar as relações filogenéticas entre as espécies de Cyperaceae. Os fragmentos amplificados pela técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), serão clonados e seqüenciados. As seqüências das diferentes espécies serão alinhadas, comparadas entre si e utilizadas para construir os cladogramas, estabelecendo as relações filogenéticas. Os resultados constituirão as bases para o enriquecimento dos estudos evolutivos sobre a família Cyperaceae.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Coordenador / Luis Alberto Mattos Silva - Integrante / Mônica Rosa Bertão - Integrante / Ronan Corrêa Xavier - Integrante / Amanda Ferreira da Silva Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - Atual

    Seleção de espécies aquáticas bioindicadoras e bioacumuladoras de poluição por metais pesados e de arbóreas, potencialmente tolerantes, para recomposição de parte da mata ciliar da bacia hidrográfica do rio Cachoeira, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Delmira da Costa Silva - Integrante / Alex-Alan Furtado de Almeida - Integrante / Pedro Antônio Oliveira Mangabeira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos.... . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos.... . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estudos florísticos e taxonômicos de Angiospermas ocorrentes em Pernambuco, Brasil., Descrição: Descrição: Em todo o Brasil, nas últimas décadas, verificou-se uma preocupação crescente com questões ambientais ao nível global, resultantes principalmente da degradação do meio ambiente, mediante práticas não sustentáveis dos seus recursos naturais, e acarretando em perda acelerada da diversidade biológica. Para manutenção do que ainda resta da vegetação nativa, principalmente no que se refere à conservação das suas espécies endêmicas e potencialmente econômicas, é urgente, antes de tudo, o seu conhecimento florístico e taxonômico. Apesar de bastante vulnerável e ainda sem conhecimento adequado sobre sua Flora, no que se refere a origem, riqueza e nível de endemismo, o Estado de Pernambuco é um promissor campo de estudo. Ciente disto, espera-se que este projeto, através do estudo florístico e taxonômico do patrimônio nativo da Flora deste estado, revele novas espécies, resgate espécies desaparecidas, possibilite a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nativa e influencie políticas públicas de priorização destas estratégias de conservação. O Laboratório de Biologia Vegetal da UPE, que sediará esta linha de pesquisa, unirá seus conhecimentos ao Setor de Botânica do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFPB e ao Herbário UESC, da Universidade Estadual de Santa Cruz, através dos seus representantes, ambos com experiência comprovada na pesquisa e divulgação científica da flora nordestina e formação contínua de recursos humanos..... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / George Sidney Baracho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Biológicas. , Rodovia Ilhéus-Itabuna, Km 16 - Herbário UESC, Salobrinho, 45650-000 - Ilheus, BA - Brasil, Telefone: (73) 6805105, Ramal: 25, Fax: (73) 6805225, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Instituto Cabruca

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - 2008

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: NENHUM, Carga horária: 2

1999 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Ensino.

  • 09/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa

  • 09/1999

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Aplicada à Educação, Botânica Sistemática, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas e Biológicas, Morfologia e Anatomia Vegetal, Organografia Vegetal, Prática de Ensino de Biologia, Sistemática Vegetal

  • 12/2000 - 12/2002

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Biológicas, Pró Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Intercâmbio Universitário.

  • 02/2002 - 11/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Secretário da Comissão Organizadora do XXIV Encontro Regional de Botânicos.