Nicole Mendonça de Freitas

As diferentes experiências têm me possibilitado crescer como profissional, fazendo com que eu consiga me adaptar em diferentes áreas. Algumas habilidades desenvolvidas incluem: técnicas laboratoriais, com desenvolvimento de novas cores para tingimentos e rotinas diárias; rotinas administrativas, como atendimento ao público e telefônico e controle de documentações; atividades de educação ambiental, como palestras, monitorias e organização de eventos relacionados à área; rotinas da área de meio ambiente, como acompanhamento e atualização de documentações, gerenciamento de resíduos sólidos e acompanhamento de tratamento de efluentes, treinamentos ambientais, entre outros controles relacionados. Tudo isso faz parte do que pude desenvolver nas oportunidades que tive, sendo que poderão ser complementadas e melhoradas nas oportunidades que ainda podem surgir.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ambiental

2010 - 2017

Universidade de Caxias do Sul
Título: Projeto de adequações em uma residência unifamiliar com tecnologias sustentáveis em suas instalações - Estudo de caso de uma residência do município de Caxias do Sul/RS
Orientador: Juliano Rodrigues Gimenez

Graduação em Environmental Engineering

2013 - 2014

University Of Windsor
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola Estadual Maria Aracy Trindade Rojas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Congresso de Engenharia Ambiental do Sul do Brasil. A Aplicação de Técnicas de Visualização de Fluxo por PIV na Otimização de Reatores para o Tratamento de Efluentes - Uma Revisão da Literatura. 2015. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FREITAS, N. M. . Bate-papo com as Engenharias Química e Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Sultêxtil Indústria e Tecidos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Testes de tingimentos, análise da água da caldeira, auxílio no desenvolvimento de cores, controle de poço artesiano.

2011 - 2013

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Monitora em roteiros ambientais voltados para a comunidade em geral, consistindo em explicar ao público a fauna e flora local, a funcionalidade e importância de represas e aterros sanitários. Além disso, ministrava palestras de conscientização ambiental e ajudava na organização de eventos como a Semana do Meio Ambiente de Caxias do Sul.

2011 - 2011

Ecos Consultoria, Engenharia e Projetos Ambientais Ltda

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 43

Outras informações:
Responsável por laudos e licenciamentos ambientais para SEMMA e FEPAM; planilhas de resíduos.

2010 - 2011

BV FINANCEIRA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Jovem Aprendiz, Carga horária: 30

Outras informações:
Experiência em atendimento telefônico, abertura e fechamento de malotes, protocolos, inclusão de alienação veicular, pagamentos.

2009 - 2009

Caixa Economica Federal (RS)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Experiência em abertura de contas, arquivamento e organização de fichas e extratos bancários. Atendimento ao público e telefônico.

2015 - 2017

Trombini Embalagens S/A

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento da operação da Estação de Tratamento de Efluentes e Central de Resíduos da empresa, onde era feito o preenchimento de planilhas de acompanhamento, atualização de documentos e questões burocráticas, treinamentos ambientais, monitoramento de fumaça-preta, controle de umidade de lodo, agendamento e preparo de documentação para destinação de resíduos, jartests e calibração de equipamentos.

2015 - 2015

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa na área de fluidodinâmica computacional com o equipamento PIV (particle image velocimetry) aplicado ao tratamento de efluentes.