Lygia de Almeida Marques
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (1986). Foi professora universitária na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na ULBRA/Canoas (1990 - 2006). Possui 3 pós-graduação Lato Sensu. Cursou o MBA Business Intuition - Identidade Empresarial na AMF (2013/2015). Atua como profissional liberal e pesquisador autônomo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos da Edificação e da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, arquitetura da paisagem, arquitetura de interiores, design, mobiliário, educação, arte e criatividade. Interessa-se pelos campos da arte, filosofia e psicologia humanista. Participou de várias exposições de arte coletivas e individuais, nacionais e internacionais (1995-2018). Possui trabalhos escritos publicados em livros e anais de congressos (1995-2018). Foi conselheira na Câmara Especializada de Arquitetura e Urbanismo do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RS por várias gestões entre 1993 e 2009. Foi coordenadora da Comissão de Arquitetura na Inspetoria do CREA/RS em Canoas (2010/2011). Membro da diretoria da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Canoas - SEACA - como conselheira fiscal (2012) e como responsável por relações institucionais (2013) Recebeu título de Amigos do Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Esteio por realizar relevante trabalho na área ambiental em 2012. Diretora da Humus Design ? Cultura Viva, desenvolve e promove projetos culturais com ênfase na educação humanista. Artista no Atelier de Arte e Arquitetura Lygia Marques.
Informações coletadas do Lattes em 04/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA Business Intuition - Identidade Empresarial
2013 - 2015
ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE
Título: Contribuições da Escola Ontopsicológica Ao Processo de Projeto de Arquitetura de Interiores
Orientador: Ana Petry
Especialização em Ontopsicologia
1996 - 1997
Centro de Ensino Unificado de Brasília
Título: A Pedagogia do Hoemem Criativo: Por uma Escla de Arquitetura Ontológica
Orientador: Francisco Angelo Cechin
Especialização em Administração e Planejamento Para Docentes
1991 - 1992
Universidade Luterana do Brasil
Título: A Pedagogia de Carls Rogers
Orientador: Jussará G Lummertz
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1981 - 1986
Faculdade Canoense de Arquitetura E Urbanismo
Título: Projeto Residencial Casa do Estudante em Comunidade Alternativa
Orientador: Luis Carlos Boeira
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Conceituação de Paisagísmo e Metodologia do Paisagismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Desenvolvimento Histórico do Paisagismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
Organização de eventos
MARQUES, L. A. . Grandeza Feminina - Exposição Individual IV. 2017. (Exposição).
Participação em eventos
The Function of Beatuty in Art. Artistas Finalistas do Concurso MIAP. 2018. (Exposição).
Primeiro Congresso Estadual de Acessibilidade e Inclusão. Acessibilidade Estética e Inclusão ao Belo para o Humano. 2017. (Congresso).
XXIV ENSEA - Encontro Nacional de Arquitetura e Urbanismo - do ensino à prática profissional.A Inteligência como Projeto Sustentável na Arquitetura e Urbanismo. 2006. (Encontro).
EXPOINTER.O Paisagismo e seu Contexto Histórico na Natureza. 2003. (Outra).
Simpósio de Atualização para Paisagístas. 2003. (Simpósio).
XVI Congresso Internazionale di Ontopsicologia: Ontopsicologia e Memetica. Arquitetura Memética e Ontopsicológica. 2002. (Congresso).
II Fórum de Iniciação Científica e Tecnológica da Ulbra.Habitação e Paisagem: A Casa Saudável como Dimensão Humana e Vital. 2001. (Encontro).
II Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - URCAMP.Paisagismo: O Homem e a Natureza - evolução histórica dos espaços públicos. 2000. (Simpósio).
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO ENSINO TÉCNICO NA AMÉRICA DO SUL.A PEDAGOGIA DO HOMEM CRIATIVO - POR UMA ESCOLA DE ARQUITETURA VIVA. 1999. (Seminário).
I CONGRESSO MERCOSUL DE PSICOSSOMÁTICA E IV SEMINÁRIO SUL BRASILEIRO DE PSICOSSOMÁTICA. A ARTE E A ARQUITETURA COMO SINAL SOMÁTICO DE PATOLOGIAS OU SINAL DE VIDA?. 1997. (Congresso).
XIV Congresso Internacional de Ontopsicologia - Psicologia Dirigencial e Criatividade - e II Congresso Brasileiro de Ontopsicologia. Se Arquitetura Qual Arquitetura, Arquitetura Para o Sinal Arquitetura para a Existência. 1995. (Congresso).
Orientou
Ecovila Mato Grande; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Lygia de Almeida Marques;
Centro de Recuperação e Internato para Meninos de Rua; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Lygia de Almeida Marques;
Espaço Holístico; 2003; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Lygia de Almeida Marques;
Reestruturação do Calçadão de Canoas; 2003; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Lygia de Almeida Marques;
Aeroclube de Capão da Canoa; 2003; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Lygia de Almeida Marques;
Produções bibliográficas
-
MARQUES, L. A. . Habitação e Lugar: a casa saudável como dimensão humana e vital. In: Paulo Ricardo Bregatto. (Org.). Documentos de Arquitetura - Traços e Pontos de Vista. 1ed.Canoas: Editora da Ulbra, 2005, v. 1, p. 147-170.
-
MARQUES, L. A. . Architettura Memetica e Ontopsicologia. In: Antonio Meneghetti autori vari. (Org.). Ontopsicologia e Memetica. 1ed.Roma: Psicologica Editrice, 2003, v. 1, p. 399-405.
-
MARQUES, L. A. . Psicologia Imprenditoriale e Creativitá - Le migliori relazioni del XIV Congresso Internazionale do Ontopsicologia. In: autori Vari. (Org.). sicologia Imprenditoriale e Creativitá. 1ed.Roma: Psicologica Editrice, 1995, v. 1, p. 62-68.
-
MARQUES, L. A. . Anuário AAI em revista. AAI em revista, Porto Alegre, p. 90 - 91, 11 dez. 2012.
-
MARQUES, L. A. . Anuário AAI em Revista. Anuário AAI em Revista, Porto Alegre, p. 92 - 93, 11 dez. 2011.
-
MARQUES, L. A. . Arquitetura Memetica e Ontopsicologia. In: Ontopsicologia e Memetica, 2002, Milão. Ontopsicologia e Memetica. Roma: Psicologica Editrice, 2002. v. 1. p. 399-405.
-
MARQUES, L. A. . Se Arquitetura, Qual Arquitetura? Arquitetura Para o Sinal, Arquitetura Para a Existência.. In: XIV Congresso Internacional De Ontopsicologia - Psicologia Dirigencial e Criatividade e II Congresso Brasileiro de Ontopsicologia, 1995, Salvador, Bahia, Brasil. Psicologia Imprenditoriale e Creativitá - Le migliori relazioni del XIV Congresso Internazionale di Ontopsicologia. Roma, Itália: Psicologica Editrice, 1995. v. 1. p. 62-68.
-
MARQUES, L. A. . Acessibilidade à Estética e Inclusão ao Belo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARQUES, L. A. . A História da Arte - A Imagem Como Construção da Pessoa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, L. A. . A Inteligência como Projeto Sustentável na Arquitetura e Urbanismo - do ensino à prática profissional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, L. A. . O Paisagísmo e seu Contexto Histórico na Natureza. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARQUES, L. A. . A Paisagem do Homem e sua Evolução. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARQUES, L. A. . II FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E VII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARQUES, L. A. . O Paisagismo e o Homem: evolução histórica dos espaços públicos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARQUES, L. A. . A Pedagogia do Homem Criativo: Por Uma Escola de Arquitetura Viva. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARQUES, L. A. . A Arte e a Arquitetura como Sinal Somático de Patologias ou Sinal de Vida?. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução em Arquitetura de Interiores das áreas de uso coletivo do Hotel Xangrilá. 2002.
MARQUES, L. A. . Arquitetura de Interiores das suítes do Hotel da Ilha. 1999.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de 10 conjuntos de jóias. 1996.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura Paisagística Residencial - Josiane - S.J.Polêsine/RS. 2017.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores Residencial - Vera - S.J.Polêsine/RS. 2017.
MARQUES, L. A. . Reformas em Arquitetura de Interiores e Exteriores Residencial - Mariana - São João do Polêsine/RS. 2016.
MARQUES, L. A. . Reforma Residencial - Helena - São João do Polêsine/RS. 2016.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores Institucional - Brinquedoteca Pedagógica AMF - S.J.Polêsine/RS. 2016.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura da Paisagem - Lago Ademar - S.J.Polêsine/RS. 2016.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura Paisagística Residencial - Lago Mariana - S.J.Polêsine/RS. 2016.
MARQUES, L. A. . Projeto de Interiores e Decoração Residencial - Aldira - S.J.Polêsine/RS. 2016.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores Corporativo - Vera - S.J.Polêsine/RS. 2016.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura e Urbanismo residencial - Carmen - S.J.Polêsine. 2016.
MARQUES, L. A. . Projeto De Arquitetura de Interiores Residencial - Josiane - São João do Polêsine/RS. 2015.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores Comercial - Valmar - S.J.Polêsine/RS. 2015.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores Residencial - Carmen - S.J.Polesine. 2015.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura Paisagística - Cond. Ed. Aquarelle - Porto Alegre/RS. 2014.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução em Arquitetura de Interiores Residencial - Daniela e Paulo - Porto Alegre/RS. 2014.
MARQUES, L. A. . Projeto em Arquitetura de Interiores Corporativo - Claudio - S.J.do Polêsine/RS. 2014.
MARQUES, L. A. . Projeto em Arquitetura de Interiores Corporativo - Bernardina - S.J.Polêsine/RS. 2014.
MARQUES, L. A. . Projeto de Prevenção Contra Incêndio - Wistar Park - Porto Alegre/RS. 2014.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores residencial - Carmen - S.J.Polêsine. 2014.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores Corporativo - Ana - São Paulo/SP. 2013.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores - Cond. Ed. Aquarelle - Porto Alegre/RS. 2013.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores Corporativo - P. Advogados - Florianópolis/SC. 2013.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução Arquitetura de Interiores Residencial - Ana - S.J.do Polêsine/RS. 2013.
MARQUES, L. A. . Projeto de Prevenção Contra Incêndio - Igreja Batista - Garopaba/SC. 2013.
MARQUES, L. A. . Projeto de Regularização em Arquitetura - Igreja Batista - Garopaba/SC. 2013.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura de Interiores Residencial - Antonio e Regina - Porto Alegre/RS. 2012.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura Paisagística - Faculdade QI - Gravataí/RS. 2012.
MARQUES, L. A. . Estudo de Projeto de Condomínio Residencial - Nisabeth e Adilceu - Canoas/Rs. 2012.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores Residencial - Gilnei - Canoas/RS. 2012.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura Paisagística - Brasília - Ivoti/RS. 2011.
MARQUES, L. A. . Projeto e execução de Arquitetura Paisagística - Maria e Jair - Estancia Velha/RS. 2011.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores Residencial - Gilnei - Canoas/RS. 2011.
MARQUES, L. A. . Projeto de Arquitetura - Residencial - João Luiz - Porto Alegre/RS. 2011.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores - Apto. Gelson e Rosane - Poa/RS. 2010.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores Residencial - Carmen e Erasmo - Poa/RS. 2010.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores Residencial - Claudia e Ricardo - Poa/RS. 2010.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura Paisagística - Condominio Ed. Mirage - Poa/RS. 2010.
MARQUES, L. A. . Estudo de Projeto de Arquitetura Paisagística - Condomínio Terramater - Poa/RS. 2010.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores Residencial - Clóvis e Gisele - Porto Alegre/RS. 2009.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura de Interiores - Condominio Ed. Mirage - Poa/RS. 2009.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura Residencial - Cledi e Inácio - Canoas/RS. 2008.
MARQUES, L. A. . Projeto de Jardim do Banrisul no centro da cidade de Canoas. 2002.
MARQUES, L. A. ; HASS, Karen Elisa . Estudo de Projeto de Arquitetura Paisagística do Arquivo Histórico de Porto Alegre. 2002.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura - Residência Gelson e Rosane - Garopaba/SC. 2001.
MARQUES, L. A. . Projeto e Execução de Arquitetura - Residência Joel e Neli - Garopaba/SC. 1998.
MARQUES, L. A. . Cojuntos de joalheria em prata e pedra. 1996.
MARQUES, L. A. . Pinturas Especiais: Texturas, Cores e Materiais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARQUES, L. A. . Paisagismo e Percepção Espacial. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARQUES, L. A. . Decoração de Interiores. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARQUES, L. A. . Grandeza Feminina - Exposição Individual IV. 2017. Pintura.
MARQUES, L. A. ; Julio Pujol . Artes Poéticas. 2016. Livro de Artista.
MARQUES, L. A. . Humus Design - Exposição Individual IV. 2008. Pintura.
MARQUES, L. A. . Exposição Individual III. 2003. Pintura.
MARQUES, L. A. . IX Mostra Nacional e I Mostra MERCOSUL. 2000. Pintura.
MARQUES, L. A. . Encontro Criativo - Exposição Individual II. 1997. Pintura.
MARQUES, L. A. . Galeria de Arte - Exposição Individual I. 1996. Pintura.
MARQUES, L. A. . Grandeza Feminina. 2017 (Exposição de Artes Visuais).
MARQUES, L. A. ; Julio Pujol . Livro Artes Poéticas. 2016 (Livro).
MARQUES, L. A. . Exposição II Individual. 1997 (Exposição de obras de artes visuais).
MARQUES, L. A. . Exposição I Individual de Pinturas. 1996 (Exposição de obras de artes visuais).
MARQUES, L. A. ; ULBRA, Turma de Prática de Projeto Do Curso de Arq . Espaço de Arquitetura de Interiores. 2002 (Participação em feira de arquitetura e decoração) .
MARQUES, L. A. ; ULBRA, Alunas Primeira Turma Do Curso de Decoração . Espaço de Decoração. 2002 (Participação em feira de arquitetura e decoração) .
MARQUES, L. A. . A Pedagogia do Homem Criativo: por uma escola de arquitetura ontológica. 1998 (Monografia Curso de Especialização em Ontopsicologia) .
MARQUES, L. A. . Comunidade Rural Urbana - Bairro de Adolescentes: a casa. 1986 (Trabalho Final de Graduação) .
Prêmios
2005
Professor Homenageado, Universidade Luterana do Brasil.
Histórico profissional
Experiência profissional
1990 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista
Atividades
-
03/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Comunidade Luterana Evangélica São Paulo, Campus Canoas.,Linhas de pesquisa
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Paisagismo I
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História do Urbanismo e Paisagismo I, Projeto de Paisagismo II, Projeto de Paisagismo I, Expressão Gráfica I
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Gráfica I - Croquis e Sombra, Projeto de Paisagismo I , Projeto de Paisagismo II , Teoria e História de Urbanismo I
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Gráfica II - Perspectiva e Sombra, Projeto de Paisagismo I, Projeto de Paisagismo II, Teoria e História do Urbanismo I
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Design Projeto do Produto e Programação Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História Artística, Estudo da Cor
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História da Arte I, Estudo da Cor
-
01/2004 - 01/2004
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Urbano I - intensivo turno noite
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Gráfica I - Croquis e Cor, Teoria e História do Urbanismo I, Projeto de Paisagismo II, Projeto de Paisagismo I
-
09/2003 - 10/2003
Ensino, Design de Produto, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Design - turno noite - 2h/a
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Gráfica I - Croquis e Cor - turno noite -120 h/a, Projeto de Paisagísmo I - turma tarde e turma noite - 60 h/a + 60 h/a, Projeto de Paisagismo II - turma tarde - 60 h/a, Teoria e História do Urbanismo I - turma tarde - 60 h/a
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formas de Expressão I, Estética e História Artística II
-
03/2003 - 07/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ética e Legislação Profissional para decoradores, Expressão I para decoração, Percepção Espacial para Decoração
-
01/2003 - 01/2003
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Paisagismo II
-
01/2003 - 01/2003
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Paisagismo II - intensivo turno noite
-
08/2002 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Percepção Espacial para Decoração
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Projetos III - turma noite, Projet de Paisagismo I - turma tarde e turma noite, Projeto de Paisagismo II - turno tarde, Teoria e História do Urbanismo I - turno tarde
-
07/2002 - 07/2002
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Paisagismo I
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Projetos III - Composição Espacial - turno noite - 120 h/a, Projeto de Paisagismo I - turma tarde e turma noite - 60 h/a + 60 h/a, Projeto de Paisagismo II - turno tarde - 60 h/a, Teoria e História do Urbanismo I -turno tarde - 60 h/a
-
01/2002 - 01/2002
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História Artística 1 - intensivo turno noite - 60 h/a
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Paisagismo II - turma tarde, Projeto de Paisagismo I - turma tarde e turma noite, Prática de Projetos III - turma noite
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Projetos III, Projeto de Paisagismo I, Projeto de Paisagismo II
-
01/2001 - 01/2001
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Brasileira I - intensivo turno noite
-
07/2000 - 07/2000
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História Artística 1 - intensivo turno noite
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Projetos III, Projeto de Paisagismo I, Projeto de Paisagismo II
-
03/1999 - 06/1999
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Brasileira 1 - turno noite - 60 h/a
-
01/1999 - 01/1999
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Brasileira I
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, Prática de Projeto III - Composiçaõ Espacial, Projeto de Paisagismo I, Projeto de Paisagismo II
-
03/1997 - 12/1997
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Paisagísmo II, Projeto de Paisagismo I, Prática de Projeto III
-
03/1996 - 12/1996
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Projeto III, Projeto de Paisagismo I
-
03/1995 - 12/1995
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, Expressão I, Projeto de Paisagismo I, Prática de Projetos III
-
03/1994 - 12/1994
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, Expressão I - Croquis e Cor, Projeto de Paisagismo I, Planejamento Arquitetônico III
-
03/1993 - 12/1993
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Arquitetônico III, Paisagismo I
-
03/1992 - 12/1992
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Paisagísmo 1, Planejamento Arquitetônico III
-
03/1991 - 12/1991
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Projeto 3, Paisagismo I
-
10/1990 - 12/1990
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Arquitetônico 1
2017 - 2017
Faculdades Monteiro LobatoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações:
Aula de História da Arte e o Uso da Imagem na disciplina de Marketing Estratégico no curso de Pós-Graduação em Alta Política na Faculdade Monteiro Lobato em Porto Alegre/RS
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lygia de Almeida Marques e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?