Marcelo Gil Ikeda

Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e 2010, ocupando diversas funções. Sua principal pesquisa acadêmica é sobre as políticas públicas para o setor cinematográfico a partir dos anos noventa, e sobre a economia do audiovisual. Ministrou cursos e palestras sobre Leis de Incentivo e Economia do Audiovisual em diversos cursos, como IETV e FGV/RJ (Film & TV Business). Sua dissertação de mestrado (O modelo das leis de incentivo fiscal e as políticas públicas cinematográficas a partir da década de noventa) recebeu o Prêmio Economia Criativa - Apoio a Estudos e Pesquisas, concedido pelo Ministério da Cultura em 2012. Publicou em 2012 o livro "Lei da ANCINE comentada (MP 2.228-1/01)" e em 2013 o livro "Leis de Incentivo para o Audiovisual" (ambos pela Editora WSET). Em 2015, publicou pela Summus Editorial o livro "Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos". Diretor e Roteirista de diversos videos, participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Crítico de Cinema, escreveu para variados veículos, especialmente na internet, como ViaPolítica, Claquete, CurtaoCurta, Revista Etcetera, mantendo o blog Cinecasulofilia (www.cinecasulofilia.blogspot.com) desde 2004. Curador da Mostra do Filme Livre (CCBB/RJ) desde 2003. Desenvolve também pesquisa sobre o cinema contemporâneo independente brasileiro, publicando, em 2011, o livro Cinema de garagem: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI, em coautoria com Dellani Lima. Organizou (com Dellani Lima) a mostra Cinema de Garagem (Caixa Cultural/RJ - julho/2012; Cinema do Dragão - Fortaleza/2014; Centro Cultural da Justiça Federal - Rio, 2014). Em 2014 publicou o livro "Cinecasulofilia" (Editora Substânsia).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: "CINEMA DE GARAGEM": MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO,
Ângela Freire Prysthon.

Mestrado em Comunicação

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: O MODELO DAS LEIS DE INCENTIVO FISCAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS CINEMATOGRÁFICAS A PARTIR DA DÉCADA DE NOVENTA,Ano de Obtenção: 2011
Antonio Carlos Amancio da Silva.Palavras-chave: Estado e Cinema; Políticas Públicas; Leis de Incentivo; Indústria Cinematográfica.

Especialização em Economia e Regulação do Audiovisual

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: DISTRIBUIÇÃO DE FILMES BRASILEIROS NO PERÍODO DA ?RETOMADA? (1995-2007)
Orientador: Luiz Gonzaga Assis de Luca

Graduação interrompida em 2005 em Cinema e Audiovisual

1999 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2005

Graduação em Cinema

2000 - 2002

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Ciências Econômicas

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um Modelo Setorial de Quantificação de Empregos Aplicado à Economia Brasileira: 1990-1995
Orientador: Armando Castelar Pinheiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Estadísticas e Indicadores Culturales en Espana. (Carga horária: 30h). , Ministerio de Cultura de España, MCE, Espanha.

2007 - 2007

Economia da Cultura. (Carga horária: 20h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2003 - 2003

Film & TV Business. (Carga horária: 186h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

IKEDA, M. ; LIMA, D. . Mostra Cinema de Garagem 2014. 2014. (Festival).

IKEDA, M. ; LIMA, D. . Mostra Cinema de Garagem. 2012. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro Internacional de Direitos Culturais.O Art. 3 da Lei do Audiovisual e as políticas públicas para o setor audiovisual na "retomada". 2012. (Encontro).

Mostra do Filme Livre.Filme Livre. 2012. (Outra).

VIII ENECULT.As Políticas Públicas Cinematográficas no Início dos Anos 2000: O Papel da Ancine no ?Tripé Institucional? Previsto pela MP 2.228-1/01. 2012. (Encontro).

XV CISO - Pré-Alas Brasil - 15 Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste.As leis de incentivo e os paradoxos da política cinematográfica a partir dos anos 90. 2012. (Encontro).

II Encontro Internacional de Imagem Contemporânea.Audiovisual e Políticas Públicas. 2011. (Encontro).

II Seminário Internacional de Políticas Culturais.Estado e Cinema no início do século XXI: características de formação da ANCINE. 2011. (Seminário).

XV Encontro SOCINE.PAR e PIQCB: uma análise dos mecanismos automáticos de fomento. 2011. (Encontro).

XIV SOCINE ? Sociedade Brasileira de Estudos do Audiovisual.Paradoxos das políticas públicas para o cinema a partir dos anos 90. 2010. (Encontro).

Do Novo ao Novo Cinema Argentino.Produção e Difusão Audiovisual no Cone Sul. 2009. (Outra).

Mostra Curta Cinema.Nova Cena Cearense. 2009. (Outra).

Retomando a Questão da Indústria Cinematográfica Brasileira.Perspectivas Futuras do Cinema Brasileiro. 2009. (Seminário).

XIII SOCINE ? Sociedade Brasileira de Estudos do Audiovisual.?Muito Falado e Pouco Visto?: perfil da distribuição do documentário brasileiro nas salas de exibição (1995-2008). 2009. (Encontro).

Cinema Brasileiro: Desafios Econômicos e Culturais.Panorama da Distribuição de Longas-Metragens Brasileiros a Partir das Leis de Incentivo. 2008. (Outra).

Mostra Curta Cinema.Cinema Japonês em Foco. 2008. (Outra).

XII SOCINE ? Sociedade Brasileira de Estudos do Audiovisual.Distribuição de longas-metragens brasileiros a partir das leis de incentivo (1995-2007): um panorama. 2008. (Encontro).

Cineclube Vila das Artes.Ladrões de Bicicleta. 2007. (Encontro).

Araribóia Cine.Relações de Gênero no Curta-Metragem Brasileiro. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Everton Silva de Sousa

BARBALHO, A. A.; MARTINS, S. M. S.; GORCZEVSKI, D.;IKEDA, M.. A (re)descoberta do conflito: embates pós-coloniais e desconstrução da identidade nacional soberana no filme Brava Gente Brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lila Almendra Praça de Carvalho

MOURA, R.; ENNE, A. L.; AMANCIO, T.;IKEDA, M.. Subsídios para um novo round: uma análise crítica da conjuntura atual do longa-metragem nacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Dias Rigueira

FERNANDES, F.; SALIS, F.; CAPELLER, I.;IKEDA, M.. Siga o Curta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

IKEDA, M.. Membro da Comissão de Seleção do Edital de Audiovisual de Pernambuco (FUNDARPE) - Categoria Curta-Metragem. 2016. Secretaria de Cultura de Pernambuco.

IKEDA, M.. Membro da Comissão de Seleção do Edital de Audiovisual da Paraíba. 2015. Secretaria de Cultura da Paraíba.

IKEDA, M.. Membro da Comissão de Seleção do Edital de Audiovisual da RIOFILME. 2015. Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

IKEDA, M.. Membro da Comissão Especial de Incentivo à Cultura - Edital "Mecenas Ceará". 2015. Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

IKEDA, M.. Membro da Comissão de Seleção do Edital de Audiovisual da Bahia. 2014. Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

IKEDA, M.. Membro da Comissão de Seleção do Edital de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco (FUNDARPE). 2013. Secretaria de Cultura de Pernambuco.

IKEDA, M.. Membro de banca de Concurso Público para Professor de Administração e Produção de Filmes. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

IKEDA, M.. Membro de banca da Prova Prática-Oral de Concurso Público para Técnico em Laboratório/Som para Audiovisual. 2012. Universidade Federal do Ceará.

IKEDA, M.. Membro de banca da Prova Prática-Oral de Concurso Público para Técnico em Laboratório/Equipamentos Audiovisuais. 2012. Universidade Federal do Ceará.

IKEDA, M.. Membro da Comissão de Seleção do III Edital de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). 2010.

IKEDA, M.. Membro da Comissão de Seleção do Edital de Concurso n.11 - Finalização de Obras Cinematográficas Brasileiras de Longa-Metragem. 2005.

IKEDA, M.. Membro do Júri - Mostra de Cinema de Tiradentes. 2016. Mostra de Cinema de Tiradentes.

IKEDA, M.. Membro do Júri - 3 Festival de Cinema Universitário de Alagoas. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

IKEDA, M.. Membro do Júri - IX Panorama Internacional Coisa de Cinema. 2013. Coisa de Cinema.

IKEDA, M.. Membro do Júri - 23 Cine Ceará - Mostra "Olhar do Ceará". 2013. Universidade Federal do Ceará.

IKEDA, M.; MORAES, N.; NUNES, P.. Membro do Júri - 2 Festival de Cinema Universitário de Alagoas. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

IKEDA, M.; LINS, A.; ASSIS, C.; COUTINHO, R.. Membro do Júri - Cine Virada Cultural - I Festival Interno de Cinema e Audiovisual da UFRB. 2012. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

IKEDA, M.. Membro do Júri de Curtas-Metragens - 21 Cine Ceará. 2011.

IKEDA, M.. Membro de Júri - Festival Fluxus 2011. 2011.

IKEDA, M.. Membro de Júri - Festival II Cachoeira.doc 2011. 2011.

IKEDA, M.. Membro do Júri - NOIA (Festival Universitário de Fortaleza. 2010.

IKEDA, M.. Membro do Júri - Mostra do Filme Livre. 2008.

IKEDA, M.. Membro do Júri - Festival VideVideo. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; LUCA, L. A. G.; MIGLIORIN, C.. O modelo das leis de incentivo fiscal e as políticas públicas cinematográficas a partir da década de noventa. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Rodrigo Octávio d'Azevedo Carreiro

CARREIRO, Rodrigo; PRYSTHON, Angela; LACERDA JUNIOR, L. F. B.. Cinema de garagem: movimento contra-hegemônicos no cinema brasileiro contemporâneo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Cezar Migliorin

Amancio, Tunico; de Luca, L.G.;MIGLIORIN, C.. O modelo das leis de ncentivo fiscal e as políticas públicas cinematográficas a partir da década de noventa. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior

PRYSTHON, A. F.; CARREIRO, Rodrigo;LACERDA, Chico. Cinema de Garagem: movimentos contra-hegemônicos no cinema brasileiro contemporâneo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Amancio da Silva

MODELO DAS LEIS DE INCENTIVO FISCAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS CINEMATOGRÁFICAS A PARTIR DA DÉCADA DE NOVENTA; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antonio Carlos Amancio da Silva;

ÂNGELA FREIRE PRYSTHON

"CINEMA DE GARAGEM": MODOS DE PRODUÇÃO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Ikeda, Marcelo Gil . Em busca de uma ?imagem crítica?: memória, ausências e dor em A imagem que falta, de Rithy Panh. LUMINA (JUIZ DE FORA) , v. 12, p. 136-149, 2018.

  • IKEDA, M. . O ?cinema de garagem?, provisoriamente: notas sobre o contexto de renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO , v. 5, p. 457-479, 2018.

  • IKEDA, M. . As leis de incentivo e a política cinematográfica no Brasil a partir da ?retomada?. Eptic (UFS) , v. 17, p. 163-177, 2015.

  • IKEDA, M. ; MENDONCA, F. . Observando o Silêncio do Mundo: a trilogia de Lisandro Alonso. Lumina (Juiz de Fora) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1981-4070 Lumina (Juiz de Fora. Online)) , v. 8, p. 1-16, 2014.

  • Ikeda, Marcelo Gil . Cinema e literatura: um exemplo de como os modos de produção fílmica podem influenciar as questões da adaptação. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)) , v. 14, p. 3-12, 2012.

  • IKEDA, M. . Silêncios e paisagens sonoras no cinema brasileiro contemporâneo. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online) , v. 10, p. 241-252, 2012.

  • IKEDA, M. . Os contracampos de Não Amarás. Desenredos , v. 14, p. 6, 2012.

  • IKEDA, M. . Os filmes-diários de Jonas Mekas: as memórias de um homem que se filma. Rumores (USP) , v. 1, p. 220-232, 2012.

  • IKEDA, M. . PAR e PIQCB: uma análise dos mecanismos automáticos de fomento à produção cinematográfica brasileira. Políticas Culturais em Revista , v. 5, p. 170-186, 2012.

  • IKEDA, M. . Crônica de uma separação: as políticas públicas para o audiovisual e o estímulo à produção independente. Eptic (UFS) , v. 14, p. 27-47, 2012.

  • IKEDA, M. . O mercado cinematográfico brasileiro e a aliança entre o global e o local. REVISTA GEMInIS , v. 3, p. 69-82, 2012.

  • IKEDA, M. . O jovem cinema contemporâneo brasileiro. Cinema Caipira , v. 31, p. 17-22, 2011.

  • IKEDA, M. . Concentração e acentramento: duas facetas do cinema brasileiro contemporâneo. RUA. Revista Universitária do Audiovisual , v. 1, p. 19-22, 2011.

  • IKEDA, M. . Os mil olhos do Dr. Pizzini. Filme Cultura , v. 53, p. 64-66, 2011.

  • IKEDA, M. . Novos percursos: um recorte sobre a produção cearense recente. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB , v. 3, p. 4, 2011.

  • IKEDA, M. ; WHITAKER, G. . Enfrentando Hollyworld. Le Monde Diplomatique (Brasil) , v. 33, p. 31-31, 2010.

  • VARSANO, R. ; PEREIRA, T. ; ARAUJO, E. ; SILVA, N. ; IKEDA, M. . Substituindo o PIS e a COFINS - e por que não a CPMF? - Por uma Contribuição Não-Cumulativa. Texto para Discussão (IPEA) , v. 832, p. 1-58, 2001.

  • IKEDA, M. . "Segregação por Gênero" no Mercado Formal de Trabalho. Revista do BNDES , v. 7, p. 89-106, 2000.

  • IKEDA, M. . Os Anjos Também Amam: Paixão e Profecia em Asas do Desejo. Cinemais (UENF) , v. 20, p. 191-203, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

IKEDA, M. . Cinecasulofilia. 2004; Tema: Crítica cinematográfica. (Blog).

IKEDA, M. . Fomento à Produção de TV. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Fomento à Produção de TV. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Mecanismos de Incentivo à Produção para TV. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Leis de Incentivo ao Audiovisual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Leis de Incentivo ao Audiovisual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Panorama da Produção Audiovisual Brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Curso Preparatório para o Concurso da ANCINE - Atividade Cinematográfica e Audiovisual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Curso Preparatório para o Concurso da ANCINE - Atividade Cinematográfica e Audiovisual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Realidades Sociais no Cinema Contemporâneo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Panorama da Produção Audiovisual Brasileira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Análise e Crítica de Filmes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Mostra do Filme Livre. 2007. (Curadoria e Programação).

IKEDA, M. . Entre Imagens: História, Teoria e Linguagem do Filme Experimental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Mostra do Filme Livre. 2006. (Curadoria e Programação).

IKEDA, M. . Leis de Incentivo Federais para a Atividade Audiovisual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Caracterísitcas e Funcionamento da Cadeia Produtiva do Audiovisual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IKEDA, M. . Mostra do Filme Livre. 2005. (Curadoria e Programação).

IKEDA, M. . Mostra do Filme Livre. 2004. (Curadoria e Programação).

IKEDA, M. . Mostra do Filme Livre. 2003. (Curadoria e Programação).

IKEDA, M. . Mostra 5x Curta. 2002. (Curadoria).

IKEDA, M. . Festival do Rio. 2000. (Catálogo - Redator).

IKEDA, M. . Festival do Rio. 1999. (Redator do Catálogo).

Ikeda, Marcelo Gil ; ROGERIO, F. . Impávido colosso. 2018. Filme.

IKEDA, M. ; ROGERIO, F. . O brado retumbante. 2017. Filme.

Ikeda, Marcelo Gil . Um assunto meio delicado. 2016. Filme.

IKEDA, M. . O homem que virou armário. 2015. Vídeo.

IKEDA, M. . Entre mim e eles. 2013. Vídeo.

IKEDA, M. . Tuca no parque. 2013. Vídeo.

IKEDA, M. . Carta do Ceará. 2012. Vídeo.

IKEDA, M. ; LIMA, D. . Sabi. 2011. Vídeo.

IKEDA, M. . Cartas ao Ceará #01-06. 2009. Vídeo.

IKEDA, M. . Diário de uma prostituta. 2009. Vídeo.

IKEDA, M. . Carta de um Jovem Suicida. 2008. Vídeo.

IKEDA, M. . Isabella. 2008. Vídeo.

IKEDA, M. . ÊXODO. 2008. Vídeo.

IKEDA, M. . A Woman. An airport. An escalator.. 2007. Vídeo.

IKEDA, M. . É Hoje. 2006. Vídeo.

IKEDA, M. . Eu Te Amo. 2006. Vídeo.

IKEDA, M. . DESERTUM. 2006. Vídeo.

IKEDA, M. . Auto-Retrato do Artista Durante a Gestação. 2005. Vídeo.

IKEDA, M. . O Posto. 2005. Filme.

IKEDA, M. . Natal. 2005. Vídeo.

IKEDA, M. . Abismo. 2005. Vídeo.

IKEDA, M. . EM CASA. 2005. Vídeo.

IKEDA, M. . Tesouro do Samba. 2004. Vídeo.

IKEDA, M. . Cinediário. 2004. Vídeo.

IKEDA, M. . Spencer, Ontem, Hoje e Sempre. 2003. Vídeo.

IKEDA, M. . Entremeio. 2002. Vídeo.

IKEDA, M. . Casulo. 2000. Vídeo.

IKEDA, M. . Depois da Noite. 1999. Vídeo.

IKEDA, M. . Debate sobre o filme "Santos Dumont", de Nelson Hoineff - Programa Cadernos de Cinema. 2007.

IKEDA, M. . Debate sobre o curta "O Posto". 2006.

IKEDA, M. . Debate sobre o filme "O Pornógrafo", de João Callegaro - Programa Cadernos de Cinema. 2006.

IKEDA, M. . Debate sobre o curta "O Posto" - Programa Curta Brasil. 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    As políticas públicas cinematográficas e a produção audiovisual brasileira contemporânea, Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a refletir sobre o cinema brasileiro contemporâneo por meio de um duplo aspecto: primeiro, o desenvolvimento de uma política pública de cunho industrialista, baseada nas leis de incentivo fiscais; e o segundo, o surgimento de uma produção jovem radical, à margem do mercado. Dessa forma, desenvolve-se a partir de uma relação dupla: a de descrever e analisar as políticas públicas para o setor cinematográfico a partir dos anos noventa, relacionadas as características da produção, distribuição e exibição de obras cinematográficas no mercado audiovisual brasileiro e a de investigar as origens e as características éticas e estéticas de um movimento de renovação no cinema brasileiro contemporâneo, especialmente a partir do início deste século. Esses dois movimentos relacionam-se às transformações do mercado cinematográfico e das tecnologias a nível mundial, que se refletem através de tensões entre as tendências de concentração e acentramento, em que coexiste, especialmente no caso brasileiro, um processo de uniformização da produção cinematográfica, com a presença de um menor número de filmes dominando as bilheterias nacionais, como típicas manifestações de um consumo de massa (as coproduções da Globo Filmes, o estrondoso sucesso de Tropa de Elite 2), e um processo paralelo de florescimento de uma cena plural, interconectada em redes, de jovens realizadores audiovisuais, com uma grande repercussão crítica no país e com a participação em expressivos festivais internacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Gil Ikeda - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Prêmio Economia Criativa ? Apoio a Estudos e Pesquisas em Economia Criativa, Ministério da Cultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte (ICA). , Av. Carapinima 1615, Benfica, 60015-590 - Fortaleza, CE - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2012

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema Brasileiro, Linguagem e Crítica do Cinema e do Audiovisual III

  • 02/2012

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Fílmica I, Realização em Cinema e Audiovisual V - Não Ficção

  • 07/2011

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realização em Cinema e Audiovisual IV - Ficção

  • 02/2011

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Legislação do Audiovisual

  • 08/2010

    Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Audiovisual

  • 05/2010

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realização em Cinema e Audiovisual I

  • 11/2011 - 03/2012

    Direção e administração, Instituto de Cultura e Arte (ICA), Curso de Cinema e Audiovisual.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

2004 - 2010

Agência Nacional do Cinema

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador Técnico da Superintendência de Desenvolvimento Financeiro e da Superintendência de Acompanhamento de Mercado

2002 - 2004

Agência Nacional do Cinema

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissionado - Assessor da Diretoria, Carga horária: 40

1998 - 2002

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Vínculo: Consultor PNUD/CEPAL, Enquadramento Funcional: Pesquisador., Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de Pesquisas para o BNDES relativas a mercado de trabalho e área fiscal.