Lia Bahia Cesario

Doutora e mestre em comunicação social pela Universidade Federal Fluminense. No doutorado desenvolveu a pesquisa A telona e a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil, e no mestrado realizou a dissertação Uma análise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial. Ganhou Prêmio do Rumos Itaú Cultural 2010/2011 de pesquisa concluída. Trabalhou em diversos órgãos públicos como Ancine, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Riofilme no planejamento, elaboração e execução de pesquisas e programas de fomento e difusão audiovisual. Foi, entre outros, Coordenadora Geral do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura, Coordenadora da Première Brasil do Festival do Rio 2017 e atualmente é professora do Curso de Cinema e Audiovisual da ESPM.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2010 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: A telona e a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil
Orientador: Antônio Carlos Amancio da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: convergência; audiovisual; cultura; mercado; políticas públicas culturais; cinema. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Comunicação

2007 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: UMA ANÁLISE DO CAMPO CINEMATOGRÁFICO BRASILEIRO SOB A PERSPECTIVA INDUSTRIAL,Ano de Obtenção: 2009
Antonio Carlos Amancio da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: políticas públicas culturais; audiovisual; cinema; cultura; mercado.

Graduação em Comunicação Social

1998 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A força do documentário de Eduardo Coutinho no mundo da morte do real
Orientador: Vera Lúcia Follain de Figueiredo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Film Business. (Carga horária: 20h). , RioFilme, RIOFILME, Brasil.

2009 - 2009

Film Business avançado. (Carga horária: 20h). , RioFilme, RIOFILME, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em A fotografia como instrumento de pesquisa nas ciên. , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.

2003 - 2003

Difusão Cultural ? O Cinema no Brasil: Tendência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2000 - 2001

Extensão universitária em Documentário com João Moreira Salles. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

1999 - 1999

Ciclo Globo 2000 PUC Rio. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BAHIA, C. Lia . Mostra Festival Elipse - Edital de fomento ao curta universitário. 2016. (Festival).

BAHIA, C. Lia . Festival do Rio. 2009. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Desvendando a Ancine.Desvendando a Ancine. 2017. (Encontro).

Ditadura em Cena.Abertura. 2016. (Encontro).

Festival Internacional de Cinema Infantil - Fórum Pensar a Infância.http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/site/forum-pensar-infancia/. 2016. (Seminário).

Seminário de Doutorado.Seminário de Doutorado. 2016. (Seminário).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. Formação audiovisual e políticas públicas: um caso não resolvido. 2016. (Congresso).

Territórios Culturais RJ em rede.Mesa Audiovisual. 2016. (Encontro).

Colóquio de Cinema e Arte na América Latina. Cinema e televisão: distinção, circularidade e convergências possíveis. 2015. (Congresso).

FORCINE. EXPECTATIVAS DO MUNDO DO TRABALHO EM RELAÇÃO AO MUNDO DAS ESCOLAS E INOVAÇÂO. 2015. (Congresso).

Seminário Internacional Políticas Culturais. Ensaios de encontros entre cinema e televisão: percursos da política pública brasileira nos anos 2000. 2015. (Congresso).

Workshop de produção independente para TV.Workshop de produção independente para TV. 2015. (Outra).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. A tradição discursiva e sua falácia. 2014. (Congresso).

Seminário Internacional Políticas Culturais.Novas formas de pensar e fazer: reformulações políticas e discursivas no campo audiovisual brasileiro. 2013. (Seminário).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. Entre atropelos e limitações: convergências audiovisuais possíveis. 2013. (Congresso).

II Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. A problematização da cultura do consumo para as políticas públicas audiovisuais na contemporaneidade. 2012. (Congresso).

Mostra Roberto Farias CCBB Rio de Janeiro.Roberto Farias: Mercado e Política. 2012. (Encontro).

Seminário Internacional de Políticas Culturais.Ensaios de encontros entre cinema e televisão: trajetória da política pública brasileira nos anos 2000. 2012. (Seminário).

VIII Enecult. Discursos, disputas e formulações políticas no campo audiovisual brasileiro contemporâneo. 2012. (Congresso).

Confibercom. Políticas de integração entre cinema e televisão no Brasil nos anos 2000: estratégias, negociações e contradições. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Coprodução: um recurso privilegiado no campo audiovisual contemporâneo. 2011. (Congresso).

Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro ? Curta Cinema 2011.Da Captação à Exibição - O Curta na Era Digital. 2011. (Outra).

Panaroma do Atual Cinema Naional - Centro Acadêmico da Escola de Comunicação (CAECO) da UFRJ.Cinema Nacional: 10 questões fundamentais para reflexão. 2011. (Encontro).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Globo Filmes e o fluxo entre cinema e televisão no Brasil. 2011. (Congresso).

Seminário Cultura Digital. 2010. (Seminário).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. Convergência à brasileira: reflexões sobre a indústria audiovisual. 2010. (Congresso).

The Brazilian Studies Association (BRASA). Reinvenção do campo audiovisual brasileiro contemporâneo: diferentes produtos e circuitos nas séries Mandrake e Alice. 2010. (Congresso).

Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA Latin American Studies Association). Mercado cinematográfico latino-americano nos anos 2000: Uma negociação entre o local e o global. 2009. (Congresso).

Feira internacional da indústria do cinema e audiovisual. 2009. (Seminário).

Feira Internacional do Cinema e do Audiovisual. 2009. (Simpósio).

Seminário sobre mercado audiovisual do Festival do Rio. 2009. (Seminário).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. Padrões e Mudanças: Políticas para Industrialização do Cinema Nacional. 2009. (Congresso).

História da Mídia, 2008 ? Rede Alcar. Cinema Latino-Americano e Globalização: Novos Desafios Econômicos, Políticos e Culturais. 2008. (Congresso).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. Majors e Globo Filmes: Uma parceria de sucesso no cinema nacional. 2008. (Congresso).

Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. Cinema, mercado e políticas públicas no Brasil. 2007. (Congresso).

Feira internacional da indústria do cinema e audiovisual. 2007. (Seminário).

Seminário Internacional de Políticas Culturais. 2007. (Seminário).

Seminário sobre mercado audiovisual do Festival do Rio. 2007. (Seminário).

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. Cinema e Identidade Cultural. 2007. (Congresso).

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. O debate contemporâneo sobre as leis e políticas públicas do audiovisual no Brasil. 2007. (Congresso).

VI Seminário Internacional de Comunicação.Cinema e indústria cultural no Brasil contemporâneo. 2007. (Seminário).

Seminário sobre mercado audiovisual do Festival do Rio. 2006. (Seminário).

Seminário sobre mercado audiovisual do Festival do Rio. 2005. (Seminário).

Seminário sobre mercado audiovisual do Festival do Rio. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bárbara Malta Rabello

BAHIA, C. Lia. Mulheres em cena: representação das protagonistas femininas nos filmes brasileiros contemporâneos de grande público. 2019. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Júlio Valério Neto

BAHIA, C. Lia. A corporação audiovisual e o Estado no século XXI. 2019. Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julio Augusto de Oliveira Silva

BAHIA, C. Lia. O fundo setorial e seu impacto no segmento de produtoras culturais brasileiras independentes. 2019. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Adil Giovanni Lepri

BAHIA, C. Lia. O estado e a exibição: as políticas estatais de acesso a cinema e audiovisual no rio de janeiro a partir de 2010. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosane Svartman

BAHIA, C. Lia. Televisão em transformação - como a telenovela pode indicar estratégias para a televisão corporativa diante das transformações na espectatorialidade, da convergência de mídias e plataformas interativas. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Butcher

BAHIA, C. Lia. Hollywood e o mercado cinematográfico brasileiro. 2019. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosane Svartman

BAHIA, C. Lia. Televisão em transformação: as notícias de sua morte foram um tanto exageradas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julio Augusto de Oliveira Silva

BAHIA, C. Lia. O Fundo Setorial do Audiovisual e seu impacto no segmento de produtoras culturais brasileiras independentes, entre 2008 e 2017. 2018.

Aluno: Júlio Valério Neto

BAHIA, C. Lia. Fundo Setorial do Audiovisual: a corporação audiovisual e o Estado no século XXI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bárbara Malta Rabello

BAHIA, C. Lia. Representação das protagonistas brasileiras femininas nos filmes brasileiros contemporâneos de grande audiência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Arthur Felipe Fiel

BAHIA, C. Lia. A tela encantada: infância e conteúdo infantil na televisão brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Matheus Rosa Azevedo

BAHIA, C. Lia. Fundo Setorial em obras de ficção seriada televisiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Kuuriyeh

BAHIA, C. Lia. A produção audiovisual para crianças no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Ribeiro de Castro Moraes

BAHIA, C. Lia. Consumo e espectatorialidade de séries de televisão feitas para streaming. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Domingos Martins

BAHIA, C. Lia. De madureira para o Divino: a representação do subúrbio carioca na novela Avenida Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Érika Xavier Guedes Cavalcante

BAHIA, C. Lia. Coletivos de cinema e audiovisual: a disponibilidade do fazer, novos fluxos, narrativas e militância em cena. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Soares Junior

BAHIA, C. Lia. Do projeto ao produto: o processo de produção em tv e cinema no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniela Lauria de Cunto

BAHIA, C. Lia. Netflix e a cultura audiovisual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luan Gouveia Rio Rocha do Carmo

BAHIA, C. Lia. As transformações na geografia das salas de cinema carioca e as escolhas do espectador cinematográfico brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Fagundes Moraes

BAHIA, C. Lia. Documentários musicais brasileiros: mapeamento e análise. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lilian Ortiz Diehl

BAHIA, C. Lia. A atividade cinematográfica e o papel do Estado no Brasil e na França: do surgimento da regulação à comunicação oficial online. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Hazin Galvão

BAHIA, C. Lia; ENNE, A. L.; ALBUQUERQUE, A.. Uma História, duas narrativas: A invenção do Brasil na televisão e no cinema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

BAHIA, C. Lia. Edital seleção de produtos audiovisuais. 2019. FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE AÇÃO CULTURAL.

BAHIA, C. Lia. EDITAL DE FOMENTO AO AUDIOVISUAL (Nº 03/2018). 2018. Secretaria Municipal de Culturas de Niterói.

BAHIA, C. Lia. Seleção curso Archive Futures concedidos pelo British Council e RioFilme. 2016. RioFilme.

BAHIA, C. Lia. Comitê Especial de Julgamento Edital Programa de Estímulo à Criação, Experimentação e Pesquisa Artística. 2016. ?Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

BAHIA, C. Lia. Edital Terrítórios Culturais.RJ - Laboratório de aplicativo para celular. 2016. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

BAHIA, C. Lia. Edital Terrítórios Culturais.RJ - Laboratório Audiovisual Curta - Executora. 2016. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

BAHIA, C. Lia. Produção de mostras e festivais de audiovisual. 2016. RioFilme.

BAHIA, C. Lia. Membro de comissão de Seleção de Projetos da Linha de Ação Produção e Finalização de Longa-Metragem do Programa de Investimento Seletivo. 2014. RioFilme.

BAHIA, C. Lia. Comissão de Avaliação de Projetos (CAP) - Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. 2013. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

BAHIA, C. Lia. Presidente da Comissão de Chamada Pública de Desenvolvimento de Projeto de Longa-Metragem da Secretaria Estadual de Cutura do Rio de Janeiro. 2008.

BAHIA, C. Lia. Membro de Comissão do Prêmio Adicional de Renda (PAR). 2008. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; LUCA, L. A. G.; SILVA, J. G. B. R. E.; Ana Lúcia Enne. Uma análise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; Ana Lúcia Enne; BALTAR, M.; FIGUEIROA, A.; SILVA, P. R.. A telona e a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

João Guilherme Barone Reis e Silva

AMANCIO, Tunico; De Luca, Luiz Assis Gonzaga;BARONE, João Guilherme B. Reis e Silva; ENNE, Ana Lucia Silva Silva. Uma Análise do Campo Cinematográfico Brasieiro sob a Perspectiva Industrial. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Vera Lucia Follain de Figueiredo

Figueiredo, Vera Lúcia Follain de; SILVA, A. C. A.; ENNE, ANA LÚCIA; FREIRE, M. B.. CONVERGÊNCIA AUDIOVISUAL À BRASILEIRA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em comunicação social) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Lucia Silva Enne

AMANCIO, T.;ENNE, A. L. S.; LUCA, L.G.. Uma análise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Lucia Silva Enne

AMANCIO, T.; BALTAR, M.;ENNE, A. L. S.; LUCA, L.G.. banca de qualificação de mestrado sobre o tema Cinema e Estado e a implementação de políticas públicas para o setor após 2000, de Lia Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Lucia Silva Enne

AMANCIO, T.;ENNE, A. L. S.; BALTAR, M.; REBELLO, P.; FIGUEROA, A.. A telona e a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Lucia Silva Enne

AMANCIO, T.; FIGUEIREDO, V. F.;ENNE, A. L. S.; BALTAR, M.. Convergência audiovisual à brasileira e a circularidade como recurso: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Mariana Baltar Freire

AMANCIO, A.;BALTAR, M.; Enne, A. L; SILVA, P. R.; FIGUEROA, A.. A Telona a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Mariana Baltar Freire

AMANCIO, A.; FIGUEIREDO, V. L. F.; Enne, A. L;BALTAR, M.. Convergência audiovisual à brasileira e a circularidade como recurso: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Régis Pereira Regi da Silva

A "televisão de qualidade" e a "comédia"na tv paga norte-americana; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lia Bahia Cesário;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Milton Roberto Monteiro Ribeiro

Rupturs e resgates na fotografia contemporânea; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia como isntrumento d epesquisa nas ciênci) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Milton Roberto Monteiro Ribeiro;

Antonio Carlos Amancio da Silva

Uma anállise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antonio Carlos Amancio da Silva;

Antonio Carlos Amancio da Silva

A telona e a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antonio Carlos Amancio da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BAHIA, C. Lia . O espaço audiovisual brasileiro em movimento: transformações, limites e desafios contemporâneos. Acrobata: literatura, audiovisual e outros desequilibrios , v. 1, p. 62-69, 2013.

  • BAHIA, C. Lia . As singularidades do espaço audiovisual brasileiro nos anos 2000: reflexões sobre convergência, cinema e televisão. Ciberlegenda (UFF. Online) , v. 1, p. 84-94, 2012.

  • BAHIA, C. Lia ; AMANCIO, A. C. . Notas sobre a emergência de um novo cenário audiovisual no Brasil nos anos 2000. Contracampo (UFF) , v. 21, p. 113-130, 2010.

  • BAHIA, C. Lia . Formação do campo audiovisual brasileiro: reflexões sobre a relação entre cinema e televisão no Brasil. Sessões do Imaginário (Impresso) , v. 1, p. 45-58, 2010.

  • BAHIA, C. Lia . Novos contextos, outras estratégias: notas sobre o cinema latino-americano nos anos 2000. Ciberlegenda (UFF. Online) , v. 1, p. 15, 2010.

  • BAHIA, C. Lia . Resenha A Hora do Cinema Digital: Democratização e Globalização Audiovisual. Inteligência Empresarial (UFRJ) , v. 33, p. 34-35, 2009.

  • BAHIA, C. Lia . Interface literatura, cinema e televisão no Brasil: a microssérie A pedra do reino. Txt (Belo Horizonte) , v. 7, p. 7-7, 2008.

  • BAHIA, C. Lia . Reflexões sobre as atuais políticas públicas para o cinema no Brasil em meio à transnacionalização da cultura. Sessões do Imaginário (Impresso) , v. 18, p. 31-39, 2007.

  • BAHIA, C. Lia . Discursos, políticas e ações:processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro. 1. ed. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2012. v. 1. 228p .

  • BAHIA, C. Lia . Políticas de integração entre cinema e televisão no Brasil. In: Rafael dos Santos; Angélica Coutinho. (Org.). Políticas Públicas e Regulação do Audiovisual. 1ed.Curitiba: CVR, 2012, v. 1, p. 79-100.

  • BAHIA, C. Lia . Globo Filmes e o fluxo entre cinema e televisão no Brasil. In: Gustavo Souza; Laura Cánepa; Maurício de Bragança; Rodrigo Carreiro. (Org.). XIII IEstudos de Cinema e Audiovisual - Volume 2. 1ed.São Paulo: Socine, 2012, v. 2, p. 132-146.

  • BAHIA, C. Lia . Convergência à brasileira: reflexões sobre a indústria audiovisual. In: Laura Canepa; Adalberto Muller, Gustavo Souza, Marcel Vierira. (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual - Volume 1. 1ed.São Paulo: Socine, 2011, v. 12, p. 230-243.

  • BAHIA, C. Lia . Majors e Globo Filmes: Uma parceria de sucesso no cinema nacional. Livro Eletrônico Socine. : , 2009, v. , p. 101-112.

  • BAHIA, C. Lia . Cinema e identidade cultural: o debate contemporâneo sobre as políticas públicas do audiovisual no Brasil. In: Esther Hamburger; Gustavo Souza; Leandro Mendonça; Tunico Amancio. (Org.). Estudos de Cinema - Socine. São Paulo: Annablume, 2008, v. 1, p. 367-376.

  • BAHIA, C. Lia . Entrevista - Bacurau: se for vá na paz - cinema e linguagem na arte brasileira. Ágora, Rio de Janeiro, p. 29 - 32, 03 nov. 2019.

  • BAHIA, C. Lia . Filme B +. Filme B +.

  • BAHIA, C. Lia . Filme B. Férias do barulho, Rio de Janeiro.

  • BAHIA, C. Lia . Formação audiovisual e política pública: um caso não resolvido. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine 2016, 2016, Curitiba. Anais Socine 2016. Curitiba: Socine, 2016. v. 1.

  • BAHIA, C. Lia . Ensaios de encontros entre cinema e televisão: percursos da política pública brasileira nos anos 2000. In: VI Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2015, Rio de Janeiro. Anais VI Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2015. v. 1. p. 828-842.

  • BAHIA, C. Lia . Novas formas de pensar e fazer:reformulações políticas e discursivas no campo audiovisual brasileiro. In: IV Seminário Internacional Políticas Culturais, 2013, Rio de Janeiro. Anais IV Seminário Internacional Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa - MinC, 2013. v. 1. p. 1-15.

  • BAHIA, C. Lia . Ensaios de encontros entre cinema e televisão: trajetória da política pública brasileira nos anos 2000. In: III Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2012, Rio de Janeiro. III Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2012.

  • BAHIA, C. Lia . Discursos, disputas e formulações políticas no campo audiovisual brasileiro contemporâneo. In: VIII Enecult, 2012, Salvador. Anais Enecult. Enecult, 2012.

  • BAHIA, C. Lia . A problematização da cultura do consumo para as políticas públicas audiovisuais na contemporaneidade. In: II Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Anais II Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. São Paulo: ESPM, Fapesp, 2012. p. 1-14.

  • BAHIA, C. Lia . Políticas de integração entre cinema e televisão no Brasil nos anos 2000: estratégias, negociações e contradições. In: Confibercom 2011, 2011, São Paulo. Confibercom 2011: Sistemas de Comunicação em Tempos de Diversidade Cultural, 2011. v. 1.

  • BAHIA, C. Lia . Coprodução: um recurso privilegiado no campo audiovisual contemporâneo. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011. v. 34. p. 1280-1.

  • BAHIA, C. Lia . Mercado cinematográfico latino-americano nos anos 2000: Uma negociação entre o local e o global. In: Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA - Latin American Studies Association), 2009, Rio de Janeiro. Anais Lasa 2009, 2009.

  • BAHIA, C. Lia . Cinema Latino-Americano e Globalização: Novos Desafios Econômicos, Políticos e Culturais. In: História da Mídia, 2008 ? Rede Alcar, 2008, Niterói. Anais Congresso História da Mídia, 2008 ? Rede Alcar, 2008.

  • BAHIA, C. Lia . O debate contemporâneo sobre as leis e políticas públicas do audiovisual no Brasil. In: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2007. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007.

  • BAHIA, C. Lia . Cinema, mercado e políticas públicas no Brasil. In: Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2007.

  • BAHIA, C. Lia . Cinema e indústria cultural no Brasil contemporâneo. In: Seminário Internacional de Comunicação, 2007, Porto Alegre. Anais do VI Seminário Internacional de Comunicação, 2007.

  • BAHIA, C. Lia . Uma política de formação possível: estudo de caso do Programa Elipse. In: Socine, 2017, João Pessoa. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine 2017. João Pessoa: Idea, 2017. v. 1.

  • BAHIA, C. Lia . Cinema e televisão: distinção, circularidade e convergências possíveis. In: COCAAL, 2015, Niterói. Anais do III Cocaal Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, 2015. v. 1.

  • BAHIA, C. Lia . Tradição discursiva da separação e sua falácia. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2014, Fortaleza. XVIII Socine. Fortaleza: Socine, 2014. v. 1. p. 1.

  • BAHIA, C. Lia . Entre atropelos e limitações: convergências audiovisuais possíveis. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine, 2013, Palhoça. XVII Socine, 2013.

  • BAHIA, C. Lia . Globo Filmes e o fluxo entre cinema e televisão no Brasil. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine, 2011, Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine 2011. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

  • BAHIA, C. Lia . Convergência à brasileira:reflexões sobre a indústria audiovisual. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine, 2010, Recife. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine - 2010. Recife: UFPE, 2010.

  • BAHIA, C. Lia . Padrões e Mudanças: Políticas para Industrialização do Cinema Nacional. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine, 2009, São Paulo. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine. São Paulo: USP, 2009.

  • BAHIA, C. Lia . Majors e GloboFilmes: uma parceria de sucesso no cinema nacional. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine, 2008, Brasília. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema - Socine, 2008.

  • BAHIA, C. Lia . Cinema e Identidade Cultural. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine, 2007, Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema - Socine, 2007.

  • BAHIA, C. Lia . Sob pressão: instabilidades institucionais do audiovisual brasileiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Novos arranjos de distribuição e exibição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Notas do cinema brasileiro pós-golpe e a crise discursiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Espelho, espelho meu:mediação entre direitos e privilégios no cinema brasileiro contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Oficina de audiovisual, cinema, estética e política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Uma política de formação possível: estudo de caso do Programa Elipse. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Formação audiovisual e políticas públicas: um caso não resolvido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Territórios culturais em rede. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAHIA, C. Lia . Cinema Nacional: o papel do financiamento público. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Ensaios de encontros entre cinema e televisão: percursos da política pública brasileira nos anos 2000. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . O panorama contemporâneo do cinema brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Convergência entre cinema e TV no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Cinema e televisão: distinção, circularidade e convergências possíveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Tradição discursiva da separação e sua falácia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Novas formas de pensar e fazer :reformulações políticas e discursivas no campo audiovisual brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAHIA, C. Lia . Entre atropelos e limitações: convergências audiovisuais possíveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Políticas públicas para o audiovisual nos anos 2000. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Novas formas de fazer e pensar audiovisual nos anos 2000. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . A problematização da cultura do consumo para as políticas públicas audiovisuais na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Discursos, disputas e formulações políticas no campo audiovisual brasileiro contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Ensaios de encontros entre cinema e televisão: trajetória da política pública brasileira nos anos 2000. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAHIA, C. Lia . Reconfiguração do campo audiovisual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Roberto Farias: mercado e política. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Políticas de integração entre cinema e televisão no Brasil nos anos 2000: estratégias, negociações e contradições. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Coprodução:um recurso privilegiado no campo audiovisual contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . GloboFilmes e o fluxo entre cinema e televisão no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . O panorama contemporâneo do cinema brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Da captação à exibição - O curta na era digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BAHIA, C. Lia . A Indústria Audiovisual ? Cenário e Perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Reinvenção do campo audiovisual brasileiro contemporâneo: diferentes produtos e circuitos nas séries Mandrake e Alice. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Convergência à brasileira: reflexões sobre a indústria audiovisual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Mercado cinematográfico latino-americano nos anos 2000: Uma negociação entre o local e o global.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Padrões e Mudanças: Políticas para Industrialização do Cinema Nacional.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Cinema Latino-Americano e Globalização: Novos Desafios Econômicos, Políticos e Culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAHIA, C. Lia . Majors e Globo Filmes: Uma parceria de sucesso no cinema nacional.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . A retomada do cinema brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAHIA, C. Lia . Cinema e Identidade Cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Cinema e indústria cultural no Brasil contemporâneo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAHIA, C. Lia . Cinema, mercado e políticas públicas no Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . O debate contemporâneo sobre as leis e políticas públicas do audiovisual no Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAHIA, C. Lia . Elipse. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Cultura, 2016 (Catálogo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BAHIA, C. Lia . Lançamento Programa de Estímulo à Criação, Experimentação e Pesquisa Artística. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Pesquisa Acadêmica Concluída - Rumos, Itaú Cultural, Rumos Pesquisa 2010-2011, Itaú Cultural..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2017

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral do Audiovisual, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora geral do audiovisual. Atuação focada na pesquisa, educação e formação audiovisual, Elaboração, desenvolvimento e execução de programas como Programa estadual de fomento ao curta universitário (ELIPSE), Laboratórios audiovisuais, Programa de cineclubes nas escolas, Edital de bolsa de pesquisa, experimentação e criação artísticas, entre outros programas voltados para a articulação entre educação e cinema e audiovisual.

2015 - 2017

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Comitês Gestores

2007 - 2009

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora do Núcleo do Audiovisual (outubro 2007). Elaboração e implantação das ações do Programa para o Audiovisual no Estado do Rio de Janeiro ? ?Rio Audiovisual? - elaboração de editais, elaboração do Projeto Cinema para todos, estudo sobre desoneração tributária do setor em parceria com a Secretaria de Fazenda, criação e implantação do Prêmio Adicional de Renda do Cinema do Rio de Janeiro (PAR-RJ), membro da comissão de avaliação do PAR-RJ, presidente da comissão de seleção do edital de desenvolvimento de projetos de longa-metragem, revisão da Lei do ICMS para o audiovisual e parecerista de projetos de audiovisual da Lei do ICMS 2009

2015 - 2015

RioContentMarket

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pitching, Carga horária: 30

2011 - 2011

RioContentMarket

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora do Pitching TV Brasil. Formulação e redação do conteúdo do institucional, relacionamento com convidados (participantes e palestrantes) e produção do evento

2011 - 2015

Serviço Social do Comércio RJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora técnica do audiovisual

Outras informações:
Coordenadora de Cinema e Audiovisual. Implantação de política para atividade de exibição, formação e difusão de audiovisual

2010 - 2010

Matizar Filmes

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 24

Outras informações:
Desenvolvimento e implantação de um Funcine (Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional) e desenvolvimento. Formatação e inscrição de projetos em editais públicos

2009 - 2010

RioFilme

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente

Outras informações:
Gerente de Difusão e Fomento. Elaboração, produção e execução de ações de difusão e fomento, tais: concepção do Programa Rio Audiovisual em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, programa de editais do audiovisual 2010 (desenvolvimento de sistema e elaboração de regulamentos), concepção e produção do programa Cinema na Praça (Viradão Carioca 2009/2010 e Festival do Rio 2009), elaboração de convênios entre governos federais e estaduais, concepção do projeto de incubadoras audiovisuais, formulação de Film Commission

2018 - Atual

Agência Nacional do Cinema

Vínculo: Parecerista FSA, Enquadramento Funcional: Parecerista, Carga horária: 5

2004 - 2006

Agência Nacional do Cinema

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de coordenação, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas e relatórios sobre o mercado de cinema no Brasil; levantamento e atualização dos projetos ativos na Ancine; análise de contrato de co-produção de artigo 3º e 39 da MP 2228-1; análise econômica de público, renda de filmes nacionais etc.

2013 - 2014

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora pós- roteiro cinema e TV, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da Pós-Graduação Roteiro de Cinema e TV

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora substituta

2015 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2011 - 2011

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ministrada no curso de Cinema e Vídeo: Formação da Indústria Audiovisual no Brasil.

2010 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 8

2008 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ministrada: Economia Política da Indústria Audiovisual no Curso de Estudos de Mídia.

2004 - 2005

Instituto Virtual de Fármacos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Construção e manutenção do Portal IVF

2016 - Atual

Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ)

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2017 - 2018

Academia Internacional de Cinema

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6

2017 - 2019

Associação Brasileira de Empresas Exibidoras Cinematográficas

Vínculo: Coordenação anuário, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

2018 - 2018

Associação Brasileira de Empresas Exibidoras Cinematográficas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

2018 - 2018

Festival do Rio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

2017 - 2017

Festival do Rio

Vínculo: Coordenadora Première Brasil, Enquadramento Funcional: Coordenadora Première Brasil, Carga horária: 30

2018 - 2019

Filme B

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 30

2019 - 2019

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de pós-graduação em cinema documentário