Franco Andrei da Cunha Junqueira
Sou graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), com Residência Médica em Psiquiatria em 2007 e detenho Título de Especialista em Psiquiatria pela ABP/AMB. Sou Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco - UPE. Participei do grupo gestor que organizou e implantou o curso de Medicina na UPE Campus Garanhuns, tendo sido o coordenador por três anos. Atuei como Coordenador Médico do Grupo IMIP - Fundação Professor Martiniano Fernandez, na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada em Garanhuns - PE (UPAE). Em 2020 estive na linha de frente no combate à COVID-19, auxiliando na Unidade COVID instalada na UPAE Garanhuns. Atualmente em Doutoramento no Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, da UPE, com previsão de término em 2025. Tenho experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria Clínica e Psicogeriatria
Sou professor Assistente da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns
Informações coletadas do Lattes em 27/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciencias da Saude
2007 - 2009
Universidade de Pernambuco
Título: Prevalência de Depressão Maior em Idosos e Fatores Sociodemográficos Associados
, Ano de Obtenção: 2009.Kátia Cristina Lima de Petribú.Palavras-chave: idoso; depressão; prevalência; comunidade.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Especialização - Residência médica
2005 - 2007
Hospital Ulysses Pernambucano
Residência médica em: PsiquiatriaNúmero do registro: 15299. Bolsista do(a): secretraria de saúde do estado de Pernambuco, SES, Brasil. Palavras-chave: psiquiatria; saúde mental.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS
2017 - 2017
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Título: APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PRECEPTORIA PARA O SUS
Orientador: Sinara Mônica Vitalino de Almeida
Formação complementar
2012 - 2012
I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO REGIONALIZADA DE SAÚDE. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Medicina. (Carga horária: 550h). , Hospital Ulysses Pernambucano, HUP, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Medicina. (Carga horária: 720h). , Fusam Hospital Getúlio Vargas, FUSAM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Medicina. (Carga horária: 312h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.
2001 - 2001
Medicina. (Carga horária: 192h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2000 - 2000
Medicina. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2000 - 2000
Medicina. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1999 - 1999
Medicina. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: Saúde Mental.
Organização de eventos
Junqueira, F.A.C. . II SEMANA CIENTÍFICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2020. (Congresso).
Junqueira, F.A.C. . IV Semana de Psicologia da Universidade de Pernambuco - Psicologia: diversidade de práticas e saberes. 2010. (Outro).
Peregrino, A ; Petribú, K ; Pontual, D ; Nascimento, B ; JUNQUEIRA, Franco Andrei da Cunha . 25 Jornada Pernambucana de Psiquiatria. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
5º Masterclass de Atualização Terapêutica na Psiquiatria. 2023. (Congresso).
II JORNADA DE NEUROLOGIA DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA APLICADA DE GARANHUNS (LANNAG.Eixo Cérebro-Intestino: Implicações da eubioseXdisbiose e o impacto no SNC. 2023. (Simpósio).
5ª Jornada Paulista de Alzheirmer. 2022. (Outra).
20th WPA World Congress of Psychiatry. 2021. (Congresso).
Congress on Brain, Behavior and Emotions 2021. 2021. (Congresso).
Congress On Brain, Behavior and Emotions 2020. 2020. (Congresso).
II SEMANA CIENTIFICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO.CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DISCURSOS SOBRE PEDOFILIA E ABUSO SEXUAL INFANTIL: CONCEITOS E DIFERENCIAÇÕES. 2020. (Simpósio).
I Simposio Interdisciplinar de Pernambuco - SINPE.INTERFACE PSIQUIATRIA & COVID-19. 2020. (Simpósio).
simpósio Einstein de Pacientes Graves: COVID-19. 2020. (Simpósio).
II Simposio de Ética da Universidade de Pernambuco: Ética e Contemporalidade.Moralidade Médica. 2018. (Simpósio).
I Seminário de Prevenção ao Suicídio.Prevenção do Suicídio. 2018. (Seminário).
VIII Seminario de Formação Profissional e I Seminário de Iniciação à Pesquisa - SEMIPE.Debate Tematico: Tecnologia na Redução das Desigualdades na Saúde. 2018. (Simpósio).
II Simposio Os desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão.Atuação do Psiquiatra no Hospital Geral. 2016. (Simpósio).
II Simposio Os desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão. 2016. (Simpósio).
Seminário de Experiências Exitosas - IMIP Gestão.Terceirização de Serviços Médicos em Unidade de. 2016. (Seminário).
Seminário de Experiências Exitosas - IMIP Gestão.Redução do Consumo de Energia Elétrica. 2016. (Seminário).
Curso Segurança e Qualidade na Atenção ao Paciente. 2015. (Outra).
Jornada de Emergências Médicas de Garanhuns.Emergências Psiquiátricas. 2015. (Outra).
III Oficina para Vigilância Epidemiológica nas UPAs Estaduais. 2014. (Oficina).
I Encontro com a Morte - Finitude e Tempo na Dinâmica da Vida Contemporânea.Minicurso: Negação da Morte. 2013. (Simpósio).
I Simpósio de Neurociências Willian Osler Da Sinapse ao Sintomama.Sociopatia - maldade ou destino biológico. 2013. (Simpósio).
7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A institucionalização do Idoso como fator de risco para a Depressão. 2011. (Congresso).
26 Jornada Pernambucana de Psiquiatria.Julgamento de Poster. 2009. (Outra).
26 Jornada Pernambucana de Psiquiatria. 2009. (Outra).
XIX Jornada Norte Nordeste de Neurologia.Demência e Alterações Comportamentais. 2009. (Outra).
XXVII COngresso Brasileiro de Psiquiatria. 2009. (Congresso).
25 Jornada Pernambucana de Psiquiatria.trabalhos de Pôster. 2008. (Outra).
25 Jornada Pernambucana de Psiquiatria.Demências. 2008. (Outra).
I Simpósio Brasileiro de Neurociências Cognitivas e Comportamentais e XIV Simpósio sobre o Cérebro. 2006. (Simpósio).
XXIII Jornada Pernambucana de Psiquiatria. 2006. (Outra).
XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Diagnóstico de Depressão em pacientes de clínica médica do HC- UFPE. 2003. (Congresso).
X Congresso de Iniciação Científica. Verificação de Depressão em Pacientes de Primeira Consulta em Ambulatórios de Clínica do HC - UFPE. 2002. (Congresso).
IV Simpósio Integração Psicologia Psiquiatria e I Simpósio Paraibano de Psiquiatria Clínica. 2001. (Simpósio).
Psquiatria: Da Magia à Evidência. 2001. (Congresso).
XIX congresso brasileiro de anatomia e IX congresso luso-brasileiro de anatomia. Relato de um caso de implatação bilateral do pavilhão auricular externamente ao meato acústico externo. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
JUNQUEIRA, Franco Andrei da Cunha; CORREIA, C. C.; MENDONÇA, M. S.. VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO ATENDIDO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2008. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geriatria) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.; CARNEIRO, H. F.. ARTETERAPIA NO CUIDADO DE PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Tecendo Colchas de Retalhos: Percepção de Envelhecimento ne Experiência de Idosas Integrantes de um grupo de convivência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Correlação entre psicopatia, depressão e ansiedade: um estudo com jovens em conflito com a lei. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. (AUTO) BIOGRAFIA: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. TRANSTORNO DE CONDUTA: PROBLEMÁTICA SOCIAL, CULTURAL OU ...?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. MULHER AO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE? UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO TRÂNSITO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. CENAS DO MEU FILME EM BRANCO E PRETO: ENCENANDO SENTIDOS SOBRE LUTO MATERNO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. DEPRESSÃO NO IDOSO: uma análise clinica na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento do Transtorno do Déficit de Atençao e Hiperatividade em Crianças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Vivência Adolescente e o Ato Suicida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Cenário Contemporâneo: Solidão e Busca Virtual do Outro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Narrativas de Sofrimento e Experiência de Adoecimento em Câncer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.. Concurso Público de Provas e Títulos para Docente do Magistério Superior. 2021. Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Concurso Publico para Docente do Magistério Superior da Universidade de Pernambuco. 2015. Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Concurso Público para Docente do Magistério Superior da Universidade de Pernambuco. 2014. Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Concurso Publico para Docente do Magisterio Superior da Universidade de Pernambuco. 2014. Universidade de Pernambuco.
Junqueira, F.A.C.. Compôs a banca avaliadora na Semana Universitária 2016 - UPE - Campus Garanhuns. 2017. Universidade de Pernambuco.
Orientou
Entrevista com o Morto - Relato de Caso de Síndrome de Cotard; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);
Prevalência de transtorno mental comum em profissionais de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de um hospital do agreste de Pernambuco; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar com Ênfase e) - Escola de Saúde Pública de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Compreensões da Assistência em Saúde no Município de Garanhuns; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Fobia Social e Qualidade de Vida em Estudantes de Psicologia de uma Universidade Pública do Nordeste Brasileiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Experiencia de ser mãe de Jovem Criminoso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Transtorno BIpolar: o olhar do portador - baseado no livro "Transtorno Bipolar e Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC, na opinião do paciente"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
A familia e o processo de elaboração do luto infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Autismo Infantil - Benefícios do tratamento não médico - Mito ou realidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Acidentes Automobilísticos e sequelas irreversíveis: Aprendendo a significar uma nova forma de estar no mundo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Parkinson e processo de envelhecimento: a importância do cuidador para a promoção da qualidade de vida; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
A ESCUTA DO JOVEM QUE SE ENCONTRA NA FUNASE: EXISTE PREVENÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO NA SOCIEDADE?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
PROFISSIONAIS DE SAÚDE E O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
ALCOOLISMO: FORMAS DE CUIDADOS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: SEU LUGAR SOCIAL A PARTIR DA QUALIDADE DE VIDA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
AUSÊNCIA DE AFETO EM IDOSAS ASILADAS: CONSEQUÊNCIAS NA QUALIDADE DE VIDA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco, PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Entrevista com o Morto - relato de caso de Síndrome de Cotard; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco, PROGRAMA DE FORTALECIMENTO ACADÊMICO; Orientador: Franco Andrei da Cunha Junqueira;
Produções bibliográficas
-
NOVAES, LAURA NUNES ; DA SILVA, MARIA LETÍCIA PEREIRA ; JUNQUEIRA, Franco Andrei da Cunha . Considerations about pedophilia and child sexual abuse speeches: concepts and differentiations. REVISTA CARIBEÑA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 13, p. e3605-07, 2024.
-
CORREIA, C. C. ; LIMA, F. M. ; JUNQUEIRA, Franco Andrei da Cunha ; ALMEIDA, M. S. C. ; BASTOS FILHO, O. C. ; PETRIBU, K. C. L. ; LAKS, J. ; GALVIN, J. E. . AD8-Brazil: Cross-Cultural Validation of the Ascertaining Dementia Interview in Portuguese. JOURNAL OF ALZHEIMER'S DISEASE , v. 27, p. 177-185, 2011.
-
Junqueira, F.A.C. ; SANTOS, C. C. (Org.) . Ensaios sobre o envelhecimento : reflexões a partir das atividades de pesquisa e de extensão. 1. ed. Recife: Edupe, 2021. v. 1. 127p .
-
NOVAES, L. N. ; SILVA, M. L. P. ; Junqueira, F.A.C. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DISCURSOS SOBRE A PEDOFILIA E ABUSO SEXUAL INFANTIL: CONCEITOS E DIFERENCIAÇÕES. In: II SEMANA CIENTIFICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO, 2020, Garanhuns. II SECAP 2020:Educação, Ciência e Sociedade em tempos de mudanças: perspectivas e desafios. Recife: Biblioteca Prof. Newton Sucupira, 2020. v. 2. p. 536-539.
-
CORREIA, C. C. ; Lima, F.M. ; Junqueira, F.A.C. ; Almeida, M.S.C ; BASTOS FILHO, Othon Coelho ; Petribú, K ; Laks, J. ; GALVIN, J. . Rastreamento de demência: Validação transcultural para o portugues (Brasil) da entrevista Ascertaining Dementia (AD8). In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Minas Gerais. Geriatria & Gerontologia. Fortaleza: Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 4-4.
-
Lima, F.M. ; CORREIA, C. C. ; Junqueira, F.A.C. ; Almeida, M.S.C ; Petribú, K ; Laks, J. ; Novaes, M. . Qualidade de vida no idoso: Validação transcultural para o portugues (Brasil) do CASP-19. In: XVII Congresso Brasileiro Geriatria e Gerontologia, 2010, Minas Gerais. Geriatria & Gerontologia. Fortaleza: Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 9-721.
-
BASTOS FILHO, Othon Coelho ; JUNQUEIRA, Franco Andrei da Cunha ; SOUZA, João Marcelo Duarte de . Diagnóstico de Depressão em Pacientes de Clínica Médica do H.C. - U.F.PE.. In: XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2003, Goiânia. XXI Congresso Brasilero de Psiquiatria - Livro de Resumos, 2003.
-
BASTOS FILHO, Othon Coelho ; JUNQUEIRA, Franco Andrei da Cunha . Verificação de Depressão em Pacientes de primeira consulta em ambulatórios de Clínica do H.C. - U.F.PE.. In: X Congresso de Iniciação Científica, 2002, Recife. Anais CONIC - 2002, 2002.
-
BITTENCOURT, Alexandre M ; JUNQUEIRA, Franco Andrei da Cunha ; LIMA, Marcelo Ataíde de . Relato de um caso de implantação bilateral do pavilhão auricular externamente ao meato acústico externo. In: X Congresso de Morfologia, 2000, Goiânia. Brazilian Journal of Morphological Sciences. goiânia, 2000. v. 17. p. 186-186.
-
LIMA, V. V. ; COSTA, R. P. ; LIMA, D. B. S. ; Junqueira, F.A.C. . ENTREVISTA COM O MORTO - RELATO DE CASO SOBRE A SÍNDROME DE COTARD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FREITAS, R. C. S. T. ; BRASILEIRO, L. M. P. ; PEREIRA, R. B. ; OLIVEIRA, C. B. ; ANDRADE, A. B. ; ROCHA, P. A. L. ; SILVA, C. A. ; TORRES, S. S. B. M. ; Junqueira, F.A.C. . Cartilha Sobre Saúde Mental e Direitos Humanos: um olhar para a esquizofrenia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023 (Cartilha).
-
Junqueira, F.A.C. . Curso de atualização em Transtorno de Estresse Pós-Traumático. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2008
Título de Especialista em Psiquiatria, Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Pernambuco, FACETEG. , Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105, São José, 55290-000 - Garanhuns, PE - Brasil, Telefone: (87) 37611343, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado em Ciências Médicas e Biomedicina.,Linhas de pesquisa
2008 - 2009
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 20
2006 - 2010
Hospital da RestauraçãoVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 20
Outras informações:
Médico Psiquiatra do NUAPS - núcleo de atenção paicossocial, voltado para o atendimento em saúde mental para os funcionários da instituição.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Franco Andrei da Cunha Junqueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?