Alberto Oliveira Cazer

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília(2005), especialização em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação pela Universidade Metropolitana de Santos(2008) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (GO)(1998). Atualmente é Analista de TI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Informações coletadas do Lattes em 06/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação

2005 - 2008

Universidade Metropolitana de Santos
Título: Gerência de Projetos Baseadas no PMBOOK
Orientador: Wagner Francisco Castilho

Graduação em Engenharia Mecatrônica

1999 - 2005

Universidade de Brasília
Título: Simulação Distribuída de Sistemas Físicos em Tempo Real
Orientador: Gerson Henrique Pfistcher

Curso técnico/profissionalizante

1995 - 1998

Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (GO)

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, DTI/SE. , Ministério do Planejamento, Zona Cívico-Administrativa, 70046900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20201397

Experiência profissional

2014 - Atual

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de TI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
As atribuições do cargo se referem às atividades de planejamento, supervisão, coordenação e controle dos recursos de tecnologia da informação relativos ao funcionamento da administração pública federal, bem como execução de análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas, especificação e apoio à formulação e acompanhamento das políticas de planejamento relativas aos recursos de tecnologia da informação, entre outras.

2012 - 2013

Accenture

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Consultor Telecom, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades: 1. Oi Telecom (2012 2013) - Gerente de projetos (Gestão de Valor Agregado); - Consultoria integração ferramenta workflow(OSM); - Analise de requisitos e elaboração de propostas técnicas em pontos de função; - Desenho de soluções de aprovisionamento de serviços de telecom (Workflow/Weblogic/Oracle); - Análise, suporte e tunning(JVM) de Aplicações J2EE em ambiente Weblogic;

2007 - 2008

Accenture

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Telecom, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: 1. ROMTELECOM Projeto ADSL, Romênia (2007 - 2008) - Desenvolvimento de plugins C++ para o sistema de inventário da Oracle(Objectel); - Desenvolvimento de scripts PL/SQL; - Desenvolvimento de cartuchos de serviço e rede para o ASAP da Oracle (Oracle Communications Service Activation); - Desenvolvimento de plug-ins Java para o sistema de inventário de IPs da Oracle (MPS - Metasolv Policy Services); - Suporte ao desenvolvimento de interfaces Java standalone para integração entre sistemas de OSS e BSS. - Líder do projeto Romtelecom durante a fase de aprovação e teste integrado; - Suporte pós-produção na Romênia facilitando o processo de migração do sistema legado para o automatizado. - Consultor na elaboração de requisitos e propostas técnicas. - Treinamento e capacitação da equipe local da Romtelecom na Romênia em ferramentas Oracle de OSS(ASAP, OSM e Objectel). Conquistas: Projeto intitulado como tendo o maior nível de satisfação do cliente dentre os projetos entregues no ano de 2008. 2. OTE Projeto IPVPN, Grécia (2009) - Levantamento de requisitos e ajuda na análise funcional da primeira fase do projeto; - Desenho dos workflows de orquestramento das atividades de ativação dos produtos IPVPN(OSM); - Desenho das interfaces padrão J2EE de integração entre o sistema de orquestramento e o barramento ESB (Enterprise Service BUS da Oracle). 3. Oi/BRT Projeto Sinergia, Rio de Janeiro (2009) - Suporte e consultoria ao sistema de inventário da Oracle (tecnologias ATM, Frame Relay, Ethernet e SDH).

2012 - 2012

Global Village Telecom

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Arquiteto Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades: - Desenho de soluções de aprovisionamento de serviços e ativação baseados em Java e Weblogic;

2010 - 2011

Fundação de Apoio à Pesquisa,Desenvolvimento e Inovação-Exercito Brasileiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades: 1. Exército Brasileiro (2010 - 2011) - Desenvolvimento de sistema de informações geográficas(SIG) para visualizar e manipular dados vetoriais e rasters(Framework QT e C/C++); - Desenvolvimento de soluções SC2 de comando e controle utilizadas no meio militar para planejar, executar e monitorar missões a exemplo do resgate das vítimas de terremoto no Haiti.

2009 - 2010

TATA Consultancy Services

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Telecom, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: 1. Projeto CTBC, Uberlândia MG (2009 - 2010) - Consultoria nos requisitos de aprovisionamento e ativação dos serviços de acesso à internet e IPVPN suportados nas tecnologias ATM, Ethernet e SDH; - Análise e desenho da solução de configuração dos serviços IPVPN baseados no IPSA da Oracle (IP Service Activator);

2003 - 2007

Aker Security Solutions

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades: - Desenvolvimento de aplicações de alta disponibilidade, alta escalabilidade e de tempo crítico com base na arquitetura cliente/servidor e C/C++( Firewalls, Gateways e Antivírus); - Desenvolvimento de interfaces gráficas de configuração e monitoramento de servidores de alto desempenho baseadas no framework QT; - Líder de projetos na construção e manutenção dos produtos Web Content Filter , Web Log Server e Web Gateway . O último mencionado é um servidor do tipo appliance que funciona em modo bridge (camada 2 do modelo OSI), controlando o acesso a conteúdo web/msn em modo transparente ou não.