Marcelle Maria Lobo Dinis Castro
Graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (2000). Residência Médica em Psiquiatria (2003) pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Especialização em Assistência a Dependentes de Álcool e Drogas (2004) pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em atenção ao uso de drogas (NEPAD/UERJ). Mestrado em Ciências(2009) pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC/ FIOCRUZ). Doutorado em Ciências (2013) pela escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental: Uma Integração entre Terapia Cognitiva e Neurociência (2017) pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação (CPAF).
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Pública
2009 - 2013
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação das atividades psicométricas de instrumentos breves de aferição de Qualidade de Vida
Sonia Regina Lambert Passos. Coorientador: Yara Hahr Marques Hökerberg.
Mestrado em Pesquisa Clinica em Doenças Infecciosas
2006 - 2008
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Qualidade de vida em pacientes HIV positivos com ou sem depressão do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas/ FIOCRUZ segundo a escala WHOQOL HIV BREF,Ano de Obtenção: 2008
Sônia Regina Lambert Passos.Coorientador: Celina Mannarino.
Especialização - Residência médica
2001 - 2003
Hospital Universitário Pedro Ernesto
Residência médica em: psiquiatriaNúmero do registro: . Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em andamento em Psiquiatria da Infância e da adolescência
2018 - Atual
Especialização em Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental: Uma Integração
2014 - 2016
Curso de Psicologia Aplicada e Formação
Título: Prevenção de suicídio em idosos com enfoque na terapia cognitivo-comportamental
Orientador: Vanessa Karam
Especialização em Assistência a Dependentes de Álcool e Drogas
2004 - 2004
Núcleo de Estudos e Pesquisas Em Atenção Ao Uso de Drogas
Título: Entrevista motivacional e Escalas de Motivação para tratamento em Dependência de Drogas: Uma revisão sistemática
Orientador: Sônia Regina Lambert Passos
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.
Participação em eventos
I Curso ABP/APERJ Atutualização e revisão em Neurociências. 2017. (Outra).
I Curso ABP/APERJ Atutualização e revisão em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. 2017. (Outra).
XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria: A psiquiatria e as ideologias em saúde mental. 2016. (Congresso).
II Seminário Envelhecimento e Saúde. 2014. (Seminário).
XVI Simpósio Internacional sobre Tabaco, Álcool e outras drogas: Dependência, Compulsão e Impulsividade. 2014. (Simpósio).
I Congresso Científico da Secretaria de estado de saúde. 2012. (Congresso).
Curso: Modelagem de Equações Estruturais. 2011. (Outra).
OFICINA DE TRABALHO SOBRE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE AUTORIA DE DOUTORANDOS, MESTRES E DOUTORES. 2011. (Oficina).
Programa de Treinamento Regional Sudeste no uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2011. (Outra).
VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde. Validade dimensional da versão brasileira do instrumento de qualidade de vida WHOQOL BREF em trabalhadores de saúde. 2011. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde. RISCO DE SUICÍDIO EM PACIENTES COM INFECÇÃO PELO HIV, HTLV E DOENÇA DE CHAGAS ACOMPANHADOS EM UM AMBULATÓRIO DE PSIQUIATRIA DE UM INSTITUTO DE REFERÊNCIA PARA DOENÇAS INFECCIOSAS, RIO DE JANEIRO. 2011. (Congresso).
XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Acesso a tratamento e justiça~social. 2011. (Congresso).
Curso Teoria de resposta ao item:conceito e aplicações. 2010. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Ciência e Compromisso Social. Estudo Seccional em trabalhadores da área de saúde usando o General Health Questionnaire -12 GHQ -12. 2010. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Ciência e Compromisso Social. Propriedades psicométricas do instrumento abreviado de Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL BREF), versão brasileira, aplicado em trabalhadores de hospital. 2010. (Congresso).
Treinamento no uso da versão brasielira do MINI Plus 5.0. 2009. (Outra).
Treinamento sobre Web of Knowledge. 2009. (Outra).
16th European Congress of Psychiatry. WHOQOL HIV BREF Reability and scores in depressed and non-depressed HIV- positive in a specialized outpatientfacility in Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Qualidade de vida em pacientes HIV positivos com ou sem depressão do ambulatório de referência HIV/AIDS do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da FIOCRUZ segundo a escala WHOQOL HIV BREF. 2008. (Congresso).
12 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. " Vamos chamar o tempo". 2007. (Congresso).
Simpósio da Departamento de Interconsulta: Os Transtornos Alimentares e a Obesidade. 2007. (Simpósio).
Simpósio do Departamento de Psiquiatria Geriátrica: Transtornos do Comportamento em Idosos na Clínica Diária. 2007. (Seminário).
X Jornada Científica de Pós-Graduação XV Reunião Anual de Iniciação Científica.Qualidade de vida em pacientes HIV positivos com ou sem depressão do ambulatório de referência HIV/AIDS do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC) da FIOCRUZ segundo a escala WHOQOL HIV BREF. 2007. (Outra).
XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Diretrizes em Psiquiatria: nova clínica, novas instituições, novas intervenções. Escalas de motivação para tratamento em dependência de drogas.. 2005. (Congresso).
Sessão de Reunião Clínica (NEPAD/UERJ).Validação da Escala do Desfecho Esperado do tratamento em pacientes ambulatoriais dependentes de cocaína em um Centro de Referência no Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).
12 Jornada de psiquiatria da APERJ; Avanços em Psiquiatria- Diagnóstico e Tratamento. 2003. (Outra).
Apresentação de monografia de final de residência.Validação da Escala de Desfecho Esperado do Tratamento em pacientes ambulatoriais dependentes de cocaína em um Centro de Referência no Rio de Janeiro. 2003. (Outra).
Delirium no Hospital Geral- O trabalho interdisciplinar/ Aspectos clínicos e tratamento. 2003. (Outra).
UERJ SEM MUROS_ ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA.Hospita-Dia Ricardo Montalban: um caso clínico. 2003. (Outra).
XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Pesquisas Quantitativas e Qualitativas em Psiquiatria- Usos e Diferenciais segundo objetos diagnósticos e terapêuticos. Pesquisas Quantitativas e Qualitativas em Psiquiatria- Usos e Diferenciais segundo objetos diagnósticos e terapêuticos. 2003. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Psiquiatria: Especialidade Médica Integradora. Um estudo sobre a validação da escala do desfecho esperado do tratamento em pacientes ambulatoriais dependentes de cocaína em um centro de referência no Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Psiquiatria:Especialidade Médica Integradora. 2003. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Diretrizes em Psiquiatria: nova clínica/ novas instituições/ novas intervenções. Entrevista Motivacional e escalas de motivação para tratamento em dependência de drogas: uma revisão sistemática. 2003. (Congresso).
VI Fórum Brasileiro de Neuropsiquitria geriátrica: Saúde Mental da pessoas idosa: da pesquisa básica à prática clínica IV Reunião regional da latin American Initiative- IPA: Cuidado en las demencias: Perspectivas de integración en America Latina. 2002. (Outra).
VII Encontro Brasileiro de Interconsulta e Psiquiatria no Hospital Geral I Encontro Luso- Brasileiro de Interconsulta e psiquiatria no Hospital Geral. 2002. (Encontro).
XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2002. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. 2000. (Congresso).
8 Jornada Ginecologia e Obstetrícia Maternidade Sinhá Junqueira. 1999. (Outra).
Atendimento de emergência: Atendimento à mão traumatizada, interpretação de raio x de tórax, diagnóstico diferencial de pancreatite aguda. 1999. (Outra).
Curso de Plasticidade Cerebral : Resgatando sa funções cognitivas para i processo de aprendizagem (Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo e APAE-RJ). 1999. (Outra).
IV Curso Adolescentes no Consultório Pediátrico. 1999. (Outra).
Curso de Atualização em emergências cardiovasculares da Divisão de Emergência do Hospital Andaraí. 1997. (Outra).
Temas de Neurologia e Psiquiatria (Academia Nacional de Medicina). 1997. (Outra).
VII Jornada de gastroenterologia (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro). 1997. (Outra).
Curso de Emergências Médicas (Santa casa de Misericórdia do Rio de Janeiro). 1996. (Outra).
Curso de Urgências em pediatria (Hospital São Zacharias da Santa casa de misericórdia do RJ). 1996. (Outra).
Participação em bancas
CASTRO, Marcelle Maria Lobo DinisPASSOS, Sônia Regina Lambert; FERREIRA, J. C.. Hemovigilância das reações transfusionais imediatas no ambulatório do Hemocentro Coordenador de São Luis, nos anos de 2011 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Hemocentros) - Escola Nacional de Saúde Pública.
CASTRO, Marcelle Maria Lobo DinisPASSOS, Sônia Regina Lambert; FERREIRA, J. C.. Notificação de reações transfusionais no Hemocentro coordenador do Paraná. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Hemocentros) - Escola Nacional de Saúde Pública.
CASTRO, Marcelle Maria Lobo Dinis; FERREIRA, V. B. M.; SANTOS, M. A. B. O.. Descrição das reações transfusionais notificadas no sistema NOTIVISA nos anos de 2010 e 2011 no Estado do Rio de Janeiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Hemocentros) - Escola Nacional de Saúde Pública.
SANTOS, M. A. B. O.;PASSOS, Sônia Regina LambertCASTRO, Marcelle Maria Lobo Dinis. Erros de identificação das amostras pré-transfusionais no Hemocentro Regional de Campos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Hemocentros) - Escola Nacional de Saúde Pública.
Orientou
Validação dimensional de instrumentos para aferição de qualidade de vida, estresse no trabalho e síndrome febril aguda; 2010; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Marcelle Maria Lobo Dinis Castro;
Produções bibliográficas
-
CASTRO, Marcelle Maria Lobo Dinis ; PASSOS, Sônia Regina Lambert . Entrevista Motivacional e Escalas de tratamento em Dependência de Drogas: Uma Revisão Sistemática. Archives of Clinical Psychiatry , v. 32, p. 330-335, 2005.
-
CASTRO, Marcelle Maria Lobo Dinis ; PASSOS, Sônia Regina Lambert ; CAMACHO, Luiz Antonio Bastos . Validade Preditiva da versão em português da Escala de Desfecho Esperado de Tratamento em pacientes ambulatoriais dependentes de cocaína em um Centro Especializado. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo) , São Paulo/ Brasil, v. 27, n.3, p. 225-227, 2005.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. , Fundação Oswaldo Cruz, Bonsucesso, 21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38655151
Experiência profissional
1999 - 2000
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de JaneiroVínculo: estagio em psiquiatria, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 0
Atividades
-
04/1999 - 04/2000
Estágios , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro, .,Estágio realizado, psiquiatria.
2000 - 2000
Caps Arthur Bispo do RosárioVínculo: estagio profissional, Enquadramento Funcional: Psiquiatra, Carga horária: 0
Atividades
-
07/2000 - 12/2000
Estágios , Caps Arthur Bispo do Rosário, .,Estágio realizado, psiquiatria.
2004 - 2006
CAPS Profeta GentilezaVínculo: contrato (IFB), Enquadramento Funcional: psiquiatra, Carga horária: 0
1997 - 1998
Hospital Geral do AndaraíVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 24
Outras informações:
Curso teórico Prático de medicina e Cirurgia de Urgência do Serviço de Emergência do Hospital do Andaraí
2003 - 2004
Hospital Universitário Pedro Ernesto Hospital Dia Ricardo MontalbanVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: psiquiatra, Carga horária: 40
2003 - 2003
Instituto Municipal Nise da SilveiraVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelle Maria Lobo Dinis Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?