William Mendes Lobão
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto Gonçalo Moniz - FIOCRUZ-Bahia. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia e Enfermeiro Intensivista do Hospital Geral do Estado da Bahia, atualmente na Coordenação do Bloco de internamento com foco na melhora de processos e qualidade da assistência de Enfermagem. Tem experiência em Emergências (Clínica e Trauma), UTI, Saúde da Família, com ênfase na Epidemiologia, trabalhando principalmente nos seguintes tópicos: Epidemiologia de Infecções de Transmissão Sexual, estudos de KAP sobre aceitação parental de Vacina contra HPV, Qualidade de Cuidados de Enfermagem em UTI e Eventos adversos, Construção e Validação de Instrumentos de Medida e Cuidados de Enfermagem.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa
2013 - 2018
FIOCRUZ - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz
Título: AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO PARENTAL DA VACINA HPV APÓS SUA INTRODUÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO
, Ano de obtenção: 2018. Dr. Edson Duarte Moreira Jr.. Palavras-chave: Papilomavírus humano; Vacina HPV; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Aceitação Parental.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia / Especialidade: EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR E MEDICINA INVESTIGATIVA.
Mestrado em Enfermagem
2010 - 2012
Universidade Federal da Bahia
Título: CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DA ESCALA DE PREDISPOSIÇÃO À OCORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS (EPEA)A, Ano de Obtenção: 2012
Igor Gomes Menezes.Palavras-chave: Qualidade do cuidado de Enfermagem; Evento adverso; Unidade de terapia Intensiva; Atitude; Enfermeiros.Grande área: Ciências da Saúde
Aperfeiçoamento em Atualização Internet para Profissionais de Saúde
2003 - 2003
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Não se aplica. Ano de finalização: 2003
Formação complementar
2021 - 2021
ATUALIZAÇÃO PARA PRECEPTORES DO SUS. (Carga horária: 30h). , Escola de Saúde Pública da Bahia, ESPBA, Brasil.
2020 - 2020
Revisão Sistemática e Meta-análise. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2018 - 2018
Curso teórico-prático de Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
II Oficina de Produção Científica. (Carga horária: 32h). , FIOCRUZ - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, CPQGM, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Atualização em Medicina Intensiva. (Carga horária: 80h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.
2007 - 2008
Programa de Atualização em Medicina Intensiva. (Carga horária: 80h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.
2006 - 2006
TLSN - Trauma Life Suport for Nurses. (Carga horária: 20h). , Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, F.M.U.S.P, Brasil.
2006 - 2006
TLSN - Trauma Life Suport for Nurses. (Carga horária: 16h). , Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, F.M.U.S.P, Brasil.
2003 - 2003
Internet para profissionais de Saúde. (Carga horária: 180h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em UTI.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
Lobao, W.M ; SILVA, A. C. A. B. ; CONCEICAO, S. C. ; OLIVEIRA, E. B. M. ; SILVA, M. E. S. . Webinar: Práticas seguras no processo de vacinação contra a Covid 19. 2021. (Outro).
CONCEICAO, S. C. ; LIMA JUNIOR, A. J. ; GERHARDT, L. M. ; JABUR, M. R. ; PARANAGUA, T. T. B. ; LOBÃO, WM . Palestras e rodas de conversa?, para as atividades alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021. 2021. (Outro).
LOBÃO, W. M. ; SILVA, A. C. A. B. ; CONCEICAO, R. L. ; SILVEIRA, S. P. X. . Webinar: PREVENÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO NO PACIENTE EM POSIÇÃO PRONA: DESAFIOS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA PANDEMIA DA COVID-19. 2020. (Outro).
LOBÃO, W. M. . I Curso de Introdução ao Gerenciador de Referências Mendeley. 2014. (Outro).
COSTA, E. A. M. ; LOBÃO, W. M. ; MARINHO, L. ; AZEVEDO, R. F. ; VIEIRA, S. L. ; FAUSTINO, T. N. . I Seminário de Metodologia Científica do Departamento de Ciências da Vida da UNEB. 2012. (Outro).
Participação em eventos
XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras. 2023. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras. Perfil do contrafluxo dos pacientes atendidos em uma unidade de referência de queimados no estado da Bahia. 2023. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras. Correlação da taxa de sobrevida com o score ABSI em vítimas de queimaduras atendidas numa unidade de referência. 2023. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras. Utilização do dispositivo termográfico FLIR ONE versus avaliação clínica presencial e avaliação fotográfica na determinação da profundidade das queimaduras. 2023. (Congresso).
III Congresso Internacional da Rebraensp. Curso de Boas Práticas de assistência ao paciente crítico e metas de segurança do paciente. 2022. (Congresso).
III Congresso Internacional da Rebraensp. 2022. (Congresso).
Medicação segura: medicação sem dano.?Segurança na administração de antibióticos ao paciente com sepse?. 2022. (Seminário).
Segurança na administração de antibióticos ao paciente com sepse. 2022. (Seminário).
Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021: Parto humanizado e segurança. 2021. (Outra).
II Simpósio de Segurança do Paciente ? REBRAENSP Núcleo Maringá. 2021. (Simpósio).
Kit Intubação: Eventos e Riscos que Afetam o Paciente e suas Implicações Legais. 2021. (Oficina).
Webinar: Práticas seguras no processo de vacinação contra a Covid 19.Práticas seguras no processo de vacinação contra a Covid 19. 2021. (Seminário).
Webinar: PREVENÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO NO PACIENTE EM POSIÇÃO PRONA: DESAFIOS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA PANDEMIA DA COVID-19,.Webinar: PREVENÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO NO PACIENTE EM POSIÇÃO PRONA: DESAFIOS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA PANDEMIA DA COVID-19. 2020. (Seminário).
8 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Mendeley ? gerenciamento de referências no cotidiano da pesquisa. 2019. (Congresso).
8 Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária.SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS DE SALVADOR: UM ESTUDO À LUZ DO CONTROLE SANITÁRIO. 2019. (Simpósio).
Congresso Internacional de Saúde: Contribuição das Tecnologias em Saúde. III Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia. XII Seminário de Pesquisa da EEUFBA.Mendeley ? gerenciamento de referências no cotidiano da pesquisa. 2019. (Oficina).
II Congresso Internacional REBRAENSP. SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: UMA ANÁLISE NA CIDADE DE SALVADOR, BA. 2019. (Congresso).
II SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE COMUNICAÇÃO, GESTÃO E APRENDIZAGEM COM O TEMA.Comunicação como fator de saúde. 2019. (Seminário).
II SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE COMUNICAÇÃO, GESTÃO E APRENDIZAGEM COM O TEMA.A Comunicação não violenta. 2019. (Seminário).
II SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE COMUNICAÇÃO, GESTÃO E APRENDIZAGEM COM O TEMA.Gestão da comunicação organizacional. 2019. (Seminário).
II SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE COMUNICAÇÃO, GESTÃO E APRENDIZAGEM COM O TEMA.Gestão da Inovação com perfil dos diferentes Stakeholders Gerenciais. 2019. (Seminário).
II SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE COMUNICAÇÃO, GESTÃO E APRENDIZAGEM COM O TEMA.Estratégica criativa, relacionamento e liderança. 2019. (Seminário).
II SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE COMUNICAÇÃO, GESTÃO E APRENDIZAGEM COM O TEMA.Implementação do protocolo de comunicação efetiva. 2019. (Seminário).
I Semana Acadêmica de Enfermagem - UCSAL.Qualidade em Saúde: Segurança do Paciente e Equidade. 2019. (Seminário).
3° Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. 2018. (Seminário).
3 Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. 2018. (Seminário).
VII congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva. RCP como um atendimento multiprofissional. 2018. (Congresso).
VII congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva. 2018. (Congresso).
VII congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva. Farmácia Clínica - o que o farmacêutico pode oferecer na UTI. 2018. (Congresso).
III Conferência Internacional de Pesquisa em Gerenciamento de Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde: segurança do paciente e saúde do trabalhador.Auditoria em enfermagem: a opinião de trabalhadores de enfermagem de um hospital infantil. 2017. (Outra).
STI & HIV World Congress. PARENTAL ACCEPTANCE OF HPV VACCINE IS HIGH AND BASED ON POOR KNOWLEDGE. 2017. (Congresso).
I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL "SEGURANÇA DO PACIENTE: UM DESAFIO NOSSO".Falibilidade humana e o erro nos serviço de saúde. 2016. (Simpósio).
V Semana Científica em Saúde e Ambiente - SEMCISA.Metodologia Ativa Adotada no Componente Processo do Cuidar na Média e Alta Complexidade ao Paciente com Lesões Tegumentares. 2015. (Simpósio).
XIX Jornada de Iniciação Científica na UNEB: 19 anos Iluminando Caminos.Avaliador de Sessão Técnica de apresentação de trabalhos. 2015. (Outra).
26 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Educação em saúde sobre ressuscitação cardiopulmonar para adolescentes de uma escola municipal de Salvador - Um relato de experiência. 2014. (Congresso).
II Mostra Cientifica do SUSBA: educando para a saúde. LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM DOENÇAS CARDIOVASCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Congresso).
II Oficina de Produção Científica: Escrevendo e Publicando Artigos Eficientemente. 2014. (Oficina).
I Seminário de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia e X Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA.A importância do teste do coraçãozinho na triagem neonatal. 2014. (Seminário).
Simpósio 15 anos de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia.Busca de Artigos no Portal PubMed. 2014. (Oficina).
XV Semana de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia. 2014. (Seminário).
Curso de Tratamento de Feridas - Hospital Universitário da USP. 2012. (Oficina).
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA. Construção e desenvolvimento da escala de predisposição à ocorrência de eventos adversos. 2012. (Congresso).
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA. Propriedades Psicométricas da Escala de Predisposição à Ocorrência de Eventos Adversos. 2012. (Congresso).
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA. Atitude dos Enfermeiros sobre as condições que podem predispor a ocorrência de eventos adversos em UTI. 2012. (Congresso).
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA. 2012. (Congresso).
Acompanhamento de Pacientes Internados e seu impacto no desempenho Hospitalar. 2010. (Seminário).
Curso de Segurança do Paciente em UTI / AMIB. 2010. (Outra).
I Mostra da Parceria UFBA/Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário/Secretaria Municipal de Saúde, I Mostra de Experiências Positivas do PET Saúde da Família/PET Vigilância à Saúde/UFBA/SMS/DSSF e II Amostra da Escola de Enfermagem da UFBA.I Mostra da Parceria UFBA/Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário/Secretaria Municipal de Saúde. 2010. (Seminário).
V Simpósio Internacional de Enfermagem. 2010. (Simpósio).
Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB.Processo de Enfermagem nas Hepatopatias. 2009. (Outra).
VII Congresso de Trauma da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado - SBAIT. Debatedor de Mesa: Cuidado de Enfermagem ao Paciente vítima de lesão perfurante em transição tóraco-abdominal. 2006. (Congresso).
VII Congresso de Trauma da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado - SBAIT. 2006. (Congresso).
II Encontro de Pesquisa em Enfermagem da Bahia. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
FREITAS, K. S.; REIS, A. R. L.; FREITAS, M. Y. G. S.;Lobão, W.M; FONTOURA, E. G.. Fatores associados a cultura de segurança do paciente em unidades de terapia intensiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SANTOS, T. A.; PEDUZZI, M.; BARRETO, M. S.;Lobao WM; SANTOS, H. S.; FAGUNDES, N. C.; BISCARDE, D. G. S.; SILVA, L. A.. Construção de referencial teórico sobre erro no trabalho em enfermagem. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, T. A.; OLIVEIRA, J. S. A.;Lobao WM; SANTOS, H. S.; PIRES, C. G. S.; SOUZA, E. A.; GUSMAO, M. E. N.. Associação entre erro e condições de trabalho em enfermagem. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
BARROS, C. S. M. A.; PIRES, C. G. S.;Lobao, William Mendes; DAVID, R. A. R.. Ocorrência de lesão por pressão em pacientes politraumatizados: um estudo avaliativo. 2020.
COSTA, E. A. M.;Lobão, W.M; BORGES, A. J. S.. QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES AMBIENTAIS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Faculdade Maria Milza.
FREITAS, K. S.; REIS, A. R. L.;Lobao, W.M; FREITAS, M. Y. G. S.. Fatores associados a cultura de segurança do paciente em terapia intensiva. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
CARVALHO, R. C.; MOREIRA, R. C. R.;Lobão, W.M; PEIXOTO, M. T.. Infecção pelo papilomavirus humano: prevalência, fatores de risco e vulnerabilidade em adolescentes e adultas jovens. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
BARROS, C. S. M. A.; SOUSA, A. R.; SOUZA, V. R. S.;Lobao, W.M. USUÁRIO ACOMETIDO POR POLITRAUMA E SEPSE ATENDIDO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA: RELATO DE CASO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem Intensivista sob a Forma de Residência) - Universidade Federal da Bahia.
COSTA, A. L. I.;LOBAO, W. M.; SILVA, E.M.S.; SALES, N. M. M. D.. Avaliação da cultura de segurança do paciente em três unidades de terapia intensiva adulto de um hospital geral público de Salvador. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, I. M. M.;LOBÃO, WM; COSTA, E. A. M.; FAUSTINO, T. N.. Ocorrência de flebites em unidades de terapia intensiva adulto: Revisão integrativa. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. Atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério em Conceição do Coité/Ba: importância do papel do NASF na promoção à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. Educação continuada sobre HAS para profissionais: uma estratégia para a construção de novas práticas no processo de trabalho. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS/BA: SENSIBILIZAÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; Santos, L.M.A. Proposta de intervenção para melhoria da qualidade de vida dos cuidadores de idosos portadores de Doença de Alzheimer atendidos no Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso de Ilhéus - CADHII. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O HPV E A VACINA TETRAVALENTE EM UMA UBS DO MUNICÍPIO LAURO DE FREITAS-BA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. ACOLHIMENTO HUMANIZADO AOS USUÁRIOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE NO MUNICÍPIO DE SALVADOR. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. SENSIBILIZAR E ACOLHER PARA REDUZIR A EVASÃO DURANTE A ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. PROJETO DE INTERVENÇÃO: IMPLANTAÇÃO DO GRUPO DE APOIO A MULHERES ADULTAS OBESAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA JONAS LAURINDO MENDES NO MUNICIPIO DE CASTRO ALVES, BAHIA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
Lobão, W.M; SILVA, M.G.; SIQUEIRA, L. C. B.. CAPACITAÇÃO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DO SUS NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS, BAHIA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAUJO, L. S. N.;LOBÃO, W. M.; MERCES, M. C.; SILVA-BATALHA, E. M. S.. ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS SOCORRISTAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) DE SALVADOR-BAHIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
REIS, F. S.;Lobao, W.M; PEREIRA, M. N.; MENEZES JUNIOR, G. E.. A depressão como fator de risco para doenças cardiovasculares. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
OLIVEIRA, D. R. M.;Lobão, William M; SOUZA, M. R. R.; PEREIRA, M. N.. Transtornos mentais menores em estudantes de enfermagem de uma universidade do estado da Bahia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA-BATALHA, E. M. S.; FAUSTINO, T. N.;Lobão WM. Fatores que predispõem a ocorrência de Eventos Adversos em Unidade de Terapia Intensiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
JESUS, J.S. de; BISPO, T.C.F;Lobão, William M; SANTOS, T. B. S.. Associação entre baixo rendimento escolar e consumo de bebida alcóolica por adolescentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
Santos, GAC;Lobão, William M; GARCIA,C.P. de C.; FIGUEIREDO, M.A.A.. Conhecimentos, atitudes e práticas dos Pais/Responsáveis em relação à vacina contra o HPV na Cidade de Salvador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
FRANCO, L.C.; FAUSTINO, T. N.;LOBÃO, W. M.; VIEIRA, S. L.. Emergências hipertensivas em pacientes atendidos em um hospital público de Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
FERREIRA, L. S. D.;LOBÃO, W. M.; FAUSTINO, T. N.; VIEIRA, S. L.. Interpretação da dor precordial em mulheres. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
SOUZA, A. C. C.; SILVA, E.M.S.; SILVA, M.G.;Lobão WM. Auditoria em Enfermagem: opinião dos trabalhadores de Enfermagem de um Hospital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
NASCIMENTO, A. A.; COSTA, E. A. M.;Lobão, William Mendes; ALMEIDA, T. A.. PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO DA INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO: ESTUDO DE CASO DE UM HOSPITAL EM SALVADOR-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, I. Q. D.;Lobão, William Mendes; ALMEIDA, T. A.; VIEIRA, S. L.. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇAO DE RISCO EM EMERGÊNCIAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
JESUS, R. A.;Lobão, William Mendes; COSTA, E. A. M.; SANTOS, T. B. S.. O ESTRESSE E A QUALIDADE DE VIDA DOS ENFERMEIROS INTENSIVISTAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE GRANDE PORTE DE SALVADOR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, S. S.;LOBÃO, W. M.; COSTA, E. A. M.; ALMEIDA, T. A.. DOR: O 5 SINAL VITAL NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
OLIVEIRA, I. C. B.; MARINHO, L.;LOBÃO, W. M.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE MULTIRRESISTENTE NA BAHIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
COSTA, E. A. M.; SOUZA, T. P.;LOBÃO, W. M.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INFECÇÕES HOSPITALARES EM UM HOSPITAL DE SALVADOR, BAHIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, A. P. L.; GOES, A. C. F.; SANTANA, N.;LOBÃO, W. M.. Prevenção de úlceras por pressão e sua relação com a Enfermagem: uma revisão de literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
DAYUBE, M. O.; ALMEIDA, T. A.; RODRIGUES, G. R. S.;LOBÃO, W. M.. Opióides, como fator de alteração cognitiva em indivíduos com dor oncológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
LOBÃO, W. M.. A visita Domiciliar como prática do Enfermeiro na estratégia de Saúde da faília. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
LOBÃO, W. M.; REIS, L.R.; ALBUQUERQUE, L.A.. Riscos ocupacionais para a saúde do trabalhador da Enfermagem hospitalar na manipulação de antibióticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
Mariana Carvalho Machado;LOBÃO, W. M.. Conhecimento dos Hipertensos sobre a doença e seus fatores de risco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
COSTA, E. A. M.; FAUSTINO, T. N.;Lobão WM. Seleção Pública para Professor substituto. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
LOBÃO, W. M.; REGEBE, C.M.C.; SAMPAIO, A. L.. Seleção Pública para Professor Visitante. 2010.
LOBÃO, W. M.. Seleção de matrículas nas categorias especiais: transferência e portador de diploma. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
Lobão WM; AZEVEDO, R. F.; Oliveira, C.P. XIX Jornada de Iniciação Científica da UNEB. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
GOES, A. C. F.; SILVA, M.G.; ALMEIDA, T. A.; Portela, S.D.C.; SANTOS, T. B. S.;LOBÃO, W. M.; COSTA, E. A. M.; SILVA, E.M.S.; Santos, C.C.; Perez, B.A.G.; Garcia, C.P.C.. Comissão de avaliação da Matriz Curricular do Curso de Enfermagem. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
GOES, A. C. F.; SILVA, M.G.; ALMEIDA, T. A.; Portela, S.D.C.; SANTOS, T. B. S.;LOBÃO, W. M.; COSTA, E. A. M.; SILVA, E.M.S.; Santos, C.C.; Perez, B.A.G.; Garcia, C.P.C.. Núcleo Docente estruturante do Curso de Enfermagem. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
GOES, A. C. F.;LOBÃO, W. M.. Comissão de seleção de matrícula nas categorias especiais: transferência e portador de diploma. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
LOBÃO, W. M.; GOES, A. C. F.; REIS, L.R.; Elieusa e Silva Sampaio. Comissão de análise de projetos de Trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Graduação em Enfermagem. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
Perfil do contrafluxo dos pacientes atendidos em uma unidade de referência de queimados no Estado da Bahia; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Utilização do dispositivo termográfico ?flir one? versus avaliação clínica presencial e avaliação fotográfica na determinação da profundidade das queimaduras; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE PÚBLICA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE SALVADOR-BA; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
RABDOMIÓLISE SECUNDÁRIO A QUEIMADURA POR CHOQUE ELÉTRICO EM UM PACIENTE JOVEM: UM RELATO DE CASO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Enfermagem Intensivista sob a Forma de Residência) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TRÊS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO DA BAHIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Ocorrência de flebites em unidades de terapia intensiva adulto: Revisão integrativa; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
FATORES ASSOCIADOS À CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TRÊS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE SALVADOR; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério em Conceição do Coité/Ba: importância do papel do NASF na promoção à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Educação continuada sobre HAS para profissionais: uma estratégia para a construção de novas práticas no processo de trabalho; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS/BA: SENSIBILIZAÇÃO DAS EQUIPES DE SAÚDE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Proposta de intervenção para melhoria da qualidade de vida dos cuidadores de idosos portadores de Doença de Alzheimer atendidos no Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso de Ilhéus - CADHII; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O HPV E A VACINA TETRAVALENTE EM UMA UBS DO MUNICÍPIO LAURO DE FREITAS-BA; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
SENSIBILIZAR E ACOLHER PARA REDUZIR A EVASÃO DURANTE A ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Acolhimento humanizado aos usuários em unidade de terapia intensiva de um hospital geral de alta complexidade no município de Salvador-Ba; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
PROJETO DE INTERVENÇÃO: IMPLANTAÇÃO DO GRUPO DE APOIO A MULHERES ADULTAS OBESAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA JONAS LAURINDO MENDES NO MUNICÍPIO DE CASTRO ALVES, BAHIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
CAPACITAÇÃO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DO SUS NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS, BAHIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Saúde) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Hipertensão Arterial Sistêmica; Plano de intervenção para seu melhor controle no Posto de Saúde Alto Alegre ? Serrinha 2018-2019; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
FATORES DE RISCO QUE INFLUENCIAM NA APARIÇÃO DE DIABETES MELLITUS NO POVOADO DE SISALANDIA, MUNICÍPIO SANTALUZ ? BA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
O acolhimento das demandas de álcool e drogas em uma equipe de saúde da família; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO DE SALVADOR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS SOCORRISTAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) DE SALVADOR-BAHIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
A depressão como fator de risco para doenças cardiovasculares; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Transtornos mentais menores em estudantes de enfermagem de uma universidade do estado da Bahia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
ACEITAÇÃO PARENTAL DA VACINA CONTRA O HPV EM MENINAS NA CAMPANHA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO REALIZADA NO PERÍODO DE 2015 A 2016; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Conhecimentos, atitudes e práticas de estudantes de Enfermagem sobre a vacina contra o HPV; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
FATORES ASSOCIADOS À ACEITAÇÃO PARENTAL DA VACINA CONTRA O HPV NA CIDADE DE SALVADOR-BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
A DEPRESSÃO COMO FATOR DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DOS PAIS E RESPONSÁVEIS EM RELAÇÃO À VACINA CONTRA O HPV NA CIDADE DE SALVADOR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
O ESTRESSE DOS ENFERMEIROS NAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
DOR PRECORDIAL EM MULHERES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
O EVENTO ADVERSO COMO INDICADOR DE QUALIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS INTENSIVISTAS SOBRE A IDENTIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇAO DE RISCO EM EMERGÊNCIAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
O ESTRESSE E A QUALIDADE DE VIDA DOS ENFERMEIROS INTENSIVISTAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE GRANDE PORTE DE SALVADOR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
DOR: O 5 SINAL VITAL NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Associação entre incidência da Dengue e o Indice de Desolvimento HUmano na macroregião Centro-Norte do estado da Bahia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
SALVAMENTO AQUÁTICO: um estudo sobre a prevenção do afogamento na cidade de Salvador-Bahia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Riscos Ocupacionais para o trabalhador da Enfermagem na manipulação de antibióticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
A saúde do Homem no Programa de saúde da Família; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
A Visita Domiciliar como prática do Enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Opioides como possível fator de alteração cognitiva em indivíduos com dor oncológica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Tecnologias na Assistência ao Indivíduo com Infarto agudo do miocárdio: Olhar da Enfermeira Intensivista; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
CONHECIMENTO DOS PACIENTES HIPERTENSOS A RESPEITO DOS FATORES DE RISCO PARA A DOENÇA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA ASSISTÊNCIA AO INDIVÍDUO COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: OLHAR DA ENFERMEIRA INTENSIVISTA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Avaliação da Aceitação Parental da Vacina Contra HPV; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - FIOCRUZ - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Monitoria de Ensino do componente curricular ?Processos do cuidar na Enfermagem II; 2023; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Monitoria de Ensino do componente curricular ?Processos do cuidar na Enfermagem II; 2023; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Monitoria de ensino da disciplina Processo do Cuidar na Média e Alta Complexidade; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: William Mendes Lobão;
Produções bibliográficas
-
AMANCIO, JADSON OLIVEIRA SANTOS ; Lobão, William Mendes ; PESSOA, JOÃO PEDRO NEVES ; SANTOS, MOELISA QUEIROZ DOS ; SANTOS, RAFAELLI PEREIRA ; MELO, MIRLEY LETICIA JESUS ; SILVA, MARCUS VINICIUS VIANA DA ; BRÁS, MÁRCIA RAMOS . Avaliação do contrafluxo: Um novo conceito como indicador de qualidade de um serviço de atendimento a vítimas de queimadura. Revista Brasileira de Queimaduras , v. 22, p. 61-67, 2023.
-
PESSOA, JOÃO PEDRO NEVES ; BARROSO, MARCUS VINICIUS VIANA DA SILVA ; BANDEIRA, NILMAR GALDINO ; TURRA, MARIANA LUÍSA MAFRA ; DANTAS, MOELISA QUEIROZ DOS SANTOS ; Lobão, William Mendes ; AMANCIO, JADSON OLIVEIRA SANTOS ; SANTOS, RAFAELLI PEREIRA . Comparação do dispositivo termográfico FLIR ONE versus avaliação clínica presencial e avaliação fotográfica na determinação da profundidade das queimaduras. Revista Brasileira de Queimaduras , v. 22, p. 55-60, 2023.
-
MAGALHÃES COSTA, ELIANA AUXILIADORA ; Lobão, William Mendes ; RIBAS, CAMILA LAPA MATOS ; PASSOS, NATHÁLIA MURAIVIECHI . Segurança do paciente em serviços de saúde: uma análise na cidade de Salvador, Bahia. REVISTA SOBECC (SÃO PAULO) , v. 25, p. 17-24, 2020.
-
COSTA, E. A. M. ; Lobão, W.M ; RIBAS, C. L. M. ; PASSOS, N. M. . SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS DE GRANDE PORTE. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 14, p. e243324, 2020.
-
SOUZA, T. P. ; Lobão WM ; Santos, CAST ; Almeida, MCC ; MOREIRA JR., E. D. . Fatores associados à aceitação da vacina influenza entre trabalhadores de saúde: Conhecimento, atitude e prática. Ciencia & Saude Coletiva , v. 1, p. 16634, 2018.
-
Lobão WM ; Duarte FG ; Burns JD ; Santos, CAST ; Almeida, MCC ; REINGOLD, A. ; Moreira Junior, ED . Low coverage of HPV vaccination in the national immunization programme in Brazil: Parental vaccine refusal or barriers in health-service based vaccine delivery?. PLoS One , v. 13, p. e0206726, 2018.
-
Lobão WM ; MENEZES, I.G. . ATTITUDE OF NURSES AND PREDISPOSITION TO OCCURRENCE OF ADVERSE EVENTS IN INTENSIVE CARE UNITS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 1971-1979, 2017.
-
LOBÃO, W. M. ; MENEZES, I.G. . Psychometric analysis of the scale for the predisposition to the occurrence of adverse events in nursing care provided in ICUS. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 21, p. 396-403, 2013.
-
Mariana Carvalho Machado ; PIRES, C. G. S. ; LOBÃO, W. M. . Concepções dos hipertensos sobre os fatores de risco para a doença. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 1357-1363, 2012.
-
Lobão, William Mendes ; Menezes, Igor Gomes . Construction and content validation of the scale of predisposition to the occurrence of adverse events. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 20, p. 796-803, 2012.
-
COSTA, E. A. M. ; Lobao, W.M ; RIBAS, C. L. M. ; PASSOS, N. M. . PATIENT SAFETY IN LARGE HOSPITALS. In: Samylla Maira Costa Siqueira. (Org.). Dilemas Éticos na Assistência à Saúde. 1ªed.Guarujá-SP: Científica Digital, 2022, v. , p. 55-69.
-
Souza, Tiago Pereira de ; Lobão, William Mendes ; Santos, Carlos Antônio de Souza Teles ; Almeida, Maria da Conceição Chagas de ; Moreira Júnior, Edson Duarte . FATORES ASSOCIADOS À ACEITAÇÃO DA VACINA INFLUENZA ENTRE TRABALHADORES DE SAÚDE: CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA. In: Patrício Francisco da Silva; Dennis Soares Leite. (Org.). Saúde Coletiva: avanços e desafios para a integralidade do cuidado - Volume 3. 1ªed.Guarujá-SP: Editora Científica Digital, 2021, v. , p. 252-267.
-
ALMEIDA, M. M. G. ; COSTA, N. S. E. S. ; MOREIRA, R. C. R. ; CHANCHARULO, A.P. ; LOBÃO, W. M. . Patologias Mamárias em Mulheres de Feira de Santana. In: Maura Maria Guimarães de Almeida. (Org.). Mulher, saúde, trabalho e violência. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana- NUEG-UEFS, 2000, v. , p. 81-95.
-
PATEL, B. N. ; Santos, L.M.A ; LOBÃO, W. M. ; Brito, D.V. ; Barbosa, M. ; ARAÚJO, T.M.F. . Gerenciamento do Meio Ambiente durante a micareta de Feira de Santana - Bahia. In: I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, 2000, Rio de Janeiro. I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento - Série FIOCRUZ - Eventos Científicos 2. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000. v. 1.
-
ALMEIDA, M. M. G. ; COSTA, N. S. E. S. ; MOREIRA, R. C. R. ; CHANCHARULO, A.P. ; LOBÃO, W. M. . Patologias mamárias em mulheres de Feira de Santana. In: I Encontro de Produção Científica do Departamento de Saúde, 2000, Feira de Sanatana-Bahia. I Encontro de Produção Científica do Departamento de Saúde. Feira de Santana: Imprensa Universitária - UEFS, 2000. p. 81-95.
-
MOREIRA JR., E. D. ; Duarte FG ; Lobão, William M ; Burns JD ; Almeida, MCC ; REINGOLD, A. . PARENTAL ATTITUDES TOWARDS FEMALE AND MALE ADOLESCENT HUMAN PAPILLOMAVIRUS VACCINATION IN BRAZIL. In: 32nd International Papillomavirus Conference - IPVC2018, 2018, Sydney. IPVC2018 - Abstracts. Sydney, 2018. v. 0. p. 233-233.
-
LOBÃO, WM ; Santos, CAST ; Santos, GAC ; Almeida, MCC ; J'R, ED MOREIRA . P3.235Parental acceptance of hpv vaccine is high and based on poor knowledge. In: STI and HIV World Congress Abstracts, July 9-12 2017, Rio de Janeiro, Brazil, 2017, Rio de Janeiro. Epidemiology, Monitoring and Evaluation, 2017. p. A181.2.
-
Lobão WM ; MENEZES, I.G. ; NASCIMENTO, A. A. ; OLIVEIRA, I. C. B. ; SILVA, I. Q. D. ; SILVA, S. S. ; SOUZA, T. P. . Propriedades Psicométricas da Escala de Predisposição à Ocorrência de Eventos Adversos. In: XVII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva, 2012, Fortaleza. Resumos dos Trabalhos apresentados no XVII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. São Paulo: Associação de Medicina Intensiva Brasileira, 2012. v. 1. p. S81-S81.
-
Lobão WM ; MENEZES, I.G. ; NASCIMENTO, A. A. ; OLIVEIRA, I. C. B. ; SILVA, I. Q. D. ; SILVA, S. S. ; SOUZA, T. P. . Construção e desenvolvimento da Escala de predisposição à ocorrência de Eventos adversos. In: XVII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva, 2012, Fortaleza. Resumos dos Trabalhos apresentados no XVII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. São Paulo: Associação de Medicina Intensiva Brasileira, 2012. p. S93-S94.
-
Lobão WM ; MENEZES, I.G. ; NASCIMENTO, A. A. ; OLIVEIRA, I. C. B. ; SILVA, I. Q. D. ; SILVA, S. S. ; SOUZA, T. P. . Atitude dos Enfermeiros frente a fatores que podem predispor a ocorrência de Eventos adversos em UTI. In: XVII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva, 2012, Fortaleza. Resumos dos Trabalhos apresentados no XVII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. São Paulo: Associação de Medicina Intensiva Brasileira, 2012. v. 1. p. S105-S105.
-
MELO, R. C. S. ; PATEL, B. N. ; LOBÃO, W. M. ; Sales, F.R. . Nível de informação dos fumantes da área de abrangência do programa de agentes comunitários de saúde do município de Queimadas - BA em relação aos danos à saúde associados ao uso do tabaco. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia - EPI 2002, 2002, Curitiba - PR. A Epidemiologia na Promoção de Saúde - supl. especial, 2002, 2002. p. 531-531.
-
PATEL, B. N. ; FERNANDES, M.S. ; LOBÃO, W. M. . What do the parents think about sexual education for their children in Feira de Santana Bahia, Brazil. In: I Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da America Latina e do Caribe em HIV/AIDS e DST, 2000, Rio de Janeiro. I Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da America Latina e do Caribe em HIV/AIDS e DST, 2000. v. I. p. 982-982.
-
PATEL, B. N. ; DANTAS, J. P. ; LOBÃO, W. M. . Perfil Epidemiológico da AIDS em Feira de Santana - Ba 1999/2000. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia - EPI 2002, 1999, Curitiba- PR. A Epidemiologia na Promoção da Saúde - supl. especial, 1999. p. 297-297.
-
PESSOA, J. P. N. ; BARROSO, M. V. S. ; BANDEIRA, N. G. ; TURRA, M. L. M. ; DANTAS, M. Q. S. ; Lobão, William M ; AMANCIO, J. O. S. ; MELO, M. L. J. ; SANTOS, R. P. . Utilização do dispositivo termográfico FLIR ONE versus avaliação clínica presencial e avaliação fotográfica na determinação da profundidade das queimaduras. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMANCIO, J. O. S. ; Lobão, William M ; DANTAS, M. Q. S. ; PESSOA, J. P. N. ; MELO, M. L. J. ; SANTOS, R. P. ; BARROSO, M. V. S. ; BRAS, M. M. O. R. ; BANDEIRA, N. G. . Perfil do contrafluxo dos pacientes atendidos em uma unidade de referência de queimados no estado da Bahia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. P. ; DANTAS, M. Q. S. ; BARROSO, M. V. S. ; Lobão, William M ; BANDEIRA, N. G. ; PESSOA, J. P. N. ; AMANCIO, J. O. S. ; MELO, M. L. J. . Correlação da taxa de sobrevida com o score ABSI em vítimas de queimaduras atendidas numa unidade de referência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. R. ; RIBEIRO, E. A. F. ; SANT?ANNA, M. V. ; Lobao, W.M . MONITORAMENTO DAS NOTIFICAÇÕES DE FLEBITES OCORRIDAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ? RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, D. F. ; DANTAS, M. Q. S. ; LOBAO, W. M. ; BRAS, M. M. O. R. . IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM TRAUMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, T. A. ; SOUSA, C. S. ; SANTOS, I. M. M. ; SOUZA, G. C. S. ; SANTOS, T. V. J. ; SOUZA, L. A. ; SOUZA, V. R. S. ; Lobao, W.M . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE QUEIMADURA ELÉTRICA E RABDOMIÓLISE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, N. G. ; Lobão, W.M . TERAPIA DE SUBSTITUIÇÃO RENAL CONTINUA (CRRT) EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, E. A. M. ; Lobão, William M ; RIBAS, C. L. M. ; PASSOS, N. M. . SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: UMA ANÁLISE NA CIDADE DE SALVADOR, BA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO-BARBOSA, J. C. ; SILVA, G. T. R. ; PAIVA, J. M. M. ; CARNEIRO, E. K. N. ; VIEIRA, S. L. ; Lobão, William M . Workshop: Mendeley ? gerenciamento de referências no cotidiano da pesquisa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, E. A. M. ; William Mendes Lobao ; RIBAS, C. L. M. ; PASSOS, N. M. . Núcleos de segurança do paciente em hospitais de Salvador - Ba. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
William Mendes Lobao . Mesa redonda - Comunicação como fator de Saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMBOB, I. ; William Mendes Lobao . Mesa redonda - A comunicação não violenta: estratégia Criativa, Relacionamento e Liderança. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SIMOES, D. ; Lobao WM . Mesa redonda - Gestão da Comunicação Organizacional: delineando o processo da comunicação estruturada nos conteúdos gerenciais com análise das políticas desenvolvidas para as comunicações interna e externa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, C. ; Lobão, W.M ; SIMOES, D. . Mesa redonda - Gestão da Inovação com perfil dos diferentes Stakeholders Gerenciais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOESTER, C. G. ; Lobão, W.M . Mesa redonda - Implementação do protocolo de comunicação efetiva: Comunicação entre o paciente e o profissional de saúde 'Linha do Cuidado'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, E. A. M. ; Lobão, W.M ; RIBAS, C. L. M. ; PASSOS, N. M. . SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS DE SALVADOR: UM ESTUDO À LUZ DO CONTROLE SANITÁRIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, E. A. M. ; Lobão, W.M ; RIBAS, C. L. M. ; PASSOS, N. M. . SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS DE SALVADOR: UM ESTUDO À LUZ DO CONTROLE SANITÁRIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Lobão WM . Prevenção de eventos adversos no Transporte intra-hospitalar do Paciente crítico: Um olhar sobre a comunicação da equipe. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Lobão WM . RCP como um atendimento Multiprofissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA JR., E. D. ; Duarte FG ; Lobão, William M ; Burns JD ; Almeida, MCC ; REINGOLD, A. . PARENTAL ATTITUDES TOWARDS FEMALE AND MALE ADOLESCENT HUMAN PAPILLOMAVIRUS VACCINATION IN BRAZIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lobão WM ; Almeida, MCC ; Santos, CAST ; Santos, GAC ; MOREIRA JR., E. D. . PARENTAL ACCEPTANCE OF HPV VACCINE IS HIGH AND BASED ON POOR KNOWLEDGE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA-BATALHA, E. M. S. ; Souza, A.C. ; SILVA, M.G. ; Lobão, William M ; Oliveira, D. A. . Auditoria em enfermagem: a opinião de trabalhadores de enfermagem de um hospital infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, D. R. ; Lobão WM ; SILVA, A. S. ; CERQUEIRA, C. S. ; FERREIRA, M. A. B. ; MOURA, M. S. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Oliveira, C.P ; Lobão WM ; Perez, B.A.G. ; SANTOS, T. B. S. ; VIEIRA, S. L. . Metodologia Ativa Adotada no Componente Processo do Cuidar na Média e Alta Complexidade ao Paciente com Lesões Tegumentares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
JESUS, S. L. C. ; CUNHA, A. A. ; FERREIRA, L. S. D. ; FERREIRA, M. A. B. ; MOURA, M. S. ; SILVA, A. S. ; OLIVEIRA, T. A. M. A. ; SILVA, L. G. P. ; SANTOS, T. S. F. ; Lobão WM . Educação em saúde sobre ressuscitação cardiopulmonar para adolescentes de uma escola municipal de Salvador: um relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOBÃO, W. M. ; CUNHA, A. A. ; SILVA, L. G. P. ; FERREIRA, M. A. B. ; MOURA, M. S. ; JESUS, S. L. C. ; SANTOS, T. S. F. ; OLIVEIRA, T. A. M. A. . LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM DOENÇAS CARDIOVASCULARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOBÃO, W. M. . Busca de Artigos no Portal PubMed. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, T. A. M. A. ; MOURA, M. S. ; SANTOS, T. S. F. ; FERREIRA, L. S. D. ; LOBÃO, W. M. ; SILVA, L. G. P. ; FERREIRA, M. A. B. . DENERVAÇÃO SIMPÁTICA RENAL: NOVA TÉCNICA PARA CONTROLE DE HIPERTENSÃO ARTERIAL RESISTENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOBÃO, W. M. ; FERREIRA, M. A. B. ; SILVA, A. S. ; JESUS, S. L. C. ; SANTOS, T. S. F. ; OLIVEIRA, T. A. M. A. ; SILVA, L. G. P. . CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOBÃO, W. M. ; FERREIRA, L. S. D. ; CUNHA, A. A. ; MOURA, M. S. ; SILVA, A. S. ; FERREIRA, M. A. B. ; JESUS, S. L. C. . A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO CORAÇÃOZINHO NA TRIAGEM NEONATAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOBÃO, W. M. ; Silva, J.F ; Santos, S.M ; Miranda, T.S. . Assistência de enfermagem ao paciente jovem com acidente vascular cerebral hemorrágico: estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOBÃO, W. M. ; MENEZES, I.G. ; NASCIMENTO, A. A. ; OLIVEIRA, I. C. B. ; SILVA, I. Q. D. ; SILVA, S. S. ; SOUZA, T. P. . Atitude dos Enfermeiros sobre as condições que podem predispor a ocorrência de eventos adversos em UTI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOBÃO, W. M. ; MENEZES, I.G. ; NASCIMENTO, A. A. ; OLIVEIRA, I. C. B. ; SILVA, I. Q. D. ; SILVA, S. S. ; SOUZA, T. P. . Construção e desenvolvimento da escala de predisposição à ocorrência de eventos adversos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOBÃO, W. M. ; MENEZES, I.G. ; NASCIMENTO, A. A. ; OLIVEIRA, I. C. B. ; SILVA, I. Q. D. ; SILVA, S. S. ; SOUZA, T. P. . Propriedades Psicométricas da Escala de Predisposição à Ocorrência de Eventos Adversos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOBÃO, W. M. . QUALIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM UTI X EVENTOS ADVERSOS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOBÃO, W. M. . Eventos adversos: uma nova abordagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOBÃO, W. M. . Eventos adversos em UTI: Atitude dos Enfermeiros sobre as condições que contribuem para a ocorrência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOBÃO, W. M. . Eventos adversos em UTI: atitude dos Enfermeiros sobre as condições que contribuem para a ocorrência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Lobão WM . Consultoria ad hoc para a FACEPE. 2018.
Lobão WM . CÁLCULO DE DROGAS E SOLUÇÕES. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Lobão WM . BALANÇO HÍDRICO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Lobão WM . TRANSPORTE INTRA-HOSPITALAR DO PACIENTE CRÍTICO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Exercício físico como prevenção de queda em idosos em contexto comunitário: estudo prospectivo randomizado, Descrição: Objetiva avaliar o efeito do Programa de Exercício Otago (PEO) em idosos com 65 anos, em contexto comunitário. Trata-se de ensaio clínico randomizado, de cooperação internacional, com idosos selecionados em Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Salvador, BA. Os participantes serão alocados em dois grupos (intervenção e controle). O grupo intervenção será submetido ao PEO durante 12 semanas consecutivas (3 vezes por semana) e o grupo controle será submetido à assistência padrão fornecida pela USF. Espera-se contribuir para a avaliação do risco e prevenção de quedas entre os idosos em contexto comunitário, assim como para o desenvolvimento de boas práticas nessa população. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: William Mendes Lobão - Integrante / Ângela Cristina Fagundes Góes - Integrante / Ângela Lofiego Sampaio - Integrante / Tássia Nery Faustino - Integrante / Maria Aparecida Araújo Figueiredo - Coordenador / Nabila Monalisa Mendes Dantas Sales - Integrante / Adriana Campos da Silva - Integrante / Lais França Rios - Integrante.
-
2022 - Atual
Avaliação do impacto da implantação de ações de qualidade do cuidado de enfermagem num hospital geral da Bahia, Descrição: Com o intuito de aprimorar a qualidade do cuidado e a segurança do paciente em um hospital geral de grande porte, esse trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da implantação de ações de qualidade dos cuidados de saúde num hospital geral referência em trauma do estado da Bahia.Essa pesquisa pretende contribuir com o fortalecimento da qualidade dos processos de cuidado de saúde implementados nas unidades do hospital estudado, além de possibilitar o aprimoramento da cultura de segurança do paciente nas unidades estudadas, o que tem o potencial de assegurar um cuidado de enfermagem mais seguro e de melhor qualidade para o paciente. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: William Mendes Lobão - Coordenador / Virgínia Ramos dos Santos Souza - Integrante / DANIELA FAGUNDES DE OLIVEIRA - Integrante / MARCIA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS BRÁS - Integrante.
-
2021 - Atual
Grupo de pesquisa Estudo dos Riscos, Segurança e Qualidade em Saúde (RISQUES), Descrição: O Grupo de Pesquisa intitulado "Estudo dos Riscos, Segurança e Qualidade em Saúde (RISQUES)" objetiva desenvolver conhecimentos na área dos risco, segurança e qualidade em saúde, numa perspectiva da avaliação e gerenciamento dos riscos, prevenção de erros e eventos adversos relacionados com os cuidados assistenciais em saúde, de modo a promover conhecimentos na área e proposição de elementos que possam contribuir para a qualidade do cuidado assistencial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) . , Integrantes: William Mendes Lobão - Integrante / Eliana Auxiliadora Magalhães Costa - Coordenador / Rosana Freitas Azevedo - Integrante / Tássia Nery Faustino - Integrante / Edenise Maria Santos da Silva Batalha - Integrante / ALENNA LETÍCIA INÁCIO COSTA - Integrante / Cristian Oliveira Benevides Sanches Leal - Integrante / Aline Gonçalves Machado - Integrante / Bianca Magalhães Pestana - Integrante / Jaqueline de Oliveira Brazil - Integrante / Lethycia Couto Seara Salles - Integrante / Mayara Batista Braga dos Santos - Integrante / Rebeca Guimarães Assis - Integrante / Tamiris dos Anjos Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2021 - Atual
AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TRÊS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO DA BAHIA, Descrição: Objetivo Geral ? Avaliar a cultura de segurança do paciente nas três unidades de terapia intensiva de hospital geral público da Bahia. Objetivos Específicos ? Identificar os fatores associados a cultura de segurança do paciente nas UTIs. ? Identificar pontos fortes e possibilidades de melhorias na cultura de segurança do paciente nas UTI estudadas;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: William Mendes Lobão - Coordenador / ALENNA LETÍCIA INÁCIO COSTA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2021 - Atual
RELATOS DE CASOS DE USUÁRIOS ACOMETIDOS POR QUEIMADURAS E/OU POLITRAUMAS ATENDIDOS NUM HOSPITAL DE REFERÊNCIA, Descrição: O estudo tem como objetivo: relatar casos de usuários acometidos por queimaduras e/ou politraumas atendidos num hospital de referência em traumas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: William Mendes Lobão - Coordenador / Virgínia Ramos dos Santos Souza - Integrante / Carolaine dos Santos Souza - Integrante / Geisa Carla da Silva Souza - Integrante / Indielle Melo Moreira dos Santos - Integrante / Ludmila Araújo de Souza - Integrante / Thamyres Vaz de Jesus Santos - Integrante.
-
2018 - 2020
ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS SOCORRISTAS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) DE SALVADOR-BAHIA, Descrição: Objetivo geral ? Avaliar em que medida o estresse ocupacional de profissionais socorristas do SAMU da cidade de Salvador-Bahia pode comprometer a qualidade de vida desses profissionais. Objetivo específico ? Identificar quais os principais fatores associados ao estresse ocupacional de profissionais socorristas do SAMU da cidade de Salvador-Bahia. ? Relacionar os fatores associados ao estresse ocupacional dos profissionais socorristas, com o comprometimento da qualidade de vida dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: William Mendes Lobão - Coordenador / LAÍS DE SOUZA NASCIMENTO ARAÚJO - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2020
SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: UMA ANÁLISE NA CIDADE DE SALVADOR, BA, Descrição: Descrição: Projeto de Pesquisa a ser apresentado ao Projeto de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Bahia - Edital 014/2019. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: William Mendes Lobão - Integrante / Eliana Auxiliadora Magalhães Costa - Coordenador / Camila Lapa Matos Ribas - Integrante / Nathália Muraiviechi Passos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2018
Avaliação da aceitação parental da vacina contra HPV, Descrição: Objetivo Geral: ? Avaliar conhecimentos, atitudes e práticas dos pais em relação à vacinação de adolescentes contra o HPV. Objetivos específicos: ? Estimar a aceitabilidade parental da vacina contra o HPV em adolescentes; ? Identificar facilitadores e barreiras para aceitação da vacina contra o HPV; ? Identificar fatores socioeconômicos associados à aceitabilidade da vacina contra o HPV; ? Construir, validar e padronizar uma escala para avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas dos pais em relação à vacinação de adolescentes contra o HPV, tendo como indicador de resultado a cobertura vacinal contra o HPV.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: William Mendes Lobão - Integrante / Edson Duarte Moreira Jr. - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3
-
2010 - 2012
EVENTOS ADVERSOS EM UTI?S: ATITUDE DOS ENFERMEIROS SOBRE AS CONDIÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A OCORRÊNCIA, Descrição: Projeto de pesquisa do Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFBA, na linha Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde que tem como questão norteadora: quais são as atitudes dos enfermeiros sobre os aspectos da estrutura e processo que podem comprometer a qualidade do cuidado de enfermagem em UTI?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: William Mendes Lobão - Coordenador / Igor Gomes Menezes - Integrante.
Prêmios
2023
Prêmio Elizabeth Greenfield, Sociedade Brasileira de Queimaduras.
2023
Prêmio Nelson Piccolo, Sociedade Brasileira de Queimaduras.
2014
Professor Homenageado - Turma de Enfermagem da UNEB 2013.2, Universidade do Estado da Bahia.
2013
Patrono da Turma - Homenagem da Turma de Enfermagem da UNEB 2013.1, Universidade Estadual da Bahia.
2012
Patrono da Turma - Homenagem da Turma de Enfermagem da UNEB 2012.2, Universidade do Estado da Bahia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências da Vida. , Rua Silveira Martins, nº 2555, Cabula, 41195-001 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2018
FIOCRUZ - Centro de Pesquisas Gonçalo MonizVínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Estudante da Pós-Graduação - PgBSMI, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Epidemiologia Molecular e Bioestatística.,Linhas de pesquisa
2006 - Atual
HOSPITAL GERAL DO ESTADOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeirro, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuando em Emergência, UTI e Coordenação do bloco de Internamento com foco na melhoria de processos e qualidade da assistência de Enfermagem
2012 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
2009 - 2012
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40
2010 - 2012
Universidade Federal da BahiaVínculo: Aluno da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: não se aplica
Atividades
-
01/2010 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Enfermagem.,Linhas de pesquisa
2006 - 2009
Hospital da CidadeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36
Outras informações:
Atuando na emergência como preceptor dos alunos da Especialização em Uti da Universidade Federal da Bahia e Alunos bolsistas da graduação em Enfermagem
1999 - 2004
Hospital Geral Clériston AndradeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuando na emergência e enfermarias cirúrgica, neurológica e pediátrica
2002 - 2004
Ministério da SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando como enfermeiro no Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde, instituído pelo Decreto n 3745 de 02 de fevereiro de 2001
2005 - 2007
Serviço de Atendimento Móvel de UrgênciaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO, Carga horária: 36
Outras informações:
Participando dos cursos: Suporte básico de vida; Resgate técnico vertical teórico prático; Trauma e imobilizações; Aspéctos funcionais do SAMU 192; Quase afogamento e acidento com múltiplas vítimas; Biossegurança, sinemática do trauma, Noções de produtos perigosos; Manuseio do hemogasômetro; Regulação Médica.
1998 - 2001
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor das Disciplinas: Fundamentos de Enfermagem I e II
Atividades
-
08/1998 - 02/2001
Ensino, Enfermagem e Obstetrícia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Enfermagem II, Fundamentos de Enfermagem I
2019 - 2024
Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do PacienteVínculo: Coordenador do Núcleo Salvador, Enquadramento Funcional: Trabalho Voluntário
Outras informações:
A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente é a estratégia de articulação e de cooperação técnica entre instituições diretas e indiretamente ligadas à saúde e educação de profissionais em saúde, com o objetivo de fortalecer a assistência de enfermagem segura e com qualidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de William Mendes Lobão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?