Pollyanna Àlvaro Ferreira Spósito
Doutorado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Graduação em Farmácia pela UFOP (2005), com habilitação em Análises Clínicas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) e da graduação nos curso de Farmácia e Medicina - Disciplinas: políticas públicas de saúde, temas transversais de saúde e ambiente, toxicologia, parasitologia clínica, bioquímica, medicina laboratorial. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Animal - CEUA/FADIP.
Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Farmacêuticas
2012 - 2017
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: "Desenvolvimento e caracterização de sistemas autoemulsionáveis (SEDDS) contendo ravuconazol para o tratamento da doença de Chagas experimental"
, Ano de obtenção: 2017. Vanessa Carla Furtado Mosqueira. Coorientador: Maria Terezinha Bahia. Palavras-chave: Nanoemulsões; Ravuconazol; Benznidazol; Doença de Chagas; SEDDS; Trypanosoma cruzi. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Mestrado em Ciências Farmacêuticas
2006 - 2008
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Nanocápsulas e Nanoemulsões contendo antifúngicos: desenvolvimento farmacotécnico, caracterização e avaliação biológica em modelo de candidíase sistêmica
, Ano de Obtenção: 2008.Vanessa Carla Furtado Mosqueira.Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. Palavras-chave: Nanocápsulas; Nanoemulsões; Candida albicans; Fluconazol; Miconazol; Cetoconazol. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia. Setores de atividade: Atividades No Campo das Nanotecnologias e Desenvolvimento de Nanoprodutos; Saúde Humana.
Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica em Biologia - Equivalente a Licenc
2015 - 2016
Formação complementar
2024 - 2024
Ética em experimentação animal. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2019 - 2019
A importância do professor para o crescimento do aluno e da instituição. (Carga horária: 2h). , Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, FADIP, Brasil.
2019 - 2019
Metodologias ativas de ensino. (Carga horária: 4h). , Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, FADIP, Brasil.
2016 - 2016
Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 2h). , Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, FADIP, Brasil.
2016 - 2016
Ser Professor no ensino Superior: Saberes e desafios na conteporaneidade. (Carga horária: 4h). , Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, FADIP, Brasil.
2015 - 2015
Cuidados com a Voz. (Carga horária: 2h). , Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, FADIP, Brasil.
2011 - 2011
Editoração Científica. (Carga horária: 15h). , Faculdades Santo Agostinho, FASA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Parasitologia.
Organização de eventos
SPÓSITO, POLLYANNA A.F ; RODRIGUES, BRUNA SOARES DE SOUZA LIMA . MESA REDONDA: POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA SAÚDE AMBIENTAL. 2023. (Outro).
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito . Oficina de Sensibilização para os estudantes do curso de Farmácia. 2016. (Outro).
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito . Visita aos Laboratórios Multidisciplinares de ensino da Faculdade Dinâmica pela E.M. José Maria da Fonseca. 2015. (Outro).
SPÓSITO, P. A . I WORKSHOP DE PESQUISA E I MOSTRA CIENTÍFICA DO CURSO DE FARMÁCIA DAS FACULDADES SANTO AGOSTINHO. 2012. (Outro).
SPÓSITO, P. A . MINI CURSO QUÍMICA MEDICINAL: DA PLANTA AO MEDICAMENTO. 2012. (Outro).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . VII Jornada de Farmácia. 2011. (Outro).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . 1 Congresso Mineiro de Farmacologia. 2011. (Congresso).
SPÓSITO, P. A . I FÓRUM INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - As profissõs e o mercado de trabalho. 2011. (Outro).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . XXIX Semana de Estudos Farmacêuticos - UFOP. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Mobilização Nacional Farmacêuticos em Ação.Mobilização Nacional Farmacêuticos em Ação. 2016. (Outra).
9 International Congress of Pharmaceutical Sciences. Antiulcer activity study of caryocar brasilienses cambess. 2013. (Congresso).
I Simpósio do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas/ CiPharma da Escola de Farmácia da UFOP.Evaluation the oral toxity of the snedds containing Labrasol as surfactant. 2013. (Simpósio).
NANOBIOMG.Evaluation the oral toxity of the selfnanoemulsifyng drug delivery systems. 2013. (Simpósio).
1 Congresso Mineiro de Farmaoclogia. 2011. (Congresso).
Dia do Ensino Responsável.Tipagem sanguínea. 2011. (Outra).
VI Jornada de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho. 2010. (Outra).
V Jornada de Farmácia. 2009. (Outra).
CIFARP- 6˚ Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas. Development of nanoemulsions and nanocapsules containing fluconazole. 2007. (Congresso).
CIFARP- 6˚ Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas. Fluconazole-nanocapsules efficacy against disseminated Candida albicans in leukopenic mice. 2007. (Congresso).
II Simpósio Mineiro de Ciências dos Materiais.Nanoemulsions and nanocapsules containing fluconazole: morphological characterization by atomic force microscopy. 2007. (Simpósio).
Seminário de difusão de propriedade intelectual a proteção ao conhecimento como forma de desenvolvimento institucional. 2006. (Seminário).
4º Seminário de encerramento das atividades da segunda fase da rede de NANOBIOTECNOLOGIA. 2005. (Seminário).
XIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.Caracterização físico ? química e avaliação in vitro de vetores nanométricos contendo antifúngicos azólicos. 2005. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro de Micologia. Formulações nanoestruturadas contendo miconazol: atividade in vitro em isolados de candida spp. 2004. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Micologia. Nanoestruturas contendo cetoconazol e fluconazol: desenvolvimento farmacotécnico e avaliação da atividade in vitro em isolados de candida spp. 2004. (Congresso).
XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.Desenvolvimento e caracterização de vetores coloidais nanométricos contendo derivados azólicos. 2004. (Seminário).
II Simpósio promovido pelo PET ? Farmácia / UFOP. 2003. (Simpósio).
XXVII Semana de Estudos Farmacêuticos da Universidade Federal de Ouro Preto- Farmácia Hospitalar, uma visão geral. 2002. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, Lorena Souza;SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA; PESSOTI, J. H.. ATENÇÃO FARMACÊUTICA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito; CUPERTINO, Marli do Carmo; MAYRINK, M. I. C. B.. PERFIL DA GESTANTE ADOLESCENTE E FATORES OBSTÉTRICOS RELEVANTES PARA PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SPÓSITO, PAF; SOARES, B.; GOMIDES, L. F.; PROTTI, L. M. L.. ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS E PACIENTES ONCOLÓGICOS EM MUNICÍPIO DE REFERÊNCIA REGIONAL. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
PROTTI, L. M. L.;SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA; CUPERTINO, Marli do Carmo; MAYRINK, M. I. C. B.. AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO DOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM SAÚDE PÚBLICA E O USO DESTES PRODUTOS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito; SOARES, B.; MAYRINK, M. I. C. B.; CUPERTINO, M. C.. O USO DA TÉCNICA DE RELAXAMENTO MUSCULAR PROFUNDO DE JACOBSON EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo.;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Aids: a evolução de uma doença fatal para uma doença de convivência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo.;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Aids: a evolução de uma doença fatal para uma doença de convivência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo.;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Aids: a evolução de uma doença fatal para uma doença de convivência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
CASTRO, P. S. G.;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Relação entre o uso de telas e o envelhecimento da pele. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
LIMA, M. P.; Albuquerque, Kemile Toledo de;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Uso de antidepressivos e de ansiolíticos entre graduandos dos cursos da área de saúde: revisão integrativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo.;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito; SOARES, B.. Nanomedicina: aplicações no diagnóstico e tratamento do câncer. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito; SILVA, Lorena Souza; GARCIA, R.; SILVA, R. L. P.. Exposição de gestantes aos agrotóxicos e seus desfechos perinatais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SOARES, B.;SPÓSITO, PAF; SILVA, Lorena Souza. Ancilostomíase. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
BORONI, F.;SPÓSITO, PAF; SILVA, Lorena Souza. Dracunculíase. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
LIMA, M. P.;SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA; GOMIDES, L. F.. Medicamentos genéricos: desafios enfrentados no mercado farmacêutico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SOARES, B.;SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA; CUPERTINO, Marli do Carmo. Prevalência de enteroparasitoses em alunos de uma escola pública localizada na cidade de Santa Cruz do Escalvado ? MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Percepções de professores do curso de farmácia sobre a prática docente: estudo de caso em uma instituição de ensino superior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Proposta para elaboração de um plano mestre de validação a ser aplicado em uma industria de cosméticos de pequeno porte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Produtos anti-idade: uma breve comparação entre as marcas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro; BARROS, L. F. O.. PERFIL DO USO DE ANTIBIÓTICOS PELOS FUNCIONÁRIOS DAS FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS DE MONTES CLAROS, MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro; BARROS, L. F. O.. Silva, Deivit D. Ferreira, Elza M. C. Santos.CONTRACEPTIVO DE EMERGÊNCIA: UM ESTUDO LITERÁRIO DE LEVONORGESTREL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro; PINHEIRO, T. A.. O USO DE ANOREXÍGENOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro; PINHEIRO, T. A.; GONTIJO, L. S.. AVALIAÇÃO DO USO DO METILFENIDATO POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro; BARROS, L. F. O.. PREVALÊNCIA DO USO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM MULHERES IDOSAS ATENDIDAS CRAS DE MONTES CLAROS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro; SANTOS, D. S.. AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM FARMÁCIAS HOMEOPÁTICAS DE MONTES CLAROS - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito; GOMIDES, L. F.; BORONI, F.; PESSOTI, J. H.; SOARES, B.; GARCIA, R.; GOMIDES, W. L. T.. 1° Congresso Regional de Medicina FADIP. 2019. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Exame Clinico Objetivo Estruturado. 2019. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Seminário de Integração Acadêmica da Dinâmica. 2019. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA; OLIVEIRA, Márcia Farsura. Processo Seletivo de Professores para curso de Medicina - edital 02/2018 Radiologia. 2018. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA; OLIVEIRA, Márcia Farsura. Processo Seletivo de Professores para curso de Medicina - edital 04/2018 Cardiologia. 2018. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito; GIARDINI, Bárbara Lima; GOMIDES, L. F.; SILVA, Lorena Souza; CUPERTINO, Marli do Carmo; SOARES, B.. Processo de Seleção do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. 2018. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo.;SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA; GIARDINI, Bárbara Lima; GOMIDES, L. F.; SILVA, Lorena Souza; CUPERTINO, Marli do Carmo; OLIVEIRA, Tânia Toledo de. Processo de Seleção do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. 2017. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
GOMIDES, L. F.; BINATO, H. A.;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito. Processo Seletivo de Professores para curso de Medicina - edital 05/2016 Parasitologia e Microbiologia humanas. 2016. Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.
BINATO, H. A.;Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito; GOMIDES, L. F.. Processo Seletivo de Professores para curso de Medicina - edital 05/2016 Medicina Clínica. 2016.
Orientou
ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NA INDIVIDUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO ENSINO AOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DE DOCENTES; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; (Orientador);
DIAGNÓSTICO DOS EFEITOS BIOPSICOSSOCIAIS EM CURADORES DE PACIENTES COM ENFERMIDADES NEURODEGENERATIVAS: UM ESTUDO NA ZONA DA MATA MINEIRA; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Coorientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DOS PERFIS DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) NA MICRORREGIÃO DE PONTE NOVA/MG; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DA TÉCNICA DE RELAXAMENTO MUSCULAR PROFUNDO DE JACOBSON COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DOS SINTOMAS DA ANSIEDADE; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
PERFIL DA GESTANTE ADOLESCENTE E FATORES RELEVANTES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Coorientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS E PACIENTES ONCOLÓGICOS EM MUNICÍPIO DE REFERÊNCIA REGIONAL; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
OS AGROTÓXICOS UTILIZADOS NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL E OS SEUS EFEITOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Coorientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
O uso da técnica de relaxamento muscular profundo de Jacobson em profissionais de saúde para promoção da saúde mental; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ENSINO-SERVIÇO E REALIZAÇÃO DA SALA DE ESPERA NO AMBULATÓRIO SETTE DE BARROS, EM PONTE NOVA, MG; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, ; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Nanociência, Nanotecnologia e o ensino de graduação em medicina no Brasil: cenário atual; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, ; Coorientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DO PLANO OPERATIVO PARA REGULARIZAÇÃO DO CARGO DE ATENDENTE NAS FARMÁCIAS PÚBLICAS EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DO PLANO OPERATIVO PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE FARMÁCIA CLÍNICA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NA CAPITAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
DETECÇÃO DE CASOS NOVOS DE HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE ÁGUAS VERMELHAS - MG: UMA ANÁLISE DE 1999 A 2008; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análises Clínicas) - Faculdade de Saúde Ibituruna; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE NO PROGNÓSTICO DA DOENÇA CELÍACA EM PACIENTES ADULTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Co-infecção tuberculose e HIV: uma revisão integrativa da literatura; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Transtornos mentais e o período gestacional; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
A espiritualidade associada à modulação comportamental do paciente nos processos de saúde e doença - um relato de experiência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
AUTOMEDICAÇÃO E POLIFARMÁCIA EM IDOSOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Estudo acerca dos principais aspectos do ceratocone: uma revisão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Educação em saúde por meio de jogos lúdicos para a prevenção de parasitoses; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Exposição de gestantes aos agrotóxicos e seus desfechos perinatais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Uso de antidepressivos e de ansiolíticos entre graduandos dos cursos da área de saúde: revisão integrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE SISTEMAS AUTOEMULSIONÁVEIS CONTENDO RAVUCONAZOL NA INFECÇÃO EXPERIMENTAL PELA CEPA COLOMBIANA DO Trypanosoma cruzi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Insuficiência Renal Crônica: adesão ao tratamento e qualidade de vida de pacientes submetidos à hemodiálise; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Desenvolvimento e caracterização de sistemas autonanoemulsionáveis contendo ravuconazol; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Identificação da Presença de Enterobactérias em toalhas de banheiros de uma Instituição de Ensino de Montes Claros, MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Avaliação da qualidade de vida e tratamento medicamentoso de pacientes geriátricos portadores de Diabetes Mellitus tipo II assistidos em um centro de saúde de Montes Claros, MGi; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Diabetes Mellitus e suas complicações crônicas - uma revisão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Importância da ciclosporina para sobrevida de enxertos renais e seus efeitos nefrotóxicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Uso Terapêutico da Cafeína - uma breve revisão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Avaliação da qualidade de cápsula de atenolol manipuladas nas farmácias centrais do município de Montes Claros, MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Avaliação das características fisico-químicas de comprimidos de nimesulida referência, genérico e similar; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Importância da atenção farmacêutica para usuários de suplementos alimentares praticantes de atividades físicas em Montes Claros, MG; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Avaliação do uso de medicamentos por pacientes portadores de Diabetes Mellitus no centro de saúde NASPP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
O USO TERAPÊUTICO DA CANNABIS SATIVA: UMA BREVE REVISÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Luz, Vinícius D; Dias; A UTILIZAÇÃO DE ANTIPSICÓTICOS NA ESQUIZOFRENIA: UMA BREVE REVISÃO; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENTRE ANTI-HIPERTENSIVOS E ALIMENTOS/NUTRIENTES EM PACIENTES CADASTRADOS NO PROGRAMA ?GRUPO DE HIPERTENSOS? DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NA CIDADE DE MONTES CLAROS, MG; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DE PRESCRIÇÕES MÉDICAS EM HOSPITAL DO NORTE DE MINAS GERAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
UTILIZAÇÃO DE EXTRATOS DE Caryocar brasiliense CAMBESS NO DESENVOLVIMENTO DE SABONETE LÍQUIDO E AVALIAÇÃO DA SUA ESTABILIDADE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NO MUNICÍPIO DE CHAPADA GAÚCHA, MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
AVALIAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS EM ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS APÓS RDC 20/2011; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
AVALIAÇÃO DO TEOR DE FUROSEMIDA EM CÁPSULAS MANIPULADAS POR FARMÁCIAS DA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO PELOS VÍRUS DAS HEPATITES A, B E C NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS ? MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO PELA ESQUISTOSSOMOSE NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA/MINAS GERAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE AMOSTRAS DE MÉIS PRODUZIDOS NA CIDADE DE JANUÁRIA ? MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
DETECÇÃO DA ANEMIA FERROPRIVA EM IDOSOS RESIDENTES EM UM ASILO DA CIDADE DE MONTES CLAROS - MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE FORMULAÇÃO COSMÉTICA DE Caryocar brasiliense CAMBESS; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE Caryocar brasiliense CAMBESS; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIULCEROGÊNICA DO Caryocar brasiliense CAMBESS; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA ASMA E SUAS PRINCIPAIS REAÇÕES ADVERSAS EM CRIANÇAS ATENDIDAS PELA POLICLÍNICA CARLOS JOSÉ DO ESPÍRITO SANTO EM MONTES CLAROS-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Gomes e Graziele P; de Toledo; AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TÓXICO DA ESPÉCIE UNCARIA TOMENTOSA FRENTE A LARVA DE ARTEMIA SALINA E NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DE LACTUCA SATIVA; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
SINTOMATOLOGIA E CUIDADADOS COM INDIVÍDUO FALCÊMICO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
INTERAÇÕES ALIMENTO ? MEDICAMENTO EM IDOSOS HOSPITALIZADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTE DE FARIA ? HUCF; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS ? MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
ANÁLISE DA AUTOMEDICAÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A FARMÁCIA CASEIRA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS DA CRECHE MENINO JESUS, DO DISTRITO DE JAPONVAR, MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
RELAÇÃO ENTRE O USO DE PARACETAMOL EM PACIENTES COM DENGUE E AUMENTO DE LESÕES HEPÁTICAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE CONTRACEPTIVOS COMBINADOS E ANTIMICROBIANOS: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL E DE BALCONISTAS DE FARMÁCIAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Nascimento; A HEPATITE B E OS PROFISSIONAIS DA ÁRES DE SAÚDE ? UMA REVISÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
OSTEOPOROSE ? PERFIL DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
REAÇÕES ADVERSAS EM IDOSOS HIPERTENSOS E ATITUDE DO FARMACÊUTICO NO PSF DO CINTRA DE MONTES CLAROS-MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade do Norte de Minas Gerais; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
AVALIAÇÃO DO ESTOQUE DE MEDICAMENTOS EM DOMICÍLIO DO DISTRITO DE SANTA MARGARIDA, RIBEIRÃO DE SÃO DOMINGOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NOS ADOLESCENTES DO CENTRO SÓCIOEDUCATIVO DE MONTES CLAROS - MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
INTERAÇÃO ENTRE ANTI-HIPERTENSIVOS E ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO-ESTERÓIDAIS NA UNIDADE DE SAÚDE BÁSICA DO MARACANÃ ? MONTES CLAROS, MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
AVALIAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS PARA O CONTROLE DE PESO POR TRANSEUNTES DO CENTRO DE MONTES CLAROS, MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO DE MONTES CLAROS: UM INDICADOR DE COMPROMETIMENTO COM A QUALIDADE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Barbosa e Júnia Larissa S; e Silva; PERFIL DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO EM MONTES CLAROS ? MG: ESTUDO DAS REAÇÕES ADVERSAS E TOXICOLÓGICAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
PEQUENO MILAGRE: NANOTECNOLOGIA EM FORMULAÇÕES COSMÉTICAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Santo Agostinho; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
N; L; Santos, Paula R; Martins, Thaís Martins; PUBLICIDADE E PROPAGANDA ESTIMULANDO O CONSUMIDOR À AUTOMEDICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais; Orientador: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito;
Produções bibliográficas
-
COUTINHO, FABRÍCIA MARTINS ; GOMES, MARIANNA CARVALHO ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA . A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE NO PROGNÓSTICO DA DOENÇA CELÍACA EM PACIENTES ADULTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 35-36, 2025.
-
MACHADO SANTANA, WICTOR RAFAEL ; GOMIDES, LINDISLEY ; FERREIRA SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO . Spirituality associated with the behavioral modulation of patients in the processes of health and illness - an experience report. International Journal of Family & Community Medicine , v. 9, p. 13-18, 2025.
-
MATTEDI FILHO, GIANCARLO COELHO ; SPÓSITO, POLLYANA ÁLVARO FERREIRA . Co-infecção tuberculose e HIV: uma revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Health Review , v. 7, p. e72711, 2024.
-
OLIVEIRA, Márcia Farsura ; LARA, R. ; COUTINHO, F. M. ; LIMA, C. S. A. ; DUTRA NETO, R. A. ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA . ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS, NO BRASIL: OS CICLOS E PROCESSOS DA POLÍTICA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , v. 2675-3375, p. 874-887, 2023.
-
VASCONCELOS, C. B. G. ; COUTINHO, F. M. ; GOUVEIA, I. M. S. ; MOTTA, C. A. ; GALINHARES, E. P. L. ; OLIVEIRA, M. P. ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA . A SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 , v. 4, p. 1-14, 2023.
-
SOUSA, ANA LUÍSA VIEIRA DE ; RIBEIRO, ISABELA GUIMARÃES ; CORDEIRO, ISADORA PETRUCELI ; AMARAL, LARISSA VERSIANI ; CRUZ, LÍVIA MARQUES DA ; PEREIRA, LUIZA FRANÇA DE ANDRADE ; SANTOS, MARIA CLARA COSTA DOS ; SILVA, MARIA ELISA LOLLI BORDONI ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA . Transtornos mentais e o período gestacional. E-Acadêmica , v. 4, p. e3042491-18, 2023.
-
CUPERTINO, Marli do Carmo ; MARTINS, CLEYDIANE APARECIDA LEAL ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA . Fatores socioeconômicos associados a gravidez na adolescência e estratégias de educação em saúde. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 16, p. 1465-1487, 2023.
-
MARTINS, CLEYDIANE APARECIDA LEAL ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA ; JAQUES, ULLY ; GARAVINI, EMÍLIO DE MAGALHÃES ; CUPERTINO, Marli do Carmo . Comparativo do perfil da gestação em adolescentes no estado e em uma cidade de médio porte de Minas Gerais. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 1912-1932, 2023.
-
SEVERINO, DANILO JÚNIOR TEIXEIRA ; RODRIGUES, BRUNA SOARES DE SOUZA LIMA ; Spósito, Pollyanna Álvaro . O uso da técnica de relaxamento muscular profundo de Jacobson em agentes comunitários de saúde. STUDIES IN HEALTH SCIENCES , v. 3, p. 1284-1297, 2022.
-
SANTOS, C. F. ; Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito . Uso de antidepressivos e de ansiolíticos entre graduandos dos cursos da área de saúde: revisão integrativa. SAÚDE DINÂMICA ? Revista Científica Eletrônica FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA , v. 1, p. 49-73, 2022.
-
OLIVEIRA, MÁRCIA FARSURA DE ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA ; LIMA, CAROLINE SILVA DE ARAUJO ; CUPERTINO, Marli do Carmo . Roda de conversa em um ambulatório público: o papel da atenção primária na educação popular em saúde. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e456101321256, 2021.
-
OLIVEIRA, MÁRCIA FARSURA DE ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA ; LIMA, CAROLINE SILVA DE ARAUJO ; CUPERTINO, Marli do Carmo . Autonomia intelectual do paciente: relação entre o contato e a busca por conhecimentos sobre determinada doença na Atenção Primária. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e457101321260, 2021.
-
SEVERINO, D. J. T. ; SOARES, B. ; SPÓSITO, P. A . O efeito da técnica de relaxamento muscular profundo de Jacobson na melhoria da saúde mental. Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 26808-26818, 2021.
-
Spósito, Pollyanna Álvaro ; MAZZETI, ANA LIA ; DE CASTRO, KELLY CHRISTYNE MIRANDA PEREIRA ; MENDES, PRISCILA FAGUNDES ; URBINA, JULIO A. ; BAHIA, MARIA TEREZINHA ; MOSQUEIRA, VANESSA CARLA FURTADO . Higher oral efficacy of ravuconazole in self-nanoemulsifying systems in shorter treatment in experimental chagas disease. EXPERIMENTAL PARASITOLOGY , v. 228, p. 108142, 2021.
-
FONTES, J. B. ; GOMIDES, L. F. ; Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito . Relações entre a exposição aos agrotóxicos e o desenvolvimento do câncer: revisão sistemática. SAÚDE DINÂMICA ? Revista Científica Eletrônica FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA , v. 3, p. 2-24, 2021.
-
MAZZETI, ANA LIA ; DINIZ, LÍVIA DE F. ; GONÇALVES, KAROLINA R. ; NASCIMENTO, ALVARO F.S. ; SPÓSITO, POLLYANNA A.F. ; MOSQUEIRA, VANESSA C.F. ; MACHADO-COELHO, GEORGE L.L. ; RIBEIRO, ISABELA ; BAHIA, MARIA T. . Time and dose-dependence evaluation of nitroheterocyclic drugs for improving efficacy following Trypanosoma cruzi infection: A pre-clinical study. BIOCHEMICAL PHARMACOLOGY , v. 148, p. 213-221, 2018.
-
SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA ; MAZZETI SILVA, ANA LIA ; DE OLIVEIRA FARIA, CAROLINE ; URBINA, JULIO A ; POUND-LANA, GWENAELLE ; BAHIA, MARIA TEREZINHA ; MOSQUEIRA, VANESSA CARLA FURTADO . Ravuconazole self-emulsifying delivery system: in vitro activity against Trypanosoma cruzi amastigotes and in vivo toxicity. International Journal of Nanomedicine , v. Volume 12, p. 3785-3799, 2017.
-
PINHEIRO, T. A. ; SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; PANIAGUA, Igor Fernando Malveira ; MOREIRA, Dalex Ronny Cardoso . AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE E ACEITAÇÃO DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS PELA POPULAÇÃO DA CIDADE MONTES CLAROS-MG. REVISTA MULTIDISCIPLINAR DAS FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS , v. 15, p. 18-23, 2017.
-
MEIRELES, C. G. ; LIMA, J. T. S. ; SPÓSITO, P. A . Tratamento medicamentoso da asma em crianças e suas principais reações adversas. Revista Brasileira de Farmácia / Brazilian Journal of Pharmacy , v. 94, p. 102-108, 2013.
-
PINHEIRO, T. A. ; SPÓSITO, P. A ; RUAS, M. K. ; SANTOS, R. L. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS HEPATITES A, B e C NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MG. Revista Multidisciplinar das Faculdades Integradas Pitágoras , v. 16, p. 43, 2013.
-
JESUS, W. H. ; SPÓSITO, P. A ; PINHEIRO, T. A. . AVALIAÇÃO DO TEOR DE ENALAPRIL EM CÁPSULAS MANIPULADAS POR DIFERENTES FARMÁCIAS DA CIDADE DE MONTES CLAROS, MG, BRASIL. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 18, p. 1, 2013.
-
BARBOSSA, A. R. R. ; SILVA, J. L. S. ; SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; RODRIGUES, H. G. . Perfil do consumo dos medicamentos isentos de prescrição em Montes Claros, MG. Estudo das reações adversas e toxicológicas. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 164, p. 1, 2012.
-
SANTOS, G. A. ; SANTOS, V. G. ; SPÓSITO, P. A ; JARDIM, M. J. F. . Avaliação do perfil de utilização de medicamentos por pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, usuários de um centro de saúde localizado em Montes Claros, MG. Revista Multidisciplinar das Faculdades Integradas Pitágoras , v. 14, p. 65-70, 2012.
-
PORTO, W. S. ; RODRIGUES, R. M. ; SPÓSITO, P. A ; PINHO, L. . Análise das Propriedades Físico-químicas de Amostras de Méis Produzidos na Cidade de Januária ? MG. Revista de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho , v. 2, p. 15, 2012.
-
AGUIAR, L. D. ; BARBOSA, J. S. ; SPÓSITO, P. A . Avaliação do Estoque de Medicamentos em Domicílios do Distrito de Santa Margarida, Ribeirão de São Domingos - MG. Revista de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho , v. 2, p. 33, 2012.
-
SILVA, R. L. S. ; SILVA, S. B. ; SPÓSITO, P. A ; PAULA JUNIOR, W. . Análise Físico-química de Pereskia Aculeata Mill. Revista de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho , v. 2, p. 23, 2012.
-
ROCHA, B. A. ; DIAS, E. C. P. ; SPÓSITO, P. A ; PAULA JUNIOR, W. . ANÁLISE DE PRESCRIÇÕES MÉDICAS EM HOSPITAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. REVISTA DE FARMÁCIA DAS FACULDADES SANTO AGOSTINHO , v. 1, p. 112, 2011.
-
FONSECA, N. F. ; VIEIRA, C. ; RABELO, E. C. ; SPÓSITO, P. A . MAIONESE - PRINCIPAL ALIMENTO ENVOLVIDO EM SURTOS DE INFECÇÕES ALIMENTARES - UMA REVISÃO. REVISTA DE FARMÁCIA DAS FACULDADES SANTO AGOSTINHO , v. 1, p. 106, 2011.
-
Araújo, Lorena Ulhôa ; Albuquerque, Kemile Toledo de ; Kato, Kelly Cristina ; Silveira, Gleiciely Santos ; Maciel, Náira Rezende ; SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; Barcellos, Neila Márcia Silva ; Souza, Jacqueline de ; Bueno, Márcia ; Storpirtis, Sílvia . Medicamentos genéricos no Brasil: panorama histórico e legislação. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 28, p. 480-492, 2010.
-
SPÓSITO, POLLYANA ÁLVARO FERREIRA . O TRATAMENTO DA DOEÇA DE ALZHEIMER E OS CUIDADOS FARMACÊUTICOS. In: AMÉLIA SURIANI. (Org.). DOCE LEMBRANÇA "ALÉM DO ESQUECIMENTO". 1ed.CERQUEIRA CÉSAR: FILOS, 2025, v. 1, p. 1-297.
-
MIGUEL, P. S. B. ; Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito ; RIBEIRO JUNIOR, A. N. ; Jesus Rodrigues da Motta ; SANTANA, L. A. ; FERNANDES, T. M. B. . Amebíase e infecções pelo gênero Urbanorum. In: Andréia Patrícia Gomes, Paulo Sérgio Balbino Miguel, Luiz Alberto Santana, Mario Castro Alvarez Perez, Rodrigo Siqueira-Batista. (Org.). Doenças infecciosas na prática clínica. 1ed.Rio de Janeiro: THIEME REVINTER PUBLICACOES, 2024, v. 1, p. 1-1164.
-
FONTES, J. P. ; Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito ; MOSQUEIRA, V. C. F. ; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. . Nanotecnologia e Enfermidades Parasitárias. In: Rodrigo Siqueira Batista, Andréia Patrícia Gomes, Luiz Alberto Santana e Sávio Silva Santos. (Org.). Parasitologia: fundamentos e prática clínica.. 1ed.Rio de Janeiro: EDITORA GUANABARA KOOGAN ITDA, 2020, v. , p. 125-140.
-
Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito ; PESSOTI, J. H. . Introdução à Protozoologia. In: Rodrigo Siqueira Batista, Andréia Patrícia Gomes, Luiz Alberto Santana e Sávio Silva Santos. (Org.). Parasitologia: fundamentos e prática clínica.. 1ed.: EDITORA GUANABARA KOOGAN ITDA, 2020, v. , p. 142-144.
-
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; PINHEIRO, T. A. . Estrias: o que são, como evitá-las e tratá-las. MOCMAGAZINE, p. 39 - 39, 01 mar. 2011.
-
FREITAS, R. F. ; FERREIRA, D. G. ; BRAGA, K. M. ; FREITAS, T. F. ; SPÓSITO, P. A . Toxicologia Forense: A Arte de Desvendar Crimes. In: 10° Biotemas, 2013, Montes Claros. ANAIS BIOTEMAS - Integração Universidade com a Educação Básica. Montes Claros: Unimonest, 2013. v. 6. p. 306-310.
-
GOMIDES, LINDISLEY ; MACHADO SANTANA, WICTOR RAFAEL ; Spósito, Pollyanna Álvaro . A ESPIRITUALIDADE ASSOCIADA À MODULAÇÃO COMPORTAMENTAL DO PACIENTE NOS PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I CONGRESSO DE SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: Promoção da Sáude Mental de estudantes e trabalhadores, 2024, VIÇOSA. ANAIS DO I CONGRESSO DE SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: Promoção da Sáude Mental de estudantes e trabalhadores. VIÇOSA, MG: UFV, 2024. v. 1.
-
SEVERINO, D. J. T. ; SOARES, B. ; SPÓSITO, PAF . DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO RELEVANTE. In: Congresso Online de Educação Biológica, 2021. Anais do Congresso Online de Educação Biológica, 2021.
-
FONTES, J. B. ; GOMIDES, L. F. ; SPÓSITO, P. A . ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS E O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER. In: II Congresso Nacional Online de Nutrição Oncológica, 2021, online. Anais do II Congresso Nacional Online de Nutrição Oncológica, 2021.
-
OLIVEIRA, Márcia Farsura ; SPÓSITO, PAF . Ensino-Serviço e Sala de Espera no Ambulatório Sette de Barros. In: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA - 57º COBEM ? 2019 - Tema: Educação médica transformadora: compromisso e responsabilidade social, 2019, Bélem, PA. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA - 57º COBEM - 2019 - Tema: Educação médica transformadora: compromisso e responsabilidade social. 2019.. Brasilia: ABEM, 2019. p. 735-735.
-
PAULA JUNIOR, W. ; SPÓSITO, P. A ; SILVA, R. L. S. ; SILVA, S. B. . Análise Físico-química de Caryocar brasiliense Cambess. In: XX Congresso Italo-Latino Americano de Etnomedicina, 2011, Fortaleza. XX Congresso Italo-Latino Americano de Etnomedicina, 2011.
-
PAULA JUNIOR, W. ; SPÓSITO, P. A ; DIAS, J. O. ; SOUZA, I. D. D. ; GUEDES, L. F. P. . Avaliação da Estabilidade de Formulação Cosmética de Cayocar brasiliense Cambess. In: XX Congresso Italo-Latino Americano de Etnomedicina, 2011, Fortaleza. XX Congresso Italo-Latino Americano de Etnomedicina, 2011.
-
PAULA JUNIOR, W. ; SPÓSITO, P. A . Evolução das Estruturas Curriculares do Curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho no Período de 2006 a 2010. In: VII Conferência Nacional de Educação Farmacêutica, 2011, Brasilia. VII Conferência Nacional de Educação Farmacêutica, 2011.
-
PAULA JUNIOR, W. ; SPÓSITO, P. A ; EDUARDO, A. S. ; GUIMARAES, A. E. . Utilização de Extratos de Caryocar brasiliense Cambess no Desenvolvimento de Sabonete Líquido e Avaliação da sua Estabilidade. In: 11º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2011, Belo Horizonte. 11º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2011.
-
PINHO, L. ; SPÓSITO, P. A ; RODRIGUES, R. M. ; PORTO, W. S. . Análise das propriedades físico-químicas de amostras de méis produzidos na cidade de Januária MG. In: II Mostra Científica e de Extensão em segurança alimentar e engenharia de alimentos, 2011. II Mostra Científica e de Extensão em segurança alimentar e engenharia de alimentos, 2011.
-
PAULA JUNIOR, W. ; SPÓSITO, P. A . Conteúdos Curriculares do Curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho como Ferramenta para o Desenvolvimento das Compet|ências e Habilidades do Profissional Farmacêutico. In: 11º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2011, Belo Horizonte. 11º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, 2011.
-
Maciel, Náira Rezende ; Araújo, Lorena Ulhôa ; Albuquerque, Kemile Toledo de ; Kato, Kelly Cristina ; Silveira, Gleiciely Santos ; Spósito, Pollyanna Álvaro ; Barcellos, Neila Márcia Silva ; Souza, Jacqueline de . GENERIC DRUGS: A REVIEW OF BRAZILIAN LEGISLATION TO HEALTH PROFESSIONAL. In: 6 Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP), 2007, Ribeirão Preto. CIFARP - 6 INTERNATIONAL CONGRESS OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, 2007.
-
DORIM, D. D. R. ; SPÓSITO, P. A ; LANA, M. ; BAHIA, M. T. ; MOSQUEIRA, V. C. F. . MICONAZOLE NANOCAPSULES ACTIVITY AGAINST TRYPANOSOMA CRUZI. In: 6 Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP), 2007, Ribeirão Preto. CIFARP - 6 INTERNATIONAL CONGRESS OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, 2007.
-
SPÓSITO, P. A ; TEIXEIRA, L. F. M. ; MOSQUEIRA, V. C. F. . FLUCONAZOLE-NANOCAPSULES EFFICACY AGAINST DISSEMINATED CANDIDA ALBICANS LEUKOPENIC MICE. In: 6 Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP), 2007, Ribeirão Preto. CIFARP - 6 INTERNATIONAL CONGRESS OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, 2007.
-
SPÓSITO, P. A ; MOSQUEIRA, V. C. F. . DEVELOPMENT OF NANOEMULSIONS AND NANOCAPSULES CONTAINING FLUCONAZOLE. In: 6 Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP), 2007, Ribeirão Preto. CIFARP - 6 INTERNATIONAL CONGRESS OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, 2007.
-
SPÓSITO, P. A ; VIRGENS, A. P. ; LYON, J. P. ; RESENDE, M. A. ; MOSQUEIRA, V. C. F. ; TEIXEIRA, L. F. M. . NANOESTRUTURAS CONTENDO CETOCONAZOL E FLUCONAZOL: DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE IN VITRO EM ISOLADOS DE CANDIDA SPP. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto. IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004.
-
SPÓSITO, P. A ; VIRGENS, A. P. ; BRITO, E. O. D. ; RESENDE, M. A. ; TEIXEIRA, L. F. M. ; MOSQUEIRA, V. C. F. . FORMULAÇÕES NANOESTRUTURADAS CONTENDO MICONAZOL: ATIVIDADE IN VITRO EM ISOLADOS DE CANDIDA SPP. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto. IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004.
-
SEVERINO, D. J. T. ; SOARES, B. ; SPÓSITO, PAF . O RELAXAMENTO MUSCULAR NA MELHORIA DA SAÚDE MENTAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONTES, J. B. ; GOMIDES, L. F. ; SPÓSITO, PAF . ESTUDO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS E O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, Márcia Farsura ; SPÓSITO, POLLYANNA ÁLVARO FERREIRA . Ensino-serviço e sala de espera no Ambulatório Sette de Barros. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, K. C. M. P. ; Mazzeti Silva AL ; TRINDADE, I. C. ; SPÓSITO, P. A ; MOSQUEIRA, V. C. F. . Avaliação da citotoxicidade e atividade de SNEDDS e seus excipientes contendo fármacos anti Trypanosoma cruzi in vitro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDES, P. F. ; SPÓSITO, P. A ; MOSQUEIRA, V. C. F. . AVALIAÇÃO DO PERFIL DE LIBERAÇÃO IN VITRO DO RAVUCONAZOL A PARTIR DE SNEDDS EM DIFERENTES MEIOS DE DISSOLUÇÃO.,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, C. O. ; Mosqueira VCF ; SPÓSITO, P. A . DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOEMULSÕES CONTENDO RAVUCONAZOL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA JUNIOR, W. ; SPÓSITO, P. A ; SANTOS, D. S. ; MIRANDA, S. E. O. . Análise da metodologia PBL (Problem-Basead Learning) implantada em curso de farmácia no norte de Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, R. L. F. ; SPÓSITO, P. A . Identificação da Presença de Enterobactérias em toalhas de banheiros de uma Instituição de Ensino de Montes Claros, MG.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. W. S. ; SOUZA, J. C. ; SPÓSITO, P. A ; SANTOS, D. S. . Avaliação da qualidade de vida e tratamento medicamentoso de pacientes geriátricos portadores de Diabetes Mellitus tipo II assistidos em um centro de saúde de Montes Claros, MG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, G. G. ; PEREIRA, G. S. ; SPÓSITO, P. A ; PINHEIRO, T. A. . Diabetes Mellitus e suas complicações crônicas - uma revisão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, F. C. S. ; COUTINHO, G. A. ; SPÓSITO, P. A ; PINHEIRO, T. A. . Importância da ciclosporina para sobrevida de enxertos renais e seus efeitos nefrotóxicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, A. P. M. ; MONTEIRO, E. P. ; SPÓSITO, P. A ; PINHEIRO, T. A. . Uso Terapêutico da Cafeína - uma breve revisão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Spósito, Pollyanna Álvaro . Evaluation the oral toxity of the snedds containing Labrasol as surfactant. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SPÓSITO, PAF ; FARIA, C. O. ; MOSQUEIRA, V. C. F. . Evaluation the oral toxity of the selfnanoemulsifyng drug delivery systems. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Da MOTA, E. L. ; SPÓSITO, P. A ; GOMES, D. C. ; AGUIAR, L. D. ; PAULA JUNIOR, W. . Hemolytic activity evaluation of the hydroalcoholicextract of caryocar brasiliense cambess leaves. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPÓSITO, P. A ; ROSA, T. F. P. ; RODRIGUES, I. R. ; PAULA JUNIOR, W. . Antiulcer activity study of caryocar brasilienses cambess. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; PAULA JUNIOR, W. . Evolução das Estruturas Curriculares do Curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUIMARAES, A. E. ; EDUARDO, A. S. ; LACERDA, K. C. ; SPÓSITO, P. A ; PAULA JUNIOR, W. . Utilização de extratos de Caryocar brasiliense cambess no desenvolvimento de sabonete líquido e avaliação da sua estabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPÓSITO, P. A ; PAULA JUNIOR, W. . Conteúdos curriculares do curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho como ferramenta para competências e habilidades do profissional farmacêutico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUEDES, L. F. P. ; DIAS, J. O. ; SOUZA, I. D. D. ; SPÓSITO, P. A ; PAULA JUNIOR, W. . Avaliação da estabilidade de formulação cosmética de caryocar brasiliense Cambess. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREIRE, A. L. S. ; ABREU, A. L. P. ; PINHEIRO, T. A. ; SPÓSITO, P. A . Avaliação da dispensação de antimicrobianos em estabelecimentos farmacêuticos do município de Montes Claros após RDC 20/2011.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, W. S. ; RODRIGUES, R. M. ; SPÓSITO, P. A ; PINHO, L. . Análise das propriedades físico-químicas de amostras de méis produzidos na cidade de Januária ? MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. L. S. ; SILVA, S. B. ; ARAUJO, D. C. ; SPÓSITO, P. A ; PAULA JUNIOR, W. . Análise Físico - Química de Caryocar brasiliense Cambess. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, V. G. ; SPÓSITO, P. A ; DANGELIS, C. E. M. . Avaliação das características de hipertensos e/ou diabéticos cadastrados em um centro de saúde de Montes claros, MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RAMOS, D. S. ; SPÓSITO, P. A . Perfil da automedicação entre docentes de uma instituição de ensino superior no município de Montes Claros ? MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. G. ; SPÓSITO, P. A ; SANTOS, K. C. . Sintomatologia e cuidados com indivíduo falcêmico - uma breve revisão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AQUINO, I. G. ; SPÓSITO, P. A . Prevalência de enteroparasitoses em crianças da creche menino jesus, distrito de Japonvar, MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, P. S. ; SOARES, L. D. ; SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Prevalência de Enteroparasitasnos Adolescentes do Centro Sócioeducativo NSA de Montes Claros -MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AGUIAR, L. D. ; BARBOSA, J. S. ; SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Avaliação do estoque de medicamentos em domicílios no Distrito de Santa Margarida, Ribeirão de São Domingos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AGUIAR, C. S. ; DIOGO, C. S. ; SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Perfil de Interações entre antihipertensivos e antiinflamatórios não-esteróides na Unidade Básica de Saúde do Maracanã, MOC - MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSSA, A. R. R. ; SILVA, J. L. S. ; SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; RODRIGUES, H. G. . Perfil do consumo de medicamentos isentos de prescrição em MOC - MG: Estudo das reações adeversas e Toxicológicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; TEIXEIRA, L. F. M. ; MOSQUEIRA, V. C. F. . Fluconazole-nanocapsules efficacy against disseminated Candida albicans in leukopenic mice. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; VILELA, J. M. . Nanoemulsions and nanocapsules containing fluconazole: morphological characterization by atomic force microscopy. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; MOSQUEIRA, V. C. F. ; TEIXEIRA, L. F. M. . Caracterização físico ? química e avaliação in vitro de vetores nanométricos contendo antifúngicos azólicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro ; VIRGENS, A. P. ; MOSQUEIRA, V. C. F. ; TEIXEIRA, L. F. M. . Desenvolvimento e caracterização de vetores coloidais nanométricos contendo derivados azólicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SPÓSITO, P. A ; VIRGENS, A. P. ; BRITO, E. O. D. ; RESENDE, M. A. ; TEIXEIRA, L. F. M. ; MOSQUEIRA, V. C. F. . Formulções Nanoestruturadas Contendo Miconazol: Atividade In Vitro Em Isolados de Candida SPP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPÓSITO, P. A ; VIRGENS, A. P. ; LYON, J. P. ; RESENDE, M. A. ; MOSQUEIRA, V. C. F. ; TEIXEIRA, L. F. M. . NANOESTRUTURAS CONTENDO CETOCONAZOL E FLUCONAZOL: DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE IN VITRO EM ISOLADOS DE CANDIDA SPP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONTES, J. B. ; GOMIDES, L. F. ; SPÓSITO, PAF . Orientações sobre o uso do agrotóxico nas lavouras e suas consequências para a saúde. 2021 (Guia).
-
SPÓSITO, POLLYANNA A.F ; OLIVEIRA, Márcia Farsura . Depressão perguntas e respostas. Ponte Nova: Faculdade Dinâmica, 2019 (Cartilha).
Outras produções
SPÓSITO, PAF . Parecerista do artigo científico submetido na 7ª edição da Revista Saúde Dinâmica.. 2020.
SPÓSITO, PAF . Parecerista do artigo científico submetido na 6a edição da Revista Saúde Dinâmica.. 2020.
SPÓSITO, PAF . Parecerista do artigo científico submetido na 3ª edição da Revista Saúde Dinâmica.. 2020.
SPÓSITO, PAF . Parecerista do artigo científico submetido na 3ª edição da Revista Saúde Dinâmica.. 2020.
SPÓSITO, PAF . Parecerista do artigo científico submetido na Revista Saúde Dinâmica.. 2019.
SPÓSITO, PAF . Parecerista do artigo científico submetido na Revista Saúde Dinâmica.. 2019.
SPÓSITO, PAF . Parecerista do artigo científico submetido na Revista Saúde Dinâmica.. 2019.
SPÓSITO, POLLYANNA A.F ; PESSOTI, J. H. ; MAYRINK, M. I. C. B. ; BORONI, F. . Projeto Pedagógico de Curso - PPC. 2019. (Projeto Pedagógico de Curso - PPC).
SPÓSITO, P. A . MANIPULAÇÃO DE FORMAS FARMACÊUTICAS ALTERNATIVAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, P. A . CÁLCULOS APLICADOS A FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Química Forense. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Avaliação da aprendizagem: da teoria à prática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Nanobiotecnologia: Vetorização de fármacos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Toxicologia Forense. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Toxicologia Forense, a arma contra o crime. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Nanobiotecnologia: Vetorização de Fármacos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPÓSITO, Pollyanna Álvaro . Momento integrador dengue - toxicologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
AVALIAÇÃO DO PERFIL DE LIBERAÇÃO IN VITRO DO RAVUCONAZOL A PARTIR DE SNEDDS EM DIFERENTES MEIOS DE DISSOLUÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito - Integrante / Vanessa Carla Furtado Mosqueira - Coordenador / Priscila Fagundes Mendes - Integrante.
-
2014 - 2014
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOEMULSÕES CONTENDO RAVUCONAZOL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pollyanna Álvaro Ferreira Spósito - Integrante / Vanessa Carla Furtado Mosqueira - Coordenador / Caroline de Oliveira Faria - Integrante.
Prêmios
2011
Madrinha da turma, curso de Farmácia - Turma 2011/2, Faculdades Integradas Pitágoras, Montes Claros, MG.
2011
Professora Homenageada - curso de Farmácia - Turma 2011/2, Faculdades Santo Agostinho, Montes claros, MG.
2011
Professora Homenageada - curso de Farmácia - Turma 2011/1, Faculdades Santo Agostinho, Montes Claros, MG.
2010
Professora Homenageada - curso de Farmácia - Turma 2010, Faculdades Santo Agostinho, Montes Claros, MG.
2009
Professora Homenageada - curso de Farmácia - Turma 2009 Diurno, Faculdades Santo Agostinho, Montes Claros, MG.
2009
Professora Homenageada - curso de Farmácia - Turma 2009 Noturno, Faculdades Santo Agostinho, Montes Claros, MG.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC
2003 - 2008
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2003 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Farmácia, Departamento de Farmacia.Linhas de pesquisa
2008 - 2017
Faculdades Santo AgostinhoVínculo: Parcial, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 13
Outras informações:
Coordenadora do curso de Farmácia de 2010 a 2011, professora da disciplina de Toxicologia, Análises Toxicológicas, Farmacotécnica, Química Farmacêutica, Parasitologia, orientadora de trabalhos de conclusão de curso, membro do NDE, Tutora.
2008 - 2015
Faculdades Integradas Pitágoras de Montes ClarosVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 13
Outras informações:
Professora de Química Farmacêutica , Toxicologia e Farmacoterapia
2011 - 2011
Faculdades PrismaVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
2008 - 2009
Faculdade do Norte de Minas GeraisVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora das disciplinas Química Farmacêutica e Toxicologia
2006 - 2008
Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro PretoVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de Biologia e Microbiologia ambiental
2017 - Atual
Faculdade Dinâmica do Vale do PirangaVínculo: Integral, Enquadramento Funcional: Orientador de disciplina e área de estudo, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
Faculdade Dinâmica do Vale do PirangaVínculo: Integral, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora da Pós-Graduação ? Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) e da graduação nos curso de Farmácia e Medicina - disciplinas: políticas públicas de saúde, temas transversais de saúde e ambiente, toxicologia, parasitologia clínica, bioquímica, medicina laboratorial, estágio Supervisionado - promoção à saúde, estágio Supervisionado - cuidados farmacêuticos. Participa da discussão de casos clínicos e aulas práticas da disciplina de imunologia (Farmácia e Medicina).
Membro do comitê de ética no uso de animais CEUA/FADIP desde fevereiro de 2018.
Membro do NDE do curso de Farmácia, desde 2017.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pollyanna Àlvaro Ferreira Spósito e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?