Victor Augustus Graciotto Silva
Formado em História pela Universidade Federal do Paraná, realizou o mestrado em História no Programa de Pós-graduação em História pela mesma universidade. Atuante como professor da rede de ensino do Paraná da disciplina de História na Escola Estadual Santo Antônio desde 2004, já atuou também no Ensino Médio, no Ensino Superior, tanto graduação quanto pós-graduação. Recentemente trabalhou como assessor pedagógico na Coordenação Estadual do PDE / SEED, entre os anos de 2008 e 2009. Professor participante da idealização do curso de História do Instituto Superior de Educação Sion (ISE-SION). Participante do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER) desde 2003. Tem experiência em pesquisa histórica, com ênfase em História Medieval e Patrimônio Cultural, como também em temas em torno das Religiões e Religiosidades. Atualmente trabalhando na área de gestão cultural e edição de livro.
Últimos trabalhos na área de gestão cultural: pesquisa, roteiro e assistência de produção do documentário A BROA NOSSA DE CADA DIA referente a edital da Fundação Cultural de Curitiba de Registro e Identificação de Patrimônio Cultural de Curitiba em 2008; coordenação do projeto de pesquisa BENZA DEUS! BENZEDEIRAS DE CURITIBA: MODERNIDADE E TRADIÇÃO referente a edital da Fundação Cultural de Curitiba de Registro e Identificação de Patrimônio Cultural de Curitiba em 2009.
No campo editorial, coordenou a edição do livro A PADARIA AMÉRICA E O PÃO DAS GERAÇÕES CURITIBANAS de Juliana Cristina Reinhardt; DIZ-ME O QUE COMES E TE DIREI QUEM ÉS: ALEMÃES, COMIDA E IDENTIDADE de Juliana Cristina Reinhardt em 2012; BAR PALÁCIO: UMA HISTÓRIA DE COMIDA E SOCIABILIDADE EM CURITIBA de Mariana Corção em 2012; ENTRE STRUDEL, BOLACHAS E STOLLEN: RECEITAS E MEMÓRIAS de Juliana Cristina Reinhardt em 2012; A ESTRADA DO POENTE: ESCOLA ALEMÃ COLÉGIO PROGRESSO de Regina Schimmelpfeng de Souza em 2012.
Informações coletadas do Lattes em 11/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
2003 - 2005
Universidade Federal do Paraná
Fátima Regina Fernandes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Admoestações; Francisco de Assis; Análise do Discurso; cidade medieval; discurso religioso.Grande área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval. Setores de atividade: Educação Superior.
Graduação em História
1998 - 2002
Universidade Federal do Paraná
Orientador: Fátima Regina Fernandes Frighetto
Formação complementar
2006 - 2006
Extensão universitária em Antropologia, Alimentação e Cultura. (Carga horária: 45h). , Fundação Oswaldo Cruz.
2006 - 2006
Estudos para a Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.
2005 - 2005
Extensão universitária em Religião e Sociedade: o espaço do sagrado sec XXI. (Carga horária: 12h). , Universidade Positivo.
2003 - 2003
Extensão universitária em Oficina de Antropologia da Alimentação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2002 - 2002
Extensão universitária em IX Simpósio de História Antiga e II Gt de História. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2001 - 2001
Extensão universitária em História e Literatura na Idade Média. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Dimensões do futuro: ficção científica no cinema. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2001 - 2001
Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio. (Carga horária: 13h). , Tribunal Internacional.
2000 - 2000
Extensão universitária em Educação para a Cidadania. (Carga horária: 384h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Cultura e Sociedade: sociabilidades modernas. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
Antropologia Nutricional. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Religião e Poder. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1991 - 1992
Extensão universitária em Língua Inglesa nível Adiantado. (Carga horária: 268h). , Universidade Estadual de Maringá.
1988 - 1990
Extensão universitária em Língua Inglesa nível Básico. (Carga horária: 309h). , Universidade Estadual de Maringá.
1987 - 1987
Extensão universitária em Língua Inglesa nível Juvenil. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual de Maringá.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Participação em eventos
V Seminário Nacional Religião e Sociedade - o espaço do Sagrado no Século XXI.As benzedeiras tradicionais de Curitiba: identificação e análises. 2009. (Seminário).
XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.Benzedeiras tradicionais de Curitiba: tradição ou modernidade?. 2009. (Simpósio).
26ª Reunião Brasileira de Antropologia. A Broa nossa de cada dia. 2008. (Congresso).
II Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura. 2008. (Simpósio).
VI Semana de História.A broa nossa de cada dia. 2008. (Outra).
III Jornada de Estudos Assentamentos Rurais.Práticas alimentares de famílias de assentamentos rurais - um estudo qualitativo. 2007. (Seminário).
Congresso Internacional São Francisco e as Fontes Franciscanas. As admoestações de Francisco de Assis: reflexões sobre a fundação de um discurso. 2006. (Congresso).
25ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2006. (Congresso).
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: ética e ação política.O discurso admoestativo de Francisco de Assis: contrato, obediência e pobreza interior. 2006. (Seminário).
X Encontro Regional da ANPUH-PR e XII Seminário de Pesquisa do DHI/UEM - O profissional da História. 2006. (Encontro).
2º Seminário RELIGIÃO E SOCIEDADE: O ESPAÇO DO SAGRADO NO SÉCULO XXI.Notas prévias: a pregação e o pregador. 2005. (Seminário).
Seminário Religião e Sociedade: o espaço do sagrado no século XXI. 2004. (Seminário).
V Encontro Internacional de Estudos Medievais. Os escritos de Francisco de Assis: diálogo e articulação entre a nova e a velha cidade medieval. 2003. (Congresso).
V Ciclo de Estudos Medievais: Identidade, Religião e Poder.As admoestações de Francisco de Assis. 2003. (Seminário).
III Fórum Social Mundial. 2003. (Oficina).
I Semana Nacional de Estudos Egiptológicos. 2003. (Encontro).
I Jornada de História Antiga e Medieval da Uniandrade.Discurso Franciscano e a cidade medieval. 2003. (Encontro).
XI EVINCI.Os Franciscanos nas fontes medievais portuguesas. 2003. (Encontro).
III Forúm Social Mundial. 2003. (Outra).
23 Reunião Brasileira de Antropologia. 2002. (Congresso).
II Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformação Social e Educação.Francisco de Assis e as cidades do século XIII. 2002. (Seminário).
IX Simpósio de História Antiga.As práticas franciscanas nas cidades do século XIII. 2002. (Simpósio).
III Ciclo de Estudos Medievais.A novidade citadina e sua relação com o discurso franciscano do início do século XIII. 2002. (Encontro).
VIII Encontro Regional de História: 150 Anos de Paraná: História e Historiografia.As cidades do século do século XIII: palco franciscano. 2002. (Encontro).
II Encontro Nacional do GT de História Antiga/ANPUH. 2002. (Encontro).
X Evento de Iniciação Científica da UFPR.A Ordem Franciscana em Portugal. 2002. (Outra).
IV Encontro Internacional de Estudos Medievais. 2001. (Encontro).
IX Evento de Iniciação Científica da UFPR.IX EVINCI. 2001. (Outra).
História e Literatura na Idade Média. 2001. (Outra).
Evento de Extensão Universitária Cultura e Sociedade: Sociabilidades Modernas. 2001. (Outra).
Dimensões do Futuro: a ficção científica no cinema do século XX. 2001. (Outra).
Tribunal Internacional dos crimes do latifúndio e da política governamental de violação dos direitos humanos no Paraná. 2001. (Outra).
Palestra. 2001. (Outra).
Congresso de Humanidades: um diálogo entre Saberes. Os olhares franciscanos sobre as cidades durante o século XIII. 2000. (Congresso).
II Ciclo de Estudos Medievais: Saber e Poder na Idade Média.A Ordem dos menores e sua relação com as cidades durante o século XIII. 2000. (Seminário).
II Jornada Paranaense de Antropologia da Saúde. 2000. (Oficina).
VIII Evento de Iniciação Científica da UFPR.As ordens mendicantes e sua relação com a nobreza em Portugal na Baixa Idade Média. 2000. (Outra).
VII Evento de Iniciação Científica da UFPR.A heresia cátara na região de Languedoc. 1999. (Encontro).
Curso de Extensão: Religião e Poder. 1998. (Outra).
V Congresso dos Estudantes da UFPR. Delegado do curso de Informática da UFPR. 1997. (Congresso).
Orientou
A heresia de Pedro Valdo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
Calçados Medievais: moldes dimensionados para a atualidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
Inquisição e inquisitores: uma análise dos principais manuais de inquisição e uma análise de caso - o queijo e os vermes; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
A Inquisição no sul da França: um processo contra os albigenses; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
A representação dos vikings no filme "O 13 Guerreiro"; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
Matem todos; Deus reconhecerá os seus; Vida, história e morte dos cátaros albigenses; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
A figura do cavaleiro medieval: imaginário e representação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
São Patrício: influência cristã na irlanda celta; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Antiga e Medieval) - Pós-Graduação Bagozzi; Orientador: Victor Augustus Graciotto Silva;
Produções bibliográficas
-
REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . Para não se perder : a broa invertendo papéis. Caderno Espaço Feminino (UFU) , v. 19, p. 333-351, 2008.
-
SILVA, V. A. G. . FRANCISCO DE ASSIS E A POBREZA FRANCISCANA: A FUNDAÇÃO DE UM DISCURSO. História. Questões e Debates , v. 22, p. 147-168, 2005.
-
SILVA, V. A. G. ; FRIGHETTO, F. F. . Análise Discursiva das Admoestações de São Francisco de Assis. Revista Uniandrade , v. 6, p. 209-216, 2005.
-
SILVA, V. A. G. ; MAIA, A. F. S. . Fábrica, sociedade e costumes. Revista Vernáculo , Curitiba, v. 4, n.4, p. 48-57, 2001.
-
SILVA, V. A. G. . A cultura dos assuntos públicos e a teoria do discurso público: subsídio do RU. Revista Vernáculo , Curitiba, v. 1, n.2, p. 60-75, 2000.
-
SILVA, V. A. G. ; BALBINOTTI, M. . Mundo da História: 9 ano: caderno de atividades. 1. ed. Curitiba: Positivo, 2012. 160p .
-
SILVA, V. A. G. ; BALBINOTTI, M. . Mundo da História: 9 ano: caderno de atividades (professor). 1. ed. Curitiba: Positivo, 2012. 160p .
-
SILVA, V. A. G. ; BALBINOTTI, M. . Mundo da História: 8 ano: caderno de atividades (professor). 1. ed. Curitiba: Positivo, 2012. 160p .
-
SILVA, V. A. G. ; BALBINOTTI, M. . Mundo da História: 8 ano: caderno de atividades (aluno). 1. ed. Curitiba: Positivo, 2012. 160p .
-
SILVA, V. A. G. ; BALBINOTTI, M. . Mundo da História: 6 ano: caderno de atividades (aluno). 1. ed. Curitiba: Positivo, 2012. 160p .
-
SILVA, V. A. G. ; BALBINOTTI, M. . Mundo da História: 6 ano: caderno de atividades (professor). 1. ed. Curitiba: Positivo, 2012. 160p .
-
SILVA, V. A. G. (Org.) ; MOCELIM, A. (Org.) . IDADE MÉDIA: RELIGIÃO, CULTURA E POLÍTICA. 1. ed. Curitiba: Máquina de Escrever, 2011. v. 1. 144p .
-
SILVA, V. A. G. . Benza Deus! Benzedeira em Curitiba: modernidade e tradição - Histórias de Vida. Curitiba: Victor Augustus Graciotto Silva, 2009. 41p .
-
SILVA, V. A. G. (Org.) ; REINHARDT, J. C. (Org.) . Benza Deus! Benzedeiras de Curitiba: modernidade e tradição. Curitiba: Victor Augustus Graciotto Silva, 2009. 54p .
-
ALMEIDA, C. C. B. ; LANG, R. M. F. ; REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . Hábitos Alimentares, Sistemas Prudutivos Agrícolas e Insegurança Alimentar na região centro-oeste do Paraná. 1. ed. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2006. 182p .
-
SILVA, V. A. G. ; REINHARDT, J. C. . Os caminhos de registro de um patrimônio. In: Victor Augustus Graciotto Silva; Juliana Cristina Reinhardt. (Org.). Benza Deus! Benzedeiras em Curitiba: modernidade e tradição. Curitiba: Victor Augustus Graciotto Silva, 2009, v. , p. 1-11.
-
SILVA, V. A. G. . As Admoestações de Francisco de Assis: reflexões sobre a fundação de um discurso. In: Alberto da Silva Moreira. (Org.). São Francisco e as Fontes Franciscanas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco/IFAN, 2007, v. , p. 193-199.
-
LANG, R. M. F. ; ALMEIDA, C. C. B. ; REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . Práticas alimentares no campo - memória alimentar de famílias assentadas. In: Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção a Saúde; Coordenação-geral da Política de Alimentação e Nutrição. (Org.). Trabalhos apoiados pela coordenação-geral política de Alimentação e Nutrição. Brasilia: Ministério da Saúde, 2006, v. , p. 87-87.
-
SILVA, V. A. G. . A novidade citadina e sua relação com o discurso franciscano no início do século XIII. In: João Lupi; Arno Dal Ri Junior. (Org.). HUMANISMO MEDIEVAL: caminhos e descaminhos. Ijuí: Unijuí, 2005, v. , p. 383-394.
-
SILVA, V. A. G. . Benzedeiras de Curitiba: tradição ou modernidade?. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009.
-
REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . A broa nossa de cada dia: memória e identidade das gerações curitibanas. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. Anais da 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008.
-
SILVA, V. A. G. . O discurso admoestativo de Francisco de Assis: contrato, obediência e pobreza interior. In: V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: ética e ação política, 2007, Maringá. Anais do V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: ética e ação política. Maringá: Eduem, 2006.
-
SILVA, V. A. G. ; FRIGHETTO, F. F. . Os escritos de Francisco de Assis: diálogo e articulação entre a nova e a velha cidade medieval. In: V Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2005, Salvador. Anais do V Encontro Internacional de Estudos Medievais. Salvador: Quarteto, 2003. p. 490-494.
-
SILVA, V. A. G. ; FRIGHETTO, F. F. . Francisco de Assis e as cidades do século XIII. In: II Jornada de estudos Antigos e Medievais, 2002, Maringá. Anais Completos II Jornada de estudos Antigos e Medievais, 2002. p. 195-200.
-
SILVA, V. A. G. . A ordem dos menores e sua relação com as cidades durante o século XIII. In: II Ciclo de Estudos Medievais: saber e poder na Idade Média, 2000, Maringá. Anais Completos Ciclo de estudos medievais: saber e poder na Idade Média: trabalhos completos.. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2000. p. 182-188.
-
SILVA, V. A. G. . As benzedeiras tradicionais de Curitiba: identificaçao e analises. In: V Seminário Nacional Religião e Sociedade - o espaço do Sagrado no Século XXI, 2009, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: Faculdade Teologica Batista, 2009. p. 71-72.
-
SILVA, V. A. G. . Benzedeiras de Curitiba: tradição ou modernidade?. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. História e Ètica: Simpósio temáticos - Resumos. Fortaleza: Editora, 2009. p. 269-269.
-
LANG, R. M. F. ; ALMEIDA, C. C. B. ; REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . Práticas alimentares de famílias de assentamentos rurais - um estudo qualitativo. In: III Jornada de Estudos Assentamenos Rurais, 2007, Campinas. Caderno de Resumo da III Jornada de Estudos Assentamenos Rurais. Campinas, 2007. p. 65-65.
-
SILVA, V. A. G. . O discurso admoestativo de Francisco de Assis: contrato, obediência e pobreza interior. In: V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: ética e ação política, 2006, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá: Eduem, 2006. p. 69-69.
-
SILVA, V. A. G. . As Admoestações de Francisco de Assis: reflexões sobre a fundação de um discurso. In: São Francisco e as Fontes Franciscanas, 2006, Curitiba. Caderno de resumos, 2006.
-
SILVA, V. A. G. . As admoestações de Francisco de Assis. In: Identidade, Poder e Religião V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2003, Assis. Programação e Resumos: Identidade, Poder e Religião V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2003. p. 17-18.
-
SILVA, V. A. G. ; FRIGHETTO, F. F. . Os escritos de Francisco de Assis: diálogo e articulação entre a nova e a velha cidade medieval. In: V Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2003, Salvador. Livro de Resumos V Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2003.
-
SILVA, V. A. G. . O discurso de Francisco de Assis e a cidade do século XIII: texto e contexto. In: XI Evento de Iniciação Científica - EVINCI, 2003, Curitiba. Anais do XI Evento de Iniciação Científica - EVINCI. Curitiba: Editora da UFPR, 2003. p. 121-121.
-
SILVA, V. A. G. . Discurso Franciscano e a cidade medieval. In: I Jornada de História Antiga e Medieval da Uniandrade, 2003, Curitiba. Caderno de Resumos I Jornada de História Antiga e Medieval. Curitiba, 2003.
-
SILVA, V. A. G. ; FRIGHETTO, F. F. . Os escritos de Francisco de Assis: diálogo e articulação entre a nova e a velha cidade medieval. In: V Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2003, Salvador. Livro de Resumos, 2003.
-
SILVA, V. A. G. . A ordem franciscana em Portugal. In: EVINCI 2002, 2002, Curitiba. Anais do X Evento de Iniciação Científica, 2002. p. 151-151.
-
SILVA, V. A. G. . Francisco de Assis e as cidades do século XIII. In: II Jornada de estudos Antigos e Medievais, 2002, Maringá. Caderno de Resumos II Jornada de estudos Antigos e Medievais, 2002. p. 32-32.
-
SILVA, V. A. G. . A novidade citadina e sua relação com o discurso franciscano do início do século XIII. In: III Ciclo de Estudos Medievais, 2002, Florianópolis. Caderno de Resumos III Ciclo de Estudos medievais, 2002. p. 24-24.
-
SILVA, V. A. G. . As práticas franciscanas nas cidades do século XIII. In: IX Simpósio de História Antiga III Simpósio Internacional de História Antiga do Cone Sul II Encontro Nacional do GT História Antiga ANPUH, 2002, Porto Alegre. IX Simpósio de História Antiga, 2002.
-
SILVA, V. A. G. . As cidades do século XIII: palco franciscano. In: VIII Encontro Regional de História, 2002, Curitiba. Programa e Resumos, 2002. p. 70-70.
-
SILVA, V. A. G. . Séculos heréticos. In: EVINCI 2001, 2001, Curitiba. Anais do IX Evento de Iniciação Científica, 2001. p. 522-522.
-
SILVA, V. A. G. ; MOCELIM, A. ; BANDEIRA, B. ; STABELE, K. ; MUNHOZ, R. ; PEGORARO, J. ; BARROS, A. ; CARVALHO, P. ; MARTINS, A. . Labirinto como expressão do pensamento medieval. In: EVINCI 2001, 2001, Curitiba. Anais do IX Evento de Iniciação Científica, 2001. p. 524-524.
-
SILVA, V. A. G. . Os olhares franciscanos sobre as cidades durante o século XIII. In: Congresso de Humanidades, 2000, Curitiba. Congresso de Humanidades: um diálogo entre saberes., 2000. p. 146-146.
-
SILVA, V. A. G. . As ordens mendicantes e sua relação com a nobreza em Portugal na baixa Idade Média. In: VIII Evento de Iniciação Científica, 2000, Curitiba. Anais do 8 Evento de Iniciação Científica - EVINCI, 2000. p. 436-436.
-
SILVA, V. A. G. . A Ordem dos menores e sua relação com as cidades durante o século XIII. In: Caderno de Resumos II Ciclo de Estudos Medievais: saber e poder na Idade Média, 2000, Maringá. Ciclo de Estudos Medievais: saber e poder na Idade Média: caderno de resumos, 2000. p. 28-29.
-
SILVA, V. A. G. . A heresia cátara na região de Languedoc. In: 7 Evento de Iniciação Científica da UFPR, 1999, Curitiba. Anais do 7 Evento de Iniciação Científica - EVINCI, 1999. v. 01. p. 721-721.
-
SILVA, V. A. G. . Benzedeiras de Curitiba: tradição ou modernidade?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, V. A. G. . As benzedeiras tradicionais de Curitiba: identificaçao e analises. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . A broa nossa de cada dia: memória e identidade das gerações curitibanas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LANG, R. M. F. ; ALMEIDA, C. C. B. ; REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . Práticas alimentares de famílias de assentamentos rurais - um estudo qualitativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . As Admoestações de Francisco de Assis: reflexões sobre a fundação de um discurso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, V. A. G. . O discurso admoestativo de Francisco de Assis: contrato, obediência e pobreza interior. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . As admoestações de Francisco de Assis: reflexóes sobre a fundação de um discurso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Notas de pesquisa: a pregação e o pregador. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, V. A. G. . As admoestações de Francisco de Assis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Os escritos de Francisco de Assis: diálogo e articulação entre a nova e a velha cidade medieval. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Discurso Franciscano e a cidade medieval. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . O discurso de Francisco de Assis e a cidade do século XIII: texto e contexto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Francisco de Assis e as cidades do século XIII. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . A novidade citadina e sua relação com o discurso franciscano do início do século XIII. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . A ordem franciscana em Portugal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . As cidades do século XIII: palco franciscano. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . As práticas franciscanas nas cidades do século XIII. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . As cidades do século do século XIII: palco franciscano. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Francisco de Assis e as cidades do século XIII. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Labirinto como expressão do pensamento medieval. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Séculos heréticos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . A ordem dos menores e sua relação com as cidades durante o século XIII. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . As ordens mendicantes e sua relação com a nobreza em Portugal na baixa Idade Média. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Os olhares franciscanos sobre as cidades durante o século XIII. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . Os olhares franciscanos sobre as cidades durante o século XIII. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. A. G. . A heresia cátara na região de Languedoc. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. . A Broa Nossa de Cada Dia. Curitiba: Juliana Cristina Reinhardt, 2008 (Documentário).
-
SILVA, V. A. G. . Os escritos de Francisco de Assis e as cidades do século XIII: diálogos possíveis. Curitiba: Departamento de História da UFPR, 2002 (Resumo - Caderno de Monografias).
Outras produções
SILVA, V. A. G. . Acervo documental Araucária - Centro Colaborador. 2003.
LANG, R. M. F. ; REINHARDT, J. C. ; SILVA, V. A. G. ; ALMEIDA, C. C. B. . Hábitos alimentares, sistemas produtivos agrícolas e insegurança alimentar na região Centro do Paraná. 2003.
SILVA, V. A. G. . Os Franciscanos nas fontes medievais portuguesas. 2003.
SILVA, V. A. G. . A Ordem Franciscana em Portugal. 2002.
SILVA, V. A. G. . As Ordens Mendicantes e sua relação com a nobreza em Portugal na Baixa Idade Média. 2001.
SILVA, V. A. G. . As Ordens Mendicantes e sua relação com a Nobreza em Portugal na Baixa Idade Média. 2000.
SILVA, V. A. G. . EM TESE - Francisco de Assis e a origem do Presépio. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, V. A. G. . A vinda do papa ao Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, V. A. G. . DIZ-ME O QUE COMES E TE DIREI QUEM ÉS: ALEMÃES, COMIDA E IDENTIDADE. 2012. (Editoração/Livro).
SILVA, V. A. G. . BAR PALÁCIO: UMA HISTÓRIA DE COMIDA E SOCIABILIDADE EM CURITIBA. 2012. (Editoração/Livro).
SILVA, V. A. G. . ENTRE STRUDEL, BOLACHAS E STOLEN: RECEITAS E MEMÓRIAS. 2012. (Editoração/Livro).
SILVA, V. A. G. . A ESTRADA DO POENTE: ESCOLA ALEMÃ COLÉGIO PROGRESSO. 2012. (Editoração/Livro).
SILVA, V. A. G. . O FUTEBOL DA CONTRACAPA. 2012. (Editoração/Livro).
SILVA, V. A. G. ; SOUZA, C. ; SILVA, V. R. E. ; SACHWEH, A. ; APRILE, J. ; CAMPOS, S. ; CORRER, S. . Encontros com a História: 8 ano. 2012. (Editoração/Livro).
SILVA, V. A. G. . A PADARIA AMÉRICA E O PÃO DAS GERAÇÕES CURITIBANAS. 2010. (Editoração/Livro).
REINHARDT, J. C. ; ALMEIDA, C. C. B. ; LANG, R. M. F. ; SILVA, V. A. G. . Segurança Alimentar e nutricional: saúde no campo. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
SILVA, V. A. G. . Os franciscanos em Portugal na Baixa Idade Média. 2003. (Relatório de pesquisa).
SILVA, V. A. G. . Os franciscanos nas fontes medievais portuguesas. 2003. (Relatório de pesquisa).
SILVA, V. A. G. ; TURIN, R. ; BENTHIEN, R. F. ; TELES, L. H. ; BRANCO, J. C. ; MARTINS, H. M. . Revista Vernáculo - Dossiê Estudos Clássicos - n 5. 2002. (Editoração/Periódico).
SILVA, V. A. G. ; MARTINS, H. M. ; TURIN, R. ; BENTHIEN, R. F. ; BRANCO, J. C. . Revista Vernáculo. 2002. (Editoração/Periódico).
SILVA, V. A. G. . A Ordem Franciscana em Portugal. 2002. (Relatório de pesquisa).
SILVA, V. A. G. . A Ordem Franciscana em Portugal. 2002. (Relatório de pesquisa).
SILVA, V. A. G. ; TURIN, R. ; BENTHIEN, R. F. ; OUYAMA, M. N. ; TELES, L. H. ; NICOLAZZI, F. F. ; OLIVEIRA, A. P. . Revista Vernáculo: história e reflexões - Dossiê Norbert Elias - n 4. 2001. (Editoração/Periódico).
SILVA, V. A. G. . As ordens mendicantes e sua relação com a nobreza em Portugal na Baixa Idade Média. 2001. (Relatório de pesquisa).
SILVA, V. A. G. ; OLIVEIRA, A. P. ; TURIN, R. ; BENTHIEN, R. F. ; OUYAMA, M. N. ; TELES, L. H. ; NICOLAZZI, F. F. . Revista Vernáculo: história e reflexões - n 2. 2000. (Editoração/Periódico).
SILVA, V. A. G. ; TURIN, R. ; BENTHIEN, R. F. ; NICOLAZZI, F. F. ; TELES, L. H. ; OUYAMA, M. N. ; OLIVEIRA, A. P. . Revista Vernáculo: história e reflexões - Dossiê Escravidão - n 3. 2000. (Editoração/Periódico).
SILVA, V. A. G. . As ordens mendicantes e sua relação com a nobreza em Portugal na Baixa Idade Média. 2000. (Relatório de pesquisa).
SILVA, V. A. G. ; REINHARDT, J. C. ; Ricardo Leinig ; Katiuscia Francisco ; Regina Souza ; Silvana Santos . Benza Deus! Benzedeiras em Curitiba: modernidade e tradição. 2009. Fotografia.
SILVA, V. A. G. ; REINHARDT, J. C. . A Broa Nossa de Cada Dia. 2008. Filme.
SILVA, V. A. G. ; REINHARDT, J. C. . A broa nossa de cada dia: memória e identidade das gerações curitibanas. 2008 (Roteiro) .
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Benza deus! Benzedeiras de Curitiba: tradição e modernidade, Descrição: Pesquisa para identificação e registro das benzedeiras como patrimônio cultural imaterial de Curitiba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Victor Augustus Graciotto Silva - Coordenador / Juliana Cristina Reinhardt - Integrante / Regina Souza - Integrante / Silvana Santos - Integrante / Katiuscia Francisco - Integrante / Ricardo Leinig - Integrante., Número de produções C, T & A: 5
-
2007 - 2008
A Broa Nossa de Cada Dia, Descrição: Pesquisa para identificação e registro da broa de centeio como patrimônio imaterial cultural de Curitiba. Levantamento de historia de vida, depoimentos, acervo fotográfico. Análise do contexto histórico de Curitiba no século XIX e XX - imigrantes europeus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2004 - 2006
Hábitos alimentares, sistemas produtivos agrícolas e insegurança alimentar na região centro-oeste do Paraná, Descrição: Processo n. 503663/2003-4 Segmento/atividade: Edital MCT / MESA / CNPq / CT-AGRONEGÓCIO 01/2003 Tema 1: Segurança e Educação Alimentar Registro no BANPESQ-UFPR: 2004013400. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Victor Augustus Graciotto Silva - Integrante / Claúdia Choma Bettega Almeida - Coordenador / Regina Maria Ferreira Lang - Integrante / Juliana Cristina Reinhardt - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2000 - 2001
A nobreza medieval portuguesa e suas relações com o poder régio - segunda metade século XIV a primeira metade do século XV, Descrição: BANPESQ 98005581 Orientadora Prof. Dr. Fátima Regina Fernandes Frighetto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
1999 - 2000
A nobreza medieval portuguesa e suas relações com o poder régio - segunda metade século XIV a primeira metade do século XV, Descrição: BANPESQ 98005581 Orientadora Prof. Dr. Fátima Regina Fernandes Frighetto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Prêmios
2008
Amigo da História, Câmara Municipal de Curitiba.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - Atual
Escola Estadual Santo AntônioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Estado de Ensino Fundamental
Atividades
-
03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Escolar, .,Cargo ou função, Representante dos professores.
-
06/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2008 - 2009
Secretaria Estadual de Educação - Programa de Desenvolvimento EducacionalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 40
2008 - 2009
Fundação Cultural de CuritibaVínculo: Outro (contrato), Enquadramento Funcional: Coordenador e pesquisador, Carga horária: 12
2008 - 2009
Pós-Graduação BagozziVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Módulo INTRODUÇÃO A FILOSOFIA MEDIEVAL Carga horária de 12 horas
2007 - 2008
Colégio Arquiodicesano de CuritibaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2005 - 2007
Centro Universitario Campos de AndradeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
07/2005 - 02/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História - Uniandrade, .,Linhas de pesquisa
-
07/2005 - 02/2007
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Brasil I, Brasil V, Medieval I
2004 - 2007
Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição - Região SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Atividades
-
01/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Pesquisa, .,Serviço realizado, Organização de acervo audiovisual.
1999 - 2000
Universidade Federal do ParanáVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: monitor
Atividades
-
05/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Extensão e Cultura.,Atividade de extensão realizada, capacitação e exposição temáticas do programa permanente de extensão universitária EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA.
-
05/1999 - 08/1999
Ensino, Medieval I, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Monitor da disciplina, HH 052 HISTÓRIA MEDIEVAL I
1999 - 2000
Instituto Municipal de Administração Pública - CuritibaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: pesquisador de audio-visual, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1999 - 03/2000
Estágios , Fundação Cultural de Curitiba, .,Estágio realizado, negativo em vidro; audiovisual; fotografias século XIX e XX..
2008 - 2011
Instituto Superior de Ensino SIONVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Victor Augustus Graciotto Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?