KELY CHAGAS DE ARAÚJO

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Raciais. Atualmente atua em atendimento clínico com embasamento na teórico na Psicologia Analítica.

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Psicopatologia Infantil

2018 - Atual

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Especialização interrompida em 2017 em Psicologia Junguiana

2016 - interrompida

Universidade Estácio de Sá
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Psicologia

2010 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: HOMOSSEXUALIDADE E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.Desdobramentos e entrelaces possíveis
Orientador: Hildeberto Vieira Martins

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2009

Centro de Estudos Supletivos de Itaboraí

Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2008

2006 - interrompida

Centro de Ensino Equilibrium
Ano de interrupção: 2008

Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2006

2005 - interrompida

Colègio Leão XIII
Ano de interrupção: 2006

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Raciais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítica.

Participação em eventos

4° workshop de Psicologia Estratégica. 2019. (Outra).

A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS NA SOCIOEDUCAÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO CFP No 006/2019?. 2019. (Encontro).

I Jornada Jung e Filosofia: Caminhos para se pensar a clínica.Jung e Filosofia: Caminhos para se pensar a clínica. 2013. (Outra).

XI Encontro de Bolsistas de Extensão da Universidade Federal Fluminense.Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA). 2013. (Oficina).

II Simpósio Tempo e vida: Angústias Contemporânea Configurações Possivéis.Tempo e vida: Angústias Contemporânea Configurações Possivéis. 2012. (Simpósio).

X Encontro de Bolsistas de Extensão da Universidade Federal Fluminense.Oficina: Tolerância religiosa como exercício dos direitos humanos. 2012. (Encontro).

16º Encontro Nacional de Psicologia Social.16º Encontro Nacional de Psicologia Social. 2011. (Encontro).

5ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.5ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2011. (Outra).

Agenda Acadêmica:Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.Dependência química: atualidades e perspectivas. 2011. (Oficina).

Agenda Acadêmica:Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.Aspectos das produções intelectuais da teoria da dependência e visões sobre a formação social brasileira. 2011. (Outra).

Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense.Pensar a Psicologia e o Racismo. 2010. (Outra).

Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense.Eleições, papel do Estado e as alternativas socialistas. 2010. (Outra).

Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense.Redes no Território: um dialogo entre assistencia, saúde e educação. 2010. (Outra).

Diáspora Africana, construção de identidades étnicas e processos de subjetivação no Brasil.Diáspora Africana, construção de identidades étnicas e processos de subjetivação no Brasil. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Martins, H. V. ; ARAÚJO, K. C. ; Araújo, Luciana Goulart de ; CABRAL, J. F. S. ; CABRAL, P. D. ; DAMASCENO, H. N. ; FOLLY, E. ; VILAR, F. . A produção científica em psicologia no Brasil e a questão racial: apontamentos iniciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Martins, H. V. ; ARAÚJO, K. C. ; Araújo, Luciana Goulart de ; FOLLY, E. ; VILAR, F. ; DAMASCENO, H. N. ; CABRAL, J. F. S. ; CABRAL, P. D. . HISTÓRIA SOCIAL DAS RELAÇÕES RACIAIS: O DISCURSO RACIALIZADO, SEUS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DO ELEMENTO NEGRO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ARAÚJO, K. C. . Nascer como Mãe. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2013

    HISTÓRIA SOCIAL DAS RELAÇÕES RACIAIS: O DISCURSO RACIALIZADO, SEUS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DO ELEMENTO NEGRO, Descrição: O nosso projeto de pesquisa se propõe a realizar uma análise histórica que busque problematizar quais são as condições de produção e reprodução de certos modelos (discursos e práticas) sobre o que se instituiu denominar a questão racial brasileira. O nosso objetivo é mapear a proliferação de uma série de discursos em torno da construção de um projeto nacional e civilizatório que teve como eixo principal a produção de um discurso racializado. Pretendemos discutir de que modo certos fatores permitiram engendrar a produção de uma ?estranheza eficaz? a partir da criação do que convencionamos chamar de elemento negro, constituindo-se como o representante mais eficaz desse espaço social destinado a demarcar um lugar de ?estranhamento? (o outro como perigoso, anormal, diferente etc.). O projeto visa criar um espaço de discussão e promoção de estudos na área da Historia da Psicologia e da Psicologia Social (em suas articulações com campo das relações raciais) a partir da problematização provocada pela discussão e análise das questões relacionadas aos processos e embates socioculturais desencadeados em conseqüência da efetivação de modos de pertencimento racial ou étnico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Kely Chagas de Araújo - Integrante / Hildeberto Vieira Martins - Coordenador / Luciana Goulart de Araujo - Integrante / Erica Folly - Integrante / Fernando Vilar - Integrante / Hugo de Nilson Damasceno - Integrante / Juliana Felix de Souza Cabral - Integrante / Priscila Dias Cabral - Integrante.

Prêmios

2010

I Concurso Literário Latuf Isaias Mucci, Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Clinica Medita

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 16

2016 - 2018

Centro Terapêutico Elcio Bocalletti França

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 5

2016 - 2017

CLINICA MAIS SAUDE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 16

2013 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Extensão SÍMBOLOS DA TRANSFORMAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO PELOS SÍMBOLOS- Cem anos de leitura das imagens: de C. G. Jung a Nise da Silveira

2010 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: não bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Pesquisador HISTÓRIA SOCIAL DAS RELAÇÕES RACIAIS: O DISCURSO RACIALIZADO, SEUS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DO ELEMENTO NEGRO