Carla Adriane Pires Ragasson

Graduada em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre, Pós- graduada em Morfofisiologia Humana aplicada a Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.. Autora de Livro na área de Ergonomia, intitulado "Qualidade no Trabalho: Estudo das Condições de Trabalho" (Editora Coluna do Saber). Experiência em coordenação de cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde. Docente nas áreas de saúde coletiva, saúde do trabalhador, supervisão de estágio, saúde da mulher, saúde do idoso e ergonomia. Coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Cientifico e de Educação MEC/COFFITO (2013/2016), membro da comissão de Educação e de ética do CREFITO 8 (2013- 2023), coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Paranaense (2018- atual), Coordenadora do curso de Pós- graduação em Saúde da Mulher da Faculdade IBRATE (2018- atual), coordenadora do curso Tecnológico de Estética e Cosmética da Faculdade Paranaense (2016- 2019); Coordenadora dos Estágios dos cursos da Faculdade Paranaense; membro do Conselho Acadêmico e de extensão da Faculdade Paranaense. Docente e membro do NDE do curso de Fisioterapia da Faculdade Pequeno Príncipe.

Informações coletadas do Lattes em 09/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2000 - 2002

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: PROPOSTA DE MODELO PARA ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO BASEADO NA TÉCNICA DE INCIDENTES CRÍTICOS., Ano de Obtenção: 2002
Orientador: ANA REGINA DE AGUIAR DUTRA
Palavras-chave: ERGONOMIA; DORT; ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO; INCIDENTE CRÍTICO; qualidade de vida.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: ERGONOMIA. Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Cuidado À Saúde das Pessoas; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Especialização em Morfofisiologia humana aplicada a educação fisica

1999 - 2000

Universidade Estadual de Maringá
Título: Tratamento fisioterapeutico conservador em pacientes acometidos pela Síndrome de Impact do Ombroo
Orientador: Sandra Regina Stabille

Graduação em Fisioterapia

1992 - 1997

Instituto Porto Alegre

Formação complementar

2012 - 2012

Capacitação em CIF. (Carga horária: 90h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2008 - 2008

Pericia Judicial por Fisioterapeuta. (Carga horária: 8h). , CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA, INTERCOBRAF, Brasil.

2006 - 2006

Oficina preparatória para Implementação das DCN. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Docentes de Fisioterapia, ABENFISIO, Brasil.

2005 - 2005

Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 30h). , FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA, FEMPAR, Brasil.

2005 - 2005

Formação de Tutores em Ensino a Distância. (Carga horária: 150h). , FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA, FEMPAR, Brasil.

2002 - 2002

Diagnóstico por Imagem para Fisioterapeutas. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2001 - 2001

Curso introdutório em Saúde da Família. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2000 - 2000

Curso de terapia Manual- Global e Analítica. (Carga horária: 58h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: ERGONOMIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Saúde da mulher.

Organização de eventos

RAGASSON, C. A. P. ; CEPEDA, R. ; ZEGHBI, A. A. . Oficina Regional para Implementação da DCN em Fisioterapia. 2006. (Outro).

RAGASSON, C. A. P. . VII Congresso Nacional da Rede Unida. 2006. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro das Comissões de Educação COFFITO/CREFITOS.Instrumento de avaliação de cursos de Fisioterapia utilizado pela CDCEC. 2014. (Encontro).

Encontro Estadual de Coordenadores de Cursos.Avaliação de cursos de Fisioterapia pela comissão MEC/COFFITO. 2014. (Encontro).

I Encontro Estadual de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia.Dimensões avaliadas pelo Coffito e trabalhos realizados pela CDCEC. 2014. (Encontro).

Operação de Ação Cívico-Social da Marinha do Brasil.Operação de Ação Cívico-Social da Marinha do Brasil. 2014. (Outra).

XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.Instrumento de avaliação de cursos de graduação em Fisioterapia. 2014. (Encontro).

III Semana de Extensão da Fapar.III Semana de Extensão da Fapar. 2013. (Encontro).

Projeto Rondon Operação Forte do Presepio.Projeto Rondon- Operação Forte do Presepio. 2013. (Outra).

XXIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, XVII Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Fisioterapia.Avaliação de cursos de graduação em Fisioterapia. 2013. (Encontro).

Projeto Rondon Operação São Francisco.Projeto Rondon- Operação São Francisco. 2012. (Outra).

Projeto Rondon - Operação Peixw-boi.Professora coordenadora de equipe da FEPAR. 2011. (Outra).

VII Reunião Anual de Professores do Projeto Rondon. 2011. (Seminário).

XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2011. (Congresso).

XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia 2011. 2011. (Outra).

CERIMÔNIA DE POSSE CREFITO 9.Representando o Presidente do CREFITO 8. 2010. (Outra).

Projeto Rondon Nacional- Operação Tocantins.Prof. coordenador equipe FEPAR. 2010. (Outra).

Projeto Rondon- Operação Mamoré- Rondônia.Prof. equipe FEPAR. 2010. (Outra).

VI Reunião anual de professores do Projeto Rondon. 2010. (Encontro).

Projeto Rondon Operação Nordeste-Sul.prof. coordenador da equipe FEPAR. 2009. (Outra).

V Reunião Anual de Professores do projeto Rondon. 2009. (Encontro).

Forum Nacional de Educação das Profissões na area da saúde.Integralidade e qualidade na formação e nas praticas em saúde: integrando formação, serviços e usuários. 2007. (Oficina).

I Congresso Internacional de Fisioterapia da Bahia. A importância da Fisioterapia como ação preventiva na saúde coletiva. 2007. (Congresso).

III Encontro da Fisioterapia em Saúde Coletiva.Fisioterapia nas Politicas Publicas: Saúde e Qualidade de vida. 2007. (Encontro).

IV Forum Nacional de Metodologias Ativas Ensino Aprendizagem. 2007. (Outra).

XV Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia. 2007. (Outra).

I Forúm das Profissões do CREFITO 8.Inserção do fisioterapeuta na atenção básica. 2006. (Encontro).

II Encontro de Fisioterapia na Saúde Coletiva da SMS de Curitiba.Atuação do Fisioterapeuta na saúde coletiva. 2006. (Encontro).

Oficina preparatória das oficinas regionais para implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Fisioterapia. 2006. (Oficina).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. Coordenador de sala de apresentação de Trabalhos Cientificos. 2006. (Congresso).

I Encontro de Fisioterapia na Saúde Coletiva.Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 2005. (Encontro).

IV Congresso de Pediatria. Atuação da Fisioterapia na Comunidade do Bairro Novo. 2005. (Congresso).

IV Congresso de Pediatria. Atraso no desenvolvimento psicomotor por negligência. 2005. (Congresso).

Oficina de atualização da agenda estratégica da rede e de planejamento do VII Congresso Nacional da Rede Unida. 2005. (Oficina).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. 2005. (Congresso).

VII Congresso Nacional da Rede Unida. Atribuições do Fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. 2005. (Congresso).

XII Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia VI Encontro Nacional de Coordenadores de Curso. 2005. (Outra).

Congresso Brasileiro de Ensino em Fisioterapia. Congresso Brasileiro de Ensino em Fisioterapia. 2004. (Congresso).

Cursos de especialização em saúde da família. 2004. (Oficina).

Jornada de Fisioterapia da UNIVAG.Inserção do fisioterapeuta frente as novas políticas públicas de saúde. 2004. (Encontro).

Oficina de Educação Permanente. 2004. (Oficina).

Oficina para cursos de especialização em saúde da família.Cursos de especialização em Saúde da família: reflexões pedagogicas e ressignificação de processos.. 2004. (Oficina).

X Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia.Residência Multiprofissional em saúde da família e a inserção do fisioterapeuta frente as novas políticas públicas de saúde. 2004. (Outra).

XXI Encontro de Docentes e discentes da UNIFOR.Residência em Saúde da Família. 2004. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Ensino em Fisioterapia. Congresso Brasileiro de Ensino em Fisioterapia. 2003. (Congresso).

I Workshop de fisioterapia.Ergonomia, sob o contexto ergonomico. 2003. (Oficina).

Rumo a implantação das Novas Diretrizes Curriculares.Impulsionando as mudanção nos cursos paranaenses da área da saúde. 2003. (Seminário).

Sexta Conferência Estadual de Saúde.Sexta Conferência Estadual de Saúde- CES/PR. 2003. (Outra).

V Congresso Nacional da rede Unida.Estratégias para implantação das diretrizes curriculares nacionais nos cursos de fisioterapia. 2003. (Oficina).

V Jornada acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE.Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 2003. (Outra).

XII Seminário de profissões.XII Seminário de profissões- Aprenda com quem faz.. 2003. (Seminário).

Curso de diagnóstico por imagem para fisioterapeutas. 2002. (Oficina).

IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia.Aplicações Ergonômicas na prevenção das alterações posturais. 2002. (Simpósio).

IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE.A conscientização como forma de prevenção do tabagismo em adultos jovens de escolas Estaduais do município de Cascavel. 2002. (Simpósio).

IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE.A influência da etipatologia da pneumonia no desenvolvimento do derrame pleural. 2002. (Outra).

Seminário da Escola de Saúde Pública do Paraná. 2002. (Seminário).

VI Congresso Latino Americano de Ergonomia/ XI Congresso Brasileiro de Ergonomia/ II Encontro Africa-Brasil de Ergonomia/ III Fórum Sul-Brasil de Ergonomia. Aplicações ergonomicas na prevenção das alterações posturais. 2002. (Congresso).

Curso introdutório em Saúde da Família. 2001. (Oficina).

III Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE. 2001. (Outra).

III Jornada de Fisioterapia da UNIOESTE.DORT no contexto ergonômico. 2001. (Outra).

I Jornada Científica da UNIOESTE. 2001. (Outra).

Curso de terapia Manual- Global e analítica. 2000. (Outra).

II Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE. 2000. (Outra).

II Jornada de Fisioterapia da UNIOESTE.Tratamento fisioterapeutico conservador em pacientes acometidos pela Síndrome do Impacto do Ombro. 2000. (Outra).

IV Jornada de Fisioterapia de Umuarama.Tratamento fisioterápico conservador em 14 pacientes acometidos pela Síndrome do Impacto do Ombro. 2000. (Outra).

Encontro de discussão de LER. 1998. (Encontro).

IJornada Científica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Tramatologia. 1998. (Outra).

Encontro de Atualização em Cardiologia da FFFCMPA. 1997. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Fisioterapia Ortopédica e Tramatologica/ V Congresso Brasileiro e Sul Americano de Fisioterapia Desportiva/ I Info-net Fisio Brasil. 1997. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Jordana Barbosa da Silva

RAGASSON, C. A. P.; Funchal, E.; CAVAZZANI, A.. Relação entre a função sexual feminina com caracteristicas clínicas, nível de depressão, qualidade de vida, nível de atividade física e funcionalidade da musculatura abdominal, lombar e do assoalho pélvico em universitárias.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Santos Oliveira

GALLO, R. B. S.;RAGASSON, C. A. P.. Tratamento Fisioterapeutico no fortalecimento dos músculos do assoalho pelvico na prevenção de IU e melhora do desempenho sexual com a utilização do biofeedback. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense.

Aluno: Suzana Marque Dos Santos

RAGASSON, C. A. P.; GALLO, R. B. S.; VALADAO, A. P. M.. INCIDÊNCIA DE BEXIGA HIPERATIVA EM CRIANÇAS DE FAIXA ETÁRIA ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense.

Aluno: Mayani Keller do Rego

RAGASSON, C. A. P.; STEIN JUNIOR, E.; NOVACK, F. E.. O EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MINIMIZAR AS ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO ENVELHECIMENTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense.

Aluno: Fabrícia Autori De Moraes

RAGASSON, C. A. P.; GALLO, R. B. S.; STEIN JUNIOR, E.. Efeitos do método Pilates na recuperação da amplitude de movimento do ombro de mulheres submetidas a cirurgia de câncer de mama. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense.

Aluno: Vânia Lucia Cavalcanti Simoes

RAGASSON, C. A. P.; TREML, C. J.; GALLO, R. B. S.. BIOFEEDBACK NO TRATAMENTO DE REEDUCAÇÃO NO CONTROLE DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PELVICO (MAP): UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense.

Aluno: Jaqueline Aparecida Terra de Oliveira Mendes

RAGASSON, C. A. P.; GALLO, R. B. S.; SCHEREMETA, C. D.. Incidência e classificação da síndrome pré-menstrual e a influencia na qualidade de vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense.

Aluno: Alexssandra Cristina da Silveira

RAGASSON, C. A. P.; GALLO, R. B. S.; MENDES, G. C.. Atuação da Fisioterapia na melhora do equilíbrio em idosos com diabete mellitus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense.

Aluno: Anna Lorenzoni e Ghessica Diniz

RAGASSON, C. A. P.; GALLO, R. B. S.. Perfil Epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de Uroginecologia na clínica Integrada da Faculdade Evangélica do Paraná.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Mariana Amaral de Carvalho; Taiana Ribeiro Carinhas

CARVALHO, M.A.; CARINHAS, T.R; LONDEIRO, J.; Guarda, R. I.;RAGASSON, C. A. P.. A influência do método Pilates na Incontinência Urinária de esforço Feminina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Michelen Specht

SPECHT, M.; SIERRA, J. R.; TREML, C. J.;RAGASSON, C. A. P.. Análise dos efeitos do laser e alongamentos sobre a dor, flexibilidade e qualidade de vida em pacientes com lombalgia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Débora de Fatima Camillo; Suelen Cristina da Silva

CAMILLO, D.F; SILVA, S.C; Guarda, R. I.;RAGASSON, C. A. P.. Análise comparativa entre eletroestimulação transvaginal e biofeedback para o tratamento de IUE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Rafaeli Franco Rocha de Lima; Vanessa Franco Monteiro

ROCHA, F. Rafaeli; MONTEIRO,Vanessa; Guarda, R. I.;RAGASSON, C. A. P.; VALDERRAMAS, S. R.. Analise Comparativa entre eletroestimulação transvaginal e biofeedback para o tratamento de incontinência urinária de esforço. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Joice Borges

BORGES, J; SIERRA, J. R.;RAGASSON, C. A. P.; Guarda, R. I.. Prevalência de alterações sensitivas nos pés em pacientes diabéticos da unidade de saúde do Bairro Novo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Fernanda Y

Guarda, R. I.;RAGASSON, C. A. P.; SIERRA, J. R.; ROCHA, C.. Kumakura.Avaliação da força muscular do assoalho pélvico em nulíparas através da periometria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Jackeline Lima Ferreira

Guarda, R. I.; HERRMANN, F.;RAGASSON, C. A. P.. Correlação entre a pratica de exercício físico e os níveis de pressão arterial entre adolescentes de uma escola pública comparado a uma escola particular de Curitiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Marcio Banks de Oliveira

RAGASSON, C. A. P.; BOPP, D.; ROSSATO, P.. Análise Ergonomica da atividade de cirurgiões em procedimento cirúrgico por video-laparoscopia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Juliana Cecília Munhoz Costa

RAGASSON, C. A. P.. Avaliação do risco músculo esqueletico dos funcionários do setor de impressão de uma gráfica.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: aRIÁDENE rOCCO DE lIMA E mARIA rITA cORDEIROmACHADO

RAGASSON, C. A. P.. Inserção do nutricionista no Programa Saúde da famíliA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Silvia Soares Simon

RAGASSON, C. A. P.. Fisioterapia no pós-operatório de câncer de mama. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Jeferson André Bortolin

VALDERRAMAS, S. R.;RAGASSON, C. A. P.; GAUGLITZ, A.. Analise dos fatores de risco para hipertensão arterial em adolescentes de escola pública comparada com escola particular de Curitiba. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Andre Luiz Pompeu

TREML, C. J.;RAGASSON, C. A. P.. Analise Ergonomica do setor de higiene da Faculdade Evangelica do Paraná e das Clinicas Integradas- Metodo RULA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Fernando Luis Bento

RAGASSON, C. A. P.. Avaliação do nível de informação das atendentes de creches municipais de cascavel sobre prevenção de infecções respiratórias agudas em crianças de 0 a 4 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marcela Bertoni de Carvalho; Nara Borosch

RAGASSON, C. A. P.; HENRIQUES, G. S.. Avaliação Nutricional de idosos institucionalizados residentes em Instituição Geriatrica no municipio de Curitiba- PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Aluno: Daniela Haas

RAGASSON, C. A. P.; VILAGRA, J.. A interação da Fisioterapia na Saúde Pública do Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Carolina Ikeda Grizza

RAGASSON, C. A. P.; RUEDELL, A.. A prevalência da broncopneumonia no setor de pediatria do Hospital Universitário de Cascavel. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Daniela Haas

RAGASSON, C. A. P.. A interação da fisioterapia na saúde pública do Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.; ZEGHBI, A. A.; Guarda, R. I.. Contratação de docente para disciplina de Fisiologia do esforço. 2005. FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

Guarda, R. I.;RAGASSON, C. A. P.; ZEGHBI, A. A.. Contratação docente para disciplina de Comportamento motor. 2005. FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

RAGASSON, C. A. P.. Concurso público de provas e títulos para disciplina de fundamentos em Fisioterapia. 2002. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

RAGASSON, C. A. P.. Concurso para docente da UNIOESTE. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.. 22º concurso público da UNIOESTE. 2001. Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.. 1º Teste seletivo UNIOESTE. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.; PACIORNIK, Ester; MELEK, R.H.T; RIBAS, M.M; UCHIMURA, K.Y; GONÇALVES, D.; MENZ, D.M. Pet- Saúde 2010\2011. 2010. FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA.

RAGASSON, C. A. P.; DIAMANTE, C.. Monitoria para disciplina de estágio supervisionado em fisioterapia preventiva. 2003. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.. Teste seletivo para contratação de docente para disciplina de Fisioterapia em Pediatria. 2002. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.. 1º Teste seletivo. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.. 2º Teste seletivo. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.. 4º teste seletivo da UNIOESTE. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

RAGASSON, C. A. P.. Teste sletivo para contratação de doecente para disciplina de Fisioterapia em Reumatologia e Fisioterapia em Prótese e Ortese. 2001. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Orientou

Augusto Berton Vedan

Unidade Odontológica na secretária Municipal de Curitiba, estudos de caso em ergonomia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ergonomia I) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Lygia de F

Souza; Maraísa do Nascimento; Priscila B; Borges; Análise Ergonomica do Trabalho em uma industria de bancos automotivos na região metropolitana de Curitiba; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ergonomia I) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Rodrigo Zabini

Revisão das lesões osteopaticas da articulação sacro-ilica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Karine L

K; de Rezende Vanessa G; Ablud; Efeito da DLM metodo Leduc em PO de lipoaspiração abdominal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Anadeli das Graças Pereira

O uso do TENS no tratamento da Hernia de Disco Lombar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Audria Beretta

Fisioterapia na artropatia Hemofilica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica traumatologica e Desportiv) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Marielle Cardoso Michele Derbli Schicorski

DLM no tratamento do fibroedemagelóide; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Kleber Polotski

A importância do tratamento precoce da tendinite do supraespinhoso na prática esportiva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica traumatologica e Desportiv) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Vanessa Lemos

Proposta de fisioterapia em pacientes PO de pé e tornozelo durante periodo hospitalar- prevenção de TVP; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica traumatologica e Desportiv) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Renata Sartori

Tratamento fisioterapeutico em pacientes submetidos a cirurgia de LCA com enxertia de tendão patelar ou semitendinoso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica traumatologica e Desportiv) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Osiris Nasciemnto de Carvalho Neto; Alexandre Dalmina

Revisão do tratamento fisioterapeutico durante primeira semana de PO de LCA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica traumatologica e Desportiv) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Erica M

Nascimento Turbay; Alteração biomecânica da articulação sacroiliaca decorrente de entorse por inversão de tornozelo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica traumatologica e Desportiv) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Adriana de Freitas Seixas; Ilhamar P

Zardo; Epidermolise bolhosa: aspectos clínicos relevantes a fisioterapia dermatofuncional; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Debora Tehlen Scheibner; Leticia Hillmann Simões

Drenagem Linfatica Facial no tratamento de rugas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Adriane I

Andreatta; Fotodepilação com luz intensa pulsada: atuação da fisioterapia; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Nivane Mello Cavalcante de Lima e Thalita Staszko

Os efeitos do US no fibroedemageloide; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Fisioterapia Dermatologica Funcio) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Adriane Jensen

Utilização do US no tratamento do pé diabético; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Fisioterapia Dermatologica Funcio) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Gilson Ebert Junior; Raphael M

Fialho; Incidência de lesão relacionadas ao esporte em atletas da AABB-Curitiba; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Giovana A

T; Gheller; Juliane C; Carvalho; Reabilitação do joelho em pacientes submentidos a reconstrução do LCA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Daiane Maziero; Natasha F

L; M; Passos; Linfedema: uma abordagem fisioterapêutica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Tais Nunhez; Silvia A

S; Simon; Tratamento de estrias atóficas tardias com microcorrente galvânica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Flavia da S

Figueira; Camilla de C; Basso; Possíveis mecanismos de lesão decorrentes na pubalgia na modalidade esportiva futebol; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Gislaine Thomas; Juliana B

Laffitte; Efeitos da massagem facial e da drenagem linfatica manual no rejuvenecimento da face; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Eliane L

de Souza; Nadia Nogari; Fundamentos na aplicação da iontoforese; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Alline F

Freiberger; Vanessa L; Padilha; Conceitos e tratamentos de estrias: uma revisão bibliografica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

BRUNO SANTOS PEREIRA

Condromalácia patelar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Fernando Radunz

Orientações de fisioterapia ao educador fisico na manutenção da saúde do individuo portador de síndrome de dor patelofemural; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Maria Luiza Litza

Drenagem linfática: uma revisão bibliografica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Patricia Batistela Nicoletti

Efeitos da aplicação de correntes de alta frequência e microcorrente na acne; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Denise Mercer

DRENAGEM lINFATICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Ana Paula Prado; Suelen Clasen

Protocolo de reabilitação acelerada no PO de LCA em jogadores de futebol; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopedica e traumatologica) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Ligia Roberta P

da Silva; A importância da drenagem linfática manual no tratamento do câncer de mama; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Evellyn C

Wietzikoski; Pamela do R; S; Lima; Tratamento da fibrose no PO de lipoaspiração abdominal; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Dermatologicafuncional) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Eduardo Gallas Leivas

A prevalência de queixas dolorosas músculo-esqueléticas em coletadores de ovos de granjas matrizeras com ninhos de coleta manual e o estudo das posturas corporais exigidas na função; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ergonomia) - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Mayani Keller do Rego

O EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MINIMIZAR AS ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO ENVELHECIMENTO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Fabrícia Autori De Moraes

OS EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DO OMBRO EM PACIENTES MASTECTOMIZADAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Vânia Lucia Cavalcanti Simoes

BIOFEEDBACK NO TRATAMENTO DE REEDUCAÇÃO NO CONTROLE DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PELVICO (MAP): UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Suzana Marque Dos Santos

INCIDÊNCIA DE BEXIGA HIPERATIVA EM CRIANÇAS DE FAIXA ETÁRIA ESCOLAR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Rosenilda Dos Santos Souza

ANÁLISE ERGONÔMICA E CORRELAÇÃO COM DISTÚRBIOS OCUPACIONAIS EM UMA EMPRESA DE INJEÇÃO PLÁSTICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Anna Lorenzoni e Ghessica Diniz

Perfil Epidemiológico dos pacientes atendidos no ambulatório de Uroginecologia na clínica Integrada da Faculdade Evangélica do Paraná; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Jaqueline Aparecida Terra de Oliveira Mendes

Incidência e classificação da síndrome pré-menstrual e a influencia na qualidade de vida; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Alexssandra Cristina da Silveira

Atuação da Fisioterapia na melhora do equilíbrio em idosos com diabete mellitus; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Paranaense; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Ivanete Pires dos Santos

Sintomas músculoesqueleticos e condições de trabalho dos servidores da 10º, 16º e 20º Varas do Trabalho de Curitiba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Paula Suliane Moreira

Analise Ergonomica do Trabalho no setor de vendas de uma loja de confecção; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Franciane Kanning

Perfil Epidemiologico das pacientes com câncer de mama atendidas no HUC; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Ligia F

Souza; Parametros fisiologicos respiratórios do recem-nato de parto normal comparado com parto cesariana; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - FACULDADE EVANGELICA MACKENZIE DO PARANA; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Fabiele Volpi

Hipertensão Arterial Sistêmica como fator de risco determinante para o Acidente vascular Cerebral; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Victor Barbosa Santolin

A subjetividade dos testes específicos do joelho; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Fabiana navarro

Estudo comparativo entre os pacientes com câncer de pulmão tabagistas e não tabagistas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Anderson Ricardo Fréz

Fraturas do Fêmur decorrentes de quedas em pacientes idosos: estudo epidemiológico; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Celi Balbosco

Incidência de Sindro do Impacto do Ombro em Atletas de Voleibol; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carla Adriane Pires Ragasson;

Produções bibliográficas

  • RAGASSON, C. A. P. ; Navarro, F. M. . Estudo da prevalência de tabagismo em pacientes com câncer de pulmão. Iniciação Científica (CESUMAR ) , v. 9, p. 1, 2007.

  • RAGASSON, C. A. P. ; FREZ, A. R. . Fatores de risco e prevenção para quedas em idosos. Fisio Magazine , Londrina, v. 1, n.2, p. 46-50, 2004.

  • RAGASSON, C. A. P. ; FREZ, A. R. . caracterização das fraturas do fêmur no Hospital Universitário do Oeste do Paraná no período de julho de 2000 a julho de 2002.. Fisio Magazine , Londrina, v. 1, n.2, p. 52-55, 2004.

  • RAGASSON, C. A. P. . Residência Multiprofissional em saúde da Família. Revista Brasileira do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 2002.

  • RAGASSON, C. A. P. ; FRACAO, V. . Efeito do Treinamento na Aptidão Física da Bailarina Clássica. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, 1999.

  • RAGASSON, C. A. P. . Qualidade no trabalho- Estudo das condições de trabalho. 1. ed. Cascavel: Coluna do Saber, 2004. 97p .

  • RAGASSON, C. A. P. ; ALMEIDA, D. C. S. ; GOMES, J. T. ; COMPARIN, K. ; MISCHIATTI, M. . Atribuições do Fisioterapeuta no Programa saúde da Família: relato de experiência. Fala Fepar, Faculdade Evangelica do Paraná, 01 out. 2003.

  • RAGASSON, C. A. P. ; ALMEIDA, D. C. S. ; GOMES, J. T. ; COMPARIN, K. ; MISCHIATTI, M. . Atribuições da fisioterapia no Programa Saúde da Família. Revista do Conselho federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, site do COFFITO, 01 set. 2003.

  • RAGASSON, C. A. P. . Formação Profissional frente as demandas sociais. Fala FEPAR, Faculdade Evangelica do paraná.

  • RAGASSON, C. A. P. . Residência Multiprofissional em Saúde da família e a inserção do Fisioterapeuta na Saúde pública. In: X Fórum Nacional de Docentes em Fisioterapia; IV Encontro Nacional de Coordenadores de Curso; I Fórum Mineiro de Docentes, 2004, Ipatinga. ABENFISIO, 2004.

  • RAGASSON, C. A. P. ; ALMEIDA, D. C. S. ; LAZZAROTO, E. M. ; VIANA, V. . Pratica comunitária no Programa Saúde da Família. In: XVI Jornada Cascavelense de Enfermagem, 2004, Cascavel. XVI Jornada Cascavelense de Enfermagem/ A produção do conhecimento e a prática da enfermagem., 2004.

  • RAGASSON, C. A. P. ; COMPARIN, K. ; MELO, M. ; GIOPPO, N. M. . Residência Multiprofissional em saúde da Família na UNIOESTE: relato de experiência. In: V Congresso Nacional da Rede Unida, 2003, Londrina. V Congresso Nacional da Rede Unida, 2003.

  • RAGASSON, C. A. P. ; COMPARIN, K. ; ALMEIDA, D. C. S. ; GOMES, J. T. ; GOMES, M. F. . Atribuições do Fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. In: Site do Conselho Federal de Fisioterapia e terapia Ocupacional, 2003. Site do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 2003.

  • RAGASSON, C. A. P. ; ALMEIDA, D. C. S. ; GOMES, J. T. ; COMPARIN, K. ; GOMES, M. F. . Atribuições do Fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. In: V Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE, 2003, Cascavel. V Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE, 2003.

  • RAGASSON, C. A. P. . Fisioterapia aplicada à ergonomia. In: Jornada de Fisioterapia da UNESP, 2003, Presidente Prudente. Jornada de Fisioterapia da UNESP, 2003.

  • RAGASSON, C. A. P. ; PERES, C. ; DIAMANTE, C. ; MARTINS, M. M. . Qualidade de vida na Terceira idade. In: VI congresso Latino Americano de Ergonomia, 2001, Gramado. VI congresso Latino Americano de Ergonomia, 2001.

  • RAGASSON, C. A. P. ; PERES, C. . Alterações Posturais. In: I Jornada Cientifíca da UNIOESTE, 2001, Cascavel. I Jornada Cientifíca da UNIOESTE, 2001.

  • Queiroz, E. ; RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. . Atribuições do Fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. In: VII Congresso Nacional da Rede Unida, 2006, Curitiba. VII Congresso Nacional da Rede Unida. Londrina: Rede Unida, 2006.

  • RAGASSON, C. A. P. ; VOLPI, F. ; GIOPPO, N. M. ; MELO, M. ; COMPARIN, K. . Residência Multiprofissional em Saúde da Família na UNIOESTE: relato de experiência. In: III Congresso Internacional de Odontologia de Londrina e III Congresso Mundial de Experiências da Odontologia na Saúde Pública, 2003, Londrina. III Congresso Mundial de Odontologia, 2003.

  • FERREIRA, Jackeline ; Guarda, R. I. ; VALDERRAMAS, S. R. ; RAGASSON, C. A. P. . . Correlação entre os níveis da prática da atividade física e os níveis de pressão arterial entre adolescentes de uma escola pública de Curitiba.. In: II INTERCOBRAF, 2008, Curitiba. Revista Fisioterapia e Pesquisa.. São Paulo: Universidade de São Paulo., 2008. v. v.15. p. 1-80.

  • MOREIRA, Lincoln ; MARTINS, Tayonara ; MARTINS, R. Margarida ; HOPPE, Sara ; RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. . Análise da flexibilidade da coluna lombar através do teste de Shober e questionário de roland-morris.. In: II INTERCOBRAF, 2008, Curitiba. Revista Fisioterapia e Pesquisa.. Sao Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. v. 15. p. 1-80.

  • ROCHA, F. Rafaeli ; MONTEIRO,Vanessa ; RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. . . Amamentação, desenvolvimento motor e prevalência de doenças em crianças de 6 a 23 meses. In: II INTERCOBRAF, 2008, Curitiba. II InterCOBRAF, 2008, CURITIBA. Revista Fisioterapia e Pesquisa.. Sao Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. v. 15. p. 1-80.

  • Guarda, R. I. ; RAGASSON, C. A. P. . Ação integrada ensino-serviço a fromação do fisioterapeuta.. In: In: II Encontro da Fisioterapia em Saúde Coleiva - Os caminhos para a Fisioterapia Social., 2006, Curitiba. Anais II Encontro de Fisioterapia em Saúde Coletiva de Curitiba. Curitiba : Prefeitura Municipal de Curitiba, 2006. v. 1., 2006.

  • RAGASSON, C. A. P. . Residência multiprofissional em Saúde da Família e a inserção do fisioterapeuta na saúde pública. In: I Jornada de Fisioterapia da UNIVAG, 2004, Várzea grande. I Jornada de Fisioterapia da UNIVAG, 2004.

  • RAGASSON, C. A. P. ; DIAMANTE, C. ; Bertoldo, M. G. W. . Avaliação, pesquisa e atendimento fisioterapeutico ás crianças do "Lar dos bebês Pequeno Peregrino". In: IV Seminário de Extensão da UNIOESTE, 2004, Cascavel. IV SEU. Cascavel: UNIOESTE, 2004.

  • RAGASSON, C. A. P. . Acompanhamento e intervenção fisioterapêutica as crianças da Instituição Lar dos Bebês Pequeno peregrino. In: Jornada de Extensão Universitária, 2004, Maringua. Jornada de Extensão Universitária, 2004.

  • RAGASSON, C. A. P. ; PERES, C. . APLICAÇÕES ERGONÔMICAS NA PREVENÇÃO DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS. In: IV Jornada Academica de Fisioterapia, 2002, Cascavel-PR. IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOSTE, 2002.

  • RAGASSON, C. A. P. ; Ikeda, c. ; Navarro, F. M. . A Influência da etiopatogenia da pneumonia no desenvolvimento do derrame pleural. In: IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia, 2002, Cascavel-PR. IV Jornada de Fisioterapia da UNIOESTE, 2002.

  • RAGASSON, C. A. P. ; Arriza, D. ; Badke, T. . A conscientização como forma de prevenção do tabagismo em adultos jovens de escolas Estaduais do município de Cascavel. In: IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE, 2002, Cascavel. IV Jornada Acadêmica de Fisioterapia, 2002.

  • RAGASSON, C. A. P. ; Ikeda, c. ; Eger, M. F. . Prevalência de DPOC em pacientes tabagistas atendidos no hospital universitário de cascavel. In: III Jornada Acadêmica de Fisioterapia, 2001, Cascavel. III Jornada de Fisioterapia da UNIOESTE, 2001.

  • RAGASSON, C. A. P. ; VOLPI, F. ; INAGAKI, A. S. . Fator Hipertensão Arterial sistêmica como fator de risco determinante no Acidente vascular Cerebral. In: III Jornada Acad6emica de Fisioterapia da UNIOESTE, 2001, Cascavel. III Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIOESTE, 2001.

  • GALLO, R. B. S. ; RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. . EFEITO DA MASSAGEM LOMBOSSACRAL NO ALIVIO DA DOR EM DIFERENTES FASES DO TRABALHO DE PARTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAGASSON, C. A. P. ; UEHARA, L. . ' As vivências na operação Rondon e suas contribuições para formação acadêmica'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. ; MORAES, Jociele Cristine ; FROELICH, C. K. ; LERNER, C. E. . Efeito de um Programa cinesioterapêutico de Grupo, na dor e Função, de indivíduos com dor.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAGASSON, C. A. P. ; TURRA, Karyna . Projeto Rondon. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, F. Rafaeli ; MONTEIRO,Vanessa ; SIMIONATO, Gabriela ; RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. . Amamentação, desenvolvimento motor e prevalencia de doenças em crianças de 6 a 23 meses.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, Jackeline ; RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. ; VALDERRAMAS, S. R. . . Correlação entre os níveis da prática da atividade física e os níveis de pressão arterial entre adolescentes de uma escola pública de Curitiba. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. . Atribuições do fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética no Uso de Animais. 2012.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Conselho de Administração Superior da Faculdade Evangélica do Paraná - CAS. 2011.

RAGASSON, C. A. P. ; Guarda, R. I. . Fisioterapia no NASF. 2008.

RAGASSON, C. A. P. . Proposta de modelo para análise das condições de trabalho baseada na Técnica de Incidente Crítico. 2002.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia. 2011.

RAGASSON, C. A. P. . Projeto Rondon. 2010.

RAGASSON, C. A. P. . Comissão de Processo Seletivo do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde- Pet-Saúde 2010/2011 FEPAR/SMS - Curitiba. 2010.

RAGASSON, C. A. P. ; TURRA, Karyna . Projeto Rondon. 2009.

RAGASSON, C. A. P. . Fisioterapia do Trabalho e Ginastica laboral. 2008.

RAGASSON, C. A. P. ; ROCHA, V. ; SIERRA, J. R. . Elaboração da cartilha do NASF. 2008.

RAGASSON, C. A. P. ; SIERRA, J. R. ; ROCHA, V. . Inserção do Fisioterapeuta na Atenção Básica. 2007.

RAGASSON, C. A. P. . Fisioterapia no Dia Mundial da Saúde. 2008. (Divulgação).

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Aprimoramento de um modelo experimental neurodegenerativo crônico para a doença de parkinson esporádica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carla Adriane Pires Ragasson - Integrante / Fernando Amancio Aragão - Coordenador.

Prêmios

2008

Professor homenageado, Faculdade Evangelica do Paraná.

2006

Professor Homenageado, Faculdade Evangelica do Paraná.

2005

Professor Homenageado, Unioeste.

2005

Professor homenageado, Faculdade Evangelica do Paraná.

2004

Paraninfa, Unioeste.

Histórico profissional

Experiência profissional

2002 - 2004

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: coordenadora da RSF, Enquadramento Funcional: coordenadora pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora pedagógica da Residência Multiprofissional em Saúde da Família

2000 - 2004

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora das disciplinas de Fisioterapia preventiva II e estágio Supervisionado em Fisioterapia II

Atividades

  • 08/2002 - 09/2004

    Ensino, Residência em Saúde da Família, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 07/2002 - 09/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológica e da Saúde.Cargo ou função, Coordenadora Pedagogica da Residência em Saúde da Família.

  • 07/2003 - 08/2004

    Serviços técnicos especializados , Conselho de campus.Serviço realizado, Coordenadora do campus na Comissão de Concursos para Contratação de Docentes.

  • 10/2002 - 08/2004

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológica e da Saúde.Atividade de extensão realizada, Avaliação, pesquisa e atendimento fisioterapêutico às crianças da instituição.

  • 08/2002 - 08/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Comissão permanente de recebimento de mobiliário e Equipamentos para o curso de fisioterapia do campus de Cascavel.

  • 05/2000 - 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Linhas de pesquisa

  • 05/2000 - 08/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológica e da Saúde.Cargo ou função, Membro do colegiado do Curso de Fisioterapia da UNIOESTE.

  • 03/2000 - 08/2004

    Estágios , Centro de Ciências Biológica e da Saúde.Estágio realizado, Supervisão de Estágio em Fisioterapia preventiva.

  • 07/2001 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Serviço realizado, membro da Comissão de pesquisa.

  • 03/2000 - 07/2004

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Fisioterapia Preventiva II, Fisioterapia Preventiva II

  • 08/2002 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Conselho de campus.Serviço realizado, Membro da Câmara Administrativa do campus.

  • 08/2002 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Conselho de campus.Serviço realizado, membro do conselho de campus.

  • 08/2002 - 08/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de campus.Cargo ou função, Conselheira do Conselho de Campus Universitário da UNIOESTE, campus Cascavel.

  • 08/2002 - 08/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de campus.Cargo ou função, Membro do Conselho da Câmara Administrativa da UNIOESTE.

  • 03/2001 - 04/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Cargo ou função, Membro do conselho do CCBS.

  • 07/2002 - 02/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológica e da Saúde.Atividade de extensão realizada, A conscientização como forma de prevenção do tabagismo em adultos jovens de escolas estaduais do município de Cascavel.

  • 06/2001 - 02/2003

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Cargo ou função, vice-coordenadora do curso de Fisioterapia.

  • 12/2001 - 06/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológica e da Saúde.Cargo ou função, Coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário de Cascavel.

  • 06/2000 - 06/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Atividade de extensão realizada, Fisioterapia Preventiva no HU de Cascavel.

  • 03/2001 - 04/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Cargo ou função, Membro do conselho de Pesquisa e Extensão.

2013 - 2013

Ministerio da Defesa

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2003 - 2015

FACULDADE EVANGÉLICA MACKENZIE DO PARANÁ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32

Outras informações:
docente nas disciplinas de Saúde Coletiva, Pratica supervisionada na Promoção da Saúde, Ergonomia; Pratatica supervisionada em Fisioterapia na Saúde do Trabalhador e supervisão de Estágio em Fisioterapia na Saúde Coletiva

2003 - 2015

FACULDADE EVANGÉLICA MACKENZIE DO PARANÁ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora acadêmica, Carga horária: 10

2004 - 2005

FACULDADE EVANGÉLICA MACKENZIE DO PARANÁ

Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora

Outras informações:
Coordenadora e responsavel pelo Projeto da Residência Multiprofissional em saúde da Família

Atividades

  • 08/2004 - 12/2015

    Estágios , Curso de Fisioterapia.Estágio realizado, Estágio Supervisionada na Promoção da Saúde do Trabalhador.

  • 02/2004 - 06/2015

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ergonomia

  • 02/2005 - 02/2015

    Direção e administração, Curso de Fisioterapia.Cargo ou função, Coordenadora de Estágio em Saúde Coletiva.

  • 02/2005 - 02/2015

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pratica Supervisionada em Saúde Coletiva

  • 05/2012 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Fisioterapia.Cargo ou função, Membro do núcleo docente estruturante.

  • 02/2003 - 12/2014

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética e deontologia, Fisioterapia na saúde da mulher, Saúde coletiva

  • 02/2012 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Evangélica do Paraná.Cargo ou função, Comissão de Ética no uso de animais.

  • 07/2006 - 12/2013

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pratica Supervisionada em Saúde do Trabalhador

  • 04/2006 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Evangélica do Paraná.Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Evangélica do Paraná.

  • 05/2012 - 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Evangélica do Paraná.Cargo ou função, Membro do Conselho de administração superior.

  • 08/2006 - 12/2012

    Ensino, Pós graduação em Fisioterapia Dermatologica funcio, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminario de Pesquisa

  • 03/2005 - 12/2012

    Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.Atividade de extensão realizada, Inserção Discente no Cotidiano da Prática Profissional.

  • 02/2004 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Fisioterapia.Cargo ou função, membro dacomissão de extensão universitária.

  • 03/2010 - 04/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Evangélica do Paraná.Cargo ou função, Comissão de Processo seletivo do Programa de Educação para o trabalho em saúde- PET.

  • 02/2006 - 06/2008

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tutoria acadêmica

  • 03/2007 - 02/2008

    Ensino, Ortopedica Traumatologica e Desportiva, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Trabalho Acadêmico

  • 03/2006 - 02/2007

    Ensino, Ortopedica Traumatologica e Desportiva, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 04/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.Atividade de extensão realizada, Inserção Discente no cotiano da pratica profissional.

  • 03/2006 - 12/2006

    Ensino, Pós graduação em Ergonomia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Qualidade de vida no Trabalho, Analise Ergonomica do Trabalho

  • 06/2005 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Fisioterapia.Linhas de pesquisa

  • 07/2004 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Evangélica do Paraná.Linhas de pesquisa

  • 02/2004 - 12/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisioterapia na Saúde da Mulher

  • 03/2005 - 02/2006

    Ensino, Pós graduação em Ergonomia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de apreciação ergonômica

  • 03/2005 - 12/2005

    Ensino, Pós graduação em Ergonomia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Analise Ergonomica do Trabalho

  • 03/2005 - 12/2005

    Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.Atividade de extensão realizada, Inserçaõ do Discente no Cotidiano da Pratica Profissional.

  • 02/2004 - 12/2005

    Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.Atividade de extensão realizada, Projeto de Ensino e Extensão de fisioterapia na prevenção e promoção da saúde..

  • 02/2004 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Evangélica do Paraná.Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos para Adequações do Projeto pedagogico.

  • 02/2003 - 12/2005

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética e Deontologia

  • 02/2003 - 12/2005

    Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.Atividade de extensão realizada, Projeto de Educação em saúde coletiva.

  • 10/2004 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Fisioterapia.Cargo ou função, Grupo de estudos em Metodológia cientifica.

  • 03/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Curso de Fisioterapia.Atividade de extensão realizada, Promoção da Saúde.

2012 - Atual

Faculdade Paranaense

Vínculo: Professor auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 9

Outras informações:
Docente das disciplinas de Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e Supervisão de Estágio do curso de Fisioterapia

2016 - 2018

Faculdades Educacional de Araucária

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

2008 - 2008

Instituto Sao Francisco de Assis de Administração, Comunicação, e Saúde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 15

Outras informações:
Docente da Especialização Lato senso, Programa saúde da família.

Atividades

  • 03/2008 - 03/2008

    Ensino, Enfermagem do Trabalho, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ergonomia do Trabalho

2018 - Atual

Faculdade de Tecnologia Ibrate

Vínculo: Coordenadora de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenadora

2025 - Atual

FACULDADES PEQUENO PRINCIPE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Fisioterapia