Rafael Chagas de Moraes Costa

Possui graduação em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário de Brasília (2009). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente no seguinte tema: Energia Solar.

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia da Computação

2002 - 2009

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Orientador: EPITÁCIO PINTO MARINHO

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Participação em eventos

Seminário Técnico Microchip - Masters Brasil. 2007. (Seminário).

Outras produções

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . Plataforma de simulação para o sistema de mensageria e-SPB do SICOOB. 2010.

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . Sistema de carga de dados para o Portal SIGRH (GDF). 2009.

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . Arquitetura do portal SigrhWeb do governo do DF.. 2009.

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . Portal SIGRH WEB do Governo do DF.. 2009.

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . SMS Flash. 2002.

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . Fonte Veicular Digital para Eletrônicos. 2011.

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . Carga Eletrônica Modular. 2011.

COSTA, Rafael Chagas de Moraes . Fonte ATX DC-DC 150W. 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2006

    MPE - Laboratório de Interatividade e Simulação de Experiências do CDT., Descrição: Pesquisa sobre a utilização da metodologias da economia da experiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rafael Chagas de Moraes Costa - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2011

    Carga Eletrônica Modular, Descrição: Pesquisa, desenvolvimento e prototipação de um sistema eletrônico computadorizado para realização de testes de desempenho em fontes de alimentação DC-DC não isolada. Este sistema simula uma carga eletrônica a ser aplicada em uma fonte de alimentação DC-DC e monitora por meio de um microcontrolador o desempenho da fonte em teste. Os dados como corrente, tensão e potência de entrada e saída da fonte são medidos e calculados e por fim é feito a análise da eficiência da fonte. Além disso, é possível monitorar o sinal de ruído de saída da fonte.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rafael Chagas de Moraes Costa - Coordenador., Financiador(es): Vigore Tec - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Fonte Veicular Digital para Eletrônicos, Descrição: Desenvolvimento de novo produto. A fonte veicular digital para eletrônicos foi projetada para carregar equipamentos eletrônicos a partir da tomada de 12 volts disponível em autmóveis. Produto 100% projetado e desenvolvido no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rafael Chagas de Moraes Costa - Coordenador., Financiador(es): SENAI - Departamento Nacional - Auxílio financeiro / SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal - Cooperação.

  • 2005 - 2008

    Fonte ATX DC-DC 150W, Descrição: Projeto, desenvolvimento e prototipação de uma fonte eletrônica baseada no padrão ATX da Intel para alimentação de sistemas computacionais. A fonte difere basicamente das fontes ATX convencionais por se tratar de uma fonte DC-DC e não AC-DC. Isto permite que a fonte seja alimentada diretamente por uma bateria de 12 volts. As saídas da fonte são destinadas a alimentar a placa mãe, o disco rígido e outros periféricos de um sistema computacional convencional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rafael Chagas de Moraes Costa - Coordenador., Financiador(es): Vigore Tec - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    Sistema AlphaD, Descrição: Desenvolvimento de uma arquitetura de hardware e software para a abstração da eletrônica de medição e controle. Arquitetura feita para permitir o uso de módulos eletrônicos específicos sem a necessidade do conhecimento do circuito eletrônico do módulo. A utilização dos módulos é feita por meio de objetos de software que encapsulam o funcionamento do módulo.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rafael Chagas de Moraes Costa - Coordenador., Financiador(es): Vigore Tec - Auxílio financeiro.

Prêmios

2002

INFO 2002 - Melhor SMS do país, Revista INFO Online.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2010

Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Sistemas, Carga horária: 40

2009 - 2010

Politec Informática - Matriz

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2009

Vigore Tec

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Desenvolvedor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2005 - 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Apoio Ao Desenvolvimento Tecnológico, .,Linhas de pesquisa

2001 - 2002

Tele Centro Oeste Celular S A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terceirizado, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2002 - 08/2004

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Responsável pelo desenvolvimento e modelagem dos sistemas SMS da empresa..

  • 07/2001 - 06/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Desenvolvimento e manutenção dos sistemas corporativos.

2000 - 2001

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terceirizado, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2000 - 07/2001

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Instalação, Gerenciamento e Manutenção dos sistemas corporativos, Gerenciamento da Rede e Gerenciamento de servidores de impressão HP.

1998 - 2000

Serviço Federal de Processamento de Dados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terceirizado, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/1999 - 06/2000

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Instalação e manutenção dos sistema EDM de atualização do SIAFI e SIEF.

  • 10/1998 - 07/1999

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Analista de Suporte - Instalação e Manutenção dos sistemas SIAFI.

1998 - 1998

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1998 - 09/1998

    Estágios , Diretoria de Programas Horizontais e Instrumentais, Coordenação de Apoio à Infraestrutura.,Estágio realizado, Suporte Técnico da Rede.