Francis Silva de Almeida

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp / Campus de Rio Claro (2024). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2016). Especialista em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2012). Graduado em Filosofia - Licenciatura Plena - pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás (2009). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Escolar (GEPECE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (PPGE-Uniube). Membro Titular do Grupo de Estudos e Pesquisa "Linguagens - Experiência - Memória - Formação", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp / Campus de Rio Claro, e da Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD). Membro filiado da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) com interesse em Filosofia da Educação e História da Educação. Docente da Universidade de Uberaba (Uniube) com atuação nas áreas de Filosofia e Sociologia da Educação, Fundamentos da Educação, História Geral da Educação e História da Educação no Brasil. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (PPGE-Uniube) na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos. Professor de Filosofia no Ensino Médio pela SEE-MG (2009-2015). Pesquisador das interfaces entre Filosofia e Educação, com ênfase no ensino da Filosofia; e Filosofia e História, com ênfase na história da disciplina de Filosofia no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2020 - 2024

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A presença, a ausência e a presença-ausente da Filosofia como disciplina escolar no Ensino Secundário brasileiro (1890-1982)
Prof. Dr. João Pedro Pezzato.

Mestrado em Educação

2015 - 2016

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari
, Ano de Obtenção: 2016.Prof. Dr. Osvaldo Dalberio dal Bello.

Especialização em Docência para os ensinos Médio, Técnico e Superior

2011 - 2012

Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: A Filosofia e a Literatura na perspectiva do ensino multidisciplinar
Bolsista do(a): Instituto Passo1, INSTITUTO PASSO1, Brasil.

Graduação em FILOSOFIA

2005 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Deleuze, o estatuto pedagógico do conceito e o ensino da filosofia
Orientador: Profª. Ms. Carmelita Brito de Freitas Felício
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

Graduação interrompida em 2004 em CIÊNCIAS SOCIAIS

2002 - Atual

Centro de Ensino Superior de Uberaba
Ano de interrupção: 2004

Formação complementar

2025 - 2025

Projeto Pedagógico de Curso: Aprendizagem e Avaliação. (Carga horária: 8h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2024 - 2024

Didática. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação: tutoria exitosa. (Carga horária: 9h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2018 - 2018

Formação continuada: tutoria afetiva. (Carga horária: 12h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de produção de questões discursivas para o AVA. (Carga horária: 12h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2016 - 2016

O trabalho da tutoria online. (Carga horária: 12h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2016 - 2016

O trabalho da tutoria online e presencial. (Carga horária: 6h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2015 - 2015

Minicurso Sobre Tutoria a Distância. (Carga horária: 12h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2011 - 2011

Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História das Disciplinas Escolares.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura Escolar.

Organização de eventos

ALMEIDA, Francis Silva de. . V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Formação de Professores: Do chão da escola aos diferentes espaços educativos. 2015. (Outro).

ALMEIDA, Francis Silva de. . I Seminário de Percurso Curricular. 2014. (Outro).

ALMEIDA, Francis Silva de. . I Semana de Orientação Profissional. 2013. (Outro).

ALMEIDA, Francis Silva de. . VI Jornada de Pesquisa em Filosofia. 2008. (Outro).

ALMEIDA, Francis Silva de. . IV Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo. 2007. (Outro).

Participação em eventos

15a Reunião da ANPEd ? Sudeste.Pela (re)existência da escola como espaço de agenciamento: contribuições em Foucault e Deleuze-Guattari. 2022. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2018. (Encontro).

IX Encontro de Pesquisa em Educação e IV Congresso Internacional: Trabalho docente e procesos educativosoce.A filosofia e seu campo de ensino: conversações com DeleuzeGuattari. 2017. (Encontro).

VI Seminário de Formação de Professores.Filosofia e didática: intermezzo teórico-metodológico sobre o fazer filosófico no ensino médio. 2017. (Seminário).

VI Seminário de Formação de Professores - SeForProf. 2017. (Seminário).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional: Trabalho docente e procesos educativosoce. 2015. (Congresso).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional: Trabalho docente e procesos educativosoce.Experiência estética e corporeidade: a arte como espaço de significação do corpo. 2015. (Encontro).

V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Formação de Professores: Do chão da escola aos diferentes espaços educativos. 2015. (Seminário).

Extensão em formação de professores: a construção do conhecimento do profissional docente. 2013. (Encontro).

III Semana de Geografia da UFTM.Existência e culturalidade: o cotidiano da geografia na construção dos saberes escolares. 2012. (Encontro).

I Fórum das Licenciaturas do IFTM. 2011. (Outra).

X Jornada Científica da FAZU.Filosofia e Literatura: o pensar e o sentir na perspectiva do ensino multidisciplinar. 2011. (Outra).

9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste. 2008. (Encontro).

9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste.Deleuze, o estatuto pedagógico do conceito e o ensino da filosofia. 2008. (Encontro).

Colóquio de Direitos Humanos e Democracia. 2007. (Outra).

II EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2007. (Encontro).

II EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino.O ensino de filosofia para jovens: reflexões acerca da prática de ensino na disciplina de filosofia. 2007. (Encontro).

III DISPUTATIO - Juri de Filosofia. 2007. (Outra).

I SIMPHILO - Simpósio sobre Ensino de Filosofia.Ensino de filosofia: entre teoria e prática. 2007. (Simpósio).

I SIMPHILO - Simpósio sobre Ensino de Filosofia. 2007. (Simpósio).

Simpósio sul-brasileiro sobre o ensino da filosofia: filosofia e sociedade. 2007. (Simpósio).

V Jornada de Pesquisa em Filosofia. 2007. (Congresso).

O capitalismo hoje: suas contradições e possíveis superações. 2006. (Seminário).

A problemática de Deus em Nietzsche. 2005. (Seminário).

Ética e exercício profissional: desafios éticos contemporâneos. 2005. (Seminário).

I DISPUTATIO - Juri de Filosofia.Existe progresso moral?. 2005. (Outra).

IV Seminário das Licenciaturas. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Patrícia Ferreira dos Santos

ALMEIDA, Francis Silva de.. Currículo de Matemática ComVidas: uma experimentação com professora e alunos da EJA Ensino Médio. 2025. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: José Luiz de Paula e Silva

ALMEIDA, Francis Silva de.. O uso de aplicativo de mensagens Whatsapp no ensino remoto durante a pandemia: um estudo sobre a Escola Rural ?E. E. Presidente Tancredo Neves?, no distrito de Aparecida de Minas, em Frutal-MG. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Orientou

Maria Lúcia Pereira de Souza

As práticas da ludicidade e a formação das crianças da Educação Infantil em Tempo Integral; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Edinalva da Conceição Pereira

Alfabetização e letramento na Educação Integral; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Edilson Almeida de Oliveira

A formação leitora e o uso de dispositivo móveis na Educação de Tempo Integral; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Denise Gomes Ferreira

Alfabetização e letramento na Educação Integral; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Alessandra Carla Lima Aguiar Reche

Educação Integral e Empreendorismo: O projeto JEEP e suas contribuições na formação dos alunos do Lar Escola Alvorada Nova; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Rosilene Aparecida Biliatto

Educação Integral e Empreendorismo: O projeto JEEP e suas contribuições na formação dos alunos do Lar Escola Alvorada Nova; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Milena Carvalho de Moraes

Indicadores de desempenho de competências para o trabalho no contexto do Ensino Médio de Tempo Integral do estado do Pará/BR; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Ediléia Aparecida de Souza

Contribuiçoes da literatura infantil para o desenvolvimento psicossocial da criança na educação integral; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Deyvid Geovany Rocha Ferreira

A importância do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e de Gestão na implementação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Elaine Bernini

Evasão escolar em tempos da COVID-19: uma análise comparada dos dados 2019/2020 de uma unidade escolar do município de São Mateus (ES); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Integral) - Universidade de Uberaba; Orientador: Francis Silva de Almeida;

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; NASCIMENTO, J. P. M. ; JESUS, J. M. . A escola como espaço de emancipação dos indivíduos e suas coletividades: conversações em Marx e Gramsci. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , v. 33, p. 1-26, 2023.

  • PEZZATO, João Pedro ; GRACIOLI, FILIPE RAFAEL ; MELLO, BRUNO FALARARO DE ; COSTA, CHRISTIANE FERNANDA DA ; MELO, ELIANE PIMENTEL CAMILLO BARRA NOVA DE ; ALMEIDA, FRANCIS SILVA DE ; LOPES, JADER JANER MOREIRA ; MARIANO, MARIA TERESA ; ROCHA, MICHELE SAIONARA APARECIDA LOPES DE LIMA ; CALANDRO, THIAGO LUIZ . Dossiê - A imagem do mundo: leitura, escrita e ensino - e Entrevista com o professor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF). EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , v. 33, p. 1-3, 2023.

  • ALMEIDA, FRANCIS SILVA DE . A autobiografia como recurso em ações de extensão. REVISTA THEMA , v. 22, p. 662-675, 2023.

  • FERREIRA, Deyvid Geovany Rocha ; ALMEIDA, Francis Silva de. . A importância do núcleo de acompanhamento pedagógico e de gestão na implementação das escolas cidadãs integrais no estado da Paraíba / The importance of the pedagogical and management monitoring center in the implementation of integral citizen schools in the state of Paraíba. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 43101-43119, 2022.

  • ALMEIDA, FRANCIS SILVA DE . A filosofia e seu campo de ensino: conversações com Deleuze-Guattari. CONJECTURAS , v. 22, p. 528-541, 2022.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; OLIVEIRA, Lúcia Helena Borges de ; BISINOTTO, Sílvia Denise dos Santos . A experiência da disciplina -felicidade e bem-estar- como estratégia ativa de vivência (inter)subjetiva no ensino superior / The experience of the discipline 'happiness and well-being' as an active strategy of (inter)subjective experience in higher education. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 42175-42188, 2021.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A filosofia como matéria de ensino no Brasil: gênese e atualidade dos processos históricos. CADERNOS CIMEAC , v. 10, p. 128-156, 2020.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Fazer filosófico no ensino médio: sentidos e desafios (Philosophical practice in high school: senses and challenges). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 12, p. 1-20, 2019.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Filosofia e Didática: Intermezzo teórico-metodológico sobre o fazer filosófico no ensino médio. EVIDÊNCIA: OLHARES E PESQUISA EM SABERES EDUCACIONAIS , v. 14, p. 265-279, 2018.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Deleuze, o estatuto pedagógico do conceito e o ensino da filosofia. REVISTA FACER , v. 8, p. 60-75, 2008.

  • AIDAR, A. M. ; ALMEIDA, Francis Silva de. . Condição Humana na Modernidade. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2020. 134p .

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; DAHER, M. D. C. ; SILVA, G. E. . Projeto político pedagógico e currículo. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017. 129p .

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; SANTOS, T. R. . Devir. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Juliana Cristina Salvadori; Obdália Santana Ferraz Silva. (Org.). Abecedário pedagógico sob rasura: educação e(m) diversidade. 1ed.Salvador: Jornal Editora Alecrim, 2023, v. 2, p. 167-172.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; SOUSA JUNIOR, M. J. . Conceito. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Juliana Cristina Salvadori; Obdália Santana Ferraz Silva. (Org.). Abecedário pedagógico sob rasura: educação e(m) diversidade. 1ed.Salvador: Jornal Editora Alecrim, 2023, v. 2, p. 23-28.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Experiência e memória: narrativa e construção da modernidade em Walter Benjamin. Condição Humana na Modernidade. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2020, v. , p. 1-24.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Deleuze, leitor de Nietzsche e a hipótese da educação como instrumento de emancipação humana. Condição Humana na Modernidade. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2020, v. , p. 55-82.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . O humano no homem: pressupostos teóricos. Fundamentos da Educação. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2019, v. , p. 1-44.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A formação do pensamento crítico. Fundamentos da Educação. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2019, v. , p. 115-150.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Ética e formação ética do professor. Fundamentos da Educação. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2019, v. , p. 199-230.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos. CHAVES, Fátima Garcia. et al. Educação de Jovens e Adultos - EJA. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2018, v. , p. 1-56.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Corpo-arte: os sentidos da experiência estética e a afirmação do corpo-sujeito. CORREIA, Cinayana Silva. et al. Arte e educação. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, v. , p. 281-305.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; PEZZATO, João Pedro . O não-lugar da Filosofia no currículo da escola seundária republicana (1890-1930). In: 41a Reunião Nacional da ANPEd, 2023, Manaus. 41a Reunião Nacional da ANPEd - Educação e Equidade: bases para amar-zonizar e reconstruir o país. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. v. 1. p. 1-6.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; PEZZATO, João Pedro . História Transnacional: delimitações do campo teórico e contribuições para a pesquisa em História da Educação. In: XII EPEDUC / VI Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos, 2023, Uberaba. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Educação. Direito à Educação: pesquisas, inovações e perspectivas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2023. p. 107-109.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Didática e ensino da filosofia em nível médio: discutindo paradigmas. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, 2018, Salvador. ANAIS DO XIX ENDIPE. Salvador: UFBA, 2018. v. 1.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . O ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio: uma pesquisa do tipo 'estado da arte'. In: V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Formação de Professores: Do chão da escola aos diferentes espaços educativos, 2015, Uberaba. Anais - V Seminário de Formação de Professores, 2015. p. 195-210.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; DALBERIO, O. . Experiência estética e corporeidade: a arte como espaço de significação do corpo. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional: Trabalho Docente e Processos Educativos, 2015, Uberaba. Anais - VIII Encontro de Pesquisa em Educação, 2015.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; BERNARDELI, L. A. . Existência e culturalidade: o cotidiano da geografia na construção dos saberes escolares. In: III Semana de Geografia da UFTM, 2012, Uberaba. III Semana de Geografia da UFTM - reflexões e práticas sobre o espaço geográfico, 2012.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; BERNARDELI, Luís Afonso . Disciplina e controle: notas para uma leitura da educação no regime biopolítico. In: I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, 2012, Uberlândia. I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, 2012.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; BERNARDELI, Luís Afonso . A ressignificação dos saberes da Geografia e da área de Ciências Humanas da Escola Estadual Quintiliano Jardim: uma nova possibilidade multidisciplinar. In: I Semana de Geografia - UFTM, 2010, Uberaba. I Semana de Geografia - UFTM: Geografia e questões contemporâneas, 2010.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Deleuze, o estatuto pedagógico do conceito e o ensino da filosofia. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Brasília. 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste: Educação: Tendências e desafios de um campo em movimento. Rio de Janeiro: ANPED. v. 1. p. 1379-1395.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Pela (re)existência da escola como espaço de agenciamento: contribuições em Foucault e Deleuze-Guattari. In: 15a Reunião da ANPEd ? Sudeste, 2022, Belo Horizonte. 15a Reunião da ANPEd ? Sudeste: Educação, Democracia Justiça Social. Rio de Janeiro: ANPEd, 2022. v. 1. p. 1-3.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Percepções da tutoria EAD Uniube acerca do Projeto de Extensão Felicidade e Bem-Estar. In: Seminário de Extensão ? SEMEX, 2024, Uberaba. Anais IX Seminário de Extensão - SEMEX Uniube - 2024. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2024. p. 2-2.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; OLIVEIRA, Lúcia Helena Borges de . Curricularização da Extensão Universitária: o caso da disciplina ?Felicidade e Bem-Estar?. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2022, Diadema. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP ? 2022. Diadema: V&V Editora, 2022. p. 638-638.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . O ensino de filosofia para jovens: reflexões acerca da prática de ensino na disciplina de filosofia. In: II EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2007, Anápolis. II EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Anápolis: Editora e Gráfica Vieira. p. 111-111.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Ensino de Filosofia: entre teoria e prática. In: I SIMPHILO - Simpósio Sobre Ensino de Filosofia, 2007, Campinas. I SIMPHILO - Simpósio Sobre Ensino de Filosofia. Campinas: FE/UNICAMP. p. 43-43.

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Pela (re)existência da escola como espaço de agenciamento: contribuições em Foucault e Deleuze-Guattari. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A filosofia e seu ensino: conversações com Deleuze-Guattari. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Filosofia e didática: intermezzo teórico-metodológico sobre o fazer filosófico no ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A formação em tempos de modernidade líquida: conceitualizações e discussões em Zygmunt Bauman. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Análise do conteúdo na pesquisa em educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Desafios da dimensão ética na pesquisa em educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Territórios e travessias: Deleuze e a cartografia como método de pesquisa em educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A escola em tempos de crise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Experiência estética e corporeidade: a arte como espaço de significação do corpo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Sobre biopolítica, educação e resistência: reflexões acerca do pensamento de Foucault e Deleuze. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A ciência e os novos paradigmas da modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A história e os caminhos da gestão escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Eu, tu,eles: uma reflexão acerca da ética e das relações interpessoais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Geografia e Filosofia: uma abordagem socioespacial do ambiente escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; BERNARDELI, Luís Afonso . Existência e culturalidade: o cotidiano da geografia na construção dos saberes escolares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. ; BERNARDELI, Luís Afonso . Disciplina e controle: notas para uma leitura da educação no regime biopolítico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Filosofia e Literatura: o pensar o sentir na perspectiva do ensino multidisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . O pensar literário e o sentir filosófico: a ressignificação da prática docente no cotidiano escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A filosofia contemporânea e o pensamento dos séculos XIX e XX: o trabalho, a disciplina e o animal laborans. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERNARDELI, Luís Afonso ; ALMEIDA, Francis Silva de. . A ressignificação dos saberes da geografia e da área de ciências humanas da Escola Estadual Quintiliano Jardim: uma nova possibilidade multidisciplinar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . A ética nas relações interpessoais no ambiente escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Deleuze, o estatuto pedagógico do conceito e o ensino da filosofia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Deleuze, o estatuto pedagógico do conceito e o ensino da filosofia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . O ensino de filosofia para jovens: reflexões acerca da prática de ensino na disciplina de filosofia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, Francis Silva de. . Ensino de filosofia: entre teoria e prática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ALMEIDA, Francis Silva de. . Parecerista 'ad hoc' de artigo submetido à Revista Thema (2177-2894). 2024.

ALMEIDA, Francis Silva de. . Parecerista 'ad hoc' de artigo submetido à Revista Thema (2177-2894). 2024.

ALMEIDA, FRANCIS SILVA DE . Parecerista 'ad hoc' de artigo submetido à Revista Thema (2177-2894). 2023.

ALMEIDA, Francis Silva de. . Parecerista 'ad hoc' de artigo submetido à Revista Thema (2177-2894). 2022.

ALMEIDA, Francis Silva de. . Parecerista 'ad hoc' do artigo submetido ao E-book online intitulado ?Ateliês de pesquisa: formação de professores(as)-pesquisadores(as) e métodos de pesquisa em educação?, sob o protocolo de n. 04. 2019.

ALMEIDA, Francis Silva de. . Visita Técnica ao Museu Pedagógico e ao Centro de Documentação do CEINCE. 2019.

ALMEIDA, Francis Silva de. . Visita Técnica à Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Santiago de Compostella, Campus Lugo. 2019.

ALMEIDA, Francis Silva de. . Ética e formação ética do professor. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . O humano no homem: pressupostos teóricos - parte 1. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . O humano no homem: pressupostos teóricos - parte 2. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Filosofia e Educação. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Educação, cultura e educação popular. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Benjamin e a modernidade: fetiche, alegoria e experiência. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Memória e narratividade: história e modernidade em Walter Benjamin. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . O conceito de sujeito em Michel Foucault. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . O conceito de poder em Michel Foucault. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Deleuze, Nietzsche e a Filosofia. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, FRANCIS SILVA DE . Entre Nietzsche e Deleuze: educação e emancipação do pensamento. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A condição humana. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . As origens do totalitarismo. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A condição humana: o trabalho, a cultura e a linguagem. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A educação e seus objetivos para o século XXI. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Quem somos nós: processo ou produto?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Experiência, memória e identidade: lições da História para a Educação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Somos feitos de tempo: a história da História. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A educação nas comunidades primitivas e nas sociedades da Antiguidade Oriental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A educação na Antiguidade Grega. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A educação na Antiguidade Romana. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Idade Média: a educação mediada pela fé. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A educação no Renascimento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A Modernidade e a pedagogia realista. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Filosofia e educação: a construção do pensamento crítico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . História da educação brasileira: da colônia ao império. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . A organização da escola na República Nova. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Educação, cultura e cidadania. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . História da educação brasileira (1964-1985): da ditadura ilitar à transição democrática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . História da educação brasileira: a primeira e a segunda República. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

ALMEIDA, Francis Silva de. . Século XIX: a educação nacional e a organização da escola pública. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webaula).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Escolar (GEPECE), Descrição: As atividades do GEPECE concentram-se na análise histórica e cultural das práticas escolares e dos saberes que circulam e se institucionalizam no interior da escola. Para tanto, o grupo articula dois campos consolidados no âmbito da História da Educação: os estudos sobre a história das disciplinas escolares, dedicados à compreensão dos processos de origem, legitimação e circulação dos saberes escolarizados, e os estudos sobre a cultura escolar, voltados à investigação das normas e práticas que estruturam a experiência escolar. Seu principal objetivo é analisar os processos por meio dos quais a escola organiza, legitima e faz circular saberes e comportamentos, com ênfase na constituição das disciplinas escolares e nas práticas que estruturam a cultura escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Francis Silva de Almeida - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Uberaba. , Avenida Nenê Sabino - até 1697/1698, Olinda, 38055500 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33198800, Ramal: 8939, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2015

Escola Estadual Professora Corina de Oliveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - PEBIA, Carga horária: 24

Atividades

  • 09/2014 - 05/2015

    Ensino, Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ensino Médio e Formação Humana Integral: Identidade juvenil, currículo, integração curricular, gestão educacional e avaliação escolar

  • 09/2009 - 05/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2010 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20

2013 - Atual

Universidade de Uberaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2025

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).,Linhas de pesquisa

  • 03/2025

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação

  • 02/2024

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Bioética, Felicidade e Bem-Estar, Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade

  • 02/2024

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Bioética, Felicidade e Bem-Estar, Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade

  • 08/2023

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Bioética, Felicidade e Bem-Estar, Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade

  • 08/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED), Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED).,Atividade realizada, Apoio técnico-científico da Coordenação de Graduação da PROED para elaboração, revisão e atualização de PPC de curso de Graduação.

  • 02/2021

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão 'Felicidade e Bem-Estar'.

  • 02/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Membro titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia.

  • 02/2020

    Ensino, Especialização Lato Sensu em Educação Integral, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Fundamentos da aprendizagem ativa

  • 03/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Felicidade e Bem-Estar, Fundamentos da Educação, História da Educação no Brasil, História Geral da Educação, Sociedade, Trabalho e Educação, Filosofia e Sociologia da Educação, Pesquisa em Educação

  • 02/2019 - 02/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Membro titular - representação docente no Colegiado do Curso de Pedagogia.

  • 08/2013 - 10/2013

    Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética na Docência do Ensino Superior

2020 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador / Membro de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4

Outras informações:
Linha de Pesquisa "Linguagens - Experiência - Memória - Formação". Estudos e pesquisas de temas relacionados à FORMAÇÃO de professores, leitores e escritores, no cotidiano escolar, universitário e âmbito não-formal; LINGUAGEM - imagens, tecnologias, processos discursivos, práticas culturais, arte; MEMÓRIA - história da educação, ciência, histórias de vida; EXPERIÊNCIA - narrativas e histórias de vida, processos de subjetivação, escritos autobiográficos, infância. Questões da ALTERIDADE (relacional) e da PESQUISA (conhecimento e formação) integram os eixos.

2024 - Atual

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador / Membro de Rede de Pesquisa, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro Titular da Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD), coordenada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) cadastrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba/MG/Brasil e pelo Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA) cadastrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador/BA/Brasil.

Atividades

  • 08/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE).,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do II Webnário Potencialidades da Profissão Docente em Tempos de Crise da Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD).