Ediano Dionísio do Prado
Doutor em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2023). Possui mestrado em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, servidor público, cargo efetivo, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Inconfidentes. Atuou como docente universitário - Instituição de Ensino São Francisco (IESF), Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI) e Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (FMG)- ministrando disciplinas nos cursos de Administração, Enfermagem, Direito, Nutrição, Serviço Social, Ciências Contábeis, Educação Física, Arquitetura, Tecnólogo em Gestão Comercial, Logística e Recursos Humanos. Tem formação em Ciências Sociais, com ênfase em Itinerários e Representações do Mundo Rural.
Informações coletadas do Lattes em 11/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
2018 - 2023
Universidade Estadual de Campinas
Título: Às sombras dos cafeeiros. Propriedade fundiária e poder político: os tempos do ontem nos dias de hoje
Marilda Aparecida de Menezes. Palavras-chave: Cafeicultura; Elites políticas; Henri Lefebvre; Jacutinga; Método regressivo-progressivo.
Mestrado em Sociologia
1999 - 2001
Universidade Estadual de Campinas
Título: "Vila Ilze": o viver cotidiano do "bóia-fria" - um estudo sobre o cotidiano dos trabalhadores rurais volantes de Itapira, Ano de Obtenção: 2001
Rubem Murilo Leão Rego.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: trabalhador volante; cotidiano; exclusão social; exploração capitalista; resistência subalterna; questão agrária.
Aperfeiçoamento em Licenciatura Plena em Sociologia
2014 - 2014
INSTITUTO PAULISTA SÃO JOSÉ DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE PAULISTA SÃO JOSÉ
Título: estágio. Ano de finalização: 2014
Orientador: Iraci José Francisco
Formação complementar
2016 - 2016
Era Vargas: do Estado Novo a 54. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
SUSTENTABILIDADE, UM VALOR PARA A NOVA GERAÇÃO: ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSO. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
ETICA. (Carga horária: 60h). , ECA - USP (VEDUCA), ECA (VEDUCA), Brasil.
2016 - 2016
MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2016 - 2016
AVALIAÇÃO MEDIADORA DA APRENDIZAGEM. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2016 - 2016
?SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO . (Carga horária: 24h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2016 - 2016
Diversidade nas organizações. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Ciência Política. (Carga horária: 60h). , ECA - USP (VEDUCA), ECA (VEDUCA), Brasil.
2016 - 2016
Era Vargas: dos anos 20 à Revolução de 30. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Espaço da universidade na sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Ética empresarial. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Relevância das questões ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
sociologia on line. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Organização de eventos
PRADO, E. D. . Simpósio FMG - "Aceitando as diferenças e despertando cidadãos para um novo tempo". 2012. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro Digital da Cana-de-açúcar. 2021. (Encontro).
Atuação da Gestão e da Educação Ambiental em tempos de Pandemia e pó-pandemia pp. 2020. (Simpósio).
?Tecnologia, relações de trabalho e agronegócio: problemáticas sociais por detrás do sucesso econômico na Argentina e nos Estados Unidos?. 2019. (Seminário).
"O Uso (in)seguro dos agrotóxicos e suas consequências na saúde e no meio ambiente. 2019. (Exposição).
II Seminário de Arte e Sociedade - Apartação cultural brasileira. 2019. (Seminário).
IX Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. 2019. (Congresso).
Mesa Redonda "Trabalho e direitos humanos". 2019. (Simpósio).
Walter Benjamim: os cacos da história. 2019. (Exposição).
?Novos Desafios da Pesquisa, Política e Economia Mineral: Tendências Globais e no Brasil?. 2018. (Congresso).
?Oficinas de Etnografia ? Medo e Neoliberalismo?. 2018. (Oficina).
?Olhando para as resistências em meio aos escombros e ruínas das guerras cotidianas?. 2018. (Seminário).
Minicurso ?Campesinato Brasileiro?. 2018. (Outra).
Semana do Curso Técnico em Administração \ IFSULDEMINAS - Inconfidentes.?Ética na Sociedade e na Administração?.. 2018. (Seminário).
XXXVII Semana Juca Mulato ? Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapira. ?A história da cidade de Itapira - Dissipando névoas e rompendo silêncios: um resgate dos ancestrais de Juca Mulato - crítica à unilateralidade da narrativa oficializada?. 2018. (Congresso).
Permanência e Êxito dos Estudantes. 2017. (Seminário).
?LevantamentosTopográficosparaFinsdeAverbaçãodeReservaLegal? noevento?2° Semana da Gestão Ambiental?. 2016. (Seminário).
2ª Semana da Gestão Ambiental. 2016. (Seminário).
História de Itapira: encontros e desencontros de interpretações.História de Itapira: encontros e desencontros de interpretações. 2011. (Oficina).
Festival de Cultura Urbana.As dimensões da cultura urbana. 2010. (Oficina).
Mudanças nos hábitos de consumo de alimentos e saúde - Universidade de Campinas. 2009. (Seminário).
SEMANA JURIDICA - IESI. 2009. (Seminário).
Semana da Administração - IESF. 2008. (Simpósio).
Semana Jurídica / OAB - Instituto de Ensino Superior de Itapira. 2007. (Simpósio).
O preconceito racial no Brasil.Semana da cultura afro-brasileira - Grupo Afro Imagem. 2006. (Seminário).
A realidade do trabalhador rural itapirense.Discussão sobre a realidade do trabalhador rural na região de Mogi Mirim. 2004. (Encontro).
Ciências Sociais e o mercado de trabalho.Semana das profissões do Colégio Anglo, Mogi Guaçu. 2004. (Seminário).
Ciências Sociais e o mercado de trabalho.Semana das profissões do Colégio Anglo - Itapira. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
Cláudio Martini;PRADO, E. D.; RIBEIRO, D.. Sistema prisional brasileiro: progressão de pena - estudo teórico bibliográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
Cláudio Martini;PRADO, E. D.; RIBEIRO, D.. Prisão Preventiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
Cláudio Martini;PRADO, E. D.; RIBEIRO, D.. Segurança no registro de imóveis e propriedades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ROMANELO, J. G.;PRADO, E. D.; Benedito Alves de lima Neto. Responsabilidade civil do médico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ROMANELO, J. G.;PRADO, E. D.. TOXICOLOGIA FORENSE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
Benedito Alves de lima Neto;PRADO, E. D.. A Prescrição da Pena de Multa do Código Penal em Face da Lei 9.268/96. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ALMEIDA, C. A. F.; ALMEIDA, Elaine Aparecida;PRADO, E. D.. Roberto do; CAMARGO, M. de Jesus.Envelhecimento saudável e uma perspectiva de vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
Muniz, E. R.; RIBEIRO, E.;PRADO, E. D.. Lázaro de; MESQUITA, R. C. de Souza.Cirurigia Bariátrica: o papel do enfermeiro no pós-operatório imediato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
Muniz, E. R.; RIBEIRO, E.;PRADO, E. D.. Cristina; PÓVOA, T. de Faria.Comunicação inadequada gera erros de assistência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
RIBEIRO, E.; Muniz, E. R.;PRADO, E. D.. MARIEN RAFALDINI; KAREN R. MONTEIRO DE FARIA.A influência do álcool diante a violência contra a mulher. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
ALMEIDA, Elaine Aparecida; ALMEIDA, C. A. F.;PRADO, E. D.. MAMEDE CUNHA.A INTERRELAÇÃO DA LUA NO NASCIMENTO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
ALMEIDA, Elaine Aparecida; SILVA, Fabiano Correa da;PRADO, E. D.. CAVEANHA DE OLIVEIRA; JOYCE FERREIRA.Reflexão sobre o papel do enfermeiro enquanto educador da equipe de enfermgem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
ZACCARIOTTO, William Antonio; FERREIRA, José Ricardo Gomes;PRADO, E. D.. R; STRIGUETTI, S. F; TORRES, E. A..O processo de recrutamento e seleção como um diferencial competitivo nas organizações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ZACCARIOTTO, William Antonio; FERREIRA, José Ricardo Gomes;PRADO, E. D.. N; PEREIRA, E. F; SOUZA, Milena de.Estudo do relacionamento com o cliente visando as potencialidades do posto Coloço. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
FERREIRA, José Ricardo Gomes; ZACCARIOTTO, William Antonio;PRADO, E. D.. S; BORGES, L.G; LOPES, N.S; MOLTINO, P; MARCATTI,P.Imagem e conhecimento de mercado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ZACCARIOTTO, William Antonio; FERREIRA, José Ricardo Gomes;PRADO, E. D.. Z; OLIVEIRA, P.J.V; FARACO GALEGO, R.F..COMO A CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES CONTRIBUI PARA A VANTAGEM COMPETITIVA NA NUTRON. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
FERREIRA, José Ricardo Gomes; ZACCARIOTTO, William Antonio;PRADO, E. D.. C; MELO, M.S; SILVA, P. T; ROBER, P..O Investimento de atividade de melhoria ergonometria para o aumento da produtividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
FERREIRA, José Ricardo Gomes; ZACCARIOTTO, William Antonio;PRADO, E. D.. R; DALALANA, E. J; BUENO, L.H..A Importância do processo de formação de preço e venda para aumento da competitividade em uma empresa metalúrgica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ZACCARIOTTO, William Antonio; FERREIRA, José Ricardo Gomes;PRADO, E. D.. Relacionamento com clientes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ZACCARIOTTO, William Antonio; FERREIRA, José Ricardo Gomes;PRADO, E. D.. Como um novo canal de acesso pode melhorar as vendas de uma empresa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
FERREIRA, José Ricardo Gomes; ZACCARIOTTO, William Antonio;PRADO, E. D.. C; LIMA, A.C. M; RIVIERA, B. B., et al.Responsabilidade Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
FERREIRA, José Ricardo Gomes; ZACCARIOTTO, William Antonio;PRADO, E. D.. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso baseado na empresa WMC GROUP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
FERREIRA, José Ricardo Gomes; ZACCARIOTTO, William Antonio;PRADO, E. D.. H; SANTOS, M; SILVA, M..Qualidade de vida no trabalho: saúde ocupacional, segurança e ergonometria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
ZACCARIOTTO, William Antonio; FERREIRA, José Ricardo Gomes;PRADO, E. D.. Talentos: o desafio de atrair, detectar e retê-los. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira.
Muniz, E. R.; TEODORO, E. R.;PRADO, E. D.. Ferrari.O papel do enfermeiro na assistência pré-natal da adolescente grávida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
ALMEIDA, C. A. F.;PRADO, E. D.. Atuação da Enfermagem perante os reflexos da síndrome pré-menstrual na vida da mulher. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
RIBEIRO, E.;PRADO, E. D.. Liston Rodrigues; Neuza R. Cirilo.O papel do enfermeiro frente ao atendimento hospitalar ao paciente com trauma raquimedular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
RIBEIRO, E.;PRADO, E. D.. Pedriali Mascarelo; Carla Dias de Araújo.Influências das relações no ambiente de trabalho entre os profissionais de Enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
RIBEIRO, E.;PRADO, E. D.. de Oliveira.Abordagem de enfermagem ao idoso depressivo em instituições de lnga permanência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
TAVARES JUNIOR, W.;PRADO, E. D.. Qualidade no atendimento ao cliente bancário: um diferencial competitivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição de Ensino São Francisco.
VIEIRA, A.;PRADO, E. D.. A imprtância da Avaliação de Desempenho de Servidores Públicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição de Ensino São Francisco.
FERREIRA, L. F.;PRADO, E. D.. Estudos para eliminar perdas na produção visando aumento de produtividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição de Ensino São Francisco.
TAVARES JUNIOR, W.;PRADO, E. D.. Melhoria no atendimento aos clientes do banco ABN AMRO REAL S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição de Ensino São Francisco.
TAVARES JUNIOR, W.;PRADO, E. D.. Estratégia de fidelização do cliente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição de Ensino São Francisco.
VIEIRA, A.;PRADO, E. D.. Análise do processo de conciliação de pagamento de fornecedores da International Paper. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição de Ensino São Francisco.
TAVARES JUNIOR, W.;PRADO, E. D.. Estratégias de Marketing para divulgação da empresa e prospecção de clientes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituição de Ensino São Francisco.
TEODORO, E. R.; Fuirini, C. C. F.;PRADO, E. D.. Reforma Psiquiátrica: modelos, conquistas e dificuldades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
TEODORO, E. R.; LEAL, L. M. F.;PRADO, E. D.. Atuação do Enfermeiro com os pais de portadores da Síndrome de Down. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
TEODORO, E. R.; Fuirini, C. C. F.;PRADO, E. D.. Comunicação como essência no processo terapêutico com idoso hospitalizado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
Muniz, E. R.; ALMEIDA, C. A. F.;PRADO, E. D.. Santos; Jacqueline C. Lima; Sandra L. Cosendey.Considerações acerca do ser enfermeiro e sua articulação na equipe do PSF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
OLIVEIRA, B. C. D.; Siviero, I. M. S.;PRADO, E. D.. M. Manera; Fabiano K. P. Picoli; Mario M. Cuellar.Qualidade de vida em pacientes pós-enfarto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
OLIVEIRA, B. C. D.; VITAL, S. S.;PRADO, E. D.. Cachola Carvalho Dias; Miriam C. Rangel Faria.Qualidade de vida do profissional de enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
LEAL, L. M. F.;PRADO, E. D.. Carulla.Atuação de enfermagem à vítima de álcool em pronto atendimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituição de Ensino São Francisco.
Orientou
Contribuição de Aristóteles para o Direito atual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
Seguridade Social; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
Assédio moral no ambiente de trabalho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
Crimes eletrônicos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
O Comportamento antiético no exercício da advocacia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
A Inconstitucionalidade das cotas raciais no ensino superior; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
A legalização do contrato de trabalho da prostituta com base nos direitos humanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
Sistema Tributário Nacional - Princípios e espécies de tributos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
Decadência e prescrição no direito tributário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
A; GATTEI, J; C; SOARES, R; J; ; ATENDIMENTO AO CLIENTE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
G; VIDAL, A; ALVES, A;; Politica de marketing na empresa Cristalia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
H; LEONELLO, C; BARATELLA, D; CARDOSO,D; GODOY, S; ; Motivação organizacional: a chave para o sucesso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
C; VITOR, P; R; CARVALHO, W; R; ; Desperdício de energia elétrica nas residências; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Instituto de Ensino Superior de Itapira; Orientador: Ediano Dionisio do Prado;
Produções bibliográficas
-
PRADO, E. D. . Mudanças de organização do trabalho, vulnerabilidade social e recomposição de classes no capitalismo contemporâneo. REVISTA DA ABET (ONLINE) , v. 20, p. 229-254, 2021.
-
PRADO, EDIANO DIONISIO DO . Idealização e empirismo: Platão e Aristóteles - dois precursores controversos da Ciência Política. Revista Sítio Novo , v. 4, p. 188-201, 2020.
-
PRADO, E.D. ; PRADO, EDIANO DIONISIO DO . Racismo estrutural: o universo simbólico da folclorista itapirense Odette Coppos. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS , v. 7, p. 1-26, 2020.
-
PRADO, E.D. ; PRADO, E. D. . Crítica à unilateralidade da narrativa histórica itapirense: a polêmica sobre os ?patriarcas fundadores?. Consciesi Revista Científica do Centro Universitário de Itapira , v. volume I, p. 91-110, 2019.
-
PRADO, E.D. ; PRADO, E. D. . PLATÃO E O GOVERNO DOS SÁBIOS: CONHECIMENTO E POLÍTICA NA CONFORMAÇÃO DA SOCIEDADE IDEAL. REVISTA FACULDADES DO SABER , v. 4, p. 502-517, 2019.
-
PRADO, E. D. . Introdução à Antropologia: cultura como discussão principal. Revista Cientifica Faculdades do Saber , v. 02, p. 379-397, 2015.
-
PRADO, E. D. . A questão racial no Brasil: visões e leituras do pensamento social brasileiro. Revista Faculdades do Saber , v. 2, p. 247-260, 2014.
-
PRADO, E. D. . Max Weber: delineamentos sociológicos. REVISTA FACULDADES DO SABER , v. 1, p. 188-200, 2014.
-
PRADO, E. D. . O bêbado e a festa. In: Martins, José de Souza. (Org.). Vergonha e decoro na vida cotidiana da metrópole. São Paulo: Hucitec, 1999, v. , p. 157-170.
-
PRADO, E. D. . O processo de institucionalização da medicina no Brasil e a hegemonia médica. Jornal Expressão Regional, Itapira SP, 05 ago. 2017.
-
PRADO, E. D. . Saber e trabalho de saúde no Brasil com a colonização até a institucionalização da medicina. Jornal Expressão Regional, Itapira SP, p. 2 - 2, 22 jul. 2017.
-
PRADO, E.D. ; PRADO, E. D. . Sociologia e medicina: saber e práticas de saúde entre os ameríndios. Expressão Regional, Itapira SP, p. 2 - 2, 08 jul. 2017.
-
PRADO, E. D. . A lógica perversa do capital sucroalcooleiro. Jornal Expressão, Itapira SP, p. 4 - 4, 03 dez. 2016.
-
PRADO, E. D. . A literatura e a política: 'Memórias do sobrinho de meu tio' e o político brasileiro. Jornal Expressão, Itapira SP, p. 4 - 4, 26 nov. 2016.
-
PRADO, E. D. . Dia da Consciência Negra: o pensamento social e a natureza do racismo no Brasil. Jornal Expressão, Itapira SP, p. 2 - 2, 19 nov. 2016.
-
PRADO, E. D. . O espetáculo da adulação na esfera política. Jornal Expressão, Itapira SP, p. 2 - 2, 12 nov. 2016.
-
PRADO, E. D. . A lógica perversa dos cargos comissionados ou nomeados. Jornal Expressão, Itapira SP, p. 2 - 2, 05 nov. 2016.
-
PRADO, E. D. . A Burocracia weberiana e o 'funcionário de carreira'. Jornal Expressão, Itapira SP, p. 2 - 2, 29 out. 2016.
-
PRADO, E. D. . Perspectivas Sociológicas e a permanência do arcaico na política. Expressão, Itapira SP, p. 2 - 2, 15 out. 2016.
-
PRADO, E. D. . O Comendador Virgolino de Oliveira e a rapinagem capitalista. Revista Estação Interior, Itapira, p. 9 - 11, 17 fev. 2014.
-
PRADO, E. D. . "Canibalismo histórico II: Os verdadeiros fundadores de Itapira". Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 05 - 05, 11 set. 2006.
-
PRADO, E. D. . Novo ciclo da can-de-açúcar e a superexploração dos trabalhadores rurais. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 21 maio 2006.
-
PRADO, E. D. . "NR 31: as usinas de açúcar e álcool na mira do Ministério Público do Trabalho".. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 07 maio 2006.
-
PRADO, E. D. . Sindicato Rural de Itapira: mediador eficaz? Quinta parte: da pauta de negociações para 2006. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 03 - 03, 23 abr. 2006.
-
PRADO, E. D. . Sindicato Rural de Itapira: mediador eficaz? Quarta parte: dos direitos atuais dos trabalhadores rurais. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 09 abr. 2006.
-
PRADO, E. D. . Sindicato Rural de Itapira: mediador eficaz? Terceira parte: institucionalizar para ludibriar. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 26 mar. 2006.
-
PRADO, E. D. . Sindicato Rural de Itapira: mediador eficaz? Segunda parte: das mobilizações dos trabalhadores.. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 19 mar. 2006.
-
PRADO, E. D. . Sindicato Rural de Itapira: mediador eficaz?. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 12 mar. 2006.
-
PRADO, E. D. . A crise política e a orientação elitista do governo Lula. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 03 - 03, 22 jan. 2006.
-
PRADO, E. D. . Considerações sociológicas sobre "Será o Benedito?". Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 01 - 03, 11 dez. 2005.
-
PRADO, E. D. . "Manifesto emancipacionista: 'Negros de Itapira, uni-vos'". Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 20 nov. 2005.
-
PRADO, E. D. . "Canibalismo histórico VIII: Do comendador João Cintra ao comendador Virgolino, a mesma toada de apropriação da coisa pública e de exploração do trabalhador". Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 06 nov. 2005.
-
PRADO, E. D. . Canibalismo histórico VII: Os padres ou a promiscuidade dos homens de batina com os latifundiários de Itapira". Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 16 out. 2005.
-
PRADO, E. D. . "Canibalismo histórico VI: O comendador e a imagem do diabo ou a aversão dos oprimidos à exploração capitalista". Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 03 - 03, 09 out. 2005.
-
PRADO, E. D. . "Canibalismo histórico V: A chegada do 'comendador' e a provável 'grilagem' de terras em Itapira. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 02 out. 2005.
-
PRADO, E. D. . "Canibalismo histórico IV: dos 'falsos' fundadores de Itapira. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 03 - 03, 25 set. 2005.
-
PRADO, E. D. . "Canibalismo histórico III: Os caipiras de pé-no-chão e a questão das datas de fundação". Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 02 - 02, 18 set. 2005.
-
PRADO, E. D. . Canibalismo histórico I: história do povo versus história da elite. Jornal Expressão Regional, Itapira, S.P., p. 03 - 03, 04 set. 2005.
-
PRADO, E. D. . Das recentes manifestações populares. Portal Cidade de Itapira.
-
PRADO, E.D. ; PRADO, E. D. . A história da cidade de Itapira - Dissipando névoas e rompendo silêncios: um resgate dos ancestrais de ?Juca Mulato? - crítica à unilateralidade da narrativa oficializada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PRADO, E.D. ; PRADO, E. D. . Trabalho Rural Assalariado: precariedade, aviltamento e superexploração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PRADO, E. D. . Relações Trabalhistas dos cortadores de cana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PRADO, E. D. . Encontrando a Felicidade. Maricá, RJ, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
PRADO, E. D. . Questão racial no Brasil - negritude e a questão de cotas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PRADO, E. D. . História de Itapira. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PRADO, E. D. . Filosofia geral. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
PRADO, E. D. . Sociologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para aulas de cursos de graduação).
PRADO, E. D. . Antropologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
PRADO, E. D. . Introdução: histórico e ética do trabalho (relação entre trabalho e saúde na enfermagem do trabalho). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2015
Aprovação em 2ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga de docente em SOCIOLOGIA (PEB II) da Secretaria de Educação do Estado de M. G., Município de Jacutinga 2015, Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais.
2014
Aprovação em 1ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de EDUCADOR SOCIAL, da Prefeitura Municipal de Hortolândia - SP - 2014, Prefeitura Municipal de Hortolândia - SP.
2014
Aprovação em 2ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga de docente em SOCIOLOGIA do INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP), campus de São J. da Boa Vista, 2014, IFMS - Instituto Federal de São Paulo.
2014
Aprovação em 5ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Agente Educacional da Fundação Casa - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - SP, Fundação Casa - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - SP.
2013
Aprovação em 2ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga do cargo de PAEPE / SOCIOLOGO (Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) da FCM/ UNICAMP, 2013, DGRH - UNICAMP.
2013
Aprovação em 2ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga de Analista de Desenvolvimento Agrário - Serviço Social e Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Rurais, Fundação ITESP,.
2012
Aprovação em 5ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga do cargo PAEPE / SOCIOLOGO do NEPO/ UNICAMP, 2012, DGRH - UNICAMP.
2012
Aprovação em 1ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga de docente em SOCIOLOGIA do INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (IFMS), campus de TRÊS LAGOAS, 2012, IFMS - Instituto Federal Mato Grosso do Sul.
2012
Aprovação em 1ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga docente em Ciências Sociais da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, Mogi Guaçu, 2012, Faculdade Municipal Professor Franco Montoro.
2010
Aprovação em 1ª colocação no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga de docente em SOCIOLOGIA (PEB II) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2010, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes. , Praça Tiradentes, Centro, 37576000 - Inconfidentes, MG - Brasil, Telefone: (35) 34641200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Docente das disciplinas de Sociologia e Filosofia nos Cursos Técnicos de Agronomia, Alimentos, Informática e Agrimensura.
Docente na disciplina SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL - CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
Membro docente da CPA - Comissão Própria de Avaliação
Coordenador Pedagógico da COPESE - Comissão Permanente de Seleção
2005 - 2015
Instituição de Ensino São FranciscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 14
Atividades
-
02/2011 - 07/2015
Ensino, Tecnólogo em Gestão de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etica e RelaçõesÉtnico-raciais, Responsabilidade Social
-
02/2011 - 07/2015
Ensino, Tecnólogo em Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etica, Responsabilidade Social
-
02/2011 - 07/2015
Ensino, Tecnólogo em Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etica, Responsabilidade Social
-
02/2009 - 07/2015
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Alimentação, Sociologia da Nutrição, Relações Étnico-Raciais
-
02/2005 - 07/2015
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Sociologia da Saúde
-
02/2005 - 06/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e relações étnico-raciais, Sociologia, Filosofia
2007 - 2015
Instituto de Ensino Superior de ItapiraVínculo: , Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente das disciplinas Ciência Política, Economia, Filosofia, Homem e Sociedade e Ciências Sociais nos cursos de Direito, Administração, Serviço Social, Contabilidade, Publicidade e Propaganda, Engenharia de Produção, Gestão em Comércio Exterior, Gestão em Recursos Humanos e Logística
Atividades
-
02/2014 - 11/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais, Homem e Sociedade, Ciência Política, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) ? 03\02\2014 a 11\11\2015. Participação na elaboração do PPC
-
02/2014 - 11/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e Sociedade, Ciências Sociais, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) ? 10\01\2014 a 11\11\2015
-
02/2013 - 11/2015
Ensino, Engenharia de produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e Sociedade, Ciências Sociais, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) ? 24\03\2013 a 03\01\2015. Participação na elaboração do PPC
-
07/2012 - 11/2015
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e Sociedade, Ciências Sociais, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) ? 03\10\2012 a 11\11\2015. Participação na elaboração do PPC
-
07/2012 - 11/2015
Ensino, Gestão em Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e sociedade, Ciências Sociais, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) ? 03\10\2012 a 11\11\2015.
-
02/2011 - 11/2015
Ensino, Tecnólogo em Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais, Homem e sociedade, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) de 03\012015 a 11\11\2015. Participação na formulação do PPC
-
02/2007 - 11/2015
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e Sociedade, Ciências Sociais, * Participação enquanto docente na reformulação do PPC
-
02/2007 - 11/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e Sociedade, Ciências Sociais, Ciência Política, Filosofia, Economia, Direito Agrário, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) ? 03\10\2016 a 11\11\2015. Participação na reformulação do PPC
-
02/2007 - 11/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Homem e Sociedade, Ciências Sociais, * Participação enquanto docente na reformulação do PPC
2009 - 2015
Faculdade Mogiana do Estado de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente nos cursos de Educação Física, Direito, Administração e Arquitetura
Atividades
-
08/2010 - 11/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia
-
09/2009 - 11/2015
Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética, Sociologia
-
08/2009 - 11/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito, Sociologia e Antropologia Jurídicas
-
08/2009 - 11/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Filosoficas e Sociológicas da Educação, Etica
2015 - 2015
Centro Educacional de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Técnico Integrado
2006 - 2009
Centro Educacional Nossa Senhora das Graças / Colégio COC - Mogi Mirim, SPVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ciências Sociais, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Ciências Sociais
Atividades
-
03/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ediano Dionísio do Prado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?