Ana Cristina Murta Dovales

Possui Doutorado em Radioproteção e Dosimetria pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (2016) - com estágio sanduíche na Universidade de Newcastle, Reino Unido (Programa CAPES Pesquisador Visitante Especial - PPVE), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Foi professora universitária e atuou em diversos projetos de pesquisa básica e aplicada na área de bioquímica e imunologia de Doença de Chagas até 1996, quando ingressou na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) através de concurso público. Exerce a função de Pesquisadora no Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da CNEN, onde trabalhou durante vários anos na avaliação das condições de proteção radiológica em instalações da área médica (radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia). Mais recentemente tem se dedicado a projetos de pesquisa relacionados ao padrão de uso, doses e riscos associados a exames de radiodiagnóstico por imagem, com ênfase em tomografia computadorizada. Também atua no ensino, principalmente nas áreas de efeitos biológicos das radiações ionizantes e proteção radiológica nas aplicações médicas das radiações ionizantes. Desde fevereiro de 2016 é Chefe da Divisão de Física Médica do IRD.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Radioproteção e Dosimetria

2012 - 2016

Instituto de Radioproteção E Dosimetria
Título: Avaliação do padrão e tendência de uso de exames de diagnóstico por imagem no Brasil com ênfase em tomografia computadorizada pediátrica
Orientador: em Newcastle University ( Mark Stephen Pearce)
com Lene Holanda Sadler Veiga. Coorientador: Luiz Antonio Ribeiro da Rosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: proteção radiológica; tomografia computadorizada; Dose.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)

1987 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gp57/51 de Trypanosoma Cruzi: Propriedades Antigênicas, Estruturais e Funcionais,Ano de Obtenção: 1990
Julio Scharfstein.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: T. cruzi; cisteíno-proteinase; antígeno; Doença de Chagas; imunologia.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Genética

1982 - 1986

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Estágio doutorado sanduíche. (Carga horária: 600h). , Newcastle University, NCL, Inglaterra.

2014 - 2014

IARC summer School in Cancer Epidemiology. (Carga horária: 80h). , International Agency on Cancer Research, IARC, França.

2014 - 2014

Desenvolvimento de Líderes. (Carga horária: 16h). , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD/CNEN, Brasil.

2014 - 2014

Escrita Científica de Artigos de Alto Impacto: Estrutura e Linguagem. (Carga horária: 16h). , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD/CNEN, Brasil.

2009 - 2009

Bioética, Biosegurança e Boas Práticas com Animais. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Proteção Radiológica e Controle de Qualidade em R. (Carga horária: 36h). , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD/CNEN, Brasil.

2005 - 2005

Visita de Observação - Serviço de Medicina Nuclear. (Carga horária: 160h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2005 - 2005

Metrologia para Inspetores. (Carga horária: 32h). , Fundação CERTI, CERTI, Brasil.

2004 - 2004

Visita de Observação - Serviço de Física Médica. (Carga horária: 60h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2000 - 2000

Estágio em Proteção Radiológica. (Carga horária: 160h). , Saint George's Hospital, London, UK, SGH, Inglaterra.

1997 - 1997

Tópicos Especiais em Imagem Radiológica. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1996 - 1996

Curso Básico de Licenciamento e Fiscalização em Ra. (Carga horária: 30h). , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD/CNEN, Brasil.

1996 - 1996

ISO 9000. (Carga horária: 16h). , Princípio Treinamento e Acessoria, PTA, Brasil.

1996 - 1996

Fundamentos de Radioproteção e Noções de Emergênci. (Carga horária: 60h). , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD/CNEN, Brasil.

1996 - 1996

Ações de Radioproteção para Respostas a Situações. (Carga horária: 30h). , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD/CNEN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Proteção Radiológica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica/Especialidade: Efeitos Biológicos da Radiações.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Radiodiagnóstico.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Tomografia Computadorizada.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Radioterapia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DOVALES, A.C.M. . Evento em Comemoração ao Dia Internacional da Física Médica. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Advanced Course in Radiation Protection in CT. 2018. (Simpósio).

Hp(10) Mudança da Grandeza Dosimétrica no Brasil. 2018. (Seminário).

Applied Epidemiology Research Day.Patterns and trends of CT use in the Brazilian Public Healthcare System, 2001-2011. 2015. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Física Médica. Tomografia computadorizada no Brasil: frequência e padrão de uso em pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS). 2015. (Congresso).

Avanços nas Áreas de Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas. 2011. (Oficina).

V Simpósio de Oncobiologia. 2011. (Simpósio).

Inflammation, Innate Immunity and Adjuvants. 2009. (Simpósio).

International Nuclear Atlantic Conference - INAC. 2009. (Congresso).

II Simpósio de Oncobiologia. 2008. (Simpósio).

I Jornada de Cálculos de Blindagem. 2006. (Encontro).

4th São Paulo Research Conference - Cancer Today. 2005. (Congresso).

Encontro Nacional de Informação Regulatória (ENIR). 2005. (Encontro).

V Regional Congress on Radiation Protection and Safety (Regional IRPA Congress). Avaliação de Parâmetros de Radioproteção em Radiologia Odontológica no Estado do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).

2o Forum - Implementação das Novas Recomendações Internacionais de Proteção Radiológica e Segurança. 1997. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diana Lourenço Brandão

DOVALES, Ana Cristina Murta. Influência do polimorfismo genético no reparo de erros na molécula de DNA e métodos de análise das aberrações cromossômicas radioinduzidas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Proteção Radiológica e) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

DOVALES, A.C.M.;da Rosa, L. A. R.de Sá, L. V.; BONIFACIO, D. A.. Seminário de Área. 2019. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

DOVALES, A.C.M.. Probabilidade de causalidade e seu uso em um sistema de compensação para câncer radioinduzido no brasil. 2018. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Dovales, A. C. M.; outros. Seleção para o ingresso no curso de Mestrado do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. 2008. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Dovales, A. C. M.; outros. Seleção para o ingresso no curso de Mestrado do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. 2007. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Dovales, A. C. M.; outros. Seleção para o ingresso no curso de Mestrado do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. 2006. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Silveira, C. S.; Santini, E. S.; Xavier, A. M.;da Rosa, L. A. R.; DOVALES, ACM. Certificação de Qualificação Supervisor de Proteção Radiológica - Área Médica - Prova Geral. 2006. Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Dovales, A. C. M.; outros. Seleção para o ingresso no curso de Mestrado do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. 2005. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Silveira, C. S.; DOVALES, ACM;da Rosa, L. A. R.; Santini, E. S.; Ramos, A.. Certificação de Qualificação Supervisor de Proteção Radiológica - Área Médica - Prova Geral. 2005. Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Dovales, A. C. M.; outros. Seleção para o ingresso no curso de Mestrado do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. 2004. Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edson Rondinelli

RONDINELLI, E.. Area de Biologia Molecular. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Roberto Valle Bahia

BAHIA, PAULO R. V.. Avaliação do padrão e tendência de uso de exames de diagnósico por imagem no Brasil com ênfase em tomografia computadorizada pediátrica. 2016. Tese (Doutorado em Radioproteção e Dosimetria) - Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Lucía Viviana Canevaro

MAURÍCIO, Cláudia Lúcia de Pinho; PEIXOTO, J. E.;CANEVARO, LUCIA V.; Di Prinzio, R.. Avaliação do padrão e tendência de uso de exames de diagnóstico por imagem no Brasil com ênfase em tomografia computadorizada pediátrica. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Radioproteção e Dosimetria) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Lucía Viviana Canevaro

PEIXOTO, J. E.; MAURÍCIO, Cláudia Lúcia de Pinho;CANEVARO, LUCIA VIVIANA. Tomografia Computadorizada pediátrica no Brasil: frequencia de utilização, dose absorvida e risco de indução de câncer de tireoide. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Radioproteção e Dosimetria) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Renato Di Prinzio

Di Prinzio, R.; Paulo Valle Bahia; PEIXOTO, J. E.; Maurício, C.L.P.; Canevaro, L.V.. Avaliação do padrão e tendência de uso de exames de diagnóstico por imagem no Brasil com ênfase em tomografia computadorizada pediátrica.. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Radioproteção e Dosimetria) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Claudia Lúcia de Pinho Maurício

VEIGA, L. H. S.;MAURICIO, C. L. P.; PEIXOTO, J. E.;CANEVARO, L. V.; BAHIA, P. R. V.; PRINZIO, R.; QUEIROZ FILHO, P. P.. Avaliação do Padrão e Tendência de Uso de Exames de Diagnóstico por Imagem no Brasil com Ênfase em Tomografia Computadorizada Pediátrica. 2016. Tese (Doutorado em Radioproteção e Dosimetria) - Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Rosane Silva

SILVA, Rosane. Clonagem e Caracterização de Genes Expressos na Fase Inicial da Metaciclogênese de Trypanosoma cruzi.. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claudio Domingues de Almeida

Almeida, C. D.; Hunt JG; PEDRO PACHECO DE QUEIROZ FILHO. Avaliação do Padrão e Tendência de Uso de Exames de Diagnóstico por Imagem no Brasil com Ênfase em Tomografia Computadorizada Pediátrica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marina Santiago de Mello

Probabilidade de causalidade e seu uso em um sistema de compensação para câncer radioinduzido no Brasil; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ana Cristina Murta Dovales;

Janayna Dias Motta

Bases biológicas da proteção radiológica, com foco no radiodiagnóstico de pacientes pediátricos: Uma revisão bibliográfica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Proteção Radiológica e) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria; Orientador: Ana Cristina Murta Dovales;

Wilian da Silva Telles

Avaliações do padrão de uso de exames de tomografia computadorizada em um serviço de radiodiagnóstico no município de Petrópolis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Proteção Radiológica e) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria; Orientador: Ana Cristina Murta Dovales;

André luiz de souza valladão silva

Efeitos "Fora do Alvo" da Radiação: Importância e Possíveis Mecanismos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Proteção Radiológica e) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria; Orientador: Ana Cristina Murta Dovales;

Fabio Nascimento Gouvêa

Efeitos "Fora do Alvo" da Radiação: Importância e Possíveis Mecanismos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Proteção Radiológica e) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria; Orientador: Ana Cristina Murta Dovales;

Douglas Fernado Mello Dias da Rosa

Efeitos "Fora do Alvo" da Radiação: Importância e Possíveis Mecanismos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu em Proteção Radiológica e) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria; Orientador: Ana Cristina Murta Dovales;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LENE HOLANDA SADLER VEIGA

Avaliação do padrão e tendência de uso de exames de diagnóstico por imagem no Brasil com ênfase em tomografia computadorizada pediátrica; 2017; Tese (Doutorado em Radioproteção e Dosimetria) - Comissão Nacional de Energia Nuclear,; Orientador: Lene Holanda Sadler Veiga;

Luiz Antonio Ribeiro da Rosa

Avaliação do padrão e tendência de uso de exames de diagnóstico por imagem no Brasil com ênfase em tomografia computadorizada pediátrica; 2016; Tese (Doutorado em Radioproteção e Dosimetria) - Instituto de Radioproteção e Dosimetria,; Coorientador: Luiz Antonio Ribeiro da Rosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHAVES, TAINÁ OLIVIERI ; DOVALES, Ana Cristina Murta ; DA ROSA, LUIZ ANTÔNIO RIBEIRO ; VEIGA, LENE HOLANDA SADLER . Patterns and trends of Computed Tomography usage among pediatric and young adult patients in a private hospital in Rio de Janeiro, 2005-2015. BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES , v. 6, p. 333-1695-1-PB, 2018.

  • DAVE, MONA ; DOVALES, ANA C.M. ; VEIGA, LENE H.S. ; PEIXOTO, JOÃO E. ; PEARCE, MARK S. . Trends in mammography use in the Brazilian public healthcare system. Journal of Cancer Policy , v. 16, p. 43-48, 2018.

  • SOUZA, MARINA SANTIAGO DE MELLO ; DOVALES, Ana Cristina Murta ; VEIGA, LENE HOLANDA SADLER . Probabilidade de Causalidade para Câncer Radioinduzido e seu Uso em Demandas Compensatórias no Brasil. BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES , v. 6, p. 1-25, 2018.

  • DOVALES, ANA C M ; DA ROSA, LUIZ A R ; KESMINIENE, AUSRELE ; PEARCE, MARK S ; VEIGA, LENE H S . Patterns and trends of computed tomography usage in outpatients of the Brazilian public healthcare system, 2001-2011. Journal of Radiological Protection (Print) , v. 36, p. 547-560, 2016.

  • DOVALES, A.C.M. ; SOUZA, A. A. ; VEIGA, LENE H S . Tomografia computadorizada no Brasil: frequência e padrão de uso em pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS). Revista Brasileira de Física Médica (Online) , v. 9, p. 11-14, 2015.

  • de Paiva, E. ; da Rosa, L. A. R. ; Brito, R. R. A. ; de Sá, L. V. ; Dovales, A. C. M. ; Batista D. V. S. ; Giannoni, R. A. ; Velasco, A. F. . An analysis of the regulatory program of quality audits in radiotherapy in Brazil from 1995 to 2007. Journal of Applied Clinical Medical Physics , v. 12, p. 102-114, 2011.

  • de Paiva, E. ; Giannoni, R. A. ; Velasco, A. F. ; Brito, R. R. A. ; Dovales, A. C. M. ; de Sá, L. V. ; da Rosa, L. A. R. . Radiometric survey of teletherapy treatment rooms in Brazil. Radiation Protection Dosimetry , v. 138, p. 402-406, 2010.

  • da Rosa, L. A. R. ; Brito, R. R. A. ; Goncalves, M. G. ; de Paiva, E. ; Dovales, A. C. M. ; Freire, B. L. V. ; Giannoni, R. A. ; Di Prinzio, R. ; Velasco, A. F. ; Castelo, L. H. R. ; Oliveira, R. V. . Dosimetric audits of photon beams in radiation therapy centres in Rio de Janeiro, Brazil. Radiation Protection Dosimetry , v. 131, p. 272-275, 2008.

  • da Rosa, L. A. R. ; de Paiva, E. ; Goncalves, M. G. ; Marechal, M. H. H. ; Velasco, A. F. ; Di Prinzio, R. ; Dovales, A. C. M. ; Freire, B. L. V. ; Brito, R. R. A. ; Giannoni, R. A. ; Castelo, L. H. R. . Audits in Brazil for 192Ir High Dose Rate Brachytherapy Systems. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento , v. 7, p. 127-132, 2005.

  • Meirelles, M.N. L. ; Juliano, L. ; Carmona, E. ; Silva, S. G. ; Costa, E. M. ; MURTA, A C M ; Scharfstein, J. . Inhibitors of the major cysteinyl proteinase (Gp57/51) impair host cell invasion and arrest the intracellular development of trypanosoma cruzi. Molecular and Biochemical Parasitology (Print) , v. 52, p. 175-184, 1992.

  • Wincker, P. ; Dovales, A. C. M. ; Goldenberg, S. . Nucleotide sequence of a representative member of a Trypanosoma cruzi dispersed gene family. Molecular and Biochemical Parasitology (Print) , v. 55, p. 217-220, 1992.

  • Bonaldo, M. C. ; Scharfstein, J. ; MURTA, A C M ; Goldenberg, S. . Further characterization of Trypanosoma cruzi Gp57/51 as the major antigen expressed by differentiating epimastigotes. Parasitology Research (1987. Print) , v. 77, p. 567-571, 1991.

  • MURTA, A C M ; Persechini, P. N. ; Padron, T. S. ; Souza, W. ; Guimarães, J. A. ; Scharfstein, J. . Structural and functional identification of Gp57/51 antigen of Trypanosoma cruzi as a cysteine proteinase. Molecular and Biochemical Parasitology (Print) , v. 43, p. 27-38, 1990.

  • Scharfstein, J. ; Luquetti, A. O. ; MURTA, A C M ; Senna, M. ; Rezende, J. M. ; Rassi, A. ; Previato, L. M. . Chagas'Disease: Serodiagnosis with purified Gp-25 antigen. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , Estados Unidos, v. 34, n.6, p. 1153-1161, 1985.

  • VEIGA, L. H. S. ; DOVALES, ACM ; CHAVES, T. O. ; MELLO, M. ; da Rosa, L. A. R. ; HUNT, J. ; QUEIROZ, P. ; MELO, D. ; VALENTE, M. ; JAHNEN, A. ; LEE, C. ; Berrington de GONZALEZ, A. ; KESMINIENE, A. ; PEARCE, M. . Computed Tomography Usage in Brazil: Trends, Patterns, Dose and Risk Assessment. In: Radiation and Heath Conference, 2014, Las Vegas. Proc. of Radiation and Heath Conference, 2014.

  • Dovales, A. C. M. ; Scharfstein, J. . Bradykinin B2 receptor is not required for tumor growth regression by radiotherapy. In: 18th International Conference on Medical Physics, 2011, Porto Alegre. Brazilian Journal of Medical Physics, 2011. v. 5. p. 56-56.

  • Dovales, A. C. M. ; Oliveira, S. L. G. ; Cucco, A. C. S. ; Bezerra, M. A. ; Mota, H. C. . Avaliação de Parâmetros de Radioproteção em Radiologia Odontológica no Estado do Rio de Janeiro. In: V Regional Congress on Radiation Protection and Safety, 2001, Recife. V Regional Congress on Radiation Protection and Safety, 2001. v. 1. p. 11-11.

  • Goldenberg, S. ; Bonaldo, M. C. ; Déscoffier, L. N. ; Salles, J. ; Lowndes, C. ; MURTA, A C M ; Scharfstein, J. . Expression of proteinases during Trypanosoma cruzi metacyclogenesis. In: Congresso de Doença de Chagas, 1991, Caxambu, MG. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1991. v. 86. p. 86-87.

  • MURTA, A C M ; Leme, V. M. C. ; Milani, S. ; Travasso, L. R. ; Scharfstein, J. . Glycoprotein Gp57/51 of Trypanosoma cruzi: structural and conformational epitopes defined with monoclonal antibodies. In: Congresso de Doença de Chagas, 1988, Caxambu, MG. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1988. v. 83. p. 419-422.

  • DOVALES, ANA C M . Avaliação do padrão, tendência de uso e doses no paciente em exames de tomografia computadorizada no Brasil, com ênfase em procedimentos pediátricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOVALES, Ana Cristina Murta . Conceitos Básicos de Proteção Radiológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOVALES, ANA C M . Proteção radiológica nos serviços de radiologia 'móveis'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOVALES, A.C.M. ; SOUZA, A. A. ; VEIGA, L. H. S. . XX Congresso de Física Médica e Simpósio Internacional de Proteção Radiológica em Medicina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOVALES, A.C.M. ; ROSA, L. A. R. ; KESMINIENE, A. ; PEARCE, M. ; VEIGA, L. H. S. . Patterns and Trends of CT use in the Brazilian Public Healthcare System, 2001-2011. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dovales, A. C. M. ; outros . Guia de Procedimentos para Segurança e Qualidade de Iamgem em Radiodiagnóstico 2004 (Orientação Técnica (ANVISA, DOU 10/04/2004)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MURTA-DOVALES, A.C. ; Almeida, C. E.B. . Casa de ferreiro - à sombra do câncer. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Tomografia Computadorizada Pediátrica no Brasil: Frequência de Utilização, Dose Absorvida e Risco de Indução de Câncer de Tireóide, Descrição: A exposição da população à radiação ionizante tem crescido muito nos últimos anos, principalmente como resultado do aumento do uso das radiações para fins de diagnóstico médico. Entre esses procedimentos, se destacam as varreduras por tomografia computadorizada, que geralmente resultam em doses de radiação no paciente mais elevadas do que aquelas associadas a exames radiográficos convencionais e cuja frequência global aumentou mais de 30 vezes nos últimos vinte anos (Mettler et al, 2009). A exposição à radiação ionizante é um reconhecido fator de risco para a indução de diferentes tipos de câncer (Preston et al, 2007) e vários autores têm buscado relacionar o uso crescente da radiação ionizante para fins de diagnóstico ao aumento na incidência de alguns tumores (Linet et al, 2012). Embora evidências diretas dessa associação sejam de difícil obtenção, principalmente devido às dificuldades metodológicas associadas às baixas doses envolvidas, estudos usando modelos de projeção de risco, baseados principalmente nos dados obtidos com os sobreviventes das explosões atômicas no Japão, sugerem que as cerca de 70 milhões de varreduras por tomografia computadorizada realizadas nos Estados Unidos em 2007 poderiam resultar em aproximadamente 29.000 casos de câncer, representando 2% dos casos diagnosticados anualmente (Berrington de González et al, 2009). Mais recentemente, foram obtidas evidências diretas da associação entre exposição à radiação em exames de tomografia computadorizada durante a infância e o aumento subsequente da incidência de leucemia e tumores cerebrais (Pearce et al, 2012). Assim, embora os benefícios associados às varreduras por tomografia computadorizada sejam indiscutíveis, os riscos potencialmente associados a esses procedimentos devem ser determinados, de modo que análises risco-benefício sejam adequadamente fundamentadas. Além disso, embora baixo, o risco de indução de câncer em consequência desses exames, aplicado ao grande número de indivíduos expostos, pode resultar em um grande número de casos, com implicações em termos de saúde pública. Um dos tumores cuja incidência mais cresce na maioria das populações analisadas é o câncer de tireóide. Apenas entre 2002 e 2008, a taxa global de incidência desse tumor aumentou mais de 40% em mulheres (Ferlay et al, 2010). Embora ao menos parte desse crescimento possa ser creditada aos avanços no diagnóstico precoce dessa doença, diversas evidências sugerem a contribuição de fatores ambientais, como a exposição à radiação ionizante, que é o único fator de risco bem estabelecido para esse tumor. Com base nesses dados e considerando que a glândula tireóide é um dos órgãos mais sensíveis aos efeitos carcinogênicos da radiação, particularmente após exposições durante a infância (Ron et al, 1995), o crescimento da incidência de câncer nessa glândula têm sido associado ao aumento das doses em decorrência de procedimentos diagnósticos, em particular, varreduras por tomografia computadorizada pediátrica (Mazonakis et al, 2007; Schonfeld et al, 2011). O principal objetivo desse projeto é estimar o risco de indução de câncer de tireóide na população brasileira em decorrência das tomografias computadorizadas pediátricas feitas no país, usando um modelo epidemiológico de projeção de risco previamente adaptado à população brasileira. São objetivos secundários, mas fundamentais para a execução do projeto, o estabelecimento da frequência e da distribuição por sexo e faixa etária dos principais tipos de varreduras por tomografia computadorizada realizados em crianças no país e a determinação as doses absorvidas na tireóide em decorrência dos principais exames realizados. Vale notar que trabalhos similares têm sido desenvolvidos em diversos países, mas nunca foram realizados no Brasil. Esse trabalho será de extrema importância para o estabelecimento de programas de proteção radiológica adequados à realidade brasileira, que permitam a redução de risco sem, contudo, limitar os benefício. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Murta Dovales - Integrante / Luiz Antonio Ribeiro da Rosa - Integrante / Lene Holanda Sadler veiga - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2012

    Efeito da radiação ionizante na integração entre as imunidades inata e adaptativa pela vias das cininas, Descrição: O projeto pretende investigar os efeitos da irradiação gama nos mecanismos de integração entre as imunidades inata e adaptativa mediados por cininas. Sabe-se que a ativação do sistema cinina modula a resposta imune in vivo, sendo a bradicinina (BK) um potente sinal de maturação para células dendríticas (DCs), mobilizando-as para a produção da interleucina IL-12 através da ativação do receptor B2 da BK (B2R). A concentração endógena no tecido extravascular dos substratos precursores da BK (os cininogênios de alto ou baixo peso molecular, HK/LK) é desprezível no estado de repouso, mas o aumento de permeabilidade capilar, uma freqüente manifestação do processo inflamatório agudo, aumenta a concentração desses substratos e a conseqüente produção de cininas. Nesse projeto pretende-se avaliar os efeitos da radiação ionizante sobre a ativação do sistema de cininas, estabelecendo a relação entre este processo e o perfil de diferenciação de linfócitos T efetores. Nossa hipótese de trabalho é que a irradiação, um conhecido agente indutor de respostas inflamatórias, promova a liberação de BK nos tecidos e que esta atue como sinal de perigo endógeno, promovendo a ativação de DCs e a polarização da resposta imune adaptativa. Esse estudo é necessário, pois pacientes são freqüentemente irradiados em tratamentos por radioterapia ou medicina nuclear sem que se saiba precisar quais as conseqüências da irradiação local sobre mecanismos de defesa imunológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Murta Dovales - Integrante / Julio Scharfstein - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2008

    Avaliação das inspeções regulatórias realizadas pelo IRD/CNEN na área de radioterapia., Descrição: Propõe-se uma análise crítica do programa de inspeções regulatórias da CNEN na área de radioterapia. A eficiência do programa no que diz respeito ao controle da qualidade da radioterapia no Brasil, sob os aspectos de proteção radiológica, será avaliada. Serão feitas propostas visando a melhoria do programa... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Murta Dovales - Integrante / Luiz Antonio Ribeiro da Rosa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Comissão Nacional de Energia Nuclear, Instituto de Radioproteção e Dosimetria. , Avenida Salvador Allende, Barra da Tijuca, 22783127 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21732842, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1996 - Atual

    Comissão Nacional de Energia Nuclear

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ingresso após seleção por Concurso Público

    Atividades

    • 04/2016

      Direção e administração, Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Divisão de Física Médica.,Cargo ou função, Chefe de Divisão.

    • 01/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Divisão de Física Médica.,Linhas de pesquisa

    • 01/2011

      Ensino, PG lato sensu em Proteção Radiológica e Segurança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenadora do Módulo , Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

    • 01/2011

      Ensino, PG lato sensu em Proteção Radiológica e Segurança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

    • 01/2011

      Ensino, Fundamentos de Radioproteção e Metrologia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

    • 01/2008

      Ensino, Radioproteção em Medicina Nuclear, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Efeitos Biológicos da Radiações Ionizantes

    • 01/2008

      Ensino, Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

    • 01/2008

      Ensino, Proteção Radiológica em Radioterapia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

    • 04/2014 - 03/2016

      Direção e administração, Instituto de Radioproteção e Dosimetria, .,Cargo ou função, Substituta Eventual do Chefe de Serviço de Física Médica.

    • 01/2005 - 12/2007

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Serviço de Física Médica.,Serviço realizado, Avaliação da Proteção Radiológica em Serviços de Radioterapia e Medicina Nuclear.

    • 07/2007 - 07/2007

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, .,Serviço realizado, Participação nas avaliações de segurança radiológica durante os XV Jogos Pan-Americanos (Rio 2007).

    • 03/2002 - 03/2007

      Ensino, Graduação em Física Médica - UFRJ, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos Biológicos da Radiações Ionizantes

    • 03/2002 - 03/2007

      Ensino, Graduação em Física Médica - UFRJ, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora do módulo Física Médica do Estágio no IRD/CNEN

    • 03/2004 - 03/2005

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Serviço de Física Médica.,Serviço realizado, Desenvolvimento de metodologia para a inspeção regulatória de radioproteção em laboratórios de radioimunoensaio.

    • 02/1998 - 03/2004

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Divisão de Física em Radiodiagnóstico.,Serviço realizado, Coordenação do sistema de avaliação por via postal das condições de radioproteção em aparelhos de raios x odontológicos.

    • 03/1996 - 03/2004

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Divisão de Física em Radiodiagnóstico.,Serviço realizado, Avaliação das condições de radioproteção em serviços de radiodiagnóstico médico e odontológico.

    • 08/1999 - 07/2000

      Direção e administração, Instituto de Radioproteção e Dosimetria, .,Cargo ou função, Chefe Substituta do Serviço de Física em Radiodiagnóstico.

    • 10/1999 - 11/1999

      Treinamentos ministrados , Vigilância Sanitária, .,Treinamentos ministrados, Treinamento em Fiscalização de Serviços de Radiodiagnóstico Médico e Odontológico para VS (DF, Vitória, Goiânia)

    • 01/1999 - 07/1999

      Direção e administração, Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Divisão de Física em Radiodiagnóstico.,Cargo ou função, Chefe em Exercício da Divisão de Física em Radiodiagnóstico.

    • 05/1998 - 12/1998

      Direção e administração, Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Divisão de Física em Radiodiagnóstico.,Cargo ou função, Chefe Substituta da Divisão de Física em Radiodiagnóstico.

    • 07/1998 - 07/1998

      Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis, .,Treinamentos ministrados, Palestras sobre Proteção Radiológica e Controle de Qualidade em Radiografia Dentária

    • 05/1998 - 05/1998

      Ensino, Curso Básico de Licenciamento e Fiscalização em Ra, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

  • 1990 - 1996

    Universidade de Nova Iguaçu

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/1990 - 03/1996

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica

    • 03/1990 - 03/1996

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica