LUCIAMARE PERINETTI ALVES MARTINS

Atualmente é outro (especifique) - docente da Faculdade de Medicina de Marília. , atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, cepa, estudo comparativo , Rhodnius neglectus, isolamento e caracterização biológica e molecular de Trypanosoma cruzi, estudo dos radicais livres na evolução da doença de Chagas.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia

2002 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Isolamento e caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi Chagas,1909 (kinetoplastida, Trypanosomatidae a partir de triatomíneos silvestres do Estado do Rio Grande do Sul
João Aristeu da Rosa. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia

1997 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Verificação da susceptibilidade de Rhodnius neglectus, Rhodnius robustus e Triatoma infestans (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) à infecção por duas cepas de Trypanosoma cruzi (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae) utilizando xenodiagnóstico artificial.,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: João Aristeu da Rosa
Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Farmácia-Bioquímica

1978 - 1982

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Forum Regional de Leishmaniose Visceral de Marília. 2019. (Outra).

1º Congresso Médico Estudantil de Adamantina. Distribuição espacial de casos humanos de leishmaniose visceral nos municípios da DRS IX, Estado de São Paulo, no período de 2002 ? 2017. 2018. (Congresso).

I congresso medico estudantil de Adamantina. Manifestações clínicas e epidemiológicas de pacientes chagásicos cronicos moradores em área endemica. 2018. (Congresso).

IX Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. INFLUÊNCIA DA GALANTAMINA NA CAPACIDADE CONTRÁTIL DO CÓLON E NO PROCESSO INFLAMATÓRIO CRONICO CAUSADO PELA CEPA QM2 DE Trypanosoma cruzi. 2018. (Congresso).

VIII Simposio de pos-graduação e VI seminário de iniciação científica do PIBIC/CNPqda Famema.AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VITAMINA C SOBRE O CONTROLE GLICEMICO E DEFESA ANTIOXIDANTE NA FASE AGUDA DA DOENÇA DE CHAGAS. 2018. (Simpósio).

VIII Simposio de pos-graduação e VI seminário de iniciação científica do PIBIC/CNPqda Famema.ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO MEGACÓLON CHAGÁSICO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DA PERDA NEURONAL DO CÓLON INDUZIDA PELO PROCESSO INFLAMATÓRIO. 2018. (Simpósio).

VIII Simposio de pos-graduação e VI seminário de iniciação científica do PIBIC/CNPqda Famema.INFLUÊNCIA DA GALANTAMINA NA CAPACIDADE CONTRÁTIL DO CÓLON E NO PROCESSO INFLAMATÓRIO CRONICO CAUSADO PELA CEPA QM2 DE Trypanosoma cruzi. 2018. (Simpósio).

VIII Simposio de pos-graduação e VI seminário de iniciação científica do PIBIC/CNPq da Famema.A influencia do processo inflamatório na muscular da mucosa e na camada muscular para o desenvolvimento do megacolon chagásico.. 2018. (Simpósio).

VIII Simposio de pos-graduação e VI seminário de iniciação científica do PIBIC/CNPq da Famema.AVALIAÇÃO DA PRESENÇA LEISHMANIA INFANTUM CHAGASI PELA TÉCNICA DE IMUNOFLUORESCENCIA INDIRETA EM DOADORES DO BANCO DE SANGUE DA SANTA CASA DE ADAMANTINA SP.. 2018. (Simpósio).

II Simposio nacional de Aplicações Biotecnológicas.Avaliação antioxidante do fitoterápico de Morus nigra na fase aguda da doença de Chagas. 2016. (Simpósio).

I Simposio de Vigilancia Epidemiologica e Infecção Hospitalar da da Famema. 2016. (Simpósio).

VI Simposio de Pos Graduação e IV Seminário de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq. 2016. (Simpósio).

XIX Congresso Brasileiro de Infectologia. PERFIL ELETROCARDIOGRÁFICO E DE COMORBIDADES DE PACIENTES CHAGÁSICOS DO AMBULATÓRIO DE CARDIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Infectologia. Grupo sanguineo YT e seu envolvimento no prognostico da forma cardíaca da doença de Chagas. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Infectologia. Avaliação do potencial antioxidante do fitoterápico de "Morus nigra" na fase cronica da doença de Chagas. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Infectologia. Efeitos da vitamina C na evolução da fase aguda da doença de Chagas em modelo murino infectado com a cepa QM2 de T. cruzi. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Infectologia. Avaliação dos efeitos da vitamina C no controle glicemico durante a evolução d afase aguda da doença de Chagas. 2015. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. Grupo sanguíneo YT e seu envolvimento no prognóstico da forma cardíaca da doença de Chagas. 2014. (Congresso).

Seminário Internacional sobre a Formação em Saúde da Famíla. 2014. (Seminário).

XXIII Simposio de plantas medicinais do Brasil.Avaliação do potencial antioxidante do fitoterápico de Amora Preta. 2014. (Simpósio).

1 Forum de avaliação dos programas de pos-graduação da Faculdade de Medicina de Marilia. 2013. (Outra).

III Simposio de pós-graduação da FAMEMA. 2013. (Simpósio).

II Simposio de pós-graduação da FAMEMA. 2012. (Simpósio).

XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Situação Atual da Doença de Chagas na Região do Município de Marília. 2011. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Situação Atual da Doença de Chagas na Região do Município de Marília. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Médico Acadêmico. Efeitos da vitamina C em camundongos experimentalmente infectados com a cepa QM2 de Trypanosoma cruzi. 2010. (Congresso).

VII Congresso Médico Acadêmico. Avaliação do método ELISA para o diagnóstico da giardíase. 2009. (Congresso).

VII Congresso Médico Acadêmico. Estudo comparativo de uma a três amostras fecais pelo metodo de Faust e cols. baseado na positividade do método ELISA para o diagnóstico da giardíase. 2009. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. Prevalência de enteroparasitoses na comunidade dePalmital, município de Berilo-MG. 2008. (Congresso).

I Simpósio Interação Parasito-Hospedeiro Modelos de estudo.I Simpósio Interação Parasito-Hospedeiro Modelos de Estdo. 2007. (Simpósio).

XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses.Tentativa de infecção oral em camundongos através de caldo de cana contaminado por formas de cultura de Trypanosoma cruzi. 2006. (Outra).

Detecção Laboratorial de Protozoários Oportunistas e Emergentes..Participou do curso: Detecção Laboratorial de Protozoários oportunistas e Emergentes.. 2001. (Outra).

Dinâmica de Grupo.Participou do curso: Dinâmica de Grupo. 2001. (Outra).

III Fórum de Avaliação das Atividades Tutoriais do ano de 2000..Participo do evento III fórum de Avaliação das Atividades Tutoriais do ano de 2000.. 2001. (Outra).

Refletindo sobre a Problematização.Participou do curso Refletindo sobre a Problematização. 2001. (Outra).

Programa de Capacitação Avançada de Tutores..Participou do evento Programa de Capacitação Avançada de Tutores.. 2000. (Outra).

II Fórum de Avaliação das Atividades Tutoriais..Participou do evento II Fórum de Avaliação das Atividades Tutoriais. 1999. (Outra).

Oficina de Capacitação de Tutores, na Qualidade de Facilitador..Participou do evento Oficina de Capacitação de Tutores, na Qualidade de Facilitador.. 1999. (Oficina).

Programa de Capacitação Avançada de Tutores.Participou de Capacitação Avançada de Tutores.. 1999. (Outra).

Formação Didático-Pedagógica em Saúde (Pedagogia Médica e Didática Especial).Participou do curso: Formação Didático-Pedagógica em Saúde (Pedagogia Médica e Didática Especial). 1998. (Outra).

Oficina de Treinamento de Tutores.Participou do evento Oficina de Treinamento de Tutores.. 1998. (Oficina).

Sensibilização e Aprofundamento em Dinâmica de Grupo.Participou do curso: Sensibilização e Aprofundamento em Dinâmica de Grupo. 1998. (Outra).

II Simpósio de Atualização em Análises Clínicas.Participou do evento II Simpósio de Atualização em Análises Clínicas. 1997. (Simpósio).

Oficina de Elaboração das Unidades Educacionais do 1º ano Médico..Participou do evento Oficina de Elaboração das Unidades Educacionais de 1º ano Médico.. 1996. (Oficina).

Oficina de Trabalho para Elaboração de Problemas em PBL.Participou do evento Oficina de Trabalho para Elaboração de Problemas em PBL. 1996. (Oficina).

Oficina de Trabalho sobre a Construção de Objetivos em PBL..Participou do evento Oficina de Trabalho sobre a Construção de Objetivos em PBL.. 1996. (Oficina).

Oficina de Treinamento de Tutores.Participou do evento Oficina de Treinamento de Tutores.. 1996. (Oficina).

Palestra de Ïntrodução ao PBL¨..Participou do evento Palestra de Introdução ao PBL¨. 1996. (Outra).

Análise Citológica de Fluidos Biológicos. Participou do 2º Congresso Mundial de Farmacêuticos e 1º Congresso Brasileiro de Farmácia Magistral. 1994. (Congresso).

Diagnóstico Laboratorial e Interpretação de Testes nas Doenças Infecciosas e Parasitárias Adquiridas e Congênitas.. Participou do II Congresso de Farmácia e Análises Clínicas de Maringá. 1993. (Congresso).

I Curso de Reprodução assistida e Diagnóstico Pré-natal de Marilia e Região..I Curso de Reprodução assistida e Diagnóstico Pré-natal de Marilia e Região.. 1993. (Outra).

Esterelização, Desinfecção, Descarte e Transporte de Material. Ênfase para AIDS e Hepatite B.. Participou do XXV Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. 1991. (Congresso).

Parasitologia em Imunodeprimidos. Participou do XXV Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. 1991. (Congresso).

XXV ¨Congresso Brasileiro de Patologia Clínica¨. Participou do evento XXV ¨Congresso Brasileiro de Patologia Clínica¨. 1991. (Congresso).

Animais Peçonhentos.Participou do curso: Animais Peçonhentos. 1989. (Outra).

Diagnóstico Laboratorial da Criptosporidíase.. Participou do XXI Congresso Brasileiro da Patalogia Clínica. 1987. (Congresso).

XXI ¨Congresso Brasileiro de Patologia Clínica¨. Participou do XXI ¨Congresso Brasileiro de Patologia Clínica¨. 1987. (Congresso).

Enzimas no Laboratório Clínico.Participou do curso: Enzimas no Laboratório Clínico. 1981. (Outra).

Espectofotometria.Participou do curso: Espectofotometria. 1981. (Outra).

Jornada Farmacêutica ¨Prof. Dr. Weber Dini¨.Participou do evento Jornada Farmacêutica ¨Prof. Dr. Weber Dini¨. 1981. (Outra).

Jornada Paulista de Parasitologia.Participou do evento Jornada Paulista de Parasitologia. 1981. (Outra).

Virologia.Participou do curso: Virologia. 1981. (Outra).

Introdução a Hematologia e Himuno-Hematolgia..Participou do curso: Introdução a Hematologia e Imuno-Hematologia.. 1980. (Outra).

Participou da Jornada Farmacêutica ¨Prof. Dr. Bruno Mancini¨.Participou do evento Jornada Farmacêutica Prof. Dr. Bruno Mancini¨. 1980. (Outra).

¨Atualizações em Diagnóstico Laboratorial de Doenças Sexualmente Transmitidas..Participou do curso: Atualização em Diagnóstico Laboratorial de Doenças Sexualmente Transmitidas.. 1979. (Outra).

Animais Peçonhentos e Soros Terapêuticos..Participou do curso: Änimais Peçonhentos e Soros Terapêuticos¨. 1979. (Outra).

Antibióticos.Participou do curso: Antibióticos. 1979. (Outra).

Fisico-Químicas das Soluções.Participou do curso: ¨Fisico-Químicas das Soluções.¨. 1979. (Outra).

Jornada Farmacêutica ¨Dr. Paulo César Riani Costa¨.Participou do evento Jornada Farmacêutica ¨Dr. Paulo César Riani Costa¨. 1979. (Outra).

¨Homeopatia Aspectos Farmacotécnicos.Participou do curso : Homeopatia Aspectos Farmacotécnicos. 1978. (Outra).

¨Jornada Farmacêutica e Odontológica ¨Prof.a. Maria Aparecida Pourchet Campos.Participou do evento Jornada Farmacêutica e Odontológica Prof.a. Maria Aparecida Pourchet Campos¨. 1978. (Outra).

Conceituação de Inflamações e Processos Reparativos..Participou do curso: ¨Conceituação de Inflamações e Processos Reparativos¨. 1978. (Outra).

Preparação Cosméticas para os Cabelos..Participou do curso: ¨Preparação Cosméticas para os Cabelos¨.. 1978. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patricia Coelho Mendes de Britto Haddad

CALAMITA, Z.; MARIN, M. J. S.; PANES, V. C. B.;MARTINS, L.P.A.; LOPES, L. B.. O idoso institucuionalizado: percepções, caracteristicas sociodemográficas, cognitivas, funcionais e envolvimento familiar. 2019. Dissertação (Mestrado em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Fernanda Gonçalves Elias dos Santos

CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES; SUZUKI, RODRIGO BUZINARO;Luciamáre Perinetti Alves MARTINS. Análise histopatológicas e citomorfometria de cardiomiócitos durante fase aguda da infecção pela cepa Y de Trypanosoma cruzi. 2019. Dissertação (Mestrado em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Camila Marcondes de Oliveira

MARTINS, L. P. A.; SANTOS, I. F.; SILVA, L. C. P. E.. Incidencia de dengue e estudo demográfico da população acometida de uma cidade do interior paulista, no período de 2000 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Julia Rosana Pereira Tavares Castanheira

Luciamáre Perinetti Alves MARTINS; SILVA, R. H. A.; ROSSIGNOLI, P. S.;CASTANHO, R. E. P.; SILVA, R. M. G.. EFEITOS DA VITAMINA C NO ESTRESSE OXIDATIVO E CONTROLE GLICÊMICO NA DOENÇA DE CHAGAS EM MODELO MURINO. 2016. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: MICHELLY CRISTINA MONTENOTE

MARTINS, L. P. A.; SILVA, R. H. A.; SILVA, R. M. G.; ROSSIGNOLI, PATRÍCIA DE SOUZA; CALAMITA, Z.. AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL EM MODELO MURINO DO FITOTERÁPICO DE Morus nigra NA EVOLUÇÃO DA DOENÇA DE CHAGAS. MARÍLIA 2015. 2016. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Eder dos Santos Souza

ROSA, JOÃO ARISTEU DA; OBARA, M. T.; PINTO, M. C.;MARTINS, L. P. A.; ALMEIDA, C. E.. Descrição de uma nova espécie de Rhodnius (Hemíptera, Reduviidae, Triatominae) da Amazônia. 2016. Dissertação (Mestrado em BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA APLICADAS À FARMÁCIA) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da UNESP.

Aluno: Valéria Camargo de Lacerda Carvalho

MARTINS, L. P. A.CASTANHO, R. E. P.ROSA, J. A.. Análise espacial da evolução histórica de leishmaniosevisceral na região de marília de acordo com as fases do ciclo de vida. 2015. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Vitor Celso Moraes Campos

CALAMITA, Z.; BARBOSA, P. M. K.; CASTILHO, M. L. R.;Luciamáre Perinetti Alves MARTINS; BARBOSA, L.. Urticária cronica espontanea: reatividade cutanea e aspectos laboratoriais. 2015. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Michele Marcondes Riquena

SPERANCA, M. A.; SILVA, F. D.;MARTINS, LUCIAMÁRE PERINETTI ALVES; SILVA, M. C. C.; MARCILI, A.. Diagnóstico molecular, tipagem e estudo filogenético dos virus da dengue circulantes na maior epidemia de dengue de uma cidade hiperendemica do Oeste Paulista. 2014. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Érika Ramos de Oliveira

FREI, FERNANDO;MARTINS, L. P. A.; BISPO, P. C.. Identificação de padrões da dengue em municípios paulistas entre os anos de 2003 a 2011. 2014 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Julio César rente Ferreira Filho

ROSA, J. A.; COSTA, P. I.;MARTINS, L. P. A.. Caracterização de sete especies de Rhodnuis (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) por meio de dois genes nucleares e um mitocondrial. 2011. Dissertação (Mestrado em Biociencias e Biotecnologia aplicadas a Farmacia) - Faculdade de Ciencias Farmaceuticas de Araraquara.

Aluno: Aline Ribeiro Rimoldi

ROSA, J. A.; ALBUQUERQUE, S.; OLIVEIRA, M. T. V. A.; PINTO, M. C.;MARTINS, L. P. A.. Caracterização biológica e molecular de cepas de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae) isoladas da Bahia, Rio Garnde do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biologia Animal) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Beatriz Ratto Gorzoni

MARTINS, L.P.A.; SILVA, M. F. P.; SANTOS, P. C. G.. Estudo do desenvolvimento do megacólon chagásico por meio da avaliação da perda neuronal do cólon induzida pelo processo inflamatório. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Elizandra Aparecida de Oliveira Lopes

MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES; CASTANHO, R.E.P.; MANHOSO, F. F. R.. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA LEISHMANIA INFANTUM CHAGASI EM DOADORES DO BANCO DE SANGUE DA MICRORREGIÃO DE ADAMANTINA SP.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Fernanda Gonçalves Elias dos Santos

SPADELLA, M. A.; ALMEIDA FILHO, O. M.;Luciamáre Perinetti Alves MARTINS. PARTICPAÇÃO DAS ISOFORMAS DE NADPH OXIDASES DURANTE INFECÇÃO PELO Trypanosoma cruzi. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília.

Aluno: Valéria Camargo de Lacerda Carvalho

MARTINS, L. P. A.; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES; BARBOSA, P. M. K.; TANAKA, I. I.; ALMEIDA FILHO, O. M.. Análise espacial da evolução histórica de leishmaniosevisceral na região de marília de acordo com as fases do ciclo de vida. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília.

Luciamáre Perinetti Alves MARTINS. IV Congresso Academico da FAMEMA. 2019. Faculdade de Medicina de Marília.

Luciamáre Perinetti Alves MARTINS. VIII Simposio de pos-graduação e VI seminário de iniciação científica do PIBIC/CNPqda Famema. 2018. Faculdade de Medicina de Marília.

CHIES, A. B.; SPADELLA, M. A.; LAZARINI, C. A.; PINHEIRO, O. L.;Luciamare Perinetti Alves Martins. Influencia do exercicio físico sobre as respostas de veias mesentéricas à angiotensina II em ratos hipertensos2R1C. 2017. Faculdade de Medicina de Marília.

BARBOSA, P. M. K.; TANAKA, I. I.;Luciamáre Perinetti Alves MARTINS. Incidencia de dengue e estudo demografico da população acometida de uma cidade do interior paulista, no período de 2000 a 2015. 2016. Faculdade de Medicina de Marília.

CALAMITA, Z.; ANTUNES, R. N. S.;MARTINS, L. P. A.. Celulas Treg e expressão das moleculas de superficie nos neutrófilos e linfocitos em idosos. 2015. Faculdade de Medicina de Marília.

MARTINS, L. P. A.; CALAMITA, Z.; SILVA, R. H. A.. Avaliação do potencial antioxidante do fitoterápico de "Morus nigra" na fase cronica da doença de Chagas. 2015. Faculdade de Medicina de Marília.

MARTINS, L. P. A.; CHIES, A. B.; SILVA, R. M. G.. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VITAMINA C NO CONTROLE GLICEMICO E ESTRESSE OXIDATIVO DURANTE A EVOLUÇÃO DA DOENÇA DE CHAGAS EM CAMUNDONGOS INFECTADOS COM A CEPA QM2 DE Trypanosoma cruzi. 2015. Faculdade de Medicina de Marília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Pizzolitto

LEITE, C.Q.F.; ROSA, J.A.; BELDA NETO, F.M.;PIZZOLITTO, A.C.. Exame de qualificação de mestrado: Anofelinos e culicinos. Importância médica e caracterização. 1999. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Clarice Queico Fujimura Leite

ROSA, João Aristeu da; BELDA NETO, Francisco Miguel; GALATTI, Eunice Aparecida Bianchi;LEITE, C. Q. F.. Verificação da susceptibilidade de três espécies de Triatominae (Hemiptera Reduviidae) à infecção por duas cepas de Trypanossoma cruzi (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae) utilizando xenodiagnóstico artificial. 1999. Dissertação (Mestrado em Análises Clínicas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unesp.

Clarice Queico Fujimura Leite

LEITE, C. Q. F.; ROSA, João Aristeu da; BELDA NETO, Francisco Miguel; FONSECA, Luiz Marcos da; PIZZOLITTO, Antonio Carlos. Anofelinos e culicinos. Importância médica e caracterização. 1999. Outra participação, Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unesp.

Márcia A S Graminha

GRAMINHA, M A SROSA, J.A.PINTO, M.C.; PRADO JUNIOR, J.C.; ALBUQUERQUE, S.. Isolamento e caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi Chagas 1909 (Kinetoplastida, Trypanosomatidae) a partir de triatomíneos silvestres do Estado do Rio Grande do Sul. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Análises Clínicas) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Joao Aristeu da Rosa

ROSA, J.A.. Verificação da susceptibilidade de Rhodnius neglectus, Rhodnius robustus e Triatoma infestans (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) à infecção por duas cepas de Trypanosoma cruzi (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae) utilizando xenodiagnóstico artificial. 1999. Dissertação (Mestrado em Análises Clínicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Joao Aristeu da Rosa

ROSA, J. A.; PINTO, Mara Cristina; PRADO JÚNIOR, José Clóvis Do; ALBUQUERQUE, Sérgio de; GRAMINHA, Márcia Aparecida Silva; PINTO, Pedro Luiz Silva; ABRAHÃO, Ana Amélia Carraro. ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE CEPAS DE TRYPANOSOMA CRUZI CHAGAS, 1909 (KINETOPLASTIDA, TRYPANOSOMATIDAE) A PARTIR DE TRIATOMÍNEOS SILVESTRES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 2005. Tese (Doutorado em Análises Clínicas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unesp.

Joao Aristeu da Rosa

ROSA, J.A.. Isolamento e de caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi a partir de triatomíneos silvestres do Estado do Rio Grande do Sul. 2004. Tese (Doutorado em Análises Clínicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Joao Aristeu da Rosa

ROSA, J.A.. Verificação da susceptibilidade de Rhodnius neglectus, Rhodnius robustus e Triatoma infestans (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) à infecção por duas cepas de Trypanosoma cruzi (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae) utilizando xenodiagnóstico artificial. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em Análises Clínicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mara Cristina Pinto

PINTO, M. C.ROSA, João Aristeu da; ALBUQUERQUE, Sergio de; GRAMINHA, Marcia Aparecida; PRADO JUNIOR, José Clóvis Do. Isolamento e caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 (Kinetoplastida, Trypanosomatidae) a partir de triatomíneos silvestres do Estado do Rio Grande do Sul. 2005. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mara Cristina Pinto

PINTO, M. C.ROSA, João Aristeu da; ALBUQUERQUE, Sérgio de. Isolamento e caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 (kinetoplastida, Trypanosomatidae) a partir de triatomíneos silvestres do estado do Rio Grande do Sul. 2004 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Pedro Henrique Parronchi Lopes

ANÁLISE DE DIFERENTES MÉTODOS COMPUTACIONAIS DE REALIDADE MISTA PARA COMPREENSÃO DA PATOLOGIA E AUXÍLIO NA TERAPÊUTICA DA DOENÇA DE CHAGAS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília; (Orientador);

Elizandra Aparecida de Oliveira Lopes

AVALIAÇÃO DA PRESENÇA LEISHMANIA INFANTUM CHAGASI EM DOADORES DO BANCO DE SANGUE DA MICRORREGIÃO DE ADAMANTINA SP; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília; (Orientador);

Ana Beatriz Ratto Gorzoni

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO MEGACÓLON CHAGÁSICO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DA PERDA NEURONAL DO CÓLON INDUZIDA PELO PROCESSO INFLAMATÓRIO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília; (Orientador);

Ana Luisa Saoncella Hernandes

MODELAGEM PARA PARASITOSE INTESTINAL; Início: 2019 - Faculdade de Medicina de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Augusto Furukawa Suzuki

Possibilidade de infecção oral pelo Trypanosoma cruzi através de caldo de cana contaminado acondicionado em diferentes temperaturas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Fernanda Gonçalves Elias dos Santos

Análise histopatológica e citomorfometria de cardiomócitos durante fase aguda da infecção pela cepa Y de Trypanosoma cruzi; 2019; Dissertação (Mestrado em saude e envelhecimento) - Faculdade de Medicina de Marília,; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Camila Marcondes de Oliveira

Incidência de dengue e estudo demográfico da população acometida de uma cidade do Interior paulista, no período de 2000 a 2015; ; 2015; Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília,; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

MICHELLY CRISTINA MONTENOTE

?AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DO FITOTERÁPICO DE Morus nigra NA FASE CRÔNICA DA DOENÇA DE CHAGAS?; ; 2014; Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília,; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Julia Rosana Pereira Tavares Castanheira

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VITAMINA C NO CONTROLE GLICEMICO E ESTRESSE OXIDATIVO DURANTE A EVOLUÇÃO DA DOENÇA DE CHAGAS EM CAMUNDONGOS INFECTADOS COM A CEPA QM1 DE Trypanosoma cruzi; 2014; Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília,; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Valéria Camargo de L

Carvalho; Análise Espacial da Evolução Histórica de Leishmaniose Visceral Humana na Região de Marília de Acordo com as Fases do Ciclo de Vida; 2013; Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA E ENVELHECIMENTO) - Faculdade de Medicina de Marília,; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Lucas Fadel Camargo

INFLUÊNCIA DA GALANTAMINA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO E NAS LESÕES TISSULARES CAUSADOS PELA CEPA QM2 DE Trypanossoma cruzi; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Leticia Xavier Felix

INFLUÊNCIA DO PROCESSO INFLAMATÓRIO NA MUSCULAR DA MUCOSA E NA CAMADA MUSCULAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEGACÓLON CHAGÁSICO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Guilherme Donzalisky Pinheiro

INFLUÊNCIA DO USO DE GALANTAMINA NO ESTRESSE OXIDATIVO CAUSADO PELA CEPA QM2 DE Trypanosoma cruzi; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Daniela Esther Knopp

AVALIAÇÃO O CONHECIMENTO SOBRE LEISHMANIOSE EM MORADORES DE ÁREA ENDÊMICA; 2018; Iniciação Científica - Faculdade de Medicina de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Renata Facina dos Santos

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VITAMINA C SOBRE O CONTROLE GLICEMICO E DEFESA ANTIOXIDANTE NA FASE AGUDA DA DOENÇA DE CHAGAS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Lucas Fadel Camargo

INFLUÊNCIA DA GALANTAMINA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO E NAS LESÕES TISSULARES CAUSADOS PELA CEPA QM2 DE Trypanossoma cruzi; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Ludmyla Toller Cocco

ESTUDO DA DEFESA ANTIOXIDANTE TECIDUAL NA FASE AGUDA DA DOENÇA DE CHAGAS EM CAMUNDONGOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS COM A CEPA QM2 DE TRYPANOSOMA CRUZI; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

André Cardoso Campello

PESQUISA DE MUTAÇÕES NO GENE DA Acetilcolinesterase (ACHE) ATRAVÉS DA TÉCNICA DE RESTRIÇÃO POR TAMANHO DE FRAGMENTO EM PACIENTES CHAGÁSICOS CRÔNICOS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Thais de Mello Tieghi

EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C E E EM CAMUNDONGOS INFECTADOS PELA CEPA QM2 DO TRYPANOSOMA CRUZI; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Luiz Gonzaga Francisco de Assis Barros D'Elia Zanella

Estudo das respostas contráteis do cólon de camundongos infectados com formas tripomastigotas sangüíneos da cepa QM2 de Trypanosoma cruzi; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Mariah Guieiro Alves dos Reis

Levantamento da fauna flebotominica da região do município de Marília-SP; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Ricardo Guimarães Marim

Efeitos da suplementação de vitamina C sobre a patogenia da doença de Chagas em camundongos experimentalmente infectados com cepa QM 1 de Trypanosoma cruzi; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Alex Silva de Gusmão

Efeitos da vitamina c em camundongosexperimentalmente infectados com a cepa QM2 de Trypanosoma cruzi; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Hamilton Rocha Júnior

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VITAMINA C NA FASE AGUDA E CRONICA DA DOENÇA DE CHAGAS EM CAMUNDONGOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS COM A CEPA QM1 DE Trypanosoma cruzi; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Faculdade de Medicina de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luciamare Perinetti Alves Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joao Aristeu da Rosa

Verificação da Susceptibilidade de Três espécies Triatominae (Hemiptera, Reduviidae) a infecção por duas cepas de Trypanossoma cruzi (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae) utilizando xenodiagnóstico artificial; 1999; 101 f; Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: João Aristeu da Rosa;

Joao Aristeu da Rosa

Isolamento e de caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi a partir de triatomíneos silvestres do Estado do Rio Grande do Sul; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Análises Clínicas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unesp,; Orientador: João Aristeu da Rosa;

Marcia Aparecida Speranca

Isolamento e caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi a partir de triatomíneos silvestres do estado do Rio Grande do Sul; 2005; Tese (Doutorado em Analises Clinicas Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Coorientador: Marcia Aparecida Speranca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, PAULO SÁ FILIZZOLA ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; CHAGAS, EDUARDO FEDERIGHI BAISI ; MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES . PARASITOSES INTESTINAIS EM PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA-SP. Revista Saúde e Pesquisa , v. 12, p. 495, 2019.

  • MARTINS, LUCIAMÁRE PERINETTI ALVES ; SILVA, MARCELO SOUSA ; MONTEIRO, JOANA ; DA ROSA, JOÃO ARISTEU ; NASCIMENTO, JULIANA DAMIELI ; DE ALMEIDA, LARISSA AGUIAR ; LIMA, LUCIANA ; MELLO, FERNANDA ; MORENO, CLÁUDIA JASSICA GONÇALVES ; TEIXEIRA, MARTA MARIA GERALDES ; RIBEIRO, ALINE RIMOLDI ; DE ARAÚJO, RENATO FREITAS ; STEINDEL, MÁRIO ; GRAMINHA, MÁRCIA APARECIDA SILVA . Biological and Molecular Characterization of Trypanosoma cruzi Strains from Four States of Brazil. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGINE , v. 98, p. 453-463, 2018.

  • CASTANHEIRA, J.R.P.T. ; CASTANHO, R.E.P. ; ROCHA, H. ; PAGLIARI, C. ; DUARTE, M.I.S. ; THEREZO, A.L.S. ; CHAGAS, E.F.B. ; MARTINS, L.P.A. . Paradoxical effects of vitamin C in Chagas disease. PARASITOLOGY INTERNATIONAL , v. 67, p. 547-555, 2018.

  • TIEGHI, THAIS DE MELLO ; MANCA, CAMILLA CHIMELO ; GARCIA, LÍGIA CANGUSSU TOMAZ ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; FREI, FERNANDO ; TAIPEIRO, ELANE DE FÁTIMA ; MARTINS, LUCIAMÁRE PERINETTI ALVES . Evaluation of antioxidant therapy in experimental Chagas disease. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 50, p. 184-193, 2017.

  • MONTENOTE, MICHELLY CRISTINA ; WAJSMAN, VITHOR ZUCCARO ; KONNO, YOICHI TAKAKI ; FERREIRA, PAULO CÉSAR ; SILVA, REGILDO MÁRCIO GONÇALVES ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; SILVA, LUCIANA PEREIRA ; MARTINS, LUCIAMÁRE PERINETTI ALVES . Antioxidant effect of Morus nigra on Chagas disease progression. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO , v. 59, p. e73-1, 2017.

  • REINA, FÁBIO TADEU RODRIGUES ; RIBEIRO, CAMILA APARECIDA ; ARAÚJO, RONALDA SILVA DE ; MATTÉ, MARIA HELENA ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; TANAKA, IOSHIE IBARA ; VIGGIANI, ANA MARIA FERREIRA SORNAS ; MARTINS, LUCIAMÁRE PERINETTI ALVES . INTESTINAL AND PULMONARY INFECTION BY Cryptosporidium parvum IN TWO PATIENTS WITH HIV/AIDS. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 58, p. 21/1678-9946, 2016.

  • SUZUKI, RODRIGO BUZINARO ; CABRAL, ALINE DINIZ ; MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES ; SPERANÇA, MARCIA APARECIDA . A highly sensitive Leishmania infantum chagasi isolation method from bone marrow and peripheral blood of adults and children. Journal of Infection in Developing Countries (Online) , v. 10, p. 1275-1277, 2016.

  • CARVALHO, V. L. ; MARTINS, L. P. A. ; CARVALHO JUNIOR, P. M. ; PINTO, V. B. . Mapa conceitual para leishmaniose visceral humana: aplicação de software livre como ferramenta da tecnologia de informação e comunicação. RE. SAÚD. DIGI. TEC. EDU. , v. 1, p. 59-68, 2016.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; THEREZO, A. L. S. ; LIMA, L. ; Teixeira M M G ; SPERANCA, M. A. ; RODRIGUES, V. L. C. C. ; ROSA, J. A. . Biological and molecular characterization of a Trypanosoma cruzi isolate obtained from Panstrongylus megistus captured in Sao Paulo State, Brazil. Acta Parasitologica , v. 60, p. 65-74, 2015.

  • SUZUKI, R. B. ; CABRAL, A. D. ; TONHOSOLO, R. ; Marcili A ; SANCHES, C. O. C. C. ; Luciamare Perinetti Alves Martins ; SPERANCA, M. A. . A highly sensitive and specific conventional molecular diagnosis for Leishmania infantum chagasi based ona single copy gene. Journal Of Molecular Biomarkers & Diagnosis , v. 7, p. 7, 2015.

  • MARIM, RICARDO GUIMARÃES ; GUSMÃO, ALEX SILVA DE ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; DEMINICE, RAFAEL ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; JORDÃO JÚNIOR, ALCEU AFONSO ; ASSIS, MARCOS RENATO DE ; TAIPEIRO, ELANE DE FÁTIMA ; MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES . EFFECTS OF VITAMIN C SUPPLEMENTATION ON THE CHRONIC PHASE OF CHAGAS DISEASE. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 57, p. 245-250, 2015.

  • D'ELIA ZANELLA, LUIZ G. F. DE A. B. ; CHIES, AGNALDO BRUNO ; SPADELLA, MARIA ANGÉLICA ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; ROSSIGNOLI, PATRÍCIA DE SOUZA ; FREI, FERNANDO ; MARTINS, LUCIAMÁRE PERINETTI ALVES . The enigmatic role of cholinergic reflex in the pathogenesis of Chagas disease. Parasitology Research (1987. Internet) , v. 113, p. 2113-2120, 2014.

  • MARTINS, LUCIAMÁRE PERINETTI ALVES ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; TONON, FELIPE FRASÃO ; UNTERLEIDER, CARLOS EDUARDO ; ROSA, JOÃO ARISTEU DA . USING CAPTIVE SENTINELS TO COLLECT WILD TRIATOMINES IN THE REGION OF MARÍLIA-SP, BRAZIL. Revista de Patologia Tropical (Online) , v. 42, p. 96-104, 2013.

  • GUSMAO, A. S. ; CASTANHO, R. E. P. ; Rodrigo Franzoso Almeida de Andrade ; FARSETTI, C. M. ; MATHIAS, A. B. ; MARTINS, L. P. A. . Vitamin C effects in mice experimentally infected with Trypanosoma cruzi QM2 strain. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 45, p. 51-54, 2012.

  • MARIM, RICARDO GUIMARÃES ; GUSMÃO, ALEX SILVA DE ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; DEMINICE, RAFAEL ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; JORDÃO JÚNIOR, ALCEU AFONSO ; MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES . Effects of vitamin C supplementation on acute phase Chagas disease in experimentally infected mice with Trypanosoma cruzi QM1 strain. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso) , v. 54, p. 319-323, 2012.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; GUSMAO, A. S. ; SILVA, O. T. ; NOGUEIRA, A. B. . Incidence of Trypanosoma cruzi transmission through breastfeeding during acute experimental Chagas disease. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 15, p. 116-118, 2011.

  • MARTINS, L. P. A. ; Andréia Ap. T. B. Serapião ; VALENCIANO, R. F. ; Oliveira GT ; Santos KJAS ; CASTANHO, R. E. P. . Avaliação inicial da prevalência de algumas enteroparasitoses na comunidade de Palmital, município de Berilo-MG. Revista Médica de Minas Gerais , v. 19, p. 26-31, 2009.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; GUSMAO, A. S. ; ROSA, J. A. . Morfometria de tripomastigotas sanguineos de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae). Revista de Patologia Tropical , v. 37, p. 143-150, 2008.

  • MARTINS, L. P. A. ; Marcili A ; CASTANHO, R. E. P. ; THEREZO, A. L. S. ; Oliveira JCP ; Suzuki R B ; Teixeira M M G ; ROSA, J. A. ; SPERANCA, M. A. . Rural Triatoma rubrovaria from Southern Brazil harbors Trypanosoma cruzi of lineage IIc. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , v. 79, p. 427-434, 2008.

  • MARTINS, L. P. A. ; Andréia Ap. T. B. Serapião ; VALENCIANO, R. F. ; PIRES, J. E. C. ; CASTANHO, R. E. P. . Frequência de Blastocystis hominis e outras enteroparasitoses em amostras fecais analisadas no laboratório de Parasitologia da Faculdade de Medicina de Marília-SP. Revista de Patologia Tropical , v. 36, p. 47-53, 2007.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; CASANOVA, C. ; CARAVELAS, D. T. ; FRIAS, G. T. ; RUAS-NETO, A. L. ; ROSA, J. A. . Triatomíneos rupestres infectados por Trypanosomatidae, coletados em Quaraí, Rio Grande do Sul, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 39, p. 198-202, 2006.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; ROSA, J. A. ; SILVA, L. C. ; GODOY, C. A. P. ; ROSA, R. M. . Caracterização biológica, histológica e análise de ácido nucleico de uma cepa Trypanosoma cruzi da região de Marília, SP. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 36, p. 35-39, 2003.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; ROSA, J. A. ; TOKUMO, M. O. ; GODOY, C. A. P. ; ROSA, R. M. . Estudo comparativo entre duas técnicas de xenodiagnóstico artificial aplicado em pacientes chagásicos crônicos. Revista de Patologia Tropical , v. 30, p. 61-68, 2001.

  • MARTINS, L. P. A. ; ROSA, J. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; SAUNITE, G. L. ; MEDEIROS JÚNIOR, H. A. . Susceptibilidade de Rhodnius neglectus, Rhodnius robustus e Triatoma infestans (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) à infecção por duas cepas de Trypanosoma cruzi (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae) utilizando xenodiagnóstico artificial.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 33, p. 559-563, 2000.

  • Moraes, Patrícia Milani de ; Pereira, Bruna de Lima ; Cocco, Ludmyla Toller ; MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES . AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VITAMINA C SOBRE A DEFESA ANTIOXIDANTE ENZIMÁTICA NA FASE AGUDA DA DOENÇA DE CHAGAS EM CAMUNDONGOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS COM A CEPA QM2 DE Trypanosoma cruzi. As Ciências Biológicas e da Saúde na Contemporaneidade 2. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 71-83.

  • ZANELLA, L. G. F. A. B. D. ; GALIANO, I. W. ; TOKUMO, M. ; Luciamáre Perinetti Alves MARTINS . Butirilcolinesterase plasmatica está aumentada em pacientes chagasicos em uso de beta-bloqueadores. In: XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2013, Florianópolis. XXIIICongresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia de Mercosul, 2013.

  • ZANELLA, L. G. F. A. B. D. ; CHIES, A. B. ; SPADELLA, M. A. ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; ROSSIGNOLI, P. S. ; FREI, F. ; Luciamáre Perinetti Alves MARTINS . o Enigma da acetilcolina na infecção por T. cruzi. In: XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2013, Florianópolis. XXIIICongresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia de Mercosul, 2013.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; THEREZO, A. L. S. ; RODRIGUES, V. L. C. C. ; Teixeira M M G ; LIMA, L. ; TAKATA, C. S. A. ; RIBEIRO, A. R. ; ROSA, J. A. . ISOLATION AND CHARACTERIZATION OF TRYPANOSOMA CRUZI STRAINS FROM WILD TRIATOMINES CAPTURED IN SÃO PAULO STATE. In: XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012, Caxambu. XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012. v. 1. p. 1-285.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; ROSA, J. A. . Situação atual da doença de Chagas na região do município de Marília. In: XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011, São Paulo. XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011.

  • MARTINS, L. P. A. ; Andréia Ap. T. B. Serapião ; VALENCIANO, R. F. ; Oliveira GT ; SPERANZA, M. A. ; CASTANHO, R. E. P. . Prevalencia de enteroparsitoses na comunidade de Palmital, municipio de Berilo-MG. In: IV Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia, 2008, Araraquara. IV Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. Araraquara, 2008.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; GUSMAO, A. S. ; ROSA, J. A. . Morfometria de tripomastigotas sanguineos de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 (Kinetoplastidae, Trypanosomatidae). In: IV Congresso da Socidade Paulista de Parasitologia, 2008, Araraquara. IV Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia, 2008.

  • MARTINS, L. P. A. ; Marcili A ; CASTANHO, R. E. P. ; THEREZO, A. L. S. ; Oliveira JCP ; Suzuki R B ; Teixeira M M G ; ROSA, J. A. ; SPERANZA, M. A. . Rural Triatoma rubrovaria from southern Brazil harbors Trypanosoma cruzi of lineage IIc. In: IV Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia, 2008, Araraquara. IV Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia, 2008.

  • MARTINS, L. P. A. ; BELLO, P. P. D. ; SAMAAN FILHO, S. ; CASTANHO, R. E. P. . Tentativa de infecção oral em camundongos através de caldo de cana contaminado por formas de cultura de Trypanosoma cruzi. In: XXII Reunião anual de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e X Reunião anual de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2006, Uberaba. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2006. v. 39. p. 173-173.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; RUAS-NETO, A. L. ; CASANOVA, C. ; ROSA, J. A. . Triatomíneos rupestres infectados por Trypanosomatidae, coletados em Quaraí, Estado do Rio Grande do Sul. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Poto Alegre. XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia.

  • REIMBERG, T. ; ALVES, F. R. R. ; HATAKA, A. ; PARDO, R. B. ; CASTANHO, R. E. P. ; MARTINS, L. P. A. ; G.S.VIROEL, ; ZUKAUSKAS, M. . Leishmaniose visceral em cão relato de caso. In: 6º Simpósio de Iniciação científica, 2004, Marília. 6º Simpósio de Iniciação científica.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; THEREZO, A. L. S. ; RUAS-NETO, A. L. ; SPERANCA, M. A. ; ROSA, J. A. . Characterization of Trypanosoma cruzi strains isolated from sylvatic triatomines collected in Rio Grande do Sul State, Brasil. In: XX annual meeting of the brazilian society of protozoology XXI annual meeting on basic research in Chagas'disease, 2004, Caxambu. XX annual meeting of the brazilian society of protozoology XXXI annual meeting on Basic research in Chagas'disease.

  • ROSA, J. A. ; FERNADEZ, M. ; MARTINEZ, I. ; ANHEZINI, T. F. ; MARTINS, L. P. A. ; J.L.M.GIL, ; J.M.MELLO, ; RUAS-NETO, A. L. . Isolamento de cepas de Trypanosoma cruzi a partir de triatomíneos silvestres. In: 50º Jornada Farmacêutica da UNESP/Araraquara-SP, 2003, Araraquara. 50º Jornada Farmacêutica da UNESP/Araraquara-SP.

  • MARTINS, L. P. A. . Infecção Experimental de Camundongos Através da Ingestão de Caldo de Cana Contaminado por Trypanosoma Cruzi.. In: 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical., 2002, Foz do Iguaçu, 2002.

  • MARTINS, L. P. A. ; CASTANHO, R. E. P. ; GODOY, C. A. P. ; SILVA, L. C. . Infecção oral da doença de Chagas: sobrevivência do Trypanosoma cruzi em meio ácido. In: XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas VI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2002, Uberaba. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2002. v. 35. p. 195-196.

  • MARTINS, L. P. A. . Transmissão Oral Através da Ingestão de Sangue Contaminado na Doença de Chagas em Camundongos.. In: XXXI ECEM - Encontro Científico de Estudantes de Medicina., 2001, Londrina, 2001.

  • MARTINS, L. P. A. . Estudo Comparativo entre duas Técnicas de Xenodiagnóstico Artificial em Pacientes Chagásicos Crônicos.. In: XVI Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e IV Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2000, Uberaba, 2000.

  • MARTINS, L. P. A. . Caracterização de Uma Cepa de Trypanosoma Cruzi isolada na Faculdade de Medicina de Marilia.. In: XI Congresso Brasileiro de Infectologia em São Paulo, 1999, São Paulo, 1999.

  • MARTINS, L. P. A. . Caraterização da Cepa Famema de Trypanosoma Cruzi com base em estudos Anátomo Patológicos em Camundongos.. In: XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1999, Poços de Caldas, 1999.

  • MARTINS, L. P. A. . Avaliação das Endo parasitoses Intestinais em Crianças da Creche Alice de Araújo, Pompéia-SP. In: III Congresso Brasileiro de Biomedicina, 1992, Ribeirão Preto, 1992.

  • MARTINS, L. P. A. . Levantamento de Parasitoses Intestinais no Munic´cipio de Marilia-SP. In: VIII Jornada Paulista de Parasitologia em Campinas, 1990, Campinas, 1990.

  • MARTINS, L. P. A. . Prevalência de Parasitoses Intestinais em Escolares do Município de Júlio Mesquita-SP. In: VIII Jornada Paulista de Parasitologia em Campinas, 1990, Campinas, 1990.

  • MARTINS, L. P. A. . Avaliação do Exame de Fezes: Verificação da Validade da Realização de duas Lâminas pelo Método de Kato-Katz.. In: VII Jornada Paulista de Parasitologia em Botucatu, 1988, Botucatu, 1988.

  • MARTINS, L. P. A. . Levantamento multicêntrico de Parasitoses Intestinais.. In: International Congress for Infectious diseases - V Congresso da Sociedade Brasileira de Infectologia, 1988, Rio de Janeiro, 1988.

  • MARTINS, L. P. A. . Ensaio da Deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase. In: Jornada Farmacêutica ¨Prof. Dr. Webewr Dini¨, 1981, Araraquara, 1981.

  • CASTANHO, R. E. P. ; MARTINS, L. P. A. ; ROSA, J. A. . Avaliação do método imunoenzimático (ELISA) como instrumento no controle de cura da giardíase após terapeutica específica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIM, R. G. ; GUSMAO, A. S. ; THEREZO, A. L. S. ; MARTINS, L. P. A. ; JORDAO JUNIOR, A. A. ; DEMINICE, R. . Efeitos da suplementação de vitamina C sobre a patogenia da doença de Chagas em camundongos experimentalmente infectados com acepa QM1 de Trypanosoma cruzi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Franzoso Almeida de Andrade ; CASTANHO, R. E. P. ; THEREZO, A. L. S. ; MARTINS, L. P. A. ; MATHIAS, A. B. ; GUSMAO, A. S. ; FARSETTI, C. M. . Efeitoa da vitamina C em camundongos experimentalmente infectados com a cepa QM2 de Trypanosoma cruzi. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SUZUKI, R. B. ; CABRAL, A. D. ; Luciamare Perinetti Alves Martins ; SPERANCA, M. A. . A highly sensitive Leishmania infantum chagasi isolation method from bone marrow and peripheral blood of adults and children. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Caracterização da quitinase das espécies de Leishmania endêmicas da América do Sul: utilização no diagnóstico em humanos, cães e flebotomíneos., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcia Aparecida Speranca em 17/05/2017., Descrição: A leishmaniose é uma doença infecciosa negligenciada em expansão na América do Sul, incluindo o Brasil, causada por parasitas do gênero Leishmania, classe Kinetoplastida e família Trypanosomatidae. Há mais de 30 espécies de Leishmania sendo que destas, 20 causam doença em humanos em diferentes partes do mundo. A transmissão do protozoário ocorre em ciclos difásicos por insetos vetores da Família Psycodidae (flebotomíneos), gêneros Phlebotomus (no Velho Mundo) e Lutzomyia (no Novo Mundo - Américas), aos humanos, cães domésticos e animais silvestres. A apresentação clínica desta doença depende da espécie do parasita e da resposta imunológica do hospedeiro, sendo variável, com um espectro que vai desde indivíduos e animais assintomáticos; lesões tegumentares (LT), as quais podem ser cutâneas e mucocutâneas com sequelas desfigurantes e incapacitantes; e a forma visceral (LV) que é a mais grave já que se não for tratada corretamente, pode levar ao óbito. Na América do Sul, a espécie causadora da LV é a L. infantum chagasi, enquanto que a LT é principalmente causada pelas espécies L. braziliensis, L. amazonensis, L. guyanensis, L. naiffi, L. shawi e L. lainsoni. Cada espécie de Leishmania é transmitida por vetores específicos. A ineficácia dos atuais métodos de controle e tratamento das leishmanioses está relacionada à dificuldade em diagnosticar e identificar as espécies de Leishmania em circulação. A identificação correta das espécies de Leishmania é fundamental para o tratamento de humanos e manejo adequado dos reservatórios animais, sobretudo em áreas endêmicas para várias espécies do parasita, além de outros tripanossomatídeos, o que resulta em reações cruzadas em testes de diagnósticos. Estudo prévio realizado por nosso grupo de pesquisa demonstrou que o gene que codifica a quitinase de L. i. chagasi apresentou alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico desta espécie de Leishmania em amostras humanas. A especificidade de sequencia de nucleotídeos e aminoácidos da quitinase nas diferentes espécies de Leishmania, a expressão da proteína nos estágios de desenvolvimento do parasita dos hospedeiros vertebrado e invertebrado, e a exportação para o meio extracelular, apoiam a hipótese de que a quitinase de Leishmania constitui-se em excelente ferramenta para o diagnóstico molecular e também para pesquisa de anticorpos específicos produzidos para cada espécie do parasita. Portanto este projeto tem por objetivo utilizar o gene que codifica a quitinase como alvo no diagnóstico molecular das espécies de Leishmania endêmicas da América do Sul, em humanos, cães e flebotomíneos. Formas recombinantes da proteína serão utilizadas em testes de diagnóstico sorológico de diferentes espécies de Leishmania em humanos e cães.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciamare Perinetti Alves Martins - Integrante / Márcia Aparecida Sperança - Coordenador / Arlei Marcili - Integrante / Aline Diniz Cabral - Integrante / Andreia Pereira da Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VITAMINA C NA FASE AGUDA E CRONICA DA DOENÇA DE CHAGAS EM CAMUNDONGOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS COM A CEPA QM2 DE Trypanosoma cruzi, Descrição: Na América do Sul, aproximadamente 14 milhões estão infectados pelo Trypanosoma cruzi sendo que no Brasil, cerca de três milhões de indivíduos se encontram na fase crônica decorrentes de infecções adquiridas no passado. Do ponto de vista imunológico, foi demonstrado que a ativação de macrófagos pelo T. cruzi resulta na formação de espécies reativas do oxigênio (EROs) de forma que os componentes formados pela reação como Radical superóxido, Radical hidroperoxila, Radical hidroxila, Peróxido de hidrogênio e Oxigênio singlet podem causar danos em qualquer tecido e, para combater os radicais livres, os sistemas biológicos aeróbicos utilizam a defesa antioxidante. A vitamina C atua como agente redutor de diferentes reações, a maioria delas de hidroxilação, mas sua propriedade mais difundida é a de ser um dos mais poderosos antioxidantes do plasma e da defesa localizada nos compartimentos hidrofílicos das células. Embora as propriedades antioxidantes da vitamina C estejam bem estabelecidas, ainda é discutível o seu possível efeito pro oxidante e anti/pro-inflamatório. Considerando as agressões ao hospedeiro decorrentes da produção de EROs; os sistemas de defesa antioxidante do organismo; a vitamina C, como antioxidante não-enzimático e de fonte externa; e a discordância entre artigos científicos sobre o fato do T. cruzi absorver ou não vitamina C do meio, propomos o estudo do efeito da vitamina C na evolução da doença de Chagas aguda e/ou crônica. Para isto, serão dosados marcadores bioquímicos e realizado o estudo histológico e por imuno-histoquímica para avaliar a ação antioxidante e anti ou pro inflamatória da suplementação de vitamina C em camundongos sadios e infectados experimentalmente com a cepa QM2 de T. cruzi na fase aguda e crônica da doença de Chagas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciamare Perinetti Alves Martins - Coordenador / Roberto Esteves Pires Castanho - Integrante / Altino Luiz Silva Therezo - Integrante / Maria Irma Seixas Duarte - Integrante / Carla Pagliari - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Isolamento e caracterização de cepas de Trypanosoma cruzi a partir de triatomíneos silvestres capturados na região de Marília., Descrição: A pesquisa tem por objetivo capturar triatomíneos silvestres da região de Marília, isolar as cepas de Trypanosoma cruzi e caracterizá-las biológica e molecularmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciamare Perinetti Alves Martins - Coordenador / Roberto Esteves Pires Castanho - Integrante / João Aristeu da Rosa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Manifestações clínicas e epidemiológicas de pacientes chagásicos cronicos moradores em área endemica, Centro Universitário de Adamantina.

1992

Parecer do Conselho Federal de Educação nº 424/92 - Curso de Farmácia, UNIMAR - Universidade de Marília.

1992

Parecer Conselho Federal de Educação - Parasitologia - Curso - Ciências Biológicas nº 148/93, UNIMAR - Universidade de Marília.

1992

Parecer Conselho Federal de Educação nº 27/93 - Curso de Enfermagem e Obstetrícia, UNIMAR - Universidade de Marília.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília, Estadual, Ensino e Saúde. , Avenida Monte Carmelo, nº 800, 17519-030 - Marilia, SP - Brasil, Telefone: (14) 34021744, Ramal: 1303, Fax: (14) 34134344, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2010 - 2012

    Faculdade de Medicina de Marília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1995 - Atual

    Faculdade de Medicina de Marília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) -Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor da Disciplina de Parasitologia

    Atividades

    • 05/1995

      Ensino, Medicina e Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

  • 1989 - 1992

    Universidade de Marília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor Disciplina de Parasitologia - Curso - Farmácia Professor Disciplina Parasitologia - Curso de Enfermagem e Obstetricia Professor Disciplina Parasitologia - Curso de Ciências Biomédicas