lENILSON PORATH

Possui graduação em Bsi Bacharel Em Sistemas de Informação pela UNIDAVI em 2006 e especialização em Tecnologias para Desenvolvimento de Aplicações WEB pela FURB em 2008. Atualmente trabalha como engenheiro de software em empresa internacional e como professor no curso de Sistemas de Informações da UNIDAVI. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança da informação, tecnologias para aplicações web, mobilidade tecnológica e inteligência de negócios.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Tecnologias para o Des. de Aplicacões WEB

2007 - 2009

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Conhecendo o Seaside: um framework de desenvolvimento web baseando em Smalltalk
Orientador: Cristiano Fornari Colpani

Graduação em Bsi Bacharel Em Sistemas de Informação

2002 - 2006

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
Título: Projetando uma Ferramenta de Business Intelligence Utilizando Técnicas de Data Mining
Orientador: Marco Aurélio Butzke

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática - Ensino Médio

1998 - 1999

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Ensino Médio (2º grau)

1996 - 1998

Colégio Estadual Professor Henrique da Silva Fontes

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 - 1995

Escola Básica Willy Hering

Formação complementar

2012 - 2012

Gestão Ágil de Projetos com Scrum. (Carga horária: 12h). , Fundação Fritz Muller, FFM, Brasil.

2012 - 2012

Análise de Vulnerabilidades em Aplicações WEB. (Carga horária: 40h). , OYS Academy, OYS ACADEMY, Brasil.

2009 - 2010

Upper Intermediate English Certificate. (Carga horária: 375h). , The Language House, TLH, Irlanda.

2000 - 2000

Linux 1. (Carga horária: 16h). , Serviço Nascional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Participação em eventos

IFA Berlin 2015. 2015. (Feira).

Startup's - The Developer's Conference. 2014. (Congresso).

Java - The Developer's Conference. 2014. (Congresso).

IV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ferramenta Web para Acompanhamento Mobile Academia. 2014. (Congresso).

IV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Avaliação de Ferramentas de BI para Implantação na Empresa Delsoft. 2014. (Congresso).

IV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ferramenta Web para Acompanhamento Mobile Academia. 2014. (Congresso).

IV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ferramenta Web para Acompanhamento Mobile Academia. 2014. (Congresso).

IV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Informatização dos Processos de Parcelamento do Solo. 2014. (Congresso).

Mobile - The Developer's Conference. 2014. (Congresso).

III Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIDAVI. Solução para Gestão de Iluminação Pública. 2013. (Congresso).

III Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIDAVI. Governança de TI (Elaboração de Plano de Contingência para a Empresa Nikel Esports e suas Filiais). 2013. (Congresso).

OWASP Floripa Day 2012. 2012. (Congresso).

Future of Web Apps. 2010. (Congresso).

COMDES. 2003. (Congresso).

I Congresso Interno de Pesquisa e Extensão. 2003. (Congresso).

II Seminário de Telemedicina do Alto Vale do Itajaí. 2003. (Seminário).

II Seminário Interno de Bacharelado em Sistemas de Informação. 2003. (Simpósio).

CONINFO. 2002. (Congresso).

CONINFO. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Fabio Telles

SANTOS, Marciel de Liz;PORATH, Lenilson; NARDELLI, C.. Protótipo de um monitor cardíaco para Arduíno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Aluno: Guilherme Rengel de Souza

SANTOS, Marciel de Liz;PORATH, Lenilson; NARDELLI, C.. Protótipo de sistema para assistência médica remota. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Aluno: Tiago Correa Citadini

SANTOS, Marciel de Liz;PORATH, Lenilson; NARDELLI, C.. Assistência Médica Remota: Utilização de Aplicação WEB para Comunicação em Home Care. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Aluno: Jhonatan W

PORATH, Lenilson; BUTSKE, M. A.; NARDELLI, C.. Voltolini.Automatização do estacionamento rotativo da Área Azul da cidade de Rio do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Aluno: Diego Felipe Nunes da Silva

PORATH, Lenilson; BUTSKE, M. A.; NARDELLI, C.. Servidores Corporativos Microsoft e Redes Móveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Aluno: Vandelino Eder Pereira

BUTSKE, M. A.; SANTOS, Marciel de Liz;PORATH, Lenilson. Análise para elaboração de um jogo de empresas baseado em simulação para o processo logístico de abastecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Aluno: José matos de oliveira neto

BUTSKE, M. A.; SANTOS, Marciel de Liz;PORATH, Lenilson. Simuladores para empresas baseado em custos de produção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Orientou

ANDERSON MOREIRA DOS SANTOS

Protótipo de Sistema Para Melhoria na Gestão da Iluminação Pública Municipal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Lenilson Porath;

Jhonatan W

Voltolini; Automatização do Estacionamento Rotativo da Área Azul da Cidade de Rio do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Lenilson Porath;

Diego Felipe Nunes da Silva

Servidores Corporativos Microsoft e Redes Móveis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Lenilson Porath;

Alan Junior Heinz

Reconhecimento Facial Aplicado Para Registro de Presenças em Instituições de Ensino Utilizando Web Services; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Lenilson Porath;

Produções bibliográficas

  • ALEXANDRINI, F. ; WOTZKE, R. ; KLEHM, A. ; PORATH, Lenilson . Estruturação de Informações Médicas em Padrão Texto. Caminhos (Rio do Sul) , v. I, p. 43-60, 2005.

  • ALEXANDRINI, F. ; KLEHM, A. ; PORATH, Lenilson ; WOTZKE, R. . Recuperação de Informações Médicas de Laudos em Padrão Texto. Caminhos (Rio do Sul) , v. I, p. 51-76, 2004.

  • ALEXANDRINI, F. ; KLEHM, A. ; PORATH, Lenilson ; WOTZKE, R. . Recuperação de Informações Médicas de Laudos em Padrão Texto. In: Congresso Integrado de Iniciação Científica Unifebe/UNERJ/UNIDAVI, 2004, Brusque - SC. Anais Congresso Integrado de Iniciação Científica Unifebe/UNERJ/UNIDAVI 2004, 2004. p. 100-101.

Outras produções

SANTOS, Marciel de Liz ; PORATH, Lenilson . CronoMoss. 2015.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2015

Beyond Encryption Technologies

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software Senior, Carga horária: 40

2006 - 2009

Senior Sistemas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetista de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Exati Sistemas

Vínculo: Co-Fundador, Enquadramento Funcional: CTO, Carga horária: 40

1999 - 2003

Regis Informática

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 20

Outras informações:
Outras atividades desempenhadas: Suporte Técnico, treinamento a novos programadores, instalação e manutenção, analise.

Atividades

  • 04/1999 - 09/2003

    Serviços técnicos especializados , Regis Informática, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de Software Comercial e Industrial..

  • 04/1999 - 09/2003

    Treinamentos ministrados , Desenvolvimento, .,Treinamentos ministrados, Linguagem de Programação Borland C++, Linguagem de Programação Clipper, Uso de Software

Sem data

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Atividades

  • 02/2012

    Ensino, Bsi Bacharel Em Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Programação, Auditoria e Segurança de Sistemas, Sistemas Estratégicos e de Apoio a Decisão

  • 05/2003 - 06/2005

    Extensão universitária , FACITEC, Sistemas de Informação.,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento de um Software para recuperação de laudos médicos, e conversão dos mesmos para o padrão internacional DICOM (Digital Imaging and Comunication in Medicine), especificamente o SR.

  • 12/2003 - 01/2004

    Estágios , Núcleo de Informática, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de Sistemas.

  • 01/2003 - 05/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , FACITEC, Sistemas de Informação.,Linhas de pesquisa

2012 - Atual

LPH Technology Services

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 40