Witembergue Gomes Zaparoli

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas e de Literaturas, Universidade Federal do Tocantins - UFT/ARAGUAÍNA, na linha de pesquisa: Linguagem, educação e diversidade cultural. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2010), na linha de pesquisa: Saberes Culturais e Imaginários da Amazônia. Especialista em Didática Universitária (2004) e Ciências Sociais (2005). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2015). Docente da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Imperatriz - CCIm/UFMA, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação com área de concentração em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED. Líder do Grupo de Pesquisa em Diálogos Interculturais e Práticas Educativas - DIPE.

Informações coletadas do Lattes em 11/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ensino de Língua e Literatura

2014 - 2016

Universidade Federal do Tocantins
Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR APINAYÉ: Tradição Oral, Interculturalidade e Bilinguismo
, Ano de obtenção: 2016. Francisco Edviges Albuquerque. Coorientador: Josebel Akel Fares. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Tradição Oral; Interculturalidade; Bilinguismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Antropologia Educacional. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade do Estado do Pará
Título: MEMÓRIAS EDUCATIVAS: narrativas contam os Apinayé
, Ano de Obtenção: 2010.Josebel Akel Fares.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: Educação Indígena; Memórias; Narrativas; Apinayé..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Didática Universitária

2004 - 2005

Faculdade Atenas Maranhense
Título: A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO SUPERIOR
Orientador: Dr. Francisco de Assis Carvalho De Almada
Bolsista do(a): Faculdade Atenas Maranhense, FAMA, Brasil.

Especialização em Ciências Sociais: História do Brasil

2004 - 2005

Faculdades Integradas de Amparo
Título: Os Jesuítas no Maranhão Colônia
Orientador: Jacob Binstok

Graduação em Pedagogia

2013 - 2015

Universidade de Uberaba
Título: A IMAGEM DO ÍNDIO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 6º A 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Mônica de Paula R. Quaresma

Graduação em Licenciatura Plena Em História

1999 - 2003

Universidade Estadual do Maranhão
Título: A MISSÃO JESUÍTICA NO MARANHÃO COLÔNIA
Orientador: Luiz Maia da Silva

Formação complementar

2009 - 2009

ANTROPOLOGIA E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2008 - 2008

OFICINA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

ZAPAROLI, W. G. . I FÓRUM DE SUPERVISÃO TÉCNICA EM SERVIÇO SOCIAL: Desafios de Implantação da Política Nacional de Estágios. 2011. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . I Congresso de Serviço Social da Região Tocantina. 2011. (Congresso).

ZAPAROLI, W. G. . VI ANO DO PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA. 2011. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . V ANO DO PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA. 2010. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . V SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2010. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . II CONGRESSO DE NUTRIÇÃO DA REGIÃO TOCANTINA. 2009. (Congresso).

ZAPAROLI, W. G. . IV ANO DO PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA. 2009. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . IV SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2009. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . III ANO DO PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA. 2008. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . III SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2008. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . SEMINÁRIO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA - LIMITES E POSSIBILIDADES. 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . I ENCONTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO DA FACIMP - ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE. 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . III ENCONTRO ACADÊMICO E I MOSTRA CIENTÍFICA - EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E CAMPOS DE PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL. 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . VISITA TÉCNICA AO QUILOMBO DE FRECHAL (MA). 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . I SEMINÁRIO DE CULTURA AFRO. 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . I SEMINÁRIO DE CULTURA INDÍGENA. 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . II ANO DO PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA. 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . II SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2007. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . Nutrição através dos tempos - I mostra de sociologia e antropologia alimentar. 2006. (Exposição).

ZAPAROLI, W. G. . Doação de Sangue ao Hemomar de Imperatriz - Maranhão. 2006. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2006. (Outro).

ZAPAROLI, W. G. . I ANO DO PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: CAMINHOS FREIRIANOS DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA.", no GT06 - Educação Popular. 2020. (Congresso).

XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO). OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFESSORAL. 2020. (Congresso).

XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO),. 2020. (Outra).

XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2020. (Congresso).

XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Educação, realizado na Universidade Federal da Bahia. o "ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: política pública essencial para a autonomia na prática educativa". 2020. (Congresso).

XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, realizado na Universidade Federal da Bahia. "A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE NO TABLADO DA JUNINA MATUTOS DO REI. 2020. (Congresso).

XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Educação, realizado na Universidade Federal da Bahia - UFBA. o "ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: política pública essencial para a autonomia na prática educativa". 2020. (Congresso).

XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, realizado na Universidade Federal da Bahia - UFBA. "O CURRÍCULO ESCOLAR E A INTERCULTURALIDADE: A LEI 11.645/2008 COMO POSSIBILIDADE DE UMA NOVA HISTÓRIA INDÍGENA", no GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. 2020. (Congresso).

I Congresso de Serviço Social da Região Tocantina - CONSSORT. ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL. 2011. (Congresso).

I Congresso de Serviço Social da Região Tocantina - CONSSORT. Cultura, Identidade, Representação Social, Gênero e Etnia. 2011. (Congresso).

III REA - XII ABANNE.Trabalhos x Índios Apinayé e suas Memórias educativas. 2011. (Outra).

I Jornada Interdisciplinar, Direito, Enfermagem e Serviço Social e V Semana de Enfermagem.I Jornada Interdisciplinar, Direito, Enfermagem e Serviço Social e V Semana de Enfermagem (Mediador). 2011. (Outra).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

27º Reunião Brasileira de Antropologia. 2010. (Congresso).

X ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL. A TRADIÇÃO ORAL APINAYÉ: memórias como heranças educativas. 2010. (Congresso).

XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL.O TRABALHO " TRABALHO E ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2010. (Encontro).

XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL - CRISE DO CAPITAL E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA REALIDADE BRASILEIRA:PESQUISA PARA QUÊ, PARA QUEM E COMO?. 2010. (Encontro).

ANTROPOLOGIA E INTERFACES COM A PESQUISA EM EDUCAÇÃO.ANTROPOLOGIA E INTERFACES COM A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2009. (Oficina).

II CONGRESSO DE ENFERMAGEM DA REGIÃO TOCANTINA. 2009. (Congresso).

II CONGRESSO DE ENFERMAGEM DA REGIÃO TOCANTINA. A ENFERMAGEM E OS DIVERSOS OLHARES. 2009. (Congresso).

II CONGRESSO DE NUTRIÇÃO DA REGIÃO TOCANTINA. ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2009. (Congresso).

II CONGRESSO DE NUTRIÇÃO DA REGIÃO TOCANTINA. A IMPORTANCIA DO NUTRICIONISTA NA CASA DE APOIO A SAUDE DO INDIO. 2009. (Congresso).

III SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNISULMA.ENFERMAGEM, ARTE E ÉTICA. 2009. (Encontro).

I SIMPÓSIO JURÍDICO: "CONSTITUIÇÃO E AMAZÔNIA".ANTROPOLOGIA JURÍDICA E AS DEMARCAÇÕES DE TERRAS NA AMAZÔNIA. 2009. (Simpósio).

IV ANO DO PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA.ANTROPOLOGIA E SUAS DIVERSIDADES DE CAMPO. 2009. (Encontro).

IV ENCONTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO E OS DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. 2009. (Encontro).

JORNADA DE NUTRIÇÃO DA UNISULMA.A NUTRIÇÃO SOB UM OLHAR CLÍNICO E SOCIAL. 2009. (Encontro).

ANFOPE - PA. 2008. (Encontro).

FORPEEXP. 2008. (Simpósio).

II FÓRUM TERRITORIAL DE SAÚDE: UMA ASSISTENCIA HUMANIZADA.UMA ASSISTENCIA HUMANIZADA. 2008. (Encontro).

IX Ecnontro Nacional de História Oral - TEstemunhos e Conhecimento.História, fontes Orais e Antropologia: Testemunhos Indígenas e Etnoconhecimento. 2008. (Encontro).

Oficina de Análise de Conteúdo. 2008. (Oficina).

1ª JORNADA DE ENFERMAGEM DA REGIÃO TOCANTINA. ENFERMAGEM: DIVERSIDADE E INTEGRALIDADE EM SAÚDE. 2007. (Congresso).

1º CONGRESSO DE ENFERMAGEM DA REGIÃO TOCANTINA. MESA REDONDA: O IDOSO, O ENVELHECER E A SOCIEDADE. 2007. (Congresso).

59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC.ESTUDO SÓCIO-CULTURAL CENTRADO EM INDIVÍDUOS HOMOSSEXUAIS FREQÜENTADORES DE TERREIROS DE UMBANDA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO.. 2007. (Outra).

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.EDUCAÇÃO ÍNDIGENA. 2007. (Oficina).

I CONGRESSO DE NUTRIÇÃO DA REGIÃO TOCANTINA. 2007. (Congresso).

I ENCONTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO DA FACIMP.ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE. 2007. (Encontro).

I Seminário da Região Tocantina: Identidade Étnica, Políticas Afirmativas, Preconceito Racial e Social.Quilombo de Frechal. 2007. (Seminário).

METODOLOGIA DA PESQUISA EM NUTRIÇÃO. 2007. (Outra).

II ENCONTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL - APRENDENDO A CONSTRUIR A IGUALDADE SOCIAL. 2006. (Encontro).

UNISULMA EM AÇÃO. 2006. (Outra).

Como Fazer Pesquisa Qualitativa para Monografia. 2005. (Oficina).

Construção do Projeto de Pesquisa. 2005. (Oficina).

III Semana Transdisciplinar.III Semana Transdisciplinar. 2005. (Encontro).

XII Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste - XII CISO.Diversidade e Pluralismo no Norte e Nordeste do Brasil. 2005. (Encontro).

II Semana Transdisciplinar.II Semana Transdisciplinar. 2004. (Encontro).

II Seminário Temático.Didática do Ensino Superior. 2004. (Seminário).

II Seminário Temático.II Seminário Temático. 2004. (Seminário).

O Educador no Século XXI: desafios e perspectivas.O Educador no Século XXI. 2004. (Seminário).

Habilitação em Orientação Educacional.I Jornada de Informação Profissional. 2003. (Seminário).

40 anos de Revoluçaõ Cubana.VII encontro Etadual dos Estudantes de História. 1999. (Encontro).

VII ENCONTRO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: ELITANIA S

SANTSO JUNIO, A. C.;ZAPAROLI, W. G.; MARQUES, G. S. S. RAMOS, MARCIRIA S. XAVIER, E POLLYANA C. COSTA.O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DO INFANTICÍDIO INDÍGENA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: MAYRA MAGALHÃES NASCIMENTO E ROSELMA DOS SANTOS NASCIMENTO

TAVERA;ZAPAROLI, W. G.; TORREAO, M. C.. A IDENTIDADE POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA TRAJETÓRIA DO MST NO MARANHÃO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: ONILDE NUNES MORAIS MELO E TEREZINHA ARAÚJO FERREIRA

RIBEIRO, H. M. C. B; MARQUES, G. S. S;ZAPAROLI, W. G.. SAÚDE MENTAL INFANTO-JUVENIL: O DESAFIO DA CONTINUIDADE DO TRATAMENTO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: MOREIRA, LOURIENE

TAVERA;ZAPAROLI, W. G.; SILVA, C.A.C.. J; SILVA, MICHELE.P; SILVA, NILZA.M.O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA EM IMPERATRIZ: UM OLHAR SÓCIO-HISTÓRICO SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NA REGIÃO DE IMPERATRIZ MARANHÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: NALIANE BORGES CARVALHO E PATRÍCIA GOMES DA SILVA

BRANCO, H.M.C; CUTRIM, F.A;ZAPAROLI, W. G.. PERCEPÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE CONTROLE DE HANSENÍASE EM IMPERATRIZ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DOS PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM DERMATOLOGIA SANITÁRIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Veridiana da Silva Nascimento

SILVA, C.A.C.; RÊGO;ZAPAROLI, W. G.. AS DEMANDAS SOCIAIS POSTAS PARA O SERVIÇO SOCIAL NA COMARCA DE JOÃO LISBOA/MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Graycivane Gomes da Silva; Josiene Carneiro Garcês Alves;

SOUSA; TAVERA;ZAPAROLI, W. G.. A SISTEMATIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ÀS GESTANTES PORTADORAS DO VÍRUS HIV NO SERVIÇO SOCIAL AMBULATORIAL ESPECIALIZADO - SAE DO HOSPITAL REGIONAL MATERNO INFANTIL DE IMPERATRIZ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Ângela Cristina Pereira de Castro; Ângela Maria Prates Lima

SILVA; ALMEIDA;ZAPAROLI, W. G.. QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CASA DO IDOSO DE IMPERATRIZ-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Patrícia dos Santos Barros

FERNANDES, M;ZAPAROLI, W. G.; VENUTO, M.P.S. UMA AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS DE IDADE ACOMPANHADAS PELA PASTORAL DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: SILVA, K

RODRIGUES, S.R.S; VIANA, K.D.A.L;ZAPAROLI, W. G.. C.A; RODRIGUES, P. A.P E QUEIROZ, S.S.S.AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS HIPERCALÊMICOS E RICOS EM FÓSFORO, NOS PACIENTES EM TRATAMENTO DIÁLITICO NA CDR-CLÍNICA DE DOENÇAS RENAIS, EM IMPERATRIZ-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Silva, D

RÊGO;ZAPAROLI, W. G.; SOUSA, E.L. P.B;CARVALHO, K.O E BATISTA, M.L.A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NOS PROCESSOS DE SUSPENSÃO OU DESTRUIÇÃO DO PODER FAMILIAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: DIANA SUENE SIMÕES OLIVEIRA SANTOS

MARINHO, K.E.R; SOCORRO, M. P;ZAPAROLI, W. G.. EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: FOCALIZANDO OS ASPECTOS SOCIAIS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO PARA ALUNOS DA TERCEIRA IDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: MARIA BARTOLOMEA ALVES DOS SANTOS

RÊGO;ZAPAROLI, W. G.; CARVALHO, H. H. R. AÇÃO DO CENTRO DE DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS HUMANOS DE AÇAILANDIA NO COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO DE JANEIRO DE 2005 A JANEIRO DE 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: VANUZA FONSECA LIRA

RIBEIRO, H. M. C. B; SILVA;ZAPAROLI, W. G.. O CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS EM PORTO FRANCO-MA: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES SÓCIO ASSISTENCIAIS DESENVOLVIDAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Sousa, M

ABREU, J. A. O; ARAÚJO, N. O;ZAPAROLI, W. G.. C.S; COELHO, M.O.C E NASCIMENTO, F.S.OBESIDADE INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DO ACOMPANHAMENTO DE PAIS E PROFESSORES NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS DE NOVE A DEZ ANOS NA FASE ESCOLAR, NA PREVENÇÃO A OBESIDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Costa, L

SILVA, C.A.C.;ZAPAROLI, W. G.; TAVERA. L.R; PINHEIRO, J.S E FERREIRA, S. R.PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UMA BREVE ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO BAIRRO DA VILA IDELMAR NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: MARIVANE TOSTA DE FARIA

ROCHA, P. Q;ZAPAROLI, W. G.; LOBATO, J. S. M. OBESIDADE INFANTIL: PREVENÇÃO, OBESIDADE E TRATAMENTO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: SILVA, P

OLIVEIRA, A. S; ALBINO, U. B;ZAPAROLI, W. G.. R.C; MARINHO, S.V.O E FERREIRA, T. L.CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS EM HAMBÚRGUERES DE CARNE BOVINA DE SANDUÍCHES COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: KARINA PEREIRA PIMENTA

RIBEIRO, H. M. C. B;ZAPAROLI, W. G.; SILVA. AS MANIFESTAÇÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ENFOQUE NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE IMPERATRIZ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: MANOEL MESSIAS MARINHO E VERA LÚCIA PONTES GALVÃO

VIANA, K.D.A.L; ARAÚJO, N. O;ZAPAROLI, W. G.. O NUTRICIONISTA NA ENFOQUE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: Alves, D

GONÇALVES, H. R. L; SAMPAIO, L. A;ZAPAROLI, W. G.. S; SOUZA, L. B; SOUSA, M.G.B.OS ASPECTOS PROMOVEDORES DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM CÂNCER DE COLO UTERINO EM UM HOSPITAL DE IMPERATRIZ - MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: CELIONI PASSOS DOS SANTOS E WALDEAN PEREIRA SALES

CARVALHO, C.D; BRITO, N. N.;ZAPAROLI, W. G.. A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: SANTOS, A

ALVES, A.S; BRITO, N. N.;ZAPAROLI, W. G.. G; SALAZAR, E. P E SOUSA, A. B.A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS NA REDE PÚBLICAS E PARTICULARES DA CIDADE DE IMPERATRIZ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Aluno: JOSÉ MARIA ROCHA DE SOUSA

ALMADA, F.A.C.;ZAPAROLI, W. G.; FILHO,F.A.O. VALORES POSSÍVEIS DE SEREM ESTIMULADOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: MICHELLE ASSUNÇÃO PEREIRA

GONÇALVES, C.A.A.;ZAPAROLI, W. G.; DE CARVALHO, A.L.M.. GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UMA LEITURA A PARTIR DA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: ARITA ANA GUEDES SETUVAL

GONÇALVES, C.A.A.; ALMADA, F.A.C.;ZAPAROLI, W. G.. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Joanice Sá Rocha

ZAPAROLI, W. G.; ALMADA, F.A.C.; SILVA, C.A.C.. A INCLUSÃO DA CULTURA AFRO-DESCENDENTE E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Carlito Negreiro de Oliveira

ZAPAROLI, W. G.; GONÇALVES, C.A.A.; ALMEIDA, D.K.M.. GESTÃO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO SEMEI DE IMPERATRIZ - MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Janaína aparecida Lopes Gonçalves

GONÇALVES, C.A.A.;ZAPAROLI, W. G.; DE CARVALHO, A.L.M.. EDUCAÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA PEQUENA ABORDAGEM A PARTIR DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: MICHELLE ASSUNÇÃO PEREIRA

GONÇALVES, C.A.A.;ZAPAROLI, W. G.; DOS SANTOS, F.F.. DISCIPLINA ESCOLAR: UMA BREVE COMPREENSÃO A PARTIR DAS 3ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ - MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.

Aluno: Elayne Cristina de Moura Oliveira

ZAPAROLI, W. G.; SOUZA, A. M. C.; SILVA, T. J. C. E.. A Identidade Cultural de Imperatriz através da Música. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.

Aluno: Cristinae Barboza da Silva; Roberlene de Oliveira Nascimento

ZAPAROLI, W. G.; SILVA, T. J. C. E.; SANTOS, M. M. S.. A Importância da Cultura Índigena dos Krahô para o Turismo no Sul do Maranhão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.

Aluno: Geruza Helena Picoli Rossi

ZAPAROLI, W. G.; SILVA, T. J. C. E.; CARVALHO, M.. A Aculturação da Gastronomia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.

Aluno: Fabíola Nascimento Cortez Moreira; Tatiana Silva Sousa

ZAPAROLI, W. G.; SILVA, T. J. C. E.; MATOS, I.. Santa Teresa D´Ávila: seu povo e sua gente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.

Aluno: Anderson Rannes Melo Silva

ZAPAROLI, W. G.; SILVA, T. J. C. E.; CAVALCANTI, L. C.. Desenvolvimento Turístico na sustentabilidade da arte e cultura de Imperatriz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.

ZAPAROLI, W. G.. I Congresso de Serviço Social da Região Tocantina. 2011. Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.

Orientou

Fernando Sousa Lima

Desafios na criação de espaço formativo para discussão sobre gênero e sexualidade em uma escola pública de Imperatriz - Ma; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Marcelo Freitas de Sá

A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE COROATÁ - MA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Cíntia Valéria de Souza Silva

MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO EM AÇAILÂNDIA - MA; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

LEIA DE OLIVEIRA RIBEIRO

COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: ações de educação popular; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Coorientador);

Sara Gonçalves Figueiredo de Sousa

DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: desafios para professores da educação básica; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

JOHN JAMERSON DA SILVA BRITO

NOSSA PRESENÇA INCOMODA!? A (re)produção dos currículos na formaçãoexperiência de sujeitosdocentes LGBTIA+; 2023; Dissertação (Mestrado em FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

ADRIANO DA SILVA BORGES

OS DESAFIOS DOCENTES NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA PAULO FREIRE EM IMPERATRIZ – MARANHÃO; 2020; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Cleidson Pereira Marinho

EDUCAÇÃO ESCOLAR TENTEHAR/GUAJAJARA: Identidade, re-existência e protagonismo no Projeto Político Pedagógico do Centro de Ensino Escolar Indígena Geanni Sartori,Terra Arariboia, Maranhão; 2020; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Leidiane de Souza Silva Pereira

METODOLOGIAS SOCIOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELA REDE DE AÇÃO INTEGRADA PARA COMBATER A ESCRAVIDÃO NO MARANHÃO - RAICE; 2020; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

James Dean Alves Soares

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS PARA O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS HUMANOS CARMEN BASCARÁN (CDVDH/CB) EM AÇAILÂNDIA/MA; 2020; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

José Ferreira Mendes Junior

EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO ASSENTAMENTO CALIFÓRNIA, AÇAILÂNDIA -MA; 2020; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Lucas Lucena Oliveira

REPRESENTAÇÕES SOBRE POVOS INDÍGENAS: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatriz; 2020; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Isabela Mendes Costa Campos

PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: análise da implementação na Universidade Federal do Maranhão, curso de Pedagogia, Campus Imperatriz; 2019; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Lilian Rolin Figueiredo

A TRADICIONALIDADE, MEMÓRIA E SABERES DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA RESERVA EXTRATIVISTA DE CIRIACO-MA; 2019; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Iara Rodrigues da Silva

O QUINTAL É MINHA ESCOLA: a materialidade da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo EFABIP; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Francisco Antonio Cruz de Sousa

ESPETÁCULO E CIDADANIA: PROCESSOS EDUCATIVOS DA JUNINA MATUTOS DO REI; 2019; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Cristiano Marinho Braga

HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE: A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS EM REDE SOCIAL E NA SALA DE AULA; 2019; Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Francinilson Gomes de Sousa Júnior

EPIDEMIA DO CRACK EM IMPERATRIZ/MA: CAPSAD como apoio aos dependentes químicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Alessandra dos Santos Medeiros; Waksman Bandeira Pires Júnio

O SONHO DE SER JOGADOR DE FUTEBOL PROFISSIONAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Arisvelton F

Miranda; Edivan M; N; Silva; Weberth S; Fontes; A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

PÂMELLA V

S; Ramos; Ilmara A; Inácio; Iara Apinajés Sousa; EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ALDEIA SÃO JOSÉ (APINAYÉ); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

TALMER S

L; Primo; Rute H; G; Almeida; Raycleoson C; Brito; FUTEBOL NA ALDEIA INDÍGENA KRIKATI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Gyanna Jonnyk Oliveira Alves

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INDÍGENA: Uma abordagem do serviço social sobre o processo de políticas de acesso e permanência da comunidade krykati na educação superior; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Alana B

DA SILVA, ARIKA L; G; SOARES E ARYADNA N; CARVALHO; Contexto da alimentação para os moradores do lixão de Imperatriz do Maranhão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

LILIAN ROLIM FIGUEIREDO E LUIZA DE CARVALHO COSTA

AS QUEBRADEIRAS DE CÔCO: RELATOS DA PROFISSÃO MULHER; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Odolina Lúcia Brito Azevedo

A ADOÇÃO DE CRIANÇAS NGRAS DA CASA ABRIGO EM IMPERATRIZ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

GERLANE S

DE AZEVEDO, MARIA L; SILVA E SEBASTIÃO L; ALVES; O DESAFIO DA COMUNIDADE INDÍGENA DOS KRIKATI FRENTE AS DST s NO MUNICÍPIO DE MONTES ALTOS-MA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Leidiane Souza Silva; Tharles Antonio Silva Ponciano

A DANÇA AFRO-BRASILEIRA COMO FORMAÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA DA TURMA "HORA CERTA DE BRINCAR' DO CENTRO DE DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS HUMANOS - CDVDH EM AÇAILÂNDIA-MA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Cristiane Pinheiro Azevedo; Lilian Kele Cruz de Sousa

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS CASAS DE APOIO À SAÚDE DO ÍNDIO (CASAIs) NO MARANHÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Camila Correa Lima

INDICADORES ALIMENTARES PARA PORTADORES DE SINDROME DE DOWN; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Charlyanes Fonseca; Maria dos Reis Rodrigues; Rivia Maianne

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: uma análise sobre o mito assistencialista a partir dos serviços prestados pelo CRAS de Açailândia-Ma; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Liana Maria dos Santos de Oliveira

ADOÇÃO HOMOAFETIVA: uma alternativa para crianças institucionalizadas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Fabrícia Carvalho da Silva

TRABALHO ESCRAVO E QUESTÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Greacy Kelly Rodrigues Azevedo

A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA NA CASA DE APOIO À SAÚDE DO ÍNDIO (CASAI) DE IMPERATRIZ - MARANHÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Maurício Lima Fonseca; Paula Amaral Hernandes

VISITA DOMICILIÁRIA: Uma visão antropólogica da saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Marcelo Grangeiro dos Santos

DANÇARTE: UM ESTUDO DE CASO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Renta Juliana Souto Viegas

A PRESERVAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O FOMENTO DO TURISMO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tursimo) - Faculdade Atenas Maranhense; Orientador: Witembergue Gomes Zaparoli;

Produções bibliográficas

  • BARROS, J. C. ; SILVA, A. A. ; LIMA, F. S. ; BRITO, J. J. S. ; COSTA, L. A. ; RIBEIRO, D. R. ; MOURA, J. F. ; ZAPAROLI, W. G. . A educação sexual e o projeto pedagógico do curso de pedagogia de um Centro Universitário Maranhense: disputas e resistências. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 2582-2600, 2023.

  • RODRIGUES DA SILVA, IARA ; MENDES COSTA CAMPOS, ISABELA ; GOMES ZAPAROLI, WITEMBERGUE ; FRANCISCO DE OLIVEIRA, UBIRATAN . EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA - CAMPUS IMPERATRIZ. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE) , v. 23, p. 1-17, 2021.

  • OLIVEIRA, N. B. ; RIBEIRO, D. R. ; ZAPAROLI, W. G. . Viva ? a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 59380, 2021.

  • CAMPOS, Isabela Mendes Costa ; SOUSA, LIZANDRA SODRÉ ; ZAPAROLI, WITEMBERGUE GOMES ; CARVALHO, HERLI DE SOUSA . Ser professor: entre o imaginário social e a identidade docente / Being a teacher: between the social imaginary and the teaching identity. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 62458-62469, 2021.

  • BASTIANI, C. ; VIANA, C. R. ; ZAPAROLI, W. G. ; GOMES, E. K. . Formações discursivas da imagem indígena no livro didático: dos estereótipos da historiografia linguística aos critérios avaliativos e pedagógicos do PNLD e da BNCC.. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 1448-1503, 2019.

  • VIANA, C. R. ; BASTIANI, C. ; GOMES, E. K. ; ZAPAROLI, W. G. . FORMAÇÕES DISCURSIVAS DA IMAGEM INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO: DOS ESTEREÓTIPOS DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA AOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PEDAGÓGICOS DO PNLD E DA BNCC. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 1489-1504, 2019.

  • CICCARONE, CELESTE ; DA SILVA, PAULO DE TÁSSIO BORGES ; ZAPAROLI, WITEMBERGUE GOMES . Apresentação do Dossiê. ODEERE , v. 3, p. 1, 2018.

  • ZAPAROLI, WITEMBERGUE GOMES ; CÂNCIO, RAIMUNDO NONATO DE PÁDUA ; ARAÚJO, SÔNIA MARIA DA SILVA . Desobediência Epistêmica e (Des)Colonização do imaginário no -Mito da Capela de Ouro-. ODEERE , v. 3, p. 59-82, 2018.

  • ZAPAROLI, W. G. ; GONÇALVES, Arlete Marinho ; CANCIO, R. N. P. ; SANTOS, A. L. P. . A abordagem etnográfica aplicada à pesquisa em educação escolar indígena. Revista Transversalidades , v. 1, p. 245, 2015.

  • ZAPAROLI, W. G. ; ALVES, A.S (Org.) ; BARROSO, B. O. (Org.) . ESTADO DA ARTE, DO PPGFOPRED. 2. ed. São Luís: EDUFMA, 2022. v. 2. 363p .

  • ZAPAROLI, W. G. ; ALVES, A.S (Org.) . ESTADO DA ARTE EM EDUCAÇÃO. 2. ed. Rio Branco: Nepan, 2021. v. 2. 302p .

  • ALVES, A.S (Org.) ; ZAPAROLI, W. G. (Org.) . Estado da Arte em Educação. 1. ed. Rio Branco: NEPAN, 2020. v. 1. 329p .

  • ZAPAROLI, W. G. . CAMINHOS E ENCONTROS NA EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS. 1. ed. IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS, 2017. v. 1. 400p .

  • ZAPAROLI, W. G. ; NEPOMUCEMO, C. M. (Org.) ; SAMPAIO, M. L. P. (Org.) ; BEZERRA, T. S. A. M. (Org.) . Educação em/para os Direitos Humanos, Diversidade, Ética e Cidadania.. 1. ed. IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS, 2016. v. 1. 2611p .

  • ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. (Org.) . TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: Reflexões e Militância do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos - Carmen Bascarán. 1. ed. IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS EDITORA, 2015. v. 01. 190p .

  • ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F. C. . Trabalho e Economia Solidaria: Um Novo Caminho de Enfrentamento ao Trabalho Escrava. 1. ed. IMPERATRIZ: ETHOS, 2015. v. 1. 187p .

  • ZAPAROLI, W. G. ; SANTOS FILHO, M. T. (Org.) ; LIMA FILHO, A. J. F. (Org.) ; MASSON (Org.) . ATLAS POLÍTICO-JURÍDICO DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO MARANHÃO. IMPERATRIZ - MARANHÃO: Ética, 2011. v. 01. 249p .

  • BRITO, J. J. S. ; ZAPAROLI, W. G. . PESQUISAS NA/EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS LGBTIA+: UM ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES. In: Jónata Ferreira de Moura. (Org.). DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2023, v. 1, p. 35-54.

  • BRITO, J. J. S. ; ZAPAROLI, W. G. . "AS TRAVESTIS, BICHAS PRETAS E GAYS INVADEM A PÓS-GRADUAÇÃO": DIÁLOGOS SOBRE AUTORAS/ES LGBTIA+ SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES EM PESQUISAS NA EDUCAÇÃO. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves; Betania Oliveira Barroso. (Org.). ESTADO DA ARTE, DO PPGFOPRED. 2ed.São Luís: EDUFMA, 2022, v. 3, p. 117-138.

  • SOUSA, S. G. F. ; MOTA, P. A. T. ; BRITO, J. J. S. ; SILVA, C. V. S. ; ZAPAROLI, W. G. . Why discuss sexual and gender diversity in school?. In: André Bruno Façanha de Negreiros. (Org.). Themes focused on interdisciplinarity and sustainable development worldwide. 1ed.São José dos Pinhais: Seven Publicações, 2022, v. 1, p. 1972-1978.

  • BRITO, J. J. S. ; ZAPAROLI, W. G. . INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE, GÊNEROS E SEXUALIDADES: POSSIBILIDADES DE DESCONSTRUÇÕES NOS CURRÍCULOS. In: Raimundo Nonato de Pádua Câncio; Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). Educação intercultural e práticas decoloniais na educação básica. 1ed.Recife: Even3 Publicações, 2022, v. 1, p. 282-297.

  • SILVA, C. V. S. ; ZAPAROLI, W. G. . EDUCAÇÃO E ANTIRRACISMO:DIÁLOGOS INSURGENTES SOBRE TRAJETÓRIAS DE MULHERES NEGRAS. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves; Betania Oliveira Barroso. (Org.). ESTADO DA ARTE DO PPGFOPRED. 2ed.São Luís: EDUFMA, 2022, v. 3, p. 09-363.

  • SOUSA, S. G. F. ; ZAPAROLI, W. G. . DIVERSIDADE SEXUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DO PSICÓLOGO ESCOLAR. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves; Betania Oliveira Barroso. (Org.). ESTADO DA ARTE, DO PPGFOPRED. 2ed.São Luís: EDUFMA, 2022, v. 2, p. 267-282.

  • BRITO, J. J. S. ; ZAPAROLI, W. G. . ROSA PARA MENINO, AZUL PARA MENINA: NARRATIVAS DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES. In: Movimentos Docentes. (Org.). CADERNO DE RESUMOS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE MOVIMENTOS DOCENTES. 1ed.Diadema: V&V Editora, 2021, v. ÚNICO, p. 361-361.

  • BORGES, A. S. ; ZAPAROLI, W. G. . O DESAFIO DE EDUCAR ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves. (Org.). ESTADO DA ARTE EM EDUCAÇÃO. 2ed.Rio Branco: Nepan, 2021, v. 2, p. 29-48.

  • MARINHO, C. P. ; SILVA, I. M. O. ; ZAPAROLI, W. G. . PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ESTADO DA ARTE. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves. (Org.). ESTADO DA ARTE EM EDUCAÇÃO. 2ed.Rio Branco: Nepan, 2021, v. 2, p. 123-138.

  • BARROS, E. S. ; SILVA, I. M. O. ; ZAPAROLI, W. G. . EDUCAÇÃO E SAÚDE A SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves. (Org.). ESTADO DA ARTE EM EDUCAÇÃO. 2ed.Rio Branco: Nepan, 2021, v. 2, p. 163-190.

  • SOARES, J. D. A. ; RIBEIRO, D. R. ; ZAPAROLI, W. G. . PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO DA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves. (Org.). ESTADO DA ARTE EM EDUCAÇÃO. 2ed.Rio Branco: Nepan, 2021, v. 2, p. 253-264.

  • BRAGA, Cristiano Marinho ; RIBEIRO, Dimas dos Reis ; ZAPAROLI, W. G. . Diálogos sobre a história, a memória e a história local em análise de literatura. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves;. (Org.). Estado da Arte em Educação. 1ed.Rio Branco: NEPAN, 2020, v. 1, p. 49-60.

  • XICO CRUZ, Francisco Antônio de Sousa ; ZAPAROLI, W. G. . São João e Cidadania: estudos sobre o movimento junino com perspectiva na formação política e cidadã. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves;. (Org.). Estado da Arte em Educação. 1ed.Rio Branco: NEPAN, 2020, v. 1, p. 73-85.

  • SILVA, Iara Rodrigues ; ZAPAROLI, W. G. ; OLIVEIRA, Ubiratan Francisco . Pedagogia da Alternância e as escolas famílias agrícolas: breve análise de periódicos nacionais. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves;. (Org.). Estado da Arte em Educação. 1ed.Rio Branco: NEPAN, 2020, v. 1, p. 147-163.

  • CAMPOS, Isabela Mendes Costa ; ZAPAROLI, W. G. . Análise da implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Antônio Sousa Alves;. (Org.). Estado da Arte em Educação. 1ed.Rio Branco: NEPAN, 2020, v. 1, p. 165-181.

  • BASTIANI, C. ; VIANA, C. R. ; ZAPAROLI, W. G. . Caminhos das políticas públicas do livro didático: do processo de seleção aos critérios avaliativos do PNLD.. In: Antônio Sousa Alves; Francisco de Assis Carvalho de Almada; Albiane Oliveira Gomes; Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro.. (Org.). Políticas educacionais na educação básica: impactos e perspectiva na escola pública.. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. , p. 100-114.

  • ZAPAROLI, W. G. ; FARES . MEMÓRIAS EDUCATIVAS: por uma Educação Indígena aos Apinayé. In: JOSEBEL AKEL FARES; WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI;. (Org.). MEMÓRIAS EDUCATIVAS: por uma Educação Indígena aos Apinayé. 1ed.IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS, 2017, v. 1, p. 35-54.

  • ZAPAROLI, W. G. ; ALBUQUERQUE . REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÕES E USOS DO BILINGUISMO EM COMUNIDADES INDÍGENAS. In: FRANCISCO EDVIGES ALBUQUERQUE; WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI;. (Org.). REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÕES E USOS DO BILINGUISMO EM COMUNIDADES INDÍGENAS. 1ed.IMPEARTRIZ - MARANHÃO: ETHOS, 2017, v. 1, p. 53-84.

  • ZAPAROLI, W. G. ; BASTIANI, C. . TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: o léxico como repertório do conhecimento cultural.. In: CARLA BASTIANI; WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI. (Org.). TOPÔNIMOS, NOMES DE ESCOLA E MEMÓRIA: o léxico como repertório do conhecimento cultural.. 1ed.IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS, 2016, v. 1, p. 1344-1358.

  • BASTIANI, C. ; ZAPAROLI, W. G. ; PINHO, M. J. . A (RE)PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PERSPECTIVA DA TRANSDISCIPLINARIDADE E TRANSCULTURALIDADE. In: Cristiane Maria Nepomucemo, Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Tania Serra Azul Machado Bezerra, Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania.. 1ed.Imperatriz: ETHOS, 2016, v. 1, p. 2130-2141.

  • CANCIO, R. N. P. ; ZAPAROLI, WITEMBERGUE GOMES ; ARAÚJO, SÔNIA MARIA DA SILVA ; TAVORA, M. J. S. . Educação Linguística: Orientações Teórico-Metodológicas e Representações Docentes Sobre PCN de Língua Portuguesa. Educação Linguística: Orientações Teórico-Metodológicas e Representações Docentes Sobre PCN de Língua Portuguesa. 1ed.Goiânia: América, 2016, v. 1, p. 235-251.

  • ZAPAROLI, W. G. . Reflexões sobre Mediações e uso do Bilinguismo em comunicação Indígenas. Reflexões sobre Mediações e uso do Bilinguismo em comunicação Indígenas. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 343-362.

  • ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. . TRABALHO E ECONÔMIA SOLIDÁRIA: Um Novo Caminho de Enfrentamento ao Trabalho Escravo. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Fabrícia Carvalho da Silva;. (Org.). TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: Reflexões e Militância do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos - Carmen Bascarán. 1ed.IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS EDITORA, 2015, v. 1, p. 91-101.

  • ZAPAROLI, W. G. ; SANTOS, B. R. . TRABALHO ESCRAVO INFANTIL: Em Análise Sociojurídica no Município de Açailândia - MA. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Brígida Rocha dos Santos;. (Org.). TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: Reflexões e Militância do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos - Carmen Bascarán. 1ed.IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS EDITORA, 2015, v. 1, p. 103-117.

  • ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. ; SILVA, L. S. . A DANÇA AFRO-BRASILEIRA COMO FORMAÇÃO SÓCIOEDUCATIVA DO CENTRO DE DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS HUMANOS (CDVDH/CB) EM AÇAILÂNDIA-MA. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Fabrícia Carvalho da Silva; Leidiane Souza Silva;. (Org.). TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: Reflexões e Militância do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos - Carmen Bascarán. 1ed.IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS EDITORA, 2015, v. 1, p. 135-161.

  • ZAPAROLI, W. G. ; GRANGEIRO, M. . DANÇARTE: UM ESTUDO DE CASO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Marcelo Grangeiro;. (Org.). TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: Reflexões e Militância do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos - Carmen Bascarán. 1ed.IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS EDITORA, 2015, v. 1, p. 162-179.

  • ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. ; MENDES, J. V. M. . ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA COMO REPRESSÃO AO TRABALHO ESCRAVO: Processos em Defesa das Vítimas de Trabalho Escravo. In: Witembergue Gomes Zaparoli; Fabrícia Carvalho da Silva; José Vagner Mesquita Mendes;. (Org.). TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: Reflexões e Militância do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos - Carmen Bascarán. 1ed.IMPERATRIZ - MARANHÃO: ETHOS EDITORA, 2015, v. 1, p. 118-134.

  • ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. . Trabalho e Economia solidaria: Um Nova Caminha de Enfretamento ao Trabalho Escrevo. Trabalho e Economia solidaria: Um Nova Caminha de Enfretamento ao Trabalho Escrevo. 1ed.IMPERATRIZ: ETHOS, 2015, v. 1, p. 93-101.

  • ZAPAROLI, W. G. ; SANTOS, B. R. . Trabalho Escravo Infantil: Em Analise Sociojuridica no Município de Açailândia. Trabalho Escravo Infantil: Em Analise Sociojuridica no Município de Açailândia. 1ed.Imperatriz: ETHOS, 2015, v. 1, p. 105-117.

  • ZAPAROLI, W. G. ; MENDES, J. V. M. ; SILVA, F. C. . Assistência Judiciária Gratuita como reorientação ao Trabalho Escravo. Assistência Judiciária Gratuita como reorientação ao Trabalho Escravo. 1ed.Imperatriz: ETHOS, 2015, v. 1, p. 120-135.

  • ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, L. S. ; SILVA, F.C. . A dança Afro-Brasileira como Formação Sócio-Educativa do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH/CB) em Açailândia. A dança Afro-Brasileira como Formação Sócio-Educativa do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH/CB) em Açailândia. 1ed.Imperatriz: ETHOS, 2015, v. 1, p. 139-161.

  • ZAPAROLI, W. G. ; GRANGEIRO, M. . Um Estrutura de Caso da Metodologia de Ensino - Aprendizagem da Dança Afro-Brasileira. Um Estrutura de Caso da Metodologia de Ensino - Aprendizagem da Dança Afro-Brasileira. 1ed.Imperatriz: ETHOS, 2015, v. 1, p. 164-180.

  • ZAPAROLI, W. G. . MEMÓRIAS EDUCATIVAS: narrativas contam os indígenas. In: Dieysa Kanyela Fossile; Wagner Rodrigues Silva; Bruno Gomes Pereira; Janete Silva Santos; Márcio Araújo de Melo.. (Org.). Congresso ABRALIN em Cena no Tocantins. 01ed.Araguaína - Tocantins: , 2014, v. , p. 55-56.

  • ZAPAROLI, W. G. . O MITO APINAYÉ E A ESCOLA. In: Denise Simões Rodrigues; Josebel Akel Fares. (Org.). MEMÓRIA, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. 22ed.Belém - Pará: EDUEPA, 2013, v. 01, p. 83-103.

  • SÁ, Marcelo Freitas de ; PEREIRA, Joventino Silva ; ZAPAROLI, W. G. . As Diretrizes da Educação do Campo voltadas para a promoção das práticas educativas nas escolas do campo. In: I JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, 2023, São Luis. As diretrizes da Educação do Campo voltadas para a promoção das práticas educativas nas escolas do campo. São Luis: Doity, 2023. v. 1.

  • BRITO, J. J. S. ; CANCIO, R. N. P. ; ZAPAROLI, W. G. . ANÁLISE DO DISCURSO E DECOLONIALIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES DE REFLEXÕES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS. In: VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade, 2022, Campina Grande. Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade. Campina Grande: Editora Realize, 2022.

  • ZAPAROLI, W. G. ; BORGES, A. S. ; SILVA, I. M. O. ; OLIVEIRA, L. L. . A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. In: Anais do Colóquio do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED), 2021, IMPERATRIZ. Anais do Colóquio do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED). IMPERATRIZ: Even3, 2021.

  • ZAPAROLI, W. G. ; FARES ; ALBUQUERQUE . Memórias Educativas: por uma educação indígena aos Apinayé. In: XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN, 2011, MANAUS - AMAZONAS. XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN. MANAUS - AMAZONAS: UFAM, 2011. p. 01-13.

  • ZAPAROLI, W. G. . Índios Apinayé e suas memórias educativas. In: III REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA - REA / XII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE - ABANNE, 2011, BOA VISTA - RORAIMA. DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NA PANAMAZÔNIA. BOA VISTA - RORAIMA: UFRR, 2011.

  • SILVA, F.C. ; ZAPAROLI, W. G. . TRABALHO E ECONOMIA SOLIDÁRIA. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL - ENPESS, 2010, RIO DE JANEIRO. CRISE DO CAPITAL E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA REALIDADE BRASILEIRA: pesquisa para quê, para quem e como?. RIO DE JANEIRO: UERJ, 2010.

  • ZAPAROLI, W. G. . EDUCAÇÃO COMO MOVIMENTO: testemunhos dos indígenas Apinayé. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL - TESTEMUNHOS E CONHECIMENTOS, 2008, SÃO LEOPOLDO - RS. IX ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL - TESTEMUNHOS E CONHECIMENTOS. SÃO LEOPOLDO - RS: UNISINOS, 2008.

  • BRITO, J. J. S. ; SILVA, C. V. S. ; SOUSA, S. G. F. ; ZAPAROLI, W. G. . O QUE É GÊNERO? O QUE É SEXUALIDADE?: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO ? UFMA. In: IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, 2023, Imperatriz. Anais do IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, 2023, Imperatriz. Anais do IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. Açailândia, Imperatriz e Estr. São Paulo: Even3 Publicações, 2023. v. 1.

  • SILVA, C. V. S. ; BRITO, J. J. S. ; SOUSA, S. G. F. ; ZAPAROLI, W. G. . A DESUMANIZAÇÃO DO CORPO NEGRO: DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E RAÇA.. In: IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos,, 2023, Imperatriz. Anais do IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos. São Paulo: Even3 Publicações, 2023. v. 1.

  • SÁ, Marcelo Freitas de ; ZAPAROLI, W. G. . EDUCAÇÃO DO CAMPO, CULTURA E CURRÍCULO: Saberes e fazeres populares dos(as) sujeitos(as) do campo. In: 4º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS, 2023, Imperatriz (MA). AS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A CULTURA E O CURRÍCULO ATRELADO AOS SABERES E FAZERES POPULARES DOS(AS) SUJEITOS(AS) DO CAMPO. São Paulo: Even3, 2023. v. 1.

  • SÁ, Marcelo Freitas de ; ZAPAROLI, W. G. . Educação do Campo e Agroecologia: diálogos entre currículo escolar com as práticas agroextrativistas nas escolas do campo. In: II Seminário sobre Educação do Campo e Agroecologia - SEDUCA, 2023, Bacabal. Educação do Campo e Agroecologia: diálogos entre currículo escolar com as práticas agroextrativistas nas escolas do campo. São Luis: Doity, 2023. v. 1.

  • BRITO, J. J. S. ; SOUSA, J. F. ; ZAPAROLI, W. G. . COISA DE MENINA OU COISA DE MENINO?: reflexões sobre a construção de gênero a partir dos estudos queer/decolonial. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste, 2022, São Luís. Anais do XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste. São Luís: ANPED, 2022.

  • SILVA, C. V. S. ; ZAPAROLI, W. G. . '?O RACISMO NOSSO DE CADA DIA?: um ensaio sobre as relações interraciais brasileiras. In: XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordest, 2022, São Luís. ANAIS DO XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordest. São Luís: ANPED, 2023. v. 1.

  • CEZAR ; ZAPAROLI, W. G. . Sistema de cotas: (re)afirmação de descriminação racial ou perspectiva de igualdade racial e social.. In: I CONGRESSO DE SERVIÇO SOCIAL DA REGIÃO TOCANTINA, 2011, IMPERATRIZ - MARANHÃO. ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL. IMPERATRIZ - MARANHÃO: UNISULMA, 2011.

  • FIGUEIREIDO ; COSTA, L. C. ; ZAPAROLI, W. G. . UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO MARANHÃO. In: I CONGRESSO DE SERVIÇO SOCIAL DA REGIÃO TOCANTINA, 2011, IMPERATRIZ - MARANHÃO. ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL. IMPERATRIZ - MARANHÃO: UNISULMA, 2011.

  • SÁ, Marcelo Freitas de ; ZAPAROLI, W. G. . A PRÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS CAMPONESAS: OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: II COLÓQUIO DE GESTÃO EDUCACIONAL DO NEPED e II COLÓQUIO DE GESTÃO ESCOLAR, 2023, Imperatriz (MA). A PRÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS CAMPONESAS: OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Imperatriz: Even3, 2023.

  • SÁ, Marcelo Freitas de ; ZAPAROLI, W. G. . A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO CAMPO: As contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. In: II COLÓQUIO DE GESTÃO EDUCACIONAL DO NEPED e II COLÓQUIO DE GESTÃO ESCOLAR, 2023, Imperatriz (MA). A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO CAMPO: As contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. São Paulo: Even3, 2023.

  • BRITO, J. J. S. ; ZAPAROLI, W. G. . INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE, GÊNEROS E SEXUALIDADES: POSSIBILIDADES DE DESCONSTRUÇÕES NOS CURRÍCULOS. In: I Colóquio da Linha de Pesquisa Pluriculturalidade, interculturalidade e práticas educativas interdisciplinares, 2022, Imperatriz. Caderno de Resumos do I Colóquio da Linha de Pesquisa ?Pluriculturalidade, interculturalidade e práticas educativas interdisciplinares. Recife: Even3 Publicações, 2022. v. 1. p. 33-33.

  • BORGES, A. S. ; ZAPAROLI, W. G. . O DESAFIO DE EDUCAR ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ ? MARANHÃO. In: 3º Congresso Nacional de Educação: a formação docente e os desafios do Estágio Supervisionado., 2021, IMPERATRIZ. O DESAFIO DE EDUCAR ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ ? MARANHÃO. Macapá, 2021. v. 1. p. 151-155.

  • ZAPAROLI, W. G. ; BRANCO, L. C. . Es/auscultando os Guajajára/Tenetehára: entre a história e a memória. In: XXIX REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - RBA, 2014, NATAL - RN. Es/auscultando os Guajajára/Tenetehára: entre a história e a memória, 2014.

  • ZAPAROLI, W. G. . MEMORIA EDUCATIVAS : NARRATIVAS CONTAM OS INDÍGENAS. In: PESQUISAS LINQUISTICAS E DEMANDAS DO ENSINO BÁSICO, 2014, Araguaia. Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico, 2014. v. 1. p. 55-56.

  • ZAPAROLI, W. G. . MEMORIA EDUCATIVAS : NARRATIVAS CONTAM OS INDÍGENAS. In: PESQUISAS LINQUISTICAS E DEMANDAS DO ENSINO BÁSICO, 2014, Araguaia. Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico. Tocantins: Abralin em cena no Tocantins, 2014. v. 1. p. 55-56.

  • ZAPAROLI, W. G. . A TRADIÇÃO ORAL APINAYÉ: MEMÓRIAS COMO HERANÇAS EDUCATIVAS. In: X ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, 2010, RECIFE. TESTEMUNHOS> HISTÓRIA E POLÍTICA. RECIFE-PE: Ed. Universitária UFPE, 2010. v. 1. p. 189-190.

  • ZAPAROLI, W. G. . ESTUDO SÓCIO-CULTURAL CENTRADO EM INDIVÍDUOS HOMOSSEXUAIS FREQÜENTADORES DE TERREIROS DE UMBANDA NO MUNCICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO.. In: 59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2007, BELÉM (PA). ANAIS DA 59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2007.

  • ZAPAROLI, W. G. . MEMÓRIAS EDUCATIVAS: NARRATIVAS CONTAM OS INDÍGENAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAPAROLI, W. G. . Es/auscultando os Guajajára/Tenetehára: entre a história e a memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAPAROLI, W. G. . Políticas Educacionais e Diversidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAPAROLI, W. G. . O MITO APINAYÉ E A ESCOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAPAROLI, W. G. ; CEZAR, L. C. F. . Sistema de Cotas: reafirmação de discriminação racial ou perspectiva de igualdade racial e social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAPAROLI, W. G. ; ROLIM, L. F. ; COSTA, L. C. . Uma Proposta de intervenção sócio-educativa do Assistente Social junto à organização das quebradeiras de coco babaçu no Maranhão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAPAROLI, W. G. . A TRADIÇÃO ORAL APINAYÉ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZAPAROLI, W. G. . A IMPORTANCIA DO NUTRICIONISTA NA CASA DE APOIO A SAUDE DO INDIO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAPAROLI, W. G. . Antropologia do Envelhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAPAROLI, W. G. . ÍNDIOS APINAYÉ E SUAS MEMÓRIAS EDUCATIVAS 2011 (CIENTÍFICA).

  • ZAPAROLI, W. G. . X ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL TESTEMUNHOS: HISTÓRIA E POLÍTICA. RECIFE: UFPE, 2010 (CIENTÍFICA).

Outras produções

ZAPAROLI, W. G. . PROJETO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM DIREITO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. ; SANTOS FILHO, M. T. . PROJETO REDE DE CIDADANIA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - INSTITUCIONAL).

ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. ; SANTOS FILHO, M. T. . Formação Cidadã do CDVDH/CB. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - INSTITUCIONAL).

ZAPAROLI, W. G. . A TRADIÇÃO ORAL APINAYÉ: MEMÓRIAS COMO HERANÇAS EDUCATIVAS. 2010. (Editoração/Outra).

ZAPAROLI, W. G. . Projeto de Apoio Pedagógico à Educação Indígena Apínayé, na Aldeia São José. 2010. (Científica).

ZAPAROLI, W. G. . Memórias Educativas: narrativas contam os Apinayé. 2010. (Científica).

ZAPAROLI, W. G. ; SILVA, F.C. ; SANTOS FILHO, M. T. . Ação Política - Educativa CDVDH/CB. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - INSTITUCIONAL).

ZAPAROLI, W. G. . HISTÓRIA CONTADA, HISTÓRIA VIVIDA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZAPAROLI, W. G. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDUCAÇÃO INDÍGENA. 2007. .

ZAPAROLI, W. G. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: limites e possibilidades. 2007. .

ZAPAROLI, W. G. . ANTROPOMARKETING - III SEMANA TRANSDISCIPLINAR. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZAPAROLI, W. G. . APRENDA A MONTAR UM PROJETO DE PESQUISA - III SEMANA TRANSDISCIPLINAR. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZAPAROLI, W. G. . ANTROPOLOGIA EMPRESARIAL - II SEMANA TRANSDISCIPLINAR. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZAPAROLI, W. G. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - II SEMANA TRANSDISCIPLINAR. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZAPAROLI, W. G. . JORNADA DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL - O PROFESSOR DE HISTÓRIA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZAPAROLI, W. G. . Aldeia dos Apinajés. 2007 (Visita Técnica) .

ZAPAROLI, W. G. . Quilombo de Frechal. 2006 (Visita Técnica) .

ZAPAROLI, W. G. . Aldeia Krikati. 2006 (Visita Técnica) .

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O DESAFIO DE EDUCAR ALUNOS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ ? MARANHÃO, Descrição: Orientando Adriano da Silva Borges como Bolsa pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) através da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC/MA) e a Vale no ano de 2021.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Witembergue Gomes Zaparoli - Coordenador / Adriano da Silva Borges - Integrante.

  • 2018 - Atual

    CRIANÇAS INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS, Descrição: O fundamento para a discussão deste tema reside basicamente no fato de se supor que as escolas públicas da área urbana de Imperatriz-Ma não estão preparadas para lidar com falantes não-nativos de português. Acredita-se que o ensino de língua portuguesa ministrado nessas escolas é totalmente fundamentado no fato de que os alunos são falantes nativos de português. Disto decorre um problema para tais docentes, uma vez que se trata de estratégias metodológicas completamente diferentes quando do ensino de português como segunda língua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Witembergue Gomes Zaparoli - Coordenador / Raimundo Nonato de Pádua Câncio - Integrante / CAMILA RODRIGUES VIANA - Integrante.

  • 2018 - Atual

    DA ESFERA JORNALÍSTICA A SALA DE AULA: OS GÊNEROS MIDIÁTICOS NOS LIVRO DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Da esfera jornalística a sala de aula: os gêneros midiáticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa? visa analisar o tratamento didático e a capacidade linguística-discursiva dos gêneros midiáticos proposto pelos Livros didáticos, bem como comparar o uso desses gêneros em dois contextos diferentes, na esfera jornalística e a escolar e compreender o processo de didatização dos gêneros. Contribui-se, desse modo com a importância de conhecer como circulam os gêneros, da promoção da competência discursiva e da funcionalidade das práticas de linguagens, em diferentes contextos, para uma prática consciente e responsiva, além de interligar duas áreas hoje de vital importância social, a saber, a comunicação e educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Witembergue Gomes Zaparoli - Coordenador / CAMILA RODRIGUES VIANA - Integrante.

Prêmios

2007

PROJETO QUILOMBO DE FRECHAL, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA.

2007

PROJETO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA.

2006

PROJETO HEMOMAR, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA.

2006

PROJETO NUTRIÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS - I MOSTRA DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA ALIMENTAR, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA.

2006

PROJETO ALDEIA KRIKATI, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA.

2006

PROJETO UM DIA PARA ANTROPOLOGIA, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Tocantinópolis. , Av. Nossa Senhora de Fátima nº1588, Centro, 77900000 - Tocantinópolis, TO - Brasil, Telefone: (63) 34716020, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil),

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - Atual

Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil)

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Mestrado em Educação, Enquadramento Funcional: Docente do PPGFOPRED, Carga horária: 20

2015 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA, CAMPUS IMPERATRIZ - MARANHÃO.

2007 - 2008

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina de Metodologia Cientifica nos curso de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Comunicação Social;

2013 - 2015

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação do Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de História nas disciplinas de Antropologia Nacional e Regional e Patrimônio Histórico Cultural;

2004 - 2004

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de História nas disciplinas de Antropologia Sócio-cultural, Metodologia do Trabalho Cientifico, Metodologia do Ensino de História.

Atividades

  • 02/2004 - 08/2004

    Ensino, Licenciatura Plena Em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIAS DA HISTÓRIA, ANTROPOLOGIA GERAL

2010 - 2011

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE

2009 - 2011

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO

Outras informações:
Projeto Rede de Cidadania - projeto desenvolvido pelo CDVDH/CB e a paróquia São João Batista, financiado pela CESE/Bahia voltado para capacitação de lideranças populares para o controle social das Políticas Públicas.

2010 - 2010

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO

Outras informações:
Apoio à equipe de formação cidadã do CDVDH/CB na elaboração de materiais didático-pedagógicos.

2007 - 2010

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO

Outras informações:
Atividades de Formação Cidadã - Ação político-educativa desenvolvida pelo CDVDH/CB nos bairros periféricos de Açailandia - MA, voltados para formação de lideranças populares para atuação nas Políticas Públicas.

2007 - 2010

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO

Outras informações:
Contribuiu de forma significativa ministrando palestras temáticas sobre: Gênero e educação, Direitos Humanos e Educação; Igualdade Étnico-racial e Educação;

2010 - 2013

Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador do Núcleo de Pesquisas Sociais - NUEPS, atuando na linha de pesquisa/orientações: Cultura, Identidade, Representação Social, Gênero, Memória e Etnia.

2006 - 2013

Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Fundamentos Sócio-Antropológicos nos cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito, Ciências Biológicas, Educação Física, Serviço Social.

Atividades

  • 07/2009

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Jurídica

  • 01/2006

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Sócio-Cultural; Realidade Regional; Formação Sócio Histórica do Brasil

  • 01/2006

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-antropológicos da Saúde

  • 01/2006

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação;

  • 01/2006

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Antropológico da Alimentação

2005 - 2006

Faculdade de Educação Santa Terezinha

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de Pedagogia com as disciplinas de: história da educação; metodologia do ensino de história e antropologia da educação;

Atividades

  • 08/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA SÓCIO-CULTURAL, DIDÁTICA DE HISTÓRIA, EXTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, INSTRUMENTAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA

2005 - 2008

Faculdade de Imperatriz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Antropologia da Educação, Sociologia da Educação, História da Educação, Metodologia do Ensino de História nos cursos de Pedagogia e Normal Superior; Professor de Antropologia Jurídica no curso de Direito.

Atividades

  • 07/2005 - 06/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Jurídica

  • 02/2005 - 06/2008

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ESTUDOS INDEPENDENTES, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • 02/2005 - 06/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação, Metodologia do Ensino de História, História da Educação Brasileira, Sociologia da Educação

2004 - 2006

Faculdade Atenas Maranhense

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Metodologia Cientifica no curso de Administração; Professor de Antropologia Sócio-cultural e História do Brasil no curso de Turismo;

2004 - 2004

Faculdade Atenas Maranhense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 10

Outras informações:
Colaborador do projeto UNIFAMA - Faculdade da Terceira Idade, ministrou a disciplina de Cultura Popular Maranhense;

Atividades

  • 07/2004 - 01/2006

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTIFICA, SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

  • 07/2004 - 06/2005

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA, OFICINA DE MONOGRAFIA

2001 - 2004

Faculdade de Teologia Filadélfia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de Magistério nas disciplinas de Metodologia do Ensino de História e História da Educação;

Atividades

  • 08/2001 - 02/2004

    Ensino, Teologia Cristã, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA

2001 - 2003

Colegio Frei Gil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Ensino Fundamental e Médio;

Atividades

  • 02/2001 - 07/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA

  • 02/2001 - 07/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, ENSINO RELIGIOSO