Davis Castro dos Santos

Davis Castro dos Santos possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais-Química pela Universidade Estadual do Pará-UEPA (2005-2008) com trabalho de graduação em análise química em aquíferos subterrâneos. Mestrado em química pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2009-2010) com pesquisa na área da química analítica com ênfase em metais-traço presentes em ambientes aquáticos. Doutorado em Química Analítica e também fez Pós-Doutorado pelo Instituto de Geociências-UFPA (Estudos físicos, mineralógicos e químicos. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área da Química, com ênfase em Química Ambiental, Química Analítica, Química Verde e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Adsorção, Tratamento de Efluentes, Remoção de componentes inorgânicos e orgânicos de efluentes industriais por adsorção e Caracterização Geoquímica.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2011 - 2015

Universidade Federal do Pará
Título: ADSORÇÃO DE CORANTES POR CARVÕES PRODUZIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE COFFEA ARABICA L. (CAFÉ), MODIFICADOS COM BENTONITA E LAMA VERMELHA.
Orientador: Simone de Fátima Pinheiro Pereira
Coorientador: Éder Cláudio Lima. Palavras-chave: Adsorventes; Águas residuárias; resíduos minerais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica. Setores de atividade: Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos; Esgoto e atividades relacionadas.

Mestrado em Química

2009 - 2010

Universidade Federal do Pará
Título: Estudo sobre a influência da sazonalidade e da coluna d'água na distribuição dos metais Al, Fe, Ba, Zn, Mn e Cd presentes no reservatório de Tucuruí-Rio Tocantiins-PA.,Ano de Obtenção: 2010
Simone de Fátima Pinheiro Pereira.Palavras-chave: Águas superficiais; reservatório de Tucuruí; metais pesados.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica.

Graduação em Licencitura Plena em Ciências Naturais-Química

2005 - 2009

Universidade do Estado do Pará
Título: Análise da influência da Água Salobra nos Aqüíferos de Abastecimento nas Comunidades das Ilhas de São Caetano de Odivelas - PA
Orientador: Alex Ogaranya Otobo

Curso técnico/profissionalizante em Instrumentação Cirúrgica

2004 - 2005

Escola de Enfermagem Ana Nery
Bolsista do(a): .

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico de Enfermagem

2002 - 2004

Colégio Intergrado Estadual Francisco da Silva Nunes
Bolsista do(a): Governo do Estado/SESPA-Pará., SESPA, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar de Enfermagem

2002 - 2003

Colégio Integrado Francisco da Silva Nunes
Bolsista do(a): Governo do Estado/SESPA-Pará., SESPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geoquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

CAPACITAÇÃO PARA USO DE LAB. MULTIDISCIPLINAR. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ciências Naturais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Química e Química Analítica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecossistemas Costeiros.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Poluição Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, D. C. ; ANDRADE,A.R ; Luis Paulo Silveira Machado . Educação Ambienta em Debate:Razão e Perspectiva à Luz da legislação. 2006. (Outro).

SANTOS, D. C. . I Encontro sobre Ciências e Educação. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Conferência Internacional de Educação em Engenharia e Tecnologia, 2010, Ilhéus. Educação em Engenharia e Tecnologia Inovando para o Crescimento. São Paulo : International Council for Engineering and Technology Education, 2010.. Balanço hidroquímico do rio Murucupi área impactada por vazamento de lama vermelha em Barcarena-PA.. 2010. (Congresso).

I ENCONTRO ESTADUAL SOBRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DA UEPA. 2006. (Encontro).

I ENCONTRO ESTADUAL SOBRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DA UEPA.ENCONTRO ESTADUAL SOBRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DA UEPA. 2006. (Encontro).

III FÓRUM DE PESQUISA,ENSINO,EXTESÃO E PÓS-GRADUÇÃO DA UEPA:Educação,Saúde,Ciêcia e Tecnologia como instrumentos para inglusão Social e geração de Oportunidades.Belém 356p. ISBN:978-85-88375-15-4..AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BAIRRO DO MARCO. 2006. (Seminário).

IISEMINÁRIO PARAENSE DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO PARÁ E MARAMHÃO EPEB-EREB.PRATICAS PEDAGÓGICAS FRENTE AO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS. 2006. (Encontro).

IISEMINÁRIO PARAENSE DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO PARÁ E MARANHÃO-EPEB/EREB."Biomonitoramento da qualidade do ar em Belém por meio de Briófitas e Liquens".. 2006. (Encontro).

IV FEIRA VOCACIONAL.FEIRA VOCACIONAL SOBRE CIÊNCIAS. 2006. (Outra).

SEMINÁRIO AMAZÔNIA,DESENVOLVIMENTO,FORMAS E RELAÇÃO DE TRABALHO NO SÉCULO XXI. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Geiso Rafael Fonseca

OLIVEIRA,G.R; PINHEIRO, S. F. P.; CARVALHO JUNIOR, R. N.; VALE, S. B.; FREITAS, K. H. G.;SANTOS, D. C.. EXTRAÇÃO DE METAIS E COMPOSTOS COM ATIVIDADES MEDICAMENTOSAS UTILIZANDO FLUIDO NO ESTADO SUPERCRÍTICO EM DUAS ESPÉCIES DE PLANTAS NATIVAS DA AMAZÔNIA. 2016.

Aluno: Elizangela Maria Batista de Souza

SOUSA, E.M.B;SANTOS, D. C.; PINHEIRO, S. F. P.; SILVA, C. S. E.. Auditora de orçamento ambiental: Análise dos orçamentos e aplicações de recursos alocados em programas ambientais no município de Canaão dos Carajás exercício 2010.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Samara Mendes Feitosa

SANTOS, DAVIS C. DOS; CORDEIRO, L. Z.. O ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de Altamira-Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lindete Rodrigues dos Santos

SANTOS; PEREIRA,SIMONE DE FÁTIMA PINHEIRO;SANTOS, D. C.; SILVA, C. S. E.. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE CÁDMIO, FERRO, ZINCO, MERCÚRIO E ALUMÍNIO NO COMPARTIMENTO HÍDRICO DA REGIÃO DE BARCARENA-PA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andreia R S

AZEVEDO;SANTOS; CONCEIÇÃO; Reginaldo da Salva Sales;SANTOS, D. C.. de Azevedo ;Iracele P dos Santos;Jucione Silva.ERVAS MEDICINAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Antonio P de Oliveira Jr; Daniel V

OLIVEIRA; RIBEIRO; BRITO; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. Edson A. de Brito.EXPERIMENTO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO CARIM MELÉM EM MONTE ALEGRE-PA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Ronaldo O de Almeida; Ugladson de S

ALMEIDA; PINTO; TRINDADE; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. Pinto; Zaire T.Trindade.ANÁLISE DO TEOR DE CLORO LIVRE EM ÁGUA SANITÁRIA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Jandria M

MACHADO; TAVARES; COUTINHO; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. ; Marliane S. Tavares; Ruth M. Batis.A QUÍMICA DO COTIDIANO APLICADA NO ENSINO MÉDIO: "ÁCIDOS DO DIA-A-DIA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Helayse K

OLIVEIRA; SILVA; DIOMEDES; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. H.B Oliveira; Nívea C.S;Patrícia M .diomedes.ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO IGARAPÉ LAGOA AZUL EM MONTE ALEGRE-PA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Geane M

PEREIRA; COSTA;SANTOS; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. P.; Joelly C.S.C.;Raimundo L. C. dos Santos.ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO TUCUPI COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE-PA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Alessandra V

COSTA; SOUZA; DIB; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. C.; Luana C. B. Souza;Simone S. Dib.CONDIÇÕES DE POTABILIDADE DA ÁGUA DA COSANPA NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE-PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Elisane F

GOMES; MITSUDA; CAMPOS; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. Gomes;Max T Mitsuya;Velter W. S. Campos.ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA PARA FINS DE POTABILIDADE DAS ÁGUAS DE POÇOS DA COMUNIDADE DE CANP EM MONTE ALEGRE-PA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Daniel S

SOUZA; ARAÚJO; SILVA; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. de Souza; Jones R. da S Araújo;Sadath M da Silva.ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DA NASCENTE DO SÍTIO CANAAM, COMUNIDADE ÁGUA BRANCA, MONTE ALEGRE - PARÁ.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Janira Damasceno de Lima;Lêda Miranda Kizahy Jorge

JORGE; LIMA; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. EXPERIÊNCIAS LÁCTEAS: ANÁLISE DO LEITE BOVINO CONSUMIDO EM MONTE ALEGRE-PA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Edinalda S

COSTA; COSTA; ASSUNÇÃO; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. Costa; Maria E. S. Costa;Wagner F. de Assunção.ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA FARINHA DE MANDIOCA PRODUZIDA NA COMUNIDADE DE AIRI EM MONTE ALEGRE-PA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Jessica M

LIMA; SOBRINHO; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. Almeida de Lima; Tiago C. de Lucena Sobrinho.A QUÍMICA ORGÂNICA NAS DROGAS E NOS MEDICAMENTOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Edinaldo N

SILVA; VALENTE; BARROS; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. da Silva; Josiane B. V.;Rejane J.A. Barros.CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DO TUCUPI DA COMUNIDADE VISTA ALEGRE DO CUPIM (PRAINHA-PA). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Ideval de Castro Pires Júnior; Jessé Almeida de Sousa

PIRES JÚNIOR; SOUSA; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. RADIOATIVIDADE: UMA REVISÃO DA LITERATURA E OCORRÊNCIAS EM MONTE ALEGRE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: Elcilene Mateus da Cruz;Waldelice de Alice da Fonseca Sarraf

SARRAF; CRUZ; SALES, R. S.;SANTOS, D. C.. ESTUDO DA VIABILIDADE DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO (BRASSICA OLERACEA, L.VAR. SABAUDA MARTENS) COMO INDICADOR EM TITRIMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO DE VINAGRE.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade do vale do Acaraú.

Aluno: THIAGO LUIZ DIAS GOMES

THIAGO LUIZ DIAS GOMES; PINHEIRO, S. F. P.;SANTOS, D. C.; OLIVEIRA,G.R. TEOR DE MERCÚRIO EM PEIXES DA ORDEM DOS GYMINOTFORMES DA RESERVA AMBIENTAL DE MAMIRAUÁ-TEFÉ-AM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Pará.

SANTOS, D. C.; DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA, SIMONE; SILVA, J. S. E.; SANTOS, L. P.; PINHEIRO, M. H. T.. USO DA ANÁLISE MULTIVARIADA NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INDICADOR DE QUALIDADE DE ÁGUA ESPECÍFICO PARA A REGIÃO AMAZÔNICA. 2017. Universidade Federal do Pará.

Pereira,S.F.P; FREITAS, K. H. G.; SILVA, C. S. E.;SANTOS, D. C.; SANTOS, P. S. Geoestatística Aplicada à Dinâmica Espaço-Tempoal da Qualidade da Água do Reservatório da Hidroelétrica de Samuel na Amazônia.. 2016. Universidade Federal do Pará.

SOUSA, E.M.B;Pereira,S.F.PSANTOS, D. C.; SILVA, C. S. E.. Auditora de orçamento ambiental: Análise dos orçamentos e aplicações de recursos alocados em programas ambientais no município de Canaão dos Carajás exercício 2010.. 2010. Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca

FONSECA, M. J. C. F.; ASSIS, G. J. A.. Estudo da Composição Química dos alimentos como alternativa metodológica para o Ensino de Ciências pautada na utilização de artigos e resumos científicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará.

Rui Guilherme Cavaleiro de Macêdo Alves

PEREIRA, S. F. P.; SANTOS, A. S.;MACEDO, RUI GUILHERME CAVALEIRO DE. Estudo sobre a Influência da Sazonalidade e da Altura da Coluna d'Água na Distribuição dos Metais Al, Fe, Ba, Zn, Mn e Cd Presente no Reservatório de Tucuruí - Rio Tocantins - PA. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

Rui Guilherme Cavaleiro de Macêdo Alves

PEREIRA, S. F. P.;MACEDO, RUI GUILHERME CAVALEIRO DE; MULLER, R. C. S.; LIMA, E. C.; NEVES, R. F.; SILVA, C. S. E.. Remoção de Corantes por Adsorção a Partir de Carvões de Resíduos de Coffea arabica l. (Café), Bentonita e Lama Vermelha Aplicados Como Adsorventes em Ambientes Aquosos. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

Rui Guilherme Cavaleiro de Macêdo Alves

PEREIRA, S. F. P.; LIMA, E. C.;MACEDO, RUI GUILHERME CAVALEIRO DE; MULLER, R. C. S.; NEVES, R. F.; SILVA, C. S. E.. Remoção de corantes por adsorção a partir de carvão de resíduos de Coffea arabica L. (Café) e outros resíduos minerais aplicados como adsorventes em ambiente aquosos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

Alberdan Silva Santos

Pereira SSANTOS, A. S.; ALVES, RUI GUIILHERME CAVALEIRO DE MACEDO. Estudo da influência da sazonalidade e da profundidade da água na distribuição dos metais Al, Fe, Zn, Mn e Cd presentes no reservatório Tucurui-Rio Tocantins-PA. 2010. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Pará.

Regina Celi Sarkis Müller

PINHEIRO, Simone de Fátima; LIMA, E. C.;MÜLLER, R. C. S.; NEVES, R. F.; MACEDO, R. G. C.; SILVA, C. S. E.. Remoção de corantes por adsorção a partir de carvões de resíduos de coffes arabica L. ( café ), bentonita e lama vermelha aplicados como adsorventes em ambientes aquosos. 2015. Tese (Doutorado em Pós graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

Regina Celi Sarkis Müller

PEREIRA, Simone de Fátima; LIMA, E. C.;MÜLLER, R. C. S.; NEVES, R. F.; MACEDO, R. G. C.; SILVA, C. S. E.. Remoção de corantes por adsorção a partir de carvão de resíduos de Coffea arabica L. (café) e outros resíduos minerais aplicados como adsorventes em ambientes aquosos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mikaylan de Oliveira Sousa

ESPÉCIES DE METAIS EM ÁGUA PELO USO DO DIAGRAMA DE POURBAIX: ESTUDO DE CASO NO RESERVATÓRIO DE TUCURUÍ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcondes Lima da Costa

2017; Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Marcondes Lima da Costa;

Altem Nascimento Pontes

Estudo da Composição Química dos Alimentos como Alternativa Metodológica para o Ensino de Ciências Pautada na Utilização de Artigos e Resumos Científicos; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Química) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Altem Nascimento Pontes;

Éder Cláudio Lima

REMOÇÃO DE CORANTES POR ADSORÇÃO A PARTIR DE CARVÕES DE RESÍDUOS DE COFFEA ARABICA L; (CAFÉ), BENTONITA E LAMA VERMELHA APLICADOS COMO ADSORVENTES EM AMBIENTES AQUOSOS; ; 2015; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Éder Cláudio Lima;

Simone de Fátima Pinheiro Pereira

Estudo sobre a influência da sazonalidade e da altura da coluna d?água na distribuição dos metais Al, Fe, Ba, Zn, Mn e Cd presentes no reservatório de Tucuruí- Rio Tocantins-PA; 2010; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Simone de Fátima Pinheiro Pereira;

Simone de Fátima Pinheiro Pereira

Adsorção de corantes por carvões produzidos a partir de resíduos de coffea arabica l; (café), modificados com bentonita e lama vermelha; 2015; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Pará, Secretaria de Educação do Estado do Pará; Orientador: Simone de Fátima Pinheiro Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2015 SANTOS, DAVIS C. DOS ; ADEBAYO, MATTHEW A. ; LIMA, EDER C. ; PEREIRA, SIMONE F. P. ; CATALUÑA, RENATO ; SAUCIER, CAROLINE ; THUE, PASCAL S. ; MACHADO, FERNANDO M. . Application of Carbon Composite Adsorbents Prepared from Coffee Waste and Clay for the Removal of Reactive Dyes from Aqueous Solutions. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 26, p. 924-938, 2015.

  • 2015 ROCHA,R.M ; SIMONE ; SILVA, C. S. E. ; OLIVEIRA, J. S. ; SANTOS, D. C. ; OLIVEIRA,G.R . Uso de GC-MS/MS na identificação e quantificação de DBDS (dibenzildissulfeto) em óleo mineral isolante. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 111-116, 2015.

  • 2015 Pereira,S.F.P ; GOES, J. M. R. ; QUEIROZ, J. C. B. ; SILVA, C. S. E. ; SANTOS, D. C. ; ROCHA,R.M ; OLIVEIRA,G.R ; OLIVEIRA, J. S. . Quantificação e mapeamento do risco de contaminação por arsênio em solos da cidade de Santana-AP. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 154-159, 2015.

  • 2014 DOS SANTOS, DAVIS CASTRO ; ADEBAYO, MATTHEW AYORINDE ; DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA, SIMONE ; PROLA, LIZIE DANIELA TENTLER ; CATALUÑA, RENATO ; LIMA, EDER CLÁUDIO ; SAUCIER, CAROLINE ; GALLY, CALINE RODRIGUES ; MACHADO, FERNANDO MACHADO . New carbon composite adsorbents for the removal of textile dyes from aqueous solutions: Kinetic, equilibrium, and thermodynamic studies. Korean Journal of Chemical Engineering (Print) , v. 31, p. 1470-1478, 2014.

  • 2014 PINHEIRO, S. F. P. ; MACIEL, A. E. ; SANTOS, D. C. ; MOREZ, E. K. L. ; OLIVEIRA,G.R ; BITTENCOURT, J. A. ; OLIVEIRA, J. S. . REMOÇÃO DE METAIS DE ÁGUAS SUPERFICIAIS USANDO CARVÃO VEGETAL DE AÇAI (EUTERPE OLERACEA MART). PROCEEDINGS OF INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION , v. 13, p. 401-405, 2014.

  • 2014 Pereira,S.F.P ; BITTENCOURT, J. A. ; MIRANDA, R. G. ; MARES, E. K. L. ; OLIVEIRA,G.R ; MACIEL, A. E. S ; SANTOS, D. C. . FIBRA DE COCO COMO BIOSSORVENTE NA REMOÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA DE ÁGUAS RESIDUAIS. Proceedings of International Conference on Engineering and Technology Education , v. 13, p. 396-400, 2014.

  • 2012 SILVA, C. S. E. ; PINHEIRO, S. F. P. ; SANTOS, D. C. ; Santos, L. R. ; MIRANDA, R. G. ; OLIVEIRA,G.R ; ROCHA,R.M . Metals concentration assesment in soil affected by release of red mud in Barcarena -PA. Proceedings of Safety, Health And Environment World Congress , v. 12, p. 54-58, 2012.

  • 2012 SILVA, C. S. E. ; Pereira,S.F.P ; SANTOS, D. C. ; MIRANDA, R. G. ; ROCHA,R.M ; OLIVEIRA,G.R ; Santos, L. R. ; SOUSA JUNIOR, P. M. . The Statistical Application on Assessment of the Balance Environmental restoration of the River Murucupi - Barcarena - PA. Proceedings of Safety, Health And Environment World Congress , v. 12, p. 59-63, 2012.

  • 2012 SILVA, C. S. E. ; SIMONE ; SANTOS, D. C. ; MIRANDA, R. G. ; OLIVEIRA,G.R ; RODRIGUES, E. A ; Barros, B.C . Study of metal concentration: Al, Na, Fe and Zn in fishes after red mud spill in murucupi river, Barcarena-PA.. Proceedings of Safety, Health And Environment World Congress, , v. 12, p. 64-68, 2012.

  • 2012 Pereira,S.F.P ; QUEIROZ, J. C. B. ; SANTOS, D. C. ; SOUSA.P,M ; OLIVEIRA,G.R ; PINHEIRO, R. P. P. R. ; NOGUEIRA, D. P. ; Pereira, J.S . Aplication of simulated annealing (3D) in estimating concentration of iron on the water of Tucuruí dam. Proceedings of Safety, Health And Environment World Congress , v. 12, p. 75-79, 2012.

  • 2012 SOUSA.P,M ; PINHEIRO, S. F. P. ; ROSMAM, P. C. C ; SILVA, C. S. E. ; SANTOS, D. C. ; OLIVEIRA,G.R ; NOGUEIRA, D. P. ; OLIVEIRA, J. S. . Use of sisbahia software in environmental monitoring of water resources from the industrial pole of Barcarena-PA. Proceedings of Safety, Health And Environment World Congress , v. 12, p. 85-90, 2012.

  • 2010 SIMONE ; OLIVEIRA,G.R ; SILVA, C. S. E. ; SANTOS, D. C. ; SILVA, J. S. E. ; MIRANDA, R. G. . Balanço Hidroquímico do Rio Murucupi Área Impactada Por Vazamento de Lama Vermelha em Barcarena-PA. Proceedings of International Conference on Engineering and Technology Education , v. 11, p. 441-445, 2010.

  • 2010 Pereira,S.F.P ; NOGUEIRA, D. P. ; SILVA, C. S. E. ; SANTOS, D. C. ; MIRANDA, R. G. ; SALES, R. S. . Caracterização físico-química do rio Murucupi após vazamento de lama vermelha: área industrial de Barcarena-PA.. Proceedings of International Conference on Engineering and Technology Education , v. 11, p. 446-450, 2010.

  • 2010 Pereira, J.S ; SOUSA.P,M ; SILVA, C. S. E. ; NOGUEIRA, D. P. ; SANTOS, D. C. ; MIRANDA, R. G. . Efeito da Distribuição de uma Pluma de Poluição de Área Industrial de Produção de Alumínio. Proceedings of International Conference on Engineering and Technology Education , v. 11, p. 456-460, 2010.

  • 2010 Pereira,S.F.P ; SILVA, C. S. E. ; ROCHA,R.M ; SANTOS, D. C. ; NOGUEIRA, D. P. ; MIRANDA, R. G. . Qualidade da água subterrânea consumida por três comunidades do município de Barcarena-PA. Proceedings of International Conference on Engineering and Technology Education , v. 11, p. 466-470, 2010.

  • 2010 Pereira,S.F.P ; OLIVEIRA,G.R ; SALES, R. S. ; SANTOS, D. C. ; SOUSA JUNIOR, P. M. . Uso da Espécie Crenicichla Spp (Jacundá) como Bioindicadora de Metais Pesados na Represa de Tucuruí-Pará. Proceedings of Safety, Health And Environment World Congress , v. 10, p. 498-502, 2010.

  • 2010 PINHEIRO, S. F. P. ; OLIVEIRA,G.R ; SALES, R. S. ; SANTOS, D. C. ; SOUSA.P,M . Estudo do Fator de Bioacumulação (BAF) na Espécie Serrasalmus SSP (Piranha) Capturadas na Represa de Tucuruí- Pará.. Proceedings of Safety, Health And Environment World Congress , v. 10, p. 503-507, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINHEIRO, S. F. P. ; SANTOS, D. C. . Vazamento de Lama Vermelha no município de Barcarena-PA.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, DAVIS C. DOS . Estudos físicos, mineralógicos, químicos e de fertilidade dos solos tipo Terra Preta Arqueológicas e seus Fragmentos Cerâmicos em Terrenos dos Índios Assurini. 2017. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, D. C. ; OLIVEIRA, R. L. S. ; ANDRADE,A.R ; MACHADO, L. P. S. . O biodiesel como tema gerador no ensino de química e física: um estudo interdisciplinar e contextualizado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANDRADE,A.R ; SANTOS, D. C. ; MACHADO, L. P. S. ; OLIVEIRA, R. L. S. . IV Feira Vocacional da Universidade do Estado do Pará. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, D. C. . Curso de Capacitação Para Laboratório Multidisciplinar. 2007. .

FARO, S. L. R. ; OLIVEIRA, T. S. ; SANTOS, S. S. M. ; SANTOS, D. C. ; RIBEIRO, J. R. ; NASCIMENTO, D. A. ; CORREA, R. T. ; COSTA, E. B. R. ; SIQUEIRA, G. W. . Saúde, Meio Ambiente e qualidade de vida: campanha interdisciplinar de educação ambiental não formal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, D. C. ; OLIVEIRA, R. L. S. ; SANTOS, S. S. M. . A prática pedagógica frente ao onteúdo de ciências: ácidos, bases e seus indicadores naturais no cotidiano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, D. C. ; ANDRADE,A.R ; MACHADO, L. P. S. ; OLIVEIRA, R. L. S. . III Feira Vocacional da UEPA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Avaliação dos impactos sociais e ambientais decorrentes da implantação dos reservatório da UHE de Belo Monte, Descrição: Este projeto tem com objetivos estudar a os impactos sociais e ambientais, verificando possíveis situações de vulnerabilidade apresentadas pelas comunidades ribeirinhas atingidas pela implantação do reservatório da UHE de Belo Monte-PA. Além da investigação do fator de bioacumulação (BAF) dos metais tóxicos em peixes endêmicos da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Coordenador / Simone de Fátima Pereira Pinheiro - Integrante / Vilma Aparecida de Pinho - Integrante / Elielson Antônio Barroso de Sousa - Integrante / Andrya karolina dos santos silva - Integrante / Taynara aparecida de sousa cavalcante - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Implantação do programa de conformidade do gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos nos portos marítimos brasileiros, Descrição: Implantação do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos nos Portos Marítimos Brasileiros, por intermédio do desenvolvimento de estudos ambientais, econômicos, sociais e tecnológicos para elaborar diagnóstico/inventário de resíduos sólidos, efluentes líquidos e fauna sinantrópica nociva, com vistas à estruturação de rede de pesquisa e à execução do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos em vinte e dois portos marítimos brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Simone de Fátima Pereira Pinheiro - Integrante / Daniel Pinheiro Nogueira - Integrante / Geiso Rafael Oliveira - Integrante / Neyson Martins Mendonça - Coordenador., Financiador(es): Secretaria Especial de Portos da Presidência da República - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Ações de proteção ambiental e de saúde na área do Pólo industrial de Barcarena, Descrição: No município de Barcarena funciona, em plena operação, as plantas industriais, ALBRÁS - ALUNORTE, dando a região o título de maior concentração de produção do metal no país e 5° maior produtor mundial de alumínio perdendo apenas para Austrália, EUA, Canadá e Rússia, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Associação Brasileira de Alumínio (ABAL). A produção de lama vermelha através de fábricas de alumina constitui um problema ambiental de proporções consideráveis, devido às proporções do volume de lama vermelha gerado em uma fábrica de alumina típica e sua causticidade. Uma fábrica de alumina pode gerar 0,5-2 toneladas de sólidos secos de lama vermelha para cada tonelada de alumina produzida. Além disso, até 2 toneladas de licor cáustico de 5-20 g/L (como Na2CO3) podem acompanhar cada tonelada de sólidos secos de lama. Sendo assim é um problema considerável, que atualmente diz respeito a toda fábrica de alumina (Nunn, 1998). Na área industrial citada é comum a ocorrência de acidentes ambientais, a prática de depositar resíduos tóxicos sem tratamento a céu aberto é comum entre as empresas que se instalam na área industrial de Barcarena contrariando o Art. 13 § 3o da lei ambiental do estado do Pará que diz ?Os resíduos portadores de microorganismos patogênicos ou de alta toxicidade, bem como inflamáveis, explosivos, radioativos e outros classificados como perigosos, antes de sua disposição final no solo, deverão ser submetidos a tratamento e acondicionamento adequados?, associada a esta prática, a grande incidência de chuvas na região, formam o cenário perfeito para os grandes desastres que tem ocorrido ao longo dos anos nesta área. Tendo em vista todos os impactos ambientais causados pelas indústrias de Barcarena e os riscos ambientais a que comunidades ribeirinhas, poluções urbanas e os ecossistemas da área estão sujeitos a Universidade Federal do Pará tendo o Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM) como executor, propõe o projto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / SIMONE DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA, - Coordenador / Reginaldo da Silva Sales - Integrante / Pedro Moreira de Sousa Junior - Integrante / Rafaella Galvão Miranda - Integrante / Daniel Pinheiro Nogueira - Integrante / Geiso Rafael Oliveira - Integrante / JÉSSICA AMARAL BITTENCOURT - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Ações de proteção ambiental e de saúde na área do pólo industrial de Barcarena, Descrição: No município de Barcarena funciona, em plena operação, as plantas industriais, ALBRÁS - ALUNORTE, dando a região o título de maior concentração de produção do metal no país e 5° maior produtor mundial de alumínio perdendo apenas para Austrália, EUA, Canadá e Rússia, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Associação Brasileira de Alumínio (ABAL). A produção de lama vermelha através de fábricas de alumina constitui um problema ambiental de proporções consideráveis, devido às proporções do volume de lama vermelha gerado em uma fábrica de alumina típica e sua causticidade. Uma fábrica de alumina pode gerar 0,5-2 toneladas de sólidos secos de lama vermelha para cada tonelada de alumina produzida. Além disso, até 2 toneladas de licor cáustico de 5-20 g/L (como Na2CO3) podem acompanhar cada tonelada de sólidos secos de lama. Sendo assim é um problema considerável, que atualmente diz respeito a toda fábrica de alumina (Nunn, 1998). Na área industrial citada é comum a ocorrência de acidentes ambientais, a prática de depositar resíduos tóxicos sem tratamento a céu aberto é comum entre as empresas que se instalam na área industrial de Barcarena contrariando o Art. 13 § 3o da lei ambiental do estado do Pará que diz ?Os resíduos portadores de microorganismos patogênicos ou de alta toxicidade, bem como inflamáveis, explosivos, radioativos e outros classificados como perigosos, antes de sua disposição final no solo, deverão ser submetidos a tratamento e acondicionamento adequados?, associada a esta prática, a grande incidência de chuvas na região, formam o cenário perfeito para os grandes desastres que tem ocorrido ao longo dos anos nesta área. Tendo em vista todos os impactos ambientais causados pelas indústrias de Barcarena e os riscos ambientais a que comunidades ribeirinhas, poluções urbanas e os ecossistemas da área estão sujeitos a Universidade Federal do Pará tendo o Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM) como executor, propõe o projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Simone de Fátima Pereira Pinheiro - Coordenador / Reginaldo da Silva Sales - Integrante / Pedro Moreira de Sousa Junior - Integrante / Rafaella Galvão Miranda - Integrante / Daniel Pinheiro Nogueira - Integrante / Geiso Rafael Oliveira - Integrante / JÉSSICA AMARAL BITTENCOURT - Integrante., Financiador(es): Ministerio Publico da União - Cooperação.

  • 2010 - 2011

    Avaliação de sanidade ambiental de igarapés na região metropolitana de Belém através de indicadores biológicos, químicos e sociais., Descrição: O presente projeto visa documentar o uso dos igarapés pelas larvas de peixes e camarões na região metropolitana, bem como o uso destes cursos d água pela população do entorno. Três cursos hídricos serão escolhidos, cada um exposto a diferentes graus de impacto por ações antropogênicas. A abordagem do estudo será multilinear visando documentar o uso dos igarapés pelo fitoplâncton e zooplâncton (exclusivamente as larvas de peixes e crustáceos), domínios ainda pouco conhecidos, especialmente para as larvas de camarões. O estudo será conduzido em um igarapé livre de impactos diretos da cidade. Esse mesmo curso será usado para ponderar o grau de distúrbio de dois outros igarapés da cidade mais expostos à poluição ribeirinha. Análise da água será efetuada através da quantificação de nutrientes, temperatura, pH, oxigênio dissolvido e turbidez. Em complemento, um estudo social será realizado para documentar a evolução da sanidade dos igarapés e conseqüente qualidade de vida das populações do entorno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Simone de Fátima Pinheiro Pereira - Integrante / Valerie Sarpedonti - Coordenador / Jussara Moretto Martinelli - Integrante / Voyner Ravena-Cañete - Integrante / Vanessa Bandeira da Costa - Integrante / Bianca Bentes da Silva - Integrante / Leiliane Souza da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Estudo sobre a influência da sazonalidade e da coluna d'água na distribuição dos metais Al, Fe, Ba, Zn, Mn e Cd presentes no reservatório de Tucuruí-Rio Tocantiins-PA., Descrição: Obedecendo a solicitação da ELETRONORTE de realizar as amostragens nos mesmos pontos que vem monitorando ao longo de vários anos desde a implantação da represa, a montante do reservatório ,localizado no Baixo Tocantins e a 7,5 km a montante da cidade de Tucuruí, no final do mês de maio (período chuvoso) e no final do mês de setembro (período de estiagem). Serão considerados parâmetros Físico-químicos enfatizando-se o conteúdo de Sólidos Totais Dissolvidos, Oxigênio Dissolvido, Alcalinidade, Dureza, Turbidez, Pigmento Total, Condutividade Elétrica, Potencial hidrogeniônico, Sólidos Sedimentáveis. Além dos ânions Sulfato, Cloreto, Fluoreto, Fosfato e Nitrato. Abordou-se ainda questões sócio-ambientais relacionadas com a saúde e o acesso a água para o consumo humano, mediante aplicação de um questionário pertinente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Simone de Fátima Pereira Pinheiro - Coordenador / SALES,R.S - Integrante / Johny da Silva Oliveira - Integrante / Pedro Moreira de Sousa Junior - Integrante / Cléber Silva e Silva - Integrante / Rafaella Galvão Miranda - Integrante., Financiador(es): Agencia nacional de energia elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Implementação, modernização e manutenção da infraestrutura laboratorial de recursos hídricos da UFPA, Descrição: Esse projeto objetiva dar manutenção e modernizar (upgrade) o parque analítico do Laboratório Multi-Usuário em Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM) do Programa de Pós Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA) com a finalidade de ampliar as pesquisas na área de Recursos Hídricos na Amazônia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Reginaldo da Silva Sales - Integrante / Johny da Silva Oliveira - Integrante / Ronaldo Magno Rocha - Integrante / Geiso Rafael Oliveira - Integrante / Adriana Namiko da Silva Kikuchi - Integrante / Juliane da Silva e Silva - Integrante / Luiza Carla Girard T. Machado - Integrante / André Luiz da Silva Salgado Coelho - Integrante / Júlio César Pieczarka - Integrante / Cleusa Yoshiko Nagamachi - Integrante / Simone de Fátima Pinheiro Pereira - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    A problemática do acesso à água potável em comunidades adjacentes a manguezais das ilhas de São Miguel e de São João dos Ramos, em São Caetano de Odivelas (NE do Pará), Descrição: Ambientes característicos de zonas litorâneas, os manguezais representam importante fonte de recursos naturais para comunidades carentes. Situada nesse litoral a foz do rio Mocajuba , no município de São Caetano de Odivelas, as ilhas de São Miguel e de São João dos Ramos constituem exemplos típicos de áreas de manguezal, onde a notável influência de águas fluviais no período de enchente de rios amazônicos leva à ocorrência de baixas salinidades em águas costeiras ao longo das adjacências, conferindo a introdução de eletrólitos nos lençóis subterrâneos que abastecem a população, o que diminui a qualidade desta água para o consumo tornando-a salgada devido à introdução dos sais marinhos. Nesse sentido, o presente projeto objetiva avaliar a qualidade da água subterrânea de poços tubulares, consumida pela população das ilhas de São João dos Ramos e São Miguel do município de São Caetano de Odivelas, através de parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos, identificando a situação atual e a vulnerabilidade dos aqüíferos livres e sua relação com a qualidade da água consumida e perfil socioeconômico da população, para então propor alternativas para o manejo e conservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Mocajuba... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Selma Solange Monteiro Santos - Integrante / Waterloo Napoleão de Lima - Integrante / Altem Nascimento Pontes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

  • 2007 - 2008

    Estudo da composição química de alimentos como alternativa metodológica para o ensino de ciências pautada na utilização de artigos e resumos científicos., Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar por meio de busca bibliográfica, a ocorrência e composição de alimentos no reino vegetal enfatizando os grandes grupos de metabólitos primários (carboidratos, proteínas e lipídios), nutrientes minerais das plantas (sódio-Na+, potássio-K+, magnésio-Mg++ e cálcio-Ca++) e pigmentos vegetais (carotenóides e flavonóides).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Selma Solange Monteiro Santos - Integrante / Waterloo Napoleão de Lima - Integrante / Altem Nascimento Pontes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Pará - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2006

    Avaliação Ambiental da Potabilidade da Água de Abastecimento Público no Bairro do Marco e Curió-Utinga em Belém-PA., Descrição: ESte projeto avaliou a qualidade da água fornecida pela concessionária à população dos bairros estudados, segundo os critérios da portaria 518, do Ministério da Saúde, a qual define o padrão de potabilidade da água de abastecimento público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Davis Castro dos Santos - Integrante / Selma Solange Monteiro Santos - Integrante / Talita Salomão de Oliveira - Integrante / Octávio Cascaes Dourado Júnior - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado do Pará - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Melhor Pôster na Área de Ciência e Tecnologia do IV Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação, Universidade do Estado do Pará - UEPA.

2007

Melhor Pôster na Área de Educação do IV Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação, Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro, Carga horária: 10

    Atividades

    • 01/2009 - 06/2009

      Estágios , Instituto de Ciências Exatas e Naturais - UFPA, .,Estágio realizado, Lecionou a disciplina Química quantitiva.

    • 06/2008 - 12/2008

      Estágios , Instituto de Ciências Exatas e Naturais - UFPA, .,Estágio realizado, Lecionou a disciplina Química Ambiental.

  • 2014 - 2015

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 15

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Oeste do Pará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

  • 2008 - 2009

    Universidade do Estado do Pará

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em autoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Sociais e Educação, Departamento de Ciências Naturais. Projetos de pesquisa A problemática do acesso à água potável em comunidades adjacentes a manguezais das ilhas de São Miguel e de São João dos Ramos, em São Caetano de Odivelas (NE do Pará). Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

  • 2007 - 2008

    Universidade do Estado do Pará

    Vínculo: Colaborador em autoria, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciências Sociais e Educação, Departamento de Ciências Naturais. Projetos de pesquisa Estudo da Composição Química dos Alimentos como Alternativa Metodológica para o Ensino de Ciências Pautada na Utilização de Artigos e Resumos Científicos. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq- Bolsa).

    Atividades

    • 02/2007 - 09/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Naturais, .,Cargo ou função, Representante Discente no Colegiado do Curso de Ciências Naturais.

    • 01/2007 - 09/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Ambiental.,Atividade realizada, Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental e Processos Industriais..

    • 04/2007 - 12/2007

      Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão/PROEX, .,Atividade de extensão realizada, Produção de sabonete, sabonete líquido, detergente e desinfetante como fonte alternativa de renda para a comunidade da Vila da Barca, em Belém-PA..

    • 06/2007 - 06/2007

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Sáude, Meio Ambiente e Qualidade de Vida: Campanha Interdiciplinar de Educação Ambiental não-formal..

    • 03/2006 - 12/2006

      Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão/PROEX, .,Atividade de extensão realizada, Ações de Educação Ambiental no Bairro do Marco.

  • 2009 - 2009

    universidade do Vale do Acaraú

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5