Tania Maria Alkmim

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1971), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas(1975), doutorado em Lingüística pela Université Paris Descartes(1984) e pós-doutorado pela Centre National de la Recherche Scientifique(1997). Atualmente é Professor Associado - MS5 da Universidade Estadual de Campinas, Membro de corpo editorial da Estudos da Língua(gem), Membro de corpo editorial da Revista de Estudos da Linguagem e Membro de corpo editorial da Liames (UNICAMP). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Língua crioula, Crioulo português, Sociolingüística.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

1980 - 1984

Université Paris Descartes
Título: Les 'Portugais'de Zinguinchor (Senegal)
Orientador: LouisJean Calvet
Bolsista do(a): Consulado Francês, CF, França. Palavras-chave: Língua crioula; Crioulo português; Sociolingüística.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Lingüística

1973 - 1975

Universidade Estadual de Campinas
Título: A classe 'difícil' de predicados ajdetivais em português,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: Antonio Carlos Quicoli
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Predicado adjetival; Sintaxe Gerativa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

1968 - 1971

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1996 - 1997

Pós-Doutorado. , Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Lingüística Antropológica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Ensino de Língua Materna.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALKMIM, T. M. . I Simpósio 'Dinâmicas afro-latinas: língua(s) e história(s)'. 2011. (Outro).

ALKMIM, T. M. . VI Congresso Internacional de Lingüística Africana - WOCAL. 2008. (Congresso).

ALKMIM, T. M. . Colóquio Caminhos da Língua Portuguesa: África-Brasil. 2006. (Outro).

ALKMIM, T. M. . 53º Seminário do GEL (membro da comissão científica). 2005. (Outro).

ALKMIM, T. M. . Membro do Comitê do 9th International Conference on the History of Language Sciences. 2002. (Outro).

ALKMIM, T. M. . III Seminário do Projeto para a história do Português Brasileiro. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Internacional de Dialectologia e Sociolinguística(CIDS). A voz sob as letras: representações literária das falas de negros e escravos no século XIX. 2012. (Congresso).

VI Seminário sobre lexicologia y lexicografia del español y del portugués americanos.Léxico de Origem africano en el portugués y en el español del Uruguay. 2012. (Seminário).

Seminário de Pós-Graduação de Departamento de Português e Espanhol.A voz sob as letras: um estudo sobre a representação de brancos e negros no Brasil do século XIX. 2011. (Seminário).

Evento realizado no Instituto Camões (Estocolmo/Suécia)."A noção de 'boa língua' em Fernão de Oliveira: o uso como fundamento", na mesa-redonda "Concepções de língua e linguagem na história dos estudos sobre a língua portuguesa". 2010. (Outra).

II Seminário 'Cenas da enunciação: lendo conceitos de Maingueneadu e de Krieg-Planque.Esteriótipos da fala de negros. 2010. (Seminário).

Reunião do Grupo de Estudos de Línguas Africanas (GELA).Moderadora na mesa-redonda 'Da África para a América: aspectos lexicais e semânticos'. 2010. (Outra).

Simpósio 'Independência e dependência na América Latina, 200 anos depois'.Um texto inaugural: o Visconde da Pedra Branca (1824-5) e o português do Brasil. 2010. (Simpósio).

XXIV Encontro Nacional da ANPOLL, Olhares Críticos em Letras e Linguística: avaliação interna e externa... 2010. (Encontro).

I Colóquio sobre Português Popular no Brasil e no Mundo - Mesa III.A propósito do léxico de origem africana no português brasileiro: uma tensão entre os usos gerais e locais. 2008. (Outra).

VI Congresso Internacional de Lingüística Africana - WOCAL. Comunicação: "À propos du lexique d'origine africaine ans le portugais bresilien: une tension entre les usages generaux et locaux". 2008. (Congresso).

III Encontro Nacional de Linguagem, História e cultura - DINTER.Quilombos e mocambos: uma questão para pensar a língua portuguesa. 2007. (Encontro).

III Encontro Nacional de Linguagem, História e cultura - DINTER (apresentação 2).Variação e homogeneidade: questões para o ensino de língua materna (Mesa Redonda 'Língua, variação e sociedade' com apresentação do trabalho'). 2007. (Encontro).

Seminário História Social da Língua Nacional.Falas e cores. Um estudo sobre o português de negros e escravos no Brasil do século XIX (Mesa redonda 'A formação da língua nacional'). 2007. (Seminário).

Simpósio comemorativo 'Fernão de Oliveira: 500 anos'.A noção de 'boa língua' em Fernão de Oliveira: o uso como fundamento (Mesa-redonda 'Grammatica da Lingoagem Portuguesa: linguagem e sociedade'). 2007. (Simpósio).

VIII Seminário História do Português Paulista.Aspectos da imprensa negra (Mesa Redonda 'História social: estudos sobre o português brasileiro'). 2007. (Seminário).

VI Seminário Internacional do PHPP.Aspectos da imprensa negra. 2007. (Seminário).

VI Seminário social em São Paulo.Coordenadora de Mesa redonda 'Mudança social em São Paulo'. 2007. (Seminário).

Colóquio Caminhos da Língua Portuguesa: África - Brasil.O contato entre as línguas africanas e a língua portuguesa. 2006. (Outra).

Colóquio Caminhos da Língua Portuguesa: África-Brasil.Os escravos brasileiros e a língua portuguesa: em busca de dados históricos para uma reflexão. 2006. (Outra).

Congresso da Associação de Crioulos de Base Portuguesa e Espanhola (ACBLPE). Um estudo sobre a representação da fala dos negros e escravos no Brasil e em Portugal. 2006. (Congresso).

I Seminário de Pesquisas e Estudos Negros.Do objeto de pesquisa ao sujeito pesquisador: trajetórias, instituição e engajamento. 2006. (Seminário).

Les esclaves au Brésil: aspects historiques et sociolinguistiques.Les esclaves au Brésil: aspects historiques et sociolinguistiques. 2006. (Outra).

Quilombos et mocambos: un aperçu de la resistence des esclaves au Brésil.Quilombos et mocambos: um aperçu de la resistence des esclaves au Brésil. 2006. (Outra).

Reunião de pesquisa com membros do Laboratório Langage, langues et cultures d'Afrique Noire - LLACAN. 2006. (Outra).

Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas: Linguagem e Educação.Itinerarios lingüísticos de africanos e seus descendentes no Brasil do século IXX (Mesa Redonda: 'A pesquisa em línguas e culturas africanas no Brasil'). 2006. (Seminário).

XII SETA - Seminário de Teses em Andamento.Debatedor de Mesa Redonda. 2006. (Seminário).

1º Colóquio do Projeto CAPES/COFECUB.A propósito de hipótese sobre as relações entre o português brasileiro e as línguas africanas. 2005. (Encontro).

2º Sepeg - Seminário de Pesquisas da Gradução do IEL.Debatedora de Mesa Redonda. 2005. (Seminário).

53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL.Registros da escravidão: as falas de Pretos Velhos e de Pai João - em co-autoria. 2005. (Seminário).

II Fórum de Letras do Instituto de Ensino Superior do Amapá/IESAP.Tradução e língua: a questão do tratamento dos estilos lingüísticos. 2005. (Outra).

1º Mini Encontro dos Alunos da Pós-Graduação (ENAPOL) do Grupo de Estudos de Línguas Africanas (GELA).Os escravos e a língua: embusca de bases históricas para uma reflexão. 2004. (Outra).

52º Seminário do Gel.Mattoso Câmara e o português do Brasil: uma hipótese. 2004. (Seminário).

III Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares (Abecs).A hipótese crioulista de Mattoso Câmara para o português do Brasil. 2004. (Outra).

VI Seminário do Projeto 'Para a história do português brasileiro'.Fala de escravos brasileiros e portugueses: um esboço de comparação. 2004. (Seminário).

X SETA - Seminário de Teses em Andamento.Debatedora de Mesa Redonda. 2004. (Seminário).

IX SETA - Seminário de Teses em Andamento.Debatedora de Mesa Redonda. 2003. (Seminário).

V Colloque Annuel de L' Alliance Française.A Sociolingüística no Brasil. 2003. (Outra).

VIII Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários - Universidade Federal de Rondônia.Linguagem, educação e sociedade. 2003. (Outra).

VIII Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários - Universidade Federal de Rondônia.De que se fala quando se fala de língua padrão?. 2003. (Outra).

VIII Simposio Internacional de Comunicación Social.Português de escravos brasileiros: bases para seu estudo. 2003. (Simpósio).

VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.De que se fala quando se fala em língua padrão?. 2003. (Seminário).

50º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Coordenadora da Seção de Comunicações Coordenadas: Sociolingüística: um necessário exercício de interdisciplinaridade. 2002. (Seminário).

50º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Considerações sobre o campo da Sociolingüística: a questão da interdisciplinaridade. 2002. (Seminário).

A pesquisa no IEL (Recepção de Calouros).Relações entre língua, cultura e sociedade. 2002. (Outra).

V Seminário do Projeto para a História do Português Brasileiro.Os escravos e a língua: em busca de bases históricas para uma reflexão. 2002. (Seminário).

13º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Língua e discriminação. 2001. (Congresso).

III Semana de Letras da UNESP de São José do Rio Preto.Língua, Nação e a identidade cultural. 2001. (Outra).

I Jornada de Variação Lingüística.Considerar a variação é preciso. 2001. (Outra).

4º Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.Contar histórias: diversão e controle social. 2000. (Encontro).

Colóquio 'Uma língua, várias culturas'.Várias línguas, várias culturas. 2000. (Outra).

47º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüístico do Estado de São Paulo.A fala como marca: escravos nos anúncios de Gilberto Freire. 1999. (Seminário).

III Seminário do Projeto para a História do Português Brasileiro.Estereótipo lingüístico: negros em charges do século XIX. 1999. (Seminário).

46º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüístico do Estado de São Paulo.Português de negros e escravos: atitudes e preconceitos históricos. 1998. (Seminário).

IV SETA - Seminário de Teses em andamento.Debatedora de Mesa Redonda. 1998. (Seminário).

Reunião do Projeto História do português no Brasil.A Variedade Lingüística de Negros e Escravos: um capítulo da história do português. 1998. (Outra).

XII Encontro Anual da ABA.A Variedade Lingüística de Negros e Escravos no Brasil do Século XIX. 1998. (Encontro).

XXI Reunião da Associação Brasileira de Antropologia.A variedade lingüística de negros e escravos no Brasil do século XIX. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joana Gomes dos Santos Figueiredo

ALKMIM, T. M.. A expressão do futuro verbal na escrita escolar de Irará - BA. 2014.

Aluno: Peter Thomas Caisse

ALKMIM, T. M.; BORBA, Lilian Do Rocio; SOUZA, A. R. M.. (Exame de Qualificação) A Vitalidade Linguística dos Crioulos do Haiti e da Luisiana: Os Limites da Política e das Atitudes Linguísticas. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sandra Sinara Araújo Cerqueira

ALKMIM, T. M.. Usos sociais da escrita: uma abordagem etnográfica na comunidade do Baldez. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Thiaquelliny Teixeira Pereira

ALKMIM, T. M.. Memória e discurso religioso: a fé na 'Santa Leocádia' do Guanmbi-Ba. 2010. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Claudia Bergamini

ALKMIM, T. M.. Aspectos semântico-lexicais do português falado em Moçambique (Exame de Qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valdir Luciano Pfeifer da Silva

ALKMIM, T. M.. As Congadas em São Paulo: canções, narrativas e palavras. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valdir Luciano Pfeifer da Silva

ALKMIM, T. M.. As Congadas em São Paulo: canções, narrativas e palavras (Exame de Qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Regina Vaz Calindro

ALKMIM, T. M.; OLIVEIRA, M. S. D. de; MORAIS, M. A. C. R. T.. A colocação dos pronomes clíticos. 2009. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre

ALKMIM, T. M.; BERLINCK, R. de A.; SOTO, E. U. M. S.. Língua e sociedade nas páginas da Imprensa Negra paulista: um olhar sobre as formas de tratamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marilu Dias da Silva

ALKMIM, T. M.. Há artigos no crioulo de Cabo Verde, variedade de Santiago?. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

ALKMIM, T. M.. Ao amigo Frankie, do seu Lobato. Estudo da Correspondência entre Monteiro Lobato e Charles Frankie (1934-37) e sua presença em ?O Escândalo do Petróleo? (1936) e ?O Poço do Visconde? (1937) - (Exame de Qualificação). 2008 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eva-Maria Roessler

ALKMIM, T. M.. Aspectos da gramática da língua Achê (Exame de Qualificação). 2008 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiane Benjamim Santos

ALKMIM, T. M.. Aspectos morfossintáticos dos pronomes em anaan. 2007 - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Juliana França Macek

ALKMIM, T. M.. Aspectos da polidez lingüística em sheng, língua urbana de Nairóbi. 2007 - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Iraildes Almeida Sales

ALKMIM, T. M.. Aspectos lingüísticos e sociais no uso de pronomes em cartas pessoais baianas. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Cesar Costa Vitorino

ALKMIM, T. M.. A Permanência de Bantuísmos na Feira de São Joaquim (Exame de Qualificação). 2007 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elaine Ferraz do Amaral Vallin

ALKMIM, T. M.. Dificuldade de aprendizagem em questão: um estudo neurolingüístico. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edna dos Santos Oliveira

ALKMIM, T. M.; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink; POSSENTI, Sírio. Da tradição oral à escritura: A História Contada no Quilombo de Curiaú. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana F

ALKMIM, T. M.; PETER, M.. Maceck. A polidez lingüística em Sheng (Exame de Qualificação). 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Rosana Gemima Amancio

ALKMIM, T. M.. As 'cidades trigêmeas': um estudo sobre atitudes lingüístico-sociais e identidade. 2006 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Conde

ALKMIM, T. M.. Piadas regionais: o caso dos gaúchos. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edna dos Santos Oliveira

ALKMIM, T. M.. As letras de Curiaú (Exame de Qualificação). 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elaine Ferraz do Amaral Vallin

ALKMIM, T. M.. Dificuldades de aprendizagem: verdades e mentiras (Exame de Qualificação). 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosana Gemina Amâncio

ALKMIM, T. M.. As 'cidades trigêmeas': um estudo sobre atitudes lingüístico-sociais e identidade (Exame de Qualificação). 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandro Rodrigues Meireles

ALKMIM, T. M.. A influência da taxa de elocução nos processos internos de mudança lingüistica (Exame de Qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gianni Fontes Célia

ALKMIM, T. M.. As vogais médias pretônicas na fala culta de Nova Venécia - E.S. (Exame de Qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Sociolingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ALKMIM, T. M.. Um estudo da arte verbal: da performance do Cordel do Fogo Encantado ao ethos da cultura popular do sertão do Moxotó em Pernambuco (Exame de Qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Assouan Léa Honorine Wadja

ALKMIM, T. M.. Análise contrastiva dos pronomes de tratamento do português falado em São Paulo e do Baulê falado em Kokumbo ( Costa do Marfim). 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Raquel Motta de Souza

ALKMIM, T. M.; HARDMAN, Francisco Foot; POSSENTI, Sírio; ROMUALDO, Jonas de Aráujo. A Favela de Influência: uma análise das práticas discursivas dos Racionais MCs.. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cândida Mara Britto Leite

ALKMIM, T. M.. Atitudes lingüísticas: a variante retroflexa em foco. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Raquel de Souza

ALKMIM, T. M.. A voz no meio do prórprio tema: uma análise das práticas discursivas dos Racionais MCSI (Exame de Qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gianni Fontis Célia

ALKMIM, T. M.. As vogais médias pretônicas na fala culta de Nova Venécia - E.S.. 2004 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Conde

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio. Piadas de gaúcho: uma análise sistemática sob a ótica da lingüística e da análise do discurso (Exame de Qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cássia Regina Tomanin

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink. Fotografias de fala de alto Araguaia-MT. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cássia Regina Tomanin

ALKMIM, T. M.; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink; SILVA, Anna Christina Bentes da. Fotografias da fala de alto Araguaia-MT (Exame de Qualificação). 2003 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jorge França de Farias Jr

ALKMIM, T. M.. . As vogais médias pretônicas na fala culta de Nova Venécia - E.S (Exame de Qualificação). 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda M

ALKMIM, T. M.. Guimarães. Língua Nacional: processos de constituição e legitimação de uma identidade linguística brasileira (Exame de Qualificação). 2003. Dissertação (Mestrado em Sociolingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rogério Vicente Ferreira

ALKMIM, T. M.. Língua Matis: situação lingüístico-cultural dentro da família Pano (Exame de Qualificação). 2003. Dissertação (Mestrado em Sociolingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jorge França de Farias Jr

ALKMIM, T. M.. . O cordel de Fogo Encantado: um estudo sobre arte verbal (Exame de Qualificação). 2003 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Magalhães Lopes

ALKMIM, T. M.; ABREU, M. A.. De pés-de-parede a festivais: um estudo de caso sobre o repente nordestino na grande São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Silvia Margarete Cunha Souza

ALKMIM, T. M.. A predicação na Língua geral da mina: uma proposta de descrição. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lívia Suassuna

ALKMIM, T. M.; ROMUALDO, Jonas de Araújo; BRITTO, Luiz Percival Leme. A teoria sócio- interracionista de Mikhail Baktin e suas implicações para avaliação (Exame de Qualificação). 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana de Oliveira Barbosa

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink. Brasilienses e a Idéia do (não) sotaque como afirmação de identidade lingüística (Exame de Qualificação). 2001.

Aluno: Emilio Gozze Pagotto

ALKMIM, T. M.; GALVES, Charlotte Marie Chambelland; KATO, Mary Aizawa. Crioulo sim, Crioulo não - Uma Agenda de Problemas (Exame de Qualificação). 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Celeste Said Silva Marques

ALKMIM, T. M.; ROMUALDO, Jonas de Araujo; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink. Linguagem e escola: um olhar sob a perspectiva de economia dos traços lingüísticas (Exame de Qualificação). 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Joana Plaza Pinto

ALKMIM, T. M.; MORI, Angel Humberto Corbera; D´ANGELIS, Wilmar da Rocha. Lingüística e Responsabilidade Social. O Caso do estudo das Línguas Indígenas (Exame de Qualificação). 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Emilio Gozze Pagotto

ALKMIM, T. M.; ORLANDI, Eni de Lourdes Pulccinelli; ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Variação e Identidade. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Emilio Gozze Pagotto

ALKMIM, T. M.. Variação e Identidade (Exame de Qualificação). 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Joubert Castro Peres

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio. Permanência e (re) atualização do discurso racista em provérbios e piadas). 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cândida Maria Brito Leite

ALKMIM, T. M.. Atitudes Linguísticas: a variante retroflexa em foco (Exame de Qualificação). 2000. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariza Pereira da Silva

ALKMIM, T. M.. Um Estudo de Variação Dialetal: A Alternância de /ão/õ/Final no Português Falado na Cidade de Cácere. 2000 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariza Pereira da Silva

ALKMIM, T. M.. Um estudo de variação e deferenciação dialetal. A pronúncia do/ão/final no Português na Cidade de Cá (Exame de Qualificação). 2000 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Leonildo Lima

ALKMIM, T. M.. Vila Bela da Santíssima Trindade: Aspectos Históricos, Culturais e Lingüísticos (Exame de Qualificação). 2000 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Leonildo Lima

ALKMIM, T. M.. Vila Bela da Santíssima Trindade (MT): sua fala, seus cantos. 2000 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Magalhães Lopes

ALKMIM, T. M.. De pés-de-parede a festivais. Um estudo sobre o repente nordestino em São Paulo (Exame de Qualificação). 2000 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Necul Heriberto Painemal Morales

ALKMIM, T. M.. Sentido e Significado na representações simbólicas. Estudo sobre um ritual indígena (Exame de Qualificação). 2000 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia Inês Garcia de Souza

ALKMIM, T. M.. Mayandeua: Espaço e Imaginário em narrativas de uma comunidade do litoral paraense. 1999 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Bortoletto

ALKMIM, T. M.. Morfologia social Pareci- Uma etnografia das formas de sociabilidade em um grupo Auak do Brasil. 1999 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Francisca Ribeiro de Araújo

ALKMIM, T. M.. A alternância de /ey/~/e/ no português falado na cidade de Caxias (MA). 1999 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Joubert Castro Perez

ALKMIM, T. M.. A noção de Paráfrase nos discursos sobre o negro nas piadas e provérbios (Exame de Qualificação). 1999 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Levi Marques Pereira

ALKMIM, T. M.. Parentesco e organização social Kaiowá. 1999 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wany Bernardete de Araújo Sampaio

ALKMIM, T. M.. Estudo comparativo sincrônico entre o Parintintin(Tenharim) e o URU-EU-UAU-UAU(Amondava). 1998 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Omar Khattab Salawdeh

ALKMIM, T. M.. Manutenção e Mudança de Língua: Um Estudo da Comunidade Árabe em São Paulo. 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dinah de Araujo Rodrigues

ALKMIM, T. M.. A concordância verbal na fala urbana de Rio Branco (Exame de Qualificação). 1997 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MARIA DAS GRAÇAS MARTINS

ALKMIM, T. M.. O curso de letras-Inglês na Universidade Federal de Londrina (Exame de Qualificação). 1997 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dinah de Araujo Rodrigues

ALKMIM, T. M.. A concordância verbal na fala urbana de Rio Branco. 1997 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Omar Khattab Sallawdah

ALKMIM, T. M.. O caso do árabe em São Paulo: um estudo sociolingüístico de manutenção e mudança da língua (Exame de Qualificação). 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wany Bernardete de Araújo Sampaio

ALKMIM, T. M.. A língua Uruewauwau: estudos preliminares (Exame de Qualificação). 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Letícia Miller Martins

ALKMIM, T. M.. Estudo sociolingüístico de uma comunidade de brasiguaios em Santa Rosa del Monday, Paraguai (Exame de Qualificação). 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro Pessoa

ALKMIM, T. M.. Ontem e hoje: percurso lingüístico dos pomeranos de Espigão d'oeste-RO. 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elza Taeko Doi

ALKMIM, T. M.. Aspectos ritmicos determinantes de uma língua na realização de uma segunda língua: o português falado (Exame de Qualificação). 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Franca Sami

ALKMIM, T. M.. O lugar e as relações do português como segunda língua e língua oficial da Guiné-Bissau (Exame de Qualificação). 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabeth Vencio

ALKMIM, T. M.. Cartas entre os Jarawara: um estudo da apropriação da escrita. 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lilian Zamboni

ALKMIM, T. M.. A linguagem numa atividade de reformulação discursiva: o caso da vulgarização científica (Exame de Qualificação). 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabeth Vencio

ALKMIM, T. M.. Cartas entre os Jarawara: um estudo de etnografia e escrita (Exame de Qualificação). 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valdemir Miotello

ALKMIM, T. M.. Um mito amazônico em narrativa de roda: repetição e mudança nos processos enunciativos. 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Celeste Said Silva

ALKMIM, T. M.. Disputa de uma Reitoria: a cenografia dos discursos. 1995 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Luísa de Almeida Leme

ALKMIM, T. M.. A linguagem da comunidade tiroleso-trentina da cidade de Piracicaba/São Paulo. 1994 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro O

ALKMIM, T. M.. Menezes. As narrativas infantis: organizacidade e construção (Exame de Qualificação). 1991 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Catarina Sena S

ALKMIM, T. M.. M. da Costa. Pelas Falas Do Canto: Uma Etnografia. 1989 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edna dos Santos Oliveira

ALKMIM, T. M.. Devoção, tambor e canto: um estudo etnolinguístico da tradição oral de Marzagão Velho. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Judith Ismael Righi Gomes

ALKMIM, T. M.; CASTRO, V. S.; BORBA, Lilian Do Rocio. (Exame de Qualificação de Área) Um diálogo entre a Sociolinguística e a Neurolinguística Discursiva sobre a escola pública. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cândida Mara Britto Leite

ALKMIM, T. M.; ABAURRE, Maria Bernadete Marques; BARBOSA, P. A.. O /R/ em posição de coda silábica no falar campineiro. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Francisco da Silva Xavier

ALKMIM, T. M.. Fonologia segmental e supra-segmental do Quimbundo: variedades de Luanda, Bengo, Quanza Norte e Malange. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Okudowa

ALKMIM, T. M.. Morfologia verbal do Lembaama. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dayane Cristina Pal

ALKMIM, T. M.. Descrição e análise de construções seriais em Baulê. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cloris Porto Torquato

ALKMIM, T. M.. Políticas Lingüísticas desenvolvidas em Cabo Verde - África. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sidnei Barreto Nogueira

ALKMIM, T. M.; PETTER, M. M. T.; FERREIRA NETTO, W.; DEMOLIN, D. S. J. M.; MORI, Angel Humberto Corbera. A palavra cantada em comunidades-terreiro de origem iorubá no Brasil: da melodia ao sistema tonal. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Letícia Fraga

ALKMIM, T. M.. O português falado por descendentes de holandeses em Carambú e Castrolanda PR-Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valéria Faria Cardoso

ALKMIM, T. M.. Aspectos Morfossintáticos da Língua Kaiowá (Guarani). 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cleonice Candida Gomes

ALKMIM, T. M.. O sistema verbal do Balanta: Um estudo dos morfemas de tempo. 2008 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ilda de Souza

ALKMIM, T. M.. Koenuknoe Emo'u - A língua dos índios kinikiau. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabete Umbelino de Barros

ALKMIM, T. M.. Línguas e linguagens nos candomblés de Angola. 2007 - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: José Leonildo Lima

ALKMIM, T. M.. A variação do gênero gramatical no falar cuiabano. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucia Maria de Jesus Parcero

ALKMIM, T. M.. Fazenda Maracujá: sua gente, sua língua, suas crenças. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leila Salomão Bisinoto

ALKMIM, T. M.. Migrações internas, norma e ensino da língua portuguesa. 2007 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marina Célia Mendonça

ALKMIM, T. M.. A luta pelo direito de dizer a língua: a Lingüística e o purismo lingüístico na passagem do século XX para o século XXI. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lilian do Rocio Borba

ALKMIM, T. M.; ROMUALDO, Jonas de Araújo; POSSENTI, Sírio; OSAKABE, H.. Língua e mestiçagem: uma leitura das reflexões lingüísticas de Gilberto Freyre. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vandersi Sant'Ana Castro

ALKMIM, T. M.. A resistência de traços do dialeto caipira: um estudo com base em Atlas Lingüísticos regionais brasileiros. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edvania Gomes da Silva

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio; SOUZA E SILVA, Maria Cecília Pérez. Os (des)encontros da fé - análise interdiscursiva de dois movimentos da Igreja Católica. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nirvana Ferraz Santos Sampaio

ALKMIM, T. M.. Uma abordagem sociolingüística da afasia: o Centro de Convivência de Afásicos (Unicamp). 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlindo Fausto Antônio

ALKMIM, T. M.. Cadernos Negros - esboço de análise. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Márcia Rafaela Arnold Diniz

ALBANO, E.C.;ALKMIM, T. M.; LOPES, S.P.; Silva, T.C.A.. Implicações do estilo de fala da manchete noticiosa radiofônica sobre os parâmetros acústicos vocálicos e prosódicos no português brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda Maria Pereira Freire

ALKMIM, T. M.. Agenda mágica: linguagem e memória. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clarice Saboia de Madureira

ALKMIM, T. M.. O ator e o autor - fala e escrita em narrativas autobiográficas de um informante. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria do Socorro Correia Lima

ALKMIM, T. M.. Surdez, bilingüismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gesiane Monteiro Branco Folkis

ALKMIM, T. M.; COUDRY, Maria Irma Hadler; SILVA, Maria da Conceição Fonseca; TAFFARELLO, Maria Cristina de Moraes. Análise do Discurso Humorístico: as relações marido e mulher nas piadas de casamento. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexsandro Rodrigues Meireles

ALKMIM, T. M.. A taxa de elocução nos processos internos de mudança lingüística. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro Pessoa

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio; FIAD, Raquel Salek; ROMUALDO, Jonas de Araújo; GREGOLIN, M. R. F. V.. Da Aldeia ao Asfalto - o percurso sociolingüístico dos índios residentes no Distrito de Riozinho, Município de Cacoal, Estado de Rondônia. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Stela de Almeida Cunha

ALKMIM, T. M.. A Atuação do 'Parâmetro do sujeito nulo'na variedade do português falado nos quilombos do Maranhão. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Emerson de Petri

ALKMIM, T. M.. O discurso da mudança no ensino de língua materna no processo de constituição da lingüística brasileira. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Anna Christina Bentes da Silva

ALKMIM, T. M.. A arte de narrar da constituiçao das estórias e dos saberes dos narradores da Amazônia Parense. 2000 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lourenço Chacon Jurado Filho

ALKMIM, T. M.. Ritmo da escrita: uma organização do heterogêneo da linguagem. 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Regina Maria de Souza

ALKMIM, T. M.. Que palavra que te falta? O que o surdo e sua lingua(gem) de sinais têm a dizer à Lingüística e à Ed. 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valda de Oliveira Fagundes

ALKMIM, T. M.. A espada de Dâmocles da justiça: o discurso no júri. 1995 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro Oliveira

ALKMIM, T. M.. Contar estórias: um evento de fala em análise (uma visão etnometodológica do ato de narrar). 1994 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Paula Freire Artaxo Netto

CASTRO, V. S.;ALKMIM, T. M.; FOSSEY, M. F.. (Qualificação de Área) "Jornalismo e linguagem na sociedade em rede: O léxico informal da oralidade significando outros modus faciendi de noticiar". 2013 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Paula Freire Artaxo Neto

ALKMIM, T. M.. Jornalismo e linguagem na sociedade em rede: o léxico da oralidade significando outro modus faciendi de significar. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jocineide Marcelo Karim

ALKMIM, T. M.; CASTRO, V. S.; AGUILERA, V. A.. A comunidade São Lourenço em Cáceres-MT: aspectos linguístico e culturais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vanessa Alberto

ALKMIM, T. M.; CASTRO, V. S.; BORBA, Lilian Do Rocio. (Exame de Qualificação de Área) 'A mídia e o preconceito (linguístico?)'. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

ALKMIM, T. M.. A Aquisição de estruturas silábicas mais complexas na escrita inicial de uma criança com síndrome de Down (Qualificação de Área). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Willian Alfred Pickering

ALKMIM, T. M.; ABAURRE, Maria Bernadete Marques; D´ANGELIS, Wilmar da Rocha. A influência dos Princípios Fundamentais da História da Língua de Hermann Paul no capítulo VII (sobre a deriva) de 'A Linguagem' de Edward Sapir. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cândida Mara Britto Leite

ALKMIM, T. M.; BARBOSA, P. A.; ABAURRE, Maria Bernadete Marques. O /R/ em posição de coda silábica na capital do interior paulista: uma abordagem sociolinguística. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Letícia Fraga

ALKMIM, T. M.. Os 'Holandeses' de Carambeí: estudo Sociolingüístico. 2008 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Antonia Alves Pereira

ALKMIM, T. M.. Assurini do Xingu: aspectos históricos, culturais e sociolingüísticos. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ilda de Souza

ALKMIM, T. M.. Índios kinikinau: aspectos etnolingüísticos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raynice Geraldine Pereira da SIlva

ALKMIM, T. M.. Esboço sociolingüístico Sateré-mawé. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Basso

ALKMIM, T. M.. Reflexões sobre a formação do português do Brasil e as línguas africanas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lou Ann Keppa

ALKMIM, T. M.. Preposições em dicionários escolares. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edvania Gomes da Silva

POSSENTI, Sírio; SOUZA E SILVA, Maria Cecília Pérez;ALKMIM, T. M.. Os (des)encontros da fé - análise da semântica global de dois movimentos da Igreja Católica. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gabriele de Souza e Castro Schaumm

SOUSA, M.C.P.; ZUCCOLILLO, Carolina Maria Rodriguez;ALKMIM, T. M.. Espaço da Enunciação e Mudança Lingüística. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nirvana Ferraz Santos Sampaio

ALKMIM, T. M.; SILVA, Maria da Conceição Fonseca; COUDRY, Maria Irma Hadler; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink. O CCA em foco: fotografias de uma comunidade do IEL. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lilian do Rocio Borba

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio; ROMUALDO, Jonas de Araújo; OSAKABE, H.. Língua e mestiçagem: uma leitura das reflexões lingüísticas de Gilberto Freyre. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gildete Rocha Xavier

ALKMIM, T. M.. A escolarização como fator na distribuição dos clíticos no dialeto de Vitória da Conquista. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliana de Almeida

ALKMIM, T. M.. Fronteira brasileira: sua língua, seus sentidos, sua história. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: marlon Leal Rodrigues

ALKMIM, T. M.. Jornal sem terra. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucia Maria de Jesus Parcero

ALKMIM, T. M.. Fazenda Maracujá: atitudes e representações lingüísticas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Leonildo Lima

ALKMIM, T. M.. A variação do gênero gramatical no falar cuiabano. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mari´na Célia Mendonça

ALKMIM, T. M.. A luta pelo direito de dizer a língua: uma configuração do purismo lingüístico na passagem do século XX para o século XXI. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Luzia Carneiro Borges

ALKMIM, T. M.; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink; ROMUALDO, Jonas de Araújo. Sob os olhos de Santa Luzia: uma abordagem etnográfica da prática escolar com gêneros discursivos na zona rural bahiana. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sérgio Augusto Freire de Souza

SILVA, Anna Christina Bentes da; SIGNORINI, Inês;ALKMIM, T. M.. Peculiaridades do falar amazonense: um dicionário e algumas reflexões pedagógicas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eneida Esteves Martins

ALKMIM, T. M.; ZUCCOLILLO, Carolina Maria Rodriguez; ROMUALDO, Jonas de Araújo. Perspectivas feministas nos estudos da correlação entre sexo, gênero e linguagem. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Márcia Rafaela Arndd Diniz

ALKMIM, T. M.. Questões de pronúncia do português brasileiro na década de trinta (1930). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: JAURANICE RODRIGUES CAVALCANTI

ALKMIM, T. M.. As narrativas nas páginas de jornais. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mônica Veloso Borges

ALKMIM, T. M.. Notas sobre a realidade sociolingüística dos Ava - canoeiro do Tocantins: relato de uma experiência de pesquisa em curso. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro Correia Lima

ALKMIM, T. M.. Surdez, bilingüismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vandersi Sant'Ana Castro

ALKMIM, T. M.. Vitalidade do dialeto caipira. Estudo com base em dados de atlas linguísticos regionais brasileiros. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marina Célia Mendonça

ALKMIM, T. M.. A ressignificação do discurso da Sociolingüística na mídia. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vandersi Sant'Ana Castro

ALKMIM, T. M.. Dialeto caipira. Estudoo com base em dados de Atlas Lingüísticos Regionais Brasileiros. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mônica Cristina Gandolfo

ALKMIM, T. M.; SIGNORINI, Inês; SILVA, Anna Christina Bentes da. A classificação das afasias e suas práticas nos dias de hoje. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gesiane Monteiro Branco Folkis

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio; COUDRY, Maria Irma Hadler. Análise do discurso humorístico: as relações homem/mulher nas piadas sobre casamento. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ZENAIDE DE OLIVEIRA NOVAIS CARNEIRO

ALKMIM, T. M.. Cartas Privadas da Elite Letrada no Brasil Oitocentista (1807-1900) - Fontes pára a história do português. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Norma Lúcia Fernandes de Almeida

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio; SILVA, Anna Christina Bentes da. Considerações sobre a relação entre Processos de Urbanização e Línguas: o caso de Feira de Santana e Rio de Contas/Bahia. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro Pessoa

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; POSSENTI, Sírio. Da aldeia ao asfalto - o percurso sociolinguístico dos índios residentes no Distrito de Riozinho, Município de Cacoal, Estado de Rondônia. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Emerson de Pietri

ALKMIM, T. M.; FIAD, Raquel Salek; POSSENTI, Sírio. O discurso pela mudança nas concepções de linguagem e no ensino de Língua materna no Brasil nas décadas finais do século XX. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Maria Cunha

ALKMIM, T. M.. Um estudo da fonologia da língua macuxi. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lígia Pellon de Lima Bulhões

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; SABINSON, Maria Laura Trindade Mayrink. A Comunidade de São Lázaro (Salvador - BA): usos e atitudes sobre a escrita. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; D´ANGELIS, Wilmar da Rocha. Aspectos das mudanças induzidas pelo contato entre a Parhatêje e o Português. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nilsa Brito Ribeiro

ALKMIM, T. M.; POSSENTI, Sírio; SILVA, Anna Christina Bentes da. Autoria, Estilo e Paráfrase. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Paula de Oliveira Santana

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; ROMUALDO, Jonas de Araújo. Cultura, Identidade e Surdez. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cilene Campetela

ALKMIM, T. M.; SILVA, Anna Christina Bentes da; PACHÊCO, Frantomé Bezerra. Instituição Escola: Novas Adaptações Socioculturais. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Norma Lúcia Fernandes de Almeida

ALKMIM, T. M.. Considerações sobre a relação entre processos de urbanização e língua: o caso de Feira de Santana e Rio de Contas/Bahia. 2002 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Emerson Pietri

ALKMIM, T. M.; FIAD, Raquel Salek; CAVALCANTI, Marilda Do Couto. O Ensino da língua oficial e o problema de identidade nacional no Brasil. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eneida Esteves Martins

ALKMIM, T. M.; GERALDI, João Wanderley; ROMUALDO, Jonas de Araújo. O Ethos no discurso científico da Lingüística. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria José Constantino Petri

ALKMIM, T. M.; MORATO, Edwiges Maria; ROMUALDO, Jonas de Araújo. Qualificação na área de Pragmática. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria da Conceição Fonseca Silva

ALKMIM, T. M.. Discursos de gênero em revistas femininas. 1998 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Zaldo Antônio Barbosa Filho

ALKMIM, T. M.. Som e ação: o jogo jogado e o jogo narrado no futebol. 1996 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valda de Oliveira Fagundes

ALKMIM, T. M.. A espada de Dâmodes da Justiça: O Discurso no Júri. 1995 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Socorro Pessoa

ALKMIM, T. M.. Ontem e hoje: percurso lingüístico dos Pomeranos de Espigão do Oeste. 1995.

Aluno: Luana de Souza Mercurio

SELIGMANN-SILVA, M. O.;ALKMIM, T. M.; CASTRO, V. S.. O testemunho em Primo Levi e em Chil Rajchman. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

ALKMIM, T. M.. Provimento de cargo de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto A. 2015. Universidade Estadual de Santa Cruz.

ALKMIM, T. M.. Comisão julgadora de concurso público, área de Literaturas Africanas de língua Portuguesa. 2012. Universidade de São Paulo.

ALKMIM, T. M.. Membro da Banca Examinadora para vaga de Professor Adjunto, na Área de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALKMIM, T. M.. Concurso para seleção de professor doutor junto ao Departamento de Lingüística na área de Sociolingüística Variacionista. 2007. Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

ALKMIM, T. M.. Membro da Banca de Concurso par professor Doutor junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - USP. 2003. Universidade de São Paulo.

ALKMIM, T. M.; ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Membro da Banca de Concurso para Professor Assistente Doutor. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

ALKMIM, T. M.; ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Membro da Banca de Concurso para Professor Assistente Doutor. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

ALKMIM, T. M.. Membro da Banca do Processo Seletivo para uma vaga na área de Sociolingüística junto ao Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

ALKMIM, T. M.. Processo de Mobilidade Funcional para a função de Secretário junto à Secretaria de Departamentos do IEL. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Magdalena Coll

Início: 2010; Universidade Estadual de Campinas;

Valdir Luciano Pfeifer da Silva

As Congadas em São Paulo: canções, narrativas e palavras; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Rosana Gemima Amancio

As Cidades Trigêmeas: Um Estudo Sobre As atitudes Lingüístico-Sociais e Identidade; 2005; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Cândida Maria Brito Leite

Atitudes sociolingüísticas: a variante retroflexa em foco; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Edna dos Santos Oliveira

Da tradição à escritura: a história contada no Quilombo de Curiaú; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Cássia Regina Tomanin

Fotografias da fala de Alto Araguaia (M; T; ); 2003; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Adriana de Oliveira

Brasilienses e a idéia do (não) sotaque como afirmação de identidade linguística; 2002; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Marisa Pereira da Silva

Um estudo de variação dialetal; A alternância ão - õ no português falado na cidade de Cáceres/MT; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Edileusa Gimenes Moralis

Dialetos em contato: um estudo sobre atitudes lingüísticas; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

José Leonildo Lima

Vila Bela da Santíssima Trindade (MT): sua fala, seus cantos; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Leila Salomão Bisinoto

Atitudes linguísticas em Cáceres (MT): efeitos do processo migratório; 2000; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Wany Bernadete de Araujo Sampaio

Estudo comprativo sincrônico entre o Parintin (Tenharim) e o Uru-eu-uau-uau (Amondava): contribuições para uma revisão na classificação das línguas Tupi-Kawahib; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Omar Khattab Salawdeh

Manutenção e mudança de língua: um estudo da comunidade Árabe em São Paulo; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Elizabeth Vencio

Cartas entre os Jarawara: um estudo da apropriação de escrita; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Letícia Miller Martins

Um estudo sociolingüístico da comunidade dos imigrantes brasileiros em Santa Rosa de Monday - Paraguai; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Maria do Socorro Pessoa

Ontem e hoje: percurso lingüístico dos pomeranos de Espigão d'Oeste - RO; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Cândida Mara Britto Leite

O /R/ em posição de coda silábica no falar campineiro; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Cloris Porto Torquato

Políticas Lingüísticas desenvolvidas em Cabo Verde - África; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Letícia Fraga

Os 'holandeses' em Carambú/PR: um estudo sociolingüístico; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

José Leonildo Lima

A variação do gênero gramatical no falar cuiabano; 2007; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Lucia Maria de Jesus Parcero

Fazenda Maracujá: sua gente, sua língua, suas crenças; 2007; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Lilian do Rocio Borba

Língua e mestiçagem: uma leitura das reflexões lingüísticas de Gilberto Freyre; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Nirvana Ferraz Santos Sampaio

Uma abordagem sociolingüística da afasia: o Centro de Convivência de Afásicos (IEL/Unicamp); 2006; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Maria do Socorro Pessoa

Da aldeia ao asfalto - o percurso lingüístico dos índios residentes no distrito de Registro Cacoal (RO); 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Lígia Pellon de Lima Bulhões

A comunidade de São Lázaro: usos e atitudes sobre a escrita; 2002; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Anna Christina Bentes da Silva

A arte de narrar: da constituição das histórias e dos saberes dos narradores da amazônia paraense; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Tania Maria Alkmim;

Iara Benquerer Costa

O verbo na fala de camponeses: (um estudo de variação); 1990; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Laura Álvares

2005; Universidade Estadual de Campinas,; Tania Maria Alkmim;

Vanessa Alberto

A fala de pregadores evangélicos como perfomace; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Andréa Burgos

HL 901V - Estudos Monográficos; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Maísa Angélica

HL 902O - Estudos Monográficos; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Maísa Angélica

HL 901V - Estudos Monográficos; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Kassandra da Silva Muniz

Monitora na disciplina HL900C - Seminários em Lingüística; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Kassandra da Silva Muniz

Monitora na disciplina HL660A - Variação Lingüística; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Laura Álvares

A herança lingüística afro-brasileira; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Tania Maria Alkmim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALKMIM, T. M. . Um Texto Inaugural: O Visconde da Pedra Branca e o Português do Brasil. Stockholm Review of Latin American Studies , v. 1, p. 21-33, 2012.

  • ALKMIM, T. M. ; LOPEZ, L. A. . Registros da escravidão: as falas de pretos-velhos e de Pai João. Stockholm Review of Latin American Studies , v. 4, p. 37-48, 2009.

  • ALKMIM, T. M. . A fala como marca: escravos nos anúncios de Gilberto Freire. Scripta (PUCMG) , v. 9, p. 221-229, 2006.

  • ALKMIM, T. M. . A 'hipótese crioulista' de Mattoso Câmara para o português do Brasil. Estudos da Língua(gem) (Impresso) , v. 2, p. 105-114, 2005.

  • ALKMIM, T. M. . Língua e discriminação. Jornal do Grupo Tortura Nunca Mais, p. 12-12, 2002.

  • ALKMIM, T. M. . Português de negros e escravos: atitudes e preconceitos históricos. Estudos Portugueses e Africanos, Campinas, v. 31, p. 39-47, 1998.

  • ALKMIM, T. M. . Linguagem de escravos: em busca de registros históricos. Estudos Portugueses e Africanos, Campinas, v. 28, p. 63-71, 1996.

  • ALKMIM, T. M. . Coelho, Schuchardt e Hesseling: encontros e desencontros entre pioneiros dos estudos crioulos. Revista de Estudos da Linguagem , Belo Horizonte, v. 3, p. 5-16, 1995.

  • ALKMIM, T. M. . Linguagem de escravos: estudo de um caso de representação. Leitura: Teoria e Prática, Campinas, v. 25, p. 42-46-, 1995.

  • ALKMIM, T. M. . O português no oriente. Revista de Estudos Portugueses Africanos, v. 11, p. 65-75, 1988.

  • ALKMIM, T. M. . A Língua como critério de identidade social - os portugueses de ziguinchor. Estudos Portugueses e Africanos , Senegal, v. 7, p. 141-144, 1986.

  • ALKMIM, T. M. . Alguns aspectos do sistema verbal do crioulo português de ziguinchor. Estudos Portugueses e Africanos , Campinas, v. 3, p. 31-54, 1984.

  • ALKMIM, T. M. . Língua Portuguesa: objeto de reflexão e de ensino. 1. ed. Campinas: CEFIEL/Unicamp, 2009. v. 1. 64p .

  • ALKMIM, T. M. . Saudades da língua. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2003. v. 1. 720p .

  • ALKMIM, T. M. . Para a História do português Brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2002. v. 3. 1p .

  • ALKMIM, T. M. ; TARALLO, Fernando . Falares crioulos. Línguas em contato. São Paulo: Ática, 1986. v. 1. 100p .

  • ALKMIM, T. M. ; BORBA, Lilian Do Rocio ; COLL, M. . Léxico de origen africano en el portugués de Brasil y en el español del uruguay: historias de encuentros y desencuentros. In: Álvares, Laura Lopes, Magdalena Coll. (Org.). Una historia sin fronteras: léxico de origen africano en Uruguay y Brasil. 1ed.Stocolmo: Actas Universitatis Stockholmiensis, 2012, v. , p. 71-95.

  • ALKMIM, T. M. ; PETTER, Margarida . 'Lexique d'origine africaine dans deux dictionnaires portugais du XIXème siècle au Brésil'. In: Margarida Petter; Martine Vanhove. (Org.). Portugais et les langues africaines. Études afro-bresiliennes. Paris: Karthala, 2011, v. , p. 151-177.

  • ALKMIM, T. M. . Itinerários lingüísticos de africanos e seus descendentes no Brasil do século XIX. In: Ana M. Carvalho. (Org.). Português em contato. Madri: Iberoamericana, 2009, v. 2, p. 177-197.

  • ALKMIM, T. M. . A Noção de 'Boa Língua' em Fernão de Oliveira: o Uso como Fundamento. In: ABAURRE, Maria Bernadete; AVELAR, Juanito; PFEIFFER, Cláudia. (Org.). Fernão de Oliveira: 500 anos. Campinas: Pontes Editores, 2009, v. , p. 99-104.

  • ALKMIM, T. M. . Falas e cores: um estudo sobre o português de negros e escravos no Brasil do século XIX. In: Laura do Carmo e Ivana Stolze Lima. (Org.). História social da língua nacional. 1ed.Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2008, v. , p. 247-264.

  • ALKMIM, T. M. ; PETTER, Margarida . Palavras da África no Brasil de ontem e de hoje. In: Fiorini, J.L. e Margarida T. Petter. (Org.). África no Brasil: a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2008, v. , p. 145-179.

  • ALKMIM, T. M. . Os escravos e a língua: em busca de bases históricas para uma Reflexão. In: Jânia M. Ramos. (Org.). Volume V: Estudos sobre mudança lingüística e história social. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2007, v. 5, p. 465-483.

  • ALKMIM, T. M. . Fala de escravos brasileiros e portugueses: um esboço de comparação. In: Tânia Lobo; Ilza Ribeiro; Zenaide Carneiro; Norma Almeida (orgs.). (Org.). Para a história do português brasileiro: Volume IV: Novos dados, novas análises. Salvador / BA: EDUFBA, 2006, v. II, p. 585-594.

  • ALKMIM, T. M. . Considerações sobre o campo da sociolingüística. In: Eleonora Cavalcante Albano; Tânia Maria Alkmim; Sírio Possenti; Maria Irma Hadler Coudry. (Org.). Saudades da Língua. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. 1, p. 593-603.

  • ALKMIM, T. M. . Esteriótipos lingüísticos: negros em charges do século XIX. In: Tania Maria Alkim. (Org.). Para a História do Português Brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2002, v. 3, p. 383-402.

  • ALKMIM, T. M. . A variedade lingüística de negros e escravos: um tópico da história do português no Brasil. In: Rosa Virginia Mattos e Silva. (Org.). Para história do português brasileiro. São Paulo: Humanitas/FFCH-USP, 2001, v. 2, p. 317-335.

  • ALKMIM, T. M. . Sociolingüística. In: Anna Christina Bentes; Fernanda Mussalin. (Org.). Introdução à lingüística . Domínios e fronteiras. São Paulo: Cortêz, 2001, v. 1, p. 21-47.

  • ALKMIM, T. M. . Português de escravos brasileiro: bases para seu estudo. In: VIII Simpósio Internacional de Comunicación social I, 2003, Santiago de Cuba. Anais do VIII Simpósio Internacional de Comunicación social I. Santiago de Cuba: Universidade de Santiago de Cuba, 2003. p. 143-146.

  • ALKMIM, T. M. . A variedade lingüística de negros e escravos: um tópico da história do português. In: Reunião do projeto História do português do Brasil, 1998, Campos do Jordão. Programa e Resumos da Reunião do projeto História do português do Brasil, 1998.

  • ALKMIM, T. M. . Português padrão escrito: pontos para uma reflexão sobre política lingüística. In: Colloque Internacionale luso-phonie et lusographie, 1994, Rennes. Anais do Colloque Internacionale luso-phonie et lusographie. Rennes: Université de Rennes 2, 1994.

  • ALKMIM, T. M. ; PETTER, Margarida . À propos du lexique d'origine africaine ans le portugais bresilien: une tension entre les usages generaux et locaux. In: VI Congresso Internacional de Lingüística Africana - WOCAL, 2008, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos do 6 Special Wocal Brazil, 2008. p. 90-92.

  • ALKMIM, T. M. ; CYRINO, S. M. L. . Falas caipiras negras e brancas no mapa paulista. In: VI Seminário Internacional do Projeto de História do Português Paulista (PHPP-Projeto Caipira), 2007, São Paulo. Programa e Resumos do VI Seminário Internacional do Projeto de História do Português Paulista (PHPP-Projeto Caipira), 2007.

  • ALKMIM, T. M. . Um estudo da representação da fala dos negros e escravos no Brasil e em Portugal. In: Congresso da Associação de Crioulos de Base Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), 2006, Coimbra. Anais do Congresso da Associação de Crioulos de Base Portuguesa e Espanhola, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • ALKMIM, T. M. ; Álvarez, Laura . Registros da escavidão: as falas de Pretos Velhos e de Pai João. In: 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL, 2005, São Carlos / SP. Anais do 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • ALKMIM, T. M. . Considerações sobre o campo da sociolingüística. In: 50º Seminário do GEL, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do GEL. São Paulo: USP/FFLCH, 2002. p. 05-05.

  • ALKMIM, T. M. . A Fala como marca: escravos nos anúncios de Gilberto Freire. In: XLVII Seminário do GEL, 1999, Bauru. Programa e resumos do XLVII Seminário do GEL, 1999.

  • ALKMIM, T. M. ; LOPEZ, L. A. . Registros da escravidão: as falas de Pretos Velhos e de Pai João. Stockholm Review of Latin American Studies , 2010.

  • ALKMIM, T. M. . Reflexões sobre estudos lexicais na Bahia. Notícias de uma pesquisa em fontes nordestinas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Aportes lexicais africanos e referências à identidade negra em A linguagem popular da Bahia, de Édison Carneiro (1950). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, T. M. . Léxico d orrigem africana no português brasileiro: um estudo a partir de fontes da primeira metade do século XX do século. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPEZ, L. A. ; ALKMIM, T. M. . El uso del portugués en comunidades de religiones afrobrasilenas en Urugay: un estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, T. M. . Considerações sobre o campo da Socolinguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Álvarez, Laura ; ALKMIM, T. M. . El uso del portugués en comunidades de religiones afrobrasilenas en Urugay: un estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, T. M. . A voz sob as letras: representações literária das falas de negros e escravos no século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, T. M. ; BORBA, Lilian Do Rocio ; COLL, M. . Léxico de Origem africano en el portugués y en el español del Uruguay. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, T. M. . A representação da fala de africanos escravizados no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . O português popular brasileiro do século XIX: o teatro de Artur de Azevedo como guia para seu estudo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, T. M. . Palestra:. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Palestra: Estereótipo linguístico: uma reflexão sobre a 'fala do negro'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Conferência: "Um estudo sobre a representação da fala de negros e escravos no Brasil e em Portugal". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Les esclaves au Brésil: aspects historiques et sociolinguistiques. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Quilombos et mocambos: um aperçu de la resistence des esclaves au Brésil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Os escravos brasileiros e a língua portuguesa: em busca de dados históricos para uma reflexão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . A propósito de hipótese sobre as relações entre o português brasileiro e as línguas africanas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, T. M. . Aspectos do português brasileiro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Padrão Lingüístico e linguagem oral no Brasil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Recherches sur le langage des esclaves au Brésil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Português do Brasil: variedades e características. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALKMIM, T. M. . Saudades da Língua: a Lingüística e os 25 anos do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Campinas, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALKMIM, T. M. . Apresentação do Livro: Para a história do Português Brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2002 (Apresentação).

  • ALKMIM, T. M. . Para a História do Português Brasileiro. São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALKMIM, T. M. . Um mito histórico, a linguagem materna. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989. (Tradução/Artigo).

  • ALKMIM, T. M. . Um ideal monolingue. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989. (Tradução/Artigo).

  • ALKMIM, T. M. . A construção social da linguagem. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989. (Tradução/Artigo).

  • ALKMIM, T. M. . Língua Materna. Produto de categorização social. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989. (Tradução/Artigo).

  • ALKMIM, T. M. . Multilinguismo. Campinas: UNICAMP, 1987. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALKMIM, T. M. . Membro da Comissão Científica do Colóquio Caminhos da Língua Portuguesa: África-Brasil. 2006.

ALKMIM, T. M. . Comissão de Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos de Letras. 2000.

ALKMIM, T. M. . Assessor Científico da FAPESP/CNPq/FAEP/CAPES e FAPEAL. 2000.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-doc da Revista Estudos Lingüísticos. 2000.

ALKMIM, T. M. . Parecerista Ad Hoc do FAEPEX. 2000.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-doc. 1998.

ALKMIM, T. M. . Parecerista da Revista de Estudos da Linguagem. 1997.

ALKMIM, T. M. . Parecerista da Revista de Estudos da Linguagem. 1996.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-hoc da FAPESP. 2004.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-hoc do FAEPEX. 2004.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-hoc do CNPq. 2004.

ALKMIM, T. M. . 1º Vice Presidente da Adunicamp de 05/2004 a 11/2005. 2004.

ALKMIM, T. M. . Parecerista de artigos do nº 34 da Revista Estudos Lingüísticos. 2004.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-hoc do FAEP. 2004.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-hoc da CAPES. 2003.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-hoc da FAPEAL. 2003.

ALKMIM, T. M. . Parecerista da FAPESP. 2003.

ALKMIM, T. M. . Parecerista do CNPq. 2003.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad hoc da Revista de Estudos da Linguagem. 2002.

ALKMIM, T. M. . Equivalência para tese de doutorado defendida na Universidade de la Havana (Cuba). 2002.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad-hoc dos Anais do XLVII Seminário do GEL. 1998.

ALKMIM, T. M. . Parecerista ad hoc do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de S.Paulo (GEL). 1996.

ALKMIM, T. M. . Suplente MS-3 no CONSU. 1992.

ALKMIM, T. M. . Proposta de Curriculum em língua portuguesa como 2ª língua para o ensino básico na República da Guiné-Bissau. 1991.

ALKMIM, T. M. . Coordenação de grupo de trabalho constituida pela equipe técnica do Instituto Nacional para o Desenvolvimento de Educação (INDE). 1991.

ALKMIM, T. M. . Coordenação do grupo de trabalho com Alfabetizadores da Cidade de Bissau, na República da Bissau: Identificação de problemas e necessidades da alfabetização. 1991.

ALKMIM, T. M. . Membro da FAEP. 1985.

ALKMIM, T. M. . Membro da ABRALIN. 1975.

ALKMIM, T. M. . Membro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 1975.

ALKMIM, T. M. . Língua Portuguesa: Objeto de reflexão e de ensino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALKMIM, T. M. . Língua Portuguesa: objeto de reflexão e de ensino. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio didático para o CEFIEL).

ALKMIM, T. M. . Línguas crioulas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALKMIM, T. M. . A Sociolingüística e o ensino de língua materna. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Contribuições da Sociolingüística para o ensino de língua materna. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Variação Lingüística. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Investigação do tratamento de dados lingüísticos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Texto e Gramática- Investigação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Investigação do Tratamento de dados lingüísticos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Texto e Gramática-Investigação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Fundamentos de Estudos da Linguagem. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALKMIM, T. M. . Curso de especialização em Psicopedagogia - Fundamentos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2007

    A participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro, Descrição: Investigar a participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro, procurando, especificamente: idenficar os eventuais traços linguísticos que podem ser atribuídos ao contato com as línguas africanas trazidas durante o período colonial e destacar semelhanças em diferenças tipológicas das línguas em contato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Integrante / Margarida Petter - Coordenador / Bernard Caron - Integrante / Emilio Boncini - Integrante / Esmeralda Vailati Negrão - Integrante / Evani de Carvalho Viotti - Integrante / Jean-Luis Rougé - Integrante / Nicolas Quint - Integrante / Yves Monino - Integrante.

  • 2005 - Atual

    Linguagem de negros e escravos: em busca de dados históricos - Fase II, Descrição: Trata-se de uma pesquisa histórica que tem, como objetivo, a busca de reguistros sobre a variedade lingüística utilizada por negros e escravos brasileiros. Em um primeiro momento, tornou-se, como fonte de dados, a literatura brasileira (prosa de ficção e peças teatrais) do século XIX, tendo como foco a fala de personagens negros e escravos. Outros tipos de fontes históricas têm sido utilizadas como charges jornalísticas, relatos de viajantes e a historiografia relativa ''a escravidão no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Projeto Integrado em Neurolingüística: avaliação e banco de dados, Descrição: Elaboração de um banco de dados em Neurolingüística (BDN), a partir da transcrição de dados registrados em áudio de 1996 do CCA, de um sistema de busca capaz de abrir várias frentes de pesquisa e de versões protocolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Integrante / Sírio Possenti - Integrante / Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson - Integrante / Maria Irma Hadler Coudry - Coordenador / Benito Pereira Damasceno - Integrante / Cláudia Helena Cerqueira Marmora - Integrante / Elenir Fredosse - Integrante / Ester Mirian Scarpa - Integrante / Fernanda Maria Pereira Freire - Integrante / Reny Maria Gregolin Guindaste - Integrante / Silvana Perotino - Integrante / Breno Luis Deffanti - Integrante / Valéria Cristina da Silva - Integrante / Michelli Alessandra Silva - Integrante / Lúcia Aparecida de Campos Scisci - Integrante / Giovana Bannwart - Integrante / Francine Marson Costa - Integrante / Elaine Ferraz do Amaral - Integrante / Christiane Cardoso Bueno - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Bolsa.

  • 2001 - 2005

    Linguagem e práticas sociais, Descrição: A presente projeto privilegia o estudo do fenômeno lingüístico em seu contexto social. Compreendemos que considerações de ordem social, histórica e cultural são essenciais para a observação, descrição, análise e interpretação das práticas de linguagem. Nesse sentido, procuramos desenvolver trabalhos que têm por objetivo: analisar as relações entre usuários e suas variedades em contextos sociais; analisar práticas de linguagem de comunidades de fala particulares; desenvolver estudos sobre as interações verbais compreendidas como comportamentos sociais regrados e desenvolver estudos sobre o fenômeno da narratividade em seu contexto social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Integrante / Anna Christina Bentes da Silva - Coordenador / Cláudia Goulart Morais - Integrante / Jorge França de Farias Júnior - Integrante.

  • 2001 - 2003

    Contribuições da pesquisa neurolingüística para a avaliação do discurso verbal e não-verbal - Fase II, Descrição: Elaboração de um Banco de Dados em Neurolingüística(BDN), a partir da transcrição de dados registrados em áudio de 1990 a 1996 do CCA, de um sistema de busca capaz de abrir várias frentes de pesquisa e de versões protocolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Coordenador / Sírio Possenti - Integrante / Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson - Integrante / Edwiges Maria Morato - Integrante / Maria Irma Hadler Coudry - Integrante / Ana Paula de Oliveira Santana - Integrante / Ari Pedro Balieiro Junior - Integrante / Benito Pereira Damasceno - Integrante / Cilene Campetela - Integrante / Cláudia Helena Cerqueira Marmora - Integrante / Elenir Fredosse - Integrante / Ester Mirian Scarpa - Integrante / Fernanda Maria Pereira Freire - Integrante / Letícia Fernanda Gonçalves - Integrante / Lívia Santiago Peroni - Integrante / Luciana de Souza Dutra - Integrante / Luciana Sales Pires - Integrante / Lucilene de Carvalho - Integrante / Margareth de Souza Freitas - Integrante / Reny Maria Gregolin Guindaste - Integrante / Silvana Perotino - Integrante / Silvia Elaine Pereira - Integrante / Breno Luis Deffanti - Integrante / Rosana do Carmo Novaes Pinto - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Linguagem de negros e escravos: em busca de dados históricos, Descrição: Trata-se de uma pesquisa histórica que tem, como objetivo, a busca de reguistros sobre a variedade lingüística utilizada por negros e escravos brasileiros. Em um primeiro momento, tornou-se, como fonte de dados, a literatura brasileira (prosa de ficção e peças teatrais) do século XIX, tendo como foco a fala de personagens negros e escravos. Outros tipos de fontes históricas têm sido utilizadas como charges jornalísticas, relatos de viajantes e a historiografia relativa 'a escravidão no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Coordenador.

  • 1998 - 2001

    Contribuições da Pesquisa neurolingüística para a avaliação do discurso verbal e não verbal, Descrição: (1) Elaboração de um Banco de Dados em Neurolingüística (BDN), a partir da transcrição de dados registrados em áudio de 1990 a 1996 do CCA, e de um sistema de busca capaz de abrir várias frentes de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Integrante / Sírio Possenti - Integrante / Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson - Integrante / Edwiges Maria Morato - Integrante / Maria Irma Hadler Coudry - Coordenador / Ana Paula de Oliveira Santana - Integrante / Ari Pedro Balieiro Junior - Integrante / Benito Pereira Damasceno - Integrante / Cilene Campetela - Integrante / Cláudia Helena Cerqueira Marmora - Integrante / Elenir Fredosse - Integrante / Ester Mirian Scarpa - Integrante / Fernanda Maria Pereira Freire - Integrante / Letícia Fernanda Gonçalves - Integrante / Lívia Santiago Peroni - Integrante / Luciana de Souza Dutra - Integrante / Luciana Sales Pires - Integrante / Lucilene de Carvalho - Integrante / Margareth de Souza Freitas - Integrante / Silvia Elaine Pereira - Integrante / Rosana do Carmo Novaes Pinto - Integrante / Elenir Fedosse - Integrante / Silvana Perrottino - Integrante.

  • 1997 - 2003

    História das Idéias Lingüísticas: ética e política das línguas, Descrição: Reflexão que resulte uma nova forma de saber sobre a história das idéias lingüísticas visando: a constituição do português-brasileiro como língua nacional; a história da constituição de um saber metalingüístico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Integrante / André Collinot - Integrante / Bethania Sampaio Corrêa Mariani - Integrante / Carolina Maria Rodriguez Zuccolillo - Integrante / Eduardo Roberto Junqueira Guimarães - Integrante / Francine Maziere - Integrante / José Horta Nunes - Integrante / leonor Lopes Fávero - Integrante / Luiz Carlos Borges - Integrante / Luiz Francisco Dias - Integrante / Mariza Vieira da Silva - Integrante / Margarida Petter - Integrante / Maria Onice Payer - Integrante / Pedro de Souza - Integrante / Solange Maria Leda Gallo - Integrante / Suzy Maria Lagazzi Rodrigues - Integrante / Sylvain Auroux - Integrante / Tania Conceição Clemente de Souza - Integrante / Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi - Coordenador / Cláudia Regina Castellanos Pfeiffer - Integrante / Monica Graciela Zoppi Fontana - Integrante., Financiador(es): Ecole Normale Supérieure Paris - Outra / Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis - Outra / Universidade de São Paulo - Outra.

  • 1997 - Atual

    Projeto para a História do Português Brasileiro, Descrição: Investigação lingüística sobre a história do português brasileiro, com especial atenção à mudança gramatical e à história social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Integrante / Ataliba Teixeira de Castilho - Coordenador., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Outra / Universidade Estadual de Feira de Santana - Outra / Universidade Estadual de Londrina - Outra / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Outra / Universidade Federal da Bahia - Outra / Universidade Federal de Pernambuco - Outra / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Outra / Universidade Federal de Minas Gerais - Outra.

  • 1996 - Atual

    Estudo e documentação da linguagem de negros e escravos brasileiros, Descrição: A pesquisa baseia-se em dados provenientes da representação da fala de negros escravos na produção literária brasileira do século XIX,(prosa de ficção e peça de teatro).... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Coordenador.

  • 1988 - 1995

    A Comunidade dos 'Barbadianos' de Porto Velho, RO: um estudo de linguagem e comunidade, Descrição: Documentação etnográfica e sociolingüística da comunidade dos *Barbadianos* de Porto Velho (RO).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Maria Alkmim - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística. , Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, 13083970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 2891501, Telefone: (19) 37881511, Fax: (19) 32891501

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1998 - 2006

Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 2ª Vice Presidente

2004 - 2005

Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 1ª Vice-Presidente

Atividades

  • 05/2004 - 11/2005

    Direção e administração, Direção, .,Cargo ou função, 1ª Vice-Presidente.

2004 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado - MS5, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1975 - 2004

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - MS3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Coordenadora da Subcomissão de Pós-Graduação em Lingüística.

  • 03/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Monográficos, Prática de Linguagem, Sociolinguística, Linguagem: Dimensões Socio-históricos, Escrita e Oralidade, Português no Brasil

  • 03/1985

    Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Variação e mudança lingüística, Tópicos de Sociolingüística, Etnolingüística, Tópicos de Lingüística Antropológica, Trabalho de Campo, Metodologia da pesquisa Sociolingüística

  • 01/1984

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Serviço realizado, Membro da Associação Brasileira de Antropologia.

  • 03/1975

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Linhas de pesquisa

  • 03/2005 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Coordenadora docente de curso do CEFIEL.

  • 08/2006 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Membro titular da Congregação de IEL.

  • 08/2000 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro Titular da Congreção do IEL.

  • 08/2005 - 01/2007

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Coordenadora associada do Curso de Fonoaudiologia.

  • 04/2003 - 04/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro da Comissão Setorial de Avaliação do IEL.

  • 04/2001 - 04/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Lingüística.

  • 01/2001 - 02/2003

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Serviço realizado, Diretora de Imprensa da ADUNICAMP.

  • 03/1975 - 12/2002

    Ensino, Lingüística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura do Português I, Gramática I, Introdução aos Estudos da Linguagem, Linguagem e Sociedade, Lingüística Histórica, Lingüística Românica, Sociolingüística, Tópicos de Lingüística, Variação Lingüística

  • 06/2000 - 07/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de oferta de Letras - UNICAMP.

  • 04/1999 - 04/2000

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Representante do Departamento na Comissão de Biblioteca/IEL.

  • 03/1998 - 04/2000

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Representante MS-3 no Conselho do Departamento.

  • 08/1998 - 05/1999

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Serviço realizado, Representante da Comissão Central de Pós-Graduação na Coordenação Geral de Programa de Moradia Estudantil/UNICAMP.

  • 03/1998 - 05/1999

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro da Subcomissão de Pós-Graduação/IEL.

  • 10/1997 - 12/1998

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Avaliação e desenvolvimento Institucional.

  • 08/1997 - 12/1997

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Representante MS-3 na Congregação do IEL.

  • 07/1996 - 08/1997

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro da Comissão para avaliação e parecer sobre relatório de atividades do IEL.

  • 08/1991 - 07/1995

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Coordenação da Biblioteca.

  • 02/1993 - 03/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro da Comissão do CEDAE/IEL.

  • 10/1994 - 10/1994

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Substituição da chefia do DL.

  • 06/1993 - 06/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Lingüística - UNICAMP.

  • 09/1985 - 09/1987

    Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Graduação/IEL/UNICAMP.