César Costa Vitorino
É Professor Adjunto B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, onde leciona componentes curriculares ligados às Práticas Pedagógicas na graduação em Letras, além das disciplinas Redação Científica, na licenciatura em História, e Leitura e Prática de Produção Textual, em Ciências Contábeis. Doutor em Letras, na área de concentração em Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2014), é Mestre em Letras, na área de Linguística Histórica, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2000), Especialista em Planejamento e Prática de Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia (FEBA, 1992) e licenciado em Letras Português e Espanhol pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI, 2025). Graduou-se em Pedagogia pela UNEB com habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2 Grau (1994) e em Magistério das Séries Iniciais do 1 Grau (1990). Atualmente, é docente do quadro permanente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB), onde atuou como coordenador da linha de pesquisa ''Novos Contextos de Aprendizagem'' de agosto de 2022 a abril de 2025. Atuou também como coordenador geral dos cursos de Letras (2010 a 2017) e de Pedagogia (2017 a 2020) vinculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UNEB). É vice-coordenador do projeto de extensão da UNEB ''Xirê de Palavras no Afonjá: círculo de vivências com palavras de origem africana pela contação de histórias na Biblioteca Mãe Stella de Oxóssi'' e líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UNEB). Em 29 de maio de 2026, recebeu a honraria ''Tributo Sankofa'' no III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas Africanias do Mar ao Sertão, realizado na UNEB, Campus XVI, em Irecê/BA, em reconhecimento ao impacto duradouro de sua atuação docente na construção de uma educação antirracista, comprometida com o letramento racial e com a educação afrorreferenciada. É autor, dentre outras produções acadêmicas, dos livros Muito além do cafuné no caçula: o legado banto em nossos dicionários e glossários (Editora Pedro João, 2026), Em busca de explicações sobre vocábulos africanos: uma investigação em alguns dicionários e/ou glossários brasileiros (1889-2006) (Brazil Publishing, 2021) e Provérbios africanos em tampas de panelas de barro e o olhar linguístico (Editora Pedro João, 2020), concentrando seus campos de atuação em epistemologia negra, epistemologia bantu, letramentos e ensino-aprendizagem em comunidades quilombolas.
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Pós - graduação em Letras, área de concentração Linguística
2010 - 2014
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Provérbios Cabinda em tampas de panelas: uma análise a partir da Psicolinguística da Leitura e da Teoria dos Espaços Mentais
Lilian Cristine Hübner. Palavras-chave: Lingüística; Inferências; Culturas Africanas; Leitura; Provérbios.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Outras atividades de serviços.
Mestrado em Letras e Lingüística
1996 - 1999
Universidade Federal da Bahia
Título: Comprensão sociolingüística da fala e escrita de indivíduos alfabetizados na zona rural, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Jacyra Andrade Mota
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alfabetização; sociolingüística; zona rural.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em andamento em Docência em Letras e Práticas Pedagógicas
2025 - Atual
Graduação em Letras - Português e Espanhol
2021 - 2025
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI
Título: EXPLORANDO "VIDAS SECAS" NA ESCOLA PÚBLICA BAIANA: UMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Orientador: Drieli Aparecida Rossi
Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério das Matérias pedagógicas do 2 grau
1993 - 1994
Graduação interrompida em 1989 em 401 Letras Vernáculas
1987 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 1989
Graduação em Pedagogia com Habilitação em Magistério das Séries Iniciais do 1 Grau
1985 - 1990
Formação complementar
2026 - 2026
A importância da formação didático - pedagógica. (Carga horária: 40h). , Amazônia Cursos, AC, Brasil.
2026 - 2026
Aperfeiçoamento em Classes Gramaticais e Interpretação de Texto. (Carga horária: 10h). , Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem, IDEA, Brasil.
2025 - 2026
Extensão universitária em Análise do Discurso. (Carga horária: 40h). , Faculdade Focus, FOCUS, Brasil.
2025 - 2026
BNCC - Base Nacional Comum Curricular. (Carga horária: 10h). , EDUCAWEB, EDUCAWEB, Brasil.
2025 - 2025
Congresso de Educação Inclusiva: Habilidades Sociais, Seletividade e Comorb. (Carga horária: 10h). , Instituto Rhema Educação, IRE, Brasil.
2025 - 2025
XI SEMINÁRIO MEMÓRIA DA ANCESTRALIDADE DA PEQUENA ÁFRICA E SUA RESISTÊNCIA. (Carga horária: 5h). , Museu do Amanhã - RJ, MARJ, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Jornada Paulo Freire 60 Anos da Extinção do Programa Nacional de Alfabeti. (Carga horária: 3h). , Instituto Paulo Freire e Maestra Production, IPF, Brasil.
2024 - 2024
XVII Semana Nacional de Letras e IV Simpósio Nacional de Pós-Graduação em E. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2023 - 2023
Seminário Nacional 20 Anos depois - A Lei 10.639/2003 e o Ensino de Histór. (Carga horária: 40h). , Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2023 - 2023
3ª JORNADA DA LEITURA 6.0. (Carga horária: 2h). , Observatório do livro e da leitura, OLL, Brasil.
2022 - 2022
Imigrantes e refugiados em sala de aula:educação linguística para professor. (Carga horária: 30h). , USP - Escola, USP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em EXPERIENCIAS MULTIDISCIPLINARIAS DESDE LA DIDÁCTICA EN CIENCIAIS SOCIALES P. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Pós-Graduação da UNEMAT. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em I Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala). (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2019 - 2019
NAS TRAMAS DO TEXTO: CAMINHOS PARA REESCRITA. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2019 - 2019
NAS TRAMAS DO TEXTO: CAMINHOS PARA REESCRITA. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em TRANSCRIÇÃO. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2018 - 2018
II CAFÉ CPEDR:PENSANDO A PESQUISA E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA UNEB. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2018 - 2018
Curso Básico de Iorubá: Língua, Literatura e Cultura. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
Formação da Olimpíada de Língua Portuguesa. (Carga horária: 10h). , União dos Dirigentes Municipais de Educação-BA, UNDIME-BA, Brasil.
2017 - 2017
I WORKSHOR DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FVC. (Carga horária: 10h). , Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
2016 - 2016
Contos, cantos e movimento. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Ensino de morfossintaxe: das pesquisas acadêmicas aos livros didáticos de p. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2016 - 2016
Educação, acessibilidade e inclusão no ensino superior. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2015 - 2015
A Construção do objeto de pesquisa nas ciências da linguagem. (Carga horária: 9h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2014 - 2014
Diachronic Semantics in Cognite Linguistics. (Carga horária: 9h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
CURSO DE QUALIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE AVALIADORES DO ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Língua, Arte e Cultura do Mundo Jeje-Benin. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2013 - 2013
Gèlèdé: origem, iconografia e significado. (Carga horária: 30h). , Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros em Línguas e Culturas, NGEALC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Seminário de Léxico. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
English for Reading I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
I Encontro de Sociolínguística: variação-história-. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
O Significado dos Penteados e Trançados na Cultura. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
"O Reino do Congo - Linguas e Religiosidade". (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
"Oriki ati Owe". (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Literaturas afrocaribenhas e papiamento. (Carga horária: 20h). , UNEB, PAC, Brasil.
2009 - 2009
Literaturas Afrocaribenhas e Papiamento. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Quilombos do Brasil. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Inclusão dos temas afros no currículo e. (Carga horária: 4h). , Secretaria de Cultura da Bahia, FCB, Brasil.
2007 - 2007
Atuação do pedagogo: perspectivas, desafios e poss. (Carga horária: 4h). , Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
1992 - 1992
Ortografia: uma questão de treinamento?. (Carga horária: 12h). , Colégio Dois de Julho, C2J, Brasil.
1992 - 1992
Métodos e técnicas de alfabetização de crianças. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1992 - 1992
Método de leitura O cirquinho. (Carga horária: 12h). , Curso de Alfabetização O Cirquinho, CAOC, Brasil.
1990 - 1990
A história em quadrinhos e sua influência na sociedade contemporânea. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1989 - 1989
Metodologia do Ensino de Redação. (Carga horária: 8h). , Professor Hermínio G. Sargentim, PHGS, Brasil.
1987 - 1987
Técnica de Redação. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1986 - 1986
Legislação Trabalhista. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1984 - 1984
História Contemporânea. (Carga horária: 1984h). , Centro de Estudos Supletivos da Bahia, CESBA, Brasil.
1982 - 1982
Datilografia. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, SEC-SSA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: METODOLOGIA DA PESQUISA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
VITORINO, César Costa ; CARVALHO, I. S. A. S. ; ALMEIDA, A. L. S. . LER PARA PERTENCER:PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA E CULTURAS AFRICANAS NOS ANOS INICIAIS. 2026. (Outro).
VITORINO, César Costa ; CARVALHO, I. S. A. S. ; ALMEIDA, A. L. S. . RELATO DE EXPERIÊNCIA:PSICOLINGUÍSTICA ,LEITURA E IDENTIDADE. 2026. (Outro).
OLIVEIRA JUNIOR, M. Q. ; VITORINO, César Costa ; DOURADO, L. M. A. . III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas :africanias do mar ao sertão. 2026. (Congresso).
VITORINO, César Costa . II ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DA UNEB. 2025. (Outro).
VITORINO, César Costa ; FRANCA, E. S. C. . EDUCAÇÃO,MEMÓRIA E MEDIAÇÃO:SABERES PEDAGÓGICOS EM MOVIMENTOS. 2025. (Outro).
VITORINO, César Costa ; SANTOS, E. F. ; SOUZA, A. R. ; CARNEIRO, G. C. ; REGO, E. A. V. . Roda de conversa "O diálogo entre ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos Quilombos do Tomba,Poção de Santo Antônio e Barro,em Paratinga - BA:uma escuta sensível".. 2025. (Outro).
VITORINO, CÉSAR COSTA . PORTUGUÊS INSTRUMENTAL: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. 2024. (Outro).
VITORINO, César Costa ; ROCHA, C. ; CARMO, C. ; ARRUDA, L. ; SANTOS, R. A. ; PORTELA, Z. . I ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DA UNEB. 2024. (Outro).
VITORINO, César Costa . NOTAS SOBRE A QUESTÃO DE GÊNERO EM JORGE AMADO: MASCULINIDADE E FEMINILIDADE EM ?TENDA DE MILAGRES? (1969). 2023. (Outro).
VITORINO, César Costa ; CASTRO, Y. P. ; DOURADO, L. M. A. ; COSTA, H. S. . VIII Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas - SIALA. 2023. (Outro).
VITORINO, César Costa ; ALMEIDA, M. S. C. E. ; SILVA, S. C. C. G. ; AMORIM, I. B. ; DOURADO, L. M. A. ; OLIVEIRA, E. F. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS: O QUE CONSIDERAR?. 2023. (Outro).
VITORINO, César Costa ; OLIVEIRA, E. ; AMARAL, R. ; MOREIRA, A. S. ; ANDRADE, G. . O ENSINO DE GRAMÁTICA NA SALA DE AULA: DO PLANEJAMENTO À MEDIAÇÃO DOCENTE. 2023. (Outro).
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos ; SANTANA, I. C. ; AMORIM, I. B. ; SILVA, S. C. C. G. ; COSTA, H. S. . OFICINA ON - LINE COESÃO E COERÊNCIA EM PRODUÇÃO ESCRITA NA PÓS - GRADUAÇÃO. 2022. (Outro).
VITORINO, César Costa . LITERATURA INFANTOJUVENIL E SOLIDARIEDADE. 2022. (Outro).
VITORINO, César Costa . A DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA E AS INTERVENÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS. 2022. (Outro).
VITORINO, CÉSAR COSTA ; DOURADO, L. M. A. . COM OS DICIONÁRIOS NAS MÃOS: PESQUISANDO PALAVRAS DOS IDIOMAS PORTUGUÊS, INGLÊS e ESPANHOL. 2021. (Outro).
VITORINO, César Costa . Minicurso COMPREENDENDO LINGUAGEM E COGNIÇÃO ATRAVÉS DE MAPA CONCEITUAL. 2021. (Outro).
VITORINO, César Costa . LETRAMENTOS: SOCIALIZAÇÃO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO. 2021. (Outro).
VITORINO, César Costa ; VITORINO, J. C. ; VITORINO, M. C. ; COSTA, H. S. ; SANTOS, Geisa Arlete C. ; FRANCA, E. S. C. ; AMORIM, I. B. ; SILVA, S. C. C. G. ; FERREIRA, E. M. O. ; LEITE, J. M. ; PURIFICACAO, M. M. . A fome e as doenças em tempos de COVID - 19 :um mapa da África Subsaariana. 2021. (Outro).
VITORINO, César Costa . PESQUISA - AÇÃO: NOVOS ENVOLVIMENTOS COM OS CIDADÃOS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO A COVID - 19. 2021. (Outro).
LIMA, A. S. M. ; VITORINO, César Costa ; COSTA, H. S. . Diálogos interculturais e as práticas de pesquisadores sobre África-África/África - Brasil/ Brasil-África/Brasil-Brasil. 2020. (Outro).
SANTOS, A. K. A. ; VITORINO, César Costa . A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO. 2020. (Outro).
SANTOS, R. A. C. ; TEIXEIRA, M. C. R. ; VITORINO, César Costa ; ALVES, R. M. . Letras em Diálogos: Ciclo de Encontros. 2020. (Outro).
VITORINO, César Costa . IV Encontro Internacional de Jovens Investigadores. 2019. (Outro).
VITORINO, César Costa ; COSTA, H. S. ; CARVALHO, A. L. B. ; SANTOS, Geisa Arlete C. ; AMORIM, I. B. ; CORTIZO, T. L. ; SILVA, S. C. C. G. ; PURIFIICACAO, M. M. ; SANTOS, T. M. ; SANTANA, M. L. R. ; LOPES, V. M. ; OLIVEIRA, M. A. S. . NEGRITUDE TALENTOSA: POEMODRAMATIZANDO NO NOVEMBRO NEGRO 2019. 2019. (Outro).
VITORINO, César Costa ; FRANCA, E. S. C. ; SANTOS, F. P. S. ; SANTOS, Geisa Arlete C. ; SOUSA, L. S. ; PASSOS, S. C. ; CORTIZO, T. L. ; LOPES, V. M. . Palestra DINÂMICAS E MODOS DE VIDA DOS SERINGUEIROS DA AMAZÔNIA Á LUZ DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, por Rogério Haddad. 2018. (Outro).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. ; DOURADO, L.M.A ; TEIXEIRA, M. C. R. ; GUSMAO, A. M. . Literatura na escola: prática docente e a arte literária discente. 2018. (Outro).
VITORINO, César Costa ; DOURADO, L. M. A. . Dezembro vermelho: ventos de escrita negra aguerrida. 2018. (Outro).
VITORINO, César Costa . I Simpósio de Ensino e Pesquisa de Língua Portuguesa. 2018. (Outro).
VITORINO, César Costa . A literatura na escola: prática docente e a arte literária discente. 2018. (Outro).
VITORINO, César Costa . Seminário Regional de Cultura e Artes, Pertencimento e Apropriação. 2018. (Outro).
VITORINO, César Costa ; LIMA, S. V. . Palestra A esquerda e o indivíduo: a síndrome de Estocolmo, por Sabrina Lima. 2017. (Outro).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. ; SAMPAIO, D. A. ; BALBINO, M. C. . A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o compromisso com a produção do conhecimento no século XXI:aproximando diálogos com a Educação Básica. 2017. (Outro).
VITORINO, César Costa ; SILVA, A. C. ; COSTA, H. S. ; SANTOS, J. F. ; ARRUDA, L. M. ; BARROS, R. K. B. ; PAULA, T. M. ; CORTIZO, T. L. . WORKSHOP PROPONDO RE+LEITURAS DE FÁBULAS E LENDAS AFRICANAS: A ARTE DE COMUNICAR. 2017. (Outro).
VITORINO, César Costa ; CORTIZO, T. L. . OFICINA DE BONECAS ABAYOMI:SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA,TRADIÇÃO E PODER FEMININO. 2017. (Exposição).
VITORINO, César Costa ; CONCEICAO, A. M. C. ; MACIEIRA, A. ; SOUZA, C. M. B. ; SAMPAIO, D. A. ; COSTA, H. S. ; JESUS, I. F. ; VITORINO, J. C. ; DOURADO, L.M.A ; TEIXEIRA, M. C. R. ; PASSOS, M. L. ; SANTOS, M. O. ; LOPES, V. M. . OS MÉRITOS DE EMÉRITA ANDRADE RAMOS:POEMANDO PARA UMA VIDA MELHOR. 2017. (Exposição).
VITORINO, César Costa . Palestra Comitê Comunitário Cidade de Deus: iniciativa emancipatória por uma escola de ensino médio. 2017. (Outro).
VITORINO, César Costa . OFICINA LITERÁRIA: DESAFIOS DE UMA PRÁTICA. 2016. (Outro).
VITORINO, César Costa . VII SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO NO NUPE - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XI - SERRINHA. 2016. (Congresso).
VITORINO, César Costa . VIII COLÓQUIO REGIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).
VITORINO, César Costa . Palestra Literatura, pão e poesia: a literatura periférica e seus meios de encantar os leitores, por Luciana Sacramento. 2015. (Outro).
VITORINO, César Costa . Mesa-redonda: Discriminação social e racial - duas faces de uma mesma moeda? Kiriku, a feiticeira Karabá. 2015. (Outro).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. ; SAMAPIO, D. . Leitura e produção de textos: os operadores argumentativos nos gêneros das ordensde argumentar e expor. 2014. (Outro).
VITORINO, César Costa ; CASTRO, Y. A. P. ; COSTA, H. . V SIALA - Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas. 2014. (Outro).
VITORINO, César Costa ; COSTA, H. ; SANTANA, A. ; MENDONCA, A. E. . IV Seminário da Irmandade da Nossa Senhora do Rsário dos Pretos do Pelourinho. 2014. (Outro).
VITORINO, César Costa ; FRANÇA, Elizete ; OLIVEIRA, R. . VII Seminário Interdisciplinar Cultura Africana e Indígena: uma questão de união, respeito e cidadania. 2014. (Outro).
VITORINO, César Costa ; OLIVEIRA, R. . VIII Seminário Interdisciplinar Cultura Africana e Indígena. 2014. (Outro).
VITORINO, César Costa . Seminário Psicolinguístico da Leitura: Multiplicando as Reflexões. 2014. (Outro).
VITORINO, César Costa . Dialogos entre acadêmicos de Pelé (Pedagogia e Letras): construindo caminhos para uma Educaçõa humanizadora. 2013. (Outro).
VITORINO, César Costa . Lingua, Arte e Cultura do Mundo Jeje-Benin. 2013. (Outro).
VITORINO, César Costa ; MAGNO, Carlos ; FRANÇA, Elizete ; ALENCAR, G. . II Seminário Interdisciplinar Cultura Africana e Indígena: algumas reflexões no contexto da formação docente. 2011. (Outro).
CASTRO, Y. P. ; SOUZA, L. S. ; VITORINO, César Costa . III Seminário Internacional Acolhendo as Línguas e Culturas Africanas. 2010. (Outro).
VITORINO, César Costa . I Seminário de Avaliação do PARFOR - Plataforma Freire / CAPES / MEC / UNEB. 2010. (Outro).
VITORINO, César Costa . I Seminário Interdisciplinar Cultura Africana e Indígena: algumas reflexões no contexto da formação docente. 2010. (Outro).
Participação em eventos
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-America: africanias do mar ao sertão s. Honraria intitulada Tributo Sankofa pelo reconhecimento do impacto duradouro da atuação docente na construção de uma educação antirracistacomprometido com o letramento racial e a educação afrorreferenciada. 2026. (Congresso).
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas: africanias do mar ao sertão. A colaboração interdisciplinar de educadoras/es do Quilombo Rio das Rãs: dos documentos sobre a comunidade à tradição viva de Sr. Canecão. 2026. (Congresso).
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas: africanias do mar ao sertão. Entre o dicionário e o Griot: experiências de linguagem no Território Quilombola Rio das Rãs. 2026. (Congresso).
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas: africanias do mar ao sertão. Tecendo saberes nos quilombos Tomba e Porção em Paratinga ? Bahia. 2026. (Congresso).
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas: africanias do mar ao sertão. Entre letras e identidades: a psicolinguística da leitura na construção do pertencimento étnico-racial no Ensino Fundamental ? Anos Iniciais. 2026. (Congresso).
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas: africanias do mar ao sertão. A roda de conversa como espaço de voz e escuta: relatos de experiências pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa em Comunidades Quilombolas de Paratinga ? BA. 2026. (Congresso).
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas: africanias do mar ao sertão. Nas entrelinhas da poética do Olodum: língua e revolta. 2026. (Congresso).
III Xirê das Letras: Congresso Internacional de Línguas, Literaturas e Culturas Africanas e Afro-Americanas: africanias do mar ao sertão. O Baobá e a força das palavras africanas nos Quilombos de Paratinga ? BA. 2026. (Congresso).
LER PARA PERTENCER:PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA E CULTURAS AFRICANAS NOS ANOS INICIAIS.LER PARA PERTENCER:PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA E CULTURAS AFRICANAS NOS ANOS INICIAIS. 2026. (Oficina).
RELATO DE EXPERIÊNCIA:PSICOLINGUÍSTICA ,LEITURA E IDENTIDADE.RELATO DE EXPERIÊNCIA:PSICOLINGUÍSTICA ,LEITURA E IDENTIDADE. 2026. (Encontro).
18 º ENCONTRO LATINO - AMERICANO DE DIREITO,SOCIEDADE E CULTURA (ELADISC)E C.A obra "Vidas Secas",Graciliano Ramos em Escolas Quilombolas. 2025. (Encontro).
1ª JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXTUAL. 2025. (Outra).
A CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA COTIDIANA E NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR:PONTOS E CONTRAPONTOS.A CONCORDÂNCIA VERBAL NA FALA COTIDIANA E NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR:PONTOS E CONTRAPONTOS. 2025. (Outra).
EDUCAÇÃO,MEMÓRIA E MEDIAÇÃO: SABERES PEDAGÓGICOS EM MOVIMENTO.ENTRE IMAGENS,LETRAS E PALAVRAS: A MEDIAÇÃO DOCENTE PARA A LEITURA CRÍTICA DE PARADIDÁTICOS. 2025. (Encontro).
Experiências de cuidado em saúde de mulheres trans em situação de ru. 2025. (Outra).
Feira de ações extensionistas:roda de conversa poéticas vocais: perspectiva intercultural,interventiva social.Feira de ações extensionistas:roda de conversa poéticas vocais: perspectiva intercultural,interventiva social. 2025. (Outra).
I Congresso Internacional de Letras - Língua Portuguesa EAD - UNILAB. A psicolinguística da leitura na prática docente com estudantes quilombolas: a pesquisa - ação na Escola Municipal Amaurir Sirqueira Montalvão - Lauro de Freitas - Bahia. 2025. (Congresso).
Live: Qual é o projeto de vida do professor de Língua Portuguesa?. 2025. (Outra).
Roda de conversa "O diálogo entre ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos Quilombos do Tomba,Poção de Santo Antônio e Barro,em Paratinga - Bahia:uma escuta sensível". Educação e Formação Profissional com Estratégias para Enfrentar os Desafios do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável no IV Congresso Internacional Digital CAIRU: Angola ? Brasil. 2025. (Congresso).
Roda de conversa "O diálogo entre ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos Quilombos do Tomba,Poção de Santo Antônio e Barro,em Paratinga - Bahia:uma escuta sensível".Roda de conversa "O diálogo entre ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos Quilombos do Tomba,Poção de Santo Antônio e Barro,em Paratinga - Bahia:uma escuta sensível". 2025. (Outra).
Seminário de Dislexia e Coordenação Motora: Estratégias para Professores. 2025. (Seminário).
SEMINÁRIO MÃE STELLA DE OXÓSSI MEU TEMPO É AGORA.Mãe Stella de Oxóssi e as gerações presentes e futuras: o aprender e compreender religiosidade da forma prática e imersiva no Ilê Axé Opô Afonja. 2025. (Seminário).
SEMINÁRIO MÃE STELLA DE OXÓSSI MEU TEMPO É AGORA.Às quartas - feiras do Amalá de Xangô,religiosidade e acolhimento perpetuando uma tradição. 2025. (Seminário).
SEMINÁRIO MÃE STELLA DE OXÓSSI MEU TEMPO É AGORA.Se não registra o tempo leva:Mãe Stella de Oxóssi e os Obás de Xangô. 2025. (Seminário).
XXII Congresso Brasileiro de poetas trovadores: poesia,trovas,saraus e muita conversa. 2025. (Congresso).
XXVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia em Homenagem a Bruno Fregni Bassetto. Africanias em Estudos Lexicais. 2025. (Congresso).
XXVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia em Homenagem a Bruno Fregni Bassetto. Palavras educam: relato de vivências com o léxico de base africana no sarau afroliterário do Afonjá. 2025. (Congresso).
Diálogos propositivos entre graduação e o PPGIES.Roda de conversa Diálogos propositivos entre graduação e o PPGIES. 2024. (Outra).
Fórum Elluneb 2024. 2024. (Outra).
IA Generativa na Pesquisa Acadêmica:Ferramentas para Busca,Escrita,Revisãoe Apresentações Visuais. 2024. (Encontro).
I Colóquio Internacional Educação e Humanidades.AVALIADOR DO I CIEH PROCESSOS TECNOLÓGICOS,EDUCAÇÃO E HUMANIDADES.. 2024. (Outra).
I ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS.Experiência de extensão. 2024. (Encontro).
IIIº Colóquio Gênero e Literatura na Amazônia.A RECEPTIVIDADE E A SOCIALIZAÇÃO DO CONTO OLHOS D' ÁGUA (2016) DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO CURSO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO TERRITÓRIO BAIANO. 2024. (Outra).
I Seminário: ?Escrita Científica?, do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES), Departamento de Educação da UNEB, Campus XI ? Serrinha/BA,.Escrita Científica. 2024. (Seminário).
Oficina PORTUGUÊS INSTRUMENTAL: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.Oficina PORTUGUÊS INSTRUMENTAL: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. 2024. (Oficina).
POLÍTICAS PÚBLICAS ESTRUTURANTES PARA 0 BRASIL SÉC XXI. 2024. (Outra).
ST 07 ? Para a História do PB, durante a ?XVII Semana Nacional de Letras e IV Simpósio Nacional de Pós -Graduação em Estudos da Ling.A FRUTA SÓ DÁ NO SEU TEMPO?: O LÉXICO DE BASE AFRICANA NO PROJETO DE EXTENSÃO XIRÊ DE PALAVRAS NO AFONJÁ. 2024. (Simpósio).
XI SEMINÁRIO EDUCA/38ª SEMANA DE PEDAGOGIA. 2024. (Seminário).
XVII Semana Nacional de Letras e IV Simpósio Nacional de PósGraduação em Estudos da Linguagem.?A FRUTA SÓ DÁ NO SEU TEMPO?: O LÉXICO DE BASE AFRICANA NO PROJETO DE EXTENSÃO XIRÊ DE PALAVRAS NO AFONJÁ?. 2024. (Simpósio).
XV JOINPE UNEB DCH I.O VIII SIALA E A DISSEMINAÇÃO DE SABERES DE CULTURAS AFRICANAS. 2024. (Outra).
XV JOINPE UNEB DCH I.Reconhecimento pela significativa contribuição para o Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Humanas I. 2024. (Outra).
3ª Jornada da Leitura 6.0 - A leitura como direito da pessoa idosa e sobre os benefícios da leitura como grande aliada do envelhecimento ativo e saudável.. 2023. (Outra).
A PESQUISA DOCENTE NO CURSO DE LETRAS.Psicolinguística da Leitura e migrantes venezuelanos estudantes da Educação Básica da rede pública da cidade de Salvador ? Bahia. 2023. (Encontro).
Ciclo de palestras.Reflexões sobre as orientações metodológicas em ciências da natureza:o ensino fundamental anos finais à luz do DCRB 2020 A EJA e as leis 10639/03 e 11.645/08. 2023. (Outra).
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS: O QUE CONSIDERAR?.ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS: O QUE CONSIDERAR?. 2023. (Outra).
III Colóquio Internacional CPEDR 2023 - Fronteiras do Desenvolvimento, Educação e Cultura.PAINEL I ? Círculo de cultura em CULTURA, FRONTEIRAS E DESENVOLVIMENTO no III Colóquio Internacional CPEDR 2023 - Fronteiras do Desenvolvimento, Educação e Cultura. 2023. (Outra).
IX ECLAE Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR LEITOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA- BA. 2023. (Encontro).
LETRAS.COM DIÁLOGOS.INTERFACES LITERATURA E MEDICINA. 2023. (Encontro).
NOTAS SOBRE A QUESTÃO DE GÊNERO EM JORGE AMADO: MASCULINIDADE E FEMINILIDADE EM ?TENDA DE MILAGRES? (1969).NOTAS SOBRE A QUESTÃO DE GÊNERO EM JORGE AMADO: MASCULINIDADE E FEMINILIDADE EM ?TENDA DE MILAGRES? (1969). 2023. (Outra).
Oficina de Projetos.A Organização de Projetos para Mestrados Profissionais e Mestrados Acadêmicos. 2023. (Oficina).
Roda de conversa: Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes. 2023. (Outra).
VI SEPEP - COMPARTILHANDO SABERES.Pesquisa Sociolinguística: as práticas interventivas na sala de aula. 2023. (Seminário).
VI SEPEP - COMPARTILHANDO SABERES.NGEAALC/UNEB: As Línguas Africanas em Salas de Aula da Educação Básica. 2023. (Seminário).
VI SEPEP - COMPARTILHANDO SABERES.Português Instrumental para Refugiados, Refugiadas e Migrantes: uma Proposta Dialógica e Interativa Online. 2023. (Seminário).
VI SEPEP - COMPARTILHANDO SABERES.Projeto os Dicionários dos Idiomas Português, Inglês e Espanhol nas Mãos de Estudantes do Ensino Fundamental II. 2023. (Seminário).
XIX ENFOPLE - ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS.TECENDO SABERES DOCENTES: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. 2023. (Encontro).
XXVI CONGRESSO NACIONAL DE E FILOLOGIA EM HOMENAGEM A ÁLVARO FERDINANDO DE SOUZA DA SILVEIRA. O NGEAALC e a proposta de curso de extensão para o estudo da gramática quimbundo: letrando os licenciandos em letras vernáculas da UNEB. 2023. (Congresso).
XXVI CONGRESSO NACIONAL DE E FILOLOGIA EM HOMENAGEM A ÁLVARO FERDINANDO DE SOUZA DA SILVEIRA. A psicolinguística da leitura e as habilidades leitoras de migrantes venezuelanos estudantes de escolas públicas na cidade de Salvador?Bahia. 2023. (Congresso).
XXVII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II COLÓQUIO DA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO LIBERDADE NA CIÊNCIA EM DEFESA DA DEMOCRACIA.PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PARA MIGRANTES: CONHECENDO O PORTUGUÊS BRASILEIRO SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONAL. 2023. (Outra).
2ª Jornada da Leitura 6.0. 2022. (Encontro).
II COLÓQUIO: CULTURAS,IDENTIDADES E QUESTÕES AFRO- BRASILEIRA E INDÍGENA.CULTURAS,IDENTIDADES E QUESTÕES AFRO- BRASILEIRA E INDÍGENA. 2022. (Outra).
I SEMINÁRIO MIGRAÇÃO:PRÁTICAS DOCENTES E PESQUISA.EXPERIÊNCIAS MIGRANTES NO ENSINO E NA PESQUISA. 2022. (Outra).
I SEMINÁRIO MIGRAÇÃO:PRÁTICAS DOCENTES E PESQUISA (FEUSP). 2022. (Seminário).
LAS REDES SOCIALES Y LA INTERACTIVIDAD EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: LOS RECURSOS Y HERRAMENTAS PEDAGÓGICAS.LAS REDES SOCIALES Y LA INTERACTIVIDAD EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: LOS RECURSOS Y HERRAMENTAS PEDAGÓGICAS. 2022. (Encontro).
OFICINA ON - LINE COESÃO E COERÊNCIA EM PRODUÇÃO ESCRITA NA PÓS GRADUAÇÃO.TRUQUES DA ESCRITA: AS CONTRIBUIÇÕES DE BECKER (2015). 2022. (Oficina).
OFICINA ON - LINE COESÃO E COERÊNCIA EM PRODUÇÃO ESCRITA NA PÓS GRADUAÇÃO.COESÃO E COERÊNCIA EM PRODUÇÃO ESCRITA NA PÓS GRADUAÇÃO. 2022. (Oficina).
2ª Travessia do I Colóquio de Alfabetização,Leitura e Letramentos Sociais (I. 2021. (Outra).
ABRALIN AO VIVO DIREITOS LINGUÍSTICOS: POLÍTICAS DE IMIGRAÇÃO E REFÚGIO. 2021. (Outra).
AC FORMATIVO ESCOLA MUNICIPAL PAROQUIAL DA VITÓRIA.LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA: DA INTENÇÃO À REALIZAÇÃO. 2021. (Encontro).
ALFABETIZAÇÃO,LETRAMENTOS E DIVERSIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA: aquilombamentos e travessias de (re) existência. 2021. (Outra).
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO INDÍGENA: políticas curriculares. 2021. (Outra).
Alfabetização e Linguística: entrelaçamentos históricos - homenagem a Miriam Lemle. 2021. (Congresso).
Apontamentos de Pesquisa.Quais indícios do olhar humanizante de Freire (1983) estão presentes no capítulo extensão ou comunicação. 2021. (Outra).
APRENDIZAGEM INVERTIDA. 2021. (Encontro).
As linguagens na educação: documentos oficiais e sala de aula.. 2021. (Outra).
AULA INAUGURAL 2021.1 FVC SAÚDE DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO. 2021. (Encontro).
Aula Magna: "A literatura diante dos direitos humanos? - Profª. Drª. Regina Zilberman (UFRGS). 2021. (Outra).
Cena ao vivo ?Medalhão? + espetáculo ?Escravos? + Debate ?Representatividade e periferia nas artes?. 2021. (Outra).
Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente ? 2º semestre de 2021. 2021. (Encontro).
Colóquio Educação Linguística Crítica em Perspectivas Decoloniais no Sul Global. 2021. (Outra).
COMPROMISSOS DE DOUTORAMENTOS: AS LENTES E AS PESQUISAS.COMPROMISSOS DE DOUTORAMENTOS: AS LENTES E AS PESQUISAS. 2021. (Encontro).
Conferência Bilinguismo dos surdos: estudos da interlíngua e suas implicações no contexto educacional. 2021. (Outra).
Congresso Internacional de Justiça Restaurativa - Discursos Dominantes e Caminhos de Resistência e Potências. 2021. (Congresso).
Debate "Narrativas de Resistências Indígenas" - Abril Indígena da SJDHDS. 2021. (Outra).
DIÁLOGOS ITINERANTES E INTERCULTURAIS.PRÁTICAS LINGUAGEIRAS NO QUILOMBO SERGIPANO MOCAMBO PORTO DA FOLHA: A PESQUISA - AÇÃO. 2021. (Encontro).
EIXO III - LA LITERACIDAD CRITICA COMO HERRAMIENTA CONTRA LA POSVERDAD.Experiencias multidisciplinarias desde la didáctica en cienciais sociales para un mundo post pandemia. 2021. (Outra).
ESTRATÉGIAS E METODOLÓGIAS DE ENSINO EM MOÇAMBIQUE,EM ANGOLA E NO BRASIL. 2021. (Outra).
Evento de Extensão Nacional: Lexicografia de línguas de sinais - Libras escrita nos dicionários (EV419-2021). 2021. (Outra).
I Colóquio de Alfabetização, Leitura e Letramentos Sociais ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E DIVERSIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA: aquilombamentos e travessias de (re)existência.. 2021. (Outra).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP. RODAS DE CONVERSA - 7 - MÚSICA E LÍNGUA DE HERANÇA NOS MANUAIS DIDÁTICOS. 2021. (Exposição).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP.RODAS DE CONVERSA - 5 - LH E O PRECONCEITO CONTRA AS CULTURAS MARGINAIS. 2021. (Outra).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP.RODAS DE CONVERSA - 4 - LH , LÉXICO E LITERATURA: UM CONVITE À OBRA DE SENNA FERNANDES. 2021. (Outra).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP. 2021. (Outra).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP.RODAS DE CONVERSA - 1 - LÍNGUAS DE HERANÇA EM RISCO DE EXTINÇÃO. 2021. (Outra).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP.RODAS DE CONVERSA - 3 - LH E AS NOVAS METODOLOGIAS. 2021. (Outra).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP.RODAS DE CONVERSA - 6 - LÍNGUAS DE HERANÇA E IDENTIDADES. 2021. (Outra).
I COLÓQUIO DE LÍNGUA DE HERANÇA - LinC / USP.RODAS DE CONVERSA - 2 - TRABALHO ATUAL NO DIA A DIA DO LH. 2021. (Outra).
II CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS,DEMOCRACIA E DIREITOS FUNDAMENTAIS: OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E O DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OS. 2021. (Congresso).
III COLÓQUIO LEITURA,ESCRITA E ENSINO. 2021. (Outra).
Importância da Pesquisa em Educação para a Prática Pedagógica. 2021. (Outra).
I SEMINÁRIO PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO - APRENDIZAGEM. 2021. (Seminário).
Lançamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2021. (Olimpíada).
LAS REDES SOCIALES Y LA INTERACTIVIDAD EM LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA EM LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: LOS RECURSOS Y HERRAMIENTAS PEDAGÓGICAS.LAS REDES SOCIALES Y LA INTERACTIVIDAD EM LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA EM LA ENSEÑANZA SECUNDARIA. 2021. (Encontro).
Letramentos: socialização de pesquisa em andamento.Letramentos: socialização de pesquisa em andamento. 2021. (Outra).
Linguística Forense: possibilidades de estudos e aplicação. 2021. (Outra).
Literatura, Letras e Linguagens. 2021. (Seminário).
LIVE UNIVERSIDADE PÚBLICA: ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO E OS DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Outra).
O CONTATO LINGUÍSTICO E O PRETUGUÊS. 2021. (Outra).
O erro como indicador das hipóteses do aprendiz e como nortear das intervenções pedagógicas no aprendizado da lecto-escrita. 2021. (Outra).
O tratamento escolar da gramática centrado no texto. 2021. (Encontro).
PALESTRA: PLANEJANDO 2021 COM O OLHAR NO TEMPO DA JORNADA PEDAGÓGICA DA CRIANÇA. 2021. (Seminário).
Paulo Freire: o menino que lia o mundo. 2021. (Outra).
Pedagogia Histórico-Crítica: Ciência, Currículo e Didática AULA 15 Conclusão: perspectivas para a Pedagogia Histórico-Crítica Dermeval Saviani. 2021. (Outra).
QUAIS OS INDÍCIOS DO OLHAR HUMANIZANTE DE FREIRE (1983) ESTÃO PRESENTES NO CAPÍTULO EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO.QUAIS OS INDÍCIOS DO OLHAR HUMANIZANTE DE FREIRE (1983) ESTÃO PRESENTES NO CAPÍTULO EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO. 2021. (Encontro).
Roda de Conversa ALFALETRAR.Formação de professores Alfabetizadores e Aspectos Epistemológicos da Aprendizagem da língua Escrita PROALFA. 2021. (Encontro).
ROTAS DE LEITURA: UMA RELAÇÃO IMBRINCADA COM A PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR.ROTAS DE LEITURA: UMA RELAÇÃO IMBRINCADA COM A PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR. 2021. (Encontro).
Saberes e fazeres na docência:ensinagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental I.Ensinagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental I. 2021. (Outra).
SEMINÁRIO DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2021 DE SOBRAL COM O TEMA O NOVO OLHAR PEDAGÓGICO: UMA CONEXÃO DE SABERES, PRÁTICAS E AFETOS.. 2021. (Seminário).
Sesquicentenário de Mãe Aninha - "Quero ver meus filhos de anel no dedo, aos pés de Xangô". 2021. (Outra).
TEMÁTICA: "ALFALETRAR- UMA NOVA CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA". 2021. (Outra).
Universidade Pública e Democracia. 2021. (Encontro).
Variedades linguísticas africanas e ameríndias no Brasil e na América do Sul. 2021. (Encontro).
VI SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - SEFELI.PRÁTICAS (MULTI) LETRADAS EM AULAS REMOTAS DE LÍNGUA INGLESA NUMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA: RELATOS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO. 2021. (Seminário).
1 CICLO DE DEBATES ForGRAD. 2020. (Outra).
CICLO DE DEBATES CRIETHUS.Experiências desde Cabo Verde: interconexões educativas Brasil-África. 2020. (Encontro).
CICLO DE DEBATES CRIETHUS.A invisibilidade das crianças e adolescentes em conflito com a Lei no contexto da Pandemia. 2020. (Encontro).
CICLO DE DEBATES CRIETHUS FORMAÇÃO HUMANA E INFÂNCIAS EM RISCO.Currículo intertranscultural e educação alimentar em contexto de pandemia: comida é mato. 2020. (Outra).
Ciclo de Encontros Letras em Diálogos.Oficina Lexicografia pedagógica: o papel didático dos dicionários no ensino aprendizado das línguas. 2020. (Encontro).
Colóquio Luso-Brasileiro Virtual Infâncias Confinadas: vulnerabilidade, proteção e cuidado. 2020. (Outra).
Como criar experiências criativas de aprendizagem on-line. 2020. (Outra).
CONFERÊNCIA INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: O CASO DO INGLÊS.ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: O CASO DO INGLÊS. 2020. (Outra).
CONFERÊNCIA LINGUAGENS E ESTUDOS DE GÊNERO: DIÁLOGOS INSURGENTES. 2020. (Outra).
CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS - CDHF 2020. A MERCANTILIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2020. (Congresso).
CONGRESSO VIRTUAL UFBA 2020. 2020. (Congresso).
Construção do pensamento científico em dias de pandemia. 2020. (Outra).
Coronavírus nos mostrou que as empresas estão atrasadas tecnologicamente. 2020. (Outra).
CURSO DE FORMAÇÃO RACISMO E FACISMO. 2020. (Outra).
ENCONTRO FORMAÇÃO CONTINUADA CURSO DE PEDAGOGIA FVC.O Relatório da Formação Continuada online do curso de Pedagogia FVC. 2020. (Encontro).
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC): PRODUÇÃO DE ATIVIDADES PARA A INTEGRAÇÃO SOCIOCULTURAL E ACADÊMICA. 2020. (Oficina).
FORMAÇÃO CONTINUADA CURSO DE PEDAGOGIA DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU (FVC).A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA e EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2020. (Seminário).
I CIESD ? Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e do VI SENAL ? Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. Comissão organizadora científica do evento de extensão. 2020. (Congresso).
I CIESD ? Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e do VI SENAL ? Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, promovido pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Coordenador de grupo de trabalho sobre tema: Sociolinguística e Educação para o ensino da Língua Materna. 2020. (Congresso).
I CIESD - Congrsso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e do VI SENAL -Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. 2020. (Congresso).
I Encontro Interfaces Dialógicas. 2020. (Encontro).
I Encontro Regional FBJ/FACAL - Novas Práticas em Psicologia. 2020. (Encontro).
II Ciclo de Formação Isolamento ComVida. 2020. (Outra).
III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões: Religião, Ecologia e Natureza. MISTICISMO RELIGIOSO E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA TERCEIRA IDADE NAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2020. (Congresso).
III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões: Religião, Ecologia e Natureza. GT 5 - EDUCAÇÃO,RELIGIÃO E SOCIEDADE:DEBATES ATUAIS. 2020. (Congresso).
III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta. 2020. (Seminário).
II Semana BNCC em Ação. 2020. (Outra).
II SILIF SIMPÓSIO DE LÍNGUAS DO IFPB.A MULHER NA GUERRA: ANÁLISES IMAGÉTICAS A PARTIR DA LEITURA CRÍTICA DE CARTAZES QUE CIRCULARAM ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 2020. (Simpósio).
INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA FORENSE. 2020. (Outra).
I Seminário de Estudantes de Pedagogia a Distância UFBA - EaD: Dimensões do Processo Formativo da Licenciatura em Pedagogia?,. 2020. (Seminário).
I Seminário Nacional Virtual da Escola de Conselhos de Pernambuco - Infâncias e Direitos Huma nos: Cenários da Pandemia e Perspectivas da Pós-Pan demia. 2020. (Seminário).
IV WEB COLÓQUIO - LITERATURA,ORALIDADE E DESENVOLVIMENTO.A ORALIDADE E A LITERATURA DE CORDEL. 2020. (Outra).
I WEB SEMINTER - SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR: DIÁLOGOS INTERVENTIVOS.A inserção dos jovens doutores: relatos de pesquisa. 2020. (Seminário).
I Workshop On-line GETEAL UFSJ: Ferramentas para redação e divulgação científica. 2020. (Outra).
LIVE 3 - MECANISMOS DA (DES) CORTESIA NA LINGUAGEM. 2020. (Outra).
LIVE A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO.A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO. 2020. (Encontro).
Live Diálogos interculturais e as práticas de pesquisadores sobre África-África/África - Brasil/ Brasil-África/Brasil-Brasil.Diálogos interculturais e as práticas de pesquisadores sobre África-África/África - Brasil/ Brasil-África/Brasil-Brasil. 2020. (Encontro).
LIVE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA PELAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS.LCOMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DO POVOADO MOCAMBO PORTO DA FOLHA ? SE. 2020. (Outra).
Live Ensino de literatura negra e construção identitária. 2020. (Outra).
Live Responsabilidade dos CME e das Secretarias Municipais de Educação com Educação Escolar em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
Mendel Day: 1º Simpósio de Genética Humana do Centro Universitário do Vale do Ipojuca. 2020. (Outra).
MESA CULTURAL - Os Caminhos da Cultura no Cenário Pós-Pandêmico. 2020. (Outra).
MINICURSO NETNOGRAFIA OU ETNOGRAFIA NAS REDES - PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 2020. (Outra).
Oficina: Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAC): produção de atividades para a integração sociocultural e acadêmica, na Jornada Virtual da UEFS. 2020. (Oficina).
OFICINA DE PROJETOS.PESQUISA DE INTERVENÇÃO:PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. 2020. (Oficina).
O papel do campo literário na BNCC: problematizações e ações didáticas. 2020. (Outra).
Palestra - A citogenética na prática clínica hematológica. 2020. (Outra).
Palestra Análises genotóxicas e mutagênicas no material genético de agricultores expostos a agrotóxicos. 2020. (Outra).
Palestra - A utilização do perfil genético como prova forense. 2020. (Outra).
Palestra Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de vacinas. 2020. (Outra).
Palestra Câncer de mama hereditário: a importância da oncogenética. 2020. (Outra).
Palestra - Da genética à epigenética de tumores do sistema nervoso central. 2020. (Outra).
Palestra Racismo Linguístico proferida pelo Professor Doutor Gabriel Nascimento. 2020. (Outra).
Políticas linguísticas e internacionalização: o papel das línguas no contexto mundial de pandemia. 2020. (Outra).
Programa de Aperfeiçoamento da FACISA - Como criar experiências criativas de aprendizagem on-line. 2020. (Outra).
SUS fora do armário: os desafios do acesso LGBTQ+ aos serviços de saúde.Comitê Permanente em Saúde Pública - SCOPH. 2020. (Outra).
VI Jornada do Curso de Pedagogia (JOCUPE) e II Seminário do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento a Violência contra a Mulher. 2020. (Seminário).
Volatilidade da intepretação: política, imaginário e fantasia.Plataforma aberta e interativa. 2020. (Outra).
Webnário temático A diversidade linguística e a sua importância para a área da saúde. 2020. (Outra).
XII Semana de Pedagogia: os desafios da educação em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
CICLO DE DEBATES CRIETHUS 2019 DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTO - JUVENIL NO SÉCULO XXI. 2019. (Outra).
CICLO DE FORMAÇÃO: TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. 2019. (Outra).
III Seminário Internacional Educação,Políticas Públicasce Desenvolvimento Social.QUATRO OLHARES DE POSSENTI SOBRE ENSINO DE GRAMÁTICA (NA ESCOLA). 2019. (Seminário).
III Seminário Internacional Educação,Políticas Públicas e Desenvolvimento Social.COMPREENSÃO SOBRE A EPISTEMOLOGIA AFRICANA PARA O EXERCÍCIO DOCENTE: A PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA NA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA. 2019. (Seminário).
III Seminário Internacional Educação,Políticas Públicas e Desenvolvimento Social.COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO ENGENHO DA PONTE: LUGAR DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO,SOLIDARIEDADE,INCLUSÃO E TRABALHO. 2019. (Seminário).
IV Encontro Internacional de Jovens Investigadores. 2019. (Encontro).
IX SEMINÀRIO PAULO FREIRE / VII ENCONTRO DE CÁTEDRAS E GRUPOS DE ESTUDOS: LEITURA(S) DE MUNDO E EDUCAÇÃO: TECENDO CAMINHOS DO INÉDITO VIÁVEL.PENSAMENTO FREIREANO:EXPERIÊNCIA EXITOSA NOS CURSOS PARFOR/UNEb. 2019. (Seminário).
NEGRITUDE TALENTOSA:POEMODRAMATIZANDO NO NOVEMBRO NEGRO 2019.NEgRITUDE TALENTOSA:POEMODRAMATIZANDO NO NOVEMBRO NEGRO 2019. 2019. (Outra).
OFICINA PESQUISA DE INTERVENÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS.OFICINA PESQUISA DE INTERVENÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICO - METODOLÓGICOS. 2019. (Oficina).
RODA DE CONVERSA SOBREO FILME DIÁRIOS DE CLASSE. 2019. (Outra).
Semana de Altos Estudos jurídicos. 2019. (Outra).
SEMINÁRIO NACIONAL BRASIL SEM RACISMO: POVO NEGRO EM MOVIMMENTOI.Quilombos:desafios na Bahia. 2019. (Seminário).
SEMINÁRIO NACIONAL BRASIL SEM RACISMO: POVO NEGRO EM MOVIMMENTOI. 2019. (Seminário).
VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores. 2019. (Encontro).
VIII Coninter ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. A aproximação do pensamento pedagógico libertador de Paulo Freire com os argumentos jusfilosóficos de Norberto Bobbio: (re)pensar o curso de direito numa perspectiva humanizadora. 2019. (Congresso).
VIII Coninter ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Planejamento linguístico para as comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano. 2019. (Congresso).
VIII Coninter ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2019. (Congresso).
VIII Coninter ? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades.A pesquisa ? intervenção e a produção de conhecimento. 2019. (Oficina).
VII SEMINÁRIO NACIoNAL CRIETHUS:INFÂNCIA,JUVENTUDE E PRÁXIS EDUCATIVA.GRUPO DE TRABALHO 3 ARTES,CULTURA E DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE. 2019. (Seminário).
Conferência Língua, Literatura e Epistemologia Iorubanas. 2018. (Outra).
Dezembro Vermelho: ventos de escrita aguerrida. 2018. (Simpósio).
Diálogos afro-ibero-americanos em literatura e cultura. 2018. (Congresso).
DIÁLOGOS LEXICOLÓGICOS 2018: SE VIRA NOS 30:UMA TRAJETÓRIA LEXICAL. 2018. (Encontro).
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. 2018. (Outra).
II FÓRUM DAS LICENCIATURAS UNEB. 2018. (Encontro).
II Seminário Internacional Educação,Políticas Públicas e Desenvolvimeimento Social.Sessão de Comunicação. 2018. (Seminário).
I SIMPÓSIO DE ENSINO E PESQUISA DE LÍNGUA PORTUGUESA:REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA EM VÁRIAS PERSPECTIVAS.MEMBRO DA COMISSÃO EXECUTIVA. 2018. (Simpósio).
IX COLÓQUIO REGIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E I COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO,.MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2018. (Outra).
IX COLÓQUIO REGIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E I COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO,.COORDENADOR DA MESA REDONDA: AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. 2018. (Outra).
SEMINÁRIO REGIONAL DE CULTURA E ARTES, PERTENCIMENTO E APROPRIAÇÃO : O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE NOSSO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO I.SEMINÁRIO ITINERANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.PARFOR- CAPES - UNEB.. 2018. (Seminário).
XIV Encontro de combate à discriminação étnica e o IV Seminário do Programa de pós-graduação em relações étnicas e contemporaneidade.DIVERSIDADE ÉTNICA LINGUÍSTICA DE DIFERENTES POVOS NO BRASIL. 2018. (Encontro).
ENCONTRO DO GOLE - GRUPO ORALIDADE LEITURA E ESCRITA. 2017. (Oficina).
FORMAÇÃO DA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. (Olimpíada).
I Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares. 2017. (Congresso).
I Encontro de História - História e Diversidade. 2017. (Encontro).
III Seminário de Metodologias Participativas:perspectivas e desafios da pesquisa ação e extensão em comunidades e II Seminário de socialização dos projetos de intervenção do curso de educação em direitos humanos:construindo redes de educação cidadã. 2017. (Seminário).
VI Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita.A leitura e a (re) escrita de provérbios populares:uma prática de letramento em classes da EJA. 2017. (Outra).
VI Colóquio Internacional Sobre Letramento e Cultura Escrita. 2017. (Outra).
VI Colóquio Internacional Sobre Letramento e Cultura Escrita.A LEITURA E A (RE) ESCRITA DE PROVÉRBIOS POPULARES:UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO EM CLASSES DA EJA. 2017. (Outra).
VIII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2017. (Seminário).
XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2017. (Encontro).
XII ENCONTRO DA LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.O CURSO DE LETRAS/UNEB/PARFOR E O COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: AFINAL, COMO ESTÁ A COMPREENSÃO DE LEITURA NAS TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2017. (Encontro).
CONELP - Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Morfossintaxe da Língua Materna no curso de Letras com Espanhol na UNEB: para além da tradição. 2016. (Congresso).
CONELP - Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Psicolinguística da leitura e o gênero acadêmico resumo informativo: a produção textual de discentes do curso de direito da UNEB. 2016. (Congresso).
CONELP - Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).
CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Seminário).
Contos, cantos e movimento. 2016. (Oficina).
Encontro de Estágio da UNEB. 2016. (Encontro).
ESPAÇO DE CONHECIMENTO DA UFMG.CONTOS, CANTOS E MOVIMENTO. 2016. (Oficina).
I Ciclo de Palestras do NEI - Acessibilidade e Inclusão em Pauta. 2016. (Outra).
I CICLO DE PALESTRAS DO NEI - ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM PAUTA - EDUCAÇÃO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. 2016. (Encontro).
Intervenção didático-pedagógica na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos: as heranças africanas na sala de aula. 2016. (Exposição).
IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do do Norte. 2016. (Outra).
IV SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2016. (Seminário).
JORNADA PEDAGÓGICA 2016 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: DEBATES CONTEMPORÂNEOS.CURRÍCULO PARA A INFÂNCIA DE DOIS A OITO ANOS: DAS CONCEPÇÕES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. (Seminário).
Mesa: O prisma da crítica nos estudos da linguagem: ideologia, poder e emancipação. 2016. (Exposição).
O prisma da crítica nos estudos da linguagem: ideologia, poder e emancincipação. 2016. (Seminário).
VI SIALA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACOLHENDO AS LÍNGUAS AFRICANAS E IV JORNADA DO CEA/UFMG.DANDO TRELA ÀS LÍNGUAS AFRICANAS. 2016. (Seminário).
XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.O Curso de Letras/UNEB/PAFOR e o compromisso com a Educação Linguística: afinal, como está a compreensão de leitura nas turmas do 9º ano do ensino fundamental?, 0. 2016. (Encontro).
XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2016. (Encontro).
XII ENCONTRO DE LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO. 2016. (Encontro).
FÓRUM PEDAGÓGICO. 2015. (Encontro).
I Congresso Internacional de Estudos Sobre África e Brasil: entre as margens e fronteiras. 2015. (Congresso).
I Congresso Internacional de Estudos Sobre África e Brasil: entre as margens e fronteiras. Influência das Línguas Africanas e Ameríndias na Formação do Português Brasileiro. 2015. (Congresso).
III Congresso de Línguas Para Fins Específicos. 2015. (Congresso).
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem. 2015. (Encontro).
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagen.A metacognição na leitura e as interferências socioculturais: uma experiência com acadêmicos do curso de turismo da UNEB. 2015. (Encontro).
III ENCONTRO NACIONAL E II INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA DA UPE.Variação, Mudança Linguística e Ensino. 2015. (Encontro).
II Mostra Cultural FSBA. 2015. (Exposição).
I Seminário Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2015. (Seminário).
VII COLOQUIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSÃO PROFESSOR/A: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE.COMISSÃO CIENTIFICA. 2015. (Simpósio).
XI ENCONTRO DE PORTUGUÊS LINGUA ESTRANGEIRA DO RIO DE JANEIRO & II CONGRESSO DE LÍNGUA INTERNACIONAL. Xô acordo ortográfico em Angola: a nossa variação não está lá dentro. 2015. (Congresso).
XI ENCONTRO DE PORTUGUÊS LINGUA ESTRANGEIRA DO RIO DE JANEIRO & II CONGRESSO DE LÍNGUA INTERNACIONAL. 2015. (Congresso).
2º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica III. 2014. (Seminário).
Colóquio Sobre Relações Étnico-Raciais. 2014. (Outra).
II Kizomba: juventudes negras. 2014. (Outra).
I Seminário Herança Africana na Bahia: Genealogia da música e do candomblé angola. 2014. (Seminário).
I Seminário Herança Africana na Bahia: Genealogia da Música e do Candomblé Angola. 2014. (Seminário).
I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição - I LINCOG.Linguagem e Cognição: compreensão de provérbios por pessoas com acidente vascular cerebral no LPI e/ou Alzheimer conhecidas de professores-alunos do programa Plataforma Freire da UNEB. 2014. (Simpósio).
IV Encontro de Sociolinguística: diferentes olhares sobre o português brasileiro. 2014. (Encontro).
VII Colóquio Regional de Pesquisas em Educação.Psicolinguística e Aquisição da Linguagem: abordagem interdisciplinar. 2014. (Outra).
VII Jornada de Incentivo a Pesquisa e Extensão.Linguagens e Cotidiano. 2014. (Outra).
VII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão.Apresentações de trabalhos. 2014. (Outra).
VII Jornada de Incentivo àPesquisa e Extensão - VII JOINPE. 2014. (Outra).
V SIALA - Seminário Internacional Acolhendo as Linguas Africana.Linguas Africanas e Novos Olhares. 2014. (Seminário).
V SIALA - Seminário Internacional Acolhendo as Linguas Africana. 2014. (Seminário).
Ciclos de Palestras: Linguagens em Debate. 2013. (Encontro).
Compreensão da Homossexualidade na Educação.Compreensão da Homossexualidade na Educação. 2013. (Outra).
Curso Festival Gèlèdé: Origem, Iconografia e Significado. 2013. (Outra).
Diálogos Lexicológicos. 2013. (Encontro).
III Seminário de Estágio de Letras. 2013. (Seminário).
Palestra Compreensão da Homossexualidade na Educação.Compreensão da Homossexualidade na Educação. 2013. (Outra).
Seminário de Educação de Jovens e Adultos: aprendizagem ao longo da vida. 2013. (Seminário).
Seminário de Inclusão: educação em direitos humanos nos cursos de licenciatura uma relação a ser trabalhada. 2013. (Seminário).
Seminário dos Novos GESTORES 2013-2016: a mulher no cenário sociopolítico. 2013. (Seminário).
VI Seminário Interdisciplinar Cultura Africana e Indígena. 2013. (Seminário).
Cérebro discursivo: o encontro da teoria do Contexto com a Neuropsicologia. 2012. (Seminário).
Ciclo de Discussões Linguísticas e pedagógicas. 2012. (Encontro).
II Seminário de Educação do CMPA: um século de tradição. 2012. (Seminário).
O compromisso interdisciplinar dos estudos da linguagem e da cognição. 2012. (Outra).
Seminário Livre de Linguística I. 2012. (Seminário).
V Colóquio de Linguística e Literatura. 2012. (Encontro).
XII SEMANA DE LETRAS. 2012. (Encontro).
III Curso Manuel Querino - Personalidades Negras. 2011. (Outra).
III Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Fomação Docente para/na Educação Superior. 2011. (Encontro).
II Seminário Bantu de Comunidades tradicionais de Terreiros. 2011. (Seminário).
II Seminário Bantu de Comunidades Tradicionais de terreiros.A estatura das línguas subsarianas como línguas que são, mas tratadas no Brasil como dialeto no sentido depreciativo do termo ou oferecidas cursos de extensão sem nenhum compromisso acadêmico. 2011. (Seminário).
II Seminário Interno de extensão Universitária da UNEB.Extensão, Cultura e Relações Internacionais. 2011. (Seminário).
II Seminário Interno de Extensão Universitária da UNEB. 2011. (Seminário).
II Xirê das Letras Giros de Resistência. 2011. (Encontro).
ii xIRÊ DAS lETRAS - gIROS DE rESISTÊNCIAS.Discrinação no discurso e nas representações sociais. 2011. (Outra).
Seminário Africanias: instalação das linguas angolanas. 2011. (Seminário).
VIII Coloquio Internacional Franco-Brasileiro de Estética da Bahia.A Fotografia com François Soulages: Imagem e Etnia. 2011. (Outra).
VIII Colóquio Internacional Franco-Brasileiro de Estética da Bahia. 2011. (Outra).
Curso de línguas africanas. 2010. (Outra).
III Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas. 2010. (Seminário).
II SELETRAS Formação de Professores: Olhos Outros (Mesmos) Caminhos. 2010. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PARFOR - PLATAFORMA FREIRE/CAPES/MEC/UNEB.Curso de Licenciatura em Letras. 2010. (Seminário).
Tópicos especiais em educação - aspectos da epistemologia africano - brasileira e educação.Máscaras africanas - contextualização histórica. 2010. (Outra).
A língua africana na educação básica.A língua africana na educação básica - as contribuições da sociolinguística. 2009. (Oficina).
A linguística no ensino fundamental.A linguística no ensino fundamental - o papel do professor. 2009. (Seminário).
II Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas. 2008. (Seminário).
Oficina de Inclusão dos temas afros no currículo escolar. 2008. (Oficina).
Encontro Internacional: Estudos Africanos no Brasil e na Alemanha.Feira de São Joaquim: herança banto de boca em boca. 2007. (Encontro).
Encontro Internacional no Brasil e na Alemanha.O Estudo das línguas africanas no Brasil. 2007. (Encontro).
III Simpósio de de Educação -. 2007. (Simpósio).
Pluralidade Cultural: Lei 10639/03: onde começa o respeito às diferenças?.Lei 10639/03. 2007. (Encontro).
Alfabetização e Consciência Fonológica: Desafios para o Educador do Século XXI.Seminário Temático: Alfabetização e Consciência Fonológica. 2006. (Seminário).
I Encontro Internacional de pesquisadores em Comunidades Diaspóricas. 2006. (Encontro).
II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora. 2006. (Outra).
Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas: linguagem e educação.A vitalidade do léxico africano do grupo banto na Feira de São Joaquim - BA. 2006. (Seminário).
Congresso Internacional Cotidiano-Diálogos sobre Diálogos. 2005. (Congresso).
IX Congresso Mundial de Tradição e Cultura Iorubá. IX Congresso Mundial de Tradição e Cultura Iorubá. 2005. (Congresso).
Seminário de Teses em Andamento. 2004. (Seminário).
Seminário África-Bahia-Interlocuções, Literaturas e Trocas Culturais. 2003. (Seminário).
Seminário de Planejamento da Disciplina Estágio Supervisionado do Programa Intensivo de Graduação para Docentes em Exercício nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública. 2000. (Seminário).
Cultura,Diversidade e Preconceito Linguístico no Nordeste do Brasil.Cultura,Diversidade e Preconceito Linguístico. 1999. (Outra).
Encontro de Educadores para discussão dos Parâmetros Curriculares Nacionais.Encontro de Educadores para discussão dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 1996. (Encontro).
Seminário Nacional Caminhos e Perspectivas para a Geolingüística no Brasil. 1996. (Seminário).
Fórum Cidadania - Compromisso da Administração Pública. 1995. (Encontro).
III Encontro de Estudos em Gramática Gerativa.Gramática - realidade de estudo e ensino de 1 e 2 graus. 1995. (Encontro).
Parada Pedagógica: Produção de textos - leitura de mundo e gramática. 1995. (Oficina).
Seminário Qualidade em Serviços. 1995. (Seminário).
V Congresso Brasileiro da Associação Latino Americana de Estudos Afro-Asiáticos do Brasil (ALADAAB). 1995. (Congresso).
II Jornada de Atualização Pedagógica.II Jornada de Atualização Pedagógica. 1992. (Encontro).
II Encontro do Fórum Permanente das Universidades do Nordeste sobre Alfabetização. 1991. (Encontro).
II Seminário da Fundação Adroaldo Ribeiro Costa. 1991. (Seminário).
I Seminário da Fundação Adroaldo Ribeiro Costa. 1991. (Seminário).
I Jornada de Atualização Pedagógica/ Português. 1990. (Encontro).
VII Encontro de Pesquisa em Educação do Nordeste. 1987. (Encontro).
Seminário sobre o Folclore. 1984. (Seminário).
Participação em bancas
V, C. R. O.; ZUCOLOTO, :. P. C. S. V.;VITORINO, César Costa. A PRODUÇÃO DE GRUPO OPERATIVO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO TERRITÓRIO DO SISAL PARA A PROMOÇÃO DE UM ESPAÇO DE EXPRESSÃO DAS SUBJETIVIDADES DE ADOLESCENTES CONSIDERADAS/OS COMO DISSIDENTES. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES.
VITORINO, César Costa; PURIFICACAO, M. M.; CORTIZO, T. L.. O USO DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES.
VITORINO, César Costa; SANTOS, A. K. A.; TELES, E. C.. A EDUCOMUNICAÇÃO NA UNEB CAMPUS XI/SERRINHA - BAHIA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES.
VITORINO, César Costa; SANTOS, J. Z.; SANTOS, W. S.. O POTENCIAL EDUCATIVO DE JOGOS DIGITAIS COOPERATIVOS NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) - UNEB.
PURIFIICACAO, M. M.; SANTANA, M. L. S.;VITORINO, César Costa. USO DAS TECNOLOGIAS NA EJA NO TERRITÓRIO DO SISAL: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES.
CORREIA, P. C. H.;VITORINO, César Costa; SANTOS, W. S.. O POTENCIAL DOS JOGOS COOPERATIVOS DIGITAIS INSERIDOS NA PRÁTICA EDUCATIVA ENVOLVENDO JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) - UNEB.
BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.;VITORINO, CÉSAR COSTA. O GERENCIAMENTO DE SALA DE AULA: Prática Pedagógica Embasada Nas Competências Sociais e Humanas. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa. O SERVICO SOCIAL E O PROGRAMA DE ATENÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E PSICOSSOCIAL ? PROAP Uma Atuação do Assistente Social na Política de Educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
CORREIA, P. C. H.;VITORINO, César Costa; NOVAIS, N. S.. DO PAPEL RECICLADO AO PAPEL SOCIAL: A ARTE TERAPIA E A ARTE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE DA EJA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; AMORIM, I. B.; SILVA, J. R. C.. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE UM MINICURSO PARA ALUNOS DO 5° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SISALEIRA DE VALENTE: LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO DO PLANEJAMENTO À AÇÃO INTERVENTIVA. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB.
SILVA, J. R. C.; GOMES, C. M. S.;VITORINO, César Costa. PROPOSTA DE LEITURA DA CARNAVALIZAÇÃO NOS CORDÉIS SOBRE PEDRO MALASARTES. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós - graduação Profissional em Letras - ITA) - Universidade Federal de Sergipe.
CORREIA, P. C. H.; BORDAS, M. A. G.;VITORINO, César Costa. CONTRIBUIÇÃO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E. S. C.; AMORIM, I. B.. LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA BNCC: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MULTICAMPI. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; BORDAS, M. A. G.; CORREIA, P. C. H.. EDUCAÇÃO DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS NO CONTEXTO DA EJA PRISIONAL: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO NO COLÉGIO PROFESSOR GEORGE FRAGOSO MODESTO. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; LEAO, J. A. C.; SALES, M. A.; HETKOWSKI, T. M.; LEITE JUNIOR, J. C.. A Escola como espaço geotecnológico:estratégias pedagógicas de entendimento do lugar de uma escola em Dias D'Ávila - BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação MP GEST) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; MENDONCA, L. C.; VILAS BOAS, F. S. O.. DA EIRA À BEIRA E O MEU LÁPIS PARTIDO AO MEIO: RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE ESCRITA, A PARTIR DAS CRÔNICAS DE EURICO BOAVENTURA. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; XIMENES, C. F. L.; BARRETO, M. R. N.. LETRAMENTO HISTÓRICO PARA ALUNOS DA EJA: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL MARTINHO SALLES BRASIL. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. O lixo é um luxo:olhares dos estudantes do ensino médio de um Colégio da rede pública de Salvador. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A importância de inserir no currículo das Escolas de Salvador o conteúdo diversidade cultural. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A figura do negro no livro didático de História do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. Saberes necessários à prática docente no processo de alfabetização e letramento. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A influência dos pais e a consequência no processo de escolha profissional do adolescente. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. Um estudo sobre egressos do curso superior tecnológico em radiologia e sua atuação profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A educação continuada e o feminicídio no discurso de profissionais da Polícia Civil. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A educação para o reconhecimento da diversidade religiosa na comunidade escolar de Colinas de Periperi. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. Contribuições das neurociências para a formação de professores alfabetizadores que atuam no primeiro ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A importância da disciplina Pesquisa Científica no currículo do curso superior de Tecnologia em Radiologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A importância da ludicidade na educação Infantil: os jogos e brincadeiras como fonte de interesse para o ensino aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. Alfabetização de jovens e adultos: o Programa Topa como fator de ascensão social no município de Candeias - Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. Gestão escolar: políticas públicas como fator de ascensão social através da educação de qualidade no município de Santo Amaro-BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.. Ludicidade e letramento: um estudo sobre as práticas docentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.. A prática das aulas de Educação Física nas escolas de tempo integral: os desafios encontrados e suas eficientes superações pedagógicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA:Fatores e Problemas Que Contribuem Para o Fracasso Escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Revisão de Narrativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.. PRÁTICA PEDAGÓGICA E LUDICIDADE: Desafios Para Uma Aprendizagem Significativa Na Educação Infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL:O que revela as narrativas dos alunos de uma escola no município de São Francisco do Conde-BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Implicações no Desempenho Escolar das Meninas em uma Instituição Pública Estadual. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A FORMAÇÃO QUE TEMOS E A FORMAÇÃO QUE QUEREMOS: Desafios e Perspectivas do Novo Ensino Médio No Colégio Estadual Wanderley Araújo Pinho. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: As Possibilidades da Interdisciplinaridade no Ensino Médio na Escola Pública da Rede Estadual de Salvador. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR / ALUNO NA LEITURA E ESCRITA: Pressuposto na Inclusão Social com alunos especiais nas Séries Iniciais em uma Escola Municipal no Município de Candeias - Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
CORREIA, P. C. H.;VITORINO, César Costa; SANTOS, J. Z.; BRITO, L. M. G.. A INCLUSÃO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) - UNEB.
SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.. UM ESTUDO SOBRE A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. O ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA: Uma Contribuição Para a Compreensão da Realidade Contemporânea dos Educandos. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
CORREIA, P. C. H.;VITORINO, CÉSAR COSTA; MIRANDA, T. G.. Estratégias pedagógicas para alunos com deficiência: pesquisa-ação na EJA em uma escola municipal de Salvador. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SILVA, J. R. C.; SILVA, S. C. C. G.. UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ENGENHO DA PONTE DO RECÔNCAVO BAIANO. 2020. Dissertação (Mestrado em MPIES) - UNEB /MPIES.
SOUZA, H. T.; BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa. NARRATIVAS DE SI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Entrelaçando Experiências e Saberes Docentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: Nuances e Matizes Entre os Saberes da Docência e os Fazeres na Aprendizagem da Leitura e da Escrita. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
SOUZA, H. T.; BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa. O ENSINO DA MATEMÁTICA E CIDADANIA:As Relações da Educação Matemática Com a Cidadania. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; GALVAO, N. C. S. S.. PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: (IM)POSSIBILIDADES NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:EIS A QUESTÃO? UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA NO MUNICÍPIUO DE SALVADOR. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. DESAFIOS DO/A COORDENADOR/A PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE GESTÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019 - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.;VITORINO, César Costa. A importância de um sujeito da EJA no processo ensino-aprendizagem: continuidades e descontinuidades no contexto escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
BARBOSA, F. J.;VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.. Práticas avaliativas da aprendizagem no ensino fundamental do tempo formativo da educação de jovens e adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.; BARBOSA, F. J.. A prática dos professores do ensino fundamental II: contribuições para leitura e a formação do leitor. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, César Costa; SOUZA, H. T.; BARBOSA, F. J.. A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno do ensino fundamental anos iniciais. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
ANDRADE, D. M. M.; PEREIRA, A. L. N.; SANTOS, A. P.; SOARES, M. F.;VITORINO, César Costa. Proposta de intervenção na formação e prática pedagógica do professor que atua no curso superior de tecnologia de gestão comercial através da extensão universitária. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - UNEB.
VITORINO, César Costa; BARBOSA, F. J.; SOUZA, H. T.. CAPDEVER - MUTUMBÁ - MOTUMBAXÉ: VULNERABILIDADES DE ADOLESCENTES E A EFETIVIDADE DA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.
VITORINO, César Costa; PEREIRA, A. L. N.; SANTOS, A. P.; SOARES, M. F.. Proposta de intervenção na formação pedagógica do professor que atua no curso superior de tecnologia de gestão comercial em uma instituição superior de educação particular de Salvador/Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação MP GEST) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; ANDRADE, D. M. M.; PORTELA, C. P. J.; CORREIA, P. C. H.; BARRETO, M. R. N.; SILVA, J. A. S. C. N.. RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA OS PROFESSORES QUE ENSINAM A LÍNGUA PORTUGUESA COMO L 2 PARA SURDOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação MP GEST) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; ALVES, E. V.; AQUINO, M. S.; LAFFIN, M. H. L. F.. ANÀLISE DAS ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DO MANUAL DO PNLD 2014: UMA CONTRIBUIÇÂO PARA A FORMAÇÂO DO ALFABETIZADOR. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SANTOS, A. K. A.; ALMEIDA, S. M. L.. A COMPREENSÃO LEITORA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA O CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL - IF SERTÃO - PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; BORDAS, M. A. G.. PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS ATRAVÉS DAS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DA EJA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NA CIDADE DE SÃO FELIPE - BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, P. C. M. A.; FIALHO, N. H.; MATOS, R. L.; VIVAS, M. I. Q.; FREITAS, K. S.;VITORINO, César Costa. GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação MP GEST) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; FARIA, E. M. S.; ALVES, E. V.; SANTOS, J. J. R.. SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU - BAHIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, S. R.; SANTOS, A. K. A.;VITORINO, César Costa. A compreensão leitora dos estudantes do ensino médio integrado: uma proposta interventiva para o campus Petrolina Zona Rural - IF Sertão-PE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - UNEB.
VITORINO, César Costa; ALVES, E. V.; LAFFIN, M. H. L. F.. Análise das orientações teóricas do manual do PNLD EJA 2014: uma contribuição para formação do alfabetizador. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) - UNEB.
SANTOS, E. M. O.; SANTOS, T. O.; PEREIRA, J. N.; SANTOS, J. S.;VITORINO, César Costa. (PER)FORMANDO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-LÍTERO-CULTURAL. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC), da Universidade Fe) - Universidade Federal da Bahia.
RIPOLL, D.;VITORINO, César Costa; ZUBARAN, S. M. A.; LEYVA, P. A.; BONIN, I. T.. ENCRUZILHADA DE SABERES: DESPACHOS DE NARRATIVAS DE JOVENS UMBANDISTAS NO TERREIRO E NA ESCOLA. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós - graduação em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.
VITORINO, César Costa; DECIA, A. C. M.; GALEFFI, D. A.; OLIVEIRA, E. D.; MESSEDER, S. A.. PEDRINHA MIUDINHA EM ARUANDA Ê, LAJEDO: O MODO DE VIDA DA UMBANDA. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Co) - Universidade Federal da Bahia.
VITORINO, César Costa; MESSEDER, S. A.; URPIA, A. M. O.; OLIVEIRA, E. D.; CAETANO, M. R. V.; LIMA, M. N. M.. RELAÇÔES DE SOCIABILIDADE E AS (RE) INTERPRETAÇÕES DE GÊNERO E MASCULINIDADES DE JOVENS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Multi - Institucional e Multidisciplçinar em Difusão do Conhecime) - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
VITORINO, César Costa; MESSEDER, S. A.; GALEFFI, D. A.; DANTAS, M. C. C.; SOUSA, L. S.; MELO, M. R.. AS EXPERIÊNCIAS/APRENDIZAGENS COM/SOBRE AS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR:A INFÂNCIA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NARRADAS POR UMA HERMENEUTA. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Multi - Institucional e Multidisciplçinar em Difusão do Conhecime) - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
VITORINO, César Costa; SILVA, F. P. S.; NICOLIN, J. S.; MARTINS, L. C. A.; CASTRO, Y. A. P.; MESSEDER, S. A.. TERREIRO TUMBENCI: UM PATRIMÔNIO AFROBRASILEIRO EM MUSEU DIGITAL. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Multi - Institucional e Multidisciplçinar em Difusão do Conhecime) - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
VITORINO, César Costa; LIMA JUNIOR, A. S.; LEITE JUNIOR, J. C.; MACHADO, A. L.; ANDRADE, D. M. M.. AUTORIA,SUBJETIVIDADE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2018. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.
BARRETO, M. R. N.; CORREIA, P. C. H.; GALVAO, N. C. S. S.;VITORINO, César Costa; KARAM FILHO, J.; SOUSA, L. S.. RECURSOS PEDAGÓGICOS TÁTEIS TRIDIMENSIONAIS (3D) PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES CEGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - EPT. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (P) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO.
BORDAS, M. A. G.;VITORINO, César Costa; GONCALVES, I. M. C.; GALVAO, N. C. S. S.; BARBOSA, R. S.; BRITO, S. M. G.. Alunos com altas habilidades/superdotação e o olhar para si: um estudo fenomenológico. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
VITORINO, César Costa; MESSEDER, S. A.; GALEFFI, D. A.; DANTAS, M. C. C.; SOUSA, L. S.. A INFÂNCIA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO:UM ESTUDO SOBRE AS APRENDIZAGENS/EXPERIÊNCIAS COM/SOBRE AS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Multi - Institucional e Multidisciplçinar em Difusão do Conhecime) - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
VITORINO, César Costa; MESSEDER, S. A.; DECIA, A. C. M.; OLIVEIRA, E. D.. PEDRINHA MIUDINHA EM ARUANDA Ê, LAJEDO: O MODO DE VIDA DA UMBANDA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Multi - Institucional e Multidisciplçinar em Difusão do Conhecime) - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
VITORINO, César Costa; SILVA, F. P. S.; NICOLIN, J. S.; MATTA, A. E. R.; MESSEDER, S. A.; CASTRO, Y. A. P.; MARTINS, L. C.. TERREIRO TUMBENCI: UM PATRIMÔNIO AFRO - BRASILEIRO EM UM MUSEU DIGITAL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Multi - Institucional e Multidisciplçinar em Difusão do Conhecime) - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
VITORINO, César Costa; DOURADO, L. M. A.; FRANCA, E. S. C.. FORMAÇÃO IDENTITÁRIA QUILOMBOLA DE ESTUDANTES DA ESCOLA MANOEL FEITOSA DE OLIVEIRA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MOCÓ/JACU EM POÇO DAS TRINCHEIRAS/AL: INTERVENÇÕES MIDIÁTICAS ACERCA DOS PROCESSOS HISTÓRICOS E CONTEXTUAIS. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES)) - Universidade do Estado da Bahia.
V, C. R. O.;VITORINO, César Costa; BATISTA, M. D. M. B. E.. "GRUPO OPERATIVO: UM ESPAÇO DE EXPRESSÃO DAS SUBJETIVIDADES DISSIDENTES NO CONTEXTO ESCOLAR. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES.
CORREIA, P. C. H.;VITORINO, César Costa; COSTA, P. L. S.. PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UM COLÉGIO SOCIOEDUCATIVO NO ESTADO DA BAHIA: UM ESTUDO DE CASO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - Universidade do Estado da Bahia.
PURIFIICACAO, M. M.;VITORINO, César Costa; LEYVA, P. A.. (RE)EXISTÊNCIA E EMPODERAMENTO DA IDENTIDADE NEGRA: PRÁTICA DOCENTE E ESTUDOS DECOLONIAIS NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL DE VALILÂNDIA/ VALENTE - BAHIA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Pofissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES.
CORREIA, P. C. H.;VITORINO, César Costa; MELO, M. W. S.. A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA EJA POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; MIRANDA, T. G.. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; SANTOS, J. Z.. ?A INCLUSÃO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; AMORIM, I. B.; SILVA, S. C. C. G.. Educação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos de Petrolina-PE. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em MPIES) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; NOVAIS, N. S.. DO PAPEL RECICLADO AO PAPEL SOCIAL: A ARTE TERAPIA E A ARTE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; MENDONCA, L. C.; SANTOS, L. S.. PROCESSOS DE (RE)ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:UMA ABORDAGEM COM O GÊNERO DISCURSIVO MÚSICA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
VITORINO, César Costa; MENDONCA, L. C.; VILAS BOAS, F. S. O.. Da eira à beira e o meu lápis partido ao meio:ressignificação das práticas de escritas escolares no uso cotidiano das crônicas de Eurico Boaventura - um viés dialógico do estudo de Feira de Santana, ontem e hoje. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
VITORINO, César Costa; ANDRADE, D. M. M.; PEREIRA, A. L. N.; SANTOS, A. P.; SOARES, M. F.. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ATUA NO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL ATRAVÉS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA O PROFESSOR QUE ATUA NO CURSO SUPERIOR D PROFESSOR QUE ATUA NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação MP GEST) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; BORDAS, M. A. G.. Educação de surdos e deficientes auditivos no contexto da EJA profissional: possibilidades de formação no Colégio Professor George Fragoso Modesto. 2019 - Mestrado Profissional Educação de Jovens e Adultos.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; AQUINO, M. S.; BORDAS, M. A. G.. PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DA EJA; UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA NA CIDADE DE SÃO FELIPE-BA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; AQUINO, M. S.; GALVAO, N. C. S. S.. PERCEPÇÔES DOCENTES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: (IM) POSSIBILIDADES NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; ALVES, E. V.; LAFFIN, M. H. L. F.; AQUINO, M. S.. ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS DO MANUAL DO PNLD EJA 2014: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; FARIA, E. M. S.; ALVES, E. V.; SANTOS, J. J. R.. RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO ESTADUAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SANTOS, A. K. A.. A COMPREENSÃO LEITORA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: uma proposta interventiva para o Campus Petrolina Zona Rural ? IF SERTÃO - PE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPGEDU - Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
JESUS, D. B.;VITORINO, César Costa. AFOXÉ FILHAS DE GANDHY: Mulheres de cultura e resistência.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio Cultura) - Universidade Federal da Bahia.
AFONSO, E. F. C.;VITORINO, César Costa. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CLASSES MULTISSERIADAS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA) - Instituto Federal Bahia Campus Valença.
AFONSO, E. F. C.;VITORINO, César Costa. O ENSINO DA LEITURA EM CLASSES MULTISSERIADAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA) - Instituto Federal Bahia Campus Valença.
GONCALVES, C. C.; SANTOS, R. A. C.;VITORINO, César Costa. Ninguém me disse que ele era negro: a presença de autores da literatura afro - brasileira na 1ª série do ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
Bulhões, Lígia Pello de Lima;VITORINO, César Costa; SOBRAL, G. N. T.. O ESTUDO DA AUTORIA EM REDAÇÕES DO VESTIBULAR DA UNEB 2020. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOARES, E. G. S.; CARVALHO, M. C. S.. A OBRA ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS NAS AULAS DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO: ENTRE ARGUMENTOS E PROPOSTAS.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, A. K. A.;VITORINO, César Costa; QUEIROZ, F. M. M. G.. PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE NA APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA POR CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.
BULHOES, Lígia Pellon de Lima; AMARAL, S.;VITORINO, CÉSAR COSTA. O HIPERGÊNERO POST NA REDE SOCIAL INSTAGRAM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
BULHOES, Lígia Pellon de Lima; DOURADO, L.M.A;VITORINO, CÉSAR COSTA. ENSINO DE PORTUGUÊS E FUNDAMENTOS DA EJA NA VOZ DE DUAS PROFESSORAS DA MODALIDADE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, CÉSAR COSTA; SOUZA, C. M. B.; FERREIRA, E. M. O.. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.
OLIVEIRA, P. M. C.;VITORINO, CÉSAR COSTA; CORTIZO, T. L.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, CÉSAR COSTA; CORTIZO, T. L.; OLIVEIRA, T. D. U. L.. S. Santana e Vitória A.S.Cézar.RELAÇÃO DIALÓGICA NA CIDADE DE SALVADOR-BA ENTRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A OTIMIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
TEIXEIRA, M. C. R.;VITORINO, César Costa; REIS, O. S.. O AZUL E OUTRAS COMPOSIÇÕES: UM ESTUDO SEMÂNTICO LEXICAL DO AZUL NAS LETRAS DE DJAVAN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
TEIXEIRA, M. C. R.;VITORINO, César Costa; REIS, O. S.. CULTURA E RELIGIOSIDADE EM O SUMIÇO DA SANTA: UM ESTUDO LEXICOLÓGICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
TEIXEIRA, M. C. R.;VITORINO, César Costa; REIS, O. S.. O TWITTER E A CRIATIVIDADE LEXICAL: UM ESTUDO LÉXICO - SEMÂNTICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; FERREIRA, E. M. O.; ARAÚJO JURANDIR DE ALMEIDA; PASSOS, S. C.. DISLEXIA:O PAPEL DOS PEDAGOGOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
FEISTAUER, C. M.;VITORINO, César Costa; PEDREIRA, A. L. S.. dos Santos; Melina B.de Oliveira.A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS EAD) - UNEB.
FEISTAUER, C. M.;VITORINO, César Costa; PEDREIRA, A. L. S.. O TRABALHO DA GRAMÁTICA DENTRO DO TEXTO DO ENEM / 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS EAD) - UNEB.
FEISTAUER, C. M.;VITORINO, César Costa; PEDREIRA, A. L. S.. Pereira ;NoéliaF. de Jesus ;Tânia A.de Ornelas.PRESTÍGIO E PRECONCEITO LINGUÍSTICOS: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS EAD) - UNEB.
FEISTAUER, C. M.;VITORINO, César Costa; PEDREIRA, A. L. S.. Matos e Fabiana Silva.NORMAS GRAMATICAIS E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ABORDAGEM INCLUSIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS EAD) - UNEB.
FEISTAUER, C. M.;VITORINO, César Costa; PEDREIRA, A. L. S.. A CONTRIBUIÇÃO DA LINGUÍSTICA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS EAD) - UNEB.
FEISTAUER, C. M.;VITORINO, César Costa; PEDREIRA, A. L. S.. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS GÍRIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS EAD) - UNEB.
FEISTAUER, C. M.;VITORINO, César Costa; PEDREIRA, A. L. S.. de Leal; Vandalva Miranda.A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS EAD) - UNEB.
ARAUJO, K. S. S.; SANTOS, A. K. A.; SIMOES, I. C.;VITORINO, César Costa. A brincadeira continua...sucatas como recurso de aprendizagem lúdico e afetivo no processo de alfabetização e letramento de infâncias em vulnerabilidades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia a Distância) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO JURANDIR DE ALMEIDA;VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.; SOBRINHO RAQUEL ALVES; CORTIZO, T. L.. EDUCAÇÃO INFANTIL,CONTOS DE FADAS,CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO E PERSONALIDADE DA CRIANÇA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SILVA, C. B. S.; SANTOS, G. A. C.; CORTIZO, T. L.. FERREIRA e FRANCISLEIDE T. BATISTA BARBOSA.O AGENTE DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR ? BAHIA: UMA TENTATIVA DE COMBATE À INFREQUÊNCIA E AO ABANDONO ESCOLAR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
FRANCA, E. S. C.;VITORINO, CÉSAR COSTA; OLIVEIRA, R.. Cerqueira Maria L. Owadokun.EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO FEMININA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E. S. C.; SILVA, S. C. C. G.; CASTRO, Z. L. P.. A LIDERANÇA DA MULHER NEGRA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SILVA, A. C. S. E.; CARVALHO, A.. LITERATURA DE CORDEL E A CONSTRUÇÃO DO LUGAR: UM ESTUDO DE CASO DA PRAÇA VISCONDE DE CAIRU. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; OLIVEIRA, A. A. A.; PINHO, M. F.. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; PENA, P.; CORTEZ, P.; PINHO, M.. O GRAFFITI COMO POTENCIALIZADOR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; CORTIZO, T. L.; ANDRADE, J. R. S.. BOAS PRÁTICAS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSPIRAÇÃO EM FANNY ABRAMOVICH. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E. S. C.; ARAÚJO JURANDIR DE ALMEIDA. Tupinambá e Larissa de Brito Cruz.EMPODERAMENTO FEMININO DE MENINAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; CORTIZO, T. L.; JESUS, S. O.. dos S. Sant?anna e Verônica C. dos A. Santos.INDISCIPLINA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICIPIO DE SALVADOR- BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FEISTAUER, C. M.; FRANCA, E. S. C.; CORTIZO, T. L.. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.; CORTIZO, T. L.. PSICOGÊNESE DA LECTOESCRITA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
PINHO, M.;VITORINO, César Costa; CORTIZO, T. L.. Brito.A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; CORTIZO, T. L.; PASSOS, S. C.. MICROCEFALIA, COGNIÇÃO E LINGUAGEM: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA O PEDAGOGO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
AMORIM, I. B.; CASTRO, S. B. D.;VITORINO, César Costa. CONCEPÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: COMPREENSÕES DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR/SERRINHA-BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
AMORIM, I. B.; TORRES, M. M. O.;VITORINO, César Costa. SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR-SERRINHA-BA: NARRATIVAS DE EGRESSAS SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E. S. C.; CORTIZO, T. L.. Santos.Experiências e vivências na / da Educação de Jovens e Adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; PEREIRA, A. L. N.; SILVA, I. T.. O lúdico eo o ensino de língua Inglesa:possibilidades de uma aprendizagem significativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; PEREIRA, A. L. N.; SILVA, I. T.. A motivação no ensino aprendizagem de Língua Inglesa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SILVA, I. T.; FELIX, J. C.. Análise do livro didático it fits (6º ano): sob a perspectiva dos gêneros textuais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SILVA, I. T.; FELIX, J. C.. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ALIADO A LITERATURA AFRICANA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; PINHO, M. F.; OLIVEIRA, P. M. C.. A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; PINHO, M. F.; OLIVEIRA, P. M. C.. A importância dos jogos,brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; LOPES, N. S.. A REGÊNCIA VARIÁVEL DO VERBO DE MOVIMENTO IR: PANORAMA E PERSPECTIVA NA FALA POPULAR DE SALVADOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; DOURADO, L. M. A.. O SISTEMA ORTOGRÁFICO E O LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; STAUDT, A. J. T.. PRODUÇÕES TEXTUAIS NA ESCOLA:A CONCORDÂNCIA NOMINAL COMO CASO DE REGRA VARIÁVEL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; LOPES, N. S.. A VARIÁVEL EM/NI NA FALA POPULAR URBANA DE SALVADOR: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO. 2018 - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; LOPES, N. S.. O DUPLO PARTICÍPIO NAS FALAS DE SALVADOR: ANÁLISE DA VARIAÇÃO EM FORMAS DO PARTICÍPIO NAS FALAS POPULARES NA CIDADE DE SALVADOR - BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SANTOS, G. A. C.; PASSOS, S. C.; CORTIZO, T. L.. BREVES REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADE NA LEITURA E ESCRITA:OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SOUSA, R. A. S.; FERREIRA, R.. S.Santo.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.. A ABORDAGEM LIMITADA DA SEMÂNTICA LEXICAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
PASSOS, S.; SANTOS, Geisa Arlete C.;VITORINO, César Costa. A importância do brincar e da brincadeira na educação infantil - jogos e brincadeiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E. S. C.; PINHO, M. F.. A afetividade como forma de contribuir para o processo de aprendizagem na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; PINHO, M. F.; FERREIRA, R.. Música: contribuições nos espaços formais e não formais de educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; RODRIGUES, A. T.; SANTOS, Geisa Arlete C.. Programa Mais Educação: contribuições para a construção de uma escola de tempo integral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Rimas, xilogravuras e linguagem popular: a literatura de cordel na formação de leitores e escritores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; COSTA, I. S.. A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE ITABERABA - BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; OLIVEIRA, P. M. C.; COSTA, H. S.. Literatura e Formação de Leitores: uma proposta de intervenção no bairro Dom Avelar, na cidade de Salvador-BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; OLIVEIRA, P. M. C.; COSTA, H. S.. Psicolinguística da leitura e da escrita: o que fazer na Educação Infantil?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SANTOS, M. F.; SANTOS, J. Z.. Práticas pedagógicas com crianças com Síndrome de Down na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E.; SANTOS, Geisa Arlete C.. A literatura infantil nas séries iniciais: o que dizem os professores do Ensino Fundamental?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.; ALAKIJA, I. S.. Dificuldade de leitura e escrita e formação docente: implicação para o ensino e aprendizagem do primeiro ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E.; ALAKIJA, I. S.. O professor da educação infantil e o novo aluno autista: os desafios da inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; STAUDT, A. J. T.. Formação do professor de língua materna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNEB.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; STAUDT, A. J. T.. Práticas de leitura para alunos autistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNEB.
VITORINO, César Costa. Protagonismo juvenil: o papel da escola na formação do senso crítico e na transformação do jovem em sujeito protagonista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNEB.
VITORINO, César Costa; FRANCA, E.; CORTIZO, T. L.. A importância dos cuidados com a saúde do professor na formação inicial no curso de licenciatura em Pedagogia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; CORTIZO, T. L.; FERREIRA, R.. Gestão participativa e os processos de autonomia: (im)passes do modelo escolar contemporâneo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SILVA, G. A.; PINHO, M. F.. A importância da avaliação da aprendizagem na educação infantil na rede privada de ensinho Grupo 02. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.; FRANCA, E. S. C.. Gênero e movimentos sociais: ação dos movimentos feministas na cidade de Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. O. dos Santos.Das Cantigas de Roda ao Desenvolvimento da Psicomotricidade na Educação Infantil. 2016.
VITORINO, César Costa. Questões Etnicorracionais na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Classe hospitalar: um atendimento pedagógico singular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; TEIXEIRA, M. C. R.; SILVA, T. M. P.. A importância do intérprete / tradutor: o processo de mediação em uma sala inclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNEB.
VITORINO, César Costa; FRANÇA, Elizete. Ensino e aprendizagem da matemática: processos, utopias e realiades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. O currículo em movimento nas Séries Iniciais: a ênfase no ensino de história da cidade do Salvador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Ludicidade no contexto da Educação Infantil: questões fundantes para a aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Pedagogia do amor e afetividade no processo de ensino aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. As contribuições da literatura afro-brasileira na construção dos valores da criança de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A inspiração criativa na construção de personagens da literatura infantil: as considerações de Iray Galrão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Família e Escola: relações Ambivalentes na Contemporaneidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Oliveira, Jaciara S. Santos e Lilian M. Guedes.A Importância da Ludicidade e a sua Contribuição no Processo de Ensinar e Aprender na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANÇA, Elizete. Novais, Uilma M. Menezes.A Literatura Infantil e suas Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A importância da literatura infantil no processo de aquisição da lecto-escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A importância da música na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A importância da brinquedoteca no ambiente hospitalar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. O coordenador pedagógico do Ensino Fundamental I: mediador do processo formativo dos professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. O papel do professor na dificuldade da leitura da Escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A mulher na música popular brasileira: da exaltação à degradação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNEB.
VITORINO, César Costa. A variação do subjetivo na fala popular de Salvador: condicionamento estrutural e social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Formação de Crianças Leitoras na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANÇA, Elizete. As sexualidades no Contexto Escolar: Reflexões sobre a Homofobia na Escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Antônio Vieira: Cordelista da Negritude Santoamarense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.; OLIVEIRA, R.. Sousa e Juçara Maria P. Lôbo.EJA: relação entre cidadania e aprendizagem na alfabetização de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANÇA, Elizete; COSTA, H.. C. Gomes; Ana P. R. A. B. Santana e Ana R. S. Freire.Biblioteca e sua Potencialização para Formação de Leitores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.; FRANÇA, Elizete. Amorim e Maria Emília G. C. Santos.Luto nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.. Maciel e Josefa Marta S. dos Santos.Competências Básicas que o professor necessita para atual com crianças da Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Em busca de otimizar a autonomia da práxis da leitura e da escrita para portadores de distúrbio de déficit de atenção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNEB.
VITORINO, César Costa; BADARO, A. R.. O desenvolvimento das habilidades na educação infantil: análise da aplicação da coleção ler e ser, na Escola Municipal Deputado Gersino Coelho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lincenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; FRANÇA, Elizete; SANTOS, Geisa Arlete C.. Contos Africanos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; FRANÇA, Elizete. A Literatura na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
SOUZA, Joice Amorim de;VITORINO, César Costa. O pedagogo empresarial e sua inserção na empresa petrolífera. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Educação de Jovens e Adultos: implicações na língua escrita e oral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SANTOS, Geisa Arlete C.. Silva, Raimunda A. Gomes.Literatura Infantil: entrelaçando olhares. 2010.
VITORINO, César Costa. da Silva.Educação de Jovens e Adultos: o fazer pedagógico no olhar de professores e alunos. 2010.
VITORINO, César Costa. Literatura infantil - uma maneira prazerosa de aprender na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Souza.Alfabetização - breves reflexões sobre metodologia e a formação do professor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Entre discursos e práticas - um estudo da atuação docente acerca da lei 10639/03 em escolas municipais de Cajazeiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A importancia dos contos e mitos na matriz africana para a construção da identidade de alunos negros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A importancia da leitura prazerosa na 1ª série do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A importancia da Literatura Infantil no Referencial Nacional Curricular para educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A construção de conhecimentos e valores sociais através do desenho na pré-escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A leitura no ensino fundamental - a ação do pedagogo diante dos problemas da leitura no contexto escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. O lúdico e a escrita - alfabetizando com prazer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. A história da África no currículo escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Os jogos matemáticos como recurso pedagógico na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. Ensino fundamental - a importancia de cultivar o hábito da leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa. O trabalho da formação do sujeito leitor numa escola do 1º ciclo do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; PARCERO, L. M. J.. Seleção para Gestores do Polo Universidades para Todos Salvador. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Concurso Público para Professor Auxiliar na disciplina Morfologia e Construção do Significado/ Texto e Discurso. 2005. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Concurso Público para Docentes de Nível Superior, na Classe Auxiliar, para a matéria/ disciplina Língua Portuguesa. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
VITORINO, César Costa. Membro da banca examinadora de linguagem e educação. 2003. UNEB.
VITORINO, César Costa. Seleção Pública para Professor Auxiliar/ Assistente da disciplina Redação, Leitura e Produção Textual/ Lingüística Aplicada à Alfabetização/ Metodologia e Prática de Ensino da Leitura e da Escrita. 2002. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Concurso Público para Docente de Nível Superior, na Classe Auxiliar, para matéria/ disciplina Prática Pedagógica Magistério I. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
VITORINO, César Costa. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 1999. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Seleção Pública para Professor Substituto de Pré-Escolar e Alfabetização e Psicogênese da Língua Escrita. 1995. Universidade do Estado da Bahia.
GOLNZALEZ, L. S.;VITORINO, César Costa. B a n c a E x a m i n a d o r a d o s P r o j e t o s I n t e g r a d o r e s d e C r i a t i v i d a d e e I n o v a ç ã o , a p r e s e n t a d o s p e l o s a l u n o s d o 1 º s e m e s t r e d o s C u r s o s S u p e r i o r e s d e T e c n o l o g i a d a F a c u l d a d e C a i r u. 2023. Fundação Visconde de Cairu.
VITORINO, César Costa; BELTRAO, L. M. F.; COSTA, Iraneide Santos. 7ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA QUALIDADE DE INTEGRANTE DA COMISSÃO JULGADORA DA ETAPA ESTADUAL. 2021. ESCREVENDO O FUTURO OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.
VITORINO, César Costa; TORRES, M. M. O.; MARTINS, P. C. B.; MUSSI, R. F. O.; SILVA, S. C. C. G.; CASTRO, S. B. D.; TORRES, C. R. V.; CARNEIRO, E. N.; AMORIM, I. B.; SANTOS, J. B.; PORTUGAL, J. F.; PURIFICACAO, M. M.; SOARES, M. T. N.; BATISTA, M. D. M. B. E.. I WEB SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR: DIÁLOGOS INTERVENTIVOS I WEB COLÓQUIO EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL I WEB COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPEGE: POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA PANDEMIA III COLÓQUIO INTERNACIONAL DIVERSIDADE RELIGIOSA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 2020. UNEB /MPIES.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.. Membro da banca examinadora que avaliou e emitiu parecer ao processo de incentivo funcional à produção científica do professor Gilberto Nazareno Telles Sobral. 2019. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Renovação do incentivo funcional à produção cientifica da Professora Doutora Carla da Penha Bernardo. 2018. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; CERQUEIRA, A. V. M.; CONCEICAO, A. P. S.; LAGO, A. C. C.. Membro da Comissão de Avaliação para seleção de candidatos à bolsa de monitoria de extensão da meta III - Programa de Educação Inclusiva - PROGEI. 2018. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.. JURADO DO PROJETO ESTRUTURANTES NA MODALIDADE TEMPO DE ARTE LITERÁRIA - TAL. 2018. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; CORREIA, P. C. H.; FARIAS, S. R. R.. Membro da comissão de avaliação para seleção de profissionais para atendimento às atividades a serem realizadas pelo Programa de Educação Inclusiva - PROGEI,do edital 90/2018 da PROEX,vinculados ao edital PROEXT 2015. 2018. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOBRAL, G. N. T.; LUZ, R. A. O.. Banca Examinadora que avaliou e emitiu parecer ao processo de Alteração de regime de Trabalho de 40 para DE da Professora Sílvia Rita Magalhães de Olinda. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOBRAL, G. N. T.; STAUDT, A. J. T.. Banca Examinadora que avaliou e emitiu parecer ao processo de Licença Prêmio da Professora Dilcélia Almeida Sampaio. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOBRAL, G. N. T.. Banca Examinadora que avaliou e emitiu parecer ap proceso de Licença Prêmio da Professora Constância Maria Borges de Souza. 2017. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; OLIVEIRA, T. D. U. L.; ANDRADE, G. R.; CARVALHO, M. C. S.. JURADO DO PROJETO ESTRUTURANTES NA MODALIDADE TEMPO DE ARTE LITERÁRIA - TAL. 2017. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Comissão Avaliadora de Promoção Docente de Filismina Fernandes Saraiva. 2016. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa; SAMAPIO, D.; SILVA COSTA, J. Comissão de Avaliação de pedido de Licença Prêmio - Profa. Dra. Ana Júlia Tavares Staudt. 2016. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. PROJETOS ESTRUTURANTES DA SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO - BA. 2016. Secretaria Estadual da Educação da Bahia.
VITORINO, César Costa. Comissão de Seleção Regional dos projetos inscritos na 11ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef e do curso de formação "Avaliação de projetos socioeducativos". 2015. Fundo das Nações Unidas para a Infância.
VITORINO, César Costa. Membro de Banca Examinadora de Processo de Incentivo à Produção Científica da Professora Rita Angélica de Oliveira Luz. 2015.
VITORINO, César Costa. Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2014.
VITORINO, César Costa. Comissão para seleção de bolsista do curso de Letras para o Programa de iniciação à Doc~encia. 2011. UNEB.
VITORINO, César Costa. Membro da Comissão Especial de Concurso Público Docente. 2011. UNEB.
VITORINO, César Costa; SOUZA, C. M. B.; BERNARDO, C. P.. Comissão de Matrícula Especial para a Curso de Letras Vernáculas do DCH - I. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
VITORINO, César Costa. Membro da Comissão para Avaliar o Processo de Mudança de Regime de Trabalho de 40h para Dedicação Exclusiva da Professora Stella Rodrigues dos Santos. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
Ana Maria Silva Teixeira;VITORINO, César Costa. Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Escrevendo o Futuro. 2006. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Pará.
VITORINO, César Costa; ABADE, Celina Márcia; LEITE, Gildeci de Oliveira. VITORINO, CÉSAR COSTA; ABADE, CELINA MÁRCIA; LEITE, Gildeci de Oliveira. Comissão Científica do Encontro Regional de Estudantes de Letras 2005. Universidade Católica do Salvador.. 2005. Universidade Católica do Salvador.
VITORINO, César Costa; LEITE, Gildeci de Oliveira. VITORINO, César Costa e LEITE, Gideci de Oliveira. Evento Estudantil de Arte, Educação e Cultura: Semana do Amor do Colégio Estadual João Florêncio Gomes, 2005. 2005. Colégio Estadual João Florêncio Gomes.
VITORINO, César Costa. Membro das Bancas Examinadoras do Seminário de Educação: a construção científica em Dias D´Ávila. 2001. UNEB.
VITORINO, César Costa. Membro de Comissão de Avaliação de Pedido de Progressão Funcional na Carreira do Magistério Superior da Professora Adelaide Rocha Badaró. 2001.
Orientou
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE UM MINI CURSO NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SISALEIRA DE VALENTE-BA: LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO DO PLANEJAMENTO A AÇÃO INTERVENTIVA; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA BNCC: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MULTICAMPI; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
OS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE LEITURA NO COLÉGIO ESTADUAL TEIXEIRA DE FREITAS, NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA, BRASIL; Início: 2021; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HUMANIDADES E ARTES, COM MENÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO) - UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSARIO; (Orientador);
Ação Estratégica Análise e Individualização de Devolutivas da Produção Textual dos Estudantes do Ensino Médio; Início: 2026; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Estágio no Centro Estadual de Referência em Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMIT),; Início: 2026; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
?O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA DO TERRITÓRIO VELHO CHICO: CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE JOGOS PROPULSIVOS PARA O LETRAMERÍTICO NA EDUNTO CCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(EJA) NO ENSINO MÉDIO; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA MANOEL FEITOSA DE OLIVEIRA NO QUILOMBO MOCÓ/JACU EM POÇO DAS TRINCHEIRAS/AL: INTERVENÇÕES MIDIÁTICAS SOBRE OS PROCESSOS HISTÓRICOS E CONTEXTUAIS; 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES)) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Pofissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES, ; Orientador: César Costa Vitorino;
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA RELEVÂNCIA DAS HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MULTICAMPI: DIÁLOGOS NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO ESTRUTURAL; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Pofissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES, ; Orientador: César Costa Vitorino;
O USO DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A EDUCOMUNICAÇÃO NA UNEB CAMPUS XI/SERRINHA - BAHIA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Pofissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES, ; Orientador: César Costa Vitorino;
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Um Estudo de Caso de Uma Escola Municipal De Dias D?ávila ?Bahia; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões do Coordenador Pedagógico Em Atuação Em Uma Escola Municipal; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE UM MINICURSO PARA ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA REGIÃO SISALEIRA DE VALENTE : LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO DO PLANEJAMENTO À AÇÃO INTERVENTIVA; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - UNEB /MPIES, ; Orientador: César Costa Vitorino;
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA BNCC: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MULTICAMPI; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social) - Universidade do Estado da Bahia, ; Orientador: César Costa Vitorino;
: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO - BA; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A IMPLICAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: Ensino como meio; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
AFETIVIDADE E A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA MIDIÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
OS REFLEXOS E CONFLITOS DO USO DE DROGAS TRAZIDOS PARA O ÂMBITO ESCOLAR; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
ÍNDICE DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA: um Relato de Experiência do Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira - CPMFPO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
OS FUNCIONÁRIOS NÃO DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA: Inclusão e as Competências Para as Funções Que Exercem; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:Uma Nova Perspectiva De Ensino Com A Terceira Idade Na Escola Carlos Drummond De Andrade; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ENGENHO DA PONTE DO RECÔNCAVO BAIANO; 2020; Dissertação (Mestrado em MPIES) - UNEB /MPIES, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A DINÂMICA AVALIATIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: Vozes, Fazeres e Saberes; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A FAMÍLIA E A ESCOLA:Seus Valores na Formação do Cidadão Alicerçando a Educação Infantil; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO IINFANTIL: A ROTINA PARA ADAPTAÇÃO NA CRECHE MARIA EMÍLIA EM MATA DE SÃO JOÃO - BA; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
LER LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: DIFICULDADES E SOLUÇÕES POSSÍVEIS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
AS POSSIBILIDADES E ENTRAVES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:APERCEPÇÃO DOCENTE; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: César Costa Vitorino;
EDUCAÇÃO E LETRAMENTO: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
La Práctica Pedagógica del Profesor en la Educación de Jóvenes y Adultos; 2018; Dissertação (Mestrado em Educación y comunicación social) - Universidad Del Salvador, ; Orientador: César Costa Vitorino;
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO MÉDIO NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO 3º ANO DO COLÈGIO ESTADUAL NECY NOVAES,EM SANTA LUZ - BA; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TDIC: UMA ANÁLISE QUANTO A OFERTA E USO EM SALA DE AULA PELAS ESCOLAS PARTICULARES DE SALVADOR NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A avaliação da produção textual dos estudantes na Escola Helena Celestino de Magalhães; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A formação do profissional de educação física e a utilização dos conteúdos de primeiros socorros na escola: possibilidades e desafios; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
Práticas e saberes de uma comunidade rural no município de Riachão do Jacuípe-Bahia:Possibilidade para alfabetização e letramento; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
Transição de passagem do ensino fundamental I para o fundamental II e a relação dos vínculos afetivos: um estudo com alunos do 5º e 6º ano da Escola Municipal Lagoa dos Patos; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A família como agente motivador de aprendizagem; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
LAS REPRESENTACIONES SOCIALES SOBRE JÓVENES AFRODESCENDIENTES Y SUS REPERCUSIONES EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE EN EL NIVEL PRIMARIO; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciencias de la Educación de la Comunicación Social) - Universidad del Salvador, ; Orientador: César Costa Vitorino;
Gestão da escola pública no município de Salvador: um estudo sobre o processo de municipalização; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação MP GEST) - Universidade do Estado da Bahia, ; Coorientador: César Costa Vitorino;
Leitura e Escrita relacionadas aos gêneros textuais; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
Relações inter-religiosas de professores do ensino fundamental sobre a ordem do candomblé em sala de aula; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
MÍDIA E CORPO: POSSIBILIDADES CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma Del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
OS DOIS LADOS DA MOEDA:VISÕES CONTRADITÓRIAS DE UMA MESMA REALIDADE; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
A FAMÍLIA COMO AGENTE MOTIVADOR DE APRENDIZAGEM; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma del Sur, ; Orientador: César Costa Vitorino;
LOS TEXTOS DE DIVULGACIÓN CIENTÍFICA EN CLASES DE LECTURA EN EL COLEGIO ESTATAL TEIXEIRA DE FREITAS, EN EL MUNICIPIO DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA, BRASIL; ; 2023; Tese (Doutorado em CARRERA DE DOCTORADO EN EDUCACIÓN) - Facultad de Artes Y Humanidades, ; Orientador: César Costa Vitorino;
EJA: relação entre cidadania e aprendizagem na alfabetização de jovens e adultos; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Gomes, Ana Paula R; A; B; Santana ; ; ; ; Biblioteca e sua Potencialização para Formação de Leitores; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Amorim, Maria Emília Guerreiro C; Santos; Luto nas Séries Inicias do Ensino Fundamental I; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Competencias Básicas que o professor necessita para atuar com crianças da Educação Infantil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
RELAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS CORPORAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA PSICOPEDAGOGIA PARA DIAGNOSTICAR E INTERVIR NAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS DE SEIS A DOZE ANOS; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Sampaio;Rosângela Freire de Rezende; AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA SOB UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À ESCRITA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Influência do lúdico no ler e escrever; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Silveira, Marina A; Guia e Vilma C; S; Jesus; Dificuldades de aprendizagem na escrita nas séries iniciais do ensino fundamental; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Gomes e Nilzete C; Saraiva; Dificuldade de leitura nas séries iniciais; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
O lúdico como recurso facilitador na intervenção psicopedagógica de crianças com dificuldades de aprendizagem; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Nascimento, Marli S; Lima e Telma O; da Assunção; Dificuldades da leitura e da escrita em crianças do primeiro e segundo ciclo da Escola Municipal Novo Horizonte; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Cardoso; O espaço da mulher delegada de polícia no sistema de segurança pública do estado da Bahia; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de segurança pública) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Wanderley; Elementos de eficácia da estratégia de segurança pública do estado da Bahia; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de segurança pública) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Assunção, Israel G; Argolo e Marivalda Moutinho; Atividade investigativa policial em Salvador e direitos humanos; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de segurança pública) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Moura; O inquérito policial no sistema de segurança pública: caracterização das ações da polícia civil e do ministério público do estado da Bahia; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de segurança pública) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Implantação do tiro defensivo na preservação da vida - método Giraldi - na polícia militar da Bahia; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança pública) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
de Magalhães e Ricardo C; C; de Menezes; A tecnologia da informação como ferramenta de atualização cadastral do policial-militar; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança pública) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
A aplicação da lei federal nº 10; 029, de 20/10/2000, na Polícia Militar do Piauí e sua relação custo versus benefício; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Estratégica em Segurança) - Policia Militar da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Quando o medo escreve comigo: a escrita como território de medo,descoberta da disortografia e superação na EJA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA SOCIAL FRENTE À PRIVAÇÃO DE LIBERDADE DE JOVENS INFRATORES NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A OBRA ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS NAS AULAS DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO: ENTRE ARGUMENTOS E PROPOSTAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
S; Santana e Vitória A; S; Cézar; RELAÇÃO DIALÓGICA NA CIDADE DE SALVADOR-BA ENTRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A OTIMIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
EvangelistaSheila E; S; Silva Silvana M; C; C; Menezes; A IDENTIDADE DA CRIANÇA E DE PRÉ-ADOLESCENTES ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
DISLEXIA:O PAPEL DOS PEDAGOGOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
BATISTA BARBOSA; O AGENTE DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR ? BAHIA: UMA TENTATIVA DE COMBATE À INFREQUÊNCIA E AO ABANDONO ESCOLAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS PARA A FORMAÇÃO DAS CRIANCAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
REPARAÇÃO SOCIAL : UMA BREVE ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COTAS RACIAIS NA CIDADE DE SALVADOR - BAHIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Marques,Jaqueli E; S; Jesus e Juçara M; Jesus; A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Oliveira,Márcia P; Alves e Renildes C; C; dos Santos; A influência da tecnologia na alfabetização e letramento de alunos do 1 ano do ensino fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A importância da escola de tempo integral: suas possibilidades e desafios no ensino fundamental na escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A importância da leitura no 3o ano do ensino fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Alfabetização e letramento: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A ressocialização do menor infrator: algumas reflexões e possíveis contribuições da pedagogia social; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A aprendizagem da lectoescrita da criança com transtorno de espectro autista na rede pública municipal de ensino: um estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
O currículo em movimento nas séries iniciais: a ênfase no ensino de história da cidade do Salvador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Ludicidade no contexto da educação infantil: questões fundantes para a aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Pedagogia do amor e afetividade no processo de ensino-aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
As contribuições da literatura afro-brasileira na construção dos valores da criança de educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A inspiração criativa na construção de personagens da literatura infantil: as considerações de Iray Galrão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Literatura e Formação de Leitores: uma proposta de intervenção no bairro Dom Avelar, na cidade de Salvador-BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Psicolinguística da leitura e da escrita: o que fazer na educação infantil?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
; A literatura infantil nas séries iniciais: o que dizem os professores do ensino fundamental?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Dificuldades de leitura e escrita e formação docente: implicação para o ensino e aprendizagem do primeiro ano do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
O professor da educação infantil e o novo aluno autista: os desafios da inclusão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE HOSPITALAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Pedagogia do amor e afetividade no processo de ensino apredizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Santos, Joelma A; Maurício, Raissa N; S; Santos; Ludicidade no contexto da educação infantil: questão fundante para aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
O currículo em movimento nas séries iniciais: a ênfase no ensino de história da cidade de Salvador; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
As contribuições da literatura Afro-Brasileira na construção dos valores da criança de educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A inspiração criativa na construção de personagens da literatura infantil: as considerações de Iray Galrão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A importância da literatura infantil no processo de aquisição da lecto-escrita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
O papel do professor na dificuldade da leitura da escrita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Novais, Uilma M; Menezes; A Literatura Infantil e suas Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
EJA: relações entre cidadania e aprendizagem na alfabetização de jovens e adultos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Biblioteca e sua Potencialização para Formação de Leitores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Santos; Luto nas Série Iniciais do Ensino Fundamental I; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Competências Básicas que o professor necessita para atuar com crianças da Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A coesão nos textos dissertativos-argumentativos de alunos do projeto Universidade para Todos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - UNEB; Orientador: César Costa Vitorino;
EJA: Relação entre cidadania aprendizagem alfabetização de jovens e adultos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lincenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Competências básicas que o professor necessitar para atuar com crianças da Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lincenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Luto nas série iniciais do ensino fundamental I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lincenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Biblioteca e sua potencialização para formação de leitores; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Dificuldades de Aquisição da escrita nas séries iniciais nas escolas Antonio Carlos Magalhães e castro Alves no município de Simões Filho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Aprendizagem de Leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo na escola Antônio Carlos Magalhães no município de Simões Filho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Souza e Estelita Araújo da Mota; Aprendizagem de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo na Escola Antonio Carlos Magalhães no município de Simões Filho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Dificuldades de aquisição da escrita nas séries inciais nas escolas Antonio Carlos Magalhães e Castro Alves em Simões Filho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Aquisição do sistema de escrita nas crianças de 06 a 10 anos de idade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Aquisição do sistema de escrita nas crianças de 06 a 10 anos de idade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Oliveira e Maria Cristina F; M; de Souza; Desenvolvimento do gosto pela leitura através da literatura infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Desenvolvimento do gosto pela leitura através da literatura infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
dos Santos; Dificuldade da aquisição da leitura na 2 série; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Dificuldades da aquisição da leitura na 2 série; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Os esteriótipos linguísticos na mídia: um estudo do rotacismo no programa humorístico Sai de Baixo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Contos Africanos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A Literatura na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Silva, Raimunda A; Gomes; Literatura Infantil: entrelaçando olhares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
da Silva; Educação de jovens e adultos: o fazer pedagógico no olhar de professores e alunos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Leitura significativa: metodologia do professor nas séries iniciais das escolas municipais de Lauro de Freitas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNEB; Orientador: César Costa Vitorino;
A influência da Literatura Infantil no processo de alfabetização; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNEB; Orientador: César Costa Vitorino;
Literatura Infantil: uma maneira prazerosa de aprender na educação infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Souza; Alfabetizaçõa: breves reflexões sobre a metodologia e a formação do professor; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
O lúdico e a escrita: alfabetização com prazer; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A história da África no Currículo Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Vasconcelos e Marineusa Alves dos Santos; A contribuição dos contos de fadas na educação infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A importância dos contos e mitos na matriz africana para a construção da identidade de alunos(as) negros(as); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A importância da leitura prazerosa na 1 série do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A importãncia da Literatura Infantil no Referencial Nacional Curricular para educação infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A construção de conhecimento e de valores sociais através do desenho na pré-escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
A leitura no ensino fundamental: a ação do pedagogo diante dos problemas da leitura no contexto escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Visconde de Cairu; Orientador: César Costa Vitorino;
Gonçalves et al; A Contribuição dos Professores no Combate a Evasão da Educação de Jovens e Adultos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
O Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto Educacional: possibilidade x desafios; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Formação do professor da rede UNEB 2000 do município de Paulo Afonso; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Alfabetização de jovens e adultos nas escolas São Vicente de Paula e Luiz Gonzaga; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Análise do sistema de avaliação da Escola Municipal Rivadalva de Carvalho; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
Uma abordagem do programa de aceleração na Escola Municipal Casa da Criança 3; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
A importância de trabalhar a licenciatura da educação infantil no município de Glória; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
O alto índice de reprovação na 1ª série do ensino fundamental nas escolas públicas de Paulo Afonso; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
O livro didático de língua portuguesa; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: César Costa Vitorino;
A organização do pensamento em relação à leitura analítica para elaboração da produção de texto na 4a série do ensino fundamental; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNEB; Orientador: César Costa Vitorino;
A educação infantil: realidade e desafios dos professores da Escola Eutródia Carvalho dos Santos; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNEB; Orientador: César Costa Vitorino;
A influência da família na aprendizagem da criança; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNEB; Orientador: César Costa Vitorino;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, E. M. O. ; TRAMALLINO, C. P. ; VITORINO, César Costa . LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE.. Revista, Linguagem, Educação e Sociedade- LES , v. 28, p. 1-28, 2024.
-
COUTO, T. A. ; VITORINO, César Costa . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CONTEXTO ESCOLAR QUILOMBOLA , A PEDAGOGIA SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. REVISTA DE PEDAGOGIA SOCIAL- UFF , v. 16i1, p. 1-21, 2023.
-
NASCIMENTO, T. F. ; VITORINO, César Costa . AULA DE LÍNGUA INGLESA ONLINE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA EM TEMPOS DE COVID-19: DESAFIOS DE UMA PRÁTICA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 154-169, 2022.
-
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. ; SILVA, C. B. S. . REFLEXÕES DE ORDEM SOCIOLINGUÍSTICA: RELAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O SISTEMA FONOLÓGICO E O SISTEMA ORTOGRÁFICO. VARIAÇÃO E MUDANÇA. SOCIODIALETO , v. 12, p. 1, 2021.
-
VITORINO, César Costa ; FERREIRA, E. M. O. . LITERATURA NEGRA, CULTURA E FORMAÇÃO CIDADÃ ANTIRRACISTA. Revista Alembra , v. 3, p. 32-50, 2021.
-
FERREIRA, E. M. O. ; VITORINO, César Costa ; SAMUDIO, S. C. G. . EPISTEMOLOGÍA DEL LENGUAJE: ALGUNOS PARADIGMAS EXPLICAN EL FENÓMENO. InterSaberes Revista Científica , v. 16, p. 916-930, 2021.
-
ARAUJO, R. C. ; AMORIM, I. B. ; VITORINO, César Costa . Quilombo do Maracujá: diálogos entre narrativas e referencial teórico. Revista de Casos e Consultoria , v. 12, p. 1-23, 2021.
-
FERREIRA, E. M. O. ; VITORINO, César Costa . DO CONSCIENTIZAR AO LIBERTAR: A CONTEMPORANEIDADE DA PEDAGOGIA DA PRÁXIS, EM PAULO FREIRE. Revista do IEEE América Latina , v. 1, p. 16-19, 2021.
-
JESUS, KAUANE OLIVEIRA DE ; AMORIM, IVONETE BARRETO DE ; VITORINO, CÉSAR COSTA . OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE QUEREMOS DE/COM FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Científica Novas Configurações: diálogos plurais , v. 1, p. 12-20, 2020.
-
COSTA, H. S. ; VITORINO, César Costa . TERREIRO TUMBENCI E O USO DAS PLANTAS QUE CURAM: MUTALOMBÔ E CATENDÊ, PROTEGEI OS NOSSOS CORPOS. FRAGMENTOS DE CULTURA , v. 30, p. 367-380, 2020.
-
FERREIRA, EDNA MARIA DE OLIVEIRA ; VITORINO, CÉSAR COSTA . Passageiros da noite: do trabalho para a EJA. Itinerários pelo direito a uma vida justa. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 24, p. 1-4, 2019.
-
VITORINO, César Costa . AFINAL, O QUE DIZER COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE FEIRANTES DA FEIRA DE SÃO JOAQUIM NA CIDADE DE SALVADOR-BA. CAIRU EM REVISTA - SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE , v. I, p. 1, 2012.
-
VITORINO, César Costa . Os ?diálogos? da Análise do Discurso versus competência comunicativa de feirantes da Feira de São Joaquim na cidade de Salvador-Ba. Africanias.com , v. 1, p. 01-15, 2011.
-
VITORINO, César Costa . A natureza da linguagem, registro e gênero: possibilidades de relações. Seara (Salvador. Online) , Brasil, v. 1, n.1, p. 12-24, 2004.
-
VITORINO, César Costa . Etnolingüística: um breve comentário. Seara (Salvador. Online) , Bahia, v. 1, n.1, p. 1-14, 2004.
-
VITORINO, César Costa . Muito além do cafuné no caçula:o legado banto em nossos dicionários e glossários. 1. ed. São Carlo,SP: Pedro & João Editores, 2026. v. 1. 388p .
-
VITORINO, César Costa ; SANTOS, F. E. (Org.) ; CORREIA, F. D. S. (Org.) ; COUTO, T. A. (Org.) . Uma breve convivência no Quilombo Porto da Folha - Sergipe: registros das impressões. 1. ed. Formiga (MG): MultiAtual, 2025. v. 1. 113p .
-
VITORINO, César Costa ; ROCHA FILHO, J. S. ; DOURADO, L. M. A. ; LOPES, V. M. . De mãos dadas e "na contramão da história" [livro eletrônico] : Memorial da Professora Yeda Antonita Pessoa de Castro. 1. ed. Salvador, BA: Universidade do Estado da Bahia, 2025. v. 1. 62p .
-
CARNEIRO, E. N. (Org.) ; VITORINO, César Costa (Org.) . Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 1. ed. Santo Ângelo: Metrics, 2024. v. 1. 456p .
-
SILVA, S. C. C. G. (Org.) ; AMORIM, I. B. (Org.) ; VITORINO, César Costa (Org.) ; TORRES, C. R. V. (Org.) . CATÁLOGO DE PRODUTOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS. 1. ed. Santo Ângelo: Metrics,, 2024. v. 1. 97p .
-
PURIFICACAO, M. M. (Org.) ; VITORINO, César Costa (Org.) ; LOURENCO, J. A. L. (Org.) . ANTROPOLOGÍA:VISIÓN CRÍTICA DE LA REALIDAD SOCIOCULTURAL. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2022. v. 1. 67p .
-
PURIFICACAO, M. M. (Org.) ; CATARINO, E. M. (Org.) ; VITORINO, César Costa (Org.) . FILOSOFIA: CIÊNCIA,LÓGICA E LINGUAGEM. 1. ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022. v. 1. 69p .
-
VITORINO, César Costa . EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES SOBRE VOCÁBULOS AFRICANOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM ALGUNS DICIONÁRIOS E/OU GLOSSÁRIOS BRASILEIROS ( 1889 - 2006). 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. v. 20. 270p .
-
PURIFIICACAO, M. M. (Org.) ; CARNEIRO, E. N. (Org.) ; VITORINO, César Costa (Org.) . O ENSINO ALICERÇADO EM FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. 1. ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. v. 1. 237p .
-
VITORINO, César Costa . PROVÉRBIOS AFRICANOS EM TAMPAS DE PANELAS DE BARRO E O OLHAR LINGUÍSTICO. 1. ed. São Carlos: PEDRO & JOÃO EDITORES, 2020. v. 100. 182p .
-
VITORINO, César Costa . (E-Book) Em busca de explicações sobre Vocábulos Africanos: Uma investigação em alguns dicionários e/ou glossários brasileiros (1889-2006). 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. 263p .
-
PURIFICACAO, M. M. (Org.) ; VITORINO, César Costa (Org.) ; RODRIGUES, E. M. (Org.) . Investigação Científica nas Ciências Humanas 4. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020.
-
TORRES, M. M. O. (Org.) ; VITORINO, César Costa (Org.) ; FERREIRA, H. S. (Org.) . PARFOR UNEB: experiências, itinerários formativos de professores em exercício. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2019. v. 1. 150p .
-
VITORINO, César Costa ; SANTOS, E. F. ; OLIVEIRA, E. F. ; SOUZA, A. R. ; CARNEIRO, G. C. . Enfoque intercultural e escolas quilombolas: ensino e aprendizagem,diálogos e saberes na obra Vidas Secas,de Graciliano Ramos. In: César Costa Vitorino;Eugenia Francisca dos Santos: Flávio dos Santos Correia;Tairone Acácio Couto. (Org.). Uma breve convivência no Quilombo Porto da Folha - Sergipe: registros das impressões. 1ed.Formiga (MG): MultiAtual, 2025, v. 1, p. 89-106.
-
VITORINO, César Costa ; SANTOS, E. F. . Para início de conversa: o planejamento e as ações dos pesquisadores do NGEAALC para a visita ao Quilombo Mocambo Porto das Folhas. In: César Costa Vitorino;Eugenia Francisca dos Santos: Flávio dos Santos Correia;Tairone Acácio Couto. (Org.). Uma breve convivência no Quilombo Porto da Folha - Sergipe: registros das impressões. 1ed.Formiga (MG): MultiAtual, 2025, v. 1, p. 10-12.
-
NASCIMENTO, L. P. V. C. ; VITORINO, César Costa . Língua Portuguesa para além do conteúdo:interdisciplinaridade e pensamento crítico no 9º ano da rede pública municipal de Salvador. In: Sandra Célia Coelho Gomes da Silva;Ivonete Barreto de Amorim; Rozimeire Soares de Oliveira Porto. (Org.). Integração Graduação: Mestrado Profissional Interdisciplinar em produções multicampi. 1ed.Santo Ângelo: Ilustração, 2025, v. 1, p. 157-171.
-
CARVALHO, I. S. A. S. ; VITORINO, César Costa . TECENDO SABERES DOCENTES: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. In: Jader Luís da Silveira; Resiane Paula da Silveira. (Org.). Além das Palavras: Linguística, Literatura e Letras. 1ed.Formiga/MG: Uniesmero, 2024, v. 2, p. 43-51.
-
LEITE, J. M. ; VITORINO, César Costa . E-book Educomunicação e ações da UNEB-DEDC XI. In: Ivonete Barreto de Amorim;Sandra Célia Coelho Gomes da Silva. (Org.). Interdisciplinaridade, sociedade e intervenção : interlocuções entre pesquisas de egressos(as) de pós-graduação. 1ed.Salvador - Bahia: EDUFBA,, 2024, v. 4, p. 67-85.
-
SILVA, C. B. S. ; VITORINO, César Costa . Jogos educativos: um caminho lúdico para a formação do sujeito leitor nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Ivonete Barreto de Amorim;Sandra Célia Coelho Gomes da Silva. (Org.). Interdisciplinaridade, sociedade e intervenção : interlocuções entre pesquisas de egressos(as) de pós-graduação /. 1ed.Salvador - Bahia: EDUFBA,, 2024, v. 4, p. 113-123.
-
CARVALHO, I. S. A. S. ; VITORINO, César Costa . LETRAMENTO CIENTÍFICO: ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES. In: Everton Nery Carneiro ; César Costa Vitorino. (Org.). Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 03ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2024, v. 3, p. 1-256.
-
MELO, P. J. S. ; VITORINO, César Costa . O IMPEDIMENTO DO FLORESCER FEMININO: A TRAJETÓRIA DA MULHER NA CIÊNCIA. In: Everton Nery Carneiro ; César Costa Vitorino. (Org.). Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2024, v. 3, p. 1-256.
-
VITORINO, César Costa ; MELO, P. J. S. . Professores de língua portuguesa de escolas quilombolas e a utilização em sala de aula das trilhas pedagógicas criadas pela Secretária de Educação do Estado da Bahia: uma escuta sensível. In: Ivonete Barreto de Amorim; Nsimba José. (Org.). Educação,sociedade e intervenção:abordagem multirreferencial entre pesquisas. 1ed.Salvador - Bahia: EDUFBA,, 2024, v. 6, p. 147-169.
-
CARVALHO, I. S. A. S. ; VITORINO, César Costa . LETRAMENTO CIENTÍFICO: ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES. In: Everton Nery Carneiro ; César Costa Vitorino. (Org.). Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2024, v. 3, p. 121-133.
-
MELO, P. J. S. ; VITORINO, César Costa . O IMPEDIMENTO DO FLORESCER FEMININO: A TRAJETÓRIA DA MULHER NA CIÊNCIA. In: Everton Nery Carneiro ; César Costa Vitorino. (Org.). Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2024, v. 3, p. 189-200.
-
CARNEIRO, E. N. ; VITORINO, César Costa . APRESENTAÇÃO. In: Everton Nery Carneiro ; César Costa Vitorino. (Org.). Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2024, v. 3, p. 21-35.
-
MELO, P. J. S. ; VITORINO, César Costa . A INVISIBILIDADE DO FALAR NEGRO FEMININO: RACISMO LINGUÍSTICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: Everton Nery Carneiro ; César Costa Vitorino. (Org.). Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2024, v. 3, p. 369-378.
-
CARVALHO, I. S. A. S. ; VITORINO, César Costa . A LEITURA COMO JANELA PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO: O PAPEL DO PROFESSOR MEDIADOR. In: Everton Nery Carneiro ; César Costa Vitorino. (Org.). Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 1ed.Santo Ângelo: Metrics, 2024, v. 3, p. 401-414.
-
VITORINO, César Costa ; JESUS, F. S. ; CARVALHO, I. S. A. S. . Letramento racial, letramento social e letramento literário: em busca de uma unidade de sentido para o trabalho em sala de aula. In: Ivonete Barreto de Amorim; Rosuel Domingos Lima Pereira;. (Org.). Educação, sociedade e intervenção: interconexões entre pesquisas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2023, v. 1, p. 119-138.
-
FERREIRA, E. M. O. ; VITORINO, César Costa ; SAMUDIO, S. C. G. . EPISTEMOLOGIA DA LINGUAGEM: ALGUNS PARADIGMAS EXPLICAM O FENÔMENO. In: Osvaldo Barreto Oliveira Júnior. (Org.). A transdisciplinaridade da ciência nas suas relações com a vida. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2022, v. 1, p. 75-85.
-
VITORINO, César Costa ; VITORINO, M. C. ; SOUZA, C. M. B. . FALA E ESCRITA NA INFÂNCIA AFRODESCENDENTE BAIANA: os pressupostos da Sociolinguística. In: Ana Katia Alves dos Santos. (Org.). Infâncias reais: educação, direitos e família. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 37-55.
-
VITORINO, César Costa . LINGUAGEM PROVERBIAL EM TAMPAS DE PANELAS DE BARRO, O OLHAR LINGUÍSTICO E A SOCIOLOGIA DAS EMOÇÕES. In: Petrônio Domingues ; Francisco José Barbosa. (Org.). África e Brasil: fluxos e refluxos. 1ed.ARACAJU - SE: CRIAÇÃO EDITORA, 2021, v. 1, p. 85-108.
-
OLIVEIRA, M. A. S. ; VITORINO, César Costa . COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ENGENHO DA PONTE: ESPAÇO DE LUTA E RESISTÊNCIA. In: AMORIM,Ivonete Barreto de; SILVA,Sandra Célia Coelho Gomes da. (Org.). INTERDISCIPLINARIDADE,SOCIEDADE E INTERVENÇÃO:DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS DE EGRESSOS (AS) DE PÓS - GRADUAÇÃO. 1ed.Salvador: EdUFBA, 2021, v. 1, p. 1-218.
-
LEITE, J. M. ; SILVA, C. B. S. ; VITORINO, César Costa . A EDUCOMUNICAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO:INTERVENÇÔES NECESSÁRIAS NO ENSINO REMOTO. In: AMORIM,Ivonete Barreto de; SANTOS,Francisca Eugenia dos. (Org.). Educação, sociedade e intervenção: perspectivas interdisciplinares entre pesquisas. 1ed.Salvador - Bahia: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 95-115.
-
OLIVEIRA, M. A. S. ; VITORINO, César Costa . RODAS DE CONVERSAS EM TORNO DA CATAÇÃO DE OSTRA ENTRE MULHERES DO IGUAPE: UM LUGAR DE FORMAÇÃO?. In: Ivonete Barreto de Amorim;Sandra Célia Coelho Gomes; Rosuel Lima Pereira. (Org.). EDUCAÇÃO,SOCIEDADE E INTERVENÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 9-302.
-
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. ; LOPES, V. M. . LITERATURA INFANTIL EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID 19: CIENTISTAS DO MUNDO, DESCUBRAM LOGO A CURA. In: Everton Nery Carneiro;Sandra Célia Coelho Gomes da Silva;Luís Távora Furtado Ribeiro. (Org.). (E-Book) Apontamentos de Pesquisa: A Pandemia Covid ? 19: Teologia, Ciência e Arte em Conversas. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2020, v. , p. 23-43.
-
NUNES, V. V. ; VITORINO, César Costa ; FRANCA, E. S. C. . O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA PANDEMIA COVID 19: o apoio à população em situação de rua (PSR) na cidade de Salvador-Ba. In: Everton Nery Carneiro;Sandra Célia Coelho Gomes da Silva;Luís Távora Furtado Ribeiro. (Org.). (E-Book) Apontamentos de Pesquisa: A Pandemia Covid ? 19: Teologia, Ciência e Arte em Conversas. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2020, v. 1, p. 214-232.
-
SILVA, J. W. O. ; SILVA, S. C. C. G. ; VITORINO, César Costa . GESTÃO ESCOLAR DE QUIJINGUE/BA:A PARTIR DOS MARCOS LEGAIS DE UM MUNICÍPIO DO TERRITÓRIO DO SISAL. In: Selma Daltro Barros de Castro; Ivonete Barreto de Amorim; Márcia Torres Neri Soares. (Org.). GESTÃO ESCOLAR EM CONTEXTOS LOCAIS. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. 1, p. 1-137.
-
NASCIMENTO, T. F. ; VITORINO, César Costa ; CUNHA, L. L. S. . A Mulher na guerra - análises imagéticas a partir da leitura crítica de cartazes que circularam durante a Segunda Guerra Mundial. In: Symara A.A. de O. Cabral; Sayonara A.de Oliveira Uchoa. (Org.). Estudos linguísticos e formação de professores para o ensino de línguas. 1ed.Cajazeiras - PB: IDEIA, 2020, v. 1, p. 1-260.
-
NASCIMENTO, T. F. ; VITORINO, César Costa . Lá e cá: exercitando a língua inglesa em espaços de interação. In: Ivonete Barreto de Amorim;Marcelo Máximo Purificação;Maria Filomena Rodrigues Teixeira. (Org.). Educação, sociedade e intervenção : interlocuções entre pesquisas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 69-84.
-
COSTA, J. C. ; VITORINO, César Costa . Os impasses e os hiatos na interrelação dos cursos presenciais com o processo avaliativo: o caso da UNEB. In: Ivonete Barreto de Amorim;Marcelo Máximo Purificação;Maria Filomena Rodrigues Teixeira. (Org.). Educação, sociedade e intervenção : interlocuções entre pesquisas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 141-152.
-
FERREIRA, E. M. O. ; VITORINO, César Costa . Ensino de leitura, escrita e letramento acadêmico. In: Rita de Cássia Souto Maior et al (org.). (Org.). Estudos discursivos das práticas de linguagem, vol. I [livro eletrônico]. 1ed.Tutóia, MA: Editora Diálogos, 2020, v. 1, p. 277-289.
-
VITORINO, César Costa ; PEREIRA, G. R. ; SILVA, S. C. C. G. . A cultura popular na escola: o cordel numa perspectiva pedagógica. In: Marcelo Máximo Purificação; Elisângela Maura Catarino ;Maria Luzia da Silva Santana; Filomena Teixeira Maria de Fátima Neves (Orgs.). (Org.). Form(ação) Docente Um olhar interdisciplinar sobre os saberes e as práticas que gravitam pelo currículo. 01ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 01, p. 1-276.
-
VITORINO, César Costa ; TORRES, C. R. V. ; JESUS, I. A. . EGRESSAS DA UNEB E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: sentimentos que se intercalam na atuação docente. In: Ivonete Barreto de Amorim;Selma Barros Daltro de Castro;Telma Regina Batista Nascimento. (Org.). CURRÍCULO E ATUAÇÃO DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA:RETRATOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNEB/CAMPUS XI. 01ed.Salvador: Impressão Bigraf, 2017, v. 01, p. 89-108.
-
VITORINO, César Costa . Perspectiva formativa do trabalho interdisciplinar: reflexões sobre experiência no Curso de Pedagogia da FVC. In: AMORIM, Ivonete Barreto de; SANTOS, Geisa Arlete do Carmo ; CLOUX, Raphael Fontes. (Org.). Formação docente: olhares dialógicos sobre os fazeres e dizeres da práxis. Salvador (BA). 1ed.Salvador: Kawo ? Kabiyesile, 2014, v. 1, p. 77-89.
-
VITORINO, César Costa ; Bulhões, Lígia Pello de Lima ; COSTA, Iraneide Santos ; Machado, Rosa Helena Blanco . Atividade de Língua Portuguesa II. In: VITORINO, César Costa; COSTA, Iraneide Santos; BULHOES, Lígia Pellon de Lima; MACHADO, Rosa H. Blanco. (Org.). Módulo II: Universidade Para Todos. 1ed.Salvador: Ed. Salvador, 2007, v. 2, p. 01-66.
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos ; BULHOES, Lígia Pellon de Lima ; MACHADO, Rosa H. Blanco . Língua Portuguesa I. Módulo I : Universidade Para Todos 2006. Salvador: Secretaria da Educação do Estado da Bahia, 2006, v. 01, p. 41-100.
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos ; BULHOES, Lígia Pellon de Lima ; MACHADO, Rosa H. Blanco . Atividades de Língua Portuguesa I. Módulo I : Universidade Para Todos 2006. Salvador: Secretaria da Educação do Estado da Bahia, 2006, v. 01, p. 01-12.
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos ; BULHOES, Lígia Pellon de Lima ; MACHADO, Rosa H. Blanco . Língua Portuguesa II. Módulo II : Universidade Para Todos 2006. Salvador: Secrataria da Educação do Estado da Bahia, 2006, v. 01, p. 41-106.
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos ; BULHOES, Lígia Pellon de Lima ; MACHADO, Rosa H. Blanco . Atividades de Língua Portuguesa II. Módulo II: Universidade Para Todos. Salvador: Secretarida da Educação do Estado da Bahia, 2006, v. 01, p. 01-10.
-
LEITE, Gildeci de Oliveira ; VITORINO, César Costa . Vocábulos africanos de César Costa Vitorino. A TARDE, 09 mar. 2025.
-
VITORINO, César Costa ; VITORINO, M. C. ; AMORIM, I. B. . DISLEXIA: EQUIPE INTERDISCIPLINAR , ?ORIENTAÇÃO? PARA O FAZER DOCENTE NA SALA DE AULA COM ATIVIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA. https://publicacoes.even3.com.br/, https://doi.org/10.29327/74021, p. 1 - 27, 26 jul. 2021.
-
VITORINO, César Costa . AUTISMO: BREVES REFLEXÕES DE UM PESQUISADOR DE/SOBRE LINGUAGEM.. Cairu em revista:sociedade,educação gestão e sustentabilidade, https://cairu.br/revista/artig, p. 128 - 134, 15 jun. 2021.
-
ARAUJO, R. C. ; AMORIM, I. B. ; VITORINO, CÉSAR COSTA . EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: O QUE REALMENTE É POSSÍVEL?. Agência Sertão, 15 fev. 2021.
-
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. . A SOCIOLINGUÍSTICA E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS: BREVES REFLEXÕES.. Cairu em Revista, online, p. 188 - 194, 24 ago. 2020.
-
VITORINO, César Costa . Provérbios africanos em tampas de panelas de barro, o olhar linguístico e a sociologia das emoções. In: Seminário Nacional de Sociologia da UFS, 2020, Aracaju - SE. Anais do III Seminário Nacional de Sociologia da UFS. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. p. 20-1.
-
VITORINO, César Costa ; MACHADO, A. B. ; OLIVEIRA, J. V. V. . Aplicação da Teoria dos Espaços Mentais (TEM) à compreensão de provérbios africanos. In: I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, - I CONEPI, 2017, João Pessoa - PB. ? I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares, promovido pela Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços e pelo Grupo de Pesquisa em Literatura, Gênero e Psicanálise - LIGEPSI/CNPq/UFPB. João Pessoa - PB: Sal da Terra, 2017. p. 676-694.
-
VITORINO, César Costa . Provérbios - a leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas. VII SENALE. Pelotas: EDUCAT, 2012.
-
VITORINO, César Costa ; JESUS, A. F. ; SANTOS, D. H. S. . PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA E A INCLUSÃO DE (I) MIGRANTES EM AULAS ONLINE DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL. In: ANAIS DA SEMANA DO CÉREBRO DO MUSEU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 2023, Belém. Anais da Semana Internacional do Cérebro do Museu da Universidade Federal do Pará. Belém, 2023. v. 1.
-
VITORINO, César Costa . O curso de Letras, UNEB/PARFOR e o compromisso com a educação linguística: afinal, como está a compreensão de leitura nas turmas do 9o. ano do ensino fundamental, 0. In: XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, 2017, São Paulo. Anais do XII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, 2017. p. xx-xx.
-
COUTINHO, E. S. ; VITORINO, César Costa ; LEITE, J. M. ; SALES, C. M. . A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA PÚBLICA E A EDUCOMUNICAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. In: IV Semana de Letras do Seridó, 2022, currais Novos - RN. Livro de resumos da IV Semana de Letras do Seridó [recurso eletrônico] : novas tendências em Linguística e Literatura, Currais Novos, RN, 12 a 15 de setembro de 2022. Natal - RN: EDUFRN, 2022. p. 47-47.
-
VITORINO, César Costa ; FERREIRA, E. M. O. ; SANTOS, D. H. S. ; JESUS, A. F. . FALA E ESCRITA DE AFRODESCENTES BAIANOS: A INVESTIGAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR ? BAHIA. In: IV Semana de Letras do Seridó, 2022, Currais Novos - RN. IV Semana de Letras do Seridó. Natal, RN: EDUFRN, 2022. p. 91-92.
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, H. S. ; FERNANDES, M. C. R. ; SOUZA, A. N. . O PORTUGUÊS BRASILEIRO E OS FALARES AFRO-BRASILEIROS: CAMÕES COM DENDÊ?. In: IV Semana de Letras do Seridó, 2022, Currais Novos - RN. IV Semana de Letras do Seridó. Natal - RN: EDUFRN, 2022. p. 121-122.
-
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. . SOCIOLINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. In: Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos, 2020, São Cristóvão, SE. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos [e] VI Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. São Cristóvão, SE: UFS/MGEA, 2020. v. 1. p. 46-46.
-
VITORINO, CÉSAR COSTA ; NASCIMENTO, T. F. ; CUNHA, L. L. S. . A MULHER NA GUERRA: ANÁLISES IMAGÉTICAS A PARTIR DA LEITURA CRÍTICA DE CARTAZES QUE CIRCULARAM ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. In: II Simpósio de Línguas do campus Cajazeiras, 2020, João Pessoa. Educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social. João Pessoa: IFPB, 2020. v. 1. p. 144-144.
-
VITORINO, César Costa ; HADDAD, R. D. . FALEM AÍ SERINGUEIROS DA FLORESTA AMAZÔNICA: A INTERAÇÃO FACE A FACE. In: ABRALIN EM CENA UEFS, 2018, Feira de Santana - BA. CADERNO DE RESUMOS ABRALIN EM CENA BAHIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, 2018. v. 01. p. 1-248.
-
VITORINO, César Costa . Provérbios em tampas de panelas: Legado Familiar Cabindense a partir de uma análise da Psicolinguística da Leitura e da Teoria dos Espaços Mentais.. In: I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, 2017, Serrinha - BA. I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, 2017.
-
VITORINO, César Costa . Os 'erros' ortográficos e as pistas para intervenções didáticas diferenciadas. In: XVI Seminário de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, 2017, São Paulo. Anais do XVI Seminário de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, 2017. p. 25-25.
-
VITORINO, César Costa . Estratégias de leitura em ambiente virtual para classes do 6o ano do ensino fundamental: ação e reflexão com auxílio do moodle. In: VIII Jornada sobre Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais, 2017, São Paulo. Anais do VIII Jornada sobre Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais, 2017. p. 24-25.
-
VITORINO, César Costa . Testando saberes, habilidades e competências através do Enem: relatos de egressos cotistas no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas na Uneb, da persistência à efetiva participação no PIBID. In: XV Seminário de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, 2016, São Paulo. Anais do XV Seminário de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, 2016. p. 48-49.
-
VITORINO, César Costa ; CHAGAS, S. N. . A metacognição na leitura e as inferências socioculturais: uma experiência com acadêmicos do curso de Turismo da UNEB. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura,da Universidade de Pernambuco, 2015, Garanhuns - PE. Nas fronteiras da linguagem. Garanhuns - PE: Jairo Nogueira Luna, 2015. p. 9-351.
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, H. S. P. . Sempre dando trela às línguas africanas do grupo banto: um pouco da trajetória da etnolinguista Yêda Pessoa de Castro. In: I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil: entre margens e fronteiras, 2015, Garanhuns - PE. I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil: entre margens e fronteiras. Garanhuns - PE: Jairo Nogueira Luna, 2015. v. 1. p. 6-90.
-
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. . Abordagem cognitiva na compreensão de provérbios:a referenciação textual. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza - CE. ILT I Simpósio de Linguística Textual. Fortaleza -CE: Protexto - Grupo de Pesquisa em Linguística - UFC, 2015. p. 13-210.
-
VITORINO, César Costa . A redação do ENEM 2012 e linguística cognitiva. In: II Seminário de Educação CMPA, 2014, Porto Alegre. Anais II Seminário de Educação CMPA. Porto Alegre: CMPA, 2014. v. 1. p. 3-36.
-
VITORINO, César Costa . Lendo nas entrelinhas: análise de provérbios a partir de Oscar Ribas e de Mia Couto. In: V Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas, 2014, Salvador. Anais do V Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas, 2014. p. 58-58.
-
VITORINO, César Costa . A vitalidade de bantuísmos na feira de São Joaquim. In: III Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas, 2010, Salvador. III SIALA. Salvador: EDUNEB, 2010. v. 3. p. 2-30.
-
VITORINO, César Costa ; DANTAS, T. M. F. C. . A psicolinguística da leitura na prática docente com estudantes quilombolas: a pesquisa -ação na Escola Estadual Amaurir Sirqueira Montalvão - Lauro de Freitas. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOURADO, L. M. A. ; VITORINO, César Costa . Ensino do léxico africano e afro-brasileiro na Biblioteca Mãe Stella de Oxóssi. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, CÉSAR COSTA . Quem não é lido,não é lembrado: a (in)visibilidade de autoras negras na pesquisa e na extensão com discentes da UNEB. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa ; DOURADO, L. M. A. . 'O QUE A GENTE NÃO REGISTRA, O VENTO LEVA': O LÉXICO DE BASE AFRICANA EM CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS NA BIBLIOTECA MÃE STELLA DE OXÓSSI. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . A função sintática dos sintagmas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . A gramática como objeto de estudo linguístico e a interface com a Psicolinguística da leitura. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Reflexões sobre a gramática do português brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Os pilares da reflexão gramatical centrado no uso da linguagem. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa ; SANTOS, D. H. S. . PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PARA MIGRANTES: CONHECENDO O PORTUGUÊS BRASILEIRO SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos . OFICINA ON - LINE COESÃO E COERÊNCIA EM PRODUÇÃO ESCRITA NA PÓS - GRADUAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JESUS, A. F. ; VITORINO, CÉSAR COSTA ; SANTOS, D. H. S. . PORTUGUÊS INSTRUMENTAL: CONHECENDO O PORTUGUÊS BRASILEIRO (UNEB). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, CÉSAR COSTA ; SANCHEZ, D. G. . EXPERIÊNCIAS MIGRANTES NO ENSINO E NA PESQUISA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, CÉSAR COSTA ; SOUZA, V. S. ; SANTANA, M. L. R. . A PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA E O SUPORTE PEDAGÓGICO A ADOLESCENTES (I) MIGRANTES VENEZUELANOS ACOLHIDOS NA CIDADE DE SALVADOR ? BAHIA (UNEB). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, D. H. S. ; VITORINO, CÉSAR COSTA ; JESUS, A. F. . PORTUGUÊS INSTRUMENTAL E A INTERAÇÃO SOCIAL DE MIGRANTES VENEZUELANOS NA BAHIA (UNEB). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . AUTISMO: BREVES REFLEXÕES DE UM PESQUISADOR DE/SOBRE LINGUAGEM. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FVC:ENSINAR,APRENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . A PSICOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LEITURA: NOVOS TEMPOS,NOVOS CAMINHOS,NOVO FAZER PEDAGÓGICO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . ROTAS DE LEITURA: UMA RELAÇÃO IMBRINCADA COM A PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa ; NASCIMENTO, T. F. ; CUNHA, L. L. S. . A MULHER NA GUERRA: ANÁLISES IMAGÉTICAS A PARTIR DA LEITURA CRÍTICA DE CARTAZES QUE CIRCULARAM ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CONCEICAO, A. M. C. ; VITORINO, César Costa ; SILVA, S. C. C. G. . MISTICISMO RELIGIOSO E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA TERCEIRA IDADE NAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA,ESPORTE E LAZER: AS INTERFACES DA SOCIOLOGIA DAS EMOÇÕES.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, V. S. S. ; VITORINO, César Costa . Língua(gem) africana no contexto escolar: a influência das línguas africanas do grupo Banto. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CRUZ, V. S. ; VITORINO, César Costa . O graffiti como potencializador na aprendizagem: arte e desenvolvimento educacional. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTIZO, T. L. ; VITORINO, César Costa ; ORNELLAS, M. L. S. ; FERREIRA, E. . A MERCANTILIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITORINO, César Costa ; MOREIRA, M. C. F. ; TORRES, M. M. O. . Pensamento freireano: experiência exitosa nos cursos PARFOR/UNEB. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa ; FRANCA, E. ; CORTIZO, T. L. . Comungando com as ideias de Paulo Freire no curso de Pedagogia da FVC: vozes de pedagogas/os que beberam da fonte do ilustre educador. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa ; ASSIS, A. P. A. ; SANTOS, M. E. . Proposta pedagógica de acompanhamento às mulheres em situação de prostituição: diálogos possíveis com a pedagogia da tolerância de Paulo Freire. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. ; SANTOS, C. L. S. . QUATRO OLHARES DE POSSENTI SOBRE ENSINO DE GRAMÁTICA (NA ESCOLA). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa ; SANTANA, J. W. N. ; VALENTE, L. V. S. . COMPREENSÃO SOBRE A EPISTEMOLOGIA AFRICANA PARA O EXERCÍCIO DOCENTE: A PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA NA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa ; OLIVEIRA, M. A. S. . COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO ENGENHO DA PONTE: LUGAR DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO,SOLIDARIEDADE,INCLUSÃO E TRABALHO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa ; OLIVEIRA, M. A. S. . NOSSA LÍNGUA BAIANÊS,DO OXENTE AO CALUNDU. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa ; VITORINO, L. A. ; VITORINO, L. S. . A aproximação do pensamento pedagógico libertador de Paulo Freire com os argumentos jusfilosóficos de Norberto Bobbio: (re)pensar o curso de direito numa perspectiva humanizadora. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITORINO, César Costa . Planejamento linguístico para as comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITORINO, César Costa ; LEAO, J. L. M. . A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS ESCRITOS:RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CrIANÇAS NO CIAC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; OLIVEIRA, M. A. S. . PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA BACIA DO IGUAPE:A LÓGICA DA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; BAMBERG, S. ; MARMORI, A. . A CULTURA DE MATRIZ AFRICANA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BAIANA.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa ; CAPINAN, E. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS PRÁTICAS DE ESCRITA NO QUILOMBO ZABELÊ EM CORAÇÃO DE MARIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; HADDAD, R. D. . Falem aí seringueiros da Floresta Amazônica: a interação face a face. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Escrita infantil na fase inicial da alfabetização: um pouco de teoria e acompanhamento da produção escrita. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa . Oriki: por uma literatura iorubana (aula pública). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . De Cemitério e Quilombos: Beatriz Nascimento e Lima Barreto (roda de conversa). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . REGRAS DA ABNT PARA TCC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Ingresso de cotistas negros/as na Universidade do Estado da Bahia (UNEB): da persistência à efetiva participação no PIBID. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa ; MACHADO, A. B. ; OLIVEIRA, J. V. V. . Aplicação da Teoria dos Espaços Mentais (TEM) à compreensão de provérbios africanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o compromisso com a produção do conhecimento no séculoXXI: aproximando diálogos com a Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Provérbios em tampas de panelas:legado familiar cabindense a partir de uma análise da Psicolinguística da leitura e da Teoria dos Espaços Mentais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; AMORIM, I. B. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AMBIENTE VIRTUAL PARA CLASSES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:AÇÃO E REFLEXÃO COM AUXÍLIO DO MOODLE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . PROVÉRBIOS POPULARES EM CLASSES DA EJA; ESTIGMA E IDENTIDADE SOCIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; CORTIZO, T. L. . OS '' ERROS'' ORTOGRÁFICOS E AS PISTAS PARA INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DIFERENCIADAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Provérbios em tampas de panelas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Palestra no âmbito do I Fórum Virtual das Redes de Educação / Rede de Engajamento Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Pôster no âmbito do III Seminário de Metodologias Participativas: perspectivas e desafios da pesquisa-ação e extensão em comunidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa . A leitura e a (re)escrita de provérbios populares: uma prática de letramento em classes da EJA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Professor Pesquisador: Desafios de uma Prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa . Currículo para a infância de dois a oito anos: das concepções às práticas pedagógicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Dando trela às línguas africanas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa . Testando saberes, habilidades e competências através do ENEM: relatos de egressos cotistas no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas da UNEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa . Alfabetização e letramento: articulação -prática-teoria-prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Apresentação no âmbito das Sessões de Comunicação IX JOINPE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa . Intervenção didático-pedagógica na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos: as heranças africanas na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa . O curso de Letras, UNEB/PARFOR e o compromisso com a educação linguística: afinal, como está a compreensão de leitura nas turmas do 9o. ano do ensino fundamental, 0. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Morfossintaxe da Língua Materna no Curso de Letras com Espanhol na UNEB: para além da tradição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Psicolinguística da leitura e o gênero acadêmico resumo informativo: a produção textual de discentes do curso de Direito da UNEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Xô acordo ortográfico em Angola: a nossa variação não está lá dentro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITORINO, César Costa . Metacognição na leitura e as interferências socioculturais: uma experiência com acadêmicos do curso de Turismo da UNEB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITORINO, César Costa . 'Leituras' do livro História e Culturas africana e Afro-brasileira na Educação Infantil do MEC (2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VITORINO, César Costa . Contabilizando textos em sala de aula: mediação no ensino-aprendizagem de gêneros textuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, H. . Sempre Dando Trela às Línguas Africanas do Grupo Banto: um pouco da trajetória da etnolinguista baiana Yêda Pessoa de Castro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. . Abordagem cognitiva na compreeensão de provérbios: a referenciação textual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Provérbios em tampas de panelas: um legado familiar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Palestra no âmbito da Oficina de Linguagem e Produção de Textos no ENADE 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Linguagem e Cognição: Compreensão de Provérbios por Pessoas com Acidente Vascular Cerebral no LPI e/ou Alzheimer Conhecidas de Professores-Alunos do Programa Plataforma Freire da UNEB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VITORINO, César Costa . Lendo nas entrelinhas: análise de provérbios a partir de Oscar Ribas e Mia Couto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Psicolinguística e Aquisição da Linguagem: Abordagem Interdisciplinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . 'QUEM BEIJA A BOCA DO MEU FILHO, A MINHA ADOÇA'. (RE) LEITURA DE PROVERBIOS AFRICANOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . A Redação no ENEM 2012 e a linguística cognitiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Provérbios em tampas de panelas: leituras, inferências e contexto sociocultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Provérbios - a leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Relações Internacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa . As vogais pré-tônicas do falar baiano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . Participação na Mesa Redonda Discriminação no Discurso e nas Representações Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; DOURADO, L.M.A ; ALVAREZ, L. ; HENKEL, R. A. . Linguas Africanas: resistência e continuidade no continuidade no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa . A vitalidade de bantuísmo na feira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa . A Língua Africana na Educação Básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . A Linguística no Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITORINO, César Costa . Feira de São Joaquim: a herança banto de boca em boca. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITORINO, César Costa ; BULHOES, Lígia Pellon de Lima ; ALKMIM. T. M. . Língua e construção da identidade - experiência em estudos de linguagens. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITORINO, César Costa . Linguagem e identidade cultural da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho - BA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARNEIRO, E. N. ; VITORINO, César Costa . Caderno de artigos [recurso eletrônico] : um produto à luz da contribuição interdisciplinar. Santo Ângelo, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
VITORINO, César Costa . Prefácio do livro Ler Para Transformar [livro eletrônico]. Formiga (MG), 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos . BABÁ ALAPALÁ: CAMINHOS E ENCANTOS. Salvador - Bahia, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PURIFIICACAO, M. M. ; VITORINO, CÉSAR COSTA ; RODRIGUES, E. M. . Investigação Científica nas Ciências Humanas 4.. Atena, 2020 (E-book).
-
VITORINO, César Costa . Prosa Poética. Salvador, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
VITORINO, César Costa ; ASSIS, A. P. A. ; SANTOS, M. E. . PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ACOMPANHAMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS COM A PEDAGOGIA DA TOLERÂNCIA DE PAULO FREIRE 2019 (Poster).
-
VITORINO, César Costa ; MOREIRA, M. C. F. ; TORRES, M. M. O. . PENSAMENTO FREIREANO:EXPERIÊNCIA EXITOSA NOS CURSOS PARFOR/UNEB 2019 (Poster).
-
VITORINO, César Costa ; FRANCA, E. ; CORTIZO, T. L. . COMUNGANDO COM AS IDEIAS DE PAULO FREIRE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FVC: VOZES DE PEDAGOGAS/OS QUE BEBERAM DA FONTE DO ILUSTRE EDUCADOR 2019 (Poster).
-
VITORINO, CÉSAR COSTA ; SOARES, M. T. N. . Coletânea de resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar. Brazil Publishing, 2019 (E-book).
-
FERREIRA, E. M. O. ; VITORINO, César Costa . Passageiros da noite,do trabalho para EJA:itinerários pelo direito a uma vida justa. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, 2018 (Resenha).
-
VITORINO, César Costa ; VITORINO, M. A. ; VITORINO, L. A. . ESCRITA INFANTIL NA FASE INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO:UM POUCO DA TEORIA E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA 2018 (Poster).
-
VITORINO, César Costa ; FERREIRA, E. M. O. ; HADDAD, R. D. . José Craveirinha : a voz expressiva da africanidade na poética da indignação e da denúncia 2018 (Poster).
-
VITORINO, César Costa ; AMORIM, I. B. ; CASTRO, S. B. D. . Estratégias de leitura em classes do 6 ano do ensino fundamental:etnografia da sala de aula 2017 (Poster).
-
ARAÚJO JURANDIR DE ALMEIDA ; SANTOS DEYSE LUCIANO DE JESUS ; SOBRINHO RAQUEL ALVES ; VITORINO, César Costa . Educações: Novos olhares Velhas demandas. CURITBA, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VITORINO, César Costa . Peraí Labov: quem tem sua boca fala o que quer. Cascável 2012 (Poster).
Outras produções
VITORINO, César Costa . LINGUAGENS ( professores do ensino fundamental II) Construindo conexões: planejando juntos uma semana de acolhimento transformadora.. 2025.
VITORINO, César Costa . Elaboração de questões de Língua Portuguesa para o processo seletivo vestibular Engenharia de Aquicultura CPS / UNEB. 2022.
VITORINO, César Costa ; FRANCA, E. S. C. ; CORTIZO, T. L. . Roteiro Ação didática e escuta sensível de discentes de Serviço Social (FVC). 2020.
LIMA, E. G. ; VITORINO, César Costa . Membro externo da Banca Examinadora de Avaliação de Desempenho, para Promoção na Carreira do Magistério Superior da Professora Randra Kevelyn Barbosa Barros, da Classe de Professora Assistente B para a classe de Adjunto A. 2026.
OLIVEIRA, E. F. ; BERNARDO, C. P. ; VITORINO, César Costa ; GONCALVES, C. C. ; LIMA, E. G. ; SOBRAL, G. N. T. ; FERREIRA, M. A. J. . PROJETO PEDAGÓGICO PARA CRIAÇÃO DO CURSO DE LETRAS - BACHARELADO EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA CHINESA ATO Nº 92/2025. 2025.
VITORINO, César Costa . Estratégias de leitura sob uma perspectiva sociocognitiva com texto literário afro-brasileiro. 2023.
SILVA, S. C. C. G. ; VITORINO, César Costa ; TORRES, C. R. V. . MEMBRO da Comissão de Seleção de Aluno Especial, Edital nº 043/2023 do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), Departamento de Educação da UNEB, Campus XI ? Serrinha/BA, no período de 31 de março a 25 de julho de 2023. 2023.
VITORINO, César Costa . A Comissão Editorial da Revista Tabuleiro de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens ? PPGEL, da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB (ISSN: 2176- 5782), declara que CÉSAR COSTA VITORINO, da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB, emitiu parecer para esta Revista, acerca de artigo submetido à publicação em um de seus volumes no ano de 2023.. 2023.
VITORINO, César Costa . Parecer para Revista Tabuleiro de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens ? PPGEL, da Universidade do Estado da Bahia acerca de artigo submetido à publicação em um de seus volumes no ano de 2023.. 2023.
SILVA, S. C. C. G. ; VITORINO, César Costa ; SOARES, M.T.N. ; COELHO, P. J. S. ; NOVAIS, D. S. . ATO ADMINISTRATIVO N.°003/2023 - Membro da Comissão de Seleção, de Aluno Especial do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES).. 2023.
PURIFIICACAO, M. M. ; VITORINO, César Costa . Vice - Coordenador da Comissão Eleitoral para eleição do Coordenador do Programa Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (biênio 2022 - 2024). 2022.
VITORINO, CÉSAR COSTA ; TORRES, M. M. O. ; COELHO, P. J. S. ; SILVA, L. O. . ATO ADMINISTRATIVO Nº 13/2022 Presidente da Comissão responsável por realizar os encaminhamentos pertinentes à Chamada Pública Interna nº 03/2022 de Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanholdo Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). 2022.
VITORINO, CÉSAR COSTA ; V, C. R. O. . ELABORAÇÃO DA EMENTA LEITURA E PSICOLINGUÍSTICA: ENTRE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2022.
FERNANDES, M. C. R. ; SANTANA, C. E. C. ; VITORINO, César Costa . ATO Nº 05/2022 Membro da Banca Examinadora com a finalidade de analisar e julgar as solicitações referentes ao Edital nº 074/2022, quanto ao Processo Seletivo Público Simplificado de Professores(as) Formadores(as) do Curso de Educação Escolar Quilombola. 2022.
VITORINO, César Costa . PROGRAMA AFIRMATIVA EDITAL nº 073/2022. 2022.
VITORINO, César Costa . Parecerista, do Programa Afirmativa, edital nº 073/2022, vinculado a Pró Reitoria de Ações Afirmativas - PROAF pela Universidade do Estado da Bahia -UNEB, sob a Gerência da Professora Doutora Suely Aldir Messeder no período de 09/09/2022 a 15/09/2022.. 2022.
GANDRA, A. S. ; VITORINO, César Costa ; LIMA, M. B. A. . Membro da banca de avaliação no processo seletivo para professor substituto na área de Língua Portuguesa, sob égide do Edital interno 12/2020. 2021.
ABBADE, C. M. S. ; VITORINO, CÉSAR COSTA ; COELHO, R. A. S. . PARECER ? LICENÇA PRÊMIO PROFESSORA Dra. MARIA DA CONCEIÇÃO REIS TEIXEIRA. 2021.
VITORINO, César Costa . Parecerista ad hoc do Programa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão da UNEB ? Edital 064/2020, coordenado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas-PROAF da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. 2021.
VITORINO, César Costa . Parecerista ad hoc do processo de avaliação de capítulos submetidos ao Edital n. 04/2021 ? destinado à publicação de um livro em formato e-book ? do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, com a emissão de 02 (dois) pareceres, compondo, assim, a comissão científica do livro a ser publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA.. 2021.
VITORINO, César Costa . Parecerista ad hoc Edital Nº 04/2021 - para publicação de um livro do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, com a emissão de 01 parecer, constituindo, assim, a comissão científica do livro a ser publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA. 2021.
AMORIM, I. B. ; VITORINO, CÉSAR COSTA ; SILVA, S. C. C. . Membro da banca de pré-qualificação de John Wolter Oliveira Silva. 2021.
AMORIM, I. B. ; SILVA, S. C. C. ; VITORINO, César Costa . Membro da banca de pré-qualificação de Regiane da Mota Queiroz Santiago. 2021.
AMORIM, I. B. ; TORRES, C. R. V. ; VITORINO, César Costa . Membro da banca de pré-qualificação de Patrícia Magalhães Teixeira. 2021.
AMORIM, I. B. ; VITORINO, César Costa ; SILVA, S. C. C. . Membro da banca de pré-qualificação de Paula Valentine Soares de Freitas. 2021.
AMORIM, I. B. ; VITORINO, César Costa ; TORRES, C. R. V. . Membro da banca de pré-qualificação de Mestranda: Mônica Xavier Santana Rodrigues. 2021.
VITORINO, César Costa ; LOPES, N. S. ; ARAUJO, N. A. . PARECER AO PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DE ALINE SILVA GOMES. 2020.
SILVA, G. L. ; PEREIRA, L. O. S. ; AMORIM, I. B. ; VITORINO, César Costa . PARECERISTA DO RESUMO EXPANDIDO A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2020.
SANTANA, L. J. ; PURIFICACAO, M. M. ; VITORINO, César Costa . PARECERISTA DO RESUMO EXPANDIDO DO ASFALTO PRA LÁ: O RACISMO INSTITUCIONAL PRESENTE NA DIVISÃO ENTRE ESTES E OS OUTROS. 2020.
VITORINO, César Costa . PARECER TÉCNICO DA OBRA OS MAGROS: EDIÇÃO CRÍTICA E ESTUDOS. 2020.
VITORINO, César Costa ; GOMES, A. S. ; LUZ, R. A. O. . Participou na condição de MEMBRO da Comissão de Seleção do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras, Edital Interno nº 001/2020, do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), Departamento de Educação da UNEB, Campus XI ? Serrinha/BA.. 2020.
VITORINO, César Costa . Participou na condição de MEMBRO INTERNO da Comissão de Seleção de Credenciamento Docente, Chamada Pública Interna nº 02, do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), Departamento de Educação da UNEB, Campus XI ? Serrinha/BA, no período de 27 de julho a 31 de agosto de 2020.. 2020.
VITORINO, César Costa . VALIDAÇÃO DAS HORAS DE ACC CURSO PEDAGOGIA PARFOR/UNEB POLO VALENTE ?BA. 2020.
VITORINO, César Costa ; SILVA, S. C. C. G. ; SILVA, J. R. C. . Participou da Banca de Qualificação do(a) discente MARIO ANTONIO SANTANA DE OLIVEIRA, na condição de Orientador e Presidente da Banca do trabalho intitulado: 'UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRO-ECOLÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ENGENHO DA PONTE', realizada no Departamento de Educação, Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB, no dia 30 de Novembro de 2020, composta pelos(. 2020.
SILVA, S. C. C. G. ; AMORIM, I. B. ; VITORINO, César Costa ; CARNEIRO, E. N. ; PURIFICACAO, M. M. ; CASTRO, S. B. D. . Participou como MEMBRO da Comissão de Seleção de Aluno Regular, Edital nº 048/2020, do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). 2020.
NASCIMENTO, T. F. ; VITORINO, César Costa . INCLUSÃO EXCLUDENTE? REFLEXÕES ACERCA DA EJA, CAMINHANDO PARA UMA EDUCAÇÃO SOCIAL QUE VIABILIZE SUJEITOS EM SITUAÇÕES DE RISCO OU EM VULNERABILIDADE SOCIAL. 2020.
NASCIMENTO, T. F. ; VITORINO, César Costa . COMPREENSÕES ACERCA DA INTERCULTURALIDADE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. 2020.
COSTA, J. C. ; VITORINO, César Costa . AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DA LINGUAGEM EM UM CONTEXTO CULTURAL. 2020.
NASCIMENTO, T. F. ; VITORINO, César Costa . O PAPEL DA CULTURA POPULAR: O CORDEL COMO IMPORTANTE RECURSO DE VALORIZAÇÃO DOS SABERES LOCAIS. 2020.
VITORINO, CÉSAR COSTA ; SOUZA, C. M. B. . ELABORAÇÃO DA EMENTA GT 5 - SOCIOLINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. 2020.
AMORIM, I. B. ; SILVA, S. C. C. ; VITORINO, César Costa . . Membro da banca de pré-qualificação de Maria Lúcia de Fátima M.A. Calábria. 2020.
VITORINO, César Costa ; AMORIM, I. B. ; SILVA, S. C. C. . Membro da banca de pré-qualificação de Josaline Chaves da Costa. 2020.
VITORINO, César Costa ; AMORIM, I. B. ; SILVA, S. C. C. . Membro da banca de pré-qualificação de Tanísia Ferreira Nascimento. 2020.
VITORINO, César Costa . Parecer sobre a obra: As Narrativas de Guerras e as Armas na Prova Medieval Portuguesa: Um Estudo Semântico em Crônicas de Fernão Lopes. 2019.
VITORINO, César Costa . Coordenador no desenvolvimento de material didático pedagógico no curso Psicolinguística da Leitura: o que é? Como se faz?. 2019.
VITORINO, César Costa . Mediador do Seminário Trabalho, Educação e Gênero no Contexto Contemporâneo. 2019.
VITORINO, César Costa . Avaliador de trabalhos científicos para o GT AT 35: Letras/Linguística para o VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores. 2019.
VITORINO, César Costa . Membro de comitê científico do VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores. 2019.
VITORINO, César Costa . Debatedor da Mesa Redonda Epistemologia Africana e Afro-brasileiras no Ensino de Línguas e Literaturas no âmbito do IV Encontro Internacional de Jovens Investigadores. 2019.
VITORINO, César Costa . Avaliador de trabalhos científicos para o GT AT 33: Educação para o VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores. 2019.
VITORINO, César Costa . Parecer para análise e continuidade da gratificação de incentivo à produção científica da Professora Doutora NORMA DA SILVA LOPES. 2019.
VITORINO, César Costa ; OLIVEIRA, M. A. S. . PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA BACIA DO IGUAPE:A LÓGICA DA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA. 2019.
AMORIM, I. B. ; VITORINO, César Costa . Avaliador de Trabalhos na XIII Jornada de Iniciação Científica UNIVERSIDADE PUBLICA E GRATUITA: RESISTÊNCIA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2019.
VITORINO, César Costa ; CORREIA, F. D. S. ; SOUSA, L. S. ; CORREIA, P. C. H. . Parecerista de trabalhos para o I SIMPÓSIO DE ENSINO E PESQUISA DE LÍNGUA PORTUGUESA:REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA EM VÁRIAS PERSPECTIVAS. 2018.
VITORINO, César Costa . Coordenador do curso de extensão Ensinamentos de Carlos Rodrigues Brandão para EJA: O jogo das palavras - semente. 2018.
VITORINO, César Costa . Membro do comitê científico do II Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. 2018.
VITORINO, César Costa . Mediador de sessão de comunicações no II Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. 2018.
VITORINO, César Costa . Revisor de propostas didático-pedagógicas no curso de extensão Coaching - a língua inglesa em sala de aula: a cultura africana e afro-brasileira. 2018.
VITORINO, César Costa . Coordenador do curso de extensão Coaching - a língua inglesa em sala de aula: a cultura africana e afro-brasileira. 2018.
VITORINO, César Costa . Membro de Grupo de Trabalho para Proposta de Fortalecimento do CPEDR / UNEB. 2018.
AMORIM, I. B. ; VITORINO, César Costa . Membro do Comitê Científico do I SIMPÓSIO DE ENSINO E PESQUISA DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA EM VÁRIAS PERSPECTIVAS. 2018.
VITORINO, César Costa . Coordenador do Workshop Propondo Re+leituras de Fábulas e Lendas Africanas. 2017.
VITORINO, César Costa . Coautoria na Elaboração do Projeto do Curso de Licenciatura em Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UNEB. 2017.
VITORINO, César Costa . Parecer técnico ao Processo de incentivo funcional à produção científica apresentado pela Professora Drª NORMA DA SILVA LOPES. 2017.
VITORINO, César Costa . Parecer técnico ao processo de alteração de regime de trabalho de 40 horas para dedicação exclusiva da Professora Ana Júlia Tavares Staudt. 2017.
VITORINO, César Costa . Parecer Técnico ao Processo de alteração de regime de trabalho de 40 horas para dedicação exclusiva da Professora Josinéia Silva Costa. 2017.
VITORINO, César Costa . Coordenador de mesa temática do Seminário Interdisciplinar: docentes e discentes entrelaçando saberes. 2017.
VITORINO, César Costa . Parecer Técnico ao Processo de alteração de regime de trabalho de 40 horas para dedicação exclusiva da Professora Lise Mary Arruda Dourado. 2017.
VITORINO, César Costa . Membro do comitê científico do I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. 2017.
VITORINO, César Costa . Membro do comitê científico do VIII Seminário de Pesquisa e Extensão no NUPE / Departamento de Educação do campus XI. 2017.
VITORINO, César Costa . Elaboração de Material Didático-Pedagógico para Cursos de Pedagogia: 'O que posso dizer sobre autismo a partir de cartilhas disponibilizadas em sites?'. 2017.
VITORINO, César Costa . Coordenador do Projeto de Extensão: Estratégias de Leitura na Educação Básica: Ação - Reflexão - Ação. 2017.
VITORINO, César Costa . Coordenador do Parfor/Letras de Boquira (UNEB). 2016.
VITORINO, César Costa . Parecerista da Editora da Universidade Federal da Bahia. 2016.
VITORINO, César Costa . Mediador das apresentações de trabalhos durante a VIII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão. 2015.
VITORINO, César Costa . Membro de Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo do Vestibular 2016 da Uneb e do Concurso CFOPM/BM/2015. 2015.
VITORINO, César Costa . Membro de Comissão Científica do VIII Colóquio Regional de Educação. 2015.
VITORINO, César Costa . Coordenador de sessão de comunicações na VIII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão. 2015.
VITORINO, César Costa . Mediador de sessão de comunicações no I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil. 2015.
VITORINO, César Costa . Membro de Comissão para Normatização de Reconhecimento de Título de Notório Saber da Uneb. 2015.
VITORINO, César Costa . Mediador de sessão de comunicações do III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura. 2015.
VITORINO, César Costa . Mediador das apresentações de trabalhos durante a VII Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão. 2014.
VITORINO, César Costa . Mediador da palestra Compreensão da Homossexualidade na Educação. 2013.
VITORINO, César Costa . Membro do Conselho de Administração da Universidade do Estado da Bahia. 1997.
VITORINO, César Costa ; JESUS, I. F. ; VITORINO, M. C. ; MELO, P. J. S. ; SANTOS, D. H. S. ; COSTA, E. M. ; COUTO, T. A. ; ALAKIJA, I. S. ; VITORINO, J. C. . CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE Conceição Evaristo 2022. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BARROS, R. K. B. ; VITORINO, César Costa . Literaturas Indígenas: uma proposta de educação intercultural no Ensino Médio. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
COSTA, Iraneide Santos ; VITORINO, César Costa . Oficina Coesão e Coerência em Produção Escrita na Pós-Graduação. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; BELTRAO, L. M. F. . WEBSEMINÁRIO: Culturas, Identidades e Questões Afro-Brasileira e Indígena. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; VITORINO, M. C. . 2:05 / 1:40:49 Saberes e fazeres na docência: ensinagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; ALEJANDREZ, R. T. ; Santos, Francisca Eugenia . Curso de extensão eixo 03- La literacidad critica como herramienta contra la posverdad. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; chamusca, heitor ; silva, maria alejandra . Las redes sociales y la interactividad en la ensenanza de la lengua portuguesa. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SANTOS, A. K. A. ; VITORINO, M. C. ; VITORINO, César Costa ; carrera, gilca ; SANTANA, I. C. . Lançamento do Livro E-book: Infâncias Reais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; LIMA, A. S. M. ; COSTA, H. . Diálogos Interculturais e as Práticas de Pesquisadores sobre África-Brasil. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; CASTRO, Y. A. P. . Lançamento do Livro - EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES SOBRE VOCÁBULOS AFRICANOS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; CORTIZO, T. L. ; BRANDÃO, Bionor ; CORTEZ, P. ; PINHO, M. . Formação Continuada 2020 - CAIRU. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; TORRES, M. M. O. ; MOREIRA, M. C. F. . Roda de Conversa: A dor e a delícia de viver o PARFOR/UNEB - PARFOR 10 anos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. . ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO:REPENSANDO SABERES,ELABORANDO PROPOSTAS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; CASTRO, Y. P. ; LIMA, A. S. M. ; COSTA, H. S. . Live de Lançamento do E-BOOK: Em busca de explicações sobre Vocábulos Africanos: uma investigação em alguns dicionários e/ou glossários brasileiros (1889-2006). 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; ALVES, Rejane . SEMINÁRIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - UFBA. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VITORINO, César Costa ; HADDAD, R. D. . DINÂMICAS E MODOS DE VIDA DOS SERINGUEIROS DA AMAZÔNIA À LUZ DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; CASTRO, Y. A. P. . POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA ÁFRICA E NO BRASIL. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; ALVES, A. S. ; CARVALHO, C. M. S. ; SOUZA, .. D. . Nivalda Costa e sua escrita aguerrida: fragmentos, luzes e cores. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; LOPES, V. M. . Legado da arte : suporte no continente africano. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; SANTOS, A. F. . Referenciais da Literatura africana e afro brasileira na sala de aula. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; SILVA, R. D. C. ; SILVA, M. R. . História,Literatura e Linguagens. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa . Discriminação no Discurso e nas Representações Sociais - II Xirê das Letras - Giros de Resistência. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITORINO, César Costa ; SANTOS, D. H. S. ; JESUS, A. F. . V Semana Internacional do Cérebro do Museu da UFPA. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa ; COSTA, Iraneide Santos . CADERNO DE QUESTÕES DO LIVRO BABÁ ALAPALÁ:CAMINHOS E ENCANTOS. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
VITORINO, César Costa . Flashes da Literatura Infantil e Infantojuvenil no mundo e no Brasil e a relação com o Ensino de literatura, avaliação formativa e a experiência com alunos das camadas populares.. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
VITORINO, César Costa ; SANTOS, D. M. S. . COMPREENDENDO LINGUAGEM E COGNIÇÃO ATRAVÉS DE MAPA CONCEITUAL. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa ; DWORAK, K. ; SILVA, S. C. C. G. . Tradições Religiosas Afro- Americanas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITORINO, César Costa ; FRANCA, E. S. C. . ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO DE PESQUISA. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. . Propostas de Ensino de Língua e Literatura no Ensino Médio. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático pedagógico).
VITORINO, César Costa ; PURIFIICACAO, M. M. ; RODRIGUES, E. M. . INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS 4. 2020. (Editoração/Coletânea).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. ; SILVA COSTA, J ; SANTOS, Geisa Arlete C. ; CORTIZO, T. L. ; SILVA, S. C. C. G. ; CRUZ, N. S. ; CARNEIRO, E. N. ; LEAO, J. A. C. ; TELES, L. G. ; COSTA, H. S. P. ; SANTANA, M. L. R. . PSICOLINGUÍSTICA: O QUE É, COMO SE FAZ. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticopedagógico).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, C. M. B. . Língua Portuguesa Projeto Gaivota PROEX UNEB. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo).
VITORINO, CÉSAR COSTA ; SOARES, M.T.N. . Coletânea de resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar. 2019. (E-book(Org.)).
VITORINO, César Costa ; SILVA, C. T. S. ; OLIVEIRA, T. D. U. L. . CURSO DE TRANSCRIÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa ; DOURADO, L.M.A . LÍNGUAS AFRICANAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL. 2018. .
VITORINO, César Costa ; GAMA, E. . A TEORIA DOS ESPAÇOS MENTAIS (TEM) E A COMPREENSÃO DE PROVÉRBIOS POPULARES NAS CLASSES EJA EIXO 6. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático pedagógico).
VITORINO, César Costa . A fábula africana, o jabuti e a sabedoria do mundo: inferências e contexto sociocultural. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa ; AMORIM, I. B. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AMBIENTE VIRTUAL. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambiente virtual).
VITORINO, César Costa . O que posso dizer sobre autismo a partir de cartilhas disponibilizadas em sites. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticopedagógico).
VITORINO, César Costa . Advérbios predicadores, verificadores e circunstanciais: possibilidades de usos no contexto escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa . Aportes lexicais, aportes por decalque e aportes híbridos: tem pessoa de castro razão?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa . O projeto de pesquisa na licenciatura em história: impasses e desafios. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa ; AMORIM, I. B. ; CASTRO, S. B. D. ; SILVA, E. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS DE UMA PESQUISA. 2016. (Editoração/Livro).
VITORINO, César Costa . Ler e Escrever Narrativas: refletindo sobre o curriculo em movimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa . Gramática, Leitura e Cognição: questões relacionadas à prática docente. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa . Procedimentos de inserção de vozes:a construção de resumos e resenhas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITORINO, César Costa . Linguagem e Cognição na Literatura Infantil: Se as coisas fossem mães, os olhos não queriam dormir, o processo recepcional de memórias póstumas de Brás Cubas, no rumo(r) das cartas de Jorge Amado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa . Compreeensão da Homossexualidade na Educação. 2013. (Palestra).
VITORINO, César Costa ; SOUZA, Constância . Universidade para Todos: módulo II. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo).
VITORINO, César Costa ; CASTRO, Y. P. . Contando a África para a Terceira Idade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa . Diversidade do português baiano: o léxico africano banto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITORINO, César Costa . Curso de Licenciatura em Letras. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo).
VITORINO, César Costa . O texto e o processo de construção de sentido. 2008. .
VITORINO, César Costa . Reflexões da Socioliguitisca: um suporte teórico-metodológico para a sala de aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITORINO, César Costa . Leitura e Produção de Textos: VII EREL - Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITORINO, César Costa . Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Educação Infantil. 2000. .
VITORINO, César Costa ; COSTA, I. S. ; SILVA, C. T. S. ; CORTIZO, T. L. . OS POVOS FALANTES DE BANTO E A SUA EXPANSÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LÍNGUA ANCESTRAL PROTOBANTA. 2018 (Poster).
VITORINO, César Costa ; SILVA, E. G. . (RE) ESCRITA DE PROVÉRBIOS POPULARES:UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO EM CLASSES DA EJA. 2018 (Poster).
VITORINO, César Costa ; DOURADO, L. M. A. ; CORTIZO, T. L. ; FRANCA, E. S. C. ; SANTOS, G. A. C. ; COSTA, I. S. ; VITORINO, J. C. . 10 PROVÉRBIOS KIKONGO EXPLICADOS EM PORTUGUÊS,FRANCÊS E INGLÊS. 2017 (Poster).
VITORINO, César Costa . OS MÈRITOS DE EMÉRITA ANDRADE RAMOS:POEMANDO PARA UMA VIDA MELHOR. 2017 (Poster).
VITORINO, César Costa ; 2005.2, A. 2. S. J. U. . Diário CPI do Mensalão e Conhecendo o Mensalão através de charges. 2005 (Apresentação do CPI do Mensalão em forma de diário e análise de charges jornalísticas.).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
PSICOLINGUÍSTICA DA LEITURA E MIGRANTES VENEZUELANOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE SALVADOR - BAHIA, Descrição: O trabalho insere-se na discussão a respeito das contribuições da Psicolinguística da leitura e a possibilidade de uma pesquisa-ação com (i) migrantes da Venezuela, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas em SalvadorBahia. A cidadania deve ser inclusiva. Ser cidadã e cidadão em igualdade de condições legais é uma das mais caras aspirações da humanidade em todos os continentes. A cidadania pertence a refugiados, migrantes e nacionais. Não se pode pensar no direito internacional humanitário, nos direitos humanos e no Estado de Direito sem se pensar numa cidadania plena. As migrações, por sua vez, são inerentes à humanidade desde suas origens. Do norte ao sul, do leste a oeste, e vice-versa. Homens e mulheres, por diferentes maneiras, têm se deslocado em busca de melhor condição de vida. Ocorre que a ideia de cidadania e de garantia da dignidade humana dos migrantes e refugiados ainda tem grandes desafios a serem vencidos. A superação dos mesmos, porém, pode abrir novas portas a uma concepção mais universal e inseparável de direitos humanos e cidadanias.Constitui-se objetivo geral da nossa pesquisa investigar a compreensão leitora em leitores (i) migrantes da Venezuela , estudantes de escolas públicas, na cidade de Salvador-Bahia. O problema de investigação parte da seguinte indagação : Como se comportam os leitores (i) migrantes venezuelanos na leitura e na compreensão de textos em língua portuguesa ? A ênfase às questões relacionadas a (i) migrantes e/ou refugiados tem reflexões de Giroto, Paula (2020) que utilizaram para analisar as características da educação formal dos imigrantes e refugiados no Brasil, desde a educação básica até o ensino superior; Menezes e Ludolf (2020) que lançaram como proposta examinar o papel das políticas públicas para assegurar direitos de cidadãos estrangeiros no território baiano. A pesquisa foi desenvolvida com três estudantes venezuelanos, 1 (um) cursando o ensino fundamental e 2 (dois) cursando o ensino médio, ano 2022, em uma escola pública municipal e uma escola pública estadual no município de Salvador-Bahia, Brasil. Foram realizados alguns encontros presenciais e encontros através do google meet semanalmente. Baldissera (2001) considera a pesquisa-ação como uma proposta metodológica dentro de um contexto caracterizado por preocupações teóricas e práticas que incidem na busca de novas formas de intervenção e investigação. Neste tipo de pesquisa a relação entre os pesquisadores e pessoas envolvidas no estudo da realidade é do tipo participativo/coletivo. Via de regra, utiliza-se de técnicas de coleta e interpretação dos dados, de intervenção na solução de problemas e organização de ações, técnicas e dinâmicas de grupo para trabalhar com a dimensão coletiva e interativa na produção do conhecimento e programação da ação coletiva. Sendo assim, ocorre uma co-implicação no trabalho dos pesquisadores e das pessoas envolvidas e insere-se na concepção de educação libertadora, apresentando como ponto de partida o diálogo incentivando a participação na busca do conhecimento da realidade para transformá-la.Percebe-se, então, uma relação dialética sobre a realidade social desencadeada pelo processo de pesquisa.Optamos por utilizar a técnica de protocolo verbal porque, à medida que o participante lê o texto, ele explica o que é capaz de entender ou não.Pesquisas realizadas na área de Linguística e /ou Psicolinguística apontam para a possibilidade de existência de déficit léxico-semântico em leitores com dificuldades de compreensão (NATION; SNOWLING, 1998; PERFETTI; HART, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: César Costa Vitorino - Coordenador / Hildete Santos Costa - Integrante / Verbena Mourão Lopes - Integrante / Tanísia Ferreira Nascimento - Integrante / Ivana Cristina Santana - Integrante / Arthur Ferreira de Jesus - Integrante / Douglas Henrique Santana Santos - Integrante.
-
2020 - Atual
PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: A LÓGICA DA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA COM O SUPORTE DA SOCIOLOGIA DAS EMOÇÕES, Descrição: O planejamento linguístico se define como a implementação da política linguística. As políticas linguísticas implicam relações de poder, de forma que o planejamento representa a passagem à ação, ou seja, implica aspectos de intervenção. A pesquisa tem como objetivo fazer um estudo sobre algumas comunidades remanescentes de quilombo da Bahia e de Sergipe, cuja pretensão é construir uma visão histórica sobre cada comunidade, analisando o processo de surgimento, de organização política, luta pela terra e o processo de construção e consolidação de uma identidade quilombola na comunidade. A discussão desse trabalho vincula-se ao grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC) e ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), pertencentes a Universidade do Estado da Bahia(UNEB)que preocupa - se, dentre outros assuntos, com as aprendizagens experienciais comunitárias. O tipo de pesquisa, quanto à abordagem, é qualitativa; quanto ao procedimento, uma perspectiva interpretativa, que procura mostrar como é o mundo do ponto de vista dos participantes. Discute-se o potencial de contribuição da etnografia para o estudo da prática cotidiana das comunidades quilombolas e destacam-se algumas dimensões que devem ser levadas em conta nessa investigação: as dimensões institucional ou organizacional, instrucional ou pedagógica e sociopolítica ou cultural. A partir das considerações de Leandro (2018) compreende-se que o envelhecimento humano é simultaneamente biológico, social e cultural e nessa pesquisa serão preferencialmente entrevistadas pessoas mais velhas dos quilombos para saber suas crenças, visão de mundo e expectativas para o futuro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: César Costa Vitorino - Coordenador / Yeda Pessoa de Castro - Integrante / Anália Santana - Integrante / IVONETE BARRETO DE AMORIM - Integrante / Hildete Santos Pita Costa - Integrante / Cláudia Regina Vaz Torres - Integrante / Edna Maria de Oliveira Ferreira - Integrante / Lídia Assunção Vitorino - Integrante / Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - Integrante / Ivã Silva Alakija - Integrante / Mario Antonio Santana de Oliveira - Integrante / Leonardo Silva Vitorino - Integrante / Zaylin Leydi Powell Castro - Integrante / Tairone Acácio Couto - Integrante / Francisco José Pereira da Silva - Integrante.
-
2019 - Atual
EDUCAÇÃO, CIDADANIA, PESQUISA DE INTERVENÇÃO E PRODUÇÃO DE NOVAS ANÁLISES, Descrição: A pesquisa vincula-se à linha 1: Novos contextos de aprendizagem do Mestrado MPIES da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, e tem como objetivo discutir os pressupostos teórico-metodológicos da articulação entre educação, cidadania e pesquisa de intervenção, possibilitando análises construídas numa perspectiva interdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: César Costa Vitorino - Coordenador / Mario Antonio Santana de Oliveira - Integrante / Tanísia Ferreira Nascimento - Integrante / Josaline Chaves da Costa - Integrante / Cristina Barreto Santos da Silva - Integrante / Juliana Melo Silva - Integrante.
-
2019 - Atual
A INTERVENÇÃO SOCIAL/EDUCATIVA E O ESTUDO DE GÊNERO A PARTIR DA ROMARIA DE BOM JESUS DA LAPA/ BAHIA/BRASIL E DA ROMARIA DE FÁTIMA/ PORTUGAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA, Descrição: Este projeto de pesquisa interventiva tem por objeto de estudo os homens na Romaria do Bom Jesus da Lapa e na de Fátima/ Portugal, enfatizando as relações de gênero, analisando as supracitadas romarias como o espaço de intervenção social/Educativo do ideário de família e de identidade de gênero masculina. O objetivo geral é analisar como se articulam, no espaço do catolicismo popular, e mais particularmente no espaço da romaria do Bom Jesus da Lapa e de Fátima, as intervenções sociais/ educativas e as mudanças socioculturais em curso na sociedade, as relações de gênero e a própria dinâmica do catolicismo. A questão norteadora do estudo versa sobre o que motiva esses homens a frequentarem esse evento religioso, o que fazem no espaço daquelas romarias em relação ao seu cotidiano doméstico/ familiar e para além dele; assim como os homens romeiros do Bom Jesus da Lapa e de Fátima percebem a intervenção social/educativa naquele contexto?. Os participantes da pesquisa são homens romeiros brasileiros e portugueses que se enquadram na faixa etária entre 50 e 70 anos de idade e participam há mais de cinco anos consecutivos da Romaria do Bom Jesus da Lapa e de Fátima, residentes no país dos supracitados Santuários. Este estudo justifica-se a partir da continuidade da pesquisa realizada no doutorado no espaço da romaria do Bom Jesus da Lapa sobre identidade de gênero feminina, o que nos aguçou durante a observação de campo adentrar a análise sobre o papel dos homens naquele evento religioso. Assim como faz parte de uma proposta de projeto de pesquisa do Programa de Pós Graduação Stricto-Sensu em Intervenção Educativa e Social na modalidade Mestrado Profissional alocado na linha novos contextos de aprendizagem e do Centro de Estudos e Pesquisa Interdepartamental em Culturas e Religiões pertencente à Universidade do Estado da Bahia(UNEB), vinculado à Linha Religião, Educação e Sociedade do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião e Saúde (GEPERCS) que é composto de 03 fases: a primeira já efetivada durante o doutorado sobre identidade de Gênero Feminina na Romaria, a segunda fase é esta proposta de estudo e a terceira e última será um estudo comparativo entre a identidade de Gênero masculina e feminina nas romarias Bom Jesus da Lapa e de Portugal. A metodologia a ser utilizada será a pesquisa bibliográfica, qualitativa, de campo e documental e na coleta de dados; aplicaremos como técnica a bola de neve, observação participante e a entrevista semiestruturada. O diagnóstico comparativo será feita através da análise do discurso de Bardin (1977). A partir das falas dos romeiros entrevistados e dos aportes teóricos utilizados e dos documentos analisados, será traçada uma análise comparativa, com as supracitadas categorias. Os resultados serão apresentados através de um documento norteador que suscite políticas interventivas (nos dois contextos Brasil/ Portugal) a serem implantadas nas questões de gêneros e divergência social. Palavras Chave: Romarias. Intervenção social/educativa. Identidade de gênero masculino. Bardin... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: César Costa Vitorino - Integrante / IVONETE BARRETO DE AMORIM - Integrante / Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - Coordenador.
-
2019 - Atual
EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM NOVOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO PROFISSIONAL, Descrição: A pesquisa encontra-se vincada na linha 1 ? Novos Contextos de Aprendizagem- do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia/Campus XI e tem como objetivo investigar como a perspectiva interdisciplinar é evidenciada na interlocução entre educação, políticas públicas e desenvolvimento social em novos contextos de aprendizagens. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: César Costa Vitorino - Coordenador / IVONETE BARRETO DE AMORIM - Integrante.
-
2017 - 2017
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÃO - REFLEXÃO - AÇÃO, Descrição: O Projeto tem como objetivo geral compreender o uso de estratégias de compreensão leitora, a partir dos pressupostos teóricos de Solé ( 1998 ). Apresentam-se reflexões sobre a formação de um leitor ativo que sabe o que lê, por que lê e que assume sua responsabilidade ante a leitura. A pesquisa foi realizada em turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental nas cidades de Salvador (BA) e Serrinha (BA).As atividades foram aplicadas por discentes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Fundação Visconde de Cairu (FVC).Com base nos conhecimentos dos/das estudantes sobre o tema foi realizada a intervenção em sala de aula e a construção e aplicação do material didático constituído para esta finalidade. As estratégias de leitura foram aplicadas em textos de narrativas curtas e apresentaram-se como recursos necessários e eficientes para enfrentar com segurança, confiança e interesse a atividade de leitura e ser utilizadas de forma autônoma pelos leitores que poderão também utilizá-las em outros textos. O aprimoramento da competência leitora, papel central da escola, deve ser preocupação permanente dos professores, contribuindo desse modo para a melhoria do desempenho dos alunos do Ensino Básico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: César Costa Vitorino - Coordenador / IVONETE BARRETO DE AMORIM - Integrante / Fabiana de Jesus dos Santos - Integrante / Márcia Lidiane Rodrigues Santana - Integrante / John Wolter Oliveira Silva - Integrante / Maria Jaciely Moreira S. de Almeida - Integrante., Número de produções C, T & A: 10
Prêmios
2026
HONRARIA INTITULADA TRIBUTO SANKOFA, EM RECONHECIMENTO AO IMPACTO DURADOURO DE SUA ATUAÇÃO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, COMPROMETIDA COM O LETRAMENTO RACIAL E COM A EDUCAÇÃO AFR, UNEB campus XVI.
2024
HOMENAGEM EM RECONHECIMENTO PELA SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO PARA O NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS I., NUPE DCH I UNEB.
2021
HOMENAGEM PELO DIA DO PEDAGOGO 20 MAIO 2021, PORTAL BEREU NEWS.
2021
HOMENAGEM 21 DE MAIO DIA DO PROFISSIONAL DE LETRAS, IECIS - Instituto de Esporte,Cidadania e Inclusão Social.
2019
PADRINHO DA TURMA DE PEDAGOGIA DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU - FVC 2018.2, Fundação Visconde de Cairu - FVC.
2019
PATRONO DA TURMA DE PEDAGOGIA MATUTINO DA FVC 2018.2, Fundação Visconde de Cairu - FVC.
2019
PROFESSOR HOMENAGEADO TURMA LETRAS INGLÊS PARFOR BOQUIRA/UNEB, UNEB.
2018
PARANINFO DA TURMA DE PEDAGOGIA FVC 2018.2, Fundação Visconde de Cairu - FVC.
2018
PROFESSOR HOMENAGEADO FVC 2017.2, Fundação Visconde de Cairu.
2018
PARANINFO DA TURMA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, Fundação Visconde de Cairu.
2017
PROFESSOR HOMENAGEADO, Curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu (FVC).
2016
PROFESSOR HOMENAGEADO, FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU.
2016
PROFESSOR HOMENAGEADO, FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU.
2016
PROFESSOR HOMENAGEADO, LETRAS PARFOR/SALINAS DA MARGARIDA/UNEB.
2016
TURMA CESAR COSTA VITORINO, FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU.
2009
Professor Homenageado, Fundação Visconde de Cairu - FVC.
2005
Professor Homenageado, UNEB.
2001
Coordenador Homenageado, REDE UNEB 2000.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas. , Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, 41195001 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172271, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Permanente do MPIES, Carga horária: 20
2008 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB
1994 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
2021 - 2021
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Carga horária: 40
2020 - 2020
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Carga horária: 40
2017 - 2020
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral do Curso Padagogia PARFOR, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuei como Coordenador Geral do curso de Pedagogia PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017 - 2020).
2010 - 2020
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral do Curso de Letras PARFOR, Carga horária: 10
Outras informações:
Como coordenador do curso de Letras PARFOR desenvolvo formação continuada, organizo materiais didáticos e produzo textos e relatórios.
1991 - 1993
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como Professor Substituto no Campu VIII - Paulo Afonso - BA.
Atividades
-
03/2026
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HST101 - REDAÇÃO CIENTÍFICA
-
03/2026
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0041 - LÉXICO, CULTURA E SOCIEDADE (T01), LE0101 - PRÁTICA PEDAGÓGICA I (T01)
-
03/2026
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET005 - LÍNGUA PORTUGUESA II (P02), LET005 - LÍNGUA PORTUGUESA II (T02)
-
03/2026
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, IES001 - POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (DCHT-SEC), IES011 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (DCHT-01), IES012 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS I (DCHT-01), IES013 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS II (SEC2-01), IES014 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS III (DCHT17-01), IES015 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (SEC2-01), IES016 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (DCHT17-01), IES018 - METODOLOGIA DA PESQUISA (DCHT17-02)
-
08/2025 - 12/2025
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CO0002 - LEITURA E PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL (01), LE0093 - LÍNGUA E CULTURA AFRICANAS (T1), LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (T01), LE0122 - PRÁTICA PEDAGÓGICA IV (T02)
-
08/2025 - 12/2025
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, IES001 - POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (DCHT XVII), IES011 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (SEC2-01), IES012 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS I (SEC2-01), IES013 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS II (DCHT17-01), IES015 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (DCHT17-01), IES017 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV (DEDCXI-06), IES018 - METODOLOGIA DA PESQUISA (002-SEC)
-
03/2025 - 07/2025
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HST101 - REDAÇÃO CIENTÍFICA
-
03/2025 - 07/2025
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0005 - CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO TEXTO LITERÁRIO (T01), LE0101 - PRÁTICA PEDAGÓGICA I (T01), LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01)
-
03/2025 - 07/2025
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, IES011 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (PG17-01), IES012 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS I (PG-17-01), IES014 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS III (060000), IES016 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (060000), IES018 - METODOLOGIA DA PESQUISA (020000)
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, IES013 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS II (050000), IES015 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (050000), MPIES017 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV (050000)
-
08/2024 - 11/2024
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0033 - LINGÜÍSTICA TEXTUAL (T01), LE0034 - TEXTO E DISCURSO (T01), LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (T01)
-
08/2024 - 11/2024
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, QI0004 - PORTUGUÊS (0001)
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0010 - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA V (T01) - EAD
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0101 - PRÁTICA PEDAGÓGICA I (T01), LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01)
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ES011 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (050000), IES012 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS I (050000), IES018 - METODOLOGIA DA PESQUISA (030000), MPIES014 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS III (050000), MPIES016 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (050000)
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (LE0111), LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01), LE0128 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T05)
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MPIES001 - POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (010000), MPIES013 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS II (050000), MPIES015 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (050000), MPIES017 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV (050000)
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HST101 - REDAÇÃO CIENTÍFICA
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (T01), LE0128 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T07), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MPIES011 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (050000), MPIES012 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS I (050000), MPIES014 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS III (050000), MPIES016 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (050000)
-
06/2022 - 06/2023
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UNEB.Atividade de extensão realizada, Coordenador Pedagógico da Equipe Acadêmica do Curso de Educação Escolar Quilombola para professores, gestores, técnicos dos Núcleos Territoriais da Educação (NTEs) e lideranças quilombolas, ministrado em conjunto pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX),.
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0012 - MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA (T02), ED0039 - PESQUISA ORIENTADA (T08), LE0100 - ESTUDOS PEDAGÓGICOS I (T01), LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01), LE0128 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T02), LP0531 - PRÁTICA DE ENSINO IV (P04)
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MPIES013 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS II (050000), MPIES015 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (050000), MPIES017 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV (050000)
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (02), HST101 - REDAÇÃO CIENTÍFICA (01)
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0040 - TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T01), LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (T01), LE0128 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T07), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EADI010 - METODOLOGIA DA PESQUISA (JACOBINA), EADI010 - METODOLOGIA DA PESQUISA (JUAZEIRO), EADI010 - METODOLOGIA DA PESQUISA (P.AFONSO), EADI010 - METODOLOGIA DA PESQUISA (VALENÇA), EADI010 - METODOLOGIA DA PESQUISA (XIQUE-XIQ)
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, EDUCAÇÃO ESPECIAL, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EADI001 - OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (JACOBINA), EADI001 - OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (JUAZEIRO), EADI001 - OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (P.AFONSO), EADI001 - OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (VALENÇA), EADI001 - OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (XIQUE-XIQ)
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0039 - PESQUISA ORIENTADA (T02), LE0062 - LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (T01), LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01)
-
07/2021 - 10/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (Teórica - TOI)
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (01)
-
03/2021 - 06/2021
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MPIES010 - METODOLOGIA DA PESQUISA (030000), MPIES011 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (050000), MPIES012 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS I (050000), MPIES014 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS III (050000), MPIES016 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (050000)
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MPIES001 - POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (010000), MPIES013 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS II (060000), MPIES015 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (060000), MPIES017 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV (070000)
-
07/2020 - 11/2020
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (Teórica - TOI), HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (TOI)
-
07/2020 - 11/2020
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (T01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0059 - ESTUDO DA LINGÜÍSTICA TEXTUAL (T01), LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01)
-
08/2019 - 03/2020
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MPIES013 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS II (070000), MPIES015 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (070000)
-
03/2019 - 09/2019
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (T06)
-
03/2019 - 09/2019
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (T01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social(PPGIES), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, MPIES010 - METODOLOGIA DA PESQUISA (001), MPIES011 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (07), MPIES012 - ATIVIDADES SUPERVISIONADAS I (070000)
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET006 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (T01), LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01)
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET006 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (P01)
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01), LET006 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (P01), LET006 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (T01)
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (T05)
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0110 - ESTUDOS PEDAGÓGICOS II (T01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0117 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01), LET006 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (P01), LET006 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (T01)
-
02/2017 - 08/2017
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (T04)
-
02/2017 - 08/2017
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0111 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II (T01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
07/2016 - 11/2016
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0018 - PRÁTICA PEDAGÓGICA III (T01)
-
07/2016 - 11/2016
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HI0004 - REDAÇÃO CIENTIFICA (03)
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0054 - MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA MATERNA (T01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
01/2016 - 05/2016
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Produção de Texto Técnico Científico
-
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0059 - ESTUDO DA LINGÜÍSTICA TEXTUAL (T01), LET029 - LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO (P01)
-
03/2015 - 11/2015
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET029 - LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO (T02)
-
03/2015 - 11/2015
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TUR103 - COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E TURISMO (T01)
-
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0054 - MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA MATERNA (T02), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Prática - P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Teórica - T01)
-
03/2014 - 08/2014
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0059 - ESTUDO DA LINGÜÍSTICA TEXTUAL (T01), LET029 - LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO (Prática - P01), EDC02A - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (Teórica - T01)
-
03/2014 - 08/2014
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TUR112 - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (T01)
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Prática - P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Teórica - T01)
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LE0006 - PRÁTICA PEDAGÓGICA I (T01)
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0039 - PESQUISA ORIENTADA (T03), ED0041 - ESTÁGIO IV (T03)
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Prática - P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Teórica - T02)
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0038 - ESTÁGIO III (T01)
-
09/2010 - 03/2011
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0041 - ESTÁGIO IV (T020000), ED0040 - TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T080000)
-
09/2010 - 03/2011
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Prática - P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (Teórica - T02)
-
04/2010 - 08/2010
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0038 - ESTÁGIO III (T04), ED0042 - SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES DE PESQUISA (T06)
-
11/2009 - 04/2010
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0021 - INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA (T01)
-
11/2009 - 04/2010
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (P01), LET067 - PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO (T01)
-
11/2009 - 04/2010
Ensino, Turismo e Hotelaria, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LET029 - LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO (Prática - P01), LET029 - LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO (Teórica - T01)
-
09/2007 - 01/2008
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0038 - ESTÁGIO III (Teórica - T01)
-
09/2007 - 01/2008
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ED0038 - ESTÁGIO III (Teórica - T01)
-
04/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia.Atividade realizada, Professor Especialista da disciplina Língua Portuguesa e Redação.
-
09/2006 - 09/2006
Ensino, Especialização em psicopedagogia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
-
05/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia.Atividade realizada, Especialista da área de linguagem do Programa Universidade para Todos.
-
01/2005 - 01/2005
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas - Campus I.Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão - Leitura e Produção de Texto.
-
01/2005 - 01/2005
Treinamentos ministrados , Programa Rede UNEB 2000.Treinamentos ministrados, Oficina de semiótica
-
06/2004 - 01/2005
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia.Atividade realizada, Especialista da área de linguagem do Programa Universidade para Todos.
-
09/2004 - 10/2004
Ensino, Especialização em psicopedagogia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
-
04/2004 - 05/2004
Ensino, Especialização em psicopedagogia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Produção de texto texnico-científico, Pesquisa orientada, Estágio III, Estudo da Linguística Textual, Metodologia do trabalho científico, Prática Pedagógica
-
07/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão da UNEB/Secretaria da Educação do Estado da Bahia.Atividade realizada, Especialista da área de linguagem do Programa Universidade para Todos.
-
10/2002 - 12/2002
Ensino, Especialização em psicopedagogia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita
-
11/2002 - 11/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas - Campus I.Cargo ou função, Presidente da Comissão para Análise do pedido de Incentivo à Produção Científica da Professora NORMA DA SILVA LOPES..
-
09/2002 - 09/2002
Ensino, Especialização em psicopedagogia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
-
07/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/Campus XIX - Camaçari.Atividade de extensão realizada, Projeto leitura: mil e duas possibilidades.
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina de leitura e produção textual
-
05/2001 - 05/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação.Cargo ou função, Membro da Comissão para avaliar o pedido de Progressão Funcional no Magistério Superior da Professora ADELAIDE ROCHA BADARÓ, de Professor Adjunto para Professor Titular.
-
07/2000 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociolingüística, Linguagem e Educação
-
04/2000 - 07/2000
Ensino, Ciências contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua portuguesa
-
06/1999 - 08/1999
Ensino, Especialização em educação infantil, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicogênese da leitura e da escrita
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem e educação
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua portuguesa
-
03/1996 - 12/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Infantil, Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa, Técnicas de Alfabetização
-
05/1994 - 09/1994
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da alfabetização
2021 - Atual
Fundação Visconde de CairuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor II, Carga horária: 10
Outras informações:
2021.1 :PELP Didática da Língua Portuguesa (P1 e N1)
2021.1 PELIED Literatura e Educação (N1)
2021.1 PESUP 7 Estágio Supervisionado 7 (N 1)
2020 - 2020
Fundação Visconde de CairuVínculo: Professor celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor II, Carga horária: 20
Outras informações:
2020.1 : PELIED Literatura e Educação (P1 )
2020.1 : PEMPP Metodologia da Pesquisa (N1 )
2020.1 : PESUP4 Estágio Supervisionado IV (N1 )
2020.1 : PESUP7 Estágio Supervisionado VII (N1 )
2020.1 : PESUP4 Estágio Supervisionado IV (P1 )
2021.1 :PELP Didática da Língua Portuguesa (P1 e N1)
2021.1 PELIED Literatura e Educação (N1)
2021.1 PESUP 7 Estágio Supervisionado 7 (N 1)
2020 - 2020
Fundação Visconde de CairuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor II, Carga horária: 20
Outras informações:
PEMPP Metodologia da Pesquisa N1
PESUP4 Estágio Supervisionado IV N1
PESUP7 Estágio Supervisionado VII N1
2020 - 2020
Fundação Visconde de CairuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor II, Carga horária: 10
2006 - 2006
Fundação Visconde de CairuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor II, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2026
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PELIED - Literatura e Educação (N1)
-
07/2018
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática da Língua Portuguesa
-
07/2018
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
-
02/2017
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURA E EDUCAÇÃO
-
02/2017
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURA E EDUCAÇÃO
-
02/2017
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO
-
07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática da Língua Portuguesa, Literatura e Educação
-
07/2025 - 12/2025
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PEDAL - Didática da Alfabetização (N1), PELIED - Literatura e Educação (N1)
-
01/2025 - 06/2025
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PEDLP - Didática da Língua Portuguesa (N1)
-
07/2024 - 12/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PEDLP - Didática da Língua Portuguesa (N1)
-
07/2024 - 12/2024
Ensino, Vários cursos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, NCMET - Metodologia Científica (N1), NCMET - Metodologia Científica (P1)
-
02/2024 - 06/2024
Ensino, Vários cursos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, NCCOM - Comunicação (N3)
-
02/2024 - 06/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PECR - Currículo Escolar (N1)
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Vários cursos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, NCCOM - Comunicação (N3)
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PEAAA - Avaliação da Aprendizagem (N1)
-
06/2023 - 12/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EADEFE - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (06JUN23), EADLED - Literatura e Educação (08AGO23)
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Vários cursos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, NCCOM - Comunicação (N3)
-
02/2023 - 07/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PEDAL - Didática da Alfabetização (N1), PEEFEB - Estrutura e Func. De Educação Básica (N1)
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Vários cursos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, NCCOM - Comunicação (N3)
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PEDLP - Didática da Língua Portuguesa (N1), PEEFEB - Estrutura e Func. De Educação Básica (N1)
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PELIED - Literatura e Educação (N1), PEPPP2 - Pesquisa e Prática Pedagógica II (N1), PEPSO - Pedagogia Social (P1)
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURA E EDUCAÇÃO
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURA E EDUCAÇÃO
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURA E EDUCAÇÃO
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática da Língua portuguesa, Literatura e Educação, Oficina de Oralidade e Texto
2019 - 2019
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações:
Mediador da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade EDCH 072 - Infância e Juventude: ética de preservação humana, cidadania e educação no século XXI na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia;
Orientador de atividades no Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente
2019 - 2019
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações:
Mediador da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade EDCH 072 - Infância e Juventude: ética de preservação humana, cidadania e educação no século XXI na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia;
Orientador de atividades no Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente
2017 - 2017
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 6
Outras informações:
PROFESSOR CONVIDADO PARA MINISTRAR 18 h DA DISCIPLINA ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS E METACOGNITIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA,MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS DA UEFS..
2001 - 2003
Faculdade Metropolitana de CamaçariVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2003 - 11/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem e contexto social
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem e contexto social
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem e contexto social
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português
2013 - 2013
Faculdades Integradas Olga MettigVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
2002 - 2006
Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e ExtensãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do trabalho científico
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua portuguesa II, Língua portuguesa I
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do trabalho científico
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua portuguesa II
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua portuguesa I
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da língua portuguesa
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Alfabetização adultos II
2000 - 2000
Prefeitura Municipal de Dias D'ÁvilaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Educação Infantil, realizado no Centro de Treinamento de Professores.
2000 - 2000
Prefeitura Municipal de Dias D'ÁvilaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Educação Infantil, realizado no Centro de Treinamento de Professores, com carga horária de 120 horas.
1996 - 1999
Prefeitura Municipal de Dias D'ÁvilaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor VI, Carga horária: 20
1995 - 1996
Prefeitura Municipal de Dias D'ÁvilaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor V, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1995 - 03/1999
Ensino,Disciplinas ministradas, Coordenador
-
03/1995 - 12/1995
Outras atividades técnico-científicas , SEDUC, SEDUC.Atividade realizada, Coordenador do projeto de incentivo à leitura para as séries iniciais do 1º grau.
1991 - 1993
Prefeitura Municipal de Simões FilhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor licenciatura plena, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2000 - 06/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação - Simões Filho.Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Educação.
-
05/1991 - 12/1993
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa
2016 - Atual
Editora da Universidade Federal da BahiaVínculo: Membro do Conselho Editorial, Enquadramento Funcional: Serviço técnico, Carga horária: 10
1984 - 1984
Hotelaria do NordesteVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
2020 - 2020
Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasVínculo: Cooperação Internacional, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Ministrei a disciplina TRADIÇÕES RELIGIOSAS AFRO- AMERICANAS, 15 horas aula ,na condição de Professor convidado, no Mestrado Ciências das Religiões, através da Cooperação Internacional .
2020 - Atual
UNEB /MPIESVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10
2019 - 2019
UNEB /MPIESVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Permanente Mestrado MPIES, Carga horária: 10
2021 - 2021
FACULDADE INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALESVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações:
Ministrei a disciplina POLÍTICAS PEDAGÓGICAS no curso de Doutorado FICS, dia 10/07/2021,plataforma google meet.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de César Costa Vitorino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?