André Clementino de Oliveira Santos
Possui Graduação de Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior do Pará (1993), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará atuando na área de Gestão da Produção com ênfase em Engenharia de Métodos, Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
1996 - 1998
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Planejamento e Programação da Produção de Óleos Lubrificantes visando minimizar os atrasos na entrega do pedidos, Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Leonardo Junqueira Lustosa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: PCP; MRP; MPS; Lote Econômico de Produção; Sequenciamento de linha; Balanceamento de linha. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis; Fabricação de Produtos Químicos; Indústria Metal-Mecânica.
Graduação em Engenharia Civil
1991 - 1995
Universidade Federal do Pará
Título: Programa Computacional para Dimensionamento de uma Instalação de Combate a Incêndio por Hidrante
Orientador: Evaristo Clementino Resende dos Santos
Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados
1991 - 1993
Centro de Ensino Superior do Pará
Título: M&M - Multimídia voltada para Educação
Orientador: Eugenio Santos
Formação complementar
2007 - 2007
Programa de Qualificação Técnica em Qualid Obras. (Carga horária: 16h). , Centro de Tecnologia de Edificações, CTE, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação Econômica de Empreendimentos. (Carga horária: 16h). , Clube de Engenharia do Pará, CEP*, Brasil.
2002 - 2002
A Transformação da Produção Empurrada Para Produçã. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABEPRO, Brasil.
2001 - 2001
Programação Fina da Produção Usando o Preactor. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABEPRO, Brasil.
1999 - 1999
Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 20h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1999 - 1999
Autocad R14. (Carga horária: 20h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1996 - 1996
Sistemas de Gestão da Qualidade Para a Indústria d. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1996
Planejamento e Controle de Obras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Patologia e Terapia das Estruturas de Concreto Arm. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Novas Tendências no Gerenciamento da Qualidade e d. (Carga horária: 10h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Qualidade das Construções. (Carga horária: 4h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Patologia e Terapia das Estruturas. (Carga horária: 5h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1995 - 1995
Orçamento na Construção Civil. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1994 - 1994
Instalações Hidro Sanitárias Residenciais. (Carga horária: 8h). , Marko Engenharia Ltda, MARKO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Organização do Trabalho/Especialidade: Tempos e Movimentos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Avaliação de Imóveis.
Organização de eventos
SANTOS, A. C. O. . VI Semana Acadêmica de Engenharia de Produção. 2005. (Outro).
SANTOS, A. C. O. . V Semana Acadêmica de Engenharia de Produção. 2004. (Outro).
SANTOS, A. C. O. . IV Semana Acadêmica de Engenharia de Produção. 2003. (Outro).
SANTOS, A. C. O. . III Semana de Engenharia de Produção. 2002. (Outro).
SANTOS, A. C. O. . I Semana de Engenharia de Produção. 2001. (Outro).
SANTOS, A. C. O. . II Semana de Engenharia de Produção e Empreendedorismo. 2001. (Outro).
Participação em eventos
III JORNADA DE ENGENHARIA - FAMAZ.Previsão de Demanda: A essência do Planejamento e Controle da Produção. 2015. (Encontro).
59a. Reunião Anual do SBPC.Cálculo da Capacidade Produtiva de uma Empresa de Construção Civil da RMB na atividade de reboco interno. 2007. (Outra).
Ciclo de Palestras em Engenharia Civil.Tecnologia na Construção de Pontes: Caso Francês. 2007. (Outra).
I Ciclo de Palestras para Docentes e Técnicos da UEPA.Avaliação de Cursos de Graduação em Engenharia. 2007. (Outra).
ENCEP 2006. 2006. (Encontro).
X ENCEP. 2005. (Encontro).
ENCEP. 2004. (Encontro).
Taller de Formación de Pares Evaluadores - Carreras de Inginiería. 2004. (Oficina).
XXIV ENEGEP. 2004. (Encontro).
ENCEP - Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. 2003. (Encontro).
Encontro Nacional de Coordenadores de Engenharia de Produção. 2002. (Encontro).
XXII ENEGEP. 2002. (Encontro).
ENCEP. 2001. (Encontro).
ENEGEP. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
SANTOS, A. C. O.. Previsão de Demanda: Estudo comparativo entre técnicas tradicionais e rede neural artificial não linear auto-regressiva em uma empresa de refrigerante. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Modelo de Planejamento de obras na Construção Civil utilizando a técnica PERT/CPM. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. O sistema de PCP das indústrias moveleiras de pequeno porte da RMB - estudo de múltiplos casos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Gestão de Estoques: Previsão no lead-time de abastecimento como suporte à tomada de decisão de uma empresa varejista. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Biomassa: Sustentabilidade - Processos Tradicionais x Inovações Tecnológicas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
Freitas, M.A.S.; Pereira, M.H.S.;SANTOS, A. C. O.. A Implementação de um Sistema de Qualidade através da utilização do ciclo PDCA na Universidade do Estado do Pará - UEPA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Estudo de viabilidade econômica das tampas de aço dos porões de navios graneleiros por tampas de fibra de vidro: um estudo de caso em uma empresa de navegação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Sugestão de análise de custo e preço de venda de um sistema de custo desenvolvida para uma empresa de fabricação de sabão. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Situações de Risco encontradas em Betoneiras, Serra Circular e Elevador de Material/Pessoas na Indústria da Construção, com ênfase na NR-18. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Modelo de planejamento agregado para minimização de custos produtivos em uma empresa do ramo de cosméticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SERRA, Claudio Mauro Viera; MARTINS, Harley;SANTOS, A. C. O.. Aplicação da análise multicriterio na seleção de cenários construidos por meio da aplicação do PSL simplificado em uma fabrica de corte e dobra de aço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SERRA, Claudio Mauro Viera;MARTINS, Harley dos SantosSANTOS, A. C. O.. Análise, proposta e aplicação de melhorias de processo de documentação de projetos de uma empresa de engenharia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SERRA, Claudio Mauro Viera;MARTINS, Harley dos SantosSANTOS, A. C. O.. Avaliação e melhoria nos processos de aquisição de bens e serviços utilizando ferramentas da qualidade em uma entidade do sistema S. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
Santos, Y.B.I; Silva, A.C. P.;SANTOS, A. C. O.. Desenvolvimento de programa computacional para realização de previsão de demanda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Análise de posturas ocupacionais do operador de betoneira na empresa MAZ Construção Ltda: aplicação do método Rula na industria da construção civil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Capacidade de atendimento dos principais aeroportos brasileiros a partir da análise de previsão de demanda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Proposta de ferramenta de apoio à decisão ao PCP em empresa produtora de materiais plásticos em Ananindeua/PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Automatização do método GDE/UNB utilizando o software excel: utilização do programa para avaliação de um edifício residencial em construção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Análise de estoque de uma empresa do ramo de gás LP através e simulação estática: o impacto da logística reversa no problema de falta de vasilhames. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Avaliação da qualidade percebida do serviço de ensino do curso de engenharia de produção da UEPA: um estudo de casocom o uso do método Servqual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. O lean thinking aplicado ao fluxo de negócios do setor de gases industriais utilizando o mapeamento do fluxo de valor: estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Influência dos polímeros EVA e MHEC na hidratação de pastas cimentícias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Madeira Plástica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Proposta de melhoria do processo de xaroparia de uma fábrica de refrigerantes a partir do mapeamento do fluxo e com a utilização da simulação computacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
BELTRÃO, N.E.;SANTOS, A. C. O.. Utilização do OEE na análise do desempenho dos processos e melhoria contínua na produção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
MELO, André;SANTOS, A. C. O.. Broker: Outsourcing estratégico no canal de distribuição da indústria com o pequeno e médio varejo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.; SERRA, Claudio Mauro Viera; Raiol, Marcelo. Melhoria da produtividade no serviço de fiscalização na rede elétrica da região metropolitana de Belém utilizando a metodologia PCIC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.; MELO, André; SERRA, Claudio Mauro Viera. Proposta de Reformulação do Layout produtivo de uma pequena empresa de estofados com a utilização de técnicas de simulação computacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.; BRAGA JUNIOR, Antonio Erlindo; NAGATA, Verônica de Menezes. Desenvolvimento de um Plano de Negócios para um Empreendimento Residencial Horizontal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.; SERRA, Grácio Paulo; SALAME, Antonio. Situações de risco encontradas nos elevadores de materiais e pessoas, nos edifícios verticais, em obras, na região metropolitana de Belém. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.; NUNES, Denilson; SERRA, Claudio Mauro Viera. Proposta de um sistema MRP integrado ao Planejamento e Controle de Produção um uma Empresa Fabricante de Cabos Condutores Elétricos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.; ARANHA, Paulo; MORAES, Renato. Influência e Articulação entre os conceitos de Produtividade na Construção Civil: Estudo de Caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.; TUJI JUNIOR, Adamor; SERRA, Cláudio. Propostas de Técnicas operacionais para Adaptação do Modelo Kanban em Sistemas Híbridos de Produção. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.; TUJI JUNIOR, Adamor; SERRA, Cláudio M. O uso de Planilhas Eletrônicas na Gestão de Pequenas Empresas: Aplicação em uma Empresa do Setor Moveleiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará.
DIAS, A. G. A. M. J. G. A.;SANTOS, A. C. O.; OLIVEIRA SOBRINHO, A.; SANTOS FILHO, C. J.. Gerenciamento da Qualidade nas Empresas Construtoras. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
CUNHA, D. M. C. . . W. DE M.;SANTOS, A. C. O.; SANTOS FILHO, C. J.; OLIVEIRA SOBRINHO, A.. Método de Intervenção para a Redução de Perdas na Construção Civil. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Processo Seletivo para proviemnto de Cargo de Professor. 2008. Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Processo Seletivo para provimento de Cargo de Professor. 2007. Universidade da Amazônia.
SANTOS, A. C. O.. Processo Seletivo Simplificado de Docentes. 2007. Universidade do Estado do Amapá.
SANTOS, A. C. O.. Concurso Público para Cargo de Docente - UEPA/2004. 2004. Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Concurso Público para Professor Substituto - CCNT/UEPA. 2001. Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.; OLIVEIRA, Vanderli Fava de. Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Graduação em Engenharia de Produção - UNIMEP/SP. 2005. Universidade Metodista de Piracicaba.
SANTOS, A. C. O.. Evaluación y Acreditación de Ingenieria Industrial del Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA). 2005. Instituto Tecnológico de Buenos Aires.
SANTOS, A. C. O.; COSTA, Carlos Alberto. Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção Mecânica - Centro Universitário Anhanguera. 2003. Centro Universitário Anhanguera.
SANTOS, A. C. O.; COSTA, Carlos Alberto. Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção Mecânica - UniFEI (Itajubá/MG). 2003. Universidade Federal de Itajubá.
SANTOS, A. C. O.. Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção - Centro Universitário Araraquara/SP. 2003. Centro Universitário Araraquara.
SANTOS, A. C. O.; MASSOTE, Alexandre Augusto. Avaliação das Condições de Ensino do CEFET/MG. 2003. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
SANTOS, A. C. O.; COSTA, Carlos Alberto. Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção Mecânica - UniABC. 2002. Universidade do Grande Abc.
SANTOS, A. C. O.. Comitê Cientifico do VI Encontro Paraense de Engenharia de Produção - EPAEP 2015. 2015. Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.. Avaliador de Artigo Científico - VII CNEG. 2011. Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, A. C. O.. Concurso de melhor TCC UEPA 2007. 2008. Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.; BRAGA JUNIOR, Antonio Erlindo; CARVALHO, José de Ribamar de Castro. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2003. Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.; BRAGA JUNIOR, Antonio Erlindo; RIBEIRO, Hebe Morganne Campos. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2003. Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, A. C. O.; RAPOSO, Gerson Lopes; SÁ, Nonato Márcio C Maia de; SÁ, Antonia Margareth Moita; SILVA, José Roberto Alves da; ARAÚJO, José Augusto Carvalho de. Comissão de análise dos instrumentos de avaliação para o Concurso Público. 2003. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
Identificação dos pontos críticos de controle no beneficiamento de amêndoas de castanha-do-brasil em uma industria no estado do Pará; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Modelo de Planejamento de obras na Construção Civil utilizando a técnica PERT/CPM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
A utilização de uma ferramenta computacional visando um melhor planejamento e controle de obras civis: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise decritiva do PCP de uma cervejaria utilizando o método S&OP; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Utilização da Rede PERT/CPM para planejamento de revestimento de fachadas em prédios residenciais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Biomassa: Sustentabilidade dos Processos Tradicionais x Inovações Tecnológicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Determinação de um modelo de previsão de demanda para abastecimento de cash-dispenser de um banco visando a minimização da falta de numerário; 2007; 53 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Medidas Preventivas de Acidentes na Execução de uma Edificação Residencial multifamiliar; 2006; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Avaliação do Nível de Cumprimento da NR-18 relativa às áreas de vivências em Canteiro de Obras do Subsetor de Edificações da Construção Civil: Um Estudo de Caso; 2006; 61 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Sinalização de Segurança na Construção Civil; 2006; 56 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
PERT-CPM aplicado a construção de imóveis residenciais de baixa renda; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Modelos de Previsão de Demanda Aplicados a um agente financeiro; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
O Cenário de Implantação do TPM na Alunorte; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualificação Básica em Logística) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
O Uso de Ferramentas da Qualidade em uma Indústria Têxtil; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualificação Básica em Logística) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
MODELO DE POLÍTICA DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUES NO SETOR DE PEÇAS EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - PA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo Comparativo das Vantagens Competitivas de Custo e Prazo de dois métodos construtivos no âmbito do PMCMV; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Aplicação de Modelo de Gestão de Estoque em uma farmácia hospitalar da cidade de Belém/PA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
ANÁLISE COMPARATIVA DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS DRYWALL X ALVENARIA CONVENCIONAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Silva / Sergio Kalif Siqueira; Estudo Comparativo de custo dos Sistemas Construtivos: Steel Frame e Sistema Convencional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS DE EDIFÍCIOS: TEORIZAÇÃO E ESTUDO DE CASO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Determinação do tempo de execução de uma UH do PNHR pela Técnica PERT/CPM; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Definição de modelo de previsão de demanda para a sistemática MRP de uma industria de cabo de aluminio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise energética e financeira da instalação de sistemas solares de aquecimento de água em casas de baixa renda; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo comparativo de custo entre alvenaria estrutural e paredes de concreto armado moldadas no local com formas de alumínio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Gestão de Projetos na construção civil utilizando a ferramenta computacional Ms Project para apoio a tomada de decisão: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Determinação da capacidade produtiva de um setor gargalo da lavanderia de um hospital de grande porte através do estudo de tempos cronometrados; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Proposta de um modelo de gestão de estoques em uma empresa envasadora de água mineral no municipio de Benevides/PA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Otimização de sistemas construtivos a partir de princípios de produção enxuta; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Planejamento e controle da produção em uma empresa do setor madeireiro: uma metodologia de implantação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Determinação de um modelo de previsão de demanda para uma indústria de confecção de "lingerie" situada na RMB visando uma melhor gestão de estoques; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Aplicação dos princípios da construção enxuta em uma obra vertical; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
ESTUDO DO LOCAL DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo de MRP em Empresa de Águas Minerais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Planilha de acompanhamento de estoques de um produto baseada na lógica MRP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
O SMED como ferramenta de incremento da produtividade em uma fábrica de condutores elétricos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Equipes de execução de obra bruta separadas e agrupadas: um estudo comparativo de custo e tempo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Utilização do estudo de tempos e métodos para a análise do desempenho operacional com foco no processo do anodo cozido; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estruturação das atribuições de uma coordenadoria de Planejamento e Controle da Produção: Estudo de caso em um aempresa de mineração; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Modelagem de Previsão de Demanda aplicada a uma Indústria de Alimentos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Um estudo de previsão de demanda em uma fábrica de produtos em aço inox; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise de viabilidade para empreendimentos imobiliários residenciais situados na região metropolitana de Belém; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise de viabilidade de empreendimentos residenciais verticais na cidade de Belém; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Avaliação de Imóveis Urbanos para Análise de Investimentos na Construção Civil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Determinação de um modelo de previsão de demanda parea um produto classe A da Construção Civil; 2006; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise Comparativa do Custo de Produção de uma Casa: Sistema Convencional em Alvenaria x Ssitema LSF com PLaca Cimentícia; 2006; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo Comparativo de Tecnologias em Concreto Pré-Moldado e Convencional; 2006; 95 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Determinação da Capacidade Produtiva e Análise da Produtividade no setor de gradeamento em uma empresa madeireira da grande Belém; 2006; 110 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise e Proposta de Melhorias das Perdas de Estocagem e Troca de Ferramentas do Sistema Produtivo em uma Industria Madeireira; 2006; 125 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Proposta de um Modelo de Controle de Estoque para um Produto Classe A de uma pequena Emprea de Cosméticos; 2006; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Desenvolvimento de um Sistema de Apoio ao Planejamento e Controle da Produção baseado na lógica do MRP II (Planejamento dos Recursos de Manufatura); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise de um modelo de previsão de demanda para o auxílio no gerenciamento de estoque de segurança em uma empresa de pequeno porte do ramo de perfumaria e cosmético; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Determinação de um modelo de previsão de demanda para serviços: um estudo de caso em um laboratório de análises clínicas; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Sistema de Pintura Convencional x Sistema de Pulverização - Um Estudo de Caso na Construção Civil; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Previsão de Demanda de um Produto Classe A de uma Empresa de Perfumes e Cosméticos visando otimizar o Estoque de Segurança; ; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise e escolha de um método de previsão de demanda mais adequado para o planejamento e controle da produção em uma indústria refinadora de óleo; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Engenharia de Produção aplicada a serviços: Análise da eficiência no sistema de transporte coletivo de Belém/PA; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Avaliação da Ferramenta PCIC como orientadora da melhoria contínua da produtividade em uma indústria têxtil de juta e malva na Amazônia; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Desenvolvimento de um sistema de informação baseado em planilhas eletrônicas para apoio a tomada de decisão em uma indústria de colchões; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo do layout do canteiro de obras para a construção de uma unidade multifamiliar residencial; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo Comparativo entre Lajes Convencionais e Lajes pré-moldadas treliçadas com EPS; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
As vantagens construtivas na utilização do Gesso Acartonado; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Planejar, Programar e Controlar: Um incremento no que tange a qualidade e produtividade; 2003; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Aplicação das ferramentas estatísticas no controle de qualidade na produção de calçados de segurança; 2003; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Desenvolvimento e Implantação de um Plano de manutenção na OCRIM S; A; ; 2003; 120 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Planejamento das necessidades de materiais utilizados na embalagem de miúdos em um frigorífico; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
O uso do Gesso Acartonado na Construção Civil; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Análise Comparativa entre Lajes Convencionais e Lajes Treliçadas Pré-moldadas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
O uso de Blocos de Concreto Celular Autoclavado em Construções Verticais na cidade de Belém/PA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo de Tempos para o aumento da produtividade na Construção Civil; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Otimização do corte e dobra de barras de aço para um empreendimento de Construção Civil; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Diagnóstico do cumprimento da NR-18 nas obras em Belém/PA: Sugestões; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Trincas Residencias; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Layout de Canteiro de Obras; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Previsão de demanda em empresas distribuidoras de água; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade da Amazônia; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Estudo de Tempos e Movimentos na Industria da Construção Civil; 2006; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: André Clementino de Oliveira Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. C. O. ; MOTA, A. E. A. S. ; SALOMAO, B. H. N. ; ARCHER, R. A. P. ; DAMASCENO, M. A. . Estudo de Tempos e Movimentos: um estudo de caso em uma empresa produtora de picolés na cidade de Belém/PA / Time and Motion Study: a case study in a producer of popsicles in Belém /PA. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 20815-20830, 2020.
-
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Produção e a Gestão Pública: Análise da Eficiência no Sistema de Transporte Coletivo de Belém/PA. Traços (UNAMA) , Belém-PA, v. 7, n.16, p. 23-34, 2005.
-
SANTOS, A. C. O. . Elaboração e Implementação de um modelo de administração de estoque baseado em faixa de ressuprimento. Traços (UNAMA) , Belém/PA, v. 7, n.15, p. 9-18, 2005.
-
SANTOS, A. C. O. ; MARTINS, Harley dos Santos ; LEDOUX, Patrícia de Paula ; OLIVEIRA, Renata Melo e Silva de . Uma metodologia de avaliação da satisfação dos clientes externos e internos para empresários do ramo de restaurantes. Traços (UNAMA) , Belém/PA, v. 6, p. 65-80, 2003.
-
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção: Estudos de PCP em uma Indústria Alimentícia. Anais do XXII ENEGEP, 2002.
-
SANTOS, A. C. O. . Organização e Medida do Trabalho: Estudo de Tempos e Movimentos no setor de espumação de uma indústria de colchões objetivando um aumento da capacidade produtiva. Traços (UNAMA) , Belém/PA. UNAMA, v. 05, n.09, p. 53-70, 2002.
-
SANTOS, A. C. O. . Avaliação Ergonômica do Posto de Trabalho numa indústria de Colchões. Traços (UNAMA) , Belém/PA, v. 5, p. 11-20, 2002.
-
SANTOS, A. C. O. . O Estudo de Tempos no Processo Cerâmico Industrial para a Otimização da Produção. Traços (UNAMA) , Unama, v. 1, n.07, p. 64-74, 2001.
-
SANTOS, A. C. O. ; ROCHA, I. O. ; CAMORIM, J. E. V. . Estudos de Planejamento e Controle da Produção: Cálculo do Lote Econômico e Sequenciamento da Produção em uma Indústria Alimentícia. Traços (UNAMA) , Belém/PA, v. 4, p. 39-47, 2001.
-
SANTOS, A. C. O. ; PASTANA, A. J. C. ; REIS, P. N. C. ; COSTA, D. H. N. . Engenharia de Métodos: Estudo de caso em uma fábrica de trufas de Belém/PA. Gestão da Produção em Foco - Volume 48. 1ed.: , 2021, v. , p. 42-.
-
SANTOS, A. C. O. ; CALDEIRA, A. C. C. ; ROSA, B. G. N. ; MARTINS, L. M. P. ; MATHIAS, P. C. B. . Aplicação do estudo de tempos e movimentos em uma empresa de beneficiamento de açaí em Belém-PA. Gestão da Produção em Foco ? Volume 29. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. , p. 150-163.
-
SANTOS, A. C. O. . Estudo de tempos e movimentos: Um estudo de caso em uma empresa produtora de picolés na cidade de Belém - PA. In: Hélcio Martins Tristão. (Org.). Tópicos em Gestão da produção Volume 7. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 7, p. 93-103.
-
SANTOS, A. C. O. . Análise de demanda em uma companhia de água mineral da região metropolitana de Belém utilizando modelos de holt-winters. In: Renata Melo e Silva de Oliveira. (Org.). Engenharia de Produção - Tópicos e Aplicações. 1ed.Belém: EDUEPA, 2010, v. 1, p. 129-148.
-
SANTOS, A. C. O. . Um Acadêmico na Linha de Produção. Revista Petrobras, 15 jun. 1998.
-
SANTOS, A. C. O. . Aplicação do estudo de tempos e movimentos em uma empresa de beneficiamento de açaí em Belém/PA. In: XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2018, Maceió/AL. XXXVIII ENEGEP, 2018.
-
SANTOS, A. C. O. . ESTUDO DE TEMPOS CRONOMETRADOS, MOVIMENTOS E TEMPOS SINTETICOS: CAPACIDADE PRODUTIVA DE DIARIOS DE BORDO EM UMA INDUSTRIA GRAFICA. In: I EINEPRO - ENCONTRO INTERESTADUAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2015, SAO JOAO DA BARRA/RJ. I-012: APRESENTAÇAO ORAL - I EINEPRO, 2015.
-
SANTOS, A. C. O. . APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE PREVISÃO DE DEMANDA EM VAREJISTA DO SETOR DE MÓVEIS DO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA. In: XXI SIMPEP, 2014, Bauru/SP. AS DEMANDAS DE INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO, 2014.
-
SANTOS, A. C. O. . Implantação do projeto ergonômico em postos de trabalho no manuseio de materiais em uma indústria de plásticos em Ananindeua-Pa. In: EMEPRO, 2011, São João Del Rey. VII ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2011.
-
SANTOS, A. C. O. . A Sistemática MRP como melhoria no processo produtivo em uma indústria de caulim no estado do Pará. In: EMEPRO 2010, 2010, Coronel Fabriciano. O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO E O MERCADO DE OPORTUNIDADES: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS, 2010. v. 1.
-
SANTOS, A. C. O. . Análise Comparativa entre modelos de alisamento exponencial para previsão de demanda: um estudo de caso no setor de hortaliças regionais de uma empresa supermercadista atuante em Belém do Pará. In: XVII SIMPEP, 2010, Bauru/SP. Gestão de Projetos e Engenharia de Produção, 2010. v. 1.
-
SANTOS, A. C. O. . A eficiência do Planejamento das Necessidades de Materiais na Gestão da Produção em uma industria mineradora no estado do Pará. In: XVII SIMPEP, 2010, Bauru/SP. Gestão de Projetos e Engenharia de Produção, 2010.
-
SANTOS, A. C. O. . Análise comparativa do custo de produção de uma casa: sistema convencional em alvenaria x sistema LSF com placa cimentícia. In: 50° Congresso Brasileiro do Concreto, 2008, Salvador/BA. Anais do 50° Congresso Brasileiro do Concreto, 2008.
-
SANTOS, A. C. O. . ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS NO SETOR DE SERVIÇOS: DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA E MELHORIA DAS OPERAÇÕES DE UMA EMPRESA DE LIMPEZA DE VITRINES. In: ENEGEP 2011, 2011, Belo Horizonte. ENEGEP 2011, 2011.
-
SANTOS, A. C. O. . DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA ATRAVÉS DO ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. In: ENEGEP 2011, 2011, Belo Horizonte. ENEGEP 2011, 2011.
-
SANTOS, A. C. O. . Otimização do Controle de Qualidade de Água visando uma melhor eficiência enrgética do sistema de abastecimento. In: 3°. Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009, Belém. 3°. Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009.
-
SANTOS, A. C. O. . Otimização do controle de qualidade de água visando uma melhor eficiência energética do sistema de abastecimento: uma proposta metodológica. In: XXIX ENEGEP, 2009, Salvador. Anais do XXIX ENEGEP, 2009.
-
SANTOS, A. C. O. . Análise de Demanda em uma Companhia de Água Mineral da Região Metropolitana de Belém utilizando Modelos de Série Temporal de Holt-Winters. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2008.
-
SANTOS, A. C. O. . Pesquisa Operacional no apoio de tomada de decisões operacionais dentro do setor moveleiro. In: I FORPESP, 2004, Belém/PA. I Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPA - Anais, 2004. v. 1. p. 78-78.
-
SANTOS, A. C. O. . Estudos de Planejamento e Controle da Produção em uma Indústria Alimentícia. In: XXII ENEGEP, 2002, Curitiba/PR. Anais de Resumos ENEGEP 2002. Porto Alegre/RS: LOPP UFRGS, 2002. p. 65-65.
-
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Programação da Produção de óleos lubrificantes visando minimizar os atrasos na entrega dos pedidos. Traços , Belém-PA, v. 2, p. 20-30, 1999.
-
SANTOS, A. C. O. ; Barp, A.R.B. . Otimização do Controle de Qualidade de Água visando uma melhor eficiência energética do sistema de abastecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. C. O. . Otimização do controle de qualidade de água visando uma melhor eficiência energética do sistema de abastecimento: uma proposta metodológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. C. O. ; AIRES, G. M. . Cálculo da Capacidade Produtiva de uma Empresa de Construção Civil da Região Metropolitana de Belém na Atividade de Reboco Interno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, A. C. O. . A importância dos modelos de previsão de demanda para a gestão de estoques de uma empresa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SANTOS, A. C. O. . Projeto Pedagógico de Engenharia de Produção - FACI. 2003.
SANTOS, A. C. O. . Diagnóstico do Setor Produtivo do Pólo Joalheiro Paraense. 2000.
SANTOS, A. C. O. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção - UEAP. 2006.
SANTOS, A. C. O. . Projeto Pedagógico de Engenharia de Produção - UNAMA. 2003.
SANTOS, A. C. O. . Projeto Pedagógico de Engenharia de Produção - UEPA. 2002.
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Produção. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Produção. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, A. C. O. . Especialização Engª de Segurança do Trabalho - Prevenção de Risco II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL: PLANEJAMENTO E CONTROLE - Computação Aplicada a Construção Civil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Prevenção de Riscos II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Computação aplicada a Construção Civil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Administração da Produção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Prevenção de Risco II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Segurança do Trabalho - Prevenção de Risco II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Produção - Administração da Produção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Segurança do Trabalho - Prevenção de Risco II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Prevenção de Risco II. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Métodos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção - Disciplina de Especialização. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Planejamento e Controle da Produção. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Gerência de Projetos no MS Project. 2002. .
SANTOS, A. C. O. . Prevenção e Controle de Riscos de Acidentes III. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Gestão de Processos Industriais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Introdução a Produção. 2002. .
SANTOS, A. C. O. . Prevenção e Controle de Riscos de Acidentes III. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Gestão de Processos Industriais. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Avaliação da Qualidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Gestão da Qualidade Total. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, A. C. O. . Avaliação da Qualidade. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Tecnologia das Construções Vol. I, II e III. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Engenharia de Métodos. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Introdução a Engenharia de Produção. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SANTOS, A. C. O. . Gerência da Projetos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, A. C. O. ; OLIVEIRA, Vanderli Fava de . Comissão de Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Graduação em Engenharia de Produção - UNIMEP/SP. 2005 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; COSTA, Carlos Alberto . Comissão de Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção Mecânica do Centro Universitário Anhanguera - Pirassununga/SP. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; COSTA, Carlos Alberto . Comissão de Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção Mecânica (UniFEI) - Itajubá/MG. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; CUNHA, Gilberto Dias da . Comissão de Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção (Centro Universitário Araraquara) - Araraquara/SP. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. . Comissão de Análise, Discussão e Sugestão de mudanças nos instrumentos de Avaliação para o Concurso Público. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; MASSOTE, Alexandre Augusto . Comissão de Avaliação das Condições de Ensino do CEFET/MG. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; BRAGA JUNIOR, Antonio Erlindo ; RIBEIRO, Hebe Morganne Campos . Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; BRAGA JUNIOR, Antonio Erlindo ; CARVALHO, José de Ribamar de Castro . Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; VIEIRA, Jeremias Santos Araújo ; LOURENÇO, Manoel Gionovaldo Freire . Comissão Eleitoral. 2003 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. . Manual de Avaliação dos Cursos de Engenharia de Produção. 2002 (Comissão) .
SANTOS, A. C. O. ; COSTA, Carlos Alberto . Comissão de Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Engenharia de Produção Mecânica ( UniABC) - Santo André/SP. 2002 (Comissão) .
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2011
A utilização de modelos correlacionais de regressão linear múltipla para a determinação do teor de cloro residual disperso ao longo de uma micro-rede de abastecimento de água ., Descrição: A pesquisa visa estudar a aplicação dos modelos de regressão múltipla, através do software SISREN, visando reduzir os custos na dosagem de cloro em uma micro-rede de abastecimento de água na RMB de forma a garantir uma quantidade aceitável de cloro residual chegando ao consumidor final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Clementino de Oliveira Santos - Coordenador.
-
2004 - 2005
APL São Miguel do Guamá/PA: Setor Oleiro-Cerâmico, Descrição: Diagnóstico produtivo das indústrias oleiro cerâmicas do Município de São miguel do Guamá abrangendo as áreas de Qualidade, Estudo de Tempos, Logística e Materiais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: André Clementino de Oliveira Santos - Coordenador., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Convênio UEPA / BASA: Projeto " Diagnóstico do setor produtivo do pólo joalheiro paraense visando um aumento de sua produtividade", Descrição: Trata de um diagnóstico do setor produtivo das ourivesarias de Belém, Abaetetuba e Marabá de forma a se identificar os proncipais problemas encontrados na fabricação das jóias e consequentemente identificar as principais necessidades de treinamento e melhoramentos dos ourives de forma a qualificar e aumentar a produtividade do setor no Estado do Pará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: André Clementino de Oliveira Santos - Coordenador / Bruno Rafael Dias de Lucena - Integrante / Léony Negrão - Integrante / Harley Martins - Integrante / Bruno da Paixão Monteiro - Integrante., Financiador(es): Banco da Amazônia S A - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
Avaliação de um novo Layout por meio de Simulação, Descrição: Trata de uma avaliação através do software ARENA do fluxo do processo produtivo de uma fábrica de colchões visando identificar os gargalos e as formas de eliminá-los do processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Clementino de Oliveira Santos - Coordenador.
Prêmios
2006
Prêmio UEPA Melhor TCC - 1o. Lugar, PROEX.
2005
Bolsa de Gestão Empresarial, CNI / IEL / SEBRAE-PA.
2005
Prêmio Uepa Melhor TCC - 2o. Lugar, UEPA.
2005
Prêmio Uepa Melhor TCC - 3o. Lugar, UEPA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Pará, Ccnt Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas, Departamento de Engenharia de Produção. , Trav. Enés Pinheiro, 2626, Marco, 66095-100 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 32775944, Fax: (91) 32760283, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2000
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Métodos, Introdução a Engenharia de Produção, PCP I, PCP II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Clementino de Oliveira Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?