Dejales Fioresi
Mestre PPG Agricultura de Precisão (UFSM) // Eng. Agrônomo (UFSM - Campus FW) // Pós-graduação Lato-Sensu: Licenciamento Ambiental - URI (2015) / Biotecnologia - UEM (2013) / Gestão Ambiental e Recursos Hídricos - URI (2011) // Ciências Biológicas (Biólogo) - URI (2009).
Atuação em pesquisas nas áreas de Agricultura de Precisão com ênfase em Sistemas de Plantio Direto; conservação e manejo georreferenciado do solo; cultivos comerciais em rotação de culturas com plantas de cobertura; experimentos de produtividade de cultivares de soja em zonas de manejo; avaliação de solo e plantas com uso de sensores.
Atuação profissional: Consultoria em cultivos agrícolas; projetos de investimentos agrícola em instituições financeiras; geração de mapas temáticos; perícias e avaliações agrícolas de Comprovação de Perdas/ Gestão e Licenciamento Ambiental de atividades agropecuárias/ Serviços Topográficos em geral e Georreferenciamento de Imóveis.
Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO
2017 - Atual
Universidade Federal de Santa Maria
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: ANTÔNIO LUIS SANTI
Especialização em Licenciamento Ambiental
2013 - 2015
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: Variabilidade de atributos físicos de um Latossolo e sua relação com a produtividade das culturas.
Orientador: Cicero Pimentel Corrêa
Especialização em Biotecnologia
2011 - 2013
Universidade Estadual de Maringá
Título: Controle Biológico como ferramenta para biotecnologia sustentável agroambiental.
Orientador: Hélio Conte
Especialização em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos
2009 - 2011
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: Influência de Pequenas Centrais Hidrelétricas sobre a ictiofauna em rios do Médio Alto Uruguai, RS.
Orientador: Luiz Ubiratan Hepp
Graduação em Engenharia Agronômica
2010 - 2016
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Desempenho produtivo de cultivares de soja (Glycine Max (L.) Merrill) em ambientes com histórico de alta e baixa produtividade
Orientador: Antônio Luis Santi
Graduação em Ciências Biológicas
2004 - 2009
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: Estudo da diversidade da ictiofauna na área de influência de Pequenas Centrais Hidrelétricas localizadas em afluentes da Bacia do rio Uruguai
Orientador: Ivanir José Coldebella
Formação complementar
2014 - 2014
Projetista (Auto Cad 2D, 3D e Google Sketchup). (Carga horária: 57h). , Luza Informática - Frederico Westphalen/RS, LI, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação para o Inventário Florestal Nacional. (Carga horária: 78h). , Serviço Florestal Brasileiro, SFB/MMA, Brasil.
2013 - 2013
Perícia Ambiental. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos Ltda, MAT, Brasil.
2012 - 2012
Comprovação de Perdas para o Seguro Agrícola e Proagro - Técnico Agrícola. (Carga horária: 120h). , CENTRO DE DESENVOLVIMENTO, DIFUSÃO E APOIO COMUNITÁRIO, CEDAC, Brasil.
2012 - 2012
Curso Internacional de Design em Permacultura. (Carga horária: 72h). , CRIS - INSTITUTO CENTRO DE REFERÊNCIA INTEGRAÇÃO SUSTENTABILIDADE, CRIS, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento em Agricultura de Precisão CR-Campeiro 7, na modalidade EAD. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2003 - 2003
Gestão Rural - nível básico. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - RS, SENAR - RS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: AGRICULTURA DE PRECISÃO.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Eng. Agronômica.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Manejo Sítio Específico de Solo e Planta.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ecologia e conservação da biodiversidade.
Organização de eventos
FIORESI, D. ; MARCOS, N. . Curso Internacional de Design em Permacultura. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Seminário 30 anos de Pesquisas de Plantio Direto.Seminário 30 anos de Pesquisas de Plantio Direto. 2015. (Seminário).
Curso Internacional de Design em Permacultura.Curso Internacional de Design em Permacultura. 2012. (Outra).
Treinamento: Processo Administrativo Ambiental.Treinamento: Processo Administrativo Ambiental. 2012. (Outra).
1 Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. 1 AP Sul-América. 2011. (Congresso).
Oficina: Fundamentos e prática da adubação nitrogenada à taxa variada com sensores ópticos, 1 APSul América. Oficina: Fundamentos e prática da adubação nitrogenada à taxa variada com sensores ópticos. 2011. (Congresso).
Oficina: Máquinas Precisas: Regulagem e cuidados na operação de sensores de rendimento, calibração de equipamentos à taxa variável, pré-requisitos para eficiência de escarificadores mecânicos na descompactação do solo, 1 APSul América. Oficina: Máquinas Precisas: Regulagem e cuidados na operação de sensores de rendimento, calibração de equipamentos à taxa variável, pré-requisitos para eficiência de escarificadores mecânicos na descompactação do solo, 1 APSul América. 2011. (Congresso).
Seleção Pública para Professor Substituto - área Botânica.Seleção Pública para Professor Substituto - área Botânica. 2011. (Outra).
XV Ciclo de Palestras sobre Citricultura.XV Ciclo de Palestras sobre Citricultura. 2008. (Outra).
VII Seminário Jurídico de Extensão Universitária.VII Seminário Jurídico de Extensão Universitária. 2006. (Seminário).
1 Seminário regional de fomento ao reflorestamento para a Agricultura Familiar.1 Seminário regional de fomento ao reflorestamento para a Agricultura Familiar. 2005. (Seminário).
Aula Inaugural: Cursos de Administração e Ciências Contábeis.Competitividade: novas dinâmicas empresariais e globalização. 2004. (Outra).
Palestra: A Economia Brasileira e o Contexto Internacional.Palestra: A Economia Brasileira e o Contexto Internacional. 2004. (Outra).
Semana Acadêmica e III Seminário de Administração.Novas práticas, novos desafios, novas oportunidades. 2002. (Seminário).
II Seminário de Administração de Empresas e Secretariado Executivo Bilíngue.Construindo empresas socialmente responsáveis. 2001. (Seminário).
Outras produções
FIORESI, D. . Gestão e Licenciamento Ambiental. 2012.
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
ÍNDICES REPRODUTIVOS DE FÊMEAS DE JUNDIÁ (Rhamdia quelen) ALIMENTADAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE PROTEÍNA E LIPÍDIO, Descrição: Neste projeto serão desenvolvidos dois experimentos entre os meses de julho e novembro de 2008 e julho e novembro de 2009, respectivamente, para avaliar os índices reprodutivos de fêmeas de jundiá Rhamdia quelen em respostas à inclusão de diferentes níveis protéicos e lipídicos na ração como forma de maximizar a produção de alevinos. As dietas serão compostas de níveis de 28, 34 e 40% para o primeiro experimento e PB e 13, 16 e 19% de lipídio para o segundo. O delineamento será o inteiramente casualizado usando-se três repetições por tratamento. Nos dois experimentos serão adotadas as mesmas instalações e procedimentos de manejo dos animais, manejo alimentar, análises e avaliações de desempenho. Serão avaliados os seguintes índices reprodutivos: desenvolvimentos gonadal, ovocitário, embrionário, larval e pós-larval... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / COLDEBELLA, I. J. (Ivanir José Coldebella) - Integrante., Financiador(es): Pesquisa de Iniciação Científica - URI - Bolsa.
-
2008 - 2009
Estudo da diversidade da ictiofauna na área de influência de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) localizadas em afluentes da bacia do rio Uruguai, Descrição: Determinar a diversidade de espécies ictiofaunísticas e determinar se as PCHs influenciam ou interferem na distribuição das espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / COLDEBELLA, I. J. (Ivanir José Coldebella) - Integrante.
-
2008 - Atual
MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS, Descrição: Tem por objetivo descrever a situação da espécimes de fauna íctia periodicamente, para fins de monitoramento da situação ao longo da área de influência de Pequenas Centrais Hidrelétricas, localizadas na Bacia do rio Uruguai. Tais resultados são destinados a validação e renovação dos empreendimentos hidrelétricos que fazem parte da pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / COLDEBELLA, I. J. (Ivanir José Coldebella) - Integrante.
-
2008 - Atual
Monitoramento da fauna silvestre na área de influência de Pequenas Centrais Hidrelétricas, Descrição: Determinar a diversidade de espécies de mamíferos, répteis e anfíbios encontrados durante monitoramentos períodicos na área de influência das PCHs. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2007 - 2007
Em busca da Grande Árvore (preservação e conscientização ambiental), Descrição: Encontrar as maiores árvores considerando o Diametro Altura do Peito (DAP) e a sanidade das mesmas em toda a região da área de atuação da instituição, incentivando a preservação das árvores matrizes remanescentes, a consciência ambiental e banco de dados georreferenciados da localização das mesmas. Esse projeto envolveu alunos, familiares e a escolas da região da área de abrangência de 23 municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / Lucas Simm - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
Em busca da Grande Árvore (preservação e conscientização ambiental), Descrição: Encontrar as maiores árvores considerando o Diametro Altura do Peito (DAP) e a sanidade das mesmas em toda a região da área de atuação da instituição, incentivando a preservação das árvores matrizes remanescentes, a consciência ambiental e banco de dados georreferenciados da localização das mesmas. Esse projeto envolveu alunos, familiares e a escolas da região da área de abrangência de 23 municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / Lucas Simm - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
Em busca da Grande Árvore (preservação e conscientização ambiental), Descrição: Encontrar as maiores árvores considerando o Diametro Altura do Peito (DAP) e a sanidade das mesmas em toda a região da área de atuação da instituição, incentivando a preservação das árvores matrizes remanescentes, a consciência ambiental e banco de dados georreferenciados da localização das mesmas. Esse projeto envolveu alunos, familiares e a escolas da região da área de abrangência de 23 municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / Lucas Simm - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
Em busca da Grande Árvore (preservação e conscientização ambiental), Descrição: Encontrar as maiores árvores considerando o Diametro Altura do Peito (DAP) e a sanidade das mesmas em toda a região da área de atuação da instituição, incentivando a preservação das árvores matrizes remanescentes, a consciência ambiental e banco de dados georreferenciados da localização das mesmas. Esse projeto envolveu alunos, familiares e a escolas da região da área de abrangência de 23 municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / Lucas Simm - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
Em busca da Grande Árvore (preservação e conscientização ambiental), Descrição: Encontrar as maiores árvores considerando o Diametro Altura do Peito (DAP) e a sanidade das mesmas em toda a região da área de atuação da instituição, incentivando a preservação das árvores matrizes remanescentes, a consciência ambiental e banco de dados georreferenciados da localização das mesmas. Esse projeto envolveu alunos, familiares e a escolas da região da área de abrangência de 23 municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / Lucas Simm - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
Em busca da Grande Árvore (preservação e conscientização ambiental), Descrição: Encontrar as maiores árvores considerando o Diametro Altura do Peito (DAP) e a sanidade das mesmas em toda a região da área de atuação da instituição, incentivando a preservação das árvores matrizes remanescentes, a consciência ambiental e banco de dados georreferenciados da localização das mesmas. Esse projeto envolveu alunos, familiares e a escolas da região da área de abrangência de 23 municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / Lucas Simm - Integrante.Financiador(es): Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
Em busca da Grande Árvore (preservação e conscientização ambiental), Descrição: Encontrar as maiores árvores considerando o Diametro Altura do Peito (DAP) e a sanidade das mesmas em toda a região da área de atuação da instituição, incentivando a preservação das árvores matrizes remanescentes, a consciência ambiental e banco de dados georreferenciados da localização das mesmas. Esse projeto envolveu alunos, familiares e a escolas da região da área de abrangência de 23 municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dejales Fioresi - Coordenador / Lucas Simm - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda - Auxílio financeiro.
Prêmios
2012
Padrinho da Turma de Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
2011
Moção de Aplauso, Câmara Municipal de Vereadores de Caiçara.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Prefeitura Municipal de Cristal do Sul - RSVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 12
Outras informações:
Licenciador e fiscalizador ambiental das atividades de empreendimentos urbanos e agropecuários vinculado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, elaboração de laudos e pareceres.
2013 - 2013
Saltus Consultoria AmbientalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração do Inventário Florestal Nacional na região norte e noroeste do RS, responsável principalmente pela identificação botânica e montagem das exsicatas das plantas.
2012 - 2012
Prefeitura Municipal de PinhalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Diretor Executivo responsável pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente do Município de Pinhal. Licenciador das atividades de empreendimentos; elaboração de laudos e pareceres; elaboração de projetos de educação ambiental; manejo da flora e levantamentos florísticos; recuperação de áreas degradadas; recuperacão, conservação e preservação de nascentes, matas ciliares e APPs; manejo de resíduos sólidos e recursos hídricos; execução de projetos de desenvolvimento da bacia leiteira e fertilidade dos solos com sistema de distribuição de dejetos de suínos.
2011 - 2012
Prefeitura Municipal de PinhalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações:
Analista Ambiental responsável pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente do Município de Pinhal. Licenciador ambiental das atividades de empreendimentos; elaboração de laudos e pareceres; elaboração de projetos de educação ambiental; manejo da flora e levantamentos florísticos; recuperação de áreas degradadas; recuperação, conservação e preservação de nascentes, matas ciliares e APPs; manejo de resíduos sólidos e recursos hídricos; execução de projetos de desenvolvimento da bacia leiteira e fertilidade dos solos com sistema de distribuição de dejetos de suínos.
2011 - 2013
Universidade Norte do ParanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional (Tutor de Sala), Carga horária: 4
Outras informações:
Orientação educacional do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade de ensino presencial conectado, no Pólo Educacional na cidade de Frederico Westphalen. 2012/1 - Bloco Básico: Fundamentos em Gestão Ambiental (Matriz: 2011/1) 2012/2 - Bloco 4: Planejamento e Meio Ambiente (Matriz: 2011/1) 2013/1 - Bloco 5: Controle de Impactos e Riscos Ambientais (Matriz: 2011/1)
2011 - 2011
Universidade Norte do ParanaVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional (Tutor de Sala), Carga horária: 8
Outras informações:
Orientação educacional do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade de ensino presencial conectado, no Pólo Educacional na cidade de Frederico Westphalen, em duas turmas: 2011/2 - Bloco Básico: Fundamentos em Gestão Ambiental (Matriz:2011/1) 2011/2 - 5 Semestre (Matriz:2018/1)
2008 - 2009
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Acadêmico/bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista em Pesquisa de Iniciação Científica na Área de Biodiversidade Animal.
2011 - 2018
Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai LtdaVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Biólogo/Gestor Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestação de serviços na área de Gestão Ambiental, com projetos de educação ambiental vinculados a escolas; manejo e monitoramento da flora, fauna silvestre e ictiofauna; levantamentos florísticos e fitossociológicos; manejo sustentável de reflorestamento e produção de mudas de espécies nativas da flora; recuperação de áreas degradadas; recuperacão, conservação e preservação de nascentes, matas ciliares e APPs; manejo de resíduos sólidos e recursos hídricos; execução de projetos de educação sócio-ambientais, licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos.
2005 - 2011
Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Agropecuária/Gestor Ambiental, Carga horária: 44
Outras informações:
Presta serviço na mesma empresa na área de Gestão Ambiental, com projetos de educação ambiental vinculados a escolas; manejo e monitoramento da flora, fauna silvestre e ictiofauna; levantamentos florísticos e fitossociológicos; manejo sustentavel de reflorestamento e produção de mudas de espécies nativas da flora; recuperação de áreas degradadas; recuperacão, conservação e preservação de nascentes, matas ciliares e APPs; manejo de resíduos sólidos e recursos hídricos; execução de projetos de educação sócio-ambientais.
2004 - 2005
Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai LtdaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário CIEE - Técnico Agropecuária, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dejales Fioresi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?