Fátima Branco Godinho de Castro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2025). Mestrado em Educação na linha de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná (2020), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2001) e especialização em Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná ( UNESPAR-FAP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1985). Foi professora colaboradora da Universidade Federal do Paraná - UFPR e da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atuou como Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (2003-2008). Desempenhou a função de Assessora Pedagógica do Colégio Estadual do Paraná - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2009 e 2010). Desenvolveu a função de Coordenadora Pedagógica Regional na Editora Positivo (2010 - 2012). Atuou na Equipe Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Atuou na Equipe Pedagógica do Departamento do Ensino Médio da SEED/PR em 2013. Em 2014, representou a Secretaria de Estado da Educação do Paraná na Comissão Estadual da Verdade do Paraná Teresa Urban (CEV/SEJU). Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL nos anos de 2014 a 2018. Assessora Técnica do Núcleo Regional de Educação de Curitiba/SEED-PR no ano de 2019 e 2020. Exerceu a função de Assessora Pedagógica no Museu da Escola Paranaense-SEED. Atualmente no Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).

Informações coletadas do Lattes em 11/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2021 - 2025

Universidade Federal do Paraná
Título: Ensinar e aprender um repertório de gestos manuais: a Escola de Aprendizes Artífices do Paraná (1910-1926)
Gizele de Souza.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2018 - 2020

Universidade Federal do Paraná
Título: Ritos e artefatos escolares: as exposições das escolas primárias do Paraná - 1912 -1927
, Ano de Obtenção: 2020.Gizele de Souza.

Mestrado em Educação

1999 - 2001

Universidade Federal do Paraná
Título: O Projeto Correção de Fluxo da SEED/PR: um estudo dos egressos, no ensino médio
, Ano de Obtenção: 2001.Lígia Regina Klein.

Especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação

1991 - 1992

Faculdade de Artes do Paraná
Título: Crítica de Arte - Luchino Visconti
Orientador: Maria José Justino

Graduação em Pedagogia

1982 - 1985

Universidade Estadual de Maringá

Formação complementar

2020 - 2020

Artes de Produzir Sentidos para o Passado: Acervos e Fontes em História da. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

CASTRO, F. B. G. . Visita Mediada ao antigo Colégio Jesuíta de Paranaguá. 2017. (Outro).

CASTRO, F. B. G. . A arte como articuladora de educação infantil e anos iniciais. 2006. (Congresso).

CASTRO, F. B. G. . Formação de Docentes - Funamentos Históricos da Educação. 2004. (Congresso).

CASTRO, F. B. G. . Proposta Curricular Integrada do Curso de Formação de Docentes. 2004. (Congresso).

CASTRO, F. B. G. . Aspectos curriculares do curso de Agorecologia. 2004. (Congresso).

CASTRO, F. B. G. . Encontro de Formação de Docentes. 2004. (Congresso).

CASTRO, F. B. G. . Fundamentos Psicológicos da Educação. 2004. (Congresso).

CASTRO, F. B. G. . Discussão dos Planos de Curso do Setor Terciário - integrado e subsequente. 2004. (Outro).

Participação em eventos

X CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. AS EXPOSIÇÕES DOS TRABALHOS ESCOLARES E PROFISSIONAIS DA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS DA UNIÃO DE SOCORROS E DE CONSUMO DOS FERROVIÁRIOS EM CURITIBA DO ANO DE 1935.. 2019. (Congresso).

Jornada Acadêmica 2018/1 "Educação e Tecnologia". 2018. (Congresso).

Jornada Acadêmica 2018/2 "Estratégias para potencializar o processo ensino aprendizagem". 2018. (Congresso).

Jornada Acadêmica 2017/1- Metodologias de ensino na educação superior. 2017. (Encontro).

Jornada Acadêmica 2017/2 - Avaliação e metodologias ativas na educação superior. 2017. (Outra).

III Seminário do Pacto Nacional para o foratlecimento do ensino médio. 2016. (Seminário).

I Seminário de Coordenadores. 2016. (Seminário).

Jornada Acadêmica 2016/2- Gestão acadêmica e atuação docente. 2016. (Encontro).

Jornada Acadêmica do Centro Univresitário do UniBrasil.A educação superior hoje, e os desafios do trabalho docente. 2016. (Outra).

Jornada Acadêmica do Centro Univresitário do UniBrasil. 2015. (Outra).

Perganum Museus - Módulo catalogação. 2015. (Oficina).

Plano Nacional de Educação e seus Desdobramentos. 2015. (Seminário).

XII Congresso nacional de educação. 2015. (Congresso).

A tecnologia como ferramenta de apoio par o ensino e interação no ambiente acadêmico. 2014. (Outra).

Encontro dos professores das escolas itinerantes do Paraná. 2014. (Encontro).

II Seminário Nacional sobre Formação de Professores do Ensino Médio. 2014. (Seminário).

CONAE 20014. 2013. (Congresso).

Contribuição do Marxismo na Pesquisa em Educação. 2013. (Seminário).

EDUCERE.2013. 2013. (Congresso).

Fórum dos Conselheiros Estaduais de Educação das regioes Sul e Sudeste. 2012. (Outra).

Sala Mundi 2011 - Encontro Internacional de educação. 2011. (Encontro).

I Congresso Paranaense da Adolescência. 2008. (Congresso).

EDUCERE. Saberes e Docentes. 2007. (Congresso).

V Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar.Atendimento Escolar Hospitalar. 2007. (Encontro).

Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2006. (Outra).

1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2005. (Congresso).

3º Seminário Regional sobre aprendizagem. 2005. (Seminário).

I Simpósio de Educação Profissional - Setor secundário e terciário. 2005. (Simpósio).

I Simpósio do curso de Formação de Docentes da Rede Estadual. 2005. (Simpósio).

Seminário de Consolidação do PEE-PR. 2005. (Seminário).

II Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. 2004. (Congresso).

I Seminário de Formação Docente da Educação Infanti e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2004. (Seminário).

Proposta de anteprojeto da Lei Orgânica da Educação Profissional e Tecnológica. 2004. (Encontro).

Seminário - Comissão Magistério. 2004. (Seminário).

Seminário - Elementos Norteadores da Reformulçao Curricular. 2004. (Seminário).

Seminário-O contexto da Prática de Formação no curso de Formação de Docentes. 2004. (Seminário).

Seminário - Orientações Curriculares do Ensino Médio. 2004. (Seminário).

VI Colóquio sobre Questões Curriculares. 2004. (Congresso).

VII Encontro SEED/NRE.Proposta Curricular da Educação Profissional integrada ao ensino médio. 2004. (Oficina).

XII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

Encontro de Educação Profissional. 2003. (Encontro).

Encontro de Educação Profissional-setor primário. 2003. (Encontro).

II Encontro de Educação Profissional. 2003. (Encontro).

II Encontro de Educação Profissional- Setor primário. 2003. (Encontro).

III Encontro SEED/NRE. 2003. (Encontro).

Reunião Técnica - Comissão Magistério. 2003. (Oficina).

Seminário: Concepções, experiências, problemas e propostas. 2003. (Seminário).

Seminário Médio e Educação Profissional:as propostas do MEC. 2003. (Seminário).

Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional. 2003. (Seminário).

Seminário - Reformulação curricular dos cursos de Educação Profissional. 2003. (Seminário).

II Seminário de Pesquisadores em Educação - ANPED. 1999. (Seminário).

Os desafios da globalização para as Universidades. 1998. (Oficina).

Programa salto para o Futuro - Ensino Fundamental. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Tatiana Steffens Baruki

FREITAS, F. E. S.; SILVA, L. R.;CASTRO, F. B. G.. Cinema e Educação: uma experiência na utilização de filmes e demais produções audiovisuais no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Perla Silka Catarina

CASTRO, F. B. G.; BANDEIRA, J. B.; PARRA, L. V.. O lúdico e os jogos matemáticos na educação infantil com crianças de 4 a 5 anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Karitta Jaqueline Moretti e Natalia Maria Simião

CASTRO, F. B. G.; FREITAS, F. E. S.; HUTNER, M. L.. Gênero e sexualidade na educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Amarilda Claudia Soares Takemiya e Heloisa Helena Mendes Cor

CASTRO, F. B. G.; MAIA, B. P.; HUTNER, M. L.. A função do diretor na gestão democrática das escolas públicas de 1º ao 5º ano no município de Pinhais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Gislaine Amanda Joaquim

CASTRO, F. B. G.; KAAP, A. C.; MAIA, B. P.. Jovens em situação de vulnerabilidade e o acesso ao ensino superior brasileiro: obstáculos, motivações e perspectivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Hellen Cristina Ferreira

CASTRO, F. B. G.; BANDEIRA, J. B.; FRANCO, J. L.. Contribuição do desenho no desenvolvimento da linguagem e escrita de crianças de 4 a 5 anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Viviane Batista Leite

CASTRO, F. B. G.; FREITAS, F. E. S.; SOARES, G. F.. O trabalho infantil e o processo no ensino-aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Viviane Gomes de Lima

CASTRO, F. B. G.; KAAP, A. C.; FREITAS, F. E. S.. A construção dos papéis de gênero na Educação Infantil: uma análise no município de Pinhais/PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Ana Clara Scheid e Elaine do Rocio Ferreira Melo

CASTRO, F. B. G.; SILVA, L. R.; HUTNER, M. L.. A formação do Pedagogo no uso das tecnologias educacionais na sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Sirlene de Almeida e Elaine Lopes da Rosa

CASTRO, F. B. G.; SILVA, L. R.; HUTNER, M. L.. As contribuições das tecnologias digitais da informação e da comunicação para a prática pedagógica em um CMEI de Curitiba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Brunna Fernanda Corsico de Souza e Cristiane Ferrarini Metzl

CASTRO, F. B. G.; MAIA, B. P.; FREITAS, F. E. S.. A efetividade do ensino das linguagens da Arte nos anos iniciais do Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Ana Claudia Votri e Thuany Regine Duarte de Souza

CASTRO, F. B. G.; FREITAS, F. E. S.; KAAP, A. C.. Os desafios da aplicação da Lei 11.645/2008 relacionada à questão afro-brasileira e africana em uma escola pública do município de Pinhais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Camila Fernanda de Favre e Talita taiane Laaf

CASTRO, F. B. G.; KAAP, A. C.; LUDOVICO, R. L.. O processo de adaptação da crianças de 0 a 3 anos na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Sheila Rodrigues Torres

CASTRO, F. B. G.; MAIA, B. P.; BANDEIRA, J. B.. Avaliação escolar no sexto ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Bianca Neudorf e Deyse Leithardt Cezar

CASTRO, F. B. G.; BANDEIRA, J. B.; CRISTOVAO, K. W.. Alfabetizar ou não na educação infantil: uma questão a ser discutida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Ana Paula Desplanches Massaneiro e Briana Mendes Guimarães d

CASTRO, F. B. G.; LUDOVICO, R. L.; PIMENTEL, L. R. G.. Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças com autismo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Simone Batista Leite

CASTRO, F. B. G.; CONCEICAO, J.; HEGETO, L. C. F.. A evasão escolar em um curso profissional do Programa Jovem Aprendiz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Geovany Junior Pereira de Souza

CASTRO, F. B. G.; BANDEIRA, J. B.; HEGETO, L. C. F.. O Programa Mais Educação em um colégio estadual de Curitiba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Manoela Maria Mariotto

CASTRO, F. B. G.; BANDEIRA, J. B.; HUTNER, M. L.. Parquinho, muito mais que uma brincadeira, um espaço de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Andreza da Conceição Santos

CASTRO, F. B. G.; ZACHARIAS, M.; MAIA, B. P.. O estado novo (1930-1945) nos livros didáticos de História do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Adriele Aparecida Gomes

CASTRO, F. B. G.. O papel da escola na promoção da saúde mental dos alunos da rede municiapal de Pinhais-Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil.

Aluno: Joyce Cristine Correa

CASTRO, F. B. G.; FREITAS, F. E. S.; HUTNER, M. L.. A legislação educacional da educação à distância no ensino superior e a questão da qualidade do ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Daiane Patricia de Arruda e Franciele Mota de Oliveira

CASTRO, F. B. G.. O papel da linguagem no desenvolvimento da criança de educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Aline Lemos cardozo

CASTRO, F. B. G.; FOFONCA, E.; HAMDAN, E. M. L. R.. O processo de ensino e aprendizagem do aluno autista nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Suelen de Chaves Pereira

CASTRO, F. B. G.; MACHADO, V. M. P.. Implicações das políticas educacionais no processo de (des)valorização do profissional da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Gisele Schmidt e José Diego Romano

MAIA, B. P.; FANTIN, M. E.;CASTRO, F. B. G.. A formação dos profissionais da educação infantil no município de Pinhais: relação teoria e prática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Aluno: Graciela Aparecida da Silva

CASTRO, F. B. G.. A concepção de Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental de nove anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo.

Aluno: Jualiana Salvador Matos

CASTRO, F. B. G.. Educação Infantil: a importância do brinquedo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo.

Aluno: Daniele Grosman de Oliveira

CASTRO, F. B. G.. A educação e o neoliberalismo: quais as implicações na educação do município de Campo Largo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo.

Orientou

Micheli da Silva Neto e Fabiane do Rocio Cândido Gorczyca

A brinquedoteca como recurso pedagógico no contexto hospitalar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Nayani Demenjeon Jacó

I Simpósio de Institutos de Educação do Brasil: um estudo sobre a educação na ditadura civil-militar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Adriana Mileski Costa

Os grupos escolares do Paraná na Primeira República; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Leticia Golemba e Karina Inês da Silva

A atuação do Pedagogo no Programa de Serviço de Escolarização Hospitalar(SAREH); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Suellen Karoline Mantai

A brinquedoteca como prática pedagógica no ambiente hospitalar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Fernanda Mulinari

O Grupo Escolar Xavier da Silva e o ensino primário na capital paranaense no início do século XX; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Luise Gabrielle Cordeiro e Michele Franciele Lopes

A atuação do pedagogo no serviço de atendimento à rede de escolarização hospitalar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Rosãngela Schereiner de Oliveira e Thalita Marcela Araújo do

O Programa de Desenvovimento Educacional: uma política de formação continuada dos professores da rede pública de ensino do Paraná; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Pamella Chistina Merlin e Thaynara Gaston

Processo de ensino-aprendizagem dos alunos com altas habilidade/superdotação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Michele Cristine de Barros

O método pedagógico dos jesuítas 'Ratio Studiorum': a concretização do ideário católico no século XVI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Estefani Rafaela de Morais

Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo de caso no Centro Municipal de Piraquara; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Samia Leiza Alves Dornelles

A oferta da educação profissional, em nível médio, na rede pública estadual de ensino no estado do Paraná; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Fátima Branco Godinho de Castro

A opção metodológica no curso de Educação de Jovens e Adultos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Fátima Branco Godinho de Castro

Educação de Jovens e Adultos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Fátima Branco Godinho de Castro

A gestão democrática nas escolas públicas de Campo Largo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Fátima Branco Godinho de Castro

A formação continuada dos professores da EJA de Campo Largo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Fátima Branco Godinho de Castro

A organização dos espaços nas salas de Educação Infantil no município de Campo Largo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Fátima Branco Godinho de Castro

Violência ou violências?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Campo Largo; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Valeria Regina Domingues Santos

A formação docente no Instituto de Educação do Paraná na ditadura militar; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Adriana Mileski Costa

O ensino primário na capital paranaense no início do século XX; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo da Brasil; Orientador: Fatima Branco Godinho de Castro;

Produções bibliográficas

  • GARCIA, G. A. ; SOUZA, G. ; CASTRO, F. B. G. . O gesto do artesão na produção da mobília escolar: a fábrica de móveis de Pedro Rispoli na primeira década do século XX. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 23, p. 1-17, 2024.

  • CASTRO, F. B. G. . Entre o passado e o presente: o caderno escolar de Sebastião Godinho. VI Congresso Brasileiro de História da Educação , v. 1, p. 01, 2022.

  • CASTRO, F. B. G. . PUXANDO O FIO: A DISCIPLINA DE TRABALHOS MANUAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO PARANÁ NO INÍCIO DO SECÚLO XX. ANAIS DAS REUNIÕES DA ANPED-SUL , v. 1, p. 12, 2017.

  • CASTRO, F. B. G. . Os grupos escolares do Paraná na Primeira República e a preocupação com a saúde escolar. Cadernos Viva Voz , v. 13, p. 25-37, 2016.

  • CASTRO, F. B. G. . A escola como lócus da formação humana integral e de reconhecimento das diferentes juventudes como sujeitos do ensino médio. Cadernos Viva Voz , v. 10, p. 25-37, 2014.

  • CASTRO, F. B. G. . Relatório da Comissão Estadual da Verdade do Paraná. 1. ed. São Paulo: Tikibooks, 2017. v. 2. 814p .

  • Erisevelton Silva Lima ; CASTRO, F. B. G. . Organização do Trabalho Pedagógico _Formação de Professores do ensino médio. 1. ed. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. v. 1. 49p .

  • CASTRO, F. B. G. ; MACHADO, V. M. P. . "Da luz do saber e do labor das oficinas depende a felicidade da família, da sociedade e da pátria": as fotografias da oficina de marcenaria da escola de artes e ofícios dos ferroviários (1933-1940). In: Gizele de Souza; Gecia Aline Garcia; Andréa Bezerra Cordeiro; Marcus Levy Bencostta. (Org.). Fontes, enredos e acervos: cultura material escolar em pesquisa(s). 1ed.Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2024, v. 1, p. 01-535.

  • CASTRO, F. B. G. . O Primeiro Simpósio dos Institutos de Educação do Brasil realizado em Curitiba no ano de 1975. In: NADIA GAIOFATTO GONÇALVES (COORD.); ANDREA BEZERRA CORDEIRO; CARLOS EDUARDO VIEIRA; GIZELE DE SOUZA; LIANE MARIA BERTUCCI ;MARCUS LEVY ALBINO BENCOSTTA; ROBERLAYNE BORGES ROBALLO. (Org.). Preservação de acervos, pesquisa e formação de pesquisadores. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 1-157.

  • CASTRO, F. B. G. ; SOUZA, G. . As exposições escolares no Paraná: primeiras aproximações. In: Heloísa Helena Pimenta Rocha, Inês Dussel, André Luiz Paulino. (Org.). As exposições escolares no Paraná: primeiras iniciativas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Trato, 2022, v. , p. 175-236.

  • CASTRO, F. B. G. . As exposições escolares das escolas primárias do Paraná no Centenário da Independência. In: Andréa Bezerra Cordeiro; Gecia Aline Garcia; Ana Paula de Souza Kinchescki; Júlia Naomi Kanazawa. (Org.). A Teia das coisas: cultura material escolar e pesquisa em rede. 1ed.Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2021, v. 1, p. 01-474.

  • CASTRO, F. B. G. . Flávio Suplicy de Lacerda. Flavio Suplicy de Lacerda. 1ed.São Paulo: TikiBooks, 2017, v. 2, p. 385-400.

  • CASTRO, F. B. G. . O ensino primário na capital paranaense no início do século XX: do Grupo Escolar Cruz Machado ao Museu da Escola Paranaense. O ensino primário na capital paranaense no início do século XX: do Grupo Escolar Cruz Machado ao Museu da Escola Paranaense. 1ed.: , 2016, v. , p. 15-.

  • CASTRO, F. B. G. . O Direito à Educação Infantil nas escolas do e no campo no estado do Paraná. In: Marta Chaves ; Leila Cristina Mattei Cirino ; Roseli Correia de Barros Casagrande. (Org.). Orientações Pedagógicas da Educação Infantil: estudos e reflexões para a organização do trabalho pedagógico. 2ed.Curitiba: SEED/PR, 2015, v. 2, p. 75-86.

  • CASTRO, F. B. G. . Organização do Trabalho Pedagógico. Organização do Trabalho Pedagógico. 1ed.Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014, v. 1, p. 01-49.

  • CASTRO, F. B. G. . Gestão Democrática: limites e possibilidades. Gestão Democrática: limites e possibilidades. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2007, v. 1, p. 1-389.

  • CASTRO, F. B. G. . Avaliação Institucional: compreesões e perspectivas. Avaliação institucional: compreensões e perspectiva. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2007, v. 1, p. 1-389.

  • CASTRO, F. B. G. . O Materialismo Histórico: elementos para uma compreensão da realidade. Ensaios Educacionais. 01ed.Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2006, v. 01, p. 01-211.

  • CASTRO, F. B. G. ; MACHADO, V. M. P. . AS EXPOSIÇÕES DOS TRABALHOS ESCOLARES E PROFISSIONAIS DA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS DA UNIÃO DE SOCORROS E DE CONSUMO DOS FERROVIÁRIOS EM CURITIBA DO ANO DE 1935.. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 2019, BELEM. REVISTA CONGRESSO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 2019.

  • CASTRO, F. B. G. . O ENSINO PRIMÁRIO NA CAPITAL PARANAENSE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: DO GRUPO ESCOLAR CRUZ MACHADO AO MUSEU DA ESCOLA PARANAENSE. In: XI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2016, PORTO. XI COLUBHE. 21798533, 2016. v. UNICO.

  • CASTRO, F. B. G. . Arquitetura escolar e a República Velha: os grupos escolares em Curitiba. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, F. B. G. . Direitos Humanos e Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, F. B. G. . Conselho de Classe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, F. B. G. . Arquitetura escolar e a República Velha: os grupos escolares em Curitiba. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, F. B. G. ; MULINARI, F. . O grupo Escolar Xavier da Silva e o ensino primário na capital paranaense no início do século XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, F. B. G. ; MACARINI, D. . A atuação do Pedagogo no espaço empresarial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, F. B. G. ; COSTA, A. M. . Os Grupos Escolares do Paraná na Primeira República e a preocupação com a saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, F. B. G. . Bullying. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, F. B. G. . Utilizando mapas conceituais na organização do trabalho docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, F. B. G. . A educação superior hoje, e os desafios do trbalho docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, F. B. G. ; SOUZA, G. . As exposições escolares no Paraná: primeiras iniciativas. Belo Horizonte: Fino Trato, 2022 (capítulo).

Outras produções

CASTRO, F. B. G. . Programa de Desenvolvimento Educacional: uma nova política de formação continuada e valorização dos professores da educação básica da rede pública estadual - Documento Síntese. 2007.

CASTRO, F. B. G. . Projeto de atendimento de adolescentes em conflito com a Lei. 2009.

CASTRO, F. B. G. . Avaliação Institucional: compreensões e perspectiva - Artigo PDE da SEED/PR. 2008.

CASTRO, F. B. G. . Gestão Democrática: Limites e possibilidades. 2008.

CASTRO, F. B. G. . Avaliação Institucional e gestão de pessoas na escola - material didático. 2007.

KUENZER, ; CASTRO, F. B. G. ; BREMER, Maria ; Garcia, Sandra . Educação Profissional da Rede Pública Estadual: Fundamentos políticos e pedagógicos.. 2005.

CASTRO, F. B. G. . Avaliação Institucional e Gestão de Pessoas na Escola. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material pedagógico).

CASTRO, F. B. G. . Proposta Pedagógica Curricular do curso de formação de docentes da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal.. 2006. (Pedagógica).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Grupos de Pesquisa e Experiências sobre Cultura Material Escolar, Descrição: A presente proposta se vincula ao Projeto de Pesquisa cadastrado na UFPR - História da Infância e Cultura Material Escolar: escolarização, assistência e provimento material. Também se articula ao Projeto CAPES-PRINT/UFPR ?Produção e Circulação de Saberes?. Este projeto tem como eixo a interlocução e parceria entre grupos de pesquisa do Brasil em torno do tema da história da educação e da cultura material escolar. É uma proposta de trabalho em rede, que conta com pesquisadores de várias regiões do Brasil: nordeste, sudeste, sul e centro-oeste (UFPR, UDESC, UFSC, UNICAMP, UFPel, UNB, UFMA, UFAC). Enfatiza tanto o levantamento e análise de documentação empírica, como propõe espaços de formação e debates entre os grupos de pesquisa. Os objetivos são: - Realizar mapeamento das ações e produções sobre o tema da história da educação e cultura material escolar nos grupos de pesquisa de referência no Brasil; - Fortalecer a rede de pesquisadores e universidades em torno ao tema da cultura material escolar; - Fomentar a discussão sobre pesquisa no tema da cultura material por meio de um Ciclo de Debates e Formação; - Socializar experiências dos grupos de pesquisa envolvidos no projeto a respeito do tema... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Fatima Branco Godinho de Castro - Integrante / Gizele de Souza - Coordenador / Franciele Ferreira França - Integrante / GIACOMITI, Alessandra - Integrante / Gecia Aline Garcia - Integrante / Rochelle Algayer - Integrante / Juliana Calixto Bartsch - Integrante / Mara Francieli Motin - Integrante / Camila Flavia Fernandes Roberto - Integrante / Rafaela Riesemberg de Souza - Integrante / Marcus Levy Albino Bencostta - Integrante / Eliane Peres - Integrante / Juarez José Tuchinski dos Anjos - Integrante / Andréa Cordeiro - Integrante / Heloísa Helena Pimenta Rocha - Integrante / Giane Lucélia Grotti - Integrante / Vera Lucia Gaspar da silva - Integrante / Vania Grim Thies - Integrante / César Augusto Castro - Integrante / Samuel Luis Vellazquez Castellanos - Integrante / Carolina Ribeiro Cardoso da Silva - Integrante / Etienne Baldez Louzada Barbosa - Integrante / Leticia Marques Borges Vilela de Carvalho - Integrante / Ana Luisa Manfredini Araújo - Integrante / Ana Paula de Souza Kinchescki - Integrante / Júlia Naomi Kanazawa - Integrante.

  • 2019 - Atual

    História da Infância e Cultura Material Escolar: escolarização, assistência e provimento material, Descrição: Esta pesquisa tem como finalidade investigar a circulação da produção material nos processos de escolarização e assistência à infância, por meio de congressos de educação da infância; exposições universais, pedagógicas e escolares; produção de artefatos e mobília escolar; programas e ações de assistência â infância entre fins do século XIX e meados do XX. O mote central da pesquisa está no interesse em investigar as relações entre história da infância e cultura material, entremeadas pelos processos de escolarização, assistência e provimento material escolar. A investigação é de base documental e contempla fontes como: correspondências de governo, relatórios, artigos de jornais e revistas, atas e teses de congressos, relatórios e documentos de assistência à infância. Os acervos para o estudo incluem desde os espaços públicos de arquivo, como: Departamento de Arquivo Público do Paraná, Biblioteca Pública do Paraná, como outros espaços nacionais e estrangeiros de pesquisa, na Itália, Espanha e Uruguai. As referências de aporte teórico se ancoram nas contribuições da literatura especializada em infância, em história cultural e sobre cultura material escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fatima Branco Godinho de Castro - Integrante / Gizele de Souza - Coordenador / Franciele Ferreira França - Integrante / GIACOMITI, Alessandra - Integrante / Gecia Aline Garcia - Integrante / Rochelle Algayer - Integrante / Juliana Calixto Bartsch - Integrante / Mara Francieli Motin - Integrante / Camila Flavia Fernandes Roberto - Integrante / Rafaela Riesemberg de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2017

    O GRUPO ESCOLAR CRUZ MACHADO NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ, NO PERÍODO DE 1906 A 1927, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fatima Branco Godinho de Castro - Coordenador / Adriana Mileski Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 1998 - 1998

    Novas propostas de Avaliação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fatima Branco Godinho de Castro - Coordenador.

Prêmios

2015

Menção Honrosa, Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Ensino Médio. , Av. Água Verde 2140, Água Verde, 80030000 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33048975

Experiência profissional

1992 - Atual

Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Pilotto - SEED/PR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20

2013 - 2018

Centro Universitário Autônomo do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

1998 - 1999

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 1998

1986 - 1986

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

2010 - 2012

Editora Positivo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica Regional, Carga horária: 40

Outras informações:
Desempenhava a função de Coordenadora Pedagógica Regional no Sistema de Ensino Aprende Brasil da Editora Positivo.

2008 - 2010

Faculdade Cenecista de Campo Largo

Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

1990 - 1996

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

1982 - 1984

Colméia Menina de Maringá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

1980 - 1982

Recanto Somos Todos Irmãos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40