MARCIA CRISTINA BISINOTI
Possui graduação em Química Opção Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (1996-1999), mestrado em Química Analítica com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2000-2002) e doutorado em Química Analítica com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2005). Desde 2006 é professora Associada do Departamento de Química e Ciências Ambientais do Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista em São José do Rio Preto. Obteve o titulo de Livre-Docência em Química Ambiental em Junho de 2013. Participou da comissão que implantou o programa de pós-graduação em química da UNESP-SJRP, cursos de mestrado (2009) e doutorado (2015). Foi Presidente da Comissão interna de Prevenção de Acidentes, da Comissão de Ética Ambiental, representante do IBILCE no Comite de Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Foi vice-coordenadora e é membro do conselho de curso de PG em Química desde 2009. Tem atuado como membro do Conselho de curso de Graduação em Química e Departamento. Foi coordenadora do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Química do IBILCE no periodo 2010-2017. Foi e atualmente e bolsista produtividade do CNPq e é consultora Científica de vários periódicos nacionais e internacionais. Foi membro do Comite Institucional do PIBIC UNESP 2016/2017. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica/Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: papel da materia organica e black carbon em rios da Amazonia, producao de hidrochar a partir de residuos da industria sucroalcooleira visando aplicacao como fertilizante no solo. É responsável pelas disciplinas de Poluição Ambiental, Toxicologia Ambiental, Efluentes Liquidos: Controle e Tratamento, Emissões Gasosas: controle e tratamento, Química do Ar, Agua e Solo, Monitoramento Ambiental e Higiene e Segurança Industrial para os discentes da graduação em Quimica e das disciplinas de Toxicologia e Gestão Ambiental e Química do Ar, Água e Solo para os alunos do Programa de Pos-Graduação em Quimica do IBILCE. Possui 62 artigos publicados e 2 patentes. Participou como Consultora na Avaliação dos Cursos de Pos-Graduação da CAPES. Realiza trabalho em parceria internacional juntamente com o grupo SupraHumic da Universidade Frederico II na Itália e com o prof. Thedore Henry da Universidade Hariot-Watt e com o pesquisador Stéphane MOUNIER da Universidade de Toulon - França. Está participando do Projeto em Rede INCTAA.
Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2002 - 2005
Universidade Estadual de Campinas
Título: Biogeoquímica Aquática do Mercúrio Orgânico na Bacia do Rio Negro, Amazônia
, Ano de obtenção: 2005. Wilson de Figueiredo Jardim. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: metilHg; sedimentos tropicais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Mestrado em Química
2000 - 2002
Universidade Estadual de Campinas
Título: Produção de Hgorgânico a partir de Hg0 em sedimentos tropicais: experimentos em microcosmos, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Wilson de Figueiredo Jardim
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: metilHg; matéria orgânica; água; sedimentos tropicais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros.
Graduação em Química Opção Bacharelado
1996 - 1999
Universidade Estadual de Londrina
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Pesquisas, PIBIC-CNPQ/UEL, Brasil.
Formação complementar
2011 - 2011
Treinamento da ferramenta Turnitin. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Higiene Ocupacional. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Segurança Química e o gerenciamento de resíduos. (Carga horária: 8h). , UNESP/IBILCE/SJRP, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Prevenção ao uso do álcool e outras drogas no ambi. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento operacional absorção atômica. (Carga horária: 36h). , Varian Indústria e Comércio, VARIAN, Brasil.
2008 - 2008
Impactos Ambientais na ciclagem da Cana-de-açúcar. (Carga horária: 8h). , UNESP/IBILCE/SJRP, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Tratamento de efluentes. (Carga horária: 8h). , UNESP/IBILCE/SJRP, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Legislação Ambiental e Meio Ambiente: Educação e C. (Carga horária: 8h). , UNESP/IBILCE/SJRP, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos do equilíbrio químico aplicados a prob. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento de Membros da CIPA. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Analisador de Carbono Orgânico Total TOC-VCSN. (Carga horária: 16h). , Scientific Instruments Co, SIC, Brasil.
2007 - 2007
Interação entre as Substâncias Húmicas Aquáticas e. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento operacional Cary Eclipse. (Carga horária: 24h). , Varian Indústria e Comércio, VARIAN, Brasil.
2007 - 2007
Empreendedorismos tecnológico: criando empresas de. , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2007 - 2007
Curso para Membros da CIPA. (Carga horária: 40h). , Serviços Empresariais Consultoria e Assessoria, SEMPRE, Brasil.
2006 - 2006
Biomarcadores bioquímicos de contaminação em organ. (Carga horária: 8h). , UNESP/IBILCE/SJRP, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Operação de Analisador de CArbono modelo TOC-VCNP. , Scientific Instruments CO., SINC, Brasil.
2002 - 2002
Introdução ao Spring. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2000 - 2000
Especiação Iônica de Nutrientes e Metais Pesados. (Carga horária: 16h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.
2000 - 2000
Matlab. (Carga horária: 9h). , Otmma Jr., Otimização e Modelagem Matemática Júnior, OTMMA JR, Brasil.
1999 - 1999
Como redigir artigos científicos. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1997 - 1997
Estudo de materiais com técnicas de difração de Ra. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Separação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Organização de eventos
BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. . Workshop de Carbonização Hidrotérmica: aplicacoes. 2022. (Outro).
BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira, Altair B. ; Santos, J V ; Laranja, M J . II Escola de Quimica Ambiental. 2020. (Outro).
Bisinoti, Márcia Cristina ; Moreira, Altair ; FREGOLENTE, L. G. ; CONSTANTINO, I. C. ; BENTO, L. R. ; Santana, A M ; Santos, J V ; Mazarri, F S . I Escola de Química Ambiental da UNESP-SJRP. 2018. (Congresso).
Bisinoti, Marcia Cristina ; GONZALEZ, M. H. . XV Semana de Química e II Congresso de Química do Noroeste Paulista. 2018. (Congresso).
Melo, Camila A ; BISINOTI, MÁRCIA C. . IV Simposio Integrado Graduação e Pós-Graduação em Química. 2016. (Congresso).
MOREIRA, A. B. ; Melo, C A ; FREGOLENTE, L. G. ; CONSTANTINO, I. C. ; BISINOTI, M. C. ; TIERA, V. A. O. . Aula Inaugural do curso de Doutorado em Quimica. 2015. (Congresso).
BISINOTI, M. C. ; TIERA, V. A. O. . XII Semana de Química Ambiental. 2015. (Congresso).
Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . III Simposio Integrado Graduação e Pós-Graduação em Química da UNESP SJRP. 2014. (Congresso).
BISINOTI, M. C. ; MOREIRA, A. B. . Aula Inaugural dos ingressantes do PPGquimica. 2013. (Outro).
BISINOTI, M. C. ; TIERA, V. A. O. ; MOREIRA, A. B. ; SOLCI, M. C. . II Simpósio da Pós-Graduação em Química e I Simpósio Integrado de Graduação e Pós-Graduação: Ética na Pesquisa e Energia Sustentável. 2012. (Congresso).
BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; TIERA, M. J. ; TIERA, V. A. O. ; TRABUCO, E. ; FERTONANI, I. A. P. . 18 Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2011. (Congresso).
BISINOTI, M. C. ; ALMEIDA, E. A. ; Moreira AB . I Simpósio de Pós-Graduação em Química. 2010. (Congresso).
BISINOTI, M. C. . XXI COngresso de Iniciação Científica da UNESP. 2009. (Congresso).
BISINOTI, M. C. . IV Semana de Química Ambiental. 2007. (Congresso).
BISINOTI, M. C. . I Encontro de Saúde do Trabalhador e XIV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. 2007. (Congresso).
BISINOTI, M. C. . IV Simpósio de Profissionais do Ensino de Química. 2004. (Congresso).
BISINOTI, M. C. . I Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2004. (Outro).
BISINOTI, M. C. . 11 Encontro Nacional de Química Analítica. 2001. (Congresso).
BISINOTI, M. C. . Projeto conheça a UEL. 1998. (Exposição).
Participação em eventos
https://www.ibilce.unesp.br/#!/comissoes/divulgacao-de-ensino/eventos-2024/venha-nos-conhecer/.https://www.ibilce.unesp.br/#!/comissoes/divulgacao-de-ensino/eventos-2024/venha-nos-conhecer/. 2024. (Outra).
Venha nos Conhecer 2024. 2024. (Feira).
Venha nos Conhecer da Pos Graduação.Mesa Redonda Oportunidades Pos Graduação No Brasil. 2024. (Encontro).
XIX Semana de Quimica Ambiental. Produtos Quimicos: Bem estar, toxicidade e Desenvolvimento Sustentável. 2024. (Congresso).
XV LASEAC/ X ENQAmb. Carvões magnéticos derivados do bagaço de cana-de-açúcar ára adsorção de poluentes. 2024. (Congresso).
XV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC) e X Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb). Carvões magnéticos derivados de bagaço de cana-de-açúcar: Uma abordagem estratégica para adsorção de poluentes com diferentes cargas eletrônicas. 2024. (Congresso).
XXI SEmana da Quimica e VIII Congresso de Quimica do Noroeste Paulista. Produtos Químicos: Bem estar, toxicidade e desenvolvimento sustentável. 2024. (Congresso).
XXXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp - IBILCE/São José do Rio Preto. Avaliador. 2024. (Congresso).
Joint Seminar of the Brazilian Chapter of the International Humic Substances and Natural Organic Matter Society (IHSS-NOM) and the International Research Consortium on Soil Carbon (IRC-Soil Carbon). 2023. (Seminário).
Venha nos Conhecer 2023.https://www.ibilce.unesp.br/#!/comissoes/divulgacao-de-ensino/eventos-2023/venha-nos-conhecer/. 2023. (Outra).
XXIII Congresso Latino Americano de Ciencia do Solo e Congresso Brasileiro de Ciencia do Solo. Liberação de NPK a partir de Carvão Hidrotérmico no Cultivo de Tomate. 2023. (Congresso).
A pesquisa na Unesp: Passado, Presente e Futuro. 2022. (Simpósio).
II Workshop Internacional Integrado da Graduação e Pós-graduação em Química. 2022. (Encontro).
XIX Semana de Química. Reaproveitamento de subprodutos da industria sucroenergética para uso agrícola e ambiental. 2022. (Congresso).
Semana de Quimica. 2021. (Outra).
XXXIII COngresso de Iniciaçao Cientifica. 2021. (Outra).
43 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. 2020. (Congresso).
19 Encontro Nacional de Química Analitica e 7 Congresso Iberoamericano de Quimica Analiticia. Determinação de Carbono Pirogênico Dissolvido em rios Amazônicos. 2018. (Congresso).
41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Characterization of sedimentary humic substances from white and black water rivers. 2018. (Congresso).
41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Seção Coordenada de Quimica Ambiental 2. 2018. (Congresso).
Workshop Como é o Ensino de Química Ambiental e Educação Ambiental no Brasil. 2018. (Congresso).
XV Semana de Química.Inovação em Química: da pesquisa básica a geração de produtos. 2018. (Outra).
XXX Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 1a fase. 2018. (Congresso).
18th International Symposium on Toxicity Assessment (ISTA 18). 2017. (Congresso).
55 EXPO Rio Preto: Tradição, tecnologia e negócios. Fertilizante organomineral (sólido e líquido) a partir de resíduos da industria sucroenergética e análises ambientais. 2017. (Exposição).
IV Semana do Meio Ambiente.Amazônia: dinâmica de poluentes, papel da matéria orgância e mudanças climáticas. 2017. (Outra).
XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural.Carvão Hidrotérmico e suas aplicações. 2017. (Encontro).
XIII Forum Ambiental da Alta Paulista. Composição Química dos íons majoritários na deposição úmida da cidade de São José do Rio Preto, Brasil. 2017. (Congresso).
XIV Semana de Química e I Congresso de Química do Noroeste Paulistaa. 2017. (Congresso).
XIV Semana de Química e I Congresso de Química do Noroeste Paulistaa. Mesa Redonda: A formação do Profissional das diversas areas da Quimica. 2017. (Congresso).
IV Workshop Integrado Graduacao e Pos-Graduacao em Quimica. 2016. (Outra).
Workshop de Inovação e Empreendedorismo UNESP. 2016. (Outra).
XIII Semana de Quimcia Ambiental.Mesa Redonda: Area de Quimica Ambiental. 2016. (Outra).
XXVIII Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. Avaliador dos Trabalhos Apresentados - segunda fase. 2016. (Congresso).
XXVIII Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. Avaliador dos Trabalhos Apresentados. 2016. (Congresso).
38 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. Comportamento do ácido ascórbico na presença de peróxido de hidrogênio. 2015. (Congresso).
Seminário de Avaliação de Meio Termo na CAPES.Programa de pós-Graduação em Química. 2015. (Encontro).
XI Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas. 2015. (Congresso).
XI Fórum Ambiental da Alta Paulista.Relação entre acúmulo de metais em tecido muscular de peixes com diferentes hábitos alimentares oriundos da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. 2015. (Outra).
XIV Workshop da Pos-Graduação. 2015. (Outra).
37 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. Cinética de consumo de peróxido de hidorgênio para estudo de labilidade de modelos de matéria orgânica. 2014. (Congresso).
38 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. 2014. (Congresso).
Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC.Biogeoquímica de metais e o papel das substâncias húmicas em rios da bacia hidrográfica do Turvo/Grande. 2014. (Outra).
III Simposio Integrado Graduacao e Pos-Graduação em Quimica da UNESPO.Organizador e mesa de abertura. 2014. (Simpósio).
XIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Efeito da matéria orgânica oriunda da cana-de-açucar na bioacumulação de Cd, Cu, Fe e Pb em tilápias. 2014. (Congresso).
XI Semana de Química Ambiental. 2014. (Encontro).
XXI Encontro de Químcia da Região Sul. 2014. (Encontro).
36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Determinação de metalotioneína hepática em tilápias expostas a Fe, Cu, Cd e Pb na presença e ausência de Substâncias Húmicas Aquáticas. 2013. (Congresso).
Dia da Graduação ano 2013 o Projeto Político Pedagógico. 2013. (Oficina).
IV Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação da UNESP. 2013. (Encontro).
Reunião da Avaliação trienal dos programas de pós-graduação em em química.Programa de pós-graudação em química. 2013. (Seminário).
X Semana de Química Ambiental.O programa de pós-graduação em química. Mesa Redonda I - Química Ambiental: 10 Anos. 2013. (Outra).
16th Meeting of the International Humic Substance Society. Spectroscopic characterization of humic substances isolated from sediment of an area of sugar cane cultivation. 2012. (Congresso).
8 Encontro do Fórum de Coordenadores de cursos de graduacao e XII Workshop de Pós-Graduação em Química. 2012. (Outra).
I Workshop "Bacia Hidrográfica do Turvo-Grande: bases conceituais, situação atual e perspectivas da conservação dos recursos aquáticos".Dinâmica de metais na bacia hidrográfica do Turvo-Grande. 2012. (Outra).
VI Encontro Nacional De Química Ambiental. 2012. (Encontro).
XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Avaliação do tempo de resposta na indução de metalotioneínas em tilápias como biomarcador de exposição a metais. 2012. (Congresso).
12th International Symposium on the Interactions between sediments and water.Estimates of metal fluxes at the sediment-water interface of three rivers of Turvo/Grande watershed, São Paulo state, Brazil. 2011. (Simpósio).
18ª. Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Química-IPWS?.Caracterização granulométrica dos sedimentos dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. 2011. (Outra).
34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Análise de metais em músculos de peixes como bioindicador de poluição em corpos aquáticos da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. 2011. (Congresso).
4o. Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas. 2011. (Congresso).
Encontro de Pós-Graduação em Química do Interior Paulista.O programa de Pós-Graduação em Química do IBILCE. 2011. (Encontro).
II Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano. 2011. (Outra).
IX Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas. Estudo da capacidade de complexação da substância húmica aquática extraída do Rio Preto com íon Cr3+. 2011. (Congresso).
Reunião de Coordenadores de PPG na área de Química.Programa de Pós-Graduação em Química da UNESP-SJRP (2009 a 2011). 2011. (Encontro).
SETAC Europe 21st Annual Meeting. Cadmium adsorption in soils emloyed for pasture and sugarcane plantation with and without vinasse application from Northwest of São Paulo State, Brazil. 2011. (Congresso).
XI Encontro de Pós-Graduacao em Química e 7o Encontro de Coordenadores de Graduacao em Química. 2011. (Congresso).
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Cromo hexavalente em amostras de águas de abastecimento. 2011. (Congresso).
15th International Union of Air Pollution Prevention and Environmental Protection Associations' World Clean Air Congress. Total Deposition Of Anions And Metals: An Indicator Of Sugarcane Burning Impact, In The Sao Jose Do Rio Preto Town, Sao Paulo State, Brazil. 2010. (Congresso).
2010 The Meeting of the Americas. Copper complexation by natural organic matter and aquatic humic substance extracted from preto river, São Paulo State, Brazil. 2010. (Congresso).
33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Concentração de Al, Cd, Cr, Cu e Ni em tecidos de peixes de rios da bacia Hidrográfica do Turvo/Grande ecálculo do fator de bioconcentração. 2010. (Congresso).
5 Encontro Nacional de Química Ambiental. 2010. (Congresso).
Encontro da Pós-graduação da Unesp. 2010. (Encontro).
I Simpósio de Pós-Graduação em Química. 2010. (Simpósio).
VII Semana de Química Ambiental. 2010. (Outra).
Workshop: A química dos solos. 2010. (Outra).
Workshop da Avaliação Trienal (2007-2009). 2010. (Outra).
Workshop GIFT (Geophysical Information for Teachers). 2010. (Outra).
X Workshop dos Programa de Pos-Graduação em Química do Brasil. 2010. (Outra).
32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. O efeito do emprego de algicidas na qualidade das águas de recreação de piscinas da cidade de São José do Rio Preto. 2009. (Congresso).
Ciclo de Conferências de Gestão Ambiental - 1 Seminario Estadual sobre Enquadramento dos Corpos D´agua. 2009. (Seminário).
IX Workshop de Pós-Graduação em Química. 2009. (Outra).
Primeiro Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano. 2009. (Outra).
Workshop 2009: Programas de Pós-graduação em Química e Biotecnologia do IQ-UNESP. 2009. (Outra).
Workshop BIOEN/UNESP: O ano da pesquisa na UNESP. 2009. (Outra).
Workshop O curso de Química Ambiental: Experiência adquirida e desafios futuros. 2009. (Outra).
31 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Fracionamento de substâncias húmicas por ultrafiltração: Um sistema simples e versátil. 2008. (Congresso).
7th Iberian and 4th Iberoamerican Congress of Environmental Contamination and Toxicology. Avaliação do comportamento de poluentes presentes nas águas da represa municipal de São José do Rio Preto, SP, Brasil. 2008. (Congresso).
Primeiro Encontro Brasileiro sobre Especiação Química. 2008. (Encontro).
Programa pelo Uso Racional da Água. 2008. (Oficina).
V Semana de Química Ambiental. 2008. (Encontro).
WOkshop PerkinElmer sobre ICP-MS como detector para especiação e o emprego do LC-ICPMS. 2008. (Outra).
Workshop sobre Materiais de Referência - Divisão de Química Analítica. 2008. (Outra).
XI Feira de Profissões da UNESP.O profissional de Bacharelado em Química Ambiental. 2008. (Outra).
XXXV Colóquio de Incentivo à Pesquisa. 2008. (Outra).
30 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2007. (Congresso).
Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Gradução do IQ UFSCar.Amostragem e Análise de Parâmetros Físico-Químicos. 2007. (Seminário).
I Encontro de Saúde do Trabalhador e XIV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do IBILCE/UNESP. 2007. (Encontro).
II Encontro de Pós-Graduação do IBILCE-IIEPGI. 2007. (Encontro).
III Encontro Estadual de Educação Ambiental. 2007. (Encontro).
IV Semana de Química Ambiental.Meio ambiente numa visão química, crítica e inovadora. 2007. (Outra).
Semana do Cursinho Alternativo: Ecolução e Revoluções. Os impactos da evolução humana no ambiente. 2007. (Congresso).
Seminário Internacional de Espectroscopia Atômica. 2007. (Seminário).
Seminário sobre os Impactos da Ampliação do Setor Sucroalcooleiros na região de São José do Rio Preto. 2007. (Seminário).
Workshop intitulado " Conhecendo a Química Ambiental do Brasil e traçando o seu futuro". 2007. (Outra).
X Feira de Profissões da UNESP.Curso de Graduação em Química Ambiental. 2007. (Outra).
XXXIV Colóquio de Incentivo à Pesquisa.Biocombustíveis: benefícios e custos para o meio ambiente. 2007. (Outra).
1o Seminário de Pesquisa do IBILCE. 2006. (Seminário).
III Semana de Química Ambiental. 2006. (Outra).
IX Feira de Profissões.Atuação do profissional do curso de Química Ambiental. 2006. (Outra).
Simpósio de Ética na Pesquisa.Simpósio de Ética na Pesquisa. 2006. (Simpósio).
13º Encontro Nacional de Química Anlítica.Determinação de espécies inorgânicas em soluções bivalves. 2005. (Encontro).
28 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 28 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2005. (Congresso).
III Encontro Sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados. 2005. (Congresso).
III Workshop Internacional Brasil-Japão em Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Encontro).
27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. 27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. 2004. (Congresso).
7 th International Congress on Mercury as a Global Pollutant. 7 th International Congress on Mercury as a Global Pollutant. 2004. (Congresso).
Primeira Escola de Quimica Ambiental _ IEQA.Primeira Escola de Quimica Ambiental _ IEQA. 2004. (Oficina).
12º Encontro Nacional de Quimica Analitica - 12º ENQA.11 Encontro Nacional de Quimica Analitica - 11 ENQA. 2003. (Encontro).
26 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 26 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2003. (Congresso).
Encontro Interno sobre Pesquisas Ambientais na Região Metropolitana de Campinas - SP. 2003. (Encontro).
II Encontro Nacional de Química Ambiental. 2003. (Congresso).
II Encontro Sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados. 2003. (Congresso).
I Workshop Internacional Brasil-Japão. 2003. (Encontro).
1º Workshop de Avaliação global do Mercúrio. 2002. (Seminário).
25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Problemas analíticos encontrados na avaliação das taxas de metilação abiótica de Hg0. 2002. (Seminário).
Regional Priority Setting Meeting XI Eastern and Western South America. 2002. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino Americana. Avaliação Nacional das Fontes e Níveis das Substâncias Tóxicas Persistentes (PTS). 2002. (Congresso).
11º Encontro Nacional de Química Analítica.A metialção do mercurio a partir do substrato Hg (0) em condições aeróbias e anaeróbias. 2001. (Encontro).
1º Seminário sobre monitoramento e avaliação de impactos ambientais. 2001. (Seminário).
24ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2001. (Congresso).
IX Encontro de Química da Região Sul.IX Encontro de Química da Região Sul. 2001. (Encontro).
Workshop - Tecnologia Ion Trap e Avanços em Espectrometria em Massas. 2001. (Outra).
23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. XXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2000. (Congresso).
Primeiro Encontro Nacional de Segurança em Química. 2000. (Encontro).
10º Encontro Nacional de Química Analítica.Fontes de íons potencialmente contaminantes em águas da rede hidrográficas de Londrina-PR. 1999. (Encontro).
VIII Encontro de Iniciação Científica.VIII Encontro de Iniciação Científica. 1999. (Encontro).
XVI Semana da Química. 1999. (Outra).
XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 1999. (Congresso).
Semana do meio ambiente - ciclo de palestras. 1998. (Encontro).
VI Encontro de Química da região Sul. 1998. (Encontro).
VII Encontro de Iniciação Científica.VII Encontro de Iniciação Científica. 1998. (Encontro).
XV Semana da Química. 1998. (Outra).
XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 1998. (Congresso).
XIV Semana da Química. 1997. (Outra).
XX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 1997. (Congresso).
3 Semana de Meio Ambiente. 1996. (Seminário).
XIII Semana de Química da UEL. 1996. (Outra).
XXXVI Congresso Brasileiro de Química - ABQ. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
Fostier, A. H.; Fiori, M F;CRISTINA BISINOTI, MÁRCIA. Cinaobacterias e materia organica natural associada ao ciclo biogeoquimico do arsenio nas lagoas salino-alcalinas do pantanal de nhecolandia. 2024. Dissertação (Mestrado em quimica) - Universidade Estadual de Campinas.
BOSCOLO, M.;Bisinoti, Márcia Cristina. DESIDROGENAÇÃO PARCIAL DO ÓLEO FÚSEL DA CANA DE AÇÚCAR EMPREGANDO HIDROTALCITA MODIFICADA COM ZINCO COMO CATALISADOR. 2022. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TEIXEIRA, M. F. S.; Cesarino, I;Bisinoti, Márcia Cristina. ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE CHUMBO TOTAL NOS ANÉIS CONCÊNTRICOS DE ÁRVORES SOBRE ÁREAS DE FALHA NEOTECTÔNICA. 2022. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
YABE, M. J. S.BISINOTI, MÁRCIA C.; NIXDORF, S. L.. Transporte de pesticidas organoestânicos:azociclotina e cihexatina no ambiente. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.
TIERA, V. A. O.; Vieira, E M;BISINOTI, M. C.. Avaliação antimicrobiana de derivados anfifilicos de quitosana: estudo in vitro contra os fungos alternaria solani, botrytes cierea, penicilium expansum e candida albicans. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
GONZALEZ, M. H.;BISINOTI, M. C.; Ferreira, E C. Avaliação dos teores de arsenio em tecidos de Tilápias (oreochromis niloticus) e estudo de bioacumulação de As (III). 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
PASCHOAL, F. M. M.Bisinoti, Márcia Cristina. Eletrodo de carbono vitreo aplicado na determinação do fungicida oxicloreto de cobre utilizado por Agricultores da Vila de Engenho -AM. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA RECURSOS AMAZÔNICOS) - Universidade Federal do Amazonas.
PASCHOAL, F. M. M.Bisinoti, Marcia Cristina; SOUZA, E. A.. Fotocatálise Heterogenea com uso de Ti/Cu2O aplicado na redução de nitrato. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA RECURSOS AMAZÔNICOS) - Universidade Federal do Amazonas.
TEIXEIRA, M. F. S.;BISINOTI, M. C.; Mozeto, AA. Determinação de Cd,Pb e Cu em particulados atmosféricos da região de Presidente Prudente por Análise Voltamétrica Utilizando Eletrodo de Mercúrio. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, V. A. O.;Bisinoti, Marcia Cristina; CAVALHEIRO, C. C.. Caracterização e Estudo de derivados anfifílicos de quitosana: Estudo in vitro contra os fungos Apergillus flavus e Aspergillus parasiticus. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
Nogueira, M. C. L.; JAKABI, M.;BISINOTI, M. C.. Pefil de resistência aos antimicrobianos em coliformes isolados do sistema municipal de abastecimento de água de São José do Rio Preto - SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Microbiologia) - UNESP/IBILCE/SJRP.
SILVA, G. S.; Filho, N E M;BISINOTI, M. C.. Distribuição e fracionamento de metais traço nos sedimentos das bacias dos rios Anil e Bacanga, São Luís - MA. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Maranhão.
REZENDE, M. O. O.;BISINOTI, M. C.; MELO, W. L. B.. Obtenção e caracterização de biofertilizantes a partir de técnicas de compostagem sólida. 2012. Dissertação (Mestrado em PGQuímica) - USP São Carlos.
FERTONANI, F. L.;BISINOTI, M. C.; SANTOS, C. C. M.. Argilas modificadas:remoção de compostos orgânicos aromáticos presentes em águas. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
FERTONANI, F. L.; SANTOS, C. C. M.;BISINOTI, M. C.. Argilas modificadas: remoção de compostos orgânicos aromáticos presentes em águas. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
FAVARO, D. I. T.;BISINOTI, M. C.; BEVILACQUA, J. E.. Determinação de mercúrio total e orgânico e avaliação dos processos de metilação e desmetilação em sedimentos do reservatório Rio Grande, estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
BISINOTI, M. C.; MARCHI, M. R. R.; OLIVEIRA, A. R. M.. Avaliação da ocorrência de fitoestrógenos de soja em efluentes de estacao de tratamento de esgoto, água superficial e subterrânea da cidade de Araraquara. 2010. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em química) - Instituto de Química da UNESP/Araraquara.
Nogueira, M. C. L.;BISINOTI, M. C.; Souza, F. P. Detecção dos genes de resistência aos antibióticos beta-lactâmicos em enterobactérias isoladas de um sistema municipal de esgoto no Noroeste Paulista. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Microbiologia) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; BARRETO, W. J.; LOBO, I.. Estudo dos parâmetros físico-químicos e concentração de metais na represa de capivara e seus tributários. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.
CARDOSO, A. A.;BISINOTI, M. C.; Nogueira, RFP. Construção e calibração de amostrador passivo para determinação de ozônio troposférico. 2009. Dissertação (Mestrado em pós-graduação em química) - Instituto de Química da UNESP/Araraquara.
CARDOSO, A. A.;BISINOTI, M. C.; Nogueira, RFP. Construção e calibração de amostradores passivos para determinação de ozônio troposférico. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Química) - Instituto de Química/UNESP.
FADINI, P. S.BISINOTI, M. C.; NOUR, E. A. A.. Contaminação por mercúrio na Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.
BISINOTI, M. C.YABE, M. J. S.; VENDRAME, P. R. S.; CARVALHO, G. M.; ANGILELLI, K. B.. ANGELITA APARECIDA RIBEIRO DA SILVA,. 2023. Tese (Doutorado em quimica) - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina.
PANTANO, G.; Grassi, MT;Bisinoti, Márcia Cristina. PRODUÇÃO DE BIOCARVÃO A PARTIR DA SERRAGEM PARA ADSORÇÃO DE FOSFATO. 2022. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná.
YABE, M. J. S.; Urbano, A; Almeida, L C;BISINOTI, MÁRCIA C.; FERREIRA, O. P.. Emprego de bentonita magnetizada com nanoparticulas de magnetita sintetizadas a partir de residuos de mineração para remoção de ferro e manganês de água. 2022. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.
Rosa, A.H.; TONELLO, P. S.;BISINOTI, M. C.; REZENDE, M. O. O.; Botero, W G. Influência da matéria orgânica natural e substâncias húmicas purificadas na especiação do Cd (II) e Pb (II) em sistemas aquáticos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Química/UNESP.
Bisinoti, Márcia Cristina; Colepicolo, P. Biomarcadores de exposição de macroalgas Gracilaria domingensis expostas a cádmio e cobre. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.
BIANCHI, V. L.; BUENO, G. F.; Correira, G T;BISINOTI, M. C.; Cruz, C H G. Tratamento de manipueira concomitante a produção de tomate, através de sistema integrado RAHFL (Reator Aneróbico Horizontal de Leito Fixo) e fertiirrigação subsuperficial. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - UNESP/IBILCE/SJRP.
GARCIA, E. E.; OLIVEIRA, C. C.; SOUZA, N. E.; NIXDORF, S. L.;BISINOTI, M. C.. Desenvolvimento de métodos limpos para a extração e determinação de Triclosan e Etilhexilmetoxicinamato. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
BISINOTI, M. C.; NOBREGA, J. A.; Rosa, A.H.;JARDIM, W. F.. Estratégias analíticas para avaliação química de solos e liquens da Antártica Marítima. 2011. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de São Carlos.
REZENDE, M. O. O.; ZAIAT, M.; BERNARDO, L.; Rosa, A.H.;BISINOTI, M. C.. Considerações sobre o monitoramento e controle dos parâmetros físicos, qiímicos e biológicos de estações de tratamento de esgotos e proposta para sistema integrado de gestão com enfoque ambiental, controle de qualidade, segurança e saúde. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação) - Universidade de São Paulo.
MARCHI, M. R. R.; RIBEIRO, M. L.; CAMPOS, M. L. A. M.;BISINOTI, M. C.Fostier, A. H.. Estudo da ocorrência de tetraciclinas e estógenos em água superficial, subterrânea e esgoto tratado na cidade de Campo Grande (MS). 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Instituto de Química da UNESP/Araraquara.
Pereira, JCM; BOSCOLO, M.;BISINOTI, MÁRCIA C.. Obtenção de químicos de alto valor a partir da desidrogenação parcial de álcoois homólogos utilizando óxidos mistos como catalisadores. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
FERTONANI, F. L.;BISINOTI, MÁRCIA C.; Nogueira, RFP. Caracterização físico-química de aerossóis atmosféricos urbanos da cidade de São José do Rio Preto - SP. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto de Química/UNESP.
TIERA, V. A. O.;BISINOTI, MÁRCIA C.; FERTONANI, I. A. P.. Sintese, Caracterização e atividade antimicrobiana de filmes biopoliméricos de derivados de quitosana. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
Rosa, A.H.;Bisinoti, Marcia Cristina; NOGUEIRA, A. R. A.. Avaliação da utilização de substâncias húmicas/turfas para liberação controlada de nutrientes em solos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Instituto de Química da UNESP/Araraquara.
BISINOTI, M. C.; TEIXEIRA, M. F. S.; CARDOSO, C. X.; LEAL, A. C.. MAPEAMENTO DA PRESENÇA DE ARSÊNIO NO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NA REGIÃO DO OESTE PAULISTA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BOSCOLO, M.; Regasini, L O;Bisinoti, Márcia Cristina. Ésteres piridínicos de sacarose: síntese, caracterização e atividade antimicrobiana. Avaliação de parâmetros de síntese por cavitação acústica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
GONZALEZ, M. H.;BISINOTI, MÁRCIA C.; TIERA, M. J.. Desenvolvimento de metodologias de preparo de amostras para a determinação de As, Cd, Hg e Pb em amostras farmaceuticas por Espectrometria d dede. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TEIXEIRA, M. F. S.; GOMES, H. M.;BISINOTI, M. C.. Determinação de Metais Poluentes em Particulados Atmosféricos da Região de Presidente Prudente por Análise Voltamétrica utilizando Eletrodo de Mercúrio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, M. J.; LIMA, M. F.;Bisinoti, Márcia Cristina. Efeito da massa molar e grau de substituição por grupos dietilaminoetil nas propriedades fisico-quimicas de derivados de quitosana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BOSCOLO, M.;BISINOTI, MARCIA C.; Perrone, O M. Processos catalíticos para o desenvolvimento de derivados do óleo fúsel de cana-de-açúcar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, V. A. O.; Freitas, AMF;Bisinoti, Márcia Cristina. Estudo do efeito eletrostátstico e hidrofóbico na atividade antimicrobiana de dreivados anfifilicos de quitosana. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
Regasini, L O; Rocha, M D;BISINOTI, MÁRCIA. Sintese da 4-O-isoprenil-isoliquiritigenina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BOSCOLO, M.; Perecto, T M;BISINOTI, MARCIA C.. Conversão de 1-butanol para compostos insaturados, carbonilados e rtomático:uma nova abordagem de sintese para produzir importantes blocos de contrução orgânicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
Bisinoti, Marcia Cristina; Regasini, L O; TIERA, V. A. O.. Sintese e Avaliação Antibacteriana de Chalconas Catecolicas como Inibidores de Xanthomonas citri. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; BOSCOLO, M.; Coelho, A. Óxidos mistos modificados com Co(II) e Ni(II) derivados de hidrotalcita como catalisadores heterogêneos para produção de biodiesel etilico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
GONZALEZ, M. H.;Bisinoti, Márcia Cristina; Campos, M. Estudo da Toxicidade aguda do Arsênio Inorgânico (As-i) em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, V. A. O.; PICLAS, L. A.;Bisinoti, Marcia Cristina. Sintese, caracterização e atividade biofungicida de derivados anfifílicos de carboxietil quitosana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
GOMES, E.;Bisinoti, Marcia Cristina. Avaliação do crescimenot de fungos mesofílicos em presença de herbicidas e estudo da biodegradação do herbicida diuron. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BIANCHI, V. L.;Bisinoti, Marcia Cristina. Tratamento Anaeróbio de águas residuárias da indústria de refrigerante usando wetlands - construídos com brita e pneu como suporte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
ALMEIDA, E. A.Bisinoti, Marcia Cristina. Análise da atividade enzimática da Gama Glutamil Transferase e genotoxicidade em Phrynops geoffroanus expostos a diferentes concentrações de benzo[a]pireno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
CLAUDIO, J.;Bisinoti, Marcia Cristina. Caracterização da atividade celulolítica dos extratos enzimáticos produzidos pelos fungos Aspergillus niger, Trichoderma reesei, Myceliophyphora sp e Thermoascus aurantiacus em cultivo no estado sólido. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, M. J.;BISINOTI, M. C.; FERTONANI, I. A. P.. Efeito da massa molecular e do grau de desacetilação sobre a atividade antifúngica de quitosana contra Aspergillus flavus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BIANCHI, V. L.;BISINOTI, M. C.; BUENO, G. F.. Avaliação do desempenho de um reator anaeróbio no tratamento da manipueira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, V. A. O.;BISINOTI, M. C.ALMEIDA, E. A.. Síntese, caracterização e estudos em solução de derivados anfifílicos catiônicos de quitosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
NERY, J. G.;BISINOTI, M. C.; FERTONANI, F. L.. Transesterificação de óleos vegetais residuais para a produção de biodiesel utilizando catalisadores zeolíticos e a rota metílica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
FERTONANI, F. L.;BISINOTI, M. C.; BATISTUTI, J. P.; CARVALHO, G. C.. Validação do método analítico para determinação da turbidez em água: turbidímetro e adaptação em Fluorímetro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
Rodríguez, G.O.B.;BISINOTI, M. C.. Lipase imobilizada em alginato de sódio e mini-reator para testes de hidrólise em óleos naturais e resíduos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.. Uso do peróxido de hidrogênio em solução de glicerol no pré-tratamento de bagaço de cana para deslignificação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
ALMEIDA, E. A.BISINOTI, M. C.; Rodríguez, G.O.B.. Avaliação dos níveis de glutationa em tilápias (Oreochromis niloticus) expostas a contaminantes ambientais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; FERTONANI, I. A. P.; NERY, J. G.. Síntese e caraterização de novos materiais icroporosos formados atrvés de estruturas mists de redes cristalinas de octo-penta-tetraédricas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; FERTONANI, I. A. P.; NERY, J. G.. Síntese e caracterização de novos materiais isomorfos a zeólit ETS-10, utilizando derivados da (cis-trans) 3,5-dimetilpiperidina como templates orgânicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TRABUCO, E.;BISINOTI, M. C.Moreira AB. Determinação de Boro em águas salinas originárias do canal de São Sebastião (SP), utilizando ICP/OES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BIANCHI, V. L.;BISINOTI, M. C.; PLICAS, L. A.. S. Carnaúba.Tratamento de efluente de uma indústria de refrigerante. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
FERTONANI, F. L.;BISINOTI, M. C.. Validação do método e cálculo da incerteza na determinação potenciométrica da Acidez Titulável de água e águas residuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
Moreira ABBISINOTI, M. C.; FERTONANI, F. L.. Determinação de Al, Cd, Cr, Cu e Ni em tecidos de peixes dos rios Preto, Turvo e Grande empregando a técnica de Absorção Atômica com Atomização por Forno de Grafite. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
NERY, J. G.; FERTONANI, I. A. P.;BISINOTI, M. C.. Síntese de novos catalisadores zeolíticos para a produção de biodiesel via rota metílica utilizando sebo bovino como matéria-prima. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
NERY, J. G.; FERTONANI, I. A. P.;BISINOTI, M. C.. Síntese de agentes direcionadores de estruturas zeolíticas derivados do 1,4 diazobiciclo [2,2,2]octano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.. Tempo de meia-vida da amônia em águas dos rios Turvo, Preto e Ribeirão Tomazão na Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.. Utilização de FeCl3 e CaCl2 em soluções de glicerol como pré-tratamentos de bagaço de cana para obtenção de etanol celulósico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; PLICAS, L. A.; BIANCHI, V. L.. Tratamento aeróbio de vinhaça por Lodo Ativado em Batelada Sequêncial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; Cais A; FERES, D. C. R.. Atuação do conselho municipal de gestão e saneamento ambiental na política pública ambiental do município de Santo André, SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - UNESP/IBILCE/SJRP.
ALMEIDA, E. A.BISINOTI, M. C.Moreira AB. Avaliação das alterações bioquímicas em tilápias (Oreochromis niloticus) expostas ao Hormônio 17B-estradiol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.ALMEIDA, E. A.; Rodríguez, G.O.B.. Caracterização de esterases de girinos de diferentes espécies após exposição in vitro à Clorpirifos, pesticida organofosforado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
ALMEIDA, E. A.BISINOTI, M. C.; Rodríguez, G.O.B.. Caracterização de esterases em girinos de diferentes espécies após exposição in vitro à Clorpirifos, pesticida carbamato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; FERTONANI, F. L.; LORENZETTI, J. A.; BATISTUTI, J. P.. Validação do método e cálculo das incertezas na determinação de acidez titulável de água e águas residuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BIANCHI, V. L.; PICLAS, L. A.;BISINOTI, M. C.; FERTONANI, I. A. P.. Tratamento aeróbio por lodo ativado de águas residuárias da indústria do açúcar com regimes diferenciais de aeração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, M. J.;BISINOTI, M. C.; TIERA, V. A. O.. Estudo da Associação das dextranas anfifílicas com surfactantes em solução aquosa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
TIERA, M. J.;BISINOTI, M. C.; BOSCOLO, M.. Aplicação de microesferas de quitosana intercruzadas com glutaraldeído e seus derivados sulfonados para adsorção de íons Cu(II). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.. Avaliação de pré-tratamentos físico-químicos de bagaço de cana-de-açucar destinados à hidrólise enzimática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; HOJO, O.; FERTONANI, F. L.. Estudo de Impactos Ambientais na Antiga Pedreira Municipal de Araçatuba - SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; TRABUCO, E.; PIRANHA, J. M.. Aspectos Gerais da Fertirrigação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; PICLAS, L. A.;ALMEIDA, E. A.. Classificação do nível de trofia da represa municipal de São José do Rio Preto, e estudo de biomarcadores bioquímicos de contaminação aquática em Sinax fuscovarius. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; Marcelo Kobelnik; FERTONANI, I. A. P.. Fotodegradação de diclofenaco e seus complexos de cobre (II), cobalto (II) e Manganês (II). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; TRABUCO, E.; BOSCOLO, M.. Remoção de íons metálicos contaminants de sistemas aquáticos utilizando fibra de coco e casca de arroz impregnads com aminoácidos derivados de queratina de penas de galinha. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; PICLAS, L. A.; BOSCOLO, M.. Análise de BTEX em águas subterrâneas próximas a postos de gasolina na cidade de São José do Rio Preto, SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.Moreira AB; BIANCHI, V. L.. Tratamento biológico de resíduo da indústria alimentícia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; MANZINI, F. F.;Moreira AB. Avaliação dos impactos gerados por cemitérios sobre os principais compartimentos ambientais, enfatizando a situação de algumas cidades do estado de São Paulo e Paraná. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; TRABUCO, E.; TIERA, M. J.. Síntese e caracterização de derivados sulfonados de quitosana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.ALMEIDA, E. A.; MANZINI, F. F.. Formação Botucatu: do Paleodeserto ao Super Aquífero. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; PLICAS, L. A.; BIANCHI, V. L.. Tratamento biológico de manipueira utilizando reator anaeróbio compartimentado vertical (RACoV). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, MÁRCIA C.; Canela, M C; Moraes, F C. concurso pesquisador. 2023. Universidade Federal de São Carlos.
BISINOTI, MÁRCIA C.; TIERA, V. A. O.; Rodríguez, G.O.B.. Professor Substituto "Toxicologia Ambiental e Bioquimica". 2022. UNESP/IBILCE/SJRP.
TEIXEIRA, M. F. S.;BISINOTI, M. C.; TANGERINO, E. P.. Professor Assistente Doutor. 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Bisinoti, Marcia Cristina; Monteiro AL; Romeiro GA; Filho ER; Rocha GJM. Pesquisador III Área de Química dentro da temática de Bioenergia. 2012. UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; BOSCOLO, M.; TIERA, V. A. O.. Professor Colaborador da disciplina de Química Inorgânica e Química Geral. 2011. UNESP/IBILCE/SJRP.
Bisinoti, Márcia Cristina; Rodríguez, G.O.B.. Comissão De Seleção de bolsista PNPD/CAPES para o PPGQuimica. 2017. UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, MÁRCIA C.. Processo Seletivo PPGQuimica. 2022. UNESP/IBILCE/SJRP.
Bisinoti, Márcia Cristina. Comissão de Seleção de Tutor do PET. 2020. UNESP/IBILCE/SJRP.
Bisinoti, Marcia Cristina; TIERA, M. J.; Lanfredi, S; GOI, B. E.; TEIXEIRA, M. F. S.. Comissão de Seleção PPGQuimica 2020. 2020. UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; Pires, A M; Regasini, L O; Volanti, D P; Lanfredi, S. Comissao de Seleção para ingresso nos cursos de Mestrado/Doutorado em Quimica. 2017. UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, MÁRCIA C.; LIMA, M. F.. Exame de Seleção de Mestrado em Química. 2015. UNESP/IBILCE/SJRP.
Moreira ABBisinoti, Marcia Cristina. Exame de Seleção dos ingressantes de Mestrado do PPGQuimica. 2013. UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; FERTONANI, F. L.; Pires, A M; LIMA, S. A. M.. Exame de Seleção para Ingresso no PGQuímica em 2012. 2011. UNESP/IBILCE/SJRP.
BISINOTI, M. C.; TIERA, V. A. O.; BOSCOLO, M.. Exame de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química. 2010. UNESP/IBILCE/SJRP.
Orientou
AATIVAÇÃO DE CARVÃO HIDROTÉRMICO OBTIDO A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇUCAR PARA CAPTURA DE CO2; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP; (Orientador);
Desenvolvimento de carvões Hidrotérmico e Magnético para fotocatalise e remoção de poluentes; Início: 2025; Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP; (Orientador);
SINTESE DE CARVÃO MAGNÉTICO E HIDROTÉRMICO PARA FINS DE ADSORÇÃO DE METAIS E/OU LIBERAÇÃO DE NUTRIENTES EM SOLOS; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, CAPES; (Orientador);
Início: 2025; UNESP/IBILCE/SJRP;
estudos de materia organica em CH; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; (Orientador);
Avaliação das respostas fisiológicas de plantas sob estresse salino em solos com aplicação de carvão hidrotérmico; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
EFEITO DA ATIVAÇÃO TERMOQUÍMICA COM KOH NAS PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS DE ADSORÇÃO DOS CORANTES AZUL DE METILENO E AZUL REATIVO-19; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);
Estagio NEstle Purina; Início: 2025; Orientação de outra natureza; UNESP/IBILCE/SJRP; (Orientador);
ESTUDO DAS PROPRIEDADES ADSORTIVAS DE CARVÕES MAGNÉTICOS ATIVADOS TERMOQUIMICAMENTE PARA REMOÇÃO SIMULTÂNEA DE Pb, Cd e Ni; 2025; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Ativação de carvão magnético para remoção de metais; 2024; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Efeito do uso de carvão hidrotérmico no plantio de alface e tomate em diferentes tipos de solos; 2021; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, ; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Efeito do uso de carvão hidrotérmico em cultivo de beterraba em diferentes tipos de solos; 2020; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, ; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Similaridade estrutural de substâncias húmicas de hydrochar obtido de vinhaça e bagaço de cana-de-açúcar com as das Terras Pretas de Índio da Amazônia; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Interação de nutrientes com substâncias húmicas extraídas de carvão hidrotérmico e de solos Terras Pretas de Índio da Amazônia; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, CAPES; Coorientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis nos produtos obtidos pelo processo de carbonização hidrotérmica de bagaço de cana e vinhaça; 2018; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, ; Coorientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Carbonização Hidrotérmica Utilizando Bagaço de Cana e Vinhaça: Avaliação de Diferentes Catalisadores; 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, CAPES; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação de compostos modelos visando propor um método de diferenciação de matéria orgânica lábil e recalcitrante em ambientes aquáticos; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, ; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Vinhaça da Indústria Sucroalcooleira como Matéria-Prima na Carbonização Hidrotérmica; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, CAPES; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização da deposição atmosférica e aporte de espécies químicas no principal corpo aquático da cidade de São José do Rio Preto; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Relações entre acúmulo de metais em tecido muscular de peixes com diferentes hábitos alimentares coletados na Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa da Pro-reitoria de Pós-Graduação; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Interação entre Substâncias Húmicas e íons cromo e proposta de um indicador de Matéria Orgânica Lábil; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estudo do papel das substâncias húmicas aquáticas e dos níveis de metalotioneínas como biomarcador de metais para peixes; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização do aporte de poluentes da atividade sucroalcoleira para a atmosfera, água, solo e sedimento; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização e dinâmica de metais em rios da Bacia do Turvo/Grande; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Biogeoquímica de metais em sedimento dos da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Matéria orgânica de subprodutos da carbonização hidrotérmica de bagaço de cana-de-açúcar e vinhaça como aditivo para fertilizante foliar; 2025; Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Carvão Magnético a partir da Carbonização Hidrotérmica de resíduos da indústria sucroenergética como material adsorvente; 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, ; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização da matéria orgânica de rios da Amazônia: black carbon, substâncias húmicas e labilidade; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, ; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Aplicação do ecomaterial obtido da carbonização hidrotérmica de resíduos da indústria sucroalcoleira como fertilizante; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP, ; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
2024; UNESP/IBILCE/SJRP, ; Márcia Cristina Bisinoti;
2018; UNESP/IBILCE/SJRP, ; Márcia Cristina Bisinoti;
2017; UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Márcia Cristina Bisinoti;
2016; UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Márcia Cristina Bisinoti;
2014; UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Márcia Cristina Bisinoti;
Efeito da ativação de carvão magnético de bagaço de cana-de-açúcar para a adsorção de espécies de crômio; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
ESTUDO DA ÁGUA DE PROCESSO DA CARBONIZAÇÃO HIDROTÉRMICA DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR E VINHAÇA COMO QUELANTE DE NUTRIENTES PARA FERTILIZAÇÃO FOLIAR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
CARACTERIZAÇÃO DA DEPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE DE JUNDIAÍ, SP; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Maria Eduarda Bernardes Parussolo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Substâncias Tipo humicas de carvao hidrotermico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Substânicas humicas de rios da Amazônia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Substânicas humicas de sedimento de rios da Amazônia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
; Estudo deliberação de nutrientes de CH para crescimento de tomate; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Carvão hidrotérmico como fonte de NPK para o crescimento de ploantas na ausência de fertilizantes; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Substâncias Humicas de Sedimentos de rios de águas brancas e pretas da região de Itacoatiara - AM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação do efeito do carvão hidrotérmico na germinação e crescimento de milho e tomate; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de metais e análise granulométrica de sedimentos superficiais de rios da região de Itacoatiara - AM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Capacidade de complexação de substâncias húmicas aquáticas do Rio Negro/Am e Rio Caru com os metais níquel e chumbo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Análise dos padrões de potabilidade básica de cidades do Noroeste Paulista; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização das substâncias húmicas aquáticas do rio Preto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação da capacidade de adsorção de espécies de crômio por nanomateriais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Bioacumulação de metais em tilápias expostas à Cd, Cu na presença e ausência de substâncias húmicas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de matéria orgânica em sedimentos e água intersticial dos rios Turvo, Grande e Preto, e otimização do método de determinação de Cd em sedimentos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Emprego de metalotioneínas brânquias como biomarcador ambiental de tilápias expostos a Cu, Cd, Pb e Fe (individual e mistura); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Proposta de um método para determinar labilidade e recalcitrâcia de matéria orgânica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Bioacumulação de metais em tilápias expostas a diferentes concentrações de ferro e chumbo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação Granulométrica e quantificação de bário em sedimentos da bacia hidrográfica Turvo/Grande; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estudo da capacidade de complexação de metais com substâncias húmicas extraídas de sedimentos dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Investigação do aporte de amônia, nitrato, sulfato, carbono orgânico total, pH,condutividade e fosfato pela deposição total como fonte pontual destes poluentes para as águas do Rio Preto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Efeito das atividades antrópicas na qualidade da água de chuva da cidade de São José do Rio Preto, SP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de ozônio e NO2 na atmosfera da cidade de São José do Rio Preto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estudo da labilidade da matéria orgânica aquática dos Rios Turvo e Grande; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação da qualidade da água subterrânea (Aquíferos Bauru e Guarani) e da água superficial na cidade de São José do Rio Preto - SP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
MONITORAMENTO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM RIOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TURVO-GRANDE E INDICADOR DE QUALIDADE DA ÁGUA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
OPERAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: ETA CABUÇU; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Tempo de meia-vida da amônia em águas dos rios Turvo, Preto e Ribeirão Tomazão na Bacia do turvo/Grande; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação da qualidade das águas do Córrego das Antas, comênfase no impacto provocado pelo aterro sanitário municipal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Dinâmica da amônia e labilidade da matéria orgânica de amostras de água de rios da Bacia do Turvo/Grande, SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação da qualidade das águas do Rio Preto na Bacia do Turvo Grande - SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação do comportamento dos poluentes presentes nas águas da represa municipal de São José do Rio Preto, SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Emprego de parâmetros físico-químicos para avaliar a qualidade das águas dos rios da Bacia do Turvo/Grande, SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização da deposição total e inventário de emissões atmosféricas na cidade de São José do RIo Preto, SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Emprego de modelagem matemática para avaliar a disponibilidade de espécies metálicas na Bacia Hidrográfica de Londrina - PR; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
EXPLORAÇÃO DO USO DE CARVÕES MAGNÉTICOS ATIVADOS EM REAÇÃO DE FENTON; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Arbolina e carvão hidrotérmico para cultivo de alface: efeito na fertilidade do solo; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
CARVÃO MAGNÉTICO ATIVADO TERMOQUIMICAMENTE COM KOH PARA A REMOÇÃO DE CORANTE R-19; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
PARÂMETROS TERMODINÂMICOS DE ADSORÇÃO DE AZUL DE METILENO E AZUL REATIVO 19 POR CARVÕES MAGNÉTICOS ATIVADOS COM KOH; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Produção de Carvão Magnético Ativado com KOH para Remoção das Espécies de Cromo; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
EFEITO DO TIPO DE ATIVAÇÃO NA CONCENTRAÇÃO DE FERRO E POTÁSSIO EM CARVÃO MAGNÉTICO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Efeito do tempo de contato do carvão hidrotérmico na melhoria das propriedades de solos intemperizados; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estudo das propriedades de matéria orgânica extraída de carvão hidrotérmico da carbonização hidrotérmica de bagaço de cana-de-açúcar e vinhaça; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Enriquecimento de carvão hidrotérmico com fósforo para aplicação em solos intemperizados; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
PRODUÇÃO DE CARVÃO MAGNÉTICO E ATIVAÇÃO COM KOH PARA ADSORÇÃO DE AZUL DE METILENO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização das Substâncias Húmicas extraídas de Hidrochar e solos Terra Mulata da região Amazônica; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de Substâncias Húmicas extraídas de sedimentos da região Amazônica; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de Substâncias Húmicas extraídas de sedimentos da região de Itacoatiara-AM; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
ESTUDO DE ADSORÇÃO DE CARVÃO MAGNÉTICO ATIVADO COM AZUL DE METILENO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Carvão hidrotérmico como condicionador de solos na liberação de nutrientes para crescimento de tomate; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Efeito da ativação de carvão magnético de bagaço de cana-de-açúcar para a adsorção de espécies de crômio; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação de carvão hidrotérmico ativado com H3PO4 para a adsorção de azul de metileno em solução aquosa; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Carvão hidrotérmico como fonte de fósforo para o crescimento de rabanetes na ausência de fertilizantes; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Efeito de carvão hidrotérmico na disponibilidade de nutrientes em solos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Extração E Caracterização Das Frações Solúveis De Carvão Hidrotérmico; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Efeitos de substâncias do tipo húmica extraídas de carvão hidrotérmico na germinação de alface e tomate; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de solos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia de Produção Sucroalcooleira) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Fluorescência Molecular em estudos de Substâncias Húmicas de sedimentos da região Amazônica; 2019; Iniciação Científica - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Acompanhamento da rotina laboratorial referente a caracterização de substâncias húmicas e estudos de crescimento de plantas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Sucroalcooleira) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Capacidade de complexação das frações de Substâncias Húmicas Aquáticas do rio Negro com Níquel; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de metais e analise granulométrica de sedimentos de rios da região de Itacoatiara, Amazônia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Capacidade de complexação das frações de Substâncias Húmicas Aquáticas do rio Negro com niquel; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Extração e caracterização das substâncias húmicas presentes em hidrochar, latossolo e argissolo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
FONTE DE METAIS NOS RIOS DE ÁGUAS PRETAS E BRANCAS DA REGIÃO DE ITACOATIARA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Metais em sedimentos de rios da Amazonia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Adsorção de espécies de crômio em um nanocompósito argila aniônica@carbono; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de Macro e Micronutrientes em Hidrocarbono, Latossolo e Argissolo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de metais e analise granulométrica de sedimentos de rios da região de Itacoatiara, Amazônia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Extração e Caracterização das Substâncias Húmicas Presentes em Hidrochar e Terra Mulata; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Extração e Caracterização das Substâncias Húmicas Presentes em Hidrochar, Latossolo e Argissolo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Extração e Caracterização das Substâncias Húmicas Presentes em Hidrocarbono, Latossolo e Argissolo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Adsorção de espécies de crômio em um nanocompósito argila aniônica@carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Emprego de metalotioneínas brânquias como biomarcador ambiental de tilápias expostos a Cu, Cd, Pb e Fe (individual e mistura); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Liberação de nutrientes e carbono orgânico em solos utilizando hidrochar obtido com resíduos da indústria sucroalcooleira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Julia Perilo Baltazar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Emprego do ácido húmico e acetato como compostos modelos para proposta de um indicador de labilidade de matéria orgânica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de sedimentos da Bacia Hidrográfica do Turvo Grande; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Capacidade de complexação das Substâncias Húmicas Aquáticas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação do fator de Bioacumulação em peixes expostos a Ferro e Chumbo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Química do crômio em ambientes aquáticos: cinética de conversão de crômio trivalente para a forma hexavalente; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Cinética de consumo de peróxido de hidrogênio em amostras de água e matéria orgânica lábil; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Quantificação de metalotioneínas em brânquias de peixes expostos a Cu, Cd, Pb e Fe; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização e determinação de metais em sedimentos dos rios Preto, Turvo e Grande; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Levantamento dos tipos de riscos químicos e tratamento dos resíduos do IBILCE/UNESP; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA INTERSTICIAL (AI) DE SEDIMENTOS AMOSTRADOS EM RIOS DA BACIA DO TURVO/GRANDE E LEVANTAMENTO DOS RISCOS QUÍMICOS ASSOCIADOS AOS PRODUTOS DE LIMPEZA UTILIZADOS NO INSTITUTO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
CARACTERIZAÇÃO E PROPOSTA DE UM INDICADOR DE QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS DA BACIA DO TURVO-GRANDE, SP; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, CNPQ; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estudos de interações da matéria orgânica natural dissolvida e substâncias húmicas extraídas de sedimentos com espécies metálicas empregando a técnica de fluorescência molecular; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estudo da adsorção dos metais cromo e cádmio em solos de São José do Rio Preto e região usando modelos das isotermas de Langmuir e Freundlich; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Mapeamento do Ozônio Ambiental Presente na Atmosfera do Estado de São Paulo para a cidade de São José do Rio Preto; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Treinamento e elaboração do mapa de risco das dependências do IBILCE/ UNESP/ Câmpus de São José do Rio Preto; 2009; Iniciação Científica - UNESP/IBILCE/SJRP, Apoio Acadêmico e Extensão I da Pró-Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estudo de labilidade da matéria orgânica aquática; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
CARACTERIZAÇÃO E PROPOSTA DE UM INDICADOR DE QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS DA BACIA DO TURVO-GRANDE, SP; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Inventário da poluição proveniente de cemitérios; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
ADAPTAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS E QUANTIFICAÇÃO DE ÂNIONS NA DEPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA TOTAL NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ? SP; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de sulfato, nitrito, nitrato, amônia e fosfato em amostras de água de rios da Bacia do Turvo/Grande; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Avaliação do efeito das atividades antrópicas sobre a qualidade das águas dos recursos hídricos da Bacia do Turvo/Grande; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação da labilidade da matéria orgânica em águas dos rios Preto, Turvo e Grande na região de São José do Rio Preto, SP; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização da deposição seca e úmida de sulfato e nitrato na cidade de São José do Rio Preto ? SP; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Aplicação dos conceitos de especiação química em rios da Bacia do Turvo/Grande; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Construção e adaptação de um amostrador para caracterizar a deposição seca em São José do Rio Preto; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Química Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Humic and Fulvic acids from hydrochar and anthropogenics soils: complexation capacity and characterization using Molecular Fluorescence; 2018; Orientação de outra natureza; (Oceanografia) - Universidade de Toulon, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Molecular characterization of the humic substances from "Terra Preta de Indio" soils and hydrochar from sugarcane wastes" by Humeomics; 2018; Orientação de outra natureza; (engenharia agronômica) - Universidade Frederico II, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização de hidrocarbonos gerados na carbonização hidrotérmica de resíduos da industria sucroalcooleira; 2016; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Risco químico em pesquisas na área ambiental; 2015; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Quantificação de espécies de crômio em amostras ambientais; 2014; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Apoio Acadêmico e Extensão I da Pró-Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Alternativas para segregação e tratamento dos resíduos químicos gerados nas aulas práticas de responsabilidade do Departamento de Química e Ciências Ambientais, do IBILCE/UNESP-SJRP; 2011; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Levantamento de métodos de tratamento dos diversos resíduos químicos gerados no IBILCE/UNESP; 2010; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de Cobre (Cu) em experimentos de avaliação da capacidade de complexação de Substâncias Húmicas Aquáticas extraídas de sedimentos de rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande e suporte técnico na operacionalização do HPLC/Flu; ; 2010; Orientação de outra natureza - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estágio de Docência na disciplina Toxicologia Ambiental, do curso de Química Ambiental; 2010; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Biologia Animal) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de Bário (Ba), Zinco (Zn), Arsênio (As), Cobre (Cu) e Antimônio (Sb) em amostras de deposição total e úmida da cidade de São José do Rio Preto; 2009; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) em bílis de peixes e sedimentos de rios da região de São José do Rio Preto; 2009; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de Bário (Ba), Zinco (Zn), Arsênio (As), Cobre (Cu) e Antimônio (Sb) em amostras de deposição total e úmida da cidade de São José do Rio Preto; 2009; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Estágio de Docência na disciplina Poluição Ambiental, do curso de Química Ambiental; 2009; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Química) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Determinação de Bário (Ba), Zinco (Zn), Arsênio (As), Cobre (Cu) e Antimônio (Sb) em amostras de água coletadas nos rios Preto, Turvo e Grande na Bacia do Turvo/Grande; 2008; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Mapa de risco do Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas; 2008; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Bolsa de Apoio Academico e Extensao I; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Interferentes endócrino em água para consumo humano: avanços na Legislação Ambiental no mundo; 2008; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Análises de parâmetros físico-químicos em água e Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) em bílis de peixes de rios da região de São José do Rio Preto; 2008; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Caracterização do perfil vertical de sulfato, nitrio, nitrato, amônia e fosfato em amostras de água da bacia do Turvo/Grande; 2007; Orientação de outra natureza; (Química Ambiental) - UNESP/IBILCE/SJRP; Orientador: Márcia Cristina Bisinoti;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, VINICIUS S. ; VIDAL, CRISTIANE ; BISINOTI, MARCIA C. ; Moreira, Altair B. ; MONTAGNER, CASSIANA C. . Integrated occurrence of contaminants of emerging concern, including microplastics, in urban and agricultural watersheds in the State of São Paulo, Brazil. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 932, p. 173025, 2024.
-
CONSTANTINO, ISABELA CARREIRA ; BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; SANTOS, VINICIUS SARRACINI ; DA SILVA, LEILA SOARES ; TADINI, AMANDA MARIA ; MOUNIER, STÉPHANE ; PICCOLO, ALESSANDRO ; SPACCINI, RICCARDO ; CORNÉLIO, MARINÔNIO LOPES ; PASCHOAL, FABIANA MARIA MONTEIRO ; JUNIOR, ÉZIO SARGENTINI ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; Bisinoti, Márcia Cristina . Seasonal studies of aquatic humic substances from Amazon rivers: characterization and interaction with Cu (II), Fe (II), and Al (III) using EEM-PARAFAC and 2D FTIR correlation analyses. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 196, p. 595, 2024.
-
NOGUEIRA, GABRIELA A. ; FREGOLENTE, LAÍS G. ; PEREIRA, LORENA S. ; LARANJA, MÁRCIO J. ; Moreira, Altair B. ; FERREIRA, ODAIR P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Magnetic Activated Carbonaceous Materials from Sugarcane Bagasse: Preparation, Characterization, and Hexavalent Chromium Removal. Materials Today Sustainability , v. 28, p. 101040, 2024.
-
MOURA, BERNARDO R. ; SANTOS, VINICIUS S. ; METZKER, GUSTAVO ; FERREIRA, ODAIR P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; BOSCOLO, MAURICIO ; Moreira, Altair B. . Oxidation of hydrochar produced from byproducts of the sugarcane industry for the production of humic-like substances: Characterization and interaction study with Cu(II). CHEMOSPHERE , v. 324, p. 138260, 2023.
-
LARANJA, MÁRCIO JUSTI ; SOARES JÚNIOR, FRANCISCO HOLANDA ; NOGUEIRA, GABRIELA APARECIDA ; SOUSA VIEIRA, LAIS HELENA ; OLIVEIRA, NAIARA CIPRIANO ; SOARES, JOÃO MARIA ; CORDEIRO, CARLOS HENRIQUE NASCIMENTO ; OTUBO, LARISSA ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; Bisinoti, Márcia Cristina . Valorisation of sugar cane bagasse using hydrothermal carbonisation in the preparation of magnetic carbon nanocomposite in a single-step synthesis applied to chromium adsorption. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY , p. 173, 2022.
-
SANTOS, VINICIUS S. ; MOURA, BERNARDO R. ; METZKER, GUSTAVO ; CORNÉLIO, MARINONIO L. ; FERREIRA, ODAIR P. ; MOUNIER, STÉPHANE J. L. ; HAJJOUL, HOUSSAM ; BOSCOLO, MAURÍCIO ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira, Altair B. . Increase of Fluorescence of Humic-Like Substances in Interaction with Cd(II): a Photoinduced Charge Transfer Approach. JOURNAL OF FLUORESCENCE , v. 32, p. 1761-1767, 2022.
-
LARANJA, MÁRCIO JUSTI ; DA SILVA, RENATA CRISTINA JÚLIO ; Bisinoti, Márcia Cristina ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; BOSCOLO, MAURÍCIO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; DE ALMEIDA MELO, CAMILA . Factorial design of experiments for extraction and screening analysis of organic compounds in hydrochar and its process water of sugar cane bagasse and vinasse. Biomass Conversion And Biorefinery , v. 12, p. 81-90, 2022.
-
CONSTANTINO, ISABELA ; VIANA, JULIANA ; TEIXEIRA, PRISCILA ; Moreira, Altair ; GAMA, GIOVANNA ; PASCHOAL, FABIANA ; SARGENTINI JR., ÉZIO ; Bisinoti, Márcia Cristina . Interaction of Pb, Ni and Cd with Aquatic Humic Substances of Amazonian Blackwater Rivers. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 32, p. 260-268, 2021.
-
VERA, JOSIANE B. ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; AMARAL, CLARICE D.B. ; GONZALEZ, MARIO H. . ICP- quadrupole MS for accurate determination of chromium in environmental and food matrices. ENVIRONMENTAL NANOTECHNOLOGY, MONITORING & MANAGEMENT , v. 15, p. 100421, 2021.
-
BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; SPACCINI, RICCARDO ; CANGEMI, SILVANA ; MAZZEI, PIERLUIGI ; DE FREITAS, BIANCA BORGE ; DE SOUZA, ANDRESSA EVA OLIVEIRA ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; PICCOLO, ALESSANDRO ; Bisinoti, Márcia Cristina . Hydrochar obtained with by-products from the sugarcane industry: Molecular features and effects of extracts on maize seed germination. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 281, p. 111878, 2021.
-
FREGOLENTE, LAÍS G. ; DOS SANTOS, JOÃO VITOR ; VINCI, GIOVANNI ; PICCOLO, ALESSANDRO ; Moreira, Altair B. ; FERREIRA, ODAIR P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; SPACCINI, RICCARDO . Insights on Molecular Characteristics of Hydrochars by 13C-NMR and Off-Line TMAH-GC/MS and Assessment of Their Potential Use as Plant Growth Promoters. MOLECULES , v. 26, p. 1026, 2021.
-
SANTOS, VINICIUS S. ; MOURA, BERNARDO R. ; CONSTANTINO, ISABELA C. ; METZKER, GUSTAVO ; BOSCOLO, MAURICIO ; CORNÉLIO, MARINONIO L. ; FERREIRA, ODAIR P. ; MOUNIER, JEAN L.S. ; HAJJOUL, HOUSSAM ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; JUNIOR, FRANCISCO H.S. ; Moreira, Altair B. . Chelating properties of humic-like substances obtained from process water of hydrothermal carbonization. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY & INNOVATION , v. 23, p. 101688, 2021.
-
FREGOLENTE, LAÍS G. ; DOS SANTOS, JOÃO VITOR ; MAZZATI, FELIPE S. ; MIGUEL, THAIZ B. A. R. ; DE C. MIGUEL, EMÍLIO ; Moreira, Altair B. ; FERREIRA, ODAIR P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Hydrochar from sugarcane industry by-products: assessment of its potential use as a soil conditioner by germination and growth of maize. CHEMICAL AND BIOLOGICAL TECHNOLOGIES IN AGRICULTURE , v. 8, p. 16, 2021.
-
FREGOLENTE, LAÍS ; DE CASTRO, ANTONIO ; Moreira, Altair ; FERREIRA, ODAIR ; BISINOTI, MÁRCIA . New Proposal for Sugarcane Vinasse Treatment by Hydrothermal Carbonization: An Evaluation of Solid and Liquid Products. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , p. 40-50, 2020.
-
BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; MELO, CAMILA ALMEIDA ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; MOUNIER, STÉPHANE ; PICCOLO, ALESSANDRO ; SPACCINI, RICCARDO ; Bisinoti, Márcia Cristina . Humic extracts of hydrochar and Amazonian Dark Earth: Molecular characteristics and effects on maize seed germination. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 708, p. 135000, 2020.
-
DOS SANTOS, JOÃO VITOR ; FREGOLENTE, LAIS GOMES ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; MOUNIER, STÉPHANE ; VIGUIER, BRUNO ; HAJJOUL, HOUSSAM ; Bisinoti, Márcia Cristina . Humic-like acids from hydrochars: Study of the metal complexation properties compared with humic acids from anthropogenic soils using PARAFAC and time-resolved fluorescence. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 722, p. 137815, 2020.
-
SOARES DA SILVA, LEILA ; CONSTANTINO, ISABELA CARREIRA ; BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; TADINI, AMANDA MARIA ; Bisinoti, Márcia Cristina ; BOSCOLO, MAURÍCIO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; MOUNIER, STÉPHANE ; PICCOLO, ALESSANDRO ; SPACCINI, RICCARDO ; CORNÉLIO, MARINÔNIO LOPES ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO . Humic extracts from hydrochar and Amazonian Anthrosol: Molecular features and metal binding properties using EEM-PARAFAC and 2D FTIR correlation analyses. CHEMOSPHERE , v. 256, p. 127110, 2020.
-
BENTO, LUCAS ; CONSTANTINO, ISABELA ; TADINI, AMANDA ; MELO, CAMILA ; FERREIRA, ODAIR ; Moreira, Altair ; BISINOTI, MÁRCIA . Chemical and Spectroscopic Characteristics of Anthrosol (Amazonian Dark Earth) and Surrounding Soil from the Brazilian Amazon Forest: Evaluation of Mineral and Organic Matter Content by Depth. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 31, p. 1623-1634, 2020.
-
DOS SANTOS, JOÃO VITOR ; FREGOLENTE, LAÍS GOMES ; MOUNIER, STÉPHANE ; HAJJOUL, HOUSSAM ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; Bisinoti, Márcia Cristina . Fulvic acids from Amazonian anthropogenic soils: Insight into the molecular composition and copper binding properties using fluorescence techniques. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY , v. 205, p. 111173, 2020.
-
BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; CASTRO, ANTÔNIO JOEL RAMIRO ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR ; Bisinoti, Márcia Cristina ; MELO, CAMILA ALMEIDA . Release of nutrients and organic carbon in different soil types from hydrochar obtained using sugarcane bagasse and vinasse. GEODERMA , v. 334, p. 24-32, 2019.
-
SANTOS, D. R. ; CUNHA, O. M. ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB ; Melo, Camila A . Hydrochars produced with by-products from the sucroenergetic industry: a study of extractor solutions on nutrient and organic carbon release. Environmental Science and Pollution Research , v. 26, p. 9137-9145, 2019.
-
Santana, A M ; Melo, Camila A ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira AB . DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES E CARBONO ORGÂNICO EM SOLOS CONTENDO CARVÃO HIDROTÉRMICO LAVADO E NÃO LAVADO E COMPARAÇÃO COM SOLOS ANTROPOGÊNICOS. QUIMICA NOVA , v. 42, p. 262-272, 2019.
-
CONSTANTINO, ISABELA ; TEODORO, GRAZIELLY ; Moreira, Altair ; PASCHOAL, FABIANA ; TRINDADE, WANDERSON ; BISINOTI, MÁRCIA . Distribution of Metals in the Waters and Sediments of Rivers in Central Amazon Region, Brazil. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , p. 1906-1915, 2019.
-
OLIVEIRA, NAIARA C. ; PASCHOAL, ALEXANDRE R. ; PAULA, RICARDO J. ; CONSTANTINO, ISABELA C. ; BISINOTI, MARCIA C. ; Moreira, Altair B. ; FREGOLENTE, LAIS G. ; SANTANA, ARIANE M. ; SOUSA, FRANCISCO A. ; FERREIRA, ODAIR P. ; PAULA, AMAURI J. . Morphological analysis of soil particles at multiple length-scale reveals nutrient stocks of Amazonian Anthrosols. GEODERMA , v. 311, p. 58-66, 2018.
-
MEDEIROS, F. H. ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Contribuição da deposição atmosférica como fonte de poluentes no principal corpo aquático da cidade de São José do Rio Preto, SP. FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 14, p. 71-84, 2018.
-
MEDEIROS, F. H. ; MARTINS, F. C. S. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Composição Química de íons majoritários na deposição úmida da cidade de Sâo José do Rio Preto, Brasil. FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 14, p. 48-62, 2018.
-
FREGOLENTE, L. G. ; Miguel, EC ; Miguel, TBAR ; Melo, C A ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Toxicity evaluation of process water from hydrothermal carbonization of sugarcane industry by-products. Environmental Science and Pollution Research , v. 1, p. 1-11, 2018.
-
BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; Melo, Camila A ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Dynamics of the release of nutrients from organo-mineral fertilizer in different soil type. FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 14, p. 515-525, 2018.
-
Gripp, H S ; Freitas, JS ; ALMEIDA, E. A. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Biochemical effects of fipronil and its metabolites on lipid peroxidation and enzymatic antioxidant defense in tadpoles (Eupemphix nattereri: Leiuperidae). Ecotoxicology and Environmental Safety , v. 136, p. 173-179, 2017.
-
Silva, CC ; Melo, C A ; HOLANDA JUNIOR, F. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, M. C. . Effect of the reaction medium on the immobilization of nutrients in hydrochars obtained using sugarcane industry residues. BIORESOURCE TECHNOLOGY , v. 237, p. 213-221, 2017.
-
MELO, CAMILA ALMEIDA ; JUNIOR, FRANCISCO HOLANDA SOARES ; Bisinoti, Marcia Cristina ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; FERREIRA, ODAIR PASTOR . Transforming Sugarcane Bagasse and Vinasse Wastes into Hydrochar in the Presence of Phosphoric Acid: An Evaluation of Nutrient Contents and Structural Properties. Waste and Biomass Valorization , v. 8, p. 1139-1151, 2017.
-
Pantano, Glaucia ; FERRIZZI, VITOR C. ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira, Altair B. . Source of polynuclear aromatic hydrocarbons found in sediment in a region of expanding sugarcane cultivation of São Paulo State, Brazil. Journal of Soils and Sediments (Print) , v. 16, p. 1599-1611, 2016.
-
TADINI, AMANDA MARIA ; Pantano, Glaucia ; DE TOFFOLI, ANA LÚCIA ; FONTAINE, BARBARA ; SPACCINI, RICCARDO ; PICCOLO, ALESSANDRO ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; Bisinoti, Márcia Cristina . Off-line TMAH-GC/MS and NMR characterization of humic substances extracted from river sediments of northwestern São Paulo under different soil uses. Science of the Total Environment , v. 506-507, p. 234-240, 2015.
-
TADINI, A. M. ; CONSTANTINO, I. C. ; Moreira, Altair B. ; Bisinoti, Márcia Cristina . Characterization of typical aquatic humic substances in areas of sugarcane cultivation in Brazil using tetramethylammonium hydroxide thermochemolysis. Science of the Total Environment , v. 518-519, p. 201-208, 2015.
-
De Toffoli, Ana L. ; DA MATA, KAMILLA ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira, Altair B. . Development, validation, and application of a method for the GC-MS analysis of fipronil and three of its degradation products in samples of water, soil, and sediment. Journal of Environmental Science and Health. Part B. Pesticides, Food Contaminants, and Agricultural Wastes , v. 50, p. 753-759, 2015.
-
ROCHA, B. C. P. ; MOREIRA, A. B. ; ALMEIDA, E. A. ; BISINOTI, M. C. . Relação entre acúmulo de metais em tecido muscular de peixes com diferentes hábitos alimentares oriundos da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Fórum Ambiental da Alta Paulista , v. 11, p. 28-43, 2015.
-
PANTANO, G. ; CAMPANHA, M. B. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Occurrence of Cu and Cr in the sedimentary humic substances and pore water from a typical sugar cane cultivation area in São Paulo, Brazil. Journal of Soils and Sediments (Print) , v. 14, p. 377-386, 2014.
-
CAMPANHA, M. B. ; ROMERA, J. P. ; COELHO, J. ; Moreira AB ; Pereira-Filho, ER ; BISINOTI, M. C. . Use of Chemometric Tools to Determine the Source of Metals in Sediments of the Rivers of the Turvo/Grande Hydrographical Basin, São Paulo State, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 25, p. 665-674, 2014.
-
PANTANO, G. ; TADINI, A. M. ; BISINOTI, M. C. ; MOREIRA, A. B. . Seasonal variability of a conditional stability constant and the characterization of sedimentary humic substances from typical agricultural and urban areas. Journal of Soils and Sediments (Print) , v. 22, p. 1-9, 2013.
-
TADINI, A. M. ; CAMPANHA, M. B. ; MOREIRA, A. B. ; BISINOTI, M. C. . Copper(II) and Nickel (II) Complexation Capacity of Dissolved Organic Matter from Rivers of Agricultural and Urban Areas in the State of São Paulo. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , p. 1789-1797, 2013.
-
TADINI, A. M. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Fractionation of Aquatic Humic Substances and Dynamic of Chromium Species in an Aquatic Body Influenced by Sugarcane Cultivation. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , p. 119-125, 2013.
-
CAMPANHA, M. B. ; Moreira, Altair B. ; BISINOTI, M. C. . Metal fluxes at the sediment¿water interface in rivers in the Turvo/Grande drainage basin, São Paulo State, Brazil. Journal of Soils and Sediments (Print) , v. 12, p. 1508-1516, 2012.
-
Melo, Camila A ; De Toffoli, Ana L. ; Moreira, Altair B. ; Bisinoti, Marcia Cristina . Solar Radiation Effect on the Complexation Capacity of Aquatic Humic Substances with Metals. Journal of the Brazilian Chemical Society (Online) , v. 23, p. 1871-1879, 2012.
-
Pantano, Glaucia ; Tadini, Amanda M. ; Bisinoti, Márcia Cristina ; Moreira, Altair B. ; dos Santos, Ademir ; de Oliveira, Luciana Camargo ; da Silva Martin, Cibely . Development of a simple and versatile ultrafiltration system for the fractionation of aquatic humic substances. Organic Geochemistry , v. 43, p. 156-161, 2011.
-
CAMPANHA, M. B. ; Melo, Camila de Almeida ; Moreira AB ; FERRARESE, R. F. M. S. ; TADINI, A. M. ; GARBIN, E. ; BISINOTI, M. C. ; Pereira-Filho, ER . Variabilidade espacial e temporal de parâmetros físico-químicos nos rios Turvo, Preto e Grande no estado de São Paulo, Brasil. Química Nova (Online) , v. 33, p. 1831-1836, 2010.
-
Jardim, Wilson F. ; BISINOTI, M. C. ; Fadini, Pedro Sérgio ; Silva, Gilmar Silvério . Mercury Redox Chemistry in the Negro River Basin,Amazon: The Role of Organic Matter and Solar Light. Aquatic Geochemistry , v. 16, p. 267-278, 2010.
-
Jardim, Wilson F. ; BISINOTI, M. C. ; FADINI, P. S. ; SILVA, GILMAR SILVÉRIO . Mercury Redox Chemistry in the Negro River Basin, Amazon: The Role of Organic Matter and Solar Light. Aquatic Geochemistry , v. 16, p. 267-278, 2010.
-
Melo, Camila de Almeida ; Moreira, Altair B. ; Bisinoti, Márcia Cristina . Perfil espacial e temporal de poluentes nas águas da represa municipal de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil. Química Nova (Impresso) , v. 32, p. 1436-1441, 2009.
-
SILVA, G. S. ; BISINOTI, M. C. ; FADINI, P. S. ; Magarelli, G ; Fostier, A. H. ; JARDIM, W. F. . Major Aspects of the Mercury Cycle in the Negro River Basin, Amazon. Journal of the Brazilian Chemical Society (Online) , v. 20, p. 1127-1134, 2009.
-
Sposito, Thiago Luiz ; Bisinoti, Marcia Cristina ; Moreira, Altair . Simultaneous Determination of Phenanthrene and Benzo(a)pyrene in Water Samples by Synchronous Fluorescence Spectroscopy. Analytical Letters , v. 42, p. 2271-2279, 2009.
-
Simoes FS ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. . Water quality index as a simple indicator of psiculture effects on aquatic bodies. Ecological Indicators , v. 8, p. 476-484, 2008.
-
BISINOTI, M. C. ; ALMEIDA, F. V. ; CENTENO, A. J. ; JARDIM, W. F. . Substâncias Tóxicas Persistentes (STP) no Brasil. Química Nova , v. 30, p. 1976-1985, 2007.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. ; SARGENTINI JUNIOR, E. . Seasonal behavior of mercury species in waters and sediments from the Negro River Basin. Journal of the Brazilian Chemical Society (Online) , v. 18, p. 544-553, 2007.
-
BISINOTI, M. C. ; Simoes FS ; Moreira AB ; YABE, M. J. S. . Avaliação do efeito da psicultura em sistemas aquáticos em Assis e Cândido Mota, São Paulo, por indicador de qualidade da água e análise estatística multivariada. Química Nova (Impresso) , v. 30, p. 1835-1841, 2007.
-
BISINOTI, M. C. ; PASCHOAL, F. M. M. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. . Interação da matéria orgânica com íons Cu (II) em sistema aquático urbano. Acta Analytica , São Paulo, v. 20, p. 43-47, 2006.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. ; BRITO JUNIOR, J. L. ; MALM, O. ; GUIMARAES, J. R. . Um novo método para quantificar mercúrio orgânico empregando a Espectrometria de Fluorescência Atômica do Vapor Frio. Química Nova (Impresso) , v. 29, p. 1169-1174, 2006.
-
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. . Using principal component analysis to characterize the Tibagi River Hydrographic Basin - Parana state - Brazil (in press). International Journal of Food, Agriculture and Environment (Online) , v. 3, n.3/4, p. 153-160, 2005.
-
MIRETZKY, P. ; BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Sorption of mercury (II) in Amazon soils from column studies. Chemosphere (Oxford ) , v. 60, n.11, p. 1583-1589, 2005.
-
MIRETZKY, P. ; BISINOTI, M. C. ; ROCHA, J. C. ; JARDIM, W. F. . Factors affecting Hg (II) adsorption in soils from Rio Negro Basin - Amazon. Química Nova , São Paulo, v. 28, n.3, p. 438-443, 2005.
-
BISINOTI, M. C. ; PASCHOAL, F. M. M. ; GIMENEZ, S. M. N. ; YABE, M. J. S. . The use of chemical and physical parameters to define the impact of the urbanization and industrialization about the Londrina city (Paraná State, Brazil). Anais da Associação Brasileira de Química , v. 10, p. 253-260, 2005.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . O comportamento do metilmercúrio (metilHg) no ambiente. Química Nova , São Paulo - Brasil, v. 27, p. 593-600, 2004.
-
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. . Avaliação da influência de metais pesados no sistema aquático da Bacia Hidrográfica de Londrina-PR. Acta Analytica , São Paulo, v. 08, p. 22-27, 2004.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . O emprego de técnicas analíticas na especiação de metais pesados e sua importância para o estudo do ambiente. Cadernos Temáticos do Laboratório de Química Ambiental da UNICAMP, 2004.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Mercury speciation with emphasis in the organic species in the Negro River Basin - Amazon, Brazil. RMZ. Materials and Geoenvironment , Ljubljana, v. 51, n.1, p. 825-829, 2004.
-
BISINOTI, M. C. ; FADINI, P. S. ; JARDIM, W. F. . The importance of the dissolved organic carbon in the mercury cycle in the Negro River Basin - Amazon, Brazil. RMZ. Materials and Geoenvironment , Ljubljana, v. 51, n.1, p. 821-824, 2004.
-
BISINOTI, M. C. ; GIMENEZ, S. M. N. ; YABE, M. J. S. . Avaliação da influência de metais pesados no sistema aquático da Bacia Hidrográfica de Londrina-PR. Acta Analytica , v. 08, p. 22-27, 2004.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Production of organic mercury from Hg0: experiments using microcosms. Journal Brazilian Chemistry Society, Brazil, v. 14, n.02, p. 244-248, 2003.
-
BISINOTI, M. C. ; PASCHOAL, F. M. M. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. . Using chemical and physsical parameters to evaluate the effects of urbanization and industrialization on the Hydrographic Basin of Londrina (PR, Brazil). Anais da Associação Brasileira de Química , v. 52, p. 1-5, 2003.
-
JARDIM, W. F. ; BISINOTI, M. C. ; ALMEIDA, F. V. . Regionally Based Assessment of Persistent Toxic Substances. 1. ed. Switzerland: UNEP Chemicals, 2002. v. 11. 102p .
-
Bisinoti, Márcia Cristina ; Moreira AB ; MELO, CAMILA ALMEIDA ; FREGOLENTE, L. G. ; BENTO, L. R. ; Santos, J V ; FERREIRA, O. P. . Application of Carbon-Based Nanomaterials as Fertilizers in Soils... Nanomaterials Applications for Environmental Matrices. 1ed.AMSTERDAM: ELSEVIER, 2019, v. 1, p. 305-334.
-
CASATTI, L. ; MOREIRA, A. B. ; Melo, Camila A ; BISINOTI, M. C. ; CAMPANHA, M. B. ; PUPIM, F. ; ARAUJO, R. B. ; CASTILHO-NOLL, M. S. M. ; BREJAO, G. L. . CHARACTERIZATION AND ASSESSMENT OF AQUATIC ENVIRONMENTS IN THE TURVO/GRANDE BASIN. In: Marcelo Pompeo; Viviani Moschini-Carlos; Paula Yuri Nishimura; Sheila Cardoso da Silva; Julio Cesar Lopez Doval. (Org.). Ecologia de reservatórios e interfaces. 1ed.Sao Paulo: Instituto de Biociências ? IB/USP, 2015, v. unico, p. 1-460.
-
Melo, C A ; CAMPANHA, M. B. ; FERRARESE, R. F. M. S. ; TADINI, A. M. ; YABE, M. J. S. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . IDENTIFICATION OF PUNCTUAL AND DIFFUSE POLLUTANT SOURCES WITH EMPHASIS ON ENVIRONMENTAL MAINTENANCE IN TURVO/GRANDE WATERSHED, BRAZIL. In: Carolina Bilibio; Oliver Hensel, Jeferson Francisco Selbach. (Org.). Sustainable Water Management in the Tropics and Subtropics: VOLUME 3 ? Environment: Clima, Health, Biology, Science, Research, Modeling,. 1ed.Alemanha: Unipampa/Unikassel, 2012, v. 3, p. 347-372.
-
PANTANO, G. ; SANTOS, A. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira, Altair B. . Spectroscopy Characterization of Humic Substances Isolated from sediment of an area of sugar cane cultivation. In: Jianming Xu, Jianjun Wu, Yan He. (Org.). Functions of Natural Organic Matter in Changing Environment. 1ed.Hangzhou: Springer, 2012, v. 1, p. 114-116.
-
TADINI, A. M. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . The influence of aquatic humic substances from an area of sugarcane and orange on the dynamics of chromium ions in the Environment. In: Jianming Xu, Jianjun Wu, Yan He. (Org.). Functions of Natural Organic Matter in Changing Environment. 1ed.Hangzhou: Springer, 2012, v. 1, p. 302-305.
-
PANTANO, G. ; CAMPANHA, M. B. ; Moreira, Altair B. ; Bisinoti, Marcia Cristina . The role of sediment humic substances in Cu and Cr concentrations in the pore water of a typical area of cultivation of sugar cane in São Paulo/Brazil. In: Jianming Xu, Jianjun Wu, Yan He. (Org.). Functions of Natural Organic Matter in Changing Environment. 1ed.Hangzhou: Springer, 2012, v. 1, p. 350-352.
-
YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. ; BISINOTI, M. C. . Urbanização e a evolução de espécies químicas na rede hidrográfica de Londrina/PR. Construção do saber urbano ambiental: A caminho da transdisciplinaridade. 1ed.Londrina: HUmanidades, 2003, v. 2, p. 461-486.
-
Bisinoti, Marcia Cristina ; Moreira AB . Poluição: pesquisadores da UNESP coletam água da represa de Rio Preto para avaliar o impacto da atividade humana na bacia Turvo/Grande. Diário da regiãop, São José do Rio Preto, p. 5B - 5B, 09 fev. 2010.
-
BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; Valério, SR ; MARTINS, F. C. S. . Equipe investiga qualidade do ar rio-pretense. Diário da região, São José do Rio Preto, p. 3B - 3B, 13 set. 2008.
-
BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Pesquisadores do IBILCE desenvolvem monitoramento de qualidade da água e do ar na região. Notícias IBILCE (Informativo do câmpus de São José do Rio Preto), São José do Rio Preto, p. 4 - 4, 01 jul. 2008.
-
BISINOTI, M. C. ; IANELLI, P. . Menos riscos: pela saúde do trabalhador. Jornal do IBILCE.
-
ROCHA, B. C. P. ; ALMEIDA, E. A. ; MOREIRA, A. B. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Relação entre acúmulo de metais em tecido muscular de peixes com diferentes hábiitos alimentares. In: XI Fórum Ambiental da Alta Paulista, 2015, Tupã. Livro de resumos, 2015.
-
DESIDERA, C. ; BISINOTI, M. C. . AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA E SUPERFICIAL DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. In: XXI Congresso de Iniciação Científica, 2009, São José do Rio Preto. livro de resumos, 2009.
-
CAMPANHA, M. B. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . O EFEITO DAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS DA BACIA DO TURVO-GRANDE, ESTADO DE SÃO PAULO. In: XXI Congresso de Iniciação Científica, 2009, São José do Rio Preto. XXI Congresso de Iniciação Científica, 2009.
-
Mondek, S A ; CRISTINA BISINOTI, MÁRCIA ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB . The role of NOM and HS in achieving Sustainable Development Goals. In: eend Meeting of the International humic Substances Society, 2024, Rimini. livro resumo, 2024.
-
Miranda, G F R ; FERREIRA, O. P. ; Moreira, A B ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Evaluation of contact time in the system hydrochar-soils for tomatoes growth. In: 22nd Meeting of the International Humic Substances Society, 2024, Rimini. livro resumo.
-
Laranja, M J ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, M. C. . MAGNETIC CARBONS FROM SUGARCANE BAGASSE: A STRATEGY FOR BIOMASS REUSE AND APPLICATION IN THE FIPRONIL REMOVAL. In: 21st International Conference of the IHSS, Natural organic matter and humic subtances for sustainable development, 2023, Santiago, Chile. Anais, 2023. v. unico.
-
NOGUEIRA, GABRIELA APARECIDA ; Laranja, M J ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Valorization of Sugarcane Bagasse in the Production of Sustainable Activated Magnetic Carbonaceous Materials for Interaction Study with Cationic Dye. In: 21st International Conference of the IHSS, Natural organic matter and humic subtances for sustainable development, 2023, Santiago, Chile. Anais, 2023. v. unico.
-
Santos, J V ; FREGOLENTE, L. G. ; MOUNIER, S. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA . Characterization of fulvic acids from Amazonian anthropogenic soils and their interaction with Cu(II) assessed by fluorescence quenching. In: 20th International Conference of International Humic Substances Society, 2021, Virtual Conference. Virtual Conference, 2021.
-
Laranja, M J ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA . Production of magnetic activated carbon via hydrothermal carbonization of sugarcane bagasse and its KOH activation for use as dye adsorbent. In: 20th International Conference of International Humic Substances Society, 2021, Virtual Conference. Virtual Conference, 2021.
-
BENTO, L. R. ; Moreira AB ; PICCOLO, ALESSANDRO ; SPACCINI, RICCARDO ; Bisinoti, Márcia Cristina . Substâncias do tipo-húmicas de carvão hidrotérmico e substâncias húmicas de Terra Preta Índio: composição molecular e seus efeitos na germinação de milho.. In: XIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2019, Maceió. resumo, 2019. v. u.
-
Santos, J V ; FREGOLENTE, L. G. ; MOUNIER, S. ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB ; Bisinoti, Márcia Cristina . Estudo da capacidade de complexação de ácidos húmicos e ?tipo? húmicos com íons cobre (II).. In: XIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2019, Maceio. resumo, 2019. v. u.
-
FREGOLENTE, L. G. ; Mazatti, F S S ; Santos, J V ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Hydrochar and Process Water from Hydrothermal Carbonization of Sugarcane Industry By-Products: Germination Studies and Humic Substances Characterization. In: The 19th Meeting of the International Humic Substances Society 'Humic Substances and their contribution to the climate change mitigation?, 2018, Varna Region, Bulgaria. Abstract Book, 2018.
-
BENTO, L. R. ; Melo, Camila A ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Evaluation of humic substances from hydrochar and of Anthrosols profile (Amazonian Black Earth) by spectroscopic techniques. In: 19th International Conference of International Humic Substances Society Humic Substances and Their Contribution to the Climate Change Mitigation, 2018, Varna Region, Bulgaria. Abstract Book, 2018.
-
CONSTANTINO, I. C. ; TADINI, A. M. ; Mounier, S ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Lability and spectroscopic characteristics of dissolved organic matter from Amazonian rivers. In: 19th International Conference of International Humic Substances Society Humic Substances and Their Contribution to the Climate Change Mitigation, 2018, Varna Region, Bulgaria. Abstract Book, 2018.
-
CONSTANTINO, I. C. ; BENTO, L. R. ; Viana, J G ; PASCHOAL, F. M. M. ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Características espectroscópicas de substâncias húmicas de águas pretas da Amazônia e capacidade de complexação. In: XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural, 2017, SINOP. Anais do Evento. Sinop: evento, 2017. v. unico. p. 1-282.
-
BENTO, L. R. ; Melo, C A ; FERREIRA, O. P. ; Moreira, Altair B. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . APLICAÇÃO DE CARVÃO HIDROTÉRMICO EM SOLOS: LIBERAÇÃO DE MACRONUTRIENTES E CARBONO ORGÂNICO FRENTE A UM FERTILIZANTE COMERCIAL. In: XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural, 2017, SINOP. livro de resumos. su: sub, 2017. v. unico. p. 1-42.
-
Laranja, M J ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; Melo, C A . EFEITO DA BIOMASSA E DE ÁCIDO NA FORMAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS SEMI-VOLÁTEIS EM CARVÕES HIDROTÉRMICOS OBTIDOS COM SUBPRODUTOS DA INDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA. In: XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural, 2017, Sinop. livro de resumos. s: s, 2017. v. unico. p. 1-282.
-
Santos, J V ; FREGOLENTE, L. G. ; Moreira, Altair B. ; PASCHOAL, F. M. M. ; TRINDADE, W. G. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . AVALIAÇÃO DO GRAU DE HUMIFICAÇÃO DE ÁCIDOS HÚMICOS EXTRAÍDOS DE SOLOS TERRA MULATA PROVENIENTES DA REGIÃO AMAZÔNICA. In: XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural, 2017, SINOP. livro de resumos. u: u, 2017. v. u.
-
Santana, A M ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; MELO, CAMILA ALMEIDA ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB . Efeito da adição de carvão hidrotérmico em Latossolo na liberação de ortofosfato, nitrato e sulfato comparado com a Terra Preta de Índio. In: XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas Húmicas e Matéria Orgânica Natural, 2017, sinop. livro de resumos. r: r, 2017. v. u.
-
Melo, Camila A ; SANTANA, R. L. ; FERREIRA, O. P. ; MOREIRA, A. B. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE HIDROCARBONOS VISANDO SEU USO COMO FERTILIZANTE. In: XI Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2015, São Carlos. Livro de resumos, 2015.
-
FREGOLENTE, L. G. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. . Análise termogravimétrica na caracterização de carbono hidrotérmico. In: IX Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2014, Serra Negra. Livro de resumos, 2014. v. unico.
-
PANTANO, G. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Spectroscopic characterization of humic substances isolated from sediment of an area of sugar cane cultivation. In: 16th IHSS, 2012, Hangzhou. Functions of Natural Organic Matter in Changing Environment. Hangzhou: Springer, 2012. v. unico. p. 114-116.
-
TADINI, A. M. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . The influence of aquatic humic substances from an area of sugarcane and orange on the dynamics of chromium ions in the environment. In: 16th IHSS, 2012, Hangzhou. Functions of Natural Organic Matter in Changing Environment. Hangzhou: Springer, 2012. v. unico. p. 302-305.
-
PANTANO, G. ; CAMPANHA, M. B. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . The role of sediment humic substances in Cu and Cr concentrations in the pore water of a typical area of cultivation of sugar cane in São Paulo , Brazill. In: 16th IHSS, 2012, Hangzhou. Functions of Natural Organic Matter in Changing Environment. Hangzhou: Springer, 2012. v. unico. p. 350-353.
-
MATHEUS, B. A. ; BARRETO, J. H. R. ; GARCIA, G. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. ; CARDOSO, A. A. . MONITORAMENTO DE OZÔNIO NA ATMOSFERA DE CATANDUVA, SP. In: XXI Congresso de Iniciação Cientifica (CIC) da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. Livro de resumos, 2009.
-
BARRETO, J. H. R. ; MATHEUS, B. A. ; BISINOTI, M. C. ; GARCIA, G. ; Moreira AB ; CAMPOS, M. L. A. M. . Monitoramento de ozônio na atmosfera de São José do Rio Preto, SP. In: XXI Congresso de Iniciação Científica, 2009, São José do Rio Preto. resumo, 2009.
-
MARTINS, F. C. S. ; BISINOTI, M. C. . Investiganção do aporte de amônia, nitrato, sulfato, carbono organico total, pH, condutividade e fosfato pela deposição total como fonte difusa destes poluentes para as águas do rio Preto, SP. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. livro de resumo, 2009.
-
BISINOTI, M. C. ; TADINI, A. M. . Estudo da capacidade de complexação da matéria orgânica natural do Rio Preto com íon Cu2+. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009.
-
ALMEIDA, J. S. ; BISINOTI, M. C. ; PELEJA, J. R. ; FORSBERG, B. R. . Fotodegradação e a concentração de mercúrio em pequenos tributários do sistema fluvial do médio Rio Negro (AM). In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004, Florianópolis. VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004.
-
CRISTINA BISINOTI, MÁRCIA ; Nogueira, G A ; Laranja, M J ; FERREIRA, O. P. ; Moreira, A B . Carvões magnéticos derivados do bagaço de cana-de-açúcar para adsorção de poluentes. In: XV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC) e X Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb), 2024, Ouro Preto. livro resumo, 2024.
-
Moreira, A B ; Mondek, S A ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, M. C. . Substância tipo húmica do carvão hidrotérmico de bagaço de cana-de-açúcar e vinhaça em cultivo de tomate: caracterização e aplicação. In: XV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC) e X Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb), 2024, Ouro Preto. livro resumo, 2024.
-
Aneli, A C P ; CONSTANTINO, I. C. ; SANTOS, VINICIUS S. ; ALMEIDA, F. V. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira, A B . AVALIAÇÃO DA FRAÇÃO DISSOLVIDA DA MATÉRIA ORGÂNICA EM SOLOS AGRÍCOLAS COM APLICAÇÃO DE CARVÃO HIDROTÉRMICO. In: XXXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp ? CIC 2024 ?Ciência em tempos de crise climática e social?, 2024, São José Do Rio Preto. livro resumo, 2024.
-
CASAGRANDE, B. A. ; Aneli, A C P ; Moreira, A B ; ALMEIDA, F. V. ; BISINOTI, M. C. . AVALIAÇÃO DO CARVÃO HIDROTÉRMICO PARA CULTIVO DE MILHO: EFEITO NA FERTILIDADE DO SOLO. In: XXXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp ? CIC 2024 ?Ciência em tempos de crise climática e social?, 2024, São José Do Rio Preto. livro resumo, 2024.
-
Shiguematsu, IK ; Lopes, JR ; Moreira, A B ; BISINOTI, M. C. . GRUPOS FUNCIONAIS NA SUPERFÍCIE DE CARVÃO MAGNÉTICO ATIVADO. In: XXXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp ? CIC 2024 ?Ciência em tempos de crise climática e social?, 2024, São José Do Rio Preto. livro resumo, 2024.
-
PEREIRA, LORENA S. ; Nogueira, G A ; Moreira, A B ; BISINOTI, M. C. . EFEITO DA ATIVAÇÃO TERMOQUÍMICA COM KOH NA CONCENTRAÇÃO DE FERRO E POTÁSSIO EM CARVÕES MAGNÉTICOS. In: XXXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp ? CIC 2024 ?Ciência em tempos de crise climática e social?, 2024, São José Do Rio Preto. livro resumo, 2024.
-
Caruso, R ; CONSTANTINO, I. C. ; Moreira, A B ; BISINOTI, M. C. . ENRIQUECIMENTO DE FOSFATO EM CARVÃO HIDROTÉRMICO PARA APLICAÇÃO EM SOLOS AGRICULTURÁVEIS. In: XXXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp ? CIC 2024 ?Ciência em tempos de crise climática e social?, 2024, São José Do Rio Preto. livro resumo, 2024.
-
De Souza, T A ; Nogueira, G A ; Moreira, A B ; BISINOTI, M. C. . CARVÃO MAGNÉTICO ATIVADO TERMOQUIMICAMENTE COM KOH PARA A REMOÇÃO DE CORANTE R-19. In: XXXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp ? CIC 2024 ?Ciência em tempos de crise climática e social?, 2024, São José Do Rio Preto. livro resumo, 2024.
-
Gropelo, H S ; Fornari, B AM ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB ; Miguel, EC ; MIGUEL, THAIZ B. A. R. ; BISINOTI, M. C. . Liberação de NPK a partir de Carvão Hidrotérmico no Cultivo de Tomate. In: XXIII CLACS/ XXXVIII Floripa 2023, 2023, Florianopolis. Anais, 2023. v. unico.
-
Cancella, E ; FREGOLENTE, L. G. ; Miguel, TBAR ; Miguel, EC ; FERREIRA, O. P. ; ALMEIDA, F. V. ; CRISTINA BISINOTI, MÁRCIA . Efeito do Emprego de Carvão Hidrotérmico no cultivo de beterraba em diferentes solos. In: XXIII CLACS/ XXXVIII Floripa 2023, 2023, Florianopolis. Anais, 2023. v. unico.
-
Laranja, M J ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; CRISTINA BISINOTI, MÁRCIA . Carvão Ativado com KOH para favorecer a retenção do fipronil no solo. In: XXIII CLACS/ XXXVIII Floripa 2023, 2023, Florianopolis. Anais, 2023. v. unico.
-
SavenhagoA, K. ; Mondek, S A ; BISINOTI, M. C. ; FERREIRA, O. P. ; Miguel, EC ; MIGUEL, THAIZ B. A. R. ; Moreira AB . Oxidação de carvão hidrotérmico de bagaço de cana-de-açúcar com vinhaça: efeito no crescimento de milho. In: XXIII CLACS/ XXXVIII Floripa 2023, 2023, Florianopolis. Anais, 2023. v. unico.
-
Nogueira, G A ; BISINOTI, MÁRCIA ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; Laranja, M J . Produção de carvão magnético ativado para adsorção de Azul de Metileno. In: XXXIII COngresso de Iniciaçao Cientifica, 2021, SJRP. resumo, 2021.
-
Souza, A E O ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA . Estudo da água de processo da carbonização hidrotérmica de bagaço de cana-de-açúcar e vinhaça como quelante de nutrientes para fertilização foliar. In: XXXIII COngresso de Iniciaçao Cientifica, 2021, SJRP. resumo, 2021.
-
Santos, J V ; FREGOLENTE, L. G. ; MOUNIER, S. ; HAJJOUL, H. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; Bisinoti, Márcia Cristina . 'Interactions between organic ligands and Copper (II) studied by Time-Resolved Fluorescence and fluorescence quenching. In: 42 REUNIAO ANUAL DA SBQ, 2019, JOINVILLE. LIVRO DE RESUMOS. SAO PAULO: SBQ, 2019.
-
BENTO, LUCAS RAIMUNDO ; Melo, Camila A ; FERREIRA, O. P. ; SPACCINI, RICCARDO ; PICCOLO, ALESSANDRO ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA . Properties of hydrochar obtained from byproducts of the sugarcane industry: an evaluation of the use of phosphoric acid.. In: 42 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2019, Joinville. livro de resumos, 2019. v. unico.
-
BENTO, L. R. ; Melo, Camila A ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA . Substâncias do tipo húmicas extraídas de carvão hidrotérmico e seus efeitos na germinação de milho. In: XVI Semana de Química e III Congresso de Química do Noroeste Paulista, 2019, São Jose do Rio Preto. resumo, 2019. v. u.
-
Santos, J V ; FREGOLENTE, L. G. ; MOUNIER, S. ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA . Avaliação da estabilidade de complexos organo-minerais em solos antropogênicos e carvões hidrotérmicos. In: XXXI Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP, 2019, São Jose do Rio Preto. resumo, 2019. v. u.
-
Freitas, BB ; Souza, A E O ; BENTO, L. R. ; Moreira AB ; Bisinoti, Marcia Cristina . Efeito do extrato de carvão hidrotérmico em sementes de milho. In: XXXI Congresso de Iniciacao Cientifica da UNESP, 2019, São Jose do Rio Preto. resumo, 2019. v. u.
-
Lima, ICA ; FREGOLENTE, L. G. ; Moreira, Altair B. ; Bisinoti, Márcia Cristina . Avaliação do carbono orgânico total e liberação de nutrientes em solos. In: XXXI Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP, 2019, São Jose do Rio Preto. resumo, 2019. v. u.
-
CONSTANTINO, I. C. ; Helmus, R ; Moreira AB ; PARSONS, J. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Determinação de Carbono Pirogênico Dissolvido em rios Amazônicos. In: 19 Encontro Nacional de Quimica Analitica e 7 Congresso Iberoamericano de Quimica Analitica, 2018, Caldas Novas. Livro de resumos. Sao Paulo: SBQ, 2018. v. u.
-
CONSTANTINO, I. C. ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Matéria orgânica de rios de águas brancas e pretas da Amazônia Central. In: 19 Encontro Nacional de Quimica Analitica e 7 Congresso Iberoamericano de Quimica Analitica, 2018, Caldas Novas. Livro de resumos. Sao Paulo: SBQ, 2018. v. u.
-
da Silva, L S ; CONSTANTINO, I. C. ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB . Caracterização do material tipo húmico extraído do carvão hidrotérmico e sua capacidade complexante com Cu (II). In: 19 Encontro Nacional de Quimica Analitica e 7 Congresso Iberoamericano de Quimica Analitica, 2018, Caldas Novas. Livro de resumos. Sao Paulo: SBQ, 2018. v. u.
-
Santos, J V ; FREGOLENTE, L. G. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Caracterização por UV/Vis e infravermelho de ácidos húmicos de solos Terra Mulata provenientes da região Amazônica. In: XIV Semana de Química e I Congresso de Química do Noroeste Paulista, 2017, São José do Rio Preto. Livro de resumos, 2017. v. unico.
-
Laranja, M J ; Melo, C A ; Da Silva, R C J ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. . Avaliação de extração de compostos semi-voláteis a partir de carvão hidrotérmico obtido na CHT da mistura de bagaço de cana e vinhaça. In: XIV Semana de Química e I Congresso de Química do Noroeste Paulista, 2017, São José do Rio Preto. Livro de resumos, 2017. v. unico.
-
Mazarri, F S ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; FREGOLENTE, L. G. ; Santana, A M . Avaliação estrutural de ácidos húmicos extraídos de solos brasileiros e carvão hidrotérmico. In: XIV Semana de Química e I Congresso de Química do Noroeste Paulista, 2017, São José do Rio Preto. livro de resumos, 2017. v. unico.
-
FREGOLENTE, L. G. ; Melo, C A ; Miguel, TBAR ; Miguel, EC ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; Bisinoti, Marcia Cristina . Process water from hydrothermal carbonization: Toxicological evaluation and its potential stimulation on germination of maize and lettuce. In: 18th International Symposium on Toxicity Assessment, 2017, Limeira. book, 2017. v. u.
-
BENTO, L. R. ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; Moreira, Altair B. ; Melo, C A . Liberação de macronutrientes e carbono Orgânico em latossolo a partir de hidrovhar obtido com residuos da industria sucroalcooleira. In: XXVIII Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP, 2016, Sao Jose do Rio Preto. Livro de resumo, 2016.
-
BENTO, L. R. ; Melo, C A ; Moreira, Altair B. ; BISINOTI, M. C. ; FERREIRA, O. P. . Influencia na liberacao e na retencao de carbono orgânico em solos a partir de hidrochar obtido com residuos da industria sucroenergetica. In: IV Simposio Integrado da Graduacao e Pos-Graduacao em Quimica e IV Workshop da Graduacao em Quimica, 2016, Sao Jose do Rio Preto. livro de resumos, 2016.
-
SANTOS, D. R. ; Melo, Camila A ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Efeito do hidrochar na germinacao e crescimento de semestes de trigo em latossolo e argissolo. In: XXVIII Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP, 2016, Sao Jose do Rio Preto. Livro de resumo, 2016.
-
SANTOS, D. R. ; Melo, Camila A ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. . Estudo do pH e da forca ionica na liberacao de nutrientes e carbono organico em meio a diferentes extratores a partir de hidrochar. In: IV Simposio Integrado da Graduacao e Pos-Graduacao em Quimica e IV Workshop da Graduacao em Quimica, 2016, Sao Jose do Rio Preto. Livro de resumo, 2016.
-
Silva, CC ; Melo, C A ; FERREIRA, O. P. ; MOREIRA, A. B. ; BISINOTI, M. C. . Hydrothermal carbonization of vinasse and sugarcane bagasse: influence of acid, basic and salt catalysts. In: 1st International Conference Bioresource Technology for Bioenergy, Bioproducts & Environmental Sustainability, 2016, Sitges, Spain. Book, 2016.
-
CONSTANTINO, I. C. ; LIMA, M. F. ; BISINOTI, M. C. . Comportamento do ácido ascórbico na presença de peróxido de hidrogênio. In: 38 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2015, Aguas de Lindoia. Livro de resumos, 2015. v. unico.
-
SANTOS, D. R. ; CUNHA, O. M. ; Melo, C A ; MOREIRA, A. B. ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, M. C. . Estudo cinético de nitrogênio e fósforo disponível em d iferentes extratores a partir da biomassa. In: 38 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2015, Aguas de Lindoia. Livro de resumos, 2015. v. unico.
-
SANTOS, D. R. ; CUNHA, O. M. ; Melo, C A ; Moreira AB ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Estudo cinético e liberação de fósforo em meio a diferentes extratores a partir do hidrochar. In: XII Semana de Química Ambiental, 2015, São José do Rio Preto. Livro de resumos. Sao Jose do Rio Preto, 2015. v. unico.
-
CUNHA, O. M. ; SANTOS, D. R. ; Melo, C A ; MOREIRA, ALTAIR BENEDITO ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Liberação de nitrogênio a partir de hidrochar em diferentes extratores. In: XII Semana de Quimica Ambiental, 2015, São Jose do Rio Preto. XII Semana de Quimica Ambiental. São Jose do Rio Preto, 2015. v. unico.
-
SANTOS, D. R. ; CUNHA, O. M. ; Melo, Camila A ; MOREIRA, A. B. ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, MÁRCIA C. . Estudo cinético de nitrogênio e fósforo disponível em diferentes extratores a partir da biomassa. In: 38 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Águas de Lindóia. Livro de resumos, 2015.
-
HOLANDA JUNIOR, F. ; FERREIRA, O. P. ; VIEIRA, L. H. ; SOARES, J. M. ; Moreira AB ; BISINOTI, MÁRCIA C. ; Melo, Camila A ; OTUBO, L. . Preparation of magnetic iron oxide nanoparticles@carbon for adsorption of heavy metals. In: XIV Brazilian MRS Meeting 2015, 2015, Rio de Janeiro. LIvro de resumos, 2015.
-
Moreira AB ; Melo, Camila A ; SANTOS, D. R. ; CUNHA, O. M. ; BISINOTI, M. C. . Liberação de macronutrientes e carbono orgânico utilizando biomassa carbonizada. In: III Simpósio Integrado Graduação e P´so-Graduação em Química, 2014, São José do Rio Preto. Livro de resumos, 2014. v. unico.
-
CONSTANTINO, I. C. ; LIMA, M. F. ; BISINOTI, M. C. . Cinética de consumo de peróxido de hidrogênio para estudo de labilidade de modelos de matéria orgânic. In: 37 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2014, Natal. Livro de resumos. Sao Paulos: SBQ, 2014. v. unico.
-
TOFFOLI, A. L. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Desenvolvimento e validação de método para determinação do agrotóxico fipronil e três produtos de degradação por GC-MS. In: 37 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2014, Natal. Livro de resumos. Sao Paulo: SBQ, 2014. v. unico.
-
BISINOTI, M. C. ; MARTINS, F. C. S. ; THIAGO, N. O. S. ; ALMEIDA, E. A. ; FERRAZ, H. J. M. . Efeito da matéria orgânica oriunda da cana-de-açúcar na bioacumulação de cádmio, cobre, ferro e chumbo em tilápias. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2014, Guarapari. Livro de resumos. Sao Paulo: ecotox, 2014. v. unico.
-
TADINI, A. M. ; Bisinoti, Marcia Cristina ; CONSTANTINO, I. C. ; PICLAS, L. A. . Sazonalidade e labilidade da matéria orgânica natural do rio Preto. In: 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2013. v. unico.
-
TADINI, A. M. ; BISINOTI, M. C. . INfluência da sazonalidade nas características das substâncias húmicas aquáticas extraídas do rio Preto. In: 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2013. v. unico.
-
MARTINS, F. C. S. ; ALMEIDA, E. A. ; BISINOTI, M. C. . Determinação de metalotioneína hepática em tilápias expostas a Fe, Cu, Cd e Pb na presença e ausência de Substâncias Húmicas Aquáticas. In: 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2013. v. unico.
-
THIAGO, N. O. S. ; MARTINS, F. C. S. ; ALMEIDA, E. A. ; BISINOTI, M. C. . Influência da matéria orgânica na indução de metalotioneínas branquiais em tilápias expostas a metais. In: 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2013. v. unico.
-
CAVASSAVA, F. ; TADINI, A. M. ; BISINOTI, M. C. . Investigação de uma possível via para a formação de crômio hexavalente em águas naturais. In: VI Encontro Nacional de Química Ambiental, 2012, Londrina. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2012. v. único.
-
TADINI, A. M. ; BISINOTI, M. C. . Estudo da Capacidade de Complexação das frações de Substâncias Húmicas Aquáticas do rio Preto com espécies de crômio. In: VI Encontro Nacional de Química Ambiental, 2012, Londrina. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2012. v. único.
-
FERRARESE, R. F. M. S. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Metals Dynamic form ferti-irrigation in soils in the northwest region of the São Paulo state, Brazil. In: SETAC Europe 21st Annual Meeting, 2011, Milão. Abstract book. Belgica: Setac europe, 2011. v. unico.
-
BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; OLIVEIRA, A. L. C. ; de Abreu, V ; SCALIANTE, D. ; FERRARESE, R. F. M. S. ; MANZINI, F. F. ; PLICAS, L. A. . Cadmium adsorption in soils employed for pasture and sugarcane plantation with and without vinasse application from Northwest of São Paulo State, Brazil. In: SETAC Europe 21st Annual Meeting, 2011, Milão. Abastract Book. Bélgica: Setac Europa, 2011. v. unico.
-
ROCHA, B. C. P. ; ALMEIDA, E. A. ; BISINOTI, M. C. . Análise de metais em músculos de peixes como bioindicador da poluição em corpos aquáticos da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. unico.
-
CAMPANHA, M. B. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Comportamento dos metais Cr, Cu e Ni na água intersticial dos rios Preto e Turvo, Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, SP. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. unico.
-
FERRARESE, R. F. M. S. ; Moreira, Altair B. ; BISINOTI, M. C. . Deposição atmosférica total dos metais Cr, K, Mn e Zn em uma região com intensa atividade sucroalcooleira. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. Unico.
-
CAMPANHA, M. B. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Distribuição Vertical de metais no sedimento da represa do Rio Preto, Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, SP. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. unico.
-
CAMPANHA, M. B. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Estimates of metal fluxes at the sediment water interface of three rivers of Turvo/Grande watershed São Paulo State, Brazil. In: 12th International Symposium on the Interactions between sediments and water, 2011, Totnes, Devon. Livro de resumos. Plymonth: Universidade de Plymonth, 2011.
-
TADINI, A. M. ; PANTANO, G. ; BISINOTI, M. C. . Caracterização da Substância Húmica Aquática Extraída do Rio Preto, região noroeste do estado de São Paulo. In: IX Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2011, Aracaju. Livro de resumos. Rio Grande do Sul: Sociedade Nacional de SH, 2011. v. unico.
-
MARTINS, F. C. S. ; Moreira, Altair B. ; BISINOTI, M. C. . Avaliação do papel da substância húmica aquática do Rio Preto na biodisponibilidade de íons cobre. In: IX Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2011, Aracaju. Livro de resumos, 2011.
-
ROMERA, J. P. ; CAMPANHA, M. B. ; BISINOTI, M. C. . Caracterização granulométrica dos sedimentos dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. In: 18ª. Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Química-IPWS?, 2011, São José do Rio Preto. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. unico.
-
CAMPANHA, M. B. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Perfil vertical de metais em sedimentos do rio Grande, Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande: avaliação de mudanças temporais. In: 18ª. Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Química-IPWS?, 2011, São José do Rio Preto. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. unico.
-
TADINI, A. M. ; PICLAS, L. A. ; BISINOTI, M. C. . Substâncias Húmicas Aquáticas do Rio Preto: caracterização e capacidade de complexação com íon cromo trivalente. In: 18ª. Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Química-IPWS?, 2011, São José do Rio Preto. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. unico.
-
FERRARESE, R. F. M. S. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Inventário de emissão e deposição atmosférica de K, Ca, Mg, Cu e Zn oriundas da queima da palha da cana-de-açúcar. In: 18ª. Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Química-IPWS?, 2011, São José do Rio Preto. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2011. v. unico.
-
TADINI, A. M. ; BISINOTI, M. C. . Estudo da Capacidade de complexação da Substância Húmica Aquática extraída do Rio Preto com íon Cr 3+. In: IX Encontro Brasileiro de Substâncias Humicas, 2011, Aracajú. Estudo da Capacidade de complexação da Substância Húmica Aquática extraída do Rio Preto com íon Cr 3+, 2011.
-
BARCELAR JUNIOR, A. C. ; Melo, Camila de Almeida ; BISINOTI, M. C. ; Moreira, Altair B. . Concentração de Al, Cd, Cr, Cu e Ni em tecidos de peixes de rios da bacia Hidrográfica do Turvo/Grande e cálculo do fator de bioconcentração. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, águas de Lindóia. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2010.
-
Melo, C A ; TOFFOLI, A. L. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Interação entre substâncias húmicas aquáticas extraídas do Rio Preto com os metais Cu, Cr, Ni e Al empregando Fluorescência Molecular. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Livro de resumo. São Paulo: SBQ, 2010.
-
BISINOTI, M. C. ; MARTINS, F. C. S. ; Valério, SR ; Moreira AB ; MEDEIROS, F. H. . Impact Of Total Deposition Of Anions As A Diffuse Source In Preto River, Sao Paulo State, Brazil. In: 15th International Union of Air Pollution Prevention and Environmental Protection Associations' World Clean Air Congress, 2010. Abstract book. Vancouver, 2010.
-
BISINOTI, M. C. ; Moreira AB ; BARRETO, J. H. R. ; MATHEUS, B. A. ; BRITO, A. F. ; CAMPOS, M. L. A. M. ; PEREIRA, E. A. ; TROTTA, J. ; CRISPIM, C. P. ; FERNANDES, J. R. ; GARCIA, G. ; CARDOSO, A. A. . Behavior Of Tropospheric Ozone And Its Relationship To Sugar Cane Farming In The Sao Paulo State. In: 15th International Union of Air Pollution Prevention and Environmental Protection Associations' World Clean Air Congress, 2010, Vancouver. Abstract book, 2010.
-
BISINOTI, M. C. ; ANTUNES, C. B. ; FERREIRA, P. S. ; Moreira AB . HYDROGEN PEROXIDE CONSUMPTION AS AN INDICATOR OF THE DISSOLVED ORGANIC MATTER LABILITY IN TURVO/GRANDE WATERSHED. In: 2010 The Meeting of the Americas, 2010, Foz do Iguacu. AGU 2010 The meeting of the Americas, 2010.
-
TADINI, A. M. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Determinação da Constante de Estabilidade Condicional da Matéria Orgânica Natural do Rio Preto com íons Cu2+, Cr6+ e Ni2+. In: 5o. Encontro Nacional de Química Ambiental, 2010, São Pedro. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2010. v. unico.
-
Melo, Camila de Almeida ; TOFFOLI, A. L. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Efeito da radiação solar na complexação dos metais Al, Cr e Ni com as substâncias húmicas aquátcias extraídas do Rio Preto. In: 5o. Encontro Nacional de Química Ambiental, 2010, São Pedro. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2010. v. unico.
-
MEDEIROS, F. H. ; BISINOTI, M. C. . Deposição atmosférica dos metais Cr, Ni e K na cidade de São Jsoe do RIo Preto - SP. In: 5o. Encontro Nacional de Química Ambiental, 2010, São Pedro. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2010. v. unico.
-
FERRARESE, R. F. M. S. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Caracterização físico-química de água residuária de uma usina de açúcar e álcool localizada na Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. In: 5o. Encontro Nacional de Química Ambiental, 2010, São Pedro. Livro de resumos. São PAulo: SBQ, 2010. v. unico.
-
MARTINS, F. C. S. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Sazonalidade de ânions majoritários e COT nas amostras de precipitação atmosférica total e úmida de São José do RIo Preto. In: 5o. Encontro Nacional de Química Ambiental, 2010, São Pedro. Livro de resumos. São Paulo: SBQ, 2010. v. unico.
-
CAMPANHA, M. B. ; BISINOTI, M. C. . Determinação da concentração de Ni, Pb e Cu em sedimentos dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. In: I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Química, 2010, São José do Rio Preto. Livro de resumos, 2010.
-
MEDEIROS, F. H. ; BISINOTI, M. C. . Caracterização dos metais Zn, K, Cr e Al na deposição atmosférica da cidade de São José do Rio Preto. In: I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Química, 2010, São José do RIo Preto. Livro de resumos, 2010.
-
TADINI, A. M. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Estudos da Capacidade de Complexação da Matéria Orgânica Dissolvida por íons metálicos nos rios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. In: I SImpósio do Programa de Pós-Graduação em Química, 2010, São José do RIo Preto. Livro de resumos, 2010.
-
Melo, C A ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Avaliação do Coportamento dos poluentes presentes nas águas da represa municipal de São José do Rio Preto, SP. In: 7th Iberian and 4th Iberoamerican Congress of Environmental Contamination and Toxicology, 2008, Lisboa. Abstracts Book of 7th Iberian and 4th Iberoamerican congress of environmental contamination and toxicology. Lisboa: FCT, 2008.
-
Graciano T ; Moreira AB ; PICLAS, L. A. ; BOSCOLO, M. ; BISINOTI, M. C. . Estudo preliminar da deposição total de K+ e NO3- como indicativo do impacto da queima da cana-de-açúcar em São José do Rio Preto, SP. In: 7th Iberian and 4th Iberoamerican Congress of Environmental Contamination and Toxicology, 2008, Lisboa. Abstracts book, 2008.
-
FERRARESE, R. F. M. S. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Emprego de parâmetros físico-químicos para avaliar a qualidade das águas dos rios da Bacia do Turvo-Grasnde, São Paulo, Brasil. In: 7th Iberian and 4th Iberoamerican Congress of Environmental Contamination and Toxicology, 2008, Lisboa. Abstract Book, 2008.
-
Moreira AB ; Oliveira, LC ; SANTOS, A. ; ROCHA, J. C. ; BISINOTI, M. C. . Fracionamento de substâncias húmicas por ultrafiltração: Um sistema simples e versátil. In: 31 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Livro de resumos, 2008.
-
FERRARESE, R. F. M. S. ; GARBIN, E. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Estimativa da fração hidrofóbica presente na matéria orgânica de corpos aquáticos da Bacia do Turvo/Grande, SP. In: 31 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Àguas de Lindóia. Livro de resumos, 2008.
-
CAMPANHA, M. B. ; Melo, C A ; GARBIN, E. ; CENTENO, A. J. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Especiação Química de metais em águas do Rio Preto, SP utilizando o programa CHEAQS para inferir a toxicidade. In: Primeiro Encontro Brasileiro sobre Especiação Química, 2008, São Pedro. Livro de resumos. Campinas, 2008. v. unico.
-
TADINI, A. M. ; CAMPANHA, M. B. ; GARBIN, E. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Especiação de nitrogênio e enxofre em águas do Rio Preto e de seus afluentes, na região de SJRP, SP. In: Primeiro Encontro Brasileiro sobre Especiação Química, 2008, São Pedro. Livro de resumos. Campinas, 2008. v. unico.
-
OLIVEIRA, A. L. C. ; Melo, C A ; ANTUNES, C. B. ; CAMPANHA, M. B. ; GARBIN, E. ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Disponibilidade de espécies metálicas em águas dos rios Turvo e Grande na bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, UGRHI 17, SP. In: Primeiro Encontro Brasileiro sobre Especiação Química, 2008, São Pedro. livro de resumos. Campinas, 2008. v. unico.
-
Melo, C A ; GARBIN, E. ; CAMPANHA, M. B. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Estratificação de espécies de nitrogênio e enxofre em amostras de água dos Rios Turvo e Grande, SP. In: Primeiro Encontro Brasileiro sobre Especiação Química, 2008, São Pedro. livro de resumo. Campinas, 2008. v. unico.
-
Graciano T ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Inventário de poluentes atmosféricos na cidade de São José do Rio Preto, SP. In: IV Semana de Química Ambiental, 2007, SJRP. Livro de resumos, 2007.
-
Melo, C A ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Emprego do modelo de especiação química para a escolha de metais alvos para estudos de interação com Substâncias Húmicas. In: IV Semana de Química AMbiental, 2007, SJRP. Livro de resumos, 2007.
-
Graciano T ; Melo, C A ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Caracterização de nitrato e sulfato na deposição úmida em São José do Rio Preto (SJRP)/SP. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livro de resumos, 2007.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Methylmercury on the Negro River Basin - Amazon. In: 8th Internation Conference on Mercury as a Global Pollutant, 2006, Madison. Livro de Resumos, 2006.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. ; SARGENTINI JUNIOR, E. . Comportamento das espécies de mercúrio durante um ciclo hidrológico nas águas superficiais da Bacia do Rio Negro. In: 28 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo, 2005.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Mecanismos que governam a fotodegradação do metilHg nas águas da Bacia do Rio Negro - AM. In: 28 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo, 2005.
-
NANO, R. M. W. ; SOUSA, R. A. ; BISINOTI, M. C. ; COSTA, S. L. F. ; BACCAN, N. ; CADORE, S. . Determinação de espécies inorgânicas em moluscos bivalves. In: 13o Encontro Nacional de Química Analítica, 2005, Niterói. Livro de Resumos, 2005.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Efeito de pulsos de inundação na produção de Hgorgânico a partir de Hg2+ em águas da Bacia do Médio Rio Negro, Amazônia. In: 27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2004, Poços de Caldas. Livro de resumos, 2004.
-
BISINOTI, M. C. ; VALLE, C. M. ; JARDIM, W. F. ; SANTANA, G. P. ; WINDMOLLER, C. C. . Curvas de Termodessorção-Absorção Atômica de Hg2+ ligado a ácidos húmicos de solos da região de Manaus/AM. In: 27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2004, Poços de Caldas. Livro de resumos, 2004. v. unicos.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Estabilidade de metilHg em diclorometano: uma alternativa para determinação de Hgorgânico em água natural. In: II Encontro Nacional de Química Ambiental, 2003, Brasília. Livro de Resumo, 2003.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Fotodegradação do metilHg e formação de mercúrio dissolvido gasoso em águas da Bacia do Rio Negro-AM. In: 26 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2003, Poços de Caldas. Livro de resumos. São Paulo: Editora da USP, 2003.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. ; FADINI, P. S. ; SILVA, G. S. . Labilidade redox da matéria orgânica em águas da Bacia do médio Rio Negro, Amazônia. In: 12º Encontro Nacional de Química Analítica, 2003, São Luís. Livro de resumos, 2003.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Fotooxidação da matéria orgânica em águas da Bacia do Rio Negro, Amazônia. In: 12º Encontro Nacional de Quimica Analitica - 11 ENQA, 2003, São Luís. Livro de resumos, 2003.
-
ALMEIDA, F. V. ; BISINOTI, M. C. ; BARRA, R. ; JARDIM, W. F. . Avaliação Nacional das Fontes e Níveis das Substâncias Tóxicas Persistentes (PTS). In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - V Reunião da Setac Latino Americana, 2002, Vitória. Anais do VII Congresso Brasileiro - V Reunião da Setac Latino Americana, 2002.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Problemas analíticos encontrados na avaliação das taxas de metilação abiótica de Hg0. In: 25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de caldas. Livro de resumo, 2002. v. unico.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Determinação de mercúrio orgânico em amostras ambientais. In: XXIV REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2001, POÇOS DE CALDAS. LIVRO DE RESUMOS, 2001.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . A metilação do mercúrio a partir do substrato Hg (0) enm condições aeróbias e anaeróbias. In: 11 ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 2001, CAMPINAS. LIVRO DE RESUMO, 2001.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Determination of organic mercury in water and sediments of Amazonian Lakes. In: 6th International Conference of mercury as Global Pollutant, 2001, Minamata. Livro de Resumo, 2001.
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Avaliação da eficiência da análise de mercúrio orgânico em água e sedimento. In: IX Encontro de Química da Região Sul, 2001, Londrina. Livro de Resumo, 2001.
-
BISINOTI, M. C. ; ROSSI, A. V. ; KUBOTA, L. T. ; RATH, S. . Dificuldades das aulas de Química Analítica Clássica: constatações e diretrizes para ações reparadoras. In: 11º Encontro Nacional de Química Analítica, 2001, Campinas. Livro de resumos, 2001.
-
BISINOTI, M. C. ; FIGUEIREDO, E. S. ; LOBO, R. R. ; GIMENEZ, S. M. N. ; YABE, M. J. S. ; PAES, M. A. . Influência de fenóis na Bacia do Rio Tibagi. In: 23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de caldas. Livro de resumos, 2000.
-
BISINOTI, M. C. ; FIGUEIREDO, E. S. ; GIMENEZ, S. M. N. ; LOBO, R. R. ; PAES, M. A. ; YABE, M. J. S. . Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi através de metais pesados. In: 23ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. Livro de resumo, 2000.
-
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. ; PASCHOAL, F. M. M. ; FIGUEIREDO, E. S. ; LOBO, R. R. ; PAES, M. A. . Estudo comparativo sobre a interação da matéria orgânica com íons Cu (II) entre dois compartimentos: Sediemnto e ägua na bacia hidrográfica do Rio Tibagi. In: 22 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1999, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1999. v. 3.
-
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. . Influência de metais na rede hidrográfica de Londrina-Pr. In: VIII Encontro de Iniciação Científica, 1999, Cascável. Livro de resumos, 1999.
-
BISINOTI, M. C. ; GIMENEZ, S. M. N. ; KAMIZAKE, N. K. K. . Efeitos do pH na disponibilidade de nutrientes para mudas de alfaces cultivadas em solução nutritiva. In: XVI Semana da Química, 1999, Londrina, 1999.
-
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. ; SOLCI, M. C. ; PASCHOAL, F. M. M. ; MARTINS, L. D. . Fontes de íons Potencialmente contaminantes na Rede Hidrográfica de Londrina- Pr. In: 10 Encontro Nacional de Química Analítica, 1999, Santa Maria. Livro de Resumos, 1999.
-
BISINOTI, M. C. ; FIGUEIREDO, E. S. ; LOBO, R. R. ; YABE, M. J. S. . Metais na bacia Hidrográfica de Londrina-Pr. In: XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1999, Poços de Caldas. Livro de resumos, 1999.
-
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. . Determinação de parâmetros físico-químicos nas amostras de água da Rede Hidrográfica de Londrina. In: VII Encontro Nacional de Iniciação Científica, 1998, Maringá. Livro de resumos, 1998.
-
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. ; GIMENEZ, S. M. N. ; PASCHOAL, F. M. M. . Influência da urbanização sobre os recursos hídricos. In: VI Encontro Nacional de Química da Região Sul, 1998, Maringá. Livro de Resumos, 1998.
-
OLIVEIRA, G. R. ; MOURINÕ, R. O. ; BISINOTI, M. C. ; PASCHOAL, F. M. M. ; GIMENEZ, S. M. N. ; YABE, M. J. S. . Interações de íons Cu (II)- Rede Hidrográfica de Londrina-PR. In: XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, Poços de Caldas. Livro de resumos, 1998.
-
Moreira, A B ; Mondek, S A ; FERREIRA, O. P. ; BISINOTI, M. C. . Substãncia tipo húmica do carvão hidrotérmico de bagaço de cana-de-açúcar e vinhaça em cultivo de tomate: caracterização e aplicação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Laranja, M J ; NOGUEIRA, GABRIELA APARECIDA ; FERREIRA, O. P. ; Moreira AB ; CRISTINA BISINOTI, MÁRCIA . Carvões magnéticos derivados do bagaço de cana-de-açúcar ára adsorção de poluentes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BISINOTI, MÁRCIA ; Fostier, A. H. ; FADINI, P. S. ; Grassi, M T . Quimica na Amazonia: Materia orgânica Aquatica na Amazonia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BISINOTI, MÁRCIA C. . Carvão Hidrotérmico e suas aplicações em solo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BISINOTI, MÁRCIA C. . Características espectroscópicas de substâncias húmicas de águas pretas da Amazônia e capacidade de complexação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Bisinoti, Márcia Cristina . Pós-Graduação: desafios, panorama nacional e avaliação da área de quimica na CAPES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BISINOTI, M. C. ; LIMA, M. F. ; FERTONANI, F. L. ; TIERA, M. J. . Mesa Redonda: Area de Quimica Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BISINOTI, M. C. . Riscos Quimicos e Segurança Laboratorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUNHA, O. M. ; MOREIRA, A. B. ; Melo, Camila A ; BISINOTI, M. C. . Diagrama de van Krevelen e sua correlação com os teores de lignina de diferentes hidrochars obtidos com bagaço de cana e vinhaça. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BISINOTI, M. C. . Pós-Graduação: desafios, panorama nacional e avaliação da área de Química na CAPES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CUNHA, O. M. ; Melo, Camila A ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Determinação da capacidade de troca cationica, acidez e basicidade de hidrochar obtido a partir de bagaço de cana e vinhaça. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Godoi, B.A. ; MARTINS, F. C. S. ; Maschio, L. R. ; ALMEIDA, E. A. ; BISINOTI, M. C. . Bioacumulação de metal em tilápias expostas a deferentes concentrações de ferro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ferrizzi, V. C. ; Moreira AB ; Bisinoti, Márcia Cristina . Perfil de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos em sedimentos de rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Maschio, L. R. ; da Silva, D G H ; Lima, D ; MARTINS, F. C. S. ; BISINOTI, M. C. ; ALMEIDA, E. A. . Efeitos de metais e benzo[a]pireno isolados e em misturas em concentrações permitidas na legiislação brasileira para a proteção das comunidades aquáticas: uma abordagem por meio da avaliaçao de multibiomarcadores em tilápias do Nilo após exposição aguda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
da Silva, T. L. ; Da Silva, M I A ; Venancio, L P R ; Da Costa, N R A ; Cardoso, V L O ; Coltro, T L ; Moschetta, V A G ; BISINOTI, M. C. ; ALMEIDA, E. A. ; Bonini-Domingos, C R ; Bacchi, J. B. . Fragilidade Osmótica em resposta a benzo[a]pireno em Phrynops geoffroanuns (testudines chelidae). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BISINOTI, M. C. . The role of the humic substances in the dynamics of metals in the aquatic bodies of Turvo Grande watershed. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVASSAVA, F. ; BISINOTI, M. C. . Cromo hexavalente em amostras de águas de abastecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Moreira AB ; Graciano T ; Valério, SR ; PICLAS, L. A. ; Souza, SNP ; Pereira-Filho, ER ; BISINOTI, M. C. ; MARTINS, F. C. S. ; MEDEIROS, F. H. . Total Deposition Of Anions And Metals: An Indicator Of Sugarcane Burning Impact, In The Sao Jose Do Rio Preto Town, Sao Paulo State, Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, F. H. ; BISINOTI, M. C. . Deposição Atmosférica dos metais Cr, Ni e K na cidade de São José do Rio Preto - SP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRARESE, R. F. M. S. ; Moreira, Altair B. ; BISINOTI, M. C. . Impactos Ambientais dos ânions majoritários da atividade sucroacooleira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARCELAR JUNIOR, A. C. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Determinação simultânea de naftaleno e benzo(a)pireno em amostras de água por espectroscopia de fluorescência sincronizada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Melo, C A ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Mapeamento dos metais Al, As, Ba, Cd, Cr, Cu, Ni, Pb, Sb e Zn ao longo dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Melo, C A ; Moreira AB ; BISINOTI, M. C. . Investigação da concentração de antimônio em águas minerais engarrafadas em polietileno tereftalato (PET)... 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, J. H. R. ; CERQUEIRA, S. B. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Impacto de um aterro sanitário na qualidade das águas do Córrego das Antas, na cidade de São José do Rio Preto - SP... 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, A. L. C. ; MANZINI, F. F. ; BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Estudo de adsorção de Cr (III) no solo da região de São José do Rio Preto empregando as isotermas de Langmuir e Freundlich. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPANHA, M. B. ; TADINI, A. M. ; BISINOTI, M. C. ; TRABUCO, E. . O efeito do emprego de algicidas na qualidade das águas de recreação da cidade de São José do Rio Preto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . A metilação do mercúrio a partir do substrato Hg (0). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
YABE, M. J. S. ; SOLCI, M. C. ; BISINOTI, M. C. ; PASCHOAL, F. M. M. ; MARTINS, L. D. . Fontes de íons potencialmente contaminantes em águas da rede hidrográficas de Londrina-PR. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRA, R. ; JARDIM, W. F. ; COLOMBO, J. ; EGUREN, G. ; GAMBOA, N. ; BISINOTI, M. C. ; ALMEIDA, F. V. ; TORRES, J. . Regional Based Assessment of Persistent Toxic Substances in SouthAmerica. Châtelaine, GE: UNEP Chemicals, 2002 (Relatório Global).
Outras produções
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Determinação de mercúrio orgânico em amostras de água, solo e sedimento. 2001.
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Avaliação da contaminação da Bacia do Rio Negro por Hg orgânico. 2002.
BISINOTI, M. C. ; JARDIM, W. F. . Taxa de metilação em sedimentos tropicais a partir de Hg (0): Experimentos em microcosmos. 2000.
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. . Metais na Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi. 1999.
BISINOTI, M. C. ; YABE, M. J. S. . Determinação de parâmetros físico-químicos nas amostras de água da Rede Hidrográfica de Londrina- PR. 1998.
BISINOTI, MÁRCIA C. . Segurança no Laboratório. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BISINOTI, M. C. . Segurança no Laboratório. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Bisinoti, Marcia Cristina . Química Ambiental: Química da Água. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BISINOTI, M. C. . Tratamento de Efluentes Químicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BISINOTI, M. C. . Avaliação dos resumos expandidos apresentados no XX COngresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC/2008). 2008. (Parecerista Adhoc).
BISINOTI, M. C. . Avaliação dos projetos de solicitação de bolsas PIBIC/PIBITI/UNESP 2008/2009. 2008. (Parecerista Ad hoc).
BISINOTI, M. C. ; Moreira AB . Monitoramento ambiental de parâmetros físico-químicos em amostras de água da represa de SJRP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Desenvolvimento de carvões Hidrotérmico e Magnético para sequestro de carbono, liberação de nutrientes e remoção de poluentes ambientais - TRIENAL, Descrição: Os grandes desafios do Desenvolvimento Sustentável global envolvem as mudanças climáticas, a remediação de áreas contaminadas e a agricultura sustentável. Carvão hidrotérmico (CH) e magnético (CM) podem ser produzidos a partir da Carbonização Hidrotérmica (CHT) de bagaço de cana-de-açúcar e serem empregados para fins agrícola e para remoção de metais . Este material ainda não foi testado para a captura de CO2, sendo a hipótese desse trabalho que o CH ao ser aplicado no solo pudesse sequestrar CO2 e liberar nutrientes. Nesse trabalho será avaliado o efeito do tempo e da temperatura do processo de CHT de bagaço de cana-de-açúcar empregando ureia como aditivo, nas propriedades e grupos funcionais dos CH. Carvões magnéticos também serão produzidos por CHT de bagaço de cana-de-açúcar em uma etapa na presença de sal de ferro. Para aumentar a quantidade e tipos de grupos funcionais na superfície do CH e CM será realizada a ativação termoquímica e/ou termofísica avaliando-se o efeito de tempo de ativação, tipo de aditivos químicos como ureia e NaOH, bem como condições de ativação termofisicamente com CO2, variando-se a temperatura entre 500 e 900 oC. A caracterização dos carvões será realizada por Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de transmissão (MET), XPS e isotermas de adsorção-dessorção de N2. Será ainda realizado estudo em batelada para avaliação da dose, tempo de equilíbrio (cinética de adsorção), isoterma de N2 dos metais cádmio (II), niquel (II) e chumbo (II) pelos carvões. Pretende-se ainda conduzir ensaios de incubação em microcosmos com as amostras dos solos intemperizados (argissolo) já disponíveis no laboratório. Os microcosmos serão construídos em frascos plásticos, aos quais serão adicionados os solos contaminados com os metais-alvo (Pb, Cd e Ni) e diferentes taxas de aplicação de carvão hidrotérmico. Os microcosmos terão em tempos que serão definidos experimentalmente determinadas as concentrações dos metais-alvo nos solos, empregando o método de extração sequencial BCR, para avaliação dos metais nas frações trocável, óxidos reduzíveis e a fração orgânica. Estudos de adsorção de CO2 serão conduzidos empregando o equipamento Micromeritics em regime de baixa pressão (0-1 bar) em diferentes temperaturas (25, 50 e 70 C). Neste sentido espera-se ao fim desse projeto preencher lacunas de conhecimento na área de remediação de solos contaminados, liberação de nutrientes e sequestro de carbono explorando o potencial dos materiais carbonáceos derivados de biomassa para promover a recuperação ambiental e contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e eficazes para os desafios ambientais contemporâneos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador / Otávio da Mata Cunha - Integrante / PEREIRA, LORENA S. - Integrante / GIOVANNa de Fatcima Abrantes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2024
Ativação de carvão magnético para adsorção de compostos orgânicos e inorgânicos, Descrição: Na busca pelo aumento de produtividade agrícola, devido ao crescimento populacional e aumento da demanda por alimentos, tem sido constante o uso de agrotóxicos pelo mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento como o Brasil, o qual atualmente é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Nesse contexto, o estado de São Paulo se destaca com cerca de 20 do consumo nacional, especialmente do fipronil, aplicado nas lavouras de cana-de-açúcar para o controle de pragas. O uso indiscriminado de agrotóxicos pode contribuir para a contaminação dos solos, corpos aquáticos e impactar o ecossistema local. Compostos inorgânicos são empregados em diversas atividades e responsáveis pela contaminação ambiental, sendo que o desenvolvimento de materiais para sua remoção e principalmente com praticidade de remoção do meio é de grande interesse. Frente ao exposto diversos materiais têm sido produzidos e aplicados para a adsorção de compostos orgânicos e inorgânicos, dentre os quais têm se destacado o carvão magnético (CM) e carvão hidrotérmico (CH), obtido a partir da carbonização hidrotérmica (CHT) de diversas biomassas. Além disso, processos de ativação podem ser utilizados após a síntese desses materiais, visando aumentar a área superficial e proporcionar maior capacidade de adsorção. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho será ativar e caracterizar CM e CH produzidos, respectivamente pela CHT de bagaço de cana-de-açúcar e nitrato de ferro (III) e CHT de bagaço de cana, vinhaça e ácido fosfórico. Os materiais ativados (CMA) serão caracterizados quanto à sua composição, porosidade, estrutura e morfologia para verificar o impacto do processo de ativação no material. Para a caracterização, serão empregadas diferentes técnicas, como CHNS, FTIR, DRX, TGA, XPS, MEV e MET. As ativações desses materiais serão realizadas por 3 modos: (i) tratamento térmico em forno tubular sob atmosfera de N2, (ii) sob atmosfera de CO2 e (iii) KOH + tratamento térmico. Os materiais ativados serão empregados em experimentos de interação com fipronil em modo batelada, a extração será feita por SPE e a determinação por GC-MS. Também será avaliado a eficiência dos CM e CMA na remoção de compostos inorgânicos a destacar as espécies de cromo. Espera-se ao fim desse projeto obter material com maior capacidade de adsorção para compostos orgânicos e inorgânicos do que aqueles que já estão disponíveis. Além disso, espera-se também entender o mecanismo de interação entre fipronil e carvão hidrotérmico para fins agrícola (AU). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador.
-
2018 - 2021
Avaliação do emprego de carvão hidrotérmico para fins agrícola e de carvão magnético como material adsorvente, Descrição: Uma grande quantidade de biomassa tem sido gerada anualmente e formas de reaproveitamento têm sido avaliadas. Neste contexto, o desenvolvimento de ecomateriais a partir da carbonização hidrotérmica tem sido uma alternativa considerada vantajosa para dar um destino mais sustentável a biomassa. Este projeto tem como objetivo principal atuar em duas frentes, uma delas estudará o efeito do processo (tempo, temperatura e aditivo) nas propriedades do carvão hidrotérmico visando seu uso como condicionador de solo comparativo aos solos antropogênicos da Amazônia de elevada produtividade agrícola, conhecidos como solo terra preta de índio. Para isto, estudos de germinação e crescimento de diversas culturas dentre elas milho, tomate, alface, beterraba serão conduzidas e contextualizadas com os resultados de caracterização química, morfológica e estrutural do carvão hidrotérmico obtido. Nos estudos de solos a extração de substâncias "tipo húmicas" seguindo método sugerido pela Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas serão conduzidos nos carvões seguidos de caracterização para fins de inferir efeitos nas propriedades de aumentar o grau de humificação dos solos. Uma outra vertente do projeto busca produzir a partir de carbonização hidrotérmica os chamados carvões hidrotérmicos magnéticos (CM), que são nanomateriais obtidos a partir da carbonização hidrotérmica, porém usando ativação para criar maior área superficial e posteriormente testar o uso deste como material adsorvente para remoção de poluentes metálicos, dentre eles as espécies de crômio, chumbo e cádmio. Os materiais serão caracterizados por Infra-Vermelho, Ressonância Magnética de Carbono, determinação de área superficial, Analise elementar de CHNOS, Microscopia Eletrônica de Varredura, dentre outros. Além disto, serão realizados estudo de equilíbrio cinético de adsorção em batelada empregando os carvões hidrotérmicos magnéticos. Por fim espera-se ao final do projeto ter avaliado o efeito da melhor condição de carbonização hidrotérmica para produzir carvão hidrotérmico que tenha potencial para ser empregado como condicionador do solo, que será avaliado por meio dos experimentos de germinação e crescimento. Quanto aos carvões magnéticos espera-se também encontrar a melhor condição para gerar material com melhores características para ser empregado como material adsorvente. Neste contexto, o projeto prevê dar novas opções de destino a grande demanda de biomassa disponível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2018
Transporte de metais e caracterização da matéria orgânica natural de rios da região de Itacoatiara, Amazônia, Descrição: A matéria orgânica natural (MON) é fundamental na ciclagem de elementos nos corpos aquáticos, apresentando uma fração mais lábil e outra mais recalcitrante, sendo está ultima constituída por substâncias húmicas. Diversos estudos sobre caracterização de matéria orgânica e quantificação de macro e microelementos têm sido conduzidos na Amazônia, porém é praticamente inexistente este tipo de abordagem na região de Itacoatiara. O principal objetivo deste trabalho será determinar o estoque de metais e calcular o quanto é exportado para o rio Amazonas, além de estudar a matéria orgânica de rios de águas pretas por meio da caracterização das substâncias húmicas, seguidas da quantificação de matéria orgânica lábil e recalcitrante. Para tanto, será realizada amostragem de sedimentos (superficial) e de solos e duas amostragens de água em oito locais, sendo cinco em corpos aquáticos da região de Itacoatiara, dois ao longo do Rio Amazonas e um no rio Madeira (representativos de águas pretas e brancas). Será realizada a extração e fracionamento das substâncias húmicas aquáticas (SHA) do rio Caru (águas pretas), seguida da caracterização por UV-Vis, espectroscopia de infravermelho, fluorescência molecular, 13C Ressonância Magnética Nuclear, Off-line Tetramethylammonium Hydroxide (TMAH)-GC-MS-thermochemolysis. A caracterização contemplará o estudo de labilidade e recalcitrância da MON aquática empregando método da cinética de consumo de peróxido de hidrogênio. Em todas as amostras de sedimento, solo e água superficial serão quantificados a concentração do metal total dissolvido (Cd, Cr, Ni, Zn, Fe, Mn, Pb, Cu e Ba) empregando Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Atomização Eletrotérmica (GFAAS) ou com atomização por Chama (FAAS). A confiabilidade analítica dos resultados será verificada com o emprego de material referência certificado e continuidade da participação do Laboratório de Estudos em Ciências Ambientais em estudo de Proficiência para metais. Com os resultados obtidos será possível determinar o estoque e o quanto é exportado de metais de alguns tributários para o rio Amazonas. Quanto aos resultados de matéria orgânica espera-se com este trabalho obter uma ampla caracterização da MON presente na região inferindo sua função na ciclagem de carbono.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador / Altair Benedito Moreira - Integrante / Isabela C. Constantino - Integrante / SPACCINI, RICCARDO - Integrante / John Parsons - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2017
Desenvolvimento de hidrochar a partir de residuos da industria sucroalcooleira utilizando carbonizacao hidrotermica visando aplicações agrícolas, Descrição: A busca por fontes alternativas de energia em substituição aos combustíveis fósseis fizeram com que outros resíduos fossem gerados no ambiente. A produção de etanol e, concomitantemente açúcar, a partir da cana de açúcar mostra-se bastante satisfatória do ponto de vista energético, porém a grande quantidade dos resíduos de biomassa gerados pelas indústrias sucroalcooleiras geram preocupações do ponto de vista ambiental. Desta maneira, a corrida por novas tecnologias que visam minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos e/ou agregar valor e aplicabilidade a esses resíduos no próprio ciclo produtivo das indústrias investindo poucos recursos está cada vez maior. A carbonização hidrotérmica é uma técnica capaz de converter termicamente uma biomassa úmida em um material sólido rico em carbono denominado hidrochar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador / Altair Benedito Moreira - Integrante / Camila de Almeida Melo - Integrante / Odair Pastor Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2017
Avaliação da contaminação e dinâmica de metais em sedimentos e amostras de águas superficiais do Rio Amazonas e corpos aquáticos de águas brancas, pretas e claras e o papel das Substâncias Húmicas Aquáticas de corpos aquáticos de águas pretas no Município, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabiana Maria Monteiro Paschoal em 04/12/2014., Descrição: O objetivo principal deste projeto é avaliar a contaminação do rio Amazonas e corpos aquáticos de águas brancas, claras e pretas, e a dinâmica de metais. Para tanto, serão realizadas duas amostragens de sedimentos (superficial e perfil de profundidade) e amostragens trimestrais de amostras de água durante um ano hidrológico em 7 locais de amostragem, sendo três ao longo do Rio Amazonas e outros 4 em corpos aquáticos adjacentes (representativos de águas pretas e claras). Para os corpos aquáticos serão realizadas três coletas para cada dia de amostragem de maneira a avaliar o grau de heterogeneidade dos sedimentos destes corpos aquáticos, sendo duas localizadas próximas às margens e outra na região central. Em todas as amostras de sedimento e água superficial serão realizadas a quantificação do estoque de metal total (Al, As, Ba, Cd, Cr, Ni, Zn, Sb, Pb, Cu e K) empregando Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Atomização Eletrotérmica (GFAAS) ou Chama ou modo Emissão (FAAS). Será ainda realizada a caracterização dos sedimentos quanto ao pH, CHN e teor de umidade, bem como a quantificação do pH, oxigênio dissolvido, condutividade, sólidos totais dissolvidos, carbono orgânico dissolvido, turbidez, metais e temperatura nas amostras de água superficial. A confiabilidade analítica dos resultados será verificada determinando as figuras de mérito dos métodos analíticos empregados para quantificação, bem como com o emprego de material referência certificado. As Substâncias Húmicas Aquáticas (SHA) serão extraídas empregando método sugerido pela Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas. Estudos de capacidade de complexação das SHA com metais (selecionados em função dos resultados encontrados nas amostras de água e sedimento) serão realizadas. Os resultados deste trabalho possibilitarão gerar dados praticamente inexistentes na região de maneira a avaliar a qualidade dos sedimentos da bacia hidrográfica em questão, bem como inferir o papel que o sedimento exerce nos corpos aquáticos estudados, bem como trará subsídios para o entendimento da biodisponibilidade e toxicidade dos metais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Fabiana Maria Monteiro Paschoal - Coordenador / Altair Benedito Moreira - Integrante / Wanderson Gonçalves Trindade - Integrante / Bruno Sampaio Sant'anna - Integrante / Gustavo Yomar Hatorri - Integrante.
-
2013 - 2015
O papel das substâncias húmicas aquáticas na disponibilidade de metais tóxicos e proposta de um indicador para labilidade de matéria orgânica em ambientes aquáticos, Descrição: No presente trabalho serão feitas a otimização e padronização do método para quantificação de metalotioneínas em tecidos de peixes empregando a técnica de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com Detector de Fluorescência (HPLC-FD). Numa segunda etapa serão realizados vários experimentos expondo Tilápias a concentrações conhecidas de metais (Cd, Cu, Pb e Cr) e diferentes concentrações de Substâncias Húmicas Aquáticas (SHA) extraídas de amostra de água coletadas na Represa Municipal de São José do Rio Preto, referentes ao período seco e chuvoso, bem como em amostras de água de torneira. Pretende-se ainda avaliar o emprego da cinética de consumo de peróxido de hidrogênio como um indicador da labilidade e/ou recalcitrância da matéria orgânica natural presente em um recurso hídrico. As SHA serão extraídas empregando o método proposto pela Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS). Pretende-se ainda repetir o experimento com amostras de água da represa, realizando a caracterização de parâmetros físico-químicos tais como a concentração de metais, nitrato, amônia, carbono orgânico total, pH, condutividade, sólidos totais dissolvidos, sulfato e fósforo. A quantificação do estoque de metalotioneínas em brânquias ou fígado permitirá verificação e comparação com biomarcadores de exposição desenvolvidos para as espécies a serem coletadas. Em todas as amostras de tecido de peixe, fígado e brânquias, bem como na água dos experimentos de exposição serão realizadas a quantificação do estoque de metal total empregando um Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Atomização Eletrotérmica (GFAAS) ou por Chama (FAAS). Para o estudo da proposta de um indicador de labilidade de matéria orgânica serão montados experimentos em microcosmos com água e diferentes concentrações de ácido ascórbico e ácido húmico, onde o primeiro representará o carbono orgânico lábil e o segundo o recalcitrante. Cada microcosmo receberá quantidade conhecida de peróxido de hidrogênio (0,24 mg L-1). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador.
-
2010 - 2012
Avaliação da contaminação e dinâmica de metais em sedimentos, tecidos de peixes e amostras de água superficial de rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, Descrição: O objetivo principal deste projeto é avaliar a contaminação dos rios da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande e a dinâmica de metais por meio da determinação dos fluxos na interface sedimento/água; e o papel do sedimento como fonte ou sumidouro, bem como da determinação de metais em tecidos de peixes e os níveis de metalotioneínas. Para tanto, serão realizadas duas amostragens de sedimentos (superficial e perfil de profundidade) e de espécies de peixes com intervalos de 6 meses entre uma e outra; sendo uma representativa do período de seca e a outra de cheia em 7 locais de amostragem ao longo dos rios Preto, Turvo e Grande na Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Para os corpos aquáticos principais (represa do Rio Preto, represamento do Rio Grande e represamento do Rio Turvo) serão realizadas três coletas para cada dia de amostragem de maneira a avaliar o grau de heterogeneidade dos sedimentos destes corpos aquáticos, sendo duas localizadas próximas às margens e outra na região central. Para as amostras de sedimento coletadas nestes três últimos locais de amostragem será realizada a coleta da coluna d'água e a extração da água intersticial, em conformidade com as recomendações da literatura. Em todas as amostras de sedimento, coluna d'água e água intersticial serão realizadas a quantificação do estoque de metal total (Al, As, Ba, Cd, Cr, Ni, Zn, Sb, Pb, Cu e K) empregando Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Atomização Eletrotérmica (GFAAS) ou Chama (FAAS). Será ainda realizada a caracterização dos sedimentos quanto ao pH, CHN e teor de umidade, bem como a quantificação do pH, oxigênio dissolvido, condutividade, sólidos totais dissolvidos, carbono orgânico dissolvido, turbidez e temperatura nas amostras da coluna d'água e água intersticial. A confiabilidade analítica dos resultados será verificada determinando as figuras de mérito dos métodos analíticos empregados para quantificação, bem como com o emprego de material referência certificado. A quantificação do estoq. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
INTERFERENTES ENDÓCRINOS EM ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E EM MANANCIAIS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: OCORRÊNCIA E RISCOS DE EXPOSIÇÃO FRENTE À POPULAÇÃO, Descrição: Interferentes endócrinos são compostos capazes de simular ou alterar a ação de hormônios endógenos. A origem destas substâncias em ambientes aquáticos está, na maioria das vezes, atrelada à ineficiência das políticas de saneamento básico, principalmente no que tange à coleta e ao tratamento de esgotos. Uma vez em corpos aquáticos receptores, estes compostos podem atingir as águas captadas em Estações de Tratamento de Águas (ETA) e, se não forem removidos, passar para a água voltada ao consumo humano. O objetivo deste projeto é avaliar a ocorrência e a atividade estrogênica de interferentes endócrinos em amostras de água para consumo humano e em diferentes mananciais de água do Estado de São Paulo. Amostras de água bruta serão coletadas em mananciais superficiais e subterrâneos. Águas para consumo humano serão amostradas nas redes de distribuição de água e nas ETA. A determinação destas substâncias será feita com base em protocolos de coleta de amostras, pré-tratamento, extração/pré-concentração e identificação/quantificação por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas. A avaliação da atividade estrogênica total das amostras será realizada por meio de ensaios YES. Os resultados gerados neste projeto fornecerão informações integradas sobre os níveis de interferentes endócrinos aos quais a população está exposta de forma a subsidiar ações normativas e/ou corretivas na gestão dos serviços de água e esgoto no Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Wilson de Figueiredo Jardim - Coordenador / Gisela Umbuzeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2010
Efeito das queimadas na qualidade da água de chuva da cidade de SJRP, Descrição: Pretende-se investigar a qualidade das águas de chuva da cidade de São José do Rio Preto (deposição úmida) através da quantificação dos parâmetros amônia, nitrato, sulfato, fósforo, pH, condutividade elétrica, carbono orgânico total, carbono inorgânico, carbono total e sólidos totais dissolvidos, bem como correlacionar tais resultados com a queima da palha da cana-de-açúcar, a qual é considerada prejudicial à qualidade do ar, da água, do solo e da biota e é uma prática empregada com freqüência na região a ser estudada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador / Altair Benedito Moreira - Integrante.
-
2007 - 2008
EMPREGO DE RECURSOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARA AVALIAR A QUALIDADE DA REPRESA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO- SP, Descrição: Pretende-se avaliar o estado de degradação e a capacidade suporte das águas da Represa Municipal da cidade de São José do Rio Preto, SP, empregando várias ferramentas atualmente disponíveis para a gestão de recursos hídricos. Para tal, será proposto um indicador da qualidade destas águas voltado para a proteção da vida aquática (IQAPVA). Para determinar o agente estressor da qualidade e propor o IQAPVA destas águas será quantificado os parâmetros alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrito, nitrato, amônia, pH, turbidez, sólidos totais dissolvidos, condutividade e temperatura. Os resultados obtidos neste trabalho com o auxílio do IQA contribuirão para elucidação da contribuição dos esgotos domésticos e industriais no nível de contaminação das águas de abastecimento público para a região em estudo, uma vez que a Represa Municipal é responsável por 40% do abastecimento público da cidade. Desta forma, quanto aos aspectos de gestão ambiental, este projeto trará subsídios para políticas públicas contribuindo na proposta de soluções para possíveis impactos ambientais decorrentes de ações antrópicas na região. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador.
-
2006 - 2010
EMPREGO DE INDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA E OUTROS RECURSOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARA AVALIAR O EFEITO DAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS SOBRE OS RIOS PRETO, PARDO E SÃO DOMINGOS NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO- SP. A função das substâncias húmicas no tr, Descrição: Pretende-se avaliar o estado de degradação e a capacidade suporte dos rios São Domingos, Preto e Pardo na região de São José do Rio Preto, SP, empregando várias ferramentas atualmente disponíveis para gestão de recursos hídricos. Para tal, será proposto um indicador da qualidade destas águas voltado para a proteção da vida aquática (IQAPVA), bem como um indicador biológico para avaliar a presença de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA). Para determinar o agente estressor da qualidade e propor o IQAPVA destas águas será quantificado o estoque de espécies metálicas tais como Cu, Cd, Pb, Ni, Cr, Al, Ba, Zn, As e Sb em amostras de águas e de sedimentos, além de parâmetros como alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrito, nitrato, amônia, sulfato, fosfato, pH, carbono orgânico total, condutividade e temperatura. Também será feita caracterização de interações entre espécies metálicas presentes nesse ecossistema e a matéria orgânica natural (substâncias húmicas-SH) presente em amostras de água e sedimento, visando à compreensão de processos de transporte/ acúmulo de espécies metálicas nesses corpos aquáticos. Serão também feitos ensaios em campo e em laboratório para avaliação da labilidade relativa da matéria orgânica em relação à dinâmica das espécies metálicas. Os resultados permitirão a melhor compreensão de fenômenos ambientais relacionados a complexação, redução, transporte e labilidade de espécies metálicas nesses sistemas aquáticos. Além disto, propõe como polimento do trabalho o uso de imagens de satélite para mapear zonas de risco associadas às concentrações ambientais de compostos poluentes de origem antrópicas detectados neste trabalho. Desta forma, quanto aos aspectos de gestão ambiental, este projeto trará subsídios para políticas públicas contribuindo na proposta de soluções para possíveis impactos ambientais decorrentes de ações antrópicas na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Coordenador / Altair Benedito Moreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2005
Biogeoquímica Aquática do Hgorgânico na Bacia do Rio Negro - Amazônia, Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o comportamento bioquímico do Hg-orgânico na Bacia do Rio Negro e usar o sensoriamento orbital como ferramenta para auxiliar na gestão ambiental desta bacia. Espera-se com este trabalho gerar um diagnóstico da possível contaminação por Hg-orgânico e contribuir para o entendimento do ciclo do mercúrio nesta bacia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Wilson de Figueiredo Jardim - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2000 - 2002
Produção de Hgorgânico a partir de Hg0 em sedimentos tropicais: experimentos em microcosmos, Descrição: Este trabalho teve por objetivo estimar a produção de Hgorgânico a partir de Hg em água e sedimento sob condições aeróbias e anaeróbias. A quantificação de Hgorgânico em água e sedimento foi realizada a partir da adaptação e melhoria de procedimentos conhecidos, seguidos da quantificação por Espectrometria de Fluorescência Atômica do Vapor Frio (CVAFS). Foram montados seis microcosmos com água e sedimento, sendo que quatro deles permaneceram em condições bióticas e dois em condições iniciais abióticas. Para cada condição, foi mantido um meio aeróbio e outro anaeróbio, os quais foram contaminados com 0,1 % (m/m) de Hg. Realizou-se o acompanhamento de pH, EH, Carbono Orgânico Dissolvido, Mercúrio Dissolvido Gasoso, Hgreativo, Hgtotal e Hgorgânico na fase aquosa do microcosmo. Foi realizado no início e final do experimento a determinação de Hgtotal, Hgorgânico e análise elementar (CHN) no sedimento. O estudo de interferentes mostrou que a extração de Hgorgânico na presença de 0,0 a 20,0 ng L de Hg, 700 ng L de Hg e 0,0 a 30,0 mg L de ácido húmico, não geram artefatos positivos. Os testes de recuperação de metilmercúrio variaram entre 90,0 e 110,0% para as amostras de água e entre 57 e 110% para as amostras de sedimento. A taxa de produção de Hgorgânico foi maior em meio biótico e condição anaeróbia, apresentando um valor de 617 mg kg dia no sedimento em base seca. A avaliação abiótica da produção de Hgorgânico não foi possível devido às alterações nas características do microcosmo. Determinou-se também Hgorgânico em amostras de águas coletadas na Bacia do Rio Negro em campanha realizada em Janeiro de 2002. Observou-se que em águas brancas na Bacia do Rio Negro, a concentração de Hgorgânico é da ordem de 2,5% do estoque de Hgtotal frente a 10% para águas pretas. Conclui-se que o Hg pode ser um bom substrato para a produção de Hgorgânico em ambientes tropicais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Wilson de Figueiredo Jardim - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
1997 - 2000
Caracterização físico-química e metais em água e sedimento da Bacia do Rio Tibagi - Paraná, Descrição: Estudos da bacia hidrográfica do rio Tibagi, integram química e biologia para caracterização e proposição de alternativas de manejo. Neste trabalho, foram avaliados diversos parâmetros limnológicos, entre os quais: pH, oxigênio dissolvido, nitrogênio, fósforo, matéria orgânica, sólidos, metais e clorofila em 05 pontos de amostragem durante os anos hidrológicos de 1991 e de 1998. Os dados obtidos foram avaliados através da análise estatística de componentes principais e de grupos para comparação das condições da bacia ao longo do tempo. Foram verificados gradientes espaciais (longitudinais) e sazonais para os diferentes parâmetros. As componentes principais do conjunto de dados isolaram as observações relativas ao manancial, destacando-o como área referencial de reduzido impacto ambiental. À medida que a bacia vai sofrendo influência antrópica mais acentuada, devido à sua ocupação, o sistema aquático vai respondendo com discriminação das amostras estudadas através de uma contribuição sazonal maior de íons dissolvidos. Uma comparação dos dados obtidos nas duas fases de estudo permitem inferir sobre as modificações na qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Tibagi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Maria Josefa dos Santos Yabe - Coordenador / Sônia Maria Nobre Gimenez - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Bolsa.
-
1997 - 2000
Caracterização físico-química e metais na Bacia Hidrográfica de Londrina - Paraná., Descrição: Os reservatórios naturais vêm sendo depositários de uma variedade de subprodutos provenientes da atividade humana. Os sistemas aquáticos têm respondido às interferências através de processos biogeoquímicos de regulação, com fortes evidências sobre as transformações nos aglomerados urbanos. Além do conhecimento de um índice médio de qualidade da água, extraído de parâmetros como demanda bioquímica de oxigênio e sólidos totais, é interessante estabelecer uma linha de base voltada para a variabilidade temporal de diversos tipos e níveis de poluição, possibilitando a determinação de possíveis fontes de poluentes. Através do uso da estatística multivariada foi possível determinar a influência de pH, temperatura (T), condutividade (CD), alcalinidade (Alc), oxigênio dissolvido (Od), matéria orgânica (MO), sulfato (SO42-), clorofila a (Clf a), nitrito (NO2-), nitrato (NO3-), amônia (NH3), metais e sólidos totais (ST). Os pontos localizados próximos a áreas industrializadas sofreram interferência da urbanização e industrialização devido à elevada demanda de emissários. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Maria Josefa dos Santos Yabe - Coordenador / Sônia Maria Nobre Gimenez - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2020 - Atual
Desenvolvimento de fertilizante organomineral em pó e granulado a partir de biomassas da indústria sucroenergética, Projeto certificado pela empresa CAMILA DE ALMEIDA MELO em 20/10/2020., Descrição: O mercado de fertilizantes organominerais foi responsável por cerca de 12% do faturamento da indústria de tecnologia em nutrição vegetal em 2018, ficando em 2 lugar contra os 71% dos fertilizantes foliares. Esse tipo de fertilizante foi o que mais cresceu (21%) entre os anos de 2017 e 2018. Assim, investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que permitam a produção e/ou melhoramento dos fertilizantes organominerais é fundamental para atender o mercado de insumos agrícolas que é tão importante para o Brasil. O objetivo deste projeto é desenvolver o processo de produção de fertilizante organomineral (patente depositada pela pesquisadora responsável BR102016002221-5, WO2017132742A1), na forma de pó e granulado, por meio da carbonização hidrotérmica utilizando a mistura de bagaço de cana, vinhaça e ácido fosfórico, de modo a atender as especificações, garantias e tolerâncias definidas de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na carbonização hidrotérmica o processo é conduzido em temperaturas médias de 180 a 250 C, em reator fechado, com biomassas contendo elevado teor de umidade, sob condições de pressão autogerada, o que favorece a rápida transformação da biomassa, concentrando carbono no material sólido final, reduzindo emissões de gases, o que faz a técnica ser considerada ambientalmente adequada. O processo de produção do fertilizante organomineral será conduzido em reatores de alta pressão e serão avaliados as melhores condições de tempo de reação, proporção da mistura de bagaço de cana, vinhaça e ácido fosfórico visando obter um produto com o maior teor de carbono e nutrientes, no menor tempo, além da possibilidade de formular o fertilizante conforme a necessidade do consumidor. Posteriormente, será avaliado a utilização do produto na forma de pó ou granulado, sendo o processo de granulação otimizado. A maioria dos fertilizantes organominerais comercializados pelas grandes e pequenas empresas fazem o uso de recursos naturais não renováveis como fonte da fração orgânica (turfas, linhito e leonarditas) e da fração mineral (cloreto de potássio, rocha fosfatada, e sais de micronutrientes). E as que fazem o uso fontes renováveis, como resíduos de esterco bovino, cama de frango, dejetos suínos, lodos de esgoto e folhas, palhas e bagaços em geral, utilizam processos para estabilização da matéria orgânica e remoção de patógenos que demandam tempo relativamente grande, além de etapa adicional de mistura com os fertilizantes minerais. O fertilizante organomineral a ser desenvolvido neste projeto PIPE é inovador e isso será explorado pela empresa, enfatizando os próprios benefícios do seu uso, seja econômico e ambiental, bem como, e principalmente, destacando seus diferenciais quanto a produção em etapa única, quanto ao reaproveitamento de resíduos e quanto a técnica ambientalmente adequada utilizada em sua produção. Espera-se obter um produto que atenda as especificações, garantias e limites de tolerância definidos pela legislação brasileira e ainda seja produzido por tecnologia sustentável. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Altair Benedito Moreira - Integrante / Camila de Almeida Melo - Coordenador / Odair Pastor Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2020 - Atual
Desenvolvimento de fertilizante organomineral em pó e granulado a partir de biomassas da indústria sucroenergética, Projeto certificado pela empresa CAMILA DE ALMEIDA MELO em 20/10/2020., Descrição: O mercado de fertilizantes organominerais foi responsável por cerca de 12% do faturamento da indústria de tecnologia em nutrição vegetal em 2018, ficando em 2º lugar contra os 71% dos fertilizantes foliares. Esse tipo de fertilizante foi o que mais cresceu (21%) entre os anos de 2017 e 2018. Assim, investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que permitam a produção e/ou melhoramento dos fertilizantes organominerais é fundamental para atender o mercado de insumos agrícolas que é tão importante para o Brasil. O objetivo deste projeto é desenvolver o processo de produção de fertilizante organomineral (patente depositada pela pesquisadora responsável BR102016002221-5, WO2017132742A1), na forma de pó e granulado, por meio da carbonização hidrotérmica utilizando a mistura de bagaço de cana, vinhaça e ácido fosfórico, de modo a atender as especificações, garantias e tolerâncias definidas de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na carbonização hidrotérmica o processo é conduzido em temperaturas médias de 180 a 250 ºC, em reator fechado, com biomassas contendo elevado teor de umidade, sob condições de pressão autogerada, o que favorece a rápida transformação da biomassa, concentrando carbono no material sólido final, reduzindo emissões de gases, o que faz a técnica ser considerada ambientalmente adequada. O processo de produção do fertilizante organomineral será conduzido em reatores de alta pressão e serão avaliados as melhores condições de tempo de reação, proporção da mistura de bagaço de cana, vinhaça e ácido fosfórico visando obter um produto com o maior teor de carbono e nutrientes, no menor tempo, além da possibilidade de formular o fertilizante conforme a necessidade do consumidor. Posteriormente, será avaliado a utilização do produto na forma de pó ou granulado, sendo o processo de granulação otimizado. A maioria dos fertilizantes organominerais comercializados pelas grandes e pequenas empresas fazem o uso de recursos naturais não renováveis como fonte da fração orgânica (turfas, linhito e leonarditas) e da fração mineral (cloreto de potássio, rocha fosfatada, e sais de micronutrientes). E as que fazem o uso fontes renováveis, como resíduos de esterco bovino, cama de frango, dejetos suínos, lodos de esgoto e folhas, palhas e bagaços em geral, utilizam processos para estabilização da matéria orgânica e remoção de patógenos que demandam tempo relativamente grande, além de etapa adicional de mistura com os fertilizantes minerais. O fertilizante organomineral a ser desenvolvido neste projeto PIPE é inovador e isso será explorado pela empresa, enfatizando os próprios benefícios do seu uso, seja econômico e ambiental, bem como, e principalmente, destacando seus diferenciais quanto a produção em etapa única, quanto ao reaproveitamento de resíduos e quanto a técnica ambientalmente adequada utilizada em sua produção. Espera-se obter um produto que atenda as especificações, garantias e limites de tolerância definidos pela legislação brasileira e ainda seja produzido por tecnologia sustentável. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Márcia Cristina Bisinoti - Integrante / Altair Benedito Moreira - Integrante / Camila de Almeida Melo - Coordenador / Odair Pastor Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Prêmios
2024
Award IHSS 2024 com apresentacao do trabalho Evaluiation of Humic like substance..., Internaciontl Humic Substance Society.
2024
Award IHSS 2024 com apresentacao do trabalhoGrowth plant, Internaciontl Humic Substance Society.
2023
Award Trabalho Apresentado no Congresso da IHSS em 2023 por Gabriela Aparecida Nogueira, IHSS.
2021
Award Trabalho Apresentado no Congresso Virtual da IHSS em 2021 por Marcio Justi Laranja, IHSS.
2021
Award Trabalho Apresentado no Congresso Virtual da IHSS em 2021 por João Vitor dos Santos, IHSS.
2018
Award IHSS trabalho apresentado por Lais Gomes Fregolente, Sociedade Internacional de Substancias Humicas.
2018
Award IHSS trabalho apresentado por Lucas Raimundo Bento, Sociedade Internacional de Substancias Humicas.
2018
Award IHSS trabalho apresentado por Isabela Carreira Constantino, Sociedade Internacional de Substancias Humicas.
2017
Paraninfa da turma de formandos do Curso de Bacharelado em Química Ambiental, UNESP São José do Rio Preto.
2014
rêmio Fundadores da Abratec, melhor apresentação Oral ("Análise Termogravimétrica na Caracterização de Carbono Hidrotérmico") na área de "Nanomateriais e Biomateriais", Associação Brasileira de Análise Térmica.
2012
Menção Honrosa na apresentação de trabalho durante o XII ECOTOX, SETAC.
2011
Professor Homenageado pelos formandos em Química Ambiental, UNESp/IBILCE.
2005
2 lugar, Concurso Publico na UNESP de SJRP.
2004
artigo selecionado para capa de revista Química Nova, v27, n4, 2004, 563-600, USP/SP.
1999
Láurea Acadêmica, Universidade Estadual de Londrina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, IBILCE/Departamento de Química e Ciências Ambientais. , Rua Cristóvão Colombo, 2265 Departamento de Química e Ciências Ambientais, Jardim Nazareth, 15054000 - São José do Rio Preto, SP - Brasil, Telefone: (17) 32212350, Ramal: 2352, Fax: (17) 32212356, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
universidade estadual paulistaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Linhas de pesquisa
-
05/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Linhas de pesquisa
-
04/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão para elaboração da proposta de curso de doutorado em qimica.,Cargo ou função, Membro.
-
10/2011 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Membro suplente.
-
06/2010 - 05/2013
Direção e administração, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (Triênio 2010-2012).
-
07/2010 - 03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Diretiva da Estação Ecológica do Noroeste Paulista.,Cargo ou função, membro.
-
10/2008 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ética Ambiental do IBILCE.,Cargo ou função, Presidente.
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência, Toxicologia e Gestão Ambiental
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Emissões Gasosas: Controle e Tratamento, Toxicologia Ambiental
-
07/2009 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do curso de graduacao em Quimica Ambiental.,Cargo ou função, Suplente.
-
05/2008 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Local UNESP - UNATI.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Química Ambiental.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Toxicologia Ambinetal (60h), Efluentes Líquidos: Controle e Tratamento (60h), Poluição Ambiental (90H)
-
06/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo Técnico de Cobrança do Uso da Água.,Cargo ou função, representante da UNESP (Titular).
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química do Ar, Água e Solo
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Emissões Gasosas: Controle e Tratamento
-
06/2008 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Diretiva da Estação Ecológica do Noroeste Paulista.,Cargo ou função, Membro Titular.
-
05/2009 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do curso de Pós-Graduação em Química.,Cargo ou função, Membro titular e vice-coordenadora.
-
02/2007 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Observatório da Cana de Açúcar.,Cargo ou função, membro.
-
02/2009 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA).,Cargo ou função, suplente do conselho.
-
04/2007 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara Tecnica de Saneamento do CBHTG.,Cargo ou função, membro Titular.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Toxicologia e Gestão Ambiental
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Ambiental, Toxicologia Ambiental
-
02/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara Tecnica de Saneamento do CBHTG.,Cargo ou função, Membro Titular.
-
12/2007 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do DQCA.,Cargo ou função, Membro Titular.
-
06/2009 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Subcomissão da área de Exatas do Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP.,Cargo ou função, Membro.
-
07/2009 - 07/2009
Outras atividades técnico-científicas , 12 Feira de Profissões da UNESP, 12 Feira de Profissões da UNESP.,Atividade realizada, Palestra: O curso de Graduação em Química Ambiental.
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Genética, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Toxicologia e Gestão Ambiental
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Emissões Gasosas: Controle e Tratamento, Efluentes Líquidos: Controle e Tratamento, Higiene e Segurança Industrial
-
07/2007 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de curso de graduação em Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Suplente.
-
06/2008 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.,Cargo ou função, Presidente.
-
03/2007 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do DQCA.,Cargo ou função, Membro.
-
02/2007 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo Grande.,Cargo ou função, membro Titular.
-
02/2007 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara Tecnica de Saneamento do CBHTG.,Cargo ou função, Membro titular.
-
02/2008 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA).,Cargo ou função, suplente.
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Ambiental, Toxicologia Ambiental
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança Industrial, Efluentes Líquidos: Controle e Tratamento, Emissões Gasosas: Controle e Tratamento
-
08/2007 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.,Cargo ou função, Presidente.
-
05/2008 - 05/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, KOBLITZ.,Cargo ou função, Palestra intitulada: Desenvolvimento industrial e custos para o meio ambiente.
-
05/2006 - 05/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Local UNESP - UNATI.,Cargo ou função, Coordenador da área de Química Ambiental.
-
03/2007 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA).,Cargo ou função, Membro Suplente.
-
08/2007 - 01/2008
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Toxicologia Ambiental, Poluição Ambiental
-
02/2007 - 01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Suplente no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) de São José do Rio Preto.
-
04/2007 - 11/2007
Extensão universitária , Grupo Arte de Ensinar (GRADO).,Atividade de extensão realizada, Participação da programação das Oficinas de Estudos Pedagógicos: um Projeto Institucional de Formação Contínua de Docentes da UNESP.
-
10/2006 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Observatório da Cana de Açúcar.,Cargo ou função, Membro titular.
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança Industrial, Efluentes Líquidos: Controle e Tratamento, Emissões Gasosas: Controle e Tratamento
-
01/2007 - 02/2007
Estágios , Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro.,Estágio realizado, Estágio como Professor Visitante no Departamento de Química da PUC-Rio sobr a orientação e colaboração da profa. Roberta Lourenço Ziolli trabalhando em projeto relacionado ao tema "Determinação de Hidrocarbonetos Policílcicos Aromáticos (HPA) em bíli.
-
07/2006 - 12/2006
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Emissões Gasosas: Controle e Tratamento, Poluição Ambiental
2006 - Atual
UNESP/IBILCE/SJRPVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Pós-Graduação em Química.,Cargo ou função, membro suplente.
-
02/2025
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental I, Segurança Química, Química Ambiental III
-
10/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, membro titular.
-
06/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Graduação em Química.,Cargo ou função, membro titular.
-
08/2021 - 04/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Pós-Graduação em Química.,Cargo ou função, suplente.
-
07/2024 - 12/2024
Ensino, Doutorado em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etica, Gestão de Dados e Segurança Química
-
03/2023 - 12/2024
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, quimica ambiental I, Quimica Ambiental II, Química Ambiental III, Seguranã Qu[imica
-
10/2021 - 09/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, suplente.
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, Doutorado em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etica, Gestão de Dados e Segurança Química
-
03/2022 - 07/2023
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, quimica Ambiental I, quimica ambiental III, seguranca Quimica
-
06/2020 - 05/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Graduação em Química.,Cargo ou função, suplente.
-
08/2021 - 01/2022
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental III
-
10/2019 - 10/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Departamento de Quimica e Ciencias Ambientais.
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Segurança Quimica (15 alunos T1), Segurança Química (50 alunos T2), Química Ambiental I (22 alunos), Química Ambiental II (22 alunos)
-
06/2017 - 08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Pós-Graduação em Química.,Cargo ou função, Membro titular.
-
10/2020 - 03/2021
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, quimica ambiental II (60 hrs) e 24 alunos
-
03/2020 - 03/2021
Direção e administração, Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Vice coordenadora da empresa Junior Quantis.
-
03/2020 - 09/2020
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental I (60 Hrs) e 28 alunos, Segurança Quimica (60 hrs) e 92 alunos, Toxicologia Ambiental (60 hrs) e 44 alunos, monitormanento ambiental (60 hrs) e 22 alunos
-
06/2018 - 06/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Graduação em Química.,Cargo ou função, Membro titular.
-
09/2019 - 01/2020
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de Residuos Solidos, Liquidos e Gasosos (70 hrs)
-
10/2017 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, suplente.
-
03/2018 - 12/2018
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança Industrial (60 h e 35 alunos) Monitoramento Ambiental (60 horas e 20 alunos) Química do Ar, Água e Solo (90 horas e 41 alunos) Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos (70 h e 25 alunos)
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Doutorado em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários I e II
-
06/2015 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Graduação em Química.,Cargo ou função, Representante titular do Departamento de Química e Ciências Ambientais.
-
01/2018 - 01/2018
Direção e administração, Conselho do Curso de Graduação em Química.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora "Pró tempore".
-
03/2017 - 12/2017
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Preparo de Amostras Orgânicas e Inorgânicas: Análises Elementar e Especiação Química (90 h), Seminários II (90 h), Tópicos Especiais: Aquatic Toxicology and Bioestatistical Analysis (10 h)
-
02/2017 - 12/2017
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança Industrial (60 h e 35 alunos), Monitoramento Ambiental (60 horas e 20 alunos), Química do Ar, Água e Solo (90 horas e 41 alunos), Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos (70 h e 25 alunos)
-
09/2015 - 10/2017
Direção e administração, UNESP/PROPG-reitoria.,Cargo ou função, Câmara Central de Pós-Graduação.
-
10/2015 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Departamento de Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Representante Suplente.
-
06/2013 - 05/2017
Direção e administração, Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (Quadriênio 2013-2016).
-
06/2013 - 05/2017
Direção e administração, Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Permanente de Ensino.
-
06/2013 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Química e Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Membro suplente da Congregação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
-
08/2009 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Pós-Graduação em Química.,Cargo ou função, Membro titular.
-
04/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comite Institucional PIBIC UNESP 2016/2017.,Cargo ou função, Membro.
-
10/2016 - 02/2017
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos (70 hrs)
-
11/2016 - 11/2016
Outras atividades técnico-científicas , CIC UNESP, CIC UNESP.,Atividade realizada, Avaliador de trabalhos apresentados na segunda fase do CIC 2016.
-
09/2016 - 09/2016
Outras atividades técnico-científicas , CIC UNESP, CIC UNESP.,Atividade realizada, Avaliador dos trabalhos apresentados na 1 fase do XXVIII COngresso de Iniciacao Cientifica da UNESP com carga horaria de 16 horas.
-
03/2016 - 09/2016
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica do Ar, Água e Solo (90 hrs), Monitoramento Ambiental (60 hrs)
-
03/2016 - 08/2016
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência II, Estágio Docência III
-
07/2016 - 07/2016
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Soil Chemistry and Biochemistry
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Molecular characterization of Natural Organic Matter: CPMAS-NMR, Thermochemolysis-GCMS, 13C isotopic signature and chemistry of soil
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos
-
10/2011 - 10/2015
Extensão universitária , SEMAE.,Atividade de extensão realizada, Prestação de Serviços sobre qualidade das águas do sistema de abasteciemnto municipal da cidade de São José do Rio Preto.
-
09/2013 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNESP/PROPG-reitoria.,Cargo ou função, Membro Suplente da CCPG - reitoria.
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoramento Ambiental (60 hrs), Química do Ar, Água e Solo (90 hrs)
-
08/2014 - 02/2015
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Efluentes Líquidos: controle tratamento (60 horas para 28 discentes), Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos (64 horas para 17 discentes)
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência I
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Efluentes Líquidos: Controle e Tratamentos (60 hrs), Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos (64 hrs)
-
08/2014 - 11/2014
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência (30 horas)
-
04/2014 - 07/2014
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Ambiental (5 discentes), Química do Ar, Água e Solo (29 alunos)
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência (30 horas)
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Ambiental (90 hrs) e Quimica do Ar, Água e Solo (45 hrs)
-
09/2013 - 10/2013
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Ambiental (30 h) - 37 alunos, Efluentes Líquidos: Controle e Tratamento ( 16 h) - 40 alunos
-
03/2013 - 08/2013
Ensino, Bacharelado em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Toxicologia Ambiental (20 h) - Turma 1 - 26 alunos, Toxicologia Ambiental (20 h) - Turma 2- 23 alunos
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Emissões Gasosas: controle e tratamento (60 h) - 37 alunos, Higiene e Segurança Industrial (30 h) - BAcharelado em Química Ambiental - 92 alunos, Toxicologia Ambiental (20 h)- Bacharelado em Química Ambiental - 41 alunos
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários (30 h)
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Efluentes Líquidos: Controle e Tratamento (8 h) - Bacharelado em Química Ambiental, Poluição Ambiental (90 h) - Bacharelado em Química Ambiental
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Emissões Gasosas: Controle e Tratamento (60 h) com 41 discentes matriculados
-
03/2011 - 12/2011
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Toxicologia Ambiental (52 horas e 40 discentes matriculados), Emissões Gasosas: Controle e Tratamento (60 h e 31 discentes matriculados), Efluentes Líquidos: controle tratamento (60 h e 39 discentes matriculados), Higiene e Segurança Industrial (30 h e 32 discentes matriculados), Poluição Ambeintal (90 h e 41 discentes matriculados)
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docência (15h e 15 discentes matriculados), Toxicologia e Gestão Ambiental (40 horas e 8 discentes matriculados)
2006 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARCIA CRISTINA BISINOTI e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?