Cristiane Pinto Pereira

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), possui Especialização em Comunicação de Conflitos pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), MBA em Metodologias Ativas pela UniAmérica e Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). É professora do curso de Jornalismo no Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), desde 2004. Além disso, é assessora de imprensa concursada no Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), desde 2005. Também atua na agência Usina de Notícias.

Informações coletadas do Lattes em 19/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação Social

2003 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A cobertura jornalística da guerra do Iraque : estudo de caso comparativo dos jornais Folha de São Paulo (Brasil) e El País (Espanha), Ano de Obtenção: 2005
Dóris Fagundes Haussen.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jornalismo; Guerra do Iraque; Sociedade da Informação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em MBA de Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem

2019 - 2020

Uniamérica
Título: Novos modos de ensinar: a transformação da educação em tempos de Covid 19
Orientador: Blasius Debald

Especialização em Comunicación de Los Conflictos y La Paz

2002 - 2002

Universitat Autònoma de Barcelona - UAB

Graduação em Jornalismo

1998 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O uso do rádio na construção do Mercosul: Análise de caso do programa Projeto Mercosul da Rádio Guaíba
Orientador: Dóris Fagundes Haussen

Formação complementar

2019 - 2019

Formação para professores EaD: utilizando Sagah como recurso estratégico. (Carga horária: 20h). , Grupo A Educação, GRUPO A, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

COMUNG CONVERSA 2020: SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DOCENTES DO PRESENCIAL AO VIRTUAL: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA -S.Metodologias ativas para o ensino de História e área de Humanidades. 2020. (Seminário).

XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. Jornal Minuano: 25 Anos de Jornalismo Diário no Interior do Rio Grande do Sul. 2019. (Congresso).

XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Intercom Sul. Jornal Minuano: 25 Anos de Jornalismo Diário no Interior do Rio Grande do Sul. 2019. (Congresso).

Congrega Urcamp. 15ª Mostra de Iniciação Científica ?MIC. 2018. (Congresso).

XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. A Apresentação Pessoal e Ética do Jornalista no Cinema: Análise do Profissional no Filme ?A Montanha dos Sete Abutres?. 2017. (Congresso).

I MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.O NASCIMENTO DO JORNALISMO NOTICIOSO EM BAGÉ. 2015. (Outra).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Advento do Jornalismo Noticioso em Bagé. 2015. (Congresso).

X I V Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. O Jornalismo Político - partidário na Imprensa de Bagé através das Páginas de ?O Dever?. 2013. (Congresso).

Congresso Intercom. Parecerista dos trabalhos enviados ao GP de História da Comunicação. 2012. (Congresso).

Congrega Urcamp. 2011. (Congresso).

Congrega Urcamp. Avaliadora dos trabalhos enviados para a Jornada de Pós-graduação e Pesquisa e Mostra de Iniciação Científica. 2011. (Congresso).

Congresso Intercom. Parecerista dos trabalhos enviados ao GP de História da Comunicação. 2011. (Congresso).

37 Assembléia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.A prática de Comunicação de Interesse Público: estudo de caso do Departamento de Água e Esgotos de Bagé. 2009. (Outra).

Congrega Urcamp 2009. Artes Visuais na Imprensa: a abordagem no Caderno Cultura da Zero Hora. 2009. (Congresso).

II Conferência Municipal de Cultura de Bagé. 2009. (Outra).

XIV Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da URCAMP.. 2009. (Outra).

5º Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS. 2008. (Encontro).

Congrega Urcamp 2008. 2008. (Congresso).

Seminário A Comunicação Municipal no Período Eleitoral. 2008. (Seminário).

37 Assembléia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.Comunicação em situações de crise: estudo de caso sobre a seca em Bagé. 2007. (Encontro).

4 Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS. 2007. (Encontro).

3 Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios.A Implantação do Setor de Comunicação no Departamento de Água e Esgoto de Bagé. 2006. (Encontro).

Uma moderna gestão de pessoas: estudo de caso do Departamento de Água e Esgoto de Bagé.36 Assembléia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. 2006. (Encontro).

Workshop de Gestão Pública.Workshop de Gestão Pública. 2006. (Oficina).

A cobertura jornalística na Guerra do Iraque.X Semana de Comunicação da Urcamp. 2005. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Cobertura Jornalística da Guerra do Iraque nos Jornais Folha de São Paulo (Brasil) e El País (Espanha). 2005. (Congresso).

Congresso Internacional de Comunicação - IAMCR 2004. Congresso Internacional de Comunicação - IAMCR 2004. 2004. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

I Seminário Estadual de Jornalismo.I Seminário Estadual de Jornalismo. 2003. (Seminário).

VII Seminário Internacional de Comunicação - Da Aldeia Global ao Ciberespaço.VII Seminário Internacional de Comunicação - Da Aldeia Global ao Ciberespaço: As Tecnologias do Imaginário como Extensões do Homem. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Mateus Campos de Azevedo

BERTOLDI, Maria TerezaPEREIRA, C. P.BRASIL, O.C. O Papel do Editorial no Debate de Pautas Políticas - Analisando os Jornais Zero Hora e Correio do Povo. 2010 - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Alécio Cazarré Azambuja

PEREIRA, C. P.LEMOS, P.Giffoni, Daniela.. O impacto do uso da Internet na política da cidade de Bagé. 2010 - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Dhésika de Souza Vidikin

Mércio, Roberta;PEREIRA, C. P.. Notícia em novos moldes: a recente adesão da Folha de São Paulo e Estadão à Ferramenta Stories no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Victória de Leon Prati

PEREIRA, C. P.PEREIRA, G.. Humor: aliado ou vilão da informação? uma análise do formato jornalístico deixado pelo programa CQC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Fernanda de Oliveira Guedes

PEREIRA, C. P.; Mércio, Roberta. Análise da representação da mulher gorda baseada na personagem Kate Pearson da série de televisão This Is Us. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Fábio Echevarria de Quadros

PEREIRA, C. P.; Mércio, Roberta. Cinejornal enquanto produto jornalístico: o desafio de se manter vivo frente ao ambiente da informação instantânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Renan Silveira Camargo

PEREIRA, C. P.PEREIRA, G.. Para entender a hegemonia Grenal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Cibele Meireles Machado

PEREIRA, C. P.. Um gênero jornalístico de influência através da humanização: Martha Medeiros e as crônicas do cotidiano.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Turma do 8º Semestre de Publicidade e Propaganda

PEREIRA, C. P.CARVALHO, H. G.WEILER, R. E. R.. Projeto Experimental em Novas Mídias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Turma do 8º Semestre de Publicidade e Propaganda

PEREIRA, C. P.WEILER, R. E. R.RODRIGUES, M. G. A.. Projeto Experimental Comunitário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Turma do 8º Semestre de Jornalismo

PEREIRA, C. P.SANTOS, L. F. N.LIMA, D. A.. Banca de Estágio de Jornalismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Émerson Pinheiro Sabedra

PEREIRA, C. P.BRASIL, O.CTORRES, L. S. S.. A Imagem dos Beatles como Forma Simbólica da Cultura de Massa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Turma do 8º Semestre de Jornalismo

PEREIRA, C. P.BERTOLDI, M. T. J.PEGAS, H.U. Projeto Experimental em Internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Turma do 8º Semestre de Jornalismo

PEREIRA, C. P.SANTOS, L. F. N.RODRIGUEZ, R. C. C.. Projeto Experimental em Radiojornalismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Marcelo Pimenta Silva

PEREIRA, C. P.BRASIL, O.CRIBAS, R. G.. REVISTA ZERO: JORNALISMO GONZO NA IMPRENSA DE CULTURA POP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Filipe de Moraes Duarte

BRASIL, O.CPEREIRA, C. P.PREVITALI, G. S.. A importância da crônica na difusão do futebol no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Andressa Morais Barbosa

PEREIRA, C. P.KARAN, M. Z.ROSTAN, S.. Rambo 4: A produção de Hollywood a serviço da política norte-americana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Turma do 8º Semestre de Publicidade e Propaganda

WEILER, R. E. R.PEREIRA, C. P.SANTOS, L. F. N.. Projeto Experimental Institucional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Marcel Costa Alves

PEREIRA, C. P.KARAN, M. Z.. Internet e Regionalismo: o perfil do jornalista online no Século XXI e as ferramentas necessárias para a interação entre os jornais digitais e os receptores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Alunos do 7 Semestre

PEREIRA, C. P.. Espaços - Projeto Experimental em Jornalismo I. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Marcela de Vasconcellos Mello

PEREIRA, C. P.. Jornal Hoje - Elementos de Educação e Ensino nas Notícias Diárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Nardo Humberto Porcellis Silveira

PEREIRA, C. P.. Comunicação e Educação: o uso das mídias em Sala de Aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Diones Piazer Franchi

PEREIRA, C. P.. A influência da mídia na música Funk. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha.

Orientou

Mariana Bond Nascimento Silva

JORNALISTA X INFLUENCIADORA: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS JORNALÍSTICAS NO TRABALHO DE CRIADORAS DE CONTEÚDO PARA A INTERNET; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Lucas Machado da Silva

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EM GESTÃO DE CRISE: UMA ANÁLISE DO CASO DA EMPRESA 123MILHAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Joice Cougo Nunes

MINHA RAIZ: UMA ANÁLISE DA SÉRIE PRODUZIDA PELA RBS TV PARA DAR VISIBILIDADE AOS CLUBES DE FUTEBOL DA DIVISÃO DE ACESSO DO CAMPEONATO GAÚCHO 2022; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Alana Portella Gonçalves

JM NO AR: AUDIOVISUAL COMO TRANSIÇÃO DO JORNALISMO IMPRESSO AO DIGITAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Milena Saraiva Tort

ANÁLISE DA COBERTURA INTERNACIONAL SOBRE A CRISE POLÍTICA NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Sabrina de Morais Monteiro

ANÁLISE DE ASSESSORIAS: COMO INOVAR EM MEIO A PANDEMIA USANDO NOVAS FERRAMENTAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Luana de Castro Soares Caldeira Ferreira

ASSESSORIA DE IMPRENSA EM CLUBES DE FUTEBOL DO INTERIOR: A MÍDIA COMO INCENTIVO NA FORMAÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Lívia Soares Rodrigues Monteiro

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A DIFUSÃO DA CULTURA TRADICIONAL PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Vitória Pereira Martins Severo

A MULHER NA MÍDIA: COMO O ASSÉDIO INTERFERE NA PRÁTICA DE TELEJORNALISMO POR MULHERES NO BRASIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Távisson Cougo Esteves

O JORNALISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS MUDANÇAS DAS PRÁTICAS TELEJORNALÍSTICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Samuel Oliveira

NOVAS MÍDIAS, NOVAS NARRATIVAS: A HISTÓRIA DE PESSOAS NEGRAS CONTADA ATRAVÉS DE OUTRA PERSPECTIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Filipe Cauê Torres Pérez

JORNALISMO E PANDEMIA: ANÁLISE DAS CAPAS DO JORNAL MINUANO SOBRE COVID-19; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Marcelo Rodriguez Barboza

Estados Unidos, Irã e a Pós-verdade: uma análise do Twitter da CNN em Espanhol; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Júlia Cardoso Salazart

ESTUDO DE FAKE NEWS NA REDE SOCIAL FACEBOOK; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Letícia Fialho Barbosa

ENTRE O JORNALISMO E A LITERATURA: UMA ANÁLISE SOBRE O LIVRO HIROSHIMA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Washington Luis da Siva Mogica

RBS NOTÍCIAS: COMO UM TELEJORNAL TRADICIONAL SE MANTÉM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Lauren Rodrigues Brasil

O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MARKETING POLÍTICO NAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE DO BRASIL EM 2018; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Willian Gonçalves Rodrigues

REPRESENTATIVIDADE: INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE NÃO CONDIZEM COM O PADRÃO DE IMAGEM NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Estefânia da Silveira Borges

XAVANTE NA MÍDIA: O DESTAQUE DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO BRASIL DE PELOTAS ENTRE OS CLUBES DE FUTEBOL DO INTERIOR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

ÉRICA INGRID BAPTISTA EICKOFF

JORNALISMO NAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DAS REAÇÕES DE POSTAGENS SOBRE SEGURANÇA NO FACEBOOK DA FOLHA DO SUL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Cecília Lima Ferreira

A REPRESENTAÇÃO DO JORNALISTA NA SÉRIE ?HOUSE OF CARDS?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Lucas Martins

Crença na Web; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Anderson Soares Ribeiro

A ROTINA DE JORNALISTAS ATUANTES EM ÁREA DE CONFLITO ARMADO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Claudenir de Souza Munhoz

ANÁLISE DO JORNALISMO DE METEOROLOGIA NOS TELEJORNAIS DA REDE GLOBO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Bárbara Lignon Pichler

JORNALISMO ESPORTIVO: UMA ANÁLISE DA COBERTURA MIDIÁTICA DOS ESPORTES PARALÍMPICOS NO JORNAL ZERO HORA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Josiane Medina

ADAPTAÇÃO DOS DIÁRIOS IMPRESSOS DO INTERIOR À ERA DIGITAL: ESTUDO DE CASO DOS JORNAIS MINUANO E FOLHA DO SUL GAÚCHO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Júlia Benites

TELEVISÕES LEGISLATIVAS: ESTUDO DA TV ASSEMBLEIA ? RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Thais Pacheco

Análise do Profissional Jornalista nos filmes Faces da Verdade e o Poder da Mídia; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Murilo Dotto

A Cobertura do Portal G1 nos Shows do U2 em São Paulo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Emanuel Vargas da Costa

A cobertura na área de saúde pelos suplementos dos jornais Minuano e Folha do Sul; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Lauren Krause

A RELAÇÃO ENTRE FUTEBOL E POLÍTICA NA COBERTURA DOS SITES GLOBOESPORTE; COM E ZERO HORA DURANTE OS PREPARATIVOS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Larissa Nogueira Santiago

Redes Sociais e política: análise da campanha dos candidatos à Prefeitura de Bagé em 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Queila de Bem Barão

A VOZ DO BRASIL: ANÁLISE DO RADIOJORNALISMO NO PROGRAMA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Aline Pereira Rodrigues

O RADIOJORNALISMO EM BAGÉ: ESTUDO DAS RÁDIOS DIFUSORA E CULTURA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Juliana Azambuja Brum

A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E HISTÓRIA ATRAVÉS DE OBRAS QUE RETRATAM A DITADURA MILITAR BRASILEIRA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Juliana Andina Batista

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO GAÚCHO NA FICÇÃO: ESTUDO DE CASO DAS PRODUÇÕES O TEMPO E O VENTO E NETTO PERDE SUA ALMA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Niela Bittencourt

A cobertura da Zero Hora Online na Tomada do Complexo do Alemão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Giovana Nunes Pereira

O telejornalismo no Jornal do Almoço; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Taiane Machado Kussler

A Evolução do Jornalismo da Revista Veja; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Maria Eunice Oliveira Garcia

A crônica no Jornal Zero Hora; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Carla da Silva Siqueira

COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO: ESTUDO DA TV CÂMARA BAGÉ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Felipe Valduga Valer

A cobertura de zero Hora Online no Terremoto do Haiti de 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Franceli Couto Jorge

Reportagem Investigativa: uma análise do filme Intrigas de Estado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Thais da Porciúncula de Almeida

O PERFIL DO JORNALISTA NA FICÇÃO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO PROFISSIONAL NO SERIADO ?A VIDA ALHEIA? E NO FILME ?A VIDA DE DAVID GALE?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Munique de Sousa Monteiro

Colunismo Social em Bagé; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Tamíris Centeno Pereira

ASSESSORIA DE IMPRENSA ELEITORAL: ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA DE AFONSO HAMM (PP) E PAULO PIMENTA (PT); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Tamile Padilha da Cruz

A REDE SOCIAL TWITTER COMO FERRAMENTA DE MARKETING POLÍTICO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Fernanda Garcez Tarouco da Silva

A cultura no segundo caderno do Jornal Zero Hora; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Melissa Azambuja Louçan

O Correspondente de Guerra nas Telas do Cinema; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Liliane D'Avila Ferrarelli

Jornalismo Impresso versus Jornalismo Online: Estudo de caso do Jornal Zero Hora; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Nelson Rodrigues Coelho

O jornalismo esportivo diário do Jornal Zero Hora; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Cáren Gisele Ramos de Araújo

CONSTRUÇÃO DA FASE C DA USINA TERMELÉTRICA PRESIDENTE MÉDICI EM CANDIOTA - RS: UMA ANÁLISE DAS COBERTURAS DOS JORNAIS DA REGIÃO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Tanise Souza de Oliveira

ASSESSORIA DE IMPRENSA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: UMA ANÁLISE DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BAGÉ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Felipe Santos da Rosa

A RELAÇÃO ENTRE FONTES E JORNALISTAS: UMA ANÁLISE DO FILME ?TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Giana Batista Guterres

CULTURA EM REVISTA: UM ESTUDO DE CASO DA APLAUSO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

BRUNO CARAVACA DA SILVA

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO GAÚCHO NA MINISSÉRIE A CASA DAS SETE MULHERES; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Janise Machado Gonçalves

MARKETING POLÍTICO PÓS - ELEITORAL: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA EM AÇÃO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Lauren Brasil Rodrigues

O uso das redes sociais por órgãos públicos: Estudo de caso do Instagram da Prefeitura do Rio de Janeiro; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Vitória Pereira Martins Severo

PRECONCEITO VELADO: A DIFERENÇA DA ABORDAGEM DO PORTAL G1 NAS MATÉRIAS SOBRE TRÁFICO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Samuel Oliveira

PRECONCEITO VELADO: A DIFERENÇA DA ABORDAGEM DO PORTAL G1 NAS MATÉRIAS SOBRE TRÁFICO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Augustho da Costa Soares

Jornal Laboratório: Os benefícios da prática jornalística na formação de novos profissionais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Marcelo Rodriguez Barboza

Jornal Laboratório: Os benefícios da prática jornalística na formação de novos profissionais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Yuri Cougo Dias

A COBERTURA DO FUTEBOL PARALÍMPICO NO GLOBOESPORTE; COM DURANTE OS JOGOS RIO 2016; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

ÉRICA INGRID BAPTISTA EICKOFF

ANÁLISE DA EDITORIA DE SEGURANÇA DOS JORNAIS DE BAGÉ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Estefânia da Silveira Borges

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPORTIVA: UMA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DO GUARANY FUTEBOL CLUBE; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Cecília Lima Ferreira

A ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PETROBRAS DIANTE DA OPERAÇÃO LAVA-JATO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Anderson Ribeiro Soares

A ROTINA DE JORNALISTAS ATUANTES EM ÁREA DE CONFLITO ARMADO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Gabriel De Bem

A ÉTICA JORNALÍSTICA NO FILME CONSPIRAÇÃO E PODER; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Claudenir de Souza Munhoz

Análise do Jornalismo de Meteorologia nos telejornais da Rede Globo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Cristiane Pinto Pereira;

Produções bibliográficas

  • SUTERO, M. J. M. S. ; PEREIRA, C. P. . UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO BIOGRÁFICA DE FERNANDO MORAIS EM O MAGO SOB A ÓTICA DO JORNALISMO LITERÁRIO. 14ª JORNADA DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA-CONGREGA URCAMP , v. 2017, p. 1117, 2017.

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, O.C . Artes Visuais na Imprensa: a abordagem no Caderno Cultura da Zero Hora. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom) , v. 3, p. 45, 2009.

  • PEREIRA, Cristiane . Assessoria de imprensa: novas realidades, novos desafios. 1. ed. São Paulo: Vecher, 2021. 94p .

  • PEREIRA, Cristiane . Comunicação em situações de crise: o racionamento de água em Bagé. In: Cristiane Pereira. (Org.). Assessoria de imprensa: novas realidades, novos desafios. 1ed.São Paulo: Vecher, 2021, v. , p. 51-62.

  • PEREIRA, C. P. . Estágio durante a pandemia: alternativas para manter a prática. In: CLARISSE ISMÉRIO (ORG.). (Org.). EDUCAÇÃO EM SUAS MÚLTIPLAS FACES E SENSIBILIDADES. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020, v. 1, p. 81-95.

  • PEREIRA, C. P. ; PEREIRA, G. ; ACOSTA, K. ; SEVERO, V. . Jornal Minuano: 25 Anos de Jornalismo Diário no Interior do Rio Grande do Sul. In: XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2019, Porto Alegre. Anais do XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. São Paulo: Intercom, 2019.

  • DIAS, Y. C. ; PEREIRA, C. P. . A Cobertura da ZH Impressa na Copa do Mundo Rússia. In: XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2019, Porto Alegre. Anais do XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. São Paulo: Intercom, 2019.

  • PEREIRA, C. P. ; PEREIRA, G. . Jornal Laboratório Minuano. In: Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária, 2018, Porto Alegre. Anais do X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Porto Alegre: Edipucrs, 2018.

  • PEREIRA, C. P. ; SOARES, A. ; RODRIGUEZ, Marcelo . Jornal Laboratório: os benefícios da prática jornalística na formação de novos profissionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Congrega, 2018, Bagé. ANAIS CONGREGA MIC. Bagé: Ediurcamp, 2018.

  • PEREIRA, C. P. ; RODRIGUEZ, Marcelo ; SOARES, A. . O HUMOR E O JORNALISMO: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO GREG NEWS. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Congrega, 2018, Bagé. ANAIS CONGREGA MIC. Bagé: Ediurcamp, 2018.

  • PEREIRA, C. P. ; FERREIRA, C. L. . A Apresentação Pessoal e Ética do Jornalista no Cinema: Análise do Profissional no Filme ?A Montanha dos Sete Abutres?. In: XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2017, Caxias do Sul. Anais Intercom Intercom Sul, 2017.

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, O.C . O Advento do Jornalismo Noticioso em Bagé. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

  • PEREIRA, C. P. ; PADILHA, T. . Marketing Cultural e Mercado Regional: Uma Análise do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, O.C . O Jornalismo Político-partidário na Imprensa de Bagé, Através das Páginas de ?O Dever?. In: X I V Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. http://www.intercom.org.br/sis/regional/resumos/R35-0802-1.pdf, 2013.

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, O.C . Artes Visuais na Imprensa: a abordagem no Caderno Cultura da Zero Hora. In: Congrega Urcamp 2009, 2009, Bagé. Revista Congrega Urcamp, 2009. v. 3.

  • PEREIRA, C. P. . A Cobertura Jornalística da Guerra do Iraque nos Jornais Folha de São Paulo (Brasil) e El País (Espanha). In: V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005.

  • PEREIRA, C. P. ; FERREIRA, C. L. . A ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PETROBRAS DIANTE DA OPERAÇÃO LAVA-JATO. In: III Mostra de Iniciação Científica do CCSA, 2017, Bagé. III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Bagé: Ediurcamp, 2017. p. 45-46.

  • PEREIRA, C. P. ; EICKOFF, E. I. B. . ANÁLISE DA EDITORIA DE SEGURANÇA DOS JORNAIS DE BAGÉ. In: III Mostra de Iniciação Científica do CCSA, 2017, Bagé. III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Bagé: Ediurcamp, 2017. p. 47-47.

  • PEREIRA, C. P. ; BORGES, E. S. . ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPORTIVA: UMA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DO GUARANY FUTEBOL CLUBE. In: III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CCSA, 2017, Bagé. III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Bagé: Ediurcamp, 2017. p. 48-49.

  • PEREIRA, C. P. ; RIBEIRO, A. S. . OS RISCOS E ROTINA DE JORNALISTAS ATUANTES EM ÁREA DE CONFLITO ARMADO. In: III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2017, Bagé. III MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Bagé: Ediurcamp, 2017. p. 56-57.

  • PEREIRA, C. P. ; RODRIGUEZ, Marcelo . Operación Lava Jato: análisis de un fenómeno mediático, social y político brasileño.. In: VII Congreso Internacional AE-IC, 2020, Valencia. Libro de resúmenes.. Madrid: Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 2020. p. 387.

  • PEREIRA, C. P. ; RIBEIRO, A. . ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA DO JORNAL FOLHA DO SUL SOBRE ESPORTISTAS COM PARALISIA CEREBRAL. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • PEREIRA, C. P. ; RIBEIRO, A. . CASO MIRELLA: ANÁLISE DAS MATÉRIAS PUBLICADAS NO JORNAL FOLHA DO SUL. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais 2ª Mostra de Iniciação Científica. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • PEREIRA, C. P. ; DIAS, Y. C. . ELEMENTOS DO CINEMA NOVO E A IDENTIDADE NACIONAL NO DO¬CUMENTÁRIO GARRINCHA: A ALEGRIA DO POVO. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais 2ª Mostra de Iniciação Científica. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • PEREIRA, C. P. ; RIBEIRO, A. ; MUNHOZ, C. S. . URCAMP EM PAUTA: AS ATIVIDADES JORNALÍSTICAS NA PRÁTICA. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais 2ª Mostra de Iniciação Científica. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • PEREIRA, C. P. ; MARTINS, L. G. . ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS DO CANAL CLICRBS. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais 2ª Mostra de Iniciação Científica. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • PEREIRA, C. P. ; SOUZA, A. A. S. . COLUNA DE NOTAS: ESTUDO DA CONTEMPORÂNEO NEWS. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais 2ª Mostra de Iniciação Científica. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, L. R. . A COBERTURA JORNALÍSTICA NA PREPARAÇÃO DA SELEÇÃO PARALÍMPICA BRASILEIRA DE FUTEBOL DE 7 EM BAGÉ. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais 2ª Mostra de Iniciação Científica. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • PEREIRA, C. P. ; PIRIZ, R. P. . OPINIÃO EXPRESSA ATRAVÉS DO JORNALISMO. In: II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2016, Bagé. Anais 2ª Mostra de Iniciação Científica. Bagé: Ediurcamp, 2016.

  • Ismério, C. ; SEVERO, C. ; PEREIRA, C. P. ; BARROS, C. ; PEREIRA, G. . Metodologias ativas para o ensino de História e área de Humanidades. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, C. P. ; RODRIGUEZ, Marcelo . Redação Facos: a sala de aula foi parar no rádio. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUEZ, M. ; PEREIRA, C. P. . Linguística e Jornalismo: análise da utilização da linguagem neutra pelo jornal argentino Página/12. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, O.C . O Advento do Jornalismo Noticioso em Bagé. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, O.C . O nascimento do jornalismo noticioso em Bagé. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, C. P. ; BRASIL, O.C . O Jornalismo Político-partidário na Imprensa de Bagé, através das Páginas de ?O Dever'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, C. P. . A prática de Comunicação de Interesse Público: Estudo de Caso do Departamento de Água e Esgotos de Bagé. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, C. P. . Comunicação em situações de crise: estudo de caso sobre a seca em Bagé. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, C. P. ; LUZ, M. M. . Uma moderna Gestão de Pessoas: estudo de caso do Departamento de Água e Esgoto de Bagé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, C. P. . Implantação do Setor de Comunicação no Departamento de Água e Esgoto de Bagé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, C. P. . A cobertura jornalística na Guerra do Iraque. Estudo de caso comparativo dos jornais Folha de São Paulo (Brasil) e El País (Espanha). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, C. P. . O rádio na integração dos países do Mercosul: realidade das cidades de Porto Alegre e Montevidéu. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, C. P. . O uso do rádio na construção do Mercosul: Análise de caso do programa Projeto Mercosul da Rádio Guaíba. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, C. P. . Apresentações. São Paulo, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

PEREIRA, C. P. . Entrevista sobre Programa 'Redação Facos'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUEZ, Marcelo ; SOARES, A. ; PEREIRA, C. P. . Redação Facos. 2020.

PEREIRA, C. P. ; MUZA, M. ; SOARES, L. ; SARAIVA, M. ; ECOUSTEGUY, L. ; PORTELLA, A. ; MONTEIRO, S. ; PEREIRA, G. . Programa Sala de Redação Jornalismo no Congrega. 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Metodologias ativas para o ensino de História e área de humanidades, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Pinto Pereira - Coordenador / Glaube Pereira - Integrante / Clarisse Ismério - Integrante / Carmen Barros - Integrante / Chrystian Severo - Integrante.

  • 2012 - 2013

    150 anos da Imprensa Escrita em Bagé, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Pinto Pereira - Integrante / Orlando Carlos Brasil - Coordenador.

Prêmios

2020

1ª colocação na área de Linguística da 16ª Jornada de Pós-graduação e Pesquisa, Congrega 2k20, Urcamp.

2020

2ª colocação na área de Ciências Sociais Aplicadas da 14ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores, Congrega 2k20, Urcamp.

2017

Orientador destaque do Curso de Jornalismo na modalidade de Iniciação Científica da III Mostra de Iniciação Científica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Urcamp, Urcamp.

2015

Destaque da 1ª Mostra de Iniciação Cientifica do CCSA - maior número de trabalhos orientados, Urcamp.

2015

Destaque da 1ª Jornada de Pós-graduação do CCSA, Urcamp.

2009

Destaque em Produção Científica na área de Educação, Sociedade e Desenvolvimento - 7a. Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do Congrega URCAMP, Urcamp.

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - Atual

Departamento de Água e Esgoto de Bagé

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 30

Atividades

  • 10/2005

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Assessoria de Comunicação.

2004 - Atual

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

2013 - 2014

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2013

    Direção e administração, Curso de Comunicação Social.Cargo ou função, Coordenadora Curso de Comunicação Social.

  • 08/2004

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Comunicação, Mídia e Cultura, Produção Científica, Redação Jornalística I, Teoria e Método de pesquisa