Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro
Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense-UFF, em tempo parcial, aprovado no concurso público para as cadeiras de Criatividade e Inovação, atuando também com Comportamento Empreendedor, Fundamentos de Empreendedorismo, Gestão de Mudanças Organizacionais, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, com foco em Soft Skills. Vinculado ao Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF e ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo-PPGE.
Pesquisador Titular aposentado na área de Engenharia Nuclear, entre 1983 e 2016, na Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Psicólogo, atuando nas áreas organizacional e clínica junguiana e positiva.
Coach, formado pela Sociedade Brasileira de Coach.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mestre em Ciências em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia, desenvolvendo projeto de software para simulação de reatores de potência. Analista de Sistemas pela PUC-RIO, com foco em simulação computacional.
Tem experiência na área de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, Gestão de Tecnologia, Gerência de Projetos e Processos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, Ensino à Distância, Tecnologias Educacionais e Engenharia Nuclear.
Ampla experiência docente (Engenharias, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Administração e Processos Gerenciais).
Ampla experiência em Gestão Universitária, tendo atuado como Pró-reitor Acadêmico, Diretor de Pós-graduação, Diretor da Escola de Ciências Exatas e Computação, Diretor da Escola de Negócios e Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação. Consultor e palestrante nas áreas de Gestão de Projetos e Processos, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão da Inovação e Projetos em Tecnologia, e Gestão Educacional.
Informações coletadas do Lattes em 19/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2005 em Engenharia de Sistemas e Computação
2002 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Realidade Virtual na Recuperação Cognitiva de Portadores de Autismo,
Orientador: Luis Alfredo Vidal de Carvalho
Ano de interrupção: 2005Palavras-chave: Inteligência Artificial; Realidade Virtual; Autismo.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.
Mestrado em Engenharia Nuclear
1981 - 1983
Instituto Militar de Engenharia
Título: Método de Expansão Polinomial Nodal para Solução das Equações Difusão Multigrupo,Ano de Obtenção: 1983
Orientador: David Adjuto Botelho
Bolsista do(a): Programa Nuclear Brasileiro, PRONUCLEAR, Brasil. Palavras-chave: Engenharia de Reatores Nucleares; Modelagem Computacional; Simulação Computacional.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Simulação Computacional. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Informática; Energia.
Especialização em andamento em Teoria e Prática Junguiana
2008 - Atual
Universidade Veiga de Almeida
Título: Em desenvolvimento.
Graduação em Psicologia
2001 - 2009
Universidade Veiga de Almeida
Título: A Prática Clínica Infantil na Psicoterapia Junguiana
Orientador: Maddi Damião Júnior
Formação complementar
2014 - 2014
Coach - Personal&Professional Coaching. (Carga horária: 90h). , Sociedade Brasileira de Coaching, SBC, Brasil.
2014 - 2014
Liderança - Leader Coach. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Coaching, SBC, Brasil.
2001 - 2001
ISO 9001:2000. (Carga horária: 16h). , BUREAU VERITAS, BUREAU VERITAS, Brasil.
2001 - 2001
Mapeamento de Processos - Conceitos Básicos. (Carga horária: 8h). , BUREAU VERITAS, BUREAU VERITAS, Brasil.
1999 - 1999
Qualidade de Curso de Grad da Área de Computação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1996 - 1996
ISO 9000. (Carga horária: 16h). , PRINCÍPIOS Treinamento & Assessoria, PRINCÍPIOS, Brasil.
1992 - 1992
Paradox. , Comissão Naciona de Energia Nuclear /RJ, CNEN/RJ, Brasil.
1992 - 1992
Curso Básico de Métodos da Qualidade. , Comissão Naciona de Energia Nuclear /RJ, CNEN/RJ, Brasil.
1992 - 1992
Introdução ao Netware. , Comissão Naciona de Energia Nuclear /RJ, CNEN/RJ, Brasil.
1990 - 1990
Micro-Isis Básico. (Carga horária: 40h). , Comissão Naciona de Energia Nuclear /RJ, CNEN/RJ, Brasil.
1988 - 1988
GPL - Gcos Processing Language. (Carga horária: 56h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1988 - 1988
Arquitetura DPS I. (Carga horária: 28h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1988 - 1988
Gestão de Memória. (Carga horária: 28h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1988 - 1988
Catálogos. (Carga horária: 20h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1988 - 1988
GCL - Gcos Control Language. (Carga horária: 32h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1988 - 1988
Migração GCOS 7 V.2 / GCOS 7 V.3. (Carga horária: 32h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1987 - 1987
SBR. (Carga horária: 56h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Chefia e Liderança. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1986 - 1986
TDS - Programação e lmplementação. (Carga horária: 64h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1986 - 1986
FORMS. (Carga horária: 12h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1986 - 1986
Conceitos TDS (Transaction Driver System). (Carga horária: 4h). , ABC Bull Telematic, ABC BULL, Brasil.
1985 - 1986
Extensão universitária em Análise de Sistemas. (Carga horária: 588h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1984 - 1984
PWR Technology Course. , United States Nuclear Regulatory Commission, USNRC, Estados Unidos.
1980 - 1980
Extensão universitária em Sistemas Discretos, Modelagem e Simulação. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1980 - 1980
Técnicas de Controle Industrial e Computadores. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1980 - 1980
Curso PERT/CPM. (Carga horária: 33h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1980 - 1980
Introdução aos Sistemas Lógicos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1979 - 1979
Curso de Introdução à Análise de Sistemas. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/MG, SENAC/MG, Brasil.
1979 - 1979
Luminotécnica. (Carga horária: 15h). , S.A. Philips do Brasil, PHILIPS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Criatividade e Inovação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Positiva e Coaching.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítica.
Participação em eventos
Congresso C.G.Jung: Teoria e Prática Junguianas. Discussões Epistemológicas e Sociológicas e a Psicologia Junguiana. 2011. (Congresso).
Semana da Comunicação.Internet e Conhecimento. 2003. (Outra).
.Palestra UNICARIOCA -. 2002. (Outra).
Aula Inaugural Cursos Graduação Tecnológica UniCarioca.Aula Inaugural Cursos Graduação Tecnológica UniCarioca - palestra:. 2002. (Outra).
Aula Inaugural Tecnologia em Informática - "O Perfil do Novo Profissional de Tecnologia da Informação".Aula Inaugural UniveCidade/Campo Grande/RJ - "O Perfil do Novo Profissional de Tecnologia da Informação". 2002. (Outra).
Seminário TTT - Training The Trainers.Seminário TTT - Training The Trainers. 2002. (Seminário).
Workshop "Training the Trainers".Workshop "Training the Trainers". 2002. (Outra).
4th SBC Symposium on Virtual Reality (SVR 2001).4th SBC Symposium on Virtual Reality (SVR 2001) - trabalho apresentado: Ambientes Virtuais para a Estimulação Cognitiva de Autistas. 2001. (Simpósio).
Em Defesa da Língua Portuguesa.Participação em Mesa Redonda - Em Defesa da Língua Portuguesa (Ipanema). 2001. (Outra).
III Jornada Carioca de Autismo e Outras Psicoses Infanto-Juvenis.III Jornada Carioca de Autismo e Outras Psicoses Infanto-Juvenis. 2001. (Outra).
IV Congresso de Psicologia e VI Encontro de Psicólogos e Psiquiatras de Juiz de Fora. IV Congresso de Psicologia e VI Encontro de Psicólogos e Psiquiatras de Juiz de Fora - palestra "Globalização, Internet, Psicologia: Aspectos Interdisciplinares". 2001. (Congresso).
Workshop de Informática Médica.Workshop de Informática Médica - trabalho apresentado: Grupo Interdisciplinar de Realidade Virtual em Neurociências. 2001. (Outra).
5a Semana de Psicologia.5a Semana de Psicologia - palestra "A Interação entre a Psicologia e a Informática". 2000. (Outra).
Workshop Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação para o Estado do Rio de Janeiro.Workshop Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação para o Estado do Rio de Janeiro. 2000. (Outra).
9o. Congresso Internacional de Telecomunicações, Redes e Internet Empresarial. TELEXPO 99. 1999. (Congresso).
V CONAMERCO - Congresso de Administração do Mercosul. V CONAMERCO - Congresso de Administração do Mercosul. 1998. (Congresso).
Workshop "Training the Trainers".Workshop "Training the Trainers". 1998. (Outra).
III Congresso Internacional de Informática. III Congresso Internacional de Informática. 1990. (Congresso).
XXIII Congresso Nacional de Informática. XXIII Congresso Nacional de Informática. 1990. (Congresso).
Curso Análise de Sistemas para Oficiais.Curso Análise de Sistemas para Oficiais. 1989. (Outra).
VI Seminário de Informática da Marinha.VI Seminário de Informática da Marinha. 1989. (Seminário).
III Semana da Pedagogia.III Semana da Pedagogia - mesa redonda: "A Informatização na Educação". 1988. (Outra).
XIX Congrasso Nacioal de Informática. XIX Congresso Nacioal de Informática. 1986. (Congresso).
1o. Seminário de Astronomia.1o. Seminário de Astronomia. 1974. (Seminário).
Participação em bancas
Rocha, Saulo Barroso; MONTEIRO, J. E. D.;DRUMMOND, R.. Verticalização da Cadeia Produtiva do Turismo: Uma Abordagem do Grupo EBX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.
DRUMMOND, R.; Rocha, Saulo Barroso; MONTEIRO, J. E. D.. O Customer Relathionship Management em Hotéis Design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.
DRUMMOND, R.. Qualidade no serviço de atendimento ao cliente: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Veiga de Almeida.
DRUMMOND, R.. Proposta de Planejamento da Comunicação de Projetos para Dutos Terrestres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Veiga de Almeida.
DRUMMOND, R.; BIONDI, L.; MONTEIRO, L.. Informática, prática psicológica e subjetividade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida.
DRUMMOND, R.; BIONDI, L.; MONTEIRO, L.. Tolerância a falhas em software. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida.
Orientou
Metonymy Craations - Plano de Emprendimento; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Os cinco sensos da organização: estudo de caso em uma empresa de pneumáticos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
A importância do plano de negócios para a microempresa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Engenharia de Software Baseada em Componentes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Computação gráfica e suas diversas aplicações; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Sistemas para Controle de Eventos Musicais e Shows; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Inteligência Atificial: Aspectos Humanos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Informática, prática psicológica e subjetividade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Tolerância a falhas em software; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Sistema Distribuído de Coordenação de Curso de Computação; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Informática) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Sistema ISO - controle de procedimentos e treinamento ISO 9000; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Sistema de Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Centro Universitário da Cidade; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
SART- Sistema de Armazenamento e Transporte de Material; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
SGVT - Sistema de Gerenciamento de Vale-Transporte; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
SistRad - Sistema de Controle de Serviço Hospitalar de Radiodiagnóstico; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Sistema Modular de Planejamento e Análise do Efetivo do Centro de Triagem dos Correios e Telégrafos; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Sisdime - Sistema de Controle de Distribuição de Medicamentos; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
SySecurity - Sistema de Informatização de Empresas de Segurança; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Transmartins - Sistema de Logística de Transporte Interestadual; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Projeto Keeping - Informatização de revendedora de peças de tratores; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Siso - Sistema de Controle de Consultórios Dentários; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Riovetti - Sistema para Automação de Empresa de Móveis e Equipamentos de Escritórios; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Bergamini de Souza; Creche - Sistema de Controle da Creche-Escola Cachinhos de Ouro; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
SISFARMA - Sistema Gerenciador de Farmácias e Drogarias; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
TERRA, B. R. Cantisano dos S. E. S. R. ; DRUMMOND, R. . O Empreendedorismo e a Inovação Tecnológica. Revista Polêmica , UERJ, v. v.4, p. 21-25, 2002.
-
DRUMMOND, R. ; CARVALHO, L. A. V. ; COSTA, R. M. E. M. ; FACION, J. R. ; NOGUEIRA, S. E. . A Estimulação Cognitiva de Pessoas com Transtorno Autista através de Ambientes Virtuais. Cadernos do IME - UERJ, Rio de Janeiro, v. 13, 2002.
-
DRUMMOND, R. ; COSTA, R. M. E. M. ; CARVALHO, L. A. V. ; WAUKE, A. P. ; GUIMARAES, M. S. . The UFRJ-UERJ Group: Interdisciplinary Virtual Reality Experiments in Neuropsychiatry. Cyberpsychology & Behavior , USA, v. 5, p. 423-432, 2002.
-
DRUMMOND, R. ; Rocha, Saulo Barroso . Plano de Empreendimento. 1. ed. Rio de Janeiro: SESI / Universidade Federal Fluminense, 2011. v. 1. 96p .
-
DRUMMOND, R. ; SOARES, J. A. ; FERLIN, Cláudia . Lições de Informática. 1. ed. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003. v. 1. 276p .
-
DRUMMOND, R. . Tempo de Sonhar - Uma alternativa ao Tempo Digital. Caderno de Cultura do IDEAS, Rio de Janeiro, p. 137 - 141, 01 nov. 2002.
-
DRUMMOND, R. . A Realidade Concreta do Mundo Virtual. Brazilian Business, Rio de Janeiro, p. 30 - 31, 01 maio 2002.
-
DRUMMOND, R. . Uma Ferramenta de Comunicação Corporativa. Brazilian Business, Seção OPINIÃO, p. 48 - 49, 01 nov. 2001.
-
DRUMMOND, R. . Surfando pelo Mundo Lexigráfico. Caderno de Cultura do IDEAS - Instituto de Estudos e Ações Sociais da UniverCidade, Corpo da Revista, p. 72 - 75, 01 out. 2001.
-
DRUMMOND, R. ; COSTA, R. M. E. M. ; CARVALHO, L. A. V. ; VASQUES, M. . Características dos Ambientes Virtuais para a Estimulação Cognitiva de Autistas. In: I Workshop de Realidade Virtual do Lamce - Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (COPPE/UFRJ), 2002, Rio de Janeiro. WRV2002 - I Workshop de Realidade Virtual do Lamce. Rio de Janeiro: Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - COPPE/UFRJ, 2002.
-
DRUMMOND, R. ; COSTA, R. M. E. M. . Ambientes Virtuais para a Estimulação Cognitiva de Autistas. In: 4th SBC Symposium on Virtual Reality, 2001, Florianópolis, Santa Catarina. Proceedings of thr 4th SBC Symposium on Virtual Reality. Florianópolis: UFSC, 2001. v. Único. p. 219-225.
-
DRUMMOND, R. ; COSTA, R. M. E. M. ; CARVALHO, L. A. V. ; WAUKE, A. P. ; GUIMARAES, M. ; AMORIM, A. . Grupo Interdisciplinar de Realidade Virtual em Neurociências. In: XV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - I Workshop de Informática Médica - WIM'2001, 2001, Rio de Janeiro / RJ. XV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - I Workshop de Informática Médica - WIM'2001. Rio de Janeiro/RJ: COPPE/Sistemas - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. v. CD.
-
DRUMMOND, R. . Solução a Dois Grupos de Energia da Equação de Difusão pelo Método de Expansão Polinomial Nodal Multidimensional. In: IV Encontro Nacional de Física de Reatores, 1993, Itaipava. Anais do IV Encontro Nacional de Física de Reatores, 1993.
-
DRUMMOND, R. ; DAMIAO JUNIOR, M. . O USO DO DESENHO NA CLÍNICA INFANTIL NA PSICOTERAPIA JUNGUIANA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DRUMMOND, R. . O uso do desenho na prática clínica junguiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DRUMMOND, R. . TESE DE MESTRADO - Método de Expansão Polinomial Nodal para Solução das Equações Difusão Multigrupo. Instituto Militar de Engenharia, 1983 (Tese de Mestrado).
-
DRUMMOND, R. . Um Método Computacional para Análise de Redes Elétricas. Juiz de Fora/MG: Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, 1980 (Revista Técnica (Engenheiros dez 80)).
-
DRUMMOND, R. . Cálculos Digitais Aplicados à Análise de Redes PERT. Juiz de Fora/MG: Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, 1980 (Revista Técnica (Engenheiros dez 80)).
Outras produções
DRUMMOND, R. ; MEDAWAR, A. C. . Sistema ISO - controle de procedimentos e treinamento ISO 9000. 1998.
DRUMMOND, R. . MamoDose - Cálculo de dose em exames de Mamografia (versão nacional adaptada). 1994.
DRUMMOND, R. ; PEIXOTO, J. E. . Esfera ICRP - Simulação computacional da esfera da ICRP. 1994.
DRUMMOND, R. ; PEIXOTO, J. E. . Slice - Cálculo de atenuação de feixe de radiação em radiodiagnóstico. 1994.
DRUMMOND, R. ; PEIXOTO, J. E. . ADAM (Nacional) - Simulação do corpo humano (sexo masculino) para cálculo de doses em radiodiagnóstico - versão nacional adaptada de software alemão. 1993.
DRUMMOND, R. ; PEIXOTO, J. E. . EVA (Nacional) - Simulação do corpo humano (sexo feminino) para cálculo de doses em radiodiagnóstico - versão nacional adaptada de software alemão. 1993.
DRUMMOND, R. . EPON - Simulação de Reatores Nucleares 2D. 1983.
DRUMMOND, R. . Sistema de Histórico Escolar. 1980.
DRUMMOND, R. . Sistema de Estatística de Vestibular. 1980.
DRUMMOND, R. . Sistema de Controle de Freqüência de Funcionários. 1980.
DRUMMOND, R. . Programa de TV - Dialógos na UniverCidade - Hackers. 2003.
DRUMMOND, R. . Especial Mangueira. 2003.
DRUMMOND, R. . Programa de TV - Dialógos na UniverCidade - O Amor. 2002.
DRUMMOND, R. . Programa de TV - Diálogos na UniverCidade - O Profissional do Futuro. 2001.
DRUMMOND, R. . Programa de TV - Diálogos na UniverCidade - O Bug do Milênio. 1999.
DRUMMOND, R. . Tecnologia, apenas uma ferramenta. 2003 (Entrevista em Caderno de Educação - Jornal Folha Dirigida - RJ) .
Prêmios
2015
Professor Homenageado - MBA Gestão Empreendedora em Educação - Turma EFAP/SP, UFF - SESI - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
2014
Professor Homenageado - MBA Gestão Empreendedora em Educação - Turma Santo André, UFF - SESI - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
2013
Professor Homenageado - MBA Gestão Empreendedora em Educação - Turma Baurú, UFF - SESI - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
2003
Honra ao Mérito - por dedicação e competência, Universidade Veiga de Almeida.
2003
Medalha por tempo de serviço, Universidade Veiga de Almeida.
2001
Honra ao Mérito - por dedicação e competência, Universidade Veiga de Almeida.
Histórico profissional
Experiência profissional
1976 - 1977
10a. Delegacia Regional de EnsinoVínculo: Professor Projeto Minerva, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/1976 - 12/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física (para supletivo de 2o. grau), Matemática (para supletivo de 1o. grau)
2011 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuando nas disciplinas de "Gestão de Pessoas", "Avaliação de Desempenho e Remuneração" e "Comportamento Empreendedor" no curso de Processos Gerenciais (ênfase em Empreendedorismo).
Atuando nas disciplinas de "Empreendedorismo", "Plano de Negócios", "Gestão da Criatividade nas Organizações" e "Organizações Criativas e o Turismo", na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.
Atuando no Programa de Pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo, no curso MBA Gestão Empreendedora (EaD), como professor, tutor e conteudista de Plano de Empreendimentos (livro publicado).
Atuando no curso Sequencial em Empreendedorismo e Inovação (EaD), como professor coordenador da disciplina Criatividade e Atitude Empreendedora.
Atuando no curso Sequencial em Empreendedorismo e Inovação EaD), CEDERJ, como professor coordenador das disciplinas: Criatividade e Atitude Empreendedora, Gestão de Processos e Gestão de Pessoas.
2010 - 2010
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Professor Tutor dos cursos do PPGE-Programa de Pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo
Atividades
-
07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação Tecnológica em Processos Empresariais, ênfase em Empreendedorismo.
-
01/2014
Ensino, Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica, Comportamento Empreendedor, Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho e Remuneração
-
04/2011
Ensino, MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Plano de Empreendimentos
-
01/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo.,Linhas de pesquisa
-
01/2011
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Criatividade nas Organizações
-
01/2011
Ensino, MBA em Gestão Empreendedora, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Plano de Empreendimentos, Estratégia - Tutoria on-line, Negociação - Tutoria on-line, Liderança - Tutoria on-line
1989 - 2010
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando nos cursos de Engenharias, Computação e Gestão.
Atividades
-
08/2009
Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA.,Linhas de pesquisa
-
08/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Sistemas da Informação
-
08/2007
Ensino, Todos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo OnLine (Núcleo de Ensino à Distância)
-
01/2007
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Linguagem I, Planejamento das Instalações
-
01/1994
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Sistemas I, Banco de Dados I, Engenharia de Software, Gerência de Informatização, Gerência de Projetos, Sistemas de Informação
-
03/1989
Ensino, Tecnologia em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de CPD, Análise de Sistemas I, Análise de Sistemas II, Projeto Final, Sistemas de Informação, Sistemas Operacionais I
-
02/2002 - 02/2003
Ensino, Licenciatura em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Sistemas Educacionais
-
12/1993 - 12/1995
Direção e administração, Centro de Ciencias Exatas e de Tecnologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
12/1987 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Exatas e de Tecnologia.,Cargo ou função, Membro do Conselho do DCET.
-
03/1987 - 03/1989
Ensino, Pós-graduação em Análise de Sistemas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Fim de Curso, Análise de Sistemas
2006 - 2007
Centro Universitário CariocaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pró-Reitor Acadêmico, Carga horária: 40
2003 - 2006
Centro Universitário da CidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Pós-Graduação e Extensão, Carga horária: 40
2005 - 2005
Centro Universitário da CidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor da Escola de Negócios, Carga horária: 10
Outras informações:
Direção da Escola de Negócios, ofertando os cursos de Administração, Turismo, Ciências Contábeis, além de cursos de pós-graduação lato sensu, presentes em mais de 20 campis na cidade do Rio de Janeiro, contando com mais de 7.000 alunos e 250 professores.
1997 - 2003
Centro Universitário da CidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor da Escola de C.Exatas e da Computação, Carga horária: 40
Outras informações:
Direção da Escola de Ciências Exatas e da Computação, ofertando os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnologia em Informática, além de cursos de pós-graduação lato sensu (Engenharia de Software, Redes de Computadores, Gestão de Projetos em Tecnologia), presentes em mais de 15 campis na cidade do Rio de Janeiro, contando com mais de 4.500 alunos e 200 professores.
Atividades
-
07/2003
Direção e administração, Pró-Reitoria Acadêmica.,Cargo ou função, Diretor de Pós-Graduação e Extensão.
-
03/2002
Ensino, Docência Superior em Computação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Ensino em Computação, Tecnologias Educacionais Aplicadas ao Ensino de Computação
-
11/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciências Exatas e da Computação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação e Seleção de Docentes.
-
03/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Ciências Exatas e da Computação.,Linhas de pesquisa
-
08/1997
Ensino, Tecnologia em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo - Tópicos Avançados em Processamento de Dados I, Análise de Sistemas II, Análise de Sistemas I
-
07/1997 - 07/2003
Direção e administração, Escola de Ciências Exatas e da Computação.,Cargo ou função, Diretor de Escola.
1982 - 1999
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1997 - 12/1999
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Sistemas
-
03/1982 - 12/1990
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Matemática
1979 - 1981
Curso de Aperfeiçoamento aos Vestibulares Cave LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1979 - 02/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física
1979 - 1981
SOCIEDADE PROPAGADORA ESDEVA ACADEMIA DE COMÉRCIOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1979 - 02/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física
1977 - 1978
Colégio CezasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
04/1977 - 08/1978
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física
1978 - 1980
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Programador Analista, Carga horária: 20
Atividades
-
04/1979 - 03/1980
Estágios , Centro de Processamento de Dados.,Estágio realizado, Programador-Analista.
1983 - 2016
Comissão Naciona de Energia Nuclear /RJVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Engenheiro/Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
1) Lotado na Diretoria de Reatores (Grupo de Neutrônica e Termohidráulica) - de 05/1983 até dez/1985;
2) Lotado na Assessoria Técnica da Diretoria Executiva II - de dez/85 até jan/86;
3) Lotado no Centro de Informações Nucleares de jan/86 até dez/86
4) Lotado na Diretoria de Pesquisa e desenvolvimento, Assessoria Técnica, de 01/1999 até 08/200, e posteriormente no período de 06/2013 até 10/2016 (aposentado em 01/11/2016)
Atividades
-
06/2013 - 10/2016
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, Membro do Escritório de Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - atuando em projetos FINEP e no Projeto do Reator Multipropósito Brasileiro..
-
06/2013 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento.,Linhas de pesquisa
-
01/1999 - 08/2000
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro da Assessoria Técnica.
-
01/1992 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Radioproteção e Dosimetria.,Linhas de pesquisa
-
01/1992 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria.,Serviço realizado, Fiscalização de Instalações de Radiodiagnóstico.
-
01/1992 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria.,Serviço realizado, Desenvolvimento de técnicas/processos para Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico.
-
01/1992 - 12/1998
Treinamentos ministrados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria.,Treinamentos ministrados, Treinamento em Radioproteção - área de Física Médica
-
01/1992 - 12/1998
Treinamentos ministrados , Instituto de Radioproteção e Dosimetria.,Treinamentos ministrados, Treinamento para as Vigilâncias Sanitárias
-
01/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Radioproteção e Dosimetria.,Cargo ou função, membro do Comitê da Qualidade.
-
03/1995 - 02/1996
Direção e administração, Instituto de Radioproteção e Dosimetria.,Cargo ou função, Substituto Eventual do Supervisor.
-
01/1986 - 01/1992
Serviços técnicos especializados , CIN - Centro de Informações Nucleares.,Serviço realizado, Administração de sistema de grande porte 0 ABC Bull.
-
01/1986 - 01/1992
Serviços técnicos especializados , CIN - Centro de Informações Nucleares.,Serviço realizado, Desenvolvimento de competência em Computação Gráfica.
-
01/1986 - 01/1992
Serviços técnicos especializados , CIN - Centro de Informações Nucleares.,Serviço realizado, Implementação de projeto de Automação de Escritórios.
-
01/1986 - 12/1991
Treinamentos ministrados , CIN - Centro de Informações Nucleares.,Treinamentos ministrados, Treinamento Interno para os profissionais de informática e para usuários finais
-
01/1986 - 01/1988
Serviços técnicos especializados , CIN - Centro de Informações Nucleares.,Serviço realizado, Desenvolvimento e manutenção de sotwares científicos.
-
12/1985 - 01/1986
Direção e administração, Diretoria Executiva II.,Cargo ou função, Membro da Assessoria Técnica.
-
12/1985 - 01/1986
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria Executiva II.,Linhas de pesquisa
-
05/1983 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Reatores (Grupo de Neutrônica e Termohidráulica).,Serviço realizado, Desenvolvimento e manutençao de softwares científicos.
-
05/1983 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Reatores (Grupo de Neutrônica e Termohidráulica).,Serviço realizado, Licenciamento de Instalações Nucleares.
2008 - 2009
Fundação Instituto de Pesquisas em GestãoVínculo: Membro do Conselho Curador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Curador
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?