Leoberto de Alcantara Formiga

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1984), graduação em Licenciatura Plena no Curso de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para Disciplinas do Ensino Médio, Habilitações em Computação Aplicada e Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Estadual da Paraíba (2002), Especialização em Engenharia de Irrigação na Universidade Federal da Paraíba (1987) e Especialização em Drenagem de Terras Agrícolas na Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e Doutorado em Engenharia Agrícola - Área de Irrigação e Drenagem, no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (2011). É Professor Titular da Universidade Estadual da Paraíba, com tempo integral. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: computação aplicada, irrigação e drenagem, ciências do meio ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Agrícola

2009 - 2011

Universidade Federal de Campina Grande
Título: INFLUÊNCIA DA ÁGUA DISPONÍVEL DO SOLO EM DOIS CULTIVARES DE MAMONA,NOS PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS DE PRODUÇÃO
Hugo Orlando Carvallo Guerra. Palavras-chave: Irrigação; mamona; deficit hídrico; Sulcos de irrigação; Desinteresse pela disciplina Geografia.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Irrigação e Drenagem.

Mestrado em Engenharia Agrícola

1987 - 1992

Universidade Federal da Paraíba
Título: Efeito da umidade inicial sobre a infiltração da água no solo,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Hamilton Medeiros de Azevedo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: umidade; Solo; água.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Irrigação e Drenagem.

Especialização em Drenagem de Terras Agrícolas

1992 - 1992

Universidade Federal da Paraíba
Título: Não houve

Especialização em Engenharia de Irrigação

1987 - 1987

Universidade Federal da Paraíba
Título: Não Houve
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências do Meio Ambiente

2001 - 2002

Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena no Curso Computação Aplicada

2001 - 2002

Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Engenharia Agrícola

1977 - 1984

Universidade Federal da Paraíba

Formação complementar

2020 - 2020

Mapeamento e processamento de imagens com Drones .. (Carga horária: 24h). , Hexafly - Drones e Vants, HEXAFLY, Brasil.

2018 - 2018

Contratação e fiscalização de obras e serviços de engenharia. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, IBRAOP, Brasil.

2018 - 2018

Drone: eficiência no controle de obras. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, IBRAOP, Brasil.

2018 - 2018

Licitação nas estatais e obras públicas. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, IBRAOP, Brasil.

2018 - 2018

Dimensionamento e composição de custos de coleta de RSU. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, IBRAOP, Brasil.

2010 - 2010

Fundamentals of Soil and Plant Physical Mearuremen. (Carga horária: 6h). , Braseq Brasileira de Equipamentos Ltda, BRASEQ, Brasil.

2010 - 2010

Curso Completo de Contratos Administrativos e sua. (Carga horária: 32h). , Vianna & Consultores Associados Ltda, VIANNA, Brasil.

2007 - 2007

Contratos Administrativos. (Carga horária: 8h). , NDJ Simpósios e Treinamentos Ltda., NDJ, Brasil.

2007 - 2007

Fiscalização de Contratos e Gestão da Planilha de. (Carga horária: 24h). , Fundação Médica Educacional Prof. Teixeira, FUMTEX, Brasil.

2006 - 2006

Licitações e Contratos Públicos. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2004 - 2004

A Prática Docente no Ensino Superior Como Objeto d. (Carga horária: 9h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.

2004 - 2004

Pesquisa Qualitativa Crítica Em Ciências Sociais. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.

1998 - 1998

Curso Técnico de Hardware de Micros. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1995 - 1995

Usando a Internet na Obtenção de Um Diferencial no. (Carga horária: 30h). , Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, PAQTC-PB, Brasil.

1995 - 1995

Introdução à Internet e Às Redes Tcp Ip. (Carga horária: 30h). , Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, PAQTC-PB, Brasil.

1995 - 1995

Curso Prático de Dimensionamento de Sistemas Hidrá. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

1992 - 1992

Curso de Formulação de Rações e Misturas Minerais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1990 - 1990

Capacitação e Gestão de Projetos de Irrigação Para. (Carga horária: 180h). , Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE, Brasil.

1990 - 1990

Computação. (Carga horária: 68h). , Curso Datacenter Informática Ltda, DATACENTER, Brasil.

1989 - 1989

Custos e Contabilidade na Agropecuária. (Carga horária: 100h). , Iob Curso de Legislação Empresarial, IOB, Brasil.

1985 - 1985

Extensão universitária em Curso de Elaboração de Projetos de Pequena Irrigaç. , Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE, Brasil.

1984 - 1984

I Curso de Prevenção e Combate da Salinidade do So. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1984 - 1984

1º Curso de Irrigação e Drenagem. (Carga horária: 240h). , Secretaria de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, SRH-PB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Irrigação e Drenagem.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Ensino da Computação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Meio Ambiente.

Participação em eventos

III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - SEMEX.Utilização da Meteorologia Agrícola como meio de mitigar os efeitos causados à saúde das pessoas pelo uso inadequado da irrigação nas lavouras dos agricultores familiares de Lagoa Seca ? PB. 2019. (Seminário).

III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - SEMEX.Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB.. 2019. (Seminário).

XXVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019.ESTUDO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE IPÊS PARA FINS DE REFLORESTAMENTO COM O USO DE ESTERCO BOVINO NA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO. 2019. (Encontro).

II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERITÁRIA - SEMEX.Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB.. 2018. (Seminário).

XVII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas. 2018. (Simpósio).

XXV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018.SISTEMA DE CONSÓRCIO DO CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) COM O FEIJÃO CAUPI. 2018. (Encontro).

XXIV ENCONTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2017.DIFERENTES TURNOS DE REGA NA IRRIGAÇÃO DO CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL. 2017. (Encontro).

XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA 2016.ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO CRAMBE (Crambe abyssinica H.) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO. 2016. (Encontro).

XXII ENCONTO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA 2015. EFEITO DA ÁGUA DISPONIVEL DO SOLO E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO CRAMBE (Crambe abyssinica) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO. 2015. (Congresso).

XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB. ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO GIRASSOL IRRIGADO NO AGRESTE PARAIBANO. 2014. (Congresso).

V CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UEPB. EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO HÍBRIDO DE GIRASSOL HÉLIO 360 SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO. 2013. (Congresso).

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB.EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO HÍBRIDO DE GIRASSOL HÉLIO 360 SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO. 2013. (Encontro).

IV CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEPB. CULTIVAR DE GIRASSOL EMBRAPA 122 V 2000 CONDUZIDA COM FERTILIZAÇÃO QUÍMICA E SUBMETIDA À IGUAL CONTEÚDO DE ÁGUA. 2012. (Congresso).

XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB.CULTIVAR DE GIRASSOL EMBRAPA 122 V 2000 CONDUZIDA COM FERTILIZAÇÃO QUÍMICA E SUBMETIDA À IGUAL CONTEÚDO DE ÁGUA. 2012. (Encontro).

4° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel/7 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Influência do déficit hídrico na cultura da mamona em solos da Microrregião de Lagoa Seca-PB.. 2010. (Congresso).

II Congresso de Pós-Graduação da UEPB. CULTIVARES DE MAMONA SUBMETIDAS A DIFERENTES CONTEÚDOS DE ÁGUA EM SOLOS DA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA-PB. 2010. (Congresso).

I Jornada de Geografia da UEPB.I Jornada de Geografia da UEPB. 2004. (Outra).

55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).

Mostra UEPB - 15 anos Estadual. 2002. (Outra).

3 Seminário Internacional de Software e Design. 2001. (Seminário).

WORKSHOP - EDUCAÇÃO BÁSICA E SOCIEDADE TECNOLÓGICA. 1998. (Outra).

XXVI CONBEA - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. XXVI CONBEA - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 1997. (Congresso).

1 ENCONTRO PARAIBANO DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 1996. (Encontro).

II FEIRA INTEGRADA DE GRADUAÇÃO - FIGRAD. 1996. (Outra).

O DESAFIO DA QUALIDADE TOTAL NA EDUCAÇÃO.O DESAFIO DA QUALIDADE TOTAL NA EDUCAÇÃO. 1995. (Seminário).

O Desafio da Qualidade Total na Educação. 1995. (Oficina).

- III Encontro de Pesquisa e Extensão Agropecuária do Estado da Paraíba. 1988. (Encontro).

V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB.V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB. 1988. (Encontro).

Encontro de Experimentação Agropecuária em Áreas Irrigadas e Áreas Secas. 1985. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa e Extensão Agropecuária da Paraíba. 1985. (Encontro).

Encontro de Experimentação Agropecuária em Áreas Irrigadas e Áreas Secas. 1984. (Congresso).

I Seminário Sobre a Seca no Nordeste. 1983. (Seminário).

I Encontro Sobre Política Científica e Tecnológica. 1981. (Encontro).

I Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola. 1981. (Outra).

I Seminário de Engenharia Agrícola. 1981. (Seminário).

9 Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 1979. (Congresso).

I Ciclo de Estudos de Engenharia Agrícola. 1979. (Outra).

Seminário sobre Tecnologia Endógena. 1978. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Susane Ribeiro

NASCIMENTO, R. do; FARIAS, S. A. R.;FORMIGA, Leoberto de Alcantara; LACERDA, ROGÉRIO D. DE; LOPES, R. M. B. P.. Níveis diferentes de nitrogênio, boro e irrigação avaliando o desenvolvimento e produção para o girassol. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: MARIO SERGIO DE ARAUJO

GUERRA, H. O. C.; LACERDA, ROGÉRIO D. DE;FORMIGA, LEOBERTO DE A.. Efeito do déficit hídrico e de nitrogênio na cultura do girassol no semiárido brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Susane Ribeiro

NASCIMENTO, R. do; FARIAS, S. A. R.;FORMIGA, LEOBERTO DE A.; LACERDA, ROGÉRIO D. DE. Interação entre a fertilização mineral e diferentes níveis de reposição de água no comportamento do girassol. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Manoel Morais da Silva Neto

FORMIGA, Leoberto de Alcantara; SOARES, J. A. S.; SANTOS, S. A. dos. TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO: UM ESTUDO DESCRITIVO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: JOANA BORGES DE MEDEIROS NETA

SILVA, A. S. da;FORMIGA, Leoberto de Alcantara; SANTOS, J. R.. BENEFÍCIOS DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CARSO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS EM CAMPINA GRANDE-PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Dagnaldo Martins Frazão

SILVA, A. S. da;FORMIGA, Leoberto de Alcantara; MARTINS, N. do. Endomarketing: um estudo aplicado à UEPB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Giliane Aparecida Vicente da Silva Souza

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Influênca de adubo foliar agroecológico na cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L.). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: LEYGSON ALVES RIBEIRO

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. EFEITO DA ÁGUA DISPONÍVEL DO SOLO NAS VARIÁVEIS DE CRESCIMENTO DA MAMONA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Jean Pierre Cordeiro Ramos

FORMIGA, LEOBERTO DE A.; ARAUJO, M. S.; OLIVEIRA, S. J. C.. Produção de fitomassa dos cultivares BRS Nordestina e BRS Paraguaçu submetidas a diferentes níveis de água no solo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Banca examinadora do processo seletivo para contratação de professor por prazo determinado - Edital 001/2011. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

QUEIROZ, M. F.;FORMIGA, Leoberto de Alcantara; CORREA, E. B.. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente do Prof. MARIO SERGIO DE ARAUJO. 2019. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente do Professor Dr.Francisco José Loureiro Marinho. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente do Professor Mario Sergio Araujo. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, LEOBERTO DE A.. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente da Professora Dra. Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente do Professor Messias Firmino Queiroz. 2010. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente do Professor Geraldo Correia Guedes. 2010. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente da Professora Emilia Maria Ferreira Gomes. 2010. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Banca Examinadora do Processo de Avaliação para a Progressão Funcional Docente da Professora Maria do Socorro Bezerra Duarte. 2010. Universidade Estadual da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Comissão de para o Curso de Mestrado em Engenharia Agrícola, área de concentração em Irrigação e Drenagem. 1989. Universidade Federal da Paraíba.

FORMIGA, Leoberto de Alcantara. Comissão para Elaborar Normas para Disciplinar o Ingresso de Alunos Especiais no Curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola. 1988. Universidade Federal da Paraíba.

Orientou

Alison Batista da Silva

ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO CRAMBE (Crambe abyssinica H; ) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMI ÁRIDO; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Adriele Carlos Diniz

Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB; ; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Paraíba; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

BEATRIZ MARTINS DE MELO COUTO

Utilização da Meteorologia Agrícola como meio de mitigar os efeitos causados à saúde das pessoas pelo uso inadequado da irrigação nas lavouras dos agricultores familiares de Lagoa Seca ? PB; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Paraíba; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Raquel Helen Cavalcanti Cruz

Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Paraíba; Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

JOSÉ EWERTON PEREIRA BARROS

Ensino Técnico Mirim; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Paraíba; Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Manoel Morais da Silva Neto

Transferências voluntárias da União: Um estudodescrito na Universidade Estadual da Paraíba; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

GERALDO CORREIA GUEDES

PRODUÇÃO DA MAMONA IRRIGADA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO COM ENFASE) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Angélica de Lucena Nóbrega

Orçamento público: uma análise da evolução orçamentária da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão e Auditoria Públ) - Instituto de Educação Superior da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Maria Margareth Soares Falcão

Gestão ambiental - Arborização urbana: um estudo de caso; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Análise Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Maria da Glória Silva Pereira

Lixão no mutirão de Campina Grande - uma abordagem sócio-ambiental; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Análise Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Sérgio Ricardo da Costa Simplício

A cultura e a industrialização da Mandioca (manihot esculenta crantz) no município de Lagoa Seca-PB; 1997; 74 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Regionalização e Análise Regional) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Leygson Ribeiro Alves

Efeito da água disponível no solo nas variáveis de crescimento da mamona; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Fabiana Alves da Silva

Análise ambiental do desmatamento no município de Soledade-PB; 2003; 24 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

PEDRO ATAÍDE DA SILVA

Estudo da batatinha e sua importância econômica para o município de Esperança-PB; 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

José Rinaldo Filho

Impactos causados pelo rejeito de dessalinizadores no solo do município de Riacho de Santo Antônio-PB; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Paulo Falcão de Araújo Filho

O comércio informal no centro de Campina Grande-PB: uma estratégia de sobrevivência?; 2002; 24 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Robson Gomes Oliveira

O desinteresse dos alunos da 5ª e 6ª séries do ensino fundamental na disciplina de geografia; 2002; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Vitória Saskia Ferreira Barroso

ESTUDO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE IPÊS PARA FINS DE REFLORESTAMENTO COM O USO DE ESTERCO BOVINO NA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

DIEGO DE ALBUQUERQUE COELHO

SISTEMA DE CONSÓRCIO DO CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) COM O FEIJÃO CAUPI; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Alison Batista da Silva

DIFERENTES TURNOS DE REGA NA IRRIGAÇÃO DO CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Alison Batista da Silva

ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO CRAMBE (Crambe abyssinica H; ) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Alison Batista da Silva

TITULO DO PROJETO: EFEITO DA ÁGUA DISPONIVEL DO SOLO E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO CRAMBE (Crambe abyssinica) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Jorge Costa de Araujo

ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO GIRASSOL IRRIGADO NO AGRESTE PARAIBANO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Jorge Costa de Araujo

EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO HÍBRIDO DE GIRASSOL HÉLIO 360 SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Leygson Ribeiro Alves

VARIEDADES DE GIRASSOL: EMBRAPA 122 V 2000 E CRIOULA SUBMETIDAS A DIFERENTES CONTEÚDOS DE ÁGUA DO SOLO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Meiry Cristina Vital do Ó Cruz

VARIEDADES DE GIRASSOL: EMBRAPA 122 V 2000 E CRIOULA SUBMETIDAS A DÉFICIT DE ÁGUA EM DIFERENTES FASES FENOLÓGICOS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Jean Pierre Cordeiro Ramos

VARIEDADES DE GIRASSOL: EMBRAPA 122 V 2000 E CRIOULA CONDUZIDAS COM FERTILIZAÇÃO QUÍMICA E SUBMETIDA À IGUAL CONTEÚDO DE ÁGUA (100% DE ÁGUA DISPONÍVEL); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Thyago Augusto Medeiros Lira

Cultivares BRS 149 e 188 (Nordestina e Paraguaçu) submetidas a diferentes conteúdos de água do solo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Filipe Travassos Montenegro

Cultivar BRS 149 (Nordestina) submetida a diferentes conteúdos de água do solo em diferentes fases fenológicas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Leygson Ribeiro Alves

Cultivar BRS 188 (Paraguaçu) conduzida com fertilização química e submetida a diferentes conteúdos de água e, matéria orgânica no solo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Jean Pierre Cordeiro Ramos

Cultivar BRS Energia conduzida com diferentes doses e fontes de matéria orgânica, sem fertilização química, com e sem cobertura morta do solo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Débora Clementino dos Santos

Influencia do Déficit Hídrico na Cultura da Mamona em Solos da Microrregião de Lagoa Seca-PB; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em agropecuária) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Adriele Carlos Diniz

Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Adriele Carlos Diniz

CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA PARA AS COMUNIDADES DA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA ? PB; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Lamirys Gonçalo

Utilização da Meteorologia Agrícola como meio de mitigar os efeitos causados à saúde das pessoas pelo uso inadequado da irrigação nas lavouras dos agricultores familiares de Lagoa Seca ? PB; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroindústria) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Adriele Carlos Diniz

Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

JOSÉ EWERTON PEREIRA BARROS

Ensino técnico mirim; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em agropecuária) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Raquel Helen Cavalcanti Cruz

CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA PARA AS COMUNIDADES DA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA ? PB; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

JOSÉ EWERTON PEREIRA BARROS

Ensino Técnico Mirim; 2016; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Raquel Helen Cavalcanti Cruz

INFORMÁTICA BÁSICA PARA AS COMUNIDADES DA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA ? PB; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

JOSÉ EWERTON PEREIRA BARROS

Ensino Técnico Mirim; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Raquel Helen Cavalcanti Cruz

INFORMÁTICA BÁSICA PARA AS COMUNIDADES DA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA ? PB; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Leoberto de Alcantara Formiga;

Produções bibliográficas

  • DANTAS DE LACERDA, ROGÉRIO ; SERGIO ARAUJO, MARIO ; DE ALCANTARA FORMIGA, LEOBERTO ; DANTAS NETO, JOSÉ ; ORLANDO CARVALLO GUERRA, HUGO ; ALVES DE SOUSA, JORGE . PRODUTIVIDADE E TEOR DE ÓLEO DO GIRASSOL SUBMETIDO A DIFERENTES NÍVEIS DE AGUA E NITROGÊNIO NO SOLO. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 11, p. 1358-1363, 2017.

  • FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; GUERRA, HUGO O. C. ; LACERDA, R. D. ; SILVA, J. E. B. ; ARAUJO, M. S. . EFEITO DA ÁGUA DISPONÍVEL DO SOLO NO DESENVOLIMENTO DE DOIS CULTIVARES DE MAMONA, NOS PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS. Engenharia Agrícola (Online) , v. 34, p. 1128-1138, 2014.

  • SILVA, JOSÉ E. B. DA ; GUERRA, HUGO O. C. ; LACERDA, ROGÉRIO D. DE ; BARROS JÚNIOR, GENIVAL ; FORMIGA, LEOBERTO DE A. . Produção e qualidade do fruto da mamona em semeio e rebrote sob estresse hídrico fenológico. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 17, p. 1167-1172, 2013.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; PINTO, Fabrício Targino de Arruda . Estudo e mapeamento de várzeas irrigáveis nas margens do rio piranhas em Sousa-PB, através de fotografias aéreas e imagens de satélites. Anais do V Encontro de Iniciação Científica da Uepb, Campina Grande - PB, v. 1, n.1, 1998.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; AZEVEDO, Hamilton Medeiros de ; CARVALLO, Hugo Orlando . Características da infiltração em três solos do perímetro irrigado de São Gonçalo-PB. Anais do Xxvi Conbea, Campina Grande - PB, 1997.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; BARRETO, Aurelir Nobre . Introdução e avaliação técnico-econômica no manejo de irrigação por bacias em nível. Seminário de Tecnologia Agropecuária Inovadora Para o Nordeste, Fortaleza - CE, v. 1, n.1, p. 45-45, 1986.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; Guerra, Hugo Orlando Carvallo ; Lacerda, Rogério Dantas De ; Silva, Everardo Barbosa Da ; Araújo, Mário Sérgio . EFEITO DA ÁGUA DISPONÍVEL DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DE DOIS CULTIVARES DE MAMONA, NOS PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS: DÉFICIT HÍDRICO NA CULTURA DA MAMONA EM DOIS CICLOS: SEMEIO E REBROTA. In: Robson José de Oliveira. (Org.). Extensão Rural Em Foco: Apoio À Agricultura Familiar, Empreendedorismo E Inovação. 1ed.Guarujá-SP: Editora Científica Digital, 2020, v. 1, p. 255-262.

  • ALMEIDA, F. R. ; ALMEIDA, L. C. ; LACERDA, R. D. ; CARVALLO, Hugo Orlando ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara . Acumulo de fitomassa na mamoneira em diferentes níveis de reposição de água de irrigação ? condições de campo. In: VI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2009, Campina Grande. Anais do VI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2009.

  • LACERDA, R. D. ; ALMEIDA, L. C. ; SILVA, J. E. B. ; CARVALLO, Hugo Orlando ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara . Crescimento da mamoneira BRS 188 Paraguaçu sob condições de déficit hídrico e matéria orgânica do solo. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Petrolina. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ALVES, L. R. ; LIRA, T. A. M. ; MONTENEGRO, F. T. ; LACERDA, R. D. ; GUERRA, H. O. C. . Influência do déficit hídrico na cultura da mamona em solos da Microrregião de Lagoa Seca-PB. In: 4° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel/7 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, Belo Horizonte. Biodiesel - Inovação tecnológica e qualidade. Lavras: UFLA, 2010. v. 01. p. 481-482.

  • FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; BARROSO, V. S. F. . ESTUDO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE IPÊS PARA FINS DE REFLORESTAMENTO COM O USO DE ESTERCO BOVINO NA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO. In: XXVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019, 2019, Campina Grande. XXVI ENIC - Desafios e Perspectivas da pesquisa Técnico-Científica na Contemporaneidade. Campina Grande: EDUEPB, 2019. v. 1. p. 402-402.

  • FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; COELHO, D. A. . SISTEMA DE CONSÓRCIO DO CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) COM O FEIJÃO CAUPI. In: XXV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018, 2018, Campina Grande. XXV ENIC - Sociedade, Educação, Ciência e Tecnologia. Campina Grande: EDUEPB, 2018. v. 1. p. 350-350.

  • FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; SILVA, A. B da . DIFERENTES TURNOS DE REGA NA IRRIGAÇÃO DO CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL. In: XXIV ENCONTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2017, 2017. Ciência, Tecnologia e Inclusão Social. Campina Grande: EDUEPB. v. 1. p. 292-292.

  • FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; SILVA, A. B da . ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA H.) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMI ÁRIDO. In: XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA 2016, 2016, Campina Grande. XXIII ENIC - Desafios e perspectivas da integração Iniciação Científica/Graduação-Pós Graduação. Campina Grande: EDUEPB, 2016. v. 1. p. 256-256.

  • FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; SILVA, A. B da . EFEITO DA ÁGUA DISPONIVEL DO SOLO E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO CRAMBE (Crambe abyssinica) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO. In: XXII ENCONTO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA 2015, 2015, Campina Grande. XXII ENCONTO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA 2015 - Ciência e tecnologia para o desenvolvimento. Campina Grande, 2015. v. 1. p. 254-254.

  • FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; ARAUJO, J. C. . ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO GIRASSOL IRRIGADO NO AGRESTE PARAIBANO. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB, 2014, Campina Grande. XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB - Pesquisa e sociedade, interações e desafios. Campina Grande, 2014. v. 1. p. 281-281.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ARAUJO, J. C. . EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO HÍBRIDO DE GIRASSOL HÉLIO 360 SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO. In: IV CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB, 2013, CAMPINA GRANDE. IV CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB, 2013.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ALVES, L. R. ; RAMOS, J. P. C. ; Cruz, Meiry Cristina V. do Ó ; CARNEIRO, G. L. . FERTILIZAÇÃO NITROGENADA DO GIRASSOL SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO. In: IV CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB, 2012, CAMPINA GRANDE. IV CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB, 2012.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; LIRA, T. A. M. ; MONTENEGRO, F. T. ; ALVES, L. R. . INFLUÊNCIA DO DÉFICIT HÍDRICO, DO MANEJO DO SOLO E NUTRIÇÃO NA CULTURA DA MAMONA EM SOLOS DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB.. In: XVI Encontro de Iniciação Científica da UEPB, 2010, Campina Grande. Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica da UEPB. Campina Grande: PRPGP, 2010. v. 01. p. 122-122.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; AZEVEDO, Hamilton Medeiros de ; CARVALLO, Hugo Orlando . Efeito da umidade inicial sobre a infiltração da água no solo. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, Piracicaba - SP, v. 1, n.1, p. 45-45, 1997.

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ARAUJO, J. C. . EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO HÍBRIDO DE GIRASSOL HÉLIO 360 SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; RAMOS, J. P. C. ; LACERDA, ROGÉRIO D. DE ; CARVALLO, Hugo Orlando ; ARAUJO, M. S. . CULTIVAR DE GIRASSOL EMBRAPA 122 V 2000 SUBMETIDO A DIFERENTES NÍVEIS DE ÁGUA E ADUBAÇÃO BÓRICA NO SOLO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; Cruz, Meiry Cristina V. do Ó ; LACERDA, ROGÉRIO D. DE ; CARVALLO, Hugo Orlando ; ARAUJO, M. S. . SUSTENTABILIDADE HÍDRICA E FERTILIZAÇÃO DA CULTURA DO GIRASSOL PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA-PB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ALVES, L. R. ; LACERDA, ROGÉRIO D. DE ; CARVALLO, Hugo Orlando ; ARAUJO, M. S. . CULTIVAR DE GIRASSOL EMBRAPA 122 V 2000 CONDUZIDA COM FERTILIZAÇÃO QUÍMICA E SUBMETIDA À IGUAL CONTEÚDO DE ÁGUA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, J. P. C. ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; LACERDA, R. D. ; GUERRA, H. O. C. ; ARAUJO, M. S. . CULTIVAR DE GIRASSOL EMBRAPA 122 V 2000 SUBMETIDO A DIFERENTES NÍVEIS DE ÁGUA E ADUBAÇÃO BÓRICA NO SOLO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, L. R. ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; LACERDA, R. D. ; ARAUJO, M. S. ; GUERRA, H. O. C. . CULTIVAR DE GIRASSOL EMBRAPA 122 V 2000 CONDUZIDA COM FERTILIZAÇÃO QUÍMICA E SUBMETIDA À IGUAL CONTEÚDO DE ÁGUA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cruz, Meiry Cristina V. do Ó ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; LACERDA, R. D. ; ARAUJO, M. S. ; GUERRA, H. O. C. . SUSTENTABILIDADE HÍDRICA E FERTILIZAÇÃO DA CULTURA DO GIRASSOL PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA-PB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ALVES, L. R. ; LIRA, T. A. M. ; MONTENEGRO, F. T. ; LACERDA, R. D. ; GUERRA, H. O. C. . Influência do déficit hídrico na cultura da mamona em solos da Microrregião de Lagoa Seca-PB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; CIRINO, C. G. ; MONTENEGRO, F. T. . Informática básica para a comunidade rural de Lagoa Seca-PB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIRA, T. A. M. ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; LACERDA, R. D. ; SILVA, J. E. B. ; ARAUJO, M. S. . CULTIVARES DE MAMONA SUBMETIDAS A DIFERENTES CONTEÚDOS DE ÁGUA EM SOLOS DA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA-PB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; MONTENEGRO, F. T. ; SILVA, J. E. B. ; LACERDA, R. D. ; GUERRA, H. O. C. ; BARROS JUNIOR, G. . DÉFICIT DE ÁGUA NA CULTURA DA MAMONA EM DIFERENTES ESTADOS FENOLÓGICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, L. R. ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; LACERDA, R. D. ; SILVA, J. E. B. ; ARAUJO, M. S. . CULTIVO DA MAMONA COM ADUBAÇÃO QUÍMICA E ORGÂNICA COM DIFERENTES CONTEÚDOS DE ÁGUA DISPONÍVEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, J. P. C. ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; LACERDA, R. D. ; SILVA, J. E. B. ; GUERRA, H. O. C. ; ARAUJO, M. S. . ESTUDO DA FITOMASSA DA MAMONEIRA COM VARIAÇÃO DOS TEORES DE ÁGUA DISPONÍVEL NO SOLO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, R. D. ; SILVA, J. E. B. ; GUERRA, H. O. C. ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara . Crescimento da mamoneira BRS 188 Paraguaçu sob condições de déficit hídrico e matéria orgânica do solo 2009 (Anais).

  • ALMEIDA, F. R. dos S. ; ALMEIDA, L. C. ; LACERDA, R. D. ; GUERRA, H. O. C. ; FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; SILVA, V. F. . Acumulo de fitomassa na mamoneira em diferentes níveis de reposição de água de irrigação ? condições de campo 2009 (Anais).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ARAUJO, Aurea Ramos . I Encontro Paraibano de Administração da Educação. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 1996 (Anais).

  • FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; ARAÚJO, Aurea Ramos . Seminário: O Desafio da qualidade total na educação. Campina Grande: Assessoria de Intercâmbio Universitário da UEPB, 1995 (Anais).

Outras produções

FORMIGA, LEOBERTO DE A. . Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORMIGA, Leoberto de Alcantara ; BARROSO, V. S. F. . ESTUDO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE IPÊS PARA FINS DE REFLORESTAMENTO COM O USO DE ESTÊRCO BOVINO NA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO. 2019. (Relatório de pesquisa).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. . Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. . Utilização da Meteorologia Agrícola como meio de mitigar os efeitos causados à saúde das pessoas pelo uso inadequado da irrigação nas lavouras dos agricultores familiares de Lagoa Seca ? PB.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; COELHO, D. A. . SISTEMA DE CONSÓRCIO DO CRAMBE (Crambe abyssinica) COM O FEIJÃO CAUPI .. 2018. (Relatório de pesquisa).

FORMIGA, Leoberto de Alcantara . Curso de Informática básica para as comunidades da Microrregião de Lagoa Seca ? PB.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. . Ensino Técnico Mirim. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; SILVA, A. B da . DIFERENTES TURNOS DE REGA NA IRRIGAÇÃO DO CRAMBE (Crambe abyssinica) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL. 2017. (Relatório de pesquisa).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. . CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA PARA AS COMUNIDADES DA MICRORREGIÃO DE LAGOA SECA ? PB.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. . Ensino Técnico Mirim. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; SILVA, A. B da . ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO CRAMBE (Crambe abyssinica H.) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO. 2016. (Relatório de pesquisa).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; SILVA, A. B da . TITULO DO PROJETO: EFEITO DA ÁGUA DISPONIVEL DO SOLO E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO CRAMBE (Crambe abyssinica) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO. 2015. (Relatório de pesquisa).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; ARAUJO, J. C. . ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO GIRASSOL IRRIGADO NO AGRESTE PARAIBANO. 2014. (Relatório de pesquisa).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. ; ARAUJO, J. C. . EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO HÍBRIDO DE GIRASSOL HÉLIO 360 SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO. 2013. (Relatório de pesquisa).

FORMIGA, LEOBERTO DE A. . FERTILIZAÇÃO ORGÂNICA DO GIRASSOL SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMI ÁRIDO.. 2012. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    ESTUDO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE IPÊS PARA FINS DE REFLORESTAMENTO COM O USO DE ESTÊRCO BOVINO NA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO, Descrição: Este trabalho estudará a influencia da utilização de diferentes proporções de esterco bovino na composição do substrato sobre o crescimento e a qualidade das mudas de Ipê amarelo (Tabebuia serratifolia (Vahl) Nich.), Ipê branco (Tabebuia róseo-alba (Ridl.) Sandwith) e Ipê roxo (Tabebuia heptaphylla (Vell.) Toledo) produzidas em sacos plásticos de 14 x 20 cm. O ensaio será conduzido em blocos ao acaso, analisando cinco tratamentos (diferentes proporções de esterco na composição do substrato: 0, 15, 30, 45 e 60%), compostos por três repetições e 10 plantas por parcela. Ao longo do processo de produção, serão realizadas avaliações, de 20 em 20 dias, a partir de 40 dias após a semeadura, que consistirão em medições da altura da parte aérea (H) e diâmetro de coleto (DC). Na avaliação a ser realizada aos 120 dias após a semeadura, além da altura e diâmetro do coleto, serão avaliadas a matéria seca da parte aérea e a matéria seca do sistema radicular. Por meio dos parâmetros avaliados, serão calculados índices de qualidade de mudas florestais. O experimento será desenvolvido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, localizado no Sítio Imbaúba, zona rural, município de Lagoa Seca - PB, Agreste Paraibano. As necessidades hídricas diárias da cultura serão determinadas através do balanço de água no solo obtido por medições diárias, utilizando-se a técnica do Tanque Evaporimétrico "Classe A". Os dados serão analisados estatisticamente utilizando-se o programa SISVAR ? ESAL - Lavras/MG, através do qual será feita a analise de variância aplicando-se o teste de Tukey para a comparação das medias dos tratamentos e análise de regressão para os fatores quantitativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / VITORIA SASKIA FERREIRA BARROSO - Integrante.

  • 2017 - 2018

    SISTEMA DE CONSÓRCIO DO CRAMBE (Crambe abyssinica) COM O FEIJÃO CAUPI, Descrição: Este trabalho estudou o consórcio da cultura do Crambe (Crambe abyssinica) com o feijão caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] em condições de campo. O experimento foi desenvolvido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, localizado no Sítio Imbaúba, zona rural, município de Lagoa Seca - PB, Agreste Paraibano. As necessidades hídricas diárias da cultura foram determinadas através do balanço de água no solo obtido por medições diárias, utilizando-se a técnica do Tanque Evaporímetro "Classe A". O ensaio foi conduzido em blocos ao acaso com três repetições e quatro tratamentos, em esquema fatorial 3 x 4, sendo são eles: T1 - (C100%) crambe monocultivo; T2 - (FC100%) feijão caupi monocultivo; T3 - (C75% + FC25%) 3 fileiras de girassol + 1 fileira de feijão caupi, T4 - (C50% + FC50%) 2 fileiras de girassol + 2 fileiras de feijão caupi; T5 - (C25% + FC75%) 1 fileira de girassol + 3 fileiras de feijão caupi. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando-se o programa SISVAR ? ESAL - Lavras/MG, através do qual será feita a analise de variância aplicando-se o teste de Tukey para a comparação das medias dos tratamentos e análise de regressão para os fatores quantitativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / DIEGO DE ALBUQUERQUE COELHO - Integrante.

  • 2016 - 2017

    DIFERENTES TURNOS DE REGA NA IRRIGAÇÃO DO CRAMBE (Crambe abyssinica) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL, Descrição: Este trabalho estudou o manejo da cultura do crambe (Crambe abyssinica H.) em condições de campo, visando à otimização do uso da água e da adubação orgânica, sobre seu crescimento/desenvolvimento, produção e qualidade do seu produto final para produção de biodiesel. O experimento foi desenvolvido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, localizado no Sítio Imbaúba, zona rural, município de Lagoa Seca - PB, Agreste Paraibano. As necessidades hídricas diárias da cultura foram determinadas através do balanço de água no solo obtido por medições diárias, utilizando-se a técnica do Tanque Evaporimétrico "Classe A". O ensaio foi conduzido com o cultivar de crambe FMS Brilhante submetido a três turnos de rega: 1, 2 e 3 dias, com quatro repetições cada e adubação com 30 t ha-1 de estêrco bovino. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando-se o programa SISVAR ? ESAL - Lavras/MG, através do qual foi feita a análise de variância aplicando-se o teste de Tukey para a comparação das medias dos tratamentos e análise de regressão para os fatores quantitativos. Verificou-se que os fatores de crescimento da cultura como Altura da planta, Diâmetro do caule, Área foliar, Número de ramos, Número de cápsulas, Fitomassa, Peso de 1000 grãos e Produtividade, foram influenciadas pelos diferentes turnos de rega usados na irrigação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / Alison Batista da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO CRAMBE (Crambe abyssinica H.) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / Alison Batista da Silva - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2015

    EFEITO DA ÁGUA DISPONIVEL DO SOLO E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO CRAMBE (Crambe abyssinica) PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMIÁRIDO, Descrição: Este trabalho estudou o manejo da cultura do crambe (Crambe abyssinica) em condições de campo, visando à otimização do uso da água e da adubação nitrogenada, sobre seu crescimento/desenvolvimento, produção e qualidade do seu produto final para produção de biodiesel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / Alison Batista da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ADUBAÇÃO ORGÂNICA DO GIRASSOL IRRIGADO NO AGRESTE PARAIBANO, Descrição: Estudar diferentes aspectos do manejo do Girassol em condições de campo, visando à otimização do uso da água e o efeito da incorporação da matéria orgânica na dinâmica do manejo da água, bem como o rendimento desta cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / Jorge Costa de Araujo - Integrante.

  • 2012 - 2013

    EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO HÍBRIDO DE GIRASSOL HÉLIO 360 SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO, Descrição: Fornecer subsídios aos agricultores no que diz respeito às variedades do girassol mais viável para o cultivo; as recomendações de adubação mais adequadas para as variedades do girassol, em um dado tipo de solo, o que poderá favorecer uma maior produtividade com maior rentabilidade para as mesmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / Jorge Costa de Araujo - Integrante.

  • 2011 - 2012

    FERTILIZAÇÃO ORGÂNICA DO GIRASSOL SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL NO SEMI ÁRIDO., Descrição: O trabalho estudou diferentes aspectos do manejo do Girassol em condições de campo, visando à otimização do uso da água, o efeito da incorporação da matéria orgânica, além do efeito da cobertura do solo na dinâmica do manejo da água, bem como o rendimento desta cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador / Leygson Ribeiro Alves - Integrante / Jean Pierre C. Ramos - Integrante / Meyre - Integrante / Gustavo Lucena Carneiro - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Influência do déficit hídrico, do manejo do solo e nutrição na cultura da mamona em solos do Município de Lagoa Seca-PB, Descrição: Influência do déficit hídrico, do manejo do solo e nutrição na cultura da mamona em solos do Município de Lagoa Seca-PB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA: ESTUDO DAS TENDÊNCIAS ESPAÇO-TEMPORAIS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM RESERVATÓRIOS EM CASCATA, SEMI-ÁRIDO PARAIBANO-BRASIL, Descrição: Integrante do Projeto de Pesquisa ?A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA: ESTUDO DAS TENDÊNCIAS ESPAÇO-TEMPORAIS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM RESERVATÓRIOS EM CASCATA, SEMI-ÁRIDO PARAIBANO-BRASIL?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica , coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

  • 2007 - 2010

    Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, Descrição: Integrante do Projeto de Desenvolvimento ?Promoção de conceitos de combate ao desperdício de energia elétrica e o estímulo ao uso eficiente de energia, integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica?, coordenado pela Professora Célia Regina Diniz e financiado pelas Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leoberto de Alcantara Formiga - Integrante / Célia Regina Diniz - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras/Eletrobrás - Outra.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais. , Sítio Imbaúba, s/n., Zona Rural, 58100-000 - Lagoa Seca, PB - Brasil, Telefone: (83) 33661244, Fax: (83) 33661244, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - 2005

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tempo Parcial, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2002 - 08/2005

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática aplicada à contabilidade

  • 03/2002 - 08/2005

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos computacionais em administração

2005 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor das disciplinas: Informática, no Curso de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais do Campus II da UEPB, Informática I e II, no Curso Técnico em Agropecuária, e Informática aplicada, no Curso Técnico em Agroindústria, da Escola Agrícola Assis Chateaubriand do Campus II da UEPB. Membro da Comissão Permanente de Licitação no Período de 02/2017 a 02/2020.

1993 - 2005

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Licitação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

  • 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Análise de credenciamentos para Consignados.

  • 11/2007

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Gestor de Contratos e Convênios.

  • 11/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Membro da Comissão Externa de conhecimento e registro do estoque real do Almoxarifado da UEPB.

  • 04/2007

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, ASSESSOR - NAT-1.

  • 03/2007

    Ensino, Bacharelado em Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática

  • 09/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Informática I, Informática II, Informática aplicada

  • 02/2018 - 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Licitação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

  • 11/2012 - 06/2018

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Autoridade de Monitoramento do SIC na UEPB.

  • 02/2017 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Licitação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

  • 02/2013 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

  • 02/2013 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação - Apoio aos pregoeiros.

  • 11/2013 - 12/2013

    Direção e administração, Departamento de Agroecologia e Agopecuária - DAA.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Docente - Estágio Probatório.

  • 12/2012 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Agroecologia e Agopecuária - DAA.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Docente - Estágio Probatório.

  • 04/2012 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos Bens Móveis Permanentes Inservíveis da UEPB.

  • 03/2011 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de análise de credwnciamento para consignados.

  • 01/2012 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

  • 01/2012 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação - Apoio aos pregoeiros.

  • 11/2011 - 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Central do Concurso Público para Docentes/2011 da UEPB.

  • 09/2011 - 09/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Central do Concurso Público para Técnicos Administrativos/2011 da UEPB.

  • 09/2010 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Central do Concurso Público para Docentes do Campus I da UEPB, ano 2010.

  • 02/2009 - 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

  • 07/2008 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Central do Concurso Público para Docentes do CCT, CCSA, CCBS e CH da UEPB, ano 2008.

  • 04/2009 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação - Apoio aos Pregoeiros.

  • 06/2001 - 09/2005

    Ensino, Licenciatura Plena em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biogeografia, Educação e Gestão Ambiental, Estudos climatográficos e Hidrogeográficos, Estudos Integrados do Meio Ambiente, Metodologia doa Pesquisa em Geografia, Trabalho Acadêmico Orientado

  • 01/2001 - 03/2004

    Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.,Cargo ou função, Coordenador de Convênios.

  • 09/1993 - 03/2004

    Serviços técnicos especializados , Reitoria, Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.,Serviço realizado, Projetos de informática, dados estatísticos e orçamento.

  • 03/2001 - 12/2001

    Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação aplicada a ciência

  • 03/2001 - 12/2001

    Ensino, Licenciatura Plena Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mineralogia

  • 01/2000 - 12/2000

    Direção e administração, Comissão Permanente de Licitação, Reitoria.,Cargo ou função, Membro.

  • 03/1996 - 11/1997

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Pibic.,Linhas de pesquisa

  • 10/1993 - 12/1996

    Direção e administração, Assessoria de Intercâmbio Universitário, Reitoria.,Cargo ou função, Assessor de Projetos.

1990 - 1992

Associação dos Pequenos Irrigantes do Capoeira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE, Carga horária: 40

Outras informações:
GERENTE da ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS IRRIGANTES DO CAPOEIRA, em São José do Bonfim-PB, durante o período de junho de 1990 a junho de 1992, prestando assistência técnica nas áreas de irrigação, drenagem, salinidade, culturas irrigadas e comercialização das culturas ali produzidas.

Atividades

  • 06/1990 - 07/1992

    Direção e administração, Associação dos Pequenos Irrigantes do Capoeira.,Cargo ou função, GERENTE.

1986 - 1988

Agrosolos Projetos Assistência Técnica e Representações Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Campo, Carga horária: 40

1984 - 1985

Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba

Vínculo: Bolsista recem formado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1984 - 10/1985

    Estágios , Diretoria Técnica, Estação Experimental de São Gonçalo Souza Pb.,Estágio realizado, Estágio na EMEPA-PB, pelo Programa de Integração Ensino/Pesquisa - PIEP IV, do convênio CNPq/EMBRAPA/EMEPA-PB.

1988 - 1988

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Curso "MANEJO DE SOLO, ÁGUA, PLANTA, MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS" (Nível Médio), promovido pela UFPB em São Gonçalo - Sousa - PB, no período de 29/02 a 26/03/1988, com carga horária de 176 horas

1983 - 1983

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

1982 - 1983

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor da Disciplina SOLOS AGRÍCOLAS, na UFPB, Campus II, no Departamento de Engenharia Agrícola - DEAg, no período de setembro de 1982 a dezembro de 1983.

Atividades

  • 02/1988 - 03/1988

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II.,Atividade realizada, Curso "MANEJO DE SOLO, ÁGUA, PLANTA, MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS" (Nível Médio).

  • 09/1983 - 12/1983

    Estágios , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Departamento de Engenharia Agrícola.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Solos Agrícolas, no Laboratório de Irrigação e Salinidade da UFPB.

1981 - 1981

Núcleo do Projeto Sertanejo de Pombal Pb

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1981 - 01/1981

    Estágios , Dnocs.,Estágio realizado, Estágio realizado no Núvleo do Projeto Sertanejo em Pombal-PB.