Valéria Silva Freire
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984). Especialização Institucional em Docência de Ensino Superior pela Universidade Potiguar (2010).Tem experiência em Psicologia Organizacional Aplicada com atuação na área de Avaliação Psicológica e na docência de Ensino Superior.
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Docência no Ensino Suoerior
2010 - 2010
Universidade Potiguar, UnP
Título: Da Educação como um Produto ou das IEs como Empresas
Orientador: Ionara Estevam Dantas
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação Psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Organizacional.
Participação em eventos
VIII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. a formação em Avaliação Psicológica e a avaliação Psicológica em Formação. 2017. (Congresso).
Pré Congresso de Natal. Pré Congresso de Natal. 2016. (Congresso).
XIII Semana de Psicologia da UnP.Avaliação Psicológica: um processo de construção. 2016. (Oficina).
Oficina de Libras.Oficina de Libras. 2014. (Oficina).
II COREP - RN. Delegado. 2013. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica. 2013. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Agressividade Infantil: um Estudo à luz do Psicodiagnóstico. 2013. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Teste de Zulliger em Seleçao de Pessoal. 2013. (Congresso).
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. 2013. (Congresso).
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. Avaliação Psicológica e o Sistema Conselhos: uma análise histórica. 2013. (Congresso).
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Parecerista. 2012. (Outra).
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Avaliação Psicológica: um exercício técnico e ético do fazer psicológico. 2012. (Outra).
Ação comunitária.Sáude Carcerária. 2012. (Oficina).
Ação Comunitária.Avaliação Psicológica: um exercício técnico e ético do fazer profissional. 2012. (Oficina).
IX Semana de Psicologia da UnP.Elaboração de Laudo Psicológico. 2011. (Seminário).
IX Semana de Psicologia da UnP."Elaboração de Laudo Psicológico". 2011. (Simpósio).
Seminário Estadual de Avaliação Psicológica do RN."Manuais de Avaliação Psicológica: Contextos de Aplicação e Âmbitos de Ação". 2011. (Seminário).
Seminário Estadual de Avaliação Psicológica do RN.Manuais de Avaliação Psicológica - Contextos de Aplicação e âmbitos de Ação. 2011. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. V Congresso de Avaliação Psicológica. 2011. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psiológica. Agressividade Infantil: um estudo à luz do psicodiagnóstico. 2011. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psiológica. 2011. (Congresso).
X Semana norte-riograndense de Psicologia e VI Jornada de Psicologia da UFRN. 2011. (Congresso).
X Semana norte-riograndense de Psicologia e VI Jornada de Psicologia da UFRN. 2011. (Congresso).
X Semana norte-riograndense de Psicologia e VI Jornada de Psicologia da UFRN. "Elaboração de Laudos Psicológicos". 2011. (Congresso).
X Semana norte-riograndense de Psicologia e VI Jornada de Psicologia da UFRN. "Comunicação Científica". 2011. (Congresso).
X Semana Norte Riograndense de Psicologia - VI Jornada de Psicologia UFRN. Psicologia e Interfaces com as Políticas Públicas: Diálogos Contemporâneos. 2011. (Congresso).
Congresso Regional da Psicologia - I COREP/RN- VII CNP. 2010. (Congresso).
Ano Temático da Psicoterapia.desafios em torno do debate da Psicoterapia. 2009. (Encontro).
I Seminário Transdisciplinar de Assistência Materno-infantil do Alto Oeste.I Seminário Transdisciplinar de Assistência Materno-infantil do Alto Oeste. 2002. (Seminário).
IV Congresso Científico da Universidade Potiguar-UnP. Avaliação Psicológica: Mitos e Verdades. 2002. (Congresso).
Seminário Estatuto e Gestão Democrática da Cidade.Seminário Estatuto e Gestão Democrática da Cidade. 2002. (Seminário).
I Ciclo de Palestras do Rio Grande do Norte.A Avaliação em Psicologia Jurídica. 2001. (Encontro).
I Ciclo de Palestras do Rio Grande do Norte.I Ciclo de Palestras do Rio Grande do Norte. 2001. (Outra).
I Encontro Paraibano de Avaliação e Medida em Psicologia.I Encontro Paraibano de Avaliação e Medida em Psicologia. 2001. (Encontro).
III Congresso Regional de Psicologia. III Congresso Regional de Psicologia. 2001. (Congresso).
III Pré-Congresso de Psicologia do Rio Grande do Norte. III Pré-Congresso de Psicologia do Rio Grande do Norte. 2001. (Congresso).
III Pré-Congresso de Psicologia do Rio Grande do Norte. III Pré-Congresso de Psicologia do Rio Grande do Norte. 2001. (Congresso).
I Seminário de Laudos Psicológicos.I Seminário de Laudos Psicológicos. 2001. (Seminário).
III Semana Norte-riograndense de Psicologia.III Semana Norte-riograndense de Psicologia. 2000. (Outra).
I Fórum Norte-riograndense de Psicologia do Trânsito.I Fórum Norte-riograndense de Psicologia do Trânsito. 1999. (Outra).
II Semana Norte-riograndense de Psicologia.II Semana Norte-riograndense de Psicologia. 1999. (Outra).
.II Simpósio Norte-Riograndense de Psicologia Hospitalar. 1998. (Simpósio).
III Congresso Nacional de Psicologia. III Congresso Nacional de Psicologia. 1998. (Congresso).
Pré-Congresso Regional de Psicologia. Pré-Congresso Regional de Psicologia. 1998. (Congresso).
"Conferência: Suicídio Fragmentos de Psicoterapia Existencial"."Conferência: Suicídio Fragmentos de Psicoterapia Existencial". 1997. (Outra).
"I Simpósio Norte-Riograndense de Psicologia Hospitalar."I Simpósio Norte-Riograndense de Psicologia Hospitalar. 1997. (Simpósio).
"Porte de Arma, o que pode o psicólogo"."Porte de Armas, o que pode o Psicólogo". 1997. (Outra).
V Congresso da Federação Nacional dos Psicólogos. V Congresso da Federação Nacional dos Psicólogos. 1997. (Congresso).
"II Congresso Nacional de Psicologia". "II Congresso Nacional de Psicologia". 1996. (Congresso).
"III Conferência Estadual de Saúde"."III Conferência Estadual de Saúde". 1996. (Outra).
"I Seminário de Psicologia/RN"."I Seminário de Psicologia/RN". 1996. (Seminário).
."I Reunião SENAI Empresas do Rio Grande do Norte". 1991. (Outra).
."Seminário de Recursos Humanos". 1989. (Simpósio).
.Semiário de Dignóstico Organizacional. 1987. (Seminário).
Participação em bancas
FREIRE, V. S.. Agressividade Infantil: um estudo à luz do psicodiagnóstico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Psicológica) - Liga de Ensino do Rio Grande do Norte.
FREIRE, V. S.; SOUSA, C. M. O.; Lima, T. S. S.. Oliveira de Sousa e Thaynná Sandy Sousa Lima.A personalidade da criança: um estudo através do H-T-P. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
TEIXEIRA, A. R.; Santiago, M.F.A.;FREIRE, V. S.. Amanda Rodrigues Teixeira e Maria Fernanda Alves Santiago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
Sousa, A.A de; Alves, F. C.;FREIRE, V. S.. A violência contra a mulher e o fazer do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
Costa, A.R.F.C.; Dantas, D. de S.;FREIRE, V. S.. Nos caminhos da escolha profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. de Morais e Maria das Vitórias A. Pereira.Inclusão: Down e a Psicologia Escolar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. .Consequências Psicossociais do Abuso Sexual Intrafamiliar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. L. Alves e Renata Siminéa Imperador..A Contribuição da Psicologia Escolar na implementação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. .Trilhando os caminhos da Psicologia Organizacional e do Trabalho em direção à Saúde do Trabalhador.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Acidentes de trânsito e uso de tecnologias: uma relação possível?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Santos e Claudio Miranda P. P. Pinto.Estudo Aplicado á Mentira e um Método de Detecção.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Nascimento e Raiana Carla T.de Medeiros..O stress e acidentes de trânsito: uma questão de saúde pública.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. .Evolução histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Importância da Educação na Terceira Idade.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Gomes Barbosa.A reinserção do egresso do sistema prisional no mercado de trabalho: possibilidades e desafios para a reinserção no mercado de trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. A contribuição do psicólog para a gestão da qualidade de vida no contexto das organizações contemproâneas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. da Costa, Vanessa C. Eufrásio de Azevedo.A vulnerabilidade ao estresse no contexto do trabalho do policial militar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Depressão em policiais militares: um possível decorrência das atividades laborais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Silva.Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH: o olhar dos educadores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. da Silva.Depressão por trás das grades: um possível sintoma em apenados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. A família e a reinserção de adolescentes em conflito com a lei. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. Um novo corpo: análise da auto-percepção no pós-operatório de cirurgia bariátrica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
FREIRE, V. S.. da Silva e Tassiana Alice F. Rocha.O sentido do cuidado paliativo na psicologia: uma visão sóciopoética. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar.
Orientou
Os benefícios das Artes Marcais na vida de pessoas com Síndrome de Down; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
Pós-Graduação Stricto Sensu: Uma análise do processo de formação científica e suas implicações na qualidade de vida dos discentes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
França e Saulo Bezerra Flor; A importância da Avaliação Psicológica no processo de Cirúrgia Bariátrica; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
L; Oliveira e Rixadson Araújo Cunha; ; Cenários e Possibilidades da Prática de Avaliação Psicológica no Rio Grande Do Norte"; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
; A importância da comunicação não verbal no desenvolvimento de crianças autistas: uma análise literária; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
de Morais e Allana Pryscylla S; da Silva; A importância do Psicólogo no Processo de Esolha Profissional com Adolescentes: uma análise literária; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
A importância do instrumento de avaliação psicológica no processo de seleção; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
Cavalcante, Sabrina P; Fontes Bernardo; A institucionalização de adolescentes em unidade de acolhimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
Nunes Lopes; Avaliação Psicológica e o Sistema Conselhos: uma análise histórica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
Pereira e Cristiane Salviano Maia; Desenvolvimento da Avaliação Psicológica no Brasil: Problemas e Desafios; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
da C; Dantas e Leila Karine R; de Lima; Mulheres Vítimas de Violência Doméstica na Conteporaneidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
Gravidez não planejada na adolescência - um Estudo Bilbiográfico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
A influência do estado emocional na vida escolar da criança; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Valéria Silva Freire;
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, A. L. P. ; FREIRE, V. S. . Agressividade Infantil: um estudo à luz do psicodiagnóstico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREIRE, V. S. . Avaliação Psicológica: um exercício técnico e ético do fazer psicológico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREIRE, V. S. . Laudos Psicológicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREIRE, V. S. . Coordenadora de comunicação científica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREIRE, V. S. . V Congresso de Psicologia de Avaliação Psicológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2017
Universidade Potiguar, UnPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2000
Ensino, psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Projetivas, Psicodiagnóstico e ética
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Valéria Silva Freire e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?