Giovanna Soalheiro Pinheiro

Graduada em Letras pela UFMG, no ano de 2008. Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição, com dissertação sobre o poeta Cruz e Sousa, a partir da dimensão da negritude e da modernidade periférica inserida na sua poética, defendida no ano de 2011. Em 2014, concluiu uma pós-graduação, lato sensu, em Processos Criativos em Palavra e Imagem, em que desenvolveu pesquisas no campo criativo, verbal e visual, o que originou o seu trabalho "O Olhar e outras paisagem", reunião de poema narrativos orientados pela professora Tailze Melo. Em 2014, inicia o seu doutorado com pesquisa sobre a obra do poeta Guilherme de Almeida, importante escritor do contexto modernista. Doutora em Letras: Estudos Literários, com a tese intitulada "Escrituras modernistas do Brasil: a poética de Guilherme de Almeida", defendida em 2018. Atua também como pesquisadora do NEIA (Núcleo de estudos interdisciplinares da Alteridade), com interesse especialmente voltado para a poesia da negritude. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado na UFMG, junto ao Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, em que pesquisa a relação entre processo criativo e o conceito de transfusão de Guilherme de Almeida.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras: estudos literários

2014 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: ESCRITURAS MODERNISTAS DO BRASIL: A POÉTICA DE GUILHERME DE ALMEIDA
Leda Maria Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Letras

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Rasura como processo:MODERNIDADE, MODERNIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA-DUPLA EM CRUZ E SOUSA,Ano de Obtenção: 2011
Leda Maria Martins.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: simbolismo, poesia pura, rasura; Simbolismo e modernidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Especialização em Processo criativo em palavra e imagem

2013 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: projeto criativo experimental: narrativas, poema em prosa. "O olhar e outras paisagens".
Orientador: Tailze Mello

Graduação em LETRAS

2004 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2007

FILOSOFIA. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINHEIRO, G. S. . III Coloquio do NEIA. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.CONVÍVIO POÉTICO: UMA LEITURA DA POESIA DE GUILHERME DE ALMEIDA ENTRE A TRADIÇÃO E A RUPTURA. 2015. (Encontro).

V Semana da Letras.O poema in continuum: as formas do sagrado na poesia de Guilherme de Almeida e de Jorge de Lima. 2014. (Outra).

Workshop de Cartaz Artístico. 2013. (Oficina).

Décimo congresso internacional de estudos brasileitos. Do poema em prosa ao diário íntimo: uma leitura do "Emparedado", de Cruz e Sousa. 2010. (Congresso).

III Colóquio do NEIA.O poeta Condor: o canto negro de Cruz e Sousa. 2010. (Simpósio).

IV Encontro de professores de literaturas africanas de linguas portuguesa.minucurso intitulado Literatura afro-brasileira em discussão. 2010. (Encontro).

minicurso Literatura afro-brasileira no contexto da Lei 10.639.2003.minucurso intitulado Literatura afro-brasileira no con. 2010. (Oficina).

50 anos de Grande Sertão Veredas. 2006. (Seminário).

II mostra de literatura afro-brasileira. 2006. (Encontro).

VI Semana de eventos da Fale - SEVFALE.Os símbolos da duplicidade na poética de oswaldo de Camargo: O Emparedado Cristão e o Ser do absurdo. 2006. (Outra).

XV semana de inciacao cientifica da UFMG.Mitos e simbolos: o mundo dos orixas e a menmoria ancestral na obra de Mestre Didi. 2006. (Outra).

As heranças culturais e as tradições religiosas africanas na narrativa oral de Mãe Beata de Yemonjá.XIV Semana de Iniciação Científica.. 2005. (Outra).

A vontade de potência e o prazer de sofrer nietzchianos diante das barbáries do século XX.. 2005. (Outra).

Esses seios fartos de vida e estragados de sensibilidade: assimilação, branqueamento, folclorização no discurso racial do suplemento Leite Criôlo.. 2005. (Outra).

II Colóquio do NEIA. Etnicidades, homoerotismo, diáspora, gênero - literaturas e identidades. 2005. (Outra).

Palestra performance: Vozes quilombolas na Literatura Brasileira.. 2005. (Outra).

PROJETO BRASIL TRABALHISTA, EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2005. (Seminário).

Sobre as nossas lutas espirituais, de W. E. Dubois.. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Fernandina da Silva Cruz Batista

SCARPELLI, M. O. F.; SAID, R. A. C.; CARMONA, K. C.; SILVA, T. B.; GODINHO, J. B. A.; QUEIROZ, L. G. M.;PINHEIRO, G. S.. O vôo cósmico: traços da modernidade no romance "A menina morta", de Cornélio Penna.. 2019. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Iara Valadares

PINHEIRO, G. S.; FERNANDES, A.. Imagem de herói e anti-herói em Pedro Bala. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Alves Peixoto

PEIXOTO, S. A.; MARTINS, L. M.; DUARTE, Eduardo de Assis; TEIXEIRA, Ivan Prado. A rasura como processo: modernidade, modernização e consciência-dupla em Cruz e Sousa. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Leda Maria Martins

MARTINS, L. M.; Ivan Prado Teixeira; DUARTE, E. A.. A Rasura como Processo: modernidade, modernização e consciência dupla em Cruz e Souza. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Leda Maria Martins

MARTINS, L. M.. O poema in continuum: recriações do sagrado na poesia de Guilherme de Almeida e Jorge de Lima. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.. A rasura como processo: modernidade, modernização e consciência-dupla em Cruz e Souza. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo de Assis Duarte

MARTINS, L. M.; MARQUES, Reinaldo Martiniano; AMARAL, S. A. P.; PEREIRA, M. DO R. A.;DUARTE, Eduardo Assis. Escrituras modernistas no Brasil: a poética de Guilherme de Almeida. 2018. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leda Maria Martins

O poema in continuum: recriações do sagrado na poesia de Jorge de Lima e Guilherme de Almeida; ; Início: 2014; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Leda Maria Martins

A Rasura como Processo: Modernidade, Modernizaçao e Consciência Dupla em Cruz e Souza; 2011; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Maria Martins;

Tailze Melo Ferreira

O olhar e outras paisagens; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos criativos em palavra e imagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Tailze Melo Ferreira;

Ana Cristina Fricke Matte

Análise semiótica de uma narrativa oral; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Ana Cristina Fricke Matte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, G. S. . AS HERANÇAS AFRICANAS NA NARRATIVA DE MÃE BEATA DE YEMONJÁ. PORTAL LITERAFRO, 2006.

  • PINHEIRO, G. S. . OSWALDO DE CAMARGO: A CONSTRUÇÃO DE UMA POÉTICA NEGRA BRASILEIRA. PORTAL LITERAFRO, 2006.

  • PINHEIRO, G. S. . Uma voz feminina em busca de expressão. PORTAL LITERAFRO, 2005.

  • PINHEIRO, G. S. . LITERATURA BRASILEIRA: 100 AUTORES DO SÉCULO XVIII AO XXI. 1. ed. RIO DE JANEIRO: PALLAS, 2014. v. 2. 534p .

  • PINHEIRO, G. S. . Cruz e Sousa. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: 100 AUTORES DO SÉCULO XVIII AO XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 9-294.

  • PINHEIRO, G. S. . Mãe Beata de Yemonjá. In: EDUARDO DE ASSIS DUARTE. (Org.). LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: 100 AUTORES DO SÉCULO XVII AO XXI. 1ed.RIO DE JANEIRO: PALLAS, 2014, v. 1, p. 8-294.

  • PINHEIRO, G. S. . MESTRE DIDI. Literatura Afro-Brasileira: 100 autores hoje do século XVIII ao XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 10-294.

  • PINHEIRO, G. S. . Santiago Dias. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 12-294.

  • PINHEIRO, G. S. . Fausto Antonio. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVII ao XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 13-294.

  • PINHEIRO, G. S. . Eduardo de Oliveira. In: Eduardo de Assis Duarte. (Org.). Literatura Afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas, 2014, v. 1, p. 7-294.

  • PINHEIRO, G. S. . Entre o autor e sua obra: tecidos corporais, tecidos poéticos. In: Constância Lima Duarte, Eduardo de Assis Duarte, Marcos Antônio Alexandre. (Org.). Falas do outro: literatura, gêneros e etnicidade. 1ed.Belo Horizonte: Nandyala, 2010, v. 1, p. 9-343.

  • PINHEIRO, G. S. . CONVIVÊNCIA POÉTICA: UMA LEITURA DA POESIA DE GUILHERME DE ALMEIDA ENTRE A TRADIÇÃO E O MODERNISMO. In: V ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA, 2015, Três Corações. ANAIS DO V ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA. Três Corações-MG: Memento, 2015. v. 6. p. 426-437.

  • PINHEIRO, G. S. . O símbolo da duplicidade na poética de Oswaldo de Camargo: o "emparedado" cristão e o "ser do absurdo'. In: VI SEVFALE, 2006, Belo Horizonte. sem publicação, 2006.

  • PINHEIRO, G. S. . Mitos e símbolos: o mundo dos orixás e a memória ancestral na narrativa de Mestre Didi. In: XV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2006, BELO HORIZONTE. ANAIS DA XV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2006.

  • PINHEIRO, G. S. . As heranças culturais e as tradições religiosas africanas na narrativa oral de Mãe Beata de Yemonjá. In: XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, BELO HORIZONTE. ANAIS DA XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005.

  • PINHEIRO, G. S. . CONVÍVIO POÉTICO: UMA LEITURA DA POESIA DE GUILHERME DE ALMEIDA ENTRE A TRADIÇÃO E A RUPTURA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . O poema in continuum: recriações do sagrado na poesia de Guilherme de Almeida e Jorge de Lima. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . A Rasura como processo: uma leitura de Cruz e Sousa e Luiz Gama. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . O poeta Condor: o canto negro de Cruz e Sousa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . Do poema em prosa ao diário íntimo: uma leitura do "Emparedado", de Cruz e Sousa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . A RECEPÇÃO DE EDGAR ALLAN POE NA LITERATURA SIMBOLISTA BRASILEIRA: CRUZ E SOUSA E OUTRAS POÉTICAS DO SOMBRIO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . Biografias e biografemas: uma leitura dos poemas em prosa de Cruz e Sousa a partir de suas cartas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . Cruz e Sousa no tempo das incertezas: o séc. XIX e as. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, G. S. . Ao redor. Juiz de Fora: Darandina, 2016 (Criação Literária).

  • PINHEIRO, G. S. . TELA I ? PORTINARI BRODOWSKI É A PARTE DE MIM. Juiz de Fora: Darandina, 2016 (Criação Literária).

  • PINHEIRO, G. S. . Memória e experiência na Literatura de Abílio Ferreira 2007 (Cometário crítico de autores afro-brasileiros).

  • PINHEIRO, G. S. . Considerações sobre as Canções do tempo na poética de Abílio Ferreira 2007 (Comentário crítico de autores do literafro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINHEIRO, G. S. . Literatura afro-brasileira em discussão. 2010. .

PINHEIRO, G. S. . Literatura afro-brasileira em discussão. 2010. .

PINHEIRO, G. S. . Literatura afro-brasileira no contexto da Lei 10.639-2003. 2010. .

PINHEIRO, G. S. . Mini-curso: ?Introdução à literatura afro-brasileira: prosa, poesia e teatro?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHEIRO, G. S. ; ARAUJO, A. C. . Front'eiras. 2013. Livro de Artista.

ARAUJO, A. C. ; PINHEIRO, G. S. ; ALVARENGA, L. ; RAMALHO, M. . As Janelas de João. 2013. WebArt.

PINHEIRO, G. S. . Permanências (três fragmentos em prosa). 2011 (artistica (pequenos poemas em prosa)) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - Atual

    Portal da Literatura Afro-brasileira Vinculado ao Projeto Integrado Afro-descendências: raça/etnia na Cultura Brasileira.Orientador Prof. Dr. Eduardo de Assis Duarte, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovanna Soalheiro Pinheiro - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34096069, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria da Literatura, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da Disciplina: Tendências críticas da teoria da Literatura

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora de Literatura Brasileira: Guilherme de Almeida e o modernismo brasileiro, ministrada na Graduação da Faculdade de Letras da UFMG, com 60 horas/aula durante o primeiro semestre de 2016.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Comparada, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora de Literatura Comparada da Graduação da Faculdade de Letras da UFMG, ministrando 60 horas/aula durante o primeiro semestre de 2015.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Comparada, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora de Literatura Comparada da Graduação da Faculdade de Letras da UFMG, ministrando 60 horas/aula durante o segundo semestre de 2015.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora de Literatura Comparada, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora de Literatura Comparada da Graduação da Faculdade de Letras da UFMG, ministrando 60 horas/aula durante o primeiro semestre de 2014.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Comparada, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora de Literatura Comparada da Graduação da Faculdade de Letras da UFMG, ministrando 60 horas/aula durante o segundo semestre de 2014.

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPQ, Enquadramento Funcional: auxiliar de pesquisa do NEIA-Literafro, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atualmente integro o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade-NEIA, da Faculdade de Letras/UFMG. Faço parte,desde abril de 2005, do projeto Literafro, vinculado ao núcleo acima referido, sob a orientação do professor Dr.Eduardo de Assis Duarte, também coordenador do NEIA. Pesquiso a literatura produzida por escritores afro-brasileiros, na qual há, entre outras coisas, a produção de comentários críticos sobre as obras que são publicados no portal Literafro (www.letras.ufmg.br/literafro). No período de abril de 2005 a julho de 2006 trabalhei como voluntária do projeto.

    Atividades

    • 02/2014 - 07/2016

      Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada, Literatura Brasileira

  • 2011 - Atual

    ESPAÇO DA LETRAS

    Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOE, Carga horária: 10

  • 2011 - 2011

    Colégio Bernoulli

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor-monitor de ensino, Carga horária: 30

  • 2010 - Atual

    MERITUS

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20