Bruno Santos do Nascimento
Doutorado em Informática pelo Programa de Pós-graduação em Informática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ). Possui graduação em Matemática Pura (2005), Matemática Aplicada e Computacional (2006) ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestrado em Informática (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ). Atualmente é Head de Machine Learning e Inovação na Choice Technologies SA. Também é Professor do Departamento de Computação do SENAC-RJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, tendo como áreas de interesse: Big Data, Machine Learning, Visualização de Informações, Contexto, Suporte por Computador ao Trabalho Cooperativo e Sistemas Complexos de Emergências.
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Informática
2011 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Seleção e Apresentação de Informações Contextuais em Ambientes Complexos
, Ano de obtenção: 2016. Marcos Roberto da Silva Borges. Coorientador: Adriana Santarosa Vivacqua. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Information overload; Situation-awareness; Dashboards; Visualização de Informações; Emergency management.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Informática
2005 - 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma Proposta de Ambiente Virtual Cooperativo para Auxiliar Processos do Exame Celpe-Bras
, Ano de Obtenção: 2008.Marcos da Fonseca Elia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Celpe-Bras; Ambientes Virtuais; CSCW; Web 2.0; Avaliação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação.
Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional
2000 - 2006
Graduação em Bacharelado em Matemática Pura
2000 - 2005
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Licenciatura em Matemática
2000 - 2005
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2014 - 2014
Big Social Data. (Carga horária: 4h). , XXIX Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, SBBD 2014, Brasil.
2013 - 2013
INTENSIVE GENERAL ENGLISH. (Carga horária: 75h). , Atlantic Language School, ATLANTIC, Irlanda.
2013 - 2013
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Línguas Intensivo para Intercâmbio. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Análise de Informações Contextuais. , Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
2011 - 2011
Introdução a Web 3.0. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Exploração do ambiente orientado a agente NetLogo. (Carga horária: 4h). , Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE, Brasil.
2004 - 2004
Modelos Matemáticos baseados em automatas celulare. , Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, CNMAC, Brasil.
2002 - 2002
Modelagem Matemática com Matlab. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2002 - 2002
Métodos Estocásticos e Cálculos Quânticos. (Carga horária: 22h). , Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2002 - 2002
Excel como ferramenta estatística. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2002 - 2002
"Passeando no espaço" eu escrevo os números. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
1999 - 2001
Inglês Executive. , Top Teaching - International School of Languages, TOP TEACHING, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Visualização de Informações.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Suporte por Computador ao Trabalho Cooperativo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Contexto.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Complexos de Emergência.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Educacional.
Organização de eventos
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . XIV FEUCTEC. 2014. .
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
13th International Conference Information Systems for Crisis Response and Management. A Conceptual Architecture to handle the influx of information in Emergency Situations. 2016. (Congresso).
XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).Uma Abordagem para Seleção e Visualização Colaborativa de Informações em Situações de Emergência.. 2014. (Simpósio).
XXIX Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). 2014. (Simpósio).
2013 ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work.Establishing Trust in Critical Situations. 2013. (Outra).
WWW2013 Conference. 2013. (Congresso).
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídias (SBSC). 2012. (Simpósio).
XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídias e Web (WebMedia). 2012. (Simpósio).
XXVII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). 2012. (Simpósio).
17º Exame para concessão do CELPE-BRAS. 2007. (Outra).
XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE. 2005. (Outra).
Seminário Internacional Tecnologia, Reflexão e Interação em Educação Matemática.Seminário Internacional Tecnologia, Reflexão e Interação em Educação Matemática. 2004. (Seminário).
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática.VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004. (Encontro).
XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Criação de um Banco de Dados para Auxiliar a Recomendação de Leguminosas para Adubação Verde. 2004. (Congresso).
24º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2003. (Outra).
3° Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. III Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).
Primeiro Encontro de Métodos Quantitativos em Biociências da UNIRIO. 2003. (Encontro).
XIII Jornada de Iniciação Científica.XIII Jornada de Iniciação Científica. 2003. (Outra).
Escola de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos. 2002. (Seminário).
VI Semana Acadêmica de Matemática.VI Semana Acadêmica de Matemática - UFRRJ. 2002. (Oficina).
Participação em bancas
NASCIMENTO, Bruno Santos Do; SANTOS, R. N. F.. O Uso do Geogebra no Ensino da Função Quadrática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.
Orientou
Análise de dados históricos da liga de basquete americana - NBA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Business Intelligence and Analytics) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Gestão de sinistralidade na área da saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Dados Estratégicos ? BI, Big Data e Cloud Computing) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Analytics of Things: A Smarthome como desafio de coleta e análise de dados; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Dados Estratégicos ? BI, Big Data e Cloud Computing) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Mapeamento de processo de compra com base no gráfico dente de serra; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Dados Estratégicos ? BI, Big Data e Cloud Computing) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Cidade Alerta; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Estudo sobre o uso da tecnologia para apoiar alunos com dixlexia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Estudo sobre o uso de tecnologia para apoiar alunos com dislexia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
SARTRANSP- Sistema de Acompanhamento de Reclamações sobre Transporte Público; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
SGE - Sistema de Gerenciamento Escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
OFICINET; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Best Offer; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Comanda Digital; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
ECOPOINT: Uma Rede Social com Aspectos Ecológicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
DENUNCIE MEIO AMBIENTE: Um Portal para Denuncias Ambientais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Cluster Beowulf; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Aplicação e Serviços de Tecnologia da Informação para Cidades Inteligentes; 2018; Iniciação Científica - Faculdade SENAC RJ; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Implementação de indicadores de qualidade para apoio à avaliação de fóruns temáticos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Desenvolvimento de um ambiente para captura de dados de redes sociais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Bruno Santos do Nascimento;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; VIVACQUA, A. S. ; BORGES, M. R. S. . A Flexible Architecture for Selection and Visualization of Information in Emergency Situations. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part C (Applications and Reviews) , v. 1, p. 1, 2016.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida ; ZANETTE, Leonardo Rosa . Desenvolvimento Profissional a Distância: A Utilização de Base de Dados na Formação e Pesquisa em Educação Matemática. Perspectiva (Erexim) , Erechin-RS, v. 28, n.103, p. 7-14, 2004.
-
NASCIMENTO, BRUNO S. ; MAIA, DENIS ; ALMADA, LUCAS . Applying Machine Learning to Improve Collection and to Reduce Write-Offs in Utilities. In: 2021 International Conference on Artificial Intelligence and Blockchain Technology (AIBT), 2021, Beijing. 2021 International Conference on Artificial Intelligence and Blockchain Technology (AIBT), 2021. p. 1.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; VIVACQUA, A. S. ; BORGES, M. R. S. . A Conceptual Architecture to handle the influx of information in Emergency Situations. In: Information Systems for Crisis Response and Management, 2016, Rio de Janeiro. Proceedings of the ISCRAM 2016 Conference, 2016.
-
MACHADO, M. F. ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; VIVACQUA, A. S. ; BORGES, M. R. S. . JEMF: A Framework for the Development of Mobile Systems for Emergency Management. In: International Conference on Collaboration and Technology. In: International Conference on Collaboration and Technology (CRIWG 2014), 2014, Santiago, Chile. Lecture Notes in Computer Science, 2014. v. 8658. p. 239-254.
-
ANDRADE, R. C. ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BORGES, M. R. S. ; VIVACQUA, A. S. . Desafios para colaboração no atendimento pré-hospitalar em acidentes de múltiplas vítimas. In: Brazilian Symposium on Collaborative Systems (SBSC 2014), 2014, Curitiba, PR. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2014.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BORGES, M. R. S. ; VIVACQUA, A. S. . Uma Abordagem para Seleção e Visualização Colaborativa de Informações em Situações de Emergência. In: Brazilian Symposium on Collaborative Systems (SBSC 2014), 2014, Curitiba, PR. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2014.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; VIVACQUA, A. S. ; BORGES, M. R. S. . Establishing Trust in Critical Situations. In: 2013 ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work, 2013, San Antonio, TX. Workshop on Trust in Virtual Teams, 2013.
-
CRUZ, C. C. P. ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; Lopes, M. S. S. ; Bomfim, M. N. ; Elia, M. F. . Metodologia da Pesquisa: Uma disciplina indispensável?. In: Workshop de Educação em Informática, 2006, Campo Grande, MS. Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2006.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Contribuição de Banco de Dados em Pesquisas Educacionais. In: XIV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2004, Seropédica. Anais do PIBIC, 2004.
-
MACHADO, M. F. ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; VIVACQUA, A. S. ; BORGES, M. R. S. . O uso integrado de Interface Multimodal e Dispositivos Móveis em Gestão de Emergências. In: Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2013, Manaus - AM. Programação Geral do X SBSC e XII IHC, 2013.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Uma Estratégia para Seleção e Apresentação Multimodal de Informações Contextuais na Resposta a Emergências. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), 2013, Manaus - AM. Programação Geral do X SBSC e XII IHC, 2013.
-
MARINO, T. B. ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BORGES, M. R. S. . GIS Supporting Data Gathering and Fast Decision Making in Emergencies Situations. In: International Conference for Information Systems for Crisis Response and Management, 2012, Vancouver. 9th International Conference for Information Systems for Crisis Response and Management, 2012. v. 1.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; Elia, M. F. . Ambiente virtual Cooperativo para Auxiliar os Professores na Correção de Exames. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, RS. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre, RS: Editora da SBC, 2008. v. 1. p. 1-4.
-
PAUFERRO, Natalie ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; GUERRA, José Guilherme Marinho ; NEVES, Maria Cristina Prata . Manutenção de um banco de dados de leguminosas para adubo verde. In: XIV Jornada de Iniciação Científica, 2004, Seropédica. Anais do PIBIC, 2004.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Ensino e Aprendizagem em Ambientes Virtuais : O Estado da Arte no Brasil. In: XIII Jornada de Iniciação Científica, 2003, Seropédica, RJ. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ: Universidade Rural, 2003. v. 13. p. 951-952.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Abordando Linked Data. In: Semana de Extensão 2011, 2011, Nova Iguaçu. Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos: Estamos preparados?, 2011. p. 176-176.
-
SAMPAIO, F. F. ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo ; CRUZ, C. C. P. . Objetos de Aprendizagem na Web. In: XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2006, Campo Grande - MS. XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2006.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Matemática em Ambientes Virtualizados: Construindo um Estado da Arte no Brasil. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife, PE. Educação Matemática: Um Compromisso Social. Recife: SBEM-PE/UFPE, 2004. p. 104-104.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; ESPINDOLA, José Antônio Azevedo ; GUERRA, José Guilherme Marinho ; NEVES, Maria Cristina Prata . Criação de um Banco de Dados para Auxiliar a Recomendação de Leguminosas para Adubação Verde. In: XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2004, Porto Alegre, RS. XXVII CNMAC, 2004. p. 78-78.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; CARVALHO, Simone Duarte de ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Análise Quantitativa de Banco de Dados com Geração de Gráficos via Internet. In: XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2004, Porto Alegre, RS. XXVII CNMAC, 2004. p. 500.
-
BAIRRAL, Marcelo Almeida ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; GARCIA, Diego ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; S JÚNIOR, Pedro Luiz . Pesquisas e Inovações em Educação Geométrica. In: Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2003, Vassouras, RJ. Pesquisas e Inovações em Educação Geométrica, 2003.
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . DEMO SESSION - A Conceptual Architecture to handle the influx of information in Emergency Situations. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Introdução a Web 3.0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Linked Data. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Matemática na Rede: O que encontramos?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; ESPINDOLA, José Antônio Azevedo ; GUERRA, José Guilherme Marinho ; NEVES, Maria Cristina Prata . Criação de um Banco de Dados para Auxiliar a recomendação de Leguminosas para Adubação Verde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Matemática em Ambientes Virtualizados: Construindo um Estado da Arte no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Contribuição de banco de dados em pesquisas educacionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; GARCIA, Diego ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Contribuições da UFRuralRJ na formação matemática a distância: o GEPETICEM. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Ensino e Aprendizagem em Ambientes Virtuais : O Estado da Arte no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Projeto de Extensão Universitária do Curso de Computação da Fundação Educacional Unificada Campograndense ano base 2013 2013 (Extensão Universitária).
Outras produções
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa . Banco de Informações de Cursos a Distância. 2004.
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; NEVES, Maria Cristina Prata ; GUERRA, José Guilherme Marinho ; ESPINDOLA, José Antônio Azevedo ; NASCIMENTO, Geovane Barbosa Do ; OLIVEIRA, Ana Paola Costa . Banco de Dados de Leguminosas para Adubação Verde. 2004.
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa . Página Eletrônica Institucional do GEPETICEM. 2004.
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . GEPETICEM ADMINISTRATIVO - Controle da Base de Dados de EAD. 2003.
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Ensino e Aprendizagem em Ambientes Virtuais: O Estado da Arte no Brasil. 2004.
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Criação de um Banco de Dados para Auxiliar a Recomendação de Leguminosas para Adubação Verde. 2004.
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Prof Bruno Nascimento. 2013; Tema: Popularização TI. (Site).
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . WCrawler: Search Engine Robots. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Web Crawlers. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . Web 3.0. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; GARCIA, Diego ; BAIRRAL, Marcelo Almeida . Internet e Banco de Dados na Pesquisa em Educação Matemática. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BAIRRAL, Marcelo Almeida ; POWELL, Arthur ; NASCIMENTO, Bruno Santos Do ; ZANETTE, Leonardo Rosa ; S JÚNIOR, Pedro Luiz ; MARQUES, Robson . Seminário Internacional Tecnologia, Reflexão e Interação em Educação Matemática. 2004. (Pesquisa).
NASCIMENTO, Bruno Santos Do . A Utilização de Banco de Dados na UFRRJ: Integrando Internet e Pesquisa.. 2004. (Monografia).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Abordagem e sistema para suporte ao direcionamento de campo e cálculo de TOI para área de perdas da LIGHT, Descrição: Programa de Pesquisa e Desenvolvimento P&D ANEEL: 110/2018 A presente pesquisa tem por objetivo geral propor uma abordagem e sistema que suporte os tomadores de decisão da área de recuperação de energia da concessionária LIGHT S/A, com novos insumos de informações para os processos de direcionamento de campo e otimização do cálculo do faturamento de TOI. Para atingir esses objetivos serão necessários cumprir uma série de objetivos específicos: 1. Analisar e integrar múltiplas fontes distribuídas e heterogêneas de dados endógenos da concessionária, de forma a fornecer uma visão global de possíveis ações para área de recuperação de perdas; 2. Desenvolver uma Plataforma Analítica de Modelos Estatísticos para aprimoramento do direcionamento de inspeções de campo e cálculo de TOI; 3. Propor uma metodologia para otimização do cálculo do faturamento de TOI; 4. Avaliar o problema abordado em cenários de aplicação real.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador / Leonardo Marques Rocha - Integrante / Diogo Menezes Duarte - Integrante / Francisco Bertel Romero - Integrante.
-
2017 - 2018
Wavelet analysis for NTL detection for ENEL, Descrição: The scientific objective of this one-year innovation project was to study and develop a practical technical solution for the problem of NTL detection in the context of the ENEL project. This was achieved through the application of wavelet analysis in order to improve the extraction of information features to recognize patterns of irregularity in Enel group consumers.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador / Leonardo Marques Rocha - Integrante / Fillipo de Souza Lima Impellizieri - Integrante.
-
2010 - 2010
Pesquisa e Desenvolvimento Portfólio-TOPOS/Light S/A, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): LIGHT Serviços de Eletricidade - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Canais de Retorno para o SBTVD, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Formação em Ambientes Virtuais: O Estado da Arte no Brasil, Descrição: Nessa investigação estamos realizando um levantamento de projetos (campus virtuais) brasileiros que estão sendo desenvolvidos através da WWW (World Wide Web) visando ao desenvolvimento profissional à distância e proporemos elementos que deverão fazer parte de qualquer ambiente virtual. São objetivos específicos da pesquisa: Analisar as características e apresentar elementos estratégicos considerados nos mesmos; oferecer diretrizes para a estruturação de cursos (ou campus virtuais) através da WWW no Brasil; propor elementos estratégicos específicos que devem ser considerados pelos ambientes virtuais no âmbito da UFRuralRJ; apresentar um modelo para a análise do conteúdo de campus virtuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Marcelo Almeida Bairral - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: ?Emergency Dashboard? is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: ?Emergency Dashboard? is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
-
2011 - Atual
Emergency Dashboard System, Descrição: Emergency Dashboard is a system that provides selection of a desired set of data and presents it, using configurable dashboards. It also provide collaborative mechanisms, given that, at times, it is not possible for a single user to handle such large datasets alone.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador.
-
2008 - 2009
DMRisco, Descrição: Ferramenta de mineração de dados para extração de indicadores de situações críticas em plataformas off-shore. Com o objetivo de tratar acidentes, uma exigência hoje para permitir a operação em uma plataforma de petróleo é se registrar e descrever a ocorrência; relacionar as pessoas envolvidas; analisar as causas, as falhas e as consequências para a unidade e a tripulação; e indicar ações corretivas e preventivas ao ocorrido. A vantagem principal dos registros de tratamento de anomalias, os RTA, é sistematizar o tratamento de acidentes e possibilitar o acesso rápido a informações sobre uma determinada ocorrência, não só a descrição do que aconteceu, mas observações sobre a eficácia das medidas corretivas e preventivas tomadas. Cabe ressaltar que esses registros são escritos no momento em que a ocorrência acontece e por profissionais diretamente envolvidos. Apesar de servir perfeitamente ao intuito de registrar e tratar uma anomalia, a informação não está estruturada no registro de tratamento de anomalia. Não há um banco de dados com atributos claros e bem definidos de onde se possa extrair com facilidade e com maior riqueza de detalhes os elementos compõem o histórico do acidente e sua análise. Como os registros não estão estruturados num banco de dados, não há um meio automático de se extrair conhecimento e informação útil para um gerente que queira fazer inferências sobre as ocorrências visando um trabalho preventivo. Ao contrário, os registros estão armazenados numa extensa base de textos, com as informações disponíveis em campos livres e pouco específicos. Para fazer análises estatísticas, procurando relações de causa e efeito dos acidentes e buscando correlações entre as ocorrências em diferentes unidades operacionais, a companhia precisa contar com especialistas que leiam cuidadosamente os registros um a um e tentem consolidar as informações existentes nos RTAs. Se o número de registros fosse pequeno, um especialista humano poderia dar conta do serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Bombeio Mecânico, Descrição: A Petrobras possui mais de 5 mil poços, produzindo pelo método de elevação artificial, conhecido por Bombeio Mecânico (BM). Porém, apesar do grande número de poços, a companhia não possui um sistema corporativo para registro e análise da falhas deste método. Além disso, mesmo sendo este o método mais utilizado em todo o mundo, não estão disponíveis sistemas de análise de falhas comerciais, a exemplo do que acontece com outros métodos. Para o Bombeio Centrífugo Submerso e o Bombeio por Cavidades Progressivas, a Petrobras dispõe do sistema RIFTS (Reliability Information Tracking System), desenvolvido pelo centro de pesquisas canadense CFER em conjunto com diversas outras operadoras de petróleo. Existem vários sistemas na companhia para diagnosticar falhas em equipamentos no processo de elevação de petróleo. A maioria desses sistemas foi desenvolvida por companhias estrangeiras, como é o caso do sistema RIS. Apesar do interesse da Petrobras, não existe no mercado um sistema de diagnóstico para o processo de bombeio mecânico. Este projeto tem por objetivo preencher esta lacuna de mercado, usando para isso técnicas de inteligência artificial para a modelagem do conhecimento, assim como para a implementação de um sistema de diagnóstico de falhas em equipamentos no processo de bombeio mecânico. Para tanto, já foi elaborado um sistema de entrada de dados para registrar as ocorrências das falhas. Este sistema alimentador de banco de dados permitiu o contato com a disciplina e com os especialistas da área. Com isso, houve o dimensionamento do trabalho do projeto aqui apresentado. Espera-se que este projeto traga, como produto, um sistema que permita aos engenheiros entender melhor a linha causal que leva a falhas no processo de bombeio mecânico; aprimorar o conhecimento de análise de risco e confiabilidade; prever acidentes e, com isso, poder fazer reparos preventivos e; a longo prazo, evitar acidentes no processo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Ana Cristina Bicharra Garcia - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Projeto Universidade Aberta do Brasil - Integração e Expansão do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil, Descrição: Desenvolvimento e Implantação de uma Plataforma de Educação à Distância na UFRuralRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2004
Base de Dados sobre Leguminosas para Adubação Verde, Descrição: Este trabalho objetivou organizar e disponibilizar parte das informações sobre 49 espécies de leguminosas empregadas em adubação verde através do desenvolvimento de um banco de dados. Estas informações auxiliarão o processo de decisão a cerca de qual espécie de leguminosa será utilizada para adubação verde em diferentes situações, considerando condições naturais do Brasil. O banco de dados encontra-se disponível via Internet, onde possui um sistema de consulta para usuários que desejem informações sobre as leguminosas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruno Santos do Nascimento - Integrante / Maria Cristina Prata Neves - Coordenador / Ana Paola Costa Oliveira - Integrante / Geovane Barbosa do Nascimento - Integrante / José Antônio Azevedo Espindola - Integrante / José Guilherme Marinho Guerra - Integrante / Leonardo Rosa Zanette - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Choice Technologies Holding SàrlVínculo: , Enquadramento Funcional: Data Scientist Consultant | R&D Coordinator, Carga horária: 40
Outras informações:
I work with AI/Data Mining/Big Data techniques to identify fraud patterns in Power & Utilities sector, having working with different teams in companies such as: Light S.A, CELPE Neoenergia, Eletropaulo, EPM, CNFL, ENEL Ceará, Endesa Distribución - Espanha.
I am also responsible for the R&D area, among my functions are: prospecting new national and international research projects, advising the pool of consultants, technical team training, lead work package activities by detail planning, executing and reporting.
Some tools / languages that i use: Pentaho, Power BI, R, Ipython, anaconda ecosystem, oracle, pl / sql, Revenue Intelligence.
2016 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor da Faculdade de Tecnologia do Senac. Disciplinas ministradas: Raciocínio Lógico, Algoritmos, Projeto Integrador, Tópicos Especiais em Rede
Atividades
-
08/2017
Ensino, Tecnologia em Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica Matemática e Algoritmos, Projeto Integrador - Redes Avançadas, Projeto Integrador - Redes de Longa Distância, Gestão de Projetos
2013 - 2018
Fundação Educacional Unificada CampograndenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor integrante do NDE, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Sistemas de Informação.
2013 - 2018
Fundação Educacional Unificada CampograndenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor integrante do NESI
Outras informações:
A proposta atual do Núcleo de Estudos é a de planejar e implementar a oferta de atividades de pesquisa e extensão, no âmbito da graduação, para os alunos do cursos de BSI. Do ponto de vista da extensão, é de responsabilidade do NESI o Projeto de Extensão anual do curso de Sistemas de Informação, projeto que planeja e estrutura as atividades de extensão pelo prazo de 1 (um) ano, a contar do primeiro dia de abril.
2011 - 2018
Fundação Educacional Unificada CampograndenseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Tempo Parcial, Carga horária: 16
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Licienciatura em Informática e Bacharelado em Sistemas de Informação
Atividades
-
02/2013 - 08/2018
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação, Núcleo de Estudos em Sistemas de Informação.,Atividade realizada, Organização das Atividades de Extensão.
-
01/2013 - 08/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Vetorial, Matemática
-
07/2011 - 08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdades Integradas Campo-Grandenses, Faculdades Integradas Campo-Grandenses.,Linhas de pesquisa
-
07/2011 - 08/2018
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software, Laboratório de sistemas operacionais, Prática Profissional, Sistemas Multimídias, Sistemas operacionais, Técnicas Avançadas de Programação, Tecnologia Web
2016 - 2018
ABEU Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Algoritmos, Programação Web
Atividades
-
03/2017 - 02/2018
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algortimos, Programação Web
2016 - 2018
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor da Pós Graduação em Business Inteligence
Atividades
-
09/2016 - 04/2018
Ensino, MBA Business Intelligence and Analytics, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Visualização de Informações
2016 - 2017
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor do MBA Internacional em Gestão de Dados Estratégicos
Atividades
-
07/2016
Ensino, Gestão de Dados Estratégicos ? BI, Big Data e Cloud Computing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Crises em Tecnologia, Tomada de decisão
2011 - 2016
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
2005 - 2008
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0
Atividades
-
10/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Matemática.,Linhas de pesquisa
-
03/2005 - 04/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Matemática, Núcleo de Computação Eletrônica.,Linhas de pesquisa
-
06/2006 - 09/2006
Estágios , Instituto de Matemática, Núcleo de Computação Eletrônica.,Estágio realizado, Monitor da Disciplina Tópicos Especiais de Aplicação a Internet.
2015 - 2016
Ancar Ivanhoe Shopping CentersVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Data Engineer
Outras informações:
I was co-responsible for the development of ancarlabs initiative. I've been orchestrating software design and managing projects which aim to improve sales at shopping malls, as well as to promote encounter between retailers and customers through technologies like Wifi Captive Portal, Big data, CRM, Remarketing and Recommendation Systems.
2010 - 2011
Fundação Getúlio VargasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Núcleo de Computação da Escola de Pós-Graduação em Economia realizando as seguintes atividades: desenvolvimento e manutenção dos sistemas de informação da Escola; manutenção dos servidores baseados em SO Unix/Linux Debian e Windows Server; supervisão, desenvolvimento de manutenção do website; participação em pesquisas na área de economia com o desenvolvimento de rotinas e bases de dados; gerência do suporte técnico à usuário, gestão dos recursos computacionais da Escola (controle de contábil dos custos de informática).
2012 - 2012
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Outras informações:
Monitoria de Pós-Graduação a Distância: TUTOR A DISTÂNCIA nas disciplinas: Informática Educativa I,
Informática Educativa II e Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, nos CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO oferecidos pelo LABORATÓRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO do INSTITUTO DE MATEMÁTICA da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE no âmbito da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.
2008 - 2009
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria de Pós-Graduação a Distância: TUTOR A DISTÂNCIA na disciplina Informática no Ensino da Matemática I, nos CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO oferecidos pelo LABORATÓRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO do INSTITUTO DE MATEMÁTICA da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE no âmbito da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.
2010 - 2010
Choice TechnologiesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Laboratório de Documentação Ativa e Design InteligenteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2008 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento, UFF/Petrobrás.,Linhas de pesquisa
2006 - 2008
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor do Departamento de Matemática - área: computação
2003 - 2004
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 0
Outras informações:
Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM). Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
2001 - 2001
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio Supervisionado realizado como requisito parcial para complementação do Curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá.
Atividades
-
08/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Educação, Instituto de Educação.,Atividade realizada, Colaborador no Grupo de Estudos e Pesquisa das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM).
-
08/2003 - 03/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.,Linhas de pesquisa
-
06/2006 - 03/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Computação I, Introdução à Computação, Matemática I, Matemática II
-
04/2001 - 08/2001
Estágios , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física.,Estágio realizado, Desenvolvimento de protótipos eletrônicos para laboratório.
2008 - 2010
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 16
Outras informações:
Matrícula Trancada
Atividades
-
02/2008 - 01/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática (2º Grau)
2006 - 2006
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Equipe de EaD (Monitoria de Participação)
Atividades
-
05/2006 - 11/2006
Ensino, Gênero e Diversidade na Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gênero e Diversidade na Escola (Curso Piloto na modalidade a distância - MEC)
2003 - 2004
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágio Supervisionado realizado como requisito parcial para Graduação em Matemática Aplicada Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Atividades
-
04/2003 - 05/2004
Estágios , Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia, Embrapa Agrobiologia.,Estágio realizado, Suporte Informático.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Santos do Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?