Vicente Paulo dos Santos Pinto

Professor Associado do Departamento de Geociências (DGEO) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Geografia pela UFJF (1987). Especialização em Geografia Humana pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (1991), sob orientação do Prof. Cássio E. Viana Hissa. Mestre (1997) e Doutor (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido orientado pela Profa. Bertha K. Becker. Pós-doutoramento realizado no Programa em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a supervisão do Prof. Mauro Guimarães (2017). Atualmente integro o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e em Educação da UFJF (PPGE). Participo do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem do Instituto de Ciências Humanas da UFJF e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação (FACED) da UFJF, como membro do GEA - Grupo de Educação Ambiental. Coordeno o GEMA - Geografia, Educação e Meio Ambiente, vinculado ao DGEO/PPGEO/ICH. Áreas de atuação: Geografia Política e Meio Ambiente; Educação Ambiental e Ensino de Geografia; Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

1998 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Alternativas de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira: A Gestão Ribeirinha em Silves (AM)
Bertha Koiffman Becker. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Amazônia; Geopolítica; Desenvolvimento Sustentável; Gestão Territorial; Ecoturismo; Educação Ambiental. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geopolítica da Amazônia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Geografia

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A implantação da RDS Mamirauá: um caso no processo de reorganização territorial da Amazônia Brasileira no final do século XX,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Bertha K. Becker
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Amazônia; Geopolítica; Desenvolvimento Sustentável; Gestão Territorial; Unidade de Conservação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geopolítica da Amazônia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Geografia

1983 - 1987

Universidade Federal de Juiz de Fora

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, C. C. M. ; SANCHEZ, F. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. 2018. (Congresso).

PINTO, V. P. ; IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2017. (Congresso).

PINTO, V. P. ; MARQUES NETO, R. ; ZAIDAN, R. ; MACHADO, P. J. O. ; LIMA, E. L. ; MILANEZ, B. ; BATELLA, W. ; ROCHA, G. . V Seminário de Pós-graduação em Geografia da UFJF. 2017. (Congresso).

MARQUES NETO, R. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . II Simpósio Mineiro de Geografia. 2016. (Congresso).

PINTO, V. P. ; III SEMANA DA FACED VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS. 2016. (Congresso).

MARQUES NETO, R. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . IV Seminário de Pós-graduação em Geografia da UFJF. 2016. (Congresso).

PINTO, V. P. ; II Dia Agroecológico de Juiz de Fora e Região. 2015. .

PINTO, V. P. ; MARQUES NETO, R. . III seminario do programa de pós gradução em geografia da ufjf. 2014. (Congresso).

PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. ; MARQUES NETO, R. . XV Semana de Geografia e II Seminário de Pós Graduação em Geografia da UFJF. 2013. (Congresso).

PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. . II Seminário de Educação Ambiental do Colégio Militar de Juiz de Fora. 2008. (Congresso).

BICALHO, A. M. S. M ; HOEFLLE, S. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . XI Conferência Anual da Comissão sobre Sistemas Rurais Sustentáveis da União Geográfica Internacional. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Encontro e Diálogos em Educação Ambiental -EDEA.O papel da educação ambiental no contexto da gestão pública: em buscas das competências e das atribuições. 2018. (Encontro).

XV Workshop da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias ? RECIMEs E. 2018. (Encontro).

IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.Justiça, racismo e conflitos ambientais na literatura sobre educação ambiental: o que dizem os anais dos encontros nacionais de pesquisa em educação ambiental?. 2017. (Encontro).

IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.?Discutindo os Riscos e a Vulnerabilidade Ambiental no Estado capitalista: a proposta de uma Educação Ambiental como ato político. 2017. (Encontro).

IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.Resíduos Sólidos, políticas públicas e educação ambiental?. 2017. (Encontro).

IX ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.SIGNIFICADOS SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA). 2017. (Encontro).

IX FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.Educação Ambiental no Processo de Licenciamento: A construção Metodológica em Barra Longa (MG). 2017. (Seminário).

VIII SINGA."Os povos e comunidades tradicionais e a política de conservação da biodiversidade brasileira. 2017. (Simpósio).

V Seminário de Pós Graduação em Geografia da UFJF.Impactos ambientais decorrentes da disposição final de resíduos sólidos no município de Paraíba do Sul/RJ. 2017. (Seminário).

22o Seminário de Iniciação Científica da UFJF.AS TRANSFORMAÇOES DO ESPAÇO DE ? PODER INTERNACIONAL: A OTICA DA GEOGRAFIA POLÍTICA. 2016. (Seminário).

Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades. ?Implicações da política nacional de resíduos sólidos na gestão municipal de Paraíba do Sul/RJ. 2016. (Congresso).

VI Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE).Educação Ambiental e Interdisciplinaridade no âmbito escolar.. 2016. (Encontro).

VI Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.Conflitos ambientais, ecologia política e justiça ambiental : contribuições para a compreensão da produção do espaço capitalista em Igrejinha - MG. 2016. (Seminário).

VI SEMINÁRIO DE JUSTIÇA AMBIENTAL, IGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO.Educação ambiental e resíduos sólidos: uma análise dos Anais dos Encontroas de Pesquisa em Educação Ambiental - EPEAS. 2016. (Seminário).

Fórum de Coordenadores da ANPEGE.Representante do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFJF. 2015. (Outra).

Fórum de Coordenadores da ANPEGE - SUDESTE.Representante do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFJF. 2015. (Outra).

I Oficina Nacional ?Troca de experiências sobre práticas de gestão territorial e ambiental em Territórios Quilombolas?.Representação da UFJF. 2015. (Oficina).

VIII ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.Refletindo sobre as potencialidades e limites da educação ambiental como ferramenta para a gestão turística em unidades de conservação ? uma alternativa de sustentabilidade. 2015. (Encontro).

Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar.Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. 2014. (Oficina).

I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. 2014. (Congresso).

II Fórum de Coordenadores de Graduação e Pós-graduação de Minas Gerais.Representação do PPGEO/UFJF. 2014. (Encontro).

III Seminario do Programa de Pós graduaçâo em Geografia da UFJF.EMPODERANDO SUJEITOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUÍDA PELA VOZ DE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL. 2014. (Seminário).

II SEMANA DA FACED.O diálogo como ponto de encontro entre educação e riscos ambientais. 2014. (Encontro).

Atividade do GEPEADS/IM/UFRRJ.Diálogos sobre Justiça Ambiental com Robert Bullard. 2013. (Outra).

ESARD 2013. O desenvolvimento sustentável e a economia verde: o compromisso com a conservação da ordem econômico-social. 2013. (Congresso).

Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Geografia. 2013. (Outra).

I SEMANA DA FACED, VI SEMANA DA EDUCAÇÃO E IX SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISAISAI.O uso de tecnologias no processo de planejamento e monitoramento de projetos: a experiência do PEA Barra Longa. 2013. (Seminário).

X ENANPEGE.MOSAICOS DE RECONEXÃO NO ENTORNO DAS ÁREAS PROTEGIDAS: ESTRATÉGIAS DE RE-ENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL NA REBIO POÇO D'ANTA - JUIZ DE FORA/MG. 2013. (Encontro).

XIX Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Educação ambiental no licenciamento: construção metodológica. 2013. (Seminário).

VII FORUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2012. (Congresso).

XXI ENGA.Relações rural-urbanas e os desafios socioculturais da educação ambiental. 2012. (Encontro).

1 Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência. Um Museu, múltiplas dimensões: A visitação no Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD), Viçosa - MG. 2011. (Congresso).

Geografia em Movimentos: desafios e perspectivas.Geopolítica dos conflitos ambientais. 2011. (Seminário).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA.Organização da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora: limites e inovações no contexto de novas relações ruais e urbanas.. 2011. (Simpósio).

Universidade-Escola no Caminho das Águas.Educação Ambiental e o Caminho das Águas. 2011. (Encontro).

X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.OS MUSEUS DE CIÊNCIA COMO TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Encontro).

VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul.Membro da Comissão Científica (Corpo de Avaliadores). 2010. (Seminário).

IX PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE. Conflitos ambientais e cidadania: educabilidades possíveis a partir da atuação dos movimentos sociais. 2009. (Congresso).

VI FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Perspectivas para programas de educação ambiental: estudos a partir do Parque Estadual do Ibitipoca.. 2009. (Congresso).

XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA.AS RELAÇÕES ENTRE O RURAL E O URBANO NA SOCIEDADE URBANA: A CIDADE DE JUIZ DE FORA. 2009. (Encontro).

Curso de Especialização em Estudos Latino-ameicanos.Mesa de Qualificação. 2008. (Outra).

III ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UFJF.CONFLITOS AMBIENTAIS E CIDADANIA. 2008. (Encontro).

XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFJF.Conflitos ambientais e cidadania: um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais. 2008. (Seminário).

Capacitação sobre o Fundo de Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de MinasGerais (FHIDRO). 2007. (Oficina).

Educação Ambiental: práticas e consciência cidadã.Educação Ambiental: práticas e consciência cidadã. 2007. (Outra).

I Simpósio Espaço e Educação.Espaço escolar: ambiente e interações. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Espaço e Educação.O estudo do meio ambiente na educação infantil. 2007. (Simpósio).

IX Encontro Internacional Humboldt.Problemas ambientais e educação ambiental; uma perspectiva geográfica. 2007. (Encontro).

IX Encontro Internacional Humboldt.Problemas sócio-ambientais. 2007. (Encontro).

XII Encontro Nacional daAssociação de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Globalização e os impactos nas cidades. 2007. (Encontro).

2a Mostra da UFJF.Educação Ambiental: uma concepção na terceira idade Pró-Idoso. 2006. (Encontro).

Educação Ambiental e Poder Público.Fórum Técnico "Educação Ambiental". 2006. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Trabalho, educação e desenvolvimento rural. 2006. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária.Entre o rural e o urbano: os limites dos dados oficiais e a experiência de produtores rurais em Juiz de Fora (MG). 2006. (Encontro).

Curso de Especialização em Estudos Latino Americanos.Produção, Cooperação e Meio Ambiente. 2005. (Outra).

Fomentação do Circuito da Cachaça: Diagnóstico Rural.Fomentação do Circuito da Cachaça: Diagnóstico Rural. 2005. (Encontro).

III Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.PPG em Educação da UFJF. 2005. (Encontro).

IV Fórum de Investigação Qualitativa. Re)Conhecendo as percepções, os valores e as dificuldades uma comunidade na coleta seletiva. 2005. (Congresso).

Seminário de Gestão Ambiental Urbana.Avaliando as percepções de uma comunidade no processo de coleta seletiva. 2005. (Seminário).

II World Environmental Education Congress. O papel dos CEAs na execução de programas de EA em Juiz de Fora-MG. 2004. (Congresso).

II World Environmental Education Congress. A EA como caminho a ser percorrido: O Caso da REBIO do Poço D'Anta. 2004. (Congresso).

Semana do ICHL/UFJF-2004.Os Militares e o Projeto de Brasil Grande Potência?, proferida no Seminário ?1964 ? O Brasil 40 Anos Depois. 2004. (Seminário).

V Forum Brasileiro de Educação Ambiental. GT - Programas Universitários de Educação Ambiental. 2004. (Congresso).

XI Annual Conference ? 2003 ? Brazil ? Commission on the Sustainability of Rural Systems, International Geographical Union. Alternative political networks to confront rural-urban socio-enviromenmental problems: the Salvaterra Ecological Group of Juiz de Fora (MG).. 2003. (Congresso).

? V Encontro Nacional de Turismo com Base Local. Gestão Comunitária e Ecoturismo - A experiência nas Várzeas de Silves (AM). 2001. (Congresso).

7ª Reunião Especial da SBPC. ASPAC - Uma Proposta Comunitária para a Gestão dos Recursos da Várzea em Silves (AM). 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Letícia Riget

RODRIGUES, A. C.PINTO, V.P.S.; MOREIRA, M. C.. Sentidos sobre experiências da trajetória pessoal e profissional do/a professor/a marcando a influência no trabalho com hortas escolares. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lucilene Ferreira do Carmo

PINTO, V.P.S.RODRIGUES, A. C.; CAMPOS, H. R.. Educação ambiental e agricultura familiar urbana em Juiz de ora: para além da dicotomia campo-cidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ygor Azevedo Soares de Souza

MACHADO, P. J. O.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CIVALE, L.. Violação do direito à água no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Yashimin Viola Marote Loureiro

MILANEZ, B.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FELIPPE, M. F.; WANDERLEY, L. J. M.. Conflitos ambientais na Baía de Guanabara: a disputa territorial entre a expansão da indústria petrolífera e os pescadores artesanais. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gislaini Souza Magdalena Paradivino

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MACHADO, P. J. O.; Guimarães, Mauro. A questão socioambiental dos resíduos sólidos urbanos no município de Paraíba do Sul/RJ e as interfaces com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Alice da Silva

RODRIGUES, A. C.PINTO, V.P.S.; MOREIRA, M. C.. Sentidos sobre a monocultura do eucalipto no município de Lima Duarte-MG: Educabilidades possíveis a partir da educação ambiental e da educação do campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Debora Gisele Graudo dos Santos

Guimarães, Mauro;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FONSECA, L. C. S.. A relação entre o sentimento de pertencimento e a educação ambiental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Franciele de Oliveirra Pimentel

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SANCHES, F. O.. Clima urbano: o uso de modelos geoespaciais na investigação do comportamento térmico em Juiz de Fora-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Denise Aparecida Avelino de Oliveira Fernandes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; HOEFLLE, S.; MENEZES, M. L. P.. A produção capitalista do espaço e as repercurssões socioambientias: o caso Igrejinha. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Flavienne Couto Ricardo

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; HISSA, C. E. V.; AMORIM, C.. Trabalho de campo na formação de turismólogos: afetos, subjetividades e criatividades. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UFJF.

Aluno: Cintia de Andrade Corrêa

SILVA, A. S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; COSTA, A. J.; ROCHA-LEAO, O. M.. Considerações sobre a redução da dimensão/ampliação de àreas de Preservação Permanente de Faixa Marginal de Curso d'água no rio Paraíba do Sul (RJ). 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Biage de Andrade

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SANCHEZ, C.; MENEZES, P. H.. Riscos ambientais e contextos escolares: desvelando limites e potencialidades do Programa de educação ambiental do estado de mInas Gerais. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lorena Julieta de Carvalho

LOPES, J. J. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; VALLADARES, M. T.. Crianças e criações: espacialidades e tecnologia em movimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daiane Evangelista de Oliveira

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SILVA, C. A.. Participação dos sistemas atmosféricos na gênese e ritmo das chuvas na bacia hidrográfica do rio Preto. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ruth Estefanía Salazar-Gascón

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FIALHO, E. S.. Frequencia e severidade de queimadas frente aos eventos ENOS e AMOS desde 2003 até 2014 na Grand Sabana - Parque Nacional Canaima-Venezuela. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Débora Couto de Assis

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; AMORIM, M.. O conforto térmico associado às variáveis de cobertura da terra na região central de Juiz de Fora - MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marilena Kaisser Rossignoli

FLOR, C.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MENEZES, P. H.; PINHEIRO, P. C.. Reciclagem, educação e meio ambiente: interlocuções de vivências numa associação de catadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Timothy Ongaro Orsi

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; RIBEIRO, M. A. C.; CARNEIRO, L. O.. Estratégias territoriais contemporâneas de uma comunidade remanescente de quilombo: Análise de um agrossitema em transição agroecológica - São Pedro de Cima, Divino/MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cléa Souza dos Santos

DELGADO, I.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLAUZET, M.. Meio ambiente e democracia: uma análise da questão ambiental na Assembléia Nacional Constituinte de 1987-1988. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula Dutra Pereira Batista Lopes Conuci

PINTO, V.P.S.; RODRIGUES, C.; COSENZA, A. R.. Qual o papel da EA na gestão turística (?) em unidades de conservação: a experiência do Projeto Serra da Mantiqueira no PNI e no APASA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cinthia Mazzone Moreira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SANCHEZ, C.; FLOR, C.. Problemas ambientais locais: construindo sentidos em uma escola pública do município de Juiz de Fora, MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriela Montessi de Oliveira Amaral

ARACRI, L. A. S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; PEREIRA, M.. Dinâmica da estrutura produtiva do agronegócio florestal na região de Curvelo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jeniffer Faria

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro; RODRIGUES, R. L.. PROGRAMA DE EDUCAÇÃOAMBIENTAL NO LICENCIAMENTO: RETRATO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Julio Cesar Monerat

CARNEIRO, L. O.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; AMANCIO, R.. Potencialidades e limites da territorialidade camponesa agroecológica frente à insustentabilidade do capital. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UFJF.

Aluno: ELAINE COELHO CRISTOVAO

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro; FERREIRA, C. C. M.. A implantação de empreendimentos hidrelétricos: impactos e repercussões socioambientais: UHE Barra do Braúna. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tânia Regina Gonçalves

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; LOPES, J. J. M.; MICARELLO, H.; VALLADARES, M. T.. Alfabetização geográfica: o olhar dos educadores geográficos de Universidades Públicas Brasileiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia Ferraz do Nascimento

AMADEO, N.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FERREIRA NETO, J. A.. Turismo rural nas montanhas capixabas. 2013. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Clarice Nascimento Lantelme Silva

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FARIA, A. L. L.; ROCHA, C. B.; VALVERDE, S.. Ensaio da construção de uma legislação florestal na visão de produtores rurais em uma bacia hidrográfica no município de Matias Barbosa - MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia) - UFJF.

Aluno: Monique Cristine de Britto

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; COLLISCHONN, E.. A DINÂMICA DA VIOLÊNCIA: ANÁLISE DOS HOMICÍDIOS OCORRIDOS EM JUIZ DE FORA ENTRE OS ANOS DE 1980 A 2012. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UFJF.

Aluno: Evandro Cesar Azevedo da Cruz

PINTO, V.P.S.; HOEFLLE, S.; FERREIRA, C. C. M.. Mosaicos de reintegração sócio-ambiental: alternativa de zoneamento no entorno da ReBio Poço D'Anta - Juiz de Fora/MG. 2013. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eduardo Henrique Modesto de Moraes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro; RODRIGUES, R. L.. Os museus de ciências como territórios da educação ambiental: o caso do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Viçosa ? MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UFJF.

Aluno: MARINA FURTADO TERRA

CLARETO, S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; GALLO, S. D. O.; ROTONDO, M. A. S.. Espaço e Educação: cartografia de singularidades em um bairro de Juiz de Fora/MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ivanete Gomes Silveira

BRUNO, A.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FLOR, C.. A formação do professor na dimensão rural-urbana. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UFJF.

Aluno: Patrícia de Oliveira Plácido

Guimarães, Mauro;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SILVA, R. M. L.. Programas de Educação Ambiental na Relação Escola-Empresa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: John Jairo Rincón Garcia

HOEFLLE, S.;PINTO, V.P.S.; BICALHO, A. M. S. M. Territorialidade e conflito entre indígenas e camponeses no Departamento de Cauca, Colômbia, 1991-2011. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Cunha de Paula Carneiro

PINTO, V. P.; MIRANDA, S.; LOPES, J. J. M.. Representações em movimento: Jovens alunos volantes do Batatal entre o urbano e o rural. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Veronica Aline Belchior Silva

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; PONZO, A. P. L.; SOUTO, F. J. B.. Comunidades de seringueiros das Reservas Extrativas do Rio Cautário, (RO). 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Helena Gonçalves Camiloto

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; STOCK, L.; ASSIS, A.; PIRES, M. F.. Condicionantes do processo de sucessão familiar entre produtores de leite da zona da mata mineira. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional com C& T de Leite) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jhonatan S

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BICALHO, A. M. S. M; BECKER, O.; DAOU, A. M.. G. Bobadilla. Transformações dos espaços rurais no Piedemonte Amazônico. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helio Beiroz Imbriosio da Silva

BICALHO, A. M. S. M; HOEFLLE, S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. O Parque Nacional da Amazônia: desenvolvimento sustentável e conflito fundiário. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel de Mendonça Domingues

PINTO, V.P.S.; Seabra, Lilia; ROCHA, C. B.. Educação ambiental em meio às relações entre o rural e o urbano no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, Teresópolis-RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Esteves Conde

PIMENTA, D. S.;PINTO, V.P.S.; PONZO, A. P. L.. Implantação de horto florestal medicinal comunitário no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carla Cristine Nunes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; RIBEIRO, M. A. C.; MIRANDA, S.. Crianças de JuIz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Márcio de Olivera

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; COLLARES, J. E. R.; ZAMBRANO, L. M. A.; ROCHA, C. B.. Universidade e sustentabilidade: proposta de diretrizes e ações para uma universidade ambientalmente sustentável. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Camille Nolasco

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BARROS, R. C.; SALIMENA, F.. A dimesão ecológica da agricultura urbana em Juiz de Fora/MG. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - PGECOL) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JOSÉ EDUARDO DO COUTO BARBOSA

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MARINHO, M. M.; HOEFEL, J. L. M.. ?Usos do solo e impactos socioambientais nas Bacias Hidrográficas dos Rios Camanducaia e Jaguary. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - PGECOL) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Beatriz Gomes Magalhães Beniz

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; LOPES, J. J. M.. Embaçamento de fronteiras: o rural e ourbano encontram-se no espaço escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcos Edmor Ladeira Moreno

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; ANDRIOLO, Arthur. O problema da predação exercida por lontras aos criadores de peixes. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: André L

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; LOPES, J. J. M.. S. Tibiriçá. Educação e conforto térmico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gisele Cristina Boucherville

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; VASCONCELOS, M. H. F.. Educação que brota do chão. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria Teresa Dominato de Almeida Mansur

DIAS, R.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BAHIA, E.. Turismo de eventos para o público GLBT: um estudo da demanda turística de Juiz de Fora -MG. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo) - UNA-BH.

Aluno: Patrícia Benvenuti C

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; LOPES, J. J. M.. da Fonseca. Ruralidade e escolaridade: desafios e propostas educacionais. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanilsa Santana Oliveira Bevilácqua

ROLAND, F.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; OLIVEIRA, A. P.. Ecologia e educação ambiental: um estudo do rio Carangola. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - PGECOL) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rosangela das Dores Guedes de Paiva

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; DAMIANO, G. A.. Dialogando a arte do cultivar terras, palvras, vidas numa pequena cidade mineira imersa no mundo globalizante. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Márcia Fernandes Pinheiro Hara

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; LOPES, J. J. M.. Professora, oque é educação ambiental? Representações de meio ambiente de educadoras infantis da rede municipal de Juiz de Fora. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanilsa Santana Oliveira Bevilácqua

ROLAND, F.; LOURES, A. P.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Serviços ecológicos de um rio de Floresta Atlântica: uma perspectiva social e ambiental. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcos Edmor Ladeira Moreno

ANDRIOLO, Arthur;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Análise das percepções e atitudes dos proprietários de estabelecimentos aqüícolas frente ao possível conflito com as lontras. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Geísa Martins Soares

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; VIEIRA FILHO, N. A.; LE SAN, J.. As fazendas dos barões do café: patrimônio e turismo no espaço rural de Rio das Flores. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo) - UNA.

Aluno: Camilah Antunes Zappes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; ANDRIOLO, Arthur; SANTOS, Manuel E.. Conflitos entre pescadores e Sotalia guianensis (van Bénéden, 1864): mito ou realidade?. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Érica Aparecida de Sá

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; LOPES, J. J. M.. Formação de professores e construção de subjetividades: o espaço escolar e o tornar-se educador. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elaine Cabral

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; LOPES, J. J. M.; ANASTACIO, M. Q. A.. Meio ambiente no olhar de bacharéis de turismo. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro Fabrício Campelo

PICONEZ, S. B.;PINTO, V.P.S.; CASTELLAR, S. M. V.; VALENTE, J. A.; GILBERTO, I. J. L.. Cartografia da Aprendizagem Significativa e o Ensino de Geografia. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Pimentel PAlha

LASCHEFSKI, K. A.;PINTO, V.P.S.; PEREIRA, D. B.; PORTO-GONCALVES, C. W.; FREITAS, E. S. M.. Campo e Rural Idílicos como Falácia: Minério-Dependência, Incomplitude Urbana e Injustiça Ambiental Hídrica em Brumadinho. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Instituto de Ciências Agrárias-UFMG.

Aluno: Elizabeth Bozoti Pasin

BOZELLI, R. L.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; LOPEZ, A. F.; SANCHEZ, C.; FLOR, C.. A formação de professores de biologia atuantes no ensino básico e a construçâo de uma perspectiva interdisciplinar na educação ambiental. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Kátia Diniz Coutinho Santos

GARCIA, P. B.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; OLIVEIRA, R. B. C.; FERRARI, A.; MOREIRA, A. F. B.. Educação Ambiental: narrativas de saberes e fazeres em um Colégio de Aplicação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Helcio Ribeiro Campos

LEMOS, A. I. G.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; JESUS, G. M.; ANTAS JUNIOR, R. M.; MARTIN, A. R.. Polarização urbana, identidade territorial e futebol: a Zona da Mata e Juiz de Fora (MG) entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mônica Aparecida Grossi Rodrigues

MENEGAT, M.; ACOSTA, L. E. A.; LOUREIRO, C. F. B.; BEZERRA, C. S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Politização da Questão Ambiental no MST: a agroecologia como estratégia produtiva e política. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juarez de Andrade

FRIGOTTO, G.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MOTTA, V.; FONTES, V.; ALGEBAILE, E.. Invisíveis sociais: elementos para pensar formas de (des)integração de uma sociedade de capitalismo dependente. 2014. Tese (Doutorado em PPFH) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Mota Barbosa

MATOS, R.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; AMORIM, C.; RIGOTTI, J. I.; LOBO, C. F.. Educação, desenvolvimento e migração em cidades médias equipadas com IFET. 2013. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Simone da Silva Ribeiro

MARQUES, L. P.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; HAGE, S. A. M.; CARVALHO, J.; SANTOS, I.. Conversas com professoras: desinvibilizando as artes de fazer educação do campo na escola pública. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UFJF.

Aluno: Neocioney José de Souza Araújo

PORTO-GONCALVES, C. W.; SILVA, C. A. F.; VALLEJO, L. R.; RIO, G. A. P.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. As tensões territoriais ribeirinhas na Resex Médio Juruá (AM). 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Bastos Braga

FIUZA, A. L. C.;PINTO, V.P.S.; FERRREIRA, M. A. M.. Índice de caracterização dos territórios rurais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Simone da Silva Ribeiro

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MARQUES, L. P.; HAGE, S. A. M.. Narrando os camimhos da educação do campo na Zona da Mata Mineira. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiz Henrique de Oliveira Santos

PINTO, V.P.S.; MARQUES NETO, R.; SANTOS, A. S. P.. Pensamento geossitêmico e planejamento turístico: uma proposta para o Circuito Terras Altas da Mantiqueira -MG. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: ANA LUIZA FORTES DA SILVA

ROCHA, C. B.;PINTO, V.P.S.; FONTOURA, L. M.. Resiliência e capacidade de suporte de carga no Parque Estadual do Ibitipoca. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lucilene Ferreira do Carmo

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro;RODRIGUES, A. C.. Educação Ambiental eagricultura familiar em Juiz de Fora: para além da dicotomia rural-urbano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Letícia Riguetto Nunes

COSENZA, A. R.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MOREIRA, M. C.. Sentidos sobre experiências da trajetória pessoal e profissional do/a professor/a marcando a influência no trabalho com hortas escolares. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gislaini Souza Magdalena Paradivino

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro; MACHADO, P. J. O.. Avaliação da gestão de resíduos sólidos no município de Paraíba do Sul. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Yashimin Viola Marote Loureiro

MILANEZ, B.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CARNEIRO, L. O.. Baía de Guanabara e conflitos ambientais; a disputa territorial entre a expansão da indústria petrolífera e os pescadores artesanais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: YAN CARLOS GOMES VIANNA

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; ZAIDAN, R.. Investigação do clima urbanoem cidades pequenas: o caso de Ubá-MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ygor Azevedo Soares de Souza

MACHADO, P. J. O.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CIVALE, L.. Violação do direito à água no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: DÉBORA   GISELE   GRAÚDO   DOS   SANTOS,

Guimarães, Mauro;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FONSECA, L. C. S.. A RELAÇÃO ENTRE O PERTENCIMENTO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE PROFESSORES DO ENTORNO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE TINGUÁ/RJ?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Alice da Silva

RODRIGUES, A. C.PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro. Sentidos sobre a monocultura do eucalipto no município de Lima Duarte: educabilidades possíveis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Robert Venancio de Oliveira

AMORIM, C.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FIGUEIREDO, V. F.. O trabalho docente, as matrizes curriculares e as reformas políticas: O panorama de ensino de geografia no ensino médio de Juiz de Fora-MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isabela Fernanda Moraes de Paula

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MARQUES NETO, R.. Cobertura vegetal das regiões urbanas de Juiz de Fora: Abordagens qualitativas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Denise Aparecida de Oliveira Fernandes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; TORRES, C. C.; MILANEZ, B.. Produção capitalista do espaço e as repercussões socioambientais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Flavienne Couto Ricardo

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; AMORIM, C.; HISSA, C. E. V.. Dialogando a prática pedagógica 'trabalho de campo' com a dimensão ambiental na formação de bacharéis em turismo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Franciele de Oliveira Pimentel

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MARQUES NETO, R.. Clima urbano: uma investigação sobre ilhas de calor em Juiz de Fora - MG. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Biage de Andrade

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SANCHEZ, C.; LIMA, E. L.. Com a palavra os vulneráveis: professores moradores em um contexto de vulnerabilidade ambiental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lorena Julieta de Carvalho

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; LOPES, J. J. M.; VALLADARES, M. T.. Crianças e criações: espacialidades e tecnologias em movimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula Dutra P

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CASTRO, E. N.; AMORIM, C.. Lopes. Educação Ambiental como ferramenta de gestão turística: o Parque Nacional do Itatiaia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cléa Souza dos Santos

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; DELGADO, I.; LOBO, V.. MEIO AMBIENTE, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE DA QUESTÃO AMBIENTAL NA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE DE 1987-1988. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cinthia Mazzone Moreira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SANCHEZ, C.; FLOR, C.. A formação discursiva da Educação Ambiental formal na perspectiva de problemas socioambientais locais. 2014.

Aluno: Gabriela Montessi de Oliveira Amaral

ARACRI, L. A. S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MAZETTO, F.. O AGRONEGÓCIO FLORESTAL EM MINAS GERAIS: A DINÂMICA DO CIRCUITO ESPACIAL DA MADEIRA DA REGIÃO DE CURVELO.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UFJF.

Aluno: Carlos Magno Adaes de Araújo

FERREIRA, C. C. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MAIA, C. E. S.. AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UFJF.

Aluno: ELAINE COELHO CRISTOVAO

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FERREIRA, C. C. M.; MILANEZ, B.. AVALIAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS NA ZONA MATA MINEIRA: ESTUDO DE CASO: UHE BARRA DO BRAÚNA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós_graduação em Geografia) - UFJF.

Aluno: Julio Cesar Pereira Monerat

CARNEIRO, L. O.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CASSAB, C.. MODO DE PRODUÇÃO, TERRITÓRIO, CAMPESINATO E AGROECOLOGIA: UMA ABORDAGEM DIALÉTICA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UFJF.

Aluno: Evandro Cesar Azevedo da Cruz

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FERREIRA, C. C. M.; SIMAS, F.. Impactos ambientais urbanos: o avanço da malha urbana sobre o corredor ecológico da ReBio Poço D`Anta à mata da Fazenda da Floresta.. 2012.

Aluno: Tânia Regina Peixoto da Silva Gonçalves

PINTO, V.P.S.; LOPES, J. J. M.; MICARELLO, H.. Alfabetização geográfica, desvelando-a na formação de educadores. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia de Oliveira Plácido

Guimarães, Mauro;PINTO, V.P.S.; FONSECA, L. C. S.. Os programas de educação ambiental na relação escola empresa. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Bruno Barbosa

MACIEL, T. M. F. B.;PINTO, V.P.S.; TAVARES JUNIOR, F. A.. A educação ambiental no licenciamento de empreendimentos minerários de Minas Gerais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Henrique Modesto Morais

PINTO, V.P.S.; Guimarães, Mauro; RODRIGUES, R. L.. Os museus de ciência como territórios de educação ambiental. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aline Cunha de Paula

PINTO, V.P.S.; STRAFORINI, R.; MIRANDA, S.. Jovens alunos volantes do bairro Batatal, em lima Duarte-MG, e suas relações rural-urbanas. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: John Freddy Caicedo Álvarez

SILVA, F. T. F.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. El Plan Pazcifico: una mirada sobre sus determinantes e intencionalidades. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Latino-americanos) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Henrique de Oliveira Pinto

PINTO, R. S.; BEZERRA, C. S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Internacionalismo e solidariedade cubana à independência de Angola. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Latino-americanos) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cecília Maria Vuyk Espínola

TRASPADINI, R. S.; SILVA, F. T. F.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. El escenario de la revision del anexo C del Tratado de Itaipu em 2013. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Latino-americanos) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jordânia da Silva Bento

ZACARIAS, R.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; OLIVEIRA, L. M.. Problemas ambientais urbanos - Bairro Santa Luzia, JF, MG. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Cristina da Silva Rufato

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; ZACARIAS, R.; BARA, S.. As interrelações da educação ambiental: políticas públicas, identidades e práticas educativas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Reinaldo Simplício Pinto e Luciana M

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BARA, S.. de Souza Nascimento. As enchentes no rio Paraibuna: possíveis contribuições da educação ambiental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jisleny da Cruz Pereira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BARA, S.. A atuação da Embrapa diante dos problemas ambientais na pecuária leiteira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Wanderley J

BOTELHO, E.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. da Silveira Júnior. Turismo, áreas protegidas e populações tradicionais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rosilene de Almeida Pinheiro e Silmara de Almeida Faria

ZACARIAS, R.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Consumo, modo de produção e crise ambiental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alex Perim Martins e Renan Fonseca Campidelli

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; GROSSI, M.. Trabalhando a educação ambiental na agricultura familiar: o papel das extensões rurais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adriana Aparecida Silva

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; SILVA, H. H.. A contribuição da educação ambiental para a habitação popular: a experiência do PAR em Juiz de Fora (MG). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Denise Barreto e Lucelaine Pogglianella

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. O lixo como um problema Ambiental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alcina Cardoso

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. O programa "Defesa Civil vai à Escola" e a EA: uma análise crítica. 2005.

Aluno: Júlio César de A

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Valério. Gestão Territorial em Campanhas Eleitorais: A Contribuição dos Geógrafos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e gestão do Território) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aurélio Fernandes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Marketing Verde: Uma Ferramenta para a Gestão Ambiental. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e gestão do Território) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Audrey de Souza Coimbra

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. A Educação Ambiental: Uma Concepção na Terceira Idade ? Pró-Idoso, Juiz de Fora, MG. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e gestão do Território) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Magno de Araújo

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Elementos para uma Proposta de Educação Ambiental na Reserva Biológica do Poço D?Anta, Juiz de Fora-MG. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Rezende de Faria

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Geografia e Educação Ambiental: Propostas para o Ensino Médio. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Theodoro Guerra

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. O Papel dos Centros de Educação Ambiental. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mayra Gonzaga

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Educação Ambiental para o Turismo Sustentável. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: José Carlos de Paula

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. A Educação Ambiental e a Conservação da água. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanessa Quáquio Marciano

PINTO, V.P.S.; MACHADO, P. J. O.; CASTRO, L. F. S.. Mobilidade pendular: uma análise a partir da interligação dos municípios de Juiz de Fora e matias Barbosa - MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: DIOGO LOPES LANINI

PINTO, V. P.; CASTRO, L. F. S.; BARBOSA, A. M.. URBANIZAÇÃO EM CIDADES DE PEQUENO PORTE: O CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Patrici Silva Polito

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; GROSSI, M.;RODRIGUES, A. C.. MEIO AMBIENTE E SOBERANIA ALIMENTAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thaís de Fátima Cerqueira de Souza

BARBOSA, A. M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. A imigração no Brasil do século XXI: acolhimento ou negligência?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tiago Bustamante Teixeira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CARNEIRO, L. O.; LIMA, E. L.. Vamu Chegá: reflexões sobre o lugar em São Pedro de Cima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Fávero de Andrade Ferreira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CASTRO, L. F. S.. PLANEJAMENTO FAMILIAR E REDUÇÃO DA POBREZA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ricardo Augusto Martins

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MACHADO, P. J. O.; FELIPPE, M. F.. Zoneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Córrego Ipiranga. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Gilberto Coelho da Silva

CASSAB, C.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CARNEIRO, L. O.. A globalização do regional e a regionalização do global - a face sul-americana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Iara Aparecida Borges Machado

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BOTELHO, E.. DISCURSO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DA SERRA FRENTE Á EXPANSÃO DA RESERVA DO IBITIPOCA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriela M

ARACRI, L. A. S.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CARNEIRO, L. O.. de O. Amaral.O Licenciamento ambiental e a produção da soja no Triangulo Mineiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eduardo dos santos Veiga

PINTO, V.P.S.; BANDEIRA, S. C.; CASTRO, L. F. S.. O Bairro Amazônia diante do processo de organização espacial do município de Juiz de Fora _MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gislaini Souza Magdalena

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BARA, S.; BANDEIRA, S. C.. Contribuição da Educação Ambiental na gestão dos resíduos sólidos do município de Paraíba do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lucas Cardoso Lima

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MARQUES NETO, R.; ZAIDAN, R.. Análise do uso do solo na bacia do córrego Boné (Araponga, MG). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Gonçalves de Souza Salvati

COSENZA, A. R.; OTENIO, M.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Compreendendo a formação do sujeito ecológico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Miguel Gerheim Villaça

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CASTRO, L. F. S.; MENEZES, M. L. P.. Perfil das comunidades rurais do município de Lima Duarte - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe Pimentel PAlha

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MENEZES, M. L. P.;NUNES, C. C.. Além do que se vê: a sociedae urbana no município de Juiz de Fora - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo de Freitas Vieira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CASTRO, L. F. S.; BELLOSI, T. C.. O evelhecimento da população brasileira e a previdência social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carla Costa e Silva

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MENEZES, S. O.; JARDIM, R. P. B.. Propostas de atividades de educação ambiental com foco na questão do lixo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Edlene Oliveira Perantoni

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MENEZES, S. O.; BANDEIRA, S. C.. Roteiros geológicos com pontos interpretativos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: ANDRÉ NOGUEIRA DE AVILA

PINTO, V. P.PINTO, V. P.NUNES, C. C.; AFFONSO, E. P.. Fontes de pesquisas dos professores de geografia no município de Juiz de Fora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JOSE LUIZ GONÇALVES JUNIOR

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; AFFONSO, E. P.;NUNES, C. C.. Por uma epistemologia geográfica para os professores de 5a. série. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JOSE LUIZ GONÇALVES JUNIOR

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MACHADO, P. J. O.; MENEZES, M. L. P.. Planejar as cidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Matheus Machado Cremonese

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MACHADO, P. J. O.; MENEZES, M. L. P.. A segregação socio-espacial em Juiz deFora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: RENAN FONSECA CAMPIDELI

PINTO, V. P.PINTO, V. P.NUNES, C. C.; AFFONSO, E. P.. A agricultura familiar e a questão do crédito rural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiza da Cunha de Assis Lopes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; JARDIM, R. P. B.;NUNES, C. C.. Por uma experiência didática em Educação Ambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Camargo de Souza

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; VILLELA, L. B.; FROSSARD, M. S.. Turismo e espaço: estudo de caso do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Laisa Cabral Caetano

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MACHADO, P. J. O.; MENEZES, M. L. P.. Danos socioambientais no município de Juiz de Fora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo de Souza Lopes

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BOTELHO, E.; MELLO, E. A.. Turismo e desenvolvimento local: o estudo de caso do CONCICLO/Barra do Piraí-RJ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Josemeire Rodrigues Muniz

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; AFFONSO, E. P.; JARDIM, R. P. B.. A utilização do cinema como recurso audiovisual no ensino de geografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: MARINA FURTADO TERRA

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CLARETO, S.; LOPES, J. J. M.. Cartografias simbólicas e representação do espaço urbano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: DANILO VITOR FONSECA

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; AFFONSO, E. P.; MAZETTO, F.. A atividade industrial no município de Três Rios: uma análise geográfica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: TELMA SOUZA CHAVES

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MACHADO, P. J. O.; CASTRO, L. F. S.. Exclusão social: uma análise dos assentamentos subnormais de Juiz de Fora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bárbara da Silva Santiago

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FERREIRA, C. C. M.; MARTINS, L. A.. Estudo de um fragmento de habitat: a rebio municipal do Poço D'Anta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathan Belcavello de Oliveira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MENEZES, M. L. P.; MACHADO, P. J. O.. Mobilidade residencial, segregação sócio-espacial e globalização em Juiz de Fora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thaís de Almeida Bispo

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; JARDIM, R. P. B.; SILVA, A. B.. Estudos ambientais: propostas e práticas ambientais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: ALEXANDRO VIEIRA DE CARVALHO

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MACHADO, P. J. O.; AFFONSO, E. P.. Ensino de conceitos de geografia através dos povos sem território. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: RENAN FONSECA CAMPIDELI

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; JARDIM, R. P. B.; AFFONSO, E. P.. O unilateralismo como proposta para a geografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LEANDRO DUQUE DE OLIVEIRA

PINTO, V. P.PINTO, V. P.NUNES, C. C.; AFFONSO, E. P.. A moderna agricultura e a educação rural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marina Terra

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Caminhando na Geografia: reflexões sobre a formação de professores.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Robson Vicente

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. O Estudo da População e o Acesso Sul em Juiz de Fora/MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elyne de Oliveira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Identidade e Território. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danilo Fonseca

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. A Geografia da Fome no ensinio médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Batista Simoncini

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Terceiro Setor e Questões Sociais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Christiane Abreu

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Bernardo Mascarenhas e o patrimômio cultural no contexto do espaço urbano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Érica V

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. de Andrade.A potencialidade turística de Mindurí- MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula Gonçalves

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Escola Municipal de Goianá: O Currículo, e as práticas educacionais ambientais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rogéria Castro

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. O Centro de Visitantes como instrumento de responsabilidade compartilhada - Um estudo sobre o Parque Estadual do Ibitipoca - MG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafael Ferreira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Turismo em Parques Naturais: Aspectos Gerenciais no Parque Estadual de Ibitipoca. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: José de Souza Júnior

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. A cidade à deriva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carolina Fávero

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Regulamentação da Profissão do Bacharel em Turismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Ney Pereira Teixeira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Barão do Rio Branco e a Geopolítica do tratado de Petrópoles. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathália Hallack Fabrino

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Sustentabilidade do Turismo Rural na Pequena Propriedade: Um Estudo de Caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Angélica Aparecida Venâncio

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Deficiência e Ineficácia no Sistema de Coleta de resíduos Sólidos Urbanos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raquel de Moraes Vieira

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. A Atividade Turística e suas Repercussões no Município de Rio Novo (MG). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Júlio César de A

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Valério.Proposta de Índice de Qualidade do Abastecimento Básico ? IQAB e Utilização do Geoprocessamento para Análise Espacial Estudo de Caso de Campos dos Goytacazes - RJ. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: José de Souza Júnior

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. A Cidade Carcerária. Uma Análise da Organização do Espaço Urbano na Modernidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nelson Paes Leme Domingues

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Como utilizar a música no ensino de Geografia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adriana Zampa de Mello

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Análise da proposta de transformação da Reserva Biológica do Poço D?Anta em Parque Municipal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jerry Lencina

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Ação Cívico-social Militar na Amazônia: Ensino Geográfico às Comunidades Indígenas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Frederico do Valle Ferreira de Castro

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. As Repercussões da Internalização da Questão Ambiental na Consolidação do Terceiro Setor no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Regina Célia de Almeida

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. Configuração Espacial do Bairro Santos Dumont. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Salomão Júnior Curi

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. ?Planejamento Urbano Participativo: O Bairro Furtado de Menezes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; CIVALE, L.; ANTONGIOVANNI, L.. Concurso Público para Professor Adjunto I. 2012. Universidade Federal de Viçosa.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; MENEZES, M. L. P.; FERREIRA, C. C. M.. Banca de Seleção do Processo Seletivo para o Mestrado em Geografia da UFJF. 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; RIBEIRO, M. A. C.; SALAZAR, V. L.. Professor Adjunto do Departamento de Turismo - IGEOG - UERJ. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; RIBEIRO, M. A. C.; HOEFLLE, S.. Professor Adjunto do Departamento de Geociências UFJF - Geografia Econômica - 07 de junho. 2010. UFJF.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; RIBEIRO, M. A. C.; HOEFLLE, S.. Professor Adjunto do Departamento de Geociências UFJF - Geografia Econômica -01 de setembro. 2010. UFJF.

Guimarães, Mauro;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; RIBEIRO, M. A. C.; COSTA, N. C.; MARTINS, A. L.. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ- Geografia, Turismo e Meio Ambiente- 14 de junho. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro; RIBEIRO, M. A. C.; COSTA, N. C.; RODRIGUES, C.. Professor Assistente do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ- Geografia, Turismo e Meio Ambiente- 25 de outubro. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

SOUSA NETO, M. F.; MAIA, E.;PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FARIA, A. L. L.. Concurso Público para Provimento de Professor Assitente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; Guimarães, Mauro; Medeiros, Rodrigo; Machado, Marcello Tomé; Seabra, Lilia. Concurso Público para Provimento de Professor Assitente Turismo e Gestão Ambiental. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; BARROS, R. C.; SANTOS, R. N.; ALENTEJANO, P. R. R.; ANTUNES, C. F.. Concurso Público Professor Adjunto na área de Geografia Regional e Geopolítica. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; FERREIRA, C. C. M.; GONCALVES, M. A. A.. Seleção para Professor Substituto do Departamento de Geociências- Prática de ensino de Geografia. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; LENGRUBER, M.; ANASTACIO, M. Q. A.. Concurso de Professor Assistente do Departamento de Educação. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.; GONCALVES, M. A. A.; FERREIRA, C. C. M.. Seleção para Professor Substituto do Departamento de Geociências- Organização do espaço. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. ? Presidente da Banca Examinadora do processo seletivo público para o cargo de Professor Substituto do Curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2001. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PINTO, V. P.PINTO, V. P.. ? Integrante da Banca Examinadora do processo seletivo público para o cargo de Professor Regente de Geografia da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Edital 004/97. 1997. Prefeitura Municipal de Juiz de Fora/Sec. de Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bertha Koiffmann Becker

BECKER, B. K.. Alternativa de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira: A Gestão Cabocla nas Várzeas de Silves-AM. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Valeria Trevizani Burla de Aguiar

AGUIAR, V. T. B.. Implantação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. 1997. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Valeria Trevizani Burla de Aguiar

AGUIAR, V. T. B.. Alternativas de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira: A Gestão Cabocla nas Várzeas de Silves - AM. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Scott William Hoefle

HOEFLE, S. W.BICALHO, A. M.; BECKER, B. K.. Alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira: a gestão cabocla nas várzeas de Silves, AM. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Scott William Hoefle

HOEFLE, S. W.BICALHO, A. M.; BECKER, B. K.. Alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira: a gestão cabocla nas várzeas de Silves, AM. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria de Souza Mello Bicalho

BICALHO, A. M. S. M.; BECKER, B. K.;HOEFLE, S. W.; BUENO, O. A.. Alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira: a gestão cabocla nas várzeas de Silves, AM. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria de Souza Mello Bicalho

BICALHO, A. M. S. M.. Alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira: A gestão cabocla nas várzeas de Silves - AM. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Patrícia Michelle de O

Freire; AS CAMINHADAS E O SUJEITO-CAMINHANTE: significados e compreensões do ato de caminhar na "natureza; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Luiz Henrique de Oliveira Santos

A INFLUÊNCIA DOS CIRCÚITOS TURÍSTICOS NA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS: UM ESTUDO SOBRE O CIRCUITO TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UFJF; (Orientador);

Bruno Patrici Silva Polito

: A dimensão ambiental no campo da geografia diante das macrotendências político-pedagógicas do campo da educação ambiental; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; (Orientador);

Elen Jane Gonçalves Gomes

PROJETO DE FORTALECIMENTO DA ASSOCIAÇÃO LIXO CERTO ? ALICER; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; UFJF; (Orientador);

Hugo Correia Fernandes Nunes

PROJETO DE FORTALECIMENTO DA ASSOCIAÇÃO LIXO CERTO ? ALICER; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; UFJF; (Orientador);

CALEB ABREU

PROJETO DE FORTALECIMENTO DA ASSOCIAÇÃO LIXO CERTO ? ALICER; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; UFJF; (Orientador);

Lucilene Ferreira do Carmo

Agricultura Urbana como veículo de Sustentabilidade e Educação Ambiental, numa perspectiva contra-hegemônica; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UFJF,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Gislaini Magdalena Paradivino

A questão socioambiental dos resíduos sólidos urbanos no município de Paraíba do Sul/RJ e as interfaces com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Denise A

Avelino de Oliveira; Problemas e conflitos ambientais em Igreginha, Juiz de Fora/MG; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Flavienne Couto

Trabalho de campo na formação de turismólogos: afetos, subjetividades e criatividades; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Ana Paula Dutra

Qual o papel da educação ambiental na gestão turística em unidades de conservação: a experiência do Projeto Serra da Mantiqueira no PNI e na APASA; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Leonardo Biage

Riscos ambientais e contextos escolares: desvelando limites e potencialidades do Programa de educação ambiental do estado de mInas Gerais; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Timothy Ongaro Orsi

Estratégias territoriais contemporâneas de uma comunidade remanescente de quilombo: Análise de um agrossitema em transição agroecológica - São Pedro de Cima, Divino/MG; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós_graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Cinthia Mazzone Moreira

Problemas socioambientais locais: construindo sentidos em uma escola pública do município de Juiz de Fora, MG; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

ELAINE COELHO CRISTOVAO

A natureza social dos conflitos ambientais: a implantação da UHE Barra do Braúna; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UFJF, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Jeniffer Faria

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO: RETRATO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UFJF, ANEEL; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Tânia Regina P

da Silva Gonçalves; Alfabetização geográfica: o olhar dos educadores geográficos de Universidades Públicas Brasileiras; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Evandro Cesar Azevedo da Cruz

Áreas e ações prioritárias à conservação do corredor ecológico da ReBio Municipal Poço D'Anta à mata da Fazenda da Floresta - Juiz de Fora - MG: Subsídios à gestão sustentável do território; ; 2013; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Eduardo Henrique Modesto de Morais

Os museus de ciências como territórios da educação ambiental: o caso do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Viçosa ? MG; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Aline Cunha de Paula Carneiro

REPRESENTAÇÕES EM MOVIMENTO: JOVENS ESTUDANTES DO BATATAL, ENTRE O URBANO E O RURAL; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Gabriel de Mendonça Domingues

Ecologia e Unidades de Conservação - o Caso da Serra das Araras; 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Camilo de Lélis Pereira de Souza

A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO PARA A RELAÇÃO DIALÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Clarice Nascimento Lantelme Silva

Ensaio da construção de uma legislação florestal na visão de produtores rurais em uma bacia hidrográfica no município de Matias Barbosa - MG; 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Carla Cristiane Nunes

Crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Camille Nolasco

A dimensão ecológica da agricultura urbana em Juiz de Fora; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - PGECOL) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Raquel Simiqueli

Perspectivas para a conservação do Parque Estadual do Ibitipoca ? MG: participação social, avaliação, manejo e percepção ambiental; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Gisele Cristina Boucherville

A Educação que brota do chão - um olhar emancipatório para a escola de Tiradentes; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

André Tibiriçá

Educação, meio ambiente e conforto térmico: caminhos que se cruzam; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Patricia Camargo

Educação em escola rural - um estudo de caso em Juiz de Fora/MG; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Rosangela das Dores Guedes de Paiva

Dialogando com a arte do cultivar terras, palavras, vidas numa pequena cidade mineira imersa no mundo globalizante; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Márcia Fernandes Pinheiro Hara

"'Professora, o que é Educação Ambiental?' Representações de meio ambiente de educadores infantis da rede municipal de Juiz de Fora; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Ana Cristina da Silva Rufato

As interrelações da educação ambiental: políticas públicas, identidades e práticas educativas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Reinaldo Simpício Pinto

As enchentes do rio Paraibuna: possíveis contribuições da educação ambiental para o enfrentamento do problemas pelos moradores do bairro Industrial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Jisleny da Cruz Pereira

A atuação da Embrapa diante dos problemas ambientais na pecuária leiteira: perspectivas para a educação ambiental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Pricila Maganhoto de Carvalho

O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIANTE DAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS IRREGULARES EM FORQUILHA, IBITIURA DE MINAS, MG; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão do Meio Ambiente) - UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

RANIERE PIRES DE FREITAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESPECIAL: ESTUDO DE CASO NAS SALAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA APAE - POÇOS DE CALDAS, MG; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão do Meio Ambiente) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

João Alexandre Moura Oliveira e Michelly Renne Borsatto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO PROGRAMA SEMEANDO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão do Meio Ambiente) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

MARINA FURTADO TERRA

VIVÊNCIAS SOCIOESPACIAS EM UM ASSENTAMENTO RURAL: UM ESTUDO COM BASE EM MAPAS NARRATIVOS EM PEDRA DOURADA (MG); 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

RENAN FONSECA CAMPIDELI

Educação Ambiental e Extensão Rural; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Luiz Antônio da Costa Venâncio

Percepção e Educação Ambiental - O caso do Yung; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Eloise S

Botelho; A EA e a participação comunitária em Conceição do Ibitipoca - MG; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Mário Ewald

A EA no contexto do Sistema Agrário Brasileiro; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Luciana Werneck e Simone L

da Silva; O Programa de EA no Projeto da Represa de Guaraporanga; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Carlos Magno Araújo

Elementos para uma Proposta de Educação Ambiental na Reserva Biológica do Poço D?Anta; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Leonardo Rezende de Faria

Geografia e Educação Ambiental: Propostas para o Ensino Médio; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Theodoro Guerra

O Papel dos Centros de Educação Ambiental na Disseminação de Novos Valores Civilizatórios; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Mayra Gonzaga

Educação Ambiental para o Turismo Sustentável; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

José Carlos de Paula

A Educação Ambiental e a Conservação da Água; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Júlio César de Almeida Valério

Gestão Territorial em Campanhas Eleitorais: A Contribuição dos Geógrafos; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Aurélio Fernandes

Marketing Verde: Uma Ferramenta para a Gestão Ambiental; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e gestão do Território) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Audrey de Souza Coimbra

A Educação Ambiental: Uma Concepção na Terceira Idade ? Pró-Idoso, Juiz de Fora, MG; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e gestão do Território) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Vanessa Quáquio Marciano

Mobilidade pendular: uma análise a partir da interligação dos municípios de Juiz de Fora e matias Barbosa - MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

DIOGO LOPES LANINI

URBANIZAÇÃO EM CIDADES DE PEQUENO PORTE: O CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Bruno Patrici Silva Polito

Soberania alimentar: limites e possibilidades diante do modo de produção capitalista; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Priscila dos Santos Luciano

Dinâmicas socioambientais no Subcentro de Benfica, Juiz de Fora/MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Luana de Resende Moraes

Verticalização e Urbanização em Juiz de Fora - Impactos socioambientais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Eduardo dos santos Veiga

A evolução do bairro Amazônia - Juiz de Fora (MG); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Gislaini Souza Magdalena

Contribuição da Educação Ambiental na gestão dos resíduos sólidos do município de Paraíba do Sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Renata Sather Sigiliano

O biogás frente ao atual cenário energético e ambiental: exemplo de Juiz de Fora; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Felipe Pimentel PAlha

Além do que se vê: a sociedade urbana no município de Juiz de Fora; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Natália Campos Teixeira

O mecanismo de desenvolvimento limpo: a Zona da Mata como potencial para o desenvolvimento de projetos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Márcio Malafaia Filho

Contribuições da Geografia para o Geomarketing; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Gabriel de Mendonça Domingues

Questões sócio-ambientaisem Unidades de Conservação no meio urbano: o caso da Rebio do Poço D'Anta JF/MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Mariana Alencar

Turismo e multiculturalismo no mundo globalizado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Rosângela dos Reis

O ensino de geografia e a Lei 10; 639; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Thaís de Almeida Bispo

Estudos ambientais ? propostas e prática educacional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

ALEXANDRO VIEIRA DE CARVALHO

O estudo dos povos sem território ? uma proposta para o ensino de geopolítica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

RENAN FONSECA CAMPIDELI

O multilateralismo e o ensino escolar da geopolítica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Luisa Lopes

Um relato de experiência didática: a educação ambiental no ensino de geografia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Leandro Oliveira

A Educação no campo e as políticas educacionais brasileiras; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Ana Paula Gonçalves

Escola Municipal de Goianá: O Currículo, e as práticas educacionais ambientais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Elayne de Oliveira

Identidade e Território; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Rafael Ferreira

Turismo em Parques Naturais: Aspectos Gerenciais no Parque Estadual de Ibitipoca; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Nathália Hallack Fabrino

Sustentabilidade do Turismo Rural na Pequena Propriedade: Um Estudo de Caso; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Angelica Aparecida Venancio Villar

Deficiência e Ineficácia no Sistema de Coleta de resíduos Sólidos Urbanos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Raquel de Moraes Vieira

A Atividade Turística e suas Repercussões no Município de Rio Novo (MG); 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Júlio César de Almeida Valério

Proposta de Índice de Qualidade do Abastecimento Básico ? IQAB e Utilização do Geoprocessamento para Análise Espacial Estudo de Caso de Campos dos Goytacazes - RJ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Jerry Lencina

Ação Cívico-social Militar na Amazônia: Ensino Geográfico às Comunidades Indígenas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Frederico do Valle Ferreira de Castro

As Repercussões da Internalização da Questão Ambiental na Consolidação do Terceiro Setor no Brasil; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Luiz Henrique de Paula Colla

Planejamento Urbano Participativo: O Bairro Furtado de Menezes; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Salomão Júnior Curi

Uma proposta de educação Ambiental para a gestão do lixo em Rosário da Limeira, MG; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Rommel Jannuzzi

A Globalização nos Livros Didáticos do Ensino Médio de Geografia; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Guilherme Gaio Montes

Os movimentos socioambientais latino-americanos: resistências locais possíveis a partir da educação ambiental e da educação do campo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFJF, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Bruno Patrici Silva Polito

A dimensão ambiental no campo da geografia diante das macrotendências político-pedagógicas do campo da educação ambiental; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Lídia Helena Ferreira de Souza

A formação do educador ambiental na com-vivência com produtores da agricultura orgânica e agro ecológica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Gabriel de Sá Souza

As transformações do espaço de poder internacional: as repercussões geopolíticas na América Latina; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Lídia Helena Ferreira de Souza

Os movimentos sociais latino-americanos diante das transformações geopolíticas ao nível regional: por uma ?outra globalização?; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

André Eiterer

As transformações do ?espaço de poder? internacional: a ótica da geografia política; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Fabio Jacob

As transformações do ?espaço de poder? internacional: a ótica da geografia política; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Mahalia Gomes de Carvalho Aquino

Construção Metodológica de Educação Ambiental no Processo de Licenciamento Ambiental; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFJF, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Vanessa Quáquio Marciano

Construção Metodológica de Educação Ambiental no Processo de Licenciamento Ambiental; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFJF, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Vicente Guilherme dos Santos Júnior

P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ANEEL; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Uziel Amorim de Souza

Organização da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora (MG): limites e inovações no contexto de novas relações rurais e urbanas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFJF, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Mariangela Niero

Organização da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora (MG): limites e inovações no contexto de novas relações rurais e urbanas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFJF, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Mariana Faria

Conflitos ambientais e cidadania - um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Flaviane Souza

Conflitos ambientais e cidadania - um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Anne Carvalho

Conflitos ambientais e cidadania - um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Felipe Palha

Conflitos ambientais e cidadania - um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Ana Paula Vitório

Conflitos ambientais e cidadania - um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Gabriel de Mendonça Domingues

Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora?, Edital CT - Agro/MCT/MDA/CNPq n 022/2004; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Erika Furiati Oliveira

Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora?, Edital CT - Agro/MCT/MDA/CNPq 022/2004; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Humberto Moreira Húngaro

Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora, Edital CT - Agro/MCT/MDA/CNPq 022/2004; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Elaine Cordeiro da Silva

Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora?, Edital CT - Agro/MCT/MDA/CNPq 022/2004; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Simone Pellegrino de Oliveira

?Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora?, Edital CT - Agro/MCT/MDA/CNPq 022/2004; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Carlos Augusto de Faria Pedro)

Estudo Exploratório com Abordagem Qualitativa da Agricultura Familiar no Sistema Agro-Industrial do Leite; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Caleb Ido de Abreu

Estágio Supervisionado Bacharelado; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Romário Henriques de Oliveira

Monitoria em Geografia Política; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - UFJF, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

TIAGO NASCIMENTO GUARNIERI DE OLIVEIRA

Monitoria em Geografia Política; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Alice Tavares Vieira

Estágio Supervisionado Bacharelado; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Lídia Helena Ferreira de Souza

Estágio Supervisionado Bacharelado; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

WESILEY OLIVEIRA NASCIMENTO

Monitoria de Graduação - Geografia e Educação Ambiental; 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Bárbara Ávila

Manutenção do site do PPGEO/UFJF; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Yuri Amaral Barbosa

Organização da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora (MG): limites e inovações no contexto de novas relações rurais e urbanas; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Vicente Paulo dos Santos Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bertha Koiffmann Becker

Implantação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá: Um Caso: No Processo de Reorganizaçào Territorial da Amazônia Brasileira No Final do Século; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bertha Koiffmann Becker;

Bertha Koiffmann Becker

Alternativa de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira: A Gestão Cabocla nas Várzeas de Silves-AM; ; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Bertha Koiffmann Becker;

Mauro Guimarães

2017; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Mauro Guimarães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, V.P.S. . INTERAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O CASO DA IMPLANTAÇÃO DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ. ESPAÇO ABERTO, PPGG - UFRJ , v. 9, p. 111-127, 2019.

  • PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; SOUZA, L. H. F. ; MONTES, G. G. . A conjuntura política atual e as formas de resistência: um estudo sobre a educação ambiental e do campo. VÉRTICES (CAMPOS DOS GOITACAZES) , v. 21, p. 4-17, 2019.

  • PINTO, V. P. ; Guimarães, Mauro ; ZACARIAS, R. ; SOBRAL, M. ; FARIA, J. . Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação do pea barra longa (mg). GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS , v. 9, p. 1, 2018.

  • PINTO, V. P. ; Guimarães, Mauro . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: TEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COMO TEMAS GERADORES DIANTE DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS CONTROVERSAS. Revista de Geografia , v. 7, p. 149-162, 2017.

  • Guimarães, Mauro ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Alternativas para processos formativos de Educação Ambiental: a proposta da -(Com)Vivência Pedagógica- diante de grandes e radicais desafios. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , p. 118-131, 2017.

  • BIAGE, L. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Os Riscos, a Vulnerabilidade Ambiental e o Estado Capitalista: a proposta de uma Educação Ambiental como ato político. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 34, p. 207-225, 2017.

  • PINTO, V.P.S. ; FERNANDES, J. A. B. ; SOBRAL, M. . ANAIS IX EPEA. ANAIS IX EPEA , v. 1, p. s/n, 2017.

  • GONCALVES, T. R. P. S. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Alfabetização Geográfica na Educação Brasileira. Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação , v. 17, p. 3, 2015.

  • PINTO, V. P. ; BIAGE, L. . EMPODERANDO SUJEITOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUÍDA PELA VOZ DE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL. Revista de Geografia , v. I, p. 1-10, 2015.

  • FARIA, J. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PERTINENTES. Educação Ambiental em Ação , v. 50, p. s/p, 2014.

  • DOMINGUES, G. M. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Tourism in the context of the new dynamics of interaction between rural and urban: Prospects for sustainable rural development. Journal of Tourism and Development , v. 2, p. .295-305, 2014.

  • CRUZ, E. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Mosaicos de reconexão no entorno de áreas protegidas. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba , v. 1, p. 204-223, 2013.

  • PINTO, V. P. ; DOMINGUES, G. M. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MEIO ÀS RELAÇÕES ENTRE O RURAL E O URBANO NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS, TERESÓPOLIS-RJ. Campo - Território , v. 6, p. 317-352, 2012.

  • NUNES, C. C. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo. ETD : Educação Temática Digital , v. 11, p. 204-225, 2010.

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. . CRISE AMBIENTAL: ADAPTAR OU TRANSFORMAR? AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIANTE DESTE DILEMA.. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 14, p. 39-54, 2010.

  • NUNES, C. C. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . CAMPO? CIDADE? : CRIANÇAS DE JUIZ DE FORA (MG) E SUAS REPRESENTAÇÕES. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery , v. 07, p. s/n-s/n, 2009.

  • PINTO, V. P. ; Uma experiência de educação no diálogo entre a extensão e a pesquisa: o projeto de fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora/ MG. Interagir (UERJ) , v. 7, p. 81, 2006.

  • PINTO, V. P. ; REZENDE, R. ; CORDEIRO, E. ; SALES, F. . Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora. 1ª. ed. Juiz de Fora: FEME, 2006.

  • PINTO, V. P. ; A implantação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá: um caso no processo de reorganização territorial da Amazônia brasileira no final do século XX. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 2003. 47p .

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. (Org.) . Educação Ambiental em Perspectiva. 1. ed. Juiz de Fora: Edições Feme, 2002. v. 1. 154p .

  • Guimarães, Mauro ; PINTO, V.P.S. . Educação ambiental e licenciamento. In: Daniela Gureski Rodrigues; Daniele Saheb. (Org.). INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 135-164.

  • Paravidino, Gislaini Souza Magdalena ; Pinto, Vicente Paulo dos Santos . OS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DE PARAÍBA DO SUL/RJ QUANTO AO DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. In: Ingrid Aparecida Gomes. (Org.). A geografia na contemporaneidade. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. , p. 1-13.

  • PINTO, V. P. ; O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (GEA/NEC): trajetória e algumas reflexões acerca da questão ambiental na sociedade urbana. In: Sonia Regina Miranda; Luciana Pacheco Marques. (Org.). Investigações: experiências de Pesquisa em Educação. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2009, v. , p. -.

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. . Manejo do lixo doméstico e destino correto das embalagens de agrotóxicos.. In: PINTO, V. P. S. et. all. (Org.). Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG: FEME, 2006, v. , p. -.

  • PINTO, V. P. ; Consumo e Resíduo. Fundamentos para o trabalho educativo. In: Heloisa Cinquetti e Amadeu Logarezzi. (Org.). (Re)Conhecendo as percepções, os valores e as dificuldades de uma comunidade na coleta seletiva de lixo. 1ed.São Paulo: EdUFSCar, 2006, v. 1, p. -.

  • PINTO, V. P. ; Cabocla lake and river resource management in Silves, Amazonas State,Brazil. In: Ana Maria S.M. Bicalho e Scott William Hoefle. (Org.). The Regional Dimension and Contemporary Challenges to Rural Sustainability. 01ed.Rio de Janeiro: Laget/UFRJ e CSRS/IGU, 2004, v. , p. 352-358.

  • PINTO, V. P. ; A gestão cabocla em Silves (Amazonas). In: Bicalho, A. M. S. M.; Hoefle, S.W.. (Org.). A dimensão regional e os desafios da sustentabilidade. 01ed.Rio de Janeiro: LAGET-UFRJ/IGU, 2003, v. , p. 374-382.

  • PINTO, V. P. ; Cabocla lake and river resource management in Silves, Amazon state. In: Scott Hoefle; Ana Maria Bicalho. (Org.). The regional dimension and contemporary challenges to rural sustainability. 01ed.Rio de Janeiro/Quebec: Laget/CSRS-UGI, 2003, v. , p. 00-.

  • PINTO, V. P. ; Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e as Diferentes Propostas de Sustentabilidade para a Amazônia Brasileira. In: Vicente Paulo dos Santos Pinto; Rachel Zacarias. (Org.). Educação Ambiental em Perspectiva. 1ed.Juiz de Fora: Edições Feme, 2002, v. 1, p. 21-37.

  • MOURAO, R. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . A América para os Americanos. A3, Juiz de Fora, p. 8 - 11, 01 out. 2012.

  • PINTO, V. P. ; NOLASCO, C. ; SIMIQUELI, R. F. . The Role of Urban Agriculture in the Re-socialisation of Homeless People: An Experience in Juiz de Fora, Brazil. Urban Agriculture Magazine, Leusden, Holanda, , v. 22, p. 32 - 33, 07 jul. 2009.

  • DOMINGUES, G. M. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS E A POLÍTICA DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA. In: VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2017, Curitiba. Anais do VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Curitiba: Editora da UFPR, 2017. p. s/p-s/p.

  • PARAVIDINO E, G. S. M. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Resíduos Sólidos, políticas públicas e educação ambiental. In: IX Epea, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Epea. Juiz de Fora: UFJF/UFF/FFCL-RP-USP, 2017.

  • ANDRADE, L. B. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Discutindo os Riscos e a Vulnerabilidade Ambiental no Estado capitalista: a proposta de uma Educação Ambiental como ato político. In: IX Epea, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Epea. Juiz de Fora: UFJF/UFF/FFCL-RP-USP, 2017.

  • SILVA, M. A. ; COSENZA, A. R. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Justiça, racismo e conflitos ambientais na literatura sobre educação ambiental: o que dizem os anais dos encontros nacionais de pesquisa em educação ambiental?. In: IX Epea, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Epea. Juiz de Fora: UFJF/UFF/FFCL-RP-USP, 2017.

  • BARRAL, B. S. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; COSENZA, A. R. ; SOUZA, D. D. L. . Significados sobre a educação do campo nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). In: IX Epea, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Epea. Juiz de Fpra: UFJF/UFF/FFCL-RP-USP, 2017.

  • FARIA, J. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental: reflexões sobre um processo Educativo. In: 7º Encontro Nacional da Anppas, 2015, Brasília. VII ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE. Brasília: Editora da UnB, 2015.

  • ANDRADE, L. B. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . EMPODERANDO SUJEITOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUÍDA PELA VOZ DE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL. In: III Seminário de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora Leia mais: http://semposgraduacaogeografiaufjf.webnode.com/inscri%c3%a7%c3%b5es/, 2014, Juiz de Fora. III Seminário de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora Leia mais: http://semposgraduacaogeografiaufjf.webnode.com/inscri%c3%a7%c3%b5es/. Juiz de Fora: PPGEO/UFJF, 2014. v. 01. p. 148-159.

  • FARIA, J. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Programa de Educação Ambiental no licenciamento: retrato de um processo de construção metodológica.. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, 2014, São João del Rey. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, 2014.

  • CRUZ, E. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . MOSAICOS DE RECONEXÃO NO ENTORNO DAS ÁREAS PROTEGIDAS: ESTRATÉGIAS DE RE-ENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL NA REBIO POÇO D'ANTA - JUIZ DE FORA/MG. In: X ENANPEGE, 2013, CAMPINAS. X ENANPEGE. CAMPINAS: EDITORA DA UNICAMP, 2013.

  • CRUZ, E. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . MOSAICOS DE RECONEXÃO NO ENTORNO DAS ÁREAS PROTEGIDAS: Estratégias de re-envolvimento sócio-ambiental na ReBio Poço D?Anta - Juiz de Fora/MG. In: VI SAPIS 2013, 2013, BELO HORIZONTE. VI SAPIS 2013. BELO HORIZONTE: EDITORA DA UFMG, 2013.

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. . Do desenvolvimento sustentável à economia verde: o compromisso com a conservação da ordem econômico-social vigente e não com a sua transformação. In: Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global ? ESADR 2013, 2013, Évora, Portugal. Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global ? Atas do ESADR 2013. Évora, Portugal: Universidade de Évora / Comissão Organizadora do ESADR 2013, 2013. p. 1067-1084.

  • DOMINGUES, G. M. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Relações rural-urbanas e os desafios socioambientais da educação ambiental. In: XXI ENGA, 2012, Uberlândia. XXI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA - ANAIS. Uberlãndia: UFU/LAGEA, 2012.

  • PINTO, V. P. ; MORAES, E. . Um Museu, múltiplas dimensões: A visitação no Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD), Viçosa - MG. In: 1 Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, 2011, Rio de Janeiro. Janeiro. Anais do 1 Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, 2011.

  • PINTO, V. P. ; MORAES, E. . OS MUSEUS DE CIÊNCIA COMO TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro: UFRJ/UERJ, 2011.

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. ; BINSZTOK., . A organização sócio-territorial da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora (MG): alguns apontamento. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, 2011, Recife. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, 1, 2011, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2011. 1 CD ? ROM.. Recife: UFPe, 2011.

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. ; NIERO, MARIANGELA ; SOUZA, U. A. . Organização da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora: limites e inovações no contexto de novas relações ruais e urbanas.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2011, Belém. SINGA 2011 - Questões Agrárias na Panamazônia No Século XXI: usos e abusos do território. Belém: UFPA, 2011. p. x-x.

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. ; DOMINGUES, G. M. . As relações entre o rural eo urbano na sociedade urbana - a cidade de Juiz de Fora. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2009, São Paulo. XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. São Paulo: USP, 2009.

  • PINTO, V. P. ; NUNES, C. C. . Contradições do modo capitalista de produção no campo.. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2009, São Paulo. XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. São Paulo: USP, 2009.

  • PINTO, V. P. ; RODRIGUES, A. C. . Conflitos ambientais e cidadania: educabilidades possíveis a partir da atuação dos movimentos sociais. In: IX PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2009, São Carlos. IX PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE. São Carlos - SP: Editora da UFSCar, 2009.

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. . A contraditoriedade do desenvolvimento do modo capitalista de produção em Juiz de Fora (MG) ? estudo de caso no núcleo urbano de Penido. In: 2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2009.

  • PINTO, V. P. ; NUNES, C. C. . CAMPO? CIDADE?: CRIANÇAS DE JUIZ DE FORA (MG) E SUAS REPRESENTAÇÕES. In: 2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2009.

  • PINTO, V. P. ; DOMINGUES, G. M. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MEIO ÀS CONTRADIÇÕES SURGIDAS ENTRE O RURAL E O URBANO. In: 2º Simpósio O rural e O urbano no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2009.

  • PINTO, V. P. ; NUNES, C. C. . Campo, cidade, urbano, rural: categorias e representações. In: IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2009, Niterói, RJ. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom). Niterói, RJ: UFF, 2009.

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. . Além do que se vê: a sociedade urbana no município de Juiz de Fora (MG). In: IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2009, Niterói, RJ. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom). Niterói, RJ: UFF, 2009.

  • PINTO, V. P. ; DOMINGUES, G. M. . Limites e desafios socioambientais na criação de novas unidades de conservações em Minas Gerais. In: IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2009, Niterói, RJ. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom). Niterói, RJ: UFF, 2009.

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. . O ilusório ciclo de vida da pecuária leiteira na Zona da Mata Mineira. In: III Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2007, Londrina. no prelo, 2007.

  • PINTO, V. P. ; NUNES, C. C. . Pensando o campo no espaço escolar: uma contribuição para o ensino de geografia. In: III Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2007, Londrina. No prelo, 2007.

  • PINTO, V. P. ; SIMIQUELI, R. F. ; FONTOURA, L. M. . Uso público e biodiversidade em unidades de conservação: conflitos e monitoramento de atividades turísticas. In: Congresso Nacional de Ecoturismo, 2007, Itatiaia, RJ. No prelo, 2007.

  • PINTO, V. P. ; DOMINGUES, G. M. . Questões sócio-ambientais em Unidades de Conservação: o caso da Rebio Poço D'Anta - JF/MG. In: Congresso Nacional de Ecoturismo, 2007, Itatiaia/RJ. No prelo, 2007.

  • PINTO, V. P. ; HARA, M. F. . O estudo do meio ambiente na educação infantl: um olhar sobre o professor em Juiz de Fora - MG. In: I Simpósio Espaço e Educação, 2007, Juiz de Fora. No prelo, 2007.

  • PINTO, V. P. ; REZENDE, R. ; BOTELHO, E. . O Olhar sobre as potencialidades do turismo rural em Juiz de Fora. In: V Congresso Internacional sobre turismo rural e desenvolvimento sustentável, 2006, Santa Maria, RS. Anais do V Congresso Internacional sobre turismo rural e desenvolvimento sustentável. Santa Maria, RS: FACOS/UFSM, 2006.

  • PINTO, V. P. ; Reflexões sobre o Turismo Rural e a Agricultura Familiar em Juiz de Fora. In: XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2006, Rio de Janeiro. XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2006.

  • PINTO, V. P. ; Entre o rural e o urbano: os limites dos dados oficiais e a experiência de produtores rurais em Juiz de Fora (MG). In: XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2006, Rio de Janeiro. XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2006.

  • PINTO, V. P. ; Trabalho, educação e desenvolvimento rural: o projeto de fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora/ MG. In: III Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. III Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006.

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. . (Re)Conhecendo as percepções, os valores e as dificuldades da gestão integral do lixo. In: IV Fórum de Investigação Qualitativa, 2005, Juiz de Fora, MG. Anais do IV Fórum de Investigação Qualitativa. Juiz de Fora: UFJF/ UERJ/ Universität de Siegen, 2005.

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. . Avaliando as percepções de uma comunidade no processo de coleta seletiva. In: Seminário de Gestão Ambiental: um convite à interdisciplinaridade, 2005, Juiz de Fora. Anais do Seminário de Gestão Ambiental: um convite à interdisciplinaridade.. Juiz de Fora, MG: Instituto Vianna Jr, 2005.

  • PINTO, V. P. ; Guimarães, Mauro ; ZACARIAS, R. ; FARIA, J. ; SOBRAL, M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO: A CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA EM BARRA LONGA (MG). In: ANAIS DO IX FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2017, Balneário Camburiú. ANAIS DO IX FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. São Paulo, SP: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (REVBEA), 2017. v. 12. p. 579-580.

  • PINTO, V. P. ; COSENZA, A. R. ; PALHA, F. P. . Conflitos ambientais e cidadania: um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais. In: III Encontro de Geografia da UFJF, 2008, Juiz de Fora. III Encontro de Geografia da UFJF. Juiz de Fora: UFJF, 2008.

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. ; NUNES, C. C. . As relações entre o rural e o urbano a partir de uma perspectiva ambiental: subsídios para a construção de um programa de EA. In: III Encontro de Geografia da UFJF, 2008, Juiz de Fora. III Encontro de Geografia da UFJF. Juiz de Fora: UFJF, 2008.

  • PINTO, V. P. ; MAIA, G. S. ; MAIA, C. E. ; ICASURIAGA, G. M. L. . Globalização e seus impactos nas cidades. In: XII Encontro Nacional daAssociação de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2007, Belém. XII Encontro Nacional de ANPUR: Integração Sul-Americana, Fronteiras e Desenvolvimento Urbano Regional. Belém: UFPa/Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2007. p. 268-269.

  • PINTO, V. P. ; Educação ambiental: uma concepção na terceira idade Pró-Idoso. In: 2a. Mostra da UFJF, 2006, Juiz de Fora. 2a. Mostra da UFJF, 2006.

  • PINTO, V. P. ; A territorialidade em Ibitipoca ? Transformações sob um horizonte turístico. In: 2ª Mostra da UFJF, 2006, Juiz de Fora. 2ª Mostra da UFJF, 2006.

  • PINTO, V. P. ; A educação ambiental transformadora em Conceição do Ibitipoca: uma possibilidade através da participação comunitária?. In: 2ª Mostra da UFJF, 2006, Juiz de Fora. 2ª Mostra da UFJF, 2006.

  • PINTO, V. P. ; Educação ambiental: uma concepção na terceira idade Pró-Idoso. In: 2a Mostra da UFJF, 2006, Juiz de Fora. 2a Mostra da UFJF, 2006.

  • PINTO, V. P. ; BOTELHO, E. . A territorialidade em Ibitipoca - As trnsformações sob um horizonte turístico. In: 2a Mostra da UFJF, 2006, Juiz de Fora. 2a Mostra da UFJF, 2006.

  • PINTO, V. P. ; BOTELHO, E. . A educação ambiental transformadora em Conceição do Ibitipoca. In: 2a Mostra da UFJF, 2006, Juiz de Fora. 2a Mostra da UFJF, 2006.

  • PINTO, V. P. ; ?Cabocla lake and river resource management in Silves, Amazonas state?. In: The Regional Dimension and Contemporary Challenges Rural Sustainability, 2003, Rio de Janeiro. The Regional Dimension and Contemporary Challenges Rural Sustainability, 2003. p. 22-23.

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. ; ACACIO, W. ; RIBEIRO, M. ; SILVA, C. . Alternative political networks to confront rural-urban socio-enviromenmental problems: the Salvaterra Ecological Group of Juiz de Fora (MG).. In: The Regional Dimension and Contemporary Challenges to Rural Sustainability, 2003, Rio de Janeiro. The Regional Dimension and Contemporary Challenges to Rural Sustainability, 2003. p. 35-36.

  • PINTO, V. P. ; Apoio ao Programa de Educação Ambiental de Maripá (MG). In: I Mostra de Trabalhos de Graduação da UFJF, 2003, Juiz de Fora. V Seminário de Extensão da UFJF, 2003.

  • PINTO, V. P. ; Gestão Comunitária e Ecoturismo - A experiência nas Várzeas de Silves (AM). In: V Encontro Nacional de turismo com Base Local, 2001, Brasília. Encontro Nacional de Turismo com Base Local (5.:2001: Brasília). Brasília: Univ. de Brasília. Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação em Geografia.G, 2001.

  • PINTO, V. P. ; ASPAC - Uma Proposta Comunitária para a Gestão dos Recursos da Várzea em Silves (AM). In: 7ª Reunião Especial da SBPC - Amazônia no Brasil e no Mundo, 2001, Manaus. 7ª Reunião Especial da SBPC 7. Manaus: SBPC/INPA/FUA, 2001.

  • PINTO, V. P. ; Geopolítica da Soja e a Hidrovia do Madeira. In: II Encontro de Geografia da UFJF, 1999, Juiz de Fora. II Encontro de Geografia da UFJF, 2003.

  • PINTO, V. P. ; O que é ?Terrorismo?, afinal?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, V. P. ; A dimensão ambiental no campo da geografia diante das macro-tendências da educação ambiental no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PARAVIDINO E, G. S. M. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . ?Implicações da política nacional de resíduos sólidos na gestão municipal de Paraíba do Sul/RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; A educação ambiental no contexto escolar e interdisciplinaridade: a contribuição da pedagogoa crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, V. P. ; Oficina 'A escola como espaço para discutir questões socioambientias locais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, A. P. D. P. B. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Refletindo sobre as potencialidades e limites da educação ambiental como ferramenta para a gestão turística em unidades de conservação ? uma alternativa de sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; ZACARIAS, R. . Do desenvolvimento sustentável à economia verde: o compromisso com a conservação da ordem econômico-social vigente e não com a sua transformação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, V. P. ; MORAES, E. ; FARIA, J. . O Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental - GEA/NEC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DOMINGUES, G. M. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Relações rural-urbanas e os desafios socioambientais da educação ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; MORAES, E. . OS MUSEUS DE CIÊNCIA COMO TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. ; DOMINGUES, G. M. . As relações entre o rural e o urbano na sociedade urbana - a cidade de Juiz de Fora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, V. P. ; NUNES, C. C. . CONTRADIÇÕES DO MODO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO NO CAMPO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, V. P. ; SIMIQUELI, R. F. . Perspectivas para programas de educação ambiental: estudos a partir do Parque Estadual do Ibitipoca.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, V. P. ; SIMIQUELI, R. F. ; FONTOURA, L. M. . Educação ambiental aplicada a áreas naturais protegidas: manejo e gestão.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, V. P. ; NUNES, C. C. . Campo, cidade, urbano e rural: categorias e representações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, V. P. ; PALHA, F. P. . Além do que se vê: a sociedade urbana no município de Juiz de Fora - MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, V. P. ; COSENZA, A. R. . Conflitos ambientais e relações CTSA em Juiz de Fora (MG): saberes que deles participam. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, V. P. ; NUNES, C. C. . "É muito difícil ver uma carroça no centro da cidade":crianças de Juiz de Fora (MG) e suas representações de cidade e campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; O DGEO/UFJF NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DO RONDOM ÀS PERSPECTIVAS ATUAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, V. P. ; COSENZA, A. R. ; PALHA, F. P. . Conflitos ambientais e cidadania: um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, V. P. ; PROBLEMAS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: EDUCABILIDADES POSSÍVEIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, V. P. ; Reflexões sobre o Turismo Rural e a Agricultura Familiar em Juiz de Fora. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; Entre o rural e o urbano: os limites dos dados oficiais e a experiência de produtores rurais em Juiz de Fora (MG). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; Trabalho, educação e desenvolvimento rural: o projeto de fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora/ MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; O olhar sobre as potencialidades do Turismo Rural em Juiz de Fora. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; Educação ambiental: uma concepção na terceira idade Pró-Idoso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; A territorialidade em Ibitipoca ? Transformações sob um horizonte turístico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; A educação ambiental transformadora em Conceição do Ibitipoca: uma possibilidade através da participação comunitária?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora/MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, V. P. ; RODRIGUES, A. C. . Conflitos ambientais e cidadania: um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais 2009 (Relatório Técnico).

  • SOUSA, B. M. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; LIMA, F. J. M. . Proposta de Plano de Manejo para a REBIO Poço D'Anta - JF. Juiz de Fora: UFJF, 2008 (Relatório Técnico).

  • PINTO, V. P. ; INTRODUÇÃO DO LIVRO "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O FAZER INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA". ARARAQUARA/ JUIZ DE FORA, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • PINTO, V. P. ; Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora 2006 (Relatório Técnico CNPq).

  • PINTO, V. P. ; MONTEIRO, R. . Estudo Exploratório, com abordagem qualitativa de estabelecimentos de agricultura familiar no sistema agroindustrial do leite. Belo Horizonte: Fapemig, 2006 (Relatório Técnico).

  • PINTO, V. P. ; MIRANDA, M. ; HOEFLLE, S. . Relatório do trabalho de Campo ? Eixo do Rio Madeira. Rio de Janeiro: LAGET, 2004 (Relatório Técnico).

  • PINTO, V. P. ; BECKER, B.K. ; LENA, P. . Novas Práticas de Uso da Várzea Amazônica. Rio de Janeiro: UFRJ-LAGET/IRD/PPG7, 2001 (Relatório Técnico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, V. P. ; VI Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE). 2016.

PINTO, V. P. ; II Simpósio Mineiro de Geografia/ IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia. 2016.

PINTO, V. P. ; Avaliação e emissão de parecer para a Capes sobre candidatura submetida no âmbito do Programa AEX JULHO 2015 no dia 27/04/2015.. 2015.

PINTO, V. P. ; Parecer para CAPES - Programa PGCI - Inscrição de Projetos - 1a chamada BEX: 5113-15-6.. 2015.

PINTO, V. P. ; Parecer para a Capes do programa Pesquisa Pós-doutoral 2016 - Chamada I BEX: 6095-15-1.. 2015.

PINTO, V. P. ; Consultor do Banco de Consultores para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil - PORTARIA Nº 077/2010/PR/CAPES de 14 de abril de 2010 - D.O.U. 2010.

PINTO, V. P. ; SOUSA, B. M. ; CAMARGO, M. ; FARIA, A. L. L. . DIAGNÓSTICO, MEDIÇÃO E GEORREFERENCIAMENTO DAS ÁREAS ELEGIDAS PELO IEF PARA CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS ? PROCESSO NO 0071/2008. 2008.

PINTO, V. P. ; BARA, S. . Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente ? EIA/RIMA do Empreendimento de Mineração da E mpresa Galvani em Patrocínio, MG. 2003.

PINTO, V. P. ; BARA, S. . Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente ? EIA/RIMA do Empreendimento Imobiliário AlphaVille ? Juiz de Fora, MG.. 2003.

PINTO, V. P. ; Guimarães, Mauro ; TRISTAO, M. . Diretrizes Teórico Metodológicas de Implantação e Acompanhamento de Programas de Educação Ambiental. 2015.

GUATELLI, H. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO de Oliveira Fortes _MG: situado na área de influência do Gasoduto RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE/GASBEL II?. 2011.

GUATELLI, H. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO de Belmiro Braga _MG: situado na área de influência do Gasoduto RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE/GASBEL II?. 2011.

GUATELLI, H. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO de Queluzito _MG: situado na área de influência do Gasoduto RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE/GASBEL II?. 2011.

GUATELLI, H. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO de Alfredo Vaconcelos _MG: situado na área de influência do Gasoduto RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE/GASBEL II?. 2011.

GUATELLI, H. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO de Cristiano Otoni _MG: situado na área de influência do Gasoduto RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE/GASBEL II?. 2011.

GUATELLI, H. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO de Ewbanck da Cãmara _MG: situado na área de influência do Gasoduto RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE/GASBEL II?. 2011.

GUATELLI, H. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. ; FERREIRA, C. C. M. . PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO de Mendes _RJ: situado na área de influência do Gasoduto RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE/GASBEL II?. 2011.

PINTO, V. P. ; SOUSA, B. M. ; LIMA, F. J. M. . Elaboração de Plano de Manejo para a Rebio Municipal do Poço d'Anta (JF/MG). 2007.

PINTO, V. P. ; I Encontro Internacional de Olíticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe. 2006.

PINTO, V. P. ; Fórum Técnico. 2006.

PINTO, V. P. ; Protocolo de colaboração com a Universidade Federal de Juiz de Fora. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, V. P. ; Mesa de Debates - As mudanças políticas no Egito e Mundo Árabe. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINTO, V. P. ; Panorama Entrevista - Os deslizamentos de encostas na Zona da Mata Mineira. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINTO, V. P. ; MG TV. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, V. P. ; A moda da casa. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RODRIGUES, A. C. ; PINTO, V. P. ; PINTO, V. P. . Educação Ambiental: Relação Escola ? Comunidade com compromisso social. 2018. .

PINTO, V. P. ; RODRIGUES, A. C. . Revista Pesquisa em Educação Ambiental v. 13, n. 1 (2018). 2018. (Editoração/Periódico).

PINTO, V. P. ; RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE PÓS DOUTORADO: A formação do educador ambiental na com-vivência com produtores da agricultura orgânica e agroecológica. 2017. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; Considerações sociopoliticas sobre a questão ambiental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, V. P. ; CAMARGO, M. ; FARIA, A. L. L. ; SOUSA, B. M. . PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS. 2009. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; SOUSA, B. M. ; FARIA, A. L. L. ; CAMARGO, M. . PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DO CAPARAÓ. 2009. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; SOUSA, B. M. ; FARIA, A. L. L. ; CAMARGO, M. . PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DAS NASCENTES DO RIO MUCURI - NORDESTE DE MINAS GERAIS. 2009. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; SOUSA, B. M. ; FARIA, A. L. L. ; CAMARGO, M. . PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DE BANDEIRA E JORDÂNIA - NORDESTE DE MINAS GERAIS. 2009. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; RODRIGUES, A. C. . Conflitos ambientais e cidadania: um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais. 2009. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; SOUSA, B. M. ; FARIA, A. L. L. ; CAMARGO, M. . PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DE ALMENARA - NORDESTE DE MINAS GERAIS. 2009. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; Fortalecimento da agricultura familiar na microrregião de Juiz de Fora/ MG. 2006. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; FAPEMIG Edital SHA 080/2003? Proc. 143124 - ?Agricultura Familiar no Sistema Agro-Industrial do Leite, Sub-projeto ?Estudo Exploratório com Abordagem Qualitativa?. 2006. (Relatório de pesquisa).

PINTO, V. P. ; MIRANDA, M. . RELATÓRIO DE PESQUISA DE CAMPO - "EIXO DO RIO MADEIRA" - LAGET/UFRJ. 1998. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    OS MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS LATINO-AMERICANOS: RESISTÊNCIAS LOCAIS POSSÍVEIS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, Descrição: Esta proposta de pesquisa se insere no campo da geografia política/epistemológica e concentra-se na busca na identificação e na análise de processos que possam evidenciar resistências possíveis engendradas pelos movimentos sociais vinculados ao ambientalismo, principalmente a partir da educação ambiental e à educação do campo no âmbito da Latinoamerica, como experiências concretas que articulam as escalas regional e local. A temática de estudo em questão possui como pressuposto a constatação de que o ambientalismo emerge em uma transformação na compreensão do mundo, na concepção teórica do real, na ética política das relações sociais e nas normas sociais do comportamento humano. O campo socioambiental, as lutas sociais e as teorias ambientais são de caráter eminentemente epistêmico-político (LEFF, 2016). Os movimentos sociais emergentes afiançados na legitimação de novos direitos culturais e ambientais estão desafiando o sistema jurídico para a construção de novos direitos coletivos aos bens comuns. Verifica-se em curso experiências agroflorestais como as das reservas extrativas e das reservas campesinas que vêm refletindo-se em importantes transformações no campo ambiental dos Estados nacionais. O exemplo de mudanças constitucionais como na Bolívia, em sua refundação como Estado plurinacional, e no Equador, com a introdução dos direitos da natureza em sua constituição, são significativas como marcos institucionais que refletem a variável socioambiental. No Brasil, são importantes as experiências ambientais e educativas presentes no movimento das escolas do campo. Esse quadro geopolítico que se expressa pelo viés socioambiental não é linear, nem homogêneo, pois também se revela nos conflitos de territorialidades entre os projetos culturais e civilizatórios alternativos, confrontados por seus interesses na apropriação da natureza, entre o poder hegemônico do sistema-mundo e a emancipação dos povos com seus próprios saberes ambientais. (LEFF, 2016) A educação ambiental e a educação do campo, nessa perspectiva, têm um papel decisivo no sentido de contribuir para ampliar a consciência crítica dos indivíduos para a necessidade de construção de uma nova ordem sociometabólica sustentável e de um saber ambiental diante do caráter civilizatório da atual crise ambiental. Isto significa uma opção por uma educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória que vai além de ?ensinar? bons comportamentos em relação à natureza e ao meio ambiente. É uma educação ambiental comprometida com as mudanças de valores e a transformação da sociedade (PINTO e ZACARIAS, 2009). Este viés de educação ambiental crítica e transformadora pode ser encarado como tal, a partir do possível potencial de emancipação e de autoconsciência dos sujeitos que integram a educação do campo, por meio de suas próprias práticas vinculadas ao trabalho e aos movimentos sociais, podendo ser interpretada a partir da práxis emancipatória/revolucionária e sua teoria crítica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Guilherme Gaio Montes - Integrante / Luiz Henrique de Oliveira Santos - Integrante.

  • 2017 - 2018

    OS MOVIMENTOS SOCIAIS LATINO-AMERICANOS DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES GEOPOLÍTICAS AO NÍVEL REGIONAL: POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO, Descrição: A temática de estudo colocada em voga possui como pressuposto a constatação de que os movimentos sociais apresentam modos de vida que, em geral, além de vinculados a uma cultura popular ou contracultura (SANTOS, 2006), abarcam o paradigma da ?territorialidade? dentro de uma perspectiva na qual a organização dos territórios é pautada pelo um processo dialético existente entre a subjetividade de cada indivíduo e a da própria comunidade representante de um determinado grupo social (GUATTARI,1985). Ademais, tais normas ideológicas básicas dos movimentos sociais não se formam ao acaso, haja vista que podem ser verificadas como reações às materializações geradas pelo ideal de mundo cunhado pelo padrão econômico hegemônico, o Capitalismo. Que, por sua vez, tem seus valores ecoados numa escala mundial por meio do processo de globalização, imposto pelo Centro a Periferia (na qual se inclui a América Latina) dentro de uma desigual de acumulação (TAYLOR, 2002), o qual objetiva a consolidação de uma cultura de massas baseada na busca pela homogeneização dos hábitos e costumes sociais, tendo o consumo como premissa precípua (SANTOS, 2006). O que, também, significa dizer que há uma intencionalidade clara do sistema econômico vigente de buscar de uma imbricação entre a cultura e capital a ponto de chegar-se a uma fragilização da política, que traz consigo a invisibilização dos fatores e atores político-sociais, e tendo a ideia faciosa e fantasiosa de que a própria globalização alia-se ao Capital de modo a torná-lo plenamente democrático, já que, teoricamente, todos os países e classes sociais se beneficiarão com o crescimento da produtividade e da prosperidade do capitalismo neoliberal (SANTOS, 2006). Culminando-se assim, na deterioração do Poder legitimado e do arcabouço jurídico protetor dos direitos sociais de obrigação dos Estados-Nações, já que se passa a ignorar a memória coletiva de qualquer povo ou etnia que não adote os princípios hegemônicos ou do Capital, algo que se ratifica através da detecção do fato de que os valores do consumo e do invidualismo refletem, de modo proposital, num enfraquecimento das relações sociais (RIBEIRO, 2005). Tal enfraquecimento reflete-se no espaço através ?desterritorialização? promovida via comunicação global que gera a contração da relação espaço-tempo. Um antídoto para este quadro hóstil aos movimentos sociais é proposto Milton Santos (2006): ?outra globalização?, calcada nas condições técnicas e intelectuais do presente. Na qual autor salienta a importância do território como principal forma de desalienação, uma vez que é nele que se dão a solidariedade social e a compaixão nas relações interpessoais: "O território é o chão e mais à população, isto é, uma identidade, o fato e o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence". (SANTOS, 2006). Ou seja, estes movimentos sociais devem então, se utilizar das próprias ferramentas da globalização no intuito de criar uma globalização contra hegemônica, ou seja, "[...] uma articulação transnacional de movimentos, associações e organizações que defendem interesses e grupos subalternizados ou marginalizados [...]" (SANTOS, 2002, p.261). Tal horizonte de possibilidades para iniciativas de caráter anti-hegemônico, a serem exercidas por movimentos sociais, reafirma-se sua factibilidade através das lutas contemporâneas dos movimentos sociais tem seus lugares de atuação ampliados e modificados; lugares onde a união de esforços conjuntos potencializa ações antes impossíveis de serem realizadas. A sociedade em rede permite que cada vez mais pessoas tomem conhecimento e se tornem parte de movimentos sociais (SANTOS,1996). Por fim, os grupos sociais devem ter como premissa básico o entendimento de que o capitalismo deve ser superado por etapas (BETTO, 2014).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Lidia helena F. de Souza - Integrante.

  • 2016 - 2018

    A formação do educador ambiental na com-vivência com produtores da agricultura orgânica e agro ecológica, Descrição: O projeto de pesquisa tem com objetivo geral compreender e aprimorar processos de formação de educadores ambientais, a partir do desenvolvimento de categorias que busquem o resgate do natural na experiência educativa e epistemológica de produtores orgânicos e agroecológicos. Destacam-se os seguintes objetivos específicos: - Propor formas de educar ambientalmente para a construção de uma nova visão de mundo, refletindo em práxis pedagógicas diferenciadas; - Resgatar, promover, acompanhar e analisar experiências formativas, dentro das bases propostas por esse projeto; - Formular e desenvolver as categorias explicativas: ambiente educativo; com-vivência pedagógica e imersão experiencial; - Inserir tais categorias em diretrizes teórico-metodológicas inovadoras para processos de formação de educadores ambientais, elaboradas a partir das experiências formativas acompanhadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Mauro Guimarães - Integrante.

  • 2016 - 2017

    A formação do educador ambiental na com-vivência com produtores da agricultura orgânica e agroecológica, Descrição: Objetivo Geral: Compreender e aprimorar processos de formação de educadores ambientais, a partir do desenvolvimento de categorias que busquem o resgate do natural na experiência educativa e epistemológica de produtores orgânicos e agroecológicos. Objetivos Específicos: - Propor formas de educar ambientalmente para a construção de uma nova visão de mundo, refletindo em práxis pedagógicas diferenciadas; - Resgatar, promover, acompanhar e analisar experiências formativas, dentro das bases propostas por esse projeto; - Formular e desenvolver as categorias explicativas: ambiente educativo; com-vivência pedagógica e imersão experiencial; - Inserir tais categorias em diretrizes teórico-metodológicas inovadoras para processos de formação de educadores ambientais, elaboradas a partir das experiências formativas acompanhadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Lidia helena F. de Souza - Integrante.

  • 2016 - 2017

    AS TRANSFORMAÇÕES DO "ESPAÇO DE PODER" INTERNACIONAL: AS REPERCUSSÕES GEOPOLÍTICAS NA AMÉRICA LATINA, Descrição: A proposta de pesquisa que aqui se apresenta tem como centralidade o estudo sobre as transformações do ?espaço de poder? internacional, com ênfase no espaço geopolítico latino-americano . A escolha da categoria de análise ?espaço de poder?, se faz por entender-se que no campo da geografia política esta categoria é mais ampla e permite analisar diferentes poderes materializados na atual ordem geopolítica global. A tese da pesquisa em questão parte da premissa de que o mundo de hoje, que a todo o momento passa por transformações nos seus ?espaços de poder?, apresenta certa tendência à sociedade de controle e, por conseguinte, a ampliação do poder do Estado-Nação. Esta hipótese nasce inserida em um contexto histórico-espacial, ou seja, dentro de um mundo ocidental globalizado, em sua (des)ordem política internacional, pós revolução-técnico-cientifíco informacional (SANTOS, 2011) e de regime econômico de acumulação flexível (HARVEY, 2012). No plano internacional não existe uma ordem posta, como dentro dos Estados soberanos, os tratados e acordos são mostras de vontades de ordenar, mas é o jogo geopolítico que prevalece nessa esfera. Nessa escala o Estado-nação é visto como um de seus atores preponderantes e mais ambivalentes. Para alguns autores, ele está em um processo de fragmentação, o que acarretará sua extinção. Para outros, trata-se de uma entidade, que está reestruturando-se, e adquirindo mais poder através de novas formas, como a ?sociedade de controle?. A entidade estatal é uma invenção de 1648, no acordo de Westfália, e consolida-se de fato durante a segunda guerra mundial, com a finalização das colonizações, sobretudo, na África e na Ásia. Na contemporaneidade o processo de fragmentação dos Estados nacionais é um dos elementos constitutivos da nova (des) ordem internacional redefinindo fronteiras e, por conseguinte, suscitando na criação de novos Estados-nação. Em contrapartida, algumas hipóteses reforçam a ideia da perda do poder do Estado nacional. O movimento de privatizações pós 1973, associado à instalação da doutrina neoliberal no velho mundo e sua intensificação no início da década se1990, com o chamado ?Consenso de Washington? geram reformas que visam solapar a integridade dos sistemas estatais visando o ?Estado mínimo?. Até mesmo as aberturas seletivas nos chamados blocos socialistas reforçam essa posição de enfraquecimento do poder do Estado, induzindo transformações nas empresas, antes estatais, em megaempresas capitalistas, como o caso do setor gás-petrolífero russo. As empresas passam a desempenhar papéis antes que cabiam ao Estado, como a construção de infra-estrutura e até mesmo a violência, antes essencialmente estatais, passaram a ser exercidas por entidades privadas. Mas mesmo com todo esse suposto enfraquecimento, o Estado ainda se mantém com funções importantes. No setor econômico, este ainda é um ator que dita certos controles, possui um poder regulatório sobre moeda, juros e as taxas de câmbio. Na questão agrária se mantém com a jurisdição da propriedade da terra. Com relação aos setores estratégicos, o Estado possui e mantém subsídios em setores estratégicos, com o controle direto ou indireto, sobre os recursos energéticos. Portanto, diante destas interpretações contraditórias, opta-se nesta pesquisa por uma análise das transformações do espaço de poder internacional, focando-se nas possíveis mudanças do papel do Estado e, sobretudo, nas dinâmicas dos focos tensão, toma-se como referência teórica os conceitos de território zona e de território rede (HAESBAERT; PORTO-GONÇALVES, 2006). Reconhecendo estes conceitos como sendo duas formas ambíguas para apreensão da dimensão estatal, ora antagônicas, ora de estreita vinculação: de um lado, o território zona caracteriza-se por cercas que cada grupo populacional possui, sendo de origem cultural, econômico, político, enfim é qualquer cerco que denomina uma. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Lidia helena F. de Souza - Integrante / Gabriel de Sá Sousa - Integrante / ANDRÉ EITERER - Integrante.

  • 2014 - 2016

    As transformações do ?espaço de poder? internacional: a ótica da geografia política, Descrição: A proposta de pesquisa que aqui se apresenta tem como centralidade o estudo sobre as transformações do ?espaço de poder? internacional. A escolha da categoria de análise ?espaço de poder?, se faz por entender-se que no campo da geografia política esta categoria é mais ampla e permite analisar diferentes poderes materializados na atual ordem geopolítica global. A tese da pesquisa em questão parte da premissa de que o mundo de hoje, que a todo o momento passa por transformações nos seus ?espaços de poder?, apresenta certa tendência à sociedade de controle e, por conseguinte, a ampliação do poder do Estado-Nação. Esta hipótese nasce inserida em um contexto histórico-espacial, ou seja, dentro de um mundo ocidental globalizado, em sua (des)ordem política internacional, pós revolução-técnico-cientifíco informacional (SANTOS, 2011) e de regime econômico de acumulação flexível (HARVEY, 2012). No plano internacional não existe uma ordem posta, como dentro dos Estados soberanos, os tratados e acordos são mostras de vontades de ordenar, mas é o jogo geopolítico que prevalece nessa esfera. Nessa escala o Estado-nação é visto como um de seus atores preponderantes e mais ambivalentes. Para alguns autores, ele está em um processo de fragmentação, o que acarretará sua extinção. Para outros, trata-se de uma entidade, que está reestruturando-se, e adquirindo mais poder através de novas formas, como a ?sociedade de controle?. A entidade estatal é uma invenção de 1648, no acordo de Westfália, e consolida-se de fato durante a segunda guerra mundial, com a finalização das colonizações, sobretudo, na África e na Ásia. Na contemporaneidade o processo de fragmentação dos Estados nacionais é um dos elementos constitutivos da nova (des) ordem internacional redefinindo fronteiras e, por conseguinte, suscitando na criação de novos Estados-nação. Em contrapartida, algumas hipóteses reforçam a ideia da perda do poder do Estado nacional. O movimento de privatizações pós 1973, associado à instalação da doutrina neoliberal no velho mundo e sua intensificação no início da década se1990, com o chamado ?Consenso de Washington? geram reformas que visam solapar a integridade dos sistemas estatais visando o ?Estado mínimo?. Até mesmo as aberturas seletivas nos chamados blocos socialistas reforçam essa posição de enfraquecimento do poder do Estado, induzindo transformações nas empresas, antes estatais, em megaempresas capitalistas, como o caso do setor gás-petrolífero russo. As empresas passam a desempenhar papéis antes que cabiam ao Estado, como a construção de infra-estrutura e até mesmo a violência, antes essencialmente estatais, passaram a ser exercidas por entidades privadas. Mas mesmo com todo esse suposto enfraquecimento, o Estado ainda se mantém com funções importantes. No setor econômico, este ainda é um ator que dita certos controles, possui um poder regulatório sobre moeda, juros e as taxas de câmbio. Na questão agrária se mantém com a jurisdição da propriedade da terra. Com relação aos setores estratégicos, o Estado possui e mantém subsídios em setores estratégicos, com o controle direto ou indireto, sobre os recursos energéticos. Portanto, diante destas interpretações contraditórias, opta-se nesta pesquisa por uma análise das transformações do espaço de poder internacional, focando-se nas possíveis mudanças do papel do Estado e, sobretudo, nas dinâmicas dos focos tensão, toma-se como referência teórica os conceitos de território zona e de território rede (HAESBAERT; PORTO-GONÇALVES, 2006). Reconhecendo estes conceitos como sendo duas formas ambíguas para apreensão da dimensão estatal, ora antagônicas, ora de estreita vinculação: de um lado, o território zona caracteriza-se por cercas que cada grupo populacional possui, sendo de origem cultural, econômico, político, enfim é qualquer cerco que denomina uma unidade a um certo povo ou agrupamento;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Gabriel de Sá Sousa - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica, Descrição: O projeto pretende desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS. Envolve uma equipe interinstitucional constituída pela UFJF, UFRRJ e UFES. A especificidade deste Projeto se encontra, sobretudo, no desenvolvimento de um Plano de Trabalho para dotar FURNAS de um instrumento estratégico voltado à coordenação de ações relacionadas à educação ambiental no processo de licenciamento em empreendimentos de transmissão de energia. O caráter inovador deste Plano de Trabalho parte da definição das diretrizes teóricas, procedimentos metodológicos e parâmetros de avaliação e monitoramento, garantindo o controle do processo e a análise adequada dos resultados obtidos por essas empresas. Isso permitirá que as ações educativas implementadas tenham continuidade e permanência, possibilitando parcerias com outros setores da sociedade, promovendo, assim, uma otimização dos custos, uma vez que atuação da Empresa nos municípios de influência será perene e sujeita a exigências dos órgãos ambientais. A proposta deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento é tornar-se referência para o sistema energético brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Organização da pecuária leiteira no município de Juiz de Fora (MG): limites e inovações no contexto de novas relações rurais e urbanas, Descrição: Identificar, por intermédio das associações de produtores rurais de Juiz de Fora, o caráter educativo das inovações tecnológicas ou procedimentais têm sido disponibilizadas e qual a função que elas desenvolvem no processo produtivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Felipe Pimentel Palha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2012

    Estratégias de manipulação de dietas de bovinos para diminuição de impactos ambientais e sociais gerados pelas cadeias produtivas do leite - Análises das representações sociais sobre os impactos sócio-ambientais, Descrição: Pesquisa qualitativa visando compreender as representações sociais de integrantes da cadeia produtiva do leite sobre os impactos ambientais causados pela referida atividade. O principal objetivo é compreender como os produtores, familiares e extensionistas vêem a produção animal influenciando nas mudanças do clima. Além disso, interpretar a percepção dos impactos ambientais provocados pela bovinocultura do leite, por parte dos integrantes da cadeia da pecuária. A partir dessa interpretação, desenvolver métodos de educação ambiental, incluindo transcrição curricular (educação formal) e outros processos que atinjam diretamente consumidores, produtores e familiares. Esse método educativo proposto enfatizaria a importância de mudanças de algumas práticas na produção leiteira, visando a diminuição de impactos ambientais provocados por esta atividade incluindo a noção de um bom balanceamento nutricional sobre a redução de gases poluentes. As representações sociais de produtores e extensionistas sobre impactos da bovinocultura de leite sobre o ambiente deverão ser levados em conta na elaboração de cartilhas (produtores) e comunicados (extensionistas) e na realização de palestras (produtores) e nas aulas (filhos de produtores). Está prevista uma análise social através de entrevista. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Heloisa Carneiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2011

    Estratégias e Trajetórias: Respostas aos desafios do desenvolvimento na nova ordem mundial - Fapemig APQ-3513-5.06/07, Descrição: O objetivo da pesquisa é avaliar os obstáculos, condicionamentos e possíveis estratégias para o processo de desenvolvimento no Brasil, a partir de uma análise comparativa entre países representativos de modelos diferentes de desenvolvimento, a saber, EUA, Alemanha e Coréia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Ignacio Delgado - Coordenador / Eduardo Condé - Integrante / Helena M. Salles - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Conflitos ambientais e cidadania: um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais, Descrição: Atualmente, as discussões sobre a questão ambiental, antes restritas ao movimento ambientalista, passam a ser um dos temas mais debatidos na sociedade contemporânea, ingressando no temário de interesses de grupos, povos e classes sociais. Podemos dizer que o motivo principal de interesse é a crise sociambiental que atinge o planeta. Estudiosos como Capra (1982) apontam a sociedade contemporânea marcada por profunda crise mundial, cujas facetas afetam todos os aspectos da nossa existência ? a saúde, a qualidade do meio ambiente, as relações sociais, a economia e a política. A crise ambiental é, a um só tempo, generalizada e global, na qual os sistemas naturais que sustentam a vida no planeta encontram-se precários, marcados pelo atual estilo de desenvolvimento que é ecologicamente predador, socialmente perverso e politicamente injusto, tanto nacional como internacionalmente. Deste debate surge o conceito de desenvolvimento sustentável, definido como aquele, cuja a meta é atender às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades (CMMAD, 1991). Lima (2002), ao analisar o campo ambiental propõe inicialmente duas grandes concepções político-culturais que estruturam o debate da sustentabilidade: a polaridade conservadora e a polaridade emancipatória. A partir deste contexto, vários movimentos sociais passam a ter como campo de ação a questão ambiental, mais especificamente, os conflitos ambientais. Para Acserald (2004), os conflitos ambientais envolvem grupos sociais com modos diferentes de apropriação, uso e significado do território. Outro elemento importante a ser considerado quanto aos conflitos é que estes podem derivar das disputas por apropriação de uma mesma base de recursos ou de bases distintas, mas interconectadas por interações ecossistêmicas mediadas pela atmosfera, pelo solo, pelas águas etc. É importante ressaltar que, apesar de os problemas ambientais serem os motes dos conflitos, a. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Angélica Rodrigues Cosenza - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Por um desenvolvimento Urbano e Rural com bases sustentáveis para as cidades integrantes da Zona da Mata Mineira: Planos Diretores e Mapeamento Cultural, Descrição: A proposta se insere no Programa de Apoio aos Municípios da Universidade Federal de Juiz de Fora ? UFJF com vistas a atender às demandas específicas voltadas para o desenvolvimento urbano e rural das cidades integrantes da Zona da Mata Mineira. Vale mencionar que a interface extensão/pesquisa se constata pelos conteúdos desenvolvidos neste programa e pelos projetos voltados para o entendimento da formação das cidades mineiras, bem como de abordagem de questões relacionadas ao patrimônio natural. A cidade de Juiz de Fora polariza uma região significativa, com municípios de médio e pequeno porte, na qual são desenvolvidas diversas ações vinculadas a Programas de Pesquisa e Extensão Universitária da UFJF. O objetivo principal deste projeto é consolidar ações já desencadeadas junto aos municípios que se inserem nesta região, em particular, Chácara, Mar de Espanha e Santana do Deserto, que se inserem na Bacia do Rio Paraíba do Sul, nas quais temos o curso do Rio Cágado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Fabio Jose Martins de Lima - Coordenador / Raquel von Randow Portes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    CNPq- Fortalecimento da Agricultura Familiar na Microrregião de Juiz de Fora-MG, Descrição: Justificativa: Este projeto visa a dar continuidade às ações desencadeadas no projeto ?Ciência e Tecnologia na Competitividade da Agricultura Familiar?, edital CNPq/COAGR 004-2001, ampliando o trabalho desenvolvido junto aos pequenos produtores da Associação dos Produtores da Agroindústria Familiar de Juiz de Fora (Agrojuf) e expandindo-o para a Associação Rural Artesanal Mãos Mineiras, localizada em Lima Duarte, bem como para as comunidades rurais nas quais estes estão inseridos. Objetivos: Contribuir para a adequação do modelo tecnológico voltado para a produção em pequena escala gerida pelo trabalho familiar, visando o fortalecimento e consolidação da agricultura familiar com base no desenvolvimento local sustentável. Metodologia: Um diagnóstico socioeconômico e ambiental da Agrojuf e da Associação Mãos Mineiras foi realizado visando analisar as particularidades dos processos produtivos de cada produtor e de seus empreendimentos coletivos. O diagnóstico teve também como propósito a sensibilização e o envolvimento dos produtores para implementação das ações educativas propostas. Em relação aos métodos de controle de qualidade apropriados à produção em pequena escala foram realizadas análises comparativas dos produtos fabricados nas condições atuais e após capacitação técnica-educacional específica. Foram realizados Cursos de Boas Práticas de Fabricação; Cursos de Associativismo e Economia Solidária, abordando os princípios e a plataforma da economia solidária; Oficinas sobre finalidades do associativismo e redes solidárias de cooperação; Oficinas de Gênero, visando discutir a discriminação da mulher trabalhadora rural e a importância do trabalho feminino; Oficinas de Jovens, visando incentivar sua permanência na produção familiar e a valorização da vida rural; Cursos de Educação Ambiental, voltados para os diferentes atores envolvidos nos processos produtivos, tendo como resultado a produção participativa de uma cartilha, visando o enfrentamento dos problemas ambi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (3) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Érika Furiati Oliveira - Integrante / Gabriel de Mendonça Domingues - Integrante / Humberto Moreira Húngaro - Integrante / Simone Pellegrino de Oliveira - Integrante / Elaine Cordeiro da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Estudo Exploratório com abordagem qualitativa de estabelecimentos de agricultura familiar, Descrição: O objetivo deste estudo é caracterizar um conjunto significativo de restrições que perpassam o modo de produzir de um grupo de agricultores familiares, em sua convivência com o modelo econômico globalizador. Nossa pesquisa será balizada por três eixos: 1 - a linguagem desses grupos de agricultores familiares, entre membros de um mesmo grupo e desses grupos com outras esfereas sociais; 2 - as relações de poder nesses grupos, entre eles, e entre eles e outros agrupamentos socais, e 3 - o processo de construção de suas identidades de agricultores. A finalidade de tal empreendimento é oferecer subsídios às empresas de pesquisa, extensão e produção de leite, em termos de informações de caráter qualitativo, que lhes permitam refinar sua compreensão dos efeitos, na renda e na produtividade dos produtores de leite considerados de agricultura familiar, de componentes tais como: 1) mudança tecnológica; 2) alocação de recursos; 3) diversificação da produção; 4) inserção na cadeia produtiva, bem como 5) a rede de relacionamento socio cultural no bojo da qual se insere seu processo decisório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Coordenador / Patrícia Camargo - Integrante / Carlos Faria Pedro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2004 - Atual

    Desenvolvimento e Sustentabilidade na Amazônia: Contradições e Compatibilizações, Descrição: O conhecimento recente sobre a Amazônia nas Ciências Sociais tem evoluído em função mesmo da rápida dinâmica regional. Nas décadas de 1970-80, quando a região se transformou na grande fronteira de expansão econômica e demográfica do país por força da Política de Integração Nacional, o debate científico focalizou o conflito entre duas lógicas opostas e incompatíveis de pensar e utilizar a terra. De um lado o modo camponês, em que o direito de posse é gerado pelo trabalho, e cujo objetivo é ter a terra para trabalha-la; de outro lado, o modo capitalista, baseado na propriedade da terra e se apropriando de grandes extensões visando o lucro (Martins, 1980). Á medida que o processo de ocupação avançou e que se esgotou o nacional-desenvolvimentismo, duas direções principais se delinearam na pesquisa sobre a região. Uma, focalizou de modo crítico o impacto da política de ocupação do território e dos grandes projetos, analisou processos a ela associados, sobretudo os conflitos fundiários (Wagner). Outra, em face ao rompimento do "mito da terra de trabalho", na medida em que se constatou que os "camponeses" desejavam também se desenvolver e se inserir na economia de mercado (Velho, 1979; Musumeci, 1986) e, fundamentalmente, que passaram a organizar sua resistência e suas demandas em projetos alternativos sustentáveis, voltou-se para a análise dessas iniciativas e de soluções para sua existência. Vale registrar que esta última corrente cresceu significativamente na década de 1990, expressando a importância da criação do MMA em apoio às iniciativas das coletividades. Os efeitos das políticas desenvolvimentistas implementadas na região Amazônica durante as décadas de setenta e oitenta ainda são muito presentes e estão na origem, diretamente ou indiretamente, da maior parte das dinâmicas observadas hoje : abertura crescente da região graças à criação de redes de estradas e de telecomunicações, exploração dos recursos mineiros e madeireiros em grande escala, urbanização acel. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Bertha K. Becker - Coordenador / Philippe Lena - Integrante / Mariana Miranda - Integrante / Scott Hoeflle - Integrante / Ana Maria de Souza Mello Bicalho - Integrante / Cláudio Stenner - Integrante / Benjamim Buclet - Integrante / Bruce Albert - Integrante / Pascale de Robert - Integrante., Financiador(es): ORSTOM - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2004

    Geoestratégias do Brasil na América do Sul - Eixo Temático: Geopolítica e Logística na Fronteira Amazônica (Parte do Projeto Integrado), Descrição: Investigar e avaliar estratégias diferenciadas de integração continental na Amazônia, mediante análise de redes logísticas e sociais, e seu impacto na redefinição territorial. Objetivo especifico: 1.Investigar os efeitos das redes logísticas de integração com a Venezuela, constituídas pela rodovia Manaus-Caracas que, articulada a Porto Velho, compõe um novo e imenso corredor no limite entre a Amazônia Central e Ocidental; 2.Investigar as condições de criação dos territórios do Rio Negro e Alto Solimões como estratégia de defesa e integração da fronteira com a Colômbia. 3.Investigar ações de integração a partir da sociedade no Acre, com o Peru e a Bolivia. Metas: - Ampliar o conhecimento sobre as relações interfronteiriças na Amazônia. - Oferecer subsídios para decisões políticas visando o processo de integração da Amazônia Sul-Americana. Metodologia: A metodologia é aquela consagrada nas pesquisas que a equipe realiza há anos na Amazônia, fundamentada em dois níveis: o teórico-conceitual e o operacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Bertha K. Becker - Coordenador / Mariana Miranda - Integrante / Cláudio Stenner - Integrante / Adma Figueiredo - Integrante / Isabel Cristina de Oliveira - Integrante / Julio Cesar Valério - Integrante / Jose Antonio de Deus - Integrante / Elen Gamarski - Integrante / Gabriel da Silva - Integrante / Gisele Ferreira - Integrante / Maria Clara da Cruz - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2000 - 2002

    ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TENDÊNCIA DA MOBILIDADE SOCIO-ESPACIAL NA AMAZÔNIA, Descrição: Analisar alternativas de desenvolvimento sustentável e a mobilidade socio-espacial na Amazônia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Bertha K. Becker - Coordenador / Philippe Lena - Integrante / Mariana Miranda - Integrante / Scott Hoeflle - Integrante / Ana Maria de Souza Mello Bicalho - Integrante / Julio Cesar Valério - Integrante / Aixa Oliveira - Integrante / Daniel Toffoli - Integrante / Isabela Castro de Paula - Integrante / Jose Antonio de Deus - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 1998 - 2001

    FRONTEIRAS DE INTEGRAÇÃO TERRITORIAL NA AMÉRICA DO SUL, Descrição: Análise dos vetores de transformação regional: desenvolvimento sustentável e eixos de integração e desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Bertha K. Becker - Coordenador / Mariana Miranda - Integrante / Cláudio Stenner - Integrante / Adma Figueiredo - Integrante / Analia Romanello - Integrante / Cláudio Antonio Egler - Integrante / Isabel Cristina de Oliveira - Integrante / Ivone Batista - Integrante / Marcelo Domingues - Integrante / Paulo Gusmão - Integrante / Plinio Laurie - Integrante / Julio Cesar Valério - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 1997 - 2001

    ANÁLISE DOS EFEITOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS DAS AÇÕES VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA, Descrição: REALIZAR PESQUISAS JUNTO AOS ATORES ATINGIDOS PELOS DIVERSOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO QUE HOJE INCIDEM SOBRE A AMAZÔNIA NO INTUITO DE VERIFICAR O IMPACTO DESSES PROGRAMAS BEM COMO SEU PAPEL NA MUDANÇA OU NÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS LOCAIS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Bertha K. Becker - Coordenador / Mariana Miranda - Integrante / Scott Hoeflle - Integrante / Cláudio Antonio Egler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / ORSTOM - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - Atual

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - Atual

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - Atual

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2016

    P&D - Educação Ambiental no processo de licenciamento: Construção Metodológica - FURNAS, Descrição: Desenvolver uma metodologia direcionada à implantação e avaliação de programas de Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental em empreendimentos de transmissão de energia, por meio da análise, sistematização e integração de dados levantados, a partir de estudos amostrais com populações de área de influência de empreendimentos de FURNAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Mauro Guimarães - Coordenador / Martha Tristão - Integrante / Néri Olabarriaga - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    P&D - PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS DOS MUNICÍPIOS SITUADOS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO GASBEL II, Descrição: Elaboração da proposta técnica do Plano Diretor dos municípios situados na área de influência do GASBEL II e da respectiva Minuta do Projeto de Lei, objetivando sua apresentaçãol, a critério e responsabilidade de cada prefeitura municipal e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de cada município.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vicente Paulo dos Santos Pinto - Integrante / Cássia de Castro Martins Ferreira - Integrante / Helvio Guatelli - Coordenador., Financiador(es): Petrobrás Transporte - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Melhor Projeto: Fortalecimento da Agricultura familiar na região. 2ª Mostra da UFJF/ VII Seminário de Extensão, UFJF.

2006

Menção Honrosa - II Mostra da UFJF - XII Iniciação Científica, UFJF.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas. , Juiz de Fora, MG - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Douturado, Carga horária: 40

  • 2000 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Associado do DGEO/ICH/UFJF, responsável por disciplinas no curso de Geografia - ICH; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - 2012 a 2014; Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia- ICH/UFJF; Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - 2014 até 2016 Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFJF; Pesquisador do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia - NEC/ FACED, coordenador do Grupo de Educação Ambiental-GEA; Coordenador do Curso de Especialização em Educação Ambiental e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental vinculados ao NEC/ FACED/ UFJF; Professor vinculado ao Centro de Ensino à Distância - CEAD/ UFJF/ UAB: 1) Coordenador do Curso de Especialização à Distância: Educação, Direito e Análise Ambiental - ANO DE 2009 até a 2012. 2 ) Professor responsável pela disciplina "Educação e Meio Ambiente" do Curso de Pedagogia à Distância - FACED/ UFJF - Municípios -Pólos: Bicas, S. J. Nepomuceno e Passa Vinte, Rio Pomba e Cataguazes - ANO DE 2008 Coordenador do estudos técnicos do Meio Sócio- Econômico Projeto DIAGNÓSTICO, MEDIÇÃO E GEORREFERENCIAMENTO DAS ÁREAS ELEGIDAS PELO IEF PARA CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS ? PROCESSO NO 0071/2008 - FADEPE/ IEF Membro do Conselho Superior de Pós Graduação e de Pesquisa entre 2012 e 2016 Representante da UFJF no Conselho Gestor do Parque Estadual do Ibitipoca - MG Período de 2012 a 2016 Representante da UFJF na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata Mineira

  • 1997 - 1999

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2011

      Ensino, Programa de Pós_graduação em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ESPAÇO, SOCIEDADE E NATUREZA, ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO , TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS SÓCIO-ESPACIAIS , DISSERTAÇÃO

    • 03/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.,Atividade realizada, Coordenador Adjunto do Laboratório de Estudos da Paisagem.

    • 01/2000

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL , GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO, GEOGRAFIA POLÍTICA, GEOGRAFIA URBANA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM GEOGRAFIA - BACHARELADO I e II, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM GEOGRAFIA - LICENCIATURA I e II, TRABALHO DE GRADUACAO - BACHARELADO I e II

    • 01/2000

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL , GEOGRAFIA DA AMAZONIA , GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL , PRATICA PROFISSIONAL II , TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA HUMANA II , ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BACHARELADO DE GEOGRAFIA I e II

    • 06/2004 - 12/2019

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dissertação, Estágio Docência Educação, Estudos Independentes em Educação Ambiental, Tópicos em LCFP: Educação Ambiental

    • 08/2004 - 12/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Coordenação do Grupo de Pesquisa em Educação ambiental - GEA/NEC.

    • 01/2015 - 04/2016

      Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO.

    • 03/2013 - 04/2016

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior de Pós Graduação e Pesquisa.

    • 03/2013 - 04/2016

      Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Unidade do ICH.

    • 06/2006 - 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Representante da UFJF na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata.

    • 03/2013 - 12/2014

      Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO.

    • 01/2009 - 12/2012

      Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização a Distância Gestão do Meio Ambiente: Educação, Direito e Análise Ambiental.

    • 06/2008 - 12/2011

      Serviços técnicos especializados , FADEPE, .,Serviço realizado, DIAGNÓSTICO, MEDIÇÃO E GEORREFERENCIAMENTO DAS ÁREAS ELEGIDAS PELO IEF PARA CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS ? PROCESSO Nº 0071/2008.

    • 12/2007 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Representante da UFJF no Conselho Gestor do Parque Estadual do Ibitipoca- IEF.

    • 03/2006 - 03/2011

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Apoio do Sistema de Informações Geográficas ao Projeto de Fomento aos Empreendimentos Solidários Agroalimentares de Juiz de Fora e Região.

    • 08/2006 - 12/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Setorial de Extensão e Cultura da UFJF, representante do Programa Educa,cão, Trabalho, Emprego e Cidadania.

    • 03/2006 - 12/2010

      Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas em percepção e educação ambiental, Dissertação

    • 01/2003 - 12/2009

      Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Educação Ambiental.

    • 01/2003 - 12/2009

      Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental: Aspectos Sociopolíticos, Seminário de Monografia, Tópicos Especiais em Educação Ambiental

    • 03/2007 - 12/2008

      Serviços técnicos especializados , FADEPE, .,Serviço realizado, Elaboração de proposta de Plano de Manejo para a Rebio Muinicipal do Poço D'Anta - Convêni UFJF/PMJF (AGENDA JF) - Coordenador dos Estudos Sócio-Econômico.

    • 03/2005 - 12/2008

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Apoio aos Municípios/ Plano Diretor Participativo - Coordenador Técnico/Geografia.

    • 03/2005 - 07/2006

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, CNPq- Fortalecimento da Agricultura Familiar na Microrregião de Juiz de Fora- MG.

    • 08/2000 - 12/2005

      Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamento Geográficos Aplicados ao Turismo II

    • 04/2003 - 12/2004

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão de Apoio à Educação Ambiental para a Coleta Seletiva em Maripá-MG.

    • 03/2002 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante da UFJF no Conselho Municipal de Turismo.

    • 01/2000 - 08/2004

      Ensino, Geografia e gestão do Território, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geografia Política e Meio Ambiente

    • 03/2001 - 03/2003

      Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Turismo.

    • 03/1992 - 03/1999

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço Brasileiro I e II, Geografia da América Latina, Geografia da População, Fisiologia da Paisagem, Planejamento Urbano e Planejamento Regional, Geografia Política, Geografia Urbana

  • 1994 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Participação como pesquisador colaborador do LAGET - Laboratório de Gestão do Território do Dep. de Geografia.

  • 2011 - 2014

    Centrais Elétricas de Furnas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

  • 2009 - 2013

    Embrapa _Juiz de Fora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

  • 2010 - 2011

    FDCT/UNESP-PP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 4

  • 1997 - 2000

    Colégio dos Jesuítas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1987 - 02/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 1997 - 2000

    Centro de Ensino Superior

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/1997 - 02/2000

      Ensino, Licenciatura Plena em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia, Geografia Econômica

  • 1988 - 1990

    Colégio Santa Catarian

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/1988 - 01/1990

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 1989 - 1994

    Prefeitura de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/1989 - 03/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 1993 - 1994

    Colágio Satélite

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1993 - 02/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia