Anelino Francisco da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduação pela Universidade de Lisboa/ Instituto de Ciências Sociais (2006) e pela Universidade Nova de Lisboa/ Centro de Estudos Regionais e Planeamento/e-Geo (2012). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Geografia. Experiência: Geografia Humana. Ênfase na área de Geografia Cultural. Interesse em dinâmica sociocultural, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: festas, religião, gestão do território, pesca artesanal (enfoque cultural), cidades e desenvolvimento urbano-regional. Na área de gestão acadêmica tem trabalhado como Coordenador de Curso de Geografia/Liicenciatura (2016-2020).

Informações coletadas do Lattes em 16/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

1995 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Zoneamento ecológico-econômico como instrumento de gestão do território: o caso do estuário do Currimataú-Cunhaú e seu entorno
Orientador: Claudio Antonio Gonçalves Egler
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Zoneamento Ecológico-econômico; Gestão do Território; Poder Local; Participação Social.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Mestrado em Geografia

1979 - 1982

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O Homem e a Pesca: atividade pesqueira no estuário do rio Goiana/PE, Ano de Obtenção: 1982
Orientador: Manuel Correia de Andrade
Palavras-chave: Pesca; Pescador; Zona Estuarina; Comercialização.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Graduação em Geografia

1974 - 1979

Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2006 - 2006

Pós-Doutorado. , Instituto de Ciências Sociais, ICS, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

1993 - 1993

Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 180h). , UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Cultural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da Pesca.

Organização de eventos

SILVA, Anelino F. da ; NUNES, E. . XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL).Paisagem da Cidade do Recife - Pernambuco, Brasil: uma anállise paisagística dos bairros do Recife Antigo, Santo Antônio e São José. 2019. (Encontro).

XV Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL).Estudos sobre os Santos padroeiros nas paróquias da Arquidiocese de Natal - Rio Grande do Norte.. 2017. (Encontro).

XVI EGAL 2017.Identidade religiosa aos santos padroeiros nas paroquias da Arquidioce de Natal. 2017. (Encontro).

XV EGAL. Encuentro de Geografos de America Latina 2015.Festas religiosas do Rio Grande do Norte, Brasil. 2015. (Encontro).

XV Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL).15º Encuentro de Geógrafos de América Latina ?Por uma América Lati Dinâmica das festas dos santos (as) padroeiros (as) na Arquidiocese de Natal: a espacialização das paróquias.. 2015. (Encontro).

Encontro Estadual de Geografia.Paróquias e cultura religiosa dos católicos em Natal, Região Metropolitana e outras cidades do Rio Grande do Norte. 2013. (Encontro).

Encontro Nacional da associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.GT/Espaço, religião e cultura. 2013. (Encontro).

1. Seminário Internacional "O Papel do Geógrafo no Contexto Social atual.A Geografia em contexto des festas: identidade e cultura. 2012. (Seminário).

3. Seminário Nacional.A Geografia em contexto des festas: identidade e cultura. 2012. (Seminário).

1º Simpósio Nacional Espacialidades e Temporalidades de Festas populares. 2011. (Simpósio).

1º Simpósio Nacional Espacialidades e Temporalidades de Festas populares.Carnatal, a festa potiguar: duas décadas de organização e participação. 2011. (Simpósio).

8 Congresso de Geografia Portuguesa. Lisboa e a festa carnavalesca na primeira metade do séc. XX: Ensaio geográfico. 2011. (Congresso).

1º Simpósio Nacional Espacialidades e Temporalidades de Festas populares. Carnatal, a festa potiguar: duas décadas de organização e participação. 2010. (Exposição).

VI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura.. 2008. (Outra).

XV Enc. Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte.Pesca e Pescarias no estado do Rio Grande do Norte. 2008. (Encontro).

15 Semana de Humanidades.A pesca artesanal no brasil e em Portugal na atualidade: significado e identiade cultural. 2007. (Outra).

3º Seminário de Formação de Professores.3º Seminário de Formação de Professores. 2007. (Seminário).

Encontro Natalense de Geógrafos. Portugal e Brasil: o significado e a identidade cultural da pesca. 2006. (Congresso).

II Simpósio Internacional Religiões, religiosidades e culturas.A festa de santana-caso de Caicó. 2006. (Simpósio).

Seminário "O visual e o quotidiano: imagens e revelações".O visual e o quotidiano: imagens e revelações. 2006. (Seminário).

Workshop "Cidade & Cidadania - Governança urbana e participação cidadã".. 2006. (Outra).

Colóquio Internacional de Geocrítica.VII Colóquio Internacional de Geocrítica. 2005. (Outra).

Globalização e Marginalidade The global Ghallenge and marginalization.Globalização e Marginalidade. Sessão Cultura e Arte. 2005. (Seminário).

II Coloquio Nacional de Pós-Graduação em Geografia: teorias e praticas Geograficas..II Coloquio Nacional de Pós-Graduação em Geografia: Teorias e Praticas Geograficas. 2005. (Outra).

II Seminário de Extensão Universitária.Projeto: Cerro Corá. 2005. (Seminário).

Seminário Globalização e Marginalidade.Globalização e Marginalidade. 2005. (Seminário).

XI Encontro Estadual de Geografia.XI Encontro Estadual de Geografia. 2004. (Encontro).

Seminário Espaço e Representação.Espaço e Representação. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Allan Fernandes Bezerra

SILVA, Anelino F. da; Zeny Rosendahl; Rubenilson Brazão Teixeira. Os protestantes Batistas em Parnamirim - RN e sua dimensão espacial. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fábio Nunes de Jesus

SILVA, Anelino F. da; Pontes, Beatriz M. S; CAMPOS, A. M.. Território e territorialidade negra quilombola em Coqueiros - Bahia: Dos espaços de referências à afirmação identitária. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andria Carla Araújo da Silva

SILVA, Anelino F. da; FELIPE, J. L. A.; BARROS. A Construção e estruturação do territo´rio comercial no bairro do Alecrim. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mônica Pedrosa Machado

SILVA, Anelino F. da; NUNES; GUIMAIRÃES. A percepção dos moradores da comunidade Passo da Pátria em Natal - RN. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Patrícia Daliany Araújo do Amaral

SILVA, Anelino F. daSilva, P. da.; Selva. A dinâmica territorial da cultura e do turismo em Mossoro/RN - uma análise geográfica. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tásia Moura Cardoso do Vale

SILVA, Anelino F. da; BARROS; FELIPE, J. L. A.. Mapa dos programas sociais - transferencia de renda e dinâmicas sociais no Rio Grande do Norte (2000-2007). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Raimundo Inácio da Silva Filho

SILVA, Anelino F. da. O Potencial socioeconomico dos resíduos sólidos e a nova dinâmica sócio-territorial em produzido em Natal-RN.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edilza Bandeira de Arruda Campos

SILVA, Anelino F. da. O Processo de Crescimento do Povoado de Borracha, em Vicência-PE.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Severino Ramos dos Santos Maia

SILVA, Anelino F. da. Formação e capacitação dos trabalhadores da rede hoteleira de Ponta Negra, Natal: turismo e políticas públicas.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Eduardo do Nascimento Neto

SILVA, Anelino F. da. O território das festas religiosas no Seridó.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JOBSON ALVES DOS SANTOS

SILVA, Anelino F. da. Da água para o vinho, uma transformação sócioespacial.(a geografia vitivinicultora em Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista - PE: um novo elo na rede global da produção de uvas nobres e vinhos). 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Márcio Roberto de Sousa Brito

SILVA, Anelino F. da. A televisão e a (re)construção do imaginário: as telenovelas e sua influência sócioespacial em Caicó-RN.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Maria de Azevedo Souza

SILVA, Anelino F. da. O culto religioso produzindo novos territórios - a (re)invenção de Cunhaú - entre 2000 e 2004.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Eloi de Souza

SILVA, Anelino F. da. O processo de reprodução do espaço urbano de Nova Parnamirim. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Pró-Reitoria de Pesquisa-UFRN.

Aluno: Maria Máxima Alves Marinho Cavalcante

SILVA, Anelino F. da. O perfil da pecuária bovina leiteira no município de macaíba na atualidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Pró-Reitoria de Pesquisa-UFRN.

Aluno: Maria Eliane Montenegro

SILVA, Anelino F. da. A produção do espaço rural do município de Ceará-Mirim. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Pró-Reitoria de Pesquisa-UFRN.

Aluno: Minoru Wake

SILVA, Anelino F. da. Zoneamento geoambiental da bacia hidrográfica do rio Potengi. 2003 - Universidade Federal do Rio G. Norte.

Aluno: Maria Eliane Montenegro

SILVA, Anelino F. da. A Produção do espaço rural no município de Ceará-Mirim. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Máxima Alves Marinho Cavalcante

SILVA, Anelino F. da; CONCEICAO, R. C.; José Antonio Spinelli Lindozo. O perfil da pecuária bovina leiteira no Município de Macaíba: 1980 ais dias atuas.. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio G. Norte.

Aluno: Gildevar da Costa Monteiro

SILVA, Anelino F. da; CONCEICAO, R. C.; FELIPE, J. L. A.. O espaço (re)organizado do bairro Paraiba de Caicó-RN.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vaneska Tatiana Silva Santos

SILVA, Anelino F. da; CONCEICAO, R. C.; FELIPE, J. L. A.. Novas economias e (re)estruturação espacial do Seridó Potiguar. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luis Eduardo do Nascimento Neto

SILVA, Anelino F. da; CONCEICAO, R. C.; FELIPE, J. L. A.. Territorialidade e religiosidade: o caso Seridó Potiguar. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ivanilton Passos de Oliveira

SILVA, Anelino F. da; VALENCA, M. M.; CLEMENTINO, M. L. M.. Indústria informal de confecções e mercado de trabalho: um estudo sobre a grande Natal. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Minoru Wake

WAKE, M.;SILVA, Anelino F. da. Macrozoneamento geo-ambiental da bacia hidrográfica do rio Potengi/RN.. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruna Cordeiro Saldanha

SILVA, Anelino F. da; MORAIS, H. A.; DANTAS, Eugenia M.. Representações na cidade dos mortos: expressões simbólicas e territorialidade(s) religiosa(s) a partir dos cemitérios em Serrolândia-BA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Williane Simões Dantas

SILVA, Anelino F. daSilva, P. da.. Estratégias sustentáveis para melhorar o desempenho ambiental em salões de beleza do bairro de Candelária de natal-RN em relação à utilização de produtos químicos a partir da percpção de clientes e profissionais. 2010 - Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do rio grande do Norte.

Aluno: Rodrigo Lucas de Lima

SILVA, Anelino F. daSilva, P. da.. Gestão ambiental para o turismo excursionista do Olheiro de Pureza-RN: uma contribuição da percepção de moradores e excursionistas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Noême Martins de Araujo

SILVA, Anelino F. da; LOCATEL; MORAIS, H. A.. A Geografia dos movimentos socioterritoriais no Estado do Rio Grande do Norte: espacialização e terrritorialização da luta pela teraa (2003-2017). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isaac Pereira de Oliveira

SILVA, Anelino F. da; FONSECA, Maria. A. P.. Turismo e mercado imobiliário em Extremoz/RN.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Matheus Soares Ferreira

SILVA, Anelino F. da. Fora do armário: uma análise geográfica dos espaços de sociabilidade LGBT em Natal entre 2014 e 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUCICLEIDE GABRIEL DE ASSIS

SILVA, Anelino F. da; NOBREGA JUNIOR, Orgival. B.. Impactos socioambientais decorrentes da implantação de parques eólicos no município de rio do Fogo/RN.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Taísa dos Santos Sodré

SILVA, Anelino F. da; FELIPE, J. L. A.; MORAES, Ione R. D.. Expansão urbana e migração em Parnamirim-RN.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisca Márcia Fernandes Tavares

Morais, Ione R. D.; MIRANDA, L. R. D.;SILVA, Anelino F. da. Pesca artesanal em Cajueiro (Touros-RN): o território dos desbravadores marítimos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARIA HOSANA DA SILVA

SILVA, Anelino F. da; CONCEICAO, R. C.; CARVALHO, E. A.. O Turismo no RN: Santa Cruz em foco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fefferson André Lima de Souza

SILVA, Anelino F. da; COSTA, A. A.; Furtado, Edna Maria. O espaço segregado em natal-RN: a desigualdade entre os bairros de Petrópolis e Mãe Luíza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Jorgte Carneiro Cavalcante

SILVA, Anelino F. da; Furtado, Edna Maria; COSTA, A. A.. Aeroporto de São Gonçalo do Amarante: novas perspectivas para o Rio Grande do Norte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Francisco Araujo Silva

SILVA, Anelino F. da; COSTA, A. A.; Furtado, Edna Maria. A dinâmica da Avenida Boa Sorte no bairro Nossa Senhora da apresentação, Natal - Rio Grande do Norte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adailton de Moura Costa

SILVA, Anelino F. da; LOCATEL; Azevedo, Francisco Fransualdo de.. Urbanização do campo: estudo de caso da Comunidade Rural de traíras, município de Macaíba - Rio grande do Norte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Cestino Viana

SILVA, Anelino F. da; LOCATEL; CONCEICAO, R. C.. Equipamentos urbanos e mudanças de paisagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Liliany Fernandes Ferreira

SILVA, Anelino F. da; MILLER; ASSUNÇÃO. Uma etnografia da pesca no Canto do Mangue. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iguatemir de Carvalho Gomes

SILVA, Anelino F. daSilva, P. da.MEDEIROS, T. H. L.. A paisagem cultural da comunidade de Água Fria (Araruna)- Paraiba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wesley dos Santos Brito

SILVA, Anelino F. da; ARAÚJO; LIMA. Estudo da segregação socioespacial na cidade do Natal com base de geoprocessamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alan Wescley Barbalho Fonseca

SILVA, Anelino F. da. Os royalties e seus rebatimentos em assentamentos rurais no município de Mossoró/RN: reflexões a partir do assentamento Solidão.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Andressa Gomes Lúcio de Medeiros

SILVA, Anelino F. da; JÚNIOR;MEDEIROS, T. H. L.. Evolução Geomorfológica: formas e uso das falésias e dunas de Barra de Tabatinga, Nísia Floresta- RN. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elineide Lourenço da Silva

SILVA, Anelino F. da. A Evolução da carcinicultura no Rio Grande do Norte e alguns aspectos da situação atual do municicípio de Canguaretama. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - UniUniversidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Claúdio Roberto Dantas de Araujo Luna

SILVA, Anelino F. da; FELIPE, J. L. A.; COSTA, A. A.. A dinâmica socioeconômica da Av. prudente de Morais no bairro de Candelaria?NMatal-RN.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Micheline de Lima Santiago

SILVA, Anelino F. da; VALENCA, M. M.; FELIPE, J. L. A.. Motoentregador: uma nova atividade profissional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nuremberg Ferreira de Souza

SOUZA, N. F. DE;SILVA, Anelino F. da. Gestão das atividade agrárias: o caso do município do Apodi-RN.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio G. Norte.

SILVA, Anelino F. da; SANTOS, J. D. L.; SOARES, B. R.. CPPD. 2018. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; SANTOS, J. D. L.; SOARES, B. R.. Concurso para Professor - Geografia Humana. 2018. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; ARROYO;SILVA; CONCEICAO, R. C.; SILVESTRE. Concurso público de provas e titulos para o cargo de professor de 3º Grau na classe adjunto - disciplina Geografia Humana. 2008. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Concurso de provas e titulos para Docente e Técnicos Especiaizados. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Comissão do Proc. Seletivo Professor Substituto. 2002. UniUniversidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Geografia Regional: Brasil e Nordeste. 2001. Universidade Estadual da Paraiba.

SILVA, Anelino F. da. CPPD. 2020. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. CPPD. 2019. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. CPPD. 2017. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; MILLER; Silva, Francisca Aurinete G. B. da.. CPPD- Comissão Permanente de Progressão e Avaliação Docente. 2014. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; MILLER; Silva, Francisca Aurinete G. B. da.; Gomes, Lieti C. L.. CPPD-Comissão Permanente de Progressão e Avaliação Docente. 2013. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; MILLER; Silva, Francisca Aurinete G. B. da.; Gomes, Lieti C. L.. Proceso Seletivo Professor Substituto. 2013. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; MILLER; Silva, Francisca Aurinete G. B. da.. CPPD- Comissão de Progressão do CCHLA/UFRN. 2012. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; Gomes, Lieti C. L.; Silva, Francisca Aurinete G. B. da.; MILLER; Faria, Marília V. B. de.. Comissão Permanente de Avaliação Docente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2010. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da; Silva, Francisca Aurinete G. B. da.; Gomes, Lieti C. L.; Faria, Marília V. B. de.; MILLER. Comissão Permanente de Avaliação Docente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2009. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Processo de Avaliação XIX CIC 2008. 2008. UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Comissão de Seleção para Concurso Público de Professor Substituto. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Processo de Avaliação doXIV CIC/2003. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Processo de avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica-CIC2002. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Banca Examinadora do Processo Seletivo-Mestrado em Geografia. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, Anelino F. da. Banca Examinadora. Mestrado em Geografia - 2000.. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Bruna Cordeiro Saldanha

Representações na cidade dos mortos: expressões simbólicas e territorialidades religiosas a partir dos cemitérios em Serrolândia - Ba; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Cláudia Eugênia da Silva

Dinâmica dos flanelinhas/guardadores de automóveis na cidade de Natal, RN; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Eugênia

Dinâmica e espacialização dos flanelinhas na cidade de Natal- Rio grande do Norte; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Coorientador);

Jordania Alyne Santos Marques

As Festas Juninas de Campina Grande - PB como expressão da imagem de cidade; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Rui Pereira

Problemática do resido sólido urbano da Cidade de Ceará Mirim; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Allan Fernandes Bezerra

Os protestantes Batistas em Parnamirim - RN e sua dimensão espacial; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Sâmia Erika alves de Caldas Bandeira

Paisagem arquitetônica de João Pessoa; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Fábio Nunes

Territorialidade negra no Piemonte da Diamantina - BA: dos espaços de referências à afirmação identitária; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Bruno Gomes de Araujo

A Dinâmica territorial da Assembléia de Deus no Seridó do Rio Grande do Norte; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Daliany Araújo do Amaral

A Dinâmica territorial da cultura e do turismo em Mossoró-RN; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

João Arthur Sarmento Veríssimo

A representação social dos católicos na cidade de Natal: um olhar sobre a vivência e sua espacialidade; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Severino Ramos dos Santos Maia

Formação e capacitação dos trabalhadores da rede hoteleira de Ponta Negra, Natal: turismo e políticas públicas; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Raimundo Inácio da Silva Filho

O potencial sócio-economico dos resíduos sólidos e a nova dinâmica sócio-territorial em Natal-RN; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Rodrigo Lucas de Lima

Gestão ambiental para o turismo excursionista do Olheiro de Pureza-RN: uma contribuição da percepção de moradores e excursionistas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Rui Pereira Cândido da Silva

Resíduos sólidos na cidade de Ceará-Mirim: análise acerca da coleta, transporte e disposição final; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Karoline Costa de Oliveira

Dinâmica da paisagem cultural das cidades de belém e Natal; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Leandro de Castro Lima

A Geografia Cultural e sua contemporaneidade: olhando as manifestações populares do Nordestee oriental do Brasil (cont; ); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Leandro de Castro Lima

A Geografia Cultural e sua contemporaneidade: olhando as manifestações populares do Nordeste oriental do Brasil; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Alexsandro pereira Patrício

A pesca como arte, atividade socioeconômica (em descompasso) e significado cultural: o caso potiguar; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Edseisy Silva Barbalho Tavares

Atividades pesqueiras no litoral do Rio Grande do Norte ; ; ; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Rafael Roseno

Dimensão socioespacial do transporte urbano de Natal (RN) e suas representações sociais; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Salviano Henrique Lira da Silva

Teletrabalho, uma nova relação de trabalho e modo de vida em Natal, RN; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Alexandre Vieira Da Silva

A natureza do setor pesqueiro no Estado do RN; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Dhieggo Silva Honorato

Aspectos da paisagem cultural: caso da Cidade de Natal; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Anelino Francisco da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Anelino F. da . Festa aos Santos Cosme e Damião: representação e festejo cultural sociorreligioso de Igarassu-Pernambuco, Brasil.. Geointerações , Natal, v. 7, n.6, p. 15-35, 2023.

  • DA SILVA, ANELINO FRANCISCO ; DE ARAÚJO, PAULO CÉSAR . A paisagem lisboeta, em sua significação e representação contemporânea. REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE) , v. 38, p. 208-224, 2021.

  • DA SILVA, ANELINO FRANCISCO ; FELIPE, JOSÉ L. A. . DINÂMICA ESPACIAL DA COVID 19, EM PROCESSO NO RIO GRANDE DO NORTE - EXTENSÃO, ENQUANTO ATIVIDADE ACADÊMICA. REVISTA EXTENSÃO E SOCIEDADE , v. 12, p. 396-409, 2020.

  • SILVA, ANELINO FRANCISCO DA ; OLIVEIRA, CARLISSON ; ARAÚJO, PAULO CESAR DE . PAISAGEM DA CIDADE DO RECIFE: UMA ANÁLISE PAISAGÍSTICA DOS BAIRROS DO RECIFE ANTIGO, SANTO ANTÔNIO E SÃO JOSÉ. REVISTA GEOTEMAS , v. 9, p. 68-84, 2019.

  • SILVA, Anelino F. da . Carnaval do Recife (Brasil) e de Lisboa (Portugal): herança e ttradição - festejo sociocultural. Acta Geográfica (UFRR) , v. 10, p. 1-17, 2016.

  • SILVA, Anelino F. da . PATRIMÔNIO CULTURAL E PAISAGEM EM SUA SIGNIFICAÇÃO ESPACIAL. Revista Geotemas , v. 5, p. 19-29, 2015.

  • SANTOS., J. E. D. ; SILVA, Anelino F. da ; SOARES, M. M. ; BANDEIRA, S. E. A. D. C. . Feira livre como lugar privilegiado para a (re0produção e (re)invenção de práticas espaciais e socioculturais populares: A feira Livre de ceará-Mirim. Sociedade e Território , v. 26, p. 58-75, 2014.

  • SILVA, Anelino F. da . As festas populares e sua dimensão socioespacial na contemporaneidade. Sociedade e Território , v. 24, p. 103-121, 2012.

  • SILVA, Anelino F. da . Identidade e cultura no espaço do capital. Recista Eletrônica Geoaraguia , v. 1, p. 1-14, 2011.

  • SILVA, Anelino F. da . A Pesca artesanal como arte e como significado cultural: o caso potiguar. Acta Geografica , v. 8, p. 58-65, 2010.

  • SILVA, Anelino F. da . Dinâmica sociocultural da cidade: A conflitualidade dos Imigrantes africanos em Lisboa. Holos (Natal. Online) , v. 3, p. 72-82, 2009.

  • SILVA, Anelino F. da ; Silva, P. da. . Representação e identidade de gênero na territorialidade brasileira. Scripta Nova (Barcelona) , v. 12, p. 42, 2008.

  • SILVA, Anelino F. da . Como a população vê o transporte urbano de Natal. www.igeo.uerj.br/VICBG-2004, Rio de Janeiro, p. 1-6, 2005.

  • SILVA, Anelino F. da ; Silva, P. da. . Moradia e segregação socioespacial nas áreas metropolitanas do Nordeste Brasileiro. Sociedade e Território (Natal) , v. 17, p. 109-120, 2005.

  • SILVA, Anelino F. da . As atividades farmacêutica, telemensagem e de turismo no enfoque do teletrabalho na cidade de Natal - Rio Grande do Norte, Brasil. Scripta Nova (Barcelona) , Barcelona-Espanha, v. 8, p. 2-20, 2004.

  • SILVA, Anelino F. da . Nos limites do viver: moradia e segregação socioespacial nas áreas metropolitanas do nordeste Brasileiro. Scripta Nova (Barcelona) , Barcelona-Espanha., v. 7, n.146, p. 1-8, 2003.

  • SILVA, Anelino F. da . A recente reforma trabalhista e o trabalhador brasileiro. Scripta Nova (Barcelona) , Barcelona-Espanha, v. 6, n.119, p. 1-6, 2002.

  • SILVA, Anelino F. da . A cidade e sua materialidade socioespacial. Sociedade e Território (Natal) , Natal-RN., v. 15, n.2, p. 43-51, 2002.

  • SILVA, Anelino F. da . Migração e crescimento urbano: uma relexão sobre a cidade de Natal, Brasil.. Scripta Nova (Barcelona) , Barcelona, v. 74, n.94, p. 1-11, 2001.

  • SILVA, Anelino F. da . O Teletrabalho, uma forma de transformação do emprego. Scripta Nova (Barcelona) , Barcelona, v. 61, n.69, 2000.

  • SILVA, Anelino F. da . Proposta de gestão do território para Baía Formosa e Canguaretama (RN).. Sociedade e Território (Natal) , Natal, v. 14, n.1, p. 79-89, 2000.

  • SILVA, Anelino F. da . A GEOGRAFIA CULTURAL DE PEDRO VELHO/RN: UMA REFLEXÃO. Sociedade e Território (Natal) , Natal/RN, v. 12, n.01, p. 5-10, 1998.

  • SILVA, Anelino F. da . ESTADO BRASILEIRO E A QUESTÃO SOCIAL. Sociedade e Território (Natal) , Natal/RN, v. 12, n.02, p. 45-51, 1998.

  • SILVA, Anelino F. da . O HOMEM E A PESCA - ATIVIDADE PESQUEIRA NO ESTUÁRIO E LITORAL DE GOIANA/PE. Revista de Geografia, Recife/PE, v. 12, n.01, p. 51-51, 1996.

  • SILVA, Anelino F. da . Festas Geográficas: De Carnavais a eventos juninos e populares. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2013. 167p .

  • SILVA, Anelino F. da . Significado e identidade cultural da pesca em Portugal e no Brasil. 1. ed. Natal: Imagem Gráfica, 2008.

  • SILVA, Anelino F. da . Zoneamento ecológico-econômico e gestão do território. Natal: EDUFRN, 2005. 192p .

  • SILVA, Anelino F. da . A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO: COMO ANALISÁ-LA?. 1ª. ed. Natal/RN: IMAGEM GRÁFICA E EDITORA, 1998. 94p .

  • SILVA, Anelino F. da . Cenário da pesca artesanal no Rio Grande do Norte: mudanças e permanências. In: Silva, Anelino F.: Locatel, C. D; Felipe, J. L. A; Silva, R. P.. (Org.). A Construção so sabar geográfico no/do rio Grande do Norte. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. , p. 413-442.

  • SILVA, Anelino F. da . Festa e turismo: cenário de imagens e da apropriação. In: Figueredo, Silvio L.; Azevedo, Francisco F.; Nóbrega, Wilker R. M.. (Org.). Perspectivas contemporâneas de análise em turismo. 1ed.Belém: Naea, 2015, v. , p. 193-205.

  • SILVA, Anelino F. da . Geografia, religião e representação social. In: Aldo Aloísio Dantas da Silva; Alex Galeno. (Org.). Geografia - ciência do complexus: ensaios transdisciplinares. 2ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2008, v. , p. 319-336.

  • SILVA, Anelino F. da . Pescador, cultura e identidade - Exemplos de Barra de Cunhaú, Rio Grande do Norte, Brasil e Sesimbra, Portugal.. In: Elias Nunes; Edilson Alves de Carvalho; Edna Maria Furtado; Maria Aparecida Pontes da Fonseca. (Org.). Dinâmica e gestão do território potiguar. 1ed.Natal: EDUFRN, 2007, v. 1, p. 169-182.

  • SILVA, Anelino F. da . Do campo à cidade: idéias em tópicos para a geografia cultural. In: Valença, Marcio; Costa, Maria H. V. da. (Org.). Espaço, cultura e representação. Edufrn: Editora da universidade, 2005, v. , p. 217-232.

  • SILVA, Anelino F. da . Geografia, religião e representação social. In: Silva, Aldo A. Dantas; Galeno, Alex. (Org.). Geografia ciência do complexus: ensaios transdiciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004, v. , p. 319-336.

  • SILVA, Anelino F. da . TERRITORIALIDADE RELIGIOSO-TURÍSTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A FESTA DE SANT´ANA. In: LUIZ C. DE LIMA. (Org.). DA CIDADE AO CAMPO: A DIVERSIDADE DO SABER-FAZER TURÍSTICO. 1 ªed.FORTALEZA-CEARÁ: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ -EDUECE, 1998, v. 02, p. 161-170.

  • SILVA, Anelino F. da . A importância do estuãrio do Curimataú/Cunhaú. Da Vinci. Textos Acadêmicos, Natal, p. 2 - 2.

  • SILVA, Anelino F. da . Natal em cena. Da Vinci. Textos academicos, Natal - RN, p. 2 - 2.

  • SILVA, Anelino F. da . Identidade religiosa aos santos padroeiros nas paroquias da Arquidiocese de Natal ; Rio Grande do Norte. In: EGAL 2017 ; XVI Encuentro de Geografos de America Latina, 2017, La Paz. Identidade religiosa aos santos padroeiros nas paroquias da Arquidiocese de Natal , Rio Grande do Norte, 2017. v. 1.

  • SILVA, Anelino F. da . A Geografia em contexto des festas: identidade e cultura. In: 3. Semináriop e 1. Seminário Internacional 'O Papel do Geógrafo no contexto Social Atual', 2012, Natal. A Questão Urbana e Regional no Cenário (Inter)nacional, 2012. v. 1. p. 1043-1052.

  • SILVA, Anelino F. da . Lisboa e a festa carnavalesca na primeira metade do séc. XX: ensaio geográfico. In: Congresso de Geografia Portuguesa, 2011, Lisboa. Actas do 8, Congresso de Geografia Portuguesa, 2011.

  • SILVA, Anelino F. da ; Medeiros, Tásia L. ; Silva, P. da. . Cultura e religião-revivendo a religiosidade em Caicó-RN. In: II Simpósio Internacional de Religiões, religiosidades e culturas, 2006, Dourados. II Simpósio Internacional - Religiões, religiosidades e culturas, 2006. v. 1.

  • MEDEIROS, T. H. L. ; SILVA, Anelino F. da ; Silva, P. da. . Repensando as festas religiosas de Caicó-RN: uma abordagem geográfica. In: XIV Encontro Nac. de Geógrafos, 2006, Rio Branco. Anais do XIV Encontro Nacional de Geografia. Rio Branco: Univ. Federal da grtande Dourados, 2006.

  • SILVA, Anelino F. da . As estratégias de planejamento do transporte nas cidades brasileiras nos tempos atuais. In: VII Coloquio Internacional de Geocrítica, 2005, Santiago do Chile. Site do VII Coloquio Internacional de Geocrítica. Santiago do Chile: GEO crítica, 2005.

  • SILVA, Anelino F. da . Como a população vê o transporte urbano em Natal. In: 6. Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia. CD-Rom Completo. Goiânia: IESA-AGB, 2004. v. 1.

  • SILVA, Anelino F. da . A cidade e o transporte urbano: o caso de Natal. In: 10. Encontro Estadual de Geografia, 2004, Natal - RN.. Anais do 10. Encontro Estadual de Geografia. Natal: EdUFRN, 2004. v. 1. p. 28-40.

  • SILVA, Anelino F. da ; Medeiros, Tásia L. ; Silva, P. da. . Dimensões ocioespaciais do transporte urbano de Natal(RN) e suas representações sociais.. In: Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2003, Recife-PE.. VIII SIMPURB, 2003. p. 01-07.

  • SILVA, Anelino F. da ; MEDEIROS, T. H. L. . A atual dimensão ambiental da cidade de Natal(RN).. In: Simpósio Nacional de Geografia Urbana., 2003, Recife. VIII SIMPURB, 2003.

  • SILVA, Anelino F. da . A Cidade de Natal interpretada sob o enfoque da Geografia Cultural. In: X Semana de Humanidades, 2002, Natal - RN. Vivência. Natal: Editora da Universidade - EDURN, 2002.

  • SILVA, Anelino F. da . Territorialidade e desigualdades socioespaciais em Natal-RN. In: I SENISA-URB-SIMPOSIO NAC. DE IMPACTOS SOCIO AMBIENTAIS, 2002, cCuritiba. SENISA-Caderno de Resumo. Curitiba-PR: Ed.UFPR, 2002. v. 1. p. 64-64.

  • SILVA, Anelino F. da . Teletrabalho: como entendê-lo?. In: XIII Enc.Nac. de Geógrafos, 2002, João Pessoa - PB.. Revista do IEEE América Latina. João Pessoa-PB.: Ed. UFPB, 2002. v. 0. p. 0-0.

  • SILVA, Anelino F. da . Recortes do imaginário: festa de Sant`Ana em Caicó - RN.. In: XIII Enc. Nac. de Geógrafos, 2002, João Pessoa - PB. Caderno de Resumos/1e. Enc. Nac. de Geógrafia. João Pessoa - PB., 2002. v. 1. p. 0-0.

  • SILVA, Anelino F. da . O Teletrabalho: uma atividade em processo na cidade de Natal/RN.. In: Semana de Humanidades, 2002, Natal. X Semana de Humanidades, 2002.

  • SILVA, Anelino F. da . Transformación en la estructura y el sistema de la producción - La cría del camarón en cautiverio: nuevas tecnologías. In: Taller Científico Internacional Georural III, 2001, Havana. Georural III. Havana: Universidad de la Habana/Facultad de Geografia, 2001. v. 1. p. 72-78.

  • SILVA, Anelino F. da . Paisagem da Cidade do Recife - Pernambuco, Brasil: uma análise paisagística dos bairros do Recife antigo, Santo antônio e São José.. In: EGAL2019, 2019, Quito. Memorias del XVII - Encuentro de Geógrafos de América Latina - EGAL2019, 2019. v. 1. p. 0-0.

  • SILVA, Anelino F. da . Mulheres pescadoras de rios e mangue de Natal. In: III seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade socioambiental: áreas protegidas e mudanças climáticas, 2010, Recife. Pesca Artesanal/Mulher e relações de gênero (no prelo-Fundaj). Recife-Pernambuco.: Massangana, 2010.

  • SILVA, Anelino F. da . Pesca artesanal no Rio Grande do Norte - Significado socioeconomico e cultural. In: XV ENG ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFOS, 2008, São Paulo. XV ENG O ESPAÇO NÃO PARA POR UMA AGB EM MOVIMENTO. São Paulo: AGB, 2008.

  • SILVA, Anelino F. da . Cultura e identidade do pescador artesanal. In: 8. ABANNE, 2003, São Luiz-MA.. ABANNE. ^São Luiz-MA.: Elizabeth Maria Beserra Coelho, 2003. v. 01. p. 77-81.

  • SILVA, Anelino F. da ; MEDEIROS, T. H. L. . Os mártires de Cunhaú numa interretação sociocultural. In: 8. ABANNE, 2003, São Luiz-MA.. ABANNE. v. 01. p. 77-78.

  • SILVA, Anelino F. da . Carcinicultura e a nova configuração do espaço litorâneo do Rio Grande do do Norte. In: XVI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2002, Petrolina-PE.. Anais do XVI ENGA. Recife: Editora UFPE, 2002. v. 1. p. 0-0.

  • SILVA, Anelino F. da . A festa de SantÁna em Caicó/RN: uma alternativa para o turismo do Seridó Ocidental?. In: I Simpósio Nordestino de Turismo Sertanejo, 2001, João Pessoa. Anais 1. Simpósio Turismo Sertanejo. João Pessoa: A União - Superintência de Imprensa e Editora, 2001. p. 75-75.

  • SILVA, Anelino F. da . Natureza do setor pesqueiro no Estado do Rio Grande do Norte. In: Encontro Nacional de Geografia, 2000, Florianópolis. XIII Encontro de Geógrafos. Florianópolis: Metrópole. Ind. Gráfica Ltda., 2000. v. 01. p. 543-543.

  • SILVA, Anelino F. da . SITUAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE SERRINHA/RN. In: VIII SEMANA DE HUMANIDADES, 1999, NATAL/RN. ANAIS DA VIII SEMANA DE HUMANIDADES. NATAL/RN: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUFRN, 1999. v. 01. p. 86-87.

  • SILVA, Anelino F. da . LEITURA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO MUNICIPIO DE IPUBI-PE. In: XI ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 1998, VITÓRIA DA CONQUISTA - BA. ANAIS DO XI ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 1998. v. 01. p. 113-114.

  • SILVA, Anelino F. da . ATIVIDADES PESQUIERAS NO SEMI-ARIDO NORDESTINO DO BRASIL: O CASO DO RIO GRANDE DO NORTE - UMA REFLEXÃO. In: VI ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS, 1997, JOÃO PESSOA. ANAIS DO VI ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS, 1997. v. 1. p. 221-222.

  • SILVA, Anelino F. da . GESTÃO DO TERRITÓRIO: O CASO DO ESTUÁRIO DO CURIMATAÚ-CUNHAU. In: VI SEMANA DE HUMANIDADES, 1997, NATAL. ANAIS VI SEMANA DE HUMANIDADES, 1997. v. 1. p. 281-282.

  • SILVA, Anelino F. da . PRAIA DA BARRA DE CUNHAÚ (CANGUARETAMA/RN) VIA ESPECULAÃO IMOBILIÁRIA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA, 1997, SALVADOR-BA. ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA, 1997. v. 01. p. 70-71.

  • SILVA, Anelino F. da . A PESCA ARTESANAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. In: X ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 1996, RECIFE. ANAIS DO X ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 1996. v. 1. p. 45-46.

  • SILVA, Anelino F. da . Geografia e Patrimônio Cultural. Revista Geotemas , 2015.

  • SILVA, Anelino F. da . A Pesca como arte e como significado cultural. Acta Geográfica (UFRR) , 2010.

  • SILVA, Anelino F. da . Paisagem da cidade do Recife - Pernambuco, Brasil: uma análise paisagística dos bairros do Recife antigo, Santo Antônio e São José.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Anelino F. da . Imagens e imaginários do Nordeste: cultura se reinventa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Anelino F. da . Identidade religiosa aos santos padroeiros nas paróquias da Arquidiocese de Natal - rio Grande do Norte, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Anelino F. da . Memorial Descritivo de Anelino Francisco da Silva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Anelino F. da ; Pimentel, Dulce . Lisboa e a festa carnavalesca na primeira metade do séc. XX: Ensaio geográfico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Anelino F. da . O patrimônio arquitetônico de Ceará-Mirim e sua configuração no contexto da cidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Anelino F. da . Representação e identidade de gênero na territorialidade brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Anelino F. da . Pescas e Pescarias no Estado do Rio Grande do Norte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Anelino F. da . A geografia trabalhada nas escolas públicas e privadas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Anelino F. da . A pesca artesanal no Brasil e em Portugal: significado e identidade cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Anelino F. da . Decifrando o simbolismo da cidade na era do globalismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Anelino F. da . Manuel Correia de Andrade e sua contribuição ao ensino médio. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Anelino F. da . Degradação ambiental na cidade do Recife. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Anelino F. da . Santos Reis. Natal: Fundação Galvão, 2008 (Colaborador em Pesquisa).

Outras produções

SILVA, Anelino F. da . Banca Examinadora. 2011.

MILLER ; SILVA, Anelino F. da . Ad Hoc. 2009.

SILVA, Anelino F. da . Análise do conteúdo programático da prova de geografia do vestibular da Universidade Federal do Rio grande do Norte. 2003.

SILVA, Anelino F. da . Consultor ad Hoc. 2002.

SILVA, Anelino F. da . As festas populares e sua dimensão socioespacial na contemporaneidade. 2013.

SILVA, Anelino F. da . Dinâmicas espaciais das festas populares - uma análise comparativa entre o Nordeste do Brasil e lLsboa e Stúbar, Portugal: interrelações com a dinâmica lisboeta.. 2012.

SILVA, Anelino F. da . Comissão Permanente de Avaliação Docente do CCHLA. 2019.

SILVA, Anelino F. da ; ARAUJO, P. C. ; FARIAS, J. F. ; AMORIM, R. F. ; ALBUQUERQUE, E. S. . Plano Trienal do Curso de Licenciatura em Geografia. 2019.

SILVA, Anelino F. da ; ALBUQUERQUE, E. S. ; FARIAS, J. F. ; GARCIA, L. T. S. ; ALMEIDA, L. Q. ; FERNANDEZ, P. S. M. ; ARAUJO, P. C. ; AMORIM, R. F. ; SILVA, S. M. P. ; MORAIS, H. A. ; SOUSA, S. B. . Plano de Ação Anual do curso de Geografia - Licenciatura. Presencial, 2018. 2018.

SILVA, Anelino F. da ; SILVA, F. M. ; FARIAS, J. F. ; GARCIA, L. T. S. ; ALMEIDA, L. Q. ; FERNANDEZ, P. S. M. ; ARAUJO, P. C. ; AMORIM, R. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, Presencial. 2018.

ARAÚJO ; Rodrigo Freitas Amorim ; Juliana Felipe Ferreira ; SILVA, Anelino F. da . Discussão do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, Licenciatura - Presencial, Natal. 2017.

SILVA, Anelino F. da . Pesca costeira em Cajueiro (Touros - Rio Grande do Norte): ação de extensão e de inserção tenológica.. 2015.

SILVA, Anelino F. da ; RAMALHO, M. F. J. L. . A mão-de-obra na pesca artesanal: caso de touros- Rio Grande do Norte. O que há no processo de renovação?. 2013.

SILVA, Anelino F. da . Carnaval: uma festa popular. 2011.

SILVA, Anelino F. da . 1º Simpósio Nacional Espacialidades e temporalidades de festas populares. 2011.

SILVA, Anelino F. da . De painéis (trabalhos) do XV Encontro Estadual de Geografia. 2008.

SILVA, Anelino F. da ; LOCATEL ; COSTA, A. A. . Comissão Científica do XV Encontro Estadual de Geografia:- Repensando o Território e a cidadania: desafio da Geografgia no Rio Grande do Norte. 2008.

SILVA, Anelino F. da . Revisor de prova de geografia do vestibular da UFRN. 2003.

SILVA, Anelino F. da . Consultor "ad hoc". 2001.

SILVA, Anelino F. da ; FELIPE, J. L. A. ; ASSUNÇÃO ; SANTOS., J. E. D. . Imagens e imaginários do Nordeste: cultura se reinventa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Anelino F. da . Imagens e imaginários do Nordeste: A cultura se reinventa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Zeny Rosendahl ; COSTA, O. J. L. ; SILVA, Anelino F. da . Espacialidades e temporalidades do sagrado: as múltiplas faces do simbolismo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Anelino F. da . IGREJAS CATÓLICAS: GEOSSÍMBOLOS RELIGIOSOS DE REPRESENTAÇÃO CULTURAL NA PAISAGEM DE LISBOA. 2022. (Relatório de pesquisa).

SILVA, ANELINO FRANCISCO DA ; DE ARAÚJO, PAULO CÉSAR . Paisagem da cidade do Recife: uma análise paisagística dos bairos do Recife, Santo antônio e São José. 2019. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Anelino F. da . Dinâmica espacial das festas religiosas do Rio Grande do Norte: representação e de intensões. 2015. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Anelino F. da ; GOMES, P. C. . Relatório de Renovação e Reconhecimento de Curso de Licenciatura em Geografia/Mossoró - RN.. 2014. (UERN).

SILVA, Anelino F. da ; GOMES, P. C. . Relatório de Reconhecimento de Curso de Geografia/Campus P Ferros/UERN.. 2014. (Membro do Corpo Editorial).

SILVA, Anelino F. da . Revista do Instituto Federal de Educação do Rio grande do Norte/Geografia. 2013. (Membro do Corpo Editorial).

SILVA, Anelino F. da . Relatório Técnico Semestral Março a Agosto/2011 do Pós-Doutoramento Exterior-PDE "Dinâmica espacial das festas populares - análise comparativa entre o Nordeste do Brasil e a região Lisboa-Setúbal, Portugal: inter-relações com a dinâmica festiva lisboeta. 2011. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Anelino F. da . Relatório Técnico Trimestral Setembro a Novembro/2011 do Pós-Doutoramento Exterior-PDE. 2011. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Anelino F. da . A geografia humanista cultural - a construção da geografia através da abordagem cultural. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Anelino F. da . A pesca com arte, atividade socioeconômica (em descompasso) e significado cultural: o caso potiguar I. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Anelino F. da . Ensino de Geografia na Educação Básica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Anelino F. da . As estratégias de planejamento do transporte nas cidades brasileiras nos tempos atuais. 2005 (Mesa Redonda) .

SILVA, Anelino F. da . "Manuel Correia de Andrade e sua obra". 2001 (Palestra) .

SILVA, Anelino F. da . Programa Águas Subterrâneas do Nordeste. 2001 (Mesa Redonda) .

SILVA, Anelino F. da . Zoneamento econômico-ecológico, como instrumento de gestão do território. 2000 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Geografia Cultural e a memória cartográfica do Estado do Rio Grande do Norte, Descrição: A investigação pretende trabalhar no identificar as manifestações culturais, forjadas pelos grupos de povos que ocuparam o Rio Grande do Norte, cenário espacial dos índios, em suas aldeias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador / ARAÚJO, PAULO CESAR DE - Integrante.

  • 2021 - 2023

    Igrejas Católicas geossímbolos religiosos de representação Cultural, Descrição: Analisa as funcionalidades das igrejas católicas, apreendendo que elas têm representação cultural e podem ser percebida, enquanto geossímbolos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador / ARAÚJO, PAULO CESAR DE - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Paisagem da Cidade do Recife: uma análise paisagística dos bairtros do Recife, Santo Antônio e São José, Descrição: Investiga o processo de ocupação e organização dos bairros recifenses - Recife, Santo Antônio e São José, enquanto elementos analítico da paisagem da própria cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador / Paulo Cezar de Araújo - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Caminhos de interpretações na paisagem geográfica - representação e significado no ver das paisagens das cidades de Natal (RN) e Belém (PA)., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador / Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2014

    Gestão da cidade contemporânea: caso do Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    A PESCA COMO ARTE, ATIVIDADE SOCIOECONÔMICA (EM DESCOMPASSO) E SIGNIFICADO CULTURAL: O CASO POTIGUAR, Descrição: ?A pesca como arte, atividade socioeconômica (em descompasso) e significado cultural: o caso potiguar? investigará a situação da pesca artesanal em suas dimensões socioeconômicas e culturais, empreendidas nas comunidades pesqueiras do litoral potiguar, no curso dos últimos anos, tendo por objetivo o estado atual da atividade e o significado cultural que a pesca tem no universo dos pescadores. Como atividade geradora de trabalho e renda, que absorve um contingente expressivo de trabalhadores, mas que por falta de gestão administrativa, do monitoramento dos estoques pesqueiros, do baixo desenvolvimento tecnológico e da infraestrutura de recursos para aquisição de barcos com maior capacidade de ação. A pesca vive num descompasso de ordem econômica que tem refletido no significado cultural. Ao estudar a pesca como a atividade socioeconômica (em descompasso) e o significado cultural emergem a preocupação de conhecer a essência que faz com que a pesca artesanal, ainda, caracterize-se de importância socioeconômica para os pescadores e comunidades pesqueiras. Nesse sentido, o estudo desse problema regional implica realizar uma ação no sentido de conhecer e analisar a dimensão da arte do pescar, da socioeconomia e da cultura, que se constata no espaço Norte-rio-grandense. Além disso, espera-se com a realização da investigação em pauta, aprofundar o conhecimento da problemática e elucidar elementos que possam oferecer a quantos tenham nela, injunção e interesse.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador / Tásia Hortêncio de Lima Medeiros - Integrante / Valdenildo Pedro da Silva - Integrante., Financiador(es): Departamento de Geografia/CCHLA - UFRN - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    As atividades farmacêuticas, telemensagens e d turismo no enfoque do teletrabalho na cidade de Natal, Descrição: Faz um diagnóstico das atividades econômicas comerciais, empreendidas na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, sob a abordagem do teletrabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador.

  • 1994 - 1995

    Razão e essência da Geografia, Descrição: A investigação situa a Geografia, como a ciência, enquanto processo interrogante. A ideia de progresso científico e em si problemática e uma vez que existe uma sensação geral de sucesso daa ciência através do progresso tecnológico, embora o conceito seja difícil de quantificar no que diz respeito à ciência teórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Anelino Francisco da Silva - Coordenador.

Prêmios

2021

Diploma de Sócio Efetivo, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte-IHGRN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia. , Av. Salgado Filho - Departamento de Geografia - Sala 507, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153570, Ramal: 3570, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2023

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

1992 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ProfessorAdjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2005

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia da população, Formação econômica e territorial do Brasil, Planejamento Urbano Regional

  • 04/2005

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UFRN.Atividade de extensão realizada, Coordenador de atividades de extensão no mun. Cerro-Corá. Rio G.Norte..

  • 03/2005

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estado e gestão do território

  • 03/2005

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia Cultural, Introdução a Geografia

  • 07/2004

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, Programa Trilhas Potiguares.Atividade de extensão realizada, Coordenação de Trilhas Potiguares no Município de Cerro-Corá (RN)..

  • 08/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia.Linhas de pesquisa

  • 04/2005 - 07/2005

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estado e a gestão do território

  • 04/2004 - 01/2005

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Espaço, Introdução a Geografia, Geografia dos Serviços, Geografia Cultural

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estado e gestão do território

  • 07/2004 - 11/2004

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UFRN.Atividade de extensão realizada, Coordenador do grupo de alunos que atuaram em Cerro-Corá.Rio G. do Norte..

  • 02/2003 - 08/2004

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UFRN.Atividade de extensão realizada, Trilhas Potiguares.

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estado e gestão do território

  • 03/2003 - 12/2003

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento em Geografia, Introdução a Geografia, Geografia dos Serviços, Organização do espaço

  • 03/2002 - 12/2002

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução a Geografia, Geografia dos Serviços, Organização do Espaço, Geografia do Planejamento

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estado e gestão do Território

  • 01/2001 - 07/2002

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UFRN.Atividade de extensão realizada, Trilhas Potiguares.

  • 03/2001 - 12/2001

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia Econômica, Geografia do Nordeste, Introdução a Geografia, Organização do Epaço

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Terra, capital e trabalho no campo e na cidade

  • 08/1999 - 06/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia.Linhas de pesquisa

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Terra, capital e trabalho no campo e na cidade

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia do Nordeste, Geografia do Planejamento, Geografia dos Serviços

  • 01/1998 - 08/1999

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão da UFRN.Atividade de extensão realizada, Trilhas Potiguares.

  • 04/1997 - 04/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia.Linhas de pesquisa

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Espaço Nordestino

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Espaço Nordestino

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Espaço Nordestino

  • 03/1994 - 12/1994

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Espaço, Planejamento em Geografia, Introdução à Ciência Geográfica, Metodologia da Ciência Geográfica

  • 04/1993 - 04/1994

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia.

  • 03/1993 - 12/1993

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Ciência Geográfica, Geografia Econômica, Organização do Espaço, Metodologia da Ciência Geográfica, Geografia dos Serviços

  • 03/1993 - 12/1993

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Geografia.Serviço realizado, Assessoria à Programas Curriculares do Estado.

  • 04/1993 - 07/1993

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Ciência

  • 04/1992 - 12/1992

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia dos Serviços, Organização do Espaço, Metodologia da Pesuisa

2011 - 2012

Universidade Nova de Lisboa/e-Geo

Vínculo: Estágio de Investigação-PDE, Enquadramento Funcional: Investigador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio de Pós-Doutorado. Universidade Nova de Lisboa/e-Geo Centro de Estudos Regionais e Planeamento.

2006 - 2006

Universidade de Lisboa.ICS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da CAPES