Everton Diel Souza
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1981), Mestre em Fitomelhoramento pela mesma Universidade (1990) e Doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2000). Pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) de 1991 a 2008, onde presidiu o Comitê de Análise de Projetos Técnicos e Publicações e coordenou os ensaios estaduais de milho e sorgo. Autor de diversos trabalhos técnico-científicos publicados, presidiu a Comissão de Infraestrutura do XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo em Cuiabá (2004) e desenvolveu projetos com cultivares de milho, minimilho e milho-verde para a agricultura familiar. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Roraima onde se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação das culturas da mandioca e do milho para o estado de Roraima buscando fortalecer as cadeias produtivas destas culturas por meio do desenvolvimento de projetos com parceria dos agricultores e de empresas, além de realizar pesquisas com outras culturas agroenergéticas como o sorgo sacarino e o sorgo biomassa visando à produção de energia e à alimentação animal.
Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas
1996 - 2000
Universidade Federal de Lavras
Título: Divergência genética e avaliação de famílias S1 e top crosses de milho
Profº Dr Samuel Pereira de Carvalho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: milho; divergência genética; RAPD; famílias S1; top crosses; marcadores moleculares. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.
Mestrado em Fitomelhoramento
1985 - 1990
Universidade Federal de Pelotas
Título: Cultura de meristemas e micropropagação para eliminação de vírus de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam cultivar Americana.,Ano de Obtenção: 1990
Orientador: Profº Dr José Antônio Peters
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: batata-doce; cultura de meristemas; micropropagação; vírus; biotecnologia; cultura de tecidos. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.
Formação complementar
2012 - 2012
Capacitação em Melhoramento de Mandioca. (Carga horária: 40h). , Centro Internacional de Agricultura Tropical, CIAT, Colômbia.
2009 - 2009
Gestão Estratégica de Projetos de Inovação. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2006 - 2006
Curso Internacional de Pré-Melhoramento de Plantas. (Carga horária: 28h). , Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, CENARGEN, Brasil.
2006 - 2006
Curso Intern. de Pré-melhoram. de Plantas Mód. II. (Carga horária: 40h). , Embrapa Milho e Sorgo, CNPMS, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação Em Redes de Referências II. (Carga horária: 36h). , Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-Paraná, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação Em Redes de Referências I. (Carga horária: 36h). , Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-Paraná, Brasil.
2003 - 2003
Marcadores Moleculares. (Carga horária: 96h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2001
Metodologia de Planejamento Participativo. (Carga horária: 28h). , Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural S A, EMPAER-MT, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Administração e Gerenciamento de Pesquisa Em Ciênc. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Melhoramento Vegetal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Cultura da Mandioca.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Agroindústria de Mandioca.
Organização de eventos
SOUZA, Everton Diel ; MUNIZ, João Acássio . XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2004. (Congresso).
Participação em eventos
17 Congresso Brasileiro de Mandioca e 2 Congresso Latino-americano e Caribenho de Mandioca. Mandiocas de mesa e de indústria em área de mata alterada de Roraima nas safras 2015/16 a 2016/17. 2018. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. Mandiocas de mesa em área de mata alterada de Roraima na safra 2017/2018. 2018. (Congresso).
XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Avaliação de cultivares de sorgo sacarino em ambientes de cerrado e de mata alterada do Estado de Roraima. 2016. (Congresso).
16 Congresso Brasileiro de Mandioca e 1 Congresso Latino-americano e Caribenho de Mandioca. Comportamento de cultivares de mandioca de indústria em diferentes épocas de colheita em Roraima. 2015. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. Avaliação de acessos de mandioca açucarada (Manihot esculenta Crantz) em Roraima. 2014. (Congresso).
VIII Workshop de Agroenergia.Ensaio de cultivares de sorgo sacarino no cerrado de Roraima. 2014. (Simpósio).
XXX Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Avaliação de cultivares de sorgo sacarino no cerrado de Roraima. 2014. (Congresso).
7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Avaliação preliminar de genótipos de mandioca açucarada em área de mata alterada do estado de Roraima. 2013. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Mandioca. Avaliação da mandioca (Manihot esculenta Crantz) açucarada sob estresses bióticos para a produção de etanol no estado de Roraima. 2013. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. Caracterização Morfológica Preliminar da Coleção de Mandioca Açucarada da Embrapa Roraima. 2012. (Congresso).
XXIX Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Avaliação de Cultivares de Sorgo Sacarino em Ecossistema de Cerrado no Estado de Roraima. 2012. (Congresso).
6 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Comportamento de cultivares de mandioca de mesa em ecossistemas de cerrado e de mata alterada no Estado de Roraima. 2011. (Congresso).
I Simpósio Nacional de Biorrefinarias. 2011. (Simpósio).
XIV Congresso Brasileiro de Mandioca. Avaliação de cultivares de mandioca de indústria em ecossistemas de cerrado e de mata alterada do estado de Roraima. 2011. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. 2010. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Mandioca. 2009. (Congresso).
XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2008. (Congresso).
IX Seminário Nacional de Milho Safrinha.Sistemas regionais predominantes de cultivo de milho safrinha em Mato Grosso. 2007. (Seminário).
XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2006. (Congresso).
1 Reunião Técnica de Programação de Pesquisa e Transferência de Tecnologia - EMBRAPA/EMPAER-MT para o Estado de Mato Grosso.1 Reunião Técnica de Programação de Pesquisa e Transferência de Tecnologia EMBRAPA/EMPAER-MT para o Estado de Mato Grosso. 2005. (Oficina).
8 Encontro de Plantio Direto no Cerrado. 2005. (Encontro).
VIII Seminário Nacional de Milho Safrinha.Avaliação de cultivares de milho safrinha em Mato Grosso, no ano de 2005. 2005. (Seminário).
XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo. XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2004. (Congresso).
5 Encontro Regional de Plantio Direto no Cerrado. 2001. (Encontro).
II Simpósio sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 1998. (Simpósio).
Simpósio sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 1997. (Simpósio).
XXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. XXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 1996. (Congresso).
XX Congresso Nacional de Milho e Sorgo. XX Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 1994. (Congresso).
Participação em bancas
SOUZA, Everton Diel; ALVES, J. M. A.; ALBUQUERQUE, J. A. A.; SOUZA, L. T.. Doses de potássio no crescimento de plantas de mandioca e qualidade de manivas sementes. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Roraima.
ALVES, J. M. A.; ALBUQUERQUE, J. A. A.; SOUZA, L. T.;SOUZA, Everton Diel. Curva de absorção de nutrientes na mandioca em função de doses de nitrogênio. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Roraima.
ALBUQUERQUE, J. A. A.; MEDEIROS, R. D.;SOUZA, Everton Diel. Avaliação e seleção de genótipos de arroz irrigado e terras altas com tolerância a herbicida para o estado de Roraima. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Roraima.
UCHOA, S. C. P.; ALVES, J. M. A.; ALBUQUERQUE, J. A. A.; SEDIYAMA, T.;SOUZA, Everton Diel. Efeito das épocas de colheita e doses de nitrogênio no teor de ácido cianídrico e componentes de produção de mandioca, cv. Aciolina, cultivada na savana de Boa Vista, Roraima.. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Roraima.
Orientou
Rede de seleção e manejo fitotécnico da mandioca açucarada (Manihot esculenta Crantz) para a produção de etanol em áreas de mata alterada no norte da Amazônia; 2012; Iniciação Científica - Embrapa Roraima, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Orientador: Everton Diel Souza;
Produções bibliográficas
-
DE FIGUEIREDO, U.J. ; NUNES, J.A.R. ; DA C. PARRELLA, R.A. ; SOUZA, E.D. ; DA SILVA, A.R. ; EMYGDIO, B.M. ; MACHADO, J.R.A. ; TARDIN, F.D. . Adaptability and stability of genotypes of sweet sorghum by GGEBiplot and Toler methods. Genetics and Molecular Research , v. 14, p. 11211-11221, 2015.
-
OLIVEIRA, N. T. ; UCHOA, S. C. P. ; ALVES, J. M. A. ; SEDIYAMA, T. ; ALBUQUERQUE, J. A. A. ; SOUZA, Everton Diel ; MELVILLE, C. C. . Ácido cianídrico em tecidos de mandioca de acordo com a idade da planta e a adubação nitrogenada. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) , v. 47, p. 1436-1442, 2012.
-
DUARTE, A. P. ; GERAGE, A. C. ; CECCON, G. ; SILVA, V. A. ; CRUZ, J. C. ; BIANCO, R. ; SOUZA, Everton Diel ; PEREIRA, F. C. ; SOARES FILHO, R. . Milho Safrinha. Milho: o produtor pergunta e a Embrapa responde. Brasília-DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2011, v. 1, p. 307-327.
-
SOUZA, Everton Diel . Milho. In: Celso de Castro Filho; Carlos Antônio Branco Lopes; Márcio Castrillon Mendes; Odil Ferreira. (Org.). Manual Técnico de Microbacias Hidrográficas. 1ed.Cuiabá-MT: EMPAER-MT, 2000, v. 1, p. 278-278.
-
SOUZA, Everton Diel . Sorgo. In: Celso de Castro Filho; Carlos Antônio Branco Lopes; Márcio Castrillon Mendes; Odil Ferreira. (Org.). Manual Técnico de Microbacias Hidrográficas. 1ed.Cuiabá-MT: EMPAER-MT, 2000, v. 1, p. 281-281.
-
SOUZA, E.D. . Mandiocas de mesa em área de mata alterada de Roraima nas safras 2015/16 e 2016/17. In: XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2018, Belém-PA. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2018.
-
SOUZA, Everton Diel . Mandioca de indústria em área de mata alterada de Roraima na safra 2016/2017. In: XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2018, Belém-PA. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2018.
-
SOUZA, E.D. ; PARRELLA, R. A. C. ; SILVA, A. R. A. . Avaliação de cultivares de sorgo sacarino em ambientes de cerrado e de mata alterada do Estado de Roraima. In: XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2016, Bento Gonçalves-RS. Anais do XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Sete Lagoas-MG: ABMS, 2016. v. 1. p. 1-1930.
-
SOUZA, Everton Diel . Comportamento de cultivares de mandioca de indústria em diferentes épocas de colheita em Roraima. In: 16 Congresso Brasileiro de Mandioca e 1 Congresso Latino-americano e Caribenho de Mandioca, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do 16 CBM e 1 CLACM, 2015.
-
SOUZA, Everton Diel . Avaliação de cultivares de mandioca de mesa em área de mata alterada de Roraima. In: 16 Congresso Brasileiro de Mandioca e 1 Congresso Latino-americano e Caribenho de Mandioca, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do 16 CBM e 1 CLACM, 2015.
-
SOUZA, Everton Diel ; Schurt, D. ; GRIGIO, M. L. ; PARRELLA, R. A. C. . Ensaio de cultivares de sorgo sacarino no cerrado de Roraima. In: VIII Workshop de Agroenergia, 2014, Ribeirão Preto. VIII Workshop de Agroenergia - Matérias Primas, 2014.
-
SOUZA, Everton Diel ; PARRELLA, R. A. C. ; GRIGIO, M. L. . Avaliação de cultivares de sorgo sacarino no cerrado de Roraima. In: XXX Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2014, Salvador. XXX Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2014.
-
SOUZA, Everton Diel ; CUNHA, E. F. M. ; CUNHA, R. L. ; FARIAS NETO, J. T. ; DIAS, M. C. ; MARINI, J. A. ; ARAUJO, M. A. M. ; GRIGIO, M. L. . Avaliação preliminar de genótipos de mandioca açucarada em área de mata alterada do estado de Roraima. In: 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlândia, MG. 7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.
-
SOUZA, Everton Diel ; LIMA, H. E. ; OLIVEIRA, F. L. ; AMORIM, D. S. ; OLIVEIRA, S. A. S. . Avaliação da mandioca (Manihot esculenta Crantz) açucarada sob estresses bióticos para a produção de etanol no estado de Roraima. In: Congresso Brasileiro de Mandioca, 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido, 2013.
-
SOUZA, Everton Diel ; SCHURT, D. A. ; PARRELLA, R. A. C. . Avaliação de cultivares de sorgo sacarino em ecossistema de cerrado no estado de Roraima. In: 29 Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2012, Águas de Lindóia, SP. Diversidade e inovações na era dos transgênicos, 2012.
-
SOUZA, Everton Diel ; ARAUJO, M. A. M. . Caracterização morfológica preliminar da coleção de mandioca açucarada da Embrapa Roraima. In: 2 Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, 2012, Belém, PA. 2 Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, 2012.
-
SOUZA, Everton Diel . Comportamento de cultivares de mandioca de mesa em ecossistemas de cerrado e de mata alterada no Estado de Roraima. In: 6 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011, Armação de Búzios,RJ. 6 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011.
-
SOUZA, Everton Diel . Avaliação de cultivares de mandioca de indústria em ecossistemas de cerrado e de mata alterada do estado de Roraima. In: XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2011, Maceió,AL. XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, 2011.
-
SOUZA, Everton Diel . Ensaio Estadual de Milho Safrinha 2007, em Mato Grosso. In: IX Seminário Nacional de Milho Safrinha, 2007, Dourados-MS. Documentos 89. Dourados-MS: Embrapa Agropecuária Oeste, 2007. v. 1. p. 327-332.
-
SOUZA, Everton Diel ; MUNIZ, João Acássio ; SILVA, L. L. ; SANTO, N. E. ; ARAUJO, W. C. ; ALMEIDA, J. L. ; MELLO, C. L. . Ensaio Estadual de Milho Safrinha 2005, em Mato Grosso. In: VIII Seminário Nacional de Milho Safrinha, 2005, Assis-SP. VIII Seminário Nacional de Milho Safrinha. Campinas: Instituto Agronômico, 2005. v. 1. p. 251-257.
-
SOUZA, Everton Diel . O milho no Centro-oeste. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. Anais do XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Sete Lagoas: ABMS, 2004. v. 1. p. 20-20.
-
SOUZA, Everton Diel . Avaliação de famílias S1 e top crosses de milho monitorada por meio de marcadores moleculares RAPD. In: I Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2001, Goiânia-GO. Resumos. Goiânia-GO: SBMP, 2001. v. 1.
-
SOUZA, Everton Diel ; MUNIZ, João Acássio . Adaptabilidade e estabilidade fenotípica de cultivares de milho no Estado de Mato Grosso. In: XXII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 1998, Recife-PE. Resumos. Recife-PE, 1998. v. 1. p. 84-84.
-
MUNIZ, João Acássio ; SOUZA, Everton Diel . Avaliação de cultivares de milho para o Estado de Mato Grosso no ano agrícola 1995/96. In: XXII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 1998, Recife-PE. Resumos. Recife-PE, 1998. v. 1. p. 69-69.
-
SOUZA, Everton Diel . Mandiocas de mesa em área de mata alterada de Roraima na safra 2017/2018. In: V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, 2018, Fortaleza-CE. Anais do V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, 2018.
-
CUNHA, E. F. M. ; SOUSA, N. R. ; DIAS, M. C. ; SOUZA, E.D. ; FARIAS NETO, J. T. ; SAMPAIO, J. E. . Genetic differentiation among accessions of 'sugary' cassava sampled in the states of Pará and Amazonas, Brazil. In: 61 Congresso Brasileiro de Genética, 2015, Águas de Lindóia. Anais do 61 CBG, 2015.
-
SOUZA, Everton Diel ; CUNHA, E. F. M. ; DIAS, M. C. ; MARINI, J. A. ; GRIGIO, M. L. . Avaliação de acessos de mandioca açucarada (Manihot esculenta Crantz) em Roraima. In: III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, 2014, Santos-SP. Biodiversidade, 2014.
-
SOUZA, Everton Diel ; MUNIZ, João Acássio . Avaliação e recomendação de cultivares de milho para o Estado de Mato Grosso. In: XXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 1996, Londrina-PR. Resumos. Londrina-PR: ABMS, 1996. v. 1. p. 83-83.
-
SOUZA, Everton Diel . Avaliação e recomendação de cultivares de milho para o Estado de Mato Grosso. In: XX Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 1994, Goiânia-GO. Resumos. Goiânia-GO: ABMS, 1994. v. 1. p. 50-50.
-
SOUZA, Everton Diel . Avaliação e recomendação de cultivares de sorgo granífero para o Estado de Mato Grosso. In: XX Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 1994, Goiânia-GO. Resumos. Goiânia-GO: ABMS, 1994. v. 1. p. 49-49.
-
SOUZA, Everton Diel ; DANIELS, Julio . Espaçamento de tubérculos pequenos utilizados na produção de batata-semente básica. In: III Reunião técnica anual de hortaliças do IPAGRO-SEAGRI e I Encontro de Olericultura do Cone-Sul, 1985, Pelotas-RS. Resumos. Pelotas-RS: EMBRAPA-CNPFT, 1985. v. 1. p. 31-31.
-
SOUZA, Everton Diel . Sistemas regionais predominantes de cultivo de milho safrinha em Mato Grosso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E.D. ; LIMA, H. E. . Saracura, BRS Japonesa, BRS Moura - Variedades de mandoca de mesa para plantio em Roraima (folder) 2016 (Documentos).
-
SOUZA, E.D. ; LIMA, H. E. . BRS Caipira, BRS Tapioqueira - Variedades de mandioca de indústria para plantio em Roraima (folder) 2016 (Documentos).
-
SOUZA, Everton Diel ; SCHWENGBER, D. R. ; BATISTA, K. D. ; LIMA, H. E. ; MORAIS, E. G. F. ; ALBUQUERQUE, J. A. A. ; DURIGAN, M. F. B. ; ALVES, A. B. ; BRAGA, R. M. ; QUADROS, M. . Sistema de Produção de Mandioca 2014 (Documentos).
-
SOUZA, Everton Diel . Comportamento de cultivares de mandioca de mesa em ecossistemas de Cerrado e de mata alterada. Boa Vista: Embrapa Roraima, 2010 (Pesquisa em Andamento).
-
SOUZA, Everton Diel . Avaliação de cultivares de milho safrinha em Mato Grosso, no ano de 2005. Cuiabá: EMPAER-MT, 2006 (Documentos).
-
FERRO, Almir de Souza ; LOPES, Benito França ; LIMA, Deny Oliveira ; GUTTERRES, Denise Maria Ávila ; FONSECA, Elda Bonilha Assis ; SOUZA, Everton Diel ; CORTÊS, Nelson de Angelis ; ALMEIDA, Valter Martins de . Projeto Vida Nova - A subsistência da família rural. Cuiabá-MT: EMPAER-MT, 2003 (Documentos).
-
SOUZA, Everton Diel . Divergência genética e avaliação de famílias S1 e top crosses de milho, utilizando-se caracteres agronômicos e marcadores RAPD. Lavras-MG: UFLA, 2000 (Tese).
-
SOUZA, Everton Diel . Avaliação de genótipos de milho em Mato Grosso, no ano agrícola 1993/94. Cuiabá-MT: EMPAER-MT, 1998 (Documentos).
-
SOUZA, Everton Diel . Resultados de pesquisa com a cultura do milho no ano agrícola 1992/93. Cuiabá-MT: EMPAER-MT, 1994 (Documentos).
-
SOUZA, Everton Diel . Resultados preliminares do ensaio de competição de cultivares de sorgo granífero no médio norte mato-grossense. Cuiabá-MT: EMPAER-MT, 1993 (Pesquisa em Andamento).
Outras produções
SOUZA, E.D. . Cultivares melhoradas de mandioca de mesa e de indústria. 2016.
SOUZA, Everton Diel . O milho no Centro-Oeste - Situação atual e perspectivas. 2004 (Palestra) .
SOUZA, Everton Diel . Melhoramento Genético do Sorgo (Sorghum bicolor L. Moench). 1997 (Seminário) .
SOUZA, Everton Diel . Cultivares, época de semeadura, densidade e espaçamento na cultura do milho. 1994 (Palestra Técnica) .
SOUZA, Everton Diel . Situação da cultura do milho no Estado de Mato Grosso. 1994 (Palestra) .
SOUZA, Everton Diel . Caracterização de cultivares de milho e épocas de plantio para o Estado de Mato Grosso. 1994 (Palestra Técnica) .
SOUZA, Everton Diel . Cultivares, época de semeadura e densidade de plantas na cultura do milho. 1993 (Palestra Técnica) .
SOUZA, Everton Diel . Levantamento de situação das unidades de produção e da cultura do aspargo na zona rural de Pelotas. 1981 (Diagnóstico) .
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Avaliação de híbridos elites e variedades de milho em Roraima, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador.
-
2019 - Atual
Avaliação de híbridos experimentais de sorgo sacarino e biomassa visando a produção de bioenergia em Boa Vista-RR, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Rafael Augusto da Costa Parrella - Integrante / Daniel Augusto Schurt - Integrante.
-
2019 - Atual
MANDIOTEC - Projeto Componente 2 - Introdução, adaptação e transferência de tecnologias para a cultura da mandioca na Amazônia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Elisa Ferreira Moura Cunha - Integrante / José Adriano Marini - Integrante / Amauri Siviero - Integrante / Carlos Martins Santiago - Integrante / Celso Luís Bergo - Integrante / Daniel Moreira Lambertucci - Integrante / Davi Melo de Oliveira - Integrante / Hyanameyka E. de Lima-Primo - Integrante / João Ferdinando Barreto - Integrante / José de Ribamar Costa Veloso - Integrante / Moisés Sebastião Corrêa da Costa - Integrante / Suzinei Silva Oliveira - Integrante / Tatiana de Campos - Integrante.
-
2011 - 2018
Avaliação de cultivares de sorgo energético em Roraima, Descrição: Esta atividade faz parte do plano de ação 08 - Desenvolvimento e avaliação de cultivares comerciais de sorgo para bio-energia (sacarino e lignocelulósuco) e foi projetada para avaliar a adaptabilidade e estabilidade de produção de biomassa de cultivares de sorgo sacarino e híbridos de sorgo lignocelulósico em diferentes condições de ambiente em áreas passíveis de produção da cultura no Brasil e obter informações que possibilitem a seleção de cultivares e forneça também subsídios para a recomendação segura de cultivares de sorgo sacarino e híbridos de sorgo lignocelulósico de alto potencial para a produção de etanol adaptados a diferentes regiões edafoclimáticas no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Rafael Augusto da Costa Parrella - Integrante / Daniel Augusto Schurt - Integrante., Financiador(es): Embrapa Milho e Sorgo - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2014
Rede de seleção e manejo fitotécnico da mandioca açucarada (Manihot esculenta Crantz) para a produção de etanol em áreas de mata alterada no norte da Amazônia, Descrição: Na região Norte do Brasil, principalmente nos Estados de Roraima, Amapá e grande parte do Amazonas e do Pará, a oferta de álcool apresenta problemas devido à logística e transporte, já que a maior parte das usinas de álcool se concentram no Centro-Sul. Devido ao péssimo estado das rodovias e as grandes distâncias, o custo do álcool para o consumidor final torna-se elevado inviabilizando o seu uso nos motores bicombustíveis. Por outro lado, a Região Norte, representada pelo Estado do Pará, o maior produtor, é a segunda região maior produtora de mandioca do País, sendo ultrapapassada apenas pela Região Nordeste, tendo o Estado da Bahia o seu maior produtor (IBGE, 2009) e a diversidade de solos em que a mandioca é plantada, mostra que a espécie está bem adaptada às condições edafoclimáticas. Nesse contexto, existe também a possibilidade de se produzir álcool a partir de um tipo de mandioca encontrada na região, que são as mandiocabas (Manihot esculenta Crantz), também conhecidas por manicueras ou manicoeras, que são consideradas uma mutação da mandioca tradicional, pois, ao contrário de amido, acumulam açúcares em suas raízes, os quais requerem menos energia para a produção de álcool, visto não necessitarem da hidrólise do amido em açúcares. Há, entretanto, necessidade de pesquisas, tanto no aspecto industrial quanto no agronômico, uma vez que mesmo sendo as mandiocabas normalmente originárias da Amazônia, elas precisam ser melhoradas em várias características para se tornarem eficientes na conversão dos açúcares em álcool combustível, além de não serem provavelmente adaptadas a outros ambientes distintos daqueles nas quais se originaram. Tal fato gera a necessidade de se avaliarem primeiramente essas mandiocas açucaradas coletadas em vários locais da região Norte para que se identifique algum acesso que possa ser cultivado per se.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Elisa Ferreira Moura Cunha - Integrante / Miguel Costa Dias - Integrante / Valéria Saldanha Bezerra - Integrante / João Tomé de Farias Neto - Integrante / Célia Regina Tremacoldi - Integrante / Aloyséia Cristina da Silva Noronha - Integrante / Rafaella de Andrade Mattietto - Integrante / Nagib Jorge Melem Júnior - Integrante / Walter Paixão de Sousa - Integrante / Roberto Lisboa Cunha - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2015
Avaliação de genótipos de mandioca em ecossistema de mata alterada de Roraima, Descrição: Esta atividade faz parte do Plano de Ação 6 "Melhoramento genético da mandioca para o trópico úmido e meio-norte do Brasil" do macroprojeto MP2 "Melhoramento de mandioca para farinha, fécula, biofortificação e etanol" do CNPMF cujo objetivo é o de avaliar preliminarmente pelo menos 25 genótipos de mandiocas de mesa e de industria e em seguida selecionar pelo menos 10 genótipos e avaliar por meio de testes preliminares de produtividade (TPP) e na sequência avaliar em testes avançados de produtividade (TAP) neste ecossistema de mata alterada de Roraima até 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2017
Avaliação de genótipos de mandioca no Estado de Roraima, Descrição: Esta atividade faz parte do Plano de Ação "Rede cooperativa de avaliação de genótipos de mandioca" do macroprojeto MP4 "Rede cooperativa de avaliação e transferência de genótipos de mandioca" do CNPMF cujo objetivo é de avaliar genótipos de mandioca de mesa e de mandioca de indústria em dois locais representativos do Estado de Roraima, cerrado e mata alterada, realizando a colheita aos 8 e 10 meses para a mandioca de mesa aos 12 e 18 meses para a mandioca de indústria, visando a recomendação de pelo menos um genótipo de mandioca de mesa e um de indústria até o final de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Ensaio Estadual de Milho Época Normal 2007-2008, Descrição: O Ensaio Estadual de Milho Época Normal, tem caráter regional, sendo constituído somente pelas cultivares de milho atualmente comercializadas no Estado, ou por cultivares em fase de lançamento, pelas firmas produtoras, com previsão de comercialização nos próximos anos. Objetiva-se promover um trabalho cooperativo e integrado, na avaliação de cultivares, visando testar o potencial de produção nas diferentes condições edafoclimáticas locais e regionais, com ênfase especial para a estabilidade de produção de grãos das cultivares, no sistema de cultivo de primeira safra em Mato Grosso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / João Acássio Muniz - Integrante.
-
2006 - 2008
Avaliação de variedades de milho para o Estado de Mato Grosso, Descrição: O projeto será desenvolvido nos municípios de Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, em duas épocas de plantio, no período normal, em Outubro e na safrinha, ou seja, em Fevereiro, por dois anos consecutivos. Serão utilizadas 36 variedades de milho comerciais e experimentais. Os objetivos são o de validar novas variedades de milho para diferentes condições de clima, solo, altitude e complexo de pragas e doenças do Estado de Mato Grosso, a fim de que se possa recomendar de forma regionalizada, as melhores cultivares e aumentar a produtividade nas áreas de agricultura familiar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / João Acássio Muniz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2006
Milho-verde: efeito de cultivares e épocas de semeadura na baixada cuiabana, Cáceres e Rondonópolis, Descrição: O milho é cultivado nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis principalmente por pequenos produtores, na maioria em áreas inferiores a vinte hectares. A opção pelo plantio de milho e sua comercialização no estádio verde na região é interessante, uma vez que essas cidades caracterizam-se por serem grandes centros consumidores desse produto, o que facilita a comercialização da produção. Outro fato importante é que a produção de milho-verde absorve principalmente mão-de-obra familiar, o que contribuiria para a geração de empregos em pequenas e médias propriedades, principalmente na época da colheita, que é realizada de forma manual. Com esse trabalho, objetiva-se avaliar cinco cultivares para a produção de milho no estádio verde, em duas épocas distintas de semeadura. Será utilizado o delineamento de blocos ao acaso com três repetições. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância individual para cada experimento e a uma análise de variância conjunta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Denise Maria Ávila Gutterres - Integrante / João Acássio Muniz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2008
Ensaio Estadual de Milho Safrinha 2004 a 2008, Descrição: O Ensaio Estadual de Milho Safrinha tem como objetivo promover um trabalho cooperativo e integrado na avaliação de cultivares, visando testar o potencial de produção nas diferentes condições edafoclimáticas locais e regionais, com ênfase à estabilidade de produção de grãos nos sistemas de cultivo adotados em Mato Grosso. O ensaio é planejado e coordenado anualmente pela EMPAER-MT, sendo constituído pelas cultivares de milho comercializadas ou em fase de lançamento pelas empresas produtoras, com previsão para comercialização no Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / João Acássio Muniz - Integrante., Financiador(es): Empresas Produtoras de Sementes de Milho - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2004
Minimilho: efeito de cultivares de milho doce e milho pipoca para fins de industrialização, Descrição: O objetivo do projeto foi o de verificar a viabilidade técnica da utilização de cultivares de milho doce e de milho pipoca para o desenvolvimento da agricultura familiar e da pequena agroindústria. Foram testadas, em duas épocas, duas cultivares de milhos especiais, a variedade BRS Ângela (milho pipoca) e a variedade BR 401 (milho-doce). Os experimentos foram conduzidos no delineamento de blocos casualizados, com três repetições, em área de produtor no município de Chapada dos Guimarães. A adubação utilizada foi de 300 kg/ha fa fórmula 5-25-20 + Zn e em cobertura 80 kg/ha de Nitrogênio na forma de Sulfato de Amônio. Foi realizado desbaste para manter 15 plantas por metro linear. A colheita das espigas foi manual no estádio de emergência dos estilo-estigmas. Após a colheita as espigas foram pesadas com e sem palha e foram medidos o seu diâmetro e o seu comprimento. Foram feitas algumas conservas para teste e para degustação interna na empresa. Não houve diferença significativa de produção de espigas com e sem palha entre as duas cultivares de milho. Tanto uma como a outra cultivar podem ser utilizadas na produção de minimilho nas duas épocas de plantio, bem como ao longo do ano, observando-se pequena variação no período de cultivo que aumenta conforme se afasta da época normal de plantio. Por outro lado, o custo da semente de milho doce por ser bem maior do que a de milho pipoca e a pouca oferta da mesma no mercado local e regional favorece a utilização desta última. O cultivo de minimilho requer bastante mão-de-obra, principalmente na colheita. Há interesse da indústria pela matéria-prima, que são as espigas comerciais e que podem ser comercializadas, mas para isto recomenda-se começar com uma área pequena para se ter uma idéia do volume de produção necessário, visto que, apenas parte dessa produção é comercial. A conserva de minimilho apresenta-se como um nicho de mercado a ser explorado artesanalmente elevando a renda da agricultura familiar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Denise Maria Ávila Gutterres - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - Atual
Agroindústria de farinha e etanol de mandioca, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Dalton Roberto Schwengber - Integrante / Karine Dias Batista - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante / Maria Fernanda Berlingiere Durigan - Integrante / Admar Bezerra Alves - Integrante / Alcides Galvão dos Santos - Integrante / Liliane Barbosa dos Santos Gadelha - Integrante / Silvio Levi - Integrante.
-
2014 - Atual
Agroindústria de farinha e etanol de mandioca, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Dalton Roberto Schwengber - Integrante / Karine Dias Batista - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante / Maria Fernanda Berlingiere Durigan - Integrante / Admar Bezerra Alves - Integrante / Alcides Galvão dos Santos - Integrante / Liliane Barbosa dos Santos Gadelha - Integrante / Silvio Levi - Integrante.
-
2014 - Atual
Agroindústria de farinha e etanol de mandioca, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Dalton Roberto Schwengber - Integrante / Karine Dias Batista - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante / Maria Fernanda Berlingiere Durigan - Integrante / Admar Bezerra Alves - Integrante / Alcides Galvão dos Santos - Integrante / Liliane Barbosa dos Santos Gadelha - Integrante / Silvio Levi - Integrante.
-
2014 - Atual
Agroindústria de farinha e etanol de mandioca, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Dalton Roberto Schwengber - Integrante / Karine Dias Batista - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante / Maria Fernanda Berlingiere Durigan - Integrante / Admar Bezerra Alves - Integrante / Alcides Galvão dos Santos - Integrante / Liliane Barbosa dos Santos Gadelha - Integrante / Silvio Levi - Integrante.
-
2014 - Atual
Agroindústria de farinha e etanol de mandioca, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Dalton Roberto Schwengber - Integrante / Karine Dias Batista - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante / Maria Fernanda Berlingiere Durigan - Integrante / Admar Bezerra Alves - Integrante / Alcides Galvão dos Santos - Integrante / Liliane Barbosa dos Santos Gadelha - Integrante / Silvio Levi - Integrante.
-
2014 - Atual
Agroindústria de farinha e etanol de mandioca, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2014 - Atual
Agroindústria de farinha e etanol de mandioca, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Everton Diel Souza - Coordenador / Dalton Roberto Schwengber - Integrante / Karine Dias Batista - Integrante / Hyanameyka Evangelista de Lima - Integrante / Maria Fernanda Berlingiere Durigan - Integrante / Admar Bezerra Alves - Integrante / Alcides Galvão dos Santos - Integrante / Liliane Barbosa dos Santos Gadelha - Integrante / Silvio Levi - Integrante.
Prêmios
2011
Premiação Nacional de Equipes, Embrapa.
2010
Premiação Nacional de Equipes, Embrapa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Embrapa Roraima, Pesquisa Desenvolvimento e Inovação. , BR 174 km 08, Distrito Industrial, 69301-970 - Boa Vista, RR - Brasil - Caixa-postal: 133, Telefone: (95) 40097171, Fax: (95) 40097102, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Embrapa RoraimaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador A, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação da cultura da mandioca visando o fortalecimento da cadeia produtiva e o estabelecimento de agroindústrias em comunidades do Estado de Roraima
Atividades
-
08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pesquisa Desenvolvimento e Inovação.,Cargo ou função, Membro do Comitê Técnico Interno da Embrapa Roraima.
-
08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Roraima.,Cargo ou função, Membro eleito do Comitê Técnico Interno da Embrapa Roraima.
-
01/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Embrapa Roraima.,Linhas de pesquisa
-
04/2010 - 04/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pesquisa Desenvolvimento e Inovação.,Cargo ou função, Secretário do Comitê Local de Publicações.
1991 - 2008
Empresa Matogrossense de Pesquisa Assistência e Extensão RuralVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2005 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Copesq.,Cargo ou função, Presidente do Comitê de Análise de Projetos Técnicos e Publicações da EMPAER-MT.
-
09/2005 - 09/2005
Treinamentos ministrados , Copesq.,Treinamentos ministrados, Cultura do milho para a sustentabilidade da agricultura familiar em Cáceres
-
01/2003 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Dipesq, Copesq.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Análise de Projetos Técnicos e Publicações da EMPAER-MT.
-
09/2004 - 09/2004
Treinamentos ministrados , Dipesq, Copesq.,Treinamentos ministrados, Cultura do milho para a sustentabilidade da agricultura familiar em São Féliz do Araguaia
-
07/2003 - 09/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Dipesq, Copesq.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Infra-estrutura do XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo.
-
05/2004 - 05/2004
Treinamentos ministrados , Dipesq, Copesq.,Treinamentos ministrados, Cultura do milho para a sustentabilidade da agricultura familiar na Baixada Cuiabana
-
01/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Dipesq, Copesq.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Publicações da EMPAER-MT.
-
02/1991 - 12/1995
Pesquisa e desenvolvimento, Copesq, Campo Experimental de Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.,Linhas de pesquisa
2001 - 2003
Centro Universitário de Várzea GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da Disciplina de Melhoramento Genético de Plantas do Curso de Agronomia
Atividades
-
07/2001 - 07/2003
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Melhoramento Genético de Plantas
Você é Everton Diel Souza?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Everton Diel Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?