Darío Ariel Calderón

Darío Calderón é Engenheiro Eletrônico pela Universidade Nacional de Córdoba e mestre em Direção de Negócios (MBA) pela Escola de Graduados de Ciências Econômicas da Universidade Nacional de Córdoba. Sua formação acadêmica inclui também uma Pós-graduação em Aplicações Tecnológicas da Energia Nuclear do Instituto Balseiro. Atualmente desempenha na Quantum o cargo de Consultor especialista em Engenharia de Redes, Modelos de Simulação e Cálculo de Tarifas. Participou de diversos projetos de regulação de empresas de serviços públicos e em mais de 8 processos de cálculo de tarifas para empresas distribuidoras de Gás Natural e eletricidade no Brasil e Guatemala entre as quais cabe destacar: Revisão tarifária 2010 - 2014 para GAS NATURAL SPS, Brasil; suporte técnico, metodológico e operacional para realização de estudos tarifários, visando o 2 ciclo de revisão tarifária para CEPISA (Companhia Energética do Piauí); AMAZONAS ENERGIA; CERON (Centrais Elétricas de Rondônia S.A.) e CEAL (Centrais Elétricas de Alagoas S.A.) no Brasil; estudo de revisão tarifária para GBD (GAS BRASILIANO DISTRIBUIDORA S.A.), Brasil; reestruturação tarifária, determinação da empresa de referência e cálculo do fator X para ELETROACRE (Companhia de Eletricidade do Acre), Brasil ;estudo tarifário para CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica de Rio Grande do Sul), Brasil; estudo tarifário período 2009 - 2014 para DEOCSA (Distribuidora de Electricidad de Occidente S.A.) e DEORSA (Distribuidora de Electricidad de Oriente S.A.), Guatemala. Realizou estudos de prospecção do mercado de energia elétrica e gás para GAS MARKET e UIA (Unión Industrial Argentina) e participou do estudo de mercado de gás e eletricidade para identificar oportunidades de investimento no Peru, Chile, Brasil e América Central para a EEB (Empresa de Energía de Bogotá S.A. E.S.P.), Colômbia e do estudo de viabilidade sobre o abastecimento de gás natural procedente da Bolívia, aos mercados regionais, visando o fornecimento para Paraguai e Uruguai para a CAF (Corporación Andina de Fomento), Venezuela. Anteriormente obteve uma bolsa do Instituto de Informática, Automatização e Robótica (Institut für Prozessrechentechnik, Automation und Robotik), da Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Para a realização do Projeto: Desenvolvimento de uma aplicação para visualizar em 3D celas de robôs em linhas de montagem, em linguagem C++ com Qt e OpenGL. Também trabalho em CTI Móvil, companhia de serviços de telefonia celular e de longa distância, como engenheiro de Planejamento e Programas, e como engenheiro de campo.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenheiro Eletrônico

1994 - 2001

Universidad Nacional de Córdoba - Argentina
Orientador: Adriana Aguero

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

11º Seminário Internacional de Regulação de Serviços Públicos, Desenho e Cálculo de Tarifas..Simulação de Mercados de gás e eletricidade. 2011. (Seminário).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Quantum S.A.. , Av. Menéndez Pidal 3857, ,, Urca, X5009BAE - Córdoba Capital, - Argentina, Telefone: (54) 3514824647, Fax: (54) 3514820887, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Quantum do Brasil

Vínculo: Consultor Sênior, Enquadramento Funcional: Consultor Sênior, Carga horária: 20

Outras informações:
Atualmente desempenha-se na Quantum como Consultor especialista em Engenharia de Redes, Modelos de Simulação e cálculo de tarifas. Como consultor sênior participou entre outros dos seguintes projetos: Ano 2009 - Revisão tarifária 2010 - 2014 para Gas Natural Sps; Análise do período tarifário 2005 ‐ 2010 para Gas Natural Sps, São Paulo; Suporte técnico, metodológico e operacional para realização de estudos tarifários. visando o 2 ciclo de revisão tarifária para Ceron (Centrais Elétricas De Rondônia S.A.); Suporte técnico, metodológico e operacional para realização de estudos tarifários. visando o 2 ciclo de revisão tarifária para Cepisa (Companhia Energética Do Piauí); Suporte técnico, metodológico e operacional para realização de estudos tarifários. visando o 2 ciclo de revisão tarifária para Amazonas Energia; Suporte técnico, metodológico e operacional para realização de estudos tarifários. visando o 2 ciclo de revisão tarifária e determinação da empresa de referência para Ceal (Centrais Elétricas De Alagoas S.A.). Ano 2008 - Estudo de revisão tarifária para GBD (Gas Brasiliano Distribuidora S.A.); Calculo Tarifário paraCEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica de Rio Grande do Sul, Brasil)

2007 - Atual

Quantum S.A.

Vínculo: Consultor sênior, Enquadramento Funcional: Consultor sênior, Carga horária: 25

Outras informações:
Atualmente desempenha-se na Quantum como Consultor especialista em Engenharia de Redes, Modelos de Simulação e cálculo de tarifas. Como consultor sênior participou entre outros dos seguintes projetos: Ano 2011 - Estudo de mercado elétrico atacadista de américa central, considerando a iminente entrada em operação do Siepac e a interconexão futura. Colômbia - Panamá para Aes Panamá, República de Panamá. Ano 2010 - Análise de possibilidade técnica e econômica da diversificação da matriz energética estadual para Copec (Conselho para o Planejamento Estratégico da Província de Córdoba), Argentina; Desenvolvimento de modelo financeiro para Aes Energia Cartagena S.R.L., España; Estudo de prefactibilidade sobre o abastecimento de gás natural procedente de Bolívia, aos mercados regionais, focalizado no fornecimento a Paraguai e Uruguai para a CAF (Corporación Andina de Fomento), Venezuela. Ano 2009 - Estudo de mercado de gás e eletricidade para identificar oportunidades de investimento no peru, Chile, brasil e américa central para a EEB (Empresa de Energía de Bogotá S.A. E.S.P.), Colômbia; Benchmarking da normativa de qualidade de serviço na américa latina para Deocsa (Distribuidora de Electricidad de Occidente S.A.) e Deorsa (Distribuidora de Electricidad de Oriente S.A.), Guatemala; Estudo de benchmarking de companhias distribuidoras de energia elétrica para Grupo Ashmore, USA. Ano 2008 - Estudo de Prospectiva do mercado da energia elétrica e do gás. Empresa GÁS MARKET; Estudo tarifário período 2009-2014 para DEOCSA (Distribuidora de Eletricidade de Occidente S.A.) e DEORSA (Distribuidora de Eletricidade de Oriente S.A.); Ano 2007 - Estudo de Prospectiva do Setor Elétrico e Gás Natural de Argentina para União Industrial Argentina (UIA); Estudo de prefactibilidad para a instalação de uma central térmicoa de geração para Petroquímica Comodoro Rivadavia; Manejo do Água; Despacho de Eletricidade e Modelo de Otimização para AES SONEL (Distribuidora de Eletricidade

2005 - 2007

ID Ingenieria

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Celetista formal, Carga horária: 45

Outras informações:
Desenvolvimento de equipes, dispositivos e aplicações para medição de magnitudes utilizadas em atividades de manutenção previsiva e análise online de equipes em indústrias

2002 - 2003

Institut für Prozessrechentechnik, Automation und Robotik

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prática no Instituto de Informática, Automatização e Robótica (Institut für Prozessrechentechnik, Automation und Robotik), da Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Bolsa do D.A.A.D. Projeto: Desenvolvimento de uma aplicação para visualizar em 3D celas de robôs em linhas de montage, em linguagem C++ com Qt e OpenGL.

2000 - 2001

CTI Móvil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Planes e Programas, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho em CTI Móvill, companhia de serviços de telefonia celular e de longa distância, como engenheiro de Planes e Programas, e como engenheiro de campo